Curriculum Vitae

Isaac Pipano Alcantarilla

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeIsaac Pipano Alcantarilla
Nome em citações bibliográficasPIPANO, Isaac;PIPANO, ISAAC;PIPANO, I.
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza.
Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (21) 996777179
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2015 - 2019 Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: ISSO QUE NÃO SE VÊ: pistas para uma pedagogia das imagens, Ano de Obtenção: 2019.
Orientador: Cezar Migliorin.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Cinema; Educação; Metodologia; Dispositivo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
2010 - 2012 Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Feito leite derramado sobre a pedra: a cidade, a memória e a montagem no documentário de Jia Zhang-ke, Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Cezar Migliorin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cinema; documentário; montagem; cinema chinês; Jia Zhang-ke.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2021 - 2022 Especialização em Computação Aplicada à Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: ?Mundo-Imagem?: a Linguagem e os Recursos Audiovisuais na Educação a Distância (EaD). Ano de finalização: 2022.
Orientador: Seiji Isotani, Filomen Incahuanaco.
2006 - 2009 Graduação em Comunicação Social habilitação em Jornalismo.
Título: Revista Projeções - cinema para ler.
Orientador: Prof. Dr. Mauro de Souza Ventura.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Voltar

Formação complementar
2020 - 2020Produção Executiva. (Carga horária: 48h).
Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.
2020 - 2020Workshop com Lucrecia Martel. (Carga horária: 24h).
Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.
2011 - 2011HITCHCOCK. (Carga horária: 24h).
Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.
2010 - 2010Forma e significado em Ozu. (Carga horária: 104h).
Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.
2008 - 2008 Extensão universitária em "Produção Audiovisual (Curta-Metragem). (Carga horária: 50h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2020 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar 3, Carga horária: 12
Escola Porto Iracema das Artes, EPIA, Brasil.
Vínculo institucional
2020 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 40
Rebeca.
Vínculo institucional
2020 - 2021 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Outras informaçõesconsultor ad hoc
Revista ECO-Pós.
Vínculo institucional
2020 - 2020 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - 2019 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 12
Atividades
08/2014 - AtualEnsino, Comunicação Social, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Estética e Cultura de Massa
Fotografia
Fotografia Digital
Fotojornalismo
Fotopublicidade
Laboratório de Comunicação
Burburinho Cultural Produções Artísticas Ltda., BC, Brasil.
Vínculo institucional
2012 - 2015 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Comunicação, Carga horária: 40
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional
2016 - 2016 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio-docência
Outras informaçõesEstágio-docência desenvolvido com o estudante de doutorado Érico Vieira Araújo Lima no qual foi ofertada a disciplina "Cinema, Estética e Política", com o curso "A comunidade das imagens: formas de ver e estar junto"
Vínculo institucional
2012 - 2014 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Atividades
2014 - 2017Atividades de Participação em Projeto, Laboratório de Experimentação em Imagem e Som Kumã, .
Projetos de pesquisa
Cinema e Educação - Projeto com universitários para atuação com audiovisual em escolas de ensino fundamental e médio.
Cinema na educação: desafios político-metodológicos do cinema na escola
2011 - 2017Atividades de Participação em Projeto, Laboratório de Experimentação em Imagem e Som Kumã, .
Projetos de pesquisa
Redes e escrituras no documentário brasileiro contemporâneo
2008 - 2017Atividades de Participação em Projeto, Laboratório de Experimentação em Imagem e Som Kumã, .
Projetos de pesquisa
Documentário contemporâneo: procedimentos e estéticas
12/2012 - 12/2014Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Audiovisual na Sala de Aula
Documentário
Ética, Política e Legislação
Fotografia e Iluminação
Oficina de Realização
Planejamento de Produção
Direção Cinematográfica
Ciberlegenda (UFF. Online).
Vínculo institucional
2011 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Outras informaçõesEditor da seção "Resenhas"
Ciberlegenda (UFF. Online).
Vínculo institucional
2011 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:

