Curriculum Vitae

Glauber Santos Paiva Filho

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalLinhas de pesquisaProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeGlauber Santos Paiva Filho
Nome em citações bibliográficasPAIVA FILHO, G. S.
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Avenida Washington Soares 1321
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34773000 Ramal: 3238 Fax: (85) 34773055
URL da Homepage: http//:www.unifor.br
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2015 Doutorado em Ciências da Cultura.
Universidade de Trás-os-Montes- Alta Douro, UTAD, Portugal. Orientador: Humberto Martins.
2010 - 2014 Mestrado em Ciências da Cultura - Comunicação.
Universidade de Trás-os-Montes- Alta Douro, UTAD, Portugal.
Título: A Narrativa Ficcional dos Documentários do DOC TV - Uma análise fílmica de Vilas Volantes, o Verbo Contra O Vento; Uma Encruzilhada Aprazível e Linhas de Organdi, Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Anabela Dinis Branco de Oliveira.
2000 - 2002 Especialização em Gerência Executiva de Marketing. (Carga Horária: 375h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A Nova Dimensão do Marketing Cultural na Modernidade: Cultura e Organização Social. Ano de finalização: 2002.
Orientador: Maria Zilah Sales de Albuquerque.
1991 - 1999 Graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo.
Título: Adaptação Literária para o Meio Audiovisual: Caso Oropa, França e Bahia.
Orientador: Wellington Júnior.
Voltar

