Curriculum Vitae
Marcio Machado Rodrigues
Dados pessoais | Formação acadêmica/Titulação | Formação complementar | Atuação profissional | Áreas de atuação |
Idiomas | Prêmios e títulos | Produção científica, tecnológica e artística/cultural | Dados complementares | Indicadores de produção |
Nome | Marcio Machado Rodrigues |
Nome em citações bibliográficas | RODRIGUES, M. M. |
Endereço profissional | Universidade de Fortaleza,
Centro de Ciências e Saúde.
Av. Washington Soares, 1321 Edson Queiroz 60811905 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 34773000 |
2021 - 2021 |
Doutorado
em Educação.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil. Título: ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NUM UNFOQUE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, Ano de Obtenção: 2021. Orientador: Calarina Costa Fernandes. Palavras-chave: SURDEZ; COMUNICAÇÃO; LÍNGUA; LINGUAGEM. |
2010 - 2014 |
Doutorado
em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO.
UNIVERSIDAD POLITECNICA Y ARTISTICA DEL PARAGUAY, UPAP, Paraguai. Título: ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NUM ENFOQUE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, Ano de Obtenção: 2014. Orientador: Catarina Costa Fernandes. Palavras-chave: SURDEZ; COMUNICAÇÃO; LÍNGUA; LINGUAGEM. Grande área: Ciências Humanas. |
2009 - 2010 |
Mestrado
em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO.
UNIVERSIDAD POLITECNICA Y ARTISTICA DEL PARAGUAY, UPAP, Paraguai. Título: ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NUM ENFOQUE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, Ano de Obtenção: 2010. Orientador: Mercedes Bragança Pinheiro Fernandes. Palavras-chave: SURDEZ; COMUNICAÇÃO; LÍNGUA; LINGUAGEM. Grande área: Ciências Humanas. |
2008 - 2010 |
Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR.
(Carga Horária: 580h).
FACULDADE KURIOS, FAK, Brasil. Título: A DIFICULDADE DO DEFICIENTE AUDITIVO NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA. Ano de finalização: 2010. |
2017 - 2020 |
Graduação
em Letras Libras.
Orientador: Licenciatura em Letras/LIBRAS.. |
2001 - 2005 | Graduação em PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES. |
2024 - 2024 |
Extensão universitária em UFCG: AULÃO ACADÊMICO EM LIBRAS.
(Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil. |
2024 - 2024 |
Extensão universitária em UFCG: AULÃO ACADÊMICO EM LIBRAS.
(Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil. |
2024 - 2024 |
Extensão universitária em UFCG: AULÃO ACADÊMICO EM LIBRAS.
(Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil. |
2024 - 2024 | XXVII CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR..
(Carga horária: 6h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2023 - 2023 | PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2023.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2023 - 2023 | XXVI CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR 2023.
(Carga horária: 14h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2022 - 2022 | PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2022.
(Carga horária: 62h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2022 - 2022 | XXIII CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR..
(Carga horária: 14h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2022 - 2022 | XXIII CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR..
(Carga horária: 14h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2022 - 2022 | XXIV CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR..
(Carga horária: 14h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2022 - 2022 | RECURSOS INTERATIVOS EM AMBIENTE REMOTO.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | ORIENTAÇÃO E TUTORIA EAD PARA DOCENTES.
(Carga horária: 90h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | CURSO BIOSSEGURANÇA NA PRÁTICA DOCENTE.
(Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | EXPLORANDO O QUESTIONÁRIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO AVA UNIFOR.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | XXII CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR..
(Carga horária: 14h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | BIOSSEGURANÇA NA PRÁTICA DOCESNTE.
(Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | Lei Geral de Proteção de Dados -LGPD.
(Carga horária: 6h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | XXI CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR..
(Carga horária: 14h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | EXPLORANDO O QUESTIONÁRIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO AVA UNIFOR.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | PROGRAMA DE DESENVOLIMENTO PROFIISNIONAL EM EDUCAÇÃO 2021.
(Carga horária: 29h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | AMBIENTE MOODLE.
(Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2020 - 2020 | EXPLORANDO O MOODLE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2020 - 2020 | Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2018.
(Carga horária: 58h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2020 - 2020 | XX CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR..
(Carga horária: 14h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2020 - 2020 | PROGRAMA DE DESENVOLIMENTO PROFIISNIONAL EM EDUCAÇÃO 2020.
(Carga horária: 58h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2020 - 2020 | PROGRAMA DE DESENVOLIMENTO PROFIISNIONAL EM EDUCAÇÃO 2019.
(Carga horária: 24h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2020 - 2020 | EXPLORANDO O MOODLE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2019 - 2019 | NAUTILUS I -Programa de Gestão da Aprendizadem.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2019 - 2019 | XIX CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR.
(Carga horária: 16h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2019 - 2019 | Libras Básico.
(Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2019 - 2019 | AVALIAÇÃO DE REAÇÃO DE CURSO LIBRAS BÁSICO.
(Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2019 - 2019 | Ensino de ELS (Escrita da Língua de Sinais).
(Carga horária: 2h).
Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil. |
2018 - 2018 | Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2018.
