Curriculum Vitae

Andrea Amaro Quesada

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalLinhas de pesquisaProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeAndrea Amaro Quesada
Nome em citações bibliográficasQUESADA, A. A.;QUESADA, A.A.;QUESADA, ANDREA AMARO;QUESADA, ANDREA A.
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Curso de Psicologia (CCS).
Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34773369
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2009 - 2013 Doutorado em Ciências Médicas.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Estresse e prematuridade: um risco para a memória e para o desenvolvimento emocional na infância, Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Riccardo Pratesi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2012 Doutorado em Neurociências.
Ruhr-Universität Bochum, RUB, Alemanha.
Título: Negative effects of stress in children, Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Oliver T Wolf.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2007 Mestrado em Ciências do Comportamento.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Avaliação neuropsicológica verbal versus não-verbal de crianças com epilepsia, Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Dra. Rosana Maria Tristão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Avaliação Neuropsicológica; Funções Cognitivas; Epilepsia; Drogas Antiepilépticas.
Grande área: Ciências Humanas.
2000 - 2006 Graduação em Psicologia- Bacharel.
2000 - 2005 Graduação em Psicologia-Psicólogo.
Voltar

Formação complementar
2018 - 2018CONTENT TEACHING IN ENGLISH. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018CONTENT TEACHING IN ENGLISH. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2017. (Carga horária: 24h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2016. (Carga horária: 18h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2016 - Nautilus. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015ENSINANDO E APRENDENDO: OS FUNDAMENTOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO. (Carga horária: 120h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2015. (Carga horária: 48h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014OFICINA DE FORMAÇÃO IDEA. (Carga horária: 3h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Formação Docente em Pesquisa Quantitativa. (Carga horária: 100h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOCENTE - SID 2014.1. (Carga horária: 8h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES 2014. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2010 - 2010Basic Scientific Presentation. (Carga horária: 24h).
Ruhr-Universität Bochum, RUB, Alemanha.
2009 - 2010From Molecules to Cognition. (Carga horária: 250h).
Ruhr-Universität Bochum, RUB, Alemanha.
2009 - 2010Techniques of psychoneuroendocrine stress research. (Carga horária: 33h).
Ruhr-Universität Bochum, RUB, Alemanha.
2009 - 2009Promoting parenting, communication and wellbeing. (Carga horária: 10h).
Royal Society of Medicine, RSM, Inglaterra.
2007 - 2007Formação de Multiplicadores em CIF. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006 Extensão universitária em Psicologia Hospitalar.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2006 - 2006Preparação para Banca Examinadora do PQGF. (Carga horária: 40h).
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, PLANEJAMENTO, Brasil.
2005 - 2005Mapeamento de Processos. (Carga horária: 18h).
Caixa Econômica Federal - Gerência de Soluções Empresariais, CEF- GESEM, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Centro Universitário Christus, UNICHRISTUS, Brasil.
Vínculo institucional
2018 - Atual Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR PÓS - GRADUAÇÃO
REVISTA BRASILEIRA EM PROMOÇÃO DA SAÚDE (ONLINE).
Vínculo institucional
2017 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
CAVIVER, CAVIVER, Brasil.
Vínculo institucional
2016 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
PROJETO SINAPSES, PSINAPSES, Brasil.
Vínculo institucional
2016 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar N3, Carga horária: 40
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional
2005 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante/Pesquisador/Estágiário
Atividades
2009 - AtualPesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Pediatria, .
Linhas de pesquisa
Prematuridade e estresse na infância
2006 - 2007Pesquisa e desenvolvimento , Serviço de Neurologia Infantil do Hospital Universitário de Brasília, .
Linhas de pesquisa
Epilepsia e Cognição
04/2005 - 12/2005Estágios , Hospital Universitário de Brasília, .
Estágio realizado
Acompanhamento de gestantes e do desenvolvimento de bebês de alto-risco.. Fortalecimento do vínculo mãe-bebê.
03/2005 - 12/2005Estágios , Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP), .
Estágio realizado
Psicodiagnóstico, atendimento psicoterapêutico.
Ruhr-Universität Bochum, RUB, Alemanha.
Vínculo institucional
2009 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Atividades
2009 - 2012Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psicologia Cognitiva, .
Linhas de pesquisa
Estresse e Cognição
Caixa Econômica Federal, CEF/DF, Brasil.
Vínculo institucional
2001 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Analista Júnior, Carga horária: 30
Centro de Ensino Especial 02, CEE02, Brasil.
Vínculo institucional
2004 - 2004 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio
Outras informaçõesEstágio realizado na Estimulação Precoce.
Banco do Brasil - Direção Geral, BB, Brasil.
Vínculo institucional
2000 - 2001 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Escriturário, Carga horária: 30

Voltar

Linhas de Pesquisa
1. Estresse e Cognição
2. Epilepsia e Cognição
3. Prematuridade e estresse na infância
Voltar

