Curriculum Vitae

Luciana Queiroz Fontenele

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeLuciana Queiroz Fontenele
Nome em citações bibliográficasFONTENELE, Luciana Q.
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2019 Doutorado em Psicologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Orientador: Luciana Lobo Miranda.
2011 - 2013 Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Eu, adolescente, e o outro, diferente? Uma análise das produções discursivas de alunos de uma escola particular de Fortaleza, Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Luciana Lobo Miranda.
Palavras-chave: Adolescência; Discurso; pesquisa-intervenção; modos de subjetivação; grupo de discussão.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2001 - 2002 Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 510h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: "Caminho das Garças" - Um Estudo Psicopedagógico. Ano de finalização: 2002.
Orientador: Jesus Garcia Pascual.
1995 - 2000 Graduação em Psicologia.
Voltar

Formação complementar
2017 - 2017 Extensão universitária em PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2017. (Carga horária: 78h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016 Extensão universitária em PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2016. (Carga horária: 64h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Foucault: Arqueologia, Genealogia e Ética. (Carga horária: 40h).
Centro de Referência à Infância, INCERE, Brasil.
2015 - 2015 Extensão universitária em PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO. (Carga horária: 52h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015 Extensão universitária em Curso Ensinando e Aprendendo: os Fundamentos da Docência. (Carga horária: 120h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1999 - 2002Espanhol. (Carga horária: 480h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2000 - 2000 Extensão universitária em Surdez: LIBRAS e Cultura Surda. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1997 - 1997 Extensão universitária em Fundamentos Básicos sobre Criança e Adolescente. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1997 - 1997Formação de Agente Terapêutico na Área de Autismo. (Carga horária: 240h).
Fundação Especial Permanente Casa da Esperança, CE, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2018 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informaçõesPós-graduação UNIFOR - curso de Especialização em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento - disciplina: Educação Inclusiva
Vínculo institucional
2017 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informaçõesPós-graduação UNIFOR - curso de Especialização em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento - disciplina: Educação Inclusiva
Vínculo institucional
2014 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 26
Outras informaçõesDisciplinas (2016.2): Psicologia da Educação II; Diagnóstico e intervenção em processos de aprendizagem; Estágio em processos educativos e sociais; Prática integrativa I; Prática integrativa IV
Disciplinas (2017.1) Psicologia da Educação II; Educação Inclusiva ; Estágio em processos educativos e sociais;; Prática integrativa I; Prática integrativa IV
Disciplinas (2017.2) Psicologia da Educação II; Educação Inclusiva ; Estágio em processos educativos e sociais; Prática integrativa IV; Prática integrativa VII
Disciplinas (2018.1) Psicologia da Educação II; Educação Inclusiva ; Estágio em processos educativos e sociais;; Prática integrativa IV; Prática integrativa VII
Disciplinas (2018.2) Psicologia da Educação II; Educação Inclusiva ; Estágio em processos educativos e sociais;; Prática integrativa IV; Prática integrativa VII
Vínculo institucional
2015 - 2018 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Administrativo, Carga horária: 8
Outras informaçõesCoordenação da ênfase em Processos educativos e sociais
Vínculo institucional
2015 - 2015 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora tutora, Carga horária: 6
Outras informaçõesProfessora tutora do Programa Tutorial Acadêmico (PTA) do Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Instituto Educacional O Canarinho, CANARINHO, Brasil.
Vínculo institucional
2010 - 2016 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 12
Vínculo institucional
1999 - 1999 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia Escolar, Carga horária: 12
Outras informaçõesEstágio curricular obrigatório, sob supervisão do prof. Jesus Garcia Pascual. Carga horária: 540h.
Vínculo institucional
1998 - 1998 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Apoio a crianças com necessidades especiais, Carga horária: 20
Polícia Militar do Ceará, PMCE, Brasil.
Vínculo institucional
2012 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de Seminário Temático III, Carga horária: 8
Escola Técnica de Maracanaú, ETM/SOBEM, Brasil.
Vínculo institucional
2010 - 2010 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de Psicologia Aplicada, Carga horária: 8
Conselho Regional de Psicologia 11a Região, CRP11, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga Fiscal, Carga horária: 40
Colégio Sapiens, SAPIENS, Brasil.
Vínculo institucional
2005 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de Formação Humana, Carga horária: 16
Vínculo institucional
2005 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 16
Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil.
Vínculo institucional
2004 - 2005 Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 44
Prefeitura Municipal de Acarape, PMA, Brasil.
Vínculo institucional
2001 - 2003 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 32
Escola de Primeiro Grau José Recamonde Alonso, CJRA, Brasil.
Vínculo institucional
2000 - 2001 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 12
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional
2000 - 2000 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária da Clínca Escola de Psicologia
Outras informaçõesEstágio curricular opcional. Atividades desenvolvidas: Atendimento clínico com crianças sob supervisão (individual e grupal) da professora Roseane Freitas Nicolau. Carga horária total: 225h
Vínculo institucional
1998 - 1999 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 10
Outras informaçõesParticipação do Projeto de Extensão: Atendimento em Orientação Profissional (Vocacional) à Comunidade do Projeto Novo Vestibular, promovido a nível de extensão pelo Departamento de psicologia do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará.
Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança, NUCEPEC, Brasil.
Vínculo institucional
2000 - 2001 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 6
Outras informaçõesParticipação na pesquisa: ?O igual, o estranho e o inimigo: socialidades urbanas no novo milênio" , realizada sob parceria NUCEPEC - NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio sobre a Infância e Adolescência Contemporâneas, do Instituto de Psicologia da UFRJ), de fevereiro a julho de 2001; participação no IX Encontro de Extensão da UFC; participação como docente no Curso de Fundamentos Básicos sobre a Criança e o Adolescente (25/11/2000, 05/05/2001, 18/08/2001)
Vínculo institucional
1998 - 2000 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Integrante voluntária, Carga horária: 6
Outras informaçõesParticipação nas atividades: Grupos de Estudos sobre a teoria de Jean Piaget e sobre Psicologia Escolar; Coordenação discente do Curso de Fundamentos Básicos sobre a Criança e o Adolescente; participação no projeto Casa-Família (assessoria em desenvolvimento infantil à equipe técnica de orfanato no município de Maracanaú/CE); organização do evento: I Encontro NUCEPEC sobre a infância e a adolescência: "O papel da escola no desenvolvimento infanto-juvenil"; participação no VII Encontro de Extensão da UFC (dez/1999); participação na pesquisa: Oficinas da Cidade - parte integrante do projeto de pesquisa ?Cidade, Consumo e Cidadania: A Infância e a Adolescência na Contemporaneidade Brasileira?, realizada sob parceria NUCEPEC - NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio sobre a Infância e Adolescência Contemporâneas, do Instituto de Psicologia da UFRJ), de dez/1999 a jul/2000; participação como docente no Curso de Fundamentos Básicos sobre a Criança e o Adolescente (24/jun/2000).
Vínculo institucional
1997 - 1997 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 12
Outras informaçõesAtividades desenvolvidas: participação nos projetos: Biblioterapia (estudantes de Psicologia e Biblioteconomia em atividade de extensão junto ao setor de oncologia do Hospital Infantil Albert Sabin); Jardim da Adolescência (assessoria de extensão), organização dos acervos da biblioteca e hemeroteca; participação no VI Encontro de Extensão da UFC.