Formação complementar
2008 - 2008Oficina para Desenvolvimento de Projetos do DOCTV. (Carga horária: 36h).
Ministério da Cultura, MINC-SAV, Brasil.
2008 - 2008Oficina de Pordução DocTV IV. (Carga horária: 4h).
Ministério da Cultura, MinC, Brasil.
2006 - 2006Capacitação Mais - Negócios Audiovisuais. (Carga horária: 30h).
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
2001 - 2001Criação Cultural Midiática. (Carga horária: 60h).
Instituto Dragão do Mar, IDM, Brasil.
1997 - 1998Dramturgia. (Carga horária: 720h).
Instituto Dragão do Mar, IDM, Brasil.
1997 - 1997 Extensão universitária em Ator e a Câmera. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1994 - 1994 Extensão universitária em Super 16mm. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1994 - 1994 Extensão universitária em Direção de Atores. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1994 - 1994 Extensão universitária em Direção de Cena. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1994 - 1994Relato Eletrônico. (Carga horária: 120h).
Escuela International de Cine Y Television, EICTV, Cuba.
1993 - 1993 Extensão universitária em Direção Cinematográfica. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1993 - 1993 Extensão universitária em Edição e Montagem. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1993 - 1993 Extensão universitária em Roteiro Cinematográfico. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1993 - 1993Uso do Video Popular. (Carga horária: 40h).
Associação Brasileira do Vídeo Popular, ABVP, Brasil.
1991 - 1991Formação de Técnicos para Cinema e Tlevisão. (Carga horária: 60h).
Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
1989 - 1989 Extensão universitária em Roteiro Cinematográfico. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1989 - 1989Laboratório Cinematográfico. (Carga horária: 60h).
Fundação do Cinema Brasileiro, FCB, Brasil.
1989 - 1989Linguagem Cinematográfica. (Carga horária: 60h).
Fundação do Cinema Brasileiro, FCB, Brasil.
1989 - 1989Produção Cinematógrafica. (Carga horária: 60h).
Fundação do Cinema Brasileiro, FCB, Brasil.
1987 - 1987 Extensão universitária em Cinema. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1987 - 1987Cinema. (Carga horária: 60h).
Casa de Cinema, CC, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, ADECE, Brasil.
Vínculo institucional
2012 - Atual Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Presidente da Câmara Setorial do Audiovisual, Carga horária: 2
Associação dos Produtores de Cinema do Norte e Nordeste, APCNN, Brasil.
Vínculo institucional
2003 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Tesoureiro
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2000 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Titular, Carga horária: 40
Atividades
1/2003 - AtualPesquisa e desenvolvimento , Comunicação Social, Jornalismo, .
Linhas de pesquisa
Memória da Radiofusão Cearense
7/2000 - AtualExtensão universitária , Comunicação Social, Jornalismo, .
Atividade de extensão realizada
Realização de Programa Televisivo Turismo da Gente e Documentário sobre a Memória da Rádiodifusão Cearense.
1/2000 - AtualEnsino, Jornalismo e Publicidade Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Análise e Técnica de Uso da Imagem
Telejornalismo 1
História e Estética do Cinema
Linguagem de Vídeo
Redação Publicitária II
Produção Publicitária Cinema e TV
2/2003 - 2006Atividades de Participação em Projeto, Comunicação Social, Jornalismo, .
Projetos de pesquisa
Memóra da Radiofusão Cearense
7/2002 - 7/2002Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .
Cargo ou função
Membro do Colegiado Superior.
1/2002 - 6/2002Treinamentos ministrados , Reitoria, Comunicação Social, Jornalismo e Publicidade.
Treinamentos ministrados
Roteiro e Direção de Audivisual
1/2001 - 12/2001Direção e administração, Comunicação Social, Jornalismo e Publicidade Propaganda, .
Cargo ou função
Gerente de Laboratórios de Cinema e TV.
Estação da Luz Filmes, ELF, Brasil.
Vínculo institucional
2008 - 2015 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Diretor
Revista Dextá.
Vínculo institucional
2009 - 2011 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Outras informaçõesA revista Dextá - revista de arte e cultura do pontão aldeia digital - já possui ISNN (ISNN 2176-1108)
Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assessor Especial, Carga horária: 36
Associação Cearense de Cinema e Vídeo, ACCV, Brasil.
Vínculo institucional
1995 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Associado
Faculdade Católica do Ceará, FCC, Brasil.
Vínculo institucional
2006 - 2006 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenador de Núcleo Audiovisual e professor, Carga horária: 38
Conselho Nacional de Cineclubes, CNC, Brasil.
Vínculo institucional
2004 - 2006 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Representante Regional
Fundação de Teleducação do Ceará, FUNTELC/TV CEARÁ, Brasil.
Vínculo institucional
2003 - 2006 Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 40
Atividades
1/2003 - 12/2006Direção e administração, Secretaria da Cultura, .
Cargo ou função
Presidente.
1/2003 - 12/2006Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria da Cultura, .
Cargo ou função
Presidente.
1/2003 - 12/2006Atividades de Participação em Projeto, Secretaria da Cultura, .
Projetos de pesquisa
Reformulação da TV Ceará
Associação das Emissoras Públicas Educativas e Culturais, ABEPEC, Brasil.
Vínculo institucional
2003 - 2006 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo
Conselho Estadual da Cultua, CAC, Brasil.
Vínculo institucional
2003 - 2006 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Conselheiro
Faculdade Nordeste, FANOR, Brasil.
Vínculo institucional
2004 - 2005 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
AMZ Produções, AMZ, Brasil.
Vínculo institucional
1998 - 1999 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Diretor de Cena, Carga horária: 60
Companhia de Imagem, CIA DE IMAGEM, Brasil.
Vínculo institucional
1995 - 1998 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Diretor de Cena, Carga horária: 60

Voltar

Linhas de Pesquisa
1. Memória da Radiofusão Cearense
Voltar

Projetos de Pesquisa
2003 - 2006Memóra da Radiofusão Cearense
Descrição: O projeto visa a coleta de informação e documentação para preservar a memória da radiofusão cearense..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Glauber Santos Paiva Filho - Coordenador.
.
2003 - 2006Reformulação da TV Ceará
Descrição: O referente projeto visa reformulação da TV Ceará, vinculada à secretaria da Cultura, que objetiva a mudança institucional de fundação de direito público para organização social.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Glauber Santos Paiva Filho - Coordenador / Augusto Borges - Integrante / Fernanda Levy - Integrante / Luis Carlos Sabadia - Integrante / Nilton Almeida - Integrante / Ofélia Gomes de Matos - Integrante / Paulo Ernesto Serpa - Integrante / Ricardo Alcântara - Integrante.
.
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão, Videodifusão.
2. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema, Administração e Produção de Filmes.
3. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema, Interpretação Cinematográfica.
4. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema, Roteiro e Direção Cinematográficos.
5. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema, Técnicas de Registro e Processamento de Filmes.
6. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas, Mercadologia.
Voltar