(Carga horária: 50h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | NAUTILUS III - Prog de Gestão da Aprendizagem: Módulo relação prof X aluno.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | Tecnologias Possíveis a EAD.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | PROGRAMA DE DESENVOLIMENTO PROFIISNIONAL EM EDUCAÇÃO 2018.
(Carga horária: 50h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | OFICINA TECNOLOGIAS POSSÍVEIS A EAD..
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | OFICINA TECNOLOGIAS POSSÍVEIS A EAD..
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | NAUTILUS III - Prog de Gestão da Aprendizagem: Módulo relação prof X aluno.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | NAUTILUS II - Prog de Gestão da Aprendizagem: Metod de Ensino-Aprendizagem.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2016 - 2016 | Gestão Escolar.
(Carga horária: 80h).
Coordenadoria de Articulação da Comunidade e Gestão Escolar, PMF - SME, Brasil. |
2016 - 2016 | GESTÃO ESCOLAR.
(Carga horária: 80h).
Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, SME/Fortaleza, Brasil. |
2015 - 2015 | Formação em Libras e Educação Inclusiva.
(Carga horária: 20h).
MAURÍCIO DE NASSAU, FACVLDADE, Brasil. |
2013 - 2013 | Curso Excelência no Acolhimento ao Cidadâo.
(Carga horária: 20h).
ESCOLA GESTÃO PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ, GESTÃO PÚBLICA, Brasil. |
2012 - 2012 | Cultura e Comunidade Surda.
(Carga horária: 3h).
FACULDADE KURIOS, FAK, Brasil. |
2009 - 2009 |
Extensão universitária em TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, PROJETOS E ACESSIBILIDADE.
(Carga horária: 180h).
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, FCT/UNESP, Brasil. |
2009 - 2009 | Tecnologias Assistivas Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão..
(Carga horária: 180h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil. |
2009 - 2009 | II Seminário do Curso de Doutora em Ciências da Educação.
(Carga horária: 32h).
Universidad Politécnica y Artística del Paraguay, UPAP, Paraguai. |
2009 - 2009 | I Seminário do Curso de Doutorado em Ciência de Educação.
(Carga horária: 32h).
Universidad Politécnica y Artística del Paraguay, UPAP, Paraguai. |
2005 - 2005 |
Extensão universitária em ADMINISTRAÇÃO DE REDES.
(Carga horária: 200h).
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE DEFICIENTES AUDITIVOS DO CEARÁ, APADA, Brasil. |
2005 - 2005 | Metodologia para o Ensino da Língua Brasileira de Sinais.
(Carga horária: 120h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de (RJ), FENEIS, Brasil. |
2005 - 2005 | Curso de Administração de Redes.
(Carga horária: 200h).
Associação Pais e Amigos de Deficiente Auditivo APADA, APADA, Brasil. |
2005 - 2005 | CURSO DE METODOLOGIA PARA O ENSINO DA LIBRAS.
(Carga horária: 120h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil. |
2003 - 2003 | Ciclo de Palestras para Formação de Instrutores da LIBRAS - Lingua Brasilei.
(Carga horária: 48h).
Associação dos Surdos do Ceará-ASCE, ASCE, Brasil. |
2002 - 2002 | Seminário Surdez e Educação.
(Carga horária: 24h).
Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo -APADA, APADA, Brasil. |
2002 - 2002 | NOVO MILÊNIO, NOVAS TECNOLOGIAS, NOVAS FORMAS DE APRENDER.
(Carga horária: 3h).
III Congresso Ibero-americamo de Informática na Educação Especial -CIIEE, CIIEE, Brasil. |
2002 - 2002 | III Seminário sobre Educação e Integração dos Surdos.
(Carga horária: 24h).
Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo, APADA, Brasil. |
2002 - 2002 | III Congresso Ibero -americano de Informática na Educação Especial -CIIEE.
(Carga horária: 25h).
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL -SEESP/MEC, CIIEE, Brasil. |
2001 - 2002 | FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DA LIBRAS.
ASSOCIAÇÃO DE SURDOS DO CEARÁ, ASCE, Brasil. |
1999 - 1999 | Curso WINDOWS, WORD, EXCEL E POWER POINT NOÇÕES BÁSICAS..
(Carga horária: 60h).
