Curriculum Vitae
Monique Andrade Campos
Dados pessoais | Formação acadêmica/Titulação | Formação complementar | Atuação profissional |
Idiomas | Produção científica, tecnológica e artística/cultural | Dados complementares | Indicadores de produção |
Nome | Monique Andrade Campos |
Nome em citações bibliográficas | CAMPOS, M. A. |
2011 - 2013 |
Mestrado
em Ciências do Comportamento.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil. Título: O efeito de instruções verdadeiras e falsas sobre o sunk cost., Ano de Obtenção: 2013. Orientador: Josele Regina de Oliveira Abreu-Rodrigues. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sunk cost; Controle Instrucional; História de Reforçamento. Grande área: Ciências Humanas. |
2005 - 2010 |
Graduação
em Psicologia.
Título: O estudo do comportamento verbal: Uma análise de artigos sobre comportamento verbal a partir das publicações da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva.. Orientador: Denise de Lima Oliveira Vilas Boas. |
2021 - 2022 | Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências.
(Carga horária: 160h).
Instituto de Psicologia Baseada em Evidências, INPBE, Brasil. |
2021 - 2021 | Atualização em Terapia de Aceitação e Compromisso.
(Carga horária: 96h).
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, HCFMUSP, Brasil. |
2021 - 2021 | Psicologia e Clínica Analítico-Comportamental Antirracista.
(Carga horária: 12h).
Instituto Interacta, II, Brasil. |
2020 - 2020 | Primeiros passos para o uso de Linguagem Simples.
(Carga horária: 8h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil. |
2020 - 2020 | Ciências Comportamentais Aplicadas.
(Carga horária: 30h).
InBehavior Lab, IBL, Brasil. |
2020 - 2020 | Formação em Terapia Comportamental Dialética.
(Carga horária: 180h).
Elo Psicologia e Desenvolvimento, ELO, Brasil. |
2019 - 2020 | Curso de formação em ACT e FAP.
(Carga horária: 220h).
Instituto Continuum, IC, Brasil. |
2019 - 2019 | Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação.
(Carga horária: 55h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | Content Teaching in English.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | Ativação Comportamental Aplicada à Depressão Maior No Contexto Clínico.
(Carga horária: 16h).
Núcleo Tríplice de Análise do Comportamento, NTAC, Brasil. |
2018 - 2018 | Consultório Digital.
(Carga horária: 60h).
Academia do Psicólogo, AP, Brasil. |
2017 - 2017 | Curso de aperfeiçoamento em terapia de casais.
(Carga horária: 40h).
Instituto Paulista de Sexualidade, InPaSex, Brasil. |
2017 - 2017 | História das ciências e a investigação da história em psicologia.
(Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2017 - 2017 | Metodologias e Práticas de Pesquisa em Psicologia.
(Carga horária: 15h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2017 - 2017 | Programa de desenvolvimento profissional em educação 2017.
(Carga horária: 56h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2016 - 2016 | Relações amorosas, conjugais e familiares.
(Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil. |
2016 - 2016 | Onde está o gênero no sexo? Biologia e cultura no estudo da sexualidade hum.
(Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil. |
2016 - 2016 | Programa de desenvolvimento profissional em educação 2016.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2015 - 2015 | Terapia Sexual na Clínica Comportamental.
(Carga horária: 20h).
Instituto de Psicologia Aplicada, INPA, Brasil. |
2015 - 2015 | Programa de desenvolvimento profissional em educação 2015.
(Carga horária: 53h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2014 - 2014 | A infância sob a perspectiv da Análise do Comporta.
(Carga horária: 30h).
Instituto de Prevenção à Desnutrição e a Excepcionalidade, IPREDE, Brasil. |
2010 - 2010 | Programas de Habilidades Sociais e análise do Comp.
(Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil. |
2010 - 2010 | ?Comportamento verbal e contingências comportament.
(Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil. |
2009 - 2009 | Criatividade e Análise do Comportamento.
(Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2008 - 2009 | Nível Intermediário Curso Regular de Lígua Frances.
(Carga horária: 140h).
fale Mais Centro de Idiomas e Cultura Estrangeira, FALE MAIS, Brasil. |
2008 - 2008 |
Extensão universitária em Formação em Análise do Comportamento.
(Carga horária: 224h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2008 - 2008 | Contingências, metacontingências e macroconting.
(Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2008 - 2008 | Aquisição da lInguagem: teorias e dados.
(Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2007 - 2008 | Nível Básico Curso Regular de Língua Francesa.
(Carga horária: 140h).
fale Mais Centro de Idiomas e Cultura Estrangeira, FALE MAIS, Brasil. |
2007 - 2007 |
Extensão universitária em Projeto Jovem Voluntário.
(Carga horária: 80h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2007 - 2007 | Equivalência de estímulos e comportamento simbólic.
(Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2007 - 2007 | Análise do Comportamento e Cultura.
(Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2007 - 2007 | Introdução a Neuropsicologia.
(Carga horária: 20h).
Neuropsy - Consultório de Avaliação e reabilitação neuropsicológica, NEUROPSY, Brasil. |
2007 - 2007 | Tanatologia.
(Carga horária: 3h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2005 - 2005 | Toxicomania.
(Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2000 - 2002 | Upper Semesters.
(Carga horária: 400h).
Curso de Líguas Christus, CLC, Brasil. |
1998 - 1999 | Lower Semesters.
(Carga horária: 320h).
Curso de Líguas Christus, CLC, Brasil. |
1996 - 1997 | Basics Semesters.
(Carga horária: 320h).
Curso de Líguas Christus, CLC, Brasil. |
REVISTA PERSPECTIVAS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. |
Vínculo institucional | ||
2018 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2015 - Atual | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30 |
Vínculo institucional | ||
2008 - 2008 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora institucional da disciplina AEC, Carga horária: 12 |
Atividades |
07/2015 - Atual | Ensino, Psicologia, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Prática Integrativa I Prática Integrativa II Psicopatologia Comportamental Teorias e Técnicas Psicoterápicas III: Análise do Comportamento Teorias e Técnicas de Intervenção Grupal |
02/2015 - 06/2015 | Ensino, Psicologia, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Prática Integrativa I Prática Integrativa II Pr´taica Integrativa V Teorias Psicológicas I: Behaviorismo Teorias e Técnicas Psicoterápicas III: Análise do Comportamento Teorias e Técnicas de Intervenção Grupal |
Faculdade de Tecnologia Intensiva, FATECI, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2014 - 2015 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12 |
Atividades |
01/2014 - Atual | Ensino, Psicologia, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Processos Psicológicos Básicos Teoria Comportamental Análise Experimental do Comportamento Clínica Comportamental |
01/2014 - Atual | Estágios , Faculdade de Tecnologia Intensiva - Parnaíba, Faculdade de Tecnologia Intensiva - CE. | |
Estágio realizado Estágio profissionalizante em clínica Analítico-comportamental. |
Faculdade Católica Rainha do Sertão, FCRS, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2015 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20 |
Atividades |
08/2013 - Atual | Ensino, Psicologia, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Análise Experimental do Comportamento Teorias e Sistemas Comportamentalistas Teorias e Técnicas Psicoterápicas Neurociências e Psicologia Psicologia Aplicada |
Hospital Infantil Albert Sabin, HIAS, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2009 - 2009 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12 |
Compreende | Inglês (Bem), Francês (Pouco). |
Fala | Inglês (Bem), Francês (Pouco). |
Lê | Inglês (Bem), Francês (Pouco). |
Escreve | Inglês (Bem), Francês (Pouco). |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Orientações concluídas |
Produção bibliográfica |
Trabalhos completos/resumidos em eventos |
1. | ALMEIDA, A. P. L.; CAMPOS, M. A.. Avaliação processual e seu melhor aproveitamento com o uso do laboratório de informática na disciplina de Pratica Integrativa I..