Voltar

Projetos de Pesquisa
2011 - 2017Cinema e Educação - Projeto com universitários para atuação com audiovisual em escolas de ensino fundamental e médio.
Descrição: O projeto está vinculado ao Kumã - Laboratório de pesquisa e experimentação teórica e prática da imagem. Ligado à graduação e à pós graduação, o laboratório é formado por pesquisadores e pós-graduandos do PPGCOM UFF, por professores do departamento de cinema e por alunos de graduação. Neste projeto, rata-se do acompanhamento e formação de jovens universitário para atuação na Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. A escola existe há 5 anos e nesse momento buscou na UFF uma parceria sólida para consolidar a formação dos jovens que trabalham com o ensino e a experimentação estética com crianças do ensino fundamental e médio. A ação conta hoje com três bolsista da UFF e está entrenado em seu terceito semestre..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 2) .
Integrantes: Isaac Pipano Alcantarilla - Integrante / Cezar Migliorin - Coordenador.
.
2014 - 2017Cinema na educação: desafios político-metodológicos do cinema na escola
Descrição: Esta pesquisa visa discutir os efeitos e possibilidades do cinema na educação de nível fundamental e médio através da análise de projetos que levam o cinema para escolas no Brasil, com destaque para o projeto Inventar com a Diferença, coordenado pela Universidade Federal Fluminense em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Trata-se de uma pesquisa que trabalha com materiais primários e visitas às escolas, buscando entender na prática as formas do cinema participar da formação e dos processos subjetivos dos estudantes. Em paralelo à pesquisa de campo e da análise de casos, faremos uma larga revisão bibliográfica nos perguntando sobre a participação do cinema em processos educacionais em que a emancipação e a igualdade sejam prioritários..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 5) / Doutorado ( 3) .
Integrantes: Isaac Pipano Alcantarilla - Integrante / Frederico Benevides - Integrante / Luiz Garcia Vieira Jr. - Integrante / Clarissa Oliveira Nanchery - Integrante / Cezar Migliorin - Coordenador / Alexandre Guerreiro - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2.
2008 - 2017Documentário contemporâneo: procedimentos e estéticas
Descrição: Esse projeto visa analisar os procedimentos estético e as escrituras no documentário brasileiro contemporâneo, identificando as práticas reincidentes, suas linhas históricas e a dimensão política dessas práticas. Não se trata de um mapeamento das posturas ideológicas ou discursivas dos realizadores e dos filmes, mas da dimensão política do documentário, dos modos de organizar espaços, articular imagens e memórias e constituir formas específicas de experiências subjetivas. O projeto pretende pensar quando e como o cinema documentário se insinua hoje como forma de cria e refletir sobre as configurações da polis e dos sujeitos nela atuantes ou não. (Projeto ligado Kumã ? Laboratório de pesquisa e experimentação em imagem e som )..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Isaac Pipano Alcantarilla - Integrante / Cezar Migliorin - Coordenador.
.
2011 - 2017Redes e escrituras no documentário brasileiro contemporâneo
Descrição: Este projeto de pesquisa tem o cinema contemporâneo brasileiro como campo empírico e centra-se no mapeamento das redes que forjam e são forjadas por uma produção ? eminentemente documental - constituinte hoje de importante parte do que se faz no cinema brasileiro. A pesquisa faz um trabalho de 1) mapeamento, observação e tradução ? no sentido antropológico ? de alguns pontos dessa rede: produtoras, festivais, sets de filmagem, finalização de imagem e som, secretarias de cultura 2) levantamento de elementos extrafílmicos que compõe a rede: políticas de fomento, estratégias de distribuição e divulgação, produção crítica e acadêmica. O que se insinua nessa pesquisa é uma tentativa de articulação, por montagem textual, observação e análise, de uma rede que passa por sujeitos, máquinas, instituições, estado e tecnologias em que se possa mapear o evento filme e as passagens do mundo sendo vivido à escritura com imagens; o filme...
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Isaac Pipano Alcantarilla - Coordenador / Cezar Migliorin - Integrante / Rodrigo Capistrano - Integrante.
.
2022 - AtualPedagogia Audiovisual e Metodologias Ativas: a aplicação de recursos audiovisuais no Ensino Superior
Descrição: A linguagem e os recursos audiovisuais têm sido largamente empregados como estratégias de ensino-aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES). Entretanto, sua utilização, via de regra, atualiza o modelo da educação fundamentada na transmissão do conhecimento e no professor como emissor de conteúdo qualificado e especializado. Esse arranjo condiciona os estudantes à posição de receptores-ouvintes, limitando a construção de experiências dialógicas e interativas. Em seu formato tradicional, a videoaula aproxima-se de um uso ilustrativo das imagens e sons, filiando-se a um tipo de pedagogia que tem sido extensamente criticada pelo campo nas últimas décadas. A partir das recentes discussões mobilizadas pelos estudos interseccionados do Cinema e Audiovisual e da Educação, enseja-se produzir uma reflexão em torno do uso das tecnologias e da linguagem audiovisual no quadro de uma Pedagogia das Imagens e dos Sons, refratária às imagens pedagógicas e as convencionais formas de emprego dos recursos audiovisuais, tais como as videoaulas. Para tanto, procura-se compreender, em primeiro lugar, a noção de pedagogia audiovisual ou pedagogia das imagens, termos utilizados corriqueiramente no Brasil, não apenas como um eixo particular do cinema e suas áreas correlatas, e sim como um campo expandido, transdisciplinar e em articulação com os diversos saberes das ciências. A partir de tal formulação, é possível compreender que a introdução e a consequente expansão dos recursos audiovisuais nas práticas pedagógicas deve ser necessariamente acompanhada de uma reflexão sobre as Metodologias Ativas, que podem efetivamente propiciar a construção de experiências de ensino-aprendizagem nas quais o estudante está no centro das ações, a partir do engajamento em ferramentas e recursos próprios ao universo audiovisual. Finalmente, pretende-se elencar algumas dessas estratégias e suas possibilidades de adaptação no ensino híbrido no ensino superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) .
Integrantes: Isaac Pipano Alcantarilla - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1.
2020 - AtualGrupo de Pesquisa sobre a Imagem
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 5) .
Integrantes: Isaac Pipano Alcantarilla - Coordenador / Ana Elisabete Freitas Jaguaribe - Integrante / Marcelo Rodrigo Mingoti Muller - Integrante / Samuel Alves Brasileiro - Integrante.

Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1.
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Documentário.
3. Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
4. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
5. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
6. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
Voltar

Idiomas
Compreende Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem).
Fala Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem).
Escreve Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Bem).
Voltar

Prêmios e títulos
2015PRÊMIO ESTÍMULO DE CURTA-METRAGEM, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
2021Prêmio de Aluno(a) Destaque, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. PIPANO, Isaac. A Crítica Cinematográfica em Questão. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-0990-1.pdf]; ISSN/ISBN: 21754683.
2. PIPANO, Isaac. Poéticas do real em Jia Zhang-ke. In: XIV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2010, Recife. Anais do XIV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2010.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.socine.org.br/anais/2010/pg/isaac-pipano-alcantarilla-poeticas-real-em-jia-zhang-ke.html]; ISSN/ISBN: 9788563552068.
3. PIPANO, Isaac. Os rasgos e o tecido: a política da arte em Inútil, de Jia Zhang-ke. In: XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XV Encontro da Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual, 2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Homepage: [http://www.socine.org.br/anais/2011/interna.asp?cod=571]; ISSN/ISBN: 9788563552075.
4. PIPANO, Isaac. A mise-en-scène da cidade em Memórias de Xangai, de Jia Zhang-ke. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), 2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-1381-1.pdf]; ISSN/ISBN: 21754683.
5. PIPANO, Isaac. Lembrança e esquecimento no cinema de Jia Zhang-ke: imagens e memórias submersas. In: V CONECO - Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2012, Niterói. ANAIS do V Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2012. v. 1. p. 11.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.coneco.uff.br/ocs/index.php/1/conecorio/paper/viewFile/319/83]; Série: 1; ISSN/ISBN: 2176610X.
6. PIPANO, Isaac. Lembrança e esquecimento do presente no documentário de Jia Zhang-ke. In: XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2012, São Paulo. Anais do XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2012.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.socine.org.br/anais/2012/interna.asp?cod=516]; ISSN/ISBN: 9788563552112.
7. PIPANO, Isaac. A escola sob o risco das imagens: o projeto 'Inventar com a Diferença'. In: XVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE, 2014, Fortaleza. Anais do XVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE, 2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.socine.org.br/anais/2014/interna.asp?cod=280]; ISSN/ISBN: 9788563552150.
8. PIPANO, Isaac. A Ignorância do Cinema - pela invenção de um método cinematográfico. In: XIX Encontro da SOCINE, 2015, Campinas. Anais Digitais do XIX Encontro da Socine, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://associado.socine.org.br/anais/2015/15577/isaac_pipano_alcantarilla/a_ignorancia_do_cinema_pela_invencao_de_um_metodo_cinematografico]; ISSN/ISBN: 9788563552174.
9. PIPANO, Isaac. Os corpos (in)dóceis das crianças e as imagens performáticas. In: Colóquio de Cinema e Arte na América Latina, 2015, Niterói. Anais do III Cocaal, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Homepage: [http://www.cocaal.uff.br/wp-content/uploads/2015/10/AnaisCompletos_Cocaal.pdf]; ISSN/ISBN: 978858669586.
10. PIPANO, Isaac; PADOVANI, G.. Fragmentos de um Acontecimento: a rede e as imagens insurgentes no filme '20 centavos'. In: 8º CONECO - Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 8º CONECO, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.coneco.uff.br/content/anais-8o-coneco-xii-poscom]; ISSN/ISBN: 2176-610x.
11. PIPANO, Isaac. ESPELHOS OPACOS, ESPELHOS REFLEXOS: selfies e autorrepresentação na era dos smartphones. In: XXV Encontro Anual da Compós, 2016, Goiânia. XXV COMPÓS: GOIÂNIA/GO, 2016. p. 1.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.compos.org.br/biblioteca/templatexxvcompos_isaacpipano_3351.pdf]; ISSN/ISBN: 2236-4285.
12. PAES, BRUNO TEIXEIRA; PIPANO, Isaac. Uma experiência com cinema em centros socioeducativos. In: XXI Socine, 2018, João Pessoa. ANAIS DE TEXTOS COMPLETOS DO XXI ENCONTRO DA SOCINE, 2018. v. 1. p. 119-125.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://www.socine.org/wp-content/uploads/anais/AnaisDeTextosCompletos2017(XXI).pdf]; Série: 1; ISSN/ISBN: 978-85-63552-.
13. PIPANO, Isaac. Do ponto de vista ao ponto de ver: camerar o cinema para sair de si. In: XXIV Encontro Socine, 2021, Rio de Janeiro. Anais de textos completos do XIV Encontro da Socine. Rio de Janeiro : 24., 2021. p. 507-512.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://www.socine.org/wp-content/uploads/anais/AnaisDeTextosCompletos2021(XXIV).pdf]; ISSN/ISBN: 9786586495034.
14. PIPANO, I.. Do ponto de vista ao ponto de ver: camerar o cinema para sair de si. In: XXIV Encontro da SOCINE, 2021, Rio de Janeiro. Desafiar a gravidade: incertezas, trânsitos e rumos para quedas. São Paulo : SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2021.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Homepage: [https://associado.socine.org.br/anais/2021/21363/isaac_pipano_alcantarilla/do_ponto_de_vista_ao_ponto_de_ver_camerar_o_cinema_para_sair_de_si]; ISSN/ISBN: 9786586495027.
15. PIPANO, I.. Cine-Experiência: a criação no centro da formação universitária. In: XV Encontro da Socine, 2022, São Paulo. Inventar Futuros. São Paulo : SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2022.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://associado.socine.org.br/anais/2022/22366/isaac_pipano_alcantarilla/cine_experiencia_a_criacao_no_centro_da_formacao_universitaria]; ISSN/ISBN: 9786586495027.

