Curriculum Vitae

Elane Silva Pereira

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeElane Silva Pereira
Nome em citações bibliográficasPEREIRA, E. S.
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Vice-Reitoria de Ensino de Graduação.
Av. Washington Soares, 1321
Edson Queiroz
60811341 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 4773000 Fax: (85) 854773055
URL da Homepage: www.unifor.br
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2014 Doutorado em Educação.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: SUCESSO ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Fatores Predisponentes à Aprendizagem em Cursos de Licenciatura, Orientador: Eloísa Maia Vidal.
Palavras-chave: Formação Docente; Educação a Distância; Licenciatura; Sucesso estudantil.
Grande área: Ciências Humanas.
2011 - 2013 Mestrado em Educação.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR AUTOR NA EAD: Elaboração de Material Didático para o Curso de Pedagogia da UAB/UECE, Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: João Batista Carvalho Nunes.
Palavras-chave: Formação Docente; Educação a Distância; Material Didático; UAB/UECE.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação.
2018 Especialização em A Moderna Educação. (Carga Horária: 363h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2000 - 2001 Especialização em Especialização em Comunicação Social Publicidade e. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. Ano de finalização: 2001.
1992 - 1997 Graduação em Letras.
Título: O Uso dos Recursos Coesivos em Textos Argumentativos de Alunos de 2. Grau.
Orientador: Clemilton Lopes Pinheiro.
Voltar

Formação complementar
2019 - 2019 Extensão universitária em Design Instrucional Básico. (Carga horária: 80h).
Mercado EaD, MERCADO EAD, Brasil.
2019 - 2019Formação de Designer em Gamificação Educacional. (Carga horária: 20h).
Gamifica na Prática, GAMIFICA, Brasil.
2018 - 2018Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação. (Carga horária: 43h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Capacitação de Docentes para compor o Banco de Avaliadores do BASis. (Carga horária: 90h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação. (Carga horária: 46h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017Curso de Inglês Instrumental. (Carga horária: 32h).
Marta Garcia, MARTA GARCIA, Brasil.
2016 - 2016Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação. (Carga horária: 19h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Nautilus I: Programa de Gestão de Aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação. (Carga horária: 32h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2015Ensinando e Aprendendo: os fundamentos da docência no ensino superior. (Carga horária: 120h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Web 2.0 e Redes Sociais na Educação. (Carga horária: 40h).
Artesanato Educacional, AE, Brasil.
2013 - 2013Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2013. (Carga horária: 65h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013Eneagrama: a busca do autoconhecimento. (Carga horária: 16h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013Universidade de Fortaleza na Direção do Futuro. (Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013Discutindo a Avaliação no Brasil. (Carga horária: 20h).
Abaquar Consultores e Editores Associados, ABAQUAR, Brasil.
2013 - 2013Análise Pedagógica de Itens de Leitura. (Carga horária: 40h).
Abaquar Consultores e Editores Associados, ABAQUAR, Brasil.
2012 - 2012Itens de Avaliação.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2012 - 2012Técnicas de Elaboração de Itens. (Carga horária: 40h).
Abaquar Consultores e Editores Associados, ABAQUAR, Brasil.
2011 - 2011Gestão Educacional e o Exercício da Função Docente.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2010 - 2010 Extensão universitária em Curso Profiss. de Design Instrucional para EAD. (Carga horária: 120h).
Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional, IBDIN, Brasil.
2010 - 2010I Encontro de Ensino Superior do CCJ.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2009 - 2009 Extensão universitária em Metodologia Científica. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008 Extensão universitária em Formação de Docentes em EAD. (Carga horária: 120h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2006 - 2006Usando TRS nas aulas dos laboratórios de Informáti. (Carga horária: 12h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2002 - 2003 Extensão universitária em Cursos de Informática. (Carga horária: 82h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2002 - 2002Curso de Elaboração de Instrumentos de Avaliação. (Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2001 - 2001Curso Novas Tecnologias e a Educação. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2001 - 2001Curso de Didática. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2001 - 2001Curso de Ética e Relações Interpessoais. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2000 - 2000Curso de Capacitação Docente. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2000 - 2000Curso Marketing Pessoal e Excelência no Atendiment. (Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Centro Universitário Fametro - Unifametro, UNIFAMETRO, Brasil.
Vínculo institucional
2012 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - Atual Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 8
Vínculo institucional
2010 - 2013 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: aluna, Carga horária: 4
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2010 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico
Outras informaçõesAssessoria Pedagógica
Vínculo institucional
2008 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor EAD, Carga horária: 14
Vínculo institucional
2007 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assessor EAD
Vínculo institucional
1998 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 30
Vínculo institucional
1998 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação, Carga horária: 4
Outras informaçõesProfessor pós-graduação
Atividades
8/2002 - AtualEnsino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa II
Semiótica
Leitura e Produção de Textos
Produção de Texto Técnico
Metodologia Científica
07/1998 - AtualDireção e administração, Diretoria de Graduação, .
Cargo ou função
Revisor.
2018 - 2019Atividades de Participação em Projeto, Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, .
Projetos de pesquisa
Projeto de Inovação em Tecnologias Educacionais da UNIFOR
2014 - 2014Atividades de Participação em Projeto, Vice-Reitoria de Ensino de Graduação, .
Projetos de pesquisa
Ensinando e Aprendendo: os Fundamentos da Docência no Ensino Superior

