Curriculum Vitae
Marcelo Rodrigo Mingoti Muller
Dados pessoais | Formação acadêmica/Titulação | Formação complementar | Atuação profissional | Projetos de pesquisa |
Idiomas | Prêmios e títulos | Produção científica, tecnológica e artística/cultural | Dados complementares | Indicadores de produção |
Nome | Marcelo Rodrigo Mingoti Muller |
Nome em citações bibliográficas | MULLER, Marcelo |
Endereço profissional | Universidade de Fortaleza.
Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza - UNIFOR Edson Queiroz 60811905 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (11) 981067386 |
2012 - 2016 |
Doutorado
em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: A mise en scène de dentro para fora, uma poética da direção cinematográfica, Ano de Obtenção: 2016. Orientador: Profa. Dra. Patricia Morán Fernandes. Palavras-chave: direção cinematográfica; longa-metragem; cinema brasileiro; processos criativos; realização cinematográfica. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. |
2008 - 2010 |
Mestrado
em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Estratégias da Direção: Processos de Realização em Longas-Metragens Brasileiros Contemporâneos, Ano de Obtenção: 2010. Orientador: Marília da Silva Franco. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: direção cinematográfica; processos criativos; cinema brasileiro; diretores brasileiros; longa-metragem. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos. |
1997 - 2003 | Graduação em Cinema e Vídeo. |
2023 - 2023 | Introducción a la Inteligencia Artificial Contemporánea.
(Carga horária: 18h).
Universidad de los Andes Colombia, UNIANDES, Colômbia. |
2022 - 2023 | Trilha de Preparação e planejamento de uma empresa de games.
(Carga horária: 14h).
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil. |
2021 - 2021 | Programa de desenvolvimento profissional em educação.
(Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | The Hangman at Home- Projeto Multimídia.
(Carga horária: 1h).
Ponte Nórdica no Ar, PONTE NÓRDICA, Dinamarca. |
2021 - 2021 | Projetos de Realidade Estendida: Processo, produção e desenvolvimento.
(Carga horária: 1h).
Ponte Nórdica no Ar, PONTE NÓRDICA, Dinamarca. |
2020 - 2020 | Explorando o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2020 - 2020 | Curso de Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos.
(Carga horária: 240h).
Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos, CEHI, Espanha. |
2020 - 2020 | Programa de desenvolvimento profissional em educação.
(Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2019 - 2019 | Programa de desenvolvimento profissional em educação.
(Carga horária: 47h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | Programa de desenvolvimento profissional em educação.
(Carga horária: 24h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2017 - 2017 | Programa de desenvolvimento profissional em educação.
(Carga horária: 10h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2016 - 2016 | Gotland Film Lab - Desenvolvimento do longa-metragem The Lioness Daughter.
(Carga horária: 180h).
Gotland Film Lab, GFL, Suécia. |
2009 - 2009 | Oficina de Desenvolvimento de Projetos de Co-produção.
(Carga horária: 15h).
Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, FCLASP, Brasil. |
2009 - 2009 | Oficina de Desenvolvimento de Projetos de Co-produção.
(Carga horária: 15h).
Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, FCLASP, Brasil. |
2009 - 2009 | Curso de Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos.
(Carga horária: 120h).
Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos, CEHI, Espanha. |
2008 - 2008 | Novas Sensibilidades: entre urbanias e cidadanias, com Jesús Martín-Barbero.
(Carga horária: 15h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. |
2005 - 2005 | Como Contar Um Conto- Gabriel Garcia Marquez.
(Carga horária: 36h).
Escuela Internacional de Cine y Televisión, EICTV, Cuba. |
1999 - 2001 | Curso Regular de Cinema e TV.
(Carga horária: 1960h).
Escuela Internacional de Cine y Televisión, EICTV, Cuba. |
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2023 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Permanente no PPGArtes, Carga horária: 12 |
Atividades |
08/2023 - Atual | Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação. | |
Disciplinas ministradas Ateliê de Criação II |
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional, SENAC - DN, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2022 - Atual | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico 1, Carga horária: 40 |
Atividades |
02/2023 - Atual | Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional, . | |
Cargo ou função Consultor de audiovisual em realidade virtual no projeto do restaurante escola do eixo monumental em Brasília. |
08/2022 - 02/2023 | Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional, . | |
Cargo ou função Consultor especializado na comissão de seleção das propostas no edital para a contratação de empresa especializada na produção de audiovisual em realidade virtual. |
02/2022 - 08/2022 | Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional, . | |
Cargo ou função Consultor para a elaboração de edital de contratação de produtora audiovisual para a realização de série de documentários em realidade virtual. |
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2017 - Atual | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40 |
Atividades |
08/2023 - Atual | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência IV |
08/2023 - Atual | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Direção de Cinema |
08/2023 - Atual | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Trabalho de Conclusão de Curso 2 |
08/2023 - Atual | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência VI |
02/2021 - Atual | Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Cinema e Audiovisual, . | |
Cargo ou função Membro do Núcleo Docente Estruturante. |
2020 - Atual | Atividades de Participação em Projeto, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. | |
Projetos de pesquisa
Grupo de Pesquisa da Imagem |
02/2017 - Atual | Direção e administração, Curso de Cinema e Audiovisual, . | |
Cargo ou função Coordenador do Laboratórios de Midias Digitais (Labomídia). |
02/2023 - 06/2023 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência IV |
02/2023 - 06/2023 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência VI |
02/2023 - 06/2023 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Direção de Cinema |
02/2022 - 06/2022 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Roteiro 1 |
02/2022 - 06/2022 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência 1 |
02/2022 - 06/2022 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Direção de Cinema |
08/2021 - 12/2021 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência 1 |
08/2021 - 12/2021 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Direção de Cinema |
08/2021 - 12/2021 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência 6 |
08/2021 - 12/2021 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Trabalho de Conclusão de Curso I Trabalho de Conclusão de Curso 2 |
