Curriculum Vitae

Marcelo Rodrigo Mingoti Muller

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisa
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeMarcelo Rodrigo Mingoti Muller
Nome em citações bibliográficasMULLER, Marcelo
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza.
Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (11) 981067386
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2012 - 2016 Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A mise en scène de dentro para fora, uma poética da direção cinematográfica, Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Profa. Dra. Patricia Morán Fernandes.
Palavras-chave: direção cinematográfica; longa-metragem; cinema brasileiro; processos criativos; realização cinematográfica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
2008 - 2010 Mestrado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estratégias da Direção: Processos de Realização em Longas-Metragens Brasileiros Contemporâneos, Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Marília da Silva Franco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: direção cinematográfica; processos criativos; cinema brasileiro; diretores brasileiros; longa-metragem.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
1997 - 2003 Graduação em Cinema e Vídeo.
Voltar

Formação complementar
2023 - 2023Introducción a la Inteligencia Artificial Contemporánea. (Carga horária: 18h).
Universidad de los Andes Colombia, UNIANDES, Colômbia.
2022 - 2023Trilha de Preparação e planejamento de uma empresa de games. (Carga horária: 14h).
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
2021 - 2021Programa de desenvolvimento profissional em educação. (Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2021 - 2021The Hangman at Home- Projeto Multimídia. (Carga horária: 1h).
Ponte Nórdica no Ar, PONTE NÓRDICA, Dinamarca.
2021 - 2021Projetos de Realidade Estendida: Processo, produção e desenvolvimento. (Carga horária: 1h).
Ponte Nórdica no Ar, PONTE NÓRDICA, Dinamarca.
2020 - 2020Explorando o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2020 - 2020Curso de Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos. (Carga horária: 240h).
Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos, CEHI, Espanha.
2020 - 2020Programa de desenvolvimento profissional em educação. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2019 - 2019Programa de desenvolvimento profissional em educação. (Carga horária: 47h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Programa de desenvolvimento profissional em educação. (Carga horária: 24h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017Programa de desenvolvimento profissional em educação. (Carga horária: 10h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Gotland Film Lab - Desenvolvimento do longa-metragem The Lioness Daughter. (Carga horária: 180h).
Gotland Film Lab, GFL, Suécia.
2009 - 2009Oficina de Desenvolvimento de Projetos de Co-produção. (Carga horária: 15h).
Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, FCLASP, Brasil.
2009 - 2009Oficina de Desenvolvimento de Projetos de Co-produção. (Carga horária: 15h).
Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, FCLASP, Brasil.
2009 - 2009Curso de Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos. (Carga horária: 120h).
Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos, CEHI, Espanha.
2008 - 2008Novas Sensibilidades: entre urbanias e cidadanias, com Jesús Martín-Barbero. (Carga horária: 15h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005Como Contar Um Conto- Gabriel Garcia Marquez. (Carga horária: 36h).
Escuela Internacional de Cine y Televisión, EICTV, Cuba.
1999 - 2001Curso Regular de Cinema e TV. (Carga horária: 1960h).
Escuela Internacional de Cine y Televisión, EICTV, Cuba.
Voltar

