Curriculum Vitae
Luciana Queiroz Fontenele
Dados pessoais | Formação acadêmica/Titulação | Formação complementar | Atuação profissional | Projetos de pesquisa | Áreas de atuação |
Idiomas | Produção científica, tecnológica e artística/cultural | Dados complementares | Indicadores de produção |
Nome | Luciana Queiroz Fontenele |
Nome em citações bibliográficas | FONTENELE, Luciana Q. |
2019 |
Doutorado
em Psicologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Orientador: Luciana Lobo Miranda. |
2011 - 2013 |
Mestrado
em Psicologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Título: Eu, adolescente, e o outro, diferente? Uma análise das produções discursivas de alunos de uma escola particular de Fortaleza, Ano de Obtenção: 2013. Orientador: Luciana Lobo Miranda. Palavras-chave: Adolescência; Discurso; pesquisa-intervenção; modos de subjetivação; grupo de discussão. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico. |
2001 - 2002 |
Especialização em Psicopedagogia.
(Carga Horária: 510h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Título: "Caminho das Garças" - Um Estudo Psicopedagógico. Ano de finalização: 2002. Orientador: Jesus Garcia Pascual. |
1995 - 2000 | Graduação em Psicologia. |
2017 - 2017 |
Extensão universitária em PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2017.
(Carga horária: 78h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2016 - 2016 |
Extensão universitária em PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2016.
(Carga horária: 64h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2016 - 2016 | Foucault: Arqueologia, Genealogia e Ética.
(Carga horária: 40h).
Centro de Referência à Infância, INCERE, Brasil. |
2015 - 2015 |
Extensão universitária em PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO.
(Carga horária: 52h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2015 - 2015 |
Extensão universitária em Curso Ensinando e Aprendendo: os Fundamentos da Docência.
(Carga horária: 120h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
1999 - 2002 | Espanhol.
(Carga horária: 480h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil. |
2000 - 2000 |
Extensão universitária em Surdez: LIBRAS e Cultura Surda.
(Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. |
1997 - 1997 |
Extensão universitária em Fundamentos Básicos sobre Criança e Adolescente.
(Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. |
1997 - 1997 | Formação de Agente Terapêutico na Área de Autismo.
(Carga horária: 240h).
Fundação Especial Permanente Casa da Esperança, CE, Brasil. |
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2018 - Atual | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8 |
Outras informações | Pós-graduação UNIFOR - curso de Especialização em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento - disciplina: Educação Inclusiva |
Vínculo institucional | ||
2017 - Atual | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8 |
Outras informações | Pós-graduação UNIFOR - curso de Especialização em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento - disciplina: Educação Inclusiva |
Vínculo institucional | ||
2014 - Atual | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 26 |
Outras informações | Disciplinas (2016.2): Psicologia da Educação II; Diagnóstico e intervenção em processos de aprendizagem; Estágio em processos educativos e sociais; Prática integrativa I; Prática integrativa IV Disciplinas (2017.1) Psicologia da Educação II; Educação Inclusiva ; Estágio em processos educativos e sociais;; Prática integrativa I; Prática integrativa IV Disciplinas (2017.2) Psicologia da Educação II; Educação Inclusiva ; Estágio em processos educativos e sociais; Prática integrativa IV; Prática integrativa VII Disciplinas (2018.1) Psicologia da Educação II; Educação Inclusiva ; Estágio em processos educativos e sociais;; Prática integrativa IV; Prática integrativa VII Disciplinas (2018.2) Psicologia da Educação II; Educação Inclusiva ; Estágio em processos educativos e sociais;; Prática integrativa IV; Prática integrativa VII |
Vínculo institucional | ||
2015 - 2018 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Administrativo, Carga horária: 8 |
Outras informações | Coordenação da ênfase em Processos educativos e sociais |
Vínculo institucional | ||
2015 - 2015 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora tutora, Carga horária: 6 |
Outras informações | Professora tutora do Programa Tutorial Acadêmico (PTA) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) |
PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE). |
Vínculo institucional | ||
2022 - 2022 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Vínculo institucional | ||
2022 - 2022 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Instituto Educacional O Canarinho, CANARINHO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2010 - 2016 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 12 |
Vínculo institucional | ||
1999 - 1999 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia Escolar, Carga horária: 12 |
Outras informações | Estágio curricular obrigatório, sob supervisão do prof. Jesus Garcia Pascual. Carga horária: 540h. |
Vínculo institucional | ||
1998 - 1998 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Apoio a crianças com necessidades especiais, Carga horária: 20 |
Polícia Militar do Ceará, PMCE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2012 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de Seminário Temático III, Carga horária: 8 |
Escola Técnica de Maracanaú, ETM/SOBEM, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2010 - 2010 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de Psicologia Aplicada, Carga horária: 8 |
Conselho Regional de Psicologia 11a Região, CRP11, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2009 - 2009 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga Fiscal, Carga horária: 40 |
Colégio Sapiens, SAPIENS, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2005 - 2009 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de Formação Humana, Carga horária: 16 |
Vínculo institucional | ||
2005 - 2009 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 16 |
Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2004 - 2005 | Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 44 |
