Curriculum Vitae

Paulo Ricardo Pinheiro Sampaio

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissional
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomePaulo Ricardo Pinheiro Sampaio
Nome em citações bibliográficasSAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza.
Av. Washington Soares, 1321
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil - Caixa-Postal: 1258
Telefone: (85) 34773161 Fax: (85) 34773055
URL da Homepage: http://www.unifor.br
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2007 - 2009 Mestrado em Matemática.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Estimativa para Índice de Hipersuperfícies Mínimas Fechadas na Esfera, Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Antonio Gervasio Colares.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Hipersuperfícies Mínimas , Índice, Estabilidade..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra.
2003 - 2007 Graduação em Matemática.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Voltar

Formação complementar
2021 - 2021EXPLORANDO O QUESTIONÁRIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO AVA UNIFOR. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2021 - 2021Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação - Percurso 2021. (Carga horária: 6h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2021 - 2021RECURSOS INTERATIVOS EM AMBIENTE REMOTO. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2020 - 2021EXPLORANDO O MOODLE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2020 - 2021BIOSSEGURANÇA NA PRÁTICA DOCENTE. (Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2020 - 2021EXPLORANDO O MOODLE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2019 - 2019Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação - Percurso 2019. (Carga horária: 57h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação - Percurso 2018. (Carga horária: 57h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação - Percurso 2017. (Carga horária: 65h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação - Percurso 2016. (Carga horária: 78h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação - Percurso 2015. (Carga horária: 71h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Aprimoramento do Programa de Capacitação Docente. (Carga horária: 10h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação - Percurso 2014. (Carga horária: 76h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Grupo de Estudo Repensando o Reforço. (Carga horária: 10h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Projeto Construindo Competências no Centro. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Treinamento Sobre Cálculo. (Carga horária: 8h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Elaborando Instrumentos de Avaliação.. (Carga horária: 16h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Planejamento do Semestre 2014.2. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014PCA - Aprimoramento habilidades de comunicação.. (Carga horária: 1h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Desafios da Metodologia na Docência no Ensino Superior.. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Conciência Corporativa. (Carga horária: 2h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação - Percurso 2013. (Carga horária: 41h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013Utilização da Tela Interativa em Sala de Aula. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013Prova Anexada. (Carga horária: 2h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2012 - 2012Aplicação da Taxonomia de Bloom nas Avaliações. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2012 - 2012Plano de Ensino: Como Fazer?. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2012 - 2012O Uso da Tela Interativa. (Carga horária: 8h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2012 - 2012Relações Interpessoais. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2012 - 2012PREZI. (Carga horária: 8h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2012 - 2012Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação - Percurso 2012. (Carga horária: 52h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2012 - 2012Cuidados com a voz. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2012 - 2012Reestruturação Curricular. (Carga horária: 9h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2011 - 2011Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação - Percurso 2011. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2009 - 2009Formação de Tutores em EaD. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2008 - 2008 Extensão universitária em Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2012 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Nível 2, Carga horária: 40
Vínculo institucional
2011 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 24
Atividades
