Curriculum Vitae

Alexandre Alcantara Holanda

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeAlexandre Alcantara Holanda
Nome em citações bibliográficasHOLANDA, Alexandre Alcantara;Holanda, Alexandre Alcantara
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Diretoria do Centro de Ciências da Saúde.
Avenida Washington Soares, 1321
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34773676
URL da Homepage: http://www.unifor.br
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2006 - 2008 Mestrado em Saúde Coletiva.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: Prontuário Eletrônico do Paciente: Uso e Aceitação por Médicos da Atenção Primária, Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ana Maria Fontenelle Catrib.
Palavras-chave: Sistemas Computadorizados de Registros Médicos; Avaliação; Pesquisa Qualitativa; Atenção Primária à Saúde; Pesquisa Quantitativa.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
2001 - 2004 Especialização - Residência médica.
Baylor College Of Medicine, BCM, Estados Unidos. Residência médica em: Medicina de Família e Comunidade (Family and Community Medicine)
Número do registro: .
Bolsista do(a): Baylor College Of Medicine, BCM, Estados Unidos.
Palavras-chave: Medicina de Família e Comunidade.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
2013 Graduação em Filosofia.
1993 - 1998 Graduação em Medicina.
Voltar

Formação complementar
2017 - 2017Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2017. (Carga horária: 164h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016NAUTILUS - Programa de Gestão da Aprendizagem - Turma 2. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2016. (Carga horária: 96h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2016Big History: Connecting Knowledge. (Carga horária: 20h).
Macquarie University, MACQUARIE, Austrália.
2015 - 2015Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2015. (Carga horária: 44h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação - Medicina 2015. (Carga horária: 12h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015"A Study in Scarlet" by Doyle: BerkeleyX Book Club. (Carga horária: 12h).
University of California, Berkeley, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2015 - 2015MediaLIT: Overcoming Information Overload. (Carga horária: 20h).
Arizona State University, ASU, Estados Unidos.
2015 - 2015Introduction to Bioethics. (Carga horária: 20h).
Georgetown University, GEORGETOWN, Estados Unidos.
2015 - 2015Philosophy and the Sciences. (Carga horária: 20h).
University of Edinburgh, EDINBURGH, Escócia.
2015 - 2015Justice. (Carga horária: 50h).
Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.
2015 - 2015Ignorance!. (Carga horária: 20h).
Australian National University, ANU, Austrália.
2015 - 2015The Jungle by Sinclair: BerkeleyX Book Club. (Carga horária: 12h).
University of California, Berkeley, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2015 - 2015The Ethics of Eating. (Carga horária: 20h).
Cornell University, CORNELL, Estados Unidos.
2014 - 2014Revolutionary Ideas: An Introduction to Legal and Political Philosophy. (Carga horária: 30h).
University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.
2014 - 2014Moralities of Everyday Life. (Carga horária: 20h).
Yale University, YALE, Estados Unidos.
2014 - 2014Unethical Decision Making in Organizations. (Carga horária: 24h).
Université de Lausanne, UNIL, Suiça.
2014 - 2014Introduction to Philosophy. (Carga horária: 20h).
University of Edinburgh, EDINBURGH, Escócia.
2014 - 2014Moral Foundations of Politics. (Carga horária: 60h).
Yale University, YALE, Estados Unidos.
2013 - 2013Know Thyself. (Carga horária: 20h).
University of Virginia, VIRGINIA, Estados Unidos.
2013 - 2013Think Again: How to Reason and Argue. (Carga horária: 30h).
Duke University, DUKE, Estados Unidos.
2012 - 2012 Extensão universitária em Idealismo Alemão - Schiller. (Carga horária: 20h).
Faculdade Sete de Setembro, FA7, Brasil.
2012 - 2012Greek and Roman Mythology. (Carga horária: 40h).
University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.
2011 - 2011 Extensão universitária em Mulheres que pensam. (Carga horária: 42h).
Faculdade Sete de Setembro, FA7, Brasil.
2011 - 2011 Extensão universitária em Coragem para ser. (Carga horária: 44h).
Faculdade Sete de Setembro, FA7, Brasil.
2011 - 2011 Extensão universitária em Filósofos americanos da Sociedad dos Poetas Mortos. (Carga horária: 40h).
Faculdade Sete de Setembro, FA7, Brasil.
