Curriculum Vitae

Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisa
Prêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeMárcia Maria Alves Pereira Osório de Castro
Nome em citações bibliográficasOsório, Márcia
Endereço profissionalIntermidia Instituto de Pesquisa.
Av. Santos Dumont, 2828
Aldeota
60150161 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (085) 34361185 Fax: (085) 32651290
URL da Homepage: intermediapesquisa.com.br
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2004 - 2006 Mestrado em Psicologia.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: O consumo do luxo: seus significados para os jovens de Fortaleza, Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Regina Heloísa Mattei de Oliveira Maciel.
Palavras-chave: luxo consumo jovens prazer.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
1993 - 1994 Especialização em Filosofia e Epistemologia da Psicologia. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: Isento. Ano de finalização: 1994.
1988 - 1989 Especialização em Educação Especial- Deficiência mental. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: -. Ano de finalização: 1989.
Orientador: -.
1978 - 1983 Graduação em Psicologia.
Título: -.
Orientador: -.
Voltar

Formação complementar
2010 - 2010Programa de Formação Docente. (Carga horária: 15h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2004 - 2004 Extensão universitária em Filosofia e Ética na Ação Docente. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2004 - 2004Oficina de Capacitação da Ferramenta SISEM. (Carga horária: 8h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2001 - 2001 Extensão universitária em Didática. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1997 - 1997 Extensão universitária em Português Instrumental. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1997 - 1997Seminário: Hermenêutica e Reflexão. (Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1985 - 1985Avaliação e Diagnóstico. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Educação do Maranhão, SEDUC, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Intermidia Instituto de Pesquisa, INTERMÍDIA, Brasil.
Vínculo institucional
1993 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Diretora de projetos
Atividades
1993 - AtualDireção e administração, Intermídia Instituto de Pesquisa, .
Cargo ou função
Diretora de projetos.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
1987 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente 4, Carga horária: 40
Atividades
2/2008 - AtualAtividades de Participação em Projeto, Centro de Ciências Humanas, .
Projetos de pesquisa
Subjetivações Contemporâneas: um estudo através do consumo de GUIAS de comportamento e de estilo das revistas femininas. (PARECER Nº. 140/2008 - UNIFOR)
2/2004 - AtualEnsino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Psicologia Geral e da Comunicação
Pesquisa em Publicidade e Propaganda
2/1997 - AtualConselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Conselho de Centro (CONCENTRO).
Cargo ou função
Conselheira.
8/1987 - AtualEnsino, Psicologia, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Teorias Psicológicas I
Psicologia Aplicada ao Excepcional
Teorias e Técnicas Psicoterápicas II
Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica
Teorias da Personalidade II
Teorias da Personalidade I
2/1997 - 1/2004Direção e administração, Centro de Ciências Humanas - Coordenadora do Curso de Psicologia, .
Cargo ou função
Coordenador de Curso.
1999 - 2003Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).
Cargo ou função
Conselheira.
2/2001 - 6/2001Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Especialização.
Disciplinas ministradas
Pesquisa em Publicidade e Propaganda
2/1999 - 6/1999Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Especialização.
Disciplinas ministradas
Pesquisa em Comunicação Publicitária
2/1991 - 1/1997Direção e administração, Centro de Ciências Humanas - Supervisora do NUSPA, .
Cargo ou função
Chefe de Departamento.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional
2010 - 2010 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Outras informaçõesAssessoria nas diversas etapas de planejamento e execução do Censo Demográfico 2010
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional
1998 - 1998 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora Convidada
Atividades
2/1998 - 6/1998Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização.
Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento
Instituto de Previdência do Estado do Ceará, IPEC-CE, Brasil.
Vínculo institucional
1986 - 1987 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga
Atividades
6/1986 - 3/1987Serviços técnicos especializados , Programa de Assistência ao Excepcional, .
Serviço realizado
Psicóloga.
Centro de Vivência, CV, Brasil.
Vínculo institucional
1986 - 1987 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga
Atividades
3/1987 - 12/1987Serviços técnicos especializados , Núcleo de Consultoria, .
Serviço realizado
Consultora Organizacional.
8/1986 - 12/1987Serviços técnicos especializados , Centro de Vivência, .
Serviço realizado
Psicóloga.
Secretaria de Educação do Maranhão, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional
1986 - 1986 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora Convidada
Atividades
5/1985 - 7/1986Serviços técnicos especializados , Centro de Educação Especial, .
Serviço realizado
Psicóloga da Equipe de Avaliação e Diagnóstico.
2/1986 - 6/1986Ensino, Habilit. Deficiência Mental e Deficiência Auditiva, Nível: Aperfeiçoamento.
Disciplinas ministradas
Psicologia do Deficiente Auditivo
Psicologia Evolutiva
Secretaria de Educação do Estado do Ceará, SEDUC-CE, Brasil.
Vínculo institucional
1986 - 1986 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga
Atividades
9/1986 - 12/1986Serviços técnicos especializados , Setor de Triagem e Diagnóstico da Coordenação de Educação Especial, .
Serviço realizado
Psicóloga.
Instituto do Comportamento, INCONS, Brasil.
Vínculo institucional
1985 - 1986 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica
Atividades
5/1985 - 7/1986Serviços técnicos especializados , INCONS, .
Serviço realizado
Psicóloga Clínica.
Centro de Desenvolvimento Humano, CDH, Brasil.
Vínculo institucional
1984 - 1984 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicoterapeuta
Mesbla Loja de Departamentos S/A, MESBLA, Brasil.
Vínculo institucional
1983 - 1984 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40

