Curriculum Vitae

Joice Scavone Costa

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalLinhas de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeJoice Scavone Costa
Nome em citações bibliográficasCOSTA, Joice Scavone
Endereço profissionalFACULDADES INTEGRADAS HÉLIO ALONSO, FACULDADES INTEGRADAS HÉLIO ALONSO.
Rua Muniz Barreto 51
Botafogo
22251090 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21023100
URL da Homepage: http://www.facha.edu.br/home
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2017 - 2022 Doutorado em Cinema e Audiovisual.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A CRIATIVIDADE DO ERRO: O NÃO-SINCRONISMO NO CINEMA BRASILEIRO, Ano de Obtenção: 2022.
Orientador: Prof. Dr. Fernando Morais da Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
2011 - 2013 Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Mulher ? trajetória do som do primeiro filme synchronizado da Cinédia, Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Fabian Rodrigo Magioli Nunez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estudos de som; Preservação de filmes; História do cinema brasileiro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2005 - 2010 Graduação em Cinema.
Título: A Teoria de Cesare Brandi aplicada à Restauração de Som no Cinema Brasileiro..
Orientador: Fernando Morais da Costa.
Voltar

Formação complementar
2018 - 2018Conservação de Documentos Sonoros. (Carga horária: 6h).
Associação Cultural do Arquivo Nacional, ACAN, Brasil.
2017 - 2017História da Evolução Tecnológica do som direto no cinema. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2017 - 2017Masterclass com Daniel Deshays. (Carga horária: 6h).
Bienal do Cinema Sonoro, BIS, Brasil.
2017 - 2017Produção de Áudio com Pro Tools. (Carga horária: 72h).
SENAC, S_FORN, Brasil.
2015 - 2015Oficina de Foley. (Carga horária: 6h).
Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema, ENPSC, Brasil.
2014 - 20149o Encontro NAcional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros. (Carga horária: 20h).
Mostra de Cinema de Ouro Preto, CINEOP, Brasil.
2014 - 2014Oficina para Técnicos de Som Visando a Qualidade de Projeção de Filmes. (Carga horária: 6h).
Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema, ENPSC, Brasil.
2013 - 20138o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros. (Carga horária: 19h).
Mostra de Cinema de Ouro Preto, CINEOP, Brasil.
2009 - 20094o Seminário do Cinema Brasileiro: Fatos e Memória. (Carga horária: 21h).
Mostra de Cinema de Ouro Preto, CINEOP, Brasil.
2008 - 2008O som no cinema. (Carga horária: 20h).
Associação Cultural Tela Brasilis, TELA BRASILIS, Brasil.
2008 - 2008Curso de Altos Estudios "Preservação Fílmica". (Carga horária: 80h).
Escuela Internacional de Cine y TV San António de los Baños, EIC TV, Cuba.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2022 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora doutora, Carga horária: 40
Faculdades Integradas Hélio Alonso, FACHA, Brasil.
Vínculo institucional
2017 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20
Atividades
02/2019 - AtualConselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADES INTEGRADAS HÉLIO ALONSO, FACULDADES INTEGRADAS HÉLIO ALONSO.
Cargo ou função
Organizadora da I Jornada de Cinema da Facha.
05/2018 - AtualPesquisa e desenvolvimento , FACULDADES INTEGRADAS HÉLIO ALONSO, FACULDADES INTEGRADAS HÉLIO ALONSO.
Linhas de pesquisa
Cinema e materialidades: estudos sobre práticas cinematográficas
07/2017 - AtualEnsino, Cinema, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Captação de som C101R
Captação de som N108J
Documentação e Preservação Audiovisual N405J
Captação de som N108F
Ostrovsky Family Fund, OFF, Estados Unidos.
Vínculo institucional