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1. PIPANO, Isaac. Além do que se vê - o som e as paisagens sonoras no documentário Dong, de Jia Zhang-ke. CIBERLEGENDA (UFF. ONLINE), v. v.1, p. 73 / 07-83, 2011.
Palavras-chave: documentário; estudos de som; paisagens sonoras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/view/413]; Série: n. 24; ISSN/ISBN: 15190617.
2. MIGLIORIN, Cezar; PIPANO, Isaac. Cine, igualdad y escuela: la experiencia de Inventar con la diferencia. TOMA UNO, v. 3, p. 199-207, 2014. ; Meio de divulgação: Vários; Série: 3; ISSN/ISBN: 23139692.
3. PAES, BRUNO TEIXEIRA; PIPANO, ISAAC. Escolas de luta: cenas da política e educação. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 19, p. 6-25, 2017.
Palavras-chave: Educação; Ocupações secundaristas; Políticas públicas; Narrativas audiovisuais; Manifestações sociais.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema. ; Meio de divulgação: Digital; Série: 1; ISSN/ISBN: 16762592.
4. PIPANO, Isaac. Espelhos Reflexos, Espelhos Opacos: selfies e autorrepresentação na era dos smartphones. REVISTA PASSAGENS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO UFC, v. 8, p. 51-73, 2017.
Palavras-chave: fotografia; selfie; performance.; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30960/71564]; Série: 2; ISSN/ISBN: 21799938.
5. PIPANO, Isaac. O Presidente, o Juiz e a Câmera. REVISTA MOVENTES, v. 2, p. 01, 2017. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://revistamoventes.com/2017/06/05/o-presidente-o-juiz-e-a-camera/]; Série: 1; ISSN/ISBN: 2526284X.
6. MIGLIORIN, Cezar; PIPANO, Isaac. Imagens-que-estão-aí: a montagem e o espectador em uma pesquisa com Educação (2017). Revista Científica/FAP (Curitiba. Online), v. 18, p. 51-64, 2018. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/2307/1551]; Série: 1; ISSN/ISBN: 19805071.
7. PIPANO, Isaac; MIGLIORIN, Cezar; VIEIRA JR., L. G. et al. Pedagogia do dispositivo: pistas para criação com imagens. DEVIRES - CINEMA E HUMANIDADES, v. 15, p. 18, 2018. ; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://https://www.devires.org/produto/revista-devires-v-15-n-1-dossie-pedagogias-do-cinema-i/]; Série: 1; ISSN/ISBN: 21796483.
8. PIPANO, ISAAC; MIGLIORIN, Cezar. Camerar um ponto de ver: a pedagogia das imagens em Boa Água. Rebeca, v. 8, p. 143-157, 2019. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/563/340][doi:10.22475/rebeca.v8n1.563]; Série: 1; ISSN/ISBN: 23169230.

Livros publicados/organizados ou edições
1. (Org.) MIGLIORIN, Cezar (Org.); GUERREIRO, Alexandre (Org.) et al.8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. 1. ed. Niterói: Kumã - Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Imagem e Som, 2013. 140 p.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; ISBN: 9788587959171.
2. MIGLIORIN, C.; PIPANO, Isaac; VIEIRA JR., L. G. et al. Inventar com a Diferença - cinema e direitos humanos. 1ª. ed. Niterói: Editora da UFF, 2014. v. 3.000. 104 p.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: www.inventarcomadiferenca.org; ISBN: 9788522810451.
3. (Org.) MIGLIORIN, Cezar (Org.); GUERREIRO, Alexandre (Org.) et al.9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. 1. ed. Niterói: KUMÃ - Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Imagem e Som, 2014. v. 16.000. 224 p.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Série: 1; ISBN: 9788587959195.
4. (Org.) ALCANTARILLA, Isaac Pipano (Org.). Circuitos da Desdobra - debate sobre a situação atual dos espaços autônomos para as artes visuais. 1. ed. Rio de Janeiro: Burburinho Cultural Produções LTDA, 2014. v. 1. 52 p.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: www.circuitosdadesdobra.com; Série: 1; ISBN: 9788568304006.
5. MIGLIORIN, Cezar; PIPANO, Isaac; VIEIRA JR., L. G. et al. Cadernos do Inventar: cinema, educação e direitos humanos. 01. ed. Niterói: EDG, 2016. 80 p.
Palavras-chave: Cinema; Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: www.inventarcomadiferenca.org; ISBN: 9788587959232.
6.

MIGLIORIN, Cezar; PIPANO, Isaac. Cinema de brincar. 1. ed. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2019. 160 p.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Magnético; ISBN: 9788566786798.
7.

