Curriculum Vitae

Aderson dos Santos Sampaio

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeAderson dos Santos Sampaio
Nome em citações bibliográficasSAMPAIO, A. S.
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Diretoria do Centro de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Av. Washington Soares, 1321
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34773313
URL da Homepage: http://www.unifor.br
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2017 Mestrado em Maestria en Educación.
Universidad de la Empresa, UDE, Uruguai. Orientador: Robson Carlos Loureiro.
2003 - 2004 Especialização em Comunicação e Novas Tecnologias. (Carga Horária: 420h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: CD-ROM Leitura de texto em outdoor" - Processo de desenvolvimento. Ano de finalização: 2004.
Orientador: Prof Ms. Antonio José M. Leite Jr..
2000 - 2003 Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Título: www.unifor.br - Uma revisão dos princípios visuais e diretrizes textuais para a construção da interface gráfica do website da Universidade de Fortaleza.
Orientador: Prof José Marconi Bezerra de Souza, MA. Design Industrial.
Voltar

Formação complementar
2018 - 2018Habilidades Digitais para Professores - Cresça com o Google. (Carga horária: 3h).
Google Inc., Google, Estados Unidos.
2017 - 2017MASP: Metodologia de análise e solução de problemas. (Carga horária: 18h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Programa de Formação Docente. (Carga horária: 48h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015ENSINANDO E APRENDENDO: OS FUNDAMENTOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 80h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014FORMAÇÃO EM COACHING EDUCACIONAL. (Carga horária: 56h).
MT COACHING e UNIFOR, MTC E UNIFOR, Brasil.
2010 - 2010Programa de Formação Docente. (Carga horária: 8h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2005 - 2005 Extensão universitária em Seminário de informações para docentes recém-ingre. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Anuário 2015: Curso de Jornalismo da UNIFOR.
Vínculo institucional
2016 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
ANUÁRIO 2014: Curso de Jornalismo da UNIFOR.
Vínculo institucional
2015 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2005 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Vínculo institucional
2014 - 2016 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor da nova Matriz de Jornalismo 2016.1
Outras informaçõesConsultor, gestor, assessor, integrante do grupo gestor de planejamento, pesquisa e organização do projeto do novo programa matricial do Curso de Bacharelado em Jornalismo da Unifor
Vínculo institucional
2004 - 2004 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assessor de conteúdos, Carga horária: 40
Atividades
1/2005 - AtualEnsino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Introdução a Computação Gráfica
Produção Gráfica
Design Jornalístico I
6/2004 - 12/2004Serviços técnicos especializados , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Nead Núcleo de Educação a Distância.
Serviço realizado
Planejamento, orientação e produção de materiais relacionados a Educação a Distância (EAD) em softwares específicos (CorelDraw, Photoshop, PageMaker, Macromedia Flash).
Marca de Mestre.
Vínculo institucional
2014 - 2014 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Faculdade Católica do Ceará, CATÓLICA, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2011 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
2/2011 - 7/2011Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Produção Gráfica
Faculdade 7 de Setembro, FA7, Brasil.
Vínculo institucional
2008 - 2010 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 16
Atividades
2008 - 2010Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Introdução a Computação Gráfica
Multimídia
Produção Gráfica
Sociedade de Ensino Superior do Ceará, SESCE, Brasil.
Vínculo institucional
2006 - 2008 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 14
Atividades
07/2006 - 01/2008Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Comunicação Visual

Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA / Especialidade: Produção Gráfica.
2. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA / Especialidade: Navegabilidade e interface gráfica multimídia.
3. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
4. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
5. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração / Especialidade: Organização Editorial de Jornais.
Voltar

Idiomas
Compreende Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Fala Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco).
Escreve Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).
Voltar

Prêmios e títulos
2017Primeiro lugar no IX Encontro de Práticas Docentes, Universidade de Fortaleza.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. SAMPAIO, A. S.. Análise do recurso digital UNIFOR ONLINE quanto à sua usabilidade. In: IX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2003, Fortaleza, 2003.
Palavras-chave: Universidade de Fortaleza - Unifor; Usabilidade; Unifor On-line.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
A Universidade de Fortaleza já possui seu próprio web-site desde 12 de setembro de 1996, oferecendo a todos os possíveis interessados, notícias e informações sobre a Instituição, além de serviços exclusivos para alunos e funcionários. Nesse contexto, um dos serviços mais importante é o UNIFOR On-line ? que disponibiliza, a alunos matriculados regularmente na Universidade de Fortaleza, o acesso às suas respectivas notas e freqüências das disciplinas em curso, a consulta de livros na biblioteca, etc. O presente trabalho terá como objeto de estudo a análise do recurso digital "Unifor On-line", visando avaliar sua usabilidade.A importância desta pesquisa é justificada pela necessidade de aprimoramento constante de todo e qualquer serviço disponível através da Internet. Assim, quanto mais fácil é seu uso, mais eficiente torna-se o serviço, garantido a satisfação do usuário e a eficiência final do mesmo. Como procedimento metodológico, serão realizadas discussões teóricas relacionando a usabilidade e a arquitetura da informação aplicadas no objeto de estudo. Em seguida, será realizada uma pesquisa qualitativa embasada na proposta de Steve Krug (autor especialista na área de usabilidade). Os resultados apurados demonstraram que o Unifor On-line é eficaz quanto à sua proposta, porém ainda apresenta algumas inconsistências visuais e de usabilidade. Uma possível continuação para este trabalho será a proposição de uma nova versão do site, superando a qualidade da versão atual através da análise e pesquisa realizadas..
2. SAMPAIO, A. S.. O CD-ROM como meio de registro e disponibilização de materiais culturais e artísticos. In: IX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2003, Fortaleza, 2003.
Palavras-chave: CD-ROM; Arte e Cultura; Digital.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
Partindo do princípio em que toda e qualquer pessoa deve ? ou deveria ? ter acesso às obras culturais e artísticas, é necessário buscar uma maneira de registrar e disponibilizar materiais artísticos ao maior número de pessoas possível. Uma das alternativas mais eficientes é o desenvolvimento de CD-ROM´s multimídia. Apesar de ser para muitos uma mídia recente, sua elaboração não deve ser encarada como algo exclusivo para profissionais da informática. Espera-se, com o presente trabalho, apresentar um conjunto de processos necessários para a feitura de um título em CD-ROM multimídia, definindo-se uma metodologia específica para a confecção de títulos multimídia. Serão, portanto, serão enumerados e descritos os processos necessários ao desenvolvimento. Para tanto, durante a apresentação, tomar-se-á como estudo de caso o CD-ROM ?Expositores do Dragão ? Valeska Soares?, desenvolvido na disciplina ?Multimídia, Games e RV?, do Curso de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza. Por fim, o estudo mostrará que praticamente qualquer pessoa, no mínimo curiosa, pode tornar-se capaz de registrar, arquivar e disponibilizar qualquer material em forma de CD-ROM multimídia..
3. SAMPAIO, A. S.. Materiais didáticos - Processo de implementação em mídia digital. In: III Encontro de Iniciação à Docência, 2003, Fortaleza, 2003.
Palavras-chave: Materiais didáticos; Mídia digital; Processo de implementação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
4. SAMPAIO, A. S.. Transposição de materiais didáticos impressos para títulos multimídia em CD-ROM - As etapas referentes ao projeto. In: III Encontro de Iniciação à Docência, 2003, Fortaleza, 2003.
Palavras-chave: CD-ROM; Multimídia; Materiais didáticos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
5. SAMPAIO, A. S.; RODRIGUES, J. S.; SOUSA, D. S.. O uso das Redes Sociais para fins educacionais: Guia de uso do Facebook no Grupo de Estudo Dirigido Gincango.. In: XIV Encontro de Iniciação à Docência, 2014, Fortaleza. XIV Encontro de Iniciação à Docência. Fortaleza : Universidade de Fortaleza, 2014.
Palavras-chave: Monitoria; Educação; Facebook; Gincango; Grupos.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; ISSN/ISBN: 21755396.
RESUMO Transformar um espaço de entretenimento e interação virtual em uma forma de aprendizagem foi o objetivo do Grupo de Estudo Dirigido Gincango, pertencente à disciplina de Introdução à Computação Gráfica dos Cursos de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza. Nesse artigo é proposta uma nova forma de ensino utilizando como extensão da sala de aula a Rede Social Facebook, aprimorando os recursos pedagógicos. Foi apresentada uma metodologia de criação de grupos e discutido recursos para fins educacionais. Foi apresentada também a experiência dos monitores com o grupo do Facebook criado para a disciplina. Como conclusão, foi verificado que sim: é possível utilizar positivamente o Facebook como instrumento no processo de ensino-aprendizagem..

Produção técnica

Produtos tecnológicos
1. SAMPAIO, A. S.. Expositores do Dragão - Valeska Soares. 2003.
Palavras-chave: CD-ROM; Valeska Soares; Dragão do Mar; Exposição Artística.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Acadêmica; Disponibilidade: Restrita; Cidade: Fortaleza.
Partindo do princípio em que toda e qualquer pessoa deve, ou deveria, ter acesso às obras culturais e/ou artísticas, é que se pensou em uma maneira de registrar e disponibilizar materiais artísticos ao maior número de pessoas possível. Uma das alternativas é o desenvolvimento de CD-ROM´s multimídia. Apesar de ser para muitos uma mídia recente, sua elaboração não deve ser encarada como algo exclusivo para profissionais da informática. Espera-se com o presente trabalho, apresentar um conjunto de processos necessários para a feitura de um título em CD-ROM multimídia. Como metodologia, serão enumerados e descritos os processos necessários ao desenvolvimento. Para tanto, tomar-se-á como estudo de caso o CD-ROM ?Expositores do Dragão - Valeska Soares?. Por fim, o estudo propõe uma metodologia em que qualquer pessoa, no mínimo curiosa, é capaz de registrar, arquivar e disponibilizar, qualquer que seja o material, num multimídia CD-ROM..