2017 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Técnica em preservação audiovisual, Carga horária: 35
Outras informaçõesProdutora das entrevistas filmadas e montadas.
Técnica em Prospecção de obras audiovisuais dos anos 1960 a 1980.
Pesquisadora de obras audiovisuais dos anos 1960 a 1980 e documentação correlata.
Atividades
03/2017 - AtualDireção e administração, Brazilian Film and Video Preservation Project  | BFVPP, .
Cargo ou função
Assistente administrativo.
03/2017 - AtualServiços técnicos especializados , Brazilian Film and Video Preservation Project  | BFVPP, .
Serviço realizado
Produtora.
03/2017 - AtualServiços técnicos especializados , Brazilian Film and Video Preservation Project  | BFVPP, .
Serviço realizado
Técnica em Preservação Audiovisual.
Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.
Vínculo institucional
2016 - Atual Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Som, Carga horária: 3
Outras informaçõesCurso técnico de formação em Audiovisual. Professora de SOM.
Atividades
05/2016 - AtualEnsino, Nível: Outro.
Disciplinas ministradas
Captação de som - Filmworks 2
Som no Cinema - Filmworks 4
Captação de som - Cinema
Captação de som - Cinema Férias
Captação de som - Cinema Documentário
Captação de som - Cinema Teens
Assistência de Direção - Cinema Teens
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio de Janeiro, SESCOOP/RJ, Brasil.
Vínculo institucional
2015 - Atual Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Raio Verde Produções Artísticas, RVF, Brasil.
Vínculo institucional
2013 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 10
Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e do Audiovisual, SOCINE, Brasil.
Vínculo institucional
2010 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Sócia
Atividades
10/2013 - AtualPesquisa e desenvolvimento , ST Estilo e Som no Audiovisual, .
Linhas de pesquisa
ST Estilo e Som no Audiovisual
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional
2017 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisadora bolsista, Carga horária: 40
Vínculo institucional
2012 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora bolsista, Carga horária: 20
Outras informaçõesDisciplina Estudo do Som no Cinema
Vínculo institucional
2006 - 2006 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora de História do Cinema Brasileiro, Carga horária: 10
Atividades
08/2017 - AtualPesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .
Linhas de pesquisa
SILÊNCIOS E VOZES NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORANEO
LISIM - Laboratório de Investigação de Sons e Imagens
Cinemídia - Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais
NARUA - Artes, ritos e sociabilidades urbanas: imagens, narrativas e sonoridades
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional
2022 - 2022 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora doutora, Carga horária: 5
ROB FIlmes, ROB, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2010 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assistente de estúdio, Carga horária: 30
Outras informaçõesTrabalhou com edição de som, miragem e restauração de som de longas, médias e curta metragens. Além de publicidade e obras seriadas para cinema e audiovisual. Experiência em métodos analógicos e digitais.
Vínculo institucional
2009 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária como ASS. DE ESTÚDIO, Carga horária: 36
Centro Técnico Audiovisual, CTAV, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária do Acervo de Filmes, Carga horária: 20
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2007 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria voluntária Preservação Audiovisual, Carga horária: 20

