Curriculum Vitae

Leonardo Mendes Lacerda de Menezes

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeLeonardo Mendes Lacerda de Menezes
Nome em citações bibliográficasMenezes, L. M. L.;MENEZES, L. M. L.
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Reitoria, Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.
Av. Washington Soares, 1321
Edson Queiroz
60811-905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34773229
URL da Homepage: www.unifor.br/ppga
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2011 - 2013 Mestrado em Administração de Empresas.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: Uma proposta de segmentação dos consumidores brasileiros com relação a seu comportamento pró-ambiental de consumo, Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Cleber José Cunha Dutra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Segmentação ambiental; Comportamento pró-ambiental; comportamento do consumidor; Comportamento pró-ambiental do consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comportamento pró-ambiental.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comportamento do Consumidor.
2001 - 2008 Graduação em Administração de Empresas.
Título: A INTERNET E AS NOVAS ALTERNATIVAS DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING COM OS CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA.
Orientador: HUGO OSVALDO ACOSTA REINALDO.
Voltar

Formação complementar
2017 - 2017Ferramenta Mix. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Farias Brito, FB UNI, Brasil.
2017 - 2017Uso da plataforma virtual para educação à distância. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Farias Brito, FB UNI, Brasil.
2016 - 2016Metodologia Pedagógica em EAD. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Farias Brito, FB UNI, Brasil.
2016 - 2016Ambiente Virtual de Aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Farias Brito, FB UNI, Brasil.
2006 - 2006Formação PHP. (Carga horária: 12h).
Faculdade 7 de Setembro, FA7, Brasil.
2004 - 2004 Extensão universitária em Formação de Novos Gerentes Comerciais p/ Factoring. (Carga horária: 86h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2019 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Centro Universitário Farias Brito, FB UNI, Brasil.
Vínculo institucional
2016 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Instituto Superior de Educação em Negócios, ISEN, Brasil.
Vínculo institucional
2016 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Diretor Presidente, Carga horária: 20
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional
2013 - 2014 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Indus, Carga horária: 30
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional
2008 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Criação de N. Negócios, Carga horária: 20
Outras informaçõesMonitoria (Iniciação à Docência) da disciplina Criação de Novos Negócios (UFC) Frequência mensal média: 100% Parecer do Orientador: Excelente

Voltar

Projetos de Pesquisa
2019 - AtualCASE Unifor
Descrição: Grupos de estudos/pesquisa que tem como objetivo desenvolver Casos de Ensino em Gestão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 8) .
Integrantes: Leonardo Mendes Lacerda de Menezes - Coordenador / Viviana Menezes Costa - Integrante.
.
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comportamento do Consumidor.
2. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Comunicação de Marketing.
3. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Redes Sociais Virtuais.
4. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Empreendedorismo.
5. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.
Voltar

Idiomas
Compreende Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Fala Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Voltar

Prêmios e títulos
2011Menção Honrosa: 1o Lugar no XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
2013Prêmio "Fast Track ENGEMA 2013", XV Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA.
2013Premiação "Artigo entre os 10 Melhores Trabalhos do XV ENGEMA", XV Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnica

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. MENEZES, L. M. L.; PESSOA NETO, W. A.; VALE, A. O. et al. A INTERNET E AS NOVAS ALTERNATIVAS DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING COM OS CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA. In: XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011, Fortaleza. Anais do XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011, 2011.
Palavras-chave: baixa renda; comportamento do consumidor; comunicação; Marketing digital.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Comunicação de Marketing.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Magnético
2. VALE, A. O.; DUTRA, G. E.; FONTENELE, R. E. et al. EMPREENDEDORISMO VIRTUAL: AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE NEGÓCIOS. In: XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011, Fortaleza. Anais do XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011, 2011.
Palavras-chave: empreendedorismo; Marketing digital.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Redes Sociais Virtuais.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Magnético
3. PESSOA NETO, W. A.; MENEZES, L. M. L.; ALBUQUERQUE, A. M. et al. ARRANJO PRODUTIVO LOCAL E A CERÂMICA VERMELHA: um estudo sobre a aprendizagem do APL Artes Cerâmica Vermelha de Teresina, no Piauí. In: XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011, Fortaleza. Anais do XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011, 2011.
Palavras-chave: APL; Aprendizagem.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Magnético
4. VILLAR, A. C. P. V.; OLIVEIRA, M. A. L.; TASSIGNY, M. M. et al. Tendências do Mercado no Mundo Globalizado e o Impacto no Consumo da Indústria da Beleza no Brasil. In: XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011, Fortaleza. Anais do XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011, 2011.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Magnético
5. COSTA, D. B.; VALE, A. O.; DUTRA, G. E. et al. Importância do Marketing de Relacionamento Business-to-Business nas Compras Intercompany: Um estudo de Caso na VR do Brasil. In: XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011, Fortaleza. Anais do XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011, 2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Magnético
6. VALE, A. O.; COSTA, D. B.; DUTRA, G. E. et al. GESTÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA: CASO DA COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO CEARÁ. In: XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011, Fortaleza. Anais do XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011, 2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Magnético
7.