Prefeitura Municipal de Acarape, PMA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2001 - 2003 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 32 |
Escola de Primeiro Grau José Recamonde Alonso, CJRA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2000 - 2001 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 12 |
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2000 - 2000 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária da Clínca Escola de Psicologia |
Outras informações | Estágio curricular opcional. Atividades desenvolvidas: Atendimento clínico com crianças sob supervisão (individual e grupal) da professora Roseane Freitas Nicolau. Carga horária total: 225h |
Vínculo institucional | ||
1998 - 1999 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 10 |
Outras informações | Participação do Projeto de Extensão: Atendimento em Orientação Profissional (Vocacional) à Comunidade do Projeto Novo Vestibular, promovido a nível de extensão pelo Departamento de psicologia do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará. |
Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança, NUCEPEC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2000 - 2001 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 6 |
Outras informações | Participação na pesquisa: ?O igual, o estranho e o inimigo: socialidades urbanas no novo milênio" , realizada sob parceria NUCEPEC - NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio sobre a Infância e Adolescência Contemporâneas, do Instituto de Psicologia da UFRJ), de fevereiro a julho de 2001; participação no IX Encontro de Extensão da UFC; participação como docente no Curso de Fundamentos Básicos sobre a Criança e o Adolescente (25/11/2000, 05/05/2001, 18/08/2001) |
Vínculo institucional | ||
1998 - 2000 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Integrante voluntária, Carga horária: 6 |
Outras informações | Participação nas atividades: Grupos de Estudos sobre a teoria de Jean Piaget e sobre Psicologia Escolar; Coordenação discente do Curso de Fundamentos Básicos sobre a Criança e o Adolescente; participação no projeto Casa-Família (assessoria em desenvolvimento infantil à equipe técnica de orfanato no município de Maracanaú/CE); organização do evento: I Encontro NUCEPEC sobre a infância e a adolescência: "O papel da escola no desenvolvimento infanto-juvenil"; participação no VII Encontro de Extensão da UFC (dez/1999); participação na pesquisa: Oficinas da Cidade - parte integrante do projeto de pesquisa ?Cidade, Consumo e Cidadania: A Infância e a Adolescência na Contemporaneidade Brasileira?, realizada sob parceria NUCEPEC - NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio sobre a Infância e Adolescência Contemporâneas, do Instituto de Psicologia da UFRJ), de dez/1999 a jul/2000; participação como docente no Curso de Fundamentos Básicos sobre a Criança e o Adolescente (24/jun/2000). |
Vínculo institucional | ||
1997 - 1997 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 12 |
Outras informações | Atividades desenvolvidas: participação nos projetos: Biblioterapia (estudantes de Psicologia e Biblioteconomia em atividade de extensão junto ao setor de oncologia do Hospital Infantil Albert Sabin); Jardim da Adolescência (assessoria de extensão), organização dos acervos da biblioteca e hemeroteca; participação no VI Encontro de Extensão da UFC. |
2000 - 2000 | Oficinas da Cidade |
Descrição: O projeto Oficinas da Cidade nasceu no âmbito do projeto de pesquisa intitulado Cidade, Consumo e Cidadania; a infância e a adolescência no Brasil contemporâneo, que desde 1996 vem tomando como objeto de investigação os modos de se produzir o humano nas cidades contemporâneas. Pesquisa realizada em instituições escolares e assistenciais de Fortaleza, a partir da parceria do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC-UFC) com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio sobre a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC-UFRJ) e sob coordenação da profa Lúcia Rabello de Castro (UFRJ)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Queiroz Fontenele - Integrante / Ana Beatriz de Oliveira Morais - Integrante / Andréa Carla Filgueiras Cordeiro - Integrante / Renata Castelo Peixoto - Integrante / Lúcia Rabello de Castro - Coordenador. Finaciador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio finaceiro.. |
2001 - 2001 | O igual, o estranho e o inimigo: socialidades urbanas no novo milênio |
Descrição: Pesquisa realizada com grupos de crianças e adolescentes em instituições escolares no município de Fortaleza,a partir da parceria do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC-UFC) com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio sobre a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC-UFRJ) e sob coordenação da profa Lúcia Rabello de Castro (UFRJ)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Queiroz Fontenele - Integrante / Ana Beatriz de Oliveira Morais - Integrante / Verlaine Veras Filho - Integrante / Andréa Barreto Girão de Oliveira - Integrante / Lúcia Rabello de Castro - Coordenador. Finaciador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio finaceiro.. |
2019 - 2019 | Psicopedagogia: teoria em prática em diálogo |
Descrição: Grupo de estudos com estudantes de Psicologia da UNIFOR matriculados na disciplina de estágio em Processos Educativos e Sociais que desenvolvem prática de estágio no projeto de Psicopeadgogia (SPA/NAMI/UNIFOR).
Situação: Desativado; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação ( 25) . Integrantes: Luciana Queiroz Fontenele - Integrante / Letícia Leite Bessa - Integrante / Jannayna Queiroz Carvalho - Coordenador. Finaciador(es): Universidade de Fortaleza - Cooperação.. |
1. | Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
|
2. | Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
|
3. | Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
|
4. | Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
|
Compreende | Espanhol (Bem). |
Fala | Espanhol (Razoavelmente). |
Lê | Espanhol (Bem). |
Escreve | Espanhol (Razoavelmente). |
Produção bibliográfica | Produção técnica |
Produção bibliográfica |
Trabalhos completos/resumidos em eventos |
1. |
Ana Beatriz de Oliveira Morais; FONTENELE, Luciana Q.; André aCarla Filgueiras Cordeiro. O Adolescente na cidade: experiências de convivência, limites da cidadania.
