Curriculum Vitae
Milena Reis Auip Barbosa
Dados pessoais | Formação acadêmica/Titulação | Formação complementar | Atuação profissional | Linhas de pesquisa | Projetos de pesquisa | Áreas de atuação |
Idiomas | Produção científica, tecnológica e artística/cultural | Dados complementares | Indicadores de produção |
Nome | Milena Reis Auip Barbosa |
Nome em citações bibliográficas | BARBOSA, Milena R. Auip |
Endereço profissional | Universidade de Fortaleza,
Reitoria,
Conselho de Centro do CCA.
Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza - UNIFOR Edson Queiroz 60811905 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 34773190 URL da Homepage: www.unifor.br |
2016 - 2020 |
Doutorado
em Administração de Empresas.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. Título: UM ESTUDO SOBRE OS ANTECEDENTES QUE EXPLICAM A PERSISTÊNCIA ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO EM IES BRASILEIRAS, Ano de Obtenção: 2021. Orientador: José Sarto Freire Castelo. Palavras-chave: Persistência estudantil; Cocriação de valor; Engajamento estudantil; Motivação acadêmica; Renda Familiar. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação; Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial. |
2004 - 2008 |
Mestrado profissionalizante
em Gestão de Negocios Turísticos.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil. Título: O perfil dos bachareis em turismo na cidade de Fortaleza, Ano de Obtenção: . Orientador: Keila Cristina Nicolau Mota. Palavras-chave: Educação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Educação Superior. |
2010 - 2012 |
Especialização em MBA em Marketing.
(Carga Horária: 432h).
Fundação Getúlio Vargas/ MRH, FGV/MRH, Brasil. Título: Planejamento Estratégico. Ano de finalização: 2012. Orientador: Luis Sá. |
2000 - 2004 |
Graduação
em Turismo.
Título: Os impactos sócio-culturais causados pelo turismo em Canoa Quebrada. Orientador: Maria de Fátima Aguiar. |
2021 - 2021 | Ambiente Moodle.
(Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | ORIENTAÇÃO E TUTORIA EAD PARA DOCENTES.
(Carga horária: 90h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | Nautilus- Programa de Gestão de Aprendizagem.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | Quíron- Gestão com Pessoas.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2018.
(Carga horária: 65h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2017 - 2017 | Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2017.
(Carga horária: 49h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2016 - 2016 | Formação Docente para EaD.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2016 - 2016 | Nautilus- Programa de Gestão de Aprendizagem.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2016 - 2016 | Introdução ao IBM SPSS Statistics.
(Carga horária: 12h).
Data Mining and Statistical Solutions, DMSS, Brasil. |
2016 - 2016 | Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2016.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2015 - 2015 | Programa De Desenvolvimento Profissional em Educação 2015.
(Carga horária: 60h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2015 - 2015 | Liderança e Equipes de Alto Desempenho.
(Carga horária: 8h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2015 - 2015 | Elaboração de Questões do IDEA.
(Carga horária: 12h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2013 - 2013 |
Extensão universitária em Universidade de Fortaleza na direção do futuro.
(Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2013 - 2013 | GMM- Global Meetings Management.
(Carga horária: 60h).
Global Meetings Management, GMM, Brasil. |
2012 - 2012 |
Extensão universitária em Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2012 - 2012 | Metodologia de Análise e Soluções de Problemas.
(Carga horária: 9h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2008 - 2008 | REPASSE DE METODOLOGIA DO INVENTÁRIO DA OFERTA TUR.
(Carga horária: 24h).
Ministerio de Turismo, MTE, Uruguai. |
2006 - 2006 | Chefia e Liderança I.
(Carga horária: 15h).
Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil. |
2005 - 2005 | Programa Em Excelencia de Gestão de Turismo e Even.
(Carga horária: 40h).
Faculdade de Tecnologia Empresarial, FTE, Brasil. |
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2022 - Atual | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação dos cursos de Marketing, Carga horária: 40 |
Outras informações | Coordenadora dos cursos de Bacharelado em Marketing, Tecnólogo em Marketing e Tecnólogo em Marketing Digital |
Vínculo institucional | ||
2017 - Atual | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40 |
Vínculo institucional | ||
2022 - 2022 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Núcleo de Inovação e Pesquisa, Carga horária: 8 |
Vínculo institucional | ||
2014 - 2017 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coord do MBA em Gestão de Eventos e Entreteni, Carga horária: 10 |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2017 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40 |
Outras informações | Curso Superior de Tecnologia em Eventos. Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Eventos Presidente do Colegiado do Curso de Graduação Tecnológica em Eventos. NDE do Curso de Graduação Tecnológica em Eventos |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2015 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40 |
Outras informações | Coordenadora dos cursos de Turismo, Turismo e Hotelaria. |
Vínculo institucional | ||
2008 - 2008 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenadora dos curso de especialização, Carga horária: 8 |
Vínculo institucional | ||
2006 - 2006 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: representante do corpo discente, Carga horária: 60 |
Outras informações | Elaboração do Projeto Pedagogico do Curso de turismo 2006 |
Vínculo institucional | ||
2006 - 2006 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: organização missão, Carga horária: 40 |
Outras informações | Participante da organização da Missão Nacional de Brasilia do Curso de Turismo |
Atividades |
2024 - Atual | Atividades de Participação em Projeto, Centro de Ciências da Comunicação e Gestão, . | |
Projetos de pesquisa
Disciplina G519- Projeto Executivo |
2023 - Atual | Atividades de Participação em Projeto, Conselho de Centro do CCG, . | |
Projetos de pesquisa
Disciplina G653 - PROGRAMA INTEGRADOR I |
05/2022 - Atual | Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. | |
Linhas de pesquisa
Marketing Estratégico Comportamento do Consumidor |
2022 - Atual | Atividades de Participação em Projeto, Conselho de Centro do CCG, . | |
Projetos de pesquisa
Disciplina G315 - GESTÃO DE EVENTOS |
2022 - Atual | Atividades de Participação em Projeto, Reitoria, Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. | |
Projetos de pesquisa
Disciplina G447- Marketing de Relacionamento Disciplina G494- Comunicação e Gestão |
08/2021 - Atual | Ensino, Administração, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Experiências de Gestão e Organizacional III |
2021 - Atual | Atividades de Participação em Projeto, Conselho de Centro do CCG, . | |
Projetos de pesquisa
Disciplina G439 - COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO |
01/2013 - Atual | Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Centro do CCG, . | |
Cargo ou função Membro Titular. |
2022 - 2023 | Atividades de Participação em Projeto, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. | |
Projetos de pesquisa
Os antecedentes e moderadores da persistência estudantil: um estudo multicaso entre alunos de IES brasileiras e portuguesas |
2022 - 2023 | Atividades de Participação em Projeto, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. | |
Projetos de pesquisa
A Influência do Marketing-Mix de Serviços na Persistência do Estudante no Ensino Superior |
11/2018 - 09/2022 | Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, . | |
Cargo ou função Membro Titular - Representante do CCG. |
02/2022 - 07/2022 | Direção e administração, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. | |
Cargo ou função Coordenadora do Núcleo de Inovação e Pesquisa CCG. |
02/2022 - 06/2022 | Ensino, Marketing, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Gestão de Eventos |
01/2021 - 12/2021 | Ensino, Marketing, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Marketing de Relacionamento |
01/2016 - 08/2021 | Direção e administração, Reitoria, Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. | |
Cargo ou função Coordenação Curso Superior de Tecnologia em Eventos. |
