Curriculum Vitae

Milena Reis Auip Barbosa

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalLinhas de pesquisaProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeMilena Reis Auip Barbosa
Nome em citações bibliográficasBARBOSA, Milena R. Auip
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Reitoria, Conselho de Centro do CCA.
Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34773190
URL da Homepage: www.unifor.br
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2016 - 2020 Doutorado em Administração de Empresas.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: UM ESTUDO SOBRE OS ANTECEDENTES QUE EXPLICAM A PERSISTÊNCIA ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO EM IES BRASILEIRAS, Ano de Obtenção: 2021.
Orientador: José Sarto Freire Castelo.
Palavras-chave: Persistência estudantil; Cocriação de valor; Engajamento estudantil; Motivação acadêmica; Renda Familiar.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação; Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial.
2004 - 2008 Mestrado profissionalizante em Gestão de Negocios Turísticos.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: O perfil dos bachareis em turismo na cidade de Fortaleza, Ano de Obtenção: .
Orientador: Keila Cristina Nicolau Mota.
Palavras-chave: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Educação Superior.
2010 - 2012 Especialização em MBA em Marketing. (Carga Horária: 432h).
Fundação Getúlio Vargas/ MRH, FGV/MRH, Brasil.
Título: Planejamento Estratégico. Ano de finalização: 2012.
Orientador: Luis Sá.
2000 - 2004 Graduação em Turismo.
Título: Os impactos sócio-culturais causados pelo turismo em Canoa Quebrada.
Orientador: Maria de Fátima Aguiar.
Voltar

