Curriculum Vitae
Henrique Luis do Carmo e Sá
Dados pessoais | Formação acadêmica/Titulação | Formação complementar | Atuação profissional | Linhas de pesquisa | Projetos de pesquisa | Áreas de atuação |
Idiomas | Prêmios e títulos | Produção científica, tecnológica e artística/cultural | Dados complementares | Indicadores de produção |
Nome | Henrique Luis do Carmo e Sá |
Nome em citações bibliográficas | SÁ, Henrique Luis do Carmo e;H. L. do Carmo e Sá;do Carmo E Sá HL;Sa, H L C;SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO;SA, HENRIQUE |
Endereço profissional | Universidade de Fortaleza,
Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação,
Coordenação de Pós-Graduação.
Av. Valmir Ponte, 300 Bloco F Sala F33 Edson Queiroz 60811905 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 34773113 URL da Homepage: http://www.unifor.br |
2011 - 2018 |
Doutorado
em Doctorate of Education - Higher Education.
University of Liverpool, LIVERPOOL, Inglaterra. Título: Leadership and Decision Practices among University Managers in Brazil, Ano de Obtenção: 2018. Orientador: Ian Willis. Palavras-chave: gestão; liderança; ensino superior; Tomada de Decisão. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: ENSINO SUPERIOR. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: LIDERANÇA. Setores de atividade: Educação. |
1998 - 2001 |
Mestrado
em Health Professions Education (MHPE).
University Of Illinois At Chicago, UIC, Estados Unidos. Título: Needs Assessment and Curriculum Design of a Continuing Professional Development Program in Child Health, Ano de Obtenção: 2001. Orientador: Mark Gelula. Bolsista do(a): Kellogg Foundation, KF, Estados Unidos. Grande área: Ciências da Saúde. |
1993 - 1995 |
Especialização - Residência médica.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Residência médica em: Pediatria Número do registro: . Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil. Palavras-chave: Hospital das Clínicas UFC. Grande área: Ciências da Saúde. |
1997 - 1997 |
Especialização em Clinical Trials.
(Carga Horária: 450h).
London School of Hygiene and Tropical Medicine, LSHTM, Inglaterra. Título: Using Clinical Trials to develop a model for studying resilience in children. Ano de finalização: 1997. Orientador: Stewart Pocock. Bolsista do(a): British Council, , Inglaterra. |
1985 - 1992 | Graduação em Medicina. |
2024 - 2024 | Introduction to Systematic Reviews.
(Carga horária: 40h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos. |
2024 - 2024 | INSTRUMENTO IRDI - DETECÇÃO PRECOCE DE RISCO PSÍQUICO.
(Carga horária: 12h).
Instituto Travessias da Infância ? Centro de Estudo Lydia Coriat de São P, ITI, Brasil. |
2024 - 2024 | ?A CIÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A AVALIAÇÃO CLÍNICA DO DESENVOLVI.
(Carga horária: 4h).
SOCEP - SOCIEDADE CEARENSE DE PEDIATRIA, SSCP_FORN, Brasil. |
2023 - 2023 | Programa De Desenvolvimento Profissional Em Educação 2023.
(Carga horária: 60h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2022 - 2022 | Programa De Desenvolvimento Profissional Em Educação 2022.
(Carga horária: 16h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | PEERS Research Methods Series - The ProQual Institute for Research Methods.
(Carga horária: 4h).
American Educational Research Association, AERA*, Estados Unidos. |
2021 - 2021 | AERA-ICPSR PEERS ?Cutting-Edge Quantitative and Computational Methods.
(Carga horária: 4h).
American Educational Research Association, AERA*, Estados Unidos. |
2021 - 2021 | Remote: The Connected Faculty Summit.
(Carga horária: 16h).
Arizona State University, ASU, Estados Unidos. |
2021 - 2021 | Data sharing in medical education research with MedEdPublish.
(Carga horária: 4h).
Association for the Medical Education, AMEE, Escócia. |
2021 - 2021 | Lei Geral de Proteção de Dados -LGPD.
(Carga horária: 6h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | Programa De Desenvolvimento Profissional Em Educação 2021.
(Carga horária: 11h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2020 - 2020 | Como criar histórias: método Gianni Rodari.
(Carga horária: 16h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2020 - 2020 | Programa De Desenvolvimento Profissional Em Educação 2020.
(Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2019 - 2019 | Programa De Desenvolvimento Profissional Em Educação 2019.
(Carga horária: 53h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | Programa De Desenvolvimento Profissional Em Educação 2018.
(Carga horária: 24h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2017 - 2017 | Programa De Desenvolvimento Profissional Em Educação 2017.
(Carga horária: 62h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2016 - 2016 |
Extensão universitária em Programa De Desenvolvimento Profissional Em Educação 2016.
(Carga horária: 80h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2011 - 2011 | APG-Senior Programa de Gestão Avançada.
(Carga horária: 50h).
Amana-Key Advance Center, AMANA-KEY, Brasil. |
Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2023 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20 |
Outras informações | Coordenador do Projeto VELAS - Vivências em Liderança e Aprendizagem para Supervisores de Programas de Residência em Saúde da ESPCE, articulando formação de preceptores e supervisores dos Programas de Residência Médica, Uni e Multiprofissional da Rede SESA. |
Future Talent Council, FTC, Suécia. |
Vínculo institucional | ||
2020 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2021 - Atual | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40 |
Vínculo institucional | ||
2005 - 2021 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40 |
Vínculo institucional | ||
2004 - 2005 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: serviços prestados, Carga horária: 20 |
Atividades |
02/2023 - Atual | Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, . | |
Cargo ou função Conselheiro-titular, representação professores titulares, Conselho de Centro. |
2023 - Atual | Atividades de Participação em Projeto, Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas. | |
Projetos de pesquisa
Educação Profissional e Cultura da Segurança do Paciente em Hospitais |
2022 - Atual | Atividades de Participação em Projeto, Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Coordenação de Pós-Graduação. | |
Projetos de pesquisa
Processos de Desenvolvimento Pessoal e Profissional em Saúde: Formação, especialização e educação permanente de profissionais e equipes para o Sistema Único de Saúde no Brasil |
07/2021 - Atual | Pesquisa e desenvolvimento , Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Coordenação de Pós-Graduação. | |
Linhas de pesquisa
Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas Desenvolvimento infantil e humano |
3/2014 - Atual | Ensino, Ciências Médicas, Nível: Pós-Graduação. | |
Disciplinas ministradas Práticas Docentes em Saúde Abordagens Educacionais em Saúde |
08/2006 - Atual | Ensino, Medicina, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Desenvolvimento profissional Mentoria e Tutoria Pediatria |
8/2005 - Atual | Ensino, Medicina, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Educação das Profissões da Saúde Habilidades Médicas Pediatria |