Voltar

Projetos de Pesquisa
2018 - 2019Projeto de Inovação em Tecnologias Educacionais da UNIFOR
Descrição: A UNIFOR conta, na sua história, com várias iniciativas referentes a soluções tecnológicas para auxílio no processo de Ensino/Aprendizagem. Não há um registro formal e consolidado que proporcione a identificação da Efetividade, dos Ganhos, dos Problemas Encontrados. Para uma instituição de ensino superior, obter o Estado da Arte do Uso de Tecnologias Educacionais permitirá a escolha de ações futuras mais acertadas e efetivas. Nesse sentido, acredita-se que esse exercício de busca propicia a reelaboração de conceitos e práticas relativas ao uso de tecnologias educacionais, produzindo novos significados para corpo docente envolvido. Portanto, aponta-se como pergunta central: Como se dá o uso de Tecnologias Educacionais na Unifor?.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) .
Integrantes: Elane Silva Pereira - Coordenador / Júlio Guido Militão - Integrante / Maria Elizabeth Sucupira Furtado - Integrante.
.
2014 - 2014Ensinando e Aprendendo: os Fundamentos da Docência no Ensino Superior
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Elane Silva Pereira - Coordenador.
.
2014 - 2016Tecnologias Digitais em Educação: uso da analítica da aprendizagem na formação de professores em cursos a distância
Descrição: Analisando os cursos oferecidos pela UAB/UECE, foi possível verificar a inexistência de modelos que permitam prever o desempenho acadêmico dos estudantes. Isso possibilitaria a identificação de quais estudantes estão em risco de não obter sucesso ao final de uma disciplina ou se evadir, a fim de se tomar medidas que procurem sanar as dificuldades e contribuam para o êxito do estudante. Diante dessa realidade, espera-se responder o seguinte interrogante, fazendo uso da analítica da aprendizagem (learning analytics): como melhorar o desempenho acadêmico e diminuir a evasão de estudantes de cursos a distância da UAB/UECE voltados para a formação de professores (graduação e especialização)? Decorrente do problema de pesquisa, foi delineado o seguinte objetivo geral: analisar fatores e intervenções pedagógicas que influenciam no desempenho acadêmico e/ou na evasão de estudantes de cursos a distância da UAB/UECE voltados para a formação de professores (graduação e especialização). Também foram definidos os objetivos específicos: identificar os recursos e as atividades utilizadas nos cursos a distância da UAB/UECE voltados para a formação de professores (graduação e especialização); desenvolver modelos estatísticos que ajudem a prever estudantes em risco de não obter sucesso ou se evadir nas disciplinas desses cursos; elaborar e implementar intervenções pedagógicas que, tomando por base os resultados dos modelos preditivos desenvolvidos, gerem melhorias no desempenho dos alunos dos cursos investigados e/ou diminuam a taxa de evasão; propor diretrizes para a utilização dos recursos e atividades disponíveis no AVA da UECE por parte dos cursos a distância. Adotar-se-á a pesquisa com métodos mistos, o delineamento explicativo e o modelo de acompanhamento, constituído de duas fases. A primeira, de natureza quantitativa, compreenderá a etapa coleta de dados e pré-processamento e a subetapa analítica da segunda etapa. Na coleta de dados e pré-processamento, os dados de uso do Moodle e notas dos estudantes das novas turmas de licenciatura a distância e dos cursos de especialização em Educação a Distância e Gestão Pedagógica na Educação Básica oferecidos pela UAB/UECE serão obtidos. Na subetapa analítica , os dados serão inseridos no software SPSS, estatísticas descritivas e correlações entre variáveis serão calculadas, tabelas e gráficos serão gerados, análise fatorial será realizada. Técnicas de análise multivariada serão utilizadas para a definição de modelos preditivos. A segunda fase, de natureza qualitativa, empregará o método da pesquisa-ação, abrangendo a subetapa ação da segunda etapa e o pós-processamento. Na subetapa ação , será estabelecida uma amostra intencional baseada em critérios, composta de gestores e professores dos cursos investigados. Serão aplicadas a esse grupo as seguintes técnicas de coleta de dados: observações diretas e participantes e entrevistas semiestruturadas. A equipe de professores e gestores dos cursos investigados buscarão elaborar e implementar intervenções pedagógicas, diante dos resultados encontrados e da identificação dos estudantes em risco de não obter sucesso ao final de disciplinas ou se evadir. A coleta de dados acontecerá antes, durante e depois dessas intervenções. A análise dos dados qualitativos colhidos nessa subetapa recorrerá à análise de conteúdo e será realizada com o apoio do software NVivo. Os resultados das intervenções e as mudanças obtidas servirão, na etapa de pós-processamento, para aperfeiçoar os modelos preditivos encontrados, assim como apontar temas para futuras pesquisas na área da analítica da aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Elane Silva Pereira - Integrante / João Batista Carvalho Nunes - Coordenador.
.
2010 - 2013Formação a distância de gestores escolares em software livre para acompanhamento dos indicadores educacionais: uma pesquisa com métodos mistos
Descrição: A pesquisa apresenta como objetivo geral: analisar as contribuições de um programa formativo a distância via web direcionado a gestores escolares, sobre a utilização de softwares livres para o acompanhamento de indicadores educacionais específicos da escola e a consequente tomada de decisão baseada nestes. Os objetivos específicos são os seguintes: conhecer a formação dos gestores escolares sobre indicadores educacionais e seu uso na tomada de decisão; identificar as necessidades formativas para o uso de softwares livres aplicáveis à gestão escolar, especialmente no acompanhamento de indicadores educacionais; desenvolver e implementar programa formativo a distância via web sobre a utilização de softwares livres para o acompanhamento de indicadores educacionais específicos da escola; compreender a repercussão do programa formativo na prática profissional dos gestores, a partir da perspectiva deles; analisar as estratégias de uso de softwares livres empregadas pelos gestores no acompanhamento de indicadores educacionais da escola e na consequente tomada de decisão baseada nestes; e propor diretrizes para a formação de gestores escolares no uso de softwares livres para a melhoria do desempenho dos estudantes. Adotou-se o que tem sido denominado na literatura como pesquisa com métodos mistos ( mixed methods research ). Nesse tipo de pesquisa, mistura-se ou combina-se técnicas, métodos, abordagens, conceitos ou linguagem de pesquisa quantitativa e qualitativa em um único estudo. Ao se combinar as abordagens qualitativa e quantitativa, oferece-se melhor compreensão de um problema de pesquisa do que se empregasse cada abordagem isoladamente. Em função dos objetivos da investigação, elegeu-se o delineamento explicativo da pesquisa com métodos mistos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Elane Silva Pereira - Integrante / João Batista Carvalho Nunes - Coordenador.
.
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
3. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
4. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
5. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
6. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Voltar

