Curriculum Vitae
Lorenna Pinheiro Rocha
Dados pessoais | Formação acadêmica/Titulação | Formação complementar | Atuação profissional | Projetos de pesquisa | Áreas de atuação |
Idiomas | Prêmios e títulos | Produção científica, tecnológica e artística/cultural | Dados complementares | Indicadores de produção |
Nome | Lorenna Pinheiro Rocha |
Nome em citações bibliográficas | ROCHA, L. P. |
Endereço profissional | Universidade de Fortaleza,
Centro de Ciências da Saúde.
Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza - UNIFOR Edson Queiroz 60811905 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 34773369 |
2018 - 2022 |
Doutorado
em Psicologia.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. Título: Psicanálise, Educação e Política: a adolescência no encontro com a pólis, Ano de Obtenção: 2022. Orientador: Maria Celina Peixoto Lima. Bolsista do(a): Universidade de Fortaleza, DPDI, Brasil. Palavras-chave: Psicanálise; Educação; Política; Neoliberalismo; Adolescência. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. |
2013 - 2015 |
Mestrado
em Psicologia Social e Institucional.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Título: Entre passagens: constribuições do Acompanhamento Terapêutico à clínica psicanalítica da adolescência, Ano de Obtenção: 2015. Orientador: Analice de Lima Palombini. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Acompanhamento Terapêutico; Psicanálise; Adolescência; Saúde Mental. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Saúde Mental. |
2007 - 2012 |
Graduação
em Psicologia.
Título: Arte e Mediação Terapêutica: Sobre um Dispositivo Clínico-Institucional com Adolescentes. Orientador: Maria Celina Peixoto Lima. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. |
2010 - 2010 | Graduação em Psicologia. |
2011 - 2011 | Curso em Psicologia Hospitalar.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. |
2011 - 2011 | Autismo: Clínica e Pesquisa.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2009 - 2010 | Francês Básico.
Alliance Française - Fortaleza, AