Curriculum Vitae

Eugênia Melo Cabral

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeEugênia Melo Cabral
Nome em citações bibliográficasCABRAL, Eugênia Melo
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2022 Doutorado em Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Orientador: Ricardo Jorge de Lucena Lucas.
2009 - 2012 Mestrado em Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica.
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
Título: Comunicação estratégica no setor público para a prevenção da SIDA, Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Rogério Ferreira de Andrade.
Palavras-chave: Comunicação para saúde; Comunicação estratégica; comunicação no setor público.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
2006 - 2008 Especialização em Teorias da Comunicacao. (Carga Horária: 384h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Projeto de mestrado. Ano de finalização: 2008.
Orientador: Antônio Wellington de Oliveira Júnior.
2005 - 2006 Especialização em Assessoria de Comunicação. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: A Comunicação entra na Igreja - Pastoral de Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Glória. Ano de finalização: 2006.
Orientador: Nilton Melo Almeida.
2014 - 2018 Graduação em Administração de Empresas - EAD.
2001 - 2004 Graduação em Comunicação Social.
Título: Revista Ester - a imagem feminina da Igreja Universal.
Orientador: Ana Rita Fonteles Duarte.
Voltar

Formação complementar
2023 - 2023Capacitação para tutores EAD do Ensino Digital 2023.2. (Carga horária: 3h).
Centro Universitário Fanor Wyden, UNIFANOR, Brasil.
2023 - 2023Capacitação para tutores EAD do Ensino Digital 2023.1. (Carga horária: 3h).
Centro Universitário Fanor Wyden, UNIFANOR, Brasil.
2021 - 2021AMBIENTE MOODLE. (Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2021 - 2021ORIENTAÇÃO E TUTORIA EAD PARA DOCENTES. (Carga horária: 90h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Como cobrir eleições sem errar: dados e pesquisas para entender o eleitor. (Carga horária: 25h).
Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, CKJA, Estados Unidos.
2018 - 2018Data Visualization for Storytelling and Discovery. (Carga horária: 25h).
Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, CKJA, Estados Unidos.
2013 - 2013Academia RI - Administração. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2011 - 2013 Extensão universitária em Capacitação em Ciências Políticas. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012Relações Jurídicas e Institucionais - Básico. (Carga horária: 18h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2011 - 2012Programa Academia de RI - Trilha de Comunicação. (Carga horária: 27h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2001 - 2001História Mundial da Arte. (Carga horária: 40h).
Instituto Dragão do Mar, IDM, Brasil.
1999 - 1999Fotografia: Arte e Linguagem. (Carga horária: 12h).
Centro Cultural Banco do Nordeste, CCBN, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2022 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora universitária, Carga horária: 20
Outras informaçõesProfessora do curso de Marketing tecnológico e bacharelado com as disciplinas Marketing de Conteúdo e Storytelling, Marketing Digital e Gestão de Mídias Digitais.
Professora do curso de Marketing Digital EAD das disciplinas Marketing Contemporâneo, Gestão de Mídias Digitais, Marketing de Conteúdo e Branding.
Membro do NDE do curso de Marketing.
Vínculo institucional
2022 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 4
Outras informaçõesMembro do Núcleo Docente Estruturante NDE do curso de Marketing
Vínculo institucional
2022 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente da coordenação, Carga horária: 12
Atividades
02/2023 - AtualEnsino, Marketing, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Marketing de Conteúdo e Storytelling
Marketing Digital
Marketing Estratégico
Gestão de Mídias Digitais
Omnichannel e Trademarketing
08/2022 - 12/2022Ensino, Marketing, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Branding
Gestão de Mídias Sociais
Marketing Contemporâneo
Marketing de Conteúdo e Storytelling
Marketing Digital
02/2022 - 07/2022Ensino, Marketing, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Marketing de Conteúdo e Storytelling
Marketing Digital
Gestão de Mídias Digitais
Branding
Comunicação e Marketing Estratégico
Marketing Contemporâneo
Centro Universitário Fanor Wyden, UNIFANOR, Brasil.
Vínculo institucional
2021 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora EAD, Carga horária: 20
Outras informaçõesProfessora tutora de disciplinas no formato 40% e100% EAD, dos cursos de Administração, Marketing, Publicidade e Propaganda, Gestão Comercial, Logística, entre outros.
Disciplinas ministradas: Introdução à Administração, Administração de Marketing, Teoria Geral da Administração e Estágio Supervisionado em Administração, entre outros
Vínculo institucional
2017 - 2021 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informaçõesProfessora do curso de Jornalismo ministrando as disciplinas Redação para Meios Impressos, Jornalismo Investigativo, Redação para Gêneros Jornalísticos, Jornalismo Especializado e Jornalismo Transmidiático
Atividades
02/2021 - AtualEnsino, Administração EAD, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Marketing internacional
Estágio em Administração de Empresas
Marketing para o terceiro setor
08/2021 - 12/2021Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Marketing digital e mídias sociais
08/2021 - 12/2021Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Profissões em comunicação
08/2019 - 12/2021Conselhos, Comissões e Consultoria, NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE), .
Cargo ou função
MEMBRO.
03/2021 - 07/2021Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Profissões em comunicação
03/2021 - 07/2021Ensino, Design, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Gestão de marcas - Branding
03/2021 - 07/2021Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Redação para meios impressos
Marketing digital e mídias sociais
08/2020 - 12/2020Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial Integrada