Voltar

Linhas de Pesquisa
1. SILÊNCIOS E VOZES NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORANEO
2. LISIM - Laboratório de Investigação de Sons e Imagens
3. Cinemídia - Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais
4. NARUA - Artes, ritos e sociabilidades urbanas: imagens, narrativas e sonoridades
5. Cinema e materialidades: estudos sobre práticas cinematográficas

Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
6. ST Estilo e Som no Audiovisual
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos do Som.
3. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História do CInema Brasileiro.
4. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: PRESERVAÇÃO FÍLMICA.
5. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Técnicas de Registro e Processamento de Filmes.
6. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Roteiro e Direção Cinematográficos.
Voltar

Idiomas
Compreende Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem).
Fala Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem).
Escreve Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. COSTA, Joice Scavone. Restauração de som no cinema brasileiro: panorama. In: XV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (SOCINE), 2011, Rio de Janeiro. XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) - Imaginários Invisíveis. Rio de Janeiro : SOCINE, 2011. v. 1. p. 636-637.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.socine.org.br/anais/2011/interna.asp?cod=636]; ISSN/ISBN: 9788563552075.
2. COSTA, Joice Scavone. A teoria de Cesare Brandi aplicada à restauração de som no cinema. In: XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2012, São Paulo. A teoria de Cesare Brandi aplicada à restauração de som no cinema, 2012.
Palavras-chave: Cinema; Preservação de filmes; Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.socine.org.br/anais/2012/interna.asp?cod=426]; ISSN/ISBN: 978-85-63552-.
É a obra de arte que condiciona a restauração e não o oposto. É no ato do reconhecimento dessa obra que as ?premissas e condições? na relação da restauração com a obra de arte são reveladas exigindo não apenas a avaliação da ?matéria através da qual a obra de arte subsiste, mas também a bipolaridade com que a obra de arte se oferece à consciência?. Ou seja, como produto humano, o restaurador encontrará a ?dúplice instância estética e histórica? que deverá ser pesada e avaliada durante todo o processo de restauro. A pesquisa comentada em nosso texto servirá a essa necessidade. Na transposição da teoria criada para a arquitetura e outras artes materiais, ao cinema, o reconhecimento se dá a partir do material remanescente. Levantaremos questões a partir das restaurações realizadas nos títulos Limite, de Mário Peixoto (1931) Mulher, de Octávio Gabus Mendes (1931) e Ganga Bruta, de Humberto Mauro (1933)..
3. COSTA, Joice Scavone. Mulher - trajetória do som do primeiro filme synchronizado da Cinédia.. In: XVII Encontro da SOCINE, 2013, Palhoça, Grande Florianópolis. Mulher - trajetória do som do primeiro filme synchronizado da Cinédia., 2013.
Palavras-chave: Cinema; Preservação de filmes; Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.socine.org.br/anais/2013/interna.asp?cod=802]; ISSN/ISBN: 9788563552143.
A banda sonora do filme de 1977, apesar de manter apenas músicas em associação à imagem, caracteriza a tentativa de ?modernização? do filme, ao serem escolhidas músicas ?abrasileiradas? para o acompanhamento da consagrada pianista carioca. A diferença entre o repertório escolhido é notável, pois, a nova trilha se aproxima do imaginário do acompanhamento sonoro de filmes silenciosos. Nesta nova versão, valsas melancólicas e tangos são executados ao lado de ?choros? e ?samba-canções?, característicos da seresta e da cantiga. Para as cenas nos ambientes de classe média-alta, elegantes temas de jazz com harmonia mais ?sofisticada?. A restauração de 2004, incorpora a trilha sonora vitaphonizada original de 1931, entretanto com a supressão de algumas faixas dos discos porque a duração do áudio excedia muito a duração da imagem preservada..
4. COSTA, Joice Scavone. ?Mulher? (1977): A nova trilha sonora de ?Mulher? à moda antiga.. In: XX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine)de Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2016, Curitiba. ?Mulher? (1977): A nova trilha sonora de ?Mulher? à moda antiga., 2016.
Palavras-chave: Cinema; Preservação de filmes; Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.socine.org.br/anais.asp]
5. COSTA, Joice Scavone. Doce Amianto e a não-normatividade sonora. In: Socine, 2019, Porto Alegre. Socine - Preservação e Memória Hoje - Anais de Textos Completos. Porto Alegre : Unisinos, 2019. v. 1. p. 567-573.
Palavras-chave: Cinema; Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://https://www.socine.org/wp-content/uploads/anais/AnaisDeTextosCompletos2019(XXIII).pdf]; Série: 1; ISSN/ISBN: 9786586495003.
6. COSTA, Joice Scavone. As 'condições de estranheza' da voz em Doce Amianto (2013). In: Socine, 2019, Porto Alegre. XXIII Socine - Preservação e Memória Hoje. Porto Alegre : Unisinos, 2019. v. 1. p. 30-32.
Palavras-chave: Estudos de som; Cinema; Corpo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://https://associado.socine.org.br/anais/2019/18438/joice_scavone_costa/as_condicoes_de_estranheza_da_voz_em_doce_amianto_2013]; Série: 1; ISSN/ISBN: 9786586495010.
7. COSTA, Joice Scavone. Doce Amianto: disjunções entre o corpo e a fala. In: Socine, 2021, Rio de Janeiro. Desafiar a gravidade: incertezas, trânsitos e rumos para quedas. Rio de Janeiro : ESPM, 2021. v. 1. p. 10-13.
Palavras-chave: Cinema; Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://https://associado.socine.org.br/anais/2021/]; Série: 1; ISSN/ISBN: 9786586495027.