In: III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia,
2003,
João Pessoa.
Construindo a Psicologia Brasileira: Desafios da Ciência e Prática Psicológica,
2003.
v. II.
p. 89-89.
Palavras-chave: Adolescência; Vínculos interpessoais; cidadania; contemporâneo; oficinas da cidade. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico. Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso |
2. | FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.. Adolescência em risco social: analisando seu lugar discursivo no programa Barra Pesada.
In: V JUBRA Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira,
2012,
Recife.
V JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira / Anais on-line,
2012.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital |
3. | BESSA, K. A.; FONTENELE, Luciana Q.. Ensinando e Aprendendo: o papel do monitor nos processos de ensino e aprendizagem junto ao professor e aos alunos.
In: XV Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR,
2015,
Fortaleza.
XV Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR,
2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português |
4. | Medrado, Karolle; FONTENELE, Luciana Q.. Novos laços, novos afetos: um olhar sobre crianças institucionalizadas.
In: XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR,
2015,
Fortaleza.
XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR,
2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português |
5. | BESSA, L. L.; FONTENELE, Luciana Q.; REBOUCAS, D. N. E. et al. Oficina sobre o falar em público: superando dificuldades e desenvolvendo habilidades entre universitários da área da saúde.
In: VII Encontro de Práticas Docentes - UNIFOR,
2015,
Fortaleza.
VII Encontro de Práticas Docentes - UNIFOR,
2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português |
6. | OLIVEIRA, T. C. S.; FONTENELE, Luciana Q.. AS CONTRIBUIÇÕES DE CARL ROGERS PARA A FACILITAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR.
In: XVI Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR,
2016,
Fortaleza.
XVI Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR,
2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português |
7. | LIMA, A. C. R. B.; FONTENELE, Luciana Q.. Autismo e identidade: uma discussão sobre as transformações vivenciadas por adolescentes numa instituição de Fortaleza.
In: XXII Encontro de Iniciação Científica - UNIFOR,
2016,
Fortaleza.
XXII Encontro de Iniciação Científica - UNIFOR,
2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português |
8. | OLIVEIRA, F. S. B.; BARROSO, A. P. A. B.; FREIRE, K. M. et al. Psicopedagogia e Método Montessori; um estudo de caso.
In: XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR,
2016,
Fortaleza.
XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR,
2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português |
9. | FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.. EU ADOLESCENTE, E O OUTRO, DIFERENTE? UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DISCURSIVAS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE FORTALEZA.
In: VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira,
2017,
Fortaleza.
Anais do VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: JUBRA.
Fortaleza
: Expressão Gráfica,
2017.
p. 1-832.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://drive.google.com/file/d/1boIY3D3R-so0pU7exbdIATwYP82XNGVX/view]; ISSN/ISBN: 978-85-420-11. |
10. | EGLOFF, P. I. A.; COSTA, I. M.; FONTENELE, Luciana Q.. A importância do monitor no processo ensino-aprendizagem para alunos ingressantes no curso de Psicologia.
In: XVII Encontro de Iniciação á Docência - UNIFOR,
2017,
Fortaleza.
XVII Encontro de Iniciação á Docência - UNIFOR,
2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português |
11. | SILVA, V. F. S.; COSTA, C. M. R.; FONTENELE, Luciana Q.. A IDENTIDADE DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: Uma análise de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
In: VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - JUBRA,
2017,
Fortaleza.
Anais do VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - JUBRA,
2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português |
12. | PIMENTEL, Alexia Suyane Rosendo; FONTENELE, Luciana Q.. Monitoria: a mediação como recurso para facilitar a aprendizagem.
In: XVII Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR,
2017,
Fortaleza.
XVII Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR,
2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português |
13. | CARVALHO, J. Q.; BESSA, L. L.; FONTENELE, Luciana Q.. INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS GRUPAIS NA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO E O DESAFIO DA DESPATOLOGIZAÇÃO.
In: X Encontro de Práticas Docentes - UNIFOR,
2018,
Fortaleza.
X Encontro de Práticas Docentes - UNIFOR.
Fortaleza
: UNIFOR,
2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://www.unifor.br/web/pesquisa-inovacao/anais-dos-encontros-cientificos]; ISSN/ISBN: 2179-4332. |
14. | GOMES, J. K. S.; BESSA, L. L.; FONTENELE, Luciana Q. et al. Gamificação como estratégia de ensino- aprendizagem no Ensino Superior: um relato de experiência.
In: XIX Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR,
2019,
Fortaleza.
XIX Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR.
Fortaleza
: UNIFOR,
2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/encontroscientificos/2019/encontro/3273/area/2#]; ISSN/ISBN: 2175-5396. |
15. | FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.. O LAUDO COMO DISPOSITIVO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA EDUCAÇÃO: CARTOGRAFANDO PRÁTICAS.
In: Encontros Universitários UFC - XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação,
2021,
Fortaleza.