08/2020 - 12/2020Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Comunicação Institucional
Jornalismo Comparado
Jornalismo Especializado
Redação Jornalística para Meios Impressos
Redação para Gêneros Jornalísticos
01/2020 - 06/2020Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Jornalismo Investigativo
01/2020 - 06/2020Ensino, Design, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Gestão de Marcas -Branding
08/2019 - 12/2019Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Jornalismo Investigativo
Redação para Gêneros Jornalísticos
Comunicação Institucional
01/2019 - 06/2019Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Redação para Gêneros Jornalísticos
Redação Jornalística para Meios Impressos
Jornalismo Investigativo
08/2018 - 12/2018Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Jornalismo Investigativo
Redação para Gêneros Jornalísticos
Redação Jornalística para Meios Impressos
Jornalismo Comparado
Jornalismo Especializado
01/2018 - 06/2018Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Jornalismo Investigativo
Redação para Gêneros Jornalísticos
Redação Jornalística para Meios Impressos
Jornalismo Comparado
Jornalismo Especializado
08/2017 - 12/2017Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Jornalismo Especializado
Redação para Gêneros Jornalísticos
Jornalismo Investigativo
Jornalismo Comparado
01/2017 - 06/2017Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Jornalismo Investigativo
Redação Jornalística para Meios Impressos
Redação para Gêneros Jornalísticos
Jornalismo Transmidiático
Jornalismo Especializado
Associação Brasileira de Podcasters, ABPOD, Brasil.
Vínculo institucional
2021 - 2022 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente, Carga horária: 2
Outras informaçõesVice-presidente da gestão Sonoridades atuando para legalização e regulamentação da associação, divulgação e profissionalização do mercado de podcasters no Brasil.
Caramelo Comunicação, CC, Brasil.
Vínculo institucional
2019 - 2022 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projetos de marketing digital, Carga horária: 12
Faculdade 7 de Setembro, FA7, Brasil.
Vínculo institucional
2015 - 2022 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora em cursos de MBA, Carga horária: 0
Outras informaçõesMBA de Comunicação Estratégica nas Organizações
Soneto Editora, SE, Brasil.
Vínculo institucional
2015 - 2018 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de conteúdo e marketing, Carga horária: 30
Outras informaçõesMicroempreendedora individual, atuou com redação de conteúdo para comunicação empresarial, edição de conteúdo de literatura e coordenação de campanhas de marketing
Oi, OI, Brasil.
Vínculo institucional
2010 - 2015 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Analista de Relações Institucionais, Carga horária: 40
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2012 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15
Outras informaçõesProfessora dos cursos de Assessoria de Comunicação de Moda e Assessoria de Comunicação, ambos com carga de 60 horas/aula
Devry Brasil, DEVRY BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2011 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora do curso de MBA Gestão e Negócios, Carga horária: 20
Serviço Social do Comércio do Ceará, SESC-CE, Brasil.
Vínculo institucional
2008 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 30
Outras informaçõesResponsável pela Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a imprensa do Sesc e da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio)
Centro de Ensino Superior do Ceará - Faculdades Cearenses, FAC, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 17
Outras informaçõesProfessora das cadeiras de Teorias da Comunicação para o curso de Publicidade e Propaganda e Assessoria de Imprensa e Jornalismo Online para o curso de Jornalismo.
Professora responsável pela Agência de Notícias FaC durante o semestre 2008.1
Revista de Comunicação Social (Comunicação e Sociedade).
Vínculo institucional
2008 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
AD2M Engenharia de Comunicação, AD2M, Brasil.
Vínculo institucional
2005 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assessor de imprensa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesTrabalho como jornalista realizando consultoria de comunicação empresarial para instituições e empresas clientes com projetos de assessoria de imprensa, comunicaçao interna e publicidade institucional.
Banco do Nordeste do Brasil, BNB, Brasil.
Vínculo institucional
2004 - 2004 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informaçõesResponsável pela comunicação institucional do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Ceará (Consea/CE)
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional
2019 - 2021 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informaçõesProfessora do curso de Jornalismo ministrando as disciplinas: Jornal Laboratório, Impresso II, Teorias da Comunicação, Marketing I, Assessoria de Comunicação, Gêneros e Formatos Jornalísticos I, Planejamento e Apuração.
Vínculo institucional
2003 - 2004 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20
Outras informaçõesBolsista do projeto Mídia e Política: Espetacularização ou Participação Popular Cidadã no Horário Eleitoral Gratuito no Rádio nas Eleições Presidenciais de 2002 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Vidal Nunes
Atividades
02/2020 - AtualEnsino, Jornalismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Jornalismo Impresso II
GÊNEROS E FORMATOS JORNALÍSTICOS I
INTRODUÇÃO AS TÉCNICAS JORNALISTICAS
Marketing I
SEMINÁRIO XXIII - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
08/2019 - 12/2019Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Jornalismo Impresso II
Jornal Laboratório
Marketing I
Teorias da Comunicação I
05/2019 - 06/2019Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Jornalismo Impresso II
Jornal Laboratório
Jornalismo e Literatura
Empresa Jornalística O Povo S A, OPOVO, Brasil.
Vínculo institucional
2003 - 2003 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informaçõesEstágio de seis meses na redação do jornal, redigindo reportagens e notícias para o Núcleo de Cotidiano (Cidades, Esporte, Polícia e Ciências & Saúde).

Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Institucionais.
Voltar

Idiomas
Compreende Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Português (Bem).
Fala Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco), Inglês (Bem), Português (Bem).
Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Português (Bem).
Escreve Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Português (Bem).
Voltar

Prêmios e títulos
2016Melhor trabalho na área de Internacionalização e Desenvolvimento do XI Congresso de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística, Centro Universitário Senac.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. CABRAL, Eugênia Melo. Direto à fonte ? A participação do público no Blog da Petrobras. In: 8º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2010, São Luís. Anais do 8º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2010.
Palavras-chave: Blog corporativo; Novas Tecnologias; Publico e mídias.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
2. CABRAL, Eugênia Melo. A Criação e a Recepção de Produtos Culturais no Disco Amália Hoje. In: Seminário Nacional de Comunicação, Cultura e Cidadania, 2010, Fortaleza. Seminário Nacional de Comunicação, Cultura e Cidadania. Fortaleza : UFC, 2010. p. 67-67.
Palavras-chave: Imagem; recepção; sensemaking; projectos culturais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 9788574851518.
3. CABRAL, Eugênia Melo; PAIVA, D. L.. Rede de apoio à internacionalização de micro e pequenas empresas no Ceará. In: XI Congresso de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística, 2016, São Paulo. XI Congresso de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística - Resumos, 2016. v. 1. p. 01-88.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Exportação; Micro e pequenas empresas; Internacionalização.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www3.sp.senac.br/hotsites/campus_santoamaro/cd/arquivos/pesquisa/2016/resumo_cicta_2016.pdf]
4. CABRAL, Eugênia Melo. Investigative journalism breaching the gender barrier in Brazilian online magazine AzMina. In: IAMCR 2017, 2017, Cartagena das Indias. IAMCR 2017 ABSTRACT BOOK, 2017.
Palavras-chave: online journalism; investigative journalism; independent journalism; gender.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Colômbia/ Inglês; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://cartagena2017.iamcr.org/iamcr-2017-abstract-books/]
5. CABRAL, Eugênia Melo. REVISTA AZMINA: FEMINISMO E JORNALISMO INVESTIGATIVO NA LUTA PELA IGUALDADE DE GÊNEROS. In: 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2017, São Paulo. Caderno de resumos, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital
6. CABRAL, Eugênia Melo; DELAMONICA, O. M. S. L.; CORDEIRO, Hercília Correia. COMPARTILHANDO TRILHAS: USO DO MÉTODO PDAFD® NA INTEGRAÇÃO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS DAS DISCIPLINAS DE MARKETING DIGITAL E LIDERANÇA E GESTÃO. In: XIV Encontro de Praticas Docentes, 2022, Fortaleza. XIV Encontro de Praticas Docentes, 2022.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?uuid=6A3D16EB0D2E5C074ABEFC0ADE3871543AA77927]
7. CABRAL, Eugênia Melo. Dados corretos, informações erradas. O uso de gráficos e a divulgação de desinformação. In: 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2022, Fortaleza. Anais do 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2022.
Palavras-chave: visualização de dados; design de informação; infografia; desinformação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://proceedings.science/encontros-sbpjor/sbpjor-2022/trabalhos/dados-corretos-informacoes-erradas-o-uso-de-graficos-e-a-divulgacao-de-desinform?lang=pt-br>.]
8. CABRAL, Eugênia Melo; BARBOSA, M. R. A.. COMO ANDA SEU PERFIL NAS REDES? UMA EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO NA PRÁTICA EM DISCIPLINA EAD. In: XV Encontro de Praticas Docentes, 2023, Fortaleza. XV Encontro de Praticas Docentes, 2023.
Palavras-chave: avaliação; Educação a distância; . Ensino de Marketing.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?uuid=01B8F9BE99FF34C106FB5AEC8E329DCA3EC027F6]
9. CABRAL, Eugênia Melo. PRESENÇA DIGITAL DE COMUNIDADES INDÍGENAS NO CEARÁ: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO COLETIVO COM A FERRAMENTA WIKI. In: XV Encontro de Praticas Docentes, 2023, Fortaleza. XV Encontro de Praticas Docentes, 2023.
Palavras-chave: Wikipédia; Conteúdo colaborativo; . Ensino de Marketing.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?uuid=DAE8EB6CD46632C54B89B3099A8B425EF159A650]

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1.

CABRAL, Eugênia Melo. Primeiras Histórias ? O surgimento das imprensas feminina e feminista no Brasil. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 2008, p. 01-05, 2008.
Palavras-chave: Comunicação e Gênero; Imprensa feminina.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.bocc.ubi.pt/pag/cabral-eugenia-primeiras-historias.pdf]; ISSN/ISBN: 16463137.
Este trabalho analisa, em uma abordagem histórica, o ambiente cultural e social em que os primeiros veículos de imprensa feminina apareceram no Brasil e sua função na educação da mulher. O início da história da imprensa feminista brasileira também é retratado discutindo sua mudança de abordagem através do tempo..
2. PINHEIRO, P. J. S.PINHEIRO, P. J. S.; CABRAL, Eugênia Melo. Imagens da memória: a relação entre a fotografia e a formatação screen das lembranças visuais. Comunicação e Sociedade, v. 17, p. 31-38, 2010.
Palavras-chave: registro fotográfico; sociedade da imagem; memória.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico. ; Meio de divulgação: Impresso; Série: 17; ISSN/ISBN: 16452089.