08/2020 - 12/2020 | Ensino, Marketing, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Gestão de Comunicação Integrada de Marketing |
08/2019 - 06/2020 | Ensino, Eventos, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Programa Integrador I |
02/2019 - 06/2019 | Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Eventos, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Captação de Eventos Programa Integrador III |
08/2018 - 12/2018 | Ensino, Eventos, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Captação de Eventos Programa Integrador IV |
02/2018 - 06/2018 | Ensino, Eventos, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Programa Integrador I |
2017 - 2018 | Atividades de Participação em Projeto, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. | |
Projetos de pesquisa
Inovações a Gestão do Patrimônio Cultural Cearense como foco no Desenvolvimento social e Sustentabilidade |
2017 - 2018 | Atividades de Participação em Projeto, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, . | |
Projetos de pesquisa
Desenvolvimento de um modelo de previsão da permanência dos alunos em IES privadas |
12/2014 - 07/2017 | Direção e administração, Reitoria, Divisão de Pós-Graduação Lato-Sensu. | |
Cargo ou função Coordenação do MBA em Gestão de Eventos e Entretenimento. |
08/2016 - 12/2016 | Ensino, Eventos, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas captação de eventos |
02/2015 - 09/2016 | Ensino, MBA em Gestão de Eventos e Entretenimento, Nível: Pós-Graduação. | |
Disciplinas ministradas Mercado e o Profissional de Eventos |
02/2016 - 06/2016 | Ensino, Eventos, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Captação de Eventos |
08/2015 - 12/2015 | Ensino, Eventos, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Captação de Eventos |
02/2013 - 12/2015 | Direção e administração, Reitoria, Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. | |
Cargo ou função Coordenação Bacharelado em Turismo e Turismo e Hotelaria. |
02/2015 - 06/2015 | Ensino, Eventos, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Captação de Eventos |
08/2014 - 12/2014 | Ensino, Curso Superior em Tecnologia em Eventos, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Captação de Eventos |
02/2014 - 06/2014 | Ensino, Curso Superior em Tecnologia em Eventos, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Captação de Eventos |
08/2013 - 12/2013 | Ensino, Curso Superior em Tecnologia em Eventos, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Captação de Eventos |
08/2012 - 02/2013 | Direção e administração, Reitoria, Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. | |
Cargo ou função Coordenação Curso de Turismo e Turismo e Hotelaria. |
02/2012 - 06/2012 | Ensino, Curso Superior em Tecnologia em Eventos, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Programa Integrador I |
5/2006 - 7/2006 | Extensão universitária , Universidade de Fortaleza, . | |
Atividade de extensão realizada Missão técnica nacional para Brasilia: Conhecendo os poderes. |
1/2006 - 2/2006 | Atividades de Participação em Projeto, Universidade de Fortaleza, . | |
Projetos de pesquisa
Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Turismo 2006 |
Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, SEDET, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2021 - 2022 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Regional, Carga horária: 8 |
Outras informações | Acompanhamento e orientação a equipes desenvolvedoras de produtos tecnológicos na área do turismo |
Atividades |
06/2021 - 02/2022 | Pesquisa e desenvolvimento , Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, . | |
Linhas de pesquisa
Pesquisadora Regional no cluster de Turismo |
2021 - 2022 | Atividades de Participação em Projeto, Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, . | |
Projetos de pesquisa
Cluster Econômicos de Inovação |
Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2011 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10 |
Outras informações | Professora do curso de MBA em Gestão de Eventos das disciplinas de planejamento e organização de eventos e captação de eventos e patrocínio, nas turmas 01, 02 e 03. |
Escola Virtual dos Meios de Hospedagem, EVMH, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2011 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20 |
Outras informações | Tutora - Projeto Bem Receber Copa do Ministério do Turismo |
Vínculo institucional | ||
2010 - 2010 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20 |
Outras informações | Tutora do Curso Governança- Projeto Bem Receber Copa do Ministério do Turismo |
Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, CRCVB, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2009 - 2010 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Novos Negócios, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva. |
Faculdade Evolutivo, FACE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2008 - 2009 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20 |
Outras informações | Professora das disciplinas de Hotelaria e Meios de Hospedagem e Organização de Eventos |
Atividades |
01/2008 - 09/2009 | Ensino, Bacharelado em Turismo, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Hotelaria e Meios de Hospedagem Planejamento de Eventos |
Fortaleza Convention & Visitors Bureau, FC&VB, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2010 - 2014 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de projetos, Carga horária: 20 |
Vínculo institucional | ||
2008 - 2009 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Gerente Operacional, Carga horária: 40 |
Vínculo institucional | ||
2005 - 2007 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Atendimento, Carga horária: 40 |
Vínculo institucional | ||
2004 - 2005 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária em Projetos, Carga horária: 20 |
Atividades |
01/2006 - 03/2007 | Treinamentos ministrados , Fortaleza Convention & Visitors Bureau, . | |
Treinamentos ministrados Captação de Eventos Marketing de Relacionamento Qualidade no Atendimento e na Prestação de Serviços Turísticos |
09/2005 - 03/2007 | Direção e administração, Fortaleza Convention & Visitors Bureau, . | |
Cargo ou função Gerente de Atendimento. |
01/2004 - 08/2005 | Estágios , Fortaleza Convention & Visitors Bureau, . | |
Estágio realizado Projetos. |
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2011 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 60 |
Outras informações | Professora do Curso Técnico em Eventos na disciplina de Marketing e Vendas aplicadas a eventos. |
Vínculo institucional | ||
2008 - 2008 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 8 |
Outras informações | Prof. da disciplina de Captação de Evento do Curso Técnico em Eventos |
Atividades |
02/2008 - 04/2008 | Ensino, Técnico em Eventos, Nível: Aperfeiçoamento. | |
Disciplinas ministradas Captação de Eventos |
Expansão Consultoria e Eventos, ECE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2008 - 2008 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20 |
Atividades |
02/2008 - 04/2008 | Treinamentos ministrados , Expansão Consultoria e Eventos, . | |
Treinamentos ministrados Noções Básicas do Turismo |
Faculdade Ateneu, FATE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2007 - 2008 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20 |
Atividades |
09/2007 - 02/2008 | Ensino, Gestão de Empreendimentos Turísticos, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Planejamento e Organização de Eventos |
Oficina de Eventos, OE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2007 - 2007 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico Corporativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva. |
Atividades |
05/2007 - 09/2007 | Serviços técnicos especializados , Oficina de Eventos, . | |
Serviço realizado Captação de Clientes, Captação de Eventos e Organização de Eventos. |
Instituto de Pós Graduação, IPG, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2007 - 2007 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor |
Outras informações | Professora do curso de Pós Graduação em Gestão Hoteleira e Eventos Turísticos na disciplina de Captação de Eventos |
Atividades |
04/2007 - 09/2007 | Ensino, MBA em Gestão Hoteleira e Eventos Turísticos, Nível: Pós-Graduação. | |
Disciplinas ministradas Captação em Eventos Gestão de Empresas de Eventos |
Maximum Operadora, STB, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2001 - 2003 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consultora de Viagem, Carga horária: 44 |