Associação Pais e Amigos de Deficiente Auditivo APADA, APADA, Brasil. |
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2018 - Atual | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE LIBRAS, Carga horária: 20 |
INSTITUTO/FACULDADE ATENEU, FATE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2009 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE LIBRAS, Carga horária: 20 |
Escola de Tempo Integral Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota, ETIBFSBM, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2015 - 2017 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: DIRETOR ESCOLAR, Carga horária: 40 |
Secretaria Regional II, SERII, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2014 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor, Carga horária: 40 |
Outras informações | Supervisor da Central de Acolhimento, setor que englobam o Cadastro Único (Bolsa Família), Ouvidoria, Central de Atendimento e Protocolo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Finanças. |
CREAECE, CREAECE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2010 - 2013 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE LIBRAS |
Outras informações | Professor Instrutor de Libras nos cursos oferecidos pelo CAS. facilitador da Oficina de Cultura e Comunidade Surdas para os alunos do curso de formação continuada. professor instrutor do Curso de Língua Brasileira de Sinais ? nível intermediário. Professor Instrutor de Libras no Curso de Formação em Surdocegueira. |
FACULDADE KURIOS, FAK, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2011 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE LIBRAS, Carga horária: 20 |
INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO DE SURDOS, ICES, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2002 - 2010 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE LIBRAS, Carga horária: 40 |
ASSOCIAÇÃO DE SURDOS DO CEARÁ, ASCE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2005 - 2008 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: 25 ANOS -JUBILEU DE PRATA, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | 25 ANOS -JUBILEU DE PRATA CERTIFICADO DE AGRADECIMENTO. MARCIO MACHADO RODRIGUES |
1. | Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
|
Compreende | Português (Bem), Libras (Bem), Espanhol (Pouco). |
Fala | Português (Bem), Libras (Bem), Espanhol (Pouco). |
Lê | Português (Bem), Libras (Bem), Espanhol (Pouco). |
Escreve | Português (Bem), Libras (Bem), Espanhol (Pouco). |
2020 | sereia de ouro 2020, TV Diário. |
2019 | 3º lugar "O Vídeo Como Recurso Didático da Monitoria na Disciplina de Libras", IX Encontro de Iniciação à Docência da UNIFOR, Universidade de Fortaleza.. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Orientações concluídas |
Produção bibliográfica |
Trabalhos completos/resumidos em eventos |
1. | RODRIGUES, M. M.; VASCONCELOS, W. C. P. E.; PORTO, C. M. V.. INSTAGRAM MONITORIA ON LINE NO ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES.
In: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCENCIA,
2018,
Fortaleza.
INSTAGRAM MONITORIA ON LINE NO ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES.
Fortaleza
: Marcio Machado Rodrigues,
2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 2175-5396. |
2. | RODRIGUES, M. M.; VASCONCELOS, W. C. P. E.; PORTO, C. M. V.. O DESPERTAR DO INTERPRETE PARA O DESENVOLVIMENTO DA LIBRAS CONTEXTO DE PRÁTICA DO MONITORIA.
In: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCENCIA,
2018,
Fortaleza.
O DESPERTAR DO INTERPRETE PARA O DESENVOL VIMENTO DA LIBRAS CONTEXTO DE PRÁTICA DO MONITORIA.
FORTALEZA
: Marcio Machado Rodrigues,
2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 2175-5396. |
3. | RODRIGUES, M. M.; VASCONCELOS, W. C. P. E.; PORTO, C. M. V.. POR SINAL:PODEMOS CONVERSAR SOBRE A CULTURA SURDA?:.
In: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCENCIA,
2018,
Fortaleza.
POR SINAL:PODEMOS CONVERSAR SOBRE A CULTURA SURDA?:.
Fortaleza
: Marcio Machado Rodrigues,
2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 2175-5396. |
4. | RODRIGUES, M. M.; VASCONCELOS, W. C. P. E.; PORTO, C. M. V.. FERRAMENTA MIDIÁTICA AUDIOVISUAL PRODUZIDA COM RECURSOS IMAGÉTICOS PARA O AMBIENTE VIRTUAL DA DISCIPLINA LIBRAS.
In: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCENCIA,
2018,
Fortaleza.
XVIII ENONTRO DE INICIAÇÃO Á DOCENCIA.,
2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 2175-5396. |
5. | RODRIGUES, M. M.. EMPATIA CONGNITIVO ENSINO AFETIVO AFETIVO E FERRAMENTAS DIGITAIS MEDIANDO O VINCULO MONITOR-ALUNO NA DISCIPLINA LIBRAS..
In: UNIVERSIDDE DE FORTALEZA,
2021,
Fortaleza.
EMPATIA CONGNITIVO ENSINO AFETIVO AFETIVO E FERRAMENTAS DIGITAIS MEDIANDO O VINCULO MONITOR-ALUNO NA DISCIPLINA LIBRAS..
Fortaleza
: Marcio Machado Rodrigues,
2021.
Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396. |
6. | RODRIGUES, M. M.. DESMISTIFICANDO A CULTURA SURDA NA MONITORIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA..
In: UNIVERSIDDE DE FORTALEZA,
2021,
Fortaleza.
DESMISTIFICANDO A CULTURA SURDA NA MONITORIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA..
Fortaleza
: Marcio Machado Rodrigues,
2021.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 2175-5396. |
7. | RODRIGUES, M. M.; VASCONCELOS, W. C. P. E.. INTERCÂMBIO SINALIZADO: GANHOS SURDOS PARA ESTUDANTE OUVINTES -UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA EM LIBRAS..
In: UNIVERSIDDE DE FORTALEZA,
2022,
Fortaleza.
INTERCÂMBIO SINALIZADO: GANHOS SURDOS PARA ESTUDANTE OUVINTES -UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA EM LIBRAS..
Fortaleza
: Marcio Machado Rodrigues,
2022.