Trabalhos técnicos
1. SAMPAIO, A. S.; ARAÚJO, Juliana Lotif. CD-ROM Leitura de texto em outdoor - Processo de desenvolvimento. 2004.
Palavras-chave: Outdoor; Mídia digital; CD-ROM; Processo de desenvolvimento; Interface gráfica; Usabilidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Desenvolvimento de Novos Materiais.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Trabalho de conclusão para obtenção do título de especialista; Disponibilidade: ; Duração do evento: 3; Nº páginas: 75; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
2. SAMPAIO, A. S.; Júnior, Francisco Heron de Carvalho. Website do XII Simpósio Brasileiro de Linguagem de Programação. 2008.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://www.lia.ufc.br/sblp2008/; Finalidade: Website do XII Simpósio Brasileiro de Linguagem de Programação; Disponibilidade: Irrestrita; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará - UFC.
3. SAMPAIO, A. S.. Rótulo da Cajuina Tradicional. 2008.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Desenvolvimento do rótulo de uma bebida a base de caju; Disponibilidade: Irrestrita; Nº páginas: 1; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Fazenda Córrego do Cipó.
Responsável pelo desenvolvimento do rótulo de uma bebida a base de caju, cajuína..
4. SAMPAIO, A. S.. Website VII Encontro Nacional de História da Mídia. 2009.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: www.historiadamidia.com; Finalidade: Divulgação do VII Encontro Nacional de História da Midia; Disponibilidade: ; Duração do evento: 3; Nº páginas: 20; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
Responsável pelo projeto, desenvolvimento e manutenção do website do evento..
5. SAMPAIO, A. S.. História viva do futebol cearense. 2009.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Convite; Disponibilidade: Irrestrita; Nº páginas: 1; Cidade: Fortaleza.
Convite para o lançamento do documentário da série "História viva do futebol cearense" intitulado "Futebol paixão cearense"..
6. SAMPAIO, A. S.. Projeto gráfico "NewAr". 2009.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Projeto gráfico da empresa NewAr; Disponibilidade: Irrestrita; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: NewAr.
Desenvolvimento da marca de das aplicações em papelaria.
7. SAMPAIO, A. S.. Trilha sonora inesquecível. 2009.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Anúncio de revista / Cliente: Nagib Acário; Disponibilidade: Irrestrita; Nº páginas: 1; Cidade: Fortaleza.
8. SAMPAIO, A. S.. As mães de Chico Xavier. 2011.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Cartaz de divulgação; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 1; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
Cartaz de divulgação da Palestra com a participação de Glauber Filho, diretor do filme..
9. SAMPAIO, A. S.. Jornalismo impresso: as novas mídias e o futuro. 2011.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Cartaz de divulgação; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 1; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
Cartaz de divulgação do seminário, promovido pelo curso de Jornalismo da Unifor..
10. SAMPAIO, A. S.. Comunicação empresarial e novos mercados. 2011.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Cartaz de divulgação; Disponibilidade: Restrita; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
Cartaz e panfletos para divulgação do seminário, promovido pelo curso de Jornalismo da Unifor..
11. SAMPAIO, A. S.. Jornalismo, política e poder. 2011.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Cartaz de divulgação; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
Cartaz de divulgação do seminário, promovido pelo curso de Jornalismo da Unifor, com a presença dos ex-porta-vozes da presidência: Humberto Barreto, Antonio Frota Neto e Fernando César Mesquita.
12. SAMPAIO, A. S.. Branding: gestão de marcas. 2011.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Cartaz de divulgação de evento; Disponibilidade: Restrita; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
Cartaz de divulgação da palestrade Rogério Bandeira Moreira, promovido pelos cursos de Comunicação Social da Unifor..
13. SAMPAIO, A. S.. Palavra de encerramento e de renovação dos cursos de Comunicação Social da Unifor. 2011.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Cartaz de divulgação de evento; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
Cartaz de divulgação do encontro de encerramento do semestre, promovido pelos cursos de Comunicação Social da Unifor..
14. SAMPAIO, A. S.. O quê? 2011 passou rápido assim?. 2011.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Criação de folder informativo sobre o balanço do ano de 2011; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
Folder informativo sobre as conquistas do curso de Jornalismo da UNIFOR, ao longo do ano de 2011..
15. SAMPAIO, A. S.. Palestra com Rodrigo Baena Soares - Porta-voz do Governo Dilma Roussef. 2011.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Cartaz de divulgação de evento; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
Cartaz de divulgação da palestra de Rodrigo Baena Soares, porta-voz do Governo Dilma Roussef, promovido pelo curso de Jornalismo da Unifor..
16. SAMPAIO, A. S.. Conquistamos o tetra. Agora vamos batalhar pelo penta.. 2011.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Cartaz de divulgação; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
Cartaz de divulgação do resultado obtido pelo curso de Jornalismo da Unifor no Guia do Estudante, da Editora Abril..
17. SAMPAIO, A. S.. CARTAZ: COMUNICAÇÃO ELEITORAL. 2012.
Palavras-chave: Fórum; Eleições; FOCOM - Fórum de Comunicação da UNIFOR.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 1; Nº páginas: 1; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
Cartaz de divulgação da Palestra com a participação de Glauber Filho, diretor do filme..
18. SAMPAIO, A. S.. CARTAZ: Representações das crianças e dos adolescentes na mídia. 2012.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
19. SAMPAIO, A. S.. CARTAZ: Jornalismo Investigativo. 2012.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
20. SAMPAIO, A. S.. Mulheres no Comando. 2012.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
21. SAMPAIO, A. S.. Experiência Jornalística com Índios. 2012.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
22. SAMPAIO, A. S.. FOCOM - Cine Holliudy. 2013.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
23. SAMPAIO, A. S.. Cartaz: Mulheres no Comando #2. 2013.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Projeto gráfico de cartaz impresso; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
24. SAMPAIO, A. S.. Os novos cenários do Jornalismo Impresso. 2013.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
25. SAMPAIO, A. S.. Pré-apresentação dos TCC's de Jornalismo. 2013.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
26. SAMPAIO, A. S.. Os Bastidores do Vaticano. 2013.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
27. SAMPAIO, A. S.. Planejamento de Carreiras para Estudantes de Comunicação Social. 2014.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
28. SAMPAIO, A. S.. Jornalismo, Marketing Esportivo e Empreendedorismo: COPA DA FIFA. 2014.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
29. SAMPAIO, A. S.. Identidade Visual: Neurofeedback. 2014.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
Desenvolvimento da Marca, Programação e Identidade Visual para Clínica de Neurofeedback.
30. SAMPAIO, A. S.. Cartaz I Seminário de Comunicação Coorporativa. 2014.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Projeto gráfico de cartaz impresso; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: universidade de Fortaleza - UNIFOR.
31. SAMPAIO, A. S.. Cartaz: Mulheres no Comando #3. 2014.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Projeto gráfico de cartaz impresso; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
32. SAMPAIO, A. S.. Equipe de Elaboradores de Questões do IDEA - Teste de Progresso da UNIFOR. 2014.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Teste de Progresso da UNIFOR - Curso de Publicidade e Propaganda; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 1; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
33. SAMPAIO, A. S.. Cartaz JE SUIS CHARLIE? O atentado terrorista à revista francesa de humor Charlie Hebdo: um debate sobre a cultura muçulmana, intolerância e cobertura jornalística. 2015.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Projeto gráfico de cartaz impresso; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
34. SAMPAIO, A. S.. Projeto de Identidade Visual: Ciências da Computação UFC. 2016.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Projeto de Identidade Visual; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Emanuele Santos.
35. SAMPAIO, A. S.; GONDIM, J. W. B.; SEPULVEDA, A. V.. Grupo gestor de planejamento, pesquisa e organização do projeto de novo programa matricial do curso de bacharelado em Jornalismo da UNIFOR. 2016.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Novo programa matricial de curso; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 8; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: UNIFOR.
36. SAMPAIO, A. S.; GONDIM, J. W. B.; SILVA, J. V.. Trabalhos do grupo gestor de planejamento, pesquisa e organização do projeto de novo programa matricial do Curso de Bacharelado em Jornalismo da UNIFOR. 2016.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Renovação matricial do Curso de Jornalismo da UNIFOR; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 12; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.

Demais tipos de produção técnica
1. SAMPAIO, A. S.; LIMA JR, R. B.; MUNGUBA, M. et al. Jogo das letras: aventura no mundo das vogais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Porto Alegre; Cidade: Porto Alegre; Evento: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2014); Inst. promotora/financiadora: SBGames.
2. SAMPAIO, A. S.; LIMA JR, R. B.; MUNGUBA, M. et al. TOC TUM: Desenvolvimento de jogo para mediação da iniciação musical do surdo com aporte terapêutico ocupacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Porto Alegre; Cidade: Porto Alegre; Evento: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2014); Inst. promotora/financiadora: SBGames.
3. SAMPAIO, A. S.; LIMA JR, R. B.; GADELHA, A. et al. Relato de desenvolvimento do jogo Mistérios da Encantada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Porto Alegre; Cidade: Porto Alegre; Evento: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2014); Inst. promotora/financiadora: SBGames.
4. SAMPAIO, A. S.; SAMPAIO, L. A. M.; MUNGUBA, M.. O professor e a educação inclusiva para o aluno com TDAH: desafios e proposições. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Evento: Encontros Científicos 2017; Inst. promotora/financiadora: Unifor.
5SAMPAIO, A. S.. Curso básico e prático de CorelDRAW. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
Curso Básico e Prático de CorelDRAW, realizado na Universidade de Fortaleza - UNIFOR, no período de 23 a 27 de julho de 2007..
6SAMPAIO, A. S.. Design Gráfico - Módulos Adobe Illustrator/CorelDraw. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 28; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
7SAMPAIO, A. S.. Adobe Photoshop. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
8SAMPAIO, A. S.. Adobe llustrator e CorelDraw. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
9SAMPAIO, A. S.. Adobe Photoshop. 2013. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
10SAMPAIO, A. S.. Adobe InDesign. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Tipo de participação: Docente; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
11SAMPAIO, A. S.. IDEA - Teste de Progresso da UNIFOR. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Avaliação de progressão acadêmica).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Integrante da Equipe de Elaboradores de Questões do IDEA.
12SAMPAIO, A. S.. IDEA - Teste de Progresso da UNIFOR. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Avaliação de progressão acadêmica).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Integrante da Equipe de Elaboradores de Questões do IDEA.
13

