Curriculum Vitae
Aline de Castro Caracas
Dados pessoais | Formação acadêmica/Titulação | Formação complementar | Atuação profissional | Áreas de atuação |
Idiomas | Prêmios e títulos | Produção científica, tecnológica e artística/cultural | Dados complementares | Indicadores de produção |
Nome | Aline de Castro Caracas |
Nome em citações bibliográficas | CARACAS, A. C.;CARACAS, ALINE DE CASTRO;CARACAS, A.d.C.;CARACAS, ALINE DE CASTRO;CARACAS, A. D. C.;DE CASTRO CARACAS, ALINE |
2014 - 2016 |
Mestrado
em Ciências Médicas.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. Título: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESCLEROTERAPIA QUÍMICA E CRIOESCLEROTERAPIA ASSOCIADA AO RESFRIAMENTO CUTÂNEO COM AR GELADO NO TRATAMENTO DAS TELANGIECTASIAS E VEIAS RETICULARES FINAS DOS MEMBROS INFERIORES, Ano de Obtenção: 2016. Orientador: Rodrigo Dornfeld Escalante. Palavras-chave: Crioescleroterapia; Glicose; Escleroterapia. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Angiologia. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia Cardiovascular. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. |
2022 - 2024 |
Especialização em MBA Empreendedorismo em saúde.
(Carga Horária: 399h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. Título: PORQUÊ EMPREENDER E INOVAR NA SAÚDE E NO ENSINO: EIS A REFLEXÃO. Ano de finalização: 2024. Orientador: Ediléia Bezerra Feitosa. |
2017 - 2019 |
Especialização em Perícias Médicas.
(Carga Horária: 387h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. Título: SIGNIFICADO DAS TATUAGENS NA IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL. Ano de finalização: 2019. Orientador: Pedro Fernandez Fernandes de Oliveira. |
2003 - 2008 |
Graduação
em Medicina.
Bolsista do(a): nenhuma, NENHUMA, Brasil. |
2023 - 2023 | PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2022 - 2022 | PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2022.
(Carga horária: 98h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | V Sessão Clínica- Fortalecimento da Justiça do Trabalho pelas ações de rep.
(Carga horária: 2h).
Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica, ABMLPM, Brasil. |
2021 - 2021 | Curso online Lei Geral de Proteção de dados- LGPD.
(Carga horária: 6h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | CURSO RECURSOS INTERATIVOS EM AMBIENTE REMOTO.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | CURSO EXPLORANDO O QUESTIONÁRIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO AVA UNIFOR.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2021.
(Carga horária: 29h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2020 - 2021 | CURSO BIOSSEGURANÇA NA PRÁTICA DOCENTE.
(Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2020 - 2021 | EXPLORANDO O MOODLE COMO AQMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2020 - 2020 | Principais Resoluções do CFM referentes à Perícia Médica- Responsabilidades.
(Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica ABMLPM, ABMLPM, Brasil. |
2020 - 2020 | PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2020.
(Carga horária: 8h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2019 - 2019 | PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2019.
(Carga horária: 83h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2019 - 2019 | Programa de educação continuada ABMLPM EAD 2019.
(Carga horária: 21h).
Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas Regional Ceará, ABMLPM- CEARÁ, Brasil. |
2019 - 2019 | CURSO PRÉ-CONGRESSO DE SEMIOLOGIA CLÍNICA.
(Carga horária: 10h).
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA, SBCM, Brasil. |
2018 - 2018 | Curso Como Fazer Perícia Médica em DPVAT.
(Carga horária: 8h).
HEALTH SOLUTIONS, CHS, Brasil. |
2018 - 2018 | Oficina Prática de Perícias em LER/DORT.
(Carga horária: 18h).
Instituto Imersão, II, Brasil. |
2018 - 2018 | Curso Estratégias de Metodologias Ativas.
(Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | COMO SE TORNAR UM PROFESSOR INOVADOR.
(Carga horária: 3h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | Curso de Tendências Pedagógicas e Teorias Pedagógicas.
(Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2018.
(Carga horária: 80h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2017 - 2017 | PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2017.
(Carga horária: 36h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2017 - 2017 | PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2017.
(Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2015 - 2015 | SUPORTE AVANÇADO DE VIDA CARDIOVASCULAR.
(Carga horária: 16h).
American Heart Association, AHA, Estados Unidos. |
2015 - 2015 | CURSO DE EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR 20 de fevereiro a 22 de março de 2015.
(Carga horária: 60h).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, ABRAMURGEM, Brasil. |
2007 - 2008 |
Extensão universitária em ESTÁGIO VOLUNTÁRIO COMO PLANTONISTA DO SETOR DE EMERGÊNCIA DO H.D.M.J.B.O..
(Carga horária: 528h).