Voltar

Projetos de Pesquisa
2008 - 2008Subjetivações Contemporâneas: um estudo através do consumo de GUIAS de comportamento e de estilo das revistas femininas. (PARECER Nº. 140/2008 - UNIFOR)
Descrição: Investigar de que maneira as revistas femininas segmentadas como ?guias? de estilo de vida ou de comportamento, evidenciam os dispositivos veiculados pela sociedade de consumo, analisando também de que modo suas leitoras percebem e dão significado às estas produções em suas vidas cotidianas. Identificar as revistas segmentadas pelas editoras como guia de estilo de vida e comportamento veiculadas no período de 2008 a 2010.
Verificar os conteúdos veiculados nas revistas relacionando-os valores impostos pela atual sociedade de consumo. Identificar os hábitos de leitura e consumo destas revistas.
Conferir as razões e motivos pelos quais as leitoras lêem estas revistas. Verificar como as leitoras apreendem ou/e dão significados aos conteúdos presentes nas revistas, de modo implícito ou explícito. Verificar se as revistas influenciam ou não de algum modo a vida cotidiana das leitoras. Observar se existem diferenças significativas em função das classes econômicas das leitoras (A/B e C/D do Critério Econômico Brasil)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro - Coordenador.
.
Voltar

Prêmios e títulos
20043º LUGAR no IV Encontro de Iniciação à Docência, Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. Osório, Márcia. A investigação da subjetivdade do adolescente através da técnica de discussão em grupo: um estudo de caso. In: III Seminário de Teses e Pesquisas da UFC, 2002, Fortaleza. III Seminário de Teses e Pesquisas da UFC. Fortaleza : Universidade Federal do Ceará - UFC, 2002.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
2. BARROS, A. C. T.; Osório, Márcia. Pulsão e Transferência: A Transmissão da Psicanálise em Sala de Aula.. In: XIII Encontro de Iniciação à Docência, 2013, Fortaleza. XIII Encontro de Iniciação à Docência, 2013.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
3. COSTA1, A. V. F.; Osório, Márcia. MOVIMENTO ESTUDANTIL: UMA ANÁLISE DE GRUPO. In: XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2013, Fortaleza. XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2013.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
4. BEZERRA, M. L.; Osório, Márcia. Identificar a contribuição do Psicólogo para pacientes oncológicos a partir do ponto de vista da equipe multidisciplinar. In: XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2013, Fortaleza. XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2013.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
5. PAIVA, R. F. A.; Osório, Márcia. O Mal-Estar na Educação. In: XIII Encontro de Iniciação à Docência, 2013, Fortaleza. XIII Encontro de Iniciação à Docência, 2013.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
6. COLARES, C. C.; FREITAS, M. D. C.; Osório, Márcia. Influência da arte no processo de aprendizado da psicanálise. In: XIV Encontro de Iniciação à Docência, 2014, Fortaleza. XIV Encontro de Iniciação à Docência, 2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
7. MATOS, T. N. F.; VASCONCELOS, A. C. M.; Osório, Márcia. A Percepção de psicólogos sobre pacientes que amam demais. In: XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2014, Fortaleza. XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