01/2024 - 06/2024Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Álgebra e Geometria Computacional (Álgebra Linear Aplicada à Ciências da Computação)
01/2024 - 06/2024Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Modelagem de Problemas com Matemática (Cálculo Diferencial e Integral Aplicado à Ciências da Computação)
01/2024 - 06/2024Ensino, Engenharias, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Álgebra e Geometria (Álgebra Linear Aplicada às Engenharias)
01/2024 - 06/2024Ensino, Engenharias, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Soluções de Problemas Por Aproximação (Cálculo Numérico Aplicado às Engenharias)
01/2024 - 06/2024Ensino, Engenharias, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Modelagem de Problemas de Engenharia (Cálculo Diferencial e Integral Aplicado às Engenharias)
01/2024 - 06/2024Ensino, Engenharias, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Modelagem em Sistemas Econômicos (Equações Diferenciais Ordinárias e Parciais Aplicadas às Engenharias)
08/2023 - 12/2023Ensino, Engenharias, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Soluções de Problemas Por Aproximação (Cálculo Numérico Aplicado às Engenharias)
08/2023 - 12/2023Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Álgebra e Geometria Computacional (Álgebra Linear Aplicada à Ciências da Computação)
08/2023 - 12/2023Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Modelagem de Problemas com Matemática (Cálculo Diferencial e Integral Aplicado à Ciências da Computação)
08/2023 - 12/2023Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Modelagem em Sistemas Econômicos (Equações Diferenciais Ordinárias e Parciais Aplicadas à Engenharia de Produção)
08/2023 - 12/2023Ensino, Engenharias, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Modelagem de Problemas de Engenharia (Cálculo Diferencial e Integral Aplicado às Engenharias)
01/2023 - 06/2023Ensino, Engenharias, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Soluções de Problemas Por Aproximação (Cálculo Numérico Aplicado às Engenharias)
01/2023 - 06/2023Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Modelagem de Problemas com Matemática (Cálculo Diferencial e Integral Aplicado à Ciências da Computação)
01/2023 - 06/2023Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Álgebra e Geometria Computacional (Álgebra Linear Aplicada à Ciências da Computação)
01/2023 - 06/2023Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Modelagem em Sistemas Econômicos (Equações Diferenciais Ordinárias e Parciais Aplicadas à Engenharia de Produção)
01/2023 - 06/2023Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Modelagem Matemática Aplicada ao Meio Ambiente (Equações Diferenciais Ordinárias Aplicadas à Engenharia Ambiental)
08/2022 - 12/2022Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Modelagem Matemática Aplicada ao Meio Ambiente (Equações Diferenciais Ordinárias Aplicadas à Engenharia Ambiental)
08/2022 - 12/2022Ensino, Engenharias, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Soluções de Problemas Por Aproximação (Cálculo Numérico Aplicado às Engenharias)
08/2022 - 12/2022Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Modelagem de Problemas com Matemática (Cálculo Diferencial e Integral Aplicado à Ciências da Computação)
08/2022 - 12/2022Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Álgebra e Geometria Computacional (Álgebra Linear Aplicada à Ciências da Computação)
08/2022 - 12/2022Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Modelagem em Sistemas Econômicos (Equações Diferenciais Ordinárias e Parciais Aplicadas à Engenharia de Produção)
01/2022 - 06/2022Ensino, Engenharias, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Modelagem e Simulação do Mundo Físico (Cálculo Diferencial e Integral Vetorial Aplicado às Engenharias)
01/2022 - 06/2022Ensino, Engenharias, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Modelagem de Problemas de Engenharia (Cálculo Diferencial e Integral Aplicado às Engenharias)
01/2022 - 06/2022Ensino, Engenharias, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Soluções de Problemas Por Aproximação (Cálculo Numérico Aplicado às Engenharias
01/2022 - 06/2022Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Modelagem de Problemas com Matemática (Cálculo Diferencial e Integral Aplicado à Ciências da Computação)
01/2022 - 06/2022Ensino, Engenharias, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Álgebra e Geometria Computacional (Álgebra Linear Aplicada à Ciências da Computação)
01/2022 - 06/2022Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Modelagem em Sistemas Econômicos (Equações Diferenciais Ordinárias e Parciais Aplicadas à Engenharia de Produção)
Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Tutor a distância

Voltar

Idiomas
Compreende Espanhol (Pouco), Inglês (Pouco).
Fala Espanhol, Inglês.
Espanhol (Pouco), Inglês (Pouco).
Escreve Espanhol, Inglês.
Voltar