SAMPAIO, A. S.; LIMA, G. M. A.. Revista A PONTE. 2006. (Editoração/Periódico).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Editora: Universidade de Fortaleza; Nº páginas: 44; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
A revista A PONTE é uma produção acadêmica realizada pelo LABJOR - Laboratório de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, onde participo como Coordenador do Projeto Gráfico..
14

SAMPAIO, A. S.; MENESES. Jornal O FÔLEGO (Universidade de Fortaleza). 2007. (Editoração/Periódico).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Editora: Universidade de Fortaleza; Nº páginas: 16; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
O jornal O FÔLEGO é um jornal esportivo produzido para fins acadêmicos pelo LABJOR - Laboratório de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, onde participo como Coordenador do Projeto Gráfico..
15RABELO, Ana Paula; SAMPAIO, A. S.. Pedra d´água. 2009. (Editoração/Livro).
Palavras-chave: Poesia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Editora: Expressão Gráfica Editora; Nº páginas: 63; Cidade: Fortaleza.
Responsável pela diagramação do livro..
16GONDIM, J. W. B.; SAMPAIO, A. S.; FIGUEIREDO, L. N. D.. ANUÁRIO 2013: CURSO DE JORNALISMO DA UNIFOR. 2014. (Editoração/Periódico).
Referências adicionais: Brasil/Português; Editora: Gráfica da UNIFOR; Nº páginas: 40; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
17SEPULVEDA, A. V.; GONDIM, J. W. B.; SAMPAIO, A. S. et al. ANUÁRIO 2014: CURSO DE JORNALISMO DA UNIFOR. 2015. (Editoração/Periódico).
Referências adicionais: Brasil/Português; Editora: Gráfica da UNIFOR; Nº páginas: 44; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
18SAMPAIO, A. S.. Relatório de Gestão - Pós UNIFOR 2011-2015. 2015. (Editoração/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Editora: Gráfica da UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
19GONDIM, J. W. B.; SAMPAIO, A. S.; SALES, R. K. L.. ANUÁRIO 2015: CURSO DE JORNALISMO DA UNIFOR. 2016. (Editoração/Periódico).
Referências adicionais: Brasil/Português; Editora: Gráfica da UNIFOR; Nº páginas: 76; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
20

SILVA, Erotilde Honório; SAMPAIO, A. S.; KNEIPP, Valquiria Aparecida Passos. VII Encontro Nacional de História da Mídia. 2009. (Organização de evento/Congresso).
Palavras-chave: comunicação; Jornalismo; Mídia; publicidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Univerisidade de Fortaleza - UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Rede Alfredo de Carvalho (Rede ALCAR) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
21

SAMPAIO, A. S.. VII Encontro Nacional de História da Mídia. 2009. (Projeto Gráfico).
Palavras-chave: Projeto gráfico.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Finalidade: Material de comunicação do evento; Local: Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Rede Alfredo de Carvalho (Rede ALCAR) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Desenvolvimento de todo o planejamento, desenvolvimento e produção do projeto gráfico utilizado no VII Encontro Nacional de História da Mídia, tais como cartaz, camisa, bolsa, website, etc..
22SAMPAIO, A. S.. ADVITA Saúde. 2015. (Projeto de identidade visual).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: ADVita Saúde.
23SAMPAIO, A. S.. Fabrício Demétrio - Advocacia. 2016. (Projeto de identidade visual).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Fabrício Cabral Demétrio.
24SAMPAIO, A. S.. Park do Bem. 2016. (Projeto de identidade visual).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Park do Bem.
25SAMPAIO, A. S.. Sociedade Brasileira de Psicologia. 2016. (Projeto de identidade visual).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Sociedade Brasileira de Psicologia.
26SAMPAIO, A. S.. Luciana Sampaio - Fisioterapeuta. 2016. (Projeto de identidade visual).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Luciana Sampaio.

