Curriculum Vitae

Aline de Castro Caracas

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalÁreas de atuação
IdiomasProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeAline de Castro Caracas
Nome em citações bibliográficasCARACAS, A. C.;CARACAS, ALINE DE CASTRO;CARACAS, A.d.C.
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2014 - 2016 Mestrado em Ciências Médicas.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESCLEROTERAPIA QUÍMICA E CRIOESCLEROTERAPIA ASSOCIADA AO RESFRIAMENTO CUTÂNEO COM AR GELADO NO TRATAMENTO DAS TELANGIECTASIAS E VEIAS RETICULARES FINAS DOS MEMBROS INFERIORES, Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Rodrigo Dornfeld Escalante.
Palavras-chave: Crioescleroterapia; Glicose; Escleroterapia.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Angiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia Cardiovascular.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
2017 - 2019 Especialização em Perícias Médicas. (Carga Horária: 387h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: SIGNIFICADO DAS TATUAGENS NA IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL. Ano de finalização: 2019.
Orientador: Pedro Fernandez Fernandes de Oliveira.
2003 - 2008 Graduação em Medicina.
Bolsista do(a): nenhuma, NENHUMA, Brasil.
Voltar

Formação complementar
2021 - 2021Curso online Lei Geral de Proteção de dados- LGPD. (Carga horária: 6h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2021 - 2021PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2021. (Carga horária: 29h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2020 - 2020EXPLORANDO O MOODELE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2020 - 2020PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2020. (Carga horária: 8h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2019 - 2019CURSO PRÉ-CONGRESSO DE SEMIOLOGIA CLÍNICA. (Carga horária: 10h).
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA, SBCM, Brasil.
2019 - 2019Programa de educação continuada ABMLPM EAD 2019. (Carga horária: 21h).
Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas Regional Ceará, ABMLPM- CEARÁ, Brasil.
2019 - 2019PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2019. (Carga horária: 83h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Curso Como Fazer Perícia Médica em DPVAT. (Carga horária: 8h).
HEALTH SOLUTIONS, CHS, Brasil.
2018 - 2018Oficina Prática de Perícias em LER/DORT. (Carga horária: 18h).
Instituto Imersão, II, Brasil.
2018 - 2018Curso de Tendências Pedagógicas e Teorias Pedagógicas. (Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018COMO SE TORNAR UM PROFESSOR INOVADOR. (Carga horária: 3h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Curso Estratégias de Metodologias Ativas. (Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2018. (Carga horária: 80h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2017. (Carga horária: 36h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2017. (Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015SUPORTE AVANÇADO DE VIDA CARDIOVASCULAR. (Carga horária: 16h).
American Heart Association, AHA, Estados Unidos.
2015 - 2015CURSO DE EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR 20 de fevereiro a 22 de março de 2015. (Carga horária: 60h).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, ABRAMURGEM, Brasil.
2007 - 2008 Extensão universitária em ESTÁGIO VOLUNTÁRIO COMO PLANTONISTA DO SETOR DE EMERGÊNCIA DO H.D.M.J.B.O.. (Carga horária: 528h).
HOSPITAL DISTRITAL MARIA JOSÉ BARROSO DE OLIVEIRA, HDMJBO, Brasil.
2007 - 2007 Extensão universitária em ESTÁGIO RURAL NO PROGRAMA CRUTAC NO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE 02 A 31 DE MAIO. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2006 - 2007 Extensão universitária em ESTÁGIO VOLUNTÁRIO COMO PLANTONISTA DO SETOR DE EMERGÊNCIA DO H.D.M.J.B.O.. (Carga horária: 576h).
HOSPITAL DISTRITAL MARIA JOSÉ BARROSO DE OLIVEIRA, HDMJBO, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2017 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da Graduação/ Medicina, Carga horária: 30
Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, SEJUS, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2020 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médica clínica, Carga horária: 20
Outras informaçõesMédica clínica terceirizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania(atual SAP), lotada no Hospital Geral e Sanatório Penal Professor Otávio Lobo, localizado na BR 116, KM 17, em Itaitinga/Ceará, de 2009 até abril de 2020.

Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina.
2. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO.
Voltar

Idiomas
Compreende Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. CARACAS, A. C.; CARACAS, Octávio Augusto de Castro; OLIVEIRA, Pedro Fernandez Fernandes de. SIGNIFICADO DAS TATUAGENS NA IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2019, Fortaleza. SIGNIFICADO DAS TATUAGENS NA IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL. Fortaleza : Universidade de Fortaleza- UNIFOR, 2019. p. 1-6.
Palavras-chave: Tatuagem; Significado; Identificação criminal; Antropologia forense; Fotografia forense.
Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana; Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.unifor.br]; ISSN/ISBN: 18088457.
2. CARACAS, A.d.C.; BORBA, Paola Colares de; COSTA, Paola Franssinetti Torres Ferreira da et al. SIMULAÇÃO COM PACIENTES ATORES NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MÉDICAS PARA VISITA DOMICILIAR. In: XI ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, 2019, Fortaleza. SIMULAÇÃO COM PACIENTES ATORES NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MÉDICAS PARA VISITA DOMICILIAR. Fortaleza : Universidade de Fortaleza, 2019. p. 1-9.
Palavras-chave: Habilidades médicas; Simulação; Visita domiciliar; Estudantes de medicina; Docentes.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Atividades de atenção à saúde humana integradas com assistência social, prestadas em residências coletivas e particulares.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; ISSN/ISBN: 21794332.
3.

VASCONCELOS, LUIZ VALÉRIO COSTA; ANDRADE, IGOR QUEZADO ARAÚJO DE; CARACAS, ALINE DE CASTRO et al. FATIGUE ASSESSMENT IN RHEUMATOID ARTHRITIS WITH FACIT SCALE.. In: 36º Congresso Brasileiro de Reumatologia, 2019, Fortaleza. Blucher Medical Proceedings, 2019. p. 448.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://Anais do 36° Congresso Brasileiro de Reumatologia. ISBN 978-85-212-1892-0.]
4. CARACAS, A. C.; COSTA, Lourrany Borges; FORTE, M. P. N. et al. ENSINO REMOTO ESTREITANDO LAÇOS FAMILIARES DURANTE A PANDEMIA. In: ENSINO REMOTO ESTREITANDO LAÇOS FAMILIARES DURANTE A PANDEMIA, 2020, Fortaleza. XII ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES. Fortaleza : Universidade de Fortaleza- UNIFOR, 2020. p. 1-10.
Palavras-chave: Educação Médica; Atenção integral à saúde do idoso; Promoção da saúde; Internet.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; ISSN/ISBN: 21794332.
5. CARACAS, Octávio Augusto de Castro; FILHO, E. D. G.; CARACAS, A. C. et al. ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLODE SEGURANÇA NO SERVIÇO ODONTOLÓGICO DO INSTITUTO PENAL PROF. OLAVO OLIVEIRA II. In: XXI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2021, Fortaleza. XXI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. Fortaleza : Universidade de Fortaleza- UNIFOR, 2021. p. 1-6.
Palavras-chave: Odontologia; Presídio; Riscos ocupacionais e medidas de segurança.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Homepage: [http://www.unifor.br]; ISSN/ISBN: 1808-8457.

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1. ARAGAO, L. P.; CARACAS, A. C.; MARINHO, A. D. M. et al. AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES BÁSICAS DE VIDA DIÁRIA DE IDOSOS ATENDIDOS POR EQUIPE DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA(PSF)DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE. Gerontologia (USP), v. 13, p. 25-25-25, 2007.
Palavras-chave: Capacidade funcional; Programa de saúde da família; AVD.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO. ; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: [http://In: V Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia]; Série: 3; ISSN/ISBN: 01041258.
2. ARAGAO, L. P.; CARACAS, A. C.; MARINHO, A. D. M. et al. DE CUIDADOR A PACIENTE: PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DOS CUIDADORES RESIDENTES EM ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA(PSF) DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE. Gerontologia (USP), v. 13, p. 26-26, 2007.
Palavras-chave: Cuidador; Saúde do cuidador; Programa saúde da família.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. ; Homepage: [http://In: V Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia]; Série: 3; ISSN/ISBN: 01041258.
3. RAMOS, Isaque Cesar Carneiro; SILVA, George Mourão; CARLOS, Lara Pinheiro Silveira et al. O TESTE COGNITIVO SIMULADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DO ALUNO DE MEDICINA. XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, v. 1, p. 1-6, 2018.
Palavras-chave: Teste cognitivo simulado; Aluno de medicina; Ensino-aprendizado.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Educação. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; Série: 18; ISSN/ISBN: 21755396.
4. NOGUEIRA, Geórgia Almeida; COSTA, Ana Beatriz Arrais Lima; MOREIRA, Lucca Viana et al. FEEDBACK: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O USO DESTA FERRAMENTA NA AVALIAÇÃO E APRENDIZADO DE HABILIDADES MÉDICAS. XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, v. 1, p. 1-6, 2018.
Palavras-chave: OSCE; Feedback; Habilidades; Estudantes de medicina.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; Série: 18; ISSN/ISBN: 21755396.
5. CARACAS, ALINE DE CASTRO; CARACAS, Octávio Augusto de Castro; OLIVEIRA, Pedro Fernandez Fernandes de. SIGNIFICADO DAS TATUAGENS NA IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL. XIX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, v. 1, p. 1-6, 2019.
Palavras-chave: Tatuagem; Significado; Identificação criminal; Antropologia forense; Fotografia forense.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; Série: 1; ISSN/ISBN: 18088457.
XIX Encontro Científico de Pós- Graduação e Pesquisa da Universidade de Fortaleza 2019.
6. CARACAS, ALINE DE CASTRO; BORBA, Paola Colares de; SÁ, Rejane Brasil et al. SIMULAÇÃO COM PACIENTES ATORES NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MÉDICAS PARA VISITA DOMICILIAR. XI ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, v. 1, p. 1-9, 2019.
Palavras-chave: Habilidades médicas; Simulação; Visita domiciliar; Estudantes de medicina; Docentes.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; Série: 1; ISSN/ISBN: 21794332.
7. PAULA, Fernanda de Oliveira; CARACAS, ALINE DE CASTRO; LIMA, G. E. C. P. et al. AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM ALUNOS DO 1° E 8° SEMESTRES DO CURSO DE MEDICINA. XIX ENCONTROS CIENTÍFICOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, v. 1, p. 1-6, 2019.
Palavras-chave: Lavagem das mãos; Estudantes de medicina; Habilidades médicas.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; Série: 19; ISSN/ISBN: 21755396.
8. PETROLA,Isabele Neves Solon; CARACAS, ALINE DE CASTRO; CARVALHO, A. A.. RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO CURSO DE MEDICINA: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DOS ATRIBUTOS ESSENCIAIS. XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, v. 1, p. 1-6, 2019.
Palavras-chave: Medicina; Estudantes de medicina; Instituição de saúde.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; Série: 19; ISSN/ISBN: 21755396.
9. CARVALHO, A. A.; CARACAS, ALINE DE CASTRO; PETROLA,Isabele Neves Solon. PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO ESTUDANTE-ESTUDANTE E ESTUDANTE-PROFESSOR. XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, v. 1, p. 1-6, 2019.
Palavras-chave: Relações interpessoais; Estudantes de medicina; Docentes.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; Série: 19; ISSN/ISBN: 21755396.

Produção técnica

Orientações concluídas

Iniciação científica
1. Isabella Nunes Buarque de Gusmão e Rayanne Cristina Ponte de. OS DESAFIOS AO REALIZAR MONITORIAS DE ASSUNTOS PRÁTICOS VIRTUALMENTE DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2020. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Educação à distância; Monitoria; Pandemia; Adaptação.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: www.unifor.br.
2. Ana Raquel Jucá Parente, Rayanne Cristina Pontes De Oliveira. A EMPATIA NO CURSO MÉDICO:UMA REVISÃO NARRATIVA COM VISÃO PARA O CENÁRIO DE PÓS-PANDEMIA EM 2020. 2020. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Empatia; Ensino médico; Pandemia.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: www.unifor.br.
3. Júlia Martins Marques Rocha, Matheus Augusto O AmarantePaulo. RELEVÂNCIA DA MONITORIA À DISTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2020. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Monitoria; Educação à distância; Ensino-aprendizagem.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: www.unifor.br.
4. Fernanda Quezado Prado, Lara Cristina Forte Marinho, Bianca. O DESFIO DE ENSINAR SEMIOLOGIA MÉDICA EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2020. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Semiologia Médica; Ensino; Experiência; Pandemia; COVID-19.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: www.unifor.br.
5. Tulio Veras Veloso, Letícia Fontenelle Fernandes. O USO DE VIDEOAULAS EM PRIMEIRA PESSOA NO ENSINO REMOTO DAS HABILIDADES MÉDICAS: UMA EXPERIÊNCIA. 2021. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Semiologia Médica; Videoaula; Ensino Remoto; Câmera subjetiva; Simulação.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: www.unifor.br.

