Curriculum Vitae

Carlos Eduardo Bittencourt Paiva

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissional
IdiomasProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeCarlos Eduardo Bittencourt Paiva
Nome em citações bibliográficasPAIVA, C. E. B.
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
1993 - 1994 Especialização em Curso de pós-graduação em Marketing. (Carga Horária: 450h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: sem monografia. Ano de finalização: 1994.
1987 - 1991 Graduação em Comunicação Social.
Título: A Cor no Moderno Cartaz de Refrigerante.
Orientador: Daniel Welman.
Voltar

Formação complementar
2007 - 2007Metodologia do ensino superior. (Carga horária: 40h).
Faculdade Sete de Setembro, FA7, Brasil.
1994 - 1994Marketing para organizações não governamentais. (Carga horária: 20h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM/RJ, Brasil.
1992 - 1994 Extensão universitária em marketing.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Faculdade 7 de Setembro, FA7, Brasil.
Vínculo institucional
2005 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2000 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 40

Voltar

Idiomas
Compreende Inglês (Razoavelmente).
Fala Inglês (Razoavelmente).
Inglês (Razoavelmente).
Escreve Inglês (Razoavelmente).
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1. PAIVA, C. E. B.. Estratégias de Publicidade para Cursos de Pós-Graduação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Estratégia; publicidade; Pós-graduação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Participante do IV Workshop de Cursos Descentralizados da Universidade Estadual do Vale do Acaraú.
2PAIVA, C. E. B.. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2012. (Organização de evento/Congresso).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM.