Idiomas
Compreende Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente).
Fala Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Pouco).
Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente).
Escreve Espanhol (Pouco), Francês (Pouco), Inglês (Razoavelmente).
Voltar

Prêmios e títulos
1987Melhor Roteiro e Direção, I Festival Video Mostra Fortaleza da Casa de Cinema.
1991Melhor Roteiro e Direção, I Festival Video Mostra Fortaleza - UFC.
1992Melhor Curta, II Vídeo Mostra Fortaleza - UFC.
1993Melhor Curta, III Vídeo Mostra Fortaleza - UFC.
1994Melhor Documentário, IV Vídeo Mostra Fortaleza - UFC.
1994Melhor Vídeo, IV Vídeo Mostra Fortaleza - UFC.
1994Prêmio Video Escola - Fundação Roberto Marinho, Guarnicê.
1995Melhor Vídeo, V Cine Ceará.
1995Melhor Documentário Experimental, II Festival de Cinema e Vídeo de Cuibá.
1995Mensão Honrosa, 8 Videofest - Berlim - Alemanha.
1995Prêmio Jovem Realizador de Vídeo, Fundação Vitae.
1996Melhor Vídeo - Troféu Samburá, VI Cine Ceará.
1996Melhor Roteiro, IV Festival Norte e Noredeste de Aracajú.
1996Melhor Vídeo, Festival de Cinema de Tondela - Portugal.
2001Desenvolvimento de Projetos - Rumos Cultural 2001, Itau Cultural.
2001Melhor Documentário, Festival Figuira da Foz - Portugal.
2008Concurso Doctv IV, Ministério da Cultura - Secretaria do Audiovisual.
2008Melhor Longa Metragem de 2008, Associação Cearense de Cinema e Vídeo.
2006Mensão Honrosa, XIIII EXPOCOM.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. PAIVA FILHO, G. S.. Marketing Cultural e Empreendedorismo. In: SEMINÁRIO CULTURA XXI, 2003, Fortaleza. Marketing Cultural - Empreendedorismo, 2003.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
2. PAIVA FILHO, G. S.; Gondim Raquel; PAIVA, D. M. S. et al. Entre o Pecado e o Céu de Suely: A Luxúria como Libertação. In: Mundo Unifor, 2015, Fortaleza. XV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2015.
Palavras-chave: audiovisual; Artes; Cultura; Dramaturgia; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Interpretação Cinematográfica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6124129]; ISSN/ISBN: 180884.
O estudo analítico sobre a construção da personagem Ermíla (Suely) em sua trajetória narrativa no filme O Céu de Suèly, do cineasta cearense Karim Aïnouz. Esta protagonista trás em si o universo do feminino com resíduos e vestígios culturais das ancestralidades na contemporaneidade.. Na personagem Suely se reconfigura o papel mais libertário que aponta para rompimento dos padrões constituídos por Séculos. O enredo fílmico revela o resquício de certo passado medieval que cria obstáculos e conflitos para a conquista da liberdade. Assim, destaca-se no texto o pecado da luxúria..
3. Gondim Raquel; PAIVA FILHO, G. S.; GONZALES, L. O.. Narrativa de vida e trabalho do Mestre Espedito Seleiro. In: XV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2015, Fortaleza. Narrativa de vida e trabalho do Mestre Espedito Seleiro, 2015.
Palavras-chave: Cultura; Economia; Nordeste; Economia Criativa.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Desenho.
Setores de atividade: Confecção de artigos do vestuário e acessórios.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Bretão; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6124129]; ISSN/ISBN: 180884.
Na região do Cariri cearense ainda encontra-se preservado a herança dos nossos colonizadores, do índio, o povo nativos e dos negros. Um bom exemplo disso é o artesanato do Mestre da Cultura Espedito Seleiro. O propósito desse trabalho é apresentar a narrativa de vida/trabalho desse artesão. Para tanto foi realizada uma pesquisa etnográfica com o intuito de construir essa narrativa. O resultado é o relato da biografia do artesão que tão bem representa a riqueza da cultura brasileira, em especial, a do Ceará..
4. PAIVA FILHO, G. S.; Gondim Raquel; Ribeiro Orquídea. Reflexões sobre o lugar do Cinema na Antropologia. In: Mundo Unifor, 2015, Fortaleza. XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa, 2015.
Palavras-chave: Cinema; Cultura; Dramaturgia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Bretão; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6124126]; ISSN/ISBN: 180884.
Uma reflexão sobre a dimensão da sétima arte na epistemologia. Para isso, reivindica-se o conceito de campo de Pierre Bourdieu para revelar as tensões que acercam e se inclui entre os saberes e as singularidades de cada um deles. No caso, confronta-se, inicialmente, o Cinema à Filosofia num processo dialético que resulta na proposição do conceito-imagem. Por conseguinte, reflete-se sobre o campo da Antropologia, onde se percebe o lugar à margem da antropologia visual diante da própria Antropologia. Do imperativo das instituições das linguagens verbais, no meio científico, que relega a imagem a uma redução conceitual. Assim, faz-se um recorte sobre o Cinema e a etnografia e os choques entre o real e o não-real, ficção e documentário, verdade e não verdade. Por fim, conclui-se que o Cinema precisa encontrar outro novo valor em seu campo para dar conta de seu próprio universo..
5. Gondim Raquel; PAIVA FILHO, G. S.; Ribeiro Orquídea. 'NORDESTE CRIATIVO': POR UMA ECONOMIA CRIATIVA EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE BRASILEIRO. In: Mundo Unifor, 2015, Fortaleza. XV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2015.
Palavras-chave: Cultura; Economia Criativa; Nordeste.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://https://sistemas.unifor.br/encontroscientificos/buscar]; ISSN/ISBN: 180884.
Um conceito elaborado de economia criativa para o Brasil está relacionado com as dinâmicas culturais sociais e econômicas constituídas a partir do ciclo de criação, produção, distribuição/circulação/difusão e consumo/fruição de produtos e serviços originados da produção dos chamados setores criativos, prevalecendo sua dimensão simbólica. O trabalho apresenta uma definição e economia criativa, suas potencialidades na geração de impactos econômicos, culturais, sociais e tecnológicos positivos na alavancagem do comércio doméstico e internacional. A partir disso é proposto o Programa Nordeste Criativo constituido de dois projetos: o Observatório dos Setores Criativos do Nordeste (OSCNE) e o Birô de Negócios Criativos (BNC). O desenvolvimento de uma metodologia com base nesses dois projetos pode caracterizar uma solução em prol do desenvolvimento do nordeste brasieliro..