HOSPITAL DISTRITAL MARIA JOSÉ BARROSO DE OLIVEIRA, HDMJBO, Brasil. |
2007 - 2007 |
Extensão universitária em ESTÁGIO RURAL NO PROGRAMA CRUTAC NO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE 02 A 31 DE MAIO.
(Carga horária: 240h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. |
2006 - 2007 |
Extensão universitária em ESTÁGIO VOLUNTÁRIO COMO PLANTONISTA DO SETOR DE EMERGÊNCIA DO H.D.M.J.B.O..
(Carga horária: 576h).
HOSPITAL DISTRITAL MARIA JOSÉ BARROSO DE OLIVEIRA, HDMJBO, Brasil. |
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2017 - Atual | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da Graduação/ Medicina, Carga horária: 40 |
Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, SEJUS, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2009 - 2020 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médica clínica, Carga horária: 20 |
Outras informações | Médica clínica terceirizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania(atual SAP), lotada no Hospital Geral e Sanatório Penal Professor Otávio Lobo, localizado na BR 116, KM 17, em Itaitinga/Ceará, de 2009 até abril de 2020. |
1. | Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina.
|
2. | Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO.
|
Compreende | Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala | Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente). |
Lê | Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve | Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente). |
2023 | CLASSIFICADO EM 2° LUGAR NA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS, REALIZADO NO PERÍODO DE 16 A 19 DE OUTUBRO DE 2023, MUNDO UNIFOR- XXIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA UNIFOR. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Orientações concluídas |
Produção bibliográfica |
Trabalhos completos/resumidos em eventos |
1. |
VASCONCELOS, LUIZ VALÉRIO COSTA; ANDRADE, IGOR QUEZADO ARAÚJO DE; CARACAS, ALINE DE CASTRO et al. FATIGUE ASSESSMENT IN RHEUMATOID ARTHRITIS WITH FACIT SCALE..
In: 36º Congresso Brasileiro de Reumatologia,
2019,
Fortaleza.
Blucher Medical Proceedings,
2019.
p. 448.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://Anais do 36° Congresso Brasileiro de Reumatologia. ISBN 978-85-212-1892-0.] |
2. | CARACAS, A. C.; CARACAS, Octávio Augusto de Castro; OLIVEIRA, Pedro Fernandez Fernandes de. SIGNIFICADO DAS TATUAGENS NA IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL.
In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA,
2019,
Fortaleza.
SIGNIFICADO DAS TATUAGENS NA IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL.
Fortaleza
: Universidade de Fortaleza- UNIFOR,
2019.
p. 1-6.
Palavras-chave: Tatuagem; Significado; Identificação criminal; Antropologia forense; Fotografia forense. Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana; Atividades dos serviços de tecnologia da informação. Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.unifor.br]; ISSN/ISBN: 18088457. |
3. | CARACAS, A.d.C.; BORBA, Paola Colares de; COSTA, Paola Franssinetti Torres Ferreira da et al. SIMULAÇÃO COM PACIENTES ATORES NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MÉDICAS PARA VISITA DOMICILIAR.
In: XI ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES,
2019,
Fortaleza.
SIMULAÇÃO COM PACIENTES ATORES NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MÉDICAS PARA VISITA DOMICILIAR.
Fortaleza
: Universidade de Fortaleza,
2019.
p. 1-9.
Palavras-chave: Habilidades médicas; Simulação; Visita domiciliar; Estudantes de medicina; Docentes. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Atividades de atenção à saúde humana integradas com assistência social, prestadas em residências coletivas e particulares. Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://unifor.br]; ISSN/ISBN: 21794332. |
4. | VIEIRA, ADAH SOPHIA RODRIGUES; PEREIRA, GUILHERME LOPES; NETO, ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA et al. RITUXIMAB IN POLYARTERITIS CYCLOPHOSPHAMIDE INTOLERANT NODOSE: CASE REPORT.
In: 36º Congresso Brasileiro de Reumatologia,
2019,
Fortaleza.
Blucher Medical Proceedings,
2019.
p. 231.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://dings.blucher.com.br]; ISSN/ISBN: 23577282. |
5. | CARACAS, A. C.; COSTA, Lourrany Borges; FORTE, M. P. N. et al. ENSINO REMOTO ESTREITANDO LAÇOS FAMILIARES DURANTE A PANDEMIA.
In: ENSINO REMOTO ESTREITANDO LAÇOS FAMILIARES DURANTE A PANDEMIA,
2020,
Fortaleza.
XII ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES.
Fortaleza
: Universidade de Fortaleza- UNIFOR,
2020.
p. 1-10.
Palavras-chave: Educação Médica; Atenção integral à saúde do idoso; Promoção da saúde; Internet. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; ISSN/ISBN: 21794332. |
6. | CARACAS, Octávio Augusto de Castro; FILHO, E. D. G.; CARACAS, A. C. et al. ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLODE SEGURANÇA NO SERVIÇO ODONTOLÓGICO DO INSTITUTO PENAL PROF. OLAVO OLIVEIRA II.