02/2021 - 12/2021 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Trabalho de Conclusão de Curso I Trabalho de Conclusão de Curso 2 |
02/2021 - 06/2021 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência 6 |
02/2021 - 06/2021 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência 1 |
02/2021 - 06/2021 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Trabalho de Conclusão de Curso 1 Trabalho de Conclusão de Curso 2 |
08/2020 - 12/2020 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Seminários Avançados IV |
08/2020 - 12/2020 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência 6 |
08/2020 - 12/2020 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência 1 |
08/2020 - 12/2020 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Trabalho de Conclusão de Curso |
02/2020 - 06/2020 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Seminários Avançados IV |
02/2020 - 06/2020 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência 6 |
02/2020 - 06/2020 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência 1 |
08/2019 - 12/2019 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Seminários Avançados IV |
08/2019 - 12/2019 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência 1 |
08/2019 - 12/2019 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência 6 |
08/2019 - 12/2019 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Trabalho de Conclusão de Curso |
02/2019 - 06/2019 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Roteiro II |
02/2019 - 06/2019 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Roteiro 1 |
02/2019 - 06/2019 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cinema Brasileiro |
02/2019 - 06/2019 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência 1 |
02/2019 - 06/2019 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Narrativas Audiovisuais |
02/2019 - 06/2019 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Trabalho de Conclusão de Curso |
2019 - 2019 | Atividades de Participação em Projeto, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. | |
Projetos de pesquisa
Toti: Uma ferramenta de realidade virtual para auxiliar no tratamento de pacientes. Unifor 360o |
2018 - 2019 | Atividades de Participação em Projeto, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. | |
Projetos de pesquisa
Realidade Virtual Cinematográfica como Ferramenta para a Prevenção de Acidentes de Trânsito |
08/2018 - 12/2018 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Roteiro II |
08/2018 - 12/2018 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Roteiro I |
08/2018 - 12/2018 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Trabalho de Conclusão de Curso |
08/2018 - 12/2018 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cinema Brasileiro |
08/2018 - 12/2018 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Narrativas Audiovisuais |
08/2018 - 12/2018 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência 1 |
02/2018 - 06/2018 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Tutoria I - Produção |
02/2018 - 06/2018 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência 1 |
02/2018 - 06/2018 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cinema Brasileiro |
02/2018 - 06/2018 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Roteiro I |
08/2017 - 12/2017 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Tutoria I - Produção |
08/2017 - 12/2017 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Cine Experiência 1 |
08/2017 - 12/2017 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Roteiro 1 |
08/2017 - 12/2017 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Trabalho de Conclusão de Curso |
02/2017 - 06/2017 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Tutoria I- Produção |
02/2017 - 06/2017 | Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Roteiro II |
02/2017 - 06/2017 | Ensino, Áudio Visual e Novas Mídias, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas História do Cinema Brasileiro |
Academia de Filmes, ACADEMIA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2015 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Criação de Conteúdo, Carga horária: 40 |
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2013 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 20 |
Outras informações | Professor no curso de pós-graduação em Cinema e Vídeo na disciplina "Cinema Latinoamericano" |
Sociedade de Amigos da Cinemateca, SAC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2012 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Contrato temporal vinculado a projeto, Carga horária: 40 |
Outras informações | Coordenação executiva e artística do projeto SONHAR TV, iniciativa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil em parceria com a Sociedade de Amigos da Cinemateca, Cinemateca Brasileira, sob a produção da Academia de Cultura. |
Escuela Internacional de Cine y Televisión, EICTV, Cuba. |
Vínculo institucional | ||
2016 - 2016 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Professor de Roteiro (Construção de Escaleta) para os estudantes da Maestria en Guión Cinematográfico |
Vínculo institucional | ||
2015 - 2015 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Curso de Introducción a la Dirección para os estudantes do 1o ano do Curso Regular |
Vínculo institucional | ||
2015 - 2015 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Professor de Escaleta- Maestria 2015 |
Vínculo institucional | ||
2014 - 2014 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Professor de Roteiro (Construção de Escaleta) para os estudantes do Mestrado de Roteiro |
Vínculo institucional | ||
2014 - 2014 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Professor de Roteiro (Construção de Escaleta) para os estudantes do 3º ano do Curso Regular |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2013 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Professor de Assistência de Direção para os estudantes do 1º ano do Curso Regular |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2013 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Professor de Assistência de Direção para os estudantes do Curso Regular |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2012 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Professor de Assistência de Direção para os estudantes do Curso Regular |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2011 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Professor de Assistência de Direção para os estudantes do Curso Regular |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2011 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Contratado temporal, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Professor do curso Estratégias da Direção para os estudantes do 3o ano do Curso Regular |
Atividades |
08/2011 - 12/2012 | Direção e administração, EICTV Extramuros, . | |
Cargo ou função Coordenador Geral Cursos da EICTV Extramuros no Brasil. |
10/2011 - 10/2011 | Ensino, Nível: Outro. | |
Disciplinas ministradas Estratégias da Direção |