8/2005 - Atual | Ensino, Desenvolvimento Docente, Nível: Aperfeiçoamento. | |
Disciplinas ministradas Aprendizagem Baseada em Problemas Avaliação de Estudantes e Programas Desenho de Currículos e Programas Educacionais Educação para as Profissões da Saúde - Introdução |
9/2005 - 02/2023 | Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde. | |
Atividade realizada Membro do Comitê Editorial ad hoc, Revista Brasileira em Promoção da Saúde. |
03/2009 - 06/2021 | Direção e administração, Reitoria, . | |
Cargo ou função Vice-reitor de Ensino de Graduação. |
8/2005 - 2/2009 | Direção e administração, Reitoria, Conselho de Centro do CCS. | |
Cargo ou função Coordenador de Curso. |
9/2004 - 06/2006 | Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria do Centro de Ciências da Saúde, . | |
Cargo ou função Consultor em Educação Médica. |
REVISTA BRASILEIRA EM PROMOÇÃO DA SAÚDE (ONLINE). |
Vínculo institucional | ||
2022 - 2023 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Outras informações | Editor de seção. |
Revista Brasileira em Promoção da Saúde (UNIFOR). |
Vínculo institucional | ||
2006 - 2023 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Clínica Crescer, CRESCER, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
1995 - 2009 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Médico pediatra, Carga horária: 12 |
Atividades |
5/1995 - Atual | Direção e administração, Clínica Crescer, . | |
Cargo ou função Diretor de Unidade. |
5/1995 - Atual | Serviços técnicos especializados , Clínica Crescer, . | |
Serviço realizado médico assistente em consultório pediátrico. |
Instituto Innovare, INNOVARE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2003 - 2005 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico, Carga horária: 0 |
Atividades |
10/2003 - 08/2005 | Direção e administração, Instituto Innovare, . | |
Cargo ou função Diretor técnico. |
Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2003 - 2005 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 0 |
Atividades |
2/2003 - 8/2005 | Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus Belo Horizonte, Curso de Medicina. | |
Cargo ou função Consultor em Educação Médica. |
Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2003 - 2005 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0 |
Atividades |
3/2003 - 8/2005 | Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria da Saúde do Estado de Minas Gerais, Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. | |
Cargo ou função Consultor em Educação Médica / Educação Permanente de Profissionais de Saúde. |
Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
1995 - 2003 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato de serviços, Carga horária: 40 |
Atividades |
8/1998 - 3/2003 | Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Editorial, . | |
Cargo ou função membro de colegiado superior. |
1/1998 - 3/2003 | Direção e administração, Área Programática de Educação das Profissões da Saúde, . | |
Cargo ou função Coordenador de Programa. |
1/1998 - 3/2003 | Direção e administração, Superintendência, . | |
Cargo ou função superintendente em exercício. |
6/1996 - 3/2003 | Ensino, Educação das Profissões da Saúde, Nível: Pós-Graduação. | |
Disciplinas ministradas Introdução à educação para as profissões da saúde liderança desenvolvimento de docentes avaliação de estudantes e programas |
1/2000 - 3/2002 | Atividades de Participação em Projeto, Área Programática de Educação das Profissões da Saúde, . | |
Projetos de pesquisa
Projeto "Lugar de Criança" |
1/1997 - 1/1998 | Direção e administração, Núcleo de Desenvolvimento Educacional, . | |
Cargo ou função Coordenador de Programa. |
3/1995 - 6/1996 | Direção e administração, Departamento de Ensino Em Gestão de Sistemas de Saúde Deges, . | |
Cargo ou função Diretor de Unidade. |
1/1995 - 5/1996 | Atividades de Participação em Projeto, Área Programática de Educação das Profissões da Saúde, . | |
Projetos de pesquisa
PROJETO DE ESTUDO DA MORBIMORTALIDADE PERINATAL EM FORTALEZA |
Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
1999 - 2002 | Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: médico, Carga horária: 24 |
Outras informações | Médico assistente da Clínica Pediátrica do Hospital Distrital N. Sa. da Conceição - Conj. Ceará. Atividades de plantão em emergência pediátrica e enfermaria. |
Atividades |
1/1999 - 1/2002 | Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Distrital Nossa Senhora da Conceição. | |
Serviço realizado Médico plantonista - Pediatria. |
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2004 - 2004 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 12 |
Outras informações | Assessor do Núcleo de Desenvolvimento da Educação Médica - NUDEM, para a área de Avaliação de Programas e Estudantes. |
Vínculo institucional | ||
1996 - 1999 | Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20 |
Outras informações | Professor substituto de Pediatria, concursado (primeiro lugar); atividades de ensino em ambulatório, sala de parto, enfermaria e sala de aula. Coordenação do internato em Pediatria do Curso de Medicina da UFC. |
Vínculo institucional | ||
1985 - 1990 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Representante estudantil |
Outras informações | Secretário de Divulgação e Imprensa (1985-1968); Secretário de Ação Comunitária e Coordenador do Projeto Acadêmico de Saúde Coletiva - PASCO (1986-1987); Vice-Presidente (1987-1988) e Presidente (1988-1989) do Centro Acadêmico XII de Maio, entidade representativa dos Estudantes de Medicina da Universidade Federal do Ceará - Fortaleza. Representante estudantil do Colegiado de Centro de Ciências da Saúde (1987-1989). Secretário-Geral da Diretoria Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), de Julho 1989-Junho 1990. |
Atividades |
2023 - Atual | Atividades de Participação em Projeto, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Materno-Infantil. | |
Projetos de pesquisa
Construção e Validação de matriz de competências em desenvolvimento e comportamento na primeira infância, baseado em Atividades Profissionais Confiáveis (EPAs), para residência de pediatria no Brasil |
3/2004 - 7/2004 | Ensino, Medicina, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Pediatria Clínica e Cirúrgica Neonatologia e Obstetrícia |
7/1996 - 7/1998 | Ensino, Medicina, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Pediatria Clínica I Puericultura Pediatria Clínica II Internato em Pediatria |
1. | Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas |
Objetivos: Compreende estudos e pesquisas em desenvolvimento e abordagens em educação para as profissões da saúde e liderança educacional, com ênfase na inserção nos sistemas de serviços sócio-sanitários, a partir da análise baseada em evidências no ensino superior das profissões da saúde. Os temas incluem a avaliação, as teorias e processos de ensino e aprendizagem em ambientes de prática profissional; o ensino em pequenos e grandes grupos; planejamento e avaliação curricular e o desenvolvimento docente, nos níveis de graduação, pós-graduação e educação permanente..
