Curriculum Vitae
Natália Mendes Maia
Dados pessoais | Formação acadêmica/Titulação | Formação complementar | Atuação profissional | Projetos de pesquisa | Áreas de atuação |
Idiomas | Prêmios e títulos | Produção científica, tecnológica e artística/cultural | Dados complementares | Indicadores de produção |
Nome | Natália Mendes Maia |
Nome em citações bibliográficas | MAIA, N. M.;MAIA, Natália Mendes. |
2019 - 2021 |
Mestrado
em Comunicação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Título: Fantasmas no cinema de Kiyoshi Kurosawa: desaparecer, reaparecer e presentificar, Ano de Obtenção: 2021. Orientador: Marcelo Dídimo Souza Vieira. Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: Kiyoshi Kurosawa; Fantasmas; Cinema japonês; Horror. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Roteiro e Direção Cinematográficos. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico. |
2008 - 2012 |
Graduação
em Jornalismo.
Título: Seis Quilômetros entre Nós Dois. Orientador: Ricardo Jorge de Lucena Lucas. |
2008 - 2011 | Graduação em Psicologia. |
2022 - 2022 | Grupo de Desenvolvimento de Roteiro #23.
(Carga horária: 32h).
Projeto Marieta, MARIETA, Brasil. |
2020 - 2020 | Mulheres Pioneiras do Cinema Brasileiro.
(Carga horária: 12h).
Casa Guilherme de Almeida, CGA, Brasil. |
2020 - 2020 | Territórios do Cinema Brasileiro Fantástico, com Fabrício Basílio.
(Carga horária: 12h).
Ritornelo Audiovisual, RITORNELO, Brasil. |
2018 - 2018 | Oficina de Beats de Roteiro e Escaleta com Murilo Hauser.
(Carga horária: 20h).
Escola Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil. |
2018 - 2018 | Curso O Argumento com Aleksei Abib.
(Carga horária: 20h).
Escola Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil. |
2018 - 2018 | Oficina de Cena e Diálogos, com Jaqueline M. Souza.
(Carga horária: 20h).
Escola Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil. |
2018 - 2018 | Elementos Básicos do Roteiro Cinematográfico com Pablo Arellano.
(Carga horária: 20h).
Escola Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil. |
2018 - 2018 | Laboratório de Cinema.
(Carga horária: 240h).
Escola Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil. |
2017 - 2017 | Fábulas de Janeiro II.
(Carga horária: 15h).
Escola Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil. |
2014 - 2014 | Curso de Escrita Criativa para Roteirista de Cinema e TV.
(Carga horária: 240h).
Escola Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil. |
2013 - 2014 | Laboratório de Cinema.
(Carga horária: 670h).
Escola Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil. |
2013 - 2013 | Curso de Escrita Criativa (módulos I e II).
Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil. |
2008 - 2011 |
Extensão universitária em Casa de Cultura Francesa.
(Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. |
2010 - 2010 | Curso de Locução em Rádio e TV.
(Carga horária: 20h).
Faculdade 7 de Setembro, FA7, Brasil. |
2009 - 2009 |
Extensão universitária em Projeto Flyins 2009 de jornalismo.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. |
2005 - 2006 | Inglês - Nível Intermediário.
(Carga horária: 120h).