Atuação profissional
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional
2023 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Permanente no PPGArtes, Carga horária: 12
Atividades
08/2023 - AtualEnsino, Artes, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Ateliê de Criação II
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional, SENAC - DN, Brasil.
Vínculo institucional
2022 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico 1, Carga horária: 40
Atividades
02/2023 - AtualConselhos, Comissões e Consultoria, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional, .
Cargo ou função
Consultor de audiovisual em realidade virtual no projeto do restaurante escola do eixo monumental em Brasília.
08/2022 - 02/2023Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional, .
Cargo ou função
Consultor especializado na comissão de seleção das propostas no edital para a contratação de empresa especializada na produção de audiovisual em realidade virtual.
02/2022 - 08/2022Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional, .
Cargo ou função
Consultor para a elaboração de edital de contratação de produtora audiovisual para a realização de série de documentários em realidade virtual.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2017 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40
Atividades
08/2023 - AtualEnsino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência IV
08/2023 - AtualEnsino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência VI
08/2023 - AtualEnsino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Direção de Cinema
08/2023 - AtualEnsino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso 2
02/2021 - AtualConselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Cinema e Audiovisual, .
Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante.
2020 - AtualAtividades de Participação em Projeto, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Projetos de pesquisa
Grupo de Pesquisa da Imagem
02/2017 - AtualDireção e administração, Curso de Cinema e Audiovisual, .
Cargo ou função
Coordenador do Laboratórios de Midias Digitais (Labomídia).
02/2023 - 06/2023Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência IV
02/2023 - 06/2023Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência VI
02/2023 - 06/2023Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Direção de Cinema
02/2022 - 06/2022Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Roteiro 1
02/2022 - 06/2022Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência 1
02/2022 - 06/2022Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Direção de Cinema
08/2021 - 12/2021Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência 1
08/2021 - 12/2021Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Direção de Cinema
08/2021 - 12/2021Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência 6
08/2021 - 12/2021Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I
Trabalho de Conclusão de Curso 2
02/2021 - 12/2021Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I
Trabalho de Conclusão de Curso 2
02/2021 - 06/2021Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência 6
02/2021 - 06/2021Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência 1
02/2021 - 06/2021Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso 1
Trabalho de Conclusão de Curso 2
08/2020 - 12/2020Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Seminários Avançados IV
08/2020 - 12/2020Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência 6
08/2020 - 12/2020Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência 1
08/2020 - 12/2020Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
02/2020 - 06/2020Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Seminários Avançados IV
02/2020 - 06/2020Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência 6
02/2020 - 06/2020Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência 1
08/2019 - 12/2019Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Seminários Avançados IV
08/2019 - 12/2019Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência 1
08/2019 - 12/2019Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência 6
08/2019 - 12/2019Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
02/2019 - 06/2019Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Roteiro II
02/2019 - 06/2019Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cinema Brasileiro
02/2019 - 06/2019Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência 1
02/2019 - 06/2019Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Narrativas Audiovisuais
02/2019 - 06/2019Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
02/2019 - 06/2019Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Roteiro 1
2019 - 2019Atividades de Participação em Projeto, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Projetos de pesquisa
Toti: Uma ferramenta de realidade virtual para auxiliar no tratamento de pacientes.
Unifor 360o
2018 - 2019Atividades de Participação em Projeto, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Projetos de pesquisa
Realidade Virtual Cinematográfica como Ferramenta para a Prevenção de Acidentes de Trânsito
08/2018 - 12/2018Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Roteiro II
08/2018 - 12/2018Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Roteiro I
08/2018 - 12/2018Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
08/2018 - 12/2018Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cinema Brasileiro
08/2018 - 12/2018Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Narrativas Audiovisuais
08/2018 - 12/2018Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência 1
02/2018 - 06/2018Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Tutoria I - Produção
02/2018 - 06/2018Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência 1
02/2018 - 06/2018Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cinema Brasileiro
02/2018 - 06/2018Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Roteiro I
08/2017 - 12/2017Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Tutoria I - Produção
08/2017 - 12/2017Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência 1
08/2017 - 12/2017Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Roteiro 1
08/2017 - 12/2017Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
02/2017 - 06/2017Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Tutoria I- Produção
02/2017 - 06/2017Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Roteiro II
02/2017 - 06/2017Ensino, Áudio Visual e Novas Mídias, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
História do Cinema Brasileiro
Academia de Filmes, ACADEMIA, Brasil.
Vínculo institucional
2013 - 2015 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Criação de Conteúdo, Carga horária: 40
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Vínculo institucional
2013 - 2013 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 20
Outras informaçõesProfessor no curso de pós-graduação em Cinema e Vídeo na disciplina "Cinema Latinoamericano"
Sociedade de Amigos da Cinemateca, SAC, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Contrato temporal vinculado a projeto, Carga horária: 40
Outras informaçõesCoordenação executiva e artística do projeto SONHAR TV, iniciativa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil em parceria com a Sociedade de Amigos da Cinemateca, Cinemateca Brasileira, sob a produção da Academia de Cultura.
Escuela Internacional de Cine y Televisión, EICTV, Cuba.
Vínculo institucional
2016 - 2016 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesProfessor de Roteiro (Construção de Escaleta) para os estudantes da Maestria en Guión Cinematográfico
Vínculo institucional
2015 - 2015 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesCurso de Introducción a la Dirección para os estudantes do 1o ano do Curso Regular
Vínculo institucional
2015 - 2015 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesProfessor de Escaleta- Maestria 2015
Vínculo institucional
2014 - 2014 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesProfessor de Roteiro (Construção de Escaleta) para os estudantes do Mestrado de Roteiro
Vínculo institucional
2014 - 2014 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesProfessor de Roteiro (Construção de Escaleta) para os estudantes do 3º ano do Curso Regular
Vínculo institucional
2013 - 2013 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesProfessor de Assistência de Direção para os estudantes do 1º ano do Curso Regular
Vínculo institucional
2012 - 2013 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesProfessor de Assistência de Direção para os estudantes do Curso Regular
Vínculo institucional
2012 - 2012 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesProfessor de Assistência de Direção para os estudantes do Curso Regular
Vínculo institucional
2011 - 2011 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesProfessor de Assistência de Direção para os estudantes do Curso Regular
Vínculo institucional
2011 - 2011 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesProfessor do curso Estratégias da Direção para os estudantes do 3o ano do Curso Regular
Atividades
08/2011 - 12/2012Direção e administração, EICTV Extramuros, .
Cargo ou função
Coordenador Geral Cursos da EICTV Extramuros no Brasil.
10/2011 - 10/2011Ensino, Nível: Outro.
Disciplinas ministradas
Estratégias da Direção
02/2011 - 03/2011Ensino, Nível: Outro.
Disciplinas ministradas
Assistência de Direção
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional
2008 - 2008 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Conferencista, Carga horária: 4
Vínculo institucional
2007 - 2007 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Conferencista, Carga horária: 4
Outras informaçõesProfessor Conferencista da disciplina "Seminários Temáticos" na Graduaçao do Curso Superior do Audiovisual.
Vínculo institucional
2002 - 2002 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informaçõesTutor em curso de educomunicação à distância, com parte presencial, ministrado para 2500 professores da Rede Estadual de Educação Fundamental e Média para orientação do uso das Linguagens Audiovisuais na escola.
Atividades
3/2008 - 6/2008Ensino, Curso Superior do Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Seminario Temático sobre direção e assistência de direção para cinema
03/2007 - 05/2007Ensino, Curso Superior do Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Seminários Temáticos