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação,
2021.
v. 5.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/67152]; Série: 2021 |
16. | FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.; LUSTOSA, F. G.. O LAUDO COMO DISPOSITIVO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO ESCOLAR: ANALISANDO PRÁTICAS DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA.
In: 10º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAçãO ESPECIAL,
2023,
São Carlos.
Anais do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial,
2023.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [<https://proceedings.science/cbee/cbee-2023/trabalhos/o-laudo-como-dispositivo-de-inclusaoexclusao-escolar-]; ISSN/ISBN: 2359-2. |
Artigos completos/resumidos publicados em periódicos |
1. | FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.. Adolescência(s): produções e atravessamentos discursivos em análise. Temas em Psicologia, v. 25, p. 969-982, 2017. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2017000300004]; Série: 3; ISSN/ISBN: 21753652. |
2. | FONTENELE, Luciana Q.; BESSA, L. L.; LAVOR FILHO, T. L. et al. LAUDO E DIAGNÓSTICO COMO DISPOSITIVOS DE (EX)INCLUSÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista de Psicologia da UFC, v. 14, p. 1, 2023. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/81699][doi:10.36517/revpsiufc.14.2023.9]; Série: 023009; ISSN/ISBN: 21791740. |
Capítulos de livros publicados |
1. | OLIVEIRA, Nara; FONTENELE, Luciana Q.. Trilhando caminhos na escola: possibilidades de contribuição do psicólogo escolar na educação inclusiva.
In: Andrea Carla Filgueiras Cordeiro; Ângela de Alencar Araripe Pinheiro; Débora Pinho Arruda; Veriana de Fátima Rodrigues Colaço. (Org.).
NUCEPEC - 30 anos, 30 ideias: reflexões e práticas sobre infâncias, adolescências e juventudes..
1 ed.
Fortaleza,
2014,
v. ,
p. 211-218.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788542006360. |
2. | REBOUCAS, D. N. E.; FONTENELE, Luciana Q.; BESSA, L. L. et al. Oficina de falar em público: superação de dificuldades e desenvolvimento de habilidades entre universitários(as) da área da saúde.
In: Letícia Bessa; Cristina Sampaio. (Org.).
Programa tutorial acadêmico: práticas de integração, inclusão e produção do saber na educação superior.
1 ed.
Fortaleza,
2019,
v. ,
p. 117-134.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Número da revisão: 1; ISBN: 9788595740204. |
3. | REBOUCAS, D. N. E.; BEZERRA, F. M. D. H.; BESSA, L. L. et al. Oficina de falar em público: superação de dificuldades e desenvolvimento de habilidades entre universitários(as) da área da saúde.
In: Letícia Bessa; Cristina Sampaio. (Org.).
Programa tutorial acadêmico: práticas de integração, inclusão e produção do saber na educação superior.
1 ed.
Fortaleza,
2019,
v. ,
p. 117-134.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788595740198. |
4. | SOARES, Mayara; MIRANDA, L. L.; BARROS, A. M. C. et al. (Des)continuidades do fazer pesquisa de iniciação científica - Ensino Médio em tempos de pandemia de Covid-19.
In: Antoniel dos Santos Gomes Filho; Isabela Bezerra Ribeiro; Tadeu Lucas de Lavor Filho, Maria Eniana Araújo Gomes Pacheco. (Org.).
Debates contemporâneos em Psicologia.
1 ed.
Iguatu,
2021,
v. 1,
p. 9-163.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Número da revisão: 1; ISBN: 9786589973140. |
Produção técnica |
Demais tipos de produção técnica |
1. | FONTENELE, Luciana Q.. Biblioteca e Hemeroteca: socialização do conhecimento como forma de construção da cidadania.
1997.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: cidadania; infância; conhecimento. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus do PICI - UFC; Cidade: Fotaleza; Evento: VI Encontro de Extensão; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará. |
2. | FONTENELE, Luciana Q.. Projeto Jardim da Adolescência - uma experiência de assessoria em extensão.
1997.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Adolescência; extensão; assessoria. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus do PICI - UFC; Cidade: Fortaleza; Evento: VI Encontro de Extensão; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará. |
3. | FONTENELE, Luciana Q.. A Biblioterapia como coadjuvante no tratamento de crianças portadoras de câncer.
1997.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: infância; biblioterapia. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus do PICI - UFC; Cidade: Fortaleza; Evento: VI Encontro de Extensão; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará. |
4. | FONTENELE, Luciana Q.. Uma experiência de Formação Humana no Ensino Fundamental.
1999.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Formação Humana; infância; educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: II Encontro NUCEPEC sobre a Criança e o Adolescente; Inst. promotora/financiadora: Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança. |
5. | FONTENELE, Luciana Q.. Curso Fundamentos Básicos sobre a Criança e o Adolescente.
1999.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Adolescência; infância; cidadania; conhecimento; extensão. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus do PICI - UFC; Cidade: Fortaleza; Evento: VIII Encontro de Extensão; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará. |
6. | FONTENELE, Luciana Q.. Projeto casa-Família: uma assessoria em desenvolvimento infantil.
2001.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: infância; conhecimento; assessoria; desenvolvimento. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus do PICI - UFC; Cidade: Fortaleza; Evento: IX Encontro de Extensão; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará. |
7. | FONTENELE, Luciana Q.. A inserção da Psicologia Educacional no município de Acarape/CE.