Instituto Brasil Estados Unidos, IBEU, Brasil. |
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2024 - Atual | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 8 |
Vínculo institucional | ||
2023 - 2023 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Mestre de Ofício, Carga horária: 8 |
Outras informações | Mestre de Ofício convidada para a disciplina de Cine Experiência V em 2023, na qual atuou como consultora de projetos e roteiros de curtas-metragens de ficção. |
Bordo Filmes Produções Cinematográficas, BORDO FILMES, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2016 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Sócio-proprietário |
Centro Cultural Bom Jardim, CCBJ, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2022 - 2022 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 9 |
Outras informações | Ministrou as aulas do Ateliê Prático de Roteiro Cinematográfico. O ateliê buscou formar profissionais aptos para pesquisar e trabalhar como roteirista em obras audiovisuais, a fim de desenvolver conhecimento teórico e práticos de dramaturgia e de construção de roteiros de curta-metragem. Durante o curso, foram apresentadas técnicas de escrita de roteiro de ficção e documentário. As etapas como a de desenvolvimento de cenas estruturantes do roteiro, a criação de personagens, a utilização de ferramentas de eixo e a sinopse argumentativa e auxílio de exercícios práticos e análises fílmicas que, ao final, foram o ponto de partida das primeiras ideias para a narração de uma história no cinema. O ateliê de roteiro se apresentou a partir de eixos que abrangem sua escrita, desde a ideia inicial ao roteiro final de curta-metragem, percorrendo a análise fílmica, os fundamentos da narrativa e o estudo de gêneros. |
Centro Universitário 7 de setembro, UNI7, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2021 - 2021 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora e orientadora |
Outras informações | Professora visitante da especialização em Cinema e Audiovisual. Ministrou a disciplina de Projeto Experimental, que teve como objetivo fornecer as bases teóricas e metodológicas para a realização de trabalho prático audiovisual, a partir de estratégias que viabilizassem a concretização do projeto. O percurso contemplou desafios que iam desde a criação e desenvolvimento até a montagem e apresentação do filme. Professora orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso. |
Rede Cuca (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte), REDE CUCA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2020 - 2020 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de curso livre, Carga horária: 12 |
Outras informações | Professora do curso Narrativas Cinematográficas: Personagem, Estrutura e Roteiro, na Rede Cuca (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte), com a carga horária de 36 horas/aula. O curso consistiu em aulas remotas a partir de uma metodologia teórico-prática sobre o desenvolvimento de ferramentas de análise e escrita de dramaturgia para o cinema. |
Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2016 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Reporter, Carga horária: 30 |
Grupo de Comunicação O Povo, JORNAL O POVO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2011 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25 |
Outras informações | Participante da 10ª turma de Novos Talentos do jornal O Povo. Experiência nas editorias de Economia, Cotidiano e Cultura e Arte. |
Rádio Universitária FM, RUFM, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2018 - 2018 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 25 |
Vínculo institucional | ||
2010 - 2011 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista do Jornal da Educação, Carga horária: 20 |
Outras informações | Experiência com clipping, apuração, produção de notas e matérias e locução, sob a orientação dos jornalistas Katharine Magalhães, Daniel Fonseca e Raquel Chaves. Locução do Jornal da Educação e do Programa Especial "Conversas de Escritor". |
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2020 - 2021 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista |
Outras informações | Bolsista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), linha de Fotografia audiovisual, com a pesquisa "Fantasmas no cinema de Kiyoshi Kurosawa: desaparecer, reaparecer e presentificar", sob orientação do professor Marcelo Dídimo Souza Vieira. |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2013 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina de Semiótica, Carga horária: 12 |
Outras informações | Monitoria da disciplina da Semiótica, ministrada pela professora Gabriela Reinaldo, na Universidade Federal do Ceará (UFC). |
Vínculo institucional | ||
2009 - 2010 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20 |
2009 - 2010 | O Movimento de Educação para Todos e a Crítica Marxista |
Descrição: Nas últimas duas décadas, a "Educação para Todos" vem norteando os destinos educacionais do mundo dito globalizado, balizando o conjunto de reformas implementadas na educação brasileira, sob auspícios do Banco Mundial com uma direta vinculação da educação com o projeto atual de gestão do capital; A linha objetiva realizar estudos acerca do referido paradigma, em termos de seus fundamentos histórico-filosóficos e suas implicações na política educacional brasileira à luz da ontologia marxiana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Natália Mendes Maia - Integrante / Josefa Jackline Rabelo - Coordenador / Maria Susana Vasconcelos Jimenez - Integrante / Maria das Dores Mendes Segundo - Integrante. Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.. |
2019 - 2019 | Laboratório de Roteiro do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC |
Descrição: Orientação de projetos desenvolvidos por estudantes no Laboratório..
