Curriculum Vitae

Rachel Cassiano de Sousa

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalÁreas de atuação
IdiomasProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeRachel Cassiano de Sousa
Nome em citações bibliográficasSOUSA, R. C.
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Vila Oito Irmãos
Engenheiro Luciano Cavalcante
60810341 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34773000
URL da Homepage: www.unifor.br
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2009 - 2011 Mestrado profissionalizante em Saúde da Criança e do Adolescente.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: Reações e expectativas de mães em relação à surdez de seus filhos, Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Dafne Paiva Rodrigues.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2012 - 2013 Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptor. (Carga Horária: 440h).
Hospital Sírio-Libanês, SIRIO-LIBANÊS, Brasil.
Título: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE REFERENCIAIS METODOLÓGICOS NO ÂMBITO DA PRECEPTORIA DA RESIDÊNCIA MÉDICA EM PEDIATRIA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ. Ano de finalização: 2013.
Orientador: Anair Holanda Cavalcante.
2005 - 2007 Especialização em Motricidade Orofacial. (Carga Horária: 365h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: Alterações articulatórias e hábitos orais delétérios: um estudo de caso. Ano de finalização: 2007.
Orientador: Wilson Junior de Araujo Carvalho.
2001 - 2005 Graduação em Fonoaudiologia.
Título: A resolutividade das ações fonoaudiológicas em fonoaudiologia educacional.
Orientador: Wilson Júnior de Araújo Carvalho.
Voltar