02/2011 - 03/2011 | Ensino, Nível: Outro. | |
Disciplinas ministradas Assistência de Direção |
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2008 - 2008 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Conferencista, Carga horária: 4 |
Vínculo institucional | ||
2007 - 2007 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Conferencista, Carga horária: 4 |
Outras informações | Professor Conferencista da disciplina "Seminários Temáticos" na Graduaçao do Curso Superior do Audiovisual. |
Vínculo institucional | ||
2002 - 2002 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20 |
Outras informações | Tutor em curso de educomunicação à distância, com parte presencial, ministrado para 2500 professores da Rede Estadual de Educação Fundamental e Média para orientação do uso das Linguagens Audiovisuais na escola. |
Atividades |
3/2008 - 6/2008 | Ensino, Curso Superior do Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Seminario Temático sobre direção e assistência de direção para cinema |
03/2007 - 05/2007 | Ensino, Curso Superior do Audiovisual, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Seminários Temáticos |
2019 - 2019 | Toti: Uma ferramenta de realidade virtual para auxiliar no tratamento de pacientes. |
Descrição: Desenvolvimento de experiências imersivas em realidade virtual e vídeos de 360 graus para auxílio no tratamento de pacientes hospitalizados ou em tratamento prolongado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 1) . Integrantes: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller - Coordenador / Daniel Valente de Macedo - Integrante / Pedro Emílio Themóteo Gilhon e Sá - Integrante / Ticiane Santana Gomes Santiago - Integrante. . |
2019 - 2019 | Unifor 360o |
Descrição: Projeto de desenvolvimento de vídeos em 360 graus para a divulgação de pesquisas e inovação da Universidade de Fortaleza.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) . Integrantes: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller - Coordenador / Gabriela Castro Câmara - Integrante / Lara Frota Sousa - Integrante. . |
2020 - Atual | Grupo de Pesquisa da Imagem |
Descrição: Grupo de pesquisa que visa refletir teoricamente acerca das formas da imagem e busca investigar questões relacionadas às dimensões éticas, estéticas e políticas de produções artísticas nacionais e internacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 6) / Especialização ( 1) / Mestrado acadêmico ( 2) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 11) . Integrantes: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller - Integrante / Isaac Pipano Alcantarilla - Coordenador / Ana Elisabete Freitas Jaguaribe - Integrante. . |
2018 - 2019 | Realidade Virtual Cinematográfica como Ferramenta para a Prevenção de Acidentes de Trânsito |
Descrição: Realização de experiências em realidade virtual e filmes em 360 graus para a sensibilização e mudança de atitude de motoristas no trânsito..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 1) . Integrantes: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller - Coordenador / Daniel Valente de Macedo - Integrante / Sávio Nunes de Souza Fernandes - Integrante. . |
Compreende | Espanhol (Bem), Inglês (Bem). |
Fala | Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente). |
Lê | Espanhol (Bem), Inglês (Bem). |
Escreve | Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente). |
2001 | Menção Honrosa ao curta-metragem "Bendita TV", 28a Jornada Internacional de Cinema da Bahia. |
2005 | Reconhecimento ao trabalho, EICTV- Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños- Cuba. |
2008 | Prêmio "Nuevas Miradas" de desenvolvimento de projetos para "Cupuaçu", Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de la Habana e EICTV. |
2009 | Prêmio Coral de Melhor Roteiro Inédito para "Infancia Clandestina", roteiro de longa-metragem de ficção., Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de la Habana. |
2012 | Prêmio Sur de Roteiro Original por "Infância Clandestina", Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina. |
2013 | Prêmio Condor de Roteiro por "Infância Clandestina", Associação de Críticos de Cinema da Argentina. |
2021 | 3o Lugar na área de Ciências Sociais Aplicadas no XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa, Universidade de Fortaleza. |
2022 | 2o Lugar na Área de Ciências Sociais Aplicadas no XXI Encontro de Iniciação à Docencia da Unifor, Universidade de Fortaleza. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Produção artística/cultural | Orientações concluídas |
Produção bibliográfica |
Trabalhos completos/resumidos em eventos |
1. | MULLER, Marcelo; ORG, E. V. E. A.. A CONSTRUÇÃO DA MISE EN SCÈNE: Um Olhar Sobre a Direção Como Processo.
In: III Jornada acadêmica discente do programa de pós-graduação em meios e processos audiovisuais,
2012,
São Paulo.
Anais da III Jornada acadêmica discente do programa de pós-graduação em meios e processos audiovisuais.
São Paulo,
2012.
Palavras-chave: direção cinematográfica; mise en scène; processos criativos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 9788572051040. |
2. | Julia Freitas Neves; Lara Catharine Ferreira Yamato; Carlos Davi dos Santos Siqueira et al. Ativos e Criativos: O impacto das Metodologias Ativas no Processo Criativo de Realização Audiovisual.
In: XIX Encontro de Iniciação à Docência,
2019,
Fortaleza.
XIX Encontro de Iniciação à Docência.
Fortaleza
: Unifor,
2019.
Palavras-chave: Ensino; Metodologia Ativa; Cidade. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://unifor.br/web/pesquisa-inovacao/anais-dos-encontros-cientificos]; ISSN/ISBN: 2175-5396. |
3. | Bruno Paes Landim Braga; Luiza Ester Lima de Oliveira; Lucas Santiago Rosa et al. Como Fazer um Apocalipse Zumbi: os mortos-vivos como metáfora narrativa para a chegada na vida adulta.
In: 42o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,
2019,
Belem.
42o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
Belém
: Intercom,
2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-1851-1.pdf] |
4. | MULLER, Marcelo; Iara Forte Araujo; Carlos Davi dos Santos Siqueira et al. Mesa de Roteiro: Um lugar para sonhar.
In: XX Encontro de Iniciação à Docência,
2020,
Fortaleza.
XX Encontro de Iniciação à Docência.
Fortaleza
: Unifor,
2020.
Palavras-chave: educação; Autonomia; Ensinar; Aprender. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://unifor.br/web/pesquisa-inovacao/anais-dos-encontros-cientificos]; ISSN/ISBN: 2175-5396. |
5. | José Ibiapina Siqueira Bisneto; Rodrigo Tabosa Facundo; Daniel Sobral da Silva et al. O Banditismo na construção do personagem Lunga no filme Bacurau.
In: XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa,
2021,
Fortaleza.
XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa.
Fortaleza
: Unifor,
2021.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Homepage: [http://https://unifor.br/web/pesquisa-inovacao/anais-dos-encontros-cientificos]; ISSN/ISBN: 1808-8449. |
6. | Marina Lima Parente; Nicole Ponte Nasser; MULLER, Marcelo et al. O Horror no Universo Cinematográfico de Juliana Rojas e Marco Dutra.