Situação: Concluído; Natureza: Outra. Integrantes: Natália Mendes Maia - Integrante / Marcelo Dídimo Souza Vieira - Coordenador. . |
1. | Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
|
2. | Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
|
3. | Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema.
|
Compreende | Inglês (Bem), Francês (Bem). |
Fala | Inglês (Bem), Francês (Bem). |
Lê | Inglês (Bem), Francês (Bem). |
Escreve | Inglês (Bem), Francês (Bem). |
2010 | Prêmio Expocom Nordeste pelo radiodocumentário "Padaria Espiritual: Quando a Arte é Alimento", XVII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. |
2016 | Menção Honrosa pelo roteiro piloto da série "Lana & Carol", Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre. |
2018 | Melhor Pitching pelo júri técnico e júri popular por "A Estranha Familiar", Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes. |
2019 | Melhor Roteiro pelo filme Pacarrete, Festival de Cinema de Gramado. |
2019 | Melhor Roteiro pelo filme "Pacarrete", Los Angeles Brazilian Film Festival. |
2019 | Melhor projeto nacional pelo curta-metragem "Rua Dinorá", Festival Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. |
2019 | Prêmio de melhor pitching de série de animação por "Clube dos Sonhos", Mercado Audiovisual do Nordeste (MAN). |
2020 | Prêmio do Curso Trilhas pelo roteiro de longa-metragem "Correnteza"., Laboratório de Projetos do NordesteLAB.. |
2021 | Melhor Roteiro pelo filme "Pacarrete", SESC Melhores Filmes 2021. |
2021 | Melhor Roteiro Original pelo filme "Pacarrete", Associação Brasileira de Roteiristas Autores (ABRA). |
2021 | Prêmio Encuentros BioBioCine pelo roteiro de "A Estranha Familiar", Brasil CineMundi. |
2021 | Semifinalista do Prêmio Cabíria de Roteiro com "A Estranha Familiar", Prêmio Cabíria de Roteiro. |
2021 | Melhor Roteiro Original pelo filme "Pacarrete" - Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Academia Brasileira de Cinema. |
2022 | Melhor curta-metragem infantil pelo Juri Popular por, Festival de Triunfo. |
2022 | Prêmio ABD/APCI de melhor curta-metragem infanto-juvenil por, Festival de Triunfo. |
2023 | Menção Honrosa de Curta-Metragem na Mostra Competitiva, Festival Taguá de Cinema. |
2023 | Programa de Mentorias do Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM), Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM). |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Produção artística/cultural |
Produção bibliográfica |
Trabalhos completos/resumidos em eventos |
1. |
MAIA, Natália Mendes.; ARAÚJO, P. R. T.. Twitter: interação em 140 caracteres.
In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: comunicação, educação e cultura na era digital (INTERCOM),
2009,
Curitiba.
Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
São Paulo
: Intercom,
2009.
Palavras-chave: Twitter, Interacionismo Simbólico, Semiótica. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Informação e comunicação. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.intercom.org.br]; ISSN/ISBN: 21754683. |
2. |
MAIA, Natália Mendes.; BENTO FILHO, J. C.. Saneamento Básico: o filme-dentro-do-filme e o fazer cinematográfico no Brasil.
In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: comunicação, educação e cultura na era digital (INTERCOM),
2009,
Curitiba.
Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
São Paulo
: Intercom,
2009.
Palavras-chave: Saneamento Básico, Cinema, Metalinguagem. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Informação e comunicação. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.intercom.org.br]; ISSN/ISBN: 21754683. |
3. |
MAIA, Natália Mendes.. Cirurgia Bariátrica e a Saúde no Ceará.
In: XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste,
2010,
Campina Grande.
Anais do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 10 a 12 de junho de 2010: comunicação, cultura e juventude..
São Paulo
: Intercom,
2010.
Palavras-chave: Cirurgia Bariátrica, Obesidade, Saúde, Ceará. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Informação e comunicação; Saúde humana e serviços sociais. Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.intercom.org.br]; ISSN/ISBN: 2177790. |
4. |
MAIA, Natália Mendes.; ARAÚJO, P. R. T.; SILVA, V. M. et al. Padaria Espiritual: Quando a Arte é Alimento.
In: XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste,
2010,
Campina Grande.
Anais do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 10 a 12 de junho de 2010: comunicação, cultura e juventude..
São Paulo
: Intercom,
2010.