Livros publicados/organizados ou edições
1. SARAIVA, G. S.; CABRAL, Eugênia Melo. Press Play - Jornalismo de games e cultura geek. 1. ed. Fortaleza: Soneto Editora, 2017.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; ISBN: 9788592744021.
2. CABRAL, Eugênia Melo. Redes sociais para médicos. 1. ed. Fortaleza: EC Edições, 2020. v. 1.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://materiais.caramelocomunicacao.com.br/ebook-caramelo-redes-sociais-para-medicos; ISBN: 9786599263507.

Textos em jornais de notícias/revistas
1. CABRAL, Eugênia Melo. ¡Llama a tu oyente a grabar podcast!. Podcasteros, 01 jun. 2022.
Referências Adicionais: Argentina/Espanhol; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://podcasteros.com/llama-a-tu-oyente-a-grabar-podcast/; Data de publicação: 01/06/2022.
2. CABRAL, Eugênia Melo. Espaço cultural. Revista Comércio, Fortaleza - Ceará, p. 30 - 31, 01 ago. 2008.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 01/08/2008.
Matéria sobre o anteprojeto para o Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro.
3. CABRAL, Eugênia Melo. Vida zen na terceira idade. Revista Comércio, Fortaleza - Ceará, p. 14 - 15, 01 set. 2008.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 01/09/2008.
4. CABRAL, Eugênia Melo; PINHEIRO, P. J. S.PINHEIRO, P. J. S.. O Bandeirante. O Bandeirante, Fortaleza, p. 01 - 36, 10 out. 2017.
Palavras-chave: representante comercial; conselho regional; revista institucional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades de organizações associativas.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 10/10/2017.
5. CABRAL, Eugênia Melo. Podcasts: libertad y oportunidades para el periodismo independiente. Podcasteros.com, 12 ago. 2022.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://podcasteros.com/podcasts-libertad-y-oportunidades-para-el-periodismo-independiente/; Data de publicação: 12/08/2022.
6. CABRAL, Eugênia Melo. Formação em criatividade. O Otimista, Fortaleza - CE, p. 2 - 2, 22 ago. 2021.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Data de publicação: 22/08/2021.
7. CABRAL, Eugênia Melo. Recompensas para oyentes: ¿Qué ofrecen los programas de suscripción de podcast?. Podcasteros.com, 23 set. 2022.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://podcasteros.com/recompensas-para-oyentes/; Data de publicação: 23/09/2022.

Produção técnica

Trabalhos técnicos
1.

CABRAL, Eugênia Melo. Planejamento em marketing digital. 2015.
Palavras-chave: Comunicação estratégica; Micro e pequenas empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.caramelocomunicacao.com.br; Finalidade: Planejamento da presença estratégica da empresa em meios online; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 30; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Caramelo Comunicação.
2. CABRAL, Eugênia Melo. Consultoria em Marketing. 2015.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Consultoria em pesquisa e planejamento em comunicação estratégica; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 27; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: AFC Inox.
3. BARBOSA, M. R. A.; GAMA, R. R.; MELO FILHO, J. I. B. et al. Projeto Pedagógico do CST em Marketing Digital. 2024.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Disponibilidade: .
4. BARBOSA, M. R. A.; CABRAL, Eugênia Melo; LIMA, D. C. et al. Projeto Pedagógico do Bacharelado em Marketing. 2024.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: .

Demais tipos de produção técnica
1. CABRAL, Eugênia Melo. MÍDIA E POLÍTICA: ESPETACULARIZAÇÃO OU PARTICIPAÇÃO POPULAR CIDADÃ NO HORARIO ELEITORAL GRATUITO NO RÁDIO NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2002. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: XXIII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa 2004; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
Orientação da professora Márcia Vidal Nunes.
2.

CABRAL, Eugênia Melo; PINHEIRO, P. J. S.PINHEIRO, P. J. S.. ?Being a woman? in the Brazilian Feminine Press. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Comunicação e Gênero; História do jornalismo; Imprensa feminina.
Referências adicionais: Irlanda/Inglês; Local: Dublin City University; Cidade: Dublin; Evento: Self, Selves and Sexualities; Inst. promotora/financiadora: Dublin City University.
3. CABRAL, Eugênia Melo; PINHEIRO, P. J. S.PINHEIRO, P. J. S.. Substituting news for poetry The Estado de São Paulo fight against censure in Brazilian dictators years. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: História do jornalismo; Comunicação e cidadania.
Referências adicionais: Portugal/Inglês; Local: Universidade do Minho; Cidade: Braga; Evento: IAMCR Conference 2010; Inst. promotora/financiadora: Universidade do Minho.
4.

CABRAL, Eugênia Melo. Reaching for the ?mature women? ? The Brazilian AIDS prevention campaign focusing in women over 50 years old. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Comunicação estratégica; Comunicação para saúde; Comunicação e Gênero; comunicação no setor público; Comunicação e cidadania.
Referências adicionais: Portugal/Inglês; Local: Universidade do Minho; Cidade: Braga; Evento: IAMCR Conference 2010; Inst. promotora/financiadora: Universidade do Minho.
5. CABRAL, Eugênia Melo. Direto à fonte ? A participação do público no Blog da Petrobras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Blog corporativo; Novas Tecnologias; Publico e mídias.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: São Luís; Evento: 8º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.
6.