2002.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Psicologia Educacional. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: I Encontro Cearense de Psicologia Educacional; Inst. promotora/financiadora: Conselho Regional de Psicologia 11a Região. |
8. | FONTENELE, Luciana Q.. O papel da Psicologia Escolar.
2007.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Evento: Mesa Redonda: A Construção da Psicologia e sua Diversidade; Inst. promotora/financiadora: Disciplina Prática Integrativa I do Curso de Psicologia da UNIFOR. |
9. | FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.. Adolescência em risco social: analisando seu lugar discursivo no programa Barra Pesada.
2012.
(Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal de Pernambuco; Cidade: Recife; Evento: V JUBRA (Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira): Territórios Interculturais de Juventude; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal de Pernambuco. |
10. | FONTENELE, Luciana Q.. Ensino e formação em Psicologia: diálogos interdisciplinares.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Auditório Rachel de Queiroz - Departamento de Psicologia/Biblioteconomia UFC; Cidade: Fortaleza; Evento: Psicologia e Educação, além do Labirinto de Creta: apostando no dialogismo contemporâneo; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará. |
11. | FONTENELE, Luciana Q.. A atuação do psicólogo educacional e os desafios contemporâneos.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Disciplina Psicologia e Educação II do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
12. | FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.. Eu adolescente, e o outro, diferente? Problematizando os discursos de adolescentes de uma escola particular de Fortaleza sobre adolescência.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Eventos do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: 8º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (CONPSI). |
13. | FONTENELE, Luciana Q.. Adolescência em risco social: analisando seu lugar discursivo no programa Barra Pesada.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Eventos do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: 8º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (CONPSI). |
14. | FONTENELE, Luciana Q.. 'Filhos adolescentes, e agora?'.
2014.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Mercadinhos São Luiz; Cidade: Fortaleza; Evento: Papo Família; Inst. promotora/financiadora: Mercadinhos são Luiz. |
15. | FONTENELE, Luciana Q.. Psicopatologia, alteridade e inclusão.
2014.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Estácio Fic; Cidade: Fortaleza; Evento: I Colóquio de Psicopatologia Estácio Fic; Inst. promotora/financiadora: Centro Universitário Estácio Fic. |
16. | BESSA, L. L.; FONTENELE, Luciana Q.; REBOUCAS, D. N. E. et al. Oficina sobre o falar em publico: superando dificuldades e desenvolvendo habilidades entre universitarios da area de saude.
2015.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Comunicação Pessoal; Metodologias ativas; Tecnologias leves em saúde; Psicodrama; Universitários. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Evento: VII Encontro de Práticas Docentes; Inst. promotora/financiadora: UNIFOR. |
17. | MEDRADO, A.; FONTENELE, Luciana Q.. Novos Laços, novos afetos: um olhar sobre crianças institucioalizadas.
2015.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Laços Afetivos; Criança Institucionalizada; Vinculos Familiares; Metodos Etnograficos. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Evento: XXI Encontro de Iniciação Científica; Inst. promotora/financiadora: Unifor. |
18. | BESSA, K. A.; FONTENELE, Luciana Q.. Ensinando e Aprendendo: o papel do monitor nos processos de ensino e aprendizagem junto ao professor e aos alunos.
2015.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Monitoria; Ensino; Arendizagem. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Evento: XV Encontro de Iniciação a Docência; Inst. promotora/financiadora: Unifor. |
19. | Medrado, Karolle; FONTENELE, Luciana Q.. Novos laços, novos afetos: um olhar sobre crianças institucionalizadas..
2016.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFPE; Cidade: Recife; Evento: XI EREP (Encontro Regional dos Estudantes de Psicologia) N/NE; Inst. promotora/financiadora: Coletivo Regional de Estudantes de Psicologia Norte-Nordeste ? COEREP NNe e Diretório Acadêmico de Psicologia da UFPE ? Gestão Ciranda. |
20. | Goes, Ana Cristina; BESSA, K. A.; SILVA, Vanessa et al. A mulher tem direito sobre seu corpo?: implicações subjetivas em mulheres que sofreram assédio sexual em ônibus coletivos.
2016.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFPE; Cidade: Recife; Evento: XI EREP (Encontro regional dos estudantes de Psicologia) N/NE; Inst. promotora/financiadora: Coletivo Regional de Estudantes de Psicologia Norte-Nordeste ? COEREP NNe e Diretório Acadêmico de Psicologia da UFPE ? Gestão Ciranda. |
21. | OLIVEIRA, T. C. S.; FONTENELE, Luciana Q.. As contribuições de Carl Rogers para a facilitação dos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior.
2016.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Evento: XVI Encontro de Iniciação à Docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
22. | LIMA, A. C. R. B.; FONTENELE, Luciana Q.. Autismo e identidade: uma discussão sobre as transformações vivenciadas por adolescentes numa instituição de Fortaleza.
2016.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Evento: XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
23. | OLIVEIRA, F. S. B.; BARROSO, A. P. A. B.; FREIRE, K. M. et al. Psicopedagogia e Método Montessori: um estudo de caso.
2016.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Evento: XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
24. | FONTENELE, Luciana Q.. Trabalho psicológico no Ensino Fundamental: aprendizagem, desenvolvimento e diversidade.