Orientações concluídas

Graduação
1. Ana Paula Souza de Almeida. O desenvolvimento e uso de blog como ferramenta jornalística Cearense. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Aderson dos Santos Sampaio.
Palavras-chave: Internet; weblogs; blog; jornalismo online; blogosfera cearense.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Almeida, Ana Paula Souza de. O desenvolvimento e uso de blog como ferramenta jornalística Cearense. Monografia. Curso de Comunicação Social - Jornalismo. Universidade de Fortaleza. Fortaleza, 2007. Os blogs começaram como simples diários virtuais, utilizados por adolescentes para confidenciarem seu dia a dia ou se relacionarem com seu grupo de amigos. Mas a utilização dessa ferramenta ganhou proporções maiores e conquistou o meio jornalístico, que viu a ferramenta como uma nova plataforma de comunicação. No Brasil, jornais renomados como Folha de São Paulo e O Globo perceberam seu potencial em meados de 2003 e inseriram os blogs em suas páginas na Internet. No Ceará, essa utilização é mais recente. Partindo do princípio que os weblogs são um importante recurso de informação, o presente trabalho se propõe a estudá-los como ferramenta de comunicação, principalmente, no meio jornalístico. O processo metodológico adotado foi a realização de entrevista com os responsáveis por 3 blogs cearenses ? Cybervida, blog do jornal O POVO e o do jornal Diário do Nordeste ? para avaliar o desenvolvimento dessa ferramenta no estado..
2. Francisco Alexandre de Morais. Técnicas de otimização de Conteúdo (SEO) aplicadas ao jornalismo e Marketing Empresarial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Aderson dos Santos Sampaio.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Bruno de Andrade Martins. A utilização de APP para dispositivos móveis em função da educomunicação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Aderson dos Santos Sampaio.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Weslley Monteiro Lemos. Rádio NIC APP: uma nova forma de apresentar a educomunicação ao receptor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Aderson dos Santos Sampaio.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Hemilli Cristini Pereira Bittencourt Paiva. Redesign de marca da Escolinha Sol. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Aderson dos Santos Sampaio.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em bancas de comissões julgadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de Paula Marques de Carvalho. Análise de usabilidade do ambiente NETTEACHER com base na abordagem de Steve Krug. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Gráfico) - Faculdade 7 de Setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de Henrique Moura Nobre. As diretrizes de usabilidade funcionam: Um estudo de caso sobre a eficácia das diretrizes de usabilidade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Gráfico) - Faculdade 7 de Setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de José Wilton Lima Martins. Relatório do projeto gráfico do livro FOTOETNOGRAFIA DO BOQUEIRÃO DE IRAUÇUBA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Gráfico) - Faculdade 7 de Setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. PINHEIRO, Gustavo Luiz de A; FREIRE, Eduardo Nunes et al. Participação em banca de Sofia Holanda Ellery Coelho. Revista Conexão: análise das diferenças entre a enunciação jornalística e a publicitária a partir do design gráfico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Revista Conexão; Jornalismo; Design.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. BARBOSA, Maria Antonieta P; CASTELO, Samuel Leite et al. Participação em banca de Ivo Gomes Oliveira. Marca guarda-chuva: estudo de caso ADAMS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Marca; Marketing; ADAMS.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Este trabalho mostra um estudo e uma análise da ação mercadológica das marcas "guarda-chuva" no mercado varejista brasileiro. Temos como principal finalidade estudar estratégias de marca, conhecer o Marketing de Varejo e analisar como a marca Adams utiliza a estratégia de marca guarda-chuva. No primeiro momento apresentou-se uma visão geral de marca, desde a sua origem até arquitetura de marca e estratégias de marca em geral. No segundo, apresentou-se o marketing de varejo e sua atuação no mercado; as ferramentas mercadológicas e o varejo e a comunicação varejista no Brasil. No terceiro momento, apresentou-se um estudo de caso da marca Adams acompanhado de uma entrevista, com um funionário da mesma, para a coleta de informações sobre as estratégias de marca utilizada no varejo. Com a análise dos dados, constatou-se que a Adams é uma marca "guarda-chuva" mulifuncional que utiliza muito eficazmente várias estratégias para a comunicação (arquitetura de marca) de suas marcas e submarcas no varejo..
3. ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; FEITOSA, Ricardo Augusto Sabóia et al. Participação em banca de Cíntia Carneiro Neves. Para além do reality show: um estudo sobre os vídeos amadores pornográficos encontrados na Internet e a ruptura da intimidade através deles. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Pornografia; Reality Show; Internet.
Referências adicionais: Brasil/Português.
A sexualidade humana passou por diversos períodos e barreiras desde nossa origem. Foi transgressora, reprimida, liberta e, nos dias de hoje, ela vem sendo explorada e espetacularizada de uma maneira nunca antes vista. Com a popularização das câmeras digitais e a facilidade em lidar e criar com a revolução da web 2.0, quase qualquer pessoa é produtor de conteúdo para a Internet. Seja através de textos, fotografias ou imagens em movimento, a sexualidade humana encontrou na internet a maneira mais rápida e interativa de se manifestar para o outro. Os vídeos amadores pornográficos disponibilizados na web são o exemplo de como a intimidade se transforma em algo acessível e que rompe a barreira do que pode ou não ser visualizado. Como, então, o espaço virtual tem oferecido suporte e ferramentas para a divulgação da intimidade alheia? A partir de uma abordagem qualitativa, adotaram-se como instrumentos de pesquisa as ferramentas encontradas nos websltes que fazem com que o usuário que assiste aos vídeos interaja com quem os colocou ali. Adotou-se como instrumento de pesquisa o espaço exclusivo para comentários a serem feitos a respeito do vídeo assistido na web. Com tal análise, foi possfvel observar que a intimidade das pessoas que disponibilizam vfdeos pornográficos pessoais é visualizada, caracterizada e criticada..
4. CASTELO, Samuel Leite; KURy, Glaura Brilhante et al. Participação em banca de Carla Amorim Roma. Merchandising no ponto de venda ? A empresa Adams nos supermercados de Fortaleza. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Merchandising; ADAMS; Varejo.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Este trabalho busca aprofundar os conhecimentos em torno do merchandising do ponto de venda da e empresa Adams. O estudo parte da ferramenta do marketing no varejo até a análise da empresa Adams, especificamente nos supermercados de Fortaleza. Como metodologia, foram realizadas visitas aos pontos de vendas, entrevistas com supermercadistas e funcionários das empresas citadas, análises de . livros e pesquisas de mercado. O merchandising integrou, realmente, como uma ferramenta mercadológica no varejo supermercadista..
5. MAGALHÃES, Wladimir Capelo; BOUTy, Alessandra Marinho et al. Participação em banca de Eder Braga Feitosa. Construção da marca: estudo de caso Esmaltec. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Identidade visual; Esmaltec; Branding.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Este trabalho visa a analise da construção da nova logomarca da Esmaltec. Em primeiro instante, faz-se um levantamento histórico sobre o surgimento e a origem da marca. Em seguida é abordado um estudo sobre branding para avaliar as relações entre consumidor e a marca. Atualmente o brunding é mais utilizado do que à ferramenta de marketing. Diante da globalização as empresas vêm tendo a necessidade de acompanhar o avanço tecnológlco e estando à frente do que os clientes estão pensando, por tanto, essa nova ferramenta de mercado auxilia para que as empresas mantenham umu relação íntima com seus clientes. No terceiro e último momento deste trabalho de pesquisa, foram realizadas entrevistas com consumidoras para observar o nível de reconhecimento entre empresa/consumidor e também realizado outra entrevistacom o idealizador da maarca Esmaltec, o designer Paulo Barbosa. As informações encontradas e utilizadas neste trabalho foram fundamentados a partir do livro de David Aaker..
6. MAGALHÃES, Wladimir Capelo; JUNIOR, Antonio José Melo Leite et al. Participação em banca de Marcella Rodrigues Sucupira. A cor como elemento de composição de uma marca. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Coca-Cola; Cor; Identidade visual.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Este trabalho aborda a importância da cor na marca de um produto, a receptividade dos consumidores perante a nova cor utilizada no produto Coca-Cola zero, a cor preta. A Coca-Cola Zero foi lançada em 2007 ao público jovem. Para saber a aceitabilidade da nova cor utilizada, foi aplicada uma pesquisa qualitativa com consumidores da Coca-Cola, no qual os resultados obtidos foram bastante satisfatórios em questão a receptividade da nova cor, ou seja, concluiu-se que a nova cor utilizada na Coca-Cola Zero foi bem aceita entre os consumidores, não perdendo assim sua identidade visual onde a cor vermelha sempre esteve tão forte na marca Coca-Cola..
7. OSÓRIO, Márcia Maria Alves Pereira; DOURADO, Maria Simone Oliveira L. de M. et al. Participação em banca de Márcia Cabral Fernandes. O marketing e a responsabilidade ambiental. Case: Natura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Natura; Marketing; Responsabilidade ambiental.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Esta monografia tem como objetivo retratar a tendência do marketing de utilizar a responsabilidade ambiental como estratégia. Para melhor entendermos esse conceito foi feito um estudo teórico sobre o conceito de marketing e o que é a responsabilidade ambiental. Na segunda parte da pesquisa foi feito um breve estudo sobre o histórico da marca Natura, considerada a marca brasileira de maior sucesso no ecomarketing no Brasil, e suas diretrizes na responsabilidade social dentro e fora da empresa. Como fonte de pesquisa teórica foram estudados os autores Kotler, Popcorn, Lipovetsky, Silva e pesquisas baseadas na revista Exame e sites da Internet, como o próprio site da Natura. Foi feita também uma breve análise de campanhas e produtos, por onde se pode entender como a imagem do produto serve de instrumento para o marketing ambiental. Na terceira parte desse estudo foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e método qualitativo onde foi organlzado um grupo de discussão de 6 (seis) consumidoras para que se pudesse apurar a percepção delas em relação ao marketing utilizado pela empresa. Enfim pode-se concluir que há certa confusão no que diz respeito às consumidoras Natura e suas percepções na hora de consumir os produtos da empresa, pois acreditam no marketing ambiental que a Natura transmite, um produto ecologicamente correto, mas não reconhecem que se sentem influenciadas por tal estratégia no ato da compra..
8. MAGALHÃES, Wladimir Capelo; JUNIOR, Antonio José Melo Leite et al. Participação em banca de Alan Myrdal Terceiro. Princípios clássicos da animação tradicional aplicados à animação computadorizada tridimensional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Animação clássica; Computação gráfica.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. NETO, Plácido Aderaldo Castelo; CASTELO, Samuel Leite et al. Participação em banca de Lara M. Montenegro Pernambuco. Análise das ações promocionais dos Shoppings Centers do município de Fortaleza. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: comunicação; Shopping; Promoção.
Referências adicionais: Brasil/Português.
No presente estudo propomos a análise das ações promocionais dos Shoppings Centers do município de Fortaleza. A proposta é buscar a compreensão das ferramentas promocionais que são utilizadas para uma determinada campanha, especialmente em datas comemorativas: o Natal. O referencial teórico foi desenvolvido a partir de conceitos sobre Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada e Tratado de Comunicação Organizacional e Política, respectivamente de autoria dos professores Kusch e Torquato, no que se relaciona a comunicação organizacional e a comunicação integrada em todas as suas vertentes. Outra fonte utilizada foi a Associação Brasileira dos Shoppings Centers (ABRASCE) que contextualiza as ações dos shoppings centers no mercado. Através dela obtivemos informações de como o mercado de shoppings centers o seus investimentos estão crescendo no Brasil. Através de um estudo exploratório qualitativo conclusivo percebe-se a tendêncla das campanhas às ações promocionais de responsabilidade social com o intuito de agregar valor e de reposicionar a imagem da empresa ao cliente..
10. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de IGLESIAS, Daniel Moro. O emprego do som como ferramenta auxiliar na narrativa dos jogos eletrônicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Videogame; Jogos eletrônicos; Percepção; Som.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Este trabalho apresenta uma análise da forma como o som é utilizado em cinco jogos diferentes de videogame. Inicialmente são explicados os conceitos básicos relacionados ao som, abordando sua natureza e como se dá a sua percepção pelos seres humanos. Em seguida é apresentada a história do som no videogame, juntamente com exemplos de jogos em que o som foi utilizado de forma revolucionária. E finalmente é feita uma análise pessoal do com de cinco jogos eletrônicos contemporâneos, a fim de compreender como o som pode influenciar a narrativa através da voz, trilha sonora e efeitos sonoros..
11. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de RODRIGUES, Alexandra de Sousa. A prática do endomarketing na UNIMED: um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: endomarketing; cliente interno; fidelização.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de PINTO, Moacir Fernandes Macedo. Marketing pós-venda: avaliação de serviços cemiteriais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: cemitério; marketing de serviço; comunicação integrada de marketing.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de SILVA, Elise Andrade de Girão. A estratégia corporativa de resposabilidade social da empresa Santo Antônio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Empresa Santo Antônio; Responsabilidade social; ética.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de Brenda Góes Alves. Comércio eletrônico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de Jordana Becco da Silva. A comunicação eletrônica como ferramenta de auxílio didático-pedagógico no ensino superior: o sistema Unifor Online. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de Isaac Gurgel Jucá de Araújo. Marketing de guerrilha e sua relação com o valor da marca. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. JÚNIOR, Antônio José M Leite; MAGALHÃES, Wladimir Capelo et al. Participação em banca de Bruno Parente. Apresentação de metodologia para desenvolvimentos de websites. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. NETO, Plácido Aderaldo Castelo; CASTELO, Samuel Leite et al. Participação em banca de Flávio Henrique Barbosa Gomes. Marketing religioso: produtos e serviços no comércio da fé. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; MORAIS, Preciliana Barreto de et al. Participação em banca de Patrícia Aragão Morais. A vaidade masculina: uma análise sob o ponto de vista dos homens cearenses. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. PAIVA, Leonardo Macêdo de; DIAS, Erick Picanço et al. Participação em banca de Karen Schuch Bandeira de Mello. Comunicação Visual para crianças. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário 7 de setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
21. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de Patrícia Aragão Morais. A vaidade masculina: uma análise sob o ponto de vista dos homens cearences. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
22. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de Flávio Henrique Barbosa Gomes. Marketing religioso: produtos e serviços no comércio da fé. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
23. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de Bruno Parente. Apresentação de metodologia para desenvolvimentos de websites. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
24. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de Isaac Gurgel Jucá de Araújo. Marketing de guerrilha e sua relação com o valor da marca. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
25. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de Jordana Becco da Silva. A comunicação eletrônica como ferramenta de auxílio didático-pedagógico no ensino superior: o sistema Unifor Online. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
26. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de Brenda Góes Alvez. Comércio eletrônico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
27. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de Lívia Hortêncio Melo. Percepção da marca e marketing social: coelce empresa vencedora do Prêmio Delmiro Gouveia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
28. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de Vitor Reis Dahne. A promoção de produtos do Ferroviário Atlético Clube. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
29. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de Davi de Castro Rocha. Blog 2 business: uma análise do blog camiseteria enquanto blog coorporativo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
30. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de João Paulo Friedman Juaçaba. O Twitter como ferramenta da publicidade on-line, divulgando marcas e estabelecendo um relacionamento com clientes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
31. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de Paulo Sérgio Grangeiro Meireles. Campanha pela valorização da publicidade no rádio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
32. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em banca de Saulo Borges Castro e Silva. O outdoor em Fortaleza: seu uso no planejamento de mídia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
33. ACSERALD, Márcio; ARAÚJO, Alessandra Oliveira et al. Participação em banca de Andrea Lima Nunes. O negro na propaganda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
34. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt; FILHO, Glauber Santos Paiva et al. Participação em banca de Jáder de Oliveira Gomes. A metamorfose do morcego: Batman na transposição ads histórias em quadrinhos para o cinema. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
35. MAGALHÃES, Wladimir Capelo; NASCIMENTO, Lizie Sancho et al. Participação em banca de Luiza Machado Vasconcelos M. Cavalcante. Avaliação de usabilidade do canal de esportes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
36. MAGALHÃES, Wladimir Capelo; NASCIMENTO, Lizie Sancho et al. Participação em banca de Tainá Nobre Nascimento. O twitter como colaborador das rotinas jornalísticas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
37. NASCIMENTO, Lizie Sancho; FEITOSA, Maria Luana Sobral et al. Participação em banca de Maria Luana Sobral Feitosa. O twitter como ferramenta de relacionamento entre empresa e cliente: Um estudo de caso do perfil do twitter da Unimed Fortaleza. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
38. MAGALHÃES, Wladimir Capelo; CASTRO, Germano Pontes de et al. Participação em banca de Germano Pontes de Castro. O cartaz em cartaz: Uma análise da linguagem visual dos cartazes de Drew S. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
39. FREIRE, Eduardo Nunes; JÚNIOR, Alberto Dias Gadanha et al. Participação em banca de Larissa Moreira Nogueira. O papel do folclore: a lenda da Cobra Norato. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
40. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt; NASCIMENTO, Lizie Sancho et al. Participação em banca de Geynifra Vieira Castro Arruda. O facebook como ferramenta estratégica de marketing no cenário empresarial: Estudo de caso da empresa Unimaq. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
41. ROCHA, Aline Maria Matos; HOLANDA, Maria Ivete Almeida et al. Participação em banca de Fabiana Rodrigues da Costa. A ferramenta digital na gestão do marketing de relacionamento com o cliente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
42. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt; NASCIMENTO, Lizie Sancho et al. Participação em banca de Vanessa Pinto Esteves. O consumo feminino de jogos eletrônicos em Fortaleza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
43. FREIRE, Eduardo Nunes; SANTIAGO, Adriana et al. Participação em banca de ALDECI TOMAZ DE OLIVEIRA. CONVERSÃO DO DESIGN DA REVISTA KASAR PARA TABLET. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: REVISTA DIGITAL; TABLET; Design.
Referências adicionais: Brasil/Português.
44. BOUTy, Alessandra Marinho; FILHO, TARCISIO BEZERRA MARTINS et al. Participação em banca de RAUL PINHO DE BARROS PENTEADO. ERGODESIGN APLICADO A EMBALAGENS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: ERGODESIGN; EMBALAGEM.
Referências adicionais: Brasil/Português.
45. PATROCÍNIO, Kátia Regina Azevedo; SILVA, Jari Vieira et al. Participação em banca de Bruna Mendes Guarinis. Programa de Rádio - De volta à infância. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
46. FREIRE, Eduardo Nunes; SEPULVEDA, ALEJANDRO VIVANLO et al. Participação em banca de GIOVANIA DE ALENCAR ARAUJO. REVISTA DIGITAL - RUA E OUTRAS CRÔNICAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: TABLET; REVISTA DIGITAL; Design.
Referências adicionais: Brasil/Português.
47. MUNGUBA, Marilene; VASCONCELOS, Willer Cysne Prado e et al. Participação em banca de Vitoria Barbosa Rodrigues. Significados atribuídos pela criança surda à iniciação musical sob o prisma do terapeuta ocupacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
48. SANTOS, SAMPAIO, Aderson dos; MUNGUBA, Marilene et al. Participação em banca de Vitoria Barbosa Rodrigues. Significados atribuídos pela criança surda à iniciação musical sob o prisma do terapeuta ocupacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
49. SEPULVEDA, ALEJANDRO VIVANLO; PATROCÍNIO, Kátia Regina Azevedo et al. Participação em banca de Isabela Gaby Coimbra. Youtubers, influentes digitais, jornalismo opinativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
50. PATROCÍNIO, Kátia Regina Azevedo; FARIAS, Ana Paula Silva et al. Participação em banca de Pedro Vinícius de Sousa Almeida. Livro-reportagem: coração desavesso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
51. FREIRE, Eduardo Nunes; OLIVEIRA, Aldeci Tomaz de et al. Participação em banca de Ellen Marnie do Nascimento. Stream. Site jornalístico responsivo sobre streaming e consumo de música. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
52. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt; NASCIMENTO, Lizie Sancho et al. Participação em banca de Matheus Oliveira Teles. A influência do mangá na indústria de quadrinhos brasileiros: um estudo de caso da turma da Mônica Jovem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
53. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt; SENA, Cláudio Henrique Nunes de et al. Participação em banca de Neerlane Barros Jatai Teles. Planejamento de comunicação com campanha publicitária Naja Soluções. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
54. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt; FILHO, TARCISIO BEZERRA MARTINS et al. Participação em banca de Ítalo Gadelha de Sousa. O mercado cearense de quadrinhos sob a perspectiva do Daniel Brandão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
55. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt; MIRANDA, Davi et al. Participação em banca de Clara Larissa Sales Maia. Super equipe em múltiplos produtos: transmídia no filme Os Vingadores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
56. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt; SENA, Cláudio Henrique Nunes de et al. Participação em banca de Felipe Magalhães Sousa. Análise de marketing da websérie 01.09 com a utilização da plataforma digital Youtube. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
57. ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al. Participação em banca de Carla Larissa Barbosa de Souza. As representações da infância na Publicidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
58. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt; PATROCÍNIO, Kátia Regina Azevedo et al. Participação em banca de Yuri Maia Furtado Leitão. Planejamento de comunicação: Três Cuboz. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
59. SEPULVEDA, ALEJANDRO VIVANLO; PATROCÍNIO, Kátia Regina Azevedo et al. Participação em banca de Paulo Ayrton Araújo Bezerra de Menezes. Jornalismo impresso na era digital: o caso do Diário do Nordeste na integração das redações do SVM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
60. ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; BOUTy, Alessandra Marinho et al. Participação em banca de Liana Machado Bluhm. Publicidade infantil: publicidade abusiva e seus elementos persuasivos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
61. SEPULVEDA, ALEJANDRO VIVANLO; PATROCÍNIO, Kátia Regina Azevedo et al. Participação em banca de Natalia Brasileiro Rolim Almeida. Rede Educare: criação do site e manutenção da newsletter. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
62. ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; BOUTy, Alessandra Marinho et al. Participação em banca de Katarine Araújo Vidal. Indústria Cultural: um lugar de abuso contra as mulheres. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
63. MARTINS, José Wilton Lima; CAMPOS, Marília Romero et al. Participação em banca de Txai Costa e Mendes. Resistir. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em bancas de comissões julgadoras