Idiomas
Compreende Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Latim (Razoavelmente).
Fala Inglês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente), Latim (Pouco).
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Latim (Razoavelmente).
Escreve Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Latim (Razoavelmente).
Voltar

Prêmios e títulos
2010Troféu Marco Zero, .
2010Destaque Unifor 2010, Universidade de Fortaleza.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. NUNES, João Batista Carvalho; PEREIRA, E. S.; SOUZA, Gláucia Mirian de Oliveira et al. Formação de gestores escolares para as tecnologias de informação e comunicação. In: XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Anais do XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Manaus : Editora da UFAM, 2011. v. I. p. 1-2.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
2. GONÇALVES, Marluce Torquato Lima; PEREIRA, E. S.. Formação de professores para as TIC's: uma necessidade da sociedade da informação e do conhecimento. In: XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Anais do XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Manaus : Editora da UFAM, 2011. v. I.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
3. PEREIRA, E. S.. Os pilares da educação e a formação em EAD dos professores de ensino superior. In: III Encontro de Práticas Docentes, 2011, Fortaleza. Anais III Encontro de Práticas Docentes - MUNDO UNIFOR. Fortaleza : Editora da Universidade de Fortaleza, 2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português
4. NUNES, J. B. C.; PEREIRA, E. S.. Elaboração e Uso de Recursos Didáticos para e na Web. In: XVII Endipe, 2014, Fortaleza. XVII Endipe, 2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
5. ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; BRAGA, J. C. F.; PEREIRA, E. S.. IDEA - Uma proposta de avaliação curricular da Universidade de Fortaleza. In: VI ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, 2014, Fortaleza. VI ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, 2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 21794332.
6. PEREIRA, E. S.; NUNES, João Batista Carvalho. Formação de professores autores de curso de pedagogia a distância. In: 20º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2014. 20º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português
7. MOTTA, P. I. F.; PEREIRA, E. S.. O uso da Web e suas ferramentas para a complementação dos estudos em sala. In: XIV Encontro de Iniciação à Docência, 2014, Fortaleza. XIV Encontro de Iniciação à Docência, 2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital
8. PEREIRA, E. S.; DAMASCENO, A. R.; OLIVEIRA, F. et al. Understanding the correlation between teacher and student behavior in the classroom and its consequent academic performance. In: 49th Annual Frontiers in Education (FIE) Conference, 2019, Cincinnati. 49th Annual Frontiers in Education (FIE) Conference, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: [http://https://fie2019.org/]

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1. PEREIRA, E. S.. O uso dos recursos coesivos em textos argumentativos. Revista de estudos da comunicação, 1998.
Palavras-chave: Coesão, argumentação, textualidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 15189775.
2. PEREIRA, E. S.. A análise do discurso publicitário escrito direcionado à mulher na década de 80. Revista de Letras, 2001.
Palavras-chave: Publicidade, década de 80, análise de discurso, mu.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01013505.
3. PEREIRA, E. S.. Análise textual dos anúncios publicitários direcionados à mulher. Revista de estudos da comunicação, 2001.
Palavras-chave: Adjetivação, publicidade, mulher.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 15189775.
4. PEREIRA, E. S.. O papel masculino na publicidade brasileira: uma análise semiótica. Semiotica, 2004.
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00371998.