PIPANO, I.. Isso que não se vê - teorias para cinemas e educações. 1. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2023. 208 p.
Palavras-chave: Educação; Cinema.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISBN: 9786556112220.
8.

(Org.) JAGUARIBE, Ana Elisabete Freitas (Org.); ALCANTARILLA, Isaac Pipano (Org.). Pedagogias da Porto Iracema: poéticas e políticas de formação em artes no Ceará. 1. ed. Fortaleza: Instituto Dragão do Mar, 2023. v. 500. 239 p.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://portoiracemadasartes.org.br/publicacoes-porto/; Série: 1; ISBN: 9788562348143.

Capítulos de livros publicados
1. PIPANO, Isaac. Feito leite derramado sobre a pedra. In: Jô Serfaty, Mariana Kaufman. (Org.). Jia Zhangke, a cidade em quadro. 1 ed. Rio de Janeiro, 2014, v. 1, p. 64-71.
Palavras-chave: Cinema; cinema chinês; documentário.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788568258002.
2. MIGLIORIN, Cezar; PIPANO, Isaac. Cinema na Escola: Desafios para uma análise crítica. In: SOBRINHO, Gilberto. (Org.). Cinemas em Rede - Tecnologia, Estética e Política na Era Digital. 1 ed. Campinas, 2016, v. 1, p. 80-.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Número da revisão: 1; ISBN: 854490209X.
3. PIPANO, Isaac. Do que pode lançar mundos no mundo - da representação à pedagogia das imagens. In: Allan de Carvalho Rodrigues; Simone Berle; Walter Omar Kohan. (Org.). Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar. 1 ed. Rio de Janeiro, 2018, v. , p. 153-168.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788593057151.
4.

MIGLIORIN, Cezar; PIPANO, Isaac. Camérer un point de voir: la pédagogie des imagens dans Boa Água. In: Perrine Boutin; Paul Lefur. (Org.). Didactiques des images: récits d?expériences pédagogiques à et par l?image. 1 ed. Paris, 2020, v. 1, p. 0-.
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Vários; Homepage: https://www.editions-harmattan.fr/index.asp?navig=catalogue&obj=livre&no=65036; Número da revisão: 1; ISBN: 9782343193434.
5. PIPANO, Isaac. Saber que o outro me pensa: comentários sobre estética e política do documentário e educação. In: Cesar Leite, Fernanda Omelczuk e Luiz Augusto Rezende. (Org.). Cinema-Educação: políticas e poéticas. 1 ed. Macaé, 2021, v. , p. 329-353.
Referências adicionais: Brasil/Português; Número da revisão: 1; ISBN: 9786587507132.
6. PIPANO, Isaac; MIGLIORIN, Cezar; VIEIRA JR., L. G. et al. A pedagogia do dispositivo: pistas para criação com imagens. In: Cezar Migliorin; Douglas Resende; Viviane Cid; Elianne Ivo Barroso. (Org.). Modos de fazer e experimentar: cinema e educação. 1 ed. Rio de Janeiro, 2022, v. 1, p. 43-54.
Palavras-chave: Cinema; Dispositivo; Cinema-educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9786599223822.
7. PIPANO, Isaac. Camerar a cidade. In: Aline Portugal; Cezar Migliorin. (Org.). Fazer cinema, fazer cidade. 1 ed. Rio de Janeiro, 2022, v. 1, p. 13-28.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9786599223815.
8. PIPANO, Isaac. Artimanhas da moral, armadilhas do capital: comentários sobre 'Nunca me sonharam', de Cacau Rhoden. In: Adriana Fresquet. (Org.). Filmes brasileiros na escola?. 1 ed. Rio de Janeiro, 2022, v. 1, p. 183-195.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9786556111711.
9. MIGLIORIN, C.; RESENDE, D.; PIPANO, I.. Subjectivating Faces: Notes on the Work with Images at Youth Correctional Centers. In: Granja do Amaral, D., Obute, A.C.. (Org.). Mediascapes of Ruined Geographies in the Global South. 1 ed. Palgrave Macmillan, 2023, v. 1, p. 259-271.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-31590-9_13#chapter-info; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9783031315893.
10. PIPANO, I.. Mundo-Imagem: a criação de um percurso formativo digital em montagem. In: Adriana Fresquet, Clarisse Alvarenga. (Org.). Cinema e Educação Digital: Lei 14.533 - Reflexões, Perspectivas e Propostas. 1 ed. Belo Horizonte, 2023, v. II, p. 160-171.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Número da revisão: 1; ISBN: 9786586472271.
11. PIPANO, I.; KARDOSO, F. C. M.. Da técnica aos territórios audiovisuais: modos de fabulação com imagens e sons. In: Elisabete Jaguaribe, Isaac Pipano. (Org.). Pedagogias da Porto Iracema: poéticas e políticas de formação em artes no Ceará. 1 ed. Fortaleza, 2023, v. 1, p. 93-102.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: https://portoiracemadasartes.org.br/publicacoes-porto/; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788562348143.

Textos em jornais de notícias/revistas
1. PIPANO, Isaac. A serviço do espectador preguiçoso. Revista Projeções - cinema para ler.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.revistaprojecoes.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=127:a-servico-do-espectador-preguicoso&catid=2:ensaio&Itemid=5.
2. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. O amigo do rei. Revista Brasileiros, 02 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Data de publicação: 02/07/2009.
3. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. Manhã de Flip bem-humorada. Revista Brasileiros, 02 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Data de publicação: 02/07/2009.
4. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. Vida de escritor. Revista Brasileiros, 02 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Data de publicação: 02/07/2009.
5. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. Sermões de Richard Dawkins. Revista Brasileiros, 03 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Data de publicação: 03/07/2009.
6. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. O velho e a literatura. Revista Brasileiros, 03 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Data de publicação: 03/07/2009.
7. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. Flores de plástico e amores expressos. Revista Brasileiros, 03 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Data de publicação: 03/07/2009.
8. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. Um divã para a China. Revista Brasileiros, 03 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Data de publicação: 03/07/2009.
9. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. A comédia da vida privada. Revista Brasileiros, 03 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Data de publicação: 03/07/2009.
10. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. Deserto de sal impressiona. Jornal Bom Dia, 03 set. 2008.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 03/09/2008.
11. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. A voz e o dono da voz. Revista Brasileiros, 04 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Data de publicação: 04/07/2009.
12. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. Cinema comercial. Revista Brasileiros, 04 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Data de publicação: 04/07/2009.
13. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. Escutando Alex Ross. Revista Brasileiros, 04 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Data de publicação: 04/07/2009.
14. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. Dicotomias. Revista Brasileiros, 04 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Data de publicação: 04/07/2009.
15. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. Relatos ficcionais. Revista Brasileiros, 04 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Data de publicação: 04/07/2009.
16. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. Weekend à francesa. Revista Brasileiros, 04 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Data de publicação: 04/07/2009.
17. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. O (re)contador de histórias. Revista Brasileiros, 05 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Data de publicação: 05/07/2009.
18. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. Que homem é aquele que faz sombra no mar?. Revista Brasileiros, 05 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Data de publicação: 05/07/2009.
19. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. O último poema. Revista Brasileiros, 05 jul. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Data de publicação: 05/07/2009.
20. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. Não se pode generalizar. Jornal da Cidade, Bauru, SP, 08 set. 2008.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 08/09/2008.
21. PIPANO, Isaac. A cidade não conta o seu passado. CINEMA CAIPIRA, p. 01 - 05, 10 abr. 2011.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 10/04/2011; ISBN: 1984896.
22. PIPANO, Isaac. Moscou, de Eduardo Coutinho. Juliette Revista de Cinema, Curitiba, PR, p. 08 - 09, 10 ago. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 10/08/2009; ISBN: 19839561.
23. PIPANO, Isaac. Anticristo, entre Deus e Satã na floresta desconhecida. Juliette Revista de Cinema, Curitiba, PR, p. 18 - 19, 10 set. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 10/09/2009; ISBN: 19839561.
24. PIPANO, Isaac. À Procura de Eric. Juliette Revista de Cinema, 10 nov. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 10/11/2009; ISBN: 19839561.
25. PIPANO, Isaac. Ampliando Territórios. Caderno Pensar, Vitória, ES, p. 16, 15 nov. 2014.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 15/11/2014.
26. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. A geração 2000 - Angelica Freitas e Tatiana Salem Levy. Revista Brasileiros, p. 30 - 31, 20 nov. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 20/11/2009.
27. PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. Era uma vez.... Revista Brasileiros, 30 jun. 2009.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Data de publicação: 30/06/2009.
28. PIPANO, Isaac. Dos direitos humanos ao direito à imagem. Caderno Pensar, Vitória, ES, p. 16, 30 nov. 2013.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 30/11/2013.

