Curriculum Vitae
Elane Silva Pereira
Dados pessoais | Formação acadêmica/Titulação | Formação complementar | Atuação profissional | Projetos de pesquisa | Áreas de atuação |
Idiomas | Prêmios e títulos | Produção científica, tecnológica e artística/cultural | Dados complementares | Indicadores de produção |
Nome | Elane Silva Pereira |
Nome em citações bibliográficas | PEREIRA, E. S. |
Endereço profissional | Universidade de Fortaleza,
Vice-Reitoria de Ensino de Graduação.
Av. Washington Soares, 1321 Edson Queiroz 60811341 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 4773000 Fax: (85) 854773055 URL da Homepage: www.unifor.br |
2014 |
Doutorado
em Educação.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil. Título: SUCESSO ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Fatores Predisponentes à Aprendizagem em Cursos de Licenciatura, Orientador: Eloísa Maia Vidal. Palavras-chave: Formação Docente; Educação a Distância; Licenciatura; Sucesso estudantil. Grande área: Ciências Humanas. |
2011 - 2013 |
Mestrado
em Educação.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil. Título: FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR AUTOR NA EAD: Elaboração de Material Didático para o Curso de Pedagogia da UAB/UECE, Ano de Obtenção: 2013. Orientador: João Batista Carvalho Nunes. Palavras-chave: Formação Docente; Educação a Distância; Material Didático; UAB/UECE. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores. Setores de atividade: Educação. |
2018 |
Especialização em A Moderna Educação.
(Carga Horária: 363h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. |
2000 - 2001 |
Especialização em Especialização em Comunicação Social Publicidade e.
(Carga Horária: 360h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. Ano de finalização: 2001. |
1992 - 1997 |
Graduação
em Letras.
Título: O Uso dos Recursos Coesivos em Textos Argumentativos de Alunos de 2. Grau. Orientador: Clemilton Lopes Pinheiro. |
2020 - 2020 | EXPLORANDO O MOODLE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2019 - 2019 |
Extensão universitária em Ensino Híbrido e Plataformas Adaptativas.
(Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil. |
2019 - 2019 |
Extensão universitária em Design Instrucional Básico.
(Carga horária: 80h).
Mercado EaD, MERCADO EAD, Brasil. |
2019 - 2019 | PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2019.
(Carga horária: 17h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2019 - 2019 | Formação de Designer em Gamificação Educacional.
(Carga horária: 20h).
Gamifica na Prática, GAMIFICA, Brasil. |
2018 - 2018 | Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação.
(Carga horária: 43h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | Capacitação de Docentes para compor o Banco de Avaliadores do BASis.
(Carga horária: 90h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil. |
2017 - 2017 | Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação.
(Carga horária: 46h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2017 - 2017 | Curso de Inglês Instrumental.
(Carga horária: 32h).
Marta Garcia, MARTA GARCIA, Brasil. |
2016 - 2016 | Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação.
(Carga horária: 19h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2016 - 2016 | Nautilus I: Programa de Gestão de Aprendizagem.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2015 - 2015 | Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação.
(Carga horária: 32h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2014 - 2015 | Ensinando e Aprendendo: os fundamentos da docência no ensino superior.
(Carga horária: 120h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2014 - 2014 | Web 2.0 e Redes Sociais na Educação.
(Carga horária: 40h).
Artesanato Educacional, AE, Brasil. |
2013 - 2013 | Universidade de Fortaleza na Direção do Futuro.
(Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2013 - 2013 | Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2013.
(Carga horária: 65h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2013 - 2013 | Eneagrama: a busca do autoconhecimento.
(Carga horária: 16h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2013 - 2013 | Discutindo a Avaliação no Brasil.
(Carga horária: 20h).
Abaquar Consultores e Editores Associados, ABAQUAR, Brasil. |
2013 - 2013 | Análise Pedagógica de Itens de Leitura.
(Carga horária: 40h).
Abaquar Consultores e Editores Associados, ABAQUAR, Brasil. |
2012 - 2012 | Itens de Avaliação.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil. |
2012 - 2012 | Técnicas de Elaboração de Itens.
(Carga horária: 40h).
Abaquar Consultores e Editores Associados, ABAQUAR, Brasil. |
2011 - 2011 | Gestão Educacional e o Exercício da Função Docente.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2010 - 2010 |
Extensão universitária em Curso Profiss. de Design Instrucional para EAD.
(Carga horária: 120h).
Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional, IBDIN, Brasil. |
2010 - 2010 | I Encontro de Ensino Superior do CCJ.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2009 - 2009 |
Extensão universitária em Metodologia Científica.
(Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil. |
2008 - 2008 |
Extensão universitária em Formação de Docentes em EAD.
(Carga horária: 120h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2006 - 2006 | Usando TRS nas aulas dos laboratórios de Informáti.
(Carga horária: 12h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2002 - 2003 |
Extensão universitária em Cursos de Informática.
(Carga horária: 82h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2002 - 2002 | Curso de Elaboração de Instrumentos de Avaliação.
(Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2001 - 2001 | Curso Novas Tecnologias e a Educação.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2001 - 2001 | Curso de Didática.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2001 - 2001 | Curso de Ética e Relações Interpessoais.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2000 - 2000 | Curso de Capacitação Docente.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2000 - 2000 | Curso Marketing Pessoal e Excelência no Atendiment.
(Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
Centro Universitário Fametro - Unifametro, UNIFAMETRO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2012 - Atual | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12 |
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2014 - Atual | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 8 |
Vínculo institucional | ||
2010 - 2013 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: aluna, Carga horária: 4 |
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2010 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico |
Outras informações | Assessoria Pedagógica |
Vínculo institucional | ||
2008 - Atual | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor EAD, Carga horária: 14 |
Vínculo institucional | ||
2007 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assessor EAD |
Vínculo institucional | ||
1998 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 30 |
Vínculo institucional | ||
1998 - Atual | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação, Carga horária: 4 |
Outras informações | Professor pós-graduação |
Atividades |
8/2002 - Atual | Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Comunicação Empresarial Língua Portuguesa I Língua Portuguesa II Semiótica Leitura e Produção de Textos Produção de Texto Técnico Metodologia Científica |
07/1998 - Atual | Direção e administração, Diretoria de Graduação, . | |
Cargo ou função Revisor. |
2018 - 2019 | Atividades de Participação em Projeto, Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, . | |
Projetos de pesquisa
Projeto de Inovação em Tecnologias Educacionais da UNIFOR |
2014 - 2014 | Atividades de Participação em Projeto, Vice-Reitoria de Ensino de Graduação, . | |
Projetos de pesquisa
Ensinando e Aprendendo: os Fundamentos da Docência no Ensino Superior |
2018 - 2019 | Projeto de Inovação em Tecnologias Educacionais da UNIFOR |
Descrição: A UNIFOR conta, na sua história, com várias iniciativas referentes a soluções tecnológicas para auxílio no processo de Ensino/Aprendizagem. Não há um registro formal e consolidado que proporcione a identificação da Efetividade, dos Ganhos, dos Problemas Encontrados. Para uma instituição de ensino superior, obter o Estado da Arte do Uso de Tecnologias Educacionais permitirá a escolha de ações futuras mais acertadas e efetivas. Nesse sentido, acredita-se que esse exercício de busca propicia a reelaboração de conceitos e práticas relativas ao uso de tecnologias educacionais, produzindo novos significados para corpo docente envolvido. Portanto, aponta-se como pergunta central: Como se dá o uso de Tecnologias Educacionais na Unifor?.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) . Integrantes: Elane Silva Pereira - Coordenador / Júlio Guido Militão - Integrante / Maria Elizabeth Sucupira Furtado - Integrante. . |
2014 - 2014 | Ensinando e Aprendendo: os Fundamentos da Docência no Ensino Superior |
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Elane Silva Pereira - Coordenador. . |
2010 - 2013 | Formação a distância de gestores escolares em software livre para acompanhamento dos indicadores educacionais: uma pesquisa com métodos mistos |
Descrição: A pesquisa apresenta como objetivo geral: analisar as contribuições de um programa formativo a distância via web direcionado a gestores escolares, sobre a utilização de softwares livres para o acompanhamento de indicadores educacionais específicos da escola e a consequente tomada de decisão baseada nestes. Os objetivos específicos são os seguintes: conhecer a formação dos gestores escolares sobre indicadores educacionais e seu uso na tomada de decisão; identificar as necessidades formativas para o uso de softwares livres aplicáveis à gestão escolar, especialmente no acompanhamento de indicadores educacionais; desenvolver e implementar programa formativo a distância via web sobre a utilização de softwares livres para o acompanhamento de indicadores educacionais específicos da escola; compreender a repercussão do programa formativo na prática profissional dos gestores, a partir da perspectiva deles; analisar as estratégias de uso de softwares livres empregadas pelos gestores no acompanhamento de indicadores educacionais da escola e na consequente tomada de decisão baseada nestes; e propor diretrizes para a formação de gestores escolares no uso de softwares livres para a melhoria do desempenho dos estudantes. Adotou-se o que tem sido denominado na literatura como pesquisa com métodos mistos ( mixed methods research ). Nesse tipo de pesquisa, mistura-se ou combina-se técnicas, métodos, abordagens, conceitos ou linguagem de pesquisa quantitativa e qualitativa em um único estudo. Ao se combinar as abordagens qualitativa e quantitativa, oferece-se melhor compreensão de um problema de pesquisa do que se empregasse cada abordagem isoladamente. Em função dos objetivos da investigação, elegeu-se o delineamento explicativo da pesquisa com métodos mistos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elane Silva Pereira - Integrante / João Batista Carvalho Nunes - Coordenador. . |
2014 - 2016 | Tecnologias Digitais em Educação: uso da analítica da aprendizagem na formação de professores em cursos a distância |
Descrição: Analisando os cursos oferecidos pela UAB/UECE, foi possível verificar a inexistência de modelos que permitam prever o desempenho acadêmico dos estudantes. Isso possibilitaria a identificação de quais estudantes estão em risco de não obter sucesso ao final de uma disciplina ou se evadir, a fim de se tomar medidas que procurem sanar as dificuldades e contribuam para o êxito do estudante. Diante dessa realidade, espera-se responder o seguinte interrogante, fazendo uso da analítica da aprendizagem (learning analytics): como melhorar o desempenho acadêmico e diminuir a evasão de estudantes de cursos a distância da UAB/UECE voltados para a formação de professores (graduação e especialização)? Decorrente do problema de pesquisa, foi delineado o seguinte objetivo geral: analisar fatores e intervenções pedagógicas que influenciam no desempenho acadêmico e/ou na evasão de estudantes de cursos a distância da UAB/UECE voltados para a formação de professores (graduação e especialização). Também foram definidos os objetivos específicos: identificar os recursos e as atividades utilizadas nos cursos a distância da UAB/UECE voltados para a formação de professores (graduação e especialização); desenvolver modelos estatísticos que ajudem a prever estudantes em risco de não obter sucesso ou se evadir nas disciplinas desses cursos; elaborar e implementar intervenções pedagógicas que, tomando por base os resultados dos modelos preditivos desenvolvidos, gerem melhorias no desempenho dos alunos dos cursos