2011 - 2011Oficina Arte do Palhaço. (Carga horária: 12h).
Instituto Aquilae, AQUILAE, Brasil.
2010 - 2010 Extensão universitária em O inferno são os outros! O problema da Alteridade. (Carga horária: 40h).
Faculdade Sete de Setembro, FA7, Brasil.
2010 - 2010 Extensão universitária em Introdução aos 4 evangelhos. (Carga horária: 40h).
Faculdade Sete de Setembro, FA7, Brasil.
2009 - 2009Nietzsche e o Cristianismo. (Carga horária: 36h).
Faculdade Sete de Setembro, FA7, Brasil.
2009 - 2009Colóquios Pedagógicos. (Carga horária: 12h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2009 - 200920% a Distância, e agora?. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2007 - 2008Motivação no contexto do Ensino-Aprendizagem. (Carga horária: 60h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2006 - 2006 Extensão universitária em Fábrica de Dinâmicas de Grupos. (Carga horária: 8h).
Faculdade Integrada do Ceará, FIC, Brasil.
2006 - 2006Curso de Aperfeiçoamento em Educação Médica. (Carga horária: 120h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2005 - 2005Contabilidade na Prática. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
2005 - 2005Curso Virtual de Pesquisa Bibliográfica na BVS. (Carga horária: 30h).
Biblioteca Regional de Medicina, BIREME-OPAS, Brasil.
2005 - 2005II Curso de Atualização de Medicina de Fam e Comun. (Carga horária: 104h).
SOCIEDADE CEARENSE DE MEDICINA DE FAMILIA E COMUNI, SCEMFC, Brasil.
2004 - 2004Gerenciando a Pequena Empresa com Sucesso. (Carga horária: 21h).
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
1998 - 1998 Extensão universitária em Holandês para Estrangeiros. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1996 - 1996Fotografia. (Carga horária: 70h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1986 - 1990The Regular English Course. (Carga horária: 600h).
Instituto Brasil-Estados Unidos no Ceará, IBEU, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2006 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Vínculo institucional
2005 - 2006 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 20
Outras informaçõesMédico atuando em Saúde do Adulto no Núcleo de Atenção Médica Integral (NAMI)
Atividades
8/2006 - AtualEnsino, Medicina, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Ações Integradas em Saúde
Introdução ao Estudo da Medicina
Concepção e Formação do Ser Humano
Metabolismo
10/2005 - AtualDireção e administração, Diretoria do Centro de Ciências da Saúde, .
Cargo ou função
Coordenador de módulo do curso de Medicina.
4/2005 - 7/2006Serviços técnicos especializados , Reitoria, Conselho de Centro do CCS.
Serviço realizado
Médico - Atendimento Ambulatorial (Saúde do Adulto).
Revista Brasileira em Promoção da Saúde (UNIFOR).
Vínculo institucional
2005 - 2006 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Outras informaçõesParticipação como Membro do Comitê Ad Hoc
Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil.
Vínculo institucional
2005 - 2005 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40
Outras informaçõesMédico do Programa Saúde da Família (PSF) do Município de Fortaleza - Unidade Básica Vicentina Campos
Atividades
2/2005 - 3/2005Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Vicentina Campos.
Serviço realizado
Médico do Programa Saúde da Família (PSF) do Município de Fortaleza - Unidade Básica Vicentina Campos.
Prefeitura Municipal de Caucaia, PSF, Brasil.
Vínculo institucional
2004 - 2004 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40
Outras informaçõesMédico do Programa Saúde da Família (PSF) do Município de Caucaia - Unidade Básica Parque Albano
Atividades
9/2004 - 11/2004Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia, Parque Albano.
Serviço realizado
Médico do Programa Saúde da Família.

Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina de Família e Comunidade.
2. Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Voltar

Idiomas
Compreende Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Alemão (Pouco).
Fala Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Alemão (Pouco).
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Alemão (Pouco).
Escreve Inglês (Bem), Espanhol (Pouco), Alemão.
Voltar

Prêmios e títulos
2000Educational Commission for Foreign Medical Graduates, ECFMG.
2005Especialista em Medicina de Família e Comunidade, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.
2009DESTAQUE UNIFOR 2009 - Menção Honrosa, Universidade de Fortaleza.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1.

