Curriculum Vitae

Henrique Luis do Carmo e Sá

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalLinhas de pesquisaProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeHenrique Luis do Carmo e Sá
Nome em citações bibliográficasSÁ, Henrique Luis do Carmo e;H. L. do Carmo e Sá;do Carmo E Sá HL;Sa, H L C;SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO;SA, HENRIQUE
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Coordenação de Pós-Graduação.
Av. Valmir Ponte, 300 Bloco F Sala F33
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34773113
URL da Homepage: http://www.unifor.br
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Formação acadêmica/Titulação
2011 - 2018 Doutorado em Doctorate of Education - Higher Education.
University of Liverpool, LIVERPOOL, Inglaterra.
Título: Leadership and Decision Practices among University Managers in Brazil, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Ian Willis.
Palavras-chave: gestão; liderança; ensino superior; Tomada de Decisão.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: ENSINO SUPERIOR.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: LIDERANÇA.
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2001 Mestrado em Health Professions Education (MHPE).
University Of Illinois At Chicago, UIC, Estados Unidos.
Título: Needs Assessment and Curriculum Design of a Continuing Professional Development Program in Child Health, Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Mark Gelula.
Bolsista do(a): Kellogg Foundation, KF, Estados Unidos.
Grande área: Ciências da Saúde.
1993 - 1995 Especialização - Residência médica.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Residência médica em: Pediatria
Número do registro: .
Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Palavras-chave: Hospital das Clínicas UFC.
Grande área: Ciências da Saúde.
1997 - 1997 Especialização em Clinical Trials. (Carga Horária: 450h).
London School of Hygiene and Tropical Medicine, LSHTM, Inglaterra.
Título: Using Clinical Trials to develop a model for studying resilience in children. Ano de finalização: 1997.
Orientador: Stewart Pocock.
Bolsista do(a): British Council, , Inglaterra.
1985 - 1992 Graduação em Medicina.
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Formação complementar
2024 - 2024Introduction to Systematic Reviews. (Carga horária: 40h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2021 - 2021Lei Geral de Proteção de Dados -LGPD. (Carga horária: 6h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2021 - 2021PEERS Research Methods Series - The ProQual Institute for Research Methods. (Carga horária: 4h).
American Educational Research Association, AERA*, Estados Unidos.
2021 - 2021Data sharing in medical education research with MedEdPublish. (Carga horária: 4h).
Association for the Medical Education, AMEE, Escócia.
2021 - 2021AERA-ICPSR PEERS ?Cutting-Edge Quantitative and Computational Methods. (Carga horária: 4h).
American Educational Research Association, AERA*, Estados Unidos.
2021 - 2021Remote: The Connected Faculty Summit. (Carga horária: 16h).
Arizona State University, ASU, Estados Unidos.
2020 - 2020Como criar histórias: método Gianni Rodari. (Carga horária: 16h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2011 - 2011APG-Senior Programa de Gestão Avançada. (Carga horária: 50h).
Amana-Key Advance Center, AMANA-KEY, Brasil.
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Atuação profissional
Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.
Vínculo institucional
2023 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informaçõesCoordenador do Projeto VELAS - Vivências em Liderança e Aprendizagem para Supervisores de Programas de Residência em Saúde da ESPCE, articulando formação de preceptores e supervisores dos Programas de Residência Médica, Uni e Multiprofissional da Rede SESA.
Future Talent Council, FTC, Suécia.
Vínculo institucional
2020 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2021 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Vínculo institucional
2005 - 2021 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40
Vínculo institucional
2004 - 2005 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: serviços prestados, Carga horária: 20
Atividades
02/2023 - AtualConselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, .
Cargo ou função
Conselheiro-titular, representação professores titulares, Conselho de Centro.
2023 - AtualAtividades de Participação em Projeto, Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas.
Projetos de pesquisa
Educação Profissional e Cultura da Segurança do Paciente em Hospitais
2022 - AtualAtividades de Participação em Projeto, Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Coordenação de Pós-Graduação.
Projetos de pesquisa
Processos de Desenvolvimento Pessoal e Profissional em Saúde: Formação, especialização e educação permanente de profissionais e equipes para o Sistema Único de Saúde no Brasil
2022 - AtualAtividades de Participação em Projeto, Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas.
Projetos de pesquisa
Avaliação da efetividade de um modelo de planejamento de carreira para estudantes de medicina
ATRIBUTOS DE MODELO DE PAPÉIS DE PRECEPTORES (AS): CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRUTURA CONCEITUAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA
07/2021 - AtualPesquisa e desenvolvimento , Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Coordenação de Pós-Graduação.
Linhas de pesquisa
Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas
Desenvolvimento infantil e humano
3/2014 - AtualEnsino, Ciências Médicas, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Práticas Docentes em Saúde
Abordagens Educacionais em Saúde
08/2006 - AtualEnsino, Medicina, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Desenvolvimento profissional
Mentoria e Tutoria
Pediatria
8/2005 - AtualEnsino, Medicina, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Pediatria
Educação das Profissões da Saúde
Habilidades Médicas
8/2005 - AtualEnsino, Desenvolvimento Docente, Nível: Aperfeiçoamento.
Disciplinas ministradas
Desenho de Currículos e Programas Educacionais
Aprendizagem Baseada em Problemas
Avaliação de Estudantes e Programas
Educação para as Profissões da Saúde - Introdução
9/2004 - AtualConselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria do Centro de Ciências da Saúde, .
Cargo ou função
Consultor em Educação Médica.
9/2005 - 02/2023Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.
Atividade realizada
Membro do Comitê Editorial ad hoc, Revista Brasileira em Promoção da Saúde.
03/2009 - 06/2021Direção e administração, Reitoria, .
Cargo ou função
Vice-reitor de Ensino de Graduação.
8/2005 - 2/2009Direção e administração, Reitoria, Conselho de Centro do CCS.
Cargo ou função
Coordenador de Curso.
REVISTA BRASILEIRA EM PROMOÇÃO DA SAÚDE (ONLINE).
Vínculo institucional
2022 - 2023 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Outras informaçõesEditor de seção.
Revista Brasileira em Promoção da Saúde (UNIFOR).
Vínculo institucional
2006 - 2023 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Clínica Crescer, CRESCER, Brasil.
Vínculo institucional
1995 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Médico pediatra, Carga horária: 12
Atividades
5/1995 - AtualDireção e administração, Clínica Crescer, .
Cargo ou função
Diretor de Unidade.
5/1995 - AtualServiços técnicos especializados , Clínica Crescer, .
Serviço realizado
médico assistente em consultório pediátrico.
Instituto Innovare, INNOVARE, Brasil.
Vínculo institucional
2003 - 2005 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico, Carga horária: 0
Atividades
10/2003 - 08/2005Direção e administração, Instituto Innovare, .
Cargo ou função
Diretor técnico.
Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, Brasil.
Vínculo institucional
2003 - 2005 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 0
Atividades
2/2003 - 8/2005Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus Belo Horizonte, Curso de Medicina.
Cargo ou função
Consultor em Educação Médica.
Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
Vínculo institucional
2003 - 2005 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0
Atividades
3/2003 - 8/2005Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria da Saúde do Estado de Minas Gerais, Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.
Cargo ou função
Consultor em Educação Médica / Educação Permanente de Profissionais de Saúde.
Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.
Vínculo institucional
1995 - 2003 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato de serviços, Carga horária: 40
Atividades
8/1998 - 3/2003Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Editorial, .
Cargo ou função
membro de colegiado superior.
1/1998 - 3/2003Direção e administração, Área Programática de Educação das Profissões da Saúde, .
Cargo ou função
Coordenador de Programa.
1/1998 - 3/2003Direção e administração, Superintendência, .
Cargo ou função
superintendente em exercício.
6/1996 - 3/2003Ensino, Educação das Profissões da Saúde, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Introdução à educação para as profissões da saúde
liderança
desenvolvimento de docentes
avaliação de estudantes e programas
1/2000 - 3/2002Atividades de Participação em Projeto, Área Programática de Educação das Profissões da Saúde, .
Projetos de pesquisa
Projeto "Lugar de Criança"
1/1997 - 1/1998Direção e administração, Núcleo de Desenvolvimento Educacional, .
Cargo ou função
Coordenador de Programa.
3/1995 - 6/1996Direção e administração, Departamento de Ensino Em Gestão de Sistemas de Saúde Deges, .
Cargo ou função
Diretor de Unidade.
1/1995 - 5/1996Atividades de Participação em Projeto, Área Programática de Educação das Profissões da Saúde, .
Projetos de pesquisa
PROJETO DE ESTUDO DA MORBIMORTALIDADE PERINATAL EM FORTALEZA
Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil.
Vínculo institucional
1999 - 2002 Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: médico, Carga horária: 24
Outras informaçõesMédico assistente da Clínica Pediátrica do Hospital Distrital N. Sa. da Conceição - Conj. Ceará. Atividades de plantão em emergência pediátrica e enfermaria.
Atividades
1/1999 - 1/2002Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Distrital Nossa Senhora da Conceição.
Serviço realizado
Médico plantonista - Pediatria.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional
2004 - 2004 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 12
Outras informaçõesAssessor do Núcleo de Desenvolvimento da Educação Médica - NUDEM, para a área de Avaliação de Programas e Estudantes.
Vínculo institucional
1996 - 1999 Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informaçõesProfessor substituto de Pediatria, concursado (primeiro lugar); atividades de ensino em ambulatório, sala de parto, enfermaria e sala de aula. Coordenação do internato em Pediatria do Curso de Medicina da UFC.
Vínculo institucional
1985 - 1990 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Representante estudantil
Outras informaçõesSecretário de Divulgação e Imprensa (1985-1968); Secretário de Ação Comunitária e Coordenador do Projeto Acadêmico de Saúde Coletiva - PASCO (1986-1987); Vice-Presidente (1987-1988) e Presidente (1988-1989) do Centro Acadêmico XII de Maio, entidade representativa dos Estudantes de Medicina da Universidade Federal do Ceará - Fortaleza. Representante estudantil do Colegiado de Centro de Ciências da Saúde (1987-1989). Secretário-Geral da Diretoria Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), de Julho 1989-Junho 1990.
Atividades
2023 - AtualAtividades de Participação em Projeto, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Materno-Infantil.
Projetos de pesquisa
Construção e Validação de matriz de competências em desenvolvimento e comportamento na primeira infância, baseado em Atividades Profissionais Confiáveis (EPAs), para residência de pediatria no Brasil
3/2004 - 7/2004Ensino, Medicina, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Pediatria Clínica e Cirúrgica
Neonatologia e Obstetrícia
7/1996 - 7/1998Ensino, Medicina, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Pediatria Clínica I
Puericultura
Pediatria Clínica II
Internato em Pediatria