Livros publicados/organizados ou edições
1.

(Org.) COSTA, Joice Scavone (Org.); LEPRI, Adil (Org.). PONTES PARA O AUDIOVISUAL: TEORIAS E MÉTODOS. 1. ed. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2020. v. 1. 218 p.
Palavras-chave: Cinema; Análise Fílmica; Audiovisual; Métodos; Novas Mídias.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://naueditora.com.br/ebook_gratuito/pontes-para-o-audiovisual/; Série: 1; ISBN: 9786587079141.

Capítulos de livros publicados
1. COSTA, Joice Scavone. A música original de Remo Usai no filme O assalto ao trem pagador. In: Hadija Chalupe da Silva; Simplício Neto. (Org.). Os múltiplos lugares de Roberto Farias. 1 ed. Rio de Janeiro, 2012, v. , p. 136-143.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788563497031.
2.

COSTA, Joice Scavone. ?Materialidades da comunicação? na restauração de som do filme Mulher. In: Gustavo Souza; Laura Cánepa; Maurício de Bragança; Rodrigo Carreiro. (Org.). XIII Estudos de Cinema e Audiovisual. 1 ed. Rio de Janeiro, 2012, v. 2, p. 213-231.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://socine.org.br/livro/XIII_ESTUDOS_SOCINE_V2.pdf; Número da revisão: 1; ISBN: 9788563552099.
3.

COSTA, Joice Scavone. A fertilidade do erro: A dublagem criativa em Doce Amianto. In: Jo Serfaty; Guilherme Farkas. (Org.). Sonoridade Cinema. 1 ed. Rio de Janeiro, 2015, v. 1, p. 50-56.
Palavras-chave: Estudos de som; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://www.sonoridadecinema.com.br/wp-content/uploads/2015/11/Catalogo-SonoridadeCinema-2015.pdf; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788565564106.
4. COSTA, Joice Scavone. Amantes Criminais. In: Marília Xavier Lima. (Org.). Mostra François Ozon. 1 ed. São Paulo, 2016, v. 1, p. 56-57.
Palavras-chave: Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788569488019.
5. COSTA, Joice Scavone. Amor em 5 tempos. In: Marília Xavier Lima. (Org.). Mostra François Ozon. 1 ed. São Paulo, 2016, v. 1, p. 60-61.
Palavras-chave: Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://mostraozon.com.br/images/catalogo.pdf; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788569488019.
6. COSTA, Joice Scavone. O refúgio. In: Marília Xavier Lima. (Org.). Mostra François Ozon. 1 ed. São Paulo, 2016, v. 1, p. 64-65.
Palavras-chave: Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://www.mostraozon.com.br/images/catalogo.pdf; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788569488019.

Demais tipos de produção bibliográfica
1. COSTA, Joice Scavone. Fritz Lang - O horror está no Horizonte. Rio de Janeiro: Raio Verde Filmes, 2014 (Catálogo).
Palavras-chave: Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: https://www.facebook.com/fritzlang.o.horror.esta.no.horizonte/?fref=ts; ISSN/ISBN: 9788568241004.

Produção técnica

Trabalhos técnicos
1. COSTA, Joice Scavone. Revista Rascunho. 2013.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.rascunho.uff.br; Disponibilidade: ; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora/financiadora: UFF.
2. COSTA, Joice Scavone. Revista Rascunho. 2017.
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Parecerista; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 1; Nº páginas: 3; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal Fluminense.
Parecer sobre a publicação do texto "Quando música e ruído se confundem ? os sentidos do ruído na obra audiovisual", de Renato Teles..