Projetos de Pesquisa
2016 - AtualEFEITOS COGNITIVOS, EMOCIONAIS E SOCIAIS DA INTERVENÇÃO BASEADA EM ABA EM CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA,
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Andrea Amaro Quesada - Coordenador / RENATA CARNEIRO DE LIMA - Integrante / IGOR WEYBER DA SILVA RAMOS - Integrante / ISABELLE MARIA BARROSO DO NASCIMENTO - Integrante / MARIANA FARIAS CUNHA - Integrante / SMAEL PEIXOTO DA SILVA - Integrante / FELIPE LEITE LUSTOSA - Integrante / JACOB LAROS - Integrante.
.
2017 - AtualEFEITOS COGNITIVOS, EMOCIONAIS E SOCIAIS DA ARTETERAPIA EM CRIANÇAS EXPOSTAS A MAUS-TRATOS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) .
Integrantes: Andrea Amaro Quesada - Coordenador.
.
2016 - AtualANÁLISE DAS ALTERAÇÕES BIOPSICOSSOCIAIS QUE ACOMPANHAM OS CASOS DE EMBRIOPATIA POR ZIKA VÍRUS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Andrea Amaro Quesada - Coordenador / TRISTÃO, ROSANA M. - Integrante / ERLANE MARQUES RIBEIRO - Integrante / RENATA CARNEIRO DE LIMA - Integrante / IGOR WEYBER DA SILVA RAMOS - Integrante / ISLANE MARIA CASTRO VERÇOSA - Integrante.
.
2016 - AtualPROJETO SINAPSES
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Integrantes: Andrea Amaro Quesada - Coordenador / RENATA CARNEIRO DE LIMA - Integrante / IGOR WEYBER DA SILVA RAMOS - Integrante / CINTHIA SANTOS GADELHA - Integrante.
.
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neurociências e Cognição.
2. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psiconeuroendocrinologia.
3. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Transtornos do Desenvolvimento.
4. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Materno-Infantil.
5. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
6. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicofarmacologia.
Voltar

Idiomas
Compreende Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Alemão (Pouco).
Fala Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Alemão (Pouco).
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Alemão (Pouco).
Escreve Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Alemão (Pouco).
Voltar

Prêmios e títulos
2013Jacobs Foundation International Travel Award (SRCD Biennial Meeting), Jacobs Foundation.
2018PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR BRAIN 2018, CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTION.
2019PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR BRAIN 2019, CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTION.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. QUESADA, A. A.;QUESADA, A.A.;QUESADA, ANDREA AMARO;QUESADA, ANDREA A.; TRISTAO, R. M.; Bomfim, D.. Lidando com os estigmas da epilepsia: uma descoberta da avaliação neuropsicológica. In: 11 Encontro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, 2006. Diagnóstico e Tratamento em Neurologia Infantil, 2006.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
2. OLIVEIRA, P. R.; TRISTAO, R. M.; QUESADA, A. A.;QUESADA, A.A.;QUESADA, ANDREA AMARO;QUESADA, ANDREA A.. Habituação e dor em neonatos pré-termo em UTI-neonatal. In: 11 Encontro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, 2006. Diagnóstico e Tratamento em Neurologia Infantil, 2006.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
3. QUESADA, A. A.;QUESADA, A.A.;QUESADA, ANDREA AMARO;QUESADA, ANDREA A.; TRISTAO, R. M.; Bomfim, D.. Avaliação neuropsicológica e neurológica em crianças com epilepsia. In: 3 Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil e 12 Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, 2007, São Paulo. Diagnóstico e Tratamento em Neurologia Infantil, 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
4.

QUESADA, A. A.;QUESADA, A.A.;QUESADA, ANDREA AMARO;QUESADA, ANDREA A.; TRISTAO, R. M.; Bomfim, D.. Neurological and neuropsychological assessment of the epilepsy. In: II Simpósio do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, 2007, Natal. II Simpósio do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
5.

QUESADA, A. A.;QUESADA, A.A.;QUESADA, ANDREA AMARO;QUESADA, ANDREA A.; TRISTAO, R. M.; Bomfim, D. et al. Cognitive implications of epilepsy, ADHD and dyslexia: a comparative study. In: 7th FENS - Forum of European Neuroscience, 2010, Amsterdã - Holanda. FENS Abstracts, 2010. v. 5.
Palavras-chave: Epilepsy; ADHD; Dyslexia; Cognitive Deficits; Neuropsychological Assessment.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neurociências e Cognição.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Holanda/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: [http://fens2010.neurosciences.asso.fr/abstracts/r1/a023_37.html]; Série: 37
6. QUESADA, A.A.; WIEMERS, U.S.; SCHOOFS, D. et al. Psychosocial stress exposure imapirs memory retrieval in children. In: 41st Annual ISPNE Conference, 2011, Berlim. Abstracts from the 41st Annual ISPNE Conference: Circadian Rhytms, 2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português
7.