Voltar

Projetos de Pesquisa
2001 - 2001O igual, o estranho e o inimigo: socialidades urbanas no novo milênio
Descrição: Pesquisa realizada com grupos de crianças e adolescentes em instituições escolares no município de Fortaleza,a partir da parceria do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC-UFC) com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio sobre a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC-UFRJ) e sob coordenação da profa Lúcia Rabello de Castro (UFRJ)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Luciana Queiroz Fontenele - Integrante / Ana Beatriz de Oliveira Morais - Integrante / Verlaine Veras Filho - Integrante / Andréa Barreto Girão de Oliveira - Integrante / Lúcia Rabello de Castro - Coordenador.
Finaciador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio finaceiro..
2000 - 2000Oficinas da Cidade
Descrição: O projeto Oficinas da Cidade nasceu no âmbito do projeto de pesquisa intitulado Cidade, Consumo e Cidadania; a infância e a adolescência no Brasil contemporâneo, que desde 1996 vem tomando como objeto de investigação os modos de se produzir o humano nas cidades contemporâneas. Pesquisa realizada em instituições escolares e assistenciais de Fortaleza, a partir da parceria do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC-UFC) com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio sobre a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC-UFRJ) e sob coordenação da profa Lúcia Rabello de Castro (UFRJ)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Luciana Queiroz Fontenele - Integrante / Ana Beatriz de Oliveira Morais - Integrante / Andréa Carla Filgueiras Cordeiro - Integrante / Renata Castelo Peixoto - Integrante / Lúcia Rabello de Castro - Coordenador.
Finaciador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio finaceiro..
2019 - 2019Psicopedagogia: teoria em prática em diálogo
Descrição: Grupo de estudos com estudantes de Psicologia da UNIFOR matriculados na disciplina de estágio em Processos Educativos e Sociais que desenvolvem prática de estágio no projeto de Psicopeadgogia (SPA/NAMI/UNIFOR).
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação ( 25) .
Integrantes: Luciana Queiroz Fontenele - Integrante / Letícia Leite Bessa - Integrante / Jannayna Queiroz Carvalho - Coordenador.
Finaciador(es): Universidade de Fortaleza - Cooperação..
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
2. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
3. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
4. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Voltar

Idiomas
Compreende Espanhol (Bem).
Fala Espanhol (Razoavelmente).
Espanhol (Bem).
Escreve Espanhol (Razoavelmente).
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnica

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1.