Demais tipos de produção técnica
1. COSTA, Joice Scavone. Restauração de som no cinema brasileiro: panorama. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Preservação de filmes; Estudos de som; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus Praia Vermelha; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: XV - Encontro Internacional de Estudos de Cinema (Socine) - Rio de Janeirode Janeiro; Inst. promotora/financiadora: Universidad Federal do Rio de Janeiro.
A prática da restauração de filmes no Brasil é bastante recente e a teoria emprestada da arquitetura e de outras formas artísticas não fundamentou a maioria das ações de restauro. A história da restauração cinematográfica no Brasil se deu através da mobilização de técnicos e pesquisadores que aprenderam com seus erros e acertos. Cada caso requer uma atenção particular, pois há muitas variáveis na restauração do som de um filme e não podemos nos ater a uma única diretriz de trabalho. O nosso propósito é contrapor a teoria e a prática para sublinhar a importância dos dois aspectos de uma restauração..
2. COSTA, Joice Scavone. A teoria de Cesare Brandi aplicada à restauração de som no cinema. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Preservação de filmes; Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro Universitário SENAC; Cidade: São Paulo; Evento: XVI Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema; Inst. promotora/financiadora: SENAC São Paulo.
3. COSTA, Joice Scavone. Mulher - trajetória do som do primeiro filme synchronizado da Cinédia.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Preservação de filmes; Estudos de som; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus Grande Florianópolis; Cidade: Palhoça; Evento: XVII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (SOCINE); Inst. promotora/financiadora: Universidade do Sul de Santa Catarina.
4. COSTA, Joice Scavone. Preservação de som. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Preservação de filmes; Estudos de som; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Hotel Fazenda Rochedo; Cidade: Conservatória - RJ; Evento: I Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema; Inst. promotora/financiadora: Associação CineMúsica.
5. COSTA, Joice Scavone. Palestra de Som. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Estudos de som; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Cinema Cine Bardot; Cidade: Búzios; Evento: Oficina SESI Socio Cultural - Studio Búzios; Inst. promotora/financiadora: SESI Rio de Janeiro.
6. COSTA, Joice Scavone. Orson Welles e a autoria através da montagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Cinema; Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Sesc Nova Iguaçu; Cidade: Nova Iguaçu; Evento: Orson Welles; Inst. promotora/financiadora: Sesc Nova Iguaçu.
7. COSTA, Joice Scavone. O som no cinema. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Sesc Nova Iguaçu; Cidade: Nova Iguaçu; Evento: Orson Welles; Inst. promotora/financiadora: Sesc Rio de Janeiro.
8. COSTA, Joice Scavone. Metrópolis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Sesc Nova Iguaçu; Cidade: Nova Iguaçu; Evento: Sombras que assombram, o Expressionismo no Cinema Alemão; Inst. promotora/financiadora: Sesc Rio de Janeiro.
9. COSTA, Joice Scavone. ?Mulher? (1977): A nova trilha sonora de ?Mulher? à moda antiga.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Rua Sydnei Antonio Rangel Santos, 238 - Santo Inacio, Curitiba - PR, 82010-330; Cidade: Curitiba - Paraná; Evento: XX SOCINE - Convergências do/ no cinema; Inst. promotora/financiadora: Universidade Tuiuti do Paraná.
Título da apresentação: ?MULHER? (1977): A NOVA TRILHA SONORA DE ?MULHER? À MODA ANTIGA.