CABRAL, Eugênia Melo. Respeito à identidade cultural no discurso das campanhas de prevenção à SIDA em Portugal e Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: São Paulo; Evento: 1º Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana - Confibercom; Inst. promotora/financiadora: Confederação Iberoamericana de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação.
7. CABRAL, Eugênia Melo. Investigative journalism breaching the gender barrier in Brazilian online magazine AzMina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: online journalism; investigative journalism; Comunicação e Gênero; independent journalism; gender.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Colômbia/Inglês; Cidade: Cartagena das Indidas; Evento: IAMCR 2017; Inst. promotora/financiadora: International Association for Media and Communication Research - IAMCR.
8. CABRAL, Eugênia Melo. Como se cria comunidade de podcast. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Online; Evento: Podosfera Summit 2020; Inst. promotora/financiadora: Podosfera Summit.
9. CABRAL, Eugênia Melo. Marketing digital para pequenos negócios. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Micro e pequenas empresas; Comunicação estratégica; marketing digital.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Online; Evento: III Arte pra que te quero? Formação para o mercado criativo; Inst. promotora/financiadora: Laboratório Criativo Esticando a Baladeira.
10. CABRAL, Eugênia Melo. Dados corretos, informações erradas. O uso de gráficos e a divulgação de desinformação. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: infografia; gêneros jornalísticos; desinformação; design de informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza - CE; Evento: 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor); Inst. promotora/financiadora: Sociedade Brasileira de Pesquisa em Jornalismo - SBPJor.
11. CABRAL, Eugênia Melo; CORDEIRO, Hercília Correia; DELAMONICA, O. M. S. L.. Compartilhando trilhas: uso do método PDAFD® na integração dos métodos avaliativos das disciplinas de Marketing Digital e Liderança e Gestão. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Desenho de disciplinas; Método PDAF®; Liderança e Gestão; marketing digital; Metodologias ativas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza - CE; Evento: XIV Encontro de Práticas Docentes; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - Unifor.
12. CABRAL, Eugênia Melo; Lucas, Ricardo Jorge de Lucena. O que os dados contaram ao público - modelos de representação gráfica visual dos dados de Covid na rede social da Prefeitura de Brejo Santo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza; Evento: 10º Congresso daAssociação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política(COMPOLÍTICA).
13. CABRAL, Eugênia Melo. Public communication and actions to engage the population during Covid 19 ? the social media messages of Brejo Santo City Hall. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: representação visual gráfica; boletim epidemiológico; redes sociais; comunicação no setor público.
Referências adicionais: Brasil/Inglês; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Unifor; Evento: CIMaR 2023 - CONSORTIUM FOR INTERNATIONAL MARKETING RESEARCH; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
14CABRAL, Eugênia Melo. Assessoria de Comunicação de Moda. 2011. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 60; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Senac - CE.
15CABRAL, Eugênia Melo. Assessoria de Comunicação. 2012. .
Palavras-chave: Comunicação estratégica; Publico e mídias.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hipertexto; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 60; Local: Sesc Senac Iracema; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE.
16CABRAL, Eugênia Melo. Deslindando o lattes. 2024. .
Palavras-chave: lattes; curriculo lattes; CNPq.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: ; Duração do evento: 2; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza - Unifor.
17CABRAL, Eugênia Melo. Prova Centralizada de Redação para Gêneros Jornalísticos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de questões objetivas).
Palavras-chave: gêneros jornalísticos; avaliação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Prova de questões centralizadas para a disciplina de Redação para Gêneros Jornalísticos.
18CABRAL, Eugênia Melo. Revista Ambientes. 2005. (Editoração/Periódico).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Editora: Ide Editora; Nº páginas: 120; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Ide Editora.
Editora responsável pela produção de três edições da revista bimensal no ano de 2005..
19HOLANDA, B.; CABRAL, Eugênia Melo. Nina e o Arco-íris. 2015. (Editoração/Livro).
Palavras-chave: livro infantil; pedagógico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.sonetoeditora.com.br/loja-virtual/nina-e-o-arco-iris-de-barbara-holanda.html; Editora: Soneto Editora; Nº páginas: 28; Cidade: Fortaleza.
20CAMINHA, I.; CABRAL, Eugênia Melo. Enchente. 2016. (Editoração/Livro).
Palavras-chave: livro infantil; pedagógico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.sonetoeditora.com.br/loja-virtual/enchente-de-iusta-caminha.html; Editora: Soneto Editora; Nº páginas: 32; Cidade: Fortaleza.
21CABRAL, Eugênia Melo; PINHEIRO, P. J. S.PINHEIRO, P. J. S.. Assuntar - I Maratona de Podcasts do Ceará. 2019. (Organização de evento/Outro).
Palavras-chave: podcast; Comunicação estratégica; jornalismo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza - Unifor; Cidade: Fortaleza-CE; Inst. promotora/financiadora: Caramelo Comunicação.
22CABRAL, Eugênia Melo; MIRANDA JUNIOR, E. F.; OLIVEIRA, J. G. et al. III Arte pra quê te quero? Formação para o mercado criativo. 2021. (Organização de evento/Outro).
Palavras-chave: criatividade; economia criativa; formação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Online; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Laboratório Criativo Esticando a Baladeira.
23CABRAL, Eugênia Melo. 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. 2022. (Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: UFC; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
24CABRAL, Eugênia Melo; FERREIRA, L. T.. Projeto para produção de cursos de extensão acessíveis para pessoas com deficiência para capacitação na área de Talent Acquisiton. 2021. (Produção de conteúdo para curso EAD).
Palavras-chave: Comunicação estratégica; Educação a distância; Produção de conteúdo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Produção de conteúdo; Local: Av. Santos Dumont, 2456 - 1906; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação DELL ? LEAD.
25CABRAL, Eugênia Melo; VASCONCELOS, M.. Papo de Mulher. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Comunicação e Gênero; padrão de beleza; sociedade da imagem.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Padrões de beleza impostos a mulheres; Duração do evento: 45; Data de apresentação: 23/02/2023; Emissora: Rádio O Povo CBN.