investigados e/ou diminuam a taxa de evasão; propor diretrizes para a utilização dos recursos e atividades disponíveis no AVA da UECE por parte dos cursos a distância. Adotar-se-á a pesquisa com métodos mistos, o delineamento explicativo e o modelo de acompanhamento, constituído de duas fases. A primeira, de natureza quantitativa, compreenderá a etapa coleta de dados e pré-processamento e a subetapa analítica da segunda etapa. Na coleta de dados e pré-processamento, os dados de uso do Moodle e notas dos estudantes das novas turmas de licenciatura a distância e dos cursos de especialização em Educação a Distância e Gestão Pedagógica na Educação Básica oferecidos pela UAB/UECE serão obtidos. Na subetapa analítica , os dados serão inseridos no software SPSS, estatísticas descritivas e correlações entre variáveis serão calculadas, tabelas e gráficos serão gerados, análise fatorial será realizada. Técnicas de análise multivariada serão utilizadas para a definição de modelos preditivos. A segunda fase, de natureza qualitativa, empregará o método da pesquisa-ação, abrangendo a subetapa ação da segunda etapa e o pós-processamento. Na subetapa ação , será estabelecida uma amostra intencional baseada em critérios, composta de gestores e professores dos cursos investigados. Serão aplicadas a esse grupo as seguintes técnicas de coleta de dados: observações diretas e participantes e entrevistas semiestruturadas. A equipe de professores e gestores dos cursos investigados buscarão elaborar e implementar intervenções pedagógicas, diante dos resultados encontrados e da identificação dos estudantes em risco de não obter sucesso ao final de disciplinas ou se evadir. A coleta de dados acontecerá antes, durante e depois dessas intervenções. A análise dos dados qualitativos colhidos nessa subetapa recorrerá à análise de conteúdo e será realizada com o apoio do software NVivo. Os resultados das intervenções e as mudanças obtidas servirão, na etapa de pós-processamento, para aperfeiçoar os modelos preditivos encontrados, assim como apontar temas para futuras pesquisas na área da analítica da aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elane Silva Pereira - Integrante / João Batista Carvalho Nunes - Coordenador. . |
1. | Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
|
2. | Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
|
3. | Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
|
4. | Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
|
5. | Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
|
6. | Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
|
Compreende | Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Latim (Razoavelmente). |
Fala | Inglês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente), Latim (Pouco). |
Lê | Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Latim (Razoavelmente). |
Escreve | Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Latim (Razoavelmente). |
2010 | Troféu Marco Zero, . |
2010 | Destaque Unifor 2010, Universidade de Fortaleza. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Orientações concluídas |
Produção bibliográfica |
Trabalhos completos/resumidos em eventos |
1. | NUNES, João Batista Carvalho; PEREIRA, E. S.; SOUZA, Gláucia Mirian de Oliveira et al. Formação de gestores escolares para as tecnologias de informação e comunicação.
In: XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2011,
Manaus.
Anais do XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.
Manaus
: Editora da UFAM,
2011.
v. I.
p. 1-2.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português |
2. | PEREIRA, E. S.. Os pilares da educação e a formação em EAD dos professores de ensino superior.
In: III Encontro de Práticas Docentes,
2011,
Fortaleza.
Anais III Encontro de Práticas Docentes - MUNDO UNIFOR.
Fortaleza
: Editora da Universidade de Fortaleza,
2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português |
3. | GONÇALVES, Marluce Torquato Lima; PEREIRA, E. S.. Formação de professores para as TIC's: uma necessidade da sociedade da informação e do conhecimento.
In: XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2011,
Manaus.
Anais do XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.
Manaus
: Editora da UFAM,
2011.
v. I.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português |
4. | NUNES, J. B. C.; PEREIRA, E. S.. Elaboração e Uso de Recursos Didáticos para e na Web.
In: XVII Endipe,
2014,
Fortaleza.
XVII Endipe,
2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso |
5. | ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; BRAGA, J. C. F.; PEREIRA, E. S.. IDEA - Uma proposta de avaliação curricular da Universidade de Fortaleza.
In: VI ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES,
2014,
Fortaleza.
VI ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES,
2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 21794332. |
6. | PEREIRA, E. S.; NUNES, João Batista Carvalho. Formação de professores autores de curso de pedagogia a distância.
In: 20º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância,
2014.
20º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância,
2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português |
7. | MOTTA, P. I. F.; PEREIRA, E. S.. O uso da Web e suas ferramentas para a complementação dos estudos em sala.
In: XIV Encontro de Iniciação à Docência,
2014,
Fortaleza.
XIV Encontro de Iniciação à Docência,
2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital |
8. | PEREIRA, E. S.; DAMASCENO, A. R.; OLIVEIRA, F. et al. Understanding the correlation between teacher and student behavior in the classroom and its consequent academic performance.
In: 49th Annual Frontiers in Education (FIE) Conference,
2019,
Cincinnati.
49th Annual Frontiers in Education (FIE) Conference,
2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: [http://https://fie2019.org/] |
Artigos completos/resumidos publicados em periódicos |
1. | PEREIRA, E. S.. O uso dos recursos coesivos em textos argumentativos.
Revista de estudos da comunicação,
1998.
Palavras-chave: Coesão, argumentação, textualidade. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 15189775. |
2. | PEREIRA, E. S.. Análise textual dos anúncios publicitários direcionados à mulher.
Revista de estudos da comunicação,
2001.
Palavras-chave: Adjetivação, publicidade, mulher. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 15189775. |
3. | PEREIRA, E. S.. A análise do discurso publicitário escrito direcionado à mulher na década de 80.
Revista de Letras,
2001.
Palavras-chave: Publicidade, década de 80, análise de discurso, mu. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01013505. |
4. | PEREIRA, E. S.. O papel masculino na publicidade brasileira: uma análise semiótica.
