Curriculum Vitae

Marcio Machado Rodrigues

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalÁreas de atuação
IdiomasProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeMarcio Machado Rodrigues
Nome em citações bibliográficasRODRIGUES, M. M.
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Centro de Ciências e Saúde.
Av. Washington Soares, 1321
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34773000
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2010 - 2014 Doutorado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO.
UNIVERSIDAD POLITECNICA Y ARTISTICA DEL PARAGUAY, UPAP, Paraguai.
Título: ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NUM ENFOQUE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Catarina Costa Fernandes.
Palavras-chave: SURDEZ; COMUNICAÇÃO; LÍNGUA; LINGUAGEM.
Grande área: Ciências Humanas.
2009 - 2010 Mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO.
UNIVERSIDAD POLITECNICA Y ARTISTICA DEL PARAGUAY, UPAP, Paraguai.
Título: ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NUM ENFOQUE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Mercedes Bragança Pinheiro Fernandes.
Palavras-chave: SURDEZ; COMUNICAÇÃO; LÍNGUA; LINGUAGEM.
Grande área: Ciências Humanas.
2008 - 2010 Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR. (Carga Horária: 580h).
FACULDADE KURIOS, FAK, Brasil.
Título: A DIFICULDADE DO DEFICIENTE AUDITIVO NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA. Ano de finalização: 2010.
2017 Graduação em Letras Libras.
2001 - 2005 Graduação em PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES.
Voltar

Formação complementar
2019 - 2019NAUTILUS I -Programa de Gestão da Aprendizadem. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Tecnologias Possíveis a EAD. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018NAUTILUS III - Prog de Gestão da Aprendizagem: Módulo relação prof X aluno. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2018. (Carga horária: 50h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018NAUTILUS II - Prog de Gestão da Aprendizagem: Metod de Ensino-Aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Gestão Escolar. (Carga horária: 80h).
Coordenadoria de Articulação da Comunidade e Gestão Escolar, PMF - SME, Brasil.
2009 - 2009 Extensão universitária em TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, PROJETOS E ACESSIBILIDADE. (Carga horária: 180h).
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, FCT/UNESP, Brasil.
2005 - 2005 Extensão universitária em ADMINISTRAÇÃO DE REDES. (Carga horária: 200h).
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE DEFICIENTES AUDITIVOS DO CEARÁ, APADA, Brasil.
2005 - 2005CURSO DE METODOLOGIA PARA O ENSINO DA LIBRAS. (Carga horária: 120h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil.
2001 - 2002FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DA LIBRAS.
ASSOCIAÇÃO DE SURDOS DO CEARÁ, ASCE, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2018 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE LIBRAS, Carga horária: 20
INSTITUTO/FACULDADE ATENEU, FATE, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE LIBRAS, Carga horária: 20
Escola de Tempo Integral Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota, ETIBFSBM, Brasil.
Vínculo institucional
2015 - 2017 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: DIRETOR ESCOLAR, Carga horária: 40
Secretaria Regional II, SERII, Brasil.
Vínculo institucional
2013 - 2014 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor, Carga horária: 40
Outras informaçõesSupervisor da Central de Acolhimento, setor que englobam o Cadastro Único (Bolsa Família), Ouvidoria, Central de Atendimento e Protocolo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Finanças.
CREAECE, CREAECE, Brasil.
Vínculo institucional
2010 - 2013 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE LIBRAS
Outras informaçõesProfessor Instrutor de Libras nos cursos oferecidos pelo CAS. facilitador da Oficina de Cultura e Comunidade Surdas para os alunos do curso de formação continuada. professor instrutor do Curso de Língua Brasileira de Sinais ? nível intermediário. Professor Instrutor de Libras no Curso de Formação em Surdocegueira.
FACULDADE KURIOS, FAK, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2011 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE LIBRAS, Carga horária: 20
INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO DE SURDOS, ICES, Brasil.
Vínculo institucional
2002 - 2010 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE LIBRAS, Carga horária: 40

Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Voltar

Idiomas
Compreende Português (Bem), Libras (Bem), Espanhol (Pouco).
Fala Português (Bem), Libras (Bem), Espanhol (Pouco).
Português (Bem), Libras (Bem), Espanhol (Pouco).
Escreve Português (Bem), Libras (Bem), Espanhol (Pouco).
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1. CÂMARA, R. A.; RODRIGUES, M. M.; CANTANHEDE, M. R. R. et al. AS NTICs ADAPTADAS PARA SURDOS. Congresso sobre Escrita da Língua de Sinais da Região Sul., v. 1, p. 1-171, 2018. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://<https://www.ufrgs.br/gipels/wp-content/uploads/2019/08/anais_ciels.pdf>.]; Série: 1; ISSN/ISBN: 97865809.