Textos em jornais de notícias/revistas
1. PAIVA FILHO, G. S.. TV Pública e Produção Independente. Jornalo O Povo, Fortaleza, p. 15 - 15, 05 jul. 2005.
Palavras-chave: audiovisual; Televisão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Data de publicação: 05/07/2005.
2. PAIVA FILHO, G. S.. Do Siará à Holiudy e a Criação do Bureau. Revista de Cinema, São Paulo, p. 30 - 31, 15 jun. 2006.
Palavras-chave: Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 15/06/2006.
3. PAIVA FILHO, G. S.. Um Avião Sobre a Casa. Siará, Fortaleza, p. 42 - 42, 26 ago. 2012.
Palavras-chave: Memória.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 26/08/2012.
4. PAIVA FILHO, G. S.. Guardião da Memória. Diário do Nordeste, Fortaleza Ceará, p. 15 - 16, 29 nov. 2009.
Palavras-chave: audiovisual; Memória; museu.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=698488; Data de publicação: 29/11/2009.
5. PAIVA FILHO, G. S.. O Desafio de Truffaut. Jornal O Povo, Fortaleza, p. 15 - 15, 31 out. 2008.
Palavras-chave: Cinema.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.opovo.com.br/opovo/opiniao/815880.html; Data de publicação: 31/10/2008.

