Curriculum Vitae

Ricardo André Santana Bessa

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeRicardo André Santana Bessa
Nome em citações bibliográficasBESSA, R. A. S.
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza.
Rua Rocha Lima 1295
Aldeota
60135285 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 5997061760
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Formação acadêmica/Titulação
2020 Doutorado em Artes Cênicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: DA CHITA AOS CRISTAIS-OS TRAJES DE QUADRILHAS, Orientador: FAUSTO ROBERTO POÇO VIANA.
Palavras-chave: TRAJES DE CENA; FIGURINOS; QUADIILHAS JUNINAS; CULTURA IMATERIAL.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
2008 - 2010 Mestrado em Moda, Cultura e Arte.
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Título: Desfile Show: A moda é um teatro, Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Ernesto Giovanni Boccara.
Palavras-chave: MODA; TEATRO; MODA BRASILEIRA; Espetáculo.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: MODA.
Setores de atividade: Educação.
2018 - 2019 Especialização em Especialização em Escrita Literária. (Carga Horária: 366h).
Centro Universitário Farias Brito, FB UNI, Brasil.
Título: PERIQUITÁ. Ano de finalização: 2019.
Orientador: José Cupertino de Freitas Júnior.
1995 - 1999 Graduação em BACHARELADO EM ESTILISMO E MODA.
Título: A MODA E O CINEMA.
Orientador: HELENA SELMA AZEVEDO.
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Formação complementar
2018 - 2018Capacitação para a Elaboração de Itens do Banco Nacional de Itens. (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2016 - 2016 Extensão universitária em CONTENT TEACHING IN ENGLISH. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013Costumes Design. (Carga horária: 90h).
Arts University College Bournemouth, AUCB, Grã-Bretanha.
2003 - 2003OFICINA PINOCCHIO, GEPETTO E O NARIZ. (Carga horária: 15h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2002 - 2002TEATRO DE RUA COMO INTERFERÊNCIA NA SILHUETA URBAN.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
1997 - 1999 Extensão universitária em DRAMATURGIA. (Carga horária: 600h).
INSTITUTO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA, IDMAC, Brasil.
1998 - 1998XXII OFICINA DA ESCUELA INTERNACIONAL DE TEATRO. (Carga horária: 54h).
INSTITUTO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA, IDMAC, Brasil.
1998 - 1998PROCESSOS DE MODA E OFICINA DE MODELAGEM.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1997 - 1997PROCESSOS CRIATIVOS E ESTRATÉGIAS DO PRODUTO. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1997 - 1997CRIATIVIDADE X EXPOSIÇÃO DE MODA. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1996 - 1996INICIAÇÃO CINEMATOGRÁFICA.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1996 - 1996FIGURINO. (Carga horária: 120h).
INSTITUTO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA, IDMAC, Brasil.
1995 - 1995 Extensão universitária em CINEMA. (Carga horária: 360h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1995 - 1995WORKSHOP PARA ATORES E DIRETORES. (Carga horária: 20h).
FUNDAÇÃO ESPAÇO CULTURAL DA PARAÍBA, FUNESC, Brasil.
1995 - 1995CENOGRAFIA. (Carga horária: 20h).
TEATRO JOSÉ DE ALENCAR, TJA, Brasil.
1994 - 1995 Extensão universitária em MODA, CULTURA E COMUNICAÇÃO. (Carga horária: 160h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1994 - 1994 Extensão universitária em ARTE CÊNICA. (Carga horária: 154h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1994 - 1994TEATRO. (Carga horária: 20h).
TEATRO JOSÉ DE ALENCAR, TJA, Brasil.
1993 - 1993OFICINA DE ILUMINAÇÃO. (Carga horária: 16h).
SOCIEDADE AMIGOS DO TEATRO JOSÉ DE ALENCAR, SATJA, Brasil.
1992 - 1992 Extensão universitária em TEATRO. (Carga horária: 106h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1992 - 1992OFICINA A VIDA É SONHO. (Carga horária: 20h).
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES, ECOA, Brasil.
1992 - 1992OFICINA UZYNA UZONA.
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES, ECOA, Brasil.
1991 - 1991FORMAÇÃO DE TÉCNICOS PARA CINEMA E TELEVISÃO. (Carga horária: 30h).
FUNDAÇÃO DEMÓCRITO ROCHA, FDR, Brasil.
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Atuação profissional
SECRETARIA DE CULTURA DE FORTALEZA, SECULTFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2016 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
FUNDO DE APOIO A CULTURA, FAC, Brasil.
Vínculo institucional