Semiotica,
2004.
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00371998. |
Livros publicados/organizados ou edições |
1. | PEREIRA, E. S.; CHAVES, J. B.; SALES, V. M. B.. Comunicação Pedagógica Mediatizada por Computador.
1. ed.
Fortaleza:
Editora da UECE,
2015.
72 p.
Palavras-chave: Educação a Distância. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788578264765. |
2. |
(Org.)
PEREIRA, Elane Silva (Org.); ALCÂNTARA, Alessandra Carlos (Org.) et al.Ensinando e Aprendendo: os fundamentos da docência no ensino superior.
1. ed.
Fortaleza:
Universidade de Fortaleza,
2017.
200 p.
Palavras-chave: Docência. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788595740051. |
Capítulos de livros publicados |
1. | NUNES, João Batista Carvalho; PEREIRA, E. S.; SILVA JÚNIOR, Jairo Ferreira da et al. Formação de gestores escolares, tecnologias e educação a distância.
In: João Batista Carvalho Nunes; Luisa Xavier de Oliveira. (Org.).
Formação de Professores para as Tecnologias Digitais: software livre e educação a distância.
1 ed.
Brasília,
2013,
v. ,
p. 121-134.
Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788579631108. |
Demais tipos de produção bibliográfica |
1. | PEREIRA, E. S.. Iran Abreu Mendes: a docência como profissão.
Natal:
Editora da UFRN,
2011
(Revisão de Texto).
Referências adicionais: Brasil/Português; ISSN/ISBN: 9788572737647. |
2. | PEREIRA, E. S.. Olhares da Saúde Coletiva Sobre o Corpo.
Fortaleza:
Eduece,
2012
(Revisão de Textos).
Referências adicionais: Brasil/Português |
Produção técnica |
Trabalhos técnicos |
1. | PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 1: Projeto Pedagógico de Curso: subsídios para elaboração e avaliação.
1999.
Palavras-chave: Projeto Pedagógico. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Duração do evento: 2; Nº páginas: 46; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
2. | PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 2: Ensino da Metodologia da Pesquisa Científica..
1999.
Palavras-chave: Metodologia Científica. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Duração do evento: 3; Nº páginas: 48; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
3. | PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 3: O Problema da Fundamentação dos Conhecimentos e das Ciências Humanas.
1999.
Palavras-chave: Fundamentação do Conhecimento. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Duração do evento: 2; Nº páginas: 48; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
4. | PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 4: Plano Nacional de Graduação: um projeto em construção.
1999.
Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Duração do evento: 3; Nº páginas: 51; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
7. | PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 5: Do pessimismo da razão para o otimismo da vontade: referência para a construção dos projetos pedagógicos nas IES bradileiras.
2000.
Palavras-chave: Projeto Pedagógico. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Duração do evento: 3; Nº páginas: 45; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
8. | PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 6: O Método (Con) texto na Escola do Sujeito.
2000.
Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: ; Duração do evento: 3; Nº páginas: 56; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. Revisão.. |
10. | TASSIGNY, Mônica Mota; PEREIRA, E. S.. Manual Publicar Legal.
2010.
Palavras-chave: Pesquisa; Fundamentação do Conhecimento. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Produção para alunos de Graduação; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 27; Cidade: Fortalrza; Inst. promotora/financiadora: UNIFOR. |
Demais tipos de produção técnica |
1. | PEREIRA, E. S.. Técnicas de Elaboração de Itens de Avaliação.
2012.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Evento: Técnicas de Elaboração de Itens de Avaliação; Inst. promotora/financiadora: Unifor. |
2. | PEREIRA, E. S.. Técnicas de Elaboração de Itens para o ENEM.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Teatro Nadir Saboya; Cidade: Fortaleza; Evento: Técnicas de Elaboração de Itens para o ENEM; Inst. promotora/financiadora: Organização Farias Brito. |
3. | PEREIRA, E. S.. Avaliação por Competência.
2015.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Icó; Evento: X Encontro Pedagógico da Faculdade Vale do Salgado; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Vale do Salgado. |
4. | PEREIRA, E. S.. Fórum de Coordenadores 2020: Para uma Educação baseada em Competências.
2020.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza; Evento: Fórum de Coordenadores 2020: Para uma Educação baseada em Competências; Inst. promotora/financiadora: Unifametro. |
6 |
PEREIRA, E. S.. O Texto em Construção: a Produção de um Artigo Científico.
2007.
.
Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
8 | PEREIRA, E. S.. Etiqueta Empresarial.
2008.
(Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Cidade: Fortaleza. |
9 | PEREIRA, E. S.. Texto Publicitário: a linguagem da persuasão.
2008.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: Jornal Diário do Nordeste; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR. |
11 | PEREIRA, E. S.. Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
2009.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Jornal Diário do Nordeste. |
12 | PEREIRA, E. S.. Como Redigir Projetos Culturais.
2009.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: UNIFOR e SECULT - CE. |
13 | PEREIRA, E. S.. A Comunicação Empresarial Moderna.
2009.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
14 | PEREIRA, E. S.. Qualidade na Execução dos Serviços.
2009.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 2; Cidade: Fortaleza. |
15 | PEREIRA, E. S.. Elaboração de Artigo Científico.
2009.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: ; Duração do evento: 4; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
16 | PEREIRA, E. S.. A Comunicação empresarial moderna.
2010.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: ; Duração do evento: 20; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
17 | PEREIRA, E. S.. A Comunicação Empresarial Moderna II.
2011.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Fortaleza; Cidade: Ceará; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
18 | PEREIRA, E. S.. Competência em Comunicação para Gestores.