HOLANDA, Alexandre Alcantara;Holanda, Alexandre Alcantara; ALMEIDA, Magda; TAVARES, André Luis B.. CURRÍCULO MÉDICO COM INTERNATO COMPULSÓRIO EM APS: INFLUÊNCIA POSITIVA OU NEGATIVA?. In: 8° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2006, São Paulo, 2006.
Palavras-chave: Medicina de Família e Comunidade; Internato em Medicina; Currículo Médico.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
CURRÍCULO MÉDICO COM INTERNATO COMPULSÓRIO EM APS: INFLUÊNCIA POSITIVA OU NEGATIVA? Alexandre Alcântara Holanda, Magda Almeida, André Luis B. Tavares INTRODUÇÃO: A escolha da especialidade médica por parte de estudantes de medicina vem privilegiando opções não ligadas a Atenção Primária em Saúde (APS). Diversos fatores estão envolvidos nessa escolha como remuneração, prestígio, grande volume de conhecimentos dentre outros. Faltam estudos mais aprofundados desse tema com relação às escolas médicas brasileiras. O fato do Brasil precisar de médicos generalistas bem formados traz a tona a necessidade de sabermos mais a fundo o processo de decisão sobre a carreira médica e quais fatores contribuem ou não para que ela seja em APS, especialmente em MFC. OBJETIVO: Descrever características do I nternato em Saúde Coletiva (Atenção Primária) dos estudantes de medicina de quinto ano da Universidade Federal do Ceará e conhecer como essa experiência influenciou no conhecimento e na perspectiva de escolha da carreira médica em MFC. METODOLOGIA UTILIZADA: Aplicação após o estágio de questionário estruturado aos 80 alunos da primeira turma (2005.2) de internato da Universidade Federal do Ceará. 53 questionários foram respondidos (63,85%). Os temas avaliados foram: infra-estrutura; perfil de atividades; funcionalidade geral do estágio; especialidade Medicina de Famíla e Comunidade. PRINCIPAIS RESULTADOS: A média de alunos por médico foi e 5,3. Dos que responderam: 17,35% estagiaram com Médicos de Família e Comunidade (MFC). Dos que ficaram com Médicos MFC: 66,7% não fizeram puericultura; 66,7% não fizeram prevenção de CA ginecológico; nenhum fez pequenas cirurgias, 100% acompanharam VDs; 44,4% não fizeram nenhuma atividade de grupo. Para 45,3% dos alunos estes profissionais não se encontravam preparados para recebê-los, Dos 34% de alunos que já pensaram em fazer MFC, 55,5% consideram que sua experiência no estágio influenciou de forma negativa sua opnião sobre a especiali.
2.