2015 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Outras informaçõesPareceristas técnico para emissão de análise em processos de concessão de apoio financeiro do Fundo de Apoio à Cultura e de incentivo da Lei de Incentivo a Cultura,
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2015 - Atual Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 17
Outras informaçõesEixos Temáticos: História da Moda; Modelagem Plana Masculina; Atelier da Confecção I; Atelier da Confecção II;
Vínculo institucional
1999 - 2000 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE TEATRO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesCoordenação de projeto de Extensão em Teatro
Atividades
03/1999 - 11/2000Extensão universitária .
Atividade de extensão realizada
COORDENADOR DE TEATRO.
Centro Universitário Farias Brito, FB UNI, Brasil.
Vínculo institucional
2015 - 2020 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 20
Outras informaçõesEixos Temáticos: Estética e História da Arte; Desenho de Observação;Ergonomia; Semiótica e Poéticas Visuais; Técnicas aplicadas ao desenho de moda; Laboratório de desenvolvimento de produto e inovação;Design de Superfície e Estamparia; Comunicação Visual.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - 2016 Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 18
Outras informaçõesEixos temáticos:Moda e Consumo; Pesquisa e Moda, Visual Merchandising; Moda, Cultura e Comportamento.Orientação de Estudantes.
Secretaria de Cultura do Distrito Federal, SECULT-DF, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - 2015 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Parecerista, Carga horária: 10
Outras informaçõesAnalista de projetos culturais
Escola Porto Iracema de Artes, ESPIA, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - 2014 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 12
Outras informaçõesProfessor de Figurinos
Devry Brasil, DEVRY BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2014 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 4
FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ, FCC, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2013 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 26
Outras informaçõesProfessor de Modelagem Tridimensional, História da Indumentária e da Moda, Ténicas de Montagem, Tecnicas de Montagem Industrial e Fibras e Fios.
Faculdade Estácio do Ceará-FIC, FIC-ESTÁCIO, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2012 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 12
Outras informaçõesProfessor de Pesquisa de Moda, Projeto Integrado em Desenvolvimento de Coleções.
FACULDADE PAULISTA DE ARTES, FPA, Brasil.
Vínculo institucional
2008 - 2010 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22
Outras informaçõesProfessor de História da Indumentária, História da Arte, Teorias da Moda, História do Vestuário, História da Moda Brasileira, Modelagem, Caracterização- Figurinos e Maquiagem, Modelagem Tridimensiona, Oficina de Costural e Montagem.
FACULDADE MARISTA FORTALEZA, FMF, Brasil.
Vínculo institucional
2005 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10
Outras informaçõesProfessor do eixo temático HISTÓRIA DA INDUMENTÁRIA
Atividades
08/2005 - 12/2007Ensino, DESIGN EM MODA, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DA INDUMENTÁRIA
LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO
TEATRO
CENTRO FEDERAL DE ENSNO TECNOLÓGICO, CEFET, Brasil.
Vínculo institucional
2005 - 2008 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PRESTADOR DE SERVIÇO, Carga horária: 4
Outras informaçõesProfessor da disciplina de Caracterização-Figurinos e Maquiagem.
Atividades
03/2005 - 02/2008Ensino, ARTES CENICAS, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
CARACTERIZAÇÃO:FIGURINOS E MAQUIAGEM
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2007 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
04/2007 - 01/2008Ensino, Nível: Outro.
Disciplinas ministradas
Desenho de Moda
Modelagem
Planejamento de Coleções
Tendencias de Moda
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Vínculo institucional
2004 - 2004 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8
Outras informaçõesPROFESSOR DE DESENHOIII E DESENHO IV
Atividades
08/2004 - 12/2005Ensino, DESIGN DE MODA, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
DESENHO DE MODA
SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO, SESC, Brasil.
Vínculo institucional
2002 - 2004 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TÉCNICO DE ATIVIDADE PLENO, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
02/2002 - 04/2004Serviços técnicos especializados .
Serviço realizado
TÉCNICO DE ATIVIDADE PLENO.