Produção artística/cultural
1CABRAL, Eugênia Melo; PINHEIRO, P. J. S.PINHEIRO, P. J. S.; COSTA, M. G.. CarameloCast. 2017 (Podcast).
Palavras-chave: podcast; Comunicação estratégica.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Home-page: https://caramelocomunicacao.com.br/podcast-2/; Cidade: Fortaleza-CE; Inst. promotora: Caramelo Comunicação
2CABRAL, Eugênia Melo; PINHEIRO, P. J. S.PINHEIRO, P. J. S.; COSTA, M. G.. CarameloCast. 2019 (Podcast).
Palavras-chave: podcast; Comunicação estratégica.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Home-page: https://caramelocomunicacao.com.br/podcast-2/; Cidade: Fortaleza-CE; Inst. promotora: Caramelo Comunicação
3CABRAL, Eugênia Melo; COSTA, M. G.; PINHEIRO, P. J. S.PINHEIRO, P. J. S.. CarameloCast 25 - Relatórios e Mensuração de resultados. 2021 (Podcast).
Palavras-chave: podcast; Comunicação estratégica.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Home-page: https://open.spotify.com/episode/3ZSRPps8AUKcqxtK96CW0a?si=55b0c168521642cd; Cidade: Fortaleza-CE; Inst. promotora: Caramelo Comunicação
4CABRAL, Eugênia Melo; PINHEIRO, P. J. S.PINHEIRO, P. J. S.; COSTA, M. G.. CarameloCast 24 - Ainda preciso ter um site?. 2021 (Podcast).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Home-page: https://open.spotify.com/episode/3M06QhHsygVRsvAGg8wLTV?si=f7e4776036314fda; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Caramelo Comunicação
5CABRAL, Eugênia Melo. InMarketing Podcast - Marketing e Cinema com Halder Gomes. 2024 (Podcast).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Home-page: https://open.spotify.com/show/6KidZZvkQIqAvq4QjmeOxt?si=f97a01c4a30043cd; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Curso de Marketing - Unifor
6CABRAL, Eugênia Melo. InMarketing Podcast - O digital no marketing com Sid Guimarães. 2024 (Podcast).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Home-page: https://open.spotify.com/episode/4IrfjPu1sGDnYYYlcJSWFW?si=64b1296cc6674ccb; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Curso de Marketing - Universidade de Fortaleza
7CABRAL, Eugênia Melo. InMarketing Podcast - Marketing e vendas com Bernardo Brandão, do RD Station. 2024 (Podcast).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Home-page: https://open.spotify.com/episode/0jSIoAbaH97G5qKnP7eWTk?si=1c6b5e22008e46ea; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Curso de Marketing - Unifor