Demais tipos de produção bibliográfica
1. PAIVA FILHO, G. S.. Oropa, França e Bahia1995 (Roteiro Cinematográfico).
Palavras-chave: Artes; Cinema; Dramaturgia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música; Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
2. PAIVA FILHO, G. S.. Linhas de Organdi2007 (Roteiro Cinematográfico).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português; ISSN/ISBN: 402.581.
3. PAIVA FILHO, G. S.. Bezerra de Menezes, O Diário de Um Espírito2007 (Roteiro Cinematográfico).
Palavras-chave: Artes; Cinema; Dramaturgia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
4. NOGUEIRA, Emmanuel; PAIVA FILHO, G. S.. AS Miães de Chico Xavier2010 (Roteiro Cinematográfico).
Palavras-chave: Cinema; Dramaturgia; Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português
5. PAIVA FILHO, G. S.; SILVA, D. D.; CIAMBRONI, R.. Bate Coração. Rio de Janeiro: FBN, 2012 (Roteiro Cinematográfico).
Palavras-chave: Cinema; Dramaturgia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
6PAIVA FILHO, G. S.. A Casa Assombrada. Fortaleza, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).
Palavras-chave: Dramaturgia; Romance.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Autor traduzido: Bezerra de Menezes; Título da obra original: A Casa Assombrada.

Produção técnica

Processos ou técnicas
1. PAIVA FILHO, G. S.; ALBUQUERQUE, M. Z.. Consultoria de Marketing Organizacional Home Care Diagnosis. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: .
2. PAIVA FILHO, G. S.. Reformulação da TV Ceará. 2003.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: .

Trabalhos técnicos
1.

PAIVA FILHO, G. S.; ALCOFORADO,Flávio. Reformulação da TV Ceará. 2003.
Palavras-chave: Televisão; Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Reformular institucionalmente da Televisão Educativa do Estado; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 48; Nº páginas: 890; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Governo do Estado do Ceará.
2.

PAIVA FILHO, G. S.; SANTOS, H. C.; SILVA, E. H. et al. Implantação da TV Unifor. 2004.
Palavras-chave: Televisão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Implantar a TV Universitária na Universidade de Fortaleza; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 4; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Unifor.
3.

PAIVA FILHO, G. S.; SILVA, E. H.; Dumaresq, Daniella. Curso de Audiovisual e Novas Mídias. 2007.
Palavras-chave: audiovisual; Educação; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Implantar o Curso de Graduação de Audiovisual e Novas Mídias; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 2; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Unifor.
4.

PAIVA FILHO, G. S.; SABADIA, L. C.. Implantação da Televisão Educativa do Município de Fortaleza. 2008.
Palavras-chave: Televisão; Administração; audiovisual; Economia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Implantar a Televisão Educativa; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 24; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Prefeitura de Fortaleza.

Demais tipos de produção técnica
1PAIVA FILHO, G. S.. Ator e Câmera. 2015. .
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 75; Local: Porto Iracema - Centro Cultural Dragão do Mar; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema - Centro Cultural Dragão do Mar.
na.
2PAIVA FILHO, G. S.. Emaranhado WebTV. 2011. (Implantação de WebTV).
Palavras-chave: Televisão; Web; Internet.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Setores de atividade: Informação e comunicação; Atividades profissionais, científicas e técnicas; Artes, cultura, esporte e recreação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Desenvolver e Implantar WebTV no Laboratório de Jornalismo da UNIFOR; Local: Labjor; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: UNIFOR.