Palavras-chave: LIBRAS. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396. |
Artigos completos/resumidos publicados em periódicos |
1. | CÂMARA, R. A.; RODRIGUES, M. M.; CANTANHEDE, M. R. R. et al. AS NTICs ADAPTADAS PARA SURDOS. Congresso sobre Escrita da Língua de Sinais da Região Sul., v. 1, p. 1-171, 2018. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://<https://www.ufrgs.br/gipels/wp-content/uploads/2019/08/anais_ciels.pdf>.]; Série: 1; ISSN/ISBN: 97865809. |
Produção técnica |
Demais tipos de produção técnica |
1. | MARTINS, L.C.; RODRIGUES, M. M.. Cultura e Comunidade Surdas.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: LIBRAS; LÍNGUA; LINGUAGEM; SURDEZ; EDUCAÇÃO ESPECIAL; COMUNICAÇÃO. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Disciplina de Educação Inclusiva; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
2. | MARTINS, L.C.; RODRIGUES, M. M.. Cultura e Comunidade Surdas e o trabalho do Psicólogo Bilíngue.
2014.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; LIBRAS; LÍNGUA; LINGUAGEM; SURDEZ. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Disciplina de Educação Inclusiva; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
3. | MARTINS, L.C.; RODRIGUES, M. M.. Cultura e Comunidade Surdas e a atuação do Psicólogo Bilíngue.
2015.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; LIBRAS; LÍNGUA; Psicologia de Surdos; SURDEZ. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Disciplina de Educação Inclusiva; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
4. | MARTINS, L.C.; RODRIGUES, M. M.. RODA DE CONVERSA SOBRE CULTURA SURDA.
2015.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; LIBRAS; LÍNGUA; SURDEZ; LINGUAGEM. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Disciplina de Educação Inclusiva; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
5. | MARTINS, L.C.; RODRIGUES, M. M.. RODA DE CONVERSA SOBRE CULTURA SURDA.
2016.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: EDUCAÇÃO ESPECIAL; COMUNICAÇÃO; LIBRAS; LÍNGUA; SURDEZ; LINGUAGEM. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Disciplina de Educação Inclusiva; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
6. | MARTINS, L.C.; RODRIGUES, M. M.. Experiências Dialogadas em Educação Inclusiva.
2018.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: EDUCAÇÃO ESPECIAL; SURDEZ; LIBRAS; Psicologia de Surdos; COMUNICAÇÃO; LÍNGUA. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Disciplina de Educação Inclusiva; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
7. | RODRIGUES, M. M.. Surdez e Superação.
2018.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: SURDEZ; LIBRAS; COMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; LÍNGUA; LINGUAGEM. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Disciplina de Processos Psicológicos Básicos I; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
8. | MESQUITA, R. A. K.; RODRIGUES, M. M.; PORTO, C. M. V. et al. POR SINAL: PODEMOS CONVERSAR SOBRE A CULTURA SURDA?.
2018.
(Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
9. | GURJAO, P. E. F.; CASTILHO, G. N.; RODRIGUES, M. M. et al. FERRAMENTA MIDIÁTICA AUDIOVISUAL PRODUZIDA COM RECURSOS IMAGÉTICOS PARA AMBIENTE VIRTUAL DA DISCIPLINA DE LIBRAS.
2018.
(Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
10. | CASTILHO, G. N.; GURJAO, P. E. F.; RODRIGUES, M. M. et al. INSTAGRAM: MONITORIA ON LINE NO ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES.
2018.
(Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
11. | SOARES, N. F.; RODRIGUES, M. M.; PORTO, C. M. V. et al. O DESPERTAR DO INTÉRPRETE PARA O DESENVOLVIMENTO DA LIBRAS: CONTEXTO DE PRÁTICA DO MONITOR.
2018.
(Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
12. | RODRIGUES, M. M.. As NTICs adaptadas para surdos.
2018.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Porto Alegre; Evento: I CONGRESSO INTERDISCIPLINAR SOBRE ESCRITA DA LÍNGUA DE SINAIS DA REGIÃO SUL; Inst. promotora/financiadora: Escola Especial para Surdos Frei Pacífico. |
13. | RODRIGUES, M. M.. Libras no Contexto Educcional.
2019.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Evento: Marcio Machado Rodrigues; Inst. promotora/financiadora: Vice-reitoria de Ensina de Graduação. |
15 | RODRIGUES, M. M.; MARTINS, L.C.. Curso de Língua Brasileira de Sinais ? nível intermediário.
2010.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 60; Local: LAGOINHA; Inst. promotora: Secretaria de Educação Básica - SEDUC. |
16 | RODRIGUES, M. M.; COSTA, J. A. M.. Dia do Surdo.
2019.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas; Tipo de participação: Organizador; Duração do evento: 4; Local: FACULDADE TERRA NORDESTE; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: FATENE. |
17 | RODRIGUES, M. M.; VASCONCELOS, W. C. P. E.. Libras Básico.
2019.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: UNIFOR; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza (Unifor). |
18 | RODRIGUES, M. M.; RODRIGUES, M. M.. LIBRAS NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR.
2019.
(Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA 2019.2; Cidade: FORTALEZA-CEARÁ; Inst. promotora: UNIFOR. |
19 | RODRIGUES, M. M.. Libras no Contexto Educacional.
2019.
(Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 2; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza. |
20 | RODRIGUES, M. M.; CAMARA, R. A.. WEB PALESTRA.
2020.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas; Tipo de participação: Organizador; Duração do evento: 2; Local: UNIDADE MARAPONGA.; Cidade: CAUCAIA-CE; Inst. promotora: FACULDADE PLUS. |
21 | RODRIGUES, M. M.. Libras para Atendimento..