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Projetos de Pesquisa
2015 - AtualFigurarte
Descrição: O projeto de extensão e cultura FIGURARTE constitui-se como acervo de figurino que visa o diálogo com as mais diferentes formas de comunicações estéticas. No âmbito da pesquisa, estudamos desde as formas estruturais de um vestuário, a história da indumentária, a cor, a tecnologia têxtil, a semiótica, a estamparia, a ergonomia até as teorias que promovam discussões acerca do corpo que se expressa. O Projeto procura suprir as demandas de acervo, principalmente para os cursos que compõem o Instituto de Cultura e Arte ? ICA da Universidade Federal do Ceará ? UFC, mas também estabelece diálogos e parcerias com a cidade e os seus espetáculos, através da cessão de peças, mas também da participação de estudantes na criação dos figurinos. Coordenado atualmente por dois bolsistas, eles são responsáveis pela organização do espaço, o empréstimo, a pesquisa teórica e a apresentação de relatórios acerca de construções de projetos de trajes de cena que possam vir a serem solicitados aos alunos integrantes do acervo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) .
Integrantes: Ricardo André Santana Bessa - Coordenador / Celina de Souza Carvalho - Integrante.
.
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Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: MODA / Especialidade: DESIGN EM MODA.
2. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
3. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: MODA.
4. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
5. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Direção Teatral.
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Idiomas
Compreende Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Fala Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
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Prêmios e títulos
1995MELHOR FIGURINO, I FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA-PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA.
1995FIGURINOS, GRUPO BALAIO DE TEATRO.
1996MELHOR FIGURINO, III PREMIO UNIVERSITARIO AO TEATRO BRASIL-UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATOGROSSO DO SUL.
1997MELHOR DIRETOR, DESTAQUES DO ANO-PREMIO BALAIO DE TEATRO.
1997DESTAQUES DO ANO - FIGURINOS, GRUPO BALAIO DE TEATRO.
1998FIGURINOS, GRUPO BALAIO DE TEATRO.
1999MELHOR DIRETOR, I MOSTRA SESC CARIRI DE TEATRO.
2015Troféu Carlos Câmara, Troféu Carlos Câmara.
2015Destaques do ano do Teatro Cearense-Melhor Texto por Cheia de Garbo-Os mistérios de Greta., Troféu Carlos Câmara.
2016MELHOR APRESENTAÇÃO ORAL SECÇÃO DE MODA, IV CONGRESSO CIENTÍFICO TÊXTIL E MODA.
2018TRABALHO PREMIADO-O FIGURINISTA DE QUADRILHAS, 14º COLOQUIO DE MODA.
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Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. BESSA, R. A. S.. SER UM HOMEM FEMININO NAO FERE O LADO MASCULINO. In: II COLÓQUIO NACIONAL DE MODA, 2006, SALVADOR. SER UM HOMEM FEMININO NÃO FERE O LADO MASCULINO, 2006.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Outro
2. BESSA, R. A. S.. Das modas e das artes-movimentos artísticos na moda no século XX. In: ecom3-Encontro Centro-Oeste de Design de Moda, 2009, Goiânia-Go. Anais do 3º Encontro Centro-Oeste de Design de Moda. Goiânia-Go : FAV-UFG, 2009.
Palavras-chave: MODA; Movimentos artísticos no século XX.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Outro; ISSN/ISBN: 1984137.
3. BESSA, R. A. S.. Homens de Saias. In: 9º Colóquio Nacional de Moda, 2012, Rio de Janeiro. Colóquio Nacional de Moda, 2012.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://oloquiomoda.com.br/anais/anais/8-Coloquio-de-Moda_2012/GT07/COMUNICACAO-ORAL/102642_Homens_de_saias.pdf]
4. BESSA, R. A. S.. O brega, o luxo, e o kitch-em busca da fama e status na cena brasileira. In: 9º Colóquio Nacional de Moda, 2013, Fortaleza. Colóquio Nacional de Moda, 2013.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: MODA.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 1982-0941.
5. BESSA, R. A. S.; ALENCAR, C.; JOÃO PAULO MARCIANO. O PROCESSO DE LINEARIZAÇÃO DO CICLO DA MODA E A DIFICULDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DA USABILIDADE DO DESIGN DE PRODUTOS DE MODA. In: CIMODE - III CONGRESSO INTERNACIONAL DE MODA E DESIGN, 2016, BUENOS AYRES - ARGENTINA. TECER CONGRESO INTERNACIONAL DE MODA Y DISENO, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Argentina/ Português; Meio de divulgação: Outro
6. BESSA, R. A. S.; ARAUJO, M. S.; SOUZA, W. Q. et al. ESTUDO SOBRE O UNIFORME ESCOLAR DAS CRIANÇAS DE UM NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: IV CONGRESSO CIENTÍFICO TÊXTIL E MODA, 2016, BLUMENAU. IV CONGRESSO CIENTÍFICO TÊXTIL E MODA, 2016.
Palavras-chave: UNIFORME ESCOLAR; EDUCAÇÃO INFANTIL.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
7. BESSA, R. A. S.; ARAUJO, M. S.; FILGUEIRAS, A. P. A.. EXPERIÊNCIA COM ARTESÃOS FUNDAMENTADA NO DESIGN. In: IV CONTEXTMOD, 2016, BLUMENAU. IV CONGRESSO CIENTIFICO TÊXTIL E MODA, 2016.
Palavras-chave: ARTESÃOS; DESIGN.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
8. BESSA, R. A. S.; ALENCAR, C.. As Alterações Na Moda Feminina No Período Pós Revolução Francesa E O Estilo Império De Josefina. In: 12º Coloquio Nacional de Moda, 2016, João Pessa. 12º Coloquio Nacional de Moda, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Outro
9. BESSA, R. A. S.. OS FIGURINOS DAS QUADRILHAS NO CEARÁ. In: 8º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MODA, 2018, FORTALEZA. OS FIGURINOS DAS QUADRILHAS NO CEARÁ, 2018.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://abemoda.com.br/enpmoda2018/]; ISSN/ISBN: 2237-2454.
10. BESSA, R. A. S.; MOTA, K. M.; MOURAO, M. F. F.. O TRABALHO DOS FIGURINISTAS DE QUADRILHAS. In: 14º Colóquio de Moda, 2018, CURITIBA. O FIGURINISTA DE QUADRILHAS, 2018.
Palavras-chave: FIGURINISTA; QUADRILHAS; TRAJES DE CENA.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português
11. BESSA, R. A. S.; INDUMENTÁRIA. OS TRAJES DE SHOW NO MOVIMENTO BREGA PUNK. In: 15º Colóquio de Moda, 2019, Porto Alegre. Coloquio de Moda, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.coloquiodemoda.com.br]; ISSN/ISBN: 1982-094.
12. BESSA, R. A. S.; MELO, B. M. M.. O UPCYCLING NA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DOS TRAJES DE CENA DO MUSICAL RENT EM FORTALEZA. In: 9º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MODA, 2019, BELO HORIZONTE. ANAIS DO 9º ENPMODA, 2019.
Palavras-chave: TRAJES DE CENA; UPCYCLING; SUSTENTABILIDADE; RENT.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: TRAJES DE CENA.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 22372954.
13. BESSA, R. A. S.; VASCONCELOS, R. F.. OS TRAJES PENITENCIAIS BARBALHENSES NA PRÁTICA CULTURAL POPULAR. In: I Encontro de Traje de Cena e Traje de Folguedo, 2020. COLOQUIO NACIONAL DE MODA, 2020.
Palavras-chave: TRAJE DE FOLGUEDO; PENITENTES DE BARBALHA.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português