2017.
(Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Uni7 - Centro Universitário 7 de Setembro; Cidade: Fortaleza; Evento: Seminário Nordeste de Psicologia na Educação; Inst. promotora/financiadora: Sindicato dos psicólogos do Ceará e Instituto Cris7álide. |
25. | FONTENELE, Luciana Q.. Mesa: Exercício profissional da Psicologia na Educação-.
2017.
(Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Uni7 - Centro Universitário 7 de Setembro; Cidade: Fortaleza; Evento: Seminário Nordeste de Psicologia na Educação; Inst. promotora/financiadora: Sindicato dos Psicólogos do Ceará e Instituto Crisálide. |
26. | FONTENELE, Luciana Q.. Avaliação interventiva - uma leitura sobre a clínica psicopedagógica.
2017.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: FORTALEZA; Evento: Semana do Cérebro; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
27. | FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.. EU, ADOLESCENTE, E O OUTRO, DIFERENTE? UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DISCURSIVAS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE FORTALEZA.
2017.
(Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará. |
28. | PIMENTEL, Alexia Suyane Rosendo; FONTENELE, Luciana Q.. Monitoria: a mediação como recurso para facilitar a aprendizagem.
2017.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XVII Encontro de Iniciação à Docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
29. | SILVA, V. F. S.; COSTA, C. M. R.; FONTENELE, Luciana Q.. A IDENTIDADE DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: Uma análise de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
2017.
(Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFC; Cidade: Fortaleza; Evento: VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira ? JUBRA; Inst. promotora/financiadora: UFC. |
30. | EGLOFF, P. I. A.; COSTA, I. M.; FONTENELE, Luciana Q.. A importância do monitor no processo ensino-aprendizagem para alunos ingressantes do curso de Psicologia.
2017.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIFOR; Cidade: FORTALEZA; Evento: XVII Encontro de Iniciação à Docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
31. | FONTENELE, Luciana Q.; CARVALHO, J. Q.; BESSA, L. L.. Avaliação e Intervenção Psicopedagógica: Enfrentando os Desafios da Patologização nos Processos de Aprendizagem.
2018.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNI7; Cidade: Fortaleza; Evento: II SEMINÁRIO NORDESTE DE PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO: "Pesquisa Acadêmica e Exercício Profissional"; Inst. promotora/financiadora: Comissão de Educação do CRP-11. |
32. | FONTENELE, Luciana Q.; BESSA, L. L.; CARVALHO, J. Q.. INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS GRUPAIS NA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO E O DESAFIO DA DESPATOLOGIZAÇÃO.
2018.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: X ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES.; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
33. | FONTENELE, Luciana Q.; MONTEIRO, B. L.; Guedes, Heloísa Barreto. Mediação do Debate ?Educação Inclusiva: conversando sobre a atuação do profissional de apoio'.
2019.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Local: Faculdade Ari de Sá; Cidade: Fortaleza; Evento: Debate ?Educação Inclusiva: conversando sobre a atuação do profissional de apoio"; Inst. promotora/financiadora: Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia - CRP-11. |
34. | FONTENELE, Luciana Q.; COSTA, Áurea; PONTE, L. G. A. G.. Contribuições da Psicologia Escolar para o contexto do distanciamento social.
2020.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Plataforma Big Blue Button; Cidade: Fortaleza; Evento: WEBINAR Contribuições da Psicologia Escolar para o contexto do distanciamento social; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Ari de Sá. |
35. | FONTENELE, Luciana Q.. Transformar para incluir.
2020.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Plataforma Google Meet; Cidade: Fortaleza; Evento: Semana da Inclusão; Inst. promotora/financiadora: Núcleo de Estudos e Respeito às Diversidades - NERDS. |
36. | FONTENELE, Luciana Q.. Entre os desafios da Educação Inclusiva: Possibilidades de intervenção da Psicologia Escolar/Educacional.
2021.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro Universitário Paraíso UniFAP; Cidade: Juazeiro do Norte; Inst. promotora/financiadora: Centro Universitário Paraíso UniFAP. |
37. | FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.. O LAUDO COMO DISPOSITIVO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA EDUCAÇÃO: CARTOGRAFANDO PRÁTICAS.
2021.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Evento online; Cidade: Fortaleza; Evento: Encontros Universitários UFC - XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação; Inst. promotora/financiadora: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. |
38. | FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.; da silva, S. E. S.. 'CURSO DE EXTENSÃO COMO DISPOSITIVO: PRODUZINDO DESLOCAMENTOS NO ÂMBITO DA INCLUSÃO ESCOLAR.
2021.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Plataforma Online; Cidade: Fortaleza; Evento: XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação - Encontros Universitários 2021; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará. |
39 | FONTENELE, Luciana Q.. Formação em Psicologia Escolar - Módulo Psicologia e Educação especial/inclusiva.
2016.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: Instituto Alere; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Instituto Alere. |
40 | FONTENELE, Luciana Q.. Formação em Psicologia Escolar - Módulo Psicologia e Educação especial/inclusiva.
2017.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: Instituto Alere; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Instituto Alere. |
41 | FONTENELE, Luciana Q.. Formação em Psicologia Escolar - Módulo Psicologia e Educação especial/inclusiva.