8. ALVES, A. G. A.; Osório, Márcia. Uma experiência metodológica: aprendizagem através do estudo de caso em Psicanálise. In: XIV Encontro de Iniciação à Docência, 2014, Fortaleza. XIV Encontro de Iniciação à Docência, 2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
9. KOOIJMAN, M. L.; CARVALHO, N. S.; PO., T. C. M. C. C. et al. O DEFRONTE DA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA ACADÊMICA AOS ALUNOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE PSICOLOGIA. In: XIV Encontro de Iniciação à Docência, 2014, Fortaleza. XIV Encontro de Iniciação à Docência, 2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
10. GRANGEIRO, R. M.; Osório, Márcia. 'Espelho, espelho meu, existe alguém mais gorda do que eu? A distorção de imagem corporal na Bulimia Nervosa. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2015, Fortaleza. XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2015.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
11. ANGELIM, C. P.; ANGELIM, J. P.; Osório, Márcia. 'INTELIGENTE COMO O PAPAI, BONITA COMO A MAMÃE: UM ESTUDO SOBRE GÊNEROS'. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2015, Fortaleza. XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2015.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
12. PRACA, S. O. C.; Osório, Márcia. O BALANCO DAS REDES VIRTUAIS: a percepção dos pais sobre a nova brincadeira tecnológica de seus filhos. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2015, Fortaleza. XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2015.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
13. MEDRADO, K. A.; MONTENEGRO, D. G.; ARAUJO, L. R. et al. 'A função do monitor: Uma interface entre metodologias ativas, arte e aprendizagem.'. In: XV Encontro de Iniciação à Docência (ISSN: 21755396), 2015, Fortaleza. XV Encontro de Iniciação à Docência, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
14. COLARES, C. C.; Osório, Márcia. DO BEIJINHO NO OMBRO A UMA VICISSITUDE DA PULSÃO O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. In: XV Encontro de Iniciação à Docência (ISSN: 21755396), 2015, Fortaleza. XV Encontro de Iniciação à Docência, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
15. LINHARES, M. R. C.; Osório, Márcia. A CONTRIBUIÇÃO DOS FILMES DE EDUARDO COUTINHO PARA OS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE PSICOLOGI. In: XV Encontro de Iniciação à Docência, 2015, Fortaleza. XV Encontro de Iniciação à Docência, 2015.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários

Capítulos de livros publicados
1. Osório, Márcia; SAMPAIO, P. P.. Grupos Focais: O olhar adolescente sobre temas sociais.. In: Tassigny Mônica M; Sampaio Patrícia P.. (Org.). Temas em Psicologia I: Experiências em Pesquisa. - ed. Fortaleza, 2010, v. , p. 93-114.
Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Grupo Focal; Subjetividade; Adolescência; Contemporânea.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: -; ISBN: 9788598876542.
2. Osório, Márcia; SILVA, B. L. C.; PIRES, L. L. R. et al. ?Passeei no tempo, caminhei nas horas?: O adiamento da celebração do casamento e suas repercussões entre as noivas durante a pandemia do Covid-19.. In: Letícia Leite Bessa; Marcia Frezza, Cláudia Santos Jardim, Alessandra Carlos Alcântara. (Org.). Estágio Básico em Psicologia: Relatos de experiências, reflexões e afetos. 1 ed. Fortaleza, 2023, v. 1, p. 207-223.
Palavras-chave: Grupo Focal; Tempo; Pesquisa Qualitativa; Jovens.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9786555566680.