Livros publicados/organizados ou edições
1. PEREIRA, E. S.; CHAVES, J. B.; SALES, V. M. B.. Comunicação Pedagógica Mediatizada por Computador. 1. ed. Fortaleza: Editora da UECE, 2015. 72 p.
Palavras-chave: Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788578264765.
2. (Org.) PEREIRA, Elane Silva (Org.); ALCÂNTARA, Alessandra Carlos (Org.) et al.Ensinando e Aprendendo: os fundamentos da docência no ensino superior. 1. ed. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2017. 200 p.
Palavras-chave: Docência.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788595740051.

Capítulos de livros publicados
1. NUNES, João Batista Carvalho; PEREIRA, E. S.; SILVA JÚNIOR, Jairo Ferreira da et al. Formação de gestores escolares, tecnologias e educação a distância. In: João Batista Carvalho Nunes; Luisa Xavier de Oliveira. (Org.). Formação de Professores para as Tecnologias Digitais: software livre e educação a distância. 1 ed. Brasília, 2013, v. , p. 121-134.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788579631108.

Demais tipos de produção bibliográfica
1. PEREIRA, E. S.. Iran Abreu Mendes: a docência como profissão. Natal: Editora da UFRN, 2011 (Revisão de Texto).
Referências adicionais: Brasil/Português; ISSN/ISBN: 9788572737647.
2. PEREIRA, E. S.. Olhares da Saúde Coletiva Sobre o Corpo. Fortaleza: Eduece, 2012 (Revisão de Textos).
Referências adicionais: Brasil/Português

Produção técnica

Trabalhos técnicos
1. PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 1: Projeto Pedagógico de Curso: subsídios para elaboração e avaliação. 1999.
Palavras-chave: Projeto Pedagógico.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Duração do evento: 2; Nº páginas: 46; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
2. PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 2: Ensino da Metodologia da Pesquisa Científica.. 1999.
Palavras-chave: Metodologia Científica.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Duração do evento: 3; Nº páginas: 48; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
3. PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 3: O Problema da Fundamentação dos Conhecimentos e das Ciências Humanas. 1999.
Palavras-chave: Fundamentação do Conhecimento.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Duração do evento: 2; Nº páginas: 48; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
4. PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 4: Plano Nacional de Graduação: um projeto em construção. 1999.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Duração do evento: 3; Nº páginas: 51; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
5. PEREIRA, E. S.. Manual do Professor. 2000.
Palavras-chave: Ensino Superior; Docência.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Orientação aos Professores da UNIFOR; Disponibilidade: ; Duração do evento: 2; Nº páginas: 82; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
Revisão do manual..
6. PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 5: Do pessimismo da razão para o otimismo da vontade: referência para a construção dos projetos pedagógicos nas IES bradileiras. 2000.
Palavras-chave: Projeto Pedagógico.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Duração do evento: 3; Nº páginas: 45; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
7. PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 6: O Método (Con) texto na Escola do Sujeito. 2000.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Duração do evento: 3; Nº páginas: 56; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
Revisão..
8.

PEREIRA, E. S.; FREITAS, L. P.. Manual do Programa de Monitoria. 2000.
Palavras-chave: Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Monitoria Institucional da Universidade de Fortaleza; Disponibilidade: ; Duração do evento: 2; Nº páginas: 56; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
9. PEREIRA, E. S.. Manual do aluno. 2002.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Duração do evento: 4; Nº páginas: 65; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
10. TASSIGNY, Mônica Mota; PEREIRA, E. S.. Manual Publicar Legal. 2010.
Palavras-chave: Pesquisa; Fundamentação do Conhecimento.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Produção para alunos de Graduação; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 27; Cidade: Fortalrza; Inst. promotora/financiadora: UNIFOR.

Demais tipos de produção técnica
1. PEREIRA, E. S.. Técnicas de Elaboração de Itens de Avaliação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Evento: Técnicas de Elaboração de Itens de Avaliação; Inst. promotora/financiadora: Unifor.
2. PEREIRA, E. S.. Técnicas de Elaboração de Itens para o ENEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Teatro Nadir Saboya; Cidade: Fortaleza; Evento: Técnicas de Elaboração de Itens para o ENEM; Inst. promotora/financiadora: Organização Farias Brito.
3. PEREIRA, E. S.. Avaliação por Competência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Icó; Evento: X Encontro Pedagógico da Faculdade Vale do Salgado; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Vale do Salgado.
4

PEREIRA, E. S.. Curso de Comunicação e Produção de Textos. 2002. .
Palavras-chave: Comunicação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa / Especialidade: Língua Portuguesa.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
Promovido pelo Curso de Jornalismo da UNIFOR.
5