In: XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa,
2021,
Fortaleza.
XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa.
Fortaleza
: Unifor,
2021.
Palavras-chave: curta-metragem; Juliana Rojas; Marco Dutra; Horror. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://unifor.br/web/pesquisa-inovacao/anais-dos-encontros-cientificos]; ISSN/ISBN: 1808-8449. |
7. | Carlos Davi dos Santos Siqueira; Iara Forte Araujo; Marina Hilbert dos Santos et al. O Selvagem e as Relações de Poder nos Curta-metragens de Juliana Rojas.
In: XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa,
2021,
Fortaleza.
XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa.
Fortaleza
: Unifor,
2021.
Palavras-chave: cinema; Selvagem; Feminino. Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Homepage: [http://https://unifor.br/web/pesquisa-inovacao/anais-dos-encontros-cientificos]; ISSN/ISBN: 1808-8449. |
8. | Iara Forte Araujo; AMARAL, D. N.; Isaac Moraes Leite de Sousa et al. Mergulhar no Mapa: uma proposta de imersão cinematográfica em Fortaleza usando o google earth.
In: XXII Encontro de Iniciação à docencia,
2022,
Fortaleza.
Anais do XXII Encontro de Iniciação à Docência.
Fortaleza
: Unifor,
2022.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://unifor.br/web/pesquisa-inovacao/anais-dos-encontros-cientificos]; ISSN/ISBN: 2175-5396. |
9. | MULLER, Marcelo. Estilo em Realidade Virtual Cinemática: do Tableau à Decupagem.
In: XXV Encontro da Socine,
2022,
São Paulo.
XXV Encontro da Socine - Anais de Textos Completos,
2022.
p. 692.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Homepage: [https://www.socine.org]; ISSN/ISBN: 9786586495041. |
10. | MULLER, Marcelo. Estilo Cinematográfico em Filmes de Cinema de Realidade Virtual.
In: 23o Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste,
2023,
Campina Grande.
Anais do 23o Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste - 2023.
Campina Grande
: Intercom,
2023.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://sistemas.intercom.org.br/pdf/submissao/regional/6/05242023190618646e8a5a94309.pdf]; ISSN/ISBN: 2177-790X. |
Livros publicados/organizados ou edições |
1. |
(Org.)
MULLER, Marcelo Rodrigo Mingoti (Org.); RODRÍGUEZ, Ponjuán, Maykel (Org.). Documentário - O Cinema Como Testemunha.
1. ed.
São Paulo:
Editora Intermeios,
2012.
v. 1.
180 p.
Palavras-chave: cinema; documentário; documentarista; Produção Cinematográfica. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISBN: 9788564586246. |
Capítulos de livros publicados |
1. | MULLER, Marcelo; Espinosa, Julio Garcia. Introdução à Edição Brasileira.
In: Espinosa, Julio Garcia. (Org.).
Simples Assim - Aulas de Cinema na EICTV.
1 ed.
São Paulo,
2012,
v. 1,
p. 7-10.
Palavras-chave: cinema; roteiro cinematográfico; direção cinematográfica; Produção Cinematográfica; EICTV. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788564586154. |
Produção técnica |
Trabalhos técnicos |
Demais tipos de produção técnica |
1. |
MULLER, Marcelo. ESTRATÉGIAS DA DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA: Um estudo sobre a realização de um curta-metragem de ficção da grade curricular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, Cuba.
2008.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: processos criativos; curta-metragem; direção cinematográfica. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Escola de Comunicações e Artes; Cidade: São Paulo; Evento: I Jornada Academica PPGCOM - USP; Inst. promotora/financiadora: PPGCOM- USP. |
2. |
MULLER, Marcelo. O Som no roteiro: observação das estratégias na descrição da banda sonora nos roteiros dos filmes brasileiros contemporâneos.
2009.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: som para cinema; roteiro cinematográfico; processos criativos; direção cinematográfica; cinema brasileiro. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie; Cidade: São Paulo; Evento: I Seminario História de Roteiristas. Novo Paradigma do Audiovisual; Inst. promotora/financiadora: Centro de comunicação e Letras, Decanato de Extensão, Universidade Presbiteriana Mackenzie. |
3. | SIQUEIRA, C.; MULLER, Marcelo. Diversia: proceso creativo y ejecución de una ficción transmedia.
2022.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Colômbia/Espanhol; Local: Facultad de Comunicación Audiovisual; Cidade: Medellín; Evento: Jornadas de Narrativa Transmedia; Inst. promotora/financiadora: Politecnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid/ Feisal. |
4. | MULLER, Marcelo. Estilo em Realidade Virtual Cinemática: do Tableau à Decupagem.
2022.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: realidade virtual; cinema; estilo. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Cidade: São Paulo; Evento: XXV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE; Inst. promotora/financiadora: SOCINE/ USP. |
5 | MULLER, Marcelo. DOCTV Brasil IV- Oficina de Formatação de Projetos.
2008.
(Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: documentário; realização cinematográfica. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Local: Centro Cultural da CPFL; Cidade: Campinas; Inst. promotora: Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, ABEPEC, Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), Empresa Brasil de Comunicação (TV Brasil). |
6 | MULLER, Marcelo. Criação de Roteiro de Curta-Metragem.
2017.
(Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 45; Local: Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Escola de Formação e Criação do Ceará. |
7 | MULLER, Marcelo. Navegações Estéticas.
2017.
(Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 18; Local: Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Escola de Formação e Criação do Ceará. |
8 | MULLER, Marcelo. Estrutura do Roteiro: A Escaleta.
2017.
(Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Escola de Formação e Criação do Ceará. |
Orientações concluídas |
Graduação |
1. | Bruno Richardson Lisboa de Lima.