Demais tipos de produção bibliográfica
1. PIPANO, Isaac; NOLASCO, Daniel.. As telas de todo o Brasil. Niterói: KUMÃ - Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Imagem e Som, 2014 (Catálogo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; ISSN/ISBN: 9788587959171.
2. PIPANO, Isaac; FRESQUET, Adriana. Jogos de filmar, jogos para filmar - fragmentos do que o cinema faz na escola e o que a escola faz com o cinema. Belo Horizonte: Universo Produção, 2015 (Catálogo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 9788565415056.

Produção técnica

Trabalhos técnicos
1. PIPANO, Isaac. UHURU - Mostra de Cinema Africano Pós-Independência. 2014.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.burburinhocultural.com.br/detalhe/5102; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 3; Cidade: Rio de Janeiro.
2. PIPANO, I.. Parecer emitido para REBECA - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. 2021.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Emissão de parecer ad hoc; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 6; Cidade: São Paulo; Inst. promotora/financiadora: Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.
3. PIPANO, Isaac. Parecer emitido para o edital 04-2022 PRPI - UFCA. 2022.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Parecer de avaliação para o projeto inscrito no edital 04-2022 PRPI - UFCA; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 24; Nº páginas: 15; Cidade: Juazeiro do Norte; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Demais tipos de produção técnica
1. PIPANO, Isaac. Poéticas do real em Jia Zhang-ke. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal de Pernambuco; Cidade: Recife; Evento: XIV Encontro da Socine; Inst. promotora/financiadora: SOCINE.
2. PIPANO, Isaac. Os rasgos e o tecido: a política da arte em Inútil, de Jia Zhang-ke. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: ECO-UFRJ; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos em Cinema e Audiovisual; Inst. promotora/financiadora: UFRJ.
3. PIPANO, Isaac. Lembrança e esquecimento do presente no documentário de Jia Zhang-ke. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro Universitário Senac; Cidade: São Paulo; Evento: VXI Encontro SOCINE; Inst. promotora/financiadora: SOCINE.
4. PIPANO, Isaac. Jornada de Informação Profissional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Colégio La Salle Abel; Cidade: Niterói; Evento: Jornada de Informação Profissional; Inst. promotora/financiadora: Colégio La Salle Abel.
5. PIPANO, Isaac. Escrever com a imagem: ensaio e montagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Caixa Cultural RJ; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: Mostra Filmes-Carta - por uma estética do encontro; Inst. promotora/financiadora: Caixa Cultural.
6. PIPANO, Isaac. Os rasgos e o tecido: montagem e política no cinema de Jia Zhang-ke. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Cachoeira; Evento: V FESTIVAL DE DOCUMENTÁRIOS DE CACHOEIRA; Inst. promotora/financiadora: UFRB.
7. PIPANO, Isaac. Mostra Encontro com o Cinema Alemão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: SESC-Niterói; Cidade: Niterói; Evento: Mostra Encontro com o Cinema Alemão; Inst. promotora/financiadora: SESC.
8. PIPANO, Isaac. Formação do Olhar - Projetos em Rede. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Cidade de Goiás; Evento: CINEMA, OLHARES E FORMAÇÃO; Inst. promotora/financiadora: Instituto Federal de Goiás (IFG) / Secretaria do Audiovisual (SAV-Minc).
9. PIPANO, Isaac. Kinopedagogia: projeto Inventar com a Diferença. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Faculdade de Educação da UFMG; Cidade: Belo Horizonte; Evento: forum.doc.bh.2014; Inst. promotora/financiadora: UFMG.
10. PIPANO, Isaac. Memórias que resistem em um espaço urbano em transformação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Caixa Cultural-RJ; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: Jia Zhang-ke, a cidade em quadro; Inst. promotora/financiadora: Caixa Cultural.
11. PIPANO, Isaac; GUERREIRO, Alexandre. Tensões entre igualdades e diferenças em projetos descentralizados. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Ouro Preto; Evento: VI Fórum da Rede Kino - 9ª Mostra de Cinema de Ouro Preto / CineOP; Inst. promotora/financiadora: Rede KINO.
12. PIPANO, Isaac. Cinema, Diversidade e Formação de Professores em Artes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus Sosígenes Costa de Porto Seguro; Cidade: Porto Seguro; Evento: I Seminário das Licenciaturas Interdisciplinares na UFSB; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Sul da Bahia.
13. PIPANO, Isaac. Os corpos (in)dóceis das crianças e as imagens performáticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal Fluminense; Cidade: Niterói; Evento: III Cocaal - Colóquio de Cinema e Arte da América Latina: Relatos Selvagens - Tensões, disputas e desvios; Inst. promotora/financiadora: LIA/PRALA, GECILAVA et alli, no Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) - Universidade Federal Fluminense (UFF).
14. PIPANO, Isaac. Cinema, Educação e Diversidade Cultural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: campus Sosígenes Costa; Cidade: Porto Seguro; Evento: I Semana de Ciência, Cultura, Arte e Tecnologia (SECCAT) e II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC); Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Sul da Bahia.
15. PIPANO, Isaac. A Implementação da Lei 13006/2014 e o Cinema Brasileiro nas Escolas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: IFG; Cidade: Cidade de Goiás; Evento: Fórum de Cinema do 18º FICA - Festival Internacional de Cinema Ambiental; Inst. promotora/financiadora: IFG - Instituto Federal de Goiás.
16. PIPANO, Isaac. Cinema na Escola: Discussão de Projetos de Intervenção Audiovisual em Ambiente Escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: IFG; Cidade: Cidade de Goiás; Evento: Fórum de Cinema do 18º FICA - Festival Internacional de Cinema Ambiental; Inst. promotora/financiadora: IFG - Instituto Federal de Goiás.
17. PIPANO, Isaac. Mais alhures que o cinema: o extracampo das imagens feitas nas escolas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Tuiuti do Paraná; Cidade: Curitiba; Evento: XX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; Inst. promotora/financiadora: Universidade Tuiuti do Paraná.
18. PIPANO, Isaac. ESPELHOS OPACOS, ESPELHOS REFLEXOS: selfies e autorrepresentação na era dos smartphones. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FIC/UFG; Cidade: Goiânia; Evento: 25º Encontro Nacional Compós Goiânia; Inst. promotora/financiadora: PPGCOM da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG-Goiás.
19. PIPANO, Isaac. Images, Ethics and Education ? Inventing with the Difference. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Alemanha/Inglês; Local: Weltethos Institut; Cidade: Tübingen; Evento: Participatory Cultures and New Ethics Paradigms in the Global South (Spring School 2017); Inst. promotora/financiadora: Universität Tübingen.
20. PIPANO, Isaac. A Vizinhança do Tigre. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Espanhol; Local: Weltethos Institut; Cidade: Tübingen; Evento: Southern Gaze(s) in audiovisual narratives; Inst. promotora/financiadora: Universität Tübingen.
21. PAES, BRUNO TEIXEIRA; PIPANO, ISAAC. Imagens e Violência ? cinema em centros socioeducativos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal de João Pessoa; Cidade: João Pessoa; Evento: XXI SOCINE ? O Estado da Crítica; Inst. promotora/financiadora: SOCINE / UFPB.
22. PIPANO, Isaac. Machines who make to see: images, tactics and education in Brazilian public schools. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Holanda/Inglês; Local: University of Amsterdam (UvA); Cidade: Amsterdã; Evento: The NECS 2018 Conference / Media tactics and engagement; Inst. promotora/financiadora: University of Amsterdam (UvA).
23. PIPANO, Isaac. Cinema de brincar: montagem e educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UERJ; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação; Inst. promotora/financiadora: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
24. PIPANO, Isaac. Education as a fresh combination: entangled temporality in the pedagogy of images. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Alemanha/Português; Local: Weltethos Institut; Cidade: Tübingen; Evento: Entangled Temporalities in the Global South (Summer School 2018); Inst. promotora/financiadora: Universität Tübingen.
25. PIPANO, Isaac. Da educação bancária ao modelo sociológico: uma ética da imagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal de Goiás (UFG); Cidade: Goiânia; Evento: XXII Encontro da Socine; Inst. promotora/financiadora: SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual).
26. PIPANO, ISAAC. El ojo descentrado y el otro íntimo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Alemanha/Português; Local: Universität Tübingen / Brechtbau; Cidade: Tübingen; Evento: Diario audiovisual del sur: Subjetividad y temporalidades contestadas (Doctoral Workshop); Inst. promotora/financiadora: Universität Tübingen.
27. PIPANO, Isaac. Troca de saberes: encontro de projetos de extensão. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Evento online; Evento: IX CachoeiraDoc ? Festival de Documentários de Cachoeira; Inst. promotora/financiadora: Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL/UFRB.