Voltar

Projetos de Pesquisa
2019 - 2019Toti: Uma ferramenta de realidade virtual para auxiliar no tratamento de pacientes.
Descrição: Desenvolvimento de experiências imersivas em realidade virtual e vídeos de 360 graus para auxílio no tratamento de pacientes hospitalizados ou em tratamento prolongado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 1) .
Integrantes: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller - Coordenador / Daniel Valente de Macedo - Integrante / Pedro Emílio Themóteo Gilhon e Sá - Integrante / Ticiane Santana Gomes Santiago - Integrante.
.
2019 - 2019Unifor 360o
Descrição: Projeto de desenvolvimento de vídeos em 360 graus para a divulgação de pesquisas e inovação da Universidade de Fortaleza.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) .
Integrantes: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller - Coordenador / Gabriela Castro Câmara - Integrante / Lara Frota Sousa - Integrante.
.
2020 - AtualGrupo de Pesquisa da Imagem
Descrição: Grupo de pesquisa que visa refletir teoricamente acerca das formas da imagem e busca investigar questões relacionadas às dimensões éticas, estéticas e políticas de produções artísticas nacionais e internacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 6) / Especialização ( 1) / Mestrado acadêmico ( 2) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 11) .
Integrantes: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller - Integrante / Isaac Pipano Alcantarilla - Coordenador / Ana Elisabete Freitas Jaguaribe - Integrante.
.
2018 - 2019Realidade Virtual Cinematográfica como Ferramenta para a Prevenção de Acidentes de Trânsito
Descrição: Realização de experiências em realidade virtual e filmes em 360 graus para a sensibilização e mudança de atitude de motoristas no trânsito..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) .
Integrantes: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller - Coordenador / Daniel Valente de Macedo - Integrante / Sávio Nunes de Souza Fernandes - Integrante.
.
Voltar

Idiomas
Compreende Espanhol (Bem), Inglês (Bem).
Fala Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente).
Espanhol (Bem), Inglês (Bem).
Escreve Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente).
Voltar

Prêmios e títulos
2001Menção Honrosa ao curta-metragem "Bendita TV", 28a Jornada Internacional de Cinema da Bahia.
2005Reconhecimento ao trabalho, EICTV- Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños- Cuba.
2008Prêmio "Nuevas Miradas" de desenvolvimento de projetos para "Cupuaçu", Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de la Habana e EICTV.
2009Prêmio Coral de Melhor Roteiro Inédito para "Infancia Clandestina", roteiro de longa-metragem de ficção., Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de la Habana.
2012Prêmio Sur de Roteiro Original por "Infância Clandestina", Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina.
2013Prêmio Condor de Roteiro por "Infância Clandestina", Associação de Críticos de Cinema da Argentina.
20213o Lugar na área de Ciências Sociais Aplicadas no XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa, Universidade de Fortaleza.
20222o Lugar na Área de Ciências Sociais Aplicadas no XXI Encontro de Iniciação à Docencia da Unifor, Universidade de Fortaleza.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. MULLER, Marcelo; ORG, E. V. E. A.. A CONSTRUÇÃO DA MISE EN SCÈNE: Um Olhar Sobre a Direção Como Processo. In: III Jornada acadêmica discente do programa de pós-graduação em meios e processos audiovisuais, 2012, São Paulo. Anais da III Jornada acadêmica discente do programa de pós-graduação em meios e processos audiovisuais. São Paulo, 2012.
Palavras-chave: direção cinematográfica; mise en scène; processos criativos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 9788572051040.
2. Julia Freitas Neves; Lara Catharine Ferreira Yamato; Carlos Davi dos Santos Siqueira et al. Ativos e Criativos: O impacto das Metodologias Ativas no Processo Criativo de Realização Audiovisual. In: XIX Encontro de Iniciação à Docência, 2019, Fortaleza. XIX Encontro de Iniciação à Docência. Fortaleza : Unifor, 2019.
Palavras-chave: Ensino; Metodologia Ativa; Cidade.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://unifor.br/web/pesquisa-inovacao/anais-dos-encontros-cientificos]; ISSN/ISBN: 2175-5396.
3. Bruno Paes Landim Braga; Luiza Ester Lima de Oliveira; Lucas Santiago Rosa et al. Como Fazer um Apocalipse Zumbi: os mortos-vivos como metáfora narrativa para a chegada na vida adulta. In: 42o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belem. 42o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Belém : Intercom, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-1851-1.pdf]
4. MULLER, Marcelo; Iara Forte Araujo; Carlos Davi dos Santos Siqueira et al. Mesa de Roteiro: Um lugar para sonhar. In: XX Encontro de Iniciação à Docência, 2020, Fortaleza. XX Encontro de Iniciação à Docência. Fortaleza : Unifor, 2020.
Palavras-chave: educação; Autonomia; Ensinar; Aprender.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://unifor.br/web/pesquisa-inovacao/anais-dos-encontros-cientificos]; ISSN/ISBN: 2175-5396.
5. José Ibiapina Siqueira Bisneto; Rodrigo Tabosa Facundo; Daniel Sobral da Silva et al. O Banditismo na construção do personagem Lunga no filme Bacurau. In: XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2021, Fortaleza. XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza : Unifor, 2021.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Homepage: [http://https://unifor.br/web/pesquisa-inovacao/anais-dos-encontros-cientificos]; ISSN/ISBN: 1808-8449.
6. Marina Lima Parente; Nicole Ponte Nasser; MULLER, Marcelo et al. O Horror no Universo Cinematográfico de Juliana Rojas e Marco Dutra. In: XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2021, Fortaleza. XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza : Unifor, 2021.
Palavras-chave: curta-metragem; Juliana Rojas; Marco Dutra; Horror.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://unifor.br/web/pesquisa-inovacao/anais-dos-encontros-cientificos]; ISSN/ISBN: 1808-8449.
7. Carlos Davi dos Santos Siqueira; Iara Forte Araujo; Marina Hilbert dos Santos et al. O Selvagem e as Relações de Poder nos Curta-metragens de Juliana Rojas. In: XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2021, Fortaleza. XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza : Unifor, 2021.
Palavras-chave: cinema; Selvagem; Feminino.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Homepage: [http://https://unifor.br/web/pesquisa-inovacao/anais-dos-encontros-cientificos]; ISSN/ISBN: 1808-8449.
8. Iara Forte Araujo; AMARAL, D. N.; Isaac Moraes Leite de Sousa et al. Mergulhar no Mapa: uma proposta de imersão cinematográfica em Fortaleza usando o google earth. In: XXII Encontro de Iniciação à docencia, 2022, Fortaleza. Anais do XXII Encontro de Iniciação à Docência. Fortaleza : Unifor, 2022.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://unifor.br/web/pesquisa-inovacao/anais-dos-encontros-cientificos]; ISSN/ISBN: 2175-5396.
9. MULLER, Marcelo. Estilo em Realidade Virtual Cinemática: do Tableau à Decupagem. In: XXV Encontro da Socine, 2022, São Paulo. XXV Encontro da Socine - Anais de Textos Completos, 2022. p. 692.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Homepage: [https://www.socine.org]; ISSN/ISBN: 9786586495041.
10. MULLER, Marcelo. Estilo Cinematográfico em Filmes de Cinema de Realidade Virtual. In: 23o Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2023, Campina Grande. Anais do 23o Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste - 2023. Campina Grande : Intercom, 2023.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://sistemas.intercom.org.br/pdf/submissao/regional/6/05242023190618646e8a5a94309.pdf]; ISSN/ISBN: 2177-790X.