PEREIRA, E. S.. O Texto em Construção: a Produção de um Artigo Científico. 2007. .
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
6PEREIRA, E. S.. Elaboração de Artigo Científico. 2007. .
Palavras-chave: Docência.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 3; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
7PEREIRA, E. S.. A Elaboração do Artigo Científico. 2008. .
Palavras-chave: Ensino Superior; Iniciação à Pesquisa; Metodologia Científica.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: UNIFOR.
8PEREIRA, E. S.. Etiqueta Empresarial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Cidade: Fortaleza.
9PEREIRA, E. S.. Texto Publicitário: a linguagem da persuasão. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: Jornal Diário do Nordeste; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
10PEREIRA, E. S.. Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Jornal Diário do Nordeste.
11PEREIRA, E. S.. Como Redigir Projetos Culturais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: UNIFOR e SECULT - CE.
12PEREIRA, E. S.. A Comunicação Empresarial Moderna. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
13PEREIRA, E. S.. Qualidade na Execução dos Serviços. 2009. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 2; Cidade: Fortaleza.
14PEREIRA, E. S.. Elaboração de Artigo Científico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: ; Duração do evento: 4; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
15PEREIRA, E. S.. A Comunicação empresarial moderna. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: ; Duração do evento: 20; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
16PEREIRA, E. S.. A Comunicação Empresarial Moderna II. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Fortaleza; Cidade: Ceará; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
17PEREIRA, E. S.. Competência em Comunicação para Gestores. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Fortaleza; Cidade: Ceará; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
18PEREIRA, E. S.. A Comunicação Empresarial Moderna. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Fortaleza; Cidade: Ceará; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
19PEREIRA, E. S.. Curso Língua Portuguesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: ; Duração do evento: 40; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
20PEREIRA, E. S.. Curso Comunicação em Grupo: habilidades e competências. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: Grupo Edson Queiroz; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
21PEREIRA, E. S.. Curso O Novo Acordo Ortográfico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 6; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Jornal Diário do Nordeste.
22PEREIRA, E. S.. Técnicas de Elaboração de Itens de Avaliação. 2012. .
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Unidade: dias; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Unifor.
23PEREIRA, E. S.. Produção de Textos na Rotina Administrativa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Sistema Verdes Mares; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Unifor.
24PEREIRA, E. S.. Elaboração de Itens de Avaliação. 2012. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Fanor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Fanor.
25PEREIRA, E. S.. Elaboração de Itens de Avaliação. 2012. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Fametro; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.
26PEREIRA, E. S.. Elaboração de Itens de Avaliação. 2013. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Faculdade Farias Brito; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Faculdade Farias Brito.
27PEREIRA, E. S.. Produzindo um Artigo Científico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
28PEREIRA, E. S.. Formação Docente para EaD. 2014. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora: Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.
29PEREIRA, E. S.. Formação Docente para EaD. 2015. .
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora: Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.
30PEREIRA, E. S.. Fundamentos da Educação a Distância. 2015. .
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora: Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.
31PEREIRA, E. S.. Avaliação por Competência. 2015. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Faculdade Vale do Salgado; Cidade: Icó; Inst. promotora: Faculdade Vale do Salgado.
32PEREIRA, E. S.. Curso Elaboração de Questões do IDEA. 2015. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: VreGrad; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
33PEREIRA, E. S.. Formação Docente para Ead. 2016. .
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora: Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.
34PEREIRA, E. S.. Fundamentos da Educação a Distância. 2016. .
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora: Faculdade Metropolitana de Fortaleza.
35PEREIRA, E. S.. Como Elaborar Questões Estilo ENADE. 2017. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 3; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Centro Universitário 7 de Setembro.
36ALCANTARA, A. C.; PEREIRA, E. S.. Nautilus II: Programa de Gestão de Aprendizagem. 2017. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
37PEREIRA, E. S.. Capacitação de Facilitadores. 2017. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
38PEREIRA, E. S.. Assessoria Pedagógica no Ensino Superior. 2018. .
Palavras-chave: Docência.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
39PEREIRA, E. S.. Competências para Ensinar. 2018. .
Palavras-chave: Docência; Currículo; Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
40PEREIRA, E. S.. Tendências e Inovações no Ensino Superior. 2018. .
Palavras-chave: Ensino Superior; Docência.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
41PEREIRA, E. S.. Oficina Ensino Híbrido: Junto e Misturado. 2018. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
42PEREIRA, E. S.. Avaliação por Competências. 2019. .
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 10; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
43PEREIRA, E. S.. Curso Sala de Aula Inovadora: Pontos e Contrapontos da Docência. 2019. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
44