Grande área: Ciências da Saúde. Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; AVALIAÇÂO DE ESTUDANTES; Avaliação de Metodologias Educacionais; Desempenho Acadêmico; EDUCAÇÂO MEDICA; Educação para as Profissões da Saúde. |
2. | Desenvolvimento infantil e humano |
2023 - Atual | Construção e Validação de matriz de competências em desenvolvimento e comportamento na primeira infância, baseado em Atividades Profissionais Confiáveis (EPAs), para residência de pediatria no Brasil |
Descrição: O presente projeto visa validar uma nova matriz de competências em desenvolvimento e comportamento na primeira infância, baseada em atividade profissionais confiáveis (entrustable professional activities - EPAs), para residência de pediatria no Brasil, com a finalidade de aprimorar a formação do pediatra diante do contexto de alta prevalência de alterações do desenvolvimento e comportamento. Será realizado um estudo de métodos misto dividido em três etapas, com o objetivo de descrever o processo de formação atual do pediatra em desenvolvimento e comportamento na primeira infância, nos programas de residência brasileiro e construir e validar uma nova matriz de competências, baseada em EPAs. O produto técnico final será a nova matriz curricular para a residência de pediatria geral, que será encaminhada para o comitê nacional de residência médica (CNRM), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Ministério da Educação (MEC) e inicialmente implantado nos serviços de residência de pediatria ligados à Universidade Federal do Ceará (UFC) e à Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP)...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Doutorado ( 2) . Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / Álvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante / Renata de Barros Bruno Ximenes - Integrante / Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida - Integrante / Francisco Sulivan Bastos Mota - Integrante / João Joaquim Freitas do Amaral - Integrante / Ricardo Sukiennik - Integrante. Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio finaceiro.. |
1995 - 1996 | PROJETO DE ESTUDO DA MORBIMORTALIDADE PERINATAL EM FORTALEZA |
Descrição: AVALIAÇÂO.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Integrante / ALVARO JORGE MADEIRO LEITE - Coordenador. Finaciador(es): Universidade Federal do Ceará - Cooperação / Escola de Saúde Pública do Ceará - Cooperação.. |
2000 - 2002 | Projeto "Lugar de Criança" |
Descrição: Este projeto pretende não somente compreender de que maneira a seca produziu modificações no universo de valores culturais e relações afetivas das crianças pré-escolares que vivem nas regiões semi-áridas do sertão cearense, mas também desenvolver ações que visem a fortalecer a capacidade de resiliência . Nesse sentido, o resgate dos valores culturais dessas populações assume um papel chave no fortalecimento dos fatores de proteção das crianças pré-escolares. O projeto se direciona ao estudo e intervenção do universo psico-afetivo e cultural de crianças que vivenciam esta realidade. Estratégias, métodos e atividades Fase I: Elaboração do Projeto de Intervenção Identificação da área de intervenção do Projeto : levantamento de indicadores sócio-econômicos e visitas de campo em áreas atingidas pela seca no município de Morada Nova . Estudo de fatores de vulnerabilidade e proteção existentes na comunidade em relação à primeira infância ( 0-7 anos ) . Estudo da cultura infantil: Lúdico, Relações afetivas, Folclore e Tradição, Relação ambiental e Religiosidade. Montagem do projeto de intervenção. Fase II : Formação de formadores ( nível central - ESPCE ) Educação para profissionais de saúde : Curso de Especialização/Mestrado Capacitação em Desenvolvimento Infantil Precoce, Cultura Infantil, Promoção da Saúde Infantil e Mobilização Comunitária. Fase III : Formação de Promotores em nível local : Equipe de Saúde da Família Sensibilização e capacitação de Médicos de Família , Enfermeiros e Agentes Comunitários de saúde em desenvolvimento infantil precoce , cultura infantil , promoção da saúde infantil e mobilização comunitária. Identificação de agentes locais de mobilização familiar Fase IV : Intervenção Desenvolvimento de atividades comunitárias de valorização e proteção em relação á primeira infância. Planejamento participativo de intervenções potencializadoras do desenvolvimento infantil em condições de vida extremamentes adversas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / Olívia Andréa Alencar Bessa - Integrante / Andrea Caprara - Integrante / Cristina Pinheiro de Sousa - Integrante. Finaciador(es): Escola de Saúde Pública do Ceará - Cooperação / Fundação Bernard Van Leer - Cooperação.. |
2023 - Atual | Educação Profissional e Cultura da Segurança do Paciente em Hospitais |
Descrição: Estudos sobre segurança do paciente e formação profissional, incluindo intervenções educacionais e na gestão de unidades hospitalares para promoção da cultura da segurança do paciente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 1) . Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / Daniela Chiesa - Integrante / Fernanda Colares de Borba Netto - Integrante / Adriana Menezes Loyo Rosas - Integrante / Vitória Dávila - Integrante / Débora Pereira Paixão - Integrante. . |
2022 - Atual | ATRIBUTOS DE MODELO DE PAPÉIS DE PRECEPTORES (AS): CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRUTURA CONCEITUAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA |
Descrição: Desenvolvimento e avaliação de modelo para atributos de papéis para docentes e preceptores de Medicina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 1) . Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / Sílvia de Melo Cunha - Integrante / Flaviana Cardoso Xavier - Integrante / Elaine Saraiva Feitosa - Integrante. . |
2022 - Atual | Avaliação da efetividade de um modelo de planejamento de carreira para estudantes de medicina |
Descrição: Desenvolvimento e avaliação de um modelo de orientação e planejamento de carreira para estudantes de medicina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 1) . Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / Hilário Rodrigues de Souza - Integrante. . |
2024 - Atual | Systematic Review of Interprofessional and Interdisciplinary Education for Health Professions and its Impact on Healthcare |
Descrição: Introduction: The aim of this systematic review is to critically analyze the existing literature on interprofessional and interdisciplinary education for health professions and its impact on healthcare outcomes. This review will explore the current state of knowledge in this field, identify research gaps, and provide recommendations for future research and practice. Background: Interprofessional and interdisciplinary education has gained significant attention in recent years as a means to enhance collaboration and improve patient outcomes in healthcare settings. This approach recognizes the importance of teamwork, communication, and shared decision-making among healthcare professionals from different disciplines. Objectives: The primary objectives of this systematic review are as follows: To examine the various models and approaches of interprofessional and interdisciplinary education in healthcare settings. To assess the impact of interprofessional and interdisciplinary education on healthcare outcomes, including patient satisfaction, quality of care, and cost-effectiveness. To identify the barriers and facilitators associated with the implementation of interprofessional and interdisciplinary education programs. To provide recommendations for future research and practice in the field of interprofessional and interdisciplinary education..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 3) . Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / REGINA EMÍDIO CAVALCANTE - Integrante / Alex Freitas Rabelo - Integrante / Luana de Fatima Queiroz Holanda - Integrante. Número de orientações: 1. |
2024 - Atual | Enhancing Sustainable Healthcare Systems: A Systematic Review of Self-Care Practices Among Health Professionals |
Descrição: The increasing demands and challenges faced by healthcare workers worldwide have highlighted the critical need for effective self-care practices to prevent burnout and ensure sustainable healthcare systems. This systematic review aims to provide a comprehensive analysis of self-care practices among health professionals, focusing on the latest developments in innovative human resource management and professional education. By synthesizing relevant literature, this project seeks to shed light on the impact of self-care interventions and non-technical skills training on the well-being of health personnel, students, and faculty. The findings will contribute to the enrichment of health professions education globally and offer valuable insights into strategies for preventing burnout and promoting sustainable healthcare systems..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 3) . Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / ISABELA CACAU SOUSA SANTOS - Integrante / Maria Arrais Landim - Integrante / Samuel Portela Ramos - Integrante. . |
2024 - Atual | The professional identity formation of undergraduate and graduate medical students: An Umbrella Review |
Descrição: Introduction:The objective of this review is to provide a comprehensive perspective to understand the process of professional identity formation (PIF) among undergraduate and postgraduate medical students. The process of forming a professional identity is complex and partially developed in medical school. The professional development of medical students can predict future professional behavior. Understanding the formation of professional identity can aid in the construction of educational strategies and contribute to guiding the future professional trajectory of doctors. Inclusion criteria:Systematic reviews, meta-analyses and scoping reviews that address PIF of undergraduate and postgraduate medical students in medical professional training environments.Methods:This review will follow the JBI methodology. PUBMED, EMBASE, CINAHL , SCIELO, Web of Science, the Cochrane Database of Systematic Reviews, the JBI Evidence Synthesis, DARE, Epistemonikos, EPPI Center Evidence Library and Registro PROSPERO will be searched. There will be no restrictions on the publication date or country of origin of the review. Only systematic reviews with full text published in English, Portuguese or Spanish will be considered. Four independent reviewers will perform title and abstract screening. Two independent seniors reviewers will perform full-text screening, while a customized data extraction form will be used for data extraction. The JBI critical appraisal checklist for systematic reviews and research syntheses will be applied. The assessment of methodological quality, and data extraction will be performed independently by two seniors reviewers. Data will be summarized in a narrative format with supporting tables..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 3) . Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / Sílvia de Melo Cunha - Integrante / EMANUELLA OLIVEIRA DA SILVEIRA - Integrante / AMANDA GONDIM ESMERALDO - Integrante / Maria Arrais Landim - Integrante. . |
2022 - Atual | Processos de Desenvolvimento Pessoal e Profissional em Saúde: Formação, especialização e educação permanente de profissionais e equipes para o Sistema Único de Saúde no Brasil |
Descrição: O Projeto de Pesquisa Processos de Desenvolvimento Pessoal e Profissional em Saúde: formação, especialização e educação permanente de profissionais e equipes para o Sistema Único de Saúde no Brasil parte do pressuposto que a trajetória de formação profissional em saúde é um continuum de ciclos interdependentes, conforme o tempo de experiência, o estádio de desenvolvimento, a complexidade da área, regulações da profissão, fatores influentes no percurso pessoal, dentre outros componentes. Assim, o Projeto visa abranger três eixos de investigação, correspondendo, respectivamente, a três segmentos do percurso de formação de profissionais de saúde, a saber:Eixo 1: O Percurso da Graduação, compreendendo as fases pré-universitária, os ciclos iniciais e intermediários de formação e o período de adensamento e imersão de práticas supervisionadas (internatos e estágios supervisionados). Eixo 2: O Percurso da Pós-Graduação, envolvendo as experiências formativas em nível de Residência Profissional e/ou Multiprofissional, as especializações lato sensu e stricto sensu. Eixo 3: O Percurso do Desenvolvimento Profissional Permanente, que envolve todas as experiências formais e informais de atualização e manutenção da competência profissional.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 14) / Mestrado acadêmico ( 9) . Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / Olívia Andréa Alencar Bessa - Integrante / Daniela Chiesa - Integrante / Sílvia de Melo Cunha - Integrante. . |
2023 - Atual | Projeto VELAS - Vivências em Liderança e Aprendizagem para Supervisores de Programas de Residência em Saúde |
Descrição: Para capacitar com sucesso a próxima geração de profissionais de saúde, os supervisores e preceptores de programas de residência devem utilizar estratégias e técnicas de ensino inovadoras em ambientes clínicos e demais espaços de treinamento. O Projeto VELAS é uma proposta de programa de formação para esses supervisores, a partir do desenvolvimento de facilitadores de aprendizagem da ESP/CE, híbrido (com atividades presenciais e on-line). Este programa contemporâneo integra métodos pedagógicos inovadores, treinamento baseado em habilidades, workshops virtuais e presenciais, módulos de aprendizado on-line, projetos individuais e em equipe, bem como um projeto final focado nos programas de residência dos supervisores e preceptores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Integrantes: Henrique Luis do Carmo e Sá - Coordenador / Daniela Chiesa - Integrante / Alciléa Leite de Carvalho - Integrante / Juliana Braga de Paula - Integrante / Mônica de Oliveira Belém - Integrante. . |
1. | Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica.