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Linhas de Pesquisa
1. Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas
Objetivos: Compreende estudos e pesquisas em desenvolvimento e abordagens em educação para as profissões da saúde e liderança educacional, com ênfase na inserção nos sistemas de serviços sócio-sanitários, a partir da análise baseada em evidências no ensino superior das profissões da saúde. Os temas incluem a avaliação, as teorias e processos de ensino e aprendizagem em ambientes de prática profissional; o ensino em pequenos e grandes grupos; planejamento e avaliação curricular e o desenvolvimento docente, nos níveis de graduação, pós-graduação e educação permanente..
Grande área: Ciências da Saúde.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; AVALIAÇÂO DE ESTUDANTES; Avaliação de Metodologias Educacionais; Desempenho Acadêmico; EDUCAÇÂO MEDICA; Educação para as Profissões da Saúde.
2. Desenvolvimento infantil e humano
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Projetos de Pesquisa
2023 - AtualConstrução e Validação de matriz de competências em desenvolvimento e comportamento na primeira infância, baseado em Atividades Profissionais Confiáveis (EPAs), para residência de pediatria no Brasil
Descrição: O presente projeto visa validar uma nova matriz de competências em desenvolvimento e comportamento na primeira infância, baseada em atividade profissionais confiáveis (entrustable professional activities - EPAs), para residência de pediatria no Brasil, com a finalidade de aprimorar a formação do pediatra diante do contexto de alta prevalência de alterações do desenvolvimento e comportamento. Será realizado um estudo de métodos misto dividido em três etapas, com o objetivo de descrever o processo de formação atual do pediatra em desenvolvimento e comportamento na primeira infância, nos programas de residência brasileiro e construir e validar uma nova matriz de competências, baseada em EPAs. O produto técnico final será a nova matriz curricular para a residência de pediatria geral, que será encaminhada para o comitê nacional de residência médica (CNRM), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Ministério da Educação (MEC) e inicialmente implantado nos serviços de residência de pediatria ligados à Universidade Federal do Ceará (UFC) e à Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP)...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Doutorado ( 2) .
Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / Álvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante / Renata de Barros Bruno Ximenes - Integrante / Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida - Integrante / Francisco Sulivan Bastos Mota - Integrante / João Joaquim Freitas do Amaral - Integrante / Ricardo Sukiennik - Integrante.
Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio finaceiro..
1995 - 1996PROJETO DE ESTUDO DA MORBIMORTALIDADE PERINATAL EM FORTALEZA
Descrição: AVALIAÇÂO.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Integrante / ALVARO JORGE MADEIRO LEITE - Coordenador.
Finaciador(es): Universidade Federal do Ceará - Cooperação / Escola de Saúde Pública do Ceará - Cooperação..
2000 - 2002Projeto "Lugar de Criança"
Descrição: Este projeto pretende não somente compreender de que maneira a seca produziu modificações no universo de valores culturais e relações afetivas das crianças pré-escolares que vivem nas regiões semi-áridas do sertão cearense, mas também desenvolver ações que visem a fortalecer a capacidade de resiliência . Nesse sentido, o resgate dos valores culturais dessas populações assume um papel chave no fortalecimento dos fatores de proteção das crianças pré-escolares. O projeto se direciona ao estudo e intervenção do universo psico-afetivo e cultural de crianças que vivenciam esta realidade. 
 