Atividades |
12/2001 - 12/2003 | Serviços técnicos especializados , Maximum Operadora, . | |
Serviço realizado Consultora de viagem. |
Transbrasil, TRANSBRASIL, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2001 - 2001 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Emissora de Bilhete, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva. |
Atividades |
3/2001 - 12/2001 | Estágios , Transbrasil, . | |
Estágio realizado Emissora de Bilhete. |
Fundação de Cultura Esporte e Turismo, FUNCET, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2000 - 2000 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Informante Turistico, Carga horária: 20 |
Atividades |
5/2000 - 12/2000 | Estágios , Fundação de Cultura Esporte e Turismo, . | |
Estágio realizado Informante Turístico. |
1. | Marketing Estratégico |
2. | Comportamento do Consumidor |
3. | Pesquisadora Regional no cluster de Turismo |
2006 - 2006 | Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Turismo 2006 |
Descrição: Colaboradora da elaboração do projeto pedagógico do Curso de Turismo da Universidade de Fortaleza.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Especialização ( 3) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 1) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Integrante / Indira Guedes Guimaraes - Coordenador / Tathiana Braga Tavares - Integrante / Maria de Fátima Aguiar - Integrante / Karol Monteiro Mota - Integrante / Juliana Soares Gurgel - Integrante / Juliano Maciel Pessoa - Integrante / Taciana Maria Borba de Farias - Integrante / Gervan Santos Azevedo de Menezes - Integrante. . |
2017 - 2018 | Inovações a Gestão do Patrimônio Cultural Cearense como foco no Desenvolvimento social e Sustentabilidade |
Descrição: A área da cultura cresceu em relevância em face das atuais questões que envolvem a ideia de desenvolvimento global. Em função da crescente participação de bens culturais, serviços e propriedade intelectual no comércio mundial, bem como a ameaças às diversidades e identidades culturais associadas à globalização contemporânea, a valorização e preservação dos bens culturais têm se tornado cada vez mais importantes para o desenvolvimento, em termos econômicos e sociais, de comunidades e países. Além disso, existe uma crescente conscientização de que a proteção e promoção da diversidade cultural são vitais para direitos humanos universais e liberdades fundamentais. De maneira análoga, também se torna cada vez mais importante além de garantir a proteção da diversidade ecológica e genética e da preservação dos recursos e paisagens naturais. Este ponto de vista baseia-se na visão de que o desenvolvimento sustentável é apenas possível se houver harmonia e alinhamento entre os objetivos da diversidade cultural e da equidade social, responsabilidade ambiental e viabilidade econômica. A ideia de patrimônio compreende o conjunto de itens ? materiais ou imateriais, artificiais ou naturais ? que têm valor reconhecido em razão de sua ligação com a cultura ou com as condições vivenciais de grupos humanos específicos, ou da humanidade como um todo. Seja porque o patrimônio é algo raro, valioso e precioso, ou porque é onipresente para as sociedades pós-industriais e até industrializadas e em desenvolvimento (Harrisson, 2013; Lowenthal, 1996), a gestão do patrimônio é uma preocupação para muitos campos acadêmicos. As últimas décadas foram marcadas por contribuições substanciais para o tema provenientes da arqueologia pública (Carman, 2012), museologia (Graham, Gregory, Ashworth, Tunbridge, 2005), estudos de turismo e lazer (Millar; 1989; Moscardo, 1996) além de outras ciências sociais, como a geografia e a economia (Graham; Ashworth; Tunbridge, 2000; Navrud; Ready, 2002). Conforme estabelecido na Carta para a Proteção e Gestão do Patrimônio Arqueológico (ICOMOS, 1990: 1), ?a proteção do patrimônio não pode se basear apenas na aplicação de técnicas arqueológicas?, o que abre a possibilidade de uma colaboração efetiva entre profissionais de muitas disciplinas. Além disso, a gestão do patrimônio também exige a atuação de formuladores de políticas que incorporem a cooperação entre autoridades governamentais, pesquisadores acadêmicos, empresas privadas ou públicas e o público em geral. As mudanças rápidas nas sociedades modernas tardias, resumidas por Harrisson (2013: 4), criaram a urgência de preservar o ?passado?, ou pelo menos os objetos, estruturas e modos de vida que nos vieram desse passado e que são vulneráveis, visto que possam ser enquadrados em um contexto de risco (Beck, 1992). A preservação do patrimônio, as formas de celebração e de valorização não são o que costumavam ser - e eles nunca mais podem ser o que eram antes. As dualidades tradicionais de tangíveis e intangíveis, culturais e naturais, passadas e presentes, autênticas e não autênticas, públicas e privadas tornam-se cada vez mais turvas - criando categorias de significado novos e ainda não identificados enquanto sistemas de valores em mudança. Diante desse cenário de mudanças, questiona-se então o que deve ser a prática da gestão do patrimônio cultural?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Integrante / Karol Monteiro Mota - Integrante / Cristiane Buhamra Abreu - Integrante / Marina Dantas de Figueiredo - Coordenador / Jose Clerton de Oliveira Martins - Integrante. Finaciador(es): Universidade de Fortaleza - Auxílio finaceiro. Número de produções C, T & A: 1. |
2017 - 2018 | Desenvolvimento de um modelo de previsão da permanência dos alunos em IES privadas |
Descrição: O objetivo geral do trabalho será o de desenvolver um modelo de previsão da permanência dos alunos em IES privadas, a partir da utilização de indicadores antecedentes relacionados que reflitam o seu comportamento em um dado semestre. Pretende-se obter probabilidades de ocorrerem eventos do tipo: abandono, transferência ou permanência dos alunos no semestre seguinte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador / Heber José de Moura - Integrante / José Landsberg Costa Lima Filho - Integrante / Sarah Ingrid Oliveira de Lima - Integrante. . |
2022 - 2023 | Os antecedentes e moderadores da persistência estudantil: um estudo multicaso entre alunos de IES brasileiras e portuguesas |
Descrição: O setor da educação superior cresceu no séc. XXI e sofreu grandes transformações, tornando- o dinâmico e complexo, com uma grande diversidade de cursos e modalidades de ensino e um aumento no número de instituições. Assim, pesquisar a persistência estudantil é fundamental para a sustentabilidade da instituição, além de ser entendida como uma manifestação do estudante quanto à sua motivação para continuar na instituição de ensino superior, trazendo informações para que o gestor da educação superior possa tomar as decisões certas. A fim de explorar a persistência, foi desenvolvido o modelo de Antecedentes da Persistência Estudantil, com o enfoque positivo e a visão individual que motivou a seguinte pergunta norteadora: Quais os antecedentes que explicam a persistência estudantil em uma Instituições de Ensino Superior públicas e privadas brasileiras e portuguesas e quais os efeitos de moderação da renda familiar nessas relações? Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo é analisar os antecedentes e moderadores da persistência estudantil entre alunos de IES brasileiras e portuguesas. A fim de responder este questionamento e atingir o objetivo será realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa por meio de um estudo de multicaso. Para a execução desta etapa quantitativa da pesquisa, será adotada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais com uso do AMOS V.27 para análise de multigrupos das instituições públicas e privadas do Brasil e Portugal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado ( 1) . Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Integrante / Karol Monteiro Mota - Integrante / José Sarto Freire Castelo - Coordenador / Josimar Souza Costa - Integrante / Danielle Batistas Coimbra - Integrante / Claudio Azevedo Peixoto Junior - Integrante. Finaciador(es): Universidade de Fortaleza - Auxílio finaceiro. Número de produções C, T & A: 3. |
2023 - Atual | Disciplina G653 - PROGRAMA INTEGRADOR I |
Descrição: Desenvolvimento de produtos. Gestão e criação de novos produtos. Gestão de portfólio de produtos. Pesquisa de mercado para novos produtos..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação ( 30) . Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador / Renata Regueira - Integrante. . |
2022 - Atual | Disciplina G315 - GESTÃO DE EVENTOS |