2011.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Fortaleza; Cidade: Ceará; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
19 | PEREIRA, E. S.. A Comunicação Empresarial Moderna.
2011.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Fortaleza; Cidade: Ceará; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
20 | PEREIRA, E. S.. Curso Língua Portuguesa.
2011.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: ; Duração do evento: 40; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
21 | PEREIRA, E. S.. Curso Comunicação em Grupo: habilidades e competências.
2012.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: Grupo Edson Queiroz; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
22 | PEREIRA, E. S.. Curso O Novo Acordo Ortográfico.
2012.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 6; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Jornal Diário do Nordeste. |
23 | PEREIRA, E. S.. Técnicas de Elaboração de Itens de Avaliação.
2012.
.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Unidade: dias; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Unifor. |
24 | PEREIRA, E. S.. Produção de Textos na Rotina Administrativa.
2012.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Sistema Verdes Mares; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Unifor. |
25 | PEREIRA, E. S.. Elaboração de Itens de Avaliação.
2012.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Fanor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Fanor. |
26 | PEREIRA, E. S.. Elaboração de Itens de Avaliação.
2012.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Fametro; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. |
27 | PEREIRA, E. S.. Elaboração de Itens de Avaliação.
2013.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Faculdade Farias Brito; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Faculdade Farias Brito. |
28 | PEREIRA, E. S.. Produzindo um Artigo Científico.
2013.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
29 | PEREIRA, E. S.. Formação Docente para EaD.
2014.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora: Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. |
30 | PEREIRA, E. S.. Formação Docente para EaD.
2015.
.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora: Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. |
31 | PEREIRA, E. S.. Fundamentos da Educação a Distância.
2015.
.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora: Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. |
32 | PEREIRA, E. S.. Curso Elaboração de Questões do IDEA.
2015.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: VreGrad; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
33 | PEREIRA, E. S.. Avaliação por Competência.
2015.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Faculdade Vale do Salgado; Cidade: Icó; Inst. promotora: Faculdade Vale do Salgado. |
34 | PEREIRA, E. S.. Formação Docente para Ead.
2016.
.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora: Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. |
35 | PEREIRA, E. S.. Fundamentos da Educação a Distância.
2016.
.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora: Faculdade Metropolitana de Fortaleza. |
36 | PEREIRA, E. S.. Como Elaborar Questões Estilo ENADE.
2017.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 3; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Centro Universitário 7 de Setembro. |
37 | ALCANTARA, A. C.; PEREIRA, E. S.. Nautilus II: Programa de Gestão de Aprendizagem.
2017.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
38 | PEREIRA, E. S.. Capacitação de Facilitadores.
2017.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
39 | PEREIRA, E. S.. Assessoria Pedagógica no Ensino Superior.
2018.
.
Palavras-chave: Docência. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
42 | PEREIRA, E. S.. Oficina Ensino Híbrido: Junto e Misturado.
2018.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
44 | PEREIRA, E. S.. Curso Sala de Aula Inovadora: Pontos e Contrapontos da Docência.
2019.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
45 | PEREIRA, E. S.. Avaliação no Processo de Ensino-Aprendizagem.
2020.
.
Referências adicionais: Brasil/Francês; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 3; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Unifametro. |
46 | PEREIRA, E. S.. Como projetar e executar uma disciplina híbrida!.
2020.
.
Referências adicionais: Brasil/Francês; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 2; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Unifametro. |
47 | PEREIRA, E. S.. Como ensinar com o Moodle!.
2020.
.
Referências adicionais: Brasil/Francês; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Unifametro. |
48 | PEREIRA, E. S.. Avaliação de Aprendizagem.
2021.
.
Referências adicionais: Brasil/Francês; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 5; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Unifametro. |
49 |
PEREIRA, E. S.; FREITAS, L. P.. Manual do Programa de Monitoria.
2002.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Palavras-chave: Monitoria. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Instruçãp para Monitores. |
50 | PEREIRA, E. S.. Produção de Conteúdo EAD: Disciplina H300 - Metodologia Científica.
2005.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
51 | PEREIRA, E. S.. CD: Redação Científica.
2007.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Curso de Aperfeiçoamento. |
52 | PEREIRA, E. S.. Cd: O texto em constução - a produção de um artigo científico para Monitores da UNIFOR.
2007.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Curso para Monitores da UNIFOR. |
53 | PEREIRA, E. S.. Disciplina Comunicação Empresarial.
2008.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Palavras-chave: Educação a Distância; Comunicação; Docência. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Conteúdo de Disciplina a Distância. |
54 | PEREIRA, E. S.. Curso: Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
2010.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Palavras-chave: Educação a Distância; Língua Portuguesa. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital. |
55 | PEREIRA, E. S.. Curso Leitura e Inclusão Social - SESI.
2012.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Curso de Aperfeiçoamento a Distância. |
56 | PEREIRA, E. S.. Curso Ensinando e Aprendendo: os Fundamentos da Docência no Ensino Superior.
2014.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Curso de Extensão - Formação de Professores. |
57 | PEREIRA, E. S.. Curso Formação Docente para EaD.
2014.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
58 | PEREIRA, E. S.. Comunicação Pedagógica Mediatizada.
2015.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
59 | PEREIRA, E. S.. Curso Formação Docente para EaD.
2015.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
60 | PEREIRA, E. S.. Introdução a Educação a Distãncia (Curso de Ciências Contábeis).
2015.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. |
61 | PEREIRA, E. S.. Curso Elaboração de Questões.
2015.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Curso de Curta Duração. |
62 | PEREIRA, E. S.. Leitura e Produção Textual.
2019.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialInstrucional).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://educacaoonline.unifametro.edu.br. |
63 | PEREIRA, E. S.. Ensino e Aprendizagem na Educação Online.