Estratégias, métodos e atividades 

Fase I: Elaboração do Projeto de Intervenção 
Identificação da área de intervenção do Projeto : levantamento de indicadores sócio-econômicos e visitas de campo em áreas atingidas pela seca no município de Morada Nova . 
Estudo de fatores de vulnerabilidade e proteção existentes na comunidade em relação à primeira infância ( 0-7 anos ) . 
Estudo da cultura infantil: Lúdico, Relações afetivas, Folclore e Tradição, Relação ambiental e Religiosidade. 
Montagem do projeto de intervenção. 
Fase II : Formação de formadores ( nível central - ESPCE ) 
Educação para profissionais de saúde : Curso de Especialização/Mestrado 
Capacitação em Desenvolvimento Infantil Precoce, Cultura Infantil, Promoção da Saúde Infantil e Mobilização Comunitária. 
Fase III : Formação de Promotores em nível local : Equipe de Saúde da Família 
Sensibilização e capacitação de Médicos de Família , Enfermeiros e Agentes Comunitários de saúde em desenvolvimento infantil precoce , cultura infantil , promoção da saúde infantil e mobilização comunitária. 
Identificação de agentes locais de mobilização familiar 
Fase IV : Intervenção

Desenvolvimento de atividades comunitárias de valorização e proteção em relação á primeira infância. 
Planejamento participativo de intervenções potencializadoras do desenvolvimento infantil em condições de vida extremamentes adversas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / Olívia Andréa Alencar Bessa - Integrante / Andrea Caprara - Integrante / Cristina Pinheiro de Sousa - Integrante.
Finaciador(es): Escola de Saúde Pública do Ceará - Cooperação / Fundação Bernard Van Leer - Cooperação..
2022 - AtualProcessos de Desenvolvimento Pessoal e Profissional em Saúde: Formação, especialização e educação permanente de profissionais e equipes para o Sistema Único de Saúde no Brasil
Descrição: O Projeto de Pesquisa Processos de Desenvolvimento Pessoal e Profissional em Saúde: formação, especialização e educação permanente de profissionais e equipes para o Sistema Único de Saúde no Brasil parte do pressuposto que a trajetória de formação profissional em saúde é um continuum de ciclos interdependentes, conforme o tempo de experiência, o estádio de desenvolvimento, a complexidade da área, regulações da profissão, fatores influentes no percurso pessoal, dentre outros componentes. Assim, o Projeto visa abranger três eixos de investigação, correspondendo, respectivamente, a três segmentos do percurso de formação de profissionais de saúde, a saber:Eixo 1: O Percurso da Graduação, compreendendo as fases pré-universitária, os ciclos iniciais e intermediários de formação e o período de adensamento e imersão de práticas supervisionadas (internatos e estágios supervisionados). Eixo 2: O Percurso da Pós-Graduação, envolvendo as experiências formativas em nível de Residência Profissional e/ou Multiprofissional, as especializações lato sensu e stricto sensu. Eixo 3: O Percurso do Desenvolvimento Profissional Permanente, que envolve todas as experiências formais e informais de atualização e manutenção da competência profissional.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 14) / Mestrado acadêmico ( 9) .
Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / Olívia Andréa Alencar Bessa - Integrante / Daniela Chiesa - Integrante / Sílvia de Melo Cunha - Integrante.
.
2022 - AtualAvaliação da efetividade de um modelo de planejamento de carreira para estudantes de medicina
Descrição: Desenvolvimento e avaliação de um modelo de orientação e planejamento de carreira para estudantes de medicina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / Hilário Rodrigues de Souza - Integrante.
.
2022 - AtualATRIBUTOS DE MODELO DE PAPÉIS DE PRECEPTORES (AS): CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRUTURA CONCEITUAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA
Descrição: Desenvolvimento e avaliação de modelo para atributos de papéis para docentes e preceptores de Medicina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / Sílvia de Melo Cunha - Integrante / Flaviana Cardoso Xavier - Integrante / Elaine Saraiva Feitosa - Integrante.
.
2023 - AtualEducação Profissional e Cultura da Segurança do Paciente em Hospitais
Descrição: Estudos sobre segurança do paciente e formação profissional, incluindo intervenções educacionais e na gestão de unidades hospitalares para promoção da cultura da segurança do paciente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / Daniela Chiesa - Integrante / Fernanda Colares de Borba Netto - Integrante / Adriana Menezes Loyo Rosas - Integrante / Vitória Dávila - Integrante / Débora Pereira Paixão - Integrante.
.
2023 - AtualProjeto VELAS - Vivências em Liderança e Aprendizagem para Supervisores de Programas de Residência em Saúde
Descrição: Para capacitar com sucesso a próxima geração de profissionais de saúde, os supervisores e preceptores de programas de residência devem utilizar estratégias e técnicas de ensino inovadoras em ambientes clínicos e demais espaços de treinamento. O Projeto VELAS é uma proposta de programa de formação para esses supervisores, a partir do desenvolvimento de facilitadores de aprendizagem da ESP/CE, híbrido (com atividades presenciais e on-line). Este programa contemporâneo integra métodos pedagógicos inovadores, treinamento baseado em habilidades, workshops virtuais e presenciais, módulos de aprendizado on-line, projetos individuais e em equipe, bem como um projeto final focado nos programas de residência dos supervisores e preceptores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / Daniela Chiesa - Integrante / Alciléa Leite de Carvalho - Integrante / Juliana Braga de Paula - Integrante / Mônica de Oliveira Belém - Integrante.
.
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Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica.
2. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Pediatria.
3. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Desenvolvimento e Comportamento Infantil.
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Idiomas
Compreende Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês.
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve Inglês (Bem), Espanhol (Pouco), Francês.
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Prêmios e títulos
1995Prêmio Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Pediatria.
1996Prêmio Nicola Albano, Sociedade Brasileira de Pediatria.
2008Prêmio de Liderança e Gerência, United States Agency for Internacional Development & Management Sciences for Health.
2013Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, 20a. Ed., Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior - ABMES.
2013Amigo da Marinha, Marinha do Brasil.
2022Google Certified Educator level 1, Google for Education.
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Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. GOMES, J. M. A.; SILVA, S. L.; MENEZES, R. B. et al. A percepção dos estudantes do primeiro ano do Curso de Medicina sobre os grupos tutoriais na aprendizagem baseada em problemas. In: IV Fórum Nacional Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem, 2007, Londrina-PR. Olho Mágico - Revista da Área de Formação e Desenvolvimento de Profissionais de Saúde, 2007. v. 14. p. 12-12.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Problem-Based Learning; Avaliação de Metodologias Educacionais; Grupos Tutoriais.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Educação; Saúde e Serviços Sociais.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 15171345.
2. ALMEIDA, M. M.; HOLANDA, A. A.; SÁ, Henrique Luis do Carmo e. Desenvolvendo práticas de integralidade no Curso Médico: Os Módulos de Ações Integradas em Saúde. In: IV Fórum Nacional Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem, 2007, Londrina-PR. Olho Mágico - Revista da Área de Formação e Desenvolvimento de Profissionais de Saúde, 2007. v. 14. p. 57.
Palavras-chave: Avaliação de Metodologias Educacionais; EDUCAÇÂO MEDICA; Desenho de currículos; Aprendizagem Baseada em Problemas.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 15171345.
3. DINIZ, R. C. M.; NORO, L. R.; SÁ, Henrique Luis do Carmo e. Avaliando Estudantes: Uma Meta-avaliação no Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza. In: I Encontro Norte, Nordeste e Centro-Oeste Sobre Formação Docente para a Educação Superior - ENFORSUP, 2008, Fortaleza(CE). Livro de Resumos do contro Norte, Nordeste e Centro-Oeste Sobre Formação Docente para a Educação Superior - ENFORSUP. Fortaleza (CE) : Universidade de Fortaleza, 2008. p. 115-117.
Palavras-chave: AVALIAÇÂO DE ESTUDANTES; meta-avaliação; Educação Profissional.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 9788598876344.
4. ELOY, Y. R. G.; SOUZA, M. G.; Sa, H L C. AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LIDERANÇA NA FORMAÇÃO DE MONITORES. In: VI Congresso Nacional de Educação, 2019, Campina Grande-PB. Anais VI CONEDU, 2019.
Palavras-chave: DISC; liderança; Monitoria; Mentoria.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59369]; ISSN/ISBN: 2358-8829.
A monitoria no ensino superior pode ser vista como uma das estratégias para dar acessibilidade, qualidade e equidade a educação. Desenvolver habilidade de liderança nos monitores de hoje é influenciar a perfil do egresso mais habilitado para um carreira em ambientes complexos. O presente trabalho tem por objetivo avaliar e desenvolver habilidades de liderança acadêmica em monitores institucionais da Universidade de Fortaleza (Unifor), tornando-os líderes mentores do Programa de Formação de Monitores da Unifor. O uso de avaliação comportamental associado a sessões de mentoria, individuais e em grupo, juntamente com momentos de treinamento e desenvolvimento evidenciam consistentes contribuições para mudanças comportamentais e desenvolvimento de competências de liderança e de docência..
5. MELGACO, S. S. C.; MARQUES, F. A. O.; Sa, H L C et al. ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS COM IMPACTO NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS MÉDICAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. In: 61o Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2023, Fortaleza. ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA. Brasília : Associação Brasileira de Educação Médica, 2023. v. único. p. 252-252.
Palavras-chave: educação baseada em competências; ensino superior; EDUCAÇÂO MEDICA; estratégias educacionais; internato e residência.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://website.abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378.
6. METRAN, P. N.; LIMA, E. S.; BALBINO, T. L. C. et al. ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA POR PERFIL DE ESTUDANTES DE MEDICINA MEDIANTE WHOQOL-BREF. In: 61o Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2023, Fortaleza. Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023. Brasília : Associação Brasileira de Educação Médica, 2023. p. 392-392.
Palavras-chave: Qualidade de vida; Saúde Coletiva; WHOQOL-Bref.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378.
7. LOBAO, J. P. M.; SANTOS, I. C. S.; DAVILA, V. et al. DIMENSÕES DA QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES INGRESSANTES DE MEDICINA. In: 61o. Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2023, Fortaleza. Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023.. Brasília : Associação Brasileira de Educação Médica, 2023. p. 516-516.
Palavras-chave: Estudantes de Medicina; Qualidade de vida; Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]
8. CAVALCANTE, R. E.; SILVEIRA, E. O.; Sa, H L C. ESTILOS DE APRENDIZAGEM E ABORDAGENS EDUCACIONAIS EM ESTUDANTES DE MEDICINA INGRESSANTES. In: 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 2023, Fortaleza. Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023. Brasília : Associação Brasileira de Educação Médica, 2023. p. 876-876.
Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem; EDUCAÇÂO MEDICA; estratégias educacionais.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378.
9. CAVALCANTE, R. E.; SILVEIRA, E. O.; Sa, H L C. PROFESSORES E ESTUDANTES DE MEDICINA TÊM ESTILOS DE APRENDIZAGEM SEMELHANTES? UMA ANÁLISE COMPARATIVA. In: 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 2023, Fortaleza. Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023. Brasília : Associação Brasileira de Educação Médica, 2023. p. 1182-1182.
Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem; EDUCAÇÂO MEDICA; Abordagens educacionais.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378.
10. RIBEIRO, L. V. B.; ALBUQUERQUE, K. M.; Sa, H L C et al. ESCREVER, REFLETIR, COMPARTILHAR E APRENDER: O USO DA NARRATIVA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL. In: 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 2023, FORTALEZA. Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023. BRASÍLIA : Associação Brasileira de Educação Médica, 2023. p. 1217-1217.
Palavras-chave: NARRAÇÃO; EDUCAÇÂO MEDICA; Estudantes de Medicina; PENSAMENTO.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378.
11. FERREIRA, R. Y. S.; Sa, H L C; GIAXA, R. R. B.. DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA O APRIMORAMENTO DO ROLE MODEL DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 2023, FORTALEZA. Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023. BRASÍLIA : Associação Brasileira de Educação Médica, 2023. p. 1228-1228.
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; aplicativos móveis; Formação profissional em saúde; Avaliação Educacional; ensino superior.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378.
12. METRAN, P. N.; LIMA, E. S.; SALES, L. M. S. et al. DESEMPENHO ACADÊMICO EM CURRÍCULO INTEGRADO DE MEDICINA E SUA RELAÇÃO COM ESTILOS INDIVIDUAIS DE APRENDIZAGEM: HÁ ALGUMA DIFERENÇA?. In: 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 2023, Fortaleza. Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023. Brasília : Associação Brasileira de Educação Médica, 2023. p. 1255-1255.
Palavras-chave: Desempenho Acadêmico; Currículo; Aprendizagem Baseada em Problemas.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378.
13. ESMERALDO, A. G.; PARENTE, D. P. B.; RIBEIRO, L. V. B. et al. COGNIÇÃO E EMOÇÃO COMO DIMENSÕES DA EMPATIA: UMA ANÁLISE DE INGRESSANTES DE MEDICINA. In: 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 2023, Fortaleza. Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023. Brasília : Associação Brasileira de Educação Médica, 2023. p. 1265-1265.
Palavras-chave: Empatia; Estudantes de Medicina; Habilidades sociais; EDUCAÇÂO MEDICA.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378.
14. ESMERALDO, A. G.; PARENTE, D. P. B.; RIBEIRO, L. V. B. et al. PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS FUTURAS DE INGRESSANTES DE MEDICINA: HÁ RELAÇÃO COM COMPONENTES EMOCIONAIS E COGNITIVOS DA EMPATIA?. In: 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 2023, Fortaleza. Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023. Brasília : Associação Brasileira de Educação Médica, 2023. p. 1625-1625.
Palavras-chave: Perspectivas profissionais; Empatia; Estudantes de Medicina; EDUCAÇÂO MEDICA.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378.
15. LOBAO, J. P. M.; SANTOS, I. C. S.; DAVILA, V. et al. AVALIAÇÃO DA SAÚDE E DO SONO DE ESTUDANTES INGRESSANTES DE MEDICINA EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO. In: 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2023, Fortaleza. Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023. Brasília : Associação Brasileira de Educação Médica, 2023. p. 525-525.
Palavras-chave: Sono; Saúde mental; Estudantes de Medicina.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378.