Produção artística/cultural
1PAIVA FILHO, G. S.. Fortaleza In de Gente. 1991.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme
CINEMA.
2PAIVA FILHO, G. S.. Viagem. 1992.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme
CINEMA.
3PAIVA FILHO, G. S.. Chagas Abertas. 1993.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme
CINEMA.
4PAIVA FILHO, G. S.. Sonhos Acredite Neles. 1993.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme
CINEMA.
5PAIVA FILHO, G. S.; BRASIL, T.. Borracha para Panela de Pressão. 1994.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme
CINEMA.
6PAIVA FILHO, G. S.. O Astro Popular. 1994.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme
CINEMA.
7PAIVA FILHO, G. S.; BRASIL, T.. A Doença do Poço. 1995.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme
CINEMA.
8PAIVA FILHO, G. S.; SILVA, D. D. E.. Oropa, França e Bahia. 1996.
Referências adicionais: Brasil/Português
CINEMA.
9PAIVA FILHO, G. S.; PIMENTEL, J.. Estação Turismo. 1998.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza
10PAIVA FILHO, G. S.. Oropa, França e Bahia. 1999.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme
CINEMA.
11PAIVA FILHO, G. S.. Linhas de Organdi. 2001.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme
CINEMA / MINISSÉRIE PARA TV.
12PAIVA FILHO, G. S.; PARENTE, C.; SANTOS, H. C.. Turismo da Gente. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza
13PAIVA FILHO, G. S.. Palavreado. 2004.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza
14PAIVA FILHO, G. S.. Mostra de Idéias. 2004.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza
15PAIVA FILHO, G. S.. Crônicas Cearenses. 2004.
Palavras-chave: Televisão; Artes; Memória.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza
16PAIVA FILHO, G. S.. Um Navio à Deriva. 2005.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme
DOCUMENTÁRIO / CINEMA / MINISSÉRIE PARA TV.
17PAIVA FILHO, G. S.. Diálogos Abertos. 2006.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza
18PAIVA FILHO, G. S.. Espelho Brasil. 2006.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza
19PAIVA FILHO, G. S.. Com a Bola Toda. 2006.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza
20PAIVA FILHO, G. S.. Ceará Sim. 2006.
Palavras-chave: Educação; Televisão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza
21PAIVA FILHO, G. S.. Arte.Doc. 2007.
Palavras-chave: Artes; Linguagem.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza
22PAIVA FILHO, G. S.. Flores de Marcela. 2009.
Palavras-chave: audiovisual; Artes; Cinema; Televisão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Local do evento: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Estação Luz Filmes
23PAIVA FILHO, G. S.. As Mães de Chico Xavier. 2011 (Cinema Longa metragem).
Palavras-chave: Cinema; Dramaturgia; Linguagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Local do evento: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Estação Luz Filmes
24PAIVA FILHO, G. S.; PAIVA FILHO, G. S.. Eu, Vitória. 2013 (Dcumentário).
Palavras-chave: audiovisual; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Estação da Luz Filmes
25PAIVA FILHO, G. S.. Bate Coração. 2015 (Roteiro Cinematográfico).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Estação da Luz Filmes
26PAIVA FILHO, G. S.. Meu Tricolor de Aço. 2019 (Roteiro Cinematográfico).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Home-page: http://www.estacaoluzfilmes.com.br/; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Estação da Luz Filmes