In: XXI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA,
2021,
Fortaleza.
XXI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA.
Fortaleza
: Universidade de Fortaleza- UNIFOR,
2021.
p. 1-6.
Palavras-chave: Odontologia; Presídio; Riscos ocupacionais e medidas de segurança. Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Homepage: [http://www.unifor.br]; ISSN/ISBN: 1808-8457. |
7. | RODRIGUES, I. M.; ALVES, Maria Letícia Batista Alves; SILVA, Alef Azuelos da et al. INTERVENÇÃO DE PROMOÇÃO EM SAÚDE SOBRE SÍFILIS CONGÊNITA NO SERVIÇO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDErviço de atenção primária à saúde.
In: VI Congresso Cearense de Infectologia XV Jornada Científica do Hospital São José,
2022,
Fortaleza.
VI Congresso Cearense de Infectologia XV Jornada Científica do Hospital São José,
2022.
Palavras-chave: sífilis congêmita; Promoção em saúde; Atenção primária em saúde. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Homepage: [https://infectoceara2022.com.br] |
8. | CARACAS, ALINE DE CASTRO; MENEZES, Henrique Verjus Alencar Bezerra de; OLIVEIRA, Wesley Coutinho de. et al. PORQUÊ EMPREENDER E INOVAR NA SAÚDE E NO ENSINO: EIS A REFLEXÃO.
In: XXI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA(ISSN: 1808-8457),
2023,
Fortaleza.
XXI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA(ISSN: 1808-8457),
2023.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://www.unifor.br] |
Artigos completos/resumidos publicados em periódicos |
1. | ARAGAO, L. P.; CARACAS, A. C.; MARINHO, A. D. M. et al. AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES BÁSICAS DE VIDA DIÁRIA DE IDOSOS ATENDIDOS POR EQUIPE DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA(PSF)DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE.
Gerontologia (USP),
v. 13,
p. 25-25-25,
2007.
Palavras-chave: Capacidade funcional; Programa de saúde da família; AVD. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO. ; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: [http://In: V Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia]; Série: 3; ISSN/ISBN: 01041258. |
2. | ARAGAO, L. P.; CARACAS, A. C.; MARINHO, A. D. M. et al. DE CUIDADOR A PACIENTE: PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DOS CUIDADORES RESIDENTES EM ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA(PSF) DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE.
Gerontologia (USP),
v. 13,
p. 26-26,
2007.
Palavras-chave: Cuidador; Saúde do cuidador; Programa saúde da família. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. ; Homepage: [http://In: V Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia]; Série: 3; ISSN/ISBN: 01041258. |
3. | RAMOS, Isaque Cesar Carneiro; SILVA, George Mourão; CARLOS, Lara Pinheiro Silveira et al. O TESTE COGNITIVO SIMULADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DO ALUNO DE MEDICINA.
XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,
v. 1,
p. 1-6,
2018.
Palavras-chave: Teste cognitivo simulado; Aluno de medicina; Ensino-aprendizado. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Educação. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; Série: 18; ISSN/ISBN: 21755396. |
4. | NOGUEIRA, Geórgia Almeida; COSTA, Ana Beatriz Arrais Lima; MOREIRA, Lucca Viana et al. FEEDBACK: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O USO DESTA FERRAMENTA NA AVALIAÇÃO E APRENDIZADO DE HABILIDADES MÉDICAS.
XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,
v. 1,
p. 1-6,
2018.
Palavras-chave: OSCE; Feedback; Habilidades; Estudantes de medicina. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; Série: 18; ISSN/ISBN: 21755396. |
5. | CARACAS, ALINE DE CASTRO; CARACAS, Octávio Augusto de Castro; OLIVEIRA, Pedro Fernandez Fernandes de. SIGNIFICADO DAS TATUAGENS NA IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL.
XIX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA,
v. 1,
p. 1-6,
2019.
Palavras-chave: Tatuagem; Significado; Identificação criminal; Antropologia forense; Fotografia forense. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; Série: 1; ISSN/ISBN: 18088457. XIX Encontro Científico de Pós- Graduação e Pesquisa da Universidade de Fortaleza 2019. |
6. | CARACAS, ALINE DE CASTRO; BORBA, Paola Colares de; SÁ, Rejane Brasil et al. SIMULAÇÃO COM PACIENTES ATORES NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MÉDICAS PARA VISITA DOMICILIAR.
XI ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES,
v. 1,
p. 1-9,
2019.
Palavras-chave: Habilidades médicas; Simulação; Visita domiciliar; Estudantes de medicina; Docentes. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; Série: 1; ISSN/ISBN: 21794332. |
7. | PAULA, Fernanda de Oliveira; CARACAS, ALINE DE CASTRO; LIMA, G. E. C. P. et al. AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM ALUNOS DO 1° E 8° SEMESTRES DO CURSO DE MEDICINA.