In: XV Encontro de Iniciação à Docência,
2015,
Fortaleza.
Avaliação processual e seu melhor aproveitamento com o uso do laboratório de informática na disciplina de Pratica Integrativa I.,
2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6110017] |
2. | VIEIRA, P. P. M.; CAMPOS, M. A.. Ensino-aprendizagem do conceito de contingências: uso de texto com linguagem regional para facilitação de compreensão..
In: XV Encontro de Iniciação à Docência,
2015,
Fortaleza.
Ensino-aprendizagem do conceito de contingências: uso de texto com linguagem regional para facilitação de compreensão.,
2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6095524] |
3. | ASSUNCAO, K. S.; CAMPOS, M. A.. Processos de ensinagem a partir de uma visão bibliográfica.
In: XV Encontro de Iniciação à Docência,
2015,
Fortaleza.
Processos de ensinagem a partir de uma visão bibliográfica,
2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6103931] |
4. | RAMOS, C. M. O.; HATEAU, N. M. M. T.; CAMPOS, M. A.. DINHEIRO SINÔNIMO DE LIBERDADE: UM ESTUDO DE CASO PELA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO..
In: XV Encontro de Iniciação à Docência,
2015,
Fortaleza.
DINHEIRO SINÔNIMO DE LIBERDADE: UM ESTUDO DE CASO PELA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.,
2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6107498] |
5. | SANTOS, I. F.; CAMPOS, M. A.. A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA..
In: XVI Encontro de Iniciação à Docência,
2016,
Fortaleza.
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA.,
2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6983770] |
6. | SANTOS, I. F.; CAMPOS, M. A.. A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA..
In: XVI Encontro de Iniciação à Docência,
2016,
Fortaleza.
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA.,
2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6983770] |
7. | COSCONETTO, C. L.; CAMPOS, M. A.. Educação em Análise do Comportamento e o conceito de Learn Unit.
In: XVI Encontro de Iniciação à Docência,
2016,
Fortaleza.
Educação em Análise do Comportamento e o conceito de Learn Unit,
2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://file:///C:/Users/User/Downloads/Educacao%20em%20Analise%20do%20Comportamento%20e%20o%20conceito%20de%20Learn%20U.pdf] |
8. | MADEIRA, A. J. F.; CAMPOS, M. A.. O uso do aplicativo de Whatzapp em apoio ao monitor e discente em sala de aula.
In: XVII Encontro de Iniciação à Docência,
2017,
Fortaleza.
O USO DO APLICATIVO DE WHATZAPP EM APOIO AO MONITOR E DISCENTE EM SALA DE AULA,
2017.
Palavras-chave: Monitor; Ferramenta; Apoio Docente. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=7886329] |
9. | GARCIA, J. A. P.; CAMPOS, M. A.. O WHATSAPP A FAVOR DA PRÁTICA DE MONITORIA? SUPORTES INSTRUMENTAIS PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS EFICIENTE.
In: XVII Encontro de Iniciação à Docência,
2017,
Fortaleza.
O WHATSAPP A FAVOR DA PRÁTICA DE MONITORIA? SUPORTES INSTRUMENTAIS PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS EFICIENTE,
2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=7914828] |
10. | SOUSA, C. N. A.; GARCIA, J. A. P.; LOBO, D. F. V. et al. GED: QUAIS AS VARIÁVEIS MOTIVACIONAIS QUE INFLUENCIAM OS ALUNOS A PARTICIPAREM?.
In: XVII Encontro de Iniciação à Docência,
2017,
Fortaleza.
GED: QUAIS AS VARIÁVEIS MOTIVACIONAIS QUE INFLUENCIAM OS ALUNOS A PARTICIPAREM?,
2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=7914780] |
11. | Carvalho, R. O.; CAMPOS, M. A.. O MONITOR E A VALORIZAÇÃO DA COLETIVIDADE PARA A EFICÁCIA DOS MÉTODOS PEDAGÓGICOS.