Ana Beatriz de Oliveira Morais; FONTENELE, Luciana Q.; André aCarla Filgueiras Cordeiro. O Adolescente na cidade: experiências de convivência, limites da cidadania. In: III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2003, João Pessoa. Construindo a Psicologia Brasileira: Desafios da Ciência e Prática Psicológica, 2003. v. II. p. 89-89.
Palavras-chave: Adolescência; Vínculos interpessoais; cidadania; contemporâneo; oficinas da cidade.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
2. FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.. Adolescência em risco social: analisando seu lugar discursivo no programa Barra Pesada. In: V JUBRA Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2012, Recife. V JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira / Anais on-line, 2012.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital
3. BESSA, K. A.; FONTENELE, Luciana Q.. Ensinando e Aprendendo: o papel do monitor nos processos de ensino e aprendizagem junto ao professor e aos alunos. In: XV Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2015, Fortaleza. XV Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português
4. Medrado, Karolle; FONTENELE, Luciana Q.. Novos laços, novos afetos: um olhar sobre crianças institucionalizadas. In: XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR, 2015, Fortaleza. XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português
5. BESSA, L. L.; FONTENELE, Luciana Q.; REBOUCAS, D. N. E. et al. Oficina sobre o falar em público: superando dificuldades e desenvolvendo habilidades entre universitários da área da saúde. In: VII Encontro de Práticas Docentes - UNIFOR, 2015, Fortaleza. VII Encontro de Práticas Docentes - UNIFOR, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português
6. OLIVEIRA, T. C. S.; FONTENELE, Luciana Q.. AS CONTRIBUIÇÕES DE CARL ROGERS PARA A FACILITAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. In: XVI Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2016, Fortaleza. XVI Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português
7. LIMA, A. C. R. B.; FONTENELE, Luciana Q.. Autismo e identidade: uma discussão sobre as transformações vivenciadas por adolescentes numa instituição de Fortaleza. In: XXII Encontro de Iniciação Científica - UNIFOR, 2016, Fortaleza. XXII Encontro de Iniciação Científica - UNIFOR, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português
8. OLIVEIRA, F. S. B.; BARROSO, A. P. A. B.; FREIRE, K. M. et al. Psicopedagogia e Método Montessori; um estudo de caso. In: XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR, 2016, Fortaleza. XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português
9. FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.. EU ADOLESCENTE, E O OUTRO, DIFERENTE? UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DISCURSIVAS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE FORTALEZA. In: VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2017, Fortaleza. Anais do VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: JUBRA. Fortaleza : Expressão Gráfica, 2017. p. 1-832.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://drive.google.com/file/d/1boIY3D3R-so0pU7exbdIATwYP82XNGVX/view]; ISSN/ISBN: 978-85-420-11.
10. EGLOFF, P. I. A.; COSTA, I. M.; FONTENELE, Luciana Q.. A importância do monitor no processo ensino-aprendizagem para alunos ingressantes no curso de Psicologia. In: XVII Encontro de Iniciação á Docência - UNIFOR, 2017, Fortaleza. XVII Encontro de Iniciação á Docência - UNIFOR, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português
11. SILVA, V. F. S.; COSTA, C. M. R.; FONTENELE, Luciana Q.. A IDENTIDADE DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: Uma análise de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. In: VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - JUBRA, 2017, Fortaleza. Anais do VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - JUBRA, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português
12. PIMENTEL, Alexia Suyane Rosendo; FONTENELE, Luciana Q.. Monitoria: a mediação como recurso para facilitar a aprendizagem. In: XVII Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2017, Fortaleza. XVII Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português
13. CARVALHO, J. Q.; BESSA, L. L.; FONTENELE, Luciana Q.. INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS GRUPAIS NA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO E O DESAFIO DA DESPATOLOGIZAÇÃO. In: X Encontro de Práticas Docentes - UNIFOR, 2018, Fortaleza. X Encontro de Práticas Docentes - UNIFOR. Fortaleza : UNIFOR, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://www.unifor.br/web/pesquisa-inovacao/anais-dos-encontros-cientificos]; ISSN/ISBN: 2179-4332.
14. GOMES, J. K. S.; BESSA, L. L.; FONTENELE, Luciana Q. et al. Gamificação como estratégia de ensino- aprendizagem no Ensino Superior: um relato de experiência. In: XIX Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR, 2019, Fortaleza. XIX Encontro de Iniciação à Docência - UNIFOR. Fortaleza : UNIFOR, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/encontroscientificos/2019/encontro/3273/area/2#]; ISSN/ISBN: 2175-5396.
15. FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.. O LAUDO COMO DISPOSITIVO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA EDUCAÇÃO: CARTOGRAFANDO PRÁTICAS. In: Encontros Universitários UFC - XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 2021, Fortaleza. XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 2021. v. 5.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/67152]; Série: 2021

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1.

FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.. Adolescência(s): produções e atravessamentos discursivos em análise. Temas em Psicologia, v. 25, p. 969-982, 2017. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2017000300004]; Série: 3; ISSN/ISBN: 21753652.
2. FONTENELE, Luciana Q.; BESSA, L. L.; LAVOR FILHO, T. L. et al. LAUDO E DIAGNÓSTICO COMO DISPOSITIVOS DE (EX)INCLUSÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista de Psicologia da UFC, v. 14, p. 1, 2023. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/81699][doi:10.36517/revpsiufc.14.2023.9]; Série: 023009; ISSN/ISBN: 21791740.

Capítulos de livros publicados
1. OLIVEIRA, Nara; FONTENELE, Luciana Q.. Trilhando caminhos na escola: possibilidades de contribuição do psicólogo escolar na educação inclusiva. In: Andrea Carla Filgueiras Cordeiro; Ângela de Alencar Araripe Pinheiro; Débora Pinho Arruda; Veriana de Fátima Rodrigues Colaço. (Org.). NUCEPEC - 30 anos, 30 ideias: reflexões e práticas sobre infâncias, adolescências e juventudes.. 1 ed. Fortaleza, 2014, v. , p. 211-218.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788542006360.
2. REBOUCAS, D. N. E.; FONTENELE, Luciana Q.; BESSA, L. L. et al. Oficina de falar em público: superação de dificuldades e desenvolvimento de habilidades entre universitários(as) da área da saúde. In: Letícia Bessa; Cristina Sampaio. (Org.). Programa tutorial acadêmico: práticas de integração, inclusão e produção do saber na educação superior. 1 ed. Fortaleza, 2019, v. , p. 117-134.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Número da revisão: 1; ISBN: 9788595740204.
3. REBOUCAS, D. N. E.; BEZERRA, F. M. D. H.; BESSA, L. L. et al. Oficina de falar em público: superação de dificuldades e desenvolvimento de habilidades entre universitários(as) da área da saúde. In: Letícia Bessa; Cristina Sampaio. (Org.). Programa tutorial acadêmico: práticas de integração, inclusão e produção do saber na educação superior. 1 ed. Fortaleza, 2019, v. , p. 117-134.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788595740198.
4. SOARES, Mayara; MIRANDA, L. L.; BARROS, A. M. C. et al. (Des)continuidades do fazer pesquisa de iniciação científica - Ensino Médio em tempos de pandemia de Covid-19. In: Antoniel dos Santos Gomes Filho; Isabela Bezerra Ribeiro; Tadeu Lucas de Lavor Filho, Maria Eniana Araújo Gomes Pacheco. (Org.). Debates contemporâneos em Psicologia. 1 ed. Iguatu, 2021, v. 1, p. 9-163.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Número da revisão: 1; ISBN: 9786589973140.