QUESADA, ANDREA AMARO; TRISTÃO, ROSANA M.; VIANNA, FERNANDA B. et al. Hyperresponse to acute stress and poorer memory in former preterm children. In: 42nd Annual ISPNE Conference, 2012, New York. Abstracts from the 42nd Annual Conference: Effects of Traumatic Stress - Molecular and Hormonal Mechanisms, 2012. v. 3. p. 55.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Holanda/ Inglês; Homepage: [http://dx.doi.org/10.3402/ejpt.v3i0.19362]; ISSN/ISBN: 20008198.
Resumo publicado no periódico European Journal of Psychotraumatology (doi: 10.3402/ejpt.v3i0.19362).
8. SANTOS, F. S.; SAINTRAIN, M. M. V. L.; QUESADA, A.A.. Um olhar sobre os aspectos neuropsicossociais da dependência química. In: Encontros Científicos 2014, 2014, Fortaleza - CE. Mundo UNIFOR - Encontros Científicos 2014, 2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
9. SILVA, A. B.; MARQUES, M. B.; HOLANDA, J. R. G. et al. Atividade física reduz nível de estress. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR 2015, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
10. RAMOS, I. W. S.; LIMA, R. C.; GOUVEIA, A. O. et al. Doença de Alzheimer: uma perspectiva histórica e biopsicossocial. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
11. AQUINO, J. S.; SILVA, G. B. E.; GUITER, F. Y. et al. Síndrome de Burnout, quando o trabalho adoece: um estudo com profissionais do sexo. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
12. ANDRADE, A. C. B.; MORALES, L. G. M.; RABELO, R. M. et al. A influência da religiosidade na ansiedade e depressão. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
13. ABREU, K. L. S.; LEITAO, M. L. S.; QUESADA, A.A.. Transtorno alimentar: como sentimos, percebemos e lidamos com a bulimia e a anorexia nervosa?. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
14. OLIVEIRA, V. B. F.; CHAGAS, C. S.; BEZERRA, M. R. et al. A ideação suicida entre estudantes de Psicologia de uma universidade particular. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
15. BARBOSA, L. M.; QUESADA, A. A.. A monitoria acadêmica e o uso das neurociências para a promoção da aprendizagem. In: XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
16. LIMA, R. C.; QUESADA, A. A.. O processo de aprendizagem no ensino superior e o uso do seminário como ferramenta avaliativa formativa. In: XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
17. SILVA, A. C.; QUESADA, A. A.. O uso de ferramentas tecnológicas e metodologias ativas na promoção da aprendizagem significativa. In: XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
18. SANTOS, F. S.; QUESADA, A.A.. Educar pela Pesquisa: um relato de experiência em Neurociências e Psicologia. In: XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
19. NASCIMENTO, I. M. B.; JACINTO JUNIOR, F.; LEITE, A. B. L. V. F. et al. Transtorno do estresse pós-traumático: resquícios da ditadura militar em uma presa política. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
20. GOMES, D. C.; ROCHA, A. P. Q.; QUESADA, A.A.. SÍNDROME DE PRADER WILLI: UM ESTUDO DE CASO E A DESCONSTRUÇÃO DE PADRÕES COMPORTAMENTAIS. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2016. ENCONTTROS CIENTÍFICOS 2016 -XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
21. OLIVEIRA, B. M.; QUEIROZ, C. M.; LIMA, R. C. et al. Transtorno Bipolar: uma perspectiva neurocientífica e a importância do tratamento biopsicossocial. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
22. LOPES, H. M.; ANDRADE, P. C. A.; ARAUJO, J. C. et al. Equoterapia e desenvolvimento humano: implicações nas dimensões social, cognitiva e motora. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
23. SOUZA, M. B.; VIEIRA, P. P. M.; LIMA, E. E. N. et al. DISTÚRBIOS DO SONO E A RELAÇÃO COM A PSICOLOGIA CLÍNICA. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
24. PEIXOTO, C. R.; RODRIGUES, M. R.; QUESADA, A.A.. A RELAÇÃO DO SOCIAL COM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DE 4 ANOS NA ESCOLA. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
25. PIMENTEL, I. R.; LOPES, V. R. A.; LIMA, R. C. et al. Análise dos déficits cognitivos e sociais da epilepsia tônico-clônica generalizada. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
26. AGUIAR, L. M. A. G.; QUESADA, A.A.. Neurofeedback: tratamento e prevenção da depressão. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
27. RODRIGUES JUNIOR, J. A.; GOMES, N. A. S.; RAMOS, M. S. et al. O amor não conta cromossomos: um estudo acerca da neuroeducação na Síndrome de Down. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
28. BARBOSA, I. C.; SANTOS, G. B.; SERRA, I. O. et al. BURNOUT E NEUROCIÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
29. RAMOS, I. W. S.; LIMA, R. C.; QUESADA, A.A.. AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO FAVORECIMENTO DO PROCESSO. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
30. LIMA, R. C.; RAMOS, I. W. S.; QUESADA, A.A.. TRÍADE PROFESSOR-MONITOR-ALUNO: INOVANDO A APRENDIZAGEM COM A CRIAÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIFOR.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
31. CUNHA, M. F.; MARTINS, D. G.; ROCHA, S. V. A. L. et al. GRUPO DE ESTUDOS E AULAS DE REVISÃO COMO METODOLOGIAS ATIVAS PARA FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIFOR.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
32. SANTOS, F. S.; QUESADA, A.A.. EDUCAR PELA PESQUISA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM NEUROCIÊNCIAS E PSICOLOGIA. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIFOR.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português
33. QUESADA, A.A.; LIMA, R. C.; RAMOS, I. W. S. et al. PROJETO SINAPSES: INOVANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - VIII ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - VIII ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES DA UNIFOR.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
34. TRISTAO, R. M.; GARCIA, N.; AMARAL, B. C. R. et al. Modulation to Pain in Infants and Maternal Stress. In: 16th IASP World Congress on Pain, 2016, Yokohama. 16th IASP World Congress on Pain, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
35. OLIVEIRA, B. M.; QUEIROZ, C. M.; MEDEIROS, L. C. L. et al. TRANSTORNO BIPOLAR: UMA PERSPECTIVA BIOPSICOSSOCIAL E NEUROCIENTÍFICA. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOLOGIA, 2016. XV CONGRESSO BRASILEIRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOLOGIA.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
36. LIMA, R. C.; NASCIMENTO, I. M. B.; CUNHA, M. F. et al. ALTA PREVALÊNCIA DE ESTRESSE GLOBAL, HIPERATIVIDADE E DIFICULDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS COM AUTISMO. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOLOGIA, 2016. XV CONGRESSO BRASILEIRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOLOGIA.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
37. RAMOS, I. W. S.; LIMA, R. C.; QUESADA, A.A.. ESTRESSE E PREDOMÍNIO DE SINTOMAS PSICOLÓGICOS EM MÃES DE BEBÊS COM MICROCEFALIA. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOLOGIA, 2016. XV CONGRESSO BRASILEIRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOLOGIA.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