Livros publicados/organizados ou edições
1. BESSA, R. A. S.. Teatro de Ricardo Andrés Bessa. 1. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015.
Palavras-chave: TEATRO.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788542006056.

Capítulos de livros publicados
1. FILGUEIRAS, A. P. A.; ARAUJO, M. S.; BESSA, R. A. S.. Experiência com artesãos fundamentada no design. In: Ana Cláudia silva Farias; Valeska Alecsandra de S. Zuim; Raquel Viana Gondim; Luana Felix Bié; Maria saraiva da Silva; Estanislau Ferreira Bié; Henrique cunha júnior; Francisco Valdemy A. Guedes. (Org.). Série Diálogos transdisciplinares em Educação -23 Fazer educativo volume 11: saberes e fazeres na moda. 01 ed. Porto Alegre, 2018, v. 11, p. 33-48.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: MODA.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://www.editorafi.org; Série: 23; Número da revisão: 01; ISBN: 9788556963734.
2. BESSA, R. A. S.. Das artes e da moda: a moda e alguns movimentos artísticos no século XX. In: Ana Cláudia silva Farias; Valeska Alecsandra de S. Zuim; Raquel Viana Gondim; Luana Felix Bié; Maria saraiva da Silva; Estanislau Ferreira Bié; Henrique cunha júnior; Francisco Valdemy A. Guedes. (Org.). Série Diálogos transdisciplinares em Educação -23 Fazer educativo volume 11: saberes e fazeres na moda. 01 ed. Porto Alegre, 2018, v. 11, p. 175-190.
Palavras-chave: MODA; Movimentos artísticos no século XX.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: MODA.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://editorafi.org; Série: 23; Número da revisão: 01; ISBN: 9788556963734.
3. BESSA, R. A. S.; VASCONCELOS, R. F.. O TRAJE PENITENCIAL: ELEMENTO DA PRÁTICA CULTURAL DE CARÁTER RELIGIOSO BARBALHENSE. In: Fausto Viana, Carolina Bassi de Moura. (Org.). Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais. IV ed. SÃO PAULO, 2020, v. IV, p. 142-168.
Palavras-chave: TRAJES DE CENA; FOLGUEDO; PENITENTES DE BARBALHA.
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/541/478/1845-1; Número da revisão: IV; ISBN: 9786588640074.

Textos em jornais de notícias/revistas
1. BESSA, R. A. S.. O homem feminino. Diário do Nordeste, Fortaleza-Ce, 01 fev. 2009.
Palavras-chave: MODA.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=610664; Data de publicação: 01/02/2009.

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1. BESSA, R. A. S.. Das artes e da moda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Artes, Moda.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Convenções de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XXIV CNTT ? Congresso Nacional de Técnicos Têxteis; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Técnicos Texteis.
2

BESSA, R. A. S.. História da indumentária e da moda na sétima arte. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: Cinema; MODA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil; Cidade: Fortaleza-Ce; Inst. promotora: Banco do Nordeste do Brasil.
3BESSA, R. A. S.. O CINEMA E A MODA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Cinema; MODA.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Organizador; Duração do evento: 3.
4BESSA, R. A. S.. BORDADO COM PEDRARIAS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: BORDADO; PEDRARIAS.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 2; Local: FACULDADE FARIAS BRITO; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora: FACULDADE FARIAS BRITO.
5BESSA, R. A. S.. História da indumentária e da moda na sétima arte. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Palavras-chave: MODA; Cinema.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Material didático para curso.
Material didático editado pelo Banco do Nordeste do Brasil no curso de História da Indumentária e da Moda na Sétima arte.
6BESSA, R. A. S.. 9º Colóquio Nacional de Moda. 2013. (Organização de evento/Outro).
Palavras-chave: MODA; 9º Colóquio Nacional de Moda.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade Federal Do Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda.