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1. FONTENELE, Luciana Q.. Biblioteca e Hemeroteca: socialização do conhecimento como forma de construção da cidadania. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: cidadania; infância; conhecimento.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus do PICI - UFC; Cidade: Fotaleza; Evento: VI Encontro de Extensão; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
2. FONTENELE, Luciana Q.. Projeto Jardim da Adolescência - uma experiência de assessoria em extensão. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Adolescência; extensão; assessoria.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus do PICI - UFC; Cidade: Fortaleza; Evento: VI Encontro de Extensão; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
3. FONTENELE, Luciana Q.. A Biblioterapia como coadjuvante no tratamento de crianças portadoras de câncer. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: infância; biblioterapia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus do PICI - UFC; Cidade: Fortaleza; Evento: VI Encontro de Extensão; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
4. FONTENELE, Luciana Q.. Uma experiência de Formação Humana no Ensino Fundamental. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Formação Humana; infância; educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: II Encontro NUCEPEC sobre a Criança e o Adolescente; Inst. promotora/financiadora: Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança.
5. FONTENELE, Luciana Q.. Curso Fundamentos Básicos sobre a Criança e o Adolescente. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Adolescência; infância; cidadania; conhecimento; extensão.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus do PICI - UFC; Cidade: Fortaleza; Evento: VIII Encontro de Extensão; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
6. FONTENELE, Luciana Q.. Projeto casa-Família: uma assessoria em desenvolvimento infantil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: infância; conhecimento; assessoria; desenvolvimento.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus do PICI - UFC; Cidade: Fortaleza; Evento: IX Encontro de Extensão; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
7. FONTENELE, Luciana Q.. A inserção da Psicologia Educacional no município de Acarape/CE. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Psicologia Educacional.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: I Encontro Cearense de Psicologia Educacional; Inst. promotora/financiadora: Conselho Regional de Psicologia 11a Região.
8. FONTENELE, Luciana Q.. O papel da Psicologia Escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Evento: Mesa Redonda: A Construção da Psicologia e sua Diversidade; Inst. promotora/financiadora: Disciplina Prática Integrativa I do Curso de Psicologia da UNIFOR.
9. FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.. Adolescência em risco social: analisando seu lugar discursivo no programa Barra Pesada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal de Pernambuco; Cidade: Recife; Evento: V JUBRA (Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira): Territórios Interculturais de Juventude; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal de Pernambuco.
10. FONTENELE, Luciana Q.. Ensino e formação em Psicologia: diálogos interdisciplinares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Auditório Rachel de Queiroz - Departamento de Psicologia/Biblioteconomia UFC; Cidade: Fortaleza; Evento: Psicologia e Educação, além do Labirinto de Creta: apostando no dialogismo contemporâneo; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
11. FONTENELE, Luciana Q.. A atuação do psicólogo educacional e os desafios contemporâneos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Disciplina Psicologia e Educação II do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
12. FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.. Eu adolescente, e o outro, diferente? Problematizando os discursos de adolescentes de uma escola particular de Fortaleza sobre adolescência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Eventos do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: 8º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (CONPSI).
13. FONTENELE, Luciana Q.. Adolescência em risco social: analisando seu lugar discursivo no programa Barra Pesada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Eventos do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: 8º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (CONPSI).
14. FONTENELE, Luciana Q.. 'Filhos adolescentes, e agora?'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Mercadinhos São Luiz; Cidade: Fortaleza; Evento: Papo Família; Inst. promotora/financiadora: Mercadinhos são Luiz.
15. FONTENELE, Luciana Q.. Psicopatologia, alteridade e inclusão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Estácio Fic; Cidade: Fortaleza; Evento: I Colóquio de Psicopatologia Estácio Fic; Inst. promotora/financiadora: Centro Universitário Estácio Fic.
16. BESSA, L. L.; FONTENELE, Luciana Q.; REBOUCAS, D. N. E. et al. Oficina sobre o falar em publico: superando dificuldades e desenvolvendo habilidades entre universitarios da area de saude. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Comunicação Pessoal; Metodologias ativas; Tecnologias leves em saúde; Psicodrama; Universitários.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Evento: VII Encontro de Práticas Docentes; Inst. promotora/financiadora: UNIFOR.