Fortaleza Escura.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
2. | Mariana Florêncio Rubnes.
3%: Um Estudo de Recepção nos tempos da Netflix.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
3. | Thalia Felix de Meneses.
Vá e Veja (Roteiro de longa-metragem).
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
4. | Ivna Maria Montenegro Brabo.
Pintando o Set.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
5. | Diego Villarin Araujo de Siqueira.
Rapresentação: a voz da rua.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
6. | gabriel Goersh de Carvalho Almeida.
Lugar sem nome.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
7. | Bianca Alves Dantas.
O Mundo pelos Olhos: Uma experiência audiovisual na cultura surda.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
8. | Bruno Paes Landim Braga.
Como se faz um Apocalipse Zumbi: a concepção da série Metade Calabresa.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
9. | Leticia Rodrigues Belo.
O Som Direto de Lana e Carol, Greta e Vestido Branco, Véu Grinalda.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
10. | Vinicius Rodrigues Pinheiro.
Sob o olhar da direção: proceso de realização do curta-metragem Riacho de Marcas.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
11. | Andressa Queiroz Medina.
Jasmim (curta-metragem de ficção).
2021.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
12. | Hannah Troccoli Vitorino Ximenes Ponte.
A Arte Existe Porque a Vida não Basta ou Processo em Pandemia: Inflexões Acerca da Produção de Sérgio Helle após o Lockdown de 2020.
2021.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
13. | Tiago Araújo Silva Barros.
Mulher Melancia: A figura feminina objetificada pelo olhar machista dos diretores da pornochanchada.
2021.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
14. | Isabele Alessandra Fernandes Lobão.
Ressonância de Memórias (roteiro de longa-metragem de ficção).
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
15. | Andressa Queiroz Medina.
Jasmin (curta-metragem de ficção).
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
16. | Carlos Davi dos Santos Siqueira.
Diversia (projeto transmidia).
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
17. | Julia Pierre Luz.
As produtoras independentes brasileiras: o caso do filme Inferninho.
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
18. | Rodrigo de Oliveira Ferreira.
A Surreal Viagem de El Guará.
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
19. | Vinicius Studart de Menezes.
"No Meio de Campo" um documentário sobre a polarização política nas eleições e a paixão da torcida brasileira na Copa do Mundo 2022.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
20. | Ana Carolina Rodrigues Lima.
Retalhos de Reminiscências: Mulheres que tecem sua identidade e bordam a memória do Crato.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
21. | Vivian Vasconcelos Frota Vitoriano.
A Representação da Ausência através da videoinstalação ET Japurá.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
22. | Iara Fortes Araujo.
Aurora: O Processo Criativo de uma Novela Infanto-Juvenil.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Iniciação científica |
1. | Lara Frota Sousa.
Unifor 360.
2019.
Iniciação Científica.
(Graduando em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza,
Fundação Edson Queiroz.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
2. | Gabriela Castro Câmara.
Unifor 360.
2019.
Iniciação Científica.
(Graduando em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza,
Fundação Edson Queiroz.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
3. | Pedro Emílio Themotheo Guilhon e Sá.
Toti: Uma ferramenta de realidade virtual para auxiliar no tratamento de pacientes..
2019.
Iniciação Científica.
(Graduando em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza,
Fundação Edson Queiroz.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
4. | Sávio Nunes de Sousa Fernandes.
Realidade Virtual Cinemática como Ferramenta para a Prevenção de Acidentes de Trânsito.
2019.
Iniciação Científica.
(Graduando em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza,
Fundação Edson Queiroz.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Orientações de outra natureza |
1. | Libia Pérez Rondón.
Nada, nido, nudo.
2013.
Orientação de outra natureza -
Escuela Internacional de Cine y Televisión.
Orientador: Marcelo Rodrigo Mingoti Muller.
Palavras-chave: longa-metragem; roteiro; roteiro cinematográfico. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Cuba/Espanhol; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Participação em bancas examinadoras | Participação em bancas de comissões julgadoras | Participação em eventos | Orientações em andamento |
Participação em bancas examinadoras |
Dissertações |
1. | MULLER, Marcelo Rodrigo Mingoti.
Participação em banca de
Vitor de Lerbo Carvalho.
Diamantes Brutos - Longa Metragem.
2016.
Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Lato Sensu em Roteiro para Cinema e Televisão)
-
Fundação Armando Álvares Penteado.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização |
1. | MULLER, Marcelo Rodrigo Mingoti.
Participação em banca de
Francisco Heládio Gonçalves Andrade Filho.
O Estilo Maneirista de Speed Racer (2008) e Scooby-Doo (2002): Direção, mise en scène e os elementos de desenho animado".
2021.
Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cinema e Audiovisual)
-
Centro Universitário 7 de setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação |
1. | ARNALDO, Rewald, Rubens; LUIZ, Dantas, et al.
Participação em banca de
Ricardo Mordoch.
Guia Empírico da Assistência de Direção.
2012.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior do Audiovisual)
-
Universidade de São Paulo.
Palavras-chave: assistência de direção; direção cinematográfica. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | ARNALDO, Rewald, Rubens; LUIZ, Dantas, et al.
Participação em banca de
Victor Rzepian.
Crônicas da Mortalha.
2014.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior do Audiovisual)
-
Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | SOUZA, João Batista Godoy de; MENDES, Eduardo Simões dos Santos et al.
Participação em banca de
Mariana Soares Andrade.
Narrativas Sonoras: Uma Investigação da Articulação entre o Som e a Imagem no Cinema de Lucrécia Martel.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior do Audiovisual)
-
Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; CODATO, Henrique et al.
Participação em banca de
Larissa Queiroz da Silva.
A Importância da Mulher na Música Cearense.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | FILHO, Glauber Santos Paiva; ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira et al.
Participação em banca de
André Luis Fonteles Ferreira.