Prêmios e títulos
2007Bacharel em Matemática, Universidade Federal do Ceará.
2007Bolsa de Mestrado, CNPq.
2009Mestre em Matemática, Universidade Federal do Ceará.
2017Promoção docente: Promovido da categoria auxiliar 2 para a categoria assistente 1, Universidade de Fortaleza.
2020Promoção docente: Promovido da categoria assistente 1 para a categoria assistente 3, Universidade de Fortaleza.
2021Promoção docente: Promovido da categoria assistente 3 para a categoria assistente 5, Universidade de Fortaleza.
2023Promoção docente: Promovido da categoria assistente 5 para a categoria assistente 6, Universidade de Fortaleza.
2023Certificado de menção honrosa de professor orientador do trabalho de iniciação à docência classificado em 1º lugar na área de CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS do XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, Universidade de Fortaleza.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnica

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. OLIVEIRA FILHO, C.; GUEDES, K. G.; MONTE, L. A. C. et al. Avaliação do Ídice de Reprovação na Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. In: XIII Encontro de Iniciação a Docência - UNIFOR, 2013, Fortaleza. XIII Encontro de Iniciação a Docência - UNIFOR, 2013.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
2. XIMENES, L. C.; SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. As dificuldades no aprendizado de Álgebra Linear e Geometria Analítica. In: XIV Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2014, Fortaleza. XIV Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
3. XIMENES, L. C.; SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Os fundamentos das dificuldades no aprendizado de Álgebra Linear e Geometria Analítica. In: XIV Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2014, Fortaleza. XIV Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
4. LIMA, M. C.; GOMES NETO, J. G. A.; MARINHO, G. X. S. et al. O Grupo de Estudo Dirigido aplicado ao Cálculo 3 como ferramenta de desenvolvimento efetivo na aprendizagem. In: XV Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2015, Fortaleza. XV Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
5. LIMA, M. G. T.; XIMENES, L. C.; SOUSA, E. S. et al. Álgebra Linear e atualidade: algumas aplicações práticas usando matrizes e software Maxima. In: XV Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2015, Fortaleza. XV Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
6. XIMENES, L. C.; LIMA, M. G. T.; SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro et al. Aplicações de álgebra linear em modelos matemáticos. In: XV Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2015, Fortaleza. XV Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
7. BATISTA, F. G.; FERNANDES, J. B.; SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro et al. Fragmentação Matemática: Montando o Inicio do Quebra - cabeça. In: XV Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2015, Fortaleza. XV Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
8. FERNANDES, J. B.; BATISTA, F. G.; MAIA, F. E. A. et al. GeoGebra: uma ferramenta de auxílio para o cálculo de áreas. In: XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2016, Fortaleza. XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
9. FIGUEIREDO, E. R. B.; CAVALCANTE, T. L.; SILVA, V. L. et al. A Importância da Aprendizagem Cooperativa para os alunos universitários.. In: XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2016, Fortaleza. XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
10. BATISTA, F. G.; SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro; MAIA, Francisco Erivando Abraão et al. Uso de um blog como suporte para o ensino do Cálculo Diferencial e Integral 2. In: XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2016, Fortaleza. XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
11. LIMA, M. C.; RIBEIRO, E. P. A.; MAIA, Francisco Erivando Abraão et al. A aplicação do software matemático GeoGebra como auxílio permanente no estudo e aprendizado da disciplina de Cálculo 3.. In: XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2016, Fortaleza. XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
12. BASTOS, M. S. P.; BARBOSA, L. B. F.; SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Utilização de softwares para auxiliar os alunos da monitoria na disciplina de Cálculo III.. In: XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2017, Fortaleza. XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
13. BASTOS, M. S. P.; BARBOSA, L. B. F.; BACELAR, F. A. et al. Análise da educação no Brasil e relação com o programa de monitoria na disciplina de Cálculo III.. In: XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2017, Fortaleza. XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