Descrição: Eventos e promoção. Ideação e prototipação. Produção. Pós-produção..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação ( 50) . Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador. . |
2022 - 2023 | A Influência do Marketing-Mix de Serviços na Persistência do Estudante no Ensino Superior |
Descrição: Abordar a persistência estudantil no ensino superior, na segunda década do séc. XXVI, é entender o que faz o estudante permanecer na instituição de ensino superior, e ainda mais consumir um serviço desenvolvido ainda no séc. XIX aqui no Brasil. O cenário da educação superior sofreu grandes transformações, desde então e a partir do séc. XXI iniciou uma desenfreada competição entre o grande número de instituições, tanto públicas quanto privadas, e cursos. O governo investiu no aumento de instituições públicas, mas é no meio privado que o setor da educação superior tem um aumento considerável em números de IES (BERGAMO; FARAH; GIULIANI, 2007). Cislagui (2008), analisa que o aumento na oferta gerou dois resultados evidentes e previsíveis: que é a oferta de cursos de baixa ou nenhuma qualidade, e o aumento da concorrência entre as IES brasileiras. Para entender o cenário do setor da educação superior e aplicar estratégias a fim de alcançar uma posição de destaque é fundamental conhecer profundamente o consumidor, ou seja, o perfil do estudante e a relação entre organização e cliente, que segundo Kotler et al (2017) as relações se modificaram para uma realidade na qual as forças horizontais, inclusivas e sociais se sobrepõem às verticais, exclusivas e individuais, e as comunidades de consumidores tornaram-se cada vez mais fortes, compartilhando histórias sobre suas experiências, sejam elas boas ou ruins.Com a dinâmica desse mercado, o marketing assumiu a função de identificar, desenvolver e assegurar as relações com os consumidores. É importante considerar que nos estudos organizacionais, sob o ponto de vista da competitividade, o marketing é um fenômeno que leva as organizações a refletir as maneiras pelas quais elas conduzem seus negócios, seus posicionamentos e estratégias frente ao mercado (DEMO et al., 2015).Diante do atual cenário de competitividade do setor de serviços no Brasil e no mundo, cada vez mais as empresas têm se preocupado com a satisfação dos seus clientes e pelos processos de relacionamento duradouros que garantem a sobrevivência das empresas, como se apresenta no marketing 3.0 e 4.0. Dentro dessa perspectiva, a abordagem do marketing de relacionamento vem sendo determinante para a retenção de clientes no âmbito dos mais diversos tipos de empresas. No setor educacional de ensino superior, a perspectiva do marketing 4.0, principalmente durante e após a pandemia, tem se tornado cada vez mais presente neste ambiente, onde o serviço (aula) é prestado de forma onipresente, ou seja, através de vários canais, e aqueles estudantes que não acreditavam nessa forma de ensino, tiveram que se adaptar a esta realidade, que com a vinda da normalidade esta perspectiva estará ainda mais em alta nesse ambiente. O que não é diferente no cenário das Instituições de Ensino Superior (IES), que precisam aplicar seus esforços cada vez mais em atividades de marketing, e isso não sendo somente em períodos determinados de captação de novos alunos e sim trabalhando durante o ano todo em ações de captação e também no relacionamento com os próprios estudantes já matriculados. Barreto, Crescitelli e Figueiredo (2015) afirmam que trabalhar o marketing de relacionamento surge para trazer ao mercado uma alternativa de desenvolvimento de valor superior por meio do entendimento das necessidades do cliente e da oferta de produtos e serviços adequados a cada um deles..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 4) . Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador / BÁRBARA DE ALENCAR ARRAES - Integrante. . |
2022 - Atual | Disciplina G447- Marketing de Relacionamento |
Descrição: Evolução do marketing de relacionamento. Relacionamento e o mercado consumidor. Dimensões para avaliação de relacionamento. Tecnologias voltadas para o relacionamento..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação ( 50) . Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador. . |
2022 - Atual | Disciplina G494- Comunicação e Gestão |
Descrição: Conceitos de comunicação integrada. Briefing. O mix da comunicação integrada. O plano de comunicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação ( 50) . Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador. . |
2024 - Atual | Disciplina G519- Projeto Executivo |
Descrição: Identificação e definição do problema. Desenvolvimento e planejamento. Conclusão e implementação. Desenvolvimento de relatório técnico ou científico..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra. Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador / Josimar Souza Costa - Integrante. . |
2021 - Atual | Disciplina G439 - COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO |
Descrição: Conceitos de comunicação integrada. Briefing. O mix da comunicação integrada. O plano de comunicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação ( 50) . Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador / Jeimes Aquino de Alencar - Integrante. . |
2021 - 2022 | Cluster Econômicos de Inovação |
Descrição: O Programa Corredores Digitais, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), une-se ao Programa Clusters Econômicos de Inovação, com objetivo de aumentar a competitividade das empresas e maior desenvolvimento econômico das macrorregiões do Estado do Ceará.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. Integrantes: Milena Reis Auip Barbosa - Coordenador / Ana Augusta Freitas - Integrante / Samuel Façanha - Integrante. . |
1. | Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos / Especialidade: Promoção.
|
2. | Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Agencia de Viagem / Especialidade: Consultora de Viagem.
|
3. | Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos.
|
Compreende | Inglês (Razoavelmente). |
Fala | Inglês (Razoavelmente). |
Lê | Inglês (Razoavelmente). |
Escreve | Inglês (Razoavelmente). |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Orientações concluídas |
Produção bibliográfica |
Trabalhos completos/resumidos em eventos |
1. | BARBOSA, Milena R. Auip; LINHARES, Bibiane. Autonomia e Educação: Principios para a Formação de um Empreendedor.
In: Mundo Unifor: Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável,
2006,
Fortaleza.
XII Encontro de Iniciação à Pesquisa,
2006.
v. 1.
p. 27-27.
Palavras-chave: Educação; Empreendedorismo. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração de Recursos Humanos. Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISSN/ISBN: E56e. |
2. | BARBOSA, Milena R. Auip; GONÇALVES, Andrea. Convention & Visitors Bureaux: Promoção para destinos Turisticos.
In: Mundo Unifor: Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável,
2006,
Fortaleza.
VI Encontro de Pós Graduação e Pesquisa da UNIFOR,
2006.
v. I.
p. 1-131.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso |
3. | COSTA, M. P.; BARBOSA, Milena R. Auip; MOTA, Karol Monteiro. Herbalife: um case de sucesso em eventos promocionais.
In: XV Encontro de Pos Graduação e Pesquisa,
2015,
Fortaleza.
XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa,
2015.
Palavras-chave: Eventos; Marketing. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.unifor.br|encontros]; ISSN/ISBN: 1808-8457. |
4. | MOTA, Karol Monteiro; BARBOSA, Milena R. Auip; SOUZA, M. G.. Interdisciplinaridade nos programas integradores da Graduação Executiva em Eventos: Proposta, Desafios e Conquistas.
In: VII Encontro de Práticas Docentes,
2015,
Fortaleza.
VII Encontro de Práticas Docentes,
2015.
Palavras-chave: Eventos; Educação; Programa Integrador. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.unifor.br|encontros]; ISSN/ISBN: 2179-4332. |
5. | SOUZA, M. G.; BARBOSA, Milena R. Auip; MOTA, Karol Monteiro. O Desenvolvimento de competências na formação do tecnólogo em eventos vivências no programa integrador.
In: VII Encontro de Práticas Docentes,
2015,
Fortaleza.
VII Encontro de Práticas Docentes,
2015.
Palavras-chave: Educação; Eventos. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.unifor.br|encontros]; ISSN/ISBN: 2179-4332. |
6. | BARBOSA, Milena R. Auip; SOUZA, M. G.; MOTA, Karol Monteiro. Panorama da evasão na Graduação Executiva em Eventos da Unifor: Aspectos Gerais das Causas e Soluções.
In: VII Encontro de Práticas Docentes,
2015,
Fortaleza.
VII Encontro de Práticas DocentesI,
2015.