PEREIRA, E. S.; FREITAS, L. P.. Manual do Programa de Monitoria. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Palavras-chave: Monitoria.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Instruçãp para Monitores.
45PEREIRA, E. S.. Produção de Conteúdo EAD: Disciplina H300 - Metodologia Científica. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Referências adicionais: Brasil/Português.
46PEREIRA, E. S.. Cd: O texto em constução - a produção de um artigo científico para Monitores da UNIFOR. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Curso para Monitores da UNIFOR.
47PEREIRA, E. S.. CD: Redação Científica. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Curso de Aperfeiçoamento.
48PEREIRA, E. S.. Disciplina Comunicação Empresarial. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Palavras-chave: Educação a Distância; Comunicação; Docência.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Conteúdo de Disciplina a Distância.
49PEREIRA, E. S.. Curso: Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Palavras-chave: Educação a Distância; Língua Portuguesa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital.
50PEREIRA, E. S.. Curso Leitura e Inclusão Social - SESI. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Curso de Aperfeiçoamento a Distância.
51PEREIRA, E. S.. Curso Ensinando e Aprendendo: os Fundamentos da Docência no Ensino Superior. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Curso de Extensão - Formação de Professores.
52PEREIRA, E. S.. Curso Formação Docente para EaD. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Referências adicionais: Brasil/Português.
53PEREIRA, E. S.. Comunicação Pedagógica Mediatizada. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).
Referências adicionais: Brasil/Português.
54PEREIRA, E. S.. Curso Elaboração de Questões. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Curso de Curta Duração.
55PEREIRA, E. S.. Curso Formação Docente para EaD. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Referências adicionais: Brasil/Português.
56PEREIRA, E. S.. Introdução a Educação a Distãncia (Curso de Ciências Contábeis). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.
57PEREIRA, E. S.. XX Encontro Regional do ForGrad. 1999. (Organização de evento/Outro).
Palavras-chave: Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Ponta Mar Hotel; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: UFC, UECE e UNIFOR.
58PEREIRA, E. S.. Carreiras Jurídicas. 2010. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
59PEREIRA, E. S.. Nivelamento Centro de Ciências Jurídicas - CCJ. 2011. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 18; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
60PEREIRA, E. S.. Os Desafios da Comunicação Empresarial Moderna. 2010. (Palestra).
Palavras-chave: Comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Atualização funcionários; Local: Holding - Grupo Edson Queiroz; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Grupo Edson Queiroz.
61PEREIRA, E. S.. Comunicação como competência profissional. 2011. (Palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FAMETRO; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: FAMETRO.
62PEREIRA, E. S.. Comunicação e Feedback. 2011. (Palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
63PEREIRA, E. S.. A Importância da Comunicação na Docência. 2011. (Palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Centro de Ciências Jurídicas - Universidade de Fortaleza.
64PEREIRA, E. S.. Etiqueta Profissional. 2011. (Palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
65

PEREIRA, E. S.. A análise do discurso publicitário escrito. 2002. (Relatório de pesquisa).
Palavras-chave: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: Projeto do Curso de Mestrado em Lingüística; Nº páginas: 22; Inst. promotora/financiadora: UFC.

Orientações concluídas

Graduação
1. Luciana da Silva Gonçalves. Era uma vez... a intertextualidade no discurso publicitário. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Linguagem, literatura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Waldir Vasconcelos de Araújo. A intertextualidade na linguagem publicitária par outdoor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Linguagem, comunicação, tv..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Paula Bayma. A pichação como linguagem na cidade de Fortaleza - Ceará. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Nayara Nelly Oliveira Gusmão. Um estudo da comunicação não-verbal: a moda como fenômeno sócio-cultural. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Janaína de Sousa Feijão. João Inácio Jr.: do rádio à televisão - o processo de produção e difusão da informação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Linguagem, comunicação, tv..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Ana Carolina Barbosa Velloso. A moda como instrumento de comunicação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Ticiane Maria de Araújo Bezerra. A influência da propaganda nazista nos cartazes da ditadura militar brasileira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
8. Martha dos Martins Coelho Melo. Intertextualidade: as vozes do discurso bíblico no filme Magnólia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Intertextualidade; Comunicação; Discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Teoria e Análise Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
9. Liana Elisabete Carvalho Peixoto. Análise do Corpo Feminino enquanto Signo na "Campanha pela Real Beleza" da Marca Dove. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Comunicação; Publicidade, semiótica, homem.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Iniciação científica
1. Loah Miranda Frota. Análise psicológica das cores no filme Herói. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Tárcia Alcântara Freitas. O discurso publicitário ontem e hoje: um olhar semiótico. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Mardônio de Andrade Silva. O uso dos estrangeirismos na cidade de Fortaleza: ameaça lingüística ou variação lexical do português?. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em bancas de comissões julgadorasParticipação em eventosOrientações em andamento