Formação complementar
2021 - 2021Ambiente Moodle. (Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2021 - 2021ORIENTAÇÃO E TUTORIA EAD PARA DOCENTES. (Carga horária: 90h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Nautilus- Programa de Gestão de Aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Quíron- Gestão com Pessoas. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2018. (Carga horária: 65h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2017. (Carga horária: 49h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Formação Docente para EaD. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Nautilus- Programa de Gestão de Aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Introdução ao IBM SPSS Statistics. (Carga horária: 12h).
Data Mining and Statistical Solutions, DMSS, Brasil.
2016 - 2016Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2016. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015Programa De Desenvolvimento Profissional em Educação 2015. (Carga horária: 60h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015Liderança e Equipes de Alto Desempenho. (Carga horária: 8h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015Elaboração de Questões do IDEA. (Carga horária: 12h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013 Extensão universitária em Universidade de Fortaleza na direção do futuro. (Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013GMM- Global Meetings Management. (Carga horária: 60h).
Global Meetings Management, GMM, Brasil.
2012 - 2012 Extensão universitária em Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2012 - 2012Metodologia de Análise e Soluções de Problemas. (Carga horária: 9h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2008 - 2008REPASSE DE METODOLOGIA DO INVENTÁRIO DA OFERTA TUR. (Carga horária: 24h).
Ministerio de Turismo, MTE, Uruguai.
2006 - 2006Chefia e Liderança I. (Carga horária: 15h).
Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2005 - 2005Programa Em Excelencia de Gestão de Turismo e Even. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Tecnologia Empresarial, FTE, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2022 - Atual Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação dos cursos de Marketing, Carga horária: 40
Outras informaçõesCoordenadora dos cursos de Bacharelado em Marketing, Tecnólogo em Marketing e Tecnólogo em Marketing Digital
Vínculo institucional
2017 - Atual Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Vínculo institucional
2022 - 2022 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Núcleo de Inovação e Pesquisa, Carga horária: 8
Vínculo institucional
2014 - 2017 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coord do MBA em Gestão de Eventos e Entreteni, Carga horária: 10
Vínculo institucional
2012 - 2017 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40
Outras informaçõesCurso Superior de Tecnologia em Eventos.
Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Eventos
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação Tecnológica em Eventos.
NDE do Curso de Graduação Tecnológica em Eventos
Vínculo institucional
2012 - 2015 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40
Outras informaçõesCoordenadora dos cursos de Turismo, Turismo e Hotelaria.
Vínculo institucional
2008 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenadora dos curso de especialização, Carga horária: 8
Vínculo institucional
2006 - 2006 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: representante do corpo discente, Carga horária: 60
Outras informaçõesElaboração do Projeto Pedagogico do Curso de turismo 2006
Vínculo institucional
2006 - 2006 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: organização missão, Carga horária: 40
Outras informaçõesParticipante da organização da Missão Nacional de Brasilia do Curso de Turismo
Atividades
2024 - AtualAtividades de Participação em Projeto, Centro de Ciências da Comunicação e Gestão, .
Projetos de pesquisa
Disciplina G519- Projeto Executivo
2023 - AtualAtividades de Participação em Projeto, Conselho de Centro do CCG, .
Projetos de pesquisa
Disciplina G653 - PROGRAMA INTEGRADOR I
05/2022 - AtualPesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Linhas de pesquisa
Marketing Estratégico
Comportamento do Consumidor
2022 - AtualAtividades de Participação em Projeto, Conselho de Centro do CCG, .
Projetos de pesquisa
Disciplina G315 - GESTÃO DE EVENTOS
2022 - AtualAtividades de Participação em Projeto, Reitoria, Centro de Ciências da Comunicação e Gestão.
Projetos de pesquisa
Disciplina G447- Marketing de Relacionamento
Disciplina G494- Comunicação e Gestão
08/2021 - AtualEnsino, Administração, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Experiências de Gestão e Organizacional III
2021 - AtualAtividades de Participação em Projeto, Conselho de Centro do CCG, .
Projetos de pesquisa
Disciplina G439 - COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO
01/2013 - AtualConselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Centro do CCG, .
Cargo ou função
Membro Titular.
2022 - 2023Atividades de Participação em Projeto, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Projetos de pesquisa
Os antecedentes e moderadores da persistência estudantil: um estudo multicaso entre alunos de IES brasileiras e portuguesas
2022 - 2023Atividades de Participação em Projeto, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Projetos de pesquisa
A Influência do Marketing-Mix de Serviços na Persistência do Estudante no Ensino Superior
11/2018 - 09/2022Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .
Cargo ou função
Membro Titular - Representante do CCG.
02/2022 - 07/2022Direção e administração, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Cargo ou função
Coordenadora do Núcleo de Inovação e Pesquisa CCG.
02/2022 - 06/2022Ensino, Marketing, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Gestão de Eventos
01/2021 - 12/2021Ensino, Marketing, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Marketing de Relacionamento
01/2016 - 08/2021Direção e administração, Reitoria, Centro de Ciências da Comunicação e Gestão.
Cargo ou função
Coordenação Curso Superior de Tecnologia em Eventos.
08/2020 - 12/2020Ensino, Marketing, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Gestão de Comunicação Integrada de Marketing
08/2019 - 06/2020Ensino, Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Programa Integrador I
02/2019 - 06/2019Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Captação de Eventos
Programa Integrador III
08/2018 - 12/2018Ensino, Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Captação de Eventos
Programa Integrador IV
02/2018 - 06/2018Ensino, Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Programa Integrador I
2017 - 2018Atividades de Participação em Projeto, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Projetos de pesquisa
Inovações a Gestão do Patrimônio Cultural Cearense como foco no Desenvolvimento social e Sustentabilidade
2017 - 2018Atividades de Participação em Projeto, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .
Projetos de pesquisa
Desenvolvimento de um modelo de previsão da permanência dos alunos em IES privadas
12/2014 - 07/2017Direção e administração, Reitoria, Divisão de Pós-Graduação Lato-Sensu.
Cargo ou função
Coordenação do MBA em Gestão de Eventos e Entretenimento.
08/2016 - 12/2016Ensino, Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
captação de eventos
02/2015 - 09/2016Ensino, MBA em Gestão de Eventos e Entretenimento, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Mercado e o Profissional de Eventos
02/2016 - 06/2016Ensino, Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Captação de Eventos
08/2015 - 12/2015Ensino, Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Captação de Eventos
02/2013 - 12/2015Direção e administração, Reitoria, Centro de Ciências da Comunicação e Gestão.
Cargo ou função
Coordenação Bacharelado em Turismo e Turismo e Hotelaria.
02/2015 - 06/2015Ensino, Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Captação de Eventos
08/2014 - 12/2014Ensino, Curso Superior em Tecnologia em Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Captação de Eventos
02/2014 - 06/2014Ensino, Curso Superior em Tecnologia em Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Captação de Eventos
08/2013 - 12/2013Ensino, Curso Superior em Tecnologia em Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Captação de Eventos
08/2012 - 02/2013Direção e administração, Reitoria, Centro de Ciências da Comunicação e Gestão.
Cargo ou função
Coordenação Curso de Turismo e Turismo e Hotelaria.
02/2012 - 06/2012Ensino, Curso Superior em Tecnologia em Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Programa Integrador I
5/2006 - 7/2006Extensão universitária , Universidade de Fortaleza, .
Atividade de extensão realizada
Missão técnica nacional para Brasilia: Conhecendo os poderes.
1/2006 - 2/2006Atividades de Participação em Projeto, Universidade de Fortaleza, .
Projetos de pesquisa
Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Turismo 2006
Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, SEDET, Brasil.
Vínculo institucional
2021 - 2022 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Regional, Carga horária: 8
Outras informaçõesAcompanhamento e orientação a equipes desenvolvedoras de produtos tecnológicos na área do turismo
Atividades
06/2021 - 02/2022Pesquisa e desenvolvimento , Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, .
Linhas de pesquisa
Pesquisadora Regional no cluster de Turismo
2021 - 2022Atividades de Participação em Projeto, Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, .
Projetos de pesquisa
Cluster Econômicos de Inovação
Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2011 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informaçõesProfessora do curso de MBA em Gestão de Eventos das disciplinas de planejamento e organização de eventos e captação de eventos e patrocínio, nas turmas 01, 02 e 03.
Escola Virtual dos Meios de Hospedagem, EVMH, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2011 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informaçõesTutora - Projeto Bem Receber Copa do Ministério do Turismo
Vínculo institucional
2010 - 2010 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informaçõesTutora do Curso Governança- Projeto Bem Receber Copa do Ministério do Turismo
Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, CRCVB, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2010 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Novos Negócios, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Faculdade Evolutivo, FACE, Brasil.
Vínculo institucional
2008 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informaçõesProfessora das disciplinas de Hotelaria e Meios de Hospedagem e Organização de Eventos
Atividades
01/2008 - 09/2009Ensino, Bacharelado em Turismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Hotelaria e Meios de Hospedagem
Planejamento de Eventos
Fortaleza Convention & Visitors Bureau, FC&VB, Brasil.
Vínculo institucional
2010 - 2014 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de projetos, Carga horária: 20
Vínculo institucional
2008 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Gerente Operacional, Carga horária: 40
Vínculo institucional
2005 - 2007 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Atendimento, Carga horária: 40
Vínculo institucional
2004 - 2005 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária em Projetos, Carga horária: 20
Atividades
01/2006 - 03/2007Treinamentos ministrados , Fortaleza Convention & Visitors Bureau, .
Treinamentos ministrados
Captação de Eventos
Marketing de Relacionamento
Qualidade no Atendimento e na Prestação de Serviços Turísticos
09/2005 - 03/2007Direção e administração, Fortaleza Convention & Visitors Bureau, .
Cargo ou função
Gerente de Atendimento.
01/2004 - 08/2005Estágios , Fortaleza Convention & Visitors Bureau, .
Estágio realizado
Projetos.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2011 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 60
Outras informaçõesProfessora do Curso Técnico em Eventos na disciplina de Marketing e Vendas aplicadas a eventos.
Vínculo institucional
2008 - 2008 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 8
Outras informaçõesProf. da disciplina de Captação de Evento do Curso Técnico em Eventos
Atividades
02/2008 - 04/2008Ensino, Técnico em Eventos, Nível: Aperfeiçoamento.
Disciplinas ministradas
Captação de Eventos
Expansão Consultoria e Eventos, ECE, Brasil.
Vínculo institucional
2008 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
02/2008 - 04/2008Treinamentos ministrados , Expansão Consultoria e Eventos, .
Treinamentos ministrados
Noções Básicas do Turismo
Faculdade Ateneu, FATE, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2008 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
09/2007 - 02/2008Ensino, Gestão de Empreendimentos Turísticos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Planejamento e Organização de Eventos
Oficina de Eventos, OE, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2007 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico Corporativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
05/2007 - 09/2007Serviços técnicos especializados , Oficina de Eventos, .
Serviço realizado
Captação de Clientes, Captação de Eventos e Organização de Eventos.
Instituto de Pós Graduação, IPG, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2007 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informaçõesProfessora do curso de Pós Graduação em Gestão Hoteleira e Eventos Turísticos na disciplina de Captação de Eventos
Atividades
04/2007 - 09/2007Ensino, MBA em Gestão Hoteleira e Eventos Turísticos, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Captação em Eventos
Gestão de Empresas de Eventos
Maximum Operadora, STB, Brasil.
Vínculo institucional
2001 - 2003 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consultora de Viagem, Carga horária: 44
Atividades
12/2001 - 12/2003Serviços técnicos especializados , Maximum Operadora, .
Serviço realizado
Consultora de viagem.
Transbrasil, TRANSBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional
2001 - 2001 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Emissora de Bilhete, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
3/2001 - 12/2001Estágios , Transbrasil, .
Estágio realizado
Emissora de Bilhete.
Fundação de Cultura Esporte e Turismo, FUNCET, Brasil.
Vínculo institucional
2000 - 2000 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Informante Turistico, Carga horária: 20
Atividades
5/2000 - 12/2000Estágios , Fundação de Cultura Esporte e Turismo, .
Estágio realizado
Informante Turístico.