Em 1977, o filme ?Mulher? de 1931, sofreu uma intervenção que se pretendia ser a restauração do filme. Entretanto, o procedimento realizado foi a reedição da imagem e a inclusão de uma nova trilha sonora (em som ótico) com onze composições da pianista Carolina Cardoso de Menezes especialmente para o filme. Sem qualquer ligação com a trilha sonora original, são músicas apenas ao piano com características da época anterior ao início da padronização de trilha sonora..
10. COSTA, Joice Scavone. O primeiro filme sonoro da Cinédia: musicado, falado ou sincronizado?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Preservação de filmes; Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Cinemateca do MAM - RJ; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual; Inst. promotora/financiadora: Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
11. COSTA, Joice Scavone. Não-sincronia: a dublagem criativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Estudos de som; Corpo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal da Paraíba - Campus I; Cidade: João Pessoa; Evento: XXI Encontro da SOCINE; Inst. promotora/financiadora: Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e do Audiovisual.
12. COSTA, Joice Scavone. O não-sincronismo em performances musicais no cinema brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Estudos de som; Cinema; Performance; Corpo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
13COSTA, Joice Scavone; BYINGTON, M.. Oficina Sesi Sócio Cultural - Studio Búzios. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 84; Local: Gran Cine Bardot; Cidade: Búzios; Inst. promotora: Sesi Rio de Janeiro.
14COSTA, Joice Scavone. Oficina Sesi Sócio Cultural - Studio Búzios. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 84; Local: Gran Cine Bardot; Cidade: Búzios; Inst. promotora: Sesi Rio de Janeiro.
15COSTA, Joice Scavone. Palestra de Som. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 80; Local: Cinema Grand Cine Bardot; Cidade: Búzios; Inst. promotora: SESI Rio de Janeiro.
16COSTA, Joice Scavone. Oficina Teórica e prática: A chegada do sonoro - como pensar o som no cinema. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 10; Local: Sesc Nova Iguaçu; Cidade: Nova Iguaçu; Inst. promotora: Sesc Rio de Janeiro.
17COSTA, Joice Scavone. Oficina de Som. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: AIC - Rio de Janeiro; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora: AIC - Rio de Janeiro.
18COSTA, Joice Scavone. Curso intensivo de férias - Cinema Teens. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Estudos de som; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 5; Local: AIC - Rio de Janeiro; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora: Academia Internacional de Cinema - Rio de Janeiro.
19COSTA, Joice Scavone. Oficina de Som. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Academia Internacional de Cinema - Rio de Janeiro; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora: Academia Internacional de Cinema - Rio de Janeiro.
20COSTA, Joice Scavone; NANCHERY, C.. Cinema Teens. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Estudos de som; Realização de filmes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 27; Local: Academia Internacional de Cinema - Rio de Janeiro; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora: Academia Internacional de Cinema - Rio de Janeiro.
Segunda semestre

Aulas de som e realização no cinema. 

https://www.aicinema.com.br/curso/intensivo-teens-cinema-digital/.
21COSTA, Joice Scavone. Filmworks módulo IV. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 36; Local: Academia Internacional de Cinema - Rio de Janeiro; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora: Academia Internacional de Cinema - Rio de Janeiro.
Aula do som no roteiro 

https://www.aicinema.com.br/curso/filmworks/.
22COSTA, Joice Scavone. Curso Intensivo de Férias - Cinema Teens. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Estudos de som; Realização de filmes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 36; Local: Academia Internacional de Cinema - Rio de Janeiro; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora: Academia Internacional de Cinema - Rio de Janeiro.
Primeiro semestre

https://www.aicinema.com.br/curso/cinema-teens-semestral/.
23COSTA, Joice Scavone. Filmworks - módulo II. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Estudos de som; Corpo; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: AIC Rio de Janeiro; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora: Academia Internacional de Cinema - AIC.
Aulas com a temática "Do som ao filme"

https://www.aicinema.com.br/curso/filmworks/.
24ALVIM, L.; COSTA, Joice Scavone. II JISMA. 2017. (Editoração/Anais).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://conferencias.ufrj.br/index.php/jisma/jisma2017; Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro; Nº páginas: 460; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
25COSTA, Joice Scavone. Oscar Micheaux: O Cinema Negro e a Segregação Racial. 2013. (Organização de evento/Exposição).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Evento itinerante: Sim; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 7; Local: Centro Cultural Banco do Brasil; Cidade: São Paulo; Inst. promotora/financiadora: VOA Comunicação e Cultura.
26COSTA, Joice Scavone. I Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema Brasileiro. 2013. (Organização de evento/Festival).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Hotel Rochedo; Cidade: Conservatória - RJ; Inst. promotora/financiadora: Associação Cultural CineMúsica.
http://enpsc.art.br/index.php/i-enpsc/.
27