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1. SOUSA, Anastácio de Queiroz; BROUTET, Natalie; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al. Prevalence of HIV-1, HIV-2 and HTLV antibody, in Fortaleza, Ceara, Brazil, 1993-1994.. International Journal of STD and AIDS, v. 7, n. 5, p. 365-369, 1996.
Palavras-chave: AIDS; DST; Epidemiologia.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Estados Unidos/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 09564624.
To evaluate the respective part of HIV-1, HIV-2, and human T lymphotropic virus (HTLV) infection in Fortaleza, the principal city of the Ceara state (Northeast of Brazil), a cross-sectional seroepidemiological survey was conducted from July 1993 to February 1994 in 6 selected groups: pregnant women, tuberculosis (Tb) patients, sexually transmitted disease (STD) patients, female and male commercial sex workers (CSWs) and prisoners. Sera were screened by Mixt HIV-1/HIV-2 commercial enzyme immunoassay and ELISA HTLV I/II. Each serum found positive by ELISA was confirmed by Western blot. A total of 2917 persons were interviewed, of whom 2754 (94.4%) agreed to participate and gave a blood sample. Twenty-eight were found to be HIV-1 antibody positive. The prevalence ranged from 0.25% in pregnant women to 2.9% in male CSWs. The prevalence was 1% in STD patients and 0.44% in Tb patients. None of the sera was found positive for HIV-2. The prevalence of antibodies to HTLV-1 varied from 0.12% in pregnant women to 1.21% in female CSWs. Five sera were positive for HTLV-II. These results confirm the hypothesis that the HIV epidemic in Northeastern Brazil is still limited to high risk groups. Repeated cross-sectional surveys of this type should be performed as a surveillance tool to study the dynamics of this epidemic in low prevalence areas. Defining risk factors should allow targeting of intervention strategies..
2.