14. BATISTA, F. G.; LISBOA, G. S.; AMARAL, A. R. et al. USO DO APLICATIVO MATHLAB PARA PLOTAR GRÁFICOS. In: XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2017, Fortaleza. XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
15. LISBOA, G. S.; AMARAL, A. R.; BATISTA, F. G. et al. O USO DO SOFTWARE SYMBOLAB: UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA O APRENDIZADO DA DISCILPLINA DE CÁLCULO INTEGRAL E DIFERENCIAL 2.. In: XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2017, Fortaleza. XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
16. FEITOSA, I. L. B.; CASTRO, G. P.; ALBUQUERQUE, L. P. et al. A ​ ​ INFLUÊNCIA ​ ​ DA ​ ​ MONITORIA ​ ​ DE ​ ​ ÁLGEBRA ​ ​ LINEAR ​ ​ NA ​ ​ EVOLUÇÃO DO ​ ​ ALUNO ​ ​ E ​ ​ A ​ ​ APLICAÇÃO ​ ​ DA ​ ​ PARTE ​ ​ ABSTRATA ​ ​ NA ​ ​ PRÁTICA. In: XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2017, Fortaleza. XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
17. BASTOS, M. S. P.; BACELAR, F. A.; BARBOSA, L. B. F. et al. Aplicações de Cálculo III na engenharia e análise das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas na monitoria.. In: XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2017, Fortaleza. XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
18. FIGUEIREDO, S. S.; BARBOSA, P. H. F.; MAIA, Francisco Erivando Abraão et al. MONITORIA EM CÁLCULO III: ANÁLISE DE DESEMPENHO DOS ALUNOS PELOS MONITORES.. In: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2018, Fortaleza. XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
19. SALES, A. B. N. P.; NUNES, D. M. F.; LISBOA, G. S. et al. A PROBLEMÁTICA DA MATEMÁTICA BÁSICA NO ENSINO E APRENDIZADO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO II. In: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2018, Fortaleza. XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
20. GOMES, V. L.; CUNTO FILHO, R.; SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro et al. A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO AUXÍLIO DO ENSINO E DA APRENDIZEGEM DE CÁLCULO I.. In: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2018, Fortaleza. XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
21. CUNTO FILHO, R.; GOMES, V. L.; CARNEIRO, P. J. C. et al. Análise sobre o uso de aplicações do cálculo diferencial e integral como metodologia de ensino.. In: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2018, Fortaleza. XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
22. LISBOA, G. S.; SALES, A. B. N. P.; RUFINO, D. J. O. et al. GRUPO DE ESTUDO DIRIGIDO: APLICAÇÃO DE QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO ? APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CÁLCULO INTEGRAL E DIFERENCIAL 2.. In: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2018, Fortaleza. XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
23. BATISTA, F. G.; SALES, A. B. N. P.; LISBOA, G. S. et al. USO DE CONHECIMENTO GEOTÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES PARA LISTAS DE EXERCÍCIOS. In: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2018, Fortaleza. XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
24. ANDRADE, A. A. R.; COUTINHO, I. S.; CARVALHO NETO, O. F. et al. INTEGRAÇÃO NUMÉRICA APLICADA A CONTEXTO DE SITUAÇÕES REAIS: CASO DA BARRAGEM DE BRUMADINHO.. In: XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2019, Fortaleza. XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
25. GOMES, J. F. O.; TEOFILO, L. C.; NOGUEIRA, D. B. R. et al. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA MONITORIA EM 2019.1 PARA MELHORAR O RENDIMENTO DOS ALUNOS EM CÁLCULO 1.. In: XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2019, Fortaleza. XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
26. BATISTA, F. G.; LISBOA, G. S.; GONTIJO, R. B. L. M. et al. Proposta de um trabalho interdisciplinar na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 2. In: XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2019, Fortaleza. XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
27. FERREIRA, A. C.; ROCHA, M. E. O. E.; MARTINS, A. H. B. et al. UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS COMPUTACIONAIS APLICADOS NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR NOS CURSOS DE ENGENHARIA. In: XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2019, Fortaleza. XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
28. TEOFILO, L. C.; GOMES, J. F. O.; SOUSA, J. R. R. et al. Prática distribuída e suas vantagens para os alunos. In: XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2019, Fortaleza. XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