38. FERREIRA, M. N. B.; QUESADA, A. A.. Aprendizagem mediada: aplicação dos conceitos de andaime e zona de desenvolvimento proximal. In: XVI Encontro de Iniciação à Docência, 2016. XVI Encontro de Iniciação à Docência.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português
39. OLIVEIRA, L. S.; FILGUEIRAS, L. M.; LIMA, R. C. et al. METODOLOGIAS ATIVAS E MÍDIAS DIGITAIS: UMA NOVA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM W FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017, FORTALEZA. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português
40. RODRIGUES JUNIOR, J. A.; QUESADA, A. A.. ALIVE INSIDE: POTENCIALIZANO A APRENDIZAGEM POR MEIO DA ANÁLISE DE UM DOCUMENTÁRIO. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017, FORTALEZA. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 21755396.
41. SOUZA, M. B.; QUESADA, A. A.. REDUÇÃO DO ESTRESSE E FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 21755396.
42. COSTA, L. S.; QUESADA, A. A.. BRINCAR, VIVENCIAR E ENVOLVER-SE: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS, AFETO E LUDICIDADE EM SALA DE AULA. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 21755396.
43. NASCIMENTO, I. M. B.; SOUSA, S. R. T.; QUESADA, A. A.. DEBATE COMPETITIVO COMO METODOLOGIA ATIVA: FACILITANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017, FORTALEZA. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português
44. NASCIMENTO, C. J. C.; QUESADA, A. A.. MONITORIA ACADÊMICA: ESPAÇO FOMENTADOR NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PARA O MONITOR. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017, FORTALEZA. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 21755396.
45. FIGUEIREDO, P. F. S.; QUESADA, A.A.. FACILITANDO A APRENDIZAGEM DE NEUROCIÊNCIAS ATRAVÉS DO USO DO APLICATIVO MÓVEL TINYCARDS. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2018 - XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018, Fortaleza. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2018 - XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018.
Palavras-chave: tinycards; neurociências.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 21755396.
46. SOUZA, M. B.; SANTOS, I. K. M.; QUESADA, A.A.. JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS COMBINADO COM CAÇA AO TESOURO: UMA FORMA LÚDICA, INTERATIVA E INOVADORA DE REVISAR O CONTEÚDO. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2018 - XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2018 - XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 21755396.
47. SANTOS, I. K. M.; SOUZA, M. B.; QUESADA, A.A.. METODOLOGIAS ATIVAS E CRIATIVIDADE: UMA NOVA PERSPECTIVA EFETIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E NO PROCESSO AVALIATIVO. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2018 - XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2018 - XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 21755396.
48. HOLANDA, B. S. F.; BATISTA, M. B. A.; ROCHA, S. V. A. L. et al. METODOLOGIAS ATIVAS: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ENTRE PROFESSOR-ESTUDANTE. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2018 - XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2018 - XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
49. BATISTA, M. B. A.; QUESADA, A.A.. PROJETO ESCOLA: O ESTUDANTE COMO PROTAGONISTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2018 - XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2018 - XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
50. SILVA, I. W.; LIMA, R. C.; NASCIMENTO, I. M. B. et al. DECAIMENTO DE LINGUAGEM ACOMPANHADO DE DILATAÇÃO VENTRICULAR E FATORES MATERNOS EM CRIANÇA COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VIRUS: UM RELATO DE CASO. In: CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018. CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português
51. NASCIMENTO, I. M. B.; ALMEIDA, S. B. C.; LIMA, R. C. et al. AUMENTO NAS HABILIDADES DE RACIOCÍNIO CATEGÓRICO E ABSTRATO, REDUÇÃO DE ESTRESSE E SINTOMAS EMOCIONAIS APÓS A INTERVENÇÃO ABA: RELATO DE UM ESTUDO DE CASO.. In: CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018. CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
52. NASCIMENTO, I. M. B.; MESQUITA, Y. C. A.; DUARTE, F. T. et al. DISTÚRBIOS DO SONO E SUA RELAÇÃO COM AS ONDAS CEREBRAIS. In: CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018. CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português
53. GADELHA, C.; QUESADA, ANDREA A.; LAROS, J. et al. EFEITOS COGNITIVOS, EMOCIONAIS E SOCIAIS DA INTERVENÇÃO BASEADA EM ABA EM CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. In: CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018. CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português
54. RAMOS, I. W. S.; LIMA, R. C.; NASCIMENTO, I. M. B. et al. DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS: UM ESTUDO LONGITUDINAL. In: CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018. CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
55. ALMEIDA, S. B. C.; NASCIMENTO, I. M. B.; LIMA, R. C. et al. APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS (ABA) E SEUS BENEFÍCIOS COGNITIVOS, EMOCIONAIS E COMPORTAMENTAIS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO DE CASO. In: CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018. CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português
56. ALMEIDA, S. B. C.; MESQUITA, Y. C. A.; DUARTE, F. T. et al. EXISTE RELAÇÃO ENTRE A VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E AS ONDAS CEREBRAIS?. In: CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018. CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
57. QUESADA, A.A.; LIMA, R. C.; RAMOS, I. W. S. et al. STRESS, MENTAL HEALTH AND SLEEP PROBLEMS IN MOTHERS WHOSE BABIES HAVE CONGENITAL ZIKA VIRUS SYNDROME. In: CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018. CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
58. SOUSA, S. R. T.; QUESADA, A.A.. EFEITOS MNEMÔNICOS DA MÚSICA EM IDOSOS COM ALZHEIMER. In: CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018. CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português
59. QUESADA, A.A.; PINHEIRO, R. E. F.. SAÚDE MENTAL EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE HEMODIÁLISE E DIÁLISE PERITONEAL AUTOMATIZADA. In: CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018. CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2018, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
60. TRISTAO, R. M.; QUESADA, A. A.; CARVALHO, K. C. S.. Accumulative Experience of Nociceptive Events in NICU and the Kangaroo Care Effects on Sleep of Premature Infants. In: IASP, 2018, BOSTON. IASP, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
61. QUESADA, A.A.; VIANA, A. P. O.. MUCOPOLISSACARIDOSE: UM FATOR DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EMOCIONAL. In: CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2019, 2019. CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2019, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português
62. QUESADA, A.A.; SOUZA, M. B.. FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: CORRELAÇÃO ENTRE NUTRIÇÃO, SONO, ESTRESSE, ASPECTOS EMOCIONAIS E COMPORTAMENTAIS. In: CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2019, 2019. CONGRESS ON BRAIN, BEHAVIOR AND EMOTIONS 2019, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1.