SÁ, Henrique Luis do Carmo e; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro; MARCOPITO, Luiz Francisco et al. Mortes perinatais no municipio de Fortaleza, Ceara: o quanto e possivel evitar? / Perinatal deaths in the city of Fortaleza: how many deaths could be prevented?. Jornal de Pediatria, v. 73, n. 6, p. 388-394, 1997.
Palavras-chave: Mortalidade Perinatal; Assistência Perinatal; Saúde Materno-Infantil.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Pública.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00217557.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi contribuir para o atendimento de algumas questöes de saúde perinatal e do componente neonatal de mortalidade infantil, através da elaboraçäo dos indicadores para a área perinatal e a do estudo de aspectos da qualidade da atençäo à saúde oferecida à mulher grávida e seu filho recém-nascido. Em particular, estimou-se a proporçäo de mortes perinatais evitáveis no município de Fortaleza,Ceará. Metodologia: Estudo prospectivo de incidência com base populacional. Realizado a partir da coleta de dados em 17 maternidades públicas ou conveniadas e dois hospitais pediátricos de referência do sistema único de saúde do município de Fortaleza. Foram estudadas todas as crianças nascidas vivas ou mortas com peso igual ou superior a 500 gramas no ano de 1995. As causas de mortes perinatais foram estudadas segundo a classificaçäo de Wigglesworth modificada (1989)..
3. SÁ, Henrique Luis do Carmo e; COELHO FILHO, João Macedo; SOARES, Sílvia Mamede Studart. Problem-based learning: application and possibilities in Brazil. São Paulo Medical Journal, v. 116, n. 4, p. 1784-1785, 1998.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; EDUCAÇÂO MEDICA; Problem-Based Learning.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 15163180.
The Ministry of Health launched the Family Health Program (FHP) with the aim of establishing comprehensive primary care for families and communities. The Public Health School of Ceará has been applying problem-based learning as the instructional method for the training of the family health teams. The importance of this method and the possibility of applying it in the implementation of a new and effective approach to the continuing education of Brazilian health professionals are emphasized..
4. SOUSA, Anastácio de Queiroz; SÁ, Henrique Luis do Carmo e; QUEIROZ, Telma R et al. Neurocysticercosis in Ceara State, northeastern Brazil: a review of 119 cases.. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 58, n. 6, p. 759-762, 1998.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Estados Unidos/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00029637.
Relatively little is known about the occurrence of neurocysticercosis in
 northeastern Brazil. There have been no published reports from the state
 of Ceara, but a review of the records at the Hospital Sao Jose in
 Fortaleza, Brazil identified 119 patients with neurocysticercosis
 diagnosed between January 1988 and April 1994. Patients came from 43
 municipalities in Ceara. Their ages ranged from five to 74 years; the
 greatest number of cases were in persons 10-40 years of age; 63% were
 males. Seizures were the presenting complaint in 64% of the patients and
 headache in 22%. Two patients, each with several hundred intracranial
 lesions, presented with mental status changes; one was initially given the
 clinical diagnosis of viral meningoencephalitis. Computed tomography scans
 showed that 44% of the patients had five or more lesions. Cysts were found
 throughout the brain. The parietal lobe was the most frequent site of
 involvement; 85% of patients had one or more lesions there. The brain stem
 was involved in 8%. There was no consistent association between the
 severity of the clinical abnormalities and the radiologic findings.
 Computed tomography of the thighs was done in 10 persons; cysts were
 identified in nine..
5. SÁ, Henrique Luis do Carmo e; ANDRADE, Pedro José Negreiros; MEDEIROS, Marta Maria das Chagas et al. Consultor (sistema especialista brasileiro de apoio ao diagnóstico em medicina interna): avaliaçäo comparativa com o QMR e o Iliad / Consultor (computer-based diagnostic system developed in Brazil): comparative evaluation with QMR and Iliad. Revista Brasileira de Clínica e Terapêutica, v. 24, n. 4, p. 135-145, 1999.
Palavras-chave: Medicina Interna; Sistemas Diagnósticos; Diagnóstico por computador.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01003232.
O objetivo do estudo foi avaliar prospectivamente a acurácia diagnóstica do Consultor, um programa de computador de suporte ao diagnóstico, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Brasil, no diagnóstico de pacientes reais admitidos no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC. Cinqüenta e quatro pacientes admitidos nas enfermarias clínicas do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e apresentando problemas diagnósticos tiveram seus dados de admissäo (colhidos por equipes de internos e residentes) submetidos a três sistemas de apoio ao diagnóstico: Consultor, QMR e Iliad. Os escores para valor preditivo do primeiro dignóstico foram de 53,7 por cento para o Consultor; 18,5 por cento para o QMR; 20,3 por cento para o Iliad; 38,9 por cento para as equipes de internos e residentes responsáveis pelas admissöes. Os escores para sensibilidade foram de 87 por cento para o Consultor; 46,3 por cento para QMR; 38,9 por cento para o Iliad; e 63 por cento para as equipes de internos e residentes. Os escores de relevância foram de 64 por cento para o Consultor; 50,5 por cento para o QMR; e 33,5 por cento para o Iliad. Os escores para abrangência foram de 65 por cento para o Consultor; 40,5 por cento para o QMR; e 33,5 por cento para o Iliad. Os escores para complementaridade foram de 65 por cento para o Consultor; 25 por cento para o Iliad; e 15 por cento para o QMR. Concluindo, Consultor quando testado através de pacientes reais admitidos no Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC, teve um desempenho bem superior ao do QMR e ao do Iliad em todos os parâmetros testados (p<0.05). Quando comparado com o desempenho da equipe de internos e residentes responsáveis pela admissäo o desempenho do Consultor foi significantemente superior em termos de sensibilidade (p<0,05), mas näo no que se refere ao valor preditivo do primeiro diagnóstico (p>0,05)..
6.

SÁ, Henrique Luis do Carmo e; WIERS, R W; Van de WIEL, M W et al. Design of a problem-based curriculum: a general approach and a case study in the domain of public health.. Medical Teacher, v. 24, n. 1, p. 45-51, 2002.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Problem-Based Learning; Desenho de currículos; EDUCAÇÂO MEDICA.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Grã-Bretanha/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 0142159X.
A general approach to curriculum design in the context of Problem-Based Learning (PBL) is outlined. Ten general 'steps' for problem-based curriculum development are proposed, using the case study methodology to describe the underlying iterative process. Examples are given from the case of the development of a public health professions education curriculum. The process starts with defining the purpose of the curriculum. General objectives are generated in a top-down fashion. The prior knowledge, skills and misconceptions of future students are considered. A preliminary schedule of the curriculum is developed, including sketches of unit blueprints. These are further elaborated. Unit subgoals are related to planned educational activities. Only then, are the learning materials created, with problem writing as the most important aspect. In developing a problem-based curriculum, assessment deserves special attention, because of its influence on the learning process. Finally, educational organization, curriculum management and evaluation procedures are considered..
7. SA, HENRIQUE; BESSA, OLIVIA; HOLANDA, ALEXANDRE et al. ABS79: Patterns of primary care for children with asthma: An exploratory, qualitative study in Brazil. Primary Care Respiratory Journal, v. 15, p. 207-208, 2006. ; Meio de divulgação: Impresso; Série: 3; ISSN/ISBN: 14714418.
8. MOURA, KAROL SILVA DE; BESSA, OLÍVIA ANDRÉA ALENCAR COSTA; NUTO, SHARMÊNIA DE ARAÚJO SOARES et al. Projeto Coorte Dendê: diagnóstico demográfico e condições de moradia de uma comunidade de baixa renda em Fortaleza, Ceará. Revista Brasileira em Promoção da Saúde (Online), v. 23, p. 18-24, 2010. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [doi:10.5020/18061230.2010.p18]; Série: 1; ISSN/ISBN: 18061230.
9. HOLANDA, A A; Sa, H L C; VIEIRA, A P G F et al. Use and Satisfaction with Electronic Health Record by Primary Care Physicians in a Health District in Brazil. Journal of Medical Systems, v. 2011, p. 22072279, 2011. ; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [doi:10.1007/s10916-011-9801-3]; ISSN/ISBN: 01485598.
10. SILVA, SONIA LEITE DA; SILVA, SILVIA FERNANDES RIBEIRO DA; SANTANA, GILMARA SILVA DE MELO et al. Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência. Revista Brasileira de Educação Médica (Online), v. 39, p. 607-613, 2015.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Aprendizagem baseada em Problemas. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e02312013][doi:10.1590/1981-52712015v39n4e02312013]; Série: 4; ISSN/ISBN: 19815271.