29. FREITAS, R. A.; FREITAS, M. A.; GOMES, J. F. O. et al. A Importância da tecnologia para a monitoria de cálculo 1, durante a pandemia de Covid - 19. In: XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2020, Fortaleza. XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2020.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
30. LAGE, H. A.; SALES, V. G. A.; CARVALHO NETO, O. F. et al. ANALISE MATEMATICA DO NUMERO DE CASOS DE MORTE POR COVID-19 APLICADO AO ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO. In: XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2020, Fortaleza. XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2020.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
31. LAGE, H. A.; PIMENTEL, V. H.; CARVALHO NETO, O. F. et al. ANALISE DOS SOFTWARES DE MODELAGEM MATEMATICA PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2021, Fortaleza. XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2021.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
32. PIMENTEL, V. H.; LAGE, H. A.; CARVALHO NETO, O. F. et al. ANALISE QUALITATIVA DO ACESSO AO MOODLE/AVA. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2021, Fortaleza. XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2021.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
33. COIMBRA, F. G.; TEOFILO, L. C.; SOUSA, J. R. R. et al. APLICATIVOS DE CÁLCULO PARA UMA MAIOR AUTONOMIA NO ESTUDO EM TEMPOS DE PANDEMIA. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2021, Fortaleza. XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2021.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
34. TEOFILO, L. C.; SILVA, V. S. C.; SOUSA, J. R. R. et al. Prática distribuída e sua evolução no ensino remoto. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2021, Fortaleza. XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2021.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
35. VASCONCELOS, B. O.; TEOFILO, L. C.; SOUSA, J. R. R. et al. O USO DO INSTAGRAM PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2022, Fortaleza. XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2022.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
36. MARTINS, B. B. R.; SOUSA, J. R. R.; SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro et al. A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM PRÁTICA NO APRENDIZADO DE CÁLCULO NOS CURSOS DE ENGENHARIA. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2022, Fortaleza. XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2022.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
37. FERREIRA, G. S.; SILVA, D. N. A. M.; CARVALHO NETO, O. F. et al. PERSPECTIVA DISCENTE SOBRE DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR E APLICAÇÕES PRÁTICAS COMO ELEMENTOS FACILITADORES. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2022, Fortaleza. XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2022.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
38. LOUREIRO, G. F.; VIEIRA, L. P.; SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro et al. EXPLORANDO A EFICIÊNCIA DE PADRÕES DE ENGENHARIA DE PROMPT EM CHATBOTS: UM ESTUDO EM ÁLGEBRA E GEOMETRIA COMPUTACIONAL. In: XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2023, Fortaleza. XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2023.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
39. PONTES, P. A. M.; LIMA, V. M.; CARVALHO NETO, O. F. et al. SUPERANDO DESAFIOS EM CÁLCULO: ESTRATÉGIAS PARA APOIAR ALUNOS COM DIFICULDADES EM MATEMÁTICA BÁSICA. In: XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2023, Fortaleza. XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2023.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
40. CASTRO, J. P. F.; SOUSA, E. S.; CARVALHO NETO, O. F. et al. RELATO DE EXPERIÊNCIA DA VIVÊNCIA DA MONITORIA DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DO MUNDO FÍSICO. In: XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2023, Fortaleza. XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2023.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
41. LIMA, V. M.; PONTES, P. A. M.; CARVALHO NETO, O. F. et al. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DO CHATGPT COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. In: XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2023, Fortaleza. XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2023.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.
42. SANTOS, J. M. S.; FERREIRA, A. B. S.; SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro et al. Comparativo entre Excel e Calc e seus impactos na disciplina de Soluções de Problemas por Aproximação. In: XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2023, Fortaleza. XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFOR, 2023.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2175-5396.