QUESADA, A.A.; WIEMERS, U.S.; SCHOOFS, D. et al. Psychosocial stress exposure impairs memory retrieval in children. Psychoneuroendocrinology, v. 37, p. 125-136, 2012. ; Meio de divulgação: Digital; Série: 1; ISSN/ISBN: 03064530.
2. QUESADA, ANDREA A.; TRISTÃO, ROSANA M.; PRATESI, RICCARDO et al. Hyper-responsiveness to acute stress, emotional problems and poorer memory in former preterm children. Stress (Luxembourg. Print), v. 17, p. 389-399, 2014. ; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://informahealthcare.com/doi/abs/10.3109/10253890.2014.949667][doi:10.3109/10253890.2014.949667]; Série: 5; ISSN/ISBN: 10253890.

Capítulos de livros publicados
1. QUESADA, A.A.. COMPREENDENDO A RELAÇÃO ENTRE ESTRESSE, MEMÓRIA, EMOÇÃO E APRENDIZAGEM: PONTO DE PARTIDA PARA NOVAS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS. In: Francisco Fleury Uchoa Santos Júnior;José Rogério Santana; Karla Camila Lima de Souza. (Org.). Memória, Aprendizado e Saúde. 1 ed. , 2018, v. , p. 76-.
Palavras-chave: Estresse; Memoria; Aprendizagem.
Referências adicionais: Brasil/Português; Número da revisão: 1; ISBN: 9788569235248.