Produção técnica

Processos ou técnicas
1. Osório, Márcia. Moderadora de Grupo Focal. 2014.
Palavras-chave: Grupo Focal.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Pesquisa de Satisfação - Minha Casa Minha Vida / GERCON- UFC; Disponibilidade: Restrita; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: CNPq.
Moderadora do Grupo Focal aplicado no dia 22 de março de 2014 com os moradores do Condomínio Santo Agostinho, do programa "Minha Casa Minha Vida", em Fortaleza- Ce. Esta pesquisa pertencente ao GERCON-UFC, sob a coordenação do prof. Dr. José de Paula Barros Neto.

Trabalhos técnicos
1. Osório, Márcia. Avaliadora dos Painéis do XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, dentro das Atividades do III MUNDO UNIFOR. 2007.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Avaliadora dos Painéis do XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa; Disponibilidade: ; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza ? UNIFOR.
2. Osório, Márcia. Avaliadora de painel no XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor. 2012.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Disponibilidade: .
3. Osório, Márcia. Moderadora de Grupo Focal. 2014.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Pesquisa de Satisfação - Minha Casa Minha Vida; Disponibilidade: ; Cidade: Sobral; Inst. promotora/financiadora: GERCON- UFC.

Demais tipos de produção técnica
1. Osório, Márcia. A investigação da subjetivdade do adolescente através da técnica de discussão em grupo: um estudo de caso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal do Ceará - UFC; Cidade: Fortaleza; Evento: III Seminário de Teses e Pesquisas da UFC; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará - UFC.
2. Osório, Márcia. Psicologia e Publicidade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza ? UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Evento: I Jornada de Psicologia - Psicologia em Ação: áreas de atuação do psicólogo; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza ? UNIFOR.
3. TOMAZ, A. L. C.; Osório, Márcia. A psicanálise e sua transmissão: é possível ensinar psicanálise psicanaliticamente?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Evento: IV Encontro de Iniciação à Docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
4. FERNANDES, R.; MUNIZ, G.; GRANGEIRO, J. et al. Personalidade de Marca: O Caso BRADESCOMPLETO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Evento: XIV Encontro de Iniciação à Pesquisa; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
5Osório, Márcia. A técnica da discussão em grupo na pesquisa de marketing. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: dias; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 3; Local: Universidade de Fortaleza ? UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza ? UNIFOR.
DENTRO DAS ATIVIDADES DO V ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR.
6Osório, Márcia. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2012. (Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
7Osório, Márcia. Coordenadora de Sessão no XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa. 2007. (Coordenadora de Sessão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Coordenadora de Sessão no XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa; Local: Universidade de Fortaleza ? UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza ? UNIFOR.
Coordenadora de Sessão no XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa.