Palavras-chave: Educação; Eventos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.unifor.br|encontros]; ISSN/ISBN: 2179-4332. |
7. | BARBOSA, Milena R. Auip; SOUZA, M. G.; MOTA, Karol Monteiro et al. Programa Integrador e Competências Sociemocionais: um olhar sobre formação do tecnológo em eventos.
In: 2 Bem-Vindo: Hospitalidade- A Arte do Bem Receber,
2015,
Fortaleza.
2 Bem-Vindo: Hospitalidade- A Arte do Bem Receber,
2015.
Palavras-chave: Programa Integrador; Educação; Eventos. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.unifor.br|bemvindo] |
8. | BARBOSA, Milena R. Auip; CASTELO, J. S. F.; COSTA, J. S.. OS ANTECEDENTES QUE EXPLICAM A PERSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM TEMPOS DE COVID-19: ESTUDO DE CASO EM IES PÚBLICA.
In: XXIV Seminário em Administração - SEmead 2021,
2021,
são paulo.
SEmead 2021,
2021.
Palavras-chave: Persistência estudantil; Cocriação de valor; Engajamento estudantil. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://semead.com.br/24/anais-eletronicos/] |
9. | BARBOSA, Milena R. Auip; CASTELO, J. S. F.; COSTA, J. S.. UM ESTUDO SOBRE OS ANTECEDENTES QUE EXPLICAM A PERSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM TEMPOS DE COVID-19: ESTUDO DE CASO EM IES PRIVADA.
In: XXIV Seminário em Administração - SEmead 2021,
2021,
São Paulo.
SEmead 2021,
2021.
Palavras-chave: Persistência estudantil; Cocriação de valor; Engajamento estudantil. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://semead.com.br/24/anais-eletronicos/] |
10. | BARBOSA, Milena R. Auip; CASTELO, J. S. F.; COSTA, J. S.. O MODELO DE PERSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM TEMPOS DE COVID-19: ESTUDO DE CASO EM IES PÚBLICA.
In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE VAREJO E CONSUMO- CLAV 2021,
2021,
São Paulo.
Clav 2021,
2021.
Palavras-chave: Persistência estudantil; Cocriação de valor; Engajamento estudantil; Motivação acadêmica. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://clav.fgv.br/] |
11. | VIANA, T. N.; COSTA, J. S.; MAIA, A. B. G. R. et al. GESTÃO DE CUSTOS EM SERVIÇOS HOSPITALARES: CASO DE HOSPITAL PRIVADO NO CEARÁ DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, ENTRE 2020-2021.
In: XLVI Encontro da ANPAD,
2022,
São Paulo.
XLVI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2022,
2022.
Palavras-chave: Gestão de custos; Serviços Hospitalares; Modelo de custeio; COVID-19. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades auxiliares dos serviços financeiros, seguros, previdência complementar e planos de saúde. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://http://anpad.com.br/uploads/articles/120/approved/36165c62f7b7df72863d470d73302627.pdf]; ISSN/ISBN: 2177-2576. |
12. | BARBOSA, Milena R. Auip. Value Co-Creation and Engagement in Higher Education Institutions.
In: CIMAR- Center for International Business Educationb & Research,
2023,
FORTALEZA.
CIMAR 2023,
2023.
Palavras-chave: Cocriação de valor; Engajamento estudantil; Marketing. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico. Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://www.cimar2023.com/] |
13. | CARVALHO, T. M. X. B.; COSTA, V. M.; BARBOSA, Milena R. Auip et al. ESTUDO SOBRE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DOS ALUNOS CEBAS NO CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E GESTÃO (CCG) DA UNIFOR 2023.
In: Encontro de Práticas Docentes,
2023,
FORTALEZA.
ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES,
2023.
Palavras-chave: APRENDIZAGEM; ALUNOS CEBAS; UNIFOR. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://unifor.br/web/pesquisa-inovacao/encontro-de-praticas-docentes] |
14. | CABRAL, E. M.; BARBOSA, Milena R. Auip. COMO ANDA SEU PERFIL NAS REDES? UMAS EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO NA PRÁTICA DE UMA DISCIPLINA EM EAD.
In: Encontro de Práticas Docentes,
2023,
FORTALEZA.
ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES,
2023.
Palavras-chave: Educação a Distancia; Experiência; Marketing. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://unifor.br/web/pesquisa-inovacao/encontro-de-praticas-docentes] |
15. | SOUZA, L. L. F.; XAVIER, P.; BARBOSA, Milena R. Auip. Sustainable Consumption: Understanding Pro-Environmental Behavior Intention.
In: Consortium for International Marketing Research (CIMaR),
2024,
Gävle, Sweden.
CIMAR 2024,
2024.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Sustainable Consumption; Behavior Intention. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas. Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://old.hig.se/Ext/En/University-of-Gavle/About-the-University/Evenemang/Konferenser/CIMaR-2024] |
Capítulos de livros publicados |
1. |
ABREU, C. B.; GUIMARAES, Indira Guedes; Mesquita, Alekssandre Berlamino et al. Convention & Visitors Bureaux e seu papel para o desenvolvimento do turismo de eventos.
In: Cristiane Buhamra; Indira Guimarães; Alekssandre Mesquita; Aline Pitombeira; Ana Maria Xavier; Andréa Gonçalves; Claudia Leitão; Gervan Menezes; Juliano Pessoa; Taciana Farias. (Org.).
Turismo de Eventos: ferramenta de desenvolvimento de um destino.
01 ed.
Fortaleza,
2007,
v. 01,
p. 15-24.
Palavras-chave: Eventos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Outros. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 01; ISBN: 9788598259055. |
Textos em jornais de notícias/revistas |
1. | BARBOSA, Milena R. Auip. Unifor prepara mão de obra para o mercado.
Unifor prepara mão de obra para o mercado,
Fortaleza,
06 dez. 2012.
Palavras-chave: Educação; Eventos. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Educação. Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1211006; Data de publicação: 06/12/2012. |
Produção técnica |
Demais tipos de produção técnica |
1. | BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes; CAVALCANTE, Marina Farias et al. Roteiro Fortaleza a Pé.
2005.
(Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Convenções do Estado do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: 2º Seminário Brasileiro de Governabilidade Participativa das Cidas- Cidades que se planejam 2005; Inst. promotora/financiadora: Planefor. |
2. | BARBOSA, Milena R. Auip. ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO DE EVENTOS.
2006.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FACULDADE EVOLUTIVO; Cidade: FORTALEZA; Evento: PALESTRA; Inst. promotora/financiadora: FACULDADE EVOLUTIVO. |
3. | BARBOSA, Milena R. Auip. AS ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇAO DE EVENTOS.
2006.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ; Cidade: FORTALEZA; Evento: PALESTRA; Inst. promotora/financiadora: FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ. |
4. |
BARBOSA, Milena R. Auip. O PERFIL DOS BACHARÉIS EM TURISMO DA CIDADE DE FORTALEZA.
2008.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: FORTALEZA; Evento: PALESTRA; Inst. promotora/financiadora: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA. |
5. | MELLO, S. L.; BARBOSA, Milena R. Auip; FELIX, G. R.. O Programa Integrador do Curso Tecnológico em Eventos: as competências e o papel do agente formador como diferenciais competitivos.
2012.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Educação. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: IV Encontro de Práticas Docentes da Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
6. | BARBOSA, Milena R. Auip. O IMPACTO DOS EVENTOS NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL.
2019.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Eventos; Economia; gestão. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades esportivas e de recreação e lazer. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Eventos do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: Eventos Brasil 2019; Inst. promotora/financiadora: ABEOC. |
7. | BARBOSA, Milena R. Auip. TRABALHO, CARREIRA, FORMAÇÃO E OS PROFISSIONAIS DO FUTURO.