Demais tipos de produção bibliográfica
1. LEMOS, M. L.; QUESADA, A.A.; Oliveira, Petter Ricardo de et al. Atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê: 9-12 meses2005 (Cartilha para distribuição gratuita às gestantes, puérperas e mães do HUB).
Referências adicionais: Brasil/Português

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1. QUESADA, A.A.. Avaliação Neuropsicológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Associação Médica de Brasília; Cidade: Brasília; Evento: II Jornada de Neurologia Infantil e Neurogenética do Distrito Federal; Inst. promotora/financiadora: ABENEPI.
2.

QUESADA, A. A.; TRISTAO, R. M.; PRATESI, R. et al. Stress physiology and memory in children (Hyperresponse to acute stress, emotional problems and poorer memory in former preterm children. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Estados Unidos/Inglês; Local: Washington State Convention Center & Sheraton Seattle Hotel; Cidade: Seattle; Evento: 2013 SRCD Biennial Meeting; Inst. promotora/financiadora: Society for Research in Child Development (SRCD).
3. ROSENO, R.; NUNES, M.; QUESADA, A.A.. E SE... VOCÊ PUDESSE PENSAR UMA NOVA EDUCAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. QUESADA, A.A.. JORNADA DE SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. LEITE, RD; QUESADA, A.A.; RIBEIRO, E. M. et al. MICROCEFALIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. TRISTAO, R. M.; QUESADA, A. A.; CARVALHO, K. C. S.. Accumulative Experience of Nociceptive Events in NICU and the Kangaroo Care Effects on Sleep of Premature Infants. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Boston; Evento: IASP.
7. QUESADA, A.A.; MAPURUNGA, J.; PESSOTTI, I.. O Inconsciente: diálogos entre teoria Freudiana, Lacaniana e Neurociências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: São Leopoldo; Evento: 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.
8. QUESADA, A. A.; MAPURUNGA, J.; PESSOTTI, I.. BRUMADINHO E AS CONSEQUÊNCIAS BIOPSICOSSOCIAIS: PSICANÁLISE, NEUROCIÊNCIAS E FILOSOFIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. QUESADA, A.A.; MAIA, M.. O INATISMO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A PSICOLOGIA ANALÍTICA E A NEUROCIÊNCIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
10TAUNAY, T.; QUESADA, A.A.. DESMISTIFICANDO O TDAH. 2015. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não.
11TAUNAY, T.; QUESADA, A. A.. DIÁLOGOS ENTRE RELIGIÃO E A PSICOLOGIA: O EXORCISMO E A PSIQUÊ. 2015. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não.
12LEITE, RD; RIBEIRO, E. M.; QUESADA, ANDREA A. et al. MICROCEFALIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR. 2016. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não.
13QUESADA, A.A.; LIMA, R. C.; RAMOS, I.W et al. SEMANA DO CÉREBRO. 2016. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1.
14QUESADA, A.A.. MINDFULNESS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS ADOLESCENTES. 2016. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não.
15SOUZA, F.G.M; NOGUEIRA, S. O.; ALVES, J. et al. TRANSTORNO BIPOLAR: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR. 2016. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não.
16NASCIMENTO, P.; QUESADA, A.A.. NEUROFEEDBACK E SUAS APLICAÇÕES. 2016. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não.
17QUESADA, A. A.; GADELHA, C. S.; RAMOS, I. W. S. et al. AUTISM: FROM MICE TO MEN_NOVAS DESCOBERTAS SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2016. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: PROJETO SINAPSES E UNIVERSIDADE DE FORTALEZA.
18QUESADA, A.A.; LIMA, R. C.; RAMOS, I.W et al. II SEMANA DO CÉREBRO. 2016. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Inst. promotora/financiadora: SINAPSES E COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA.
19QUESADA, A.A.; LIMA, R. C.; RAMOS, I.W et al. CONCURSO DE NEUROCIÊNCIAS PARA AS CRIANÇAS. 2016. (Organização de evento/Concurso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: SINAPSES E COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIFOR.
20QUESADA, A. A.; VERCOSA, I. M. C.; RIBEIRO, E. M.. CRIANÇAS AFETADAS PELA SÍNDROME DA ZIKA CONGÊNITA. 2016. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: CAVIVER.
21QUESADA, A.A.. III Semana do Cérebro. 2017. (Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Unifor; Inst. promotora/financiadora: Sinapses/Unifor.
22QUESADA, A.A.. IV Semana do Cérebro e I Semana Internacional do Cérebro. 2019. (Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Inst. promotora/financiadora: Sinapses/Universidade de Fortaleza.
23QUESADA, ANDREA A.. Elaboração de questões do IDEA - Teste de Progresso da UNIFOR. 2014. (Elaboração de questões).
Referências adicionais: Brasil/Português