|
2. | Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Pediatria.
|
3. | Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Desenvolvimento e Comportamento Infantil.
|
Compreende | Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Fala | Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês. |
Lê | Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Escreve | Inglês (Bem), Espanhol (Pouco), Francês. |
1995 | Prêmio Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Pediatria. |
1996 | Prêmio Nicola Albano, Sociedade Brasileira de Pediatria. |
2008 | Prêmio de Liderança e Gerência, United States Agency for Internacional Development & Management Sciences for Health. |
2013 | Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, 20a. Ed., Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior - ABMES. |
2013 | Amigo da Marinha, Marinha do Brasil. |
2022 | Google Certified Educator level 1, Google for Education. |
2024 | Melhor trabalho na área de Ciências da Vida - 30. Encontro de Iniciação à Pesquisa, Universidade de Fortaleza. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Orientações concluídas |
Produção bibliográfica |
Trabalhos completos/resumidos em eventos |
1. | GOMES, J. M. A.; SILVA, S. L.; MENEZES, R. B. et al. A percepção dos estudantes do primeiro ano do Curso de Medicina sobre os grupos tutoriais na aprendizagem baseada em problemas.
In: IV Fórum Nacional Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem,
2007,
Londrina-PR.
Olho Mágico - Revista da Área de Formação e Desenvolvimento de Profissionais de Saúde,
2007.
v. 14.
p. 12-12.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Problem-Based Learning; Avaliação de Metodologias Educacionais; Grupos Tutoriais. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Educação; Saúde e Serviços Sociais. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 15171345. |
2. | ALMEIDA, M. M.; HOLANDA, A. A.; SÁ, Henrique Luis do Carmo e. Desenvolvendo práticas de integralidade no Curso Médico: Os Módulos de Ações Integradas em Saúde.
In: IV Fórum Nacional Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem,
2007,
Londrina-PR.
Olho Mágico - Revista da Área de Formação e Desenvolvimento de Profissionais de Saúde,
2007.
v. 14.
p. 57.
Palavras-chave: Avaliação de Metodologias Educacionais; EDUCAÇÂO MEDICA; Desenho de currículos; Aprendizagem Baseada em Problemas. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 15171345. |
3. | DINIZ, R. C. M.; NORO, L. R.; SÁ, Henrique Luis do Carmo e. Avaliando Estudantes: Uma Meta-avaliação no Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza.
In: I Encontro Norte, Nordeste e Centro-Oeste Sobre Formação Docente para a Educação Superior - ENFORSUP,
2008,
Fortaleza(CE).
Livro de Resumos do contro Norte, Nordeste e Centro-Oeste Sobre Formação Docente para a Educação Superior - ENFORSUP.
Fortaleza (CE)
: Universidade de Fortaleza,
2008.
p. 115-117.
Palavras-chave: AVALIAÇÂO DE ESTUDANTES; meta-avaliação; Educação Profissional. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 9788598876344. |
5. | MELGACO, S. S. C.; MARQUES, F. A. O.; Sa, H L C et al. ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS COM IMPACTO NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS MÉDICAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA.
In: 61o Congresso Brasileiro de Educação Médica,
2023,
Fortaleza.
ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA.
Brasília
: Associação Brasileira de Educação Médica,
2023.
v. único.
p. 252-252.
Palavras-chave: educação baseada em competências; ensino superior; EDUCAÇÂO MEDICA; estratégias educacionais; internato e residência. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://website.abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378. |
6. | METRAN, P. N.; LIMA, E. S.; BALBINO, T. L. C. et al. ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA POR PERFIL DE ESTUDANTES DE MEDICINA MEDIANTE WHOQOL-BREF.
In: 61o Congresso Brasileiro de Educação Médica,
2023,
Fortaleza.
Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023.
Brasília
: Associação Brasileira de Educação Médica,
2023.
p. 392-392.
Palavras-chave: Qualidade de vida; Saúde Coletiva; WHOQOL-Bref. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378. |
7. | LOBAO, J. P. M.; SANTOS, I. C. S.; DAVILA, V. et al. DIMENSÕES DA QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES INGRESSANTES DE MEDICINA.
In: 61o. Congresso Brasileiro de Educação Médica,
2023,
Fortaleza.
Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023..
Brasília
: Associação Brasileira de Educação Médica,
2023.
p. 516-516.
Palavras-chave: Estudantes de Medicina; Qualidade de vida; Saúde Coletiva. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/] |
8. | CAVALCANTE, R. E.; SILVEIRA, E. O.; Sa, H L C. ESTILOS DE APRENDIZAGEM E ABORDAGENS EDUCACIONAIS EM ESTUDANTES DE MEDICINA INGRESSANTES.
In: 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM,
2023,
Fortaleza.
Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023.
Brasília
: Associação Brasileira de Educação Médica,
2023.
p. 876-876.
Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem; EDUCAÇÂO MEDICA; estratégias educacionais. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378. |
9. | CAVALCANTE, R. E.; SILVEIRA, E. O.; Sa, H L C. PROFESSORES E ESTUDANTES DE MEDICINA TÊM ESTILOS DE APRENDIZAGEM SEMELHANTES? UMA ANÁLISE COMPARATIVA.
In: 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM,
2023,
Fortaleza.
Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023.
Brasília
: Associação Brasileira de Educação Médica,
2023.
p. 1182-1182.
Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem; EDUCAÇÂO MEDICA; Abordagens educacionais. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378. |
10. | RIBEIRO, L. V. B.; ALBUQUERQUE, K. M.; Sa, H L C et al. ESCREVER, REFLETIR, COMPARTILHAR E APRENDER: O USO DA NARRATIVA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL.
In: 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM,
2023,
FORTALEZA.
Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023.
BRASÍLIA
: Associação Brasileira de Educação Médica,
2023.
p. 1217-1217.
Palavras-chave: NARRAÇÃO; EDUCAÇÂO MEDICA; Estudantes de Medicina; PENSAMENTO. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378. |
11. | FERREIRA, R. Y. S.; Sa, H L C; GIAXA, R. R. B.. DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA O APRIMORAMENTO DO ROLE MODEL DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
In: 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM,
2023,
FORTALEZA.
Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023.
BRASÍLIA
: Associação Brasileira de Educação Médica,
2023.
p. 1228-1228.
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; aplicativos móveis; Formação profissional em saúde; Avaliação Educacional; ensino superior. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378. |
12. | METRAN, P. N.; LIMA, E. S.; SALES, L. M. S. et al. DESEMPENHO ACADÊMICO EM CURRÍCULO INTEGRADO DE MEDICINA E SUA RELAÇÃO COM ESTILOS INDIVIDUAIS DE APRENDIZAGEM: HÁ ALGUMA DIFERENÇA?.
In: 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM,
2023,
Fortaleza.
Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023.
Brasília
: Associação Brasileira de Educação Médica,
2023.
p. 1255-1255.
Palavras-chave: Desempenho Acadêmico; Currículo; Aprendizagem Baseada em Problemas. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378. |
13. | ESMERALDO, A. G.; PARENTE, D. P. B.; RIBEIRO, L. V. B. et al. COGNIÇÃO E EMOÇÃO COMO DIMENSÕES DA EMPATIA: UMA ANÁLISE DE INGRESSANTES DE MEDICINA.
In: 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM,
2023,
Fortaleza.
Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023.
Brasília
: Associação Brasileira de Educação Médica,
2023.
p. 1265-1265.
Palavras-chave: Empatia; Estudantes de Medicina; Habilidades sociais; EDUCAÇÂO MEDICA. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378. |
14. | ESMERALDO, A. G.; PARENTE, D. P. B.; RIBEIRO, L. V. B. et al. PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS FUTURAS DE INGRESSANTES DE MEDICINA: HÁ RELAÇÃO COM COMPONENTES EMOCIONAIS E COGNITIVOS DA EMPATIA?.
In: 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM,
2023,
Fortaleza.
Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023.
Brasília
: Associação Brasileira de Educação Médica,
2023.
p. 1625-1625.
Palavras-chave: Perspectivas profissionais; Empatia; Estudantes de Medicina; EDUCAÇÂO MEDICA. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378. |
15. | LOBAO, J. P. M.; SANTOS, I. C. S.; DAVILA, V. et al. AVALIAÇÃO DA SAÚDE E DO SONO DE ESTUDANTES INGRESSANTES DE MEDICINA EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO.
In: 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica,
2023,
Fortaleza.
Anais do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica ? COBEM, 05 a 08 de outubro de 2023.
Brasília
: Associação Brasileira de Educação Médica,
2023.
p. 525-525.
Palavras-chave: Sono; Saúde mental; Estudantes de Medicina. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://abem-educmed.org.br/anais-do-cobem/]; ISSN/ISBN: 2675-5378. |
Artigos completos/resumidos publicados em periódicos |
3. | SÁ, Henrique Luis do Carmo e; COELHO FILHO, João Macedo; SOARES, Sílvia Mamede Studart. Problem-based learning: application and possibilities in Brazil.
São Paulo Medical Journal,
v. 116,
n. 4,
p. 1784-1785,
1998.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; EDUCAÇÂO MEDICA; Problem-Based Learning. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 15163180. The Ministry of Health launched the Family Health Program (FHP) with the aim of establishing comprehensive primary care for families and communities. The Public Health School of Ceará has been applying problem-based learning as the instructional method for the training of the family health teams. The importance of this method and the possibility of applying it in the implementation of a new and effective approach to the continuing education of Brazilian health professionals are emphasized.. |
7. | SA, HENRIQUE; BESSA, OLIVIA; HOLANDA, ALEXANDRE et al. ABS79: Patterns of primary care for children with asthma: An exploratory, qualitative study in Brazil. Primary Care Respiratory Journal, v. 15, p. 207-208, 2006. ; Meio de divulgação: Impresso; Série: 3; ISSN/ISBN: 14714418. |
8. | MOURA, KAROL SILVA DE; BESSA, OLÍVIA ANDRÉA ALENCAR COSTA; NUTO, SHARMÊNIA DE ARAÚJO SOARES et al. Projeto Coorte Dendê: diagnóstico demográfico e condições de moradia de uma comunidade de baixa renda em Fortaleza, Ceará. Revista Brasileira em Promoção da Saúde (Online), v. 23, p. 18-24, 2010. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [doi:10.5020/18061230.2010.p18]; Série: 1; ISSN/ISBN: 18061230. |
9. | HOLANDA, A A; Sa, H L C; VIEIRA, A P G F et al. Use and Satisfaction with Electronic Health Record by Primary Care Physicians in a Health District in Brazil. Journal of Medical Systems, v. 2011, p. 22072279, 2011. ; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [doi:10.1007/s10916-011-9801-3]; ISSN/ISBN: 01485598. |
10. | SILVA, SONIA LEITE DA; SILVA, SILVIA FERNANDES RIBEIRO DA; SANTANA, GILMARA SILVA DE MELO et al. Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência.
Revista Brasileira de Educação Médica (Online),
v. 39,
p. 607-613,
2015.
Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Aprendizagem baseada em Problemas. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e02312013][doi:10.1590/1981-52712015v39n4e02312013]; Série: 4; ISSN/ISBN: 19815271. |
Livros publicados/organizados ou edições |
1. |
(Org.)
ALCÂNTARA, Alessandra Carlos (Org.); PEREIRA, Elane Silva (Org.) et al.Ensinando & Aprendendo: Os Fundamentos da Docência no Ensino Superior.
1. ed.
Fortaleza/CE:
Universidade de Fortaleza,
2017.
v. 01.
200 p.
Palavras-chave: Formação docente; ensino superior; princípios de aprendizagem. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788595740051. |
2. | JOCA, T. T.; MUNGUBA, M. C.; CARVALHO, D. R. et al. Nuances da Inclusão no Ensino Superior.
1. ed.
Jundiaí (SP):
Paco Editorial,
2018.
v. 1.
208 p.
Palavras-chave: Educação Especial; Inclusão Social; ensino superior. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788546213443. |
Capítulos de livros publicados |
1. | SÁ, Henrique Luis do Carmo e. Recursos Humanos e SILOS em Município de Pequeno Porte.
In: Odorico Monteiro de Andrade; Neusa Goya. (Org.).
Sistemas Locais de Saúde em Município de Pequeno Porte: A resposta de Icapuí.
Fortaleza,
1992,
v. ,
p. 1-250.
Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso. |
2. | SÁ, Henrique Luis do Carmo e; HORTA, Walter Goes. Comunicação Social em Saúde: Instrumento na construção da cidadania.
In: Odorico Monteiro de Andrade; Neusa Goya. (Org.).
Sistemas Locais de Saúde em Município de Pequeno Porte: A resposta de Icapuí.
Fortaleza,
1992,
v. ,
p. 1-250.
Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso. |
3. |
SÁ, Henrique Luis do Carmo e. Avaliação de Estudantes.
In: Sílvia Mamede; Júlio Penaforte. (Org.).
Aprendizagem Baseada em Problemas: Anatomia de uma nova abordagem educacional.
1 ed.
Fortaleza,
2001,
v. ,
p. 1-231.