2023.
(Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: semanas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 25; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Libras para Atendimento. |
22 |
RODRIGUES, M. M.; MARTINS, L.C.. OFICINA DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS.
2010.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EDUCACIONAL).
Palavras-chave: LIBRAS; SURDEZ; COMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: DIVULGAR A LÍNGUA DE BRASILEIRA DE SINAIS. |
23 |
RODRIGUES, M. M.. CURSO DE LIBRAS.
2010.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EDUCACIONAL).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: DIVULGAR A LÍNGUA DE BRASILEIRA DE SINAIS ATRAVÉS DO CREAECE. Participação ativa na criação das apostilas do Curso de Libras ? módulos I, II e III do Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado do Ceará. |
24 | RODRIGUES, M. M.. IV SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO E INTERGRAÇÃO DOS SURDOS.
2004.
(Organização de evento/Exposição).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 24; Local: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO DEFICIENTE AUDITIVO -APADA.; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: IV SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO E INTERGRAÇÃO DOS SURDOS. |
25 | RODRIGUES, M. M.. 2º Seminário Nacional de Pedagogia Surda..
2007.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 20; Local: Educação inclustiva UFES; Cidade: Vitória-ES; Inst. promotora/financiadora: 2º Seminário Nacional de Pedagogia Surda.. |
26 | RODRIGUES, M. M.. UNIVERSIDAD POLITÉCNICA Y ARTISTICA DEL PARAGUAY.
2008.
(Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 32; Local: Ciudad del Este; Cidade: Paraguay-py; Inst. promotora/financiadora: I Seminário do Curso de Doutora em Ciências da Educação. |
27 | RODRIGUES, M. M.. I Congresso de Experiências Exitosas em Educação Bilíngue para Surdos.
2011.
(Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 4; Local: INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO DE SURDOS; Cidade: Fortaleza. |
28 | RODRIGUES, M. M.; VASCONCELOS, W. C. P. E.; PORTO, C. M. V.. XVI CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR.
2018.
(Organização de evento/Exposição).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 14; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
29 | PORTO, C. M. V.; RODRIGUES, M. M.; VASCONCELOS, W. C. P. E.. XVII CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR.
2018.
(Organização de evento/Exposição).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 14; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA. |
30 | PORTO, C. M. V.; RODRIGUES, M. M.; VASCONCELOS, W. C. P. E. et al. INSTAGRAM MONITORIA ON LINE NO ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES.
2018.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 4; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA. |
31 | SOARES, N. F.; PORTO, C. M. V.; RODRIGUES, M. M. et al. O DESPERTAR DO INTERPRETE PARA O DESENVOLVIMENTO DA LIBRAS: CONTEXTO DE PRÁTICA DO MONITOR.
2018.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 4; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA. |
32 | GURJAO, P. E. F.; CASTILHO, G. N.; PORTO, C. M. V. et al. FERRAMENTA MIDIÁTICA AUDIOVISUAL PRODUZIDA COM RECURSOS IMAGÉTICOS PARA O AMBIENTE VIRTUAL DA DISCIPLINA LIBRAS.
2018.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 4; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA. |
33 | MESQUITA, R. A. K.; PORTO, C. M. V.; RODRIGUES, M. M. et al. POR SINAL:PODEMOS CONVERSAR SOBRE A CULTURA SURDA?:.
2018.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 4; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA. |
34 | RODRIGUES, M. M.. NAUTILUS II PROGRAMA DE GESTÃO DA APENDIZAGEM: METODOLOGIAS DE ENSINO-APESNDIZAGEM.
2018.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 40; Inst. promotora/financiadora: Vice-reitoria de Ensina de Graduação. |
35 | RODRIGUES, M. M.. NAUTILUS III PROGRAMA DE GESTÃO DA APENDIZAGEM: METODOLOGIAS DE ENSINO-APESNDIZAGEM.
2018.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 40; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Vice-reitoria de Ensina de Graduação. |
36 | RODRIGUES, M. M.. OFICINA TECNOLOGIAS POSSÍVEIS A EAD..
2018.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 40; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Vice-reitoria de Ensina de Graduação. |
37 | RODRIGUES, M. M.. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2018.
2018.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 50; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Vice-reitoria de Ensina de Graduação. |
38 | RODRIGUES, M. M.; VASCONCELOS, W. C. P. E.; PORTO, C. M. V. et al. TRANSPOSIÇÕES DIDÁTICAS PARA O AMBIENTE VIRTUAL DA DISCIPLINA LIBRAS NA MODALIDADE HÍBRIDA.
2018.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: X ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES (ISSN: 2179-4332). |
39 | RODRIGUES, M. M.. As NTIC adaptadas para surdos.
2018.
(Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 2; Local: I CIELS SUL; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: I Congressi Interdisciplinar sobre Escrita da Língua de Sinais da Região Sul. |
40 | RODRIGUES, M. M.; PORTO, C. M. V.; VASCONCELOS, W. C. P. E.. XIX CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR.
2019.