Orientações concluídas

Graduação
1. Rachel Gradvohl de Macêdo. Vaidade masculina: o homem como novo nicho de mercado. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Lívia Veras Medeiros. Marcas próprias: a percepção das consumidoras de Fortaleza. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Priscila Rodrigues Joca. A percepção da imagem do caderno buchicho perante o público leitor jovem do jornal O Povo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Luara Figueiredo Rodrigues Pinheiro. A influência da mídia na moda dos adolescentes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Moema Mesquita da Silva Braga. Campanhas da Natura: a comercialização do bem-estar, uma nova tendência de marketing do século XXI. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Patriolino Ribeiro de Souza Neto. DIGA-ME QUAL TEU LUXO QUE TE DIREI QUEM ÉS: as percepções e motivações das consumidoras Daslu em Fortaleza. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Thais Maria Coutinho. O comportamento de consumo simbólico: ao ato de presentear como forma de comunicação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
8. Thiago Oliveira Félix. O consumo de veículo 4x4 de luxo em Fortaleza. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
9. Ana Virgínia Oliveira Pinheiro Sales. A identidade da marca Nestlé no processo decisório de compra para mães de crianças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
10. Bruna Diógenes Macedo Lopes. Estudo sobre fidelização de clientes dos supermercados Pão-de-Açúcar: Cartão Mais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
11. Tiago Lourenço Costa Silva Santos. O consumo de automóveis de luxo e seus estilos de vida. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
12. Isabele Lunguinho Barbosa. Estratégias de comunicação e de marketing de relacionamento para manutenção de cliente: o caso Cecomil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
13. Juciana Bonavides Miranda. O prazer da novidade: um estudo sobre o consumo atual de bares e restaurantes em Fortaleza. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
14. Márcia Cabral Fernandes. O marketing e a responsabilidade ambiental: case Natura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
15. Milena Costa Castelo Branco. A mudança na embalagem de um produto e sua influência na percepção do consumidor: o caso da nova embalagem da gelatina Royal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
16. Ticianne Freitas Ribeiro. A importância da identidade na construção da imagem de marca: o caso das lojas esplanada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
17. Renata Ferreira Lopes. Cultura de consumo e religião: o caso do jornal Folha Universal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
18. Débora Barroso Martins. O luxo está no ar: o consumo acessível de perfumes para as consumidoras de Fortaleza. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
19. Camila Carneiro Holanda. EFEITO CHOCOLATE: o papel do apelo sexual como argumento persuasivo na propaganda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
20. Ana Guimarães Tavares. Ter para ser ou ser para ter? A democratização do luxo através da publicidade e da pirataria. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
21. Ariela Aguiar Gomes da Silva. Ipod: Eu posso! O consumo de luxo entre os jovens. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Palavras-chave: luxo; luxo consumo jovens prazer; Tecnologia.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
22. Eduardo Castro Alves Câmara. O luxo personalizado: Um olhar sobre os serviços personalizados em Fortaleza. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
23. Kélvia Costa Segundo. O Ideal de felicidade através do consumo de remédios: o caso do Forteviron. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
24. Paula Tássia Albuquerque Cavalcante. Dietas em revistas: A magreza como referencial do corpo ideal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
25. Gabriel Baquit de Paula Costa. Camisetas, ironias e Comunicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Palavras-chave: Consumo; Grupo Focal; Camiseta.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
26. Ariana de Oliveira melo. Consumo e percepção dos produtos tecnológicos na classe C. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Palavras-chave: Consumo; Jovens; Tecnologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
27. Thiago Ribeiro da Silva. Marketing Ambienta;L estudo sobre a percepção dos consumidores da marca Osklen. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Palavras-chave: Marketink Ambiental; Consumo; Grupo Focal.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
28. Débora Saraiva Corrêa. A divulgação dos ideais de consumo na mídia: estudo sobre a tatuagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Palavras-chave: Jovens; mídia; Consumo; Tatuagem.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
29. Juliana Castro Grangeiro. Os ideais do amor representados nas revistas contemporâneas: análise da revista Gloss. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Palavras-chave: Revistas; Consumo; Amor; Jovens.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
30. Pammela Karine Pinheiro Andrade. O Uso do CRM como ferramenta de fidelização das consumidoras de varejo de moda em Fortaleza. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Palavras-chave: Varejo; Felicidade; Fidelização.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
31. Paulo Henrique Araújo de Holanda. O Consumo na sociedade pós-moderna: Ipod como instrumento na formação de redes sociais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Palavras-chave: comunicação; Consumo; Jovens; Tecnologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
32. Erika Ribeiro Albuquerque. "Homens não querem olhar para homens Nus"?: Percepção masculina sobre os anúncios das cuecas JBS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
33. Joana Laprovitera Teixeira. O impacto que as embalagens causam nas consumidoras do mercado de luxo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
34. Liliane Aparecida Feitosa Pereira. A publicidade dos iogurtes funcionais: O impacto da campanha do iogurte Activia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Palavras-chave: Felicidade; Grupo Focal; Consumo; Alimentação; Mal estar.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