Castelo de Papelão.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
6. | RUEDA, Carlos Velazquez; DIÓGENES, Eliane Vasconcelos et al.
Participação em banca de
Francisco Heladio G. Andrade Filho.
A Jornada do Alquimista de Aço.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
7. | GONÇALVES, Janayde de Castro; BRAGA, Mariana Fontenele et al.
Participação em banca de
Eduardo Horta Trovão.
Os Bastidores da Rádio Verdes: Um mergulho na jornada esportiva.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
8. | THERRIEN, Tiago de Sousa de; GONDIM, Raquel Viana et al.
Participação em banca de
Hellen Cristini Pereira Botelho e Araujo.
Ampulheta Viva: Aceitação da Morte como Arte.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
9. | THERRIEN, Tiago de Sousa de; GONDIM, Raquel Viana et al.
Participação em banca de
Hellen Cristini Pereira Botelho e Araujo.
Ampulheta Viva: Aceitação da Morte como Arte.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
10. | ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; FILHO, Glauber Santos Paiva et al.
Participação em banca de
Pedro Anderson Bezerra Pinheiro.
O Jiu Jitsu e Suas aplicações sociais em Fortaleza (curta-metragem).
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
11. | THERRIEN, Tiago de Sousa de; RUEDA, Carlos Velazquez et al.
Participação em banca de
Bruno Richardson Lisboa de Lima.
Fortaleza Escura.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
12. | JAGUARIBE, Ana Elisabete Freitas; GONDIM, Raquel Viana et al.
Participação em banca de
Mariana Florêncio Rubnes.
3%: Um Estudo de Recepção nos tempos da Netflix.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
13. | SAMPAIO, Aila Maria Leite; FILHO, Glauber Santos Paiva et al.
Participação em banca de
Thalia Felix de Meneses.
Vá e Veja (Roteiro de longa-metragem).
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
14. | SAMPAIO, Aila Maria Leite; FILHO, Glauber Santos Paiva et al.
Participação em banca de
Ivna Maria Montenegro Brabo.
Pintando o Set.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
15. | RUEDA, Carlos Velazquez; CODATO, Henrique et al.
Participação em banca de
Diego Villarin Araujo de Siqueira.
Rapresentação: a voz da rua.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
16. | OLIVEIRA, Daniel Tavares de; ELUARD, Max et al.
Participação em banca de
Sávio Nunes de Sousa Fernandes.
Websérie Dany Show.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
17. | OLIVEIRA, Daniel Tavares de; ELUARD, Max et al.
Participação em banca de
David Torquato Facó.
Websérie Dany Show.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
18. | ELUARD, Max; OLIVEIRA, Daniel Tavares de et al.
Participação em banca de
Juliana Alves de Melo Donato Araújo.
Websérie Dany Show.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
19. | CODATO, Henrique; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al.
Participação em banca de
Bruno Soares Bressam Fernandes.
Lugar sem Nome.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
20. | GONDIM, Raquel Viana; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al.
Participação em banca de
José Miguel Pinheiro Weingartner.
Lugar sem Nome.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
21. | OLIVEIRA, Daniel Tavares de; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al.
Participação em banca de
Maria Vanessa Morais Silva.
Entre 4 desejos.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
22. | DUARTE, Lis Paim; CÂMARA, Marcio Elísio Carneiro et al.
Participação em banca de
Pedro Emílio Themotheo Guilhon e Sá.
Construindo a sonoridade para filmes: os casos de Tommy Brilho e Oração ao Cadáver Desconhecido.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
23. | ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al.
Participação em banca de
Daniel Gurgel Ponte Fontenelle.
O Cinema de Quebec: a cultura representada nas telas.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
24. | LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes; JAGUARIBE, Ana Elisabete Freitas et al.
Participação em banca de
Lucas Santiago Rosa.
Percursos artísticos e técnicos no curta-metragem de animação 3D "Revide".
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
25. | FILHO, Glauber Santos Paiva; ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira et al.
Participação em banca de
Pedro Campos Maciel.
Lutadora.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
26. | FILHO, Glauber Santos Paiva; ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira et al.
Participação em banca de
Amanda Fernandes Bezerra.
Lutadora.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
27. | DIÓGENES, Eliane Vasconcelos; COLARES, Ana Cecília Pamplona Bedê et al.
Participação em banca de
Júlia Fernandes Pimenta Gaby Rocha.
O Processo de criação de um documentário: essa é pra você.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
28. | SAMPAIO, Aila Maria Leite; FILHO, Glauber Santos Paiva et al.
Participação em banca de
Vinicius Rodrigues Pinheiro.
Sob um olhar de direção: processo de realização do curta-metragem "Riacho de marcas".
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
29. | FILHO, Glauber Santos Paiva; BRAGA, Mariana Fontenele et al.
Participação em banca de
Bianca Alves Dantas.
O Mundo Pelos Olhos: Uma experiência audiovisual na cultura surda.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
30. | ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; GONDIM, Raquel Viana et al.
Participação em banca de
Gabriel Goersch de Carvalho Almeida.
Lugar sem Nome.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
31. | DUARTE, Lis Paim; CÂMARA, Marcio Elísio Carneiro et al.
Participação em banca de
Leticia Rodrigues Belo.
O Som direto de Lana & Carol, Greta e Vestido Branco, Véu e Grinalda.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
32. | JAGUARIBE, Ana Elisabete Freitas; DIÓGENES, Eliane Vasconcelos et al.
Participação em banca de
Bruno Paes Landim Braga.
Como se faz um Apocalipse Zumbi: a concepção da série Metade Calabresa.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
33. | OLIVEIRA, Daniel Tavares de; ELUARD, Max et al.
Participação em banca de
Aramir Pinto Bezerra.
A Culpa.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
34. | OLIVEIRA, Daniel Tavares de; DUARTE, Lis Paim et al.