Palavras-chave: AVALIAÇÂO DE ESTUDANTES; Aprendizagem Baseada em Problemas; PROBLEM BASED LEARNING; EDUCAÇÂO MEDICA. Grande área: Ciências da Saúde. Setores de atividade: Educação Superior. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 8527105713. |
4. |
SÁ, Henrique Luis do Carmo e. Análise Crítica da Aprendizagem Baseada em Problemas.
In: Sílvia Mamede; Júlio Penaforte. (Org.).
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ANATOMIA DE UMA NOVA ABORDAGEM EDUCACIONAL.
Fortaleza,
2001,
v. ,
p. -.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Avaliação de Metodologias Educacionais; Problem-Based Learning. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso. |
5. |
LEITE, Álvaro Jorge Madeiro; SÁ, Henrique Luis do Carmo e; BESSA, Olívia Andréa Alencar. Habilidades de Comunicação na Consulta com Crianças.
In: Álvaro Jorge Madeiro Leite; Andrea Caprara; João Macedo Coelho Filho. (Org.).
Habilidades de comunicação com pacientes e famílias.
1 ed.
São Paulo,
2007,
v. ,
p. 91-136.
Palavras-chave: Habilidades de Comunicação; Relação médico-paciente. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Saúde e Serviços Sociais. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1. |
Demais tipos de produção bibliográfica |
1 | VELAZQUEZ, C. R.; Sa, H L C. Coleção Ressonância.
Fortaleza,
2019.
(Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
Palavras-chave: imaginário; Psicologia; Mitos. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Autor traduzido: Carlos Velázquez; Título da obra original: Rumos do Mitho Contemporâneo; ISSN/ISBN: 9788595740211. |
Produção técnica |
Trabalhos técnicos |
2. | LEITE, Alvaro Jorge Madeiro; SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO; XIMENES, R. B. B.. Desenvolvimento de Competências Educacionais em design curricular e estruturas de ensino-aprendizagem em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento.
2022.
Palavras-chave: Abordagens educacionais; Desenho de currículos; Desenvolvimento Docente; Desenvolvimento Infantil; Educação para as Profissões da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Finalidade: Planejamento curricular e organização de serviço de ensino-assistência em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento - IPREDE; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 36; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: IPREDE - Instituto Primeira Infância. |
3. | LEITE, Alvaro Jorge Madeiro; SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO; XIMENES, R. B. B. et al. Desenvolvimento de Competências Educacionais em design curricular e estruturas de ensino-aprendizagem em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento.
2023.
Palavras-chave: Saúde Materno-Infantil; Saúde mental; pediatria; Desenvolvimento Infantil. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Planejamento curricular e organização de serviço de ensino-assistência em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento - IPREDE; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 36; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: IPREDE - Instituto Primeira Infância. |
4. | SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO; BESSA, Olívia Andréa Alencar; CARVALHO, A. L. et al. Desenvolvimento de Competências para Supervisores e Preceptores de Programas de Residência em Saúde - Projeto Velas.
2023.
Palavras-chave: residência médica; Residências Multiprofissionais; Preceptor; Integração Ensino-Serviço; Desenvolvimento Docente. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Desenvolvimento de competências docentes e curriculares para supervisores e preceptores de residências em saúde do Ceará.; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 36; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Escola de Saúde Pública do Ceará. |
5. | LEITE, Alvaro Jorge Madeiro; SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO; XIMENES, R. B. B. et al. Desenvolvimento de Competências Educacionais em design curricular e estruturas de ensino-aprendizagem em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento.
2024.
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil; Desenho de currículos; pediatria. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Planejamento curricular e organização de serviço de ensino-assistência em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento - IPREDE; Disponibilidade: ; Duração do evento: 36; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: IPREDE - Instituto Primeira Infância. |
6. | SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO; CARVALHO, A. L.; BESSA, Olívia Andréa Alencar et al. Desenvolvimento de Competências para Supervisores e Preceptores de Programas de Residência em Saúde - Projeto Velas.
2024.
Palavras-chave: residência médica; Residências Multiprofissionais; Preceptor; Desenvolvimento Docente. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Desenvolvimento de competências docentes e curriculares para supervisores e preceptores de residências em saúde do Ceará.; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 36; Cidade: Fortaleza. |
Demais tipos de produção técnica |
1. | BESSA, O. A. A. C.; GOMES, J. M. A.; CARVALHO, M. V. C. F. et al. Desafios da Seleção Docente baseada em Competências Cognitivas, Didáticas, Procedurais e Perfil Profissiográfico em um Currículo Inovador no Estado do Ceará.
2012.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Seleção Docente; Desenvolvimento Docente; Reforma Curricular. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional / Especialidade: Recrutamento e Seleção de Pessoal. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina; Cidade: São Paulo - SP; Evento: 50o. Congresso Brasileiro de Educação Médica; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Educação Médica. |
2. | do Carmo E Sá HL. Impacto da COVID-19 na educação médica: o que podemos aprimorar?.
2020.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; Reforma Curricular; Desenvolvimento Docente. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Porto Velho; Cidade: Porto Velho; Evento: Mês do Médico CREMERO 2020; Inst. promotora/financiadora: Conselho Regional de Medicina de Rondônia. |
3. | SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO. Ensino e aprendizagem em estágio supervisionado: prática na atenção primária.
2023.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus da Unifor; Cidade: Fortaleza; Evento: II Fórum Integrado UNIFOR: Ensino e serviços em saúde; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
4. | SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO. O Residente em Saúde como Preceptor.
2023.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São Paulo; Cidade: São Paulo; Evento: Curso de Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS); Inst. promotora/financiadora: Hospital Sírio Libanês - Instituto de Ensino e Pesquisa. |
5 | Marcia Castro; Marcia Machado; do Carmo E Sá HL. Harvard-Brazil Public Health Field Course.
2018.
.
Palavras-chave: Saúde Pública; Saúde Coletiva; Desenvolvimento Infantil. Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: dias; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 16; Local: Instituto Primeira Infância - IPREDE; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Harvard University T.H. Chan School of Public Health. |
6 | CYRINO, E. G.; SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO. Narrativas e Encontros: Formação e Cuidado em Saúde.
2022.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 70; Local: Campus Botucatu; Cidade: Botucatu-SP; Inst. promotora: Universidade Estadual Paulista - UNESP. |
7 | SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO. Oficina de Feedback no Contexto da Educação Médica para Professores.
2023.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Campus da Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação - PDPE - Curso de Medicina - Universidade de Fortaleza - Percurso 2023. 80 professores participantes.. |
8 | Sa, H L C; FARIAS FILHO, A.; PINHEIRO, B. V. et al. Comissão Científica do 61o Congresso Brasileiro de Educação Médica - COBEM.
2023.
(Organização de evento/Congresso).
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; Reforma Curricular; Integração Ensino-Serviço. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Centro de Eventos; Cidade: Fortaleza - CE; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM. |
9 | ALCANTARA, A. C.; SÁ, HENRIQUE LUIS DO CARMO. Coleção Ressonância.
2020.
(Coordenação Editorial).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Publicação de duas edições, 8 livros, da Coleção Ressonância - autores da Universidade de Fortaleza; Local: Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza. |
Orientações concluídas |
Mestrado |
1. | REGIZEUDA PONTE AGUIAR.
Educação em Melioidose para profissionais de medicina: estudo exploratório de Intervenção Educacional.
2021.
Dissertação
(Mestrado em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza,
.
Orientador: Henrique Luis do Carmo e Sá.
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; Educação Profissional; melioidose. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Co-orientador. |
2. | Sarah Suyanne Carvalho Melgaço.
DESENHO DE UMA MATRIZ DE COMPETÊNCIAS PARA A RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEONATOLOGIA: UM ESTUDO DELPHI MODIFICADO.
2021.
Dissertação
(Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente)
-
Universidade Estadual do Ceará,
.
Orientador: Henrique Luis do Carmo e Sá.