Formação complementar
2021 - 2021 Extensão universitária em Aprimoramento em Linguagem. (Carga horária: 120h).
Fonoaudiocenter, FC, Brasil.
2021 - 2021Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD. (Carga horária: 6h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2020 - 2021 Extensão universitária em Multidimensionalidade e atualizações dos distúrbios da fluência. (Carga horária: 60h).
Fonotrade, FT, Brasil.
2019 - 2019Programa de desenvolvimento profissional em educação 2019. (Carga horária: 24h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Oficina Tecnologias Possíveis a EAD. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Programa de desenvolvimento profissional em educação. (Carga horária: 57h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017Programa de desenvolvimento profissional em educação. (Carga horária: 44h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Programa de desenvolvimento profissional em educação. (Carga horária: 90h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015Desenvolvimento de Gestores do CCS. (Carga horária: 112h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015MASP Metodologia de Análise e Solução de Problemas. (Carga horária: 15h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015Legislação e Procedimentos Acadêmicos. (Carga horária: 16h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014 Extensão universitária em Formação Docente em Pesquisa Quantitativa. (Carga horária: 100h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Ensinando e Aprendendo: os fundamentos da docência. (Carga horária: 120h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Iso 9001:2008. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013 Extensão universitária em Curso de Linguagem: teoria, avaliação e terapia. (Carga horária: 80h).
Portal Educação, PE, Brasil.
2013 - 2013Programa 9S. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2012 - 2012 Extensão universitária em I Curso de Formação de Tutores à Distância. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2011 - 2011Desenho de Curriculo Baseado em Competências. (Carga horária: 40h).
Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.
2006 - 2007Educação Especial x Escola para Todos. (Carga horária: 100h).
Homine Cursos, HC, Brasil.
2005 - 2005 Extensão universitária em Atualização Científica em Fonoaudiologia. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2004 - 2004 Extensão universitária em Atualização Científica em Fonoaudiologia. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2004 - 2004 Extensão universitária em Atualização Científica em Fonoaudiologia. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2004 - 2004Atualidades Terapêuticas em Voz. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2003 - 2003 Extensão universitária em Atualização Científica em Fonoaudiologia. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2003 - 2003Oficina de Comunicação Oral para estudantes de Fon. (Carga horária: 6h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2002 - 2002 Extensão universitária em Atualização Científica em Fonoaudiologia. (Carga horária: 17h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2002 - 2002 Extensão universitária em Diagnóstico Fonoaudiológico dos Distúrbios de Lgem. (Carga horária: 6h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2002 - 2002 Extensão universitária em Curso de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. (Carga horária: 25h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2001 - 2001 Extensão universitária em 11 Conferências sobre Fonoaudiologia. (Carga horária: 18h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2001 - 2001 Extensão universitária em Curso de Disfagia Orofaringea. (Carga horária: 21h).
SLF Estudos, SLF, Brasil.
2001 - 2001Fissuras Lábio-Palatinas. (Carga horária: 3h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2013 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Vínculo institucional
2013 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
06/2016 - 12/2016Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Comunicação e Deglutição I, Planejamento Profissional em Fonoaudiologia, Intervenção Fonoaudiológica II
02/2016 - 06/2016Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Comunicação e Deglutição II
08/2015 - 12/2015Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Fonoaudiologia Educacional
02/2015 - 06/2015Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Fonoaudiologia Educacional
08/2014 - 12/2014Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Universidade, Saúde e Sociedade, Fonoaudiologia Educacional
02/2014 - 06/2014Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Intervenção Fonoaudiológica II
Trabalho de Conclusão de Curso II
Universidade, Saúde e Sociedade
Introdução à Fonoaudiologia
08/2013 - 12/2013Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Intervenção Fonoaudiológica II
Trabalho de Conclusão de Curso I
Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil.
Vínculo institucional
2013 - 2013 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 24
Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.
Vínculo institucional
2012 - 2013 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pós Graduação, Carga horária: 40
Outras informaçõesCoordenação de Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS
Vínculo institucional
2012 - 2013 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Membro da Assessoria Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informaçõesMembro da Assessoria Pedagógica dos cursos de Especialização e Aperfeiçoamento em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS.
Atividades desenvolvidas: planejamento e elaboração/confecção do caderno do participante e do facilitador em cada unidade didática dos cursos; planejamento das estratégias educacionais ativas de aprendizagem; contato com profissionais (apoiadores temáticos) para a realização de exposições dialogadas.
Vínculo institucional
2012 - 2013 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Docente de cursos de Especialização e Aperfei, Carga horária: 40
Vínculo institucional
2012 - 2013 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Elaboração de material/módulo em EaD, Carga horária: 40
Outras informaçõesElaboração de Módulos na modalidade de Educação à Distância. Módulos elaborados:
Introdução à Gestão do SUS (concluído);
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Gestão em Saúde (em andamento);
Humanização e Trabalho em Equipes (em andamento)
Vínculo institucional
2011 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Docente/Facilitador, Carga horária: 20
Outras informaçõesDocente/Facilitadora do curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS.
Fábrica Estrela, FE, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga Ocupacional, Carga horária: 10
Creche Escola Espaço Ativo, CEEA, Brasil.
Vínculo institucional
2006 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Fonoaudiologa Educacional, Carga horária: 12
Prefeitura Municipal de Itapiuna, PMI, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2011 Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga Clínica, Carga horária: 40

Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
2. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão em Saúde.
3. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Voltar

Idiomas
Compreende Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Fala Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produtos tecnológicos
1.

SOUSA, R. C.. Cartilha - O que precisamos saber sobre audição?. 2011.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Familiares de surdos e profissionais da atenção básica; Disponibilidade: Restrita; Cidade: Fortaleza.

Demais tipos de produção técnica
1.

SOUSA, R. C.. A resolutividade das ações fonoaudiológicas em fonoaudiologia educacional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Fortaleza; Cidade: Ce; Evento: XI Encontro de Iniciação à Pesquisa; Inst. promotora/financiadora: UNIFOR.
2.

SOUSA, R. C.. CD- Rom como meio facilitador de aprendizagem na disciplina de fonoaudiologia educacional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Fortaleza; Cidade: Ce; Evento: V Encontro de Iniciação à Docência; Inst. promotora/financiadora: UNIFOR.
3.