Orientações concluídas

Aperfeiçoamento/Especialização
1. Alessandra Romano Granjeiro. Relações Institucionais & Comunicação Corporativa em grandes empresas. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Estratégica nas Organizações) - Centro Universitário 7 de setembro. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Marcella Macena Lima Pereira. Responsabilidade socioambiental e comunicação interna nas instituições públicas: um estudo de caso na Sefaz. 2019. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Estratégica nas Organizações) - Centro Universitário 7 de setembro. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Graduação
1. Deysiane Marisa Raulino Beserra. A Construção do jornalismo investigativo a partir do filme Spotlight. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - DeVry | Fanor. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. GABRIEL DE SOUZA SARAIVA. GAMES NO JORNALISMO ESPECIALIZADO: ANÁLISE DA COBERTURA DE VIDEOGAMES NO SITE IGN BRASIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - DeVry | Fanor. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Maurilia Karoline Moura Dias. O que é notícia, e o conceito de Showrnalismo: uma análise dos valores notícia no programa policial Cidade 190. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Gabriel Pontes de Farias Lima. As Vozes da Umbanda: A umbanda pela voz dos umbandistas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Luana Kelly Teixeira Mota. Radiodocumentário: O protagonismo jovem e o papel da comunicação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Léo Fellipe de Oliveira Campos. A influência de Eliana como mulher empoderada dentro do "Programa Eliana" gera resultados?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Illyana Raquel Amarante Moreira. Assédios cotidianos - o assédio contra mulheres jornalistas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
8. Cintya Kessia Ferreira Lima. A construção da identidade de Belchior na mídia: apenas um rapaz latino-americano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
9. Rebeca Silva Cunha. Caso Rhuan: uma análise da recepção de notícias sensacionalistas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
10. Benones Paulino Lessa de Sousa Filho. Projeto de Jornalismo Digital Millennials em Foco. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
11. Andreza Iris da Silva Almeida. As marcas da cor que eu carrego: poder, mídia e estado na construção de estereótipos sobre a Chacina do Curió. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
12. Maria Beatriz Alves Rodrigues. Aborto: saúde sexual e reprodutiva das mulheres brasileiras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
13. Antoyles Sousa Batista. JORNALISMO E REDES SOCIAIS: O USO TWITTER PELO PORTAL O POVO ONLINE NA BUSCA POR AUDIÊNCIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
14. GABRIELLE ALBUQUERQUE ZARANZA e LEONARDO IGOR DE SOUSA BARBO. MULHERES QUE CANTAM PARA OS ANJOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
15. LUCAS FREIRE FALCONERY. GERAÇÃO: ESPECIAL MULTIMÍDIA SOBRE A RELAÇÃO DE JOVENS DA PERIFERIA DE FORTALEZA COM CONSUMO E CIDADANIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: https://especialgeracao.wixsite.com/projeto.
16. LUÍS AUGUSTO MELO DE AQUINO. PERSEGUIDOS: MEMÓRIAS DE LUTA CONTRA A DITADURA MILITAR NO CEARÁ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
17. MARIANA SARAIVA AGUIAR. QUANDO PUBLICIDADE E CINEMA SE INCORPORAM, UM ESTUDO SOBRE O USO DO BRANDED ENTERTAINMENT NO FILME BARBIE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Eugênia Melo Cabral.
Palavras-chave: marketing digital; marketing de conteúdo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em bancas de comissões julgadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1. CABRAL, Eugênia Melo. Participação em banca de Alessandra Romano Granjeiro. Relações Institucionais & Comunicação Corporativa em grandes empresas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Estratégica nas Organizações) - Centro Universitário 7 de setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. S, ABREU, M; CABRAL, Eugênia Melo. Participação em banca de Karla Karinne Sales Costa. Mídia e homofobia: Um estudo do discurso do Jornal O Povo de 1989. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. S, ABREU, M; CABRAL, Eugênia Melo. Participação em banca de Shirley Mayara de Oliveira Aguiar. Jornalismo em Saúde: Uma análise de reportagens da Revista Época. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. CABRAL, Eugênia Melo. Participação em banca de Manoel Pinheiro Torres Filho. O Teatro como Avaliador da Tradição Oral: Um estudo sobre o Auto da Compadecida e a Literatura de Cordel. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. CABRAL, Eugênia Melo. Participação em banca de Jaqueline Amorim do Amaral de Oliveira. Mulheres de Letras no Ceará: Uma análise sobre as mulheres no jornalismo cearense. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. ESCÓSSIA, Marco Antônio Corrêa da; PINHEIRO, Paulo Júnior Silva et al. Participação em banca de Ana Hadassa Cavalcante Liberato. A Participação do público nos bastidores do Cidade 190 e a influência do telespectador sobre o programa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - DeVry | Fanor.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. PINHEIRO, Paulo Júnior Silva; MELO, Manuela Costa Bandeira de et al. Participação em banca de CARLOS ANDRÉ SILVESTRE DE SOUSA. AS CARACTERÍSTICAS DO JORNALISMO CIENTÍFICO NA COBERTURA DA EPIDEMIA ZIKA VÍRUS NO JORNAL O POVO​. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - DeVry | Fanor.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. PINHEIRO, Paulo Júnior Silva; RICARTE, Alyne Bezerra Façanha Virino et al. Participação em banca de Maria Aryane Maia Amaro Barreto. Teoria do Agendamento e do Gatekeeper: um estudo de caso das capas do jornal O Povo durante a ditadura militar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. PAIVA, Leonardo Macêdo de; SILVA, Ozângela de Arruda et al. Participação em banca de Maria Evilene Avelino da Silva. Marketing na promoção de jogos eletrônicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Fanor Wyden.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. MELO, Manuela Costa Bandeira de; ARAÚJO, Camila Leite de et al. Participação em banca de Deysiane Marisa Raulino Beserra. A construção do jornalismo investigativo a partir do filme Spotlight. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. PINHEIRO, Paulo Júnior Silva; MELO, Manuela Costa Bandeira de et al. Participação em banca de Maurilia Karoline Moura Dias. O que é notícia, e o conceito de Showrnalismo: uma análise dos valores notícia no programa policial Cidade 190. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. RICARTE, Alyne Bezerra Façanha Virino; PINHEIRO, Paulo Júnior Silva et al. Participação em banca de Gabriel Pontes de Farias Lima. As Vozes da Umbanda: A umbanda pela voz dos umbandistas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. OLIVEIRA, Amanda Nogueira de; PINHEIRO, Paulo Júnior Silva et al. Participação em banca de Illyana Raquel Amarante Moreira. Assédios cotidianos - o assédio contra mulheres jornalistas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. PINHEIRO, Paulo Júnior Silva; CAVALCANTE, Diego Frank Marques et al. Participação em banca de Luana Kelly Teixeira Mota. Radiodocumentário: O protagonismo jovem e o papel da comunicação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. ARAÚJO, Camila Leite de; MELO, Manuela Costa Bandeira de et al. Participação em banca de Fernanda Luá Brandão Rocha. O Novo cinema iraniano: uma análise da obra "Isto não é um filme!. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. PINHEIRO, Paulo Júnior Silva; RICARTE, Alyne Bezerra Façanha Virino et al. Participação em banca de Gabriel Marques da Silva. Piece of Me: Analisando o sucesso midático de Britney Spears. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. PINHEIRO, Paulo Júnior Silva; MELO, Manuela Costa Bandeira de et al. Participação em banca de Léo Fellipe de Oliveira Campos. A influência de Eliana como mulher empoderada dentro do "Programa Eliana" gera resultados?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. CAVALCANTE, Diego Frank Marques; SILVA, Leandro Maciel et al. Participação em banca de Cintya Kessia Ferreira Lima. A construção da identidade de Belchior na mídia: apenas um rapaz latino-americano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fanor Wyden.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. PINHEIRO, Paulo Júnior Silva; SILVA, Leandro Maciel et al. Participação em banca de Mayara Cipriano Magalhães de Almeida. Podcast Valquírias: o cenário feminino no mundo dos games. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, TV e Internet) - Centro Universitário Fanor Wyden.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. CAVALCANTE, ANDREA PINHEIRO PAIVA; SARAIVA, RAISA CHRISTINA LIMA et al. Participação em banca de FRANCISCO FARUK CARDOSO GOMES SEGUNDO. EU ME LEMBRO, POR NÓS DOIS: MEMÓRIA, VIDA E ALZHEIMER DE MARIA ROCIDÉLIA.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. NUNES, Rosane da Silva; LUCAS, Ricardo Jorge de Lucena et al. Participação em banca de ANA JÚLIA DUARTE FERREIRA. AS HISTÓRIA E AS CICATRIZES DEIXADAS NAS FAMÍLIAS QUE PERDERAM MULHERES PARA O FEMINICÍDIO: A FALTA QUE VOCÊ ME FAZ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: feminicídio; mulheres; livro-reportagem.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em bancas de comissões julgadoras