Orientações de outra natureza
1. Lucca Viana Moreira. FEEDBACK:PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O USO DESTA FERRAMENTA NA AVALIAÇÃO E APRENDIZADO DE HABILIDADES MÉDICAS. 2018. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Aline de Castro Caracas.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: Encontros científicos de Iniciação à Docência da Universidade de Fortaleza Programa de Monitoria Acadêmica de habilidades Médicas www.unifor.br.
2. George Mourão Silva. O TESTE COGNITIVO SIMULADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DO ALUNO DE MEDICINA. 2018. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Teste cognitivo simulado; Aluno de medicina; Ensino-aprendizado.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: Encontros Científicos de Iniciação à Docência Programa de Monitoria Acadêmica de Habilidades Médicas 2 http://www.unifor.br.
3. Isabele Neves Solon Petrola. RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO CURSO DE MEDICINA: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DOS ATRIBUTOS ESSENCIAIS. 2019. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Medicina; Estudantes de medicina; Instituição de saúde.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: Encontros científicos de Iniciação à Docência da Universidade de Fortaleza Programa de Monitoria Acadêmica de Habilidades Médicas www.unifor.br.
4. Amanda Alencar de Carvalho. PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO ESTUDANTE-ESTUDANTE E ESTUDANTE-PROFESSOR. 2019. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Relações interpessoais; Estudantes de medicina; Docentes.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: Encontros científicos de Iniciação à Docência da Universidade de Fortaleza Programa de Monitoria Acadêmica de Habilidades Médicas www.unifor .br.
5. Fernanda de Oliveira Paula. AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM ALUNOS DO 1° E 8° SEMESTRES DO CURSO DE MEDICINA. 2019. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Lavagem das mãos; Estudantes de medicina; Habilidades médicas.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: Encontros científicos de Iniciação à Docência da Universidade de Fortaleza Programa de Monitoria Acadêmica de Habilidades Médicas www.unifor .br.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas de comissões julgadorasParticipação em eventos

Participação em bancas de comissões julgadoras

Outras participações
1. CARACAS, Aline de Castro. USANDO BODY PAINTING PARA ENSINAR OS MÚSCULOS DA EXPRESSÃO FACIAL. 2019. Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Anatomia; Arte; Educação; Body painting.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à docência na Universidade de Fortaleza avaliadora online.
2. CARACAS, Aline de Castro. IMPACTO DO EMPREGO DE QUESTIONÁRIO NAS VERSÕES ONLINE E PRESENCIAL NA APRENDIZAGEM DE TOXICOLOGIA. 2019. Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Toxicologia; Questionário; Monitoria; Aprendizagem.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro Científico de Iniciação à Docência www.unifor.br avaliadora online.
3. CARACAS, Aline de Castro. AMBULATÓRIO DE PEQUENAS CIRURGIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA. 2019. Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Procedimentos cirúrgicos; Ambulatórios; Educação Médica.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à Docência www.unifor.br avaliadora online.
4. CARACAS, Aline de Castro. A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OS IMPACTOS DO SEU USO NO FUTURO DA RADIOLOGIA: A VISÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA. 2019. Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Radiologia; Medicina; IA.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à Docência ISSN 2175-5396 www.unifor.br avaliadora online.
5. CARACAS, Aline de Castro. PERCEPÇÃP DOS ALUNOS SOBRE NEURORRADIOLOGIA DO PRIMEIRO E TERCEIRO SEMESTRE. 2019. Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à Docência www.unifor.br avaliadora online.
6. CARACAS, Aline de Castro. USO DE BARALHOS HISTOLÓGICOS COMO UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NA MEDICINA. 2019. Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Histologia; Aprendizagem baseada em problemas; Medicina.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à Docência www.unifor.br avaliadora online.
7. CARACAS, Aline de Castro. O IMPACTO DE AÇÕES SOLIDÁRIAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MÉDICAS. 2019. Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Educação Médica; Humanismo; Formação Médica.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à Docência www.unifor.br avaliadora online.
8. CARACAS, Aline de Castro. TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO ORAL COM RESTABELECIMENTO DE DIMENSÃO VERTICAL EM PACIENTES BRUXÔMICOS DENTADOS:REVISÃO DE LITERATURA. 2019. Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Dimensão Vertical; Oclusão Dentária; Bruxismo.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à Docência www.unifor.br avaliadora online.
9. CARACAS, Aline de Castro. INSTAGRAM: O USO DA PLATAFORMA COMO APOIO AO APRENDIZADO NO MÓDULO DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO. 2019. Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Instagram; Aprendizado; Monitor; Formulários Google.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à Docência www.unifor.br avaliadora online.
10. CARACAS, Aline de Castro. DIFICULDADE DE ACADÊMICOS CANHOTOS NA PRÁXIS DA CLÍNICA ODONTOLÓGICA I. 2019. Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Canhoto; Odontologia; Lateralidade.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à Docência www.unifor.br avaliadora online.