XIX ENCONTROS CIENTÍFICOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,
v. 1,
p. 1-6,
2019.
Palavras-chave: Lavagem das mãos; Estudantes de medicina; Habilidades médicas. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; Série: 19; ISSN/ISBN: 21755396. |
8. | PETROLA,Isabele Neves Solon; CARACAS, ALINE DE CASTRO; CARVALHO, A. A.. RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO CURSO DE MEDICINA: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DOS ATRIBUTOS ESSENCIAIS.
XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,
v. 1,
p. 1-6,
2019.
Palavras-chave: Medicina; Estudantes de medicina; Instituição de saúde. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; Série: 19; ISSN/ISBN: 21755396. |
9. | CARVALHO, A. A.; CARACAS, ALINE DE CASTRO; PETROLA,Isabele Neves Solon. PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO ESTUDANTE-ESTUDANTE E ESTUDANTE-PROFESSOR.
XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,
v. 1,
p. 1-6,
2019.
Palavras-chave: Relações interpessoais; Estudantes de medicina; Docentes. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br]; Série: 19; ISSN/ISBN: 21755396. |
Capítulos de livros publicados |
1. | SOUZA DE ARAÚJO, MARIANA; POLARY BESSA PARENTE, DANYELA; ARRAES MOURÃO, BEATRIZ et al. A ANEMIA E O SEU IMPACTO NA FUNCIONALIDADE DO IDOSO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.
In: Guilherme Barroso Langoni de Freitas; Eduardo de Souza Lima. (Org.).
Oncologia e Hematologia - Edição VII.
VII ed.
Irati/PR,
2024,
v. ,
p. 162-175.
Palavras-chave: Câncer de pulmão; Pequenas células; Não pequenas células. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://editorapasteur.com.br/publicacoes/capitulo/?doi=10.59290/978-65-6029-135-5.17; Número da revisão: VII; ISBN: 9786560291355. |
Produção técnica |
Demais tipos de produção técnica |
1. | CARACAS, ALINE DE CASTRO; MEDEIROS, M. Q.; TEIXEIRA, L. P. et al. Elaboração e apresentação de uma cartilha educativa para orientação à mães e cuidadoras sobre o desenvolvimento infantil.
2022.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Primeira infância; Puericultura; Unidade básica de saúde. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Ensino. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unidade de Saúde Básica Pompeu Vasconcelos; Cidade: Fortaleza; Evento: Elaboração e apresentação de uma cartilha educativa para orientação à mães e cuidadoras sobre o desenvolvimento infantil; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
2. | CARACAS, ALINE DE CASTRO; MENDES, I. M. R.; CORREIA, F. F. C. et al. O que você sabe sobre a sífilis.
2022.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: sífilis congêmita; Promoção à saúde; Unidade básica de saúde. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unidade de Saúde Básica Pompeu Vasconcelos; Cidade: Fortaleza; Evento: O que você sabe sobre a sífilis; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
Orientações concluídas |
Iniciação científica |
1. | Isabella Nunes Buarque de Gusmão e Rayanne Cristina Ponte de.
OS DESAFIOS AO REALIZAR MONITORIAS DE ASSUNTOS PRÁTICOS VIRTUALMENTE DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
2020.
Iniciação Científica.
(Graduando em Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Educação à distância; Monitoria; Pandemia; Adaptação. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: www.unifor.br. |
2. | Ana Raquel Jucá Parente, Rayanne Cristina Pontes De Oliveira.
A EMPATIA NO CURSO MÉDICO:UMA REVISÃO NARRATIVA COM VISÃO PARA O CENÁRIO DE PÓS-PANDEMIA EM 2020.
2020.
Iniciação Científica.
(Graduando em Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Empatia; Ensino médico; Pandemia. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: www.unifor.br. |
3. | Júlia Martins Marques Rocha, Matheus Augusto O AmarantePaulo.
RELEVÂNCIA DA MONITORIA À DISTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
2020.
Iniciação Científica.
(Graduando em Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Monitoria; Educação à distância; Ensino-aprendizagem. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: www.unifor.br. |
4. | Fernanda Quezado Prado, Lara Cristina Forte Marinho, Bianca.
O DESAFIO DE ENSINAR SEMIOLOGIA MÉDICA EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
2020.
Iniciação Científica.
(Graduando em Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Semiologia Médica; Ensino; Experiência; Pandemia; COVID-19. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: www.unifor.br. |
5. | Tulio Veras Veloso, Letícia Fontenelle Fernandes.
O USO DE VIDEOAULAS EM PRIMEIRA PESSOA NO ENSINO REMOTO DAS HABILIDADES MÉDICAS: UMA EXPERIÊNCIA.