Professor titular
1. BONFIM, Evandro de Sousa; SILVA, Erotilde Honório et al.Comissão de professores do curso de Jornalismo para avaliação de pedido de aproveitamento de estudos de aluno. 2006. Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Aproveitamento; Disciplina; Banca.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
EMENTA: Designa Comissão de Professores do curso de Jornalismo para avaliarem pedido de aproveitamento de Estudo Excepcional em OFICINA EM JORNALISMO feito pela aluna Gardênia Salvador Rodrigues..
2. BONFIM, Evandro de Sousa; SILVA, Erotilde Honório et al.Comissão de professores do curso de jornalismo para avaliação de pedido de aproveitamento de estudos de aluno. 2006. Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
EMENTA: Designa Comissão de Professores do curso de Jornalismo para avaliarem pedido de aproveitamento de Estudo Excepcional em ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO feito pela aluna Camila Moreira Rocha..
3. BONFIM, Evandro de Sousa; SILVA, Erotilde Honório et al.Comissão de professores do curso de Jornalismo para avaliação de pedido de aproveitamento de estudos de aluno. 2006. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
EMENTA: Designa Comissão de Professores do curso de Jornalismo para avaliarem pedido de aproveitamento de Estudo Excepcional em ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO feito pela aluna Gardênia Salvador Rodrigues..
4. SILVA, Erotilde Honório; MENESES, Antônio Simões et al.Comissão de professores do curso de Jornalismo para avaliação de pedido de aproveitamento de estudos de aluno. 2006. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
EMENTA: Designa Comissão de Professores do curso de Jornalismo para avaliarem pedido de aproveitamento de Estudo Excepcional em ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO feito pelo aluno Saulo Rêgo da Silva..
5. JR, Antônio José Melo Leite; MAGALHÃES, Wladimir Capelo et al.Comissão de professores do curso de Publicidade para compor banca de avaliação de prova de monitoria. 2006. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
EMENTA: Designa Comissão de Professores do curso de Publicidade para comporem a banca para avaliar a prova de monitoria da disciplina de INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO GRÁFICA..
6. JR, Antônio José Melo Leite; MAGALHÃES, Wladimir Capelo et al.Comissão de professores do curso de Publicidade para compor banca de avaliação de prova de monitoria. 2006. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
EMENTA: Designa Comissão de Professores do curso de Publicidade para comporem a banca para avaliar a prova de monitoria da disciplina COMUNICAÇÃO VISUAL..
7. SILVA, Erotilde Honório; FREIRE, Eduardo Nunes et al.Comissão de professores do curso de Jornalismo para avaliação de pedido de aproveitamento de estudos de aluno. 2007. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
EMENTA: Designa Comissão de Professores do curso de Jornalismo para avaliarem pedido de aproveitamento de Estudo Excepcional na disciplina OFICINA EM JORNALISMO feito pela aluna Priscila Almeida de Alcântara..
8. SILVA, Erotilde Honório; FREIRE, Eduardo Nunes et al.Comissão de professores do curso de Jornalismo para avaliação de pedido de aproveitamento de estudos de aluno. 2007. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
EMENTA: Designa Comissão de Professores do curso de Jornalismo para avaliarem pedido de aproveitamento de Estudo Excepcional na disciplina OFICINA EM JORNALISMO feito pelo aluno Jorge Sérgio Valente Lima..