Livros publicados/organizados ou edições
1. (Org.) ALCÂNTARA, Alessandra Carlos (Org.); PEREIRA, Elane Silva (Org.) et al.Ensinando & Aprendendo: Os Fundamentos da Docência no Ensino Superior. 1. ed. Fortaleza/CE: Universidade de Fortaleza, 2017. v. 01. 200 p.
Palavras-chave: Formação docente; ensino superior; princípios de aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788595740051.
2. JOCA, T. T.; MUNGUBA, M. C.; CARVALHO, D. R. et al. Nuances da Inclusão no Ensino Superior. 1. ed. Jundiaí (SP): Paco Editorial, 2018. v. 1. 208 p.
Palavras-chave: Educação Especial; Inclusão Social; ensino superior.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788546213443.

Capítulos de livros publicados
1. SÁ, Henrique Luis do Carmo e. Recursos Humanos e SILOS em Município de Pequeno Porte. In: Odorico Monteiro de Andrade; Neusa Goya. (Org.). Sistemas Locais de Saúde em Município de Pequeno Porte: A resposta de Icapuí. Fortaleza, 1992, v. , p. 1-250.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.
2. SÁ, Henrique Luis do Carmo e; HORTA, Walter Goes. Comunicação Social em Saúde: Instrumento na construção da cidadania. In: Odorico Monteiro de Andrade; Neusa Goya. (Org.). Sistemas Locais de Saúde em Município de Pequeno Porte: A resposta de Icapuí. Fortaleza, 1992, v. , p. 1-250.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.
3.

SÁ, Henrique Luis do Carmo e. Avaliação de Estudantes. In: Sílvia Mamede; Júlio Penaforte. (Org.). Aprendizagem Baseada em Problemas: Anatomia de uma nova abordagem educacional. 1 ed. Fortaleza, 2001, v. , p. 1-231.
Palavras-chave: AVALIAÇÂO DE ESTUDANTES; Aprendizagem Baseada em Problemas; PROBLEM BASED LEARNING; EDUCAÇÂO MEDICA.
Grande área: Ciências da Saúde.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 8527105713.
4.

SÁ, Henrique Luis do Carmo e. Análise Crítica da Aprendizagem Baseada em Problemas. In: Sílvia Mamede; Júlio Penaforte. (Org.). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ANATOMIA DE UMA NOVA ABORDAGEM EDUCACIONAL. Fortaleza, 2001, v. , p. -.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Avaliação de Metodologias Educacionais; Problem-Based Learning.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.
5.

LEITE, Álvaro Jorge Madeiro; SÁ, Henrique Luis do Carmo e; BESSA, Olívia Andréa Alencar. Habilidades de Comunicação na Consulta com Crianças. In: Álvaro Jorge Madeiro Leite; Andrea Caprara; João Macedo Coelho Filho. (Org.). Habilidades de comunicação com pacientes e famílias. 1 ed. São Paulo, 2007, v. , p. 91-136.
Palavras-chave: Habilidades de Comunicação; Relação médico-paciente.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Saúde e Serviços Sociais.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1.

Demais tipos de produção bibliográfica
1VELAZQUEZ, C. R.; Sa, H L C. Coleção Ressonância. Fortaleza, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
Palavras-chave: imaginário; Psicologia; Mitos.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Autor traduzido: Carlos Velázquez; Título da obra original: Rumos do Mitho Contemporâneo; ISSN/ISBN: 9788595740211.

Produção técnica

Trabalhos técnicos
1. SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO; CARVALHO, A. L.; BESSA, Olívia Andréa Alencar et al. Desenvolvimento de Competências para Supervisores e Preceptores de Programas de Residência em Saúde - Projeto Velas. 2022.
Palavras-chave: Desenho de currículos; Desenvolvimento Docente; Educação para as Profissões da Saúde; residência médica; Residências Multiprofissionais.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: https://espvirtual.esp.ce.gov.br/?project=projeto-velas-turma-1; Finalidade: Desenvolvimento de competências docentes e curriculares para supervisores e preceptores de residências em saúde do Ceará.; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 12; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Escola de Saúde Pública do Ceará.
Para capacitar com sucesso a próxima geração de profissionais de saúde, os supervisores de programas de residência devem utilizar estratégias e técnicas de ensino inovadoras em ambientes clínicos e demais espaços de treinamento. O Projeto VELAS é uma proposta de programa de formação para esses supervisores, a partir do desenvolvimento de facilitadores de aprendizagem da ESP/CE, híbrido (com atividades presenciais e on-line). Este programa contemporâneo integra métodos pedagógicos inovadores, treinamento baseado em habilidades, workshops virtuais e presenciais, módulos de aprendizado on-line, projetos individuais e em equipe, bem como um projeto final focado nos programas de residência dos supervisores..
2. LEITE, Alvaro Jorge Madeiro; SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO; XIMENES, R. B. B.. Desenvolvimento de Competências Educacionais em design curricular e estruturas de ensino-aprendizagem em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento. 2022.
Palavras-chave: Abordagens educacionais; Desenho de currículos; Desenvolvimento Docente; Desenvolvimento Infantil; Educação para as Profissões da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Finalidade: Planejamento curricular e organização de serviço de ensino-assistência em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento - IPREDE; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 36; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: IPREDE - Instituto Primeira Infância.
3. LEITE, Alvaro Jorge Madeiro; SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO; XIMENES, R. B. B. et al. Desenvolvimento de Competências Educacionais em design curricular e estruturas de ensino-aprendizagem em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento. 2023.
Palavras-chave: Saúde Materno-Infantil; Saúde mental; pediatria; Desenvolvimento Infantil.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Planejamento curricular e organização de serviço de ensino-assistência em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento - IPREDE; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 36; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: IPREDE - Instituto Primeira Infância.
4. SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO; BESSA, Olívia Andréa Alencar; CARVALHO, A. L. et al. Desenvolvimento de Competências para Supervisores e Preceptores de Programas de Residência em Saúde - Projeto Velas. 2023.
Palavras-chave: residência médica; Residências Multiprofissionais; Preceptor; Integração Ensino-Serviço; Desenvolvimento Docente.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Desenvolvimento de competências docentes e curriculares para supervisores e preceptores de residências em saúde do Ceará.; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 36; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Escola de Saúde Pública do Ceará.
5. LEITE, Alvaro Jorge Madeiro; SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO; XIMENES, R. B. B. et al. Desenvolvimento de Competências Educacionais em design curricular e estruturas de ensino-aprendizagem em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento. 2024.
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil; Desenho de currículos; pediatria.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Planejamento curricular e organização de serviço de ensino-assistência em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento - IPREDE; Disponibilidade: ; Duração do evento: 36; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: IPREDE - Instituto Primeira Infância.
6. SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO; CARVALHO, A. L.; BESSA, Olívia Andréa Alencar et al. Desenvolvimento de Competências para Supervisores e Preceptores de Programas de Residência em Saúde - Projeto Velas. 2024.
Palavras-chave: residência médica; Residências Multiprofissionais; Preceptor; Desenvolvimento Docente.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Desenvolvimento de competências docentes e curriculares para supervisores e preceptores de residências em saúde do Ceará.; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 36; Cidade: Fortaleza.