2021.
Iniciação Científica.
(Graduando em Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Semiologia Médica; Videoaula; Ensino Remoto; Câmera subjetiva; Simulação. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: https://www.unifor.br. |
Orientações de outra natureza |
1. | Lucca Viana Moreira.
FEEDBACK:PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O USO DESTA FERRAMENTA NA AVALIAÇÃO E APRENDIZADO DE HABILIDADES MÉDICAS.
2018.
Orientação de outra natureza.
(Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: Encontros científicos de Iniciação à Docência da Universidade de Fortaleza Programa de Monitoria Acadêmica de habilidades Médicas www.unifor.br. |
2. | George Mourão Silva.
O TESTE COGNITIVO SIMULADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DO ALUNO DE MEDICINA.
2018.
Orientação de outra natureza.
(Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Teste cognitivo simulado; Aluno de medicina; Ensino-aprendizado. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: Encontros Científicos de Iniciação à Docência Programa de Monitoria Acadêmica de Habilidades Médicas 2 http://www.unifor.br. |
3. | Fernanda de Oliveira Paula.
AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM ALUNOS DO 1° E 8° SEMESTRES DO CURSO DE MEDICINA.
2019.
Orientação de outra natureza.
(Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Lavagem das mãos; Estudantes de medicina; Habilidades médicas. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: Encontros científicos de Iniciação à Docência da Universidade de Fortaleza Programa de Monitoria Acadêmica de Habilidades Médicas www.unifor .br. |
4. | Isabele Neves Solon Petrola.
RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO CURSO DE MEDICINA: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DOS ATRIBUTOS ESSENCIAIS.
2019.
Orientação de outra natureza.
(Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Medicina; Estudantes de medicina; Instituição de saúde. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: Encontros científicos de Iniciação à Docência da Universidade de Fortaleza Programa de Monitoria Acadêmica de Habilidades Médicas www.unifor.br. |
5. | Amanda Alencar de Carvalho.
PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO ESTUDANTE-ESTUDANTE E ESTUDANTE-PROFESSOR.
2019.
Orientação de outra natureza.
(Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Relações interpessoais; Estudantes de medicina; Docentes. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: Encontros científicos de Iniciação à Docência da Universidade de Fortaleza Programa de Monitoria Acadêmica de Habilidades Médicas www.unifor .br. |
6. | João Lucas araújo Santos, Lia Caldas Guimarães.
HISTÓRIA DA DOCÊNCIA EM SEMIOLOGIA MÉDICA.
2022.
Orientação de outra natureza.
(Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Palavras-chave: Semiologia Médica; Docência; História. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: https://unifor.br. |
7. | Lícia Câmara Diógenes Bastos.
VÍDEOS SOBRE HABILIDADES MÉDICAS COMO FORMA DE OTIMIZAR O APRENDIZADO NA GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
2023.
Orientação de outra natureza.
(Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: www.unifor.br. |
8. | Marcos Túlio Monteiro Tavares.
O CONFLITO DE CURRÍCULOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORES DE DIFERENTES GRADES CURRICULARES.
2023.
Orientação de outra natureza.
(Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: www.unifor.br. |
9. | Pedro Neves Metran.
O USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FISIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA.
2023.
Orientação de outra natureza.
(Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: www.unifor.br. |
10. | Maria Letícia Batista Alves.
CONHECIMENTO MATERNO SOBRE FATORES DE RISCO PARA ATRASO NO DESENVOlVIMENTO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
2023.
Orientação de outra natureza.
(Medicina)
-
CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: te.abem-educmed.org.br. |
11. | Pedro Neves Metran.
DESEMPENHO ACADÊMICO EM CURRÍCULO INTEGRADO DE MEDICINA E SUA RELAÇÃO COM ESTILOS INDIVIDUAIS DE APRENDIZAGEM: HÁ ALGUMA DIFERENÇA?.
2023.
Orientação de outra natureza.
(Medicina)
-
CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: te.abem-educmed.org.br. |
12. | Thiago Ribeiro Carvalho.
SEMIOCARDS: O APRENDIZADO DE SEMIOLOGIA MÉDICA POR MEIO DE JOGOS.
2023.
Orientação de outra natureza.
(Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Aline de Castro Caracas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: www.unifor.br. |
Participação em bancas de comissões julgadoras | Participação em eventos |
Participação em bancas de comissões julgadoras |
Outras participações |
1. | CARACAS, Aline de Castro. USANDO BODY PAINTING PARA ENSINAR OS MÚSCULOS DA EXPRESSÃO FACIAL.
2019.
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Anatomia; Arte; Educação; Body painting. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos. Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à docência na Universidade de Fortaleza avaliadora online. |
2. | CARACAS, Aline de Castro. IMPACTO DO EMPREGO DE QUESTIONÁRIO NAS VERSÕES ONLINE E PRESENCIAL NA APRENDIZAGEM DE TOXICOLOGIA.