Voltar

Linhas de Pesquisa
1. Marketing Estratégico
2. Comportamento do Consumidor
3. Pesquisadora Regional no cluster de Turismo
Voltar

Projetos de Pesquisa
2006 - 2006Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Turismo 2006
Descrição: Colaboradora da elaboração do projeto pedagógico do Curso de Turismo da Universidade de Fortaleza.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Especialização ( 3) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 1) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Integrante / Indira Guedes Guimaraes - Coordenador / Tathiana Braga Tavares - Integrante / Maria de Fátima Aguiar - Integrante / Karol Monteiro Mota - Integrante / Juliana Soares Gurgel - Integrante / Juliano Maciel Pessoa - Integrante / Taciana Maria Borba de Farias - Integrante / Gervan Santos Azevedo de Menezes - Integrante.
.
2017 - 2018Inovações a Gestão do Patrimônio Cultural Cearense como foco no Desenvolvimento social e Sustentabilidade
Descrição: A área da cultura cresceu em relevância em face das atuais questões que envolvem a ideia de desenvolvimento global. Em função da crescente participação de bens culturais, serviços e propriedade intelectual no comércio mundial, bem como a ameaças às diversidades e identidades culturais associadas à globalização contemporânea, a valorização e preservação dos bens culturais têm se tornado cada vez mais importantes para o desenvolvimento, em termos econômicos e sociais, de comunidades e países. Além disso, existe uma crescente conscientização de que a proteção e promoção da diversidade cultural são vitais para direitos humanos universais e liberdades fundamentais. De maneira análoga, também se torna cada vez mais importante além de garantir a proteção da diversidade ecológica e genética e da preservação dos recursos e paisagens naturais. Este ponto de vista baseia-se na visão de que o desenvolvimento sustentável é apenas possível se houver harmonia e alinhamento entre os objetivos da diversidade cultural e da equidade social, responsabilidade ambiental e viabilidade econômica.
A ideia de patrimônio compreende o conjunto de itens ? materiais ou imateriais, artificiais ou naturais ? que têm valor reconhecido em razão de sua ligação com a cultura ou com as condições vivenciais de grupos humanos específicos, ou da humanidade como um todo. Seja porque o patrimônio é algo raro, valioso e precioso, ou porque é onipresente para as sociedades pós-industriais e até industrializadas e em desenvolvimento (Harrisson, 2013; Lowenthal, 1996), a gestão do patrimônio é uma preocupação para muitos campos acadêmicos. As últimas décadas foram marcadas por contribuições substanciais para o tema provenientes da arqueologia pública (Carman, 2012), museologia (Graham, Gregory, Ashworth, Tunbridge, 2005), estudos de turismo e lazer (Millar; 1989; Moscardo, 1996) além de outras ciências sociais, como a geografia e a economia (Graham; Ashworth; Tunbridge, 2000; Navrud; Ready, 2002). Conforme estabelecido na Carta para a Proteção e Gestão do Patrimônio Arqueológico (ICOMOS, 1990: 1), ?a proteção do patrimônio não pode se basear apenas na aplicação de técnicas arqueológicas?, o que abre a possibilidade de uma colaboração efetiva entre profissionais de muitas disciplinas. Além disso, a gestão do patrimônio também exige a atuação de formuladores de políticas que incorporem a cooperação entre autoridades governamentais, pesquisadores acadêmicos, empresas privadas ou públicas e o público em geral.
As mudanças rápidas nas sociedades modernas tardias, resumidas por Harrisson (2013: 4), criaram a urgência de preservar o ?passado?, ou pelo menos os objetos, estruturas e modos de vida que nos vieram desse passado e que são vulneráveis, visto que possam ser enquadrados em um contexto de risco (Beck, 1992). A preservação do patrimônio, as formas de celebração e de valorização não são o que costumavam ser - e eles nunca mais podem ser o que eram antes. As dualidades tradicionais de tangíveis e intangíveis, culturais e naturais, passadas e presentes, autênticas e não autênticas, públicas e privadas tornam-se cada vez mais turvas - criando categorias de significado novos e ainda não identificados enquanto sistemas de valores em mudança. Diante desse cenário de mudanças, questiona-se então o que deve ser a prática da gestão do patrimônio cultural?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Integrante / Karol Monteiro Mota - Integrante / Cristiane Buhamra Abreu - Integrante / Marina Dantas de Figueiredo - Coordenador / Jose Clerton de Oliveira Martins - Integrante.
Finaciador(es): Universidade de Fortaleza - Auxílio finaceiro.
Número de produções C, T & A: 1.
2017 - 2018Desenvolvimento de um modelo de previsão da permanência dos alunos em IES privadas
Descrição: O objetivo geral do trabalho será o de desenvolver um modelo de previsão da permanência dos alunos em IES privadas, a partir da utilização de indicadores antecedentes relacionados que reflitam o seu comportamento em um dado semestre. Pretende-se obter probabilidades de ocorrerem eventos do tipo: abandono, transferência ou permanência dos alunos no semestre seguinte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador / Heber José de Moura - Integrante / José Landsberg Costa Lima Filho - Integrante / Sarah Ingrid Oliveira de Lima - Integrante.
.
2022 - 2023Os antecedentes e moderadores da persistência estudantil: um estudo multicaso entre alunos de IES brasileiras e portuguesas
Descrição: O setor da educação superior cresceu no séc. XXI e sofreu grandes transformações, tornando- o dinâmico e complexo, com uma grande diversidade de cursos e modalidades de ensino e um aumento no número de instituições. Assim, pesquisar a persistência estudantil é fundamental para a sustentabilidade da instituição, além de ser entendida como uma manifestação do estudante quanto à sua motivação para continuar na instituição de ensino superior, trazendo informações para que o gestor da educação superior possa tomar as decisões certas. A fim de explorar a persistência, foi desenvolvido o modelo de Antecedentes da Persistência Estudantil, com o enfoque positivo e a visão individual que motivou a seguinte pergunta norteadora: Quais os antecedentes que explicam a persistência estudantil em uma Instituições de Ensino Superior públicas e privadas brasileiras e portuguesas e quais os efeitos de moderação da renda familiar nessas relações? Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo é analisar os antecedentes e moderadores da persistência estudantil entre alunos de IES brasileiras e portuguesas. A fim de responder este questionamento e atingir o objetivo será realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa por meio de um estudo de multicaso. Para a execução desta etapa quantitativa da pesquisa, será adotada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais com uso do AMOS V.27 para análise de multigrupos das instituições públicas e privadas do Brasil e Portugal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado ( 1) .
Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Integrante / Karol Monteiro Mota - Integrante / José Sarto Freire Castelo - Coordenador / Josimar Souza Costa - Integrante / Danielle Batistas Coimbra - Integrante / Claudio Azevedo Peixoto Junior - Integrante.
Finaciador(es): Universidade de Fortaleza - Auxílio finaceiro.
Número de produções C, T & A: 3.
2023 - AtualDisciplina G653 - PROGRAMA INTEGRADOR I
Descrição: Desenvolvimento de produtos. Gestão e criação de novos produtos. Gestão de portfólio de produtos. Pesquisa de mercado para novos produtos..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação ( 30) .
Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador / Renata Regueira - Integrante.
.
2022 - AtualDisciplina G315 - GESTÃO DE EVENTOS
Descrição: Eventos e promoção. Ideação e prototipação. Produção. Pós-produção..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação ( 50) .
Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador.
.
2022 - 2023A Influência do Marketing-Mix de Serviços na Persistência do Estudante no Ensino Superior
Descrição: Abordar a persistência estudantil no ensino superior, na segunda década do séc. XXVI, é entender o que faz o estudante permanecer na instituição de ensino superior, e ainda mais consumir um serviço desenvolvido ainda no séc. XIX aqui no Brasil. O cenário da educação superior sofreu grandes transformações, desde então e a partir do séc. XXI iniciou uma desenfreada competição entre o grande número de instituições, tanto públicas quanto privadas, e cursos. O governo investiu no aumento de instituições públicas, mas é no meio privado que o setor da educação superior tem um aumento considerável em números de IES (BERGAMO; FARAH; GIULIANI, 2007). Cislagui (2008), analisa que o aumento na oferta gerou dois resultados evidentes e previsíveis: que é a oferta de cursos de baixa ou nenhuma qualidade, e o aumento da concorrência entre as IES brasileiras. Para entender o cenário do setor da educação superior e aplicar estratégias a fim de alcançar uma posição de destaque é fundamental conhecer profundamente o consumidor, ou seja, o perfil do estudante e a relação entre organização e cliente, que segundo Kotler et al (2017) as relações se modificaram para uma realidade na qual as forças horizontais, inclusivas e sociais se sobrepõem às verticais, exclusivas e individuais, e as comunidades de consumidores tornaram-se cada vez mais fortes, compartilhando histórias sobre suas experiências, sejam elas boas ou ruins.Com a dinâmica desse mercado, o marketing assumiu a função de identificar, desenvolver e assegurar as relações com os consumidores. É importante considerar que nos estudos organizacionais, sob o ponto de vista da competitividade, o marketing é um fenômeno que leva as organizações a refletir as maneiras pelas quais elas conduzem seus negócios, seus posicionamentos e estratégias frente ao mercado (DEMO et al., 2015).Diante do atual cenário de competitividade do setor de serviços no Brasil e no mundo, cada vez mais as empresas têm se preocupado com a satisfação dos seus clientes e pelos processos de relacionamento duradouros que garantem a sobrevivência das empresas, como se apresenta no marketing 3.0 e 4.0. Dentro dessa perspectiva, a abordagem do marketing de relacionamento vem sendo determinante para a retenção de clientes no âmbito dos mais diversos tipos de empresas. No setor educacional de ensino superior, a perspectiva do marketing 4.0, principalmente durante e após a pandemia, tem se tornado cada vez mais presente neste ambiente, onde o serviço (aula) é prestado de forma onipresente, ou seja, através de vários canais, e aqueles estudantes que não acreditavam nessa forma de ensino, tiveram que se adaptar a esta realidade, que com a vinda da normalidade esta perspectiva estará ainda mais em alta nesse ambiente. O que não é diferente no cenário das Instituições de Ensino Superior (IES), que precisam aplicar seus esforços cada vez mais em atividades de marketing, e isso não sendo somente em períodos determinados de captação de novos alunos e sim trabalhando durante o ano todo em ações de captação e também no relacionamento com os próprios estudantes já matriculados. Barreto, Crescitelli e Figueiredo (2015) afirmam que trabalhar o marketing de relacionamento surge para trazer ao mercado uma alternativa de desenvolvimento de valor superior por meio do entendimento das necessidades do cliente e da oferta de produtos e serviços adequados a cada um deles..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) .
Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador / BÁRBARA DE ALENCAR ARRAES - Integrante.
.
2022 - AtualDisciplina G447- Marketing de Relacionamento
Descrição: Evolução do marketing de relacionamento. Relacionamento e o mercado consumidor. Dimensões para avaliação de relacionamento. Tecnologias voltadas para o relacionamento..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação ( 50) .
Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador.
.
2022 - AtualDisciplina G494- Comunicação e Gestão
Descrição: Conceitos de comunicação integrada. Briefing. O mix da comunicação integrada. O plano de comunicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação ( 50) .
Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador.
.
2024 - AtualDisciplina G519- Projeto Executivo
Descrição: Identificação e definição do problema. Desenvolvimento e planejamento. Conclusão e implementação. Desenvolvimento de relatório técnico ou científico..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador / Josimar Souza Costa - Integrante.
.
2021 - AtualDisciplina G439 - COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO
Descrição: Conceitos de comunicação integrada. Briefing. O mix da comunicação integrada. O plano de comunicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação ( 50) .
Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador / Jeimes Aquino de Alencar - Integrante.
.
2021 - 2022Cluster Econômicos de Inovação
Descrição: O Programa Corredores Digitais, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), une-se ao Programa Clusters Econômicos de Inovação, com objetivo de aumentar a competitividade das empresas e maior desenvolvimento econômico das macrorregiões do Estado do Ceará.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador / Ana Augusta Freitas - Integrante / Samuel Façanha - Integrante.
.
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos / Especialidade: Promoção.
2. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Agencia de Viagem / Especialidade: Consultora de Viagem.
3. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos.
Voltar