(Organização de evento/Exposição).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 16; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA. |
41 | PORTO, C. M. V.; VASCONCELOS, W. C. P. E.; RODRIGUES, M. M.. PEDAGOGIA VISUAL COMO UMA JEITO SURDO DE ENSINAR E APRENDER LIBRAS NO AMBIENTE VIRTUAL.
2019.
(Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 4; Local: ESUD2019 CIESUD; Cidade: TERESINA -PI; Inst. promotora/financiadora: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTANCIA. |
42 | RODRIGUES, M. M.. DIA NACIONAL DO SURDO.
2019.
(Organização de evento/Outro).
Palavras-chave: SURDEZ. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 10; Local: CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: DIA NACIONAL DO SURDO. |
43 | PORTO, C. M. V.; RODRIGUES, M. M.; VASCONCELOS, W. C. P. E.. O VIDEO COMO RECURSO DIATICO DA MONITORIA NA DISCPLINA DE LIBRAS.
2019.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 3; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCENCIA. |
44 | RODRIGUES, M. M.; PORTO, C. M. V.; VASCONCELOS, W. C. P. E.. ESCUTANDO COM OS OLHOS E FALANDO COM AS MÃOS RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA MONITOR SURDO.
2019.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 3; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCENCIA. |
45 | RODRIGUES, M. M.. PROGRAMA DE DESENVOLVIEMENTO PROFISSIONAL EM EDUCÇÃO 2019..
2019.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 24; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Vice-reitoria de Ensina de Graduação. |
46 | RODRIGUES, M. M.. A PESSOA COM DEFICIENCIA: SUA INCLUSÃO SOCIAL.
2019.
(Organização de evento/Exposição).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 2; Local: INSTITUTO FEDERAL CEARÁ-IFCE; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: FORTALEZA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA. |
47 | RODRIGUES, M. M.. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2019.
2019.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 24; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Vice-Reitoria de Ensino de Graduação. |
48 | RODRIGUES, M. M.. NAUTILUS I PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM.
2019.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 40; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Vice-reitoria de Ensina de Graduação. |
49 | RODRIGUES, M. M.. Libras no Contexto Educacional.
2019.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 2; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Libras no Contexto Educacional. |
50 | RODRIGUES, M. M.. XIX CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR.
2019.
(Organização de evento/Exposição).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 16; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: XIX CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR. |
51 | RODRIGUES, M. M.. Dias do Surdo ministrou a PAlestra-Vidas Surdas.
2019.
(Organização de evento/Exposição).
Palavras-chave: SURDEZ. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 4; Local: FACULDADE TERRA NORDESTE; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Dias do Surdo ministrou a Palestra-Vidas Surdas.. |
52 | RODRIGUES, M. M.; ALMEIDA, E. S.; LEMOS, A. M. et al. Adaptação de material em alto relevo para área de Ciência Exatas.
2019.
(Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 4; Local: INSTITUTO FEDERAL CEARÁ-IFCE; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: II Encontro de Debate Inclusivos deficiência visual e surdez e I Encontro Curso de Letras Libras do IFCE. |
53 | RODRIGUES, M. M.. XVIII CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR.
2019.
(Organização de evento/Exposição).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 16; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza (Unifor). |
54 | RODRIGUES, M. M.. EXPLORANDO O MOODLE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
2020.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 40; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Vice-reitoria de Ensina de Graduação. |
55 | RODRIGUES, M. M.; VASCONCELOS, W. C. P. E.. XX CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR.
2020.
(Organização de evento/Exposição).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 14; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza (Unifor). |
56 | RODRIGUES, M. M.. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2020.
2020.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 58; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Vice-reitoria de Ensina de Graduação. |
57 | RODRIGUES, M. M.. Semana de Lives em Libras.
2020.
(Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 25; Local: Cesape LIBRAS; Cidade: Caruaru, PE; Inst. promotora/financiadora: Semana de Lives em Libras. |
58 | RODRIGUES, M. M.; CHAVES, D. C.; LIMA, M. L. S. et al. I SEMANA DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO: Dos Desafios de Existir às Possibilidades de Ser no Mundo Contemporâneo..
2020.
(Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 30; Local: INSTITUTO FEDERAL MARANHÃO CAMPUS ZÉ DOCA; Cidade: SAO LUIZ-AM; Inst. promotora/financiadora: I SEMANA DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO: Dos Desafios de Existir às Possibilidades de Ser no Mundo Contemporâneo. |
59 | RODRIGUES, M. M.; MACHADO, F. M. A.; SANTOS, W.. Dialogando saberes em diferentes perspectivas: Linguística, Tradução e Interpretação.
2020.
(Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 8; Local: LingCognit; Cidade: Vitória-ES; Inst. promotora/financiadora: Dialogando saberes em diferentes perspectivas: Linguística, Tradução e Interpretação. |
60 | PORTO, C. M. V.; VASCONCELOS, W. C. P. E.; RODRIGUES, M. M.. XXI CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR..
2021.
(Organização de evento/Exposição).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 14; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza (Unifor). |
61 | RODRIGUES, M. M.; VASCONCELOS, W. C. P. E.. XXII CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR.
2021.
(Organização de evento/Exposição).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 14; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza (Unifor). |
62 | RODRIGUES, M. M.. EXPLORANDO O QUESTIONÁRIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO AVA UNIFOR,.