Participação em banca de
Beatriz Oliveira Souza.
Longa estrada - roteiro para longa-metragem de ficção.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
35. | LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes; RUEDA, Carlos Velazquez et al.
Participação em banca de
Wilson Gonçalves de Araujo Junior.
A Dançarina de Potnia - Pesquisa Estética.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
36. | ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; ELUARD, Max et al.
Participação em banca de
Yago Santos Rodrigues.
Filhos do Mar: Arte em Quarentena.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
37. | RUEDA, Carlos Velazquez; DUARTE, Lis Paim et al.
Participação em banca de
Paulo Henrique Ximenes Pimentel.
Não Há Descanso para a Rainha dos Mortos.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
38. | RUEDA, Carlos Velazquez; ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira et al.
Participação em banca de
William Pedro de Almeida.
Análise da comunicação não verbal do filme coringa.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
39. | LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes; ALCANTARILLA, Isaac Pipano et al.
Participação em banca de
Felipe Negreiros de Vasconcelos.
Tecnologia e Sensibilidade.
2021.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
40. | JAGUARIBE, Ana Elisabete Freitas; DUARTE, Lis Paim et al.
Participação em banca de
Tiago Araújo Silva Barros.
Mulher Melancia: A figura feminina objetificada pelo olhar machista dos diretores da pornochanchada.
2021.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
41. | OLIVEIRA, Daniel Tavares de; DUARTE, Lis Paim et al.
Participação em banca de
João Vitor Ribeiro de Abreu.
O Desconhecido - roteiro de longa-metragem de ficção.
2021.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
42. | OLIVEIRA, Daniel Tavares de; DUARTE, Lis Paim et al.
Participação em banca de
Rodrigo Tabosa Facundo.
Talassofobia - Roteiro de longa-metragem de ficção.
2021.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
43. | GONDIM, Raquel Viana; ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira et al.
Participação em banca de
Vinícius de Aquino Barreto.
A situação atual das políticas públicas do audiovisual no Brasil.
2021.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
44. | ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; RUEDA, Carlos Velazquez et al.
Participação em banca de
Maria Estefany Ferreira de Sá.
Accumbens: A música no esporte (documentário).
2021.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
45. | RUEDA, Carlos Velazquez; ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira et al.
Participação em banca de
Yan Machado Bessa.
Accumbens: A música no esporte (documentário).
2021.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
46. | ROSA, Almir Antonio; MELLO, Cecilia Antakly de et al.
Participação em banca de
Demer Oyakawa, Henrique Jacinto, Hyun Woo No e Rodrigo Lima.
A Hora do Rei.
2021.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior do Audiovisual)
-
Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
47. | DUARTE, Lis Paim; HELENA, Adriana et al.
Participação em banca de
Hannah Troccoli Vitorino Ximenes.
A Arte Existe Porque a Vida não Basta ou Processo em Pandemia: Inflexões Acerca da Produção de Sérgio Helle Após o Lockdown de 2020.
2021.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
48. | ALCANTARILLA, Isaac Pipano; DUARTE, Lis Paim et al.
Participação em banca de
Mariana Monteiro Maicy.
O Avesso das Imagens: O estatuto cinematográfico na era do controle e vigilância contemporâneas.
2021.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
49. | DUARTE, Lis Paim; ALCANTARILLA, Isaac Pipano et al.
Participação em banca de
Nathan Ary de Souza Farias.
Olhos Abertos (filme ensaio).
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
50. | ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; ELUARD, Max et al.
Participação em banca de
Jamille Ellen Nogueira da Rocha.
Familiaris (documentário).
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
51. | RUEDA, Carlos Velazquez; MOURA, Maira Maia et al.
Participação em banca de
Amanda Monteiro Fernandes.
Euphoria e o Cinema como Coadjuvante do Fenômeno Adultecente.
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
52. | LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes; ALCANTARILLA, Isaac Pipano et al.
Participação em banca de
Felipe Negreiros de Vasconcelos.
Entorno (animação).
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
53. | DIÓGENES, Eliane Vasconcelos; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al.
Participação em banca de
Andressa Queiroz Medina.
Jasmin (curta-metragem).
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
54. | LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al.
Participação em banca de
Isabele Alessandra Fernandes Lobão.
Ressonância de Memórias (roteiro de longa-metragem).
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
55. | ALCANTARILLA, Isaac Pipano; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al.
Participação em banca de
Carlos Davi dos Santos Siqueira.
Diversia (projeto transmidia).
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
56. | JAGUARIBE, Ana Elisabete Freitas; GONDIM, Raquel Viana et al.
Participação em banca de
Julia Pierre Luz.
As produtoras independentes brasileiras: o caso do filme Inferninho.
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
57. | ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al.
Participação em banca de
Rodrigo de Oliveira Ferreira.
A Surreal Viagem de El Guará.
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
58. | ALCANTARILLA, Isaac Pipano; FILHO, Glauber Santos Paiva et al.
Participação em banca de
Davi Jaguaribe de Almeida.
O processo criativo de "Quem Sabe Nesse Carnaval".
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
59. | LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al.
Participação em banca de
Matheus Pinheiro de Carvalho.
Caçadores de areia (curta-metragem de animação).
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
60. | FILHO, Glauber Santos Paiva; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al.
Participação em banca de
Bruno Cavalcante de Araújo.
Poder Completo (roteiro).
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
61. | ALCANTARILLA, Isaac Pipano; MAIA, Natália Mendes et al.
Participação em banca de
Alian de Souza Minerva.
Fora da Memória.
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
62. | PIRES, Andreia Moreira; LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes et al.
Participação em banca de
Pedro Victor Praxedes Ferreira.
Nerd: do awkward ao mainstream.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
63. | BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira; FILHO, Glauber Santos Paiva et al.
Participação em banca de
Yandre Rodrigues Cavalcante de Oliveira.