Orientações concluídas

Aperfeiçoamento/Especialização
1. Iana Lima rabelo de Melo. Planejamento para comunicação para instituição Infantil Padre Marcelino Zanella. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Carlos Eduardo Bittencourt Paiva.
Palavras-chave: Comunicação estratégica; criação; propaganda; publicidade; educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Geynifra Vieira Castro Arruda. O Facebook como ferramenta estratégica de marketing no cenário empresarial: estudo de caso da empresa Unimaq. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Carlos Eduardo Bittencourt Paiva.
Palavras-chave: Comunicação estratégica; consumidor; corporações; interdisciplinaridade; marketing; propaganda.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Tainá Côrtes Rodrigues. Navegar é preciso: uma análise sobre a deficiência de patrocínio no iatismo cearense.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Carlos Eduardo Bittencourt Paiva.
Palavras-chave: Comunicação estratégica; marketing; Patrocínio cultural; propaganda; publicidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Graduação
1. Ulisses CAmilo Alves Barreto. A Linguagem Universal da Publicidade no Processo Eleitoral: O caso - Eleição de 2008 de Luizianne Lins. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Carlos Eduardo Bittencourt Paiva.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Felipe Ximenes Nogueira. Carro popular: Posicionamento e Segmentação. Lançamento do Celta Nova Geração. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Carlos Eduardo Bittencourt Paiva.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Carlos Eduardo Oliveira Ribeira. O uso de personagem gráfico como ferramenta de marketing. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Carlos Eduardo Bittencourt Paiva.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Leonilda Lima Cidrack do Vale. O uso da web 2.0 e suas ferramentas na construção de relacionamento comerciais.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Carlos Eduardo Bittencourt Paiva.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Thiago Cabral Correia. Análise da relação da linguagem estabelecida entre obra literária e a adaptação cinematográfica: O Poderoso Chefão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Carlos Eduardo Bittencourt Paiva.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. João Cláudio Gifoni Vieira da Silveira. Como o Marketing de Experiência e o posicionamento de marca em eventos ajudam a criar o "Momento UAU".. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Carlos Eduardo Bittencourt Paiva.
Palavras-chave: industria cultural.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Silvio Rafael Gurgel. Monografia de Campanha - Lançamento do Shield. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: marketing; publicidade.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Raphael gurgel Penaforte Gadelha. A industria cultural e o movimento armorial. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: industria cultural; movimento armorial; cultura popular.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Adriano Menezes Brito. Campanha de incentivo a preservação do patrimônio histórico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: patrimonio historico; marketing; propaganda.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Gleiciane Rios de Araújo Felix. A metonímia visual em Anúncios de Revista. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: metonímia visual; propaganda.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Fabrício Barreto Coelho. Campanha de incentivo ao ecodesportismo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: marketing; propaganda; ecodesportismo.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Francisco Hildo Carvalho Marinho. Religião e propaganda: Análise da ampanha da fraternidade de 2003. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: religião; campanha da fraternidade; propaganda.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Nilra Maia. a metáfora visual nos anúncio de revista. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: metáfora visual; propaganda; marketing.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Robson Lima Coelho. Montagem cinematográfica: da estética à narração - estudo de caso: a estrada perdida. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: cinema; estética.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de José Fábio Mota. Processo de criação artística: as barreiras entre a arte e a publicidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: arte; criação artística; publicidade.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Tatyana Bezerra. Combate ao tráfico de aves silvestre no Ceará. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: aves silvestres; combate ao tráfico; publicidade.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Ludmila Garcia Amaral. a música popular na propaganda televisiva e os processos de atençào e identificação do consumidor. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: música popular; propaganda; consumidor.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Mariana Dias de Sousa Teixeira. Profissionais "intermídia": a relação entre cinema e publicidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Cinema brasileiro; publicidade; interdisciplinaridade.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Marciana Isabely Martins Pereira. Campanha de incentivo a coleta de lixo seletivo na Cagece. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: marketing; publicidade; reciclagem de lixo.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Renata Oliveira Ribeiro. De esplanada a otoch: o lançamento de uma nova marca. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: novas marcas; marketing; publicidade.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Ricardo Alves de Batista. Cancêr de mama: apoio sem pena é o melhor remédio. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: cancer de mama; prevenção; publicidade.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Bianka Sousa Rodrigues. Revalorização, apropriação e preservação da Casa José de Alencar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: marketing cultural; patrimonio historico; Patrocínio cultural.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Ivo Leonardo O. Viana Lima. A valorização da cultura italiana. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: marketing cultural; patrimonio historico; cultura italiana.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Carolina Guerra da Rocha. O Festival de jazz e blues de guaramiranga: trajetória e edesenvolvimento de 2000 a 2004. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: marketing cultural; publicidade.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Mirella Montenegro. A violência no cinema brasileiro da retomada: uma análise filmica de Cronicamente inviável e cidade de Deus. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Violência; Cinema brasileiro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de João de Menezes Júnior. O rock nacional e a indústria cultural nos anos 80. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: rock nacional; industria cultural.
Referências adicionais: Brasil/Português.
21. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Lídia Maria Giffoni de Souza. A construçao da imagem e sua utilizaçào no marketindg eleitoral. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: política; marketing eleitoral; publicidade.
Referências adicionais: Brasil/Português.
22. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Fernanda Martins da Silveira. Conscientização da população sobre as potencialidades dos deficientes visuais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: publicidade; conscientização; deficientes visuais.
Referências adicionais: Brasil/Português.
23. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Rafaela Mattoso Pinho. Campanha de valorização do artesanato do Cariri. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Artesanato; culturas indígenas; publicidade.
Referências adicionais: Brasil/Português.
24. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Roberta Rolim. Campanha institucional para superação do preconceito com crianças com AIDS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Campanha institucional; preconceito; crianças com AIDS.
Referências adicionais: Brasil/Português.
25. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Tadeu V. Marinho. Adolescentes e as drogas: campanha anti-drogas em nova abordagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Campanha institucional; adolescência; drogas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
26. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Pedro Rodrigo Pinto Santiago. A nike e o marketing esportivo: a atuação da marca de futebol após a copa de 1994 e a estratégia de marketing integrado como fator de diferenciação na categoria. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: marketing esportivo; corporações; futebol.
Referências adicionais: Brasil/Português.
27. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Kendy Albuquerque Shirasu. Campanha de comunicação: produtos orgânicos do Ceará. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: marketing; propaganda; produtos orgânicos.
Referências adicionais: Brasil/Português.
28. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Michely da silveira Lima. Programa "Linha Direta": caso Wladimir Herzog. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: ditadura militar; jornalismo investigativo.
Referências adicionais: Brasil/Português.
29. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Raquel Matos Santana. Patrocínio de eventos como ferramenta de marketing: o caso do Festival Vida e Arte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Patrocínio cultural; marketing.
Referências adicionais: Brasil/Português.
30. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Maria Dília Beserra Farias. A importância do evento como estratégia de marketing. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: marketing; publicidade.
Referências adicionais: Brasil/Português.
31. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Lívia Slvia Elais. Campanha contra o preconceito homossexual interior do núcleo familiar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: publicidade; preconceito; homossexualidade.
Referências adicionais: Brasil/Português.
32. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Vitor Barreira Massler. Campanha de conscientização das adolescentes gestantes sobre a importância do aleitamento materno. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Campanha institucional; gravidez na adolescencia; aleitamento materno.
Referências adicionais: Brasil/Português.
33. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Marcelo Cunha Amora. Campanha de incentivo ao desarmamento no Estado do Ceará. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Campanha institucional; desarmamento.
Referências adicionais: Brasil/Português.
34. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Marcel Otoni Rodrigues Barros. Criatividade em anúncio all-type na mídia do jornal: anúncios premiados no clube de criação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Criatividade; anúncios; jornalismo.
Referências adicionais: Brasil/Português.
35. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Erick Picanço Dias. um domingo qualquer: a comunicação estratégica da Igreja Ctólica para vender fé, utilizando o McDonald. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Comunicação estratégica; Igreja católica; corporações.
Referências adicionais: Brasil/Português.
36. ACSELRAD, Márcio; THÉ, Nilbio et al. Participação em banca de Gregório Donizeti Freire Neto. A jornada do herói no filme Não Estou Lá.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalisomo) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: cinema; Criatividade; jornalismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português.
37. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Eric Guimarães Barbosa. Pesquisa de Mercado: sua relevância para elaboração de campanhas e planos de marketing. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
38. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de Geórgia Lucas Oliveira e Luana Peixoto Magalhães. Braile: O cão guia virtual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: publicidade; inclusão social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
39. SILVA, Jari Vieira; PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Participação em banca de José Clayton Vasconcelos Ponte. Óticas Boris como Top of Mind. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. . 2008. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
2. O rádio e o meercado publicitário. 2010. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
3. A profissão de publicitário e o mercado cearense. 2001. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
4. Mesa redonda sobre publicidade. 2003. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
5. Capacitação para Gestão Acadêmica. 2012. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica0


Total
Produção técnica2

Demais tipos de produção técnica2

Total
Orientações concluídas9

Aperfeiçoamento/Especialização 3
Graduação6


Total
Dados complementares44

Participação em bancas examinadoras39
Participação em eventos5
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 20/03/2024 - 11:26