MAZZA, Adriana Carla Avelino; DUTRA, C. J. C.; MENEZES, L. M. L.. Innovation in Sustainable Products: Cross-Cultural Analysis of Bi-national Teams. In: XXXV EnANPAD - Encontro Científico de Administração, 2011, Rio de Janeiro. XXXV EnANPAD 2011, 2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês
8. DUARTE, R. G.; SENA, A. P.; MENEZES, L. M. L. et al. Educação Ambiental Orientada para a Convivência com o Semiárido Cearense. In: XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIFOR, 2012, Fortaleza. XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIFOR. Fortaleza : Unifor, 2012.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português
9. PESSOA NETO, W. A.; MENEZES, L. M. L.; DUARTE, R. G.. A História de Vida de um Aluno de Graduação em Administração: um estudo sobre as práticas docentes e o desenvolvimento de competências. In: XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIFOR, 2012, Fortaleza. XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIFOR, 2012.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
10. MENEZES, L. M. L.; PESSOA NETO, W. A.; COSTA, D. B. et al. A Internet como Meio de Comunicação e Relacionamento com o Cliente: um estudo com os corretores de imóveis em Fortaleza/CE. In: XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIFOR, 2012, Fortaleza. XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIFOR, 2012.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português
11. OLIVEIRA, A. G.; DUARTE, R. G.; ASSIS, O. F. G. et al. A Sustentabilidade é o Caso da Frutbiss. In: XIV ENGEMA - Gestão Empresarial Sustentável: Uma Perspectiva Internacional Pós-Rio+20, 2012, São Paulo. XIV ENGEMA - Gestão Empresarial Sustentável: Uma Perspectiva Internacional Pós-Rio+20, 2012.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
12. MENEZES, L. M. L.; ADERALDO, C. V. L.; DUARTE, R. G. et al. Empreendedorismo Social e os Problemas Sociais, Ambientais e Econômicos do Semi-árido Brasileiro. In: XIV ENGEMA - Gestão Empresarial Sustentável: Uma Perspectiva Internacional Pós-Rio+20, 2012, São Paulo. XIV ENGEMA - Gestão Empresarial Sustentável: Uma Perspectiva Internacional Pós-Rio+20, 2012.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
13. MENEZES, L. M. L.; OLIVEIRA, F. C.. Afinal, o que é Empreendedorismo Social? Exemplos de empresas brasileiras que transformam positivamente a realidade social no Brasil. In: VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social - ENAPEGS, 2012, São Paulo. VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social - ENAPEGS, 2012.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
14.

MENEZES, L. M. L.; DUTRA, C. J. C.; Sousa-Filho, José Milton et al. Uma proposta de segmentação dos universitários brasileiros com relação a seu comportamento pró-ambiental de consumo.. In: XV Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2013, São Paulo. Anais do XV ENGEMA, 2013.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português
15. MENEZES, L. M. L.; SOUSA-FILHO, J. M.; NOGUEIRA, C. A. G. et al. A implantação do programa de desenvolvimento regional sustentável do Banco do Brasil. In: XVII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2014, São Paulo. Anais do XVII SIMPOI, 2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1.

MENEZES, L. M. L.; NOGUEIRA, C. A. G.; BARBOSA, A. et al. A implantação do programa de desenvolvimento regional sustentável do Banco do Brasil. GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, v. 4, p. 1-6, 2014. ; Meio de divulgação: Vários; ISSN/ISBN: 2179135X.
2.

MENEZES, L. M. L.; DUTRA, C. J. C.; LEITAO, F. G. et al. A segmentation proposition of Brazilian undergraduate students regarding their pro-environmental consumption behaviour. Latin American Journal of Management for Sustainable Development, v. 2, p. 211-228, 2015.
Palavras-chave: environmental segmentation; green segmentation; pro-environmental behavior; consumer behavior; pro-environmental consumer behavior.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comportamento do Consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Segmentação ambiental. ; Série: 3/4; ISSN/ISBN: 20520336.

Capítulos de livros publicados
1.

DUARTE, R. G.; LIMA, A. O.; MENEZES, L. M. L.. AVATAR: um estudo observacional das percepções ambientais para a sustentabilidade. In: Diego de Queiroz Machado; Fátima Regina Ney Matos. (Org.). Estudos observacionais em linguagem fílmica. 1 ed. Curitiba, 2012, v. , p. 1-.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788580424.