2021.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 40; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Vice-Reitoria de Ensino de Graduação.. |
63 | RODRIGUES, M. M.. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2021.
2021.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 29; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza (Unifor). |
64 | RODRIGUES, M. M.. XXIII CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR.
2022.
(Organização de evento/Exposição).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 14; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza (Unifor). |
65 | RODRIGUES, M. M.. XXIV CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR.
2022.
(Organização de evento/Exposição).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 14; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza (Unifor). |
66 | RODRIGUES, M. M.. Programa De Desenvolvimento Profissional Em Educação 2022.
2022.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 62; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Vice-reitoria de Ensina de Graduação e Pós-Graduação.. |
67 | RODRIGUES, M. M.. XXVI CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR 2023.2.
2023.
(Organização de evento/Exposição).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 14; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza (Unifor). |
69 | RODRIGUES, M. M.. XXV CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR 2023.1.
2023.
(Organização de evento/Exposição).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 14; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: XXV CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR. |
72 | RODRIGUES, M. M.. BANCA DE CURSO DE CONVERSAÇÃO EM LIBRAS.
2010.
(EDUCACIONAL).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Finalidade: AVALIAÇÃO/SELEÇÃO DOS PROFISSIONAIS; Local: Centro de Capacitação e Atendimento às Pessoas com Surdez; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DO ESTADO DO C. |
74 | RODRIGUES, M. M.. BANCA DE CURSO DE CONVERSAÇÃO EM LIBRAS.
2011.
(EDUCACIONAL).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Finalidade: AVALIAÇÃO/SELEÇÃO DOS PROFISSIONAIS; Local: Centro de Capacitação e Atendimento às Pessoas com Surdez; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DO ESTADO DO C. |
75 | CARVALHO, A. C. R.; CAMARA, R. A.; RODRIGUES, M. M.. O SEDENTARISMO E O SUJEITO SURDO.
2018.
(EDUCACIONAL).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Examinador em Banca de Trabalho de Conclusão de Curso; Local: FATENE; Cidade: Caucaia; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Terra Nordeste. |
76 | CHAVES, C. S.; CAMARA, R. A.; RODRIGUES, M. M.. AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS PARA A EDUCAÇÃO DO ALUNO SURDO: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL NAIR MAGALHÃES GUERRA.
2018.
(EDUCACIONAL).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Examinador em Banca de Trabalho de Conclusão de Curso; Local: FATENE; Cidade: Caucaia; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Terra Nordeste. |
77 | RODRIGUES, M. M.. Escola Francisco Suderland Bastos Mota.
2015.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Prefeito Roberto Claudio inaugura primeira escola bilíngue de educação integral; Duração do evento: 3; Data de apresentação: 13/11/2015. |
Orientações concluídas |
Iniciação científica |
1. | MARCIO MACHADO RODRIGUES.
O VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE LIBRAS.
2019.
Iniciação Científica -
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcio Machado Rodrigues.
Palavras-chave: LIBRAS. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
2. | MARCIO MACHADO RODRIGUES.
O AUXILIO PARA SE OUVIR COM OS OLHOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM LIBRAS..
2023.
Iniciação Científica.
(Graduando em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcio Machado Rodrigues.
Palavras-chave: LIBRAS. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
3. | MARCIO MACHADO RODRIGUES.
IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS NA FORMAÇÃO DE DISCENTES: UM OLHAR DA MONITORIA.
2023.
Iniciação Científica -
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcio Machado Rodrigues.
Palavras-chave: LIBRAS. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Participação em bancas examinadoras | Participação em bancas de comissões julgadoras | Participação em eventos |
Participação em bancas examinadoras |
Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação |
1. | PAIXÃO, Germana Costa; PANTOJA, Lydia Dayanne Maia et al.
Participação em banca de
Roberta Silva Rizzo.
DOENÇAS MICROBIANAS EM UM JOGO DIDÁTICO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS.
2011.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)
-
Universidade Estadual do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | RODRIGUES, Marcio Machado.
Participação em banca de
Antonio Carlos Rocha Carvalho.
Licenciatura em Educação Física da Faculdade Terra Nordeste (FATENE).
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física)
-
Faculdade Terra Nordeste.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | CAMARA, Renata de Arruda; RODRIGUES, Marcio Machado.
Participação em banca de
CLARISSE DA SILVA CHAVES.
As estratégicas pedagógicas do professor e intérpete de Libras para a edicação do aluno surdo..
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Serviço social)
-
Faculdade Terra Nordeste.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | ARAÚJO, Ana Cristhina de Oliveira Brasil de; SILVA, Guilherme Pinheiro Ferreira da et al.
Participação em banca de
Francisco Nidas Moisés Filho.
Prevalência de lesão por esforço repetitivo em intérprete de Libras em uma instituição de ensino superior.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | MARTINS, Maria da Glória Almeira; BIZERRIL, Davi Oliveira et al.
Participação em banca de
Priscylla Emanuelle Fernandes Gurjão.
A PERCEPÇÃO DO PACIENTE SURDO SOBRE O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
6. | ARAÚJO, Ana Cristhina de Oliveira Brasil de; SILVA, Guilherme Pinheiro Ferreira da et al.
Participação em banca de
Francisco Nidas Moisés Filho.