Palavras-chave: neonatologia; EDUCAÇÂO MEDICA; residência médica; Desenho de currículos; Método Delphi. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Co-orientador. |
3. | Áurea Cristina de Queiroz Castro.
Desenvolvendo um Programa Educacional Baseado em Competências no Manejo do Paciente Queimado para Graduandos de Fisioterapia: Estudo Delphi Modificado.
2021.
Dissertação
(Mestrado em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza,
.
Orientador: Henrique Luis do Carmo e Sá.
Palavras-chave: Desenho de currículos; EDUCAÇÂO MEDICA; Educação para as Profissões da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
4. | Flaviana Xavier Portela.
ATRIBUTOS DE MODELO DE PAPÉIS DE PRECEPTORES (AS): CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRUTURA CONCEITUAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA.
2022.
Dissertação
(Mestrado em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza,
.
Orientador: Henrique Luis do Carmo e Sá.
Palavras-chave: Aprendizagem; EDUCAÇÂO MEDICA; Educação para as Profissões da Saúde; IDENTIDADE PROFISSIONAL; PROFISSIONALISMO; Modelagem de papéis. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
5. | Flaviana Xavier Portela.
Efetividade de preceptores como modelo: Proposta de Estrutura Conceitual na Graduação em Medicina.
2023.
Dissertação
(Mestrado em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza,
.
Orientador: Henrique Luis do Carmo e Sá.
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; Educação para as Profissões da Saúde; Formação docente; Modelagem de papéis. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
6. | Talita dos Santos Nascimento.
?A MULHER É UM MUNDO?: VALORES E SENTIMENTOS RELACIONADOS À ESCOLHA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA POR ACADÊMICOS DE MEDICINA.
2023.
Dissertação
(Mestrado em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza,
.
Orientador: Henrique Luis do Carmo e Sá.
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; Educação para as Profissões da Saúde; IDENTIDADE PROFISSIONAL; Orientação profissional; Escolha de Carreira; Ginecologia e Obstetrícia. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
7. | Hilário Rodrigues de Souza.
Avaliação da efetividade de um modelo de planejamento de carreira para estudantes de medicina.
2024.
Dissertação
(Mestrado em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza,
.
Orientador: Henrique Luis do Carmo e Sá.
Palavras-chave: Aprendizagem; EDUCAÇÂO MEDICA; Educação para as Profissões da Saúde; IDENTIDADE PROFISSIONAL; Orientação profissional; Planejamento de carreira. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Iniciação científica |
1. | João Pedro Marques Lobão.
Coorte de estudantes da saúde - eixo 2: processos de ensino-aprendizagem.
2022.
Iniciação Científica.
(Graduando em Medicina)
-
Universidade de Fortaleza,
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Orientador: Henrique Luis do Carmo e Sá.
Palavras-chave: Abordagens educacionais; EDUCAÇÂO MEDICA; IDENTIDADE PROFISSIONAL; PROFISSIONALISMO. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Participação em bancas examinadoras | Participação em eventos | Orientações em andamento |
Participação em bancas examinadoras |
Dissertações |
1. | JÚNIOR, Geraldo Bezerra; MAIA, Helena Maria Silveira Fraga et al.
Participação em banca de
José Ronier de França Silva.
Depressão e risco de Suicídio em estudantes universitários da área da saúde: estudo de prevalência e fatores associados.
2020.
Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | JÚNIOR, Geraldo Bezerra; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al.
Participação em banca de
Raul de Castro Alves Nepomuceno.
RISCO DE SUICÍDIO E DEPRESSÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19.
2021.
Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Depressão; Educação para as Profissões da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | SÁ, Henrique Luis do Carmo e; CAVALCANTE, Marcelo Borges et al.
Participação em banca de
Sara Rabelo Joca.
?Os Cinco Grandes Fatores da Personalidade na Escolha da Especialidade Médica: Revisão Sistemática?.
2023.
Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Personalidade; Cinco Grandes Fatores; Escolha de Carreira; EDUCAÇÂO MEDICA. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | NETO, Josué Viana de Castro; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al.
Participação em banca de
Carlo Átila Holanda Lopes.
Desenvolvimento e avaliação de modelo de ensino da morfologia do complexo valvar aórtico com estação de videocirurgia.
2024.
Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; Simulação; Ensino de Cirurgia; Ensino de Anatomia. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | CARVALHO, Fernanda Martins Maia; PINHEIRO, Rômulo Pedroza et al.
Participação em banca de
Arnaldo Ribeiro de Arruda.
Percepção sobre o uso de instrumentos para a avaliação de funcionalidade e qualidade de vida no atendimento de pacientes com lombalgia.
2024.
Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; Lombalgia. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Teses de doutorado |
1. | BRILHANTE, Aline Veras Morais; BOTTI, Sergio Henrique de Oliveira et al.
Participação em banca de
Rejane Brasil Sá.
INTEGRIDADE ACADÊMICA E DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO MÉDICO NA PERSPECTIVA DE DOCENTES E DISCENTES.
2021.
Tese (Doutorado em Saúde Coletiva)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: PROFISSIONALISMO; EDUCAÇÂO MEDICA; Integridade Acadêmica. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | ALMEIDA, Rosa Lívia Freitas de; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al.
Participação em banca de
Ana Nery Melo Cavalcante.
Avaliação do potencial de transmissão vertical do vírus SARS-COV-2, em gestações associadas a infecção por COVID-19.
2022.
Tese (Doutorado em Saúde Coletiva)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza; LIRA, Geison Vasconcelos et al.
Participação em banca de
Ana Neiline Cavalcante.
Influência dos cenários de prática na formação médica.
2024.
Tese (Doutorado em Saúde Coletiva)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Formação Médica; Cenários de Prática; Estudantes de Medicina; Preceptor. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Qualificações de doutorado |
1. | SILVA, Ana Valeska Siebra e; OLIVEIRA, Roberta Meneses et al.
Participação em banca de
Sarah Suyanne Carvalho Melgaço.
Construção e validação de matriz de competências para a residência em neonatologia de um hospital terciário de Fortaleza.
2020.
Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil. Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | GIAXA, Renata Rocha Barreto; CHIESA, Daniela et al.
Participação em banca de
Tatiana Silveira Bisio.
Personalidade, Aprendizagem e Desempenho Acadêmico durante a Pandemia por Covid-19.
2021.
Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Aprendizagem; Desempenho Acadêmico; Personalidade; QUATI; AVALIAÇÂO DE ESTUDANTES. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva. Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | SUCCI, Guilherme de Menezes; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al.
Participação em banca de
Gabrielle Leite Silveira.
A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL EM ESTUDANTES DE MEDICINA.
2021.
Exame de qualificação (Doutorando em Medicina (Ciências Médicas))
-
Universidade de São Paulo.
Palavras-chave: IDENTIDADE PROFISSIONAL; PROFISSIONALISMO; EDUCAÇÂO MEDICA. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica. Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | GIAXA, Renata Rocha Barreto; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al.
Participação em banca de
Sara Rabelo Joca.
Personalidade e currículo: Contribuições do perfil do estudante no desenho de competências para a formação médica.
2022.
Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica. Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | CARVALHO, Fernanda Martins Maia; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al.
Participação em banca de
Francisca Virgínia de Sousa Furtado.
Avaliação da Efetividade de Intervenção Educativa sobre Demências em Profissionais da Atenção Primária no Município de Pindoretama.
2022.
Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Educação para as Profissões da Saúde; Educação Profissional; Demências; Atenção Primária em Saúde. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Permanente. Referências adicionais: Brasil/Português. |
6. | NETO, Josué Viana de Castro; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al.
Participação em banca de
Bruno Tavares de Andrade.
Simulador Endovascular com Aquisição Óptica: Concepção e Desenvolvimento de Modelo Básico para o Ensino e Aprendizagem.