Palavras-chave: Padaria Espiritual, Radiodocumentário, Memoria. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Setores de atividade: Informação e comunicação; Artes, cultura, esporte e recreação. Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.intercom.org.br]; ISSN/ISBN: 2177790. |
5. | MAIA, Natália Mendes.. O Fantasma no limiar do espaço e do tempo em Para o Outro Lado, de Kiyoshi Kurosawa.
In: XXIX Encontro Anual da Compós,
2020,
Campo Grande.
Anais do 29° Encontro Anual da COMPÓS,
2020.
Palavras-chave: Fantasmas; Kiyoshi Kurosawa; Horror; Limiar. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://proceedings.science/compos-2020/papers/o-fantasma-no-limiar-do-espaco-e-do-tempo-em-para-o-outro-lado--de-kiyoshi-kurosawa]; ISSN/ISBN: 2236-4285. |
Livros publicados/organizados ou edições |
1. | MAIA, Natália Mendes.; FURTADO, B.; CANECA, R. et al. Contos de Travessia.
1. ed.
Fortaleza-CE:
EDIÇÕES DEMÓCRITO ROCHA,
2014.
128 p.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788575296707. Autora do conto "Dia de Noiva. O livro foi orientado pela escritora Socorro Acioli.. |
2. |
MAIA, Natália Mendes.; Paz, Isabel. A distância entre nós dois: história do mercado de ferro de Fortaleza.
1. ed.
Fortaleza:
Edição do autor e Expressão Gráfica,
2018.
224 p.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788542012392. |
Capítulos de livros publicados |
1. | MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Os Palcos de Pacarrete: as relações espaciais na construção da personagem.
In: Antônia Rozimar Machado e Rocha; Jânio Nunes Vidal; Maria José Albuquerque da Silva; Roberto Kennedy Gomes Franco; Tânia Serra Azul Machado Bezerra. (Org.).
Os Palcos de Pacarrete: as relações espaciais na construção da personagem.
1 ed.
Fortaleza,
2023,
v. ,
p. 265-280.
Palavras-chave: Cinema; Educação; Sociedade. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9786553830837. |
Demais tipos de produção bibliográfica |
1. | MAIA, Natália Mendes.. Os limites da semelhança em O filme de Oki2021
(Ensaio).
Palavras-chave: Cinema Coreano; Hong Sang-Soo. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 9786599562501. Ensaio no catálogo "Encontros à Deriva - Retrospectiva Hong Sang-soo".. |
2. | MAIA, Natália Mendes.. Feito Faca2022
(Resenha).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 9786599429286. Texto no catálogo da 12ª MUC Unifor de Cinema.. |
3 | MAIA, Natália Mendes.. Tradução dos Comunicados Finais do Grupo de Alto Nível do Movimento Educação Para Todos (EPT),
2010.
(Tradução/Outra).
Palavras-chave: Educacao para Todos, UNESCO, Comunicados Finais. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: www.unesco.org. |
Produção técnica |
Demais tipos de produção técnica |
1. | MAIA, N. M.; ARAÚJO, P. R. T.. Twitter: interação em 140 caracteres.
2009.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Twitter, Interacionismo Simbólico, Semiótica. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Informação e comunicação. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Paraná; Cidade: Curitiba; Evento: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação; Inst. promotora/financiadora: Universida Positivo. |
2. | MAIA, N. M.; ARAÚJO, P. R. T.. Interação no Twitter: Possibilidades e Limitações.
2009.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Twitter, Semiotica, Interação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Informação e comunicação. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: XVIII Encontros Universitários da UFC; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará. |
3. | MAIA, N. M.. Cirurgia Bariátrica e a Saúde no Ceará.
2010.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Cirurgia Bariátrica, Obesidade, Saúde, Ceará. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Informação e comunicação; Saúde humana e serviços sociais. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Paraíba; Cidade: Campina Grande; Evento: XII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste; Inst. promotora/financiadora: Universidade Estadual da Paraíba. |
4. | MAIA, Natália Mendes.. Lana & Carol: processos de criação da série.
2023.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Porto Iracema das Artes; Cidade: Fortaleza; Evento: Palestra para o curso Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual. |
5 | MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Workshop sobre como escrever um projeto de série de televisão.