HOLANDA, Alexandre Alcantara;Holanda, Alexandre Alcantara; LIMA NETO, Antonio Silva; SÁ, Henrique Luis Do Carmo e et al. A importância da inserção comunitária precoce dos alunos dos cursos de medicina. In: 1 Congresso Cearense de Medicina e Família e Comunidade, 2006, Fortaleza, 2006.
Palavras-chave: Educação Médica; Educação Superior; Medicina de Família e Comunidade.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://docs.google.com/View?docid=d57xgqf_8hshvhg
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO COMUNITÁRIA PRECOCE DOS ALUNOS DOS CURSOS DE MEDICINA As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (2001) do Conselho Nacional de Educação têm estimulado a criação de novos currículos orientados para as necessidades de saúde da população apoiados, em sua maioria, em metodologias inovadoras centradas no estudante. Em agosto de 2006, uma Universidade do Nordeste brasileiro iniciou seu curso de Medicina com essas características curriculares. A partir da proposição de três eixos norteadores (técnico-científico, profissional-humanístico e comunitário-assistencial), consolidou um programa de integração comunitária em módulos longitudinais denominados Ações Integradas em Saúde (AIS), caracterizado por inserção precoce, sob supervisão, de estudantes em ambiente comunitário e de serviços de saúde. Os módulos AIS são distribuídos ao longo de 8 semestres do currículo, constituindo cerca de 800h de atividades. O primeiro semestre do módulo AIS está em curso e para cada dupla de alunos tem dois focos primordiais: 1) A construção de uma Análise de Situação em Saúde de 20 famílias que vivem em uma comunidade menos favorecida economicamente; 2) A realização de um projeto de intervenção sobre um problema nosológico prevalente na área citada. Tais focos constituem competências do escopo da especialidade de Medicina de Família e Comunidade. O AIS do primeiro semestre pretende que o estudante inicie a compreensão de determinantes do processo saúde-doença e aprenda a planejar intervenções positivas sobre eles. Os alunos também iniciam o contato com consultas clínicas quando são orientados a: observar aspectos relacionados à relação profissional-paciente; e reconhecer de maneira empírica, as etapas de uma consulta. As atividades são descritas na forma de impressões utilizando um diário de campo. Uma avaliação consistente da estratégia se dará ao final do semestre em curso..
3. TARGINO, Thiago Sousa e Silva; CARVALHO, Sâmia Magalhães de; MENEZES, Renata Barbosa et al. ANÁLISE DE SITUAÇÃO EM SAÚDE DE MICRO-ÁREA DA COMUNIDADE DO DENDÊ (FORTALEZA-CE). In: 1 Congresso Cearense de Medicina e Família e Comunidade, 2006, Fortaleza, 2006.
Palavras-chave: Análise de Situação em Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://docs.google.com/View?docid=d57xgqf_7439wkm
Introdução: Análises de Situação em Saúde são ferramentas que subsidiam o planejamento de ações estratégicas em saúde. Uma análise pode abranger dimensões diversas: desde territórios assistidos por Equipes de Saúde da Família até regionais de municípios, estados e países. Objetivo: Realizar uma análise de situação em saúde de uma micro-área da comunidade do Dendê, Bairro Edson Queiroz, situada na Regional VI do município de Fortaleza (CE) e conhecer os principais problemas de saúde e seus possíveis determinantes ambientais e sócio-econômicos. Metodologia: Estudo quantitativo de caráter descritivo. Foram utilizados a observação direta do meio, a Ficha A do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e um questionário nosológico com 16 itens. Foram coletadas informações de 82 domicílios perfazendo um total de 375 indivíduos. Principais resultados: Todos os domicílios possuem energia elétrica, dispõem de coleta pública de lixo e são compostos de casas construídas com tijolos; 54% possuem 5 ou mais cômodos; 88% possuem fossas sépticas e são abastecidas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE). Um quarto das famílias sobrevivem com renda média abaixo de um salário mínimo e cerca da metade com renda entre um e dois salários. Cerca de 95% da população é alfabetizada sendo 38% sem o ensino fundamental completo. Parte das famílias (33%) utiliza filtro quando tratam a água de consumo; 62% não a tratam de nenhuma forma. Quanto às enfermidades mais prevalentes referidas, a parasitose intestinal, a hipertensão, a depressão, o alcoolismo e a diabetes mellitus foram as mais citadas. Outras doenças como a desnutrição infantil, também foram mencionadas. Conclusões / Considerações Finais: A análise de situação de saúde dessa micro-área da Comunidade do Dendê apresenta características de comunidades menos favorecidas economicamente. As enfermidades caracterizam a coexistência de doenças típicas da pobreza com as crônico-degenerativas (e.g.: parasitoses, diabetes)..
4. SOUSA, L. L. N. B.; ARAUJO, J. M. L.; SPANOS, C. R. et al. A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NA DISCIPLINA DE CLÍNICA INFANTIL.. In: XV - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2015, Fortaleza. XV - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2015.
Palavras-chave: Metodologias Ativas de Aprendizagem; Odontologia; Recursos Audiovisuais.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6105384]; ISSN/ISBN: 2175-5396.
5. GONDIM, D. M. F.; HOLANDA, Alexandre Alcantara; ALBUQUERQUE, S. H. C. et al. AVALIAÇÃO DA ESCUTA DISCENTE COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.. In: VII - ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, 2015, Fortaleza. VII - ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, 2015.
Palavras-chave: Avaliação curricular; Discentes; Transformação.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6137865]; ISSN/ISBN: 2179-4332.
6. SANTANA, G. S. M.; BRAID, L. M. C.; HOLANDA, Alexandre Alcantara et al. APRENDENDO A CRIAR OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.. In: VIII - ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES, 2016, Fortaleza. VIII - ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES, 2016.
Palavras-chave: Educação a Distância; Objetivos de Aprendizagem; Formação Docente; Oficina.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=7001402]; ISSN/ISBN: 2179-4332.
7. ALBUQUERQUE, S. H. C.; HOLANDA, Alexandre Alcantara; NUTO, S. A. S.. O ENSINO HÍBRIDO COMO MOTIVADOR DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE.. In: VIII - ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES, 2016, Fortaleza. VIII - ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES, 2016.
Palavras-chave: Formação Docente; Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6992244]; ISSN/ISBN: 2179-4332.
8. MEDEIROS, M. A. S.; NOBRE, R. A.; HOLANDA, Alexandre Alcantara et al. PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE SOBRE A INTEGRAÇÃO DAS METODOLOGIAS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E A PRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES.. In: VIII - ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES, 2016, Fortaleza. VIII - ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES, 2016.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem Colaborativa; Aprendizagem Baseada em Equipes.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6995946]; ISSN/ISBN: 2179-4332.
9. COSTA, M. M. L.; RODRIGUES, M. A. C.; SCHWERMANN, M. P. et al. AVALIAÇÃO DE UM NOVO MODELO DE PROVA DE HISTOLOGIA APLICADA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA. In: XVI - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2016, Fortaleza. XVI - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2016.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Histologia.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6943147]; ISSN/ISBN: 2175-5396.
10. ESMERALDO FILHO, F. L.; COSTA, M. M. L.; RODRIGUES, M. A. C. et al. UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA HISTOLOGIA DA PELE.. In: XVI - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2016, Fortaleza. XVI - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2016.
Palavras-chave: Educação a Distância; Histologia.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6943843]; ISSN/ISBN: 2175-5396.
11. HOLANDA, Alexandre Alcantara; CAMINHA, I.. PROVAS APLICADAS NO COMPUTADOR: TIRANDO ESSA IDEIA DO PAPEL.. In: IX - ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES, 2017, Fortaleza. IX - ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES, 2017.
Palavras-chave: Teste baseado em computador; Avaliação.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=7910150]; ISSN/ISBN: 2179-4332.