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; PEREIRA, Elane Silva. Participação em banca de Jaime Custódio. Semiótica Ambiental da Cidade: o sujeito na construção do espaço social, numa relação do tipo inteligibilidade-ambiente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Semiótica Ambiental, socialização, ambiente.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. SERPA, Paulo Ernesto Saraiva; PEREIRA, Elane Silva. Participação em banca de Mariana Sasso Costa. A Linguagem dos Apresentadores de Programas de Entretenimento na TV: Estudo de caso do Programa "Paulo Oliveira na TV". 2005 - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Linguagem, comunicação, tv..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. MATOS, Geiza; REINALDO, Gabriela Frota et al. Participação em banca de Viviane do Nascimento Gonçalves. Assassinatos no Jornal: um estudo sobre os critérios de noticiabilidade dos homicídios no Jornal O Povo - CE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. REINALDO, Gabriela Frota; MONTEIRO, José Lemos et al. Participação em banca de João Batista Uchôa Filho. A Glória de Gaia: uma análise simbólica da Mulher-Maravilha e sua jornada heróica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. SERPA, Paulo Ernesto Saraiva; FURTADO, Tânia et al. Participação em banca de Sabrina kelma de Aguiar Tomaz. A mulher no telejornalismo: análise da relação entre as representações femininas e o pefil do profissional de telejornalismo em Fortaleza. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. MOTA, Norma Lopes Ginez; AGUIAR, Maria de Fátima et al. Participação em banca de Francisca das Chagas Rodrigues de Sousa. Qualidade de Vida na Melhor Idade: Situação dos Funcionários da UNIFOR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. A., PATROCINIO, KÁTIA R.; SILVA, FARIAS, ANA PAULA et al. Participação em banca de Ana Júlia de Alencar Cysne. O Reisado sob a Perspectiva da Folkcomunicação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. AGUIAR, Maria de Fátima; LIMA, Andréa Cavalcanti Correia et al. Participação em banca de Luane da Silva Santos. Projeto Bem de Vida: serviços e produtos turísticos voltados para a terceira idade nos hotéis de Fortaleza. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. A., PATROCINIO, KÁTIA R.; SILVA, FARIAS, ANA PAULA et al. Participação em banca de Gabriela dos Santos Mendes. Infância e Mídia: análise da Revista Atrevidinha. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. TELES, Solange Maria Morais; CHAVES, Cavalcante, Carmen Luisa et al. Participação em banca de Mirna Nogueira Diógenes Riedel. Análise Semiótica na Publicidade: anúncios impressos da Absolut Vodka. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. NUNES, Eduardo; FEITOSA, Ricardo Augusto de Saboia et al. Participação em banca de Marcos Sampaio Nogueira Lopes. A Construção do Mito Renato Russo no jornalismo cultural da Revista (Show) Bizz. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. MONTEIRO, José Lemos; SILVA, Ivanilda Sousa da et al. Participação em banca de Karina Gomes Soares. Incoerências na Gramática Normativa: os elementos da oração. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. MOREIRA, Cremilda Silveira; BARROSO, Felipe dos Reis et al. Participação em banca de Cláudia Maria de Paula Pessoa Pinheiro. Aspectos Sociais e Jurídicos do Crime de Exploração Sexual Comercial Infanto Juvenil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. SILVEIRA, Alberto Magno Perdigão; CARVALHO, Angela Julita et al. Participação em banca de Thereza Cristina Rodrigues Costa. A Espetacularização do Caso Alanis no Telejornal Barra Pesada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. TELES, Solange Maria Morais; PEREIRA, Elane Silva. Participação em banca de Caroline de Freitas Pereira. Olodum e Afroreggae: Movimentos Sociais na Música Afro-brasileira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. MARTINS, MELLO, Mônica Barbosa de; CAMPOS, SABOYA, Carolina M. et al. Participação em banca de Valdilene Faria Lima. Educação Inclusiva: acessabilidade arquitetônica - um direito à cidadania. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. SAURRINE, CYSNE, Erick de; LEITE, BRAGA, Gustavo et al. Participação em banca de Daniele de Sousa Pinho. A função social do poder judiciário e a simplificação da linguagem jurídica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. GUERRA, REGINALDO, Sidney; DA, CUNHA, Jânio Pereira et al. Participação em banca de Alessandra Aires Bernardo. Formação Jurídica e Humanística: estudo de caso do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. TELES, Solange Maria Morais; SILVA, Juliana de Fátima Alves da et al. Participação em banca de Ariel Sudário Dias Branco. Blog de moda: uma análise de conteúdo do Blog Dia de Beauté. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. TELES, Solange Maria Morais; SILVA, Juliana de Fátima Alves da et al. Participação em banca de Jacqueline Nóbrega Jacques. Moda na adolescência: uma análise de discurso da coluna Guarda-Roupa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
21. NUNES, Freire, Eduardo; CASTRO, Gonçalves, Janaide de et al. Participação em banca de Camila Araújo Fernandes. O tesouro escondido nas cidades: um estudo sobre o caderno especial "Expedição Cocó" do Jornal O Povo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
22. ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; BOUTy, Alessandra Marinho et al. Participação em banca de Paulo Ferreira Lima Neto. Identidade de Gênero na Infância: como a mídia representa os papéis de gênero nos produtos infantis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
23. ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; ARAÚJO, Alessandra Oliveira et al. Participação em banca de Beatriz de Inasa Santos Queiroz. A vida real na palma da mão: as relações se tornam mais próximas a partir da instanteneidade e a aproximação com o real através do aplicativo Snapchat. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em bancas de comissões julgadoras