COSTA, Joice Scavone. Fritz Lang - O horror está no horizonte. 2014. (Organização de evento/Exposição).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Evento itinerante: Sim; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 7; Local: Centro Cultural Banco do Brasil; Cidade: São Paulo; Inst. promotora/financiadora: Raio Verde Produções Artísticas.
http://culturabancodobrasil.com.br/portal/fritz-lang-o-horror-esta-no-horizonte/.
28COSTA, Joice Scavone. II Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema Brasileiro. 2014. (Organização de evento/Outro).
Palavras-chave: Estudos de som; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Hotel Fazenda Rochedo; Cidade: Conservatória - RJ; Inst. promotora/financiadora: Associação CineMúsica.
29COSTA, Joice Scavone. III Encontro Nacional dos Profissionais do Som do Cinema Brasileiro. 2015. (Organização de evento/Festival).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Hotel Rochedo; Cidade: Conservatória; Inst. promotora/financiadora: Associação Cultural CineMúsica.
http://enpsc.art.br/index.php/iii-enpsc/.
30COSTA, Joice Scavone; ALVIM, L.; CAEZAR, R. et al. Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual. 2016. (Organização de evento/Outro).
Palavras-chave: Estudos de som; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Cinemateca do MAM - RJ; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora/financiadora: Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
31COSTA, Joice Scavone. IV Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema. 2016. (Organização de evento/Outro).
Palavras-chave: Estudos de som; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Hotel Fazenda Rochedo; Cidade: Conservatória - RJ; Inst. promotora/financiadora: Raio Verde Produções Artísticas Ltda..
32ALVIM, L.; COSTA, Joice Scavone; PERALLES, H. et al. II Jornada Interdiscipinar de Som e Música no Audiovisual. 2017. (Organização de evento/Congresso).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
33OLIVEIRA JUNIOR, L. B.; COSTA, Joice Scavone. BIS | Bienal do Cinema Sonoro. 2017. (Organização de evento/Festival).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Cinema Ritz; Cidade: Goiânia; Inst. promotora/financiadora: F64.
34COSTA, Joice Scavone; ALVIM, L.; LOURES, C. C. et al. III Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual. 2018. (Organização de evento/Congresso).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
35LOURES, C. C.; COSTA, Joice Scavone; ALVIM, L. et al. IV Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual. 2019. (Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
36COSTA, Joice Scavone; OLIVEIRA JUNIOR, L. B.. II BIS | Bienal do Cinema Silencioso. 2019. (Organização de evento/Festival).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Cinema Ritz; Cidade: Goiânia; Inst. promotora/financiadora: F64 Filmes.
37COSTA, Joice Scavone. ReComeçar. 2017. (Assistente de Gerente do projeto de restauração de videoarte - ReComeçar).
Palavras-chave: Preservação de filmes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Restauração de trabalhos de videoartistas brasileiras dos anos 1970; Local: Videobrasil; Cidade: São Paulo; Inst. promotora/financiadora: Fundação Ostrovsky Family Fund (O.F.F.).
38COSTA, Joice Scavone. Unidiversidade - Restauração. 2009. .
Palavras-chave: Preservação de filmes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Restauração; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 01/10/2009; Emissora: http://www.canal.fiocruz.br.
39COSTA, Joice Scavone. Cinédia restaura filmes clássicos e recupera a história do cinema. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Preservação de filmes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português; Duração do evento: 3; Data de apresentação: 04/05/2010; Emissora: J10 - Globo News.
40COSTA, Joice Scavone; BARSTAD, Mariana. Cineclube Instituto Entrelaços - O Babadook. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Palavras-chave: Estudos de som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Luto; Duração do evento: 180; Data de apresentação: 27/04/2017.