Produção artística/cultural
1BESSA, R. A. S.. SOFRIDA KAHLO. 1992 (DRAMATURGIA).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Magnético
2BESSA, R. A. S.. O DESTINO A DEUS PERTENCE. 1999 (DRAMATURGIA).
Referências adicionais: Brasil/Afrikaans
3BESSA, R. A. S.. PARECE QUE FOI ONTEM. 1999 (DRAMATURGIA).
Referências adicionais: Brasil/Português
4BESSA, R. A. S.. OS OLHOS DE BETTE DAVIS. 2005 (DRAMATURGIA).
Referências adicionais: Brasil/Português
5BESSA, R. A. S.. OBRA DE DEUS. 2006 (DRAMATURGIA).
Referências adicionais: Brasil/Português
6BESSA, R. A. S.. COISAS DO TEMPO DE CÁ. 2007 (DRAMATURGIA).
Referências adicionais: Brasil/Português
7BESSA, R. A. S.. VOZES DA ESPERANÇA. 2007 (DRAMATURGIA).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme
8BESSA, R. A. S.. BELLE EPÓQUE LUPANAR. 2008 (DRAMATURGIA).
Referências adicionais: Brasil/Português

Orientações concluídas

Graduação
1. MARCOS FÁBIO AMARAL MARCOS. O FIGURINO COMO BASE PARA A CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS NA VISÃO DO ATOR: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO PARA O FIGURINISTA CEARENSE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em BACHARELADO EM ESTILISMO E MODA) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: FIGURINO.
Referências adicionais: Brasil/Aimara; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Priscila Sampaio de Figueiredo. Harrison Atelier de Moda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade Estácio do Ceará-FIC. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Alessandra de Oliveira Silva. Marca Intimale Lingerie. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade Estácio do Ceará-FIC. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Juliana Maria Fernandes. Camomila. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade Estácio do Ceará-FIC. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Francisca Sônia Mota Alves Araújo. Vy-Two. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade Estácio do Ceará-FIC. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Tatiana Sales Fonseca Façanha. Dog Stuffs - Dog Wear. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade Estácio do Ceará-FIC. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Laura Maria Saraiva Guimarães. Donatilla by Laura Gui. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade Estácio do Ceará-FIC. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
8. Raphaela Kháris da Silva. Moda em Movimento:O Figurino no Contexto da Dança.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: FIGURINO; MODA; DANÇA.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
9. Natália Parente Araújo. A loja colaborativa para novos designers. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: MODA; MODA BRASILEIRA; LOJAS COLABORATIVAS.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
10. Ana Wanessa Silva Santos. Marca Acquarius. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE ESTÁCIO DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
11. Priscila Santos Amorim. Marca Coisas de Salen by Priscila Amorim. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE ESTÁCIO DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
12. Isabela Ceron Cossa. Coleção Minimalista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE ESTÁCIO DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
13. Vitória Carvalho Fortes. Moda no segmento jeans masculino-VF Menswear. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE ESTÁCIO DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
14. Samya Maria Aguiar. Coleção Sa-la-mê Min-guê. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE ESTÁCIO DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
15. Najara de Sousa Oliveira. Nara Nuth-Coleção Animal Pleats. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE ESTÁCIO DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
16. Juliana Maria Cruz Pereira. Coisas do Coração. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE ESTÁCIO DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
17. Maria Elisbeth Evangelista Moraes. Marca Relis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE ESTÁCIO DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
18. Thiago leite de Araújo. Marca 5º Elemento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE ESTÁCIO DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
19. Valesca Sperb. Coleção falésias Nordestinas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE ESTÁCIO DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
20. Ana Carolina Lima Verde Braga. Coleção Genderless. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE ESTÁCIO DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
21. Taynara Marcelino de Andrade Gomes. Sala de Costura by Tay. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE ESTÁCIO DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
22. Luciana Sales Pinheiro. A INFLUÊNCIA DA TELENOVELA NA MODA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: MODA; Novela brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
23. Daniely Pereira da Silva. UM PASSO NA DANÇA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: MODA; DANÇA; FIGURINO.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
24. Raíssa Maciel de Souza Silva. ESTUDO DOS EDITORIAIS DA I-D MAGAZINE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: MODA; Revista ID; Revistas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
25. LEIDIANA ALVES DO NASCIMENTO. A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO NOS EDITORIAIS DE MODA: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE UM EDITORIAL E DE COMO PODE INFLUENCIAR O CONSUMIDOR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: MODA; Produção de moda.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
26. Patrícia Alves Cavalcante. Moda e o surgimento das tendências. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: MODA; Produção de moda; Tendências.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas; Artes, cultura, esporte e recreação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
27. PATRÍCIA ALVES CAVALCANTE. MODA E SURGIMENTO DAS TENDÊNCIAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