2019.
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Toxicologia; Questionário; Monitoria; Aprendizagem. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro Científico de Iniciação à Docência www.unifor.br avaliadora online. |
3. | CARACAS, Aline de Castro. AMBULATÓRIO DE PEQUENAS CIRURGIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA.
2019.
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Procedimentos cirúrgicos; Ambulatórios; Educação Médica. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à Docência www.unifor.br avaliadora online. |
4. | CARACAS, Aline de Castro. A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OS IMPACTOS DO SEU USO NO FUTURO DA RADIOLOGIA: A VISÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA.
2019.
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Radiologia; Medicina; IA. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à Docência ISSN 2175-5396 www.unifor.br avaliadora online. |
5. | CARACAS, Aline de Castro. PERCEPÇÃP DOS ALUNOS SOBRE NEURORRADIOLOGIA DO PRIMEIRO E TERCEIRO SEMESTRE.
2019.
Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à Docência www.unifor.br avaliadora online. |
6. | CARACAS, Aline de Castro. USO DE BARALHOS HISTOLÓGICOS COMO UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NA MEDICINA.
2019.
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Histologia; Aprendizagem baseada em problemas; Medicina. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à Docência www.unifor.br avaliadora online. |
7. | CARACAS, Aline de Castro. O IMPACTO DE AÇÕES SOLIDÁRIAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MÉDICAS.
2019.
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Educação Médica; Humanismo; Formação Médica. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina / Especialidade: EDUCAÇÃO. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à Docência www.unifor.br avaliadora online. |
8. | CARACAS, Aline de Castro. TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO ORAL COM RESTABELECIMENTO DE DIMENSÃO VERTICAL EM PACIENTES BRUXÔMICOS DENTADOS:REVISÃO DE LITERATURA.
2019.
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Dimensão Vertical; Oclusão Dentária; Bruxismo. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à Docência www.unifor.br avaliadora online. |
9. | CARACAS, Aline de Castro. INSTAGRAM: O USO DA PLATAFORMA COMO APOIO AO APRENDIZADO NO MÓDULO DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO.
2019.
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Instagram; Aprendizado; Monitor; Formulários Google. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à Docência www.unifor.br avaliadora online. |
10. | CARACAS, Aline de Castro. DIFICULDADE DE ACADÊMICOS CANHOTOS NA PRÁXIS DA CLÍNICA ODONTOLÓGICA I.
2019.
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Canhoto; Odontologia; Lateralidade. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: XIX Encontro de Iniciação à Docência www.unifor.br avaliadora online. |
Participação em eventos |
1. | III CONGRESSO CIENTÍFICO E ÉTICO DO CREMEC E III CONGRESSO DAS CÂMARAS TÉCNICAS E COMISSÕES DE ÉTICA DO CREMEC 3 A 5 DE NOVEMBRO DE 2005.
2005.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: cremec.org.br. |
2. | 37° CONGRESSO BRASILEIRO DE ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR 4 A 8 DE STEMBRO DE 2007 Carga horária: 49 horas.
2007.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
3. | XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR nos dias 21 a 25 de setembro de 2009 Carga horária:30 horas/aula.
2009.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.sbacv.org.br. |
4. | Medicina Legal e Perícias Médicas.
2017.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
5. | Curso Pré- Congresso Semiologia Clínica Carha horária: 10 horas/aula.
2019.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: sbcm.org.br. |
6. | 1° Congresso Online de Medicina de Emergência- realizado no dia 23 de maio de 2020, carga horária de 10 horas.
2019.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.congressoabramede.org.br. |
7. | Congresso Online de Medicina de Emergência contra o COVID-19.
2020.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: superintendencia@hc.famena.br. |
8. | Manejo do tratamento para o paciente com covid-19.
2020.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://abramed.org.br. |
9. | .
2021.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https:t.me/joinchat/_0o2n3vJnZI2Yzhh zoom.us ID83651161704. |
10. | COBEM- 05 a 08 de outubro de 2023, com carga horária de 40 horas.
2023.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: te.abem-educmed.org.br. |
11. | I SIMPÓSIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNIFOR nos dias 17 e 18 de junho de 2015 Carga horária :10 horas/aula.
2015.
(Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/. |
12. | Oficina- SUS na formação em saúde.
2017.
(Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
13. | Debates Pedagógicos - Elaboração de TC LH- Módulo 09.
2018.
(Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
14. | RECURSOS INTERATIVOS EM AMBIENTE REMOTO.
2022.
(Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
15. | Curso: primeiros socorros - 2022.
2022.
(Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
16. | Tendências e inivações no processo de ensino e aprendizagem em Medicina Laboratorial e sua integração com serviço, gestão e comunidade com carga horária de 4 horas.
2023.
(Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: te.abem-educmed.org.br. |
17. | DEBATES PEDAGÓGICOS- ENCONTRO GERAL DOCENTE- 17.2.
2017.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
18. | DEBATES PEDAGÓGICOS ENCONTRO ESTRATÉGIAS LH CICLO 1 - 17.2.
2017.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
19. | Debates Pedagógicos - Encontro Supervisão e Coordenação AIS.
2018.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
20. | ENCONTRO PEDAGÓGICO CCS 2018.1 Múltiplas Estratégias de Avaliação da Aprendizagem.
2018.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
21. | Encontro Pedagógico 2018.2.
2018.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
22. | DEBATES PEDAGÓGICOS ENCONTRO INTEGRAÇÃO ESTRATÉGIA AIS.
2018.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
23. | Debates Pedagógicos Encontro Geral Docente.
2018.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
24. | Debates Pedagógicos - Encontro Geral Docente Curso Medicina.
2018.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
25. | Debates Pedagógicos - Encontro Geral Estratégia - AIS.
2018.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
26. | Debates Pedagógicos - Encontro de Docentes por Semestre - S2.
2018.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
27. | XIX ENCONTRO DE INICIAÇÂO À DOCÊNCIA da UNIFOR.
2019.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
28. | XX ENCCONTRO DE INICIAÇÂO À DOCÊNCIA.
2020.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
29. | .
2020.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
30. | .
2020.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
31. | .
2021.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
32. | .
2021.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
33. | .
2021.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
34. | .
2021.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
35. | XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIFOR, 18 A 20 DE outubro de 2021.
2021.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
36. | .
2021.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
37. | .
2021.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
38. | .
2022.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
39. | .
2022.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
40. | Ciências da vida.
2022.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
41. | XIV ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES DA UNIFOR, 21 de outubro de 2022 na área de desenvolvimento curricular: formação docente, práticas curriculares, currículos integrados.
2022.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
42. | XIV ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES DA UNIFOR, 21 de outubro de 2022, na área de Metodologias Inovadoras de Ensino/Aprendizado no Ensino Superior.
2022.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
43. | XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIFOR, 17 a 19 de outubro de 2022.
2022.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
44. | XIV ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES DA UNIFOR, 21 de outubro de 2022, na área de Acessibilidade e Inclusão.
2022.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
45. | .
2022.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
46. | XIV ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES DA UNIFOR, 21 de outubro de 2022, na área de (PD)- Avaliação: institucional, curricular e aprendizagem institucional.
2022.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
47. | .
2023.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
48. | Na área de CIÊNCIAS DA VIDA, na condição de avaliadora online.
2023.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
49. | .
2023.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
50. | O AVA e os processos de ensino e aprendizagem, na condição de avaliadora online.
2023.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
51. | I Curso de Extensão Universitária em Cirurgia Plástica carga horária de 42 horas aula.
2004.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: 31 de maio de 2004. |
52. | I CURSO DE ABORDAGEM DO PACIENTE EM SITUAÇÕES CLÍNICAS ESPECÍFICAS Carga horária :40horas/aula 31 de outubro de 2005.
2005.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Projeto de vivência na integração médico-paciente. |
53. | II CURSO DE ABORDAGEM DO PACIENTE EM SITUAÇÕES CLÍNICAS ESPECÍFICAS Carga horária: 40 horas/aula 11 de outubro de 2006.
2006.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Projeto de vivência na integração médico-paciente. |
54. | CURSO SJT ANTIBIOTICOTERAPIA Carga horária 20 horas/aula 19 de novembro de 2006.
2006.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: ead.sjteducacaomedica.com.br. |
55. | JORNADA CIENTÍFICA ANUAL 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro de 2007 Hospital Geral César Cals.
2007.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
56. | USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS E SEGURANÇA DO PACIENTE: CONTRIBUIÇÕES MÉDICAS no dia 13 de março de 2008 carga horária 4 horas/aula.
2008.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
57. | DEBATES PEDAGÓGICOS- CURSO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA- MÓDULO 1.
2017.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
58. | DEBATES PEDAGÓGICOS- CURSO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA- MÓDULO 2.
2017.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
59. | DEBATES PEDAGÓGICOS- CURSO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA- MÓDULO 3.
2017.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
60. | DEBATES PEDAGÓGICOS- CURSO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA- MÓDULO 4.
2017.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
61. | DEBATES PEDAGÓGICOS - TREINAMENTO NOVOS DOCENTES - 17.1.
2017.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
62. | Juntas Médicas Serviços Militares.
2017.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
63. | Aprimorando a Gestão de Microempresa com Projeto e Processo.
2018.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
64. | Debates Pedagógicos - Elaboração TC - S824.
2018.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Unirsidade de Fortaleza. |
65. | Debates Pedagógicos.
2018.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: Universidade de Fortaleza. |
66. | 15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência Carga horária: 25 horas/aula.