Idiomas
Compreende Inglês (Razoavelmente).
Fala Inglês (Razoavelmente).
Inglês (Razoavelmente).
Escreve Inglês (Razoavelmente).
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. BARBOSA, Milena R. Auip; LINHARES, Bibiane. Autonomia e Educação: Principios para a Formação de um Empreendedor. In: Mundo Unifor: Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, 2006, Fortaleza. XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2006. v. 1. p. 27-27.
Palavras-chave: Educação; Empreendedorismo.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISSN/ISBN: E56e.
2. BARBOSA, Milena R. Auip; GONÇALVES, Andrea. Convention & Visitors Bureaux: Promoção para destinos Turisticos. In: Mundo Unifor: Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, 2006, Fortaleza. VI Encontro de Pós Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2006. v. I. p. 1-131.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
3. COSTA, M. P.; BARBOSA, Milena R. Auip; MOTA, Karol Monteiro. Herbalife: um case de sucesso em eventos promocionais. In: XV Encontro de Pos Graduação e Pesquisa, 2015, Fortaleza. XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa, 2015.
Palavras-chave: Eventos; Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.unifor.br|encontros]; ISSN/ISBN: 1808-8457.
4. MOTA, Karol Monteiro; BARBOSA, Milena R. Auip; SOUZA, M. G.. Interdisciplinaridade nos programas integradores da Graduação Executiva em Eventos: Proposta, Desafios e Conquistas. In: VII Encontro de Práticas Docentes, 2015, Fortaleza. VII Encontro de Práticas Docentes, 2015.
Palavras-chave: Eventos; Educação; Programa Integrador.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.unifor.br|encontros]; ISSN/ISBN: 2179-4332.
5. SOUZA, M. G.; BARBOSA, Milena R. Auip; MOTA, Karol Monteiro. O Desenvolvimento de competências na formação do tecnólogo em eventos vivências no programa integrador. In: VII Encontro de Práticas Docentes, 2015, Fortaleza. VII Encontro de Práticas Docentes, 2015.
Palavras-chave: Educação; Eventos.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.unifor.br|encontros]; ISSN/ISBN: 2179-4332.
6. BARBOSA, Milena R. Auip; SOUZA, M. G.; MOTA, Karol Monteiro. Panorama da evasão na Graduação Executiva em Eventos da Unifor: Aspectos Gerais das Causas e Soluções. In: VII Encontro de Práticas Docentes, 2015, Fortaleza. VII Encontro de Práticas DocentesI, 2015.
Palavras-chave: Educação; Eventos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.unifor.br|encontros]; ISSN/ISBN: 2179-4332.
7. BARBOSA, Milena R. Auip; SOUZA, M. G.; MOTA, Karol Monteiro et al. Programa Integrador e Competências Sociemocionais: um olhar sobre formação do tecnológo em eventos. In: 2 Bem-Vindo: Hospitalidade- A Arte do Bem Receber, 2015, Fortaleza. 2 Bem-Vindo: Hospitalidade- A Arte do Bem Receber, 2015.
Palavras-chave: Programa Integrador; Educação; Eventos.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.unifor.br|bemvindo]
8. BARBOSA, Milena R. Auip; CASTELO, J. S. F.; COSTA, J. S.. OS ANTECEDENTES QUE EXPLICAM A PERSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM TEMPOS DE COVID-19: ESTUDO DE CASO EM IES PÚBLICA. In: XXIV Seminário em Administração - SEmead 2021, 2021, são paulo. SEmead 2021, 2021.
Palavras-chave: Persistência estudantil; Cocriação de valor; Engajamento estudantil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://semead.com.br/24/anais-eletronicos/]
9. BARBOSA, Milena R. Auip; CASTELO, J. S. F.; COSTA, J. S.. UM ESTUDO SOBRE OS ANTECEDENTES QUE EXPLICAM A PERSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM TEMPOS DE COVID-19: ESTUDO DE CASO EM IES PRIVADA. In: XXIV Seminário em Administração - SEmead 2021, 2021, São Paulo. SEmead 2021, 2021.
Palavras-chave: Persistência estudantil; Cocriação de valor; Engajamento estudantil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://semead.com.br/24/anais-eletronicos/]
10. BARBOSA, Milena R. Auip; CASTELO, J. S. F.; COSTA, J. S.. O MODELO DE PERSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM TEMPOS DE COVID-19: ESTUDO DE CASO EM IES PÚBLICA. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE VAREJO E CONSUMO- CLAV 2021, 2021, São Paulo. Clav 2021, 2021.
Palavras-chave: Persistência estudantil; Cocriação de valor; Engajamento estudantil; Motivação acadêmica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://clav.fgv.br/]
11. VIANA, T. N.; COSTA, J. S.; MAIA, A. B. G. R. et al. GESTÃO DE CUSTOS EM SERVIÇOS HOSPITALARES: CASO DE HOSPITAL PRIVADO NO CEARÁ DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, ENTRE 2020-2021. In: XLVI Encontro da ANPAD, 2022, São Paulo. XLVI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2022, 2022.
Palavras-chave: Gestão de custos; Serviços Hospitalares; Modelo de custeio; COVID-19.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades auxiliares dos serviços financeiros, seguros, previdência complementar e planos de saúde.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://http://anpad.com.br/uploads/articles/120/approved/36165c62f7b7df72863d470d73302627.pdf]; ISSN/ISBN: 2177-2576.
12. BARBOSA, Milena R. Auip. Value Co-Creation and Engagement in Higher Education Institutions. In: CIMAR- Center for International Business Educationb & Research, 2023, FORTALEZA. CIMAR 2023, 2023.
Palavras-chave: Cocriação de valor; Engajamento estudantil; Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://www.cimar2023.com/]
13. CARVALHO, T. M. X. B.; COSTA, V. M.; BARBOSA, Milena R. Auip et al. ESTUDO SOBRE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DOS ALUNOS CEBAS NO CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E GESTÃO (CCG) DA UNIFOR 2023. In: Encontro de Práticas Docentes, 2023, FORTALEZA. ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, 2023.
Palavras-chave: APRENDIZAGEM; ALUNOS CEBAS; UNIFOR.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://unifor.br/web/pesquisa-inovacao/encontro-de-praticas-docentes]
14. CABRAL, E. M.; BARBOSA, Milena R. Auip. COMO ANDA SEU PERFIL NAS REDES? UMAS EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO NA PRÁTICA DE UMA DISCIPLINA EM EAD. In: Encontro de Práticas Docentes, 2023, FORTALEZA. ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, 2023.
Palavras-chave: Educação a Distancia; Experiência; Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://unifor.br/web/pesquisa-inovacao/encontro-de-praticas-docentes]
15. SOUZA, L. L. F.; XAVIER, P.; BARBOSA, Milena R. Auip. Sustainable Consumption: Understanding Pro-Environmental Behavior Intention. In: Consortium for International Marketing Research (CIMaR), 2024, Gävle, Sweden. CIMAR 2024, 2024.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Sustainable Consumption; Behavior Intention.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://old.hig.se/Ext/En/University-of-Gavle/About-the-University/Evenemang/Konferenser/CIMaR-2024]