28. LEONARDO LIMA DE SOUZA. O HOMOEROTISMO COMO LINGUAGEM DA MODA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
29. DANIELY PEREIRA DA SILVA. UM PASSO DA DANÇA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
30. THALITA MARIA RAMOS PELÚCIO. O TRABALHO DO PERSONAL STYLIST. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
31. Thalita Cavalcante da Silva. Estudo de caso: Moda a todo vapor.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: Steampunk.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
32. Roberta Beatriz Gadelha Araújo. O marketing de moda: estudo de caso Lojas Anne. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: Marketing de Moda.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
33. Piera Rhayna Cysne de Sampaio Paula. Roupa de Segunda Mão como alternativa de Moda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: Roupa de segunda mão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
34. Mayara Diógenes Pinheiro Guimarães. A relação da moda com a música. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: MODA; Música.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
35. Laís Angélica Gondim de Olliveira. O poder dos sapatos sobre as mulheres. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: Sapatos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
36. Clara Parente de Alencar. Moda e Arquitetura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: Arquitetura.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
37. Amanda Coelho Esmeraldo. Estudo de Caso Jolie: Varejo x Atacado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: Estudo de Caso.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
38. JOSÉ VALNE DE ABREU LIMA. FIGURINOS DE MARACATU DO CARNAVAL DE FORTALEZA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
39. Lorena Terceiro Persch. Kind Calçados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: Calçados.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
40. Nara Furlani Cabral Fontenele. A influência do figurino das telenovelas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: FIGURINO; Telenovela.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
41. Nara Braga Pinheiro Bastos. Estudo do Visual Merchandising. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: Visual Merchandising.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
42. Barbara Trajano Colares. Turma da Malha-Coleção exclusiva para Varejo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: Varejo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
43. Aline Carvalho Cavalcanti. A maquiagem no desfile de Moda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: Maquiagem.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
44. ANNE KAROLINE LIMA. MODA SEM GÊNEROS - A DESCONSTRUÇÃO DE PADRÕES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: MODA; GÊNERO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
45. VICTORIA PARENTE TAVARES. FLORESCER SOLAR: DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO MODA PRAIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: MODA PRAIA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
46. ERIKA AGUIAR ROSSAS. O MERCADO DE MODA E A CONSUMIDORA PLUS SIZE EM FORTALEZA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design - Moda) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Palavras-chave: MODA; PLUS SIZE.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Orientações de outra natureza
1. Raquel Rodrigues dos Santos. Projeto Integrado de Modelagem. 2012. Orientação de outra natureza. (Design de Moda) - Devry Brasil. Orientador: Ricardo André Santana Bessa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
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Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em bancas de comissões julgadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. FARIAS, MARIA DE JESUS MEDEIROS DE; MATOS, JOELMA DAMASCENO DE et al. Participação em banca de MARCOS FÁBIO AMARAL MARCOS. O FIGURINO COMO BASE PARA A CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS NA VISÃO DO ATOR: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO PARA O FIGURINISTA CEARENSE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM ESTILISMO E MODA) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. REINALDO, MARIA REJANE; DOURADO, SIMONE et al. Participação em banca de LÍGIA DA SILVA BARBOSA. MODA E DITADURA: BREVE ESTUDO SOBRE A ESTILISTA ZUZU ANGEL.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em COMUNICAÇÃO SOCIAL) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de ANDRE LUIZ BEZERRA. A PROCURA DO BOARDSHORT PERFEITO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de PATRÍCIA ALVES CAVALCANTE. MODA E SURGIMENTO DAS TENDÊNCIAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de LIZA BEZERRA ROQUE PIRES. ESTUDO DE CASO: CHOLET CLUB. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de LIANA SAMPAIO. CHAPÉU, STATUS, NECESSIDADE OU MODISMO?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de LUELISA SANTANA LIMA NASCIMENTO. ESTUDO DE CASO: MARCA ALAMAR BEACH WEAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de LEIDIANA ALVES DO NASCIMENTO. A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO NOS EDITORIAIS DE MODA: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE UM EDITORIAL E DE COMO PODE INFLUENCIAR O CONSUMIDOR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de LEONARDO LIMA DE SOUZA. O HOMOEROTISMO COMO LINGUAGEM DA MODA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de GISELE MOREIRA PAGLIA. MODA: DO VESTUÁRIO AO ESTILO DE VIDA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de DANIELY PEREIRA DA SILVA. UM PASSO DA DANÇA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de RAISSA MACIEL DE SOUZA SILVA. ESTUDO DOS EDITORIAIS DA I-D MAGAZINE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de THALITA MARIA RAMOS PELÚCIO. O TRABALHO DO PERSONAL STYLIST. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de JOSÉ VALNE DE ABREU LIMA. FIGURINOS DE MARACATU DO CARNAVAL DE FORTALEZA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de LUCIANA SALES PINHEIRO. A INFLUÊNCIA DA TELENOVELA NA MODA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Lorena Rogério Bezerra. Bolha Sonora-A Moda da Cena Eletrônica e suas Raízes na Contracultura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Palavras-chave: Moda, Contracultura.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Davi Geremias Moraes. A dificuldade de manter uma identidade masculina de vanguarda na cidade de Fortaleza. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Francisca Maria de Lima Teixeira. A importância do marketing para o fortalecimento da imagem da marca no segmento praia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Débora Moreira Moura. A influência dos anos 50 na indumentária dos clipes musicais e em Marina and the diamonds. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Louise Nóbrega de Oliveira. A camisa no contexto histórico nos movimentos musicais como objeto de desejo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
21. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Aline Soares Barbosa. Música e Vestuário: A Influência da música na formação do estilo das tribos urbanas com foco no EMOCORE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Palavras-chave: MODA; Tribos urbanas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
22. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Bruna Maria Santos de almeida. Análise da Indumentária dos Escravos Africanos no Brasil durante o Período Colonial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Palavras-chave: Indumentária; Período Colonial.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
23. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Gabriela Banhos Cordeiro. A importância do Personal stylist no mercado globalizado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Palavras-chave: Personal Stylist.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
24. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Giovana Violeta Gadelha Cadilhac. Desenvolvimento de Produto: Capas para o laboratório de Modelagem Tridimensional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
25. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Mágyla Tâmara Ribeiro Bezerra. Plano de Negócios: criação de submarca com base no estudo de Caso da empresa Allamar Beachwear. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Palavras-chave: Plano de Negócios.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
26. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Simone Uchôa de Moura. Moda Masculina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Palavras-chave: Moda Masculina.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
27. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Thaís Kesya Araújo Moreira. Estudo de caso Macles Moda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Palavras-chave: Estudo de Caso.
Referências adicionais: Brasil/Português.
28. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Yonelle de Magalhães e Silva Araújo. Influência das redes sociais na comercialização de produtos de moda em Fortaleza. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Palavras-chave: Redes sociais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
29. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Rodrigo de Sá Pereira Bessa Moreira. Estudo de caso: Naura Franco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Design de Moda) - FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Palavras-chave: Moda sob medida.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
30. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Adrian Michel Coelho Brasil. Um olhar na moda dos jovens gays da noite de Fortaleza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Moda) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
31. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Clara Jéssica Aragão de Oliveira. Aparências Ostentadas : Teatro da Ribeira do Icós. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Moda) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
32. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Adrian Michel Coelho Brasil. Criação da marca BEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Moda) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
33. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Flávia Tavares Kazimoto. Desenvolvimento de marca de acessórios MALIBU. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Moda) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
34. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Natália Câmara Bezerra Bucar. Desenvolvimento de Coleção de Moda: Beleza Natural-Nali. 2016.
Referências adicionais: Brasil/Português.
35. BESSA, Ricardo André Santana. Participação em banca de Lidyane Meireles de Oliveira. Design - Moda ,Projeto de Valorização do Curso e Novos Caminhos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Moda) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
36. FILGUEIRAS, ARAGUACY PAIXÃO ALMEIDA; SILVA, EMANUELLY KELLY RIBEIRO DA et al. Participação em banca de THAÍS URANO. O CIRCO DAS MARAVILHAS - DESENVOLVIMENTO DE FIGURINO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Moda) - Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: FIGURINOS.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
37. MATOS, JOELMA DAMASCENO DE; SILVA, EMANUELLY KELLY RIBEIRO DA et al. Participação em banca de LYDIANE MEIRELES DE OLIVEIRA. DESIGN-MODA: PROJETO DE VALORIZAÇÃO DO CURSO E NOVOS CAMINHOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Moda) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
38. FILGUEIRAS, ARAGUACY PAIXÃO ALMEIDA; SILVEIRA, Eveline Maria De Azevedo et al. Participação em banca de Rayane Martins Marinho. A INFLUÊNCIA DOS BLOGS DE MODA PARA OS ESTUDANTES DE DESIGN-MODA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Moda) - Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: DESIGN; MODA; Blogs.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
39. MATOS, JOELMA DAMASCENO DE; SOUZA, WALKIRIA QUEDES DE et al. Participação em banca de Amanda Sombra Vasconcelos. DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO DE ESTAMPAS DA MARCA BATIKA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Moda) - Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: Estamparia; Desenvolvimento de Coleção; Batika.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em bancas de comissões julgadoras