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1. MARTINS, L.C.; RODRIGUES, M. M.. Cultura e Comunidade Surdas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: LIBRAS; LÍNGUA; LINGUAGEM; SURDEZ; EDUCAÇÃO ESPECIAL; COMUNICAÇÃO.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Disciplina de Educação Inclusiva; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
2. MARTINS, L.C.; RODRIGUES, M. M.. Cultura e Comunidade Surdas e o trabalho do Psicólogo Bilíngue. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; LIBRAS; LÍNGUA; LINGUAGEM; SURDEZ.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Disciplina de Educação Inclusiva; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
3. MARTINS, L.C.; RODRIGUES, M. M.. Cultura e Comunidade Surdas e a atuação do Psicólogo Bilíngue. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; LIBRAS; LÍNGUA; Psicologia de Surdos; SURDEZ.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Disciplina de Educação Inclusiva; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
4. MARTINS, L.C.; RODRIGUES, M. M.. RODA DE CONVERSA SOBRE CULTURA SURDA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; LIBRAS; LÍNGUA; SURDEZ; LINGUAGEM.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Disciplina de Educação Inclusiva; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
5. MARTINS, L.C.; RODRIGUES, M. M.. RODA DE CONVERSA SOBRE CULTURA SURDA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: EDUCAÇÃO ESPECIAL; COMUNICAÇÃO; LIBRAS; LÍNGUA; SURDEZ; LINGUAGEM.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Disciplina de Educação Inclusiva; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
6. MARTINS, L.C.; RODRIGUES, M. M.. Experiências Dialogadas em Educação Inclusiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: EDUCAÇÃO ESPECIAL; SURDEZ; LIBRAS; Psicologia de Surdos; COMUNICAÇÃO; LÍNGUA.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Disciplina de Educação Inclusiva; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
7. RODRIGUES, M. M.. Surdez e Superação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: SURDEZ; LIBRAS; COMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; LÍNGUA; LINGUAGEM.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Disciplina de Processos Psicológicos Básicos I; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
8. MESQUITA, R. A. K.; RODRIGUES, M. M.; PORTO, C. M. V. et al. POR SINAL: PODEMOS CONVERSAR SOBRE A CULTURA SURDA?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
9. GURJAO, P. E. F.; CASTILHO, G. N.; RODRIGUES, M. M. et al. FERRAMENTA MIDIÁTICA AUDIOVISUAL PRODUZIDA COM RECURSOS IMAGÉTICOS PARA AMBIENTE VIRTUAL DA DISCIPLINA DE LIBRAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
10. CASTILHO, G. N.; GURJAO, P. E. F.; RODRIGUES, M. M. et al. INSTAGRAM: MONITORIA ON LINE NO ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
11. SOARES, N. F.; RODRIGUES, M. M.; PORTO, C. M. V. et al. O DESPERTAR DO INTÉRPRETE PARA O DESENVOLVIMENTO DA LIBRAS: CONTEXTO DE PRÁTICA DO MONITOR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
12. RODRIGUES, M. M.. As NTICs adaptadas para surdos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Porto Alegre; Evento: I CONGRESSO INTERDISCIPLINAR SOBRE ESCRITA DA LÍNGUA DE SINAIS DA REGIÃO SUL; Inst. promotora/financiadora: Escola Especial para Surdos Frei Pacífico.
13RODRIGUES, M. M.. Curso de Formação em Surdocegueira. 2010. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 80; Local: Centro de Capacitação e Atendimento às Pessoas com Surdez; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora: Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado do Ceará.
14RODRIGUES, M. M.; MARTINS, L.C.. Curso de Língua Brasileira de Sinais ? nível intermediário. 2010. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 60; Local: LAGOINHA; Inst. promotora: Secretaria de Educação Básica - SEDUC.
15RODRIGUES, M. M.. Libras Básico. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: UNIFOR; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA.
16

RODRIGUES, M. M.; MARTINS, L.C.. OFICINA DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EDUCACIONAL).
Palavras-chave: LIBRAS; SURDEZ; COMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: DIVULGAR A LÍNGUA DE BRASILEIRA DE SINAIS.
17