Livros publicados/organizados ou edições
1.

(Org.) MULLER, Marcelo Rodrigo Mingoti (Org.); RODRÍGUEZ, Ponjuán, Maykel (Org.). Documentário - O Cinema Como Testemunha. 1. ed. São Paulo: Editora Intermeios, 2012. v. 1. 180 p.
Palavras-chave: cinema; documentário; documentarista; Produção Cinematográfica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISBN: 9788564586246.

Capítulos de livros publicados
1. MULLER, Marcelo; Espinosa, Julio Garcia. Introdução à Edição Brasileira. In: Espinosa, Julio Garcia. (Org.). Simples Assim - Aulas de Cinema na EICTV. 1 ed. São Paulo, 2012, v. 1, p. 7-10.
Palavras-chave: cinema; roteiro cinematográfico; direção cinematográfica; Produção Cinematográfica; EICTV.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788564586154.

Produção técnica

Trabalhos técnicos
1. MULLER, Marcelo. Senac 360. 2022.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Redigir Edital de contratação de produtora audiovisual para a realização de série de filmes em realidade virtual cinemática para a unidade Restaurante-Escola do Senac em Brasília; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 6; Nº páginas: 30; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora/financiadora: Senac Nacional.

Demais tipos de produção técnica
1.

MULLER, Marcelo. ESTRATÉGIAS DA DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA: Um estudo sobre a realização de um curta-metragem de ficção da grade curricular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, Cuba. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: processos criativos; curta-metragem; direção cinematográfica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Escola de Comunicações e Artes; Cidade: São Paulo; Evento: I Jornada Academica PPGCOM - USP; Inst. promotora/financiadora: PPGCOM- USP.
2.

MULLER, Marcelo. O Som no roteiro: observação das estratégias na descrição da banda sonora nos roteiros dos filmes brasileiros contemporâneos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: som para cinema; roteiro cinematográfico; processos criativos; direção cinematográfica; cinema brasileiro.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie; Cidade: São Paulo; Evento: I Seminario História de Roteiristas. Novo Paradigma do Audiovisual; Inst. promotora/financiadora: Centro de comunicação e Letras, Decanato de Extensão, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
3. SIQUEIRA, C.; MULLER, Marcelo. Diversia: proceso creativo y ejecución de una ficción transmedia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Colômbia/Espanhol; Local: Facultad de Comunicación Audiovisual; Cidade: Medellín; Evento: Jornadas de Narrativa Transmedia; Inst. promotora/financiadora: Politecnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid/ Feisal.
4. MULLER, Marcelo. Estilo em Realidade Virtual Cinemática: do Tableau à Decupagem. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: realidade virtual; cinema; estilo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Cidade: São Paulo; Evento: XXV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE; Inst. promotora/financiadora: SOCINE/ USP.
5MULLER, Marcelo. DOCTV Brasil IV- Oficina de Formatação de Projetos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: documentário; realização cinematográfica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Local: Centro Cultural da CPFL; Cidade: Campinas; Inst. promotora: Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, ABEPEC, Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), Empresa Brasil de Comunicação (TV Brasil).
6MULLER, Marcelo. Criação de Roteiro de Curta-Metragem. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 45; Local: Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Escola de Formação e Criação do Ceará.
7MULLER, Marcelo. Navegações Estéticas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 18; Local: Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Escola de Formação e Criação do Ceará.
8MULLER, Marcelo. Estrutura do Roteiro: A Escaleta. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Escola de Formação e Criação do Ceará.