Capítulos de livros publicados
1.

ABREU, C. B.; GUIMARAES, Indira Guedes; Mesquita, Alekssandre Berlamino et al. Convention & Visitors Bureaux e seu papel para o desenvolvimento do turismo de eventos. In: Cristiane Buhamra; Indira Guimarães; Alekssandre Mesquita; Aline Pitombeira; Ana Maria Xavier; Andréa Gonçalves; Claudia Leitão; Gervan Menezes; Juliano Pessoa; Taciana Farias. (Org.). Turismo de Eventos: ferramenta de desenvolvimento de um destino. 01 ed. Fortaleza, 2007, v. 01, p. 15-24.
Palavras-chave: Eventos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outros.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 01; ISBN: 9788598259055.

Textos em jornais de notícias/revistas
1. BARBOSA, Milena R. Auip. Unifor prepara mão de obra para o mercado. Unifor prepara mão de obra para o mercado, Fortaleza, 06 dez. 2012.
Palavras-chave: Educação; Eventos.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1211006; Data de publicação: 06/12/2012.

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1. BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes; CAVALCANTE, Marina Farias et al. Roteiro Fortaleza a Pé. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Convenções do Estado do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: 2º Seminário Brasileiro de Governabilidade Participativa das Cidas- Cidades que se planejam 2005; Inst. promotora/financiadora: Planefor.
2. BARBOSA, Milena R. Auip. ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO DE EVENTOS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FACULDADE EVOLUTIVO; Cidade: FORTALEZA; Evento: PALESTRA; Inst. promotora/financiadora: FACULDADE EVOLUTIVO.
3. BARBOSA, Milena R. Auip. AS ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇAO DE EVENTOS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ; Cidade: FORTALEZA; Evento: PALESTRA; Inst. promotora/financiadora: FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ.
4.