Orientações concluídas

Mestrado
1. INGRID DE QUEIROZ FERNANDES. PROTOCOLO CLINICO PARA O TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: SABERES E PRÁTICAS DOS PRESCRITORES. 2018. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Andrea Amaro Quesada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Co-orientador.

Graduação
1. Raquel Emiko Furtado Pinheiro. Prevalência de Estresse, Traços de Ansiedade e Depressão em Pacientes com Insuficiência Renal Crônica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Sarah Rebeca Teixeira de Sousa. Os Efeitos mnemônicos da música em idosos com Alzheimer. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Igor Weyber da Silva Ramos. Desenvolvimento de bebês com síndrome congênita do Zika vírus: um estudo longitudinal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Lana Sobral de Oliveira. Desafios e Facilitadores na Promoção do Desenvolvimento Neuropsicossocial de Crianças com Doenças Raras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Iara Gabriella de Oliveira Nogueira. A Influência do desenhar no desenvolvimento emocional e comportamental de crianças na educação infantil: o olhar do educador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Carla Janie Carneiro do Nascimento. O estresse em crianças hospitalizadas devido a procedimentos invasivos: pode o Psicólogo dirimir esse estresse?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Amanda Regadas Araújo. Panorama de medidas preventivas e interventivas relacionadas ao suicídio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
8. OTHON ALBUQUERQUE PONTES DE OLIVEIRA. Nomofobia: um estudo descritivo com estudantes do ensino superior da cidade de Fortaleza. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
9. Ana Priscila Oliveira Viana. Mucopolissacaridose e os impactos no desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.
Palavras-chave: mucopolissacaridose; desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento emocional.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
10. ALICE SIEBRA DE CASTRO. UM OLHAR PARA QUEM POUCO SE OLHA?: OS EFEITOS DA PSICOEDUCAÇÃO NOS NÍVEIS DE ESTRESSE E QUALIDADE DE VIDA EM CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
11. Paloma de Barros Lopes. SINDROME DE BURNOUT: UM ESTUDO COMPARATIVO COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E PARTICULAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
12. Natercia Alves Sampaio Gomes. Psicoeducação: uma luz a mais no tratamento da ansiedade.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
13. Milena Barbosa de Souza. FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: INTERSECÇÕES ENTRE PSICOLOGIA E NUTRIÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
14. Beatriz Pinheiro Bezerra. USO SEM LIMITES DE APARELHOS TECNOLÓGICOS NA INFÂNCIA: QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
15. Francisco Franklin de Oliveira Teixeira. Fatores de vulnerabilidade social e a relação com o desenvolvimento cognitivo de crianças na primeira infância. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em bancas de comissões julgadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Qualificações de doutorado
1. QUESADA, Andrea Amaro; LIMA, CAMILA NAYANE DE CARVALHO et al. Participação em banca de GREICY COELHO ARRAES. EFEITOS BIOQUÍMICOS E COMPORTAMENTAIS DO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL EM MODELO NEURODESENVOLVIMENTAL DE ESQUIZOFRENIA EM CAMUNDONGOS. 2018.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. QUESADA, Andrea Amaro; BENFATTI, Xênia et al. Participação em banca de Domingos Sávio Rocha Tavares. Vivendo com HIV/AIDS: uma pesquisa envolvendo a teoria das representações sociais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. QUESADA, Andrea Amaro; TAUNAY, TAUILY et al. Participação em banca de MARIA JORDANA SOUSA RODRIGUES. UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO ESTRESSE NA QUALIDADE DE VIDA DOS USUÁRIOS DE TRANSPORTE PÚBLICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. QUESADA, Andrea Amaro; MENEZES, CATARINA NIVEA BEZERRA et al. Participação em banca de LIGIA L . LIMA ANDRADE. A UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS PARA CRIANÇAS AUTISTAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. QUESADA, Andrea Amaro; TAUNAY, TAUILY et al. Participação em banca de ROSE HELEN DE ALMEIDA SOUSA. As interfaces entre Psicologia positiva e TDAH: o mindfulness no contexto da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. QUESADA, Andrea Amaro; PARAGUASSU, ROSITA LIMA MONTENEGRO DUARTE. Participação em banca de LORENA LEANDRO DE SOUSA LIMA. NEGLIGÊNCIA FAMILIAR E O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE PSICÓTICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. QUESADA, Andrea Amaro; BEZERRA, CATARINA NIVEA MENEZES. Participação em banca de GUILHERMINA DOS SANTOS FERNANDES. HUMOR E AFETO: CONCEPÇÕES SOBRE A POTENCIALIDADE DE MEMÓRIA NA VELHICE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. QUESADA, Andrea Amaro; BEZERRA, CATARINA NIVEA. Participação em banca de LOUISE MAIA. SAUDE MENTAL E A ROTINA DE TRABALHO DOS POLICIAIS MILITARES DE FORTALEZA. 2016.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. QUESADA, Andrea Amaro; TAUNAY, TAUILY et al. Participação em banca de BEATRIZ PORTO PETTER. A RELAÇÃO ENTRE EXERCÍCIO FÍSICO E O BEM-ESTAR PSICOLÓGICO. 2016 - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. QUESADA, Andrea Amaro; TAUNAY, TAUILY et al. Participação em banca de JULIA FLORENCIO DO AMARAL. VIVENDO NO LIMITE: ATUAÇÃO E DESAFIOS DO NEUROPSICÓLOGO. 2016 - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. QUESADA, Andrea Amaro; BRITO, FILIPE OLIVEIRA DE et al. Participação em banca de NINA GRUSKA BENEVIDES FIGUEIREDO. A NUTRIÇÃO DAS CRIANÇAS SUL-AFRICANAS DA COMUNIDADE DE IMIZAMO YETHU. 2016.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. QUESADA, Andrea Amaro; PARAGUASSÚ, Rosita de Lina Montenegro Duarte et al. Participação em banca de Lia Veras Lopes e Antônia Rosângela Silveira Cavalcante. O brincar e o desenvolvimento da criatividade e da autonomia na criança. 2018.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em bancas de comissões julgadoras