2019.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Eventos; Cidade: Fortaleza; Evento: Eventos Brasil 2019; Inst. promotora/financiadora: ABEOC. |
8. | GURGEL, A. P.; TELES, C. J.; CAMARA, E. et al. Quais são as oportunidades de Empregabilidade do Profissional de Eventos?.
2020.
(Apresentação de Trabalho/Seminário).
Palavras-chave: Eventos; Empregabilidade; Desenvolvimento Profissional. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Youtube; Cidade: Fortaleza; Evento: Recepcionar 2020; Inst. promotora/financiadora: W10 Produções e Eventos. |
9 | BARBOSA, Milena R. Auip; TAVARES, Tathiana Braga. Recepcionista de Eventos.
2005.
.
Palavras-chave: Eventos. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Organizador; Duração do evento: 4; Local: Centro de Convenções; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO. |
10 |
BARBOSA, Milena R. Auip. Seminário: Captação de Eventos.
2007.
(Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 6; Local: Rua Barbosa de Freitas, nº 1455, Aldeota; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Faculdade Ateneu. |
11 | BARBOSA, Milena R. Auip; Mesquita, Alekssandre Berlamino. Captação e Organização de Eventos.
2007.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas; Tipo de participação: Organizador; Duração do evento: 8; Local: Campus da Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
12 | BARBOSA, Milena R. Auip. Noções Básicas de Turismo.
2008.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Local: FLATED; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Expansão Gestão em Educação e Eventos. |
13 | BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes; CAVALCANTE, Marina Farias et al. Captação de Eventos.
2006.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para treinamento).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Treinamento. |
14 | BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes; CAVALCANTE, Marina Farias et al. Gestão de Pessoas e Comunicação.
2006.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para treinamento).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Treinamento. |
15 | BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes; CAVALCANTE, Marina Farias et al. Inglês e Espanhol para atendimento e prestação de servições turísticos.
2006.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para treinamento).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Treinamento. |
16 | BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes; CAVALCANTE, Marina Farias et al. Liderança.
2006.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para treinamento).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Treinamento. |
17 | BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes; CAVALCANTE, Marina Farias et al. Marketing de Relacionamento.
2006.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para treinamento).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Treinamento. |
18 | BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes; CAVALCANTE, Marina Farias et al. Qualidade no atendimento e na prestação de serviços turísticos.
2006.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para treinamento).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Treinamento. |
19 | BARBOSA, Milena R. Auip. Manual do aluno- Programa Integrador I.
2012.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilaparatreinamento).
Palavras-chave: Eventos; Educação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Apresentar as aulas do semestre para o aluno. |
20 | FELIX, G. R.; BARBOSA, Milena R. Auip. Manual do Aluno- Programa Integrador II.
2012.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostilaparatreinamento).
Palavras-chave: Eventos; Educação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Apresentar as aulas do semestre para o aluno. |
21 | BARBOSA, Milena R. Auip. Manual do Aluno- Captação de Eventos.
2013.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilaparatreinamento).
Palavras-chave: Eventos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: https://uol.unifor.br/oul/Inicio.do#grad; Finalidade: plano de ensino para os alunos do curso tecnológicos em eventos. |
22 | BARBOSA, Milena R. Auip. Manual do Aluno- Captação de Eventos.
2014.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilaparatreinamento).
Palavras-chave: Eventos. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: www.unifor.br; Finalidade: apostila para disciplina no Curso Superior de Tecnologia em Eventos. |
23 | RODRIGO, A.; MARTINS, G.; FIGUEIREDO, M. et al. VIII Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza.
2017.
(Organização de evento/Congresso).
Palavras-chave: inovação; gestão; Patrimônio Cultural. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Secretaria de Cultura de Fortaleza. |
24 | KONDO, E.; COSTA, J. S.; BARBOSA, Milena R. Auip. 32º ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.
2021.
(Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Associação Nacional do Cursos de Graduação em Administração. |
25 | LOPES, R. M. A.; SOUSA, M.; BARBOSA, Milena R. Auip et al. XII EGEPE ? ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS.
2022.
(Organização de evento/Congresso).
Palavras-chave: Empreendedorismo; Pequenas e Médias Empresas. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial; Administração pública, defesa e seguridade social. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: ONLINE; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE). |
26 | SOUSA, J. M.; SOUZA, L. L. F.; BARBOSA, Milena R. Auip et al. CONSORTIUM FOR INTERNATIONAL MARKETING RESEARCH,.
2023.
(Organização de evento/Congresso).
Palavras-chave: Marketing. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico. Referências adicionais: Brasil/Inglês; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: CIBER- Center for International Business Education & Research. |
27 |
BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes; Alves, Celina Castro et al. Guia para Profissionais de Eventos - Ceará/ Brasil.
2008.
(Guia Turístico Estadual).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Outras atividades de serviços. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Guia para divulgação do Estado para profissionais de eventos; Cidade: Fortaleza- Ceará; Inst. promotora/financiadora: Fortaleza Convention & Visitors Bureau. |
28 | BARBOSA, Milena R. Auip. Guia para Profissionais de Eventos - Campinas e Região/ São Paulo.
2009.
(Guia Turístico Regional).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Outras atividades de serviços. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Guia Turístico para Profissionais de Eventos; Local: São Paulo; Cidade: Campinas/ São Paulo; Inst. promotora/financiadora: Campinas e Região Convention & Visitors Bureau. |
29 |
CIALDINI, Colombo; BARBOSA, Milena R. Auip; Alves, Celina Castro et al. 5ª Edição do Guia para Profissionais em Eventos.
2010.
(Guia Turístico Estadual).
Palavras-chave: Eventos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Hotelaria. Setores de atividade: Alojamento. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Finalidade: Divulgar os atrativos do estado para o turismo e eventos, e os associados do Fortaleza Convention & Visitors Bureau; Local: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Fortaleza Convention & Visitors Bureau. |
31 | BARBOSA, Milena R. Auip. Captação de Eventos.
2016.
(Plano de Ensino do Aluno).
Palavras-chave: Eventos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Outras atividades de serviços pessoais. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Caderno do estudante; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Unifor. |
32 | BARBOSA, Milena R. Auip. Bate-papo com o Leitor.
2012.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Profissão; Turismo. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Carreira: Profissão Turismólogo; Duração do evento: 30; Data de apresentação: 11/03/2012; Emissora: Jornal O Povo. |
33 | BARBOSA, Milena R. Auip; GONCALVES, J. A.; COSTA, E. et al. Carreira: profissionais de Eventos atendem às dinâmicas do mercado.
2019.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Eventos; Educação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Carreiras; Data de apresentação: 27/05/2023; Emissora: Internet. |
34 | RANGEL, I. B.; BARBOSA, Milena R. Auip; FILIZOLA, M. et al. Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://www.hoteliernews.com.br/ceara-turismo-de-eventos-cresceu-60-em-10-anos/ ou as ferramentas oferecidas na página.Textos, fotos, artes e vídeos do HotelierNews estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, s.
2019.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Turismo; Economia; Eventos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Turismo; Data de apresentação: 10/04/2019; Emissora: Internet. |
35 | FILIZOLA, M.; BARBOSA, Milena R. Auip; TROMPIERI, N. et al. Visitantes movimentaram mais de meio bilhão no Ceará.
2019.
(Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: Economia; Turismo; Eventos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reservas. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Turismo; Data de apresentação: 10/04/2019; Emissora: Jornal O Povo. |
36 | BARBOSA, Milena R. Auip. Entrevista Nota 10: Milena Auip e a inovação no setor de eventos.