17. MEDRADO, A.; FONTENELE, Luciana Q.. Novos Laços, novos afetos: um olhar sobre crianças institucioalizadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Laços Afetivos; Criança Institucionalizada; Vinculos Familiares; Metodos Etnograficos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Evento: XXI Encontro de Iniciação Científica; Inst. promotora/financiadora: Unifor.
18. BESSA, K. A.; FONTENELE, Luciana Q.. Ensinando e Aprendendo: o papel do monitor nos processos de ensino e aprendizagem junto ao professor e aos alunos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Monitoria; Ensino; Arendizagem.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Evento: XV Encontro de Iniciação a Docência; Inst. promotora/financiadora: Unifor.
19. Medrado, Karolle; FONTENELE, Luciana Q.. Novos laços, novos afetos: um olhar sobre crianças institucionalizadas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFPE; Cidade: Recife; Evento: XI EREP (Encontro Regional dos Estudantes de Psicologia) N/NE; Inst. promotora/financiadora: Coletivo Regional de Estudantes de Psicologia Norte-Nordeste ? COEREP NNe e Diretório Acadêmico de Psicologia da UFPE ? Gestão Ciranda.
20. Goes, Ana Cristina; BESSA, K. A.; SILVA, Vanessa et al. A mulher tem direito sobre seu corpo?: implicações subjetivas em mulheres que sofreram assédio sexual em ônibus coletivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFPE; Cidade: Recife; Evento: XI EREP (Encontro regional dos estudantes de Psicologia) N/NE; Inst. promotora/financiadora: Coletivo Regional de Estudantes de Psicologia Norte-Nordeste ? COEREP NNe e Diretório Acadêmico de Psicologia da UFPE ? Gestão Ciranda.
21. OLIVEIRA, T. C. S.; FONTENELE, Luciana Q.. As contribuições de Carl Rogers para a facilitação dos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Evento: XVI Encontro de Iniciação à Docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
22. LIMA, A. C. R. B.; FONTENELE, Luciana Q.. Autismo e identidade: uma discussão sobre as transformações vivenciadas por adolescentes numa instituição de Fortaleza. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Evento: XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
23. OLIVEIRA, F. S. B.; BARROSO, A. P. A. B.; FREIRE, K. M. et al. Psicopedagogia e Método Montessori: um estudo de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Evento: XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
24. FONTENELE, Luciana Q.. Trabalho psicológico no Ensino Fundamental: aprendizagem, desenvolvimento e diversidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Uni7 - Centro Universitário 7 de Setembro; Cidade: Fortaleza; Evento: Seminário Nordeste de Psicologia na Educação; Inst. promotora/financiadora: Sindicato dos psicólogos do Ceará e Instituto Cris7álide.
25. FONTENELE, Luciana Q.. Mesa: Exercício profissional da Psicologia na Educação-. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Uni7 - Centro Universitário 7 de Setembro; Cidade: Fortaleza; Evento: Seminário Nordeste de Psicologia na Educação; Inst. promotora/financiadora: Sindicato dos Psicólogos do Ceará e Instituto Crisálide.
26. FONTENELE, Luciana Q.. Avaliação interventiva - uma leitura sobre a clínica psicopedagógica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: FORTALEZA; Evento: Semana do Cérebro; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
27. FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.. EU, ADOLESCENTE, E O OUTRO, DIFERENTE? UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DISCURSIVAS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE FORTALEZA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
28. PIMENTEL, Alexia Suyane Rosendo; FONTENELE, Luciana Q.. Monitoria: a mediação como recurso para facilitar a aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XVII Encontro de Iniciação à Docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
29. SILVA, V. F. S.; COSTA, C. M. R.; FONTENELE, Luciana Q.. A IDENTIDADE DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: Uma análise de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFC; Cidade: Fortaleza; Evento: VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira ? JUBRA; Inst. promotora/financiadora: UFC.
30. EGLOFF, P. I. A.; COSTA, I. M.; FONTENELE, Luciana Q.. A importância do monitor no processo ensino-aprendizagem para alunos ingressantes do curso de Psicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIFOR; Cidade: FORTALEZA; Evento: XVII Encontro de Iniciação à Docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
31. FONTENELE, Luciana Q.; CARVALHO, J. Q.; BESSA, L. L.. Avaliação e Intervenção Psicopedagógica: Enfrentando os Desafios da Patologização nos Processos de Aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNI7; Cidade: Fortaleza; Evento: II SEMINÁRIO NORDESTE DE PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO: "Pesquisa Acadêmica e Exercício Profissional"; Inst. promotora/financiadora: Comissão de Educação do CRP-11.
32. FONTENELE, Luciana Q.; BESSA, L. L.; CARVALHO, J. Q.. INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS GRUPAIS NA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO E O DESAFIO DA DESPATOLOGIZAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: X ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES.; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