Orientações concluídas

Graduação
1. Léa Campos e Silva. A Relação Agência Versus Produtora no Mercado Cearense. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Emerson Oliveira Cardoso. A Representação Popular no Cinema Marginal. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Kérsia Maia Porto. Da Televisão Analógica à iTV Brasileira. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Flávia Milério Silva. Marketing de Serviços: caso Xerox do Brasil/CE. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Pery Negreiro Vicente Silva. O Protagonista na Narrativa Fílmica: Caso senhor dos Anéis. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Marina Morena Araújo Taváres. Uma Análise do Vídeo Poema Nome Não de Arnaldo Antunes. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Rebeca Dias Bruno. Videoclipe: sua história a partir do cinema. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
8. Alexandre Pereira Pirajá. A TV Ceará em Busca de um Modelo de Televisão Pública: que divulgue a cultura e a cidadania. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
9. Karine Serpa Paiva Damasceno. Análise do Protagonista na Narrativa Fílmica: Caso Invasor. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
10. Robson Lima Coelho. Montagem Cinematográfica: da estética à narração - estudo de caso do filme A Estrada Perdida. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
11. Karine Serpa Paiva Damasceno. Análise do Protagonista na Narrativa Fílmica: Caso Invasor. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Cinema; Dramaturgia; Literatura.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
12. Márcio Martins Holanda. A Trajetória do Personagem Luke Skywalker em Guerra nas Estrelas: das semelhanças do mitos heróicos ao herói espacial. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
13. Carolina Alcântara da Rosa. Análise Fílmica de Hércules: do mito grego à celebridade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
14. Rafael Menezes Vasconcelos. O Apelo do Herói Épico como Motivo de Sucesso do RPG Dungeons e Dragons. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
15. Kérsia Maia Porto. O Sugimento do Web Telejornal no Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Web; Telejornalismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
16. Mirela Moreira Montenegro. A Violência no Cinema Brasileiro da retomada - Uma Análise Fílmica de Cronicamente Inviável e Cidade de Deus. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Cinema; Linguagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
17. Clara Maria Reyes Buenaventura. Janela da Alma: Imagens Sobre o Olhar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Artes; Cinema.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
18. Rúbia Mércia de Oliveira. A Casa, Viaja no Tempo Espaço Habitado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: audiovisual; Artes; Linguagem; Memória; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
19. Wanessa Sousa Malta. As Janelas de Vermeer: A Fotografia no Filme Moça com Brinco de Pérola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Linguagem; Cinema.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
20. Pedro Henrique de Andrade Nobre. Sin City: Dos Quadrinhos ao Cinema. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Cinema.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
21. Adriana Mota Coelho. A Ficção do Filme Faherenheit 11 de Setembro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Cinema.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
22. Rafael Moreira e Silva. O Hacai Cinematográfico dos Trailers. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Dramaturgia; Cinema; Literatura; Linguagem.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
23. Michely da Silveira Lima. Programa Linha Direta - Caso Vladmir Herzog Construção do Fato. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Telejornalismo; Televisão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
24. Denise Mustafa de Oliveira. Cinema Contemporâneo: Transgressão da Imagem- A Video Arte em Réquiem Para Um Sonho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Artes; Cinema; audiovisual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
25. Maryna Araujo Alves. Democratização da Televisão - I Vídeo Independente na TV Ceará. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Televisão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
26. Bruno Sampaio Tobias. O Anti-Herói Contemporâneo de Táxi Driver: De James dean à Travis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Dramaturgia; Cinema.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
27. Camilla Andrade Lopes. Carvana JN: Jornal Nacional em Busca do Telespectador. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Televisão; Telejornalismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
28. Flávia Pereira Gurgel. Da Histórias para as Telas: Análise de Roteiro do Filme os 300 de Esparta. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Linguagem; Dramaturgia; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
29. Bruno Mnezes Soares. Harry Potter a Fascinação do Adulto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Cinema.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
30. Christiano Feitosa Gonçalves Costa. A Trajetória do Personagem Neo em Matrix. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Cinema; Dramaturgia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
31. Larissa Freitas de Carvalho. A Construção da Personagem na Obra Fílmica "Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Glauber Santos Paiva Filho.
Palavras-chave: Artes; Cinema; Dramaturgia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em bancas de comissões julgadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1. PARENTE, Cristiana; BENEVIDES, Alleytusia et al. Participação em banca de Marcelo Leite Barbalho. Fotodocumentarismo: um estudo sobre a credibilidade do documento fotográfico na era da imagem digital. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo e Publicidade Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. PARENTE, Cristiana; BARROSO, Felipe et al. Participação em banca de Joyce Fernandes Gurgel Borges. Incentivo Cultural no Cinema Cearense por Meio da Lei Jereissati. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. BITTENCOURT, Carlos; KURy, Gal et al. Participação em banca de Calmette Guérin de Souza Costa. Reciclagem e Coleta Seletiva de Lixo. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. SERPA, Paulo Ernesto; FILHO, Glauber Santos Paiva. Participação em banca de Maria Mônica Girão Brito. A Comunicação do Grotesco Utilizada na Narrativa do Programa Comando 22 da TV Diário. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Televisão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. PINHEIRO, Andréa; ACSELRAD, Márcio et al. Participação em banca de Glauber Lacerda Sindeaux Segundo. A Ascensão Nazista e a Utilização do Cinema na Criação do Mito Hitler. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. BITTENCOURT, Carlos; VELAZQUEZ, Carlos et al. Participação em banca de Fabrício de Carvalho Inocêncio. A Trilha Sonora e Estímulo Sensorial na Propaganda. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. ACSELRAD, Márcio; SANTOS, Helena Cláudia et al. Participação em banca de Áureo César Mazza. Divulgação de Eventos em Fortaleza. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. SANTOS, Helena Cláudia; MACIEL, Regina Heloisa Mattei de Oliveira et al. Participação em banca de Greson Hollanda. Uma Análise da Edição do Filme Matrix. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. MATTOS, Geísa; PINHEIRO, Andréa et al. Participação em banca de Gabriela de Pallhano Xavier Torres. O Jornalismo Comunitário da Rede Globo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. PARENTE, Cristiana; CHAVES, Inês et al. Participação em banca de Raquel Aguiar Costa. A Representação da Mulher no Cinema Nacional: Uma Análise Sobre Maria Alice e Darlene. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. ALMEIDA, Nilton; SILVA, Erotilde Honório et al. Participação em banca de Renata Ribeiro de Vasconcelos. As Cantoras do Rádio Cearense; trajetória e influência. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. FURTADO, Beatriz; PRIMO, Rosa de et al. Participação em banca de Juliana Lopes de Menezes. O Tempo da delicadeza: uma análise dos processos de comunicação expressos por meio do movimento corporal e da composição cênica do espetáculo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. ACSELRAD, Márcio; FURTADO, Tania Cristina Tavares de Andrade et al. Participação em banca de Juliana Melo Rosa. Casseta e Planeta Urgente: Humaor Crítico ou Pura Técnica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Televisão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. MATTOS, Geísa; LIMA, Simone Oliveira et al. Participação em banca de Aislan Nogueira de Souza. Fa me Riir: Um Estudo do Programa Pânico na TV. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comuinicação Social) - Faculdade Nordeste.
Palavras-chave: Televisão.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. PARENTE, Cristiana; SANTOS, Helena Cláudia et al. Participação em banca de Yanna Peixoto de Vasconcelos Guimarâes. Opinião Versus Crítica: Uma Análise e Comparação dos Textos Sobre Cinema de Três Filmes nas Revistas Istoé, Veja e Set. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Cinema.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. SANTOS, Helena Cláudia; SILVA, Ivanilda Sousa da et al. Participação em banca de Leandro Bessa Barros. O Feminino nas Propagandas de Cerveja. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Publicidade e Propaganda.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. FROTA, Eveline; QUEZADO, Ana Maria Leopoldina et al. Participação em banca de Louise Kataryne de Oliveira. Início da História da Televisão no Ceará e a Transição dos Profissionais do Rádio Para TV. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comuinicação Social) - Faculdade Nordeste.
Palavras-chave: Televisão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. VELAZQUEZ, Carlos; REINALDO, Gabriela Frota et al. Participação em banca de Manuela Barroso. Era Uma Vez no Cinema: Os Elemnetos Feéricos em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Cinema.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. SERPA, Paulo Ernesto; SPINDOLA, César et al. Participação em banca de Pablo Di Paula de Almeida do Nascimento. Violência, Mídia e Personagem: O Caso dos Deputados-repórteres Ely Aguiar e Ferreira Aragão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Televisão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em bancas de comissões julgadoras