Orientações concluídas

Graduação
1. Bruno Richardson Lisboa de Lima. Fortaleza Escura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Mariana Florêncio Rubnes. 3%: Um Estudo de Recepção nos tempos da Netflix. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Thalia Felix de Meneses. Vá e Veja (Roteiro de longa-metragem). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Ivna Maria Montenegro Brabo. Pintando o Set. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Diego Villarin Araujo de Siqueira. Rapresentação: a voz da rua. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. gabriel Goersh de Carvalho Almeida. Lugar sem nome. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Bianca Alves Dantas. O Mundo pelos Olhos: Uma experiência audiovisual na cultura surda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
8. Bruno Paes Landim Braga. Como se faz um Apocalipse Zumbi: a concepção da série Metade Calabresa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
9. Leticia Rodrigues Belo. O Som Direto de Lana e Carol, Greta e Vestido Branco, Véu Grinalda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
10. Vinicius Rodrigues Pinheiro. Sob o olhar da direção: proceso de realização do curta-metragem Riacho de Marcas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
11. Andressa Queiroz Medina. Jasmim (curta-metragem de ficção). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
12. Hannah Troccoli Vitorino Ximenes Ponte. A Arte Existe Porque a Vida não Basta ou Processo em Pandemia: Inflexões Acerca da Produção de Sérgio Helle após o Lockdown de 2020. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
13. Tiago Araújo Silva Barros. Mulher Melancia: A figura feminina objetificada pelo olhar machista dos diretores da pornochanchada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
14. Isabele Alessandra Fernandes Lobão. Ressonância de Memórias (roteiro de longa-metragem de ficção). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
15. Andressa Queiroz Medina. Jasmin (curta-metragem de ficção). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
16. Carlos Davi dos Santos Siqueira. Diversia (projeto transmidia). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
17. Julia Pierre Luz. As produtoras independentes brasileiras: o caso do filme Inferninho. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
18. Rodrigo de Oliveira Ferreira. A Surreal Viagem de El Guará. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
19. Vinicius Studart de Menezes. "No Meio de Campo" um documentário sobre a polarização política nas eleições e a paixão da torcida brasileira na Copa do Mundo 2022. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
20. Ana Carolina Rodrigues Lima. Retalhos de Reminiscências: Mulheres que tecem sua identidade e bordam a memória do Crato. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
21. Vivian Vasconcelos Frota Vitoriano. A Representação da Ausência através da videoinstalação ET Japurá. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
22. Iara Fortes Araujo. Aurora: O Processo Criativo de uma Novela Infanto-Juvenil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Iniciação científica
1. Lara Frota Sousa. Unifor 360. 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza, Fundação Edson Queiroz. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Gabriela Castro Câmara. Unifor 360. 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza, Fundação Edson Queiroz. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Pedro Emílio Themotheo Guilhon e Sá. Toti: Uma ferramenta de realidade virtual para auxiliar no tratamento de pacientes.. 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza, Fundação Edson Queiroz. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Sávio Nunes de Sousa Fernandes. Realidade Virtual Cinemática como Ferramenta para a Prevenção de Acidentes de Trânsito. 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza, Fundação Edson Queiroz. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Orientações de outra natureza
1. Libia Pérez Rondón. Nada, nido, nudo. 2013. Orientação de outra natureza - Escuela Internacional de Cine y Televisión. Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Palavras-chave: longa-metragem; roteiro; roteiro cinematográfico.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Cuba/Espanhol; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em bancas de comissões julgadorasParticipação em eventosOrientações em andamento