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1. MENEZES, L. M. L.. Plano de negócios - Lavamix. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: competição; empreendedorismo; novos negócios; plano de negócios.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Inglês; Local: Fundação Getúlio Vargas - EAESP; Cidade: São Paulo; Evento: Latin Moot Corp Competition; Inst. promotora/financiadora: Fundação Getúlio Vargas e McCombs School of Business (Texas-USA).
2. MENEZES, L. M. L.. Plano de negócios - Telenapse. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: competição; empreendedorismo; plano de negócios; novos negócios.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Fundação Getúlio Vargas - EAESP; Cidade: São Paulo; Evento: Idea To Product Latin America; Inst. promotora/financiadora: Fundação Getúlio Vargas e University of Texas.
3. MENEZES, L. M. L.. Plano de negócios - Telenapse. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: competição; empreendedorismo; novos negócios; plano de negócios.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Fundação Getúlio Vargas - EAESP; Cidade: São Paulo; Evento: Desafio GV Intel de Empreendedorismo e Venture Capital; Inst. promotora/financiadora: Fundação Getúlio Vargas e University of California - Berkeley.
4. MENEZES, L. M. L.. OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O REFERENCIAL TEÓRICO E A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: empreendedorismo; plano de negócios.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus do Pici; Cidade: Fortaleza; Evento: XVII Encontro de Iniciação à Docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
5Menezes, L. M. L.;MENEZES, L. M. L.. Capacitação em Plano de Negócios. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: empreendedorismo; plano de negócios.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Organizador; Duração do evento: 16; Local: Faculdade Christus (Campus Dom Luis); Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (NUTEC) e Faculdade Christus.
Projeto de Disseminação do Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior..
6BUHAMRA; ACOSTA, H. O. R.; Menezes, L. M. L.;MENEZES, L. M. L. et al. 1º Seminário do Pensamento Estratégico de Marketing. 2008. (Organização de evento/Outro).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará (UFC).
7BUHAMRA; ACOSTA, H. O. R.; Menezes, L. M. L.;MENEZES, L. M. L.. 2º Seminário do Pensamento Estratégico de Marketing. 2009. (Organização de evento/Outro).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Faculdade CDL; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará (UFC).
8BUHAMRA; ACOSTA, H. O. R.; Menezes, L. M. L.;MENEZES, L. M. L. et al. 3º Seminário do Pensamento Estratégico de Marketing. 2010. (Organização de evento/Outro).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Faculdade CDL; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará (UFC).
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas de comissões julgadorasParticipação em eventos

Participação em bancas de comissões julgadoras

Outras participações
1. MENEZES, Leonardo Mendes Lacerda de. III Competição de Planos de Negócios. 2008. Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: empreendedorismo; plano de negócios.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Membro da banca avaliadora dos Planos de Negócios apresentados pelos alunos da Graduação da FEAAC (evento classificatório para escolher a equipe que representou a UFC no Latin Moot Corp Competition 2009)..
2. MENEZES, Leonardo Mendes Lacerda de. Avaliação Técnica do Plano de Negócios da empresa PoliClay NanoTech. 2010. Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará.
Palavras-chave: empreendedorismo; plano de negócios; incubação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Avaliação realizada para o processo de seleção da incubadora PARTEC-NUTEC..
3. MENEZES, Leonardo Mendes Lacerda de. Avaliação Técnica do Plano de Negócios da empresa Inovagro Empreendimentos. 2010. Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará.
Palavras-chave: empreendedorismo; incubação; plano de negócios.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Avaliação realizada para o processo de seleção da incubadora PARTEC-NUTEC..
4. MENEZES, Leonardo Mendes Lacerda de. Avaliação Técnica do Plano de Negócios da empresa Ekipar Engenharia de Processos Químicos. 2010. Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará.
Palavras-chave: empreendedorismo; incubação; plano de negócios.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Avaliação realizada para o processo de seleção da incubadora PARTEC-NUTEC..

Participação em eventos
1. . 2008. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
2. OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O REFERENCIAL TEÓRICO E A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. 2008. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
3. Plano de negócios - Telenapse. 2008. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
4. Plano de negócios - Telenapse. 2008. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
5. Plano de negócios - Lavamix. 2008. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaDados complementares

Total
Produção bibliográfica18

Artigos publicados em periódicos2
Completos2
Trabalhos em eventos15
Completos15
Livros e capítulos1
Livros publicados ou organizados0
Capítulos de livros publicados1

Total
Produção técnica8

Demais tipos de produção técnica8



Total
Dados complementares9

Participação em bancas de comissões julgadoras4
Participação em eventos5
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 18/07/2019 - 23:41