2022.
Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Simulação; Cirurgia Endovascular; EDUCAÇÂO MEDICA. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia. Referências adicionais: Brasil/Português. |
7. | SÁ, Henrique Luis do Carmo e; BESSA, Olívia Andréa Alencar Costa et al.
Participação em banca de
Hilário Rodrigues de Souza.
Avaliação da efetividade de um modelo de planejamento de carreira para estudantes de medicina.
2022.
Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: ENSINO SUPERIOR. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina. Referências adicionais: Brasil/Português. |
8. | SÁ, Henrique Luis do Carmo e; BESSA, Olívia Andréa Alencar et al.
Participação em banca de
Débora Vianna dos Santos.
Prevalência e fatores associados à violência e ao assédio no ambiente educacional dos programas de resdiência médica e efeito na qualidade de vida do residente.
2023.
Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; residência médica; Saúde mental; Qualidade de vida; Assédio sexual; Assédio não-sexual. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português. |
9. | BESSA, Olívia Andréa Alencar Costa; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al.
Participação em banca de
Renê Alves Moura Cavalcanti.
Comparação de Performance em Grandes Áreas do Conhecimento no Teste Progresso e em Processo Seletivo para Residência Médica.
2023.
Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: EDUCAÇÂO MEDICA; residência médica; Sucesso Acadêmico; Avaliação Educacional. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português. |
10. | CHIESA, Daniela; CUNHA, Sílvia de Melo et al.
Participação em banca de
Ana Francisca Moreira Martins.
A percepção da formação em cuidados paliativos na graduação de enfermagem no Estado do Ceará.
2024.
Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Educação Profissional; Educação para as Profissões da Saúde; Enfermagem; Cuidados Paliativos. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Educação em Enfermagem. Referências adicionais: Brasil/Português. |
11. | SÁ, Henrique Luis do Carmo e; CUNHA, Sílvia de Melo et al.
Participação em banca de
Tony Harrison Oliveira Nascimento.
Desenvolvimento Profissional na área médica: Competência Moral.
2024.
Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Competência de Juizo Moral; EDUCAÇÂO MEDICA; Educação para as Profissões da Saúde; Ética Médica. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português. |
12. | SÁ, Henrique Luis do Carmo e; CHIESA, Daniela et al.
Participação em banca de
Leandro Augusto Menezes Rêgo.
Avaliação da simulação no ensino médico em ortopedia: Uma revisão sistemática da literatura.
2024.
Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Ortopedia e Traumatologia; EDUCAÇÂO MEDICA; Simulação. Referências adicionais: Brasil/Português. |
13. | BESSA, Olívia Andréa Alencar Costa; SÁ, Henrique Luis do Carmo e et al.
Participação em banca de
Talita Gomes Lopes Feitosa.
Prevalência e fatores associados aos acidentes de transporte terrestre em crianças e adolescentes em um hospital de referência no município de Fortaleza-CE.
2024.
Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Acidentes; Epidemiologia; Saúde da Criança. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em eventos |
1. | A Formação de Profissionais de Saúde no Século XXI - Situação e Tendências.
2007.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
2. | .
2021.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Escócia/; Homepage: https://amee.org/conferences/amee-2021. |
3. | .
2022.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/. |
4. | .
2010.
(Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Austrália/. |
5. | Avaliação Multidimensional em Currículos Integrados e Baseados em Problemas.
2024.
(Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/. |
6. | Projeto Formação Médica para o Brasil: Onde estamos e para onde vamos?.
2024.
(Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/. |
7. | A Prática Pedagógica - O processo de Construção do Aluno como Sujeito.
2006.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
8. | O Desenvolvimento Moral nas Profissões da Saúde.
2006.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
9. | .
2009.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Estados Unidos/. |
10. | Metodologias Ativas de Aprendizagem e o Ensino Jurídico.
2009.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
11. | .
2012.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
Orientações em andamento |
Mestrado |
1. | IVANISE ALVES BEZERRA DIAS.
Transtorno do Espectro Autista: Percepções, Repercussões e Perspectivas.
Início: 2022.
Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
(Co-orientador).
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Educação Especial; Formação docente. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Desenvolvimento Infantil. Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | ADRIANA MENEZES LOYO ROSAS.
Intervenções educacionais profissionais com impacto na segurança do paciente em unidades hospitalares.
Início: 2023.
Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Segurança do Paciente; Abordagens educacionais; Avaliação de Metodologias Educacionais; Educação para as Profissões da Saúde; Habilidades de Comunicação. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | TONY HARRISON OLIVEIRA NASCIMENTO.
Competência de Juizo Moral em Egressos de Medicina: Um estudo comparativo.
Início: 2024.
Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Competência de Juizo Moral; EDUCAÇÂO MEDICA; Ética Médica. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Doutorado |
1. | Renata de Barros Bruno Ximenes.
Atividades Profissionais Confiáveis em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da Primeira Infância no Brasil.
Início: 2022.
Tese (Doutorado em Ciências Médicas)
-
Universidade Federal do Ceará.
(Co-orientador).
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil; Desenvolvimento Docente; Desenho de currículos; EDUCAÇÂO MEDICA; Educação Profissional. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Iniciação científica |
1. | Vitória Dávila.
Coorte de estudantes da saúde - eixo 3: Qualidade de vida e saúde.
Início: 2022.
Iniciação científica (Graduando em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
(Orientador).
Palavras-chave: Avaliação de Metodologias Educacionais; Desempenho Acadêmico; IDENTIDADE PROFISSIONAL; Orientação profissional; Personalidade. Grande área: Ciências da Saúde. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | Laísa Viana Barroso Ribeiro.
Coorte de estudantes da saúde - eixo 1: visão e perspectivas.
Início: 2022.
Iniciação científica (Graduando em Medicina)
-
Universidade de Fortaleza,
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
(Orientador).
Palavras-chave: Abordagens educacionais; Aprendizagem; Avaliação de Metodologias Educacionais; residência médica. Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | Regina Emídio Cavalcante.
Coorte de estudantes da saúde - eixo 2: processos de ensino-aprendizagem.
Início: 2022.
Iniciação científica (Graduando em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Aprendizagem; Avaliação de Metodologias Educacionais; Desempenho Acadêmico; Educação para as Profissões da Saúde. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | Amanda Gondim Esmeraldo.
Coorte de estudantes da saúde - eixo 1: visão e perspectivas.
Início: 2022.
Iniciação científica (Graduando em Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Abordagens educacionais; Aprendizagem; AVALIAÇÂO DE ESTUDANTES; Desempenho Acadêmico. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | Danyela Polary Bessa Parente.
Coorte de estudantes da saúde - eixo 1: visão e perspectivas.
Início: 2022.
Iniciação científica (Graduando em Medicina)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Abordagens educacionais; Aprendizagem; AVALIAÇÂO DE ESTUDANTES; Desempenho Acadêmico. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Orientações concluídas | Dados complementares |
Total | |
Produção bibliográfica | 33 |
Artigos publicados em periódicos | 10 |
Completos | 10 |
Trabalhos em eventos | 15 |
Resumos | 13 |
Livros e capítulos | 7 |
Livros publicados ou organizados | 2 |
Capítulos de livros publicados | 5 |
Total | |
Produção técnica | 15 |
Trabalhos técnicos | 6 |
Demais tipos de produção técnica | 9 |
Total | |
Orientações concluídas | 8 |
Mestrado | 7 |
Orientador principal | 5 |
Co-Orientador | 2 |
Iniciação científica | 1 |
Total | |
Dados complementares | 41 |
Participação em bancas examinadoras | 21 |
Participação em eventos | 11 |
Orientações em andamento | 9 |
Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor. |
Última atualização do CV em 12/01/2025 - 22:05 |