In: XVIII - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,
2018,
Fortaleza.
XVIII Encontro de Iniciação à Docência,
2018.
Palavras-chave: Monitoria; Aprendizagem; Esperiência. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=8818227] |
12. | Santos, P. I.; CAMPOS, M. A.. NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E JOGOS DIDÁTICOS.
In: XVIII - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,
2018,
Fortaleza.
XVIII Encontro de Iniciação à Docência,
2018.
Palavras-chave: Monitoria; Jogos Didáticos; Metodologia de ensino. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=8775390] |
13. | Veras, C. I.; CAMPOS, M. A.. Impressões sobre o treino da escrita de artigos desde o início da graduação.
In: XVIII - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,
2018,
Fortaleza.
XVIII Encontro de Iniciação à Docência,
2018.
Palavras-chave: Trabalho Científico; Metodologia; Escrita. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=8833155] |
14. | Pessoa, Y. L. R. P.; CAMPOS, M. A.; Cavalcante, L. S.. Flashcards digitais: a importância de metodologias digitais como auxilio para a aprendizagem.
In: XVIII - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,
2018,
Fortaleza.
XVIII Encontro de Iniciação à Docência,
2018.
Palavras-chave: Flashcards digitais; Máquinas de Ensino; Metodologia de ensino. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=8816978] |
15. | Loureiro, P. C. T.; Medeiros, D. R.; Félix, L. S. O. et al. A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE CASO PARA A PRÁTICA DA ANÁLISE FUNCIONAL.
In: XIX Encontro de Iniciação à Docência,
2019,
Fortaleza.
XIX - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,
2019.
Palavras-chave: Metodologia Ativa; Análise Funcional; Estudo de caso; Análise do Comportamento. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=9686444] |
16. | Amarante, D. F.; CAMPOS, M. A.. CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA A CONCEPÇÃO SOBRE SOFRIMENTO PSÍQUICO EM ALUNOS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS V.
In: XIX Encontro de Iniciação à Docência,
2019,
Fortaleza.
XIX - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,
2019.
Palavras-chave: Sofrimento Psíquico; Aprendizagem; Mediação. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=9670508] |
17. | JACINTO JUNIOR, F.; GABLER, F.; Pessoa, Y. L. R. P. et al. Tratamento de fobias com o uso de tecnologia e dessensibilização sistemática: uma revisão de literatura..
In: XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa,
2019,
Fortaleza.
XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa,
2019.
Palavras-chave: Fobia; Ansiedade; Dessensibilização sistemática; Realidade Aumentada; Realidade Virtual. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://www.unifor.br/documents/392172/774970/Encontro-Iniciacao-Pesquisa-2019-Programacao-CV.pdf/07b6aa79-ca74-e6d2-fdd8-e30f5d0de51a] |
18. | Rodrigues, T. M.; CAMPOS, M. A.. Uma relato de experiência sobre as dificuldades encontradas no modelo de ensino online em tempos de pandemia.
In: XX Encontro de Iniciação à Docência,
2020,
Fortaleza.
XX Encontro de Iniciação à Docência,
2020.
Palavras-chave: Relato de Experiência; Ensino à Distância; COVID-19; Análise do Comportamento. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=10719823] |
19. | Paiva, T. C. S.; CAMPOS, M. A.. RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA LINGUAGEM ACESSÍVEL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PSICOPATOLOGIA COMPORTAMENTAL.
In: XX Encontro de Iniciação à Docência,
2020,
Fortaleza.
XX Encontro de Iniciação à Docência,
2020.
Palavras-chave: Linguagem; Psicopatologia; Ensino- Aprendizagem. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=10706130] |
20. | Castro, M. M. X.; CAMPOS, M. A.. A PRÁTICA DO PACIENTE SIMULADO NA MONITORIA EM SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
In: XX Encontro de Iniciação à Docência,
2020,
Fortaleza.