33. FONTENELE, Luciana Q.; MONTEIRO, B. L.; Guedes, Heloísa Barreto. Mediação do Debate ?Educação Inclusiva: conversando sobre a atuação do profissional de apoio'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Local: Faculdade Ari de Sá; Cidade: Fortaleza; Evento: Debate ?Educação Inclusiva: conversando sobre a atuação do profissional de apoio"; Inst. promotora/financiadora: Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia - CRP-11.
34. FONTENELE, Luciana Q.; COSTA, Áurea; PONTE, L. G. A. G.. Contribuições da Psicologia Escolar para o contexto do distanciamento social. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Plataforma Big Blue Button; Cidade: Fortaleza; Evento: WEBINAR Contribuições da Psicologia Escolar para o contexto do distanciamento social; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Ari de Sá.
35. FONTENELE, Luciana Q.. Transformar para incluir. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Plataforma Google Meet; Cidade: Fortaleza; Evento: Semana da Inclusão; Inst. promotora/financiadora: Núcleo de Estudos e Respeito às Diversidades - NERDS.
36. FONTENELE, Luciana Q.. Entre os desafios da Educação Inclusiva: Possibilidades de intervenção da Psicologia Escolar/Educacional. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro Universitário Paraíso UniFAP; Cidade: Juazeiro do Norte; Inst. promotora/financiadora: Centro Universitário Paraíso UniFAP.
37. FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.. O LAUDO COMO DISPOSITIVO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA EDUCAÇÃO: CARTOGRAFANDO PRÁTICAS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Evento online; Cidade: Fortaleza; Evento: Encontros Universitários UFC - XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação; Inst. promotora/financiadora: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
38. FONTENELE, Luciana Q.; MIRANDA, L. L.; da silva, S. E. S.. 'CURSO DE EXTENSÃO COMO DISPOSITIVO: PRODUZINDO DESLOCAMENTOS NO ÂMBITO DA INCLUSÃO ESCOLAR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Plataforma Online; Cidade: Fortaleza; Evento: XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação - Encontros Universitários 2021; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
39FONTENELE, Luciana Q.. Formação em Psicologia Escolar - Módulo Psicologia e Educação especial/inclusiva. 2016. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: Instituto Alere; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Instituto Alere.
40FONTENELE, Luciana Q.. Formação em Psicologia Escolar - Módulo Psicologia e Educação especial/inclusiva. 2017. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: Instituto Alere; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Instituto Alere.
41FONTENELE, Luciana Q.. Formação em Psicologia Escolar - Módulo Psicologia e Educação especial/inclusiva. 2018. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Instituto Alere; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Instituto Alere.
42FONTENELE, Luciana Q.. Formação em Educação Inclusiva: revisitando conceitos, refletindo sobre nossas práticas, construindo ações.. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Programa de Extensão Universitária da Universidade Federal do Ceará.
43FONTENELE, Luciana Q.. I Encontro NUCEPEC sobre a Criança e o Adolescente: o papel da escola no desenvolvimento infanto-juvenil. 1998. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança.
44FONTENELE, Luciana Q.. Seminário Nordeste de Psicologia na Educação. 2017. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Uni7 - Centro Universitário 7 de Setembro; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: Sindicato dos Psicólogos do Ceará e Instituto Crisálide.
45FONTENELE, Luciana Q.. VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: JUBRA. 2017. (Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade federal do Ceará.
Membro da Comissão Local de Infraestrutura do VII JUBRA.
46FONTENELE, Luciana Q.. Jornada de Psicologia (promovida no Mundo UNIFOR). 2017. (Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
47FONTENELE, Luciana Q.; BARRETO, A. C.; MONTEIRO, B. L. et al. I SEMINÁRIO NORDESTE DE PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO. 2018. (Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: UNI7; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: A Comissão de Psicologia Educacional do Conselho federal de Psicologia 11a regiao (CRP-11).
48FONTENELE, Luciana Q.. ?Educação Inclusiva: conversando sobre a atuação do profissional de apoio?,. 2019. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: Faculdade Ari de Sá; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Comissão de Psicologia Escolar/Educacional do Conselho Regional de Psicologia 11a Região..
49FONTENELE, Luciana Q.. Módulo Psicologia e Educação especial/inclusiva.. 2019. (Formação em Psicologia Escolar).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Local: Instituto Alere; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Instituto Alere.
50FONTENELE, Luciana Q.. Cineclube UNIFOR. 2016. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Debate sobre o filme Vermelho como o Céu; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 24/03/2016; Emissora: TV UNIFOR e TV CEARÁ.
51FONTENELE, Luciana Q.; Mendonça, Luca Abdala. Programa Papo Saúde. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Quebrando o Tabu; Duração do evento: 60; Data de apresentação: 17/06/2019; Emissora: TV UNIFOR.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em bancas de comissões julgadoras