2019.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: sbcm.org.br. |
67. | Psiquiatria forense: interdição e imputabilidade Carga horária: 3 horas dia 25 de abril de 2019.
2019.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: abmlpm.org.br/ead/. |
68. | Perícias securitárias(DPVAT): análise crítica das tabelas brasileiras e internacionais. Qual a relevância e quando aplicar?Carga horária:3 horas dia 13 de junho de 2019.
2019.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: abmlpm.org.br/ead/. |
69. | Realizado nos dia 11 e 12 de novembro de 2019 e promovido pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.
2019.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.esp.ce.gov.br/ www.saude.ce.gov.br. |
70. | Protocolo de atendimento em desastres de massa com vítimas fatais carga horária: 3 horas no dia 08 de agosto de 2019.
2019.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: abmlpm.org.br/ead/. |
71. | Violência contra a mulher Carga horária:3 horas no dia 12 de setembro de 2019.
2019.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: abmlpm.org.br/ead. |
72. | A utilização de imagens radiológicas e fotografias para fins periciais Carga horária: 3 hpras no dia 07 de novembro de 2019.
2019.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: abmlpm.org.br/ead/. |
73. | Simulação em Perícias Médicas Carga horária: 3 horas no doa 09 de maio de 2019.
2019.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: abmlpm.org.br/ead/. |
74. | Perícia administrativa Carga horária: 3 horas no dia 18 de julho de 2019.
2019.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: abmlpm.org.br/ead/. |
75. | Aula Magna Pós-Unifor-2020.2, realizado no dia 20 de outubro de 2020, carga horária de 2 horas..
2020.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
76. | Curso de capacitação em grupo O que é plágio? promovido pela Biblioteca Central da Unifor, no dia 25 de maio de 2020.
2020.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
77. | Desvendando a Pesquisa Científica carga horária.
2020.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
78. | Treinamento em grupo Biblioteca Digital promovido pela Biblioteca Central da Unifor, no dia 20 de maio de 2020.
2020.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
79. | Capacitação Normas da ABNT- citação e referência, promovido pela Biblioteca central da Unifor, no dia 08 de junho de 2020.
2020.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
80. | Citação e Referência conforme a Norma American Phychological Association(APA) 7° edição.
2020.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
81. | Capacitação em Normas da ABNT- 14724/2011- Apresentação de trabalhos acadêmicos, promovido pela Biblioteca Central da Unifor, no dia 11 d ejunho de 2020.
2020.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
82. | LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS- LGPD carga horária 6 horas-aula.
2021.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
83. | BIOSSEGURANÇA NA PRÁTICA DOCENTE.
2021.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
84. | EXPLORANDO O MOODLE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
2021.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
85. | PLANEJAR POR COMPETÊNCIA: O DESAFIO DO PROJETO DE ENSINO.
2021.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor,br. |
86. | RECURSOS INTERATIVOS EM AMBIENTE REMOTO carga horária 40 horas.
2021.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
87. | Planejar por competências: o desafio do projeto de ensino - carga horária 20 horas.
2021.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
88. | .
2021.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
89. | EXPLORANDO O QUESTIONÁRIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO AVA UNIFOR carga horária de 40 HORAS.
2021.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
90. | Recursos avançados no AVA - 2022.
2022.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
91. | III RODA DE CONVERSA- JORNADA DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DO COLABORADOR.
2022.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
92. | Elaboração de questões para avaliações em larga escala - 2022.
2022.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
93. | Curso: projeto de ensino regulares e CCE- Turma 02 - 2022.
2022.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
94. | Curso de metodologias ativas e TIC`s- Turma 01 - 2022.
2022.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
95. | Curso recursos do AVA e banco de questões - 2022.
2022.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
96. | .
2022.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
97. | PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2022 CARGA HORÁRIA 98 HORAS.
2022.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
98. | Curso: elaboração de itens de prova e instrumentos de análise de AV3- 2022.
2022.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br. |
99. | .
2023.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://abmlpm.org.br. |
100. | PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2023.
2023.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Orientações concluídas | Dados complementares |
Total | |
Produção bibliográfica | 18 |
Artigos publicados em periódicos | 9 |
Completos | 9 |
Trabalhos em eventos | 8 |
Resumos | 2 |
Livros e capítulos | 1 |
Livros publicados ou organizados | 0 |
Capítulos de livros publicados | 1 |
Total | |
Produção técnica | 2 |
Demais tipos de produção técnica | 2 |
Total | |
Orientações concluídas | 17 |
Iniciação científica | 5 |
Orientações de outra natureza | 12 |
Total | |
Dados complementares | 110 |
Participação em bancas de comissões julgadoras | 10 |
Participação em eventos | 100 |
Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor. |
Última atualização do CV em 13/11/2024 - 20:21 |