SOUSA, R. C.. Infanticídio: uma revisão sistemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FortalezaCe; Evento: XV Semana Universitária; Inst. promotora/financiadora: UECE.
4. SOUSA, R. C.. Relatos de Experiências em Fonoaudiologia Educacional na Educação Especial e Inclusiva: avanços e dificuldades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Brasil; Cidade: Fortaleza; Evento: XI Oficina de Sensibilização para Docentes, Discentes e Profissionais que atuam na área da Fonoaudiologia Educacional; Inst. promotora/financiadora: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
5. SOUSA, R. C.. A atuação do profissional do curso de fonoaudiologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Colégio 21 de Abril; Cidade: Fortaleza; Evento: Feira das Profissões; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
6. SOUSA, R. C.; SAMPAIO, F. M. O.; ANTUNES, D. K. et al. Avaliação Curricular: validação das competências do curso de fonoaudiologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Av. Washington Soares, 3000; Cidade: Fortaleza; Evento: VII Encontro de Práticas Docentes da Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
7. SOUSA, R. C.. Concursos Públicos na Fonoaudiologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Atualização Científica de Fonoaudiologia; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
8SOUSA, R. C.; RODRIGUES, D. P.. O que precisamos saber sobre audição?. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Cartilha).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: www.uece.br/mpsca/index.php/arquivos/.../289-rachelcassianodesousa; Finalidade: Produto do Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente.
9

SOUSA, R. C.; SOUSA, R. C.. Módulo à Distância - Módulo I - Introdução à Gestão em Saúde no SUS - Especialização e Aperfeiçoamento. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://cedes.esp.ce.gov.br/ead/course/view.php?id=28; Finalidade: Módulo à distância do Projeto Qualificação de Gestores do SUS no Ceará.
10SOUSA, R. C.; Dulce Maria Lucena. Guia do Participante e Guia do Facilitador - Especialização - Módulo II - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde na Rede de Atenção. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Módulo II dos cursos de Especialização do Projeto Qualificação de Gestores do SUS no Ceará.
11SOUSA, R. C.; CAVALCANTI, C. C. E. S.. Guia do Participante e Guia do Facilitador - Especialização - Módulo III - Planejamento em Saúde. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Módulo III - Planejamento em Saúde.
12SOUSA, R. C.; Dulce Maria Lucena. Módulo à distância - Especialização - Metodologia da Pesquisa Aplicada à Gestão em Saúde. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://cedes.esp.ce.gov.br/ead/course/view.php?id=28; Finalidade: Módulo VII dos cursos de Especialização do projeto Qualificação de Gestores do SUS no Ceará.
13SOUSA, R. C.; RIBEIRO, L. L. S.. Guia do Participante e Guia do Facilitador - Aperfeiçoamento - Núcleo Temático I - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Guia do Participante do Aperfeiçoamento em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS.
14SOUSA, R. C.; RIBEIRO, L. L. S.; OLIVEIRA, J.. Guia do Participante e Guia do Facilitador - Aperfeiçoamento - Núcleo Temático II - Planejamento e Avaliação em Serviços de Saúde. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Guia do Participante do Nucleo Temático II do Aperfeiçoamento em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS.
15SOUSA, R. C.; RIBEIRO, L. L. S.. Guia do Participante e Guia do Facilitador - Aperfeiçoamento - Núcleo Temático III - Gestão Administrativa e Financeira do SUS. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Guia do Participante do Núcleo Temático III do curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS.
16SOUSA, R. C.; CAVALCANTI, C. C. E. S.; ROSA, H. et al. Guia do Participante e Guia do Facilitador - Especialização - Módulo IV - Gestão Administrativa, Orçamentária e Financeira. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Módulo IV dos cursos de Especialização do projeto Qualificação de Gestores do SUS no Ceará.
17SOUSA, R. C.. 11ª Jornada Internacional de Educação do Norte Nordeste. 2015. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Centro de Eventos do Estado do Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Conselho Regional de Fonoaudiologia 8ª Região.
18SOUSA, R. C.. Comissão Organizadora da II Feira de Profissões Unifor. 2015. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
19SOUSA, R. C.. Coordenadora da 11ª Jornada Internacional de Educação do Norte Nordeste. 2015. (Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Centro de Eventos do Ceará; Cidade: Foetaleza; Inst. promotora/financiadora: Conselho Regional de Fonoaudiologia - 8ª Região.