Outras participações
1. BESSA, Ricardo André Santana. X Festival de Quadrilhas de Sobral-Ceará. 2007. Prefeitura Municipal de Sobral.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. BESSA, Ricardo André Santana. Banca examinadora da etapa do Concurso do Sinditêxtil da Costura, Modelagem, Design e Blog de Moda 2011. 2011.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. BESSA, Ricardo André Santana. Concurso para professor da Faculdade Católica do Ceará-candidata Maria da Conceição da Silva Rodrigues. 2011. FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. BESSA, Ricardo André Santana. Banca de avaliação do concurso para professor-candidata Camila Osugi Cavalcanti de alencar. 2011. FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. BESSA, Ricardo André Santana. Concurso para professor da Faculdade Católica do Ceará-candidata Maria Rafaelle de Moura Nobre. 2011. FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. BESSA, Ricardo André Santana. Banca de avaliação do concurso para professor-candidato Flávio Teles Cardoso. 2011. FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. CAMELO, Priscila Medeiros; BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida et al.Rio de Janeiro e Bossa Nova-Banca de Defesa de Projeto Interdisciplinar. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. CAMELO, Priscila Medeiros; BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida et al.Feito a mão-Banca de Defesa de Projeto Interdisciplinar. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. CAMELO, Priscila Medeiros; BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida et al.Mulher Brasileira Pavão de Mistérios-Banca de Defesa de Projeto Interdisciplinar. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. CAMELO, Priscila Medeiros; BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida et al.Flora-Banca de Defesa de Projeto Interdisciplinar. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. CAMELO, Priscila Medeiros; BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida et al.Abençoadps por Deus e bonito por natureza-Banca de Defesa de Projeto Interdisciplinar. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. CAMELO, Priscila Medeiros; BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida et al.Crenças-Banca de Defesa de Projeto Interdisciplinar. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. CAMELO, Priscila Medeiros; BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida et al.Pintando o 7-Banca de Defesa de Projeto Interdisciplinar. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. CAMELO, Priscila Medeiros; BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida et al.Pirlipimpim-Banca de Defesa de Projeto Interdisciplinar. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. CAMELO, Priscila Medeiros; BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida et al.O poder da alegria-Banca de Defesa de Projeto Interdisciplinar. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. CAMELO, Priscila Medeiros; BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida et al.Colorful Streets-Banca de Defesa de Projeto Interdisciplinar. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida; BIZERRA, Jefferson Mateus Nogueira et al.Coleção Sol e Liberdade. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida; LIMA, Wikaro Ramon Lucema de et al.Colação Encantos Mil. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida; LIMA, Wikaro Ramon Lucema de et al.Coleção Mulher brasileira em primeiro lugar-Banca de Defesa de Projeto Interdisciplinar. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida; LIMA, Wikaro Ramon Lucema de et al.Coleção Brasilorido. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
21. BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida; LIMA, Wikaro Ramon Lucema de et al.Coleção Brincadeira de Rua. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
22. BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida; LIMA, Wikaro Ramon Lucema de et al.Coleção Espressão Brasileira-Banca de Defesa de Projeto Interdisciplinar. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
23. BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida; LIMA, Wikaro Ramon Lucema de et al.Coleção Mangnebeat:Ascenção do mangue ao Maracatu-Banca de Defesa de Projeto Interdisciplinar. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
24. BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida; LIMA, Wikaro Ramon Lucema de et al.Coleção Águas de Março-Banca de Defesa de Projeto Interdisciplinar. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
25. BASTOS, Marbenia Gonçalves Alemida; LIMA, Wikaro Ramon Lucema de et al.Jeitinho brasileiro-Banca de Defesa de Projeto Interdisciplinar. 2013. Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. . 1992. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
2. . 1995. (Participações em eventos/Congresso).
Palavras-chave: MODA.
Referências adicionais: Brasil/.
3. Das artes e da moda. 2011. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
4. O brega, o luxo, e o kitch-em busca da fama e status na cena brasileira. 2013. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
5. . 2018. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
6. . 2019. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
7. OS TRAJES DE SHOW NO MOVIMENTO BREGAFUNK. 2019. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
8. OS TRAJES PENITENCIAIS BARBALHENSES NA PRÁTICA CULTURAL POPULAR,. 2020. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
9. . 2020. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
10. . 1995. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
11. DEBATEDOR. 1996. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
12. . 2008. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
13. . 2012. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
14. . 2013. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
15. . 2014. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
16. . 2014. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
17. . 2015. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
18. . 2020. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
19. O brega, o luxo e o kitsch-em busca da fama e status na cena brasileira. 2013. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/9-Coloquio-de-Moda_2013/ARTIGOS-DE-GT/Artigo-GT-Moda-Midia-e-Estilos-de-Vida/O-brega-o-luxo-e-o-kitsch-em-busca-da-fama-e-status-na-cena-brasileira.pdf.
20. ESPETÁCULO AS ANJAS. 1997. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
21. ESPETÁCULO AS ANJAS. 1998. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
22. Das modas e das artes-movimentos artísticos na moda no século XX. 2009. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
23. OS FIGURINOS DAS QUADRILHAS NO CEARÁ. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://abemoda.com.br/enpmoda2018/.
24. . 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
25. ESPETÁCULO APRENDIZ DE FEITICEIRO. 1996. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
26. 1ª edição do Desfile À Moda da Casa.. 2011. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
27. 2ª edição do Desfile À Moda da Casa.. 2012. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
28. Homens de Saias. 2012. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
29. 3ª edição do Desfile À Moda da Casa.. 2013. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
30. . 2014. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
31. Workshop Produção de Moda. 2014. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
32. O FIGURINISTA DE QUADRILHAS. 2018. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.coloquiomoda.com.br/.
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Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica18

Trabalhos em eventos13
Completos13
Livros e capítulos4
Livros publicados ou organizados1
Capítulos de livros publicados3
Textos em jornais ou revistas (magazines)1
Jornal de notícias1

Total
Produção técnica6

Demais tipos de produção técnica6

Total
Produção artística/cultural15

Total
Orientações concluídas47

Graduação46
Orientações de outra natureza1


Total
Dados complementares96

Participação em bancas examinadoras39
Participação em bancas de comissões julgadoras25
Participação em eventos32
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Última atualização do CV em 29/03/2021 - 17:14