2020.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialInstrucional).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://educacaoonline.unifametro.edu.br. |
65 | PEREIRA, E. S.. Carreiras Jurídicas.
2010.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
66 | PEREIRA, E. S.. Nivelamento Centro de Ciências Jurídicas - CCJ.
2011.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 18; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
67 | PEREIRA, E. S.. Os Desafios da Comunicação Empresarial Moderna.
2010.
(Palestra).
Palavras-chave: Comunicação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Atualização funcionários; Local: Holding - Grupo Edson Queiroz; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Grupo Edson Queiroz. |
68 | PEREIRA, E. S.. Comunicação como competência profissional.
2011.
(Palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FAMETRO; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: FAMETRO. |
69 | PEREIRA, E. S.. Comunicação e Feedback.
2011.
(Palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
70 | PEREIRA, E. S.. Etiqueta Profissional.
2011.
(Palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
71 | PEREIRA, E. S.. A Importância da Comunicação na Docência.
2011.
(Palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Centro de Ciências Jurídicas - Universidade de Fortaleza. |
72 |
PEREIRA, E. S.. A análise do discurso publicitário escrito.
2002.
(Relatório de pesquisa).
Palavras-chave: Lingüística. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: Projeto do Curso de Mestrado em Lingüística; Nº páginas: 22; Inst. promotora/financiadora: UFC. |
Orientações concluídas |
Graduação |
1. | Luciana da Silva Gonçalves.
Era uma vez... a intertextualidade no discurso publicitário.
2006.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Linguagem, literatura. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
2. | Waldir Vasconcelos de Araújo.
A intertextualidade na linguagem publicitária par outdoor.
2006.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Linguagem, comunicação, tv.. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
3. | Paula Bayma.
A pichação como linguagem na cidade de Fortaleza - Ceará.
2006.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
4. | Nayara Nelly Oliveira Gusmão.
Um estudo da comunicação não-verbal: a moda como fenômeno sócio-cultural.
2007.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
5. | Janaína de Sousa Feijão.
João Inácio Jr.: do rádio à televisão - o processo de produção e difusão da informação.
2007.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Linguagem, comunicação, tv.. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
6. | Ticiane Maria de Araújo Bezerra.
A influência da propaganda nazista nos cartazes da ditadura militar brasileira.
2007.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
7. | Ana Carolina Barbosa Velloso.
A moda como instrumento de comunicação.
2007.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Elane Silva Pereira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
8. | Martha dos Martins Coelho Melo.
Intertextualidade: as vozes do discurso bíblico no filme Magnólia.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Intertextualidade; Comunicação; Discurso. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Teoria e Análise Lingüística. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
9. | Liana Elisabete Carvalho Peixoto.
Análise do Corpo Feminino enquanto Signo na "Campanha pela Real Beleza" da Marca Dove.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Comunicação; Publicidade, semiótica, homem. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Iniciação científica |
1. | Loah Miranda Frota.
Análise psicológica das cores no filme Herói.
2006.
Iniciação Científica.
(Graduando em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
2. | Tárcia Alcântara Freitas.
O discurso publicitário ontem e hoje: um olhar semiótico.
2006.
Iniciação Científica.
(Graduando em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Elane Silva Pereira.
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
3. | Mardônio de Andrade Silva.
O uso dos estrangeirismos na cidade de Fortaleza: ameaça lingüística ou variação lexical do português?.
2008.
Iniciação Científica.
(Graduando em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Elane Silva Pereira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Participação em bancas examinadoras | Participação em bancas de comissões julgadoras | Participação em eventos | Orientações em andamento |
Participação em bancas examinadoras |
Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação |
1. | ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; PEREIRA, Elane Silva.
Participação em banca de
Jaime Custódio.
Semiótica Ambiental da Cidade: o sujeito na construção do espaço social, numa relação do tipo inteligibilidade-ambiente.
2004.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Semiótica Ambiental, socialização, ambiente. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | SERPA, Paulo Ernesto Saraiva; PEREIRA, Elane Silva.
Participação em banca de
Mariana Sasso Costa.
A Linguagem dos Apresentadores de Programas de Entretenimento na TV: Estudo de caso do Programa "Paulo Oliveira na TV".
2005 -
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Linguagem, comunicação, tv.. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | MATOS, Geiza; REINALDO, Gabriela Frota et al.
Participação em banca de
Viviane do Nascimento Gonçalves.
Assassinatos no Jornal: um estudo sobre os critérios de noticiabilidade dos homicídios no Jornal O Povo - CE.
2006.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | REINALDO, Gabriela Frota; MONTEIRO, José Lemos et al.
Participação em banca de
João Batista Uchôa Filho.
A Glória de Gaia: uma análise simbólica da Mulher-Maravilha e sua jornada heróica.
2006.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | FURTADO, Tânia; SERPA, Paulo Ernesto Saraiva et al.
Participação em banca de
Sabrina kelma de Aguiar Tomaz.
A mulher no telejornalismo: análise da relação entre as representações femininas e o pefil do profissional de telejornalismo em Fortaleza.
2006.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
6. | MOTA, Norma Lopes Ginez; AGUIAR, Maria de Fátima et al.
Participação em banca de
Francisca das Chagas Rodrigues de Sousa.
Qualidade de Vida na Melhor Idade: Situação dos Funcionários da UNIFOR.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
7. | A., PATROCINIO, KÁTIA R.; SILVA, FARIAS, ANA PAULA et al.
Participação em banca de
Ana Júlia de Alencar Cysne.
O Reisado sob a Perspectiva da Folkcomunicação.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
8. | LIMA, Andréa Cavalcanti Correia; AGUIAR, Maria de Fátima et al.