Produção artística/cultural
1ALMEIDA, P. R. G.; COSTA, Joice Scavone. Mostra Oscar Micheaux: O Cinema Neegro e a Segregação Racial. 2013 (Mostra de filmes).
Palavras-chave: Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Exposição: Filmografia Oscar Micheaux; Local do evento: Centro Cultural Banco do Brasil; Cidade: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; Inst. promotora: VOA! Comunicação e cultura
2COSTA, Joice Scavone; NOGUEIRA, C.; PAIXAO, J. G.. Fritz Lang - O horror está no horizonte. 2014 (Catálogo).
Palavras-chave: Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Local do evento: Centro Cultural Banco do Brasil; Cidade: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro; Inst. promotora: Raio Verde Produções Artísticas Ltda.

Orientações concluídas

Aperfeiçoamento/Especialização
1. Gregory Egmont Coutinho Baltz. OURO PARA O BEM DO BRASIL. 2019. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cinema) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Joice Scavone Costa.
Palavras-chave: Preservação de filmes; Realização de filmes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventosOrientações em andamento

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. FREIRE, Mariana Baltar; NÚñEZ, Fabián et al. Participação em banca de Lucas Fratini Albuquerque Gonçalves. Greta HA: Uma defesa de Greta Gerwig enquanto atriz-autora. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.
Palavras-chave: ator-autor; Greta Gerwig; Corpo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português.
A banca destaca a originalidade da abordagem ao focar no estudo do ator como dimensão criativa do filme; fazendo com propriedade uma teoria recente e pouco conhecida em português. Elogia ainda as análises no olhar atento às dimensões do corpo através do recorte nos gestos e na voz que imprimem à Greta Gerwig o estatuto de atriz-autora. 10,00.

Participação em eventos
1. Mulher - trajetória do som do primeiro filme synchronizado da Cinédia.. 2014. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.socine.org.br/anais/2014/.
2. ?Mulher? (1977): A nova trilha sonora de ?Mulher? à moda antiga.. 2016. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www2.socine.org.br/encontros/programacao-completa-de-trabalhos-2016/?busca=Joice.
3. O não-sincronismo em performances musicais no cinema brasileiro. 2017. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://conferencias.ufrj.br/index.php/jisma/jisma2017/schedConf/program.
4. . 2009. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.cineop.com.br/edicoes-anteriores/1023.
5. Restauração de som no cinema brasileiro: panorama. 2011. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.socine.org.br/anais/2011/interna.asp?cod=636.
6. A teoria de Cesare Brandi aplicada à restauração de som no cinema. 2012. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.socine.org.br/encontro2012/.
7. . 2013. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.cineop.com.br/edicoes-anteriores/1054.
8. Coordenadores do I ENPSC. 2013. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://enpsc.art.br/i-enpsc/.
9. . 2014. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.cineop.com.br/edicoes-anteriores/1058.
10. Coordenadores do II ENPSC. 2014. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://enpsc.art.br/ii-enpsc/.
11. Coordenadores do III ENPSC. 2015. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://enpsc.art.br/iii-enpsc/.
12. Coordenadores do IV ENPSC. 2016. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://enpsc.art.br/iv-enpsc/.
13. Encontro Regional dos Profissionais de Som do Cinema. 2017. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://bis.art.br.
14. Som e música no cinema silencioso e passagem para o cinema sonoro. 2016. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.facebook.com/JISMA-601250570055716/?fref=ts.

Orientações em andamento

Graduação
1. BEATRIZ DE SOUZA LIRA BACARAT AFONSO. PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL E A NARRATIVA DA SENSIBILIDADE: ESTUDO DE CASO SOBRE O FILME ?EU SOU DA LYRA?. Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. Ana Luísa Mariquito Reis. O som como criação de lugar no cinema brasileiro contemporâneo. Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica15

Trabalhos em eventos7
Completos1
Livros e capítulos7
Livros publicados ou organizados1
Capítulos de livros publicados6
Demais tipos de produção bibliográfica 1

Total
Produção técnica42

Trabalhos técnicos2
Demais tipos de produção técnica40

Total
Produção artística/cultural14

Total
Orientações concluídas1

Aperfeiçoamento/Especialização 1


Total
Dados complementares17

Participação em bancas examinadoras1
Participação em eventos14
Orientações em andamento2
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 04/10/2022 - 15:48