2018.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Instituto Alere; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Instituto Alere. |
42 | FONTENELE, Luciana Q.. Formação em Educação Inclusiva: revisitando conceitos, refletindo sobre nossas práticas, construindo ações..
2020.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Programa de Extensão Universitária da Universidade Federal do Ceará. |
43 | FONTENELE, Luciana Q.. I Encontro NUCEPEC sobre a Criança e o Adolescente: o papel da escola no desenvolvimento infanto-juvenil.
1998.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança. |
44 | FONTENELE, Luciana Q.. Seminário Nordeste de Psicologia na Educação.
2017.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Uni7 - Centro Universitário 7 de Setembro; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: Sindicato dos Psicólogos do Ceará e Instituto Crisálide. |
45 | FONTENELE, Luciana Q.. VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: JUBRA.
2017.
(Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade federal do Ceará. Membro da Comissão Local de Infraestrutura do VII JUBRA. |
46 | FONTENELE, Luciana Q.. Jornada de Psicologia (promovida no Mundo UNIFOR).
2017.
(Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
47 | FONTENELE, Luciana Q.; BARRETO, A. C.; MONTEIRO, B. L. et al. I SEMINÁRIO NORDESTE DE PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
2018.
(Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: UNI7; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: A Comissão de Psicologia Educacional do Conselho federal de Psicologia 11a regiao (CRP-11). |
48 | FONTENELE, Luciana Q.. ?Educação Inclusiva: conversando sobre a atuação do profissional de apoio?,.
2019.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: Faculdade Ari de Sá; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Comissão de Psicologia Escolar/Educacional do Conselho Regional de Psicologia 11a Região.. |
49 | FONTENELE, Luciana Q.. Módulo Psicologia e Educação especial/inclusiva..
2019.
(Formação em Psicologia Escolar).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Local: Instituto Alere; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Instituto Alere. |
50 | FONTENELE, Luciana Q.. Cineclube UNIFOR.
2016.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Debate sobre o filme Vermelho como o Céu; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 24/03/2016; Emissora: TV UNIFOR e TV CEARÁ. |
51 | FONTENELE, Luciana Q.; Mendonça, Luca Abdala. Programa Papo Saúde.
2019.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Quebrando o Tabu; Duração do evento: 60; Data de apresentação: 17/06/2019; Emissora: TV UNIFOR. |
Participação em bancas examinadoras | Participação em bancas de comissões julgadoras |
Participação em bancas examinadoras |
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização |
1. | BELCHIOR, Michelle Sales; JUNIOR, Francisco Varder Braga et al.
Participação em banca de
HUDSON EMANOEL SILVA DO NASCIMENTO.
CURTA-METRAGEM NO AEE: REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO.
2017.
Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado)
-
Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | BELCHIOR, Michelle Sales; JUNIOR, Francisco Varder Braga et al.
Participação em banca de
Paula Gomes da Silva.
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA AUTISTAS: ELABORAÇÃO DO PLANO DE ATENDIMENTO UTILIZANDO A PSICOMOTRICIDADE COMO ENSINO.
2017.
Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado)
-
Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | BELCHIOR, Michelle Sales; JUNIOR, Francisco Varder Braga et al.
Participação em banca de
Alisson Jardel Pereira Silva.
PÁTIO DE RECURSOS: CORPOREIDADE E DEFICIÊNCIA ALÉM DA SALA DE AULA.
2017.
Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado)
-
Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | BELCHIOR, Michelle Sales; JUNIOR, Francisco Varder Braga et al.
Participação em banca de
SHIRLEYANNE SANTOS AQUINO.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS JUNTO A ALUNOS SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA BÁSICA.
2017.
Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado)
-
Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | BELCHIOR, Michelle Sales; JUNIOR, Francisco Varder Braga et al.
Participação em banca de
ALEXANDRE RODRIGUES CAITANO.
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DIGITAIS NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COM AUTISTAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA.
2017.
Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado)
-
Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
6. | FRANÇA, Luara costa; AGUIAR, ana caroline leite de et al.
Participação em banca de
RAQUEL TAVARES MAIA.
SOFRIMENTO NA ADOLESCÊNCIA: RELAÇÕES FAMILIARES E ADOECIMENTO MENTAL.
2022.
Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL COLETIVA)
-
Escola de Saúde Pública do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação |
1. | FONTENELE, Luciana Queiroz.
Participação em banca de
Nubia Cristina Farias Barbosa.
Bem me quer, mal me quer: um estudo sobre a violência intrafamiliar e o agressor..
2015.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | ARAÚJO, Noália; FONTENELE, Luciana Queiroz.
Participação em banca de
Isabela Lima Rodrigues.
Educação infantil: a relação da família com a creche em uma abordagem sistêmica.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | FONTENELE, Luciana Queiroz.
Participação em banca de
CARLOS AUGUSTO HORTENCIO DE MEDEIROS CAVALCANTI.
AS DORES DO CORPO E DA ALMA ? O OLHAR SOBRE A TRANSEXUALIDADE NO CONTEXTO DO FILME A GAROTA DINAMARQUESA.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | FONTENELE, Luciana Queiroz.
Participação em banca de
Lilian Calixto de Vasconcelos.
A aprendizagem de habilidades sociais e emocionais no processo de educação infantil.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | FONTENELE, Luciana Queiroz.