XX Encontro de Iniciação à Docência,
2020.
Palavras-chave: Monitoria; Saúde Mental; Paciente Simulado; Entrevista Clínica. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=10713590] |
21. | Gomes, B. V. L.; Araújo, L. B.; CAMPOS, M. A.. A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO CONTEXTO DA COVID-19: COMPREENSÕES À LUZ DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.
In: XX Encontro de Iniciação à Docência,
2020,
Fortaleza.
XX Encontro de Iniciação à Docência,
2020.
Palavras-chave: COVID-19; Ensino à Distância; Análise do Comportamento. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=10714408] |
Artigos completos/resumidos publicados em periódicos |
1. | JACINTO JUNIOR, F.; GABLER, F.; BRASILEIRO, F. N. V. et al. A influência do automonitoramento na escrita literária: uma possibilidade tecnológica.
ACTA COMPORTAMENTALIA,
v. 30,
p. 601-618,
2022.
Palavras-chave: Automonitoramento; Escrita Literária; Comportamento Verbal; Análise do Comportamento; Tecnologia. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/issue/view/6102]; Série: 4; ISSN/ISBN: 01888145. |
Produção técnica |
Demais tipos de produção técnica |
1. |
LOBO, D. F. V.; CAMPOS, M. A.; RAUPP, J. J. G.. Análise do comportamento e cinema: generalizando os comportamentos aprendidos em sala de aula.
2008.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Avaliação Funcional; Análise de filme; Metodologia de ensino. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Evento: VIII Encontro de iniciação à docência; Inst. promotora/financiadora: UNIFOR. |
2. |
BEZERRA, G. C. F.; PINTO, H. A.; MAIA, J. P. et al. A manifestação da resiliência em grupos de apoio psicológico em oncologia pediátrica.
2009.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Resiliência; Grupo de apoio psicológico; Oncologia Pediátrica. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: SPA - UNIFOR; Cidade: Fortaleza CE; Evento: Projeto Formação Continuada; Inst. promotora/financiadora: Serviço de Psicologia Aplicada - UNIFOR. |
3. |
CAMPOS, M. A.; VILAS BOAS, D. L. O.. O estudo do comportamento verbal: uma análise de artigos sobre comportamento verbal a partir das publicações da Revsta Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva..
2010.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Comportamento Verbal; Produção Científica. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas. Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Campos do Jordão; Evento: XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Medicina e Psicologia Comportamental. |
4. |
CAMPOS, M. A.; VILAS BOAS, D. L. O.. Estudo de caso sobre TOC: olhando para além do diagnóstico.
2010.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Terapia analítico-comportamental; Transtorno obsessivo-compulsivo; Estudo de caso. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Analítico - comportamental. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: SPA - UNIFOR; Cidade: Fortaleza CE; Evento: Projeto de Formação Continuada; Inst. promotora/financiadora: Serviço de Psicologia Aplicada - UNIFOR. |
5. |
CAMPOS, M. A.; ABREU-RODRIGUES, J.. Sunk cost: Variáveis que influenciam na tomada de decisão..
2012.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Economia Comportamental; Sunk cost; Escolha. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Expo UNIMED; Cidade: Curitiba - PR; Evento: Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. |
6. | CAMPOS, M. A.. A pesquisa científica na Análise do Comportamento: Tipos, delineamentos e análises.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XVII Encontro Cearense de Análise do Comportamento; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
7. | CAMPOS, M. A.; ABREU-RODRIGUES, J.. The role of false and true instructios upon the sunk cost effect.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Sunk cost; instructional control; reinforcement history. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico. Referências adicionais: Brasil/Inglês; Local: Hotel Fiesta Americana; Cidade: Mérida - México; Evento: 7th Conference of Association for Behavior Analysis International; Inst. promotora/financiadora: Association for Behavior Analysis International. |
8. | CAMPOS, M. A.. A atuação da Análise do Comportamento com transtornos mentais.