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1.

HOLANDA, Alexandre Alcantara;Holanda, Alexandre Alcantara. Silicose entre cavadores de pocós na Região da Ibiapaba, Estado do Ceará, Brasil: da detecção ao controle. Jornal de Pneumologia, Rio de Janeiro (RJ), v. 25, n. 1, p. 1-11, 1999.
Palavras-chave: silicose; epidemiologia; pneumopatias; ambiente de trabalho; local de trabalho.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: Jan-Fev; ISSN/ISBN: 01023586.
2. HOLANDA, Alexandre Alcantara;Holanda, Alexandre Alcantara; Carmo e Sá, Henrique Luis; Vieira, Anya Pimentel Gomes Fernandes et al. Use and Satisfaction with Electronic Health Record by Primary Care Physicians in a Health District in Brazil. Journal of Medical Systems, v. 1, p. 1-9, 2011. ; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 01485598.

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1. MENEZES, Renata Barbosa; RIBEIRO, Camilla Maria Vasconcelos Ribeiro; NASCIMENTO, Fabiana Vasconcelos do et al. APLICAÇÃO DO GENOGRAMA POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: genograma; Educação Médica.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza; Evento: 9° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade; Inst. promotora/financiadora: UNIFOR.
2. MONTEIRO, Romana Catarina Maia; ANDRADE, Nayanna Quezado de; VIEIRA, Nélia Nogueira et al. PRONTUÁRIO ELETRÔNICO: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS E INFLUÊNCIA NA ATENÇÃO À SAÚDE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Sistemas Computadorizados de Registros Médicos; Pesquisa Qualitativa.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Convenções; Cidade: Fortaleza; Evento: 9° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade; Inst. promotora/financiadora: UNIFOR.
3. CARVALHO, Sâmia Magalhães de; Natália Barbosa Scipião Rodrigues; MONT'ALVERNE, Carlos André et al. ANÁLISE DE SITUAÇÃO EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA DE INTERDISCIPLINARIDADE E INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Convenções; Cidade: Fortaleza; Evento: 9° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade; Inst. promotora/financiadora: UNIFOR.
4. PINHO, Stella Catunda; SÁ, Saulo Lacerda Borges de; HOLANDA, Alexandre Alcantara;Holanda, Alexandre Alcantara et al. Material Didático para auxílio da aprendizagem da semiologia médica: uma proposta para a facilitação do aprendizado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: VIII Encontro de Iniciação à Docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
5. HOLANDA, Alexandre Alcantara;Holanda, Alexandre Alcantara; BORBA, Paola Colares. Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem como apoio às atividades de um módulo do curso de Medicina. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Educação Superior; Educação a Distância.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: I Encontro de Práticas Docentes da Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
6