Participação em banca de
Rebeca Garcia Sales.
Cyber ativismo na política contemporânea.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
6. | JARDIM, Claudia Santos; FONTENELE, Luciana Queiroz.
Participação em banca de
Ana Carolina Teixeira de Barros.
Psicomotricidade - um recurso da Psicopedagogia no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.
2017.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
7. | QUESADA, Andrea Amaro; GONDIM, Maira et al.
Participação em banca de
Iara Gabriella de Oliveira Nogueira.
A INFLUÊNCIA DO DESENHAR NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E COMPORTAMENTAL DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DO EDUCADOR.
2017.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
8. | BATISTA, Maxmiria Holanda; ELIAS, Terezinha Façanha et al.
Participação em banca de
Kawslávya Araújo Bessa.
EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DO PROJETO PENAS ALTERNATIVAS.
2017.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
9. | BELCHIOR, Michelle Sales; FONTENELE, Luciana Queiroz.
Participação em banca de
Lara Mendes Bueno de Carvalho.
Educação Inclusiva com crianças do espectro autista no âmbito escolar..
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
10. | QUESADA, Andrea Amaro; GURGEL, Elton Alves et al.
Participação em banca de
LAURO BELCHIOR SILVA.
A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
11. | ARAÚJO, Noália; FONTENELE, Luciana Queiroz.
Participação em banca de
Cintia da Silva Torres.
A participação da família no estabelecimento de limites na educação da criança..
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
12. | LIRA, Aline; FONTENELE, Luciana Queiroz.
Participação em banca de
Querem-Hapuque Monteiro Alves Muniz.
Revisão sistemática: Desafios da inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
13. | QUESADA, Andrea Amaro; FONTENELE, Luciana Queiroz.
Participação em banca de
LETÍCIA MICKELLY RODRIGUES DE SOUSA.
TECNOLOGIA COMO FATOR DE RISCO PARA A ANSIEDADE E TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS: O QUE SABEMOS ATÉ O MOMENTO?.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
14. | COSTA, Thiago; FONTENELE, Luciana Queiroz.
Participação em banca de
Mariana Palácio Fonseca.
A UTOPIA DE UMA EDUCAÇÃO POSSÍVEL EM UM MUNDO EM CONSTANTE DEVIR.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
15. | VASCONCELOS, Cristiane; FONTENELE, Luciana Queiroz.
Participação em banca de
Cristiana de Oliveira Marcelo.
A VIOLÊNCIA URBANA NO COTIDIANO ESCOLAR DE CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE ESCOLAS DE FORTALEZA.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
16. | FEITOSA, Larissa Brito; FONTENELE, Luciana Queiroz.
Participação em banca de
Benuel Cedro Farias.
?MAS EU APRENDI PELO YOUTUBE!?: DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE A GERAÇÃO ALFA.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
17. | VIEIRA, Hélida Arrais Costa; BARROSO, Joana Brasileiro et al.
Participação em banca de
Lívia Teixeira de Souza.
Restrição do Sono: aspectos cognitivos e emocionais.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
18. | PARAGUASSU, Rosita de Lina Montenegro; FEITOSA, Larissa Brito et al.
Participação em banca de
Carla Samara Nobre Ferreira.
ENTRE SILÊNCIOS E SUSSURROS: A RESISTÊNCIA FEMININA EM ?O CONTO DA AIA? A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA SOCIAL.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
19. | QUESADA, Andrea Amaro; LIRA, Aline et al.
Participação em banca de
Sara Miranda Pereira Sousa da Silva.
DIFICULDADES DE RETOMADA DA ROTINA DURANTE A PANDEMIA COVID-19.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
20. | PARAGUASSU, Rosita de Lina Montenegro; MESQUITA, REBECA ARAÚJO KRAMER DE et al.
Participação em banca de
REBECA ARAÚJO KRAMER DE MESQUITA.
EU SOU? ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PERSPECTIVAS DO DEFICIENTE E DO DIFERENTE NA SURDEZ, EDUCAÇÃO BILÍNGUE E A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
21. | SAMPAIO, Patricia Passos; FONTENELE, Luciana Queiroz.
Participação em banca de
amelia maria da silva.
FLORES JOVENS TAMBÉM MURCHAM ? CONTORNOS DA DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA.
2024.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em bancas de comissões julgadoras |
Outras participações |
1. | HOLLANDA, monica Petralanda; GONÇALVES, Ruth Maria de Paula et al.I Seleção Pública de 2021 para Professor Temporário da FUNECE, regulamentada pelo Edital Nº 13/2021- FUNECE.
2022.
Universidade Estadual do Ceará.
Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Dados complementares |
Total | |
Produção bibliográfica | 22 |
Artigos publicados em periódicos | 2 |
Completos | 2 |
Trabalhos em eventos | 16 |
Completos | 10 |
Resumos | 4 |
Livros e capítulos | 4 |
Livros publicados ou organizados | 0 |
Capítulos de livros publicados | 4 |
Total | |
Produção técnica | 51 |
Demais tipos de produção técnica | 51 |
Total | |
Dados complementares | 28 |
Participação em bancas examinadoras | 27 |
Participação em bancas de comissões julgadoras | 1 |
Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor. |
Última atualização do CV em 01/08/2024 - 10:33 |