Orientações concluídas

Aperfeiçoamento/Especialização
1. Eriana Severino Sampaio. Promoção em Ação: O agente comunitário e saúde sensibilizando hipertensos para o autocuidado na microárea 332 da unidade de saúde floresta em Fortaleza. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS) - Escola de Saúde Pública do Ceará. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Palavras-chave: Agente Comunitário de Saúde, promoção da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Mayara Arraes Alencar. Intervenções em educação nutricional no ganho excessivo de peso em crianças e adolescentes de uma escola pública da cidade do crato-ce. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS) - Escola de Saúde Pública do Ceará. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Zilma Mendes Vieira. Saúde e prevenção nas escolas: uma proposta de fortalecimento de um grupo de adolescentes para multiplicar informações em saúde em uma escola de potengi-ce. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS) - Escola de Saúde Pública do Ceará. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Romeu Freire de Menezes. Padronização das atividades da farmácia do componente especializado da assistência farmacêutica (ceaf) do crato de acordo com o estabelecido pelo ceaf da 20ª cres. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS) - Escola de Saúde Pública do Ceará. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Deborah Elayna de Sousa Nogueira Leite. Implantação de grupos de educação em saúde para gestantes e puérperas no município de tarrafas-ce. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS) - Escola de Saúde Pública do Ceará. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Graduação
1. Antônia Aynara Facó Bernardino e Maria de Andrade Cruz. O conhecimento da família sobre as alterações na linguagem oral. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Geyza Pontes Andrade Costa. Distúrbio específico de linguagem em gêmeos: comparando as habilidades da linguagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Palavras-chave: linguagem oral; distúrbio específico de linguagem.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Jéssica Soares de Oliveira. Pós cirúrgico bariátrico: percepção familiar, do paciente e do fonoaudiólogo em relação à linguagem corporal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Palavras-chave: cirurgia bariátrica; linguagem corporal.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Francisca Lunara Peres Soares e Lilian Barbosa dos Santos. O conhecimento de professores em relação à linguagem oral e escrita. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Palavras-chave: linguagem oral e escrita.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Thaina Mendes Pelúcio. O conhecimento das mães quanto à importância da triagem precoce da perda auditiva para o desenvolvimento da linguagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Palavras-chave: audição infantil.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Juliana Santos de Sousa. Correlação entre os sintomas vocais e a avaliação perceptiva-auditiva vocal de pacientes disfônicos atendidos no setor de fonoaudiologia do Nami. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Sirlene Keila Sampaio de Andrade. A relação entre voz e qualidade de vida na percepção de professores do ensino fundamental I. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
8. Pamella Santos Lima. A relação entre voz e qualidade de vida na percepção de professores da educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
9. Antonia Andresa Gomes Macedo. A relação entre voz e qualidade de vida na percepção de professores do ensino médio do município de Quiterianópolis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
10. Jessyca Queiroz da Silva. O impacto de uma oficina de locução na articulação das palavras dos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da universidade de fortaleza. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
11. Cristiane Cosme Viana. Autopercepção vocal dos coralistas do coral da universidade de fortaleza. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
12. Joe Erick Lima de Souza. Caracterização do padrão de fala das crianças de quatro a doze anos de idade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
13. ANA KATHARINA F. LIMA E ANTONIA CAROLINA T. DA SILVA. Percepção dos discentes sobre a sua formação acadêmica em fonoaudiologia e saúde coletiva e em fonoaudiologia educacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
14. JOYCE MARQUES SILVA E LETÍCIA PINHO FRAGOSO. PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS SOBRE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR COM ÊNFASE EM DISFAGIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
15. LIZIANE MARINA DE OLIVEIRA E MIRIAN SARAIVA DE FREITAS. PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA FONOAUDIOLOGIA SOBRE A SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM VOZ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
16. ANA THAINÁ DE ANDRADE PESSOA E JOSÉ IVAN MIRANDA S. LIMA. COMUNICAÇÃO ORAL DOS PROFESSORES DE UM CURSO DE FONOAUDIOLOGIA EM AULAS SÍNCRONAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
17. MARISA MARIA B. DE OLIVEIRA E WERLISON DA SILVA FELISMINO. INTUBAÇÃO OROTRAQUEAL E SEQUELAS LARÍNGEAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rachel Cassiano de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventosOrientações em andamento