RODRIGUES, M. M.. CURSO DE LIBRAS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EDUCACIONAL).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: DIVULGAR A LÍNGUA DE BRASILEIRA DE SINAIS ATRAVÉS DO CREAECE.
Participação ativa na criação das apostilas do Curso de Libras ? módulos I, II e III do Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado do Ceará.
18PORTO, C. M. V.; RODRIGUES, M. M.; VASCONCELOS, W. C. P. E.. XVII CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR. 2018. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA.
19RODRIGUES, M. M.; VASCONCELOS, W. C. P. E.; PORTO, C. M. V.. XVI Ciclo de Debates sobre Cultura Surda da UNIFOR. 2018. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
20RODRIGUES, M. M.. BANCA DE INSTRUTORES DE LIBRAS. 2010. (EDUCACIONAL).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Finalidade: AVALIAÇÃO/SELEÇÃO DOS PROFISSIONAIS; Local: Centro de Capacitação e Atendimento às Pessoas com Surdez; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DO ESTADO DO C.
21RODRIGUES, M. M.. BANCA DE INTÉRPRETES DE LIBRAS. 2010. (EDUCACIONAL).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Finalidade: AVALIAÇÃO/SELEÇÃO DOS PROFISSIONAIS; Local: Centro de Capacitação e Atendimento às Pessoas com Surdez; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DO ESTADO DO C.
22RODRIGUES, M. M.. BANCA DE CURSO DE CONVERSAÇÃO EM LIBRAS. 2010. (EDUCACIONAL).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Finalidade: AVALIAÇÃO/SELEÇÃO DOS PROFISSIONAIS; Local: Centro de Capacitação e Atendimento às Pessoas com Surdez; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DO ESTADO DO C.
23RODRIGUES, M. M.. BANCA DE INTÉRPRETES DE LIBRAS. 2011. (EDUCACIONAL).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Finalidade: AVALIAÇÃO/SELEÇÃO DOS PROFISSIONAIS; Local: Centro de Capacitação e Atendimento às Pessoas com Surdez; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DO ESTADO DO C.
24RODRIGUES, M. M.. BANCA DE CURSO DE CONVERSAÇÃO EM LIBRAS. 2011. (EDUCACIONAL).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Finalidade: AVALIAÇÃO/SELEÇÃO DOS PROFISSIONAIS; Local: Centro de Capacitação e Atendimento às Pessoas com Surdez; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DO ESTADO DO C.
25CARVALHO, A. C. R.; CAMARA, R. A.; RODRIGUES, M. M.. O SEDENTARISMO E O SUJEITO SURDO. 2018. (EDUCACIONAL).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Examinador em Banca de Trabalho de Conclusão de Curso; Local: FATENE; Cidade: Caucaia; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Terra Nordeste.
26CHAVES, C. S.; CAMARA, R. A.; RODRIGUES, M. M.. AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS PARA A EDUCAÇÃO DO ALUNO SURDO: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL NAIR MAGALHÃES GUERRA. 2018. (EDUCACIONAL).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Examinador em Banca de Trabalho de Conclusão de Curso; Local: FATENE; Cidade: Caucaia; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Terra Nordeste.

Orientações concluídas

Iniciação científica
1. MARCIO MACHADO RODRIGUES. O VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE LIBRAS. 2019. Iniciação Científica - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcio Machado Rodrigues.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. ARAÚJO, Ana Cristhina de Oliveira Brasil de; SILVA, Guilherme Pinheiro Ferreira da et al. Participação em banca de Francisco Nidas Moisés Filho. Prevalência de lesão por esforço repetitivo em intérprete de Libras em uma instituição de ensino superior. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. CULTURA E COMUNIDADE SURDAS. 2011. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
2. DIA NACIONAL DO SURDO.. 2019. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
3. DIA DO SURDO MINISTROU.. 2019. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
4. O DESPERTAR DO INTÉRPRETE PARA O DESENVOLVIMENTO DA LIBRAS: CONTEXTO DE PRÁTICA DO MONITOR. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
5. POR SINAL: PODEMOS CONVERSAR SOBRE A CULTURA SURDA?. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
6. FERRAMENTA MIDIÁTICA AUDIOVISUAL PRODUZIDA COM RECURSOS IMAGÉTICOS PARA AMBIENTE VIRTUAL DA DISCIPLINA DE LIBRAS. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
7. INSTAGRAM: MONITORIA ON LINE NO ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
8. Libras no Contexto Educacional. 2019. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
9. A pessoa com deficiência. 2019. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica1

Artigos publicados em periódicos1
Completos1

Total
Produção técnica26

Demais tipos de produção técnica26

Total
Orientações concluídas1

Iniciação científica1


Total
Dados complementares10

Participação em bancas examinadoras1
Participação em eventos9
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 04/11/2019 - 23:35