Participação em bancas examinadoras

Dissertações
1. MULLER, Marcelo Rodrigo Mingoti. Participação em banca de Vitor de Lerbo Carvalho. Diamantes Brutos - Longa Metragem. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Lato Sensu em Roteiro para Cinema e Televisão) - Fundação Armando Álvares Penteado.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1. MULLER, Marcelo Rodrigo Mingoti. Participação em banca de Francisco Heládio Gonçalves Andrade Filho. O Estilo Maneirista de Speed Racer (2008) e Scooby-Doo (2002): Direção, mise en scène e os elementos de desenho animado". 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cinema e Audiovisual) - Centro Universitário 7 de setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. ARNALDO, Rewald, Rubens; LUIZ, Dantas, et al. Participação em banca de Ricardo Mordoch. Guia Empírico da Assistência de Direção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.
Palavras-chave: assistência de direção; direção cinematográfica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. ARNALDO, Rewald, Rubens; LUIZ, Dantas, et al. Participação em banca de Victor Rzepian. Crônicas da Mortalha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. SOUZA, João Batista Godoy de; MENDES, Eduardo Simões dos Santos et al. Participação em banca de Mariana Soares Andrade. Narrativas Sonoras: Uma Investigação da Articulação entre o Som e a Imagem no Cinema de Lucrécia Martel. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; CODATO, Henrique et al. Participação em banca de Larissa Queiroz da Silva. A Importância da Mulher na Música Cearense. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. FILHO, Glauber Santos Paiva; ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira et al. Participação em banca de André Luis Fonteles Ferreira. Castelo de Papelão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. RUEDA, Carlos Velazquez; DIÓGENES, Eliane Vasconcelos et al. Participação em banca de Francisco Heladio G. Andrade Filho. A Jornada do Alquimista de Aço. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. GONÇALVES, Janayde de Castro; BRAGA, Mariana Fontenele et al. Participação em banca de Eduardo Horta Trovão. Os Bastidores da Rádio Verdes: Um mergulho na jornada esportiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. THERRIEN, Tiago de Sousa de; GONDIM, Raquel Viana et al. Participação em banca de Hellen Cristini Pereira Botelho e Araujo. Ampulheta Viva: Aceitação da Morte como Arte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. THERRIEN, Tiago de Sousa de; GONDIM, Raquel Viana et al. Participação em banca de Hellen Cristini Pereira Botelho e Araujo. Ampulheta Viva: Aceitação da Morte como Arte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; FILHO, Glauber Santos Paiva et al. Participação em banca de Pedro Anderson Bezerra Pinheiro. O Jiu Jitsu e Suas aplicações sociais em Fortaleza (curta-metragem). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. THERRIEN, Tiago de Sousa de; RUEDA, Carlos Velazquez et al. Participação em banca de Bruno Richardson Lisboa de Lima. Fortaleza Escura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. JAGUARIBE, Ana Elisabete Freitas; GONDIM, Raquel Viana et al. Participação em banca de Mariana Florêncio Rubnes. 3%: Um Estudo de Recepção nos tempos da Netflix. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. SAMPAIO, Aila Maria Leite; FILHO, Glauber Santos Paiva et al. Participação em banca de Thalia Felix de Meneses. Vá e Veja (Roteiro de longa-metragem). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. SAMPAIO, Aila Maria Leite; FILHO, Glauber Santos Paiva et al. Participação em banca de Ivna Maria Montenegro Brabo. Pintando o Set. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. RUEDA, Carlos Velazquez; CODATO, Henrique et al. Participação em banca de Diego Villarin Araujo de Siqueira. Rapresentação: a voz da rua. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. OLIVEIRA, Daniel Tavares de; ELUARD, Max et al. Participação em banca de Sávio Nunes de Sousa Fernandes. Websérie Dany Show. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. OLIVEIRA, Daniel Tavares de; ELUARD, Max et al. Participação em banca de David Torquato Facó. Websérie Dany Show. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. ELUARD, Max; OLIVEIRA, Daniel Tavares de et al. Participação em banca de Juliana Alves de Melo Donato Araújo. Websérie Dany Show. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. CODATO, Henrique; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al. Participação em banca de Bruno Soares Bressam Fernandes. Lugar sem Nome. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. GONDIM, Raquel Viana; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al. Participação em banca de José Miguel Pinheiro Weingartner. Lugar sem Nome. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
21. OLIVEIRA, Daniel Tavares de; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al. Participação em banca de Maria Vanessa Morais Silva. Entre 4 desejos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
22. DUARTE, Lis Paim; CÂMARA, Marcio Elísio Carneiro et al. Participação em banca de Pedro Emílio Themotheo Guilhon e Sá. Construindo a sonoridade para filmes: os casos de Tommy Brilho e Oração ao Cadáver Desconhecido. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
23. ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al. Participação em banca de Daniel Gurgel Ponte Fontenelle. O Cinema de Quebec: a cultura representada nas telas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
24. LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes; JAGUARIBE, Ana Elisabete Freitas et al. Participação em banca de Lucas Santiago Rosa. Percursos artísticos e técnicos no curta-metragem de animação 3D "Revide". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
25. FILHO, Glauber Santos Paiva; ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira et al. Participação em banca de Pedro Campos Maciel. Lutadora. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
26. FILHO, Glauber Santos Paiva; ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira et al. Participação em banca de Amanda Fernandes Bezerra. Lutadora. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
27. DIÓGENES, Eliane Vasconcelos; COLARES, Ana Cecília Pamplona Bedê et al. Participação em banca de Júlia Fernandes Pimenta Gaby Rocha. O Processo de criação de um documentário: essa é pra você. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
28. SAMPAIO, Aila Maria Leite; FILHO, Glauber Santos Paiva et al. Participação em banca de Vinicius Rodrigues Pinheiro. Sob um olhar de direção: processo de realização do curta-metragem "Riacho de marcas". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
29. FILHO, Glauber Santos Paiva; BRAGA, Mariana Fontenele et al. Participação em banca de Bianca Alves Dantas. O Mundo Pelos Olhos: Uma experiência audiovisual na cultura surda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
30. ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; GONDIM, Raquel Viana et al. Participação em banca de Gabriel Goersch de Carvalho Almeida. Lugar sem Nome. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
31. DUARTE, Lis Paim; CÂMARA, Marcio Elísio Carneiro et al. Participação em banca de Leticia Rodrigues Belo. O Som direto de Lana & Carol, Greta e Vestido Branco, Véu e Grinalda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
32. JAGUARIBE, Ana Elisabete Freitas; DIÓGENES, Eliane Vasconcelos et al. Participação em banca de Bruno Paes Landim Braga. Como se faz um Apocalipse Zumbi: a concepção da série Metade Calabresa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
33. OLIVEIRA, Daniel Tavares de; ELUARD, Max et al. Participação em banca de Aramir Pinto Bezerra. A Culpa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
34. OLIVEIRA, Daniel Tavares de; DUARTE, Lis Paim et al. Participação em banca de Beatriz Oliveira Souza. Longa estrada - roteiro para longa-metragem de ficção. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
35. LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes; RUEDA, Carlos Velazquez et al. Participação em banca de Wilson Gonçalves de Araujo Junior. A Dançarina de Potnia - Pesquisa Estética. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
36. ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; ELUARD, Max et al. Participação em banca de Yago Santos Rodrigues. Filhos do Mar: Arte em Quarentena. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
37. RUEDA, Carlos Velazquez; DUARTE, Lis Paim et al. Participação em banca de Paulo Henrique Ximenes Pimentel. Não Há Descanso para a Rainha dos Mortos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
38. RUEDA, Carlos Velazquez; ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira et al. Participação em banca de William Pedro de Almeida. Análise da comunicação não verbal do filme coringa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
39. LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes; ALCANTARILLA, Isaac Pipano et al. Participação em banca de Felipe Negreiros de Vasconcelos. Tecnologia e Sensibilidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
40. JAGUARIBE, Ana Elisabete Freitas; DUARTE, Lis Paim et al. Participação em banca de Tiago Araújo Silva Barros. Mulher Melancia: A figura feminina objetificada pelo olhar machista dos diretores da pornochanchada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
41. OLIVEIRA, Daniel Tavares de; DUARTE, Lis Paim et al. Participação em banca de João Vitor Ribeiro de Abreu. O Desconhecido - roteiro de longa-metragem de ficção. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
42. OLIVEIRA, Daniel Tavares de; DUARTE, Lis Paim et al. Participação em banca de Rodrigo Tabosa Facundo. Talassofobia - Roteiro de longa-metragem de ficção. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
43. GONDIM, Raquel Viana; ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira et al. Participação em banca de Vinícius de Aquino Barreto. A situação atual das políticas públicas do audiovisual no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
44. ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; RUEDA, Carlos Velazquez et al. Participação em banca de Maria Estefany Ferreira de Sá. Accumbens: A música no esporte (documentário). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
45. RUEDA, Carlos Velazquez; ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira et al. Participação em banca de Yan Machado Bessa. Accumbens: A música no esporte (documentário). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
46. ROSA, Almir Antonio; MELLO, Cecilia Antakly de et al. Participação em banca de Demer Oyakawa, Henrique Jacinto, Hyun Woo No e Rodrigo Lima. A Hora do Rei. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português.
47. DUARTE, Lis Paim; HELENA, Adriana et al. Participação em banca de Hannah Troccoli Vitorino Ximenes. A Arte Existe Porque a Vida não Basta ou Processo em Pandemia: Inflexões Acerca da Produção de Sérgio Helle Após o Lockdown de 2020. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
48. ALCANTARILLA, Isaac Pipano; DUARTE, Lis Paim et al. Participação em banca de Mariana Monteiro Maicy. O Avesso das Imagens: O estatuto cinematográfico na era do controle e vigilância contemporâneas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
49. DUARTE, Lis Paim; ALCANTARILLA, Isaac Pipano et al. Participação em banca de Nathan Ary de Souza Farias. Olhos Abertos (filme ensaio). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
50. ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; ELUARD, Max et al. Participação em banca de Jamille Ellen Nogueira da Rocha. Familiaris (documentário). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
51. RUEDA, Carlos Velazquez; MOURA, Maira Maia et al. Participação em banca de Amanda Monteiro Fernandes. Euphoria e o Cinema como Coadjuvante do Fenômeno Adultecente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
52. LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes; ALCANTARILLA, Isaac Pipano et al. Participação em banca de Felipe Negreiros de Vasconcelos. Entorno (animação). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
53. DIÓGENES, Eliane Vasconcelos; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al. Participação em banca de Andressa Queiroz Medina. Jasmin (curta-metragem). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
54. LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al. Participação em banca de Isabele Alessandra Fernandes Lobão. Ressonância de Memórias (roteiro de longa-metragem). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
55. ALCANTARILLA, Isaac Pipano; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al. Participação em banca de Carlos Davi dos Santos Siqueira. Diversia (projeto transmidia). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
56. JAGUARIBE, Ana Elisabete Freitas; GONDIM, Raquel Viana et al. Participação em banca de Julia Pierre Luz. As produtoras independentes brasileiras: o caso do filme Inferninho. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
57. ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al. Participação em banca de Rodrigo de Oliveira Ferreira. A Surreal Viagem de El Guará. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
58. ALCANTARILLA, Isaac Pipano; FILHO, Glauber Santos Paiva et al. Participação em banca de Davi Jaguaribe de Almeida. O processo criativo de "Quem Sabe Nesse Carnaval". 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
59. LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al. Participação em banca de Matheus Pinheiro de Carvalho. Caçadores de areia (curta-metragem de animação). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
60. FILHO, Glauber Santos Paiva; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al. Participação em banca de Bruno Cavalcante de Araújo. Poder Completo (roteiro). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
61. ALCANTARILLA, Isaac Pipano; MAIA, Natália Mendes et al. Participação em banca de Alian de Souza Minerva. Fora da Memória. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
62. PIRES, Andreia Moreira; LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes et al. Participação em banca de Pedro Victor Praxedes Ferreira. Nerd: do awkward ao mainstream. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
63. BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira; FILHO, Glauber Santos Paiva et al. Participação em banca de Yandre Rodrigues Cavalcante de Oliveira. Ricardo e o Barqueiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
64. LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes; ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira et al. Participação em banca de Pedro Henrique Simão. O Cristal da Floresta (jogo/ animação). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
65. ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al. Participação em banca de Caio Eduardo Pinto Felix Diogo de Siqueira. Além da Nudez: os diferentes corpos que performam online. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
66. ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; SILVA, Jari Vieira et al. Participação em banca de Thamilis Barbosa da Silva. Sexualidade na palma da mão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
67. FILHO, Glauber Santos Paiva; ELUARD, Max et al. Participação em banca de Lincoln Chagas Falcão. Transições. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
68. COSTA, Joice Scavone; FILHO, Glauber Santos Paiva et al. Participação em banca de Igor Braga Nogueira. Continuidade Cinematográfica: As mudanças, seus teóricos e realizadores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
69. ALCANTARILLA, Isaac Pipano; DUARTE, Lis Paim et al. Participação em banca de Vinicius Studart de Menezes. "No Meio de Campo" um documentário sobre a polarização política nas eleições e a paixão da torcida brasileira na Copa do Mundo 2022. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
70. PIRES, Andreia Moreira; CRUZ, Danielle Maia et al. Participação em banca de Ana Carolina Rodrigues Lima. Retalhos de Reminiscências: Mulheres que tecem sua identidade e bordam a memória do Crato. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
71. DUARTE, Lis Paim; ALCANTARILLA, Isaac Pipano et al. Participação em banca de Vivian Vasconcelos Frota Vitoriano. A Representação da Ausência através da videoinstalação ET Japurá. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
72. BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira; OLIVEIRA, Daniel Tavares de et al. Participação em banca de Iara Fortes Araujo. Aurora: O Processo Criativo de uma Novela Infanto-Juvenil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em bancas de comissões julgadoras