Prevalência de Lesao por esforço repetitivo em interprete de Libras em uma instituição de ensino superior.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
7. | BRITO, Mariana Aguiar Alcântara de; GONÇALVES, Rosemary Cavalcante et al.
Participação em banca de
GIOVANNA RODRIGUES ALCÂNTARA.
A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO E OS EFEITOS NA SAÚDE MENTAL..
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em bancas de comissões julgadoras |
Avaliação de cursos |
1. | RODRIGUES, Marcio Machado. banca avaliadora deste centro para seleção de instrutores e intépretes.
2009.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E ATENDIMEENTO ÁS PESSOAS C.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em eventos |
1. | II Seminário Sobre Educação e Intergração Social do Surdo..
1999.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
2. | II Seminário Sobre Educação e Intergração Social dos Surdo..
2001.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
3. | IX CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR 2015.2.
2015.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
4. | Processos Psicológicos Básicos..
2018.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
5. | I Congresso Interdisciplinar sobre Escita da Língua de Sinais da Região Sul..
2018.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
6. | A pessoa com deficiência: sua inclusão social..
2019.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: " A pessoa com deficiência: sua inclusão social, com autonomia e independência". |
7. | PEDAGOGIA VISUAL COMO UM JEITO SURDO DE ENSINAR E APRENDER LIBRAS NO AMBIENTE VIRTUAL.
2019.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
8. | PEDAGOGIA VISUAL COMO UMA JEITO SURDO DE ENSINAR E APRENDER LIBRAS NO AMBIENTE VIRTUAL.
2019.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
9. | Compreendendo a escrita surda na perspectiva da sociolinguística..
2019.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
10. | MINISTRADA PELA PROF. MS. FERNANDO HENRIQUE FOGAÇA E PROMOVIDA PELA FACULDADE PLUS-UNIDADE MARAPONGA.
2020.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
11. | Semana de Live em Libras.
2020.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
12. | I SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
2002.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/. |
13. | III Seminário sobre Educação e Integração dos Surdos..
2002.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/. |
14. | CULTURA E COMUNIDADE SURDAS.
2011.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/. |
15. | DIA NACIONAL DO SURDO..
2019.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/. |
16. | Libras no Contexto Educacional.
2019.
(Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/. |
17. | Ensino de ELS (Escrita da Língua de Sinais)..
2019.
(Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/. |
18. | Ensino de ELS (Escrita da Língua de Sinais).
2020.
(Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/. |
19. | Fórum Brasileiro de Valorização e Preservação da Vida no Trânsito -FORTRAN 2011..
2011.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
20. | INSTAGRAM: MONITORIA ON LINE NO ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES.
2018.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
21. | POR SINAL: PODEMOS CONVERSAR SOBRE A CULTURA SURDA?.
2018.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
22. | O DESPERTAR DO INTÉRPRETE PARA O DESENVOLVIMENTO DA LIBRAS: CONTEXTO DE PRÁTICA DO MONITOR.
2018.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
23. | FERRAMENTA MIDIÁTICA AUDIOVISUAL PRODUZIDA COM RECURSOS IMAGÉTICOS PARA AMBIENTE VIRTUAL DA DISCIPLINA DE LIBRAS.
2018.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
24. | XVII CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR 2018.2.
2018.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
25. | O VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE LIBRAS.
2019.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
26. | ESCUTANDO COM OS OLHOS E FALANDO COM AS MÃOS.
2019.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
27. | Els (Escrita da Língua de Sinais): introdução ao sistema.
2019.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
28. | "Compreendendo a escrita surda na perspectiva da sociolinguística".
2019.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
29. | "Adaptação de material em alto relevo para área de Ciências Exatas".
2019.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
30. | XVII CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR 2018.2.
2021.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
31. | Modulo I,II e III do curso básico de Língua Brasileira de Sinais Libras.
2010.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
32. | Cultura e Comunidades Surdos.
2013.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
33. | Cultura e Comunidade Surdos: Disuctindo Experiências e Saberes.
2015.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
34. | Roda de Conversa.
2015.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
35. | XXII CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR.
2016.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
36. | SURDEZ E SUOERAÇÃO.
2018.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
37. | XVI CICLO DE DEBATES SOBRE CULTURA SURDA DA UNIFOR.
2018.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
38. | DIA DO SURDO MINISTROU..
2019.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
39. | O VIDEO COMO RECURSO DIATICO DA MONITORIA NA DISCPLINA DE LIBRAS.
2019.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
40. | EXPERIÊNCIAS DIALOGADAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
2019.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Orientações concluídas | Dados complementares |
Total | |
Produção bibliográfica | 8 |
Artigos publicados em periódicos | 1 |
Completos | 1 |
Trabalhos em eventos | 7 |
Completos | 4 |
Resumos | 3 |
Total | |
Produção técnica | 77 |
Demais tipos de produção técnica | 77 |
Total | |
Orientações concluídas | 3 |
Iniciação científica | 3 |
Total | |
Dados complementares | 48 |
Participação em bancas examinadoras | 7 |
Participação em bancas de comissões julgadoras | 1 |
Participação em eventos | 40 |
Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor. |
Última atualização do CV em 16/07/2024 - 09:15 |