Participação em bancas examinadoras

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1. SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Flávia Dantas Carvalho. Modelos de avaliação fonoaudiológica da leitura e da escrita: contribuições sócio-interacionistas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Faculdade Sete de Stembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. ARRUDA, Carlos Andre Moura; BRASIL, Rafaela Noronha et al. Participação em banca de Ana Paula Afonso Augusto. Estratégia Saúde da Família como ferramenta na redução do desperdício de solicitações de exames laboratoriais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS) - Escola de Saúde Pública do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. NOGUEIRA, Ingrid Correia; QUEIROZ, Francisca Daniele de Sousa et al. Participação em banca de Rafaela Melo de Oliveira. Projeto de Implantação de um programa de reabilitação pré-operatório cardiopulmonar na unidade pediátrica de um hospital terciário da rede pública. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS) - Escola de Saúde Pública do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. QUEIROZ, Francisca Daniele de Sousa; PEREIRA, Maira et al. Participação em banca de Duilio Benicio e Silva Junior. Implementação de um sistema de normalização de materiais no almoxarifado odontológico da prefeitura municipal de Caucaia - Ceará. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS) - Escola de Saúde Pública do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. BEZERRA, Camilla Pontes; BRASIL, Eysler Gonçalves Maia et al. Participação em banca de Melissa Chaves Maia de Oliveira. Implantação de um instrumento de monitoramento e avaliação da qualidade dos dados do sistema de informação do pré-natal no município de São João do Jaguaribe - Ce. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS) - Escola de Saúde Pública do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. PALMEIRA, Charleston Teixeira; SOUZA, Izabella Santos Nogueira de et al. Participação em banca de Raiane de Paiva Palhano e Liana Aragão Cavalcante. Metodologias ativas como estratégias de ensino na disciplina de Saúde Coletiva da graduação em Fonoaudiologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. ANTUNES, Denise Klein; PINTO, Mercia Maria Araujo et al. Participação em banca de Naara Kedma Pinheiro Araujo. Caracterização da região nasal em crianças de 6 a 11 anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. BEZERRA, Francisca Magnolia Diogenes Holanda; FERREIRA, Juliana Mota et al. Participação em banca de Reginaldo de Almeida Sousa. Conhecimento da prevenção auditiva pelos funcionários das empresas adeptas e não adeptas ao programa de conservação auditiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. PINTO, Mercia Maria Araujo; ANTUNES, Denise Klein et al. Participação em banca de Raphaela Souza da Palma. Satisfação dos usuários do setor de reabilitação auditiva e de terapia fonoaudiológica do nami. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. PINTO, Mercia Maria Araujo; ANTUNES, Denise Klein et al. Participação em banca de Bernadete Florentino Silva. Percepção dos concludentes do curso de graduação em fonoaudiologia em relação ao mercado de trabalho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. PINTO, Mercia Maria Araujo; ANTUNES, Denise Klein et al. Participação em banca de Hector Fernando Teixeira Cézar Alves. Metodologias de ensino versus aprendizagem - percepção dos alunos do curso de fonoaudiologia da universidade de fortaleza. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. MELO, Vanessa Claudia Vasconcelos Pinto de; ANTUNES, Denise Klein et al. Participação em banca de Naiara Paixão Almeida Peixoto e Virna Sidrim Magalhães. Perfil fonológico em indivíduos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: estudo comparativo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. PALMEIRA, Charleston Teixeira; BARROSO, Lia Maria Brasil de Souza et al. Participação em banca de Karina Sampaio Rodrigues. Metodologias ativas como estratégia de ensino na disciplina de intervenção auditiva II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. PALMEIRA, Charleston Teixeira; BARROSO, Lia Maria Brasil de Souza et al. Participação em banca de Jessyka Pereira Maia. A aplicação de metodologias ativas na disciplina de intervenção fonoaudiológica II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. PALMEIRA, Charleston Teixeira; BARROSO, Lia Maria Brasil de Souza et al. Participação em banca de Daniela Martins Buchholz. Metodologias ativas como recurso de ensino no curso de graduação em fonoaudiologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. BARROSO, Lia Maria Brasil de Souza; ANTUNES, Denise Klein et al. Participação em banca de Antônia Amanda Souza Araújo e Maria Tatiana Coelho Cavalcant. Percepção familiar do comportamento lexical em crianças com desenvolvimento típico de linguagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. BARROSO, Lia Maria Brasil de Souza; MELO, Vanessa Claudia Vasconcelos Pinto de et al. Participação em banca de Marilia Gabriela Santos Bezerra. Percepção familiar do comportamento lexical em crianças com alterações da linguagem falada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. CAPISTRANO, Silvia de Fátima Santiago; SOUZA, Izabella Santos Nogueira de et al. Participação em banca de Micheline da Silva Albuquerque. Perfil dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço atendidos em um serviço de referência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. CAPISTRANO, Silvia de Fátima Santiago; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Carla Renata Marques Mendes. Conhecimento dos pais sobre a importância da triagem auditiva neonatal universal - tanu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. BARROSO, Lia Maria Brasil de Souza; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Andressa Holanda do Nascimento. Atuação fonoaudiológica na saúde materno infantil na cidade de Guaiuba - CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. PALMEIRA, Charleston Teixeira; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Maria Eunice de Oliveira Barbosa. Qualidade de vida em voz de professores universitários - uma revisão sistemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. BARROSO, Lia Maria Brasil de Souza; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Kalline dos Santos. Investigação da percepção dos pais das crianças autistas com relação ao tratamento fonoaudiológico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. SAMPAIO, Fernanda Monica de Oliveira; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Vitoria Castro Barrozo. Caracterização das habilidades auditivas em sujeitos com dificuldades de leitura e escrita. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. MELO, Vanessa Claudia Vasconcelos Pinto de; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Ramyro Fonseca da Silva. Conhecimento dos usuários de uma unidade de saúde mental de fortaleza sobre a atuação da fonoaudiologia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. PALMEIRA, Charleston Teixeira; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Jessica Rocha Silva. Dados anamnésticos de crianças com desvio fonológico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
21. SOUZA, Izabella Santos Nogueira de; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Nathalia Maria de Almeida Dantas. Perfil populacional dos pacientes com distúrbios da comunicação e deglutição adquiridos, atendidos no nami. 2019.
Referências adicionais: Brasil/Português.
22. ANTUNES, Denise Klein; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Natalia de Fátima Martins Alcino. Sintomas iniciais do câncer de cavidade oral autorreferidos por pacientes e a busca pelo cuidado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
23. QUEIROZ, Moises Andrade dos Santos de; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Carla Byatriz Portela Bonfim Soares. Caracterização dos distúrbios respiratórios do sono em crianças. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
24. MELO, Vanessa Claudia Vasconcelos Pinto de; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Ramyro Fonseca da Silva. Conhecimento sobre fonoaudiologia: uma revisão de literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
25. CARVALHO, Francisca Samara Teixeira; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Luana Monique Braga Souza. Caracterização das habilidades psicomotoras em crianças com dificuldade de aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
26. QUEIROZ, Moises Andrade dos Santos de; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Vitoria Castro Figueiredo. Apnéia obstrutiva do sono em indivíduos adultos eutróficos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
27. SAMPAIO, Fernanda Monica de Oliveira; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Bruna de Sousa Menezes. Luziana Cristine Albuquerque de Mato. Terapia fonoaudiológica em pacientes com fissura labiopalatina: uma revisão integrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
28. PALMEIRA, Charleston Teixeira; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Verônica Melo da Silva Lira. O impacto da telefonoaudiologia nos pacientes com fissura labiopalatina: percepção dos pais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
29. PINTO, Mercia Maria Araujo; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Leide Laura Sousa da Silva. Disfagias em pacientes com traumatismo craniano acometidos por acidentes automobilísticos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
30. PINTO, Mercia Maria Araujo; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Karina Costa da Silva. Orientações fonoaudiológicas para pacientes acometidos de disfagia mecânica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
31. PINTO, Mercia Maria Araujo; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Larissa Vasconcelos Ricarte. Orientações fonoaudiológicas para cantores sobre o uso da voz profissional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
32. ALMEIDA, Renata Parente de; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Liana Carvalho de Oliveira. Eu escuto, mas não entendo. O que devo fazer? Orientações à pacientes que serão submetidos ao exame do processamento auditivo central. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
33. PALMEIRA, Charleston Teixeira; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de João Gabriel Oliveira da Silva e Vitória Leticia G. dos Sant. Autopercepção vocal de pessoas transgênero atendidas em um serviço ambulatorial de Fortaleza. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
34. SOUSA, Juliana Santos de; SOUSA, Rachel Cassiano de. Participação em banca de Ana Paula Martins Buchholz. Comunicação alternativa como suporte comunicativo para o indívíduo com transtorno do espectro autista - revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. . 2002. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
2. . 2003. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
3. . 2015. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
4. . 2016. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
5. . 2004. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
6. . 2005. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
7. Promoção da Saúde. 2014. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
8. . 2001. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/.
9. . 2002. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/.
10. . 2010. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/.
11. . 2002. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
12. . 2003. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
13. . 2004. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
14. CD-ROM como meio facilitador de aprendizagem na disciplina de Fonoaudiologia Educacional. 2005. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
15. . 2010. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
16. Infanticídio: uma revisão sistemática. 2010. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
17. . 2010. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
18. . 2011. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
19. . 2013. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
20. Comissão de Ensino do SBFa - Teste Progresso. 2015. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.