Professor titular
1. OLIVEIRA, Thiago de Sousa; STUDART, Maria do Céu et al.Planejamento de Campanha. 2008. Centro de Ensino Superior do Ceará - Faculdades Cearenses.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Banca para seleção de professor titular para as Faculdades Cearenses.

Participação em eventos
1. . 2006. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
2. . 2009. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
3. Substituting news for poetry ? The Estado de São Paulo fight against censure in Brazilian dictators years. 2010. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Portugal/.
4. Reaching for the ?mature women? ? The Brazilian AIDS prevention campaign focusing in women over 50 years old. 2010. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Portugal/.
5. ?Being a woman? in the Brazilian Feminine Press. 2010. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Irlanda/.
6. Respeito à identidade cultural no discurso das campanhas de prevenção à SIDA em Portugal e Brasil. 2011. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
7. Rede de apoio à internacionalização de micro e pequenas empresas no Ceará. 2016. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
8. Investigative journalism breaching the gender barrier in Brasilian online magazine AzMina. 2017. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Colômbia/.
9. O que os dadoscontaram ao público - modelos de representação gráfica visual dos dados deCovid na rede social da Prefeitura de Brejo Santo. 2023. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
10. Public communication and actions to engage the population during Covid 19 ? the social media messages of Brejo Santo City Hall. 2023. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
11. . 2005. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
12. A Criação e a Recepção de Produtos Culturais no Disco Amália Hoje. 2010. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
13. Lei de Acesso à Informação, Cidadania e Democracia. 2018. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
14. MÍDIA E POLÍTICA: ESPETACULARIZAÇÃO OU PARTICIPAÇÃO POPULAR CIDADÃ NO HORARIO ELEITORAL GRATUITO NO RÁDIO NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2002. 2004. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
15. . 2007. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
16. Direto à fonte ? A participação do público no Blog da Petrobras. 2010. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
17. REVISTA AZMINA: FEMINISMO E JORNALISMO INVESTIGATIVO NA LUTA PELA IGUALDADE DE GÊNEROS. 2017. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://sbpjor.org.br/sbpjor/2017/.
18. Podcast corporativo e estratégico. 2019. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.instagram.com/vamosassuntar/.
19. Microfone Aberto: inclusão por meio da tecnologia do áudio. 2019. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://bytegirl.com.br/.
20. . 2003. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
21. . 2010. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Portugal/.
22. LinkedIn: Portal da Comunicação. 2017. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica20

Artigos publicados em periódicos2
Completos2
Trabalhos em eventos9
Completos5
Resumos4
Livros e capítulos2
Livros publicados ou organizados2
Capítulos de livros publicados0
Textos em jornais ou revistas (magazines)7
Jornal de notícias1
Revistas (Magazines)6

Total
Produção técnica29

Trabalhos técnicos4
Demais tipos de produção técnica25

Total
Produção artística/cultural7

Total
Orientações concluídas19

Aperfeiçoamento/Especialização 2
Graduação17


Total
Dados complementares44

Participação em bancas examinadoras21
Participação em bancas de comissões julgadoras1
Participação em eventos22
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 24/09/2024 - 23:59