Participação em eventos
1. III CONGRESSO CIENTÍFICO E ÉTICO DO CREMEC E III CONGRESSO DAS CÂMARAS TÉCNICAS E COMISSÕES DE ÉTICA DO CREMEC 3 A 5 DE NOVEMBRO DE 2005. 2005. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: cremec.org.br.
2. 37° CONGRESSO BRASILEIRO DE ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR 4 A 8 DE STEMBRO DE 2007 Carga horária: 49 horas. 2007. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
3. XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR nos dias 21 a 25 de setembro de 2009 Carga horária:30 horas/aula. 2009. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.sbacv.org.br.
4. Medicina Legal e Perícias Médicas. 2017. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
5. Curso Pré- Congresso Semiologia Clínica Carha horária: 10 horas/aula. 2019. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: sbcm.org.br.
6. 1° Congresso Online de Medicina de Emergência- realizado no dia 23 de maio de 2020, carga horária de 10 horas. 2019. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.congressoabramede.org.br.
7. Congresso Online de Medicina de Emergência contra o COVID-19. 2020. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: superintendencia@hc.famena.br.
8. . 2021. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https:t.me/joinchat/_0o2n3vJnZI2Yzhh zoom.us ID83651161704.
9. I SIMPÓSIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNIFOR nos dias 17 e 18 de junho de 2015 Carga horária :10 horas/aula. 2015. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
10. Oficina- SUS na formação em saúde. 2017. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
11. Debates Pedagógicos - Elaboração de TC LH- Módulo 09. 2018. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
12. DEBATES PEDAGÓGICOS- ENCONTRO GERAL DOCENTE- 17.2. 2017. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
13. DEBATES PEDAGÓGICOS ENCONTRO ESTRATÉGIAS LH CICLO 1 - 17.2. 2017. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
14. Debates Pedagógicos - Encontro Supervisão e Coordenação AIS. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
15. ENCONTRO PEDAGÓGICO CCS 2018.1 Múltiplas Estratégias de Avaliação da Aprendizagem. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
16. Encontro Pedagógico 2018.2. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
17. DEBATES PEDAGÓGICOS ENCONTRO INTEGRAÇÃO ESTRATÉGIA AIS. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
18. Debates Pedagógicos Encontro Geral Docente. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
19. Debates Pedagógicos - Encontro Geral Docente Curso Medicina. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
20. Debates Pedagógicos - Encontro Geral Estratégia - AIS. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
21. Debates Pedagógicos - Encontro de Docentes por Semestre - S2. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
22. XIX ENCONTRO DE INICIAÇÂO À DOCÊNCIA da UNIFOR. 2019. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
23. XX ENCCONTRO DE INICIAÇÂO À DOCÊNCIA. 2020. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
24. XXI ENCONTRO DE INICIAÇÂO À DOCÊNCIA. 2021. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
25. . 2021. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
26. . 2021. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
27. . 2021. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
28. I Curso de Extensão Universitária em Cirurgia Plástica carga horária de 42 horas aula. 2004. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: 31 de maio de 2004.
29. I CURSO DE ABORDAGEM DO PACIENTE EM SITUAÇÕES CLÍNICAS ESPECÍFICAS Carga horária :40horas/aula 31 de outubro de 2005. 2005. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Projeto de vivência na integração médico-paciente.
30. II CURSO DE ABORDAGEM DO PACIENTE EM SITUAÇÕES CLÍNICAS ESPECÍFICAS Carga horária: 40 horas/aula 11 de outubro de 2006. 2006. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Projeto de vivência na integração médico-paciente.
31. CURSO SJT ANTIBIOTICOTERAPIA Carga horária 20 horas/aula 19 de novembro de 2006. 2006. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: ead.sjteducacaomedica.com.br.
32. JORNADA CIENTÍFICA ANUAL 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro de 2007 Hospital Geral César Cals. 2007. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
33. USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS E SEGURANÇA DO PACIENTE: CONTRIBUIÇÕES MÉDICAS no dia 13 de março de 2008 carga horária 4 horas/aula. 2008. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
34. DEBATES PEDAGÓGICOS- CURSO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA- MÓDULO 1. 2017. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
35. DEBATES PEDAGÓGICOS- CURSO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA- MÓDULO 2. 2017. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