BARBOSA, Milena R. Auip. O PERFIL DOS BACHARÉIS EM TURISMO DA CIDADE DE FORTALEZA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: FORTALEZA; Evento: PALESTRA; Inst. promotora/financiadora: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA.
5. MELLO, S. L.; BARBOSA, Milena R. Auip; FELIX, G. R.. O Programa Integrador do Curso Tecnológico em Eventos: as competências e o papel do agente formador como diferenciais competitivos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Educação.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: IV Encontro de Práticas Docentes da Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
6. BARBOSA, Milena R. Auip. O IMPACTO DOS EVENTOS NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Eventos; Economia; gestão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades esportivas e de recreação e lazer.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Eventos do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: Eventos Brasil 2019; Inst. promotora/financiadora: ABEOC.
7. BARBOSA, Milena R. Auip. TRABALHO, CARREIRA, FORMAÇÃO E OS PROFISSIONAIS DO FUTURO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Eventos; Cidade: Fortaleza; Evento: Eventos Brasil 2019; Inst. promotora/financiadora: ABEOC.
8. GURGEL, A. P.; TELES, C. J.; CAMARA, E. et al. Quais são as oportunidades de Empregabilidade do Profissional de Eventos?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Palavras-chave: Eventos; Empregabilidade; Desenvolvimento Profissional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Youtube; Cidade: Fortaleza; Evento: Recepcionar 2020; Inst. promotora/financiadora: W10 Produções e Eventos.
9BARBOSA, Milena R. Auip; TAVARES, Tathiana Braga. Recepcionista de Eventos. 2005. .
Palavras-chave: Eventos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Organizador; Duração do evento: 4; Local: Centro de Convenções; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO.
10

BARBOSA, Milena R. Auip. Seminário: Captação de Eventos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 6; Local: Rua Barbosa de Freitas, nº 1455, Aldeota; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Faculdade Ateneu.
11BARBOSA, Milena R. Auip; Mesquita, Alekssandre Berlamino. Captação e Organização de Eventos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas; Tipo de participação: Organizador; Duração do evento: 8; Local: Campus da Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
12BARBOSA, Milena R. Auip. Noções Básicas de Turismo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Local: FLATED; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Expansão Gestão em Educação e Eventos.
13BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes; CAVALCANTE, Marina Farias et al. Captação de Eventos. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para treinamento).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Treinamento.
14BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes; CAVALCANTE, Marina Farias et al. Gestão de Pessoas e Comunicação. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para treinamento).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Treinamento.
15BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes; CAVALCANTE, Marina Farias et al. Inglês e Espanhol para atendimento e prestação de servições turísticos. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para treinamento).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Treinamento.
16BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes; CAVALCANTE, Marina Farias et al. Liderança. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para treinamento).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Treinamento.
17BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes; CAVALCANTE, Marina Farias et al. Marketing de Relacionamento. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para treinamento).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Treinamento.
18BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes; CAVALCANTE, Marina Farias et al. Qualidade no atendimento e na prestação de serviços turísticos. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para treinamento).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Treinamento.
19BARBOSA, Milena R. Auip. Manual do aluno- Programa Integrador I. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilaparatreinamento).
Palavras-chave: Eventos; Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Apresentar as aulas do semestre para o aluno.
20FELIX, G. R.; BARBOSA, Milena R. Auip. Manual do Aluno- Programa Integrador II. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostilaparatreinamento).
Palavras-chave: Eventos; Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Apresentar as aulas do semestre para o aluno.
21BARBOSA, Milena R. Auip. Manual do Aluno- Captação de Eventos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilaparatreinamento).
Palavras-chave: Eventos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: https://uol.unifor.br/oul/Inicio.do#grad; Finalidade: plano de ensino para os alunos do curso tecnológicos em eventos.
22BARBOSA, Milena R. Auip. Manual do Aluno- Captação de Eventos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilaparatreinamento).
Palavras-chave: Eventos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: www.unifor.br; Finalidade: apostila para disciplina no Curso Superior de Tecnologia em Eventos.
23RODRIGO, A.; MARTINS, G.; FIGUEIREDO, M. et al. VIII Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza. 2017. (Organização de evento/Congresso).
Palavras-chave: inovação; gestão; Patrimônio Cultural.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Secretaria de Cultura de Fortaleza.
24KONDO, E.; COSTA, J. S.; BARBOSA, Milena R. Auip. 32º ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. 2021. (Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Associação Nacional do Cursos de Graduação em Administração.
25LOPES, R. M. A.; SOUSA, M.; BARBOSA, Milena R. Auip et al. XII EGEPE ? ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. 2022. (Organização de evento/Congresso).
Palavras-chave: Empreendedorismo; Pequenas e Médias Empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial; Administração pública, defesa e seguridade social.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: ONLINE; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE).
26SOUSA, J. M.; SOUZA, L. L. F.; BARBOSA, Milena R. Auip et al. CONSORTIUM FOR INTERNATIONAL MARKETING RESEARCH,. 2023. (Organização de evento/Congresso).
Palavras-chave: Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Brasil/Inglês; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: CIBER- Center for International Business Education & Research.
27

BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes; Alves, Celina Castro et al. Guia para Profissionais de Eventos - Ceará/ Brasil. 2008. (Guia Turístico Estadual).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outras atividades de serviços.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Guia para divulgação do Estado para profissionais de eventos; Cidade: Fortaleza- Ceará; Inst. promotora/financiadora: Fortaleza Convention & Visitors Bureau.
28BARBOSA, Milena R. Auip. Guia para Profissionais de Eventos - Campinas e Região/ São Paulo. 2009. (Guia Turístico Regional).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outras atividades de serviços.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Guia Turístico para Profissionais de Eventos; Local: São Paulo; Cidade: Campinas/ São Paulo; Inst. promotora/financiadora: Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.
29