Professor titular
1. DUMARESQ, Daniella; REINALDO, Gabriela Frota et al.Professor para Projeto Experimental I e II. 2008. Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Concurso público
1. FILHO, Glauber Santos Paiva. Programa BNB de Cultura. 2009. Banco do Nordeste do Brasil.
Palavras-chave: audiovisual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Avaliação de cursos
1. FILHO, Glauber Santos Paiva. Programa BNB de Cultura. 2008. Banco do Nordeste do Brasil.
Palavras-chave: audiovisual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. O Setor Público e a TV Universitária. 2011. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
2. . 2003. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
3. . 2003. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
4. . 2003. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
5. . 2003. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
6. Instituição Socialmente Responsável. 2005. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
7. Jornalismo na Era Digital. 2006. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
8. É tudo Fotografia. 2006. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
9. TVs Regionais: os desafios da produção fora do eixo. 2010. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.midianordeste.org.br/new/web/.
10. . 2010. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Portugal/.
11. A Construção de Imagens Cinematográficas por meio do Relatos Orais do Documentário. 2011. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Portugal/.
12. . 2002. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
13. . 2003. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
14. . 2005. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Estados Unidos/.
15. . 2009. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
16. Processo Criativo. 2010. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
17. O Espírito do Cinema Contemporâneo. 2012. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
18. O Filme Limite. 2006. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
19. Cena Cearense. 2012. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.festivaldomakingof.com.br/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica16

Trabalhos em eventos5
Completos4
Textos em jornais ou revistas (magazines)5
Jornal de notícias3
Revistas (Magazines)2
Demais tipos de produção bibliográfica 6

Total
Produção técnica8

Processos ou técnicas2
Processos ou técnicas sem registro ou patente2
Trabalhos técnicos4
Demais tipos de produção técnica2

Total
Produção artística/cultural42

Total
Orientações concluídas31

Graduação31


Total
Dados complementares41

Participação em bancas examinadoras19
Participação em bancas de comissões julgadoras3
Participação em eventos19
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 11/08/2020 - 11:31