Outras participações
1. TELES, Solange Maria Morais; MATOS, Cláudia Regina R. de et al.Comissão de Avaliação Monitoria Institucional. 2005. Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. TELES, Solange Maria Morais; SILVA, Ivanilda Sousa da et al.Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2007. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. TELES, Solange Maria Morais; PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Avaliação Monitoria Institucional. 2008. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. TELES, Solange Maria Morais; SILVA, Ivanilda Sousa da et al.Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2008. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. TELES, Solange Maria Morais; LEITE, Sampaio, Aila Maria et al.Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2009. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. TELES, Solange Maria Morais; SILVA, Ivanilda Sousa da et al.Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2010. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. TELES, Solange Maria Morais; LEITE, Sampaio, Aila Maria et al.Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2010. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. PEREIRA, Elane Silva. Revisão de Língua Portuguesa do ENADE 2010. 2010. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. PEREIRA, Elane Silva. Revisão de Língua Portuguesa do ENADE 2011. 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. TELES, Solange Maria Morais; SILVA, Ivanilda Sousa da et al.Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2011. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. TELES, Solange Maria Morais; LEITE, Sampaio, Aila Maria et al.Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2011. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Elaboração de Itens do IDEA da Universidade de Fortaleza. 2011. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. TELES, Solange Maria Morais; SILVA, Ivanilda Sousa da et al.Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2012. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Elaboração de Itens do IDEA da Universidade de Fortaleza. 2012. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2012. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2013. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Elaboração de Itens do IDEA da Universidade de Fortaleza. 2013. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2013. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. PEREIRA, Elane Silva. Elaboração e Revisão de Itens do IDEA da Universidade de Fortaleza 2014. 2014. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2014. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
21. PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2014.
Referências adicionais: Brasil/Português.
22. TELES, Solange Maria Morais; DE, LIMA, José Batista et al.Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2016. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. . 2014. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
2. Understanding the correlation between teacher and student behavior in the classroom and its consequent academic performance. 2019. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Estados Unidos/.
3. . 1999. (Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Metodologia Científica.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/.
4. . 1999. (Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Projeto Pedagógico; Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/.
5. . 2000. (Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem; Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/.
6. . 2000. (Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil/.
7. . 2001. (Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil/.
8. . 2002. (Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Docência.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/.
9. . 2002. (Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Ensino, Pesquisa e Extensão.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/.
10. . 2002. (Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil/.
11. . 2003. (Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Alfabetização; Estudo da Língua Portuguesa; Sistema Alfabético no Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/.
12. . 2003. (Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Metodologia da Problematização; Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/.
13. . 2003. (Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil/.
14. . 2017. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
15. . 2009. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
16. . 1999. (Participações em eventos/Encontro).
Palavras-chave: Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Planejamento Educacional.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/.
17. . 2002. (Participações em eventos/Encontro).
Palavras-chave: Pesquisa; Iniciação à Pesquisa.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/.
18. . 2003. (Participações em eventos/Encontro).
Palavras-chave: Estágio Curricular.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/.
19. Tecnologias Educativas e Inovação no Ensino Superior. 2012. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
20. Avaliador. 2013. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
21. Formação de Assessores Pedagógicos. 2013. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
22. Elaboração e Usos de Recursos Didáticos para e na Web. 2014. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
23. XX Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor. 2014. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
24. IDEA: Uma proposta de avaliação curricular da Universidade de Fortaleza. 2014. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
25. O uso da WEB e suas ferramentas para a complementação dos estudos em sala. 2014. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
26. VI Encontro de Práticas Docentes da Unifor. 2014. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
27. A prática da avaliação curricular: as possibilidades apresentadas pelo IDEA.. 2015. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
28. VII Encontro de Práticas Docentes da Unifor. 2015. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
29. XV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor. 2015. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
30. VIII Encontro de Práticas Docentes da Unifor. 2016. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
31. IX Encontro de Práticas Docentes. 2017. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.

Orientações em andamento

Graduação
1. Paulo Baima Serrano. Pichação como forma de comunicação. Início: 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Comunicação; Pichação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. Luciana da Silva Gonçalves. O conto infantil na publicidade. Início: 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Comunicação; Publicidade, semiótica, homem; Linguagem, literatura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Iniciação científica
1. Clea Jatahy Peixoto. O perfil de um novo homem na publicidade brasileira. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Publicidade, semiótica, homem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: JORNALISMO.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. Francisco das Chagas Leal Filho. O Jornal O POVO e suas transformações em 50 anos. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Comunicação, jornalismo impresso, o Povo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: JORNALISMO.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. Anaclara Moreira Salvador. O Universo Pop: uma análise semiótica da turnê PopMart. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Semiótica, Popmart, U2, signos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. Lana Nóbrega. Representações Ilustrativas no Livro O Pequeno Príncipe: uma análise Semiótica. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Semiótica, Pequeno Príncipe, imagens.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. Bárbara Janiques de Carvalho; Thiago Arcoverde Chisholm. A imagem como produtora de sentidos. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. Cristina Yolanda Carneiro da Cunha. Análise Semiótica do Filme Cidade dos Sonhos. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. Marina Parente Costa; Rafael Barreira Benevides. Vende-se Análise. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. Diego Henrique Oliveira de Paiva. Rodopios Semióticos: Análise semiótica da publicidade da cerveja Skol Beats. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. Helana Gurgel Pinho; Juliana Lacerda de Moura. As Metáforas da Primeiridade no Ensino Literário da Filosofia: uma análise semiótica. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Linguagem, literatura; Semiótica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. Kallyl Pinheiro. O Grito: uma análise semiótica. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica17

Artigos publicados em periódicos4
Resumos4
Trabalhos em eventos8
Completos7
Resumos1
Livros e capítulos3
Livros publicados ou organizados2
Capítulos de livros publicados1
Demais tipos de produção bibliográfica 2

Total
Produção técnica75

Trabalhos técnicos10
Demais tipos de produção técnica65

Total
Orientações concluídas12

Graduação9
Iniciação científica3


Total
Dados complementares88

Participação em bancas examinadoras23
Participação em bancas de comissões julgadoras22
Participação em eventos31
Orientações em andamento12
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 19/08/2019 - 13:19