28. PIPANO, Isaac. Nos Territórios da Escola: Direitos Humanos, Cinema e Audiovisual?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Espaço Cultural José Lins do Rego; Cidade: João Pessoa; Evento: I Seminário de Educação, Cinema e Audiovisual da Paraíba; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal da Paraíba / Semente Cinematográfica.
29. PIPANO, Isaac. Do ponto de vista ao ponto de ver: camerar o cinema para sair de si. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: XIV Encontro da Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual - SOCINE; Inst. promotora/financiadora: ESPM.
30. PIPANO, I.. Toxic LEDS, empowered screens. Issues on audiovisual practices in contemporary Brazilian education. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: ICGSS - Interdisciplinary Centre for Global South Studies; Cidade: Tübingen; Evento: Toxic Temporalities in the Global South? International Conference; Inst. promotora/financiadora: University of Tübingen.
31. PIPANO, I.; JAGUARIBE, A. E. F.; MULLER, M. R. M.. Cine-Experiência: a criação no centro da formação universitária. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: ECA - Escola de Comunicação e Artes; Cidade: São Paulo; Evento: XXV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE; Inst. promotora/financiadora: Universidade de São Paulo.
32. PIPANO, I.. Rede Kino, Acervo Audiovisual Livre e Plataformas Digitais. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Convenções; Cidade: Ouro Preto; Evento: Encontro da Educação: XV Fórum da Rede Kino; Inst. promotora/financiadora: Universo Produção.
33. PIPANO, I.. O cinema de dispositivos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Educação da UFRN; Cidade: Natal; Evento: VII Colóquio Internacional "A educação pelas imagens e suas geografias"; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
34PIPANO, Isaac; NANCHERY, Clarissa; BENEVIDES, F. et al. Curso de Formação para Mediadores do projeto 'Inventar com a Diferença'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Instituto de Artes e Comunicação Social; Cidade: Niterói; Inst. promotora: Universidade Federal Fluminense.
35PIPANO, Isaac; NANCHERY, Clarissa. Curso de Formação para Professores no projeto 'Inventar com a Diferença'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Cidade: São Gonçalo do Amarante; Inst. promotora: Universidade Federal Fluminense.
36PIPANO, Isaac. Cinema, Educação e Diversidade Cultural. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: dias; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Campus Sosígenes Costa; Cidade: Porto Seguro; Inst. promotora: Universidade Federal do Sul da Bahia.
37PIPANO, Isaac. Ética no Audiovisual. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Vila das Artes - Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Fortaleza.
38PIPANO, Isaac. Ética no Audiovisual. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Vila das Artes - Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Fortaleza.
39PIPANO, Isaac. Montagem na sala de aula: teoria e prática. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Espaço Cultural José Lins do Rego; Cidade: Paraíba; Inst. promotora: UFPB / Semente Cinematográfica.
40PIPANO, Isaac; LEAL, Felipe; RAMOS, Ana. Bárbara. Programa de Apoio à Educação Audiovisual. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Inst. promotora: Semente - Escola de Educação Audiovisual.
41PIPANO, Isaac; MIGLIORIN, C.. Inventar com a Diferença - cinema e direitos humanos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio didático).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: www.inventarcomadiferenca.org; Finalidade: Utilização na rede pública de ensino e ambientes não-formais.
42BULHÕES, Marcelo M.; BOTEON, T. J.; PIPANO, Isaac et al. Cineclube UNESP. 2007. (Organização de evento/Outro).
Palavras-chave: Cineclube; Cinema.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 30; Local: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Cidade: Bauru; Inst. promotora/financiadora: FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.
O Cineclube UNESP é um projeto de extensão universitária orientado pelos professores Marcelo Bulhões e Terezinha de Jesus Boteon. Tem como objetivo a exibição semanal de filmes no campus da universidade e é voltado para o público universitário e a comunidade local. Promove debates acerca da cultura cinematográfica e contribui com a exibição de obras de difícil acesso..
43BULHÕES, Marcelo M.; PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.. Semana de Cinema e Humor. 2007. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Cidade: Bauru; Inst. promotora/financiadora: FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.
Ciclo de exibições durante uma semana tendo como tema principal o cinema e o humor ao longo das décadas. Os filmes que compuseram a semana são: "Tempos Modernos, "Um convidado bem trapalhão", "Monty Python - Em busca do cálice sagrado", "Noivo neurótico, noiva nervosa" e "Meu Tio". Todos as sessões foram precedidas de paletras e realizados debates..
44PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.; BULHÕES, Marcelo M. et al. Ciclo: Cinema e Memória. 2008. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Cidade: Bauru; Inst. promotora/financiadora: FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.
O Ciclo: Cinema e Memória contemplou algumas produções cinematográficas de extrema importância para a cinematografia mundial. Os filmes exibidos foram: "Amarcord", "Morangos Silvestes", "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças", "Paris, Texas" e "Hiroshima, Mon Amour". As sessões foram precedidas de palestras e sucitaram discussões a respeito da memória em relação à filosofia, psicanálise e à própria arte..
45PIPANO, Isaac; BARRENHA, N. C.; BULHÕES, Marcelo M. et al. Ciclo: Cinema Oriental. 2008. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Central de Salas de Aula - UNESP - Bauru; Cidade: Bauru.
46PIPANO, Isaac; MIGLIORIN, C.. As Redes e a Rua - comunicação e democracia. 2011. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade Federal Fluminense (campus Gragoatá); Cidade: Niterói, RJ; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal Fluminense.
47PIPANO, Isaac. 2º Encontro de Fotografia da UVA. 2014. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade Veiga de Almeida; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora/financiadora: Universidade Veiga de Almeida.
48FRESQUET, Adriana; PIPANO, Isaac. 11ª CineOP - Mostra da Educação. 2016. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Centro de Convenções / Praça Tiradentes; Cidade: Ouro Preto; Inst. promotora/financiadora: Universo Produção.
49FRESQUET, Adriana; PIPANO, Isaac. 12ª CineOP - Seminário da Educação. 2017. (Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Centro de Exposições de Ouro Preto; Cidade: Ouro Preto; Inst. promotora/financiadora: Universo Produção.
50PIPANO, Isaac. Rascunho - monografias de cinema e vídeo. 2013. (Parecerista de publicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Parecer para artigo; Local: Instituto de Artes e Comunicação Social; Cidade: Niterói; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal Fluminense.
51PIPANO, Isaac. Rascunho - monografias de cinema e vídeo. 2015. (Parecerista de publicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Parecer para artigo científico; Local: Instituto de Artes e Comunicação Social; Cidade: Niterói; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal Fluminense.
52PIPANO, Isaac. Rascunho - Monografias de Cinema e Vídeo. 2018. (Parecerista de publicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Cidade: Niterói; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal Fluminense.
53PIPANO, Isaac. Revista ECO-Pós. 2020. (Parecerista de publicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
54PIPANO, Isaac. Projeto ensina professores e alunos de escolas públicas como fazer cinema. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Cinema e Educação; Data de apresentação: 21/05/2014; Emissora: R7 Notícias.
55MIGLIORIN, Cezar; PIPANO, Isaac. Cómo practicar cine en la educación. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Bolívia/Espanhol; Tema: Cinema, Educação; Duração do evento: 60; Data de apresentação: 18/05/2017; Emissora: La Esquina.
56PIPANO, Isaac; BARQUETE, F.; RAMOS, Ana. Bárbara. A Educação Audiovisual e os problemas pedagógicos na pandemia. 2021. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Educação audiovisual; Duração do evento: 43; Data de apresentação: 13/04/2021; Emissora: YouTube, Spotify.
57PIPANO, Isaac; BARQUETE, F.; RAMOS, Ana. Bárbara. Dispositivo, grupo e criação audiovisual - com Cezar Migliorin. 2021. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Educação Audiovisual; Duração do evento: 68; Data de apresentação: 30/04/2021; Emissora: YouTube.
58PIPANO, Isaac; LEAL, Felipe; RAMOS, Ana. Bárbara. As vocações da educação: com Carlos Rodrigues Brandão. 2021. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Educação Audiovisual; Duração do evento: 74; Data de apresentação: 30/05/2021; Emissora: YouTube, Spotify.
59PIPANO, Isaac; LEAL, Felipe; RAMOS, Ana. Bárbara. Ouvir as crianças, mudar a educação. 2021. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Educação audiovisual; Duração do evento: 76; Data de apresentação: 10/05/2021; Emissora: YouTube, Spotify.
60PIPANO, Isaac. Projeto Democratizando - Criação de Pontos de Cinema Alternativos no Brasil. 2015. (Relatório de pesquisa).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Disponibilidade: Restrita; Projeto de pesquisa: 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul - Projeto Democratizando; Nº páginas: 92; Inst. promotora/financiadora: Petrobrás.