Orientações em andamento

Aperfeiçoamento/Especialização
1. Zilma Mendes Brilhante. As dificuldades vivenciadas na implementação das ações de saúde do adolescente no município de Potengi - Ce.. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS) - Escola de Saúde Pública do Ceará. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. Deborah Elayna de Sousa Nogueira Leite. A baixa adesão de mulheres ao Programa de Prevenção de Câncer de Colo de Útero numa Unidade Básica de Saúde no município de Tarrafas- CE.. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS) - Escola de Saúde Pública do Ceará. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. Mayara Arraes Alencar. Ações de promoção de saúde com crianças desnutridas no programa saúde da escola. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no SUS) - Escola de Saúde Pública do Ceará. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.

Graduação
1. Francisca Lunara Peres Soares e Lilian Barbosa dos Santos. O conhecimento dos professores em relação à linguagem oral e escrita. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. Antônia Aynara Facó Bernardino e Maria de Andrade Cruz. O conhecimento das famílias sobre as alterações da linguagem oral. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. Thaina Mendes Pelúcio. O conhecimento das mães quanto à importância da triagem precoce da perda auditiva para o desenvolvimento da linguagem. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. Geyza Pontes Andrade Costa. Distúrbio específico de linguagem em gêmeos. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. Jéssica Soares de Oliveira. Percepção da linguagem corporal na perspectiva do paciente, da família e do fonoaudiólogo após cirurgia bariátrica. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. Aila Maria de Araújo Melo. A participação familiar na prematuridade e estimulação precoce. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica0


Total
Produção técnica20

Produtos tecnológicos1
Produtos tecnológicos sem registro ou patente1
Demais tipos de produção técnica19

Total
Orientações concluídas22

Aperfeiçoamento/Especialização 5
Graduação17


Total
Dados complementares68

Participação em bancas examinadoras39
Participação em eventos20
Orientações em andamento9
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 31/01/2024 - 16:12