35. Sarah Maria de Oliveira. O Surdo como receptor: A propaganda como meio de inclusão/exclusão social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Palavras-chave: Necessidades especiais; mídia; comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais; Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
36. Raquel Amarante de Araújo. O Comportamento dos motoristas no trânsito de Fortaleza: a percepção sobre a campanha "Vira, vira" do Detran. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Palavras-chave: comunicação; Trânsito; Campanha; Detran.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
37. Amanda Lima Queiroz. Luxo e Consumo na tribo dos forrozeiros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Palavras-chave: Consumo; Grupo Focal; luxo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
38. Ticiana Maia Barbosa. Midia Indoor: O impacto entre os consumidores de Fortaleza. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
39. Eric Guimarães Barbosa. Pesquisa de Mercado: Sua relevância para elaboração de campanhas e planos de mkt em Fortaleza. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
40. Bruna da Silva Campos. Representação Social do Consumo de Maquiagem: A percepção das consumidoras de Fortaleza. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
41. Daiane Bernardes Lima. Guarda Compartilhada: A percepção dos Operadores do Direito sobre a contribuição dos psicólogos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Palavras-chave: Guarda Compartilhada; Psicologia; Percepção.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
42. Erica Medeiros Costa. A Mulher e o seu Tempo: Sentimentos, significados e expectativas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Palavras-chave: Consumo; Contemporânea; Tempo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
43. Silvana de Oliveira Costa Praça. O Uso exagerado de tecnologias entre os Jovens: A percepção dos pais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Palavras-chave: Consumo; Jovens; Tecnologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
44. Jade Medina Guimarães de Oliveira. Inbound Marketing e Outbound Marketing: Duas estratégias que dialogam na comunicação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
45. Thais Vale Freire. "Um look vale miais que mil palavras?: Valores pessoais e o envolvimento com moda em jovens consumidores de Fortaleza. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Márcia Maria Alves Pereira Osório de Castro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em bancas de comissões julgadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Participação em banca de Priscylla Brasileiro Capistrano BEzerra. Técnicas de posicionamento e políticas de comunicação do Café Santa Clara. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Participação em banca de Juciana Silva Pessoa. A imagem da marca OI para o público jovem de Fortaleza. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Participação em banca de Tâmara Reis Leite. O garoto propaganda e a marca: um estudo do processo de associação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Participação em banca de Antônio Carlos de Magalhães Portela Filho. Campanha de incentivo à manutenção do Projeto Novos Triathlon. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Participação em banca de Marcela Miranda Montenegro de Almeida. Egonomia: um estudo de caso da revista Você S/A. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Participação em banca de Rachel Palácio Frota. Humor na propaganda de cerveja. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Participação em banca de Erismar Maia Pureza. O blog como mensagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Participação em banca de Thatia Novais Dias Pepino. Análise da percepção de uma embalagem com relação às cores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Participação em banca de Larissa Macedo Pereira. Imagens femininas e publicidade: anos 60, 80 e 90. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Participação em banca de Lia Cunha Bastos. Um sonho de valsa: análise da inflência da embalagem no processo decisório do consumidor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Participação em banca de Adrya Kellen Neves Feitosa Cavalcante Mota. Processos de interatividade entre mídia e moda: As novelas da Globo e a revista Manequim. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Participação em banca de Ana Carolina Bezerra Bittencourt. Publicidade segmentada: Uma análise do meio Revista. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Segmentação; Classe C; Revistas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. CAMPOS, Marília Romero; CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Participação em banca de Diana Baratta. "Visa: Porque a vida é agora. A Publicidade e os ideais de consumo da sociedade contemporânea. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Consumo; Felicidade; Mal estar.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Participação em banca de Juliana Bezerra Vasconcelos. Muito além do consumo: A utilização de supermercados e hipermercados como opção de lazer na cidade de Fortaleza. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Consumo; Lazer; comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. CAMPOS, Marília Romero; TROCCOLI, Grace et al. Participação em banca de Sofia Batista Ferraz. Se esse corpo fosse meu: Uma análise da representação do corpo veiculada pela revista Boa Forma. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. CAMPOS, Marília Romero; ARAÚJO, Alessandra Oliveira et al. Participação em banca de Hanna Beatriz Rocha Negrão. Os blogs aliados à publicidade: a influência dos blogs de maquiagem sobre suas leitoras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. ARAÚJO, Alessandra Oliveira; FREIRE, Eduardo Nunes et al. Participação em banca de Bárbara Karísia de Sousa Ferraz. Tempo, Tempo, Tempo: seus significados e efeitos no Trabalho do Jornalista na Atualidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social- Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. BOUTy, Alessandra Marinho; ALCÂNTARA, Alessandra Calos et al. Participação em banca de Rayana Coelho Alves da Costa. Posto, logo existo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. SENA, Cláudio; CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Participação em banca de Naiana Furlanetti Barros Machado. As Telenovelas e sua influência em propagar destinos turísticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em bancas de comissões julgadoras