Participação em banca de
Luane da Silva Santos.
Projeto Bem de Vida: serviços e produtos turísticos voltados para a terceira idade nos hotéis de Fortaleza.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
9. | SILVA, FARIAS, ANA PAULA; A., PATROCINIO, KÁTIA R. et al.
Participação em banca de
Gabriela dos Santos Mendes.
Infância e Mídia: análise da Revista Atrevidinha.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
10. | CHAVES, Cavalcante, Carmen Luisa; TELES, Solange Maria Morais et al.
Participação em banca de
Mirna Nogueira Diógenes Riedel.
Análise Semiótica na Publicidade: anúncios impressos da Absolut Vodka.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
11. | NUNES, Eduardo; FEITOSA, Ricardo Augusto de Saboia et al.
Participação em banca de
Marcos Sampaio Nogueira Lopes.
A Construção do Mito Renato Russo no jornalismo cultural da Revista (Show) Bizz.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
12. | MONTEIRO, José Lemos; SILVA, Ivanilda Sousa da et al.
Participação em banca de
Karina Gomes Soares.
Incoerências na Gramática Normativa: os elementos da oração.
2009.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
13. | MOREIRA, Cremilda Silveira; BARROSO, Felipe dos Reis et al.
Participação em banca de
Cláudia Maria de Paula Pessoa Pinheiro.
Aspectos Sociais e Jurídicos do Crime de Exploração Sexual Comercial Infanto Juvenil.
2010.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
14. | SILVEIRA, Alberto Magno Perdigão; CARVALHO, Angela Julita et al.
Participação em banca de
Thereza Cristina Rodrigues Costa.
A Espetacularização do Caso Alanis no Telejornal Barra Pesada.
2010.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
15. | TELES, Solange Maria Morais; PEREIRA, Elane Silva.
Participação em banca de
Caroline de Freitas Pereira.
Olodum e Afroreggae: Movimentos Sociais na Música Afro-brasileira.
2010.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
16. | MARTINS, MELLO, Mônica Barbosa de; CAMPOS, SABOYA, Carolina M. et al.
Participação em banca de
Valdilene Faria Lima.
Educação Inclusiva: acessabilidade arquitetônica - um direito à cidadania.
2011.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
17. | SAURRINE, CYSNE, Erick de; LEITE, BRAGA, Gustavo et al.
Participação em banca de
Daniele de Sousa Pinho.
A função social do poder judiciário e a simplificação da linguagem jurídica.
2011.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
18. | GUERRA, REGINALDO, Sidney; DA, CUNHA, Jânio Pereira et al.
Participação em banca de
Alessandra Aires Bernardo.
Formação Jurídica e Humanística: estudo de caso do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza.
2011.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
19. | TELES, Solange Maria Morais; SILVA, Juliana de Fátima Alves da et al.
Participação em banca de
Ariel Sudário Dias Branco.
Blog de moda: uma análise de conteúdo do Blog Dia de Beauté.
2012.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
20. | TELES, Solange Maria Morais; SILVA, Juliana de Fátima Alves da et al.
Participação em banca de
Jacqueline Nóbrega Jacques.
Moda na adolescência: uma análise de discurso da coluna Guarda-Roupa.
2012.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
21. | NUNES, Freire, Eduardo; CASTRO, Gonçalves, Janaide de et al.
Participação em banca de
Camila Araújo Fernandes.
O tesouro escondido nas cidades: um estudo sobre o caderno especial "Expedição Cocó" do Jornal O Povo.
2013.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
22. | BOUTy, Alessandra Marinho; ALCÂNTARA, Alessandra Carlos et al.
Participação em banca de
Paulo Ferreira Lima Neto.
Identidade de Gênero na Infância: como a mídia representa os papéis de gênero nos produtos infantis.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
23. | ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; ARAÚJO, Alessandra Oliveira et al.
Participação em banca de
Beatriz de Inasa Santos Queiroz.
A vida real na palma da mão: as relações se tornam mais próximas a partir da instanteneidade e a aproximação com o real através do aplicativo Snapchat.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em bancas de comissões julgadoras |
Outras participações |
1. | TELES, Solange Maria Morais; MATOS, Cláudia Regina R. de et al.Comissão de Avaliação Monitoria Institucional.
2005.
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Língua Portuguesa. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | TELES, Solange Maria Morais; SILVA, Ivanilda Sousa da et al.Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza.
2007.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | TELES, Solange Maria Morais; PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Avaliação Monitoria Institucional.
2008.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | TELES, Solange Maria Morais; SILVA, Ivanilda Sousa da et al.Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza.
2008.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | TELES, Solange Maria Morais; DE, LIMA, José Batista et al.Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza.
2009.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
6. | TELES, Solange Maria Morais; SILVA, Ivanilda Sousa da et al.Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza.
2010.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
7. | TELES, Solange Maria Morais; LEITE, Sampaio, Aila Maria et al.Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza.
2010.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
8. | PEREIRA, Elane Silva. Revisão de Língua Portuguesa do ENADE 2010.
2010.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
9. | PEREIRA, Elane Silva. Revisão de Língua Portuguesa do ENADE 2011.
2011.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
10. | TELES, Solange Maria Morais; LEITE, Sampaio, Aila Maria et al.Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza.
2011.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
11. | TELES, Solange Maria Morais; LEITE, Sampaio, Aila Maria et al.Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza.
2011.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
12. | PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Elaboração de Itens do IDEA da Universidade de Fortaleza.
2011.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
13. | TELES, Solange Maria Morais; SILVA, Ivanilda Sousa da et al.Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza.
2012.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
14. | PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Elaboração de Itens do IDEA da Universidade de Fortaleza.