Orientações concluídas

Graduação
1. Eudes Freire. O Blockbuster Nacional: o sucesso de bilheteria do filme brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Isaac Pipano Alcantarilla.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Felipe Saraiva Freire. A voz em Di Glauber e Toda revolução é um lance de dados através de Daney. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Isaac Pipano Alcantarilla.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Rodger Lucas de Oliveira Silva. Democratização no ensino de fazer cinema. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Isaac Pipano Alcantarilla.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Marília Almeida Paiva. Selfies matam mais do que ataques de tubarão: a corrida sem pódio pelo corpo ideal. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Isaac Pipano Alcantarilla.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Alian Minerva. Fora da memória. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Isaac Pipano Alcantarilla.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Mariana Monteiro de Maicy. O avesso da imagem: a vigilância como dispositivo no cinema contemporâneo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Isaac Pipano Alcantarilla.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Larissa Karla Estevam da Silva. Peles pretas em telas: a infância negra nos curtas-metragens brasileiros. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Isaac Pipano Alcantarilla.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
8. Lara Catharine Ferreira Yamato. A Cinefilia do século XXI: Um olhar através da rede social Letterboxd. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Isaac Pipano Alcantarilla.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Iniciação científica
1. Maria Catarina Bernardo de Sousa. Pedagogia Audiovisual e Metodologias Ativas: a Aplicação de Recursos Audiovisuais no Ensino Superior. 2023. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Isaac Pipano Alcantarilla.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventosOrientações em andamento