Outras participações
1. QUESADA, Andrea Amaro. XIV Encontro de Iniciação à Docência da UNIFOR - Avaliação de sessão oral. 2014. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. QUESADA, Andrea Amaro. XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIFOR - CIÊNCIAS DA VIDA. 2015. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
AVALIADORA ON-LINE.

Participação em eventos
1. . 1997. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
2. . 2005. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
3. Avaliação Neuropsicológica e Neurológica em Crianças com Epilepsia. 2007. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
4. . 2007. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
5. . 2010. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Alemanha/.
6. Psychosocial stress exposure imapirs memory retrieval in children. 2011. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Alemanha/.
7. Hyperresponse to acute stress and poorer memory in former preterm children. 2012. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Estados Unidos/.
8. DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E BIOPSICOSSOCIAL. 2016. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
9. Modulation to Pain in Infants and Maternal Stress. 2016. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Japão/.
10. ALTA PREVALÊNCIA DE ESTRESSE EM MÃES DE BEBÊS COM MICROCEFALIA RELACIONADA AO ZIKA VÍRUS. 2017. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
11. Accumulative Experience of Nociceptive Events in NICU and the Kangaroo Care Effects on Sleep of Premature Infants. 2018. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
12. DECAIMENTO DE LINGUAGEM ACOMPANHADO DE DILATAÇÃO VENTRICULAR E FATORES MATERNOS EM CRIANÇA COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS: UM RELATO DE CASO. 2018. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
13. Mucopolissacaridose: um fator de risco para o desenvolvimento cognitivo e emocional. 2019. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
14. Neurological and neuropsychological of the epilepsy. 2007. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
15. . 2011. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
16. Lidando com os Estigmas da Epilepsia: Uma Descoberta da Avaliação Neuropsicológica. 2006. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
17. Habituação e Dor em Neonatos Pré-termo em UTI-Neonatal. 2006. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
18. . 2008. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
19. . 2010. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Alemanha/.
20. . 2011. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
21. Hyperresponse to acute stress, emotional problems and poorer memory in former preterm children. 2013. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
22. . 2014. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
23. O PAPEL DAS EMOÇÕES POSITIVAS E NEGATIVAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA VISÃO NEUROCIENTÍFICA. 2015. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
24. . 2006. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
25. Cognitive implications of epilepsy, ADHD and dyslexia: a comparative study. 2010. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Holanda/.
26. Avaliação neuropsicológica. 2011. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
27. . 2011. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
28. . 2015. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
29. . 2015. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
30. . 2015. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
31. . 2016. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
32. JORNADA DE SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. 2017. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica66

Artigos publicados em periódicos2
Completos2
Trabalhos em eventos62
Completos39
Resumos22
Livros e capítulos1
Livros publicados ou organizados0
Capítulos de livros publicados1
Demais tipos de produção bibliográfica 1

Total
Produção técnica23

Demais tipos de produção técnica23

Total
Orientações concluídas16

Mestrado 1
Co-Orientador1
Graduação15


Total
Dados complementares46

Participação em bancas examinadoras12
Participação em bancas de comissões julgadoras2
Participação em eventos32
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 29/06/2019 - 01:44