2020.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Eventos; inovação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Inovação no setor de eventos; Data de apresentação: 02/07/2020; Emissora: Unifor notícia. |
37 | BARBOSA, Milena R. Auip; TELES, C. J.; CAMARA, E.. Quais são as oportunidades de Empregabilidade do Profissional de Eventos?.
2020.
(Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Palavras-chave: Eventos; Educação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: O profissional de eventos; Duração do evento: 60; Data de apresentação: 11/11/2020; Emissora: Sympla. |
38 | BARBOSA, Milena R. Auip; LOBO, M. C.; CHAGAS, A. et al. Marketing para todas as necessidades.
2022.
(Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: Marketing. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Marketing; Data de apresentação: 27/12/2022; Emissora: Portal Unifor. |
39 | CEDENO, K.; BARBOSA, Milena R. Auip. Eventos movimentaram R$ 347 mi na economia de Fortaleza em 2022.
2023.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Turismo; Eventos; Economia Circular. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Turismo de Eventos; Data de apresentação: 16/07/2023; Emissora: Panrotas. |
40 | ORSOLON, L.; BARBOSA, Milena R. Auip. Turismo de eventos em 2022 traz impacto de R$ 347 milhões para Fortaleza.
2023.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Eventos; Turismo; Entretenimento. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Turismo de Eventos; Data de apresentação: 05/07/2023; Emissora: Portal Radar. |
41 | BARBOSA, Milena R. Auip. O que faz o profissional de Marketing? Conheça as possibilidades de atuação.
2023.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Marketing. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: O profissional de marketing; Data de apresentação: 15/05/2023; Emissora: Portal Unifor. |
42 | BARBOSA, D.; BARBOSA, Milena R. Auip; ROSA, J.. Fortaleza dos grandes eventos: qual o impacto na cidade e por que não é só sobre turismo.
2024.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Entretenimento; Cultura. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Turismo e Cultura; Data de apresentação: 05/01/2024; Emissora: Jornal Diária do Nordeste. |
43 | BARBOSA, Milena R. Auip. Imersão em marketing e vendas levará alunos ao RD Summit 2024 e para visitas a empresas de destaque no segmento.
2024.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Marketing; Desenvolvimento Profissional; Liderança. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Viagem de Imersão na área de Marketing; Data de apresentação: 09/08/2024; Emissora: Portal Unifor. |
44 | BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes. Dados Economicos Top Movel.
2004.
(Relatório de pesquisa).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: Dados Economicos Top Movel; Nº páginas: 0; Inst. promotora/financiadora: fUNDAÇÃO xxvii de Setembro. |
45 | BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes. Impacto economico do turismo de eventos 2004.
2004.
(Relatório de pesquisa).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: Impacto economico do turismo de eventos 2004; Nº páginas: 0; Inst. promotora/financiadora: Fundação XXVII de Setembro. |
46 | BARBOSA, Milena R. Auip; GUIMARAES, Indira Guedes. Impacto economico do turismo de eventos 2005.
2005.
(Relatório de pesquisa).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: Impacto economico do turismo de eventos 2005; Nº páginas: 0; Inst. promotora/financiadora: Fundação XXVII de Setembro. |
47 | BARBOSA, Milena R. Auip. Impacto Econômico do Turismo de Eventos 2008.
2008.
(Relatório de pesquisa).
Palavras-chave: Eventos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: Pesquisa de Dimensionamento Econômico do Turismo de Eventos 2008; Nº páginas: 32; Inst. promotora/financiadora: Fortaleza Convention & Visitors Bureau. |
49 | Vasconcelos, Suemy; SOARES, J.; TROMPIERI, N. et al. Impacto do Turismo de Eventos em Fortaleza- 2022.
2023.
(Relatório de pesquisa).
Palavras-chave: Eventos; Turismo; Economia. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: Impacto do Turismo de Eventos em Fortaleza- 2022. |
Orientações concluídas |
Graduação |
1. | LUCIANA CARLA PINHEIRO.
A IMPORTÂNCIA DO FESTIVAL DE JAZZ & BLUES PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DO MUNICÍPIO DE GUARAMIRANGA.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Bacharelado em Turismo)
-
Faculdade Evolutivo.
Orientador: Milena Reis Auip Barbosa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
2. | ANA CAROLINA ALENCAR SOUSA.
A análise da demanda turística pelo serviço de hotel infantil em Fortaleza: um estudo de caso a partir da implantação do Hotel Infantil Recanto da Criançada.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Bacharelado em Turismo)
-
Faculdade Evolutivo.
Orientador: Milena Reis Auip Barbosa.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Hotelaria. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Hotelaria. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
3. | Carla Loureno Borges Araujo.
Turismo de Eventos: Uma análise do Fortal como gerador de fluxo turístico.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Bacharelado em Turismo)
-
Faculdade Evolutivo.
Orientador: Milena Reis Auip Barbosa.
Palavras-chave: Eventos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
4. | Roberto Sullivan Cabral de Araújo.
A Importância do Turismo para o Município de Jijoca de Jericoacoara.
2017.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Ciências Econômicas)
-
Uniformed Services University of Health Sciences.
Orientador: Milena Reis Auip Barbosa.
Palavras-chave: Turismo; Economia. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
5. | BERNARDO AMARAL GURGEL.
A IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA CIRCULAR NA GESTÃO DE EVENTOS SUSTENTÁVEIS: ESTUDO DE CASO SOBRE O EVENTO FORTAL NO CAMAROTE MUCURIPE.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Administração)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Milena Reis Auip Barbosa.
Palavras-chave: Economia Circular; Eventos; Sustentabilidade. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Orientações de outra natureza |
1. | Manoela Pinheiro da Costa.
EVENTO: Uma Ferramenta Promocional de Marketing.
2013.
Orientação de outra natureza.
(MBA em Gestão e Planejamento de Eventos)
-
Faculdade Estácio do Ceará.
Orientador: Milena Reis Auip Barbosa.
Palavras-chave: Eventos; Marketing. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Participação em bancas examinadoras | Participação em bancas de comissões julgadoras | Participação em eventos |
Participação em bancas examinadoras |
Qualificações de doutorado |
1. | CASTELO, José Sarto Freire; NETO, Alexandre Rabelo et al.
Participação em banca de
Mirlene Rabelo Magalhães Dias.
A influência da empatia na proposição de valor, cocriação de valor e valor em uso no modelo de retenção de clientes.
2022.
Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Doutorado Interinstitucional em Administração de Empresas)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação |
1. | SANTOS, Maria do Socorro Figueiredo dos; PINTO, Deborah Garcia Regina et al.
Participação em banca de
EWERTON REUBENS.
OVER THE RAINBOWN: O TURISMO GLBT E A IDENTIDADE GAY.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTÃO EM EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS)
-
Instituto Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | PEREIRA, LIDIANE DA SILVA; BARBOSA, Milena Reis Auip.
Participação em banca de
LIDIANE DA SILVA PEREIRA.
A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001 PARA A REDE HOTELEIRA: ESTUDO FOCADO NOS HOTÉIS DA CIDADE DE FORTALEZA.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo)
-
Faculdade Evolutivo.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | TAVARES, Tathiana Braga; BARBOSA, Milena Reis Auip.
Participação em banca de
ANA PATRICIA SILVA SOARES.
TIMESHARE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O BEACH PARK VACATION CLUB.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM TURISMO)
-
Faculdade Evolutivo.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | SANTOS, Maria do Socorro Figueiredo dos; PINTO, Deborah Garcia Regina et al.
Participação em banca de
JOANA ANGELICA DA SILVA.
TURISMO DE EVENTOS: A IMPORTÃNCIA DESTE SEGMENTO PARA A CIDADE DE FORTALEZA.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTÃO EM EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS)
-
Instituto Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | AGUIAR, Maria de Fátima; GUIMARAES, Indira Guedes et al.