Participação em bancas examinadoras

Dissertações
1. NOVAES, Luiza; NOJIMA, Vera Lúcia M. dos Santos et al. Participação em banca de André Weller. Design e Direção de Arte: ensinando com o Tarô da Direção de Arte. 2022. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Teses de doutorado
1. JUNIOR, Wencesláo Machado de Oliveira; MIRANDA, Carlos Eduardo Albuquerque et al. Participação em banca de Marina Mayumi Bartalini. Para além da sala escura: encontros entre cinema e escola. 2021 - Universidade Estadual de Campinas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. MIGLIORIN, Cezar; RESENDE, Douglas et al. Participação em banca de Arthur Medrado Soares Araújo. 'CINEMA E CONTRAMONUMENTOS: INVENTÁRIOS E CARTOGRAFIAS COM OLHARES (IM)POSSÍVEIS (OURO PRETO, MG - 2017- 2022). 2022. Tese (Doutorado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. MELO, CRISTINA TEIXEIRA VIEIRA DE; GOMES, ISALTINA MARIA DE AZEVEDO MELLO et al. Participação em banca de Mariana Porto de Queiroz. Usos mágicos do audiovisual na educação - jogos para voltar a sonhar. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação (CAC)) - Universidade Federal de Pernambuco.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. MIGLIORIN, Cezar; ALCANTARILLA, Isaac Pipano. Participação em banca de Ricardo de Araujo Vianna Soares. O Ator: entre a liberdade e a ausência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. ALCANTARILLA, Isaac Pipano. Participação em banca de Paula Durand. Audiodescrição e Mediação Cultural: um ensaio de análise de filmes com AD. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. ALCANTARILLA, Isaac Pipano; ALVARENGA, Clarisse Maria Castro de et al. Participação em banca de Thiago Rosado Silva. Costuras em torno do filme Costuras (2019). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. ALCANTARILLA, Isaac Pipano; DIÓGENES, Eliane Vasconcelos et al. Participação em banca de Rachel Santos Bittencourt Paiva. O lobo dentro do homem: uma análise da relação de Harry Potter e Remus Lupin. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. ALCANTARILLA, Isaac Pipano; SAMPAIO, A&297la Maria Leite et al. Participação em banca de Marilia Almeida Paiva. Selfies matam mais do que tubarões: a corrida sem pódio pelo corpo ideal. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. ALCANTARILLA, Isaac Pipano; DIÓGENES, Eliane Vasconcelos et al. Participação em banca de Rodger Lucas de Oliveira Silva. Democratização do ensino de fazer cinema. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. RUEDA, Carlos Velásquez; DIÓGENES, Eliane Vasconcelos et al. Participação em banca de Clara Gomes de Andrade. As funções da mitologia de Campbell nas narrativas do Studio Ghibli. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. DUARTE, Lis Paim; MAIA, Natália Mendes et al. Participação em banca de Esther Meyre de Lima Arruda. A Imagem do Pai: Uma investigação fílmica da imagem-ausência Modalidade: Curta-Metragem documental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. MULLER, Marcelo Rodrigo Mingoti; BRASILEIRO, Samuel Alves et al. Participação em banca de Carlos Davi dos Santos Siqueira. Diversia | Modalidade: Projeto Transmídia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. BRASILEIRO, Samuel Alves; MAIA, Natália Mendes et al. Participação em banca de Isaac M R T E Castelo Branco. Sombra sob as Águas | Modalidade: Roteiro de longa-metragem. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes; ALCANTARILLA, Isaac Pipano et al. Participação em banca de Felipe Negreiros de Vasconcelos. Entorno | Modalidade: Filme animação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. . 2008. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
2. . 2009. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
3. A crítica cinematográfica em questão. 2009. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
4. Poéticas do do real em Jia Zhang-ke. 2010. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
5. A mise-en-scène da cidade em Memórias de Xangai. 2011. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
6. Lembrança e esquecimento no cinema de Jia Zhang-ke. 2012. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
7. Lembrança e esquecimento do presente no documentário de Jia Zhang-ke. 2012. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.socine.org.br/anais/2012/interna.asp?cod=516.
8. A escola sob o risco das imagens: o projeto "Inventar com a Diferença". 2014. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
9. Toxic LEDS, empowered screens. Issues on audiovisual practices in contemporary Brazilian education. 2021. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Alemanha/.
10. . 2021. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
11. . 2023. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.geoimagens.net/vii-coloquio-internacional.
12. . 2008. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
13. Os rasgos e o tecido: a política da arte em Inútil, de Jia Zhang-ke. 2011. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.socine.org.br/anais/2011/interna.asp?cod=571.
14. . 2011. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
15. Tensões entre igualdades e diferenças em projetos descentralizados. 2014. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
16. Formação do Olhar - Projetos em Rede. 2014. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
17. . 2015. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
18. A LEI 13.006 - Reflexões, Perspectivas e Propostas. 2015. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
19. . 2021. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
20. . 2008. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
21. . 2012. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
22. . 2013. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
23. . 2008. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/.
24. Cinema, Diversidade e Formação de Professores em Artes. 2015. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/.
25. Memórias que resistem em um espaço urbano em transformação. 2014. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
26. . 2016. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
27. "Troca de saberes: encontro de projetos de extensão". 2020. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
28. . 2006. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
29. . 2008. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
30. . 2009. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
31. Filmes-carta: por uma estética do encontro. 2013. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
32. Kinopedagogia: Projeto Inventar com a Diferença. 2014. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
33. Os rasgos e o tecido: montagem e política no cinema de Jia Zhang-ke. 2014. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
34. Inventing with the Difference: Audiovisual Technichs approaching Human Rights. 2014. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Marrocos/.

Orientações em andamento

Iniciação científica
1. Estefane Araújo Barguil. Acessibilidade Audiovisual no Ceará: Revisão Sistemática da Literatura. Início: 2023. Iniciação científica (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica72

Artigos publicados em periódicos8
Completos8
Trabalhos em eventos15
Completos7
Livros e capítulos19
Livros publicados ou organizados8
Capítulos de livros publicados11
Textos em jornais ou revistas (magazines)28
Jornal de notícias4
Revistas (Magazines)24
Demais tipos de produção bibliográfica 2

Total
Produção técnica63

Trabalhos técnicos3
Demais tipos de produção técnica60

Total
Produção artística/cultural5

Total
Orientações concluídas9

Graduação8
Iniciação científica1


Total
Dados complementares50

Participação em bancas examinadoras15
Participação em eventos34
Orientações em andamento1
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 28/02/2024 - 12:29