Demais tipos de produção técnica
1. BESSA, O. A. A. C.; GOMES, J. M. A.; CARVALHO, M. V. C. F. et al. Desafios da Seleção Docente baseada em Competências Cognitivas, Didáticas, Procedurais e Perfil Profissiográfico em um Currículo Inovador no Estado do Ceará. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Seleção Docente; Desenvolvimento Docente; Reforma Curricular.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional / Especialidade: Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina; Cidade: São Paulo - SP; Evento: 50o. Congresso Brasileiro de Educação Médica; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Educação Médica.
2. do Carmo E Sá HL. Impacto da COVID-19 na educação médica: o que podemos aprimorar?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; Reforma Curricular; Desenvolvimento Docente.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Porto Velho; Cidade: Porto Velho; Evento: Mês do Médico CREMERO 2020; Inst. promotora/financiadora: Conselho Regional de Medicina de Rondônia.
3. SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO. Ensino e aprendizagem em estágio supervisionado: prática na atenção primária. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus da Unifor; Cidade: Fortaleza; Evento: II Fórum Integrado UNIFOR: Ensino e serviços em saúde; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
4. SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO. O Residente em Saúde como Preceptor. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São Paulo; Cidade: São Paulo; Evento: Curso de Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS); Inst. promotora/financiadora: Hospital Sírio Libanês - Instituto de Ensino e Pesquisa.
5Marcia Castro; Marcia Machado; do Carmo E Sá HL. Harvard-Brazil Public Health Field Course. 2018. .
Palavras-chave: Saúde Pública; Saúde Coletiva; Desenvolvimento Infantil.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: dias; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 16; Local: Instituto Primeira Infância - IPREDE; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Harvard University T.H. Chan School of Public Health.
6CYRINO, E. G.; SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO. Narrativas e Encontros: Formação e Cuidado em Saúde. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 70; Local: Campus Botucatu; Cidade: Botucatu-SP; Inst. promotora: Universidade Estadual Paulista - UNESP.
7SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO. Oficina de Feedback no Contexto da Educação Médica para Professores. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Campus da Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação - PDPE - Curso de Medicina - Universidade de Fortaleza - Percurso 2023. 80 professores participantes..
8Sa, H L C; FARIAS FILHO, A.; PINHEIRO, B. V. et al. Comissão Científica do 61o Congresso Brasileiro de Educação Médica - COBEM. 2023. (Organização de evento/Congresso).
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; Reforma Curricular; Integração Ensino-Serviço.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Centro de Eventos; Cidade: Fortaleza - CE; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM.
9ALCANTARA, A. C.; SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO. Coleção Ressonância. 2020. (Coordenação Editorial).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Publicação de duas edições, 8 livros, da Coleção Ressonância - autores da Universidade de Fortaleza; Local: Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza.

Orientações concluídas

Mestrado
1. REGIZEUDA PONTE AGUIAR. Educação em Melioidose para profissionais de medicina: estudo exploratório de Intervenção Educacional. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza, . Orientador: Henrique Luis do Carmo e Sá.
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; Educação Profissional; melioidose.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Co-orientador.
2. Sarah Suyanne Carvalho Melgaço. DESENHO DE UMA MATRIZ DE COMPETÊNCIAS PARA A RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEONATOLOGIA: UM ESTUDO DELPHI MODIFICADO. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Estadual do Ceará, . Orientador: Henrique Luis do Carmo e Sá.
Palavras-chave: neonatologia; EDUCAÇÂO MEDICA; residência médica; Desenho de currículos; Método Delphi.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Co-orientador.
3. Áurea Cristina de Queiroz Castro. Desenvolvendo um Programa Educacional Baseado em Competências no Manejo do Paciente Queimado para Graduandos de Fisioterapia: Estudo Delphi Modificado. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza, . Orientador: Henrique Luis do Carmo e Sá.
Palavras-chave: Desenho de currículos; EDUCAÇÂO MEDICA; Educação para as Profissões da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Flaviana Xavier Portela. ATRIBUTOS DE MODELO DE PAPÉIS DE PRECEPTORES (AS): CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRUTURA CONCEITUAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza, . Orientador: Henrique Luis do Carmo e Sá.
Palavras-chave: Aprendizagem; EDUCAÇÂO MEDICA; Educação para as Profissões da Saúde; IDENTIDADE PROFISSIONAL; PROFISSIONALISMO; Modelagem de papéis.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Talita dos Santos Nascimento. ?A MULHER É UM MUNDO?: VALORES E SENTIMENTOS RELACIONADOS À ESCOLHA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA POR ACADÊMICOS DE MEDICINA. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza, . Orientador: Henrique Luis do Carmo e Sá.
Palavras-chave: AVALIAÇÂO DE ESTUDANTES; Educação para as Profissões da Saúde; Educação Profissional; IDENTIDADE PROFISSIONAL.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Flaviana Xavier Portela. Efetividade de preceptores como modelo: Proposta de Estrutura Conceitual na Graduação em Medicina. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza, . Orientador: Henrique Luis do Carmo e Sá.
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; Educação para as Profissões da Saúde; Formação docente; Modelagem de papéis.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Talita dos Santos Nascimento. ?A MULHER É UM MUNDO?: VALORES E SENTIMENTOS RELACIONADOS À ESCOLHA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA POR ACADÊMICOS DE MEDICINA. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza, . Orientador: Henrique Luis do Carmo e Sá.
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; Educação para as Profissões da Saúde; IDENTIDADE PROFISSIONAL; Orientação profissional; Escolha de Carreira; Ginecologia e Obstetrícia.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
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Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventosOrientações em andamento