2015.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Análise do Comportamento; Psicopatologia; Transtornos mentais. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Estratégias de ações integradas em saúde; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
9. | ARAGAO, Y. M.; VITORINO, G. T.; CAMPOS, M. A.. A IDENTIFICAÇÃO DE PRATICAS CULTURAIS, DE GÊNERO E DAS ONDAS DO FEMINISMO NAS PRINCESAS DA DISNEY.
2019.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Práticas Culturais; Feminismo; Princesas. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Convenções de Goiânia; Cidade: Goiânia; Evento: XXVIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. |
10. | CAMPOS, M. A.. Simpósio de Psicologia Hospitalar Estácio.
2019.
(Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Palavras-chave: Psicologia Hospitalar; Análise do Comportamento. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Francês; Local: Estácio-Via Corpvus; Cidade: Fortaleza; Evento: Simpósio de Psicologia Hospitalar Estácio; Inst. promotora/financiadora: Estácio. |
11. | BRASILEIRO, F. N. V.; CAMPOS, M. A.; MELO, J. E. et al. Tecnologia e Análise do Comportamento.
2019.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Tecnologia; Análise do Comportamento. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Convenções de Goiânia; Cidade: Goiânia; Evento: XXVIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. |
12. | LIMA, A.; BRASILEIRO, F. N. V.; JACINTO JUNIOR, F. et al. O tratamento de fobias com o uso de tecnologias e dessensibilização sistemática: uma revisão de literatura..
2019.
(Apresentação de Trabalho/Seminário).
Palavras-chave: Tecnologia; Tratamento; Fobia; Dessensibilização sistemática. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Encontros Científicos Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
13. | ARAGAO, Y. M.; CAMPOS, M. A.. SAUDÁVEL ATÉ QUE PONTO? UM ESTUDO SOBRE RELACIONAMENTO ABUSIVO NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.
2020.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Relacionamento Abusivo; Análise do Comportamento. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Parnaíba; Evento: I Encontro Norte e Nordeste de Análise do Comportamento; Inst. promotora/financiadora: Grupo de Estudos de Análise do Comportamento da UFPI. |
Orientações concluídas |
Graduação |
1. | José Kleidir de Castro Feitosa.
POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO NO CAPS-AD.
2014.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Psicologia)
-
Faculdade de Tecnologia Intensiva.
Orientador: Monique Andrade Campos.
Palavras-chave: Análise do Comportamento; Acompanhamento Terapêutico; Reforma Psiquiátrica. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica / Especialidade: Intervenção Terapêutica. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Iniciação científica |
1. | Asheley Chiara Costa Arruda.
ENTRE O LABORATÓRIO E AS TECNOLOGIAS SOCIAIS: A APLICAÇÃO DA INSTRUÇÃO PROGRAMADA NA VERIFICAÇÃO DE CONCEITOS EM ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO.
2013.
Iniciação Científica.
(Graduando em Psicologia)
-
FFaculdade Católica Rainha do Sertão.
Orientador: Monique Andrade Campos.
Palavras-chave: Aprendizagem; Metodologia; Instrução programada; Análise do Comportamento. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Participação em bancas examinadoras | Participação em eventos | Orientações em andamento |
Participação em bancas examinadoras |
Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação |
1. | SOARES, Juliana Reis; SOUSA, Alex da SIlva et al.
Participação em banca de
Juliana Reis Soares.
A utilização do baralho dos pensamentos com recurso lúdico na clínica cognitiva comportamental.
2015.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Faculdade de Tecnologia Intensiva.
Palavras-chave: Terapia Cognitivo Comportametnal infantil; Baralho dos Pensamentos; Ludoterapia. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | LIMA, Amanda Barroso de; DOURADO, Larissa Façanha de Mattos et al.