Participação em banca de
Antonia Michele da Silva Lima.
CASA DE JOSÉ DE ALENCAR EM FORTALEZA E SEU POTENCIAL TURÍSTICO.
2012.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: José de Alencar. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reservas. Referências adicionais: Brasil/Português. |
6. | AGUIAR, Maria de Fátima; GUIMARAES, Indira Guedes et al.
Participação em banca de
Jeannie Caldas de Brito.
A PERCEPÇÃO DOS FREQUENTADORES DA PRAIA DO FUTURO SOBRE O REORDENAMENTO DAS BARRACAS.
2012.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Turismo; Praia do Futuro. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas. Referências adicionais: Brasil/Português. |
7. | AGUIAR, Maria de Fátima; GUIMARAES, Indira Guedes et al.
Participação em banca de
Iuri Sá de Castro Sousa.
TURISMO E SUSTENTABILIDADE NA PRAIA DE LAGOINHA, PARAIPABA-CEARÁ.
2012.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Turismo; Sustentabilidade. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reservas. Referências adicionais: Brasil/Português. |
8. | AGUIAR, Maria de Fátima; GUIMARÃES, Indira Guedis et al.
Participação em banca de
Maria Deusimar da Silva Juvencio.
CENTRO CULTURAIS E SUA PRESENÇA EM FORTALEZA.
2012.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Centros Culturais. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental. Referências adicionais: Brasil/Português. |
9. | ABREU, Cristiane Buhamra; BARBOSA, Milena Reis Auip.
Participação em banca de
Walter Cesar Nóbrega Neto.
A importância do marketing para a hotelaria.
2012.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Marketing; Hotelaria. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Alojamento. Referências adicionais: Brasil/Português. |
10. | AGUIAR, Maria de Fátima; HORTENCIO, Adriane et al.
Participação em banca de
Jackson Pimenta da Silva.
O Caderno de Turismo do Jornal Diário do Nordeste - Fortaleza: evolução e sua contribuição para o turismo cearense..
2013.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Turismo; Jornalismo. Setores de atividade: Atividades de prestação de serviços de informação. Referências adicionais: Brasil/Português. |
11. | AGUIAR, Maria de Fátima; HORTENCIO, Adriane et al.
Participação em banca de
Débora Rebouças Sá.
Volunturismo: turismo voluntário aliando lazer e responsabilidade sócio-ambiental.
2013.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Turismo; Sustentabilidade. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades de organizações associativas. Referências adicionais: Brasil/Português. |
12. | AGUIAR, Maria de Fátima; HOLANDA, Maria Ivete Almeida et al.
Participação em banca de
Camila Quevedo de Almeida.
Classificação de hotéis por estrelas: evolução e situação atual no Brasil..
2013.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Turismo; Hotelaria. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Hotelaria. Setores de atividade: Alojamento. Referências adicionais: Brasil/Português. |
13. | ABREU, Cristiane Buhamra; BARBOSA, Milena Reis Auip.
Participação em banca de
Emanuella Lorenzom Ferreira.
Centro de Eventos do Ceará.
2013.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Eventos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas. Referências adicionais: Brasil/Português. |
14. | ABREU, Cristiane Buhamra; HOLANDA, Maria Ivete Almeida et al.
Participação em banca de
Geise Aline Macedo de Medeiros.
Potencialidades da cidade de Balsas- MA para a atividade turística.
2013.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Turismo; Sustentabilidade. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades esportivas e de recreação e lazer. Referências adicionais: Brasil/Português. |
15. | ABREU, Cristiane Buhamra; BARBOSA, Milena Reis Auip.
Participação em banca de
Vanessa Carlos Zaranza.
Desenvolvimento Urbano e os Impactos Ambientais Um Estudo de Caso: Parque Ecológico do Cocó.
2015.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Desenvolvimento Urbano; Impactos Ambientais; Sustentabilidade; Meio Ambiente. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental. Referências adicionais: Brasil/Português. |
16. | FIGUEIREDO, Liduina Nogueira de; MOTA, Karol Monteiro et al.
Participação em banca de
Lucia Cristina Azocar Perazo Nunes.
Evento Beneficiente: Batalha de Ritmos.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Eventos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades esportivas e de recreação e lazer. Referências adicionais: Brasil/Português. |
17. | CASTELO, José Sarto Freire; ROCHA, Ricardo Eleutério et al.
Participação em banca de
Emanuel Sousa Costa.
Ações de Marketing pelos Clubes de Futebol Cearense (Ceará x Fortaleza) na Opinião de seus Torcedores.
2017.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
18. | COSTA, Viviana Menezes; PESSOA, Rosangela Andrade et al.
Participação em banca de
Virginia A. F. Alcoforado.
Como o Rock In Rio se tornou referência como Marketing de Experiência.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Marketing; Eventos; Marketing de Experiência. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Eventos. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas. Referências adicionais: Brasil/Português. |
19. | MATOS, Diana Macedo; FILHO, João Antonilson de Sousa et al.
Participação em banca de
Mila Cristina Sobreira da Silva.
A responsabilidade social de uma fundação educacional.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Responsabilidade Social; Fundação; Educação. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis. Referências adicionais: Brasil/Português. |
20. | PINHO, Paulo Henrique Studart; COSTA, Josimar Souza et al.
Participação em banca de
CLARA ZANELLA LIMA e GABRIEL FELIX DE SA OLIVEIRA.
PLANO DE NEGÓCIOS: ZANELLA CHEF SOB MEDIDA.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: gestão; Plano de Negócios; Gastronomia. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Alimentação. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em bancas de comissões julgadoras |
Outras participações |
1. | PALÁCIO, Filipe; RODRIGUES, Idelfonso et al.Guia Conhecendo o Ceará- 70 lugares para você conhecer.
2013.
JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE.
Palavras-chave: Turismo. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Alimentação. Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | BARBOSA, Milena Reis Auip. XI Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor.
2015.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: www.unifor.br|encontros. |
3. | ABREU, Cristiane Buhamra; MELLO, Samira Lodi et al.2 Bem-Vindo: Hospitalidade- A Arte do Bem Receber.
2015.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: www.unifor.br|bemvindo. |
Participação em eventos |
1. | .
2005.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
2. | .
2007.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
3. | .
2007.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
4. | .
2023.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.cimar2023.com/. |
5. | .
2005.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/. |
6. | .
2006.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/. |
7. | Economia Criativa, Desenvolvimento Local e Patrimônio Cultural.
2017.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/. |
8. | .
2012.
(Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/. |
9. | .
2000.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
10. | .
2000.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
11. | .
2001.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
12. | AS COMPETÊNCIAS E O PAPEL DO AGENTE FORMADOR COMO DIFERENCIAIS COMPETITIVOS.
2012.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
13. | .
2014.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
14. | .
2012.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Orientações concluídas | Dados complementares |
Total | |
Produção bibliográfica | 17 |
Trabalhos em eventos | 15 |
Completos | 13 |
Resumos | 2 |
Livros e capítulos | 1 |
Livros publicados ou organizados | 0 |
Capítulos de livros publicados | 1 |
Textos em jornais ou revistas (magazines) | 1 |
Jornal de notícias | 1 |
Total | |
Produção técnica | 49 |
Demais tipos de produção técnica | 49 |
Total | |
Orientações concluídas | 6 |
Graduação | 5 |
Orientações de outra natureza | 1 |
Total | |
Dados complementares | 38 |
Participação em bancas examinadoras | 21 |
Participação em bancas de comissões julgadoras | 3 |
Participação em eventos | 14 |
Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor. |
Última atualização do CV em 14/08/2024 - 11:57 |