Ricardo e o Barqueiro.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
64. | LIBERATO, Francisco Kaleo Mendes; ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira et al.
Participação em banca de
Pedro Henrique Simão.
O Cristal da Floresta (jogo/ animação).
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
65. | ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al.
Participação em banca de
Caio Eduardo Pinto Felix Diogo de Siqueira.
Além da Nudez: os diferentes corpos que performam online.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
66. | ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira; SILVA, Jari Vieira et al.
Participação em banca de
Thamilis Barbosa da Silva.
Sexualidade na palma da mão.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
67. | FILHO, Glauber Santos Paiva; ELUARD, Max et al.
Participação em banca de
Lincoln Chagas Falcão.
Transições.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
68. | COSTA, Joice Scavone; FILHO, Glauber Santos Paiva et al.
Participação em banca de
Igor Braga Nogueira.
Continuidade Cinematográfica: As mudanças, seus teóricos e realizadores.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
69. | ALCANTARILLA, Isaac Pipano; DUARTE, Lis Paim et al.
Participação em banca de
Vinicius Studart de Menezes.
"No Meio de Campo" um documentário sobre a polarização política nas eleições e a paixão da torcida brasileira na Copa do Mundo 2022.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
70. | PIRES, Andreia Moreira; CRUZ, Danielle Maia et al.
Participação em banca de
Ana Carolina Rodrigues Lima.
Retalhos de Reminiscências: Mulheres que tecem sua identidade e bordam a memória do Crato.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
71. | DUARTE, Lis Paim; ALCANTARILLA, Isaac Pipano et al.
Participação em banca de
Vivian Vasconcelos Frota Vitoriano.
A Representação da Ausência através da videoinstalação ET Japurá.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
72. | BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira; OLIVEIRA, Daniel Tavares de et al.
Participação em banca de
Iara Fortes Araujo.
Aurora: O Processo Criativo de uma Novela Infanto-Juvenil.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em bancas de comissões julgadoras |
Concurso público |
1. | MOREIRA, Roberto Franco; SIMÕES, Cibele Forjaz et al.Contratação de Professor Doutor na área de Direção de Atores.
2016.
Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | VASCONCELOS, Diego Hoefel de; DUARTE, Lis Paim et al.Banca para professor de Edição e Montagem para Cinema e Audiovisual no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará.
2023.
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Outras participações |
1. | MULLER, Marcelo Rodrigo Mingoti. XXVI Festival del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana. Jurado categoria documentário..
2004.
Festival del Nuevo Cine Latinoamericano.
Palavras-chave: documentário. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos. Referências adicionais: Cuba/Espanhol. |
2. | MULLER, Marcelo Rodrigo Mingoti. Prêmio Estímulo de Cultura.
2012.
Prefeitura do Município de Jundiai.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | DUARTE, Lis Paim; ELUARD, Max et al.Mostra Cenas de Quarentena.
2020.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em eventos |
1. | .
2006.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
2. | Estilo em Realidade Virtual Cinemática: do Tableau à Decupagem.
2022.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
3. | Avatares e Hologramas: Poéticas dos Corpos em Realidade Virtual.
2023.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
4. | Estilo Cinematográfico em Filmes de Cinema de Realidade Virtual.
2023.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
5. | Comunicação "El Indio Fernandez e a Tradição do Cinema Latinoamericano".
2004.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: México/. |
6. | Acompanhamento de projeto da EICTV.
2005.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Argentina/. |
7. | O Som no roteiro: observação das estratégias na descrição da banda sonora nos roteiros dos filmes brasileiros contemporâneos.
2009.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/. |
8. | .
2009.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/. |
9. | .
2011.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/. |
10. | Diversia (projeto transmidia).
2022.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/. |
11. | Cupuaçu- Pitch para co-produção internacional.
2009.
(Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/. |
12. | Estrategias da direção cinematográfica: um estudo sobre a realização de um curta-metragem de ficção da grade curricular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de Los Baños- Cuba.
2008.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.jornadappgcom.rg3.net.. |
13. | Cupuaçu, longa-metragem de ficção.
2010.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: México/. |
14. | A construção da mise en scène: um olhar sobre a direção como processo.
2012.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
15. | .
2012.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
16. | Propaganda e Cinema Publicitário.
2011.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
17. | A Experiência Cubana na Escola de Cinema EICTV.
2011.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
18. | Caminho das Co-produções Argentino-Brasileiras. Estudo de Casos.
2013.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
19. | Cinema pela Verdade - Infância Clandestina.
2013.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.facebook.com/FestivalCinemaPelaVerdade. |
20. | Pitching de Confinados.
2014.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
Orientações em andamento |
Mestrado |
1. | Carlos Henrique Braga Oliveira.
POR UMA POÉTICA E UMA POLÍTICA DA SOMBRA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DESENHO EXPANDIDO.
Início: 2023.
Dissertação (Mestrado em Artes)
-
Universidade Federal do Ceará,
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
(Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Produção artística/cultural | Orientações concluídas | Dados complementares |
Total | |
Produção bibliográfica | 12 |
Trabalhos em eventos | 10 |
Completos | 8 |
Resumos | 1 |
Livros e capítulos | 2 |
Livros publicados ou organizados | 1 |
Capítulos de livros publicados | 1 |
Total | |
Produção técnica | 9 |
Trabalhos técnicos | 1 |
Demais tipos de produção técnica | 8 |
Total | |
Produção artística/cultural | 17 |
Total | |
Orientações concluídas | 27 |
Graduação | 22 |
Iniciação científica | 4 |
Orientações de outra natureza | 1 |
Total | |
Dados complementares | 100 |
Participação em bancas examinadoras | 74 |
Participação em bancas de comissões julgadoras | 5 |
Participação em eventos | 20 |
Orientações em andamento | 1 |
Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor. |
Última atualização do CV em 31/07/2024 - 11:15 |