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. I MARATONA DE CÁLCULO CCT - UNIFOR. 2017. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
2SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. II MARATONA DE CÁLCULO CCT - UNIFOR. 2018. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
3SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. III MARATONA DE CÁLCULO CCT - UNIFOR. 2019. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
4SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. IV MARATONA DE CÁLCULO CCT - UNIFOR. 2021. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas de comissões julgadorasParticipação em eventos

Participação em bancas de comissões julgadoras

Outras participações
1. SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Avaliador do XIII Encontro de Iniciação à Docência da UNIFOR. 2013. Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. MAIA, Francisco Erivando Abraão; QUINTE, Tatiana Oliveira Falcão et al.Processo de Seletivo para Admissão de Professores na Área de Cálculo - Edital nº 05/2013.. 2013. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Participação como membro da Banca Examinadora. Edital VREGRAD/AEPD Nº 05/2013, de 25 de junho de 2013...
3. MAIA, Francisco Erivando Abraão; PONTES, Maria das Graças Santos Rufino et al.Processo de Seletivo para Admissão de Professores na Área de Cálculo - Edital nº 13/2014. 2014. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Participação como membro da Banca Examinadora. Edital VREGRAD/AEPD Nº 01/2014, de 23 de junho de 2014..
4. MAIA, Francisco Erivando Abraão; PONTES, Maria das Graças Santos Rufino et al.Processo de Seletivo para Admissão de Professores na Área de Cálculo. 2014. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Participação como membro da Banca Examinadora. Edital VREGRAD/AEPD Nº 13/2014, de 18 de novembro de 2014..
5. SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Avaliador do XX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. 2014. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. MAIA, Francisco Erivando Abraão; FARIAS, Ana Teresa Araujo et al.Comissão Elaboradora das provas de matemática do processo seletivo 2015.1.. 2014. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. MAIA, Francisco Erivando Abraão; OLIVEIRA, Lucia Maria Barbosa et al.Processo de Seletivo para Admissão de Professores na Área de Cálculo - Edital nº 03/2015.. 2015. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Participação como membro da Banca Examinadora. Edital VREGRAD/AEPD Nº 03/2015, de 03 de junho de 2015..
8. MAIA, Francisco Erivando Abraão; FARIAS, Ana Teresa Araujo et al.Comissão Elaboradora das provas de matemática do processo seletivo 2015.2.. 2015. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. MAIA, Francisco Erivando Abraão; FARIAS, Ana Teresa Araujo et al.Comissão Elaboradora das provas de matemática do processo seletivo 2016.1.. 2015. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Avaliador do XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. 2015. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. MAIA, Francisco Erivando Abraão; FARIAS, Ana Teresa Araujo et al.Comissão Elaboradora das provas de matemática do processo seletivo 2016.2.. 2016. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Avaliador Online do XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA da UNIFOR. 2016. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Avaliador de Apresentação Oral do XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA da UNIFOR. 2016. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Avaliador de Apresentação Oral do XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA da UNIFOR. 2017. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Avaliador Online do XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA da UNIFOR. 2017. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Avaliador de Apresentação Oral do XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA da UNIFOR. 2018. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Avaliador de Apresentação Oral do XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA da UNIFOR. 2019. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Avaliador Online do XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA da UNIFOR. 2019. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Avaliador Online do XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA da UNIFOR. 2020. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Avaliador Online do XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA da UNIFOR. 2021. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
21. SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Avaliador Online do XIII ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES da UNIFOR. 2021. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
22. SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Avaliador online do XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA da UNIFOR. 2022. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
23. SAMPAIO, Paulo Ricardo Pinheiro. Avaliador online do XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA da UNIFOR. 2023. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. Teoria Métrica de Singularidades. 2005. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
2. Unidade dos Anéis de Inteiros Algébricos dos Corpos de Números. 2006. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
3. A Lei da Reciprocidade Quadrática. 2007. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
4. . 2012. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
5. . 2014. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaDados complementares

Total
Produção bibliográfica42

Trabalhos em eventos42
Completos42

Total
Produção técnica4

Demais tipos de produção técnica4



Total
Dados complementares28

Participação em bancas de comissões julgadoras23
Participação em eventos5
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 26/07/2024 - 12:15