Participação em banca de
Francisca Daiane Rodrigues Pinho.
Clínica analítico-comportamental e desenvolvimento de habilidades sociais: desafios da prática em uma clínica-escola a partir de um estudo de caso.
2015.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | LIMA, Amanda Barroso de; DOURADO, Larissa Façanha de Mattos et al.
Participação em banca de
Larissa Pereira Monte.
As contribuições da clínica analítico-comportamental para o enfrentamento do medo: um relato de experiência em uma clínica-escola.
2015.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | FARIAS, Ângela Freitas Secundo; RODRIGUES, Érika Caroline Cisne et al.
Participação em banca de
Ângela Freitas Secundo Farias; Érika Caroline Cisne Rodrigu.
Estratégias de enfrentamento para prevenção de recaída em clínicas terapêuticas..
2017.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Abuso de substâncias.; Estratégias de enfrentamento; Análise do Comportamento. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | BOAS, Denise Lima de Oliveira Vilas; LIMA, Maira Gondim de Oliveira et al.
Participação em banca de
Carlo Lima Cesconetto; Krisia de Sousa Assunçao.
Uma Análise da produção de verdade a partir de um continuum médico-jurídico na constituição dos anormais.
2017.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
6. | BOAS, Denise Lima de Oliveira Vilas; VITORINO, Grace Troccoli et al.
Participação em banca de
Jarbas Ângelo Peroba Garcia.
Feita para Sangrar? ?Travestilidade? a Luz do modelo de Seleção por Consequências..
2017.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em eventos |
1. | .
2009.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
2. | The role of false and true instructionsupon the sunk cost effect.
2013.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: México/. |
3. | .
2014.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
4. | .
2016.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
5. | As contribuições das neurociências e da psicofarmacologia no transtorno afetivo bipolar:um relato de caso.
2016.
(Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/. |
6. | As contribuições das neurociências e da psicofarmacologia no transtorno afetivo bipolar: um estudo de caso..
2016.
(Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/. |
7. | .
2005.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
8. | .
2005.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
9. | .
2007.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
10. | .
2007.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
11. | .
2008.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
12. | .
2009.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
13. | .
2009.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
14. | O estudo do comportamento verbal: uma análise de artigos sobre comportamento verbal a partir das publicações da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva.
2010.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
15. | Sunk Cost: Variáveis que influenciam na tomada de decisão.
2012.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
16. | Comportamento psicótico: O que Skinner tem a dizer?.
2016.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
17. | .
2016.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
18. | O papel de instruções veradeiras e falsas sobre o efeito Sunk Cost.
2017.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
19. | Psicoeducação e atenção à família.
2017.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
20. | .
2017.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
21. | Atuação da Análise do Comportamento com Transtornos Mentais.
2015.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
Orientações em andamento |
Graduação |
1. | Herleny Moreira Rios.
?O QUE SERÁ QUE ME DÁ, QUE ME QUEIMA POR DENTRO...? UMA COMPREENSÃO ANALÍTICO - COMPORTAMENTAL DO CIÚME NOS RELACIONAMENTOS CONJUGAIS.
Início: 2014.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Faculdade Católica Rainha do Sertão.
(Orientador).
Palavras-chave: Análise do Comportamento; Cuíme; Psicopatologia. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Orientações concluídas | Dados complementares |
Total | |
Produção bibliográfica | 22 |
Artigos publicados em periódicos | 1 |
Completos | 1 |
Trabalhos em eventos | 21 |
Completos | 21 |
Total | |
Produção técnica | 13 |
Demais tipos de produção técnica | 13 |
Total | |
Orientações concluídas | 2 |
Graduação | 1 |
Iniciação científica | 1 |
Total | |
Dados complementares | 28 |
Participação em bancas examinadoras | 6 |
Participação em eventos | 21 |
Orientações em andamento | 1 |
Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor. |
Última atualização do CV em 04/01/2023 - 10:34 |