Concurso público
1. MOREIRA, Roberto Franco; SIMÕES, Cibele Forjaz et al.Contratação de Professor Doutor na área de Direção de Atores. 2016. Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. VASCONCELOS, Diego Hoefel de; DUARTE, Lis Paim et al.Banca para professor de Edição e Montagem para Cinema e Audiovisual no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará. 2023. Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Outras participações
1. MULLER, Marcelo Rodrigo Mingoti. XXVI Festival del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana. Jurado categoria documentário.. 2004. Festival del Nuevo Cine Latinoamericano.
Palavras-chave: documentário.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Cuba/Espanhol.
2. MULLER, Marcelo Rodrigo Mingoti. Prêmio Estímulo de Cultura. 2012. Prefeitura do Município de Jundiai.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. DUARTE, Lis Paim; ELUARD, Max et al.Mostra Cenas de Quarentena. 2020. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. . 2006. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
2. Estilo em Realidade Virtual Cinemática: do Tableau à Decupagem. 2022. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
3. Avatares e Hologramas: Poéticas dos Corpos em Realidade Virtual. 2023. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
4. Estilo Cinematográfico em Filmes de Cinema de Realidade Virtual. 2023. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
5. Comunicação "El Indio Fernandez e a Tradição do Cinema Latinoamericano". 2004. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: México/.
6. Acompanhamento de projeto da EICTV. 2005. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Argentina/.
7. O Som no roteiro: observação das estratégias na descrição da banda sonora nos roteiros dos filmes brasileiros contemporâneos. 2009. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
8. . 2009. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
9. . 2011. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
10. Diversia (projeto transmidia). 2022. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
11. Cupuaçu- Pitch para co-produção internacional. 2009. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/.
12. Estrategias da direção cinematográfica: um estudo sobre a realização de um curta-metragem de ficção da grade curricular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de Los Baños- Cuba. 2008. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.jornadappgcom.rg3.net..
13. Cupuaçu, longa-metragem de ficção. 2010. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: México/.
14. A construção da mise en scène: um olhar sobre a direção como processo. 2012. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
15. . 2012. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
16. Propaganda e Cinema Publicitário. 2011. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
17. A Experiência Cubana na Escola de Cinema EICTV. 2011. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
18. Caminho das Co-produções Argentino-Brasileiras. Estudo de Casos. 2013. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
19. Cinema pela Verdade - Infância Clandestina. 2013. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.facebook.com/FestivalCinemaPelaVerdade.
20. Pitching de Confinados. 2014. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.

Orientações em andamento

Mestrado
1. Carlos Henrique Braga Oliveira. POR UMA POÉTICA E UMA POLÍTICA DA SOMBRA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DESENHO EXPANDIDO. Início: 2023. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica12

Trabalhos em eventos10
Completos8
Resumos1
Livros e capítulos2
Livros publicados ou organizados1
Capítulos de livros publicados1

Total
Produção técnica9

Trabalhos técnicos1
Demais tipos de produção técnica8

Total
Produção artística/cultural17

Total
Orientações concluídas27

Graduação22
Iniciação científica4
Orientações de outra natureza1


Total
Dados complementares100

Participação em bancas examinadoras74
Participação em bancas de comissões julgadoras5
Participação em eventos20
Orientações em andamento1
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 21/02/2024 - 18:38