Outras participações
1. BONFIM, Evandro de Sousa; SILVA, Erotilde Honório et al.Participação em Encontro de Iniciação à Pesquisa na qualidade de Coordenador de Sessão. 2005. Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. BONFIM, Evandro de Sousa; SILVA, Erotilde Honório et al.Comissão de professores do curso de jornalismo para avaliação de pedido de aproveitamento de estudos de aluno. 2005. Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Aproveitamento; Disciplina; Banca.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
EMENTA: Designa Comissão de Professores do curso de Jornalismo para avaliarem pedido de aproveitamento de Estudo Excepcional em ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO feito pela aluna Ana Paula Ferreira Mota..
3. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em Encontro de Iniciação à Pesquisa na qualidade de Coordenador de Sessão. 2007. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Participação no XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, realizado no período de 01 a 05 de outubro de 2007, na qualidade de Coordenador de Sessão..
4. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Participação em Encontro de Produção Laboratorial em Comunicação. 2007. Sociedade de Ensino Superior do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Participação no I Encontro de Produção Laboratorial em Comunicação, realizado no dia 05 de maio de 2007..
5. ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; GADANHA, JÚNIOR, Alberto Dias et al.Avaliação de prova de monitoria da disciplina de Produção Gráfica. 2009. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; BRITO, NOVAIS, Eduardo et al.Comissão de banca de avaliação de monitoria da disciplina de Computação Gráfica. 2009. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt et al.Pedido de Aproveitamento Excepcional do Aluno Raimundo Bezerra Lima Júnior. 2010. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt; GONDIM, José Wagner Borges et al.Processo de Eleição dos membros do CONCENTRO do CCH na categoria auxiliar. 2011. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. SAMPAIO, Aderson dos Santos. Avaliador de sessão oral do VI Encontro de Práticas Docentes da Unifor. 2014. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. Desenvolvimento de Games para promoção de resiliência em pessoas surdas e seus familiares ? Um relato de experiência. 2018. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
2. O uso das TDIC's associadas às práticas docentes no ensino superior: uma revisão sistemática. 2019. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
3. . 2005. (Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Editoração eletrônica; Foto-retoque.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.
Referências adicionais: Brasil/.
4. . 2008. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
5. . 2009. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
6. . 2013. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
7. . 2017. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
8. . 2017. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
9. . 2005. (Participações em eventos/Simpósio).
Palavras-chave: CD-ROM; Outdoor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/.
10. Oficina Macromedia Flash. 2005. (Participações em eventos/Oficina).
Palavras-chave: Oficina; Macromedia Flash.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/.
11. Oficina de Introdução ao Macromedia Flash MX. 2006. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/.
12. . 2009. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
13. O professor e a educação inclusiva para o aluno com TDAH: desafios e proposições. 2017. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica5

Trabalhos em eventos5
Resumos4

Total
Produção técnica63

Produtos tecnológicos1
Produtos tecnológicos sem registro ou patente1
Trabalhos técnicos36
Demais tipos de produção técnica26

Total
Orientações concluídas5

Graduação5


Total
Dados complementares96

Participação em bancas examinadoras66
Participação em bancas de comissões julgadoras17
Participação em eventos13
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 03/08/2020 - 09:11