36. DEBATES PEDAGÓGICOS- CURSO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA- MÓDULO 3. 2017. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
37. DEBATES PEDAGÓGICOS- CURSO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA- MÓDULO 4. 2017. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
38. DEBATES PEDAGÓGICOS - TREINAMENTO NOVOS DOCENTES - 17.1. 2017. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
39. Juntas Médicas Serviços Militares. 2017. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
40. Aprimorando a Gestão de Microempresa com Projeto e Processo. 2018. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
41. Debates Pedagógicos - Elaboração TC - S824. 2018. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Unirsidade de Fortaleza.
42. Debates Pedagógicos. 2018. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza.
43. 15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência Carga horária: 25 horas/aula. 2019. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: sbcm.org.br.
44. Psiquiatria forense: interdição e imputabilidade Carga horária: 3 horas dia 25 de abril de 2019. 2019. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: abmlpm.org.br/ead/.
45. Perícias securitárias(DPVAT): análise crítica das tabelas brasileiras e internacionais. Qual a relevância e quando aplicar?Carga horária:3 horas dia 13 de junho de 2019. 2019. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: abmlpm.org.br/ead/.
46. Realizado nos dia 11 e 12 de novembro de 2019 e promovido pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. 2019. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.esp.ce.gov.br/ www.saude.ce.gov.br.
47. Protocolo de atendimento em desastres de massa com vítimas fatais carga horária: 3 horas no dia 08 de agosto de 2019. 2019. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: abmlpm.org.br/ead/.
48. Violência contra a mulher Carga horária:3 horas no dia 12 de setembro de 2019. 2019. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: abmlpm.org.br/ead.
49. A utilização de imagens radiológicas e fotografias para fins periciais Carga horária: 3 hpras no dia 07 de novembro de 2019. 2019. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: abmlpm.org.br/ead/.
50. Simulação em Perícias Médicas Carga horária: 3 horas no doa 09 de maio de 2019. 2019. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: abmlpm.org.br/ead/.
51. Perícia administrativa Carga horária: 3 horas no dia 18 de julho de 2019. 2019. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: abmlpm.org.br/ead/.
52. Aula Magna Pós-Unifor-2020.2, realizado no dia 20 de outubro de 2020, carga horária de 2 horas.. 2020. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
53. Curso de capacitação em grupo O que é plágio? promovido pela Biblioteca Central da Unifor, no dia 25 de maio de 2020. 2020. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
54. Desvendando a Pesquisa Científica carga horária. 2020. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
55. Treinamento em grupo Biblioteca Digital promovido pela Biblioteca Central da Unifor, no dia 20 de maio de 2020. 2020. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
56. Capacitação Normas da ABNT- citação e referência, promovido pela Biblioteca central da Unifor, no dia 08 de junho de 2020. 2020. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
57. Citação e Referência conforme a Norma American Phychological Association(APA) 7° edição. 2020. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
58. Capacitação em Normas da ABNT- 14724/2011- Apresentação de trabalhos acadêmicos, promovido pela Biblioteca Central da Unifor, no dia 11 d ejunho de 2020. 2020. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
59. LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS- LGPD carga horária 6 horas-aula. 2021. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
60. BIOSSEGURANÇA NA PRÁTICA DOCENTE. 2021. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
61. EXPLORANDO O MOODLE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. 2021. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
62. PLANEJAR POR COMPETÊNCIA: O DESAFIO DO PROJETO DE ENSINO. 2021. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor,br.
63. RECURSOS INTERATIVOS EM AMBIENTE REMOTO carga horária 40 horas. 2021. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
64. . 2021. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
65. EXPLORANDO O QUESTIONÁRIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO AVA UNIFOR carga horária de 40 HORAS. 2021. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica14

Artigos publicados em periódicos9
Completos9
Trabalhos em eventos5

Total
Produção técnica0


Total
Orientações concluídas10

Iniciação científica5
Orientações de outra natureza5


Total
Dados complementares75

Participação em bancas de comissões julgadoras10
Participação em eventos65
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 27/07/2022 - 14:31