Outras participações
1. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Membro da Comissão de Entrevistadores na Seleção para o Curso Adicional - Especialização em Educação Especial em São Luís - MA. 1987.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Membro da Banca de Seleção de Seleção para as Disciplinas Exames Psicológicos I e II do Curso de Psicologia. 1989. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Membro da Banca de Seleção de Professores para a Disciplina Sistemas e Teorias em Psicologia I do Curso de Psicologia. 1991. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Membro da Banca de Seleção para Monitor da Disciplina de Epistemologia da Psicologia I do Curso de Psicologia. 2001. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Membro da Banca de Seleção para Monitor da Disciplina Teorias e Técnicas Psicoterápicas III do Curso de Psicologia. 2001. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Membro da Banca de Seleção para Monitor da Disciplina de Psicopatologia III do Curso de Psicologia. 2001. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Membro da Banca de Seleção para Monitor da Disciplina de Psicologia Institucional do Curso de Psicologia. 2001. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Membro da Comissão de Professores do Curso de Psicologia para Avaliar Pedido de Aproveitamento Excepcional de Estudos da Disciplina Estágio Supervisionado em Clínica III. 2002. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de. Membro da Comissão de Professores do Curso de Psicologia para Avaliar Pedido de Aproveitamento Excepcional de Estudos da Disciplina Atividades Práticas I. 2002. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. CAVALCANTE, Roberta Maria Fernandes; TAVARES, Maria da Conceição Rosendo et al.Presidente da Comissão de Professores do Curso de Psicologia para Avaliar a Prova de Monitoria Volutária da Disciplina Teorias Psicológicas I. 2005. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. CAMPOS, Marília Romero; ALCÂNTARA, Alessandra Calos et al.Membro da Comissão de Professores do Curso de Publicidade de Propaganda para Avaliar a Prova de Monitoria da Disciplina Comportamento do Consumidor. 2005. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. TAVARES, Maria da Conceição Rosendo; LIMA, Maria Celina Peixoto et al.Presidente da Comissão de Professores do Curso de Psicologia para Avaliar a Prova de Monitoria da Disciplina Teorias Psicológicas I. 2006. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. LIMA, Maria Celina Peixoto; TEIXEIRA, Leônia Cavalcante et al.Membro da Comissão de Professores do Curso de Psicologia para Avaliar a Prova de Monitoria da Disciplina Teorias Psicológicas II. 2008. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. . 2002. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
2. . 2002. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
3. . 2002. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
4. . 2003. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
5. Título do Trabalho Apresentado: A PSICANÁLISE E SUA TRANSMISSÃO: É POSSÍVEL ENSINAR PSICANÁLISE PSICANALITICAMENTE?. 2004. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
6. O Significado de Luxo entre os Jovens de Fortaleza. 2009. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
7. Vários Trabalhos. 2010. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
8. Painel. 2011. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
9. . 2004. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
10. . 2008. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica17

Trabalhos em eventos15
Completos14
Resumos1
Livros e capítulos2
Livros publicados ou organizados0
Capítulos de livros publicados2

Total
Produção técnica11

Processos ou técnicas1
Processos ou técnicas sem registro ou patente1
Trabalhos técnicos3
Demais tipos de produção técnica7

Total
Orientações concluídas45

Graduação45


Total
Dados complementares42

Participação em bancas examinadoras19
Participação em bancas de comissões julgadoras13
Participação em eventos10
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 24/10/2023 - 20:28