2016.
(Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Outra; Duração do evento: 3; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Escola Porto Iracema das Artes. |
6 | MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Minicurso de narrativa seriada no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) da Barra do Ceará.
2016.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte. |
7 | MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Oficina de Audiovisual.
2017.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Piauí; Cidade: Parnaíba; Inst. promotora: Sesc Caixeral. |
9 | MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Curso Da Ideia ao Argumento.
2019.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Mostra Quimerama. |
10 | MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Curso Documentário e Inventividade.
2021.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Rede Cuca. |
11 | MAIA, Natália Mendes.. Curso de Realização em Animação.
2023.
(Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Núcleo de Animação Vila das Artes - NAVA. |
12 | MAIA, Natália Mendes.. Módulo Projeto Audiovisual de Ficção (PREAMAR 2023).
2023.
(Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 21; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Instituto Dragão do Mar. |
13 | MAIA, Natália Mendes.; ARAÚJO, P. R. T.; BENTO FILHO, J. C.. Ciclo de Debates de Assessoria de Comunicação da UFC.
2010.
(Organização de evento/Outro).
Palavras-chave: Ciclo de Debates, Assessoria, Comunicação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Informação e comunicação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 4; Local: Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará. Atuação na produção do debate "Como a Mídia Pauta Crianças e Adolescentes: os desafios para a assessoria de comunicação". |
14 | MAIA, Natália Mendes.. Mediação da mostra Hong Sang-Soo: A repetição da vida.
2019.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Filme; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Instituto Dragão do Mar. A mostra ocorreu no Centro de Cultura e Arte Dragão do Mar, com a exibição de oito filmes do diretor sul-coreano.. |
15 | MAIA, Natália Mendes.; CHAVES, Camila.. Programação e debate do Cena Cineclube.
2019.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Porto Iracema das Artes. Ciclo "Influências Fílmicas", no Porto Iracema das artes. Debate mediado também por Camila Chaves. Período: fevereiro de 2019.. |
16 | MAIA, Natália Mendes.. Mediação da Mostra Percursos 2019.
2019.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Curso de Cinema e Audiovisual da UFC. Mediação de sessão na Mostra Percursos, de filmes universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC). Período: outubro de 2019.. |
17 | MAIA, Natália Mendes.. Estudo de Caso do filme "Pacarrete".
2020.
(Organização de evento/Festival).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não. Participação como convidada em Estudo de Caso sobre o processo do roteiro de Pacarrete durante o FRAPA 2020. Período: setembro de 2020.. |
18 | MAIA, Natália Mendes.. Mediação do lançamento do livro Depredador.
2020.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não. Mediação de lançamento do livro de Tobias Gaede, contemplado pelo edital de incentivo às artes da Secretaria de Cultura do Ceará. Período: outubro de 2020.. |
19 | MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Mediação da mesa "Políticas da Ficção, ficção como política".
2020.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. Mediadora da mesa realizada pelo projeto Ações de Erodir, do PPGCOM-UFC, com a convidada Aline Portugal e a equipe do longa-metragem ?Tremor Iê?. Período: Dezembro 2020.. |
20 | MAIA, Natália Mendes.. Natália Maia: cinema, roteiro e escrita criativa.
2014.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Perfil sobre Natália Maia; Data de apresentação: 13/05/2014; Emissora: Site da Escola Porto Iracema das Artes. |
21 | MAIA, Natália Mendes.. Roteiros cearenses participam de concurso nacional.
2014.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Seleção da série Os Herdeiros para NetlabTV; Data de apresentação: 13/10/2014; Emissora: Jornal Diário do Nordeste. |
22 | MAIA, Natália Mendes.. Estudo da Ancine confirma a desigualdade entre homens e mulheres.
2018.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Direção feminina de séries de televisão; Data de apresentação: 10/04/2018; Emissora: Jornal O Povo. |
23 | RABELO, J. J.; SOUSA, N. S.; MAIA, Natália Mendes.. Universalizar o ensino e reproduzir o capital: os fundamentos do Movimento de Educação para Todos na perspectiva da crítica marxista.