CIALDINI, Colombo; BARBOSA, Milena R. Auip; Alves, Celina Castro et al. 5ª Edição do Guia para Profissionais em Eventos. 2010. (Guia Turístico Estadual).
Palavras-chave: Eventos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Hotelaria.
Setores de atividade: Alojamento.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Finalidade: Divulgar os atrativos do estado para o turismo e eventos, e os associados do Fortaleza Convention & Visitors Bureau; Local: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Fortaleza Convention & Visitors Bureau.
30BARBOSA, Milena R. Auip. Captação de Eventos. 2015. (Plano de Ensino do Aluno).
Palavras-chave: Eventos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Orientar os estudantes da Graduação Executiva em Eventos com relação ao tema de Captação de Eventos; Local: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
31BARBOSA, Milena R. Auip. Captação de Eventos. 2016. (Plano de Ensino do Aluno).
Palavras-chave: Eventos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outras atividades de serviços pessoais.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Caderno do estudante; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Unifor.
32BARBOSA, Milena R. Auip. Bate-papo com o Leitor. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Profissão; Turismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Carreira: Profissão Turismólogo; Duração do evento: 30; Data de apresentação: 11/03/2012; Emissora: Jornal O Povo.
33BARBOSA, Milena R. Auip; GONCALVES, J. A.; COSTA, E. et al. Carreira: profissionais de Eventos atendem às dinâmicas do mercado. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Eventos; Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Carreiras; Data de apresentação: 27/05/2023; Emissora: Internet.
34RANGEL, I. B.; BARBOSA, Milena R. Auip; FILIZOLA, M. et al. Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://www.hoteliernews.com.br/ceara-turismo-de-eventos-cresceu-60-em-10-anos/ ou as ferramentas oferecidas na página.Textos, fotos, artes e vídeos do HotelierNews estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, s. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Turismo; Economia; Eventos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Turismo; Data de apresentação: 10/04/2019; Emissora: Internet.
35FILIZOLA, M.; BARBOSA, Milena R. Auip; TROMPIERI, N. et al. Visitantes movimentaram mais de meio bilhão no Ceará. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: Economia; Turismo; Eventos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reservas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Turismo; Data de apresentação: 10/04/2019; Emissora: Jornal O Povo.
36BARBOSA, Milena R. Auip. Entrevista Nota 10: Milena Auip e a inovação no setor de eventos. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Eventos; inovação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Inovação no setor de eventos; Data de apresentação: 02/07/2020; Emissora: Unifor notícia.
37BARBOSA, Milena R. Auip; TELES, C. J.; CAMARA, E.. Quais são as oportunidades de Empregabilidade do Profissional de Eventos?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Palavras-chave: Eventos; Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: O profissional de eventos; Duração do evento: 60; Data de apresentação: 11/11/2020; Emissora: Sympla.
38BARBOSA, Milena R. Auip; LOBO, M. C.; CHAGAS, A. et al. Marketing para todas as necessidades. 2022. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Marketing; Data de apresentação: 27/12/2022; Emissora: Portal Unifor.
39CEDENO, K.; BARBOSA, Milena R. Auip. Eventos movimentaram R$ 347 mi na economia de Fortaleza em 2022. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Turismo; Eventos; Economia Circular.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Turismo de Eventos; Data de apresentação: 16/07/2023; Emissora: Panrotas.
40ORSOLON, L.; BARBOSA, Milena R. Auip. Turismo de eventos em 2022 traz impacto de R$ 347 milhões para Fortaleza. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Eventos; Turismo; Entretenimento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Turismo de Eventos; Data de apresentação: 05/07/2023; Emissora: Portal Radar.
41BARBOSA, Milena R. Auip. O que faz o profissional de Marketing? Conheça as possibilidades de atuação. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: O profissional de marketing; Data de apresentação: 15/05/2023; Emissora: Portal Unifor.
42BARBOSA, D.; BARBOSA, Milena R. Auip; ROSA, J.. Fortaleza dos grandes eventos: qual o impacto na cidade e por que não é só sobre turismo. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Entretenimento; Cultura.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Turismo e Cultura; Data de apresentação: 05/01/2024; Emissora: Jornal Diária do Nordeste.
43BARBOSA, Milena R. Auip. Imersão em marketing e vendas levará alunos ao RD Summit 2024 e para visitas a empresas de destaque no segmento. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Marketing; Desenvolvimento Profissional; Liderança.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Viagem de Imersão na área de Marketing; Data de apresentação: 09/08/2024; Emissora: Portal Unifor.
44BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes. Dados Economicos Top Movel. 2004. (Relatório de pesquisa).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: Dados Economicos Top Movel; Nº páginas: 0; Inst. promotora/financiadora: fUNDAÇÃO xxvii de Setembro.
45BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes. Impacto economico do turismo de eventos 2004. 2004. (Relatório de pesquisa).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: Impacto economico do turismo de eventos 2004; Nº páginas: 0; Inst. promotora/financiadora: Fundação XXVII de Setembro.
46BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes. Impacto economico do turismo de eventos 2005. 2005. (Relatório de pesquisa).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: Impacto economico do turismo de eventos 2005; Nº páginas: 0; Inst. promotora/financiadora: Fundação XXVII de Setembro.
47BARBOSA, Milena R. Auip. Impacto Econômico do Turismo de Eventos 2008. 2008. (Relatório de pesquisa).
Palavras-chave: Eventos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: Pesquisa de Dimensionamento Econômico do Turismo de Eventos 2008; Nº páginas: 32; Inst. promotora/financiadora: Fortaleza Convention & Visitors Bureau.
48BARBOSA, Milena R. Auip. Impacto Econômico do Turismo de Eventos 2011. 2011. (Relatório de pesquisa).
Palavras-chave: Eventos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: Dimensionamento Econômico do Turismo de Eventos em Fortaleza 2011; Nº páginas: 17; Inst. promotora/financiadora: Fortaleza Convention & Visitors Bureau.
49Vasconcelos, Suemy; SOARES, J.; TROMPIERI, N. et al. Impacto do Turismo de Eventos em Fortaleza- 2022. 2023. (Relatório de pesquisa).
Palavras-chave: Eventos; Turismo; Economia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: Impacto do Turismo de Eventos em Fortaleza- 2022.

Orientações concluídas

Graduação
1. LUCIANA CARLA PINHEIRO. A IMPORTÂNCIA DO FESTIVAL DE JAZZ & BLUES PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DO MUNICÍPIO DE GUARAMIRANGA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Evolutivo. Orientador: Milena Reis Auip Barbosa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. ANA CAROLINA ALENCAR SOUSA. A análise da demanda turística pelo serviço de hotel infantil em Fortaleza: um estudo de caso a partir da implantação do Hotel Infantil Recanto da Criançada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Evolutivo. Orientador: Milena Reis Auip Barbosa.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Hotelaria.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Hotelaria.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Carla Loureno Borges Araujo. Turismo de Eventos: Uma análise do Fortal como gerador de fluxo turístico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Evolutivo. Orientador: Milena Reis Auip Barbosa.
Palavras-chave: Eventos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Roberto Sullivan Cabral de Araújo. A Importância do Turismo para o Município de Jijoca de Jericoacoara. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Uniformed Services University of Health Sciences. Orientador: Milena Reis Auip Barbosa.
Palavras-chave: Turismo; Economia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. BERNARDO AMARAL GURGEL. A IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA CIRCULAR NA GESTÃO DE EVENTOS SUSTENTÁVEIS: ESTUDO DE CASO SOBRE O EVENTO FORTAL NO CAMAROTE MUCURIPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Milena Reis Auip Barbosa.
Palavras-chave: Economia Circular; Eventos; Sustentabilidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Orientações de outra natureza
1. Manoela Pinheiro da Costa. EVENTO: Uma Ferramenta Promocional de Marketing. 2013. Orientação de outra natureza. (MBA em Gestão e Planejamento de Eventos) - Faculdade Estácio do Ceará. Orientador: Milena Reis Auip Barbosa.
Palavras-chave: Eventos; Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em bancas de comissões julgadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Qualificações de doutorado
1. CASTELO, José Sarto Freire; NETO, Alexandre Rabelo et al. Participação em banca de Mirlene Rabelo Magalhães Dias. A influência da empatia na proposição de valor, cocriação de valor e valor em uso no modelo de retenção de clientes. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Doutorado Interinstitucional em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. SANTOS, Maria do Socorro Figueiredo dos; PINTO, Deborah Garcia Regina et al. Participação em banca de EWERTON REUBENS. OVER THE RAINBOWN: O TURISMO GLBT E A IDENTIDADE GAY. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTÃO EM EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS) - Instituto Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. PEREIRA, LIDIANE DA SILVA; BARBOSA, Milena Reis Auip. Participação em banca de LIDIANE DA SILVA PEREIRA. A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001 PARA A REDE HOTELEIRA: ESTUDO FOCADO NOS HOTÉIS DA CIDADE DE FORTALEZA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Evolutivo.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. TAVARES, Tathiana Braga; BARBOSA, Milena Reis Auip. Participação em banca de ANA PATRICIA SILVA SOARES. TIMESHARE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O BEACH PARK VACATION CLUB. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM TURISMO) - Faculdade Evolutivo.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. SANTOS, Maria do Socorro Figueiredo dos; PINTO, Deborah Garcia Regina et al. Participação em banca de JOANA ANGELICA DA SILVA. TURISMO DE EVENTOS: A IMPORTÃNCIA DESTE SEGMENTO PARA A CIDADE DE FORTALEZA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTÃO EM EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS) - Instituto Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. AGUIAR, Maria de Fátima; GUIMARAES, Indira Guedes et al. Participação em banca de Antonia Michele da Silva Lima. CASA DE JOSÉ DE ALENCAR EM FORTALEZA E SEU POTENCIAL TURÍSTICO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: José de Alencar.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reservas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. AGUIAR, Maria de Fátima; GUIMARAES, Indira Guedes et al. Participação em banca de Jeannie Caldas de Brito. A PERCEPÇÃO DOS FREQUENTADORES DA PRAIA DO FUTURO SOBRE O REORDENAMENTO DAS BARRACAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Turismo; Praia do Futuro.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. AGUIAR, Maria de Fátima; GUIMARAES, Indira Guedes et al. Participação em banca de Iuri Sá de Castro Sousa. TURISMO E SUSTENTABILIDADE NA PRAIA DE LAGOINHA, PARAIPABA-CEARÁ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Turismo; Sustentabilidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reservas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. AGUIAR, Maria de Fátima; GUIMARÃES, Indira Guedis et al. Participação em banca de Maria Deusimar da Silva Juvencio. CENTRO CULTURAIS E SUA PRESENÇA EM FORTALEZA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Centros Culturais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. ABREU, Cristiane Buhamra; BARBOSA, Milena Reis Auip. Participação em banca de Walter Cesar Nóbrega Neto. A importância do marketing para a hotelaria. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Marketing; Hotelaria.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Alojamento.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. AGUIAR, Maria de Fátima; HORTENCIO, Adriane et al. Participação em banca de Jackson Pimenta da Silva. O Caderno de Turismo do Jornal Diário do Nordeste - Fortaleza: evolução e sua contribuição para o turismo cearense.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Turismo; Jornalismo.
Setores de atividade: Atividades de prestação de serviços de informação.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. AGUIAR, Maria de Fátima; HORTENCIO, Adriane et al. Participação em banca de Débora Rebouças Sá. Volunturismo: turismo voluntário aliando lazer e responsabilidade sócio-ambiental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Turismo; Sustentabilidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades de organizações associativas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. AGUIAR, Maria de Fátima; HOLANDA, Maria Ivete Almeida et al. Participação em banca de Camila Quevedo de Almeida. Classificação de hotéis por estrelas: evolução e situação atual no Brasil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Turismo; Hotelaria.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Hotelaria.
Setores de atividade: Alojamento.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. ABREU, Cristiane Buhamra; BARBOSA, Milena Reis Auip. Participação em banca de Emanuella Lorenzom Ferreira. Centro de Eventos do Ceará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Eventos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. ABREU, Cristiane Buhamra; HOLANDA, Maria Ivete Almeida et al. Participação em banca de Geise Aline Macedo de Medeiros. Potencialidades da cidade de Balsas- MA para a atividade turística. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Turismo; Sustentabilidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades esportivas e de recreação e lazer.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. ABREU, Cristiane Buhamra; BARBOSA, Milena Reis Auip. Participação em banca de Vanessa Carlos Zaranza. Desenvolvimento Urbano e os Impactos Ambientais Um Estudo de Caso: Parque Ecológico do Cocó. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Desenvolvimento Urbano; Impactos Ambientais; Sustentabilidade; Meio Ambiente.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. FIGUEIREDO, Liduina Nogueira de; MOTA, Karol Monteiro et al. Participação em banca de Lucia Cristina Azocar Perazo Nunes. Evento Beneficiente: Batalha de Ritmos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Eventos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades esportivas e de recreação e lazer.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. CASTELO, José Sarto Freire; ROCHA, Ricardo Eleutério et al. Participação em banca de Emanuel Sousa Costa. Ações de Marketing pelos Clubes de Futebol Cearense (Ceará x Fortaleza) na Opinião de seus Torcedores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. COSTA, Viviana Menezes; PESSOA, Rosangela Andrade et al. Participação em banca de Virginia A. F. Alcoforado. Como o Rock In Rio se tornou referência como Marketing de Experiência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Marketing; Eventos; Marketing de Experiência.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. MATOS, Diana Macedo; FILHO, João Antonilson de Sousa et al. Participação em banca de Mila Cristina Sobreira da Silva. A responsabilidade social de uma fundação educacional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Responsabilidade Social; Fundação; Educação.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. PINHO, Paulo Henrique Studart; COSTA, Josimar Souza et al. Participação em banca de CLARA ZANELLA LIMA e GABRIEL FELIX DE SA OLIVEIRA. PLANO DE NEGÓCIOS: ZANELLA CHEF SOB MEDIDA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: gestão; Plano de Negócios; Gastronomia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Alimentação.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em bancas de comissões julgadoras

Outras participações
1. PALÁCIO, Filipe; RODRIGUES, Idelfonso et al.Guia Conhecendo o Ceará- 70 lugares para você conhecer. 2013. JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE.
Palavras-chave: Turismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Alimentação.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. BARBOSA, Milena Reis Auip. XI Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor. 2015. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: www.unifor.br|encontros.
3. ABREU, Cristiane Buhamra; MELLO, Samira Lodi et al.2 Bem-Vindo: Hospitalidade- A Arte do Bem Receber. 2015. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: www.unifor.br|bemvindo.

Participação em eventos
1. . 2005. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
2. . 2007. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
3. . 2007. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
4. . 2023. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.cimar2023.com/.
5. . 2005. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
6. . 2006. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
7. Economia Criativa, Desenvolvimento Local e Patrimônio Cultural. 2017. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
8. . 2012. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
9. . 2000. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
10. . 2000. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
11. . 2001. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
12. AS COMPETÊNCIAS E O PAPEL DO AGENTE FORMADOR COMO DIFERENCIAIS COMPETITIVOS. 2012. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
13. . 2014. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
14. . 2012. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica17

Trabalhos em eventos15
Completos13
Resumos2
Livros e capítulos1
Livros publicados ou organizados0
Capítulos de livros publicados1
Textos em jornais ou revistas (magazines)1
Jornal de notícias1

Total
Produção técnica49

Demais tipos de produção técnica49

Total
Orientações concluídas6

Graduação5
Orientações de outra natureza1


Total
Dados complementares38

Participação em bancas examinadoras21
Participação em bancas de comissões julgadoras3
Participação em eventos14
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 14/08/2024 - 11:57