Participação em bancas examinadoras

Dissertações
1. JÚNIOR, Geraldo Bezerra; MAIA, Helena Maria Silveira Fraga et al. Participação em banca de José Ronier de França Silva. Depressão e risco de Suicídio em estudantes universitários da área da saúde: estudo de prevalência e fatores associados. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. JÚNIOR, Geraldo Bezerra; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al. Participação em banca de Raul de Castro Alves Nepomuceno. RISCO DE SUICÍDIO E DEPRESSÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Depressão; Educação para as Profissões da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. SÁ, Henrique Luis do Carmo e; CAVALCANTE, Marcelo Borges et al. Participação em banca de Sara Rabelo Joca. ?Os Cinco Grandes Fatores da Personalidade na Escolha da Especialidade Médica: Revisão Sistemática?. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Personalidade; Cinco Grandes Fatores; Escolha de Carreira; EDUCAÇÂO MEDICA.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Teses de doutorado
1. BRILHANTE, Aline Veras Morais; BOTTI, Sergio Henrique de Oliveira et al. Participação em banca de Rejane Brasil Sá. INTEGRIDADE ACADÊMICA E DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO MÉDICO NA PERSPECTIVA DE DOCENTES E DISCENTES. 2021. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: PROFISSIONALISMO; EDUCAÇÂO MEDICA; Integridade Acadêmica.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. ALMEIDA, Rosa Lívia Freitas de; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al. Participação em banca de Ana Nery Melo Cavalcante. Avaliação do potencial de transmissão vertical do vírus SARS-COV-2, em gestações associadas a infecção por COVID-19. 2022. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza; LIRA, Geison Vasconcelos et al. Participação em banca de Ana Neiline Cavalcante. Influência dos cenários de prática na formação médica. 2024. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Formação Médica; Cenários de Prática; Estudantes de Medicina; Preceptor.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Qualificações de doutorado
1. SILVA, Ana Valeska Siebra e; OLIVEIRA, Roberta Meneses et al. Participação em banca de Sarah Suyanne Carvalho Melgaço. Construção e validação de matriz de competências para a residência em neonatologia de um hospital terciário de Fortaleza. 2020.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. GIAXA, Renata Rocha Barreto; CHIESA, Daniela et al. Participação em banca de Tatiana Silveira Bisio. Personalidade, Aprendizagem e Desempenho Acadêmico durante a Pandemia por Covid-19. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Aprendizagem; Desempenho Acadêmico; Personalidade; QUATI; AVALIAÇÂO DE ESTUDANTES.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. SUCCI, Guilherme de Menezes; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al. Participação em banca de Gabrielle Leite Silveira. A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL EM ESTUDANTES DE MEDICINA. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina (Ciências Médicas)) - Universidade de São Paulo.
Palavras-chave: IDENTIDADE PROFISSIONAL; PROFISSIONALISMO; EDUCAÇÂO MEDICA.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. GIAXA, Renata Rocha Barreto; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al. Participação em banca de Sara Rabelo Joca. Personalidade e currículo: Contribuições do perfil do estudante no desenho de competências para a formação médica. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. CARVALHO, Fernanda Martins Maia; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al. Participação em banca de Francisca Virgínia de Sousa Furtado. Avaliação da Efetividade de Intervenção Educativa sobre Demências em Profissionais da Atenção Primária no Município de Pindoretama. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Educação para as Profissões da Saúde; Educação Profissional; Demências; Atenção Primária em Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Permanente.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. NETO, Josué Viana de Castro; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al. Participação em banca de Bruno Tavares de Andrade. Simulador Endovascular com Aquisição Óptica: Concepção e Desenvolvimento de Modelo Básico para o Ensino e Aprendizagem. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Simulação; Cirurgia Endovascular; EDUCAÇÂO MEDICA.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. SÁ, Henrique Luis do Carmo e; BESSA, Olívia Andréa Alencar Costa et al. Participação em banca de Hilário Rodrigues de Souza. Avaliação da efetividade de um modelo de planejamento de carreira para estudantes de medicina. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: ENSINO SUPERIOR.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. SÁ, Henrique Luis do Carmo e; BESSA, Olívia Andréa Alencar et al. Participação em banca de Débora Vianna dos Santos. Prevalência e fatores associados à violência e ao assédio no ambiente educacional dos programas de resdiência médica e efeito na qualidade de vida do residente. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; residência médica; Saúde mental; Qualidade de vida; Assédio sexual; Assédio não-sexual.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. BESSA, Olívia Andréa Alencar Costa; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al. Participação em banca de Renê Alves Moura Cavalcanti. Comparação de Performance em Grandes Áreas do Conhecimento no Teste Progresso e em Processo Seletivo para Residência Médica. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; residência médica; Sucesso Acadêmico; Avaliação Educacional.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. A Formação de Profissionais de Saúde no Século XXI - Situação e Tendências. 2007. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
2. . 2021. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Escócia/; Homepage: https://amee.org/conferences/amee-2021.
3. . 2022. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
4. . 2010. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Austrália/.
5. A Prática Pedagógica - O processo de Construção do Aluno como Sujeito. 2006. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
6. O Desenvolvimento Moral nas Profissões da Saúde. 2006. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
7. . 2009. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Estados Unidos/.
8. Metodologias Ativas de Aprendizagem e o Ensino Jurídico. 2009. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
9. . 2012. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.

Orientações em andamento

Mestrado
1. Hilário Rodrigues de Souza. Avaliação da efetividade de um modelo de planejamento de carreira para estudantes de medicina. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Aprendizagem; EDUCAÇÂO MEDICA; Educação para as Profissões da Saúde; IDENTIDADE PROFISSIONAL; Orientação profissional; Planejamento de carreira.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. ADRIANA MENEZES LOYO ROSAS. Intervenções educacionais profissionais com impacto na segurança do paciente em unidades hospitalares. Início: 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Segurança do Paciente; Abordagens educacionais; Avaliação de Metodologias Educacionais; Educação para as Profissões da Saúde; Habilidades de Comunicação.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Doutorado
1. Renata de Barros Bruno Ximenes. Atividades Profissionais Confiáveis em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da Primeira Infância no Brasil. Início: 2022. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Federal do Ceará. (Co-orientador).
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil; Desenvolvimento Docente; Desenho de currículos; EDUCAÇÂO MEDICA; Educação Profissional.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Iniciação científica
1. Vitória Dávila. Coorte de estudantes da saúde - eixo 3: Qualidade de vida e saúde. Início: 2022. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
Palavras-chave: Avaliação de Metodologias Educacionais; Desempenho Acadêmico; IDENTIDADE PROFISSIONAL; Orientação profissional; Personalidade.
Grande área: Ciências da Saúde.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. Laísa Viana Barroso Ribeiro. Coorte de estudantes da saúde - eixo 1: visão e perspectivas. Início: 2022. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade de Fortaleza, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
Palavras-chave: Abordagens educacionais; Aprendizagem; Avaliação de Metodologias Educacionais; residência médica.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. Regina Emídio Cavalcante. Coorte de estudantes da saúde - eixo 2: processos de ensino-aprendizagem. Início: 2022. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Aprendizagem; Avaliação de Metodologias Educacionais; Desempenho Acadêmico; Educação para as Profissões da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. João Pedro Marques Lobão. Coorte de estudantes da saúde - eixo 2: processos de ensino-aprendizagem. Início: 2022. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade de Fortaleza, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
Palavras-chave: Abordagens educacionais; EDUCAÇÂO MEDICA; IDENTIDADE PROFISSIONAL; PROFISSIONALISMO.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. Amanda Gondim Esmeraldo. Coorte de estudantes da saúde - eixo 1: visão e perspectivas. Início: 2022. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Abordagens educacionais; Aprendizagem; AVALIAÇÂO DE ESTUDANTES; Desempenho Acadêmico.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. Danyela Polary Bessa Parente. Coorte de estudantes da saúde - eixo 1: visão e perspectivas. Início: 2022. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Palavras-chave: Abordagens educacionais; Aprendizagem; AVALIAÇÂO DE ESTUDANTES; Desempenho Acadêmico.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português.
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Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica33

Artigos publicados em periódicos10
Completos10
Trabalhos em eventos15
Resumos13
Livros e capítulos7
Livros publicados ou organizados2
Capítulos de livros publicados5

Total
Produção técnica15

Trabalhos técnicos6
Demais tipos de produção técnica9

Total
Orientações concluídas7

Mestrado 7
Orientador principal 5
Co-Orientador2


Total
Dados complementares33

Participação em bancas examinadoras15
Participação em eventos9
Orientações em andamento9
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Última atualização do CV em 02/04/2024 - 09:49