2010.
(Relatório de pesquisa).
Palavras-chave: Marxismo, Educação para Todos, Trabalho. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho e Educação. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: O Movimento de Educação para Todos e a Crítica Marxista; Nº páginas: 7; Inst. promotora/financiadora: CNPQ. |
Produção artística/cultural |
1 | MAIA, Natália Mendes.. Biquini Paraíso.
2015
(Curta-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Home-page: https://vimeo.com/110198223; Local do evento: Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Praia à Noite |
2 | MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Os Herdeiros.
2016
(Série de Televisão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Premiação: Edital de Cinema e Vídeo da Secretraria de Cultura do Ceará; Local do evento: Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Corte Seco Filmes e Praia à Noite |
3 | MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel; FILIPE, D. et al. Lana & Carol.
2018
(Série de Televisão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Premiação: Menção Honrosa FRAPA; Local do evento: Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Deberton Filmes |
4 | MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Para Cada Pessoa, Um Livro.
2018
(Documentário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Home-page: https://www.instagram.com/p/BoMYie0HGFg/?taken-by=entrelinhas.literatura; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Livraria Cultura |
5 | BRASILEIRO, Samuel; MAIA, Natália Mendes.. O Tempo do Olhar e o Olhar no Tempo.
2019
(Filme).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Filme; Local do evento: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Bordo Filmes |
6 | MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel; ARAUJO, A. et al. Pacarrete.
2020
(Roteiro de Cinema).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Premiação: B.O - Edital de Longa-Metragem de Baixo-Orçamento; Local do evento: Ceará; Cidade: Russas; Inst. promotora: Deberton Filmes |
7 | MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Muxarabi.
2021
(Filme).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Filme; Local do evento: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Bordo Filmes |
20 | MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Rua Dinorá.
2022
(Curta-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Tiradentes; Inst. promotora: Universo Produções |
Participação em bancas examinadoras | Participação em bancas de comissões julgadoras | Participação em eventos | Orientações em andamento |
Participação em bancas examinadoras |
Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação |
1. | MAIA, Natália Mendes; VIEIRA, Marcelo Dídimo Souza et al.
Participação em banca de
SARA BEATRIZ JALES DE SANTANA.
O Aroma dos Espinhos.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | MAIA, Natália Mendes; RIOS, José Riverson Araújo Cysne.
Participação em banca de
Mário Lucas Silva.
Conexão Fortal.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | MAIA, Natália Mendes; VIEIRA, Marcelo Dídimo Souza et al.
Participação em banca de
MARLEY HENRIQUE CRUZ ZARANZA.
Ao Redor.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | MAIA, Natália Mendes; FILHO, Osterne Nonato Maia et al.
Participação em banca de
JOÃO VICTOR BEZERRA CASTRO BORGES.
O MUNDO DE TRAVIS: UMA ANÁLISE SOBRE TÁXI DRIVER, INADEQUAÇÃO E MARGINALIZAÇÃO SOCIAL.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | MAIA, Natália Mendes; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al.
Participação em banca de
Isaac Branco.
SOMBRA SOB AS ÁGUAS.
2022 -
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
6. | MAIA, Natália Mendes; PIPANO, Isaac et al.
Participação em banca de
ESTHER M. DE LIMA ARRUDA.
A IMAGEM DO PAI: UMA INVESTIGAÇÃO FÍLMICA DA IMAGEM-AUSÊNCIA.
2022 -
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
7. | MAIA, Natália Mendes; PIPANO, Isaac et al.
Participação em banca de
ALIAN DE SOUSA MINERVA.
FORA DA MEMÓRIA.
2022 -
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
8. | MAIA, Natália Mendes; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al.
Participação em banca de
Raul de Vasconcelos Felipe.
CARCAÇA.
2024 -
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em bancas de comissões julgadoras |
Outras participações |
1. | MAIA, Natália Mendes. Júri do 1º Pitching do Cine Experiência Lab.
2019.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | MAIA, Natália Mendes. Júri do Festival For Rainbow.
2019.
Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | MAIA, Natália Mendes. Júri do 2º Pitching do Cine Experiência Lab.