HOLANDA, Alexandre Alcantara;Holanda, Alexandre Alcantara. Módulo de Saúde do Adulto do Curso de especialização em Medicina de Família e Comunidade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Diabetes; Hipertensão Aterial Sistêmica; Dislipidemia; Obesidade; Tabagismo.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 16; Local: Faculdade de Medicina de Juazeiro; Cidade: Juazeiro do Norte (CE); Inst. promotora: Conselho Regional de Medicina do Ceará.
7HOLANDA, Alexandre Alcantara. Novas Mídias e Tecnologia na Educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: Educação a Distância; Educação Superior; Tecnologia.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
8HOLANDA, Alexandre Alcantara; ALBUQUERQUE, S. H. C.. Ética e Bioética. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: filosofia; Ética; Bioética.
Grande área: Outros.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
9HOLANDA, Alexandre Alcantara. Novas Mídias e Tecnologia na Educação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: Educação a Distância; Educação Superior; Tecnologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
10HOLANDA, Alexandre Alcantara; ALBUQUERQUE, S. H. C.. Ética e Bioética. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: Ética; Bioética.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
Curso híbrido. 16h a distância e 4h presenciais..
11

HOLANDA, Alexandre Alcantara;Holanda, Alexandre Alcantara; ROLIM, Dionne Bezerra; LIMA NETO, Antonio Silva et al. Manual do Aluno do módulo 25 - Ações Integradas em Saúde V. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).
Palavras-chave: Educação Médica; Atenção Primária à Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Objetivos de aprendizagem, roteiro de aulas e bibliografia.
12HOLANDA, Alexandre Alcantara;Holanda, Alexandre Alcantara. II Encontro de Práticas Docentes. 2010. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
Participação como organizador e avaliador de trabalhos. O evento ocorreu na Universidade de Fortaleza no dia 23 de outubro de 2010.

Produção artística/cultural
1HOLANDA, Alexandre Alcantara;Holanda, Alexandre Alcantara. Exposição Alma de Artista. 2008.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Local do evento: Universidade de Fortaleza; Cidade: Frtaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza
Exposição de 3 fotografias sobre a Estratégia Saúde da Família.

Orientações concluídas

Orientações de outra natureza
1. Andressa Rolim Freitas. Monitoria Voluntária da disciplina Ações Integradas em Saúde IV. 2008. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Alexandre Alcantara Holanda.
Palavras-chave: Educação Médica.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Luiza de Sousa Gomes Xavier. Monitoria Voluntária da disciplina Ações Integradas em Saúde IV. 2008. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Alexandre Alcantara Holanda.
Palavras-chave: Educação Médica.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Orientação das alunas monitoras Luiza de Sousa Gomes Xavier e Andressa Rolim Freitas durante o ano de 2008 relativo à disciplina Ações Integradas em Saúde IV (4o semestre) do curso de Medicina da UNIFOR.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas de comissões julgadorasParticipação em eventos

Participação em bancas de comissões julgadoras

Outras participações
1. HOLANDA, Alexandre Alcantara. Seleção Docente para o Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza. 2009. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. . 1994. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
2. Avaliação dos efeitos nefrotóxicos e determinação da dose letal do veneno de Crotalus durissus cascavella. 1995. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
3. . 1998. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
4. Organização da Assistência Médica na Atenção Básica. 2005. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
5. Consulta de Check-up. 2005. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
6. A importância da inserção comunitária precoce dos alunos dos cursos de Medicina. 2006. (Participações em eventos/Congresso).
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/.
7. . 2006. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
8. 8° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2006. (Participações em eventos/Congresso).
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/.
9. . 2006. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
10. Programação para gestão por resultados da Atenção Básica - PROGRAB. 2006. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
11. . 2008. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
12. PRONTUÁRIO ELETRÔNICO: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS E INFLUÊNCIA NA ATENÇÃO À SAÚDE. 2008. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.sbmfc.org.br/congresso2008/site/all.htm.
13. . 2009. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
14. Atenção Básica e NASF. 2009. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
15. Gerenciamento de Grupos Online. 2009. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/.
16. . 1993. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
17. . 1995. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
18. . 1996. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
19. Humanização e Tecnologia. 2005. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
20. . 2008. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.cimfweb.org/.
21. Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem como apoio às atividades de um módulo do curso de Medicina. 2009. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
22. Experiência da Medicina de Família nos Estados Unidos. 2004. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
23. Organização do Trabalho Médico na Atenção Primária. 2005. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
24. Debate sobre o filme SICKO de Michael Moore. 2008. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
25. . 2008. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
26. Cefaléias. 2009. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
27. . 2010. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
28. Julgamento Simulado. 2010. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica13

Artigos publicados em periódicos2
Completos2
Trabalhos em eventos11
Completos2
Resumos1

Total
Produção técnica12

Demais tipos de produção técnica12

Total
Produção artística/cultural1

Total
Orientações concluídas2

Orientações de outra natureza2


Total
Dados complementares29

Participação em bancas de comissões julgadoras1
Participação em eventos28
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 28/01/2019 - 16:26