2012.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
15. | PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza.
2012.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
16. | PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza.
2013.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
17. | PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Elaboração de Itens do IDEA da Universidade de Fortaleza.
2013.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
18. | PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza.
2013.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
19. | PEREIRA, Elane Silva. Elaboração e Revisão de Itens do IDEA da Universidade de Fortaleza 2014.
2014.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
20. | PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza.
2014.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
21. | PEREIRA, Elane Silva. Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza.
2014.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
22. | BRAGA, Janine de Carvalho Ferreira; TELES, Solange Maria Morais et al.Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza.
2016.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em eventos |
1. | .
2014.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
2. | Understanding the correlation between teacher and student behavior in the classroom and its consequent academic performance.
2019.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Estados Unidos/. |
3. | .
1999.
(Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Metodologia Científica. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/. |
4. | .
1999.
(Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Projeto Pedagógico; Ensino Superior. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/. |
6. | .
2000.
(Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem; Ensino Superior. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/. |
8. | .
2002.
(Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Docência. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/. |
9. | .
2002.
(Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Ensino, Pesquisa e Extensão. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/. |
12. | .
2003.
(Participações em eventos/Seminário).
Palavras-chave: Metodologia da Problematização; Ensino Superior. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/. |
14. | .
2017.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/. |
15. | .
2009.
(Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/. |
17. | .
2002.
(Participações em eventos/Encontro).
Palavras-chave: Pesquisa; Iniciação à Pesquisa. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/. |
18. | .
2003.
(Participações em eventos/Encontro).
Palavras-chave: Estágio Curricular. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/. |
19. | Tecnologias Educativas e Inovação no Ensino Superior.
2012.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
20. | Avaliador.
2013.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
21. | Formação de Assessores Pedagógicos.
2013.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
22. | VI Encontro de Práticas Docentes da Unifor.
2014.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
23. | O uso da WEB e suas ferramentas para a complementação dos estudos em sala.
2014.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
24. | XX Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor.
2014.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
25. | IDEA: Uma proposta de avaliação curricular da Universidade de Fortaleza.
2014.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
26. | Elaboração e Usos de Recursos Didáticos para e na Web.
2014.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
27. | VII Encontro de Práticas Docentes da Unifor.
2015.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
28. | XV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor.
2015.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
29. | A prática da avaliação curricular: as possibilidades apresentadas pelo IDEA..
2015.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
30. | VIII Encontro de Práticas Docentes da Unifor.
2016.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
31. | IX Encontro de Práticas Docentes.
2017.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
32. | Avaliador Sessão Oral.
2019.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
Orientações em andamento |
Graduação |
1. | Paulo Baima Serrano.
Pichação como forma de comunicação.
Início: 2006.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Comunicação; Pichação. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | Luciana da Silva Gonçalves.
O conto infantil na publicidade.
Início: 2006.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Comunicação; Publicidade, semiótica, homem; Linguagem, literatura. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Iniciação científica |
1. | Lana Nóbrega.
Representações Ilustrativas no Livro O Pequeno Príncipe: uma análise Semiótica.
Início: 2004.
Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Semiótica, Pequeno Príncipe, imagens. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | Anaclara Moreira Salvador.
O Universo Pop: uma análise semiótica da turnê PopMart.
Início: 2004.
Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Semiótica, Popmart, U2, signos. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | Francisco das Chagas Leal Filho.
O Jornal O POVO e suas transformações em 50 anos.
Início: 2004.
Iniciação científica (Graduando em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Comunicação, jornalismo impresso, o Povo. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: JORNALISMO. Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | Clea Jatahy Peixoto.
O perfil de um novo homem na publicidade brasileira.
Início: 2004.
Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Publicidade, semiótica, homem. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: JORNALISMO. Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | Cristina Yolanda Carneiro da Cunha.
Análise Semiótica do Filme Cidade dos Sonhos.
Início: 2005.
Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português. |
6. | Marina Parente Costa; Rafael Barreira Benevides.
Vende-se Análise.
Início: 2005.
Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português. |
7. | Diego Henrique Oliveira de Paiva.
Rodopios Semióticos: Análise semiótica da publicidade da cerveja Skol Beats.
Início: 2005.
Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português. |
8. | Bárbara Janiques de Carvalho; Thiago Arcoverde Chisholm.
A imagem como produtora de sentidos.
Início: 2005.
Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português. |
9. | Kallyl Pinheiro.
O Grito: uma análise semiótica.
Início: 2005.
Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Semiótica, publicidade, Pierce. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português. |
10. | Helana Gurgel Pinho; Juliana Lacerda de Moura.
As Metáforas da Primeiridade no Ensino Literário da Filosofia: uma análise semiótica.
Início: 2005.
Iniciação científica (Graduando em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Linguagem, literatura; Semiótica. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Orientações concluídas | Dados complementares |
Total | |
Produção bibliográfica | 17 |
Artigos publicados em periódicos | 4 |
Resumos | 4 |
Trabalhos em eventos | 8 |
Completos | 7 |
Resumos | 1 |
Livros e capítulos | 3 |
Livros publicados ou organizados | 2 |
Capítulos de livros publicados | 1 |
Demais tipos de produção bibliográfica | 2 |
Total | |
Produção técnica | 82 |
Trabalhos técnicos | 10 |
Demais tipos de produção técnica | 72 |
Total | |
Orientações concluídas | 12 |
Graduação | 9 |
Iniciação científica | 3 |
Total | |
Dados complementares | 89 |
Participação em bancas examinadoras | 23 |
Participação em bancas de comissões julgadoras | 22 |
Participação em eventos | 32 |
Orientações em andamento | 12 |
Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor. |
Última atualização do CV em 11/01/2022 - 09:09 |