Participação em bancas examinadoras

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1. BELCHIOR, Michelle Sales; JUNIOR, Francisco Varder Braga et al. Participação em banca de HUDSON EMANOEL SILVA DO NASCIMENTO. CURTA-METRAGEM NO AEE: REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. BELCHIOR, Michelle Sales; JUNIOR, Francisco Varder Braga et al. Participação em banca de Paula Gomes da Silva. PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA AUTISTAS: ELABORAÇÃO DO PLANO DE ATENDIMENTO UTILIZANDO A PSICOMOTRICIDADE COMO ENSINO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. BELCHIOR, Michelle Sales; JUNIOR, Francisco Varder Braga et al. Participação em banca de Alisson Jardel Pereira Silva. PÁTIO DE RECURSOS: CORPOREIDADE E DEFICIÊNCIA ALÉM DA SALA DE AULA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. BELCHIOR, Michelle Sales; JUNIOR, Francisco Varder Braga et al. Participação em banca de SHIRLEYANNE SANTOS AQUINO. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS JUNTO A ALUNOS SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA BÁSICA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. BELCHIOR, Michelle Sales; JUNIOR, Francisco Varder Braga et al. Participação em banca de ALEXANDRE RODRIGUES CAITANO. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DIGITAIS NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COM AUTISTAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. FRANÇA, Luara costa; AGUIAR, ana caroline leite de et al. Participação em banca de RAQUEL TAVARES MAIA. SOFRIMENTO NA ADOLESCÊNCIA: RELAÇÕES FAMILIARES E ADOECIMENTO MENTAL. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL COLETIVA) - Escola de Saúde Pública do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. FONTENELE, Luciana Queiroz. Participação em banca de Nubia Cristina Farias Barbosa. Bem me quer, mal me quer: um estudo sobre a violência intrafamiliar e o agressor.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. ARAÚJO, Noália; FONTENELE, Luciana Queiroz. Participação em banca de Isabela Lima Rodrigues. Educação infantil: a relação da família com a creche em uma abordagem sistêmica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. FONTENELE, Luciana Queiroz. Participação em banca de CARLOS AUGUSTO HORTENCIO DE MEDEIROS CAVALCANTI. AS DORES DO CORPO E DA ALMA ? O OLHAR SOBRE A TRANSEXUALIDADE NO CONTEXTO DO FILME A GAROTA DINAMARQUESA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. FONTENELE, Luciana Queiroz. Participação em banca de Lilian Calixto de Vasconcelos. A aprendizagem de habilidades sociais e emocionais no processo de educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. FONTENELE, Luciana Queiroz. Participação em banca de Rebeca Garcia Sales. Cyber ativismo na política contemporânea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. JARDIM, Claudia Santos; FONTENELE, Luciana Queiroz. Participação em banca de Ana Carolina Teixeira de Barros. Psicomotricidade - um recurso da Psicopedagogia no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. QUESADA, Andrea Amaro; GONDIM, Maira et al. Participação em banca de Iara Gabriella de Oliveira Nogueira. A INFLUÊNCIA DO DESENHAR NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E COMPORTAMENTAL DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DO EDUCADOR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. BATISTA, Maxmiria Holanda; ELIAS, Terezinha Façanha et al. Participação em banca de Kawslávya Araújo Bessa. EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DO PROJETO PENAS ALTERNATIVAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. BELCHIOR, Michelle Sales; FONTENELE, Luciana Queiroz. Participação em banca de Lara Mendes Bueno de Carvalho. Educação Inclusiva com crianças do espectro autista no âmbito escolar.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. QUESADA, Andrea Amaro; GURGEL, Elton Alves et al. Participação em banca de LAURO BELCHIOR SILVA. A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. ARAÚJO, Noália; FONTENELE, Luciana Queiroz. Participação em banca de Cintia da Silva Torres. A participação da família no estabelecimento de limites na educação da criança.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. LIRA, Aline; FONTENELE, Luciana Queiroz. Participação em banca de Querem-Hapuque Monteiro Alves Muniz. Revisão sistemática: Desafios da inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. QUESADA, Andrea Amaro; FONTENELE, Luciana Queiroz. Participação em banca de LETÍCIA MICKELLY RODRIGUES DE SOUSA. TECNOLOGIA COMO FATOR DE RISCO PARA A ANSIEDADE E TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS: O QUE SABEMOS ATÉ O MOMENTO?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. COSTA, Thiago; FONTENELE, Luciana Queiroz. Participação em banca de Mariana Palácio Fonseca. A UTOPIA DE UMA EDUCAÇÃO POSSÍVEL EM UM MUNDO EM CONSTANTE DEVIR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. VASCONCELOS, Cristiane; FONTENELE, Luciana Queiroz. Participação em banca de Cristiana de Oliveira Marcelo. A VIOLÊNCIA URBANA NO COTIDIANO ESCOLAR DE CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE ESCOLAS DE FORTALEZA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. FEITOSA, Larissa Brito; FONTENELE, Luciana Queiroz. Participação em banca de Benuel Cedro Farias. ?MAS EU APRENDI PELO YOUTUBE!?: DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE A GERAÇÃO ALFA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. VIEIRA, Hélida Arrais Costa; BARROSO, Joana Brasileiro et al. Participação em banca de Lívia Teixeira de Souza. Restrição do Sono: aspectos cognitivos e emocionais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. PARAGUASSU, Rosita de Lina Montenegro; FEITOSA, Larissa Brito et al. Participação em banca de Carla Samara Nobre Ferreira. ENTRE SILÊNCIOS E SUSSURROS: A RESISTÊNCIA FEMININA EM ?O CONTO DA AIA? A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA SOCIAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. QUESADA, Andrea Amaro; LIRA, Aline et al. Participação em banca de Sara Miranda Pereira Sousa da Silva. DIFICULDADES DE RETOMADA DA ROTINA DURANTE A PANDEMIA COVID-19. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. PARAGUASSU, Rosita de Lina Montenegro; MESQUITA, REBECA ARAÚJO KRAMER DE et al. Participação em banca de REBECA ARAÚJO KRAMER DE MESQUITA. EU SOU? ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PERSPECTIVAS DO DEFICIENTE E DO DIFERENTE NA SURDEZ, EDUCAÇÃO BILÍNGUE E A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em bancas de comissões julgadoras

Outras participações
1. HOLLANDA, monica Petralanda; GONÇALVES, Ruth Maria de Paula et al.I Seleção Pública de 2021 para Professor Temporário da FUNECE, regulamentada pelo Edital Nº 13/2021- FUNECE. 2022. Universidade Estadual do Ceará.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaDados complementares

Total
Produção bibliográfica21

Artigos publicados em periódicos2
Completos2
Trabalhos em eventos15
Completos10
Resumos3
Livros e capítulos4
Livros publicados ou organizados0
Capítulos de livros publicados4

Total
Produção técnica51

Demais tipos de produção técnica51



Total
Dados complementares27

Participação em bancas examinadoras26
Participação em bancas de comissões julgadoras1
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 08/02/2024 - 16:42