2020.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | MAIA, Natália Mendes. Júri do 3º Pitching do Cine Experiência Lab.
2020.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | MAIA, Natália Mendes. Júri do 4º Pitching do Cine Experiência Lab.
2021.
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em eventos |
1. | Twitter: interação em 140 caracteres.
2009.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.intercom.org.br. |
2. | Cirurgia Bariátrica e a Saúde no Ceará.
2010.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.intercom.org.br. |
3. | O fantasma no limiar do espaço e do tempo em Para o Outro Lado de Kiyoshi Kurosawa.
2020.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://proceedings.science/compos-2020/papers/o-fantasma-no-limiar-do-espaco-e-do-tempo-em-para-o-outro-lado--de-kiyoshi-kurosawa. |
4. | O fantasma palpável no cinema de Kiyoshi Kurosawa.
2021.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.socine.org/encontros/trabalhos-aprovados-2021/?id=21502. |
5. | .
2008.
(Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.midianordeste.org.br. |
6. | Participação no PANLAB (Laboratório de Montagem do Panorama).
2022.
(Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/. |
7. | Cine debate: A jornada do (a) roteirista: a construção de um mercado promissor. 2023..
2023.
(Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/. |
8. | .
2009.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.eiic.ufc.br/. |
9. | Interação no Twitter: Possibilidades e Limitações.
2009.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.ufc.br. |
10. | TOCAR OS MORTOS: APARIÇÕES DE FANTASMAS NO CINEMA DE KIYOSHI KUROSAWA.
2021.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://periodicos.ufc.br/eu/article/view/67653. |
11. | CONSTRUÇÃO DE ATMOSFERAS FANTASMAGÓRICAS NO ROTEIRO DE LOS SILENCIOS.
2022.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
12. | Apresentação do projeto de longa-metragem "A Estranha Familiar".
2021.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://brasilcinemundi.com.br/. |
13. | Apresentação do projeto de longa-metragem "A Estranha Familiar".
2022.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.3continents.com/en/produire-au-sud/se-former/recife/. |
14. | Apresentação do projeto de longa-metragem "A Adoção".
2023.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://labnovashistorias.sescsp.org.br/. |
Orientações em andamento |
Aperfeiçoamento/Especialização |
1. | Nyna Sany.
Documentário Rancho Fundo.
Início: 2021.
Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema e Audiovisual)
-
Centro Universitário 7 de setembro.
(Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | Marina Ratis.
Documentário "Maria Luiza - Em Movimento".
Início: 2021.
Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema e Audiovisual)
-
Centro Universitário 7 de setembro.
(Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | Leandro Kemps.
Curta-metragem de ficção "O que foi que eu te fiz?".
Início: 2021.
Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema e Audiovisual)
-
Centro Universitário 7 de setembro.
(Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | INGRIDY HOLANDA OLIVEIRA.
IMAGENS QUE ARDEM E CURAM: REMEMORAÇÃO ATRAVÉS DAS FOTOGRAFIAS DE FAMÍLIA NOS CURTAS-METRAGENS CEARENSES CONTEMPORÂNEOS ICARUS (2018) E DESGUARDAR (2020).
Início: 2021.
Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema e Audiovisual)
-
Centro Universitário 7 de setembro.
(Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | Thiago Sampaio Barros.
Documentário "Maria Luiza - Em Movimento".
Início: 2021.
Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema e Audiovisual)
-
Centro Universitário 7 de setembro.
(Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Produção artística/cultural | Dados complementares |
Total | |
Produção bibliográfica | 11 |
Trabalhos em eventos | 5 |
Completos | 5 |
Livros e capítulos | 3 |
Livros publicados ou organizados | 2 |
Capítulos de livros publicados | 1 |
Demais tipos de produção bibliográfica | 3 |
Total | |
Produção técnica | 23 |
Demais tipos de produção técnica | 23 |
Total | |
Produção artística/cultural | 28 |
Total | |
Dados complementares | 32 |
Participação em bancas examinadoras | 8 |
Participação em bancas de comissões julgadoras | 5 |
Participação em eventos | 14 |
Orientações em andamento | 5 |
Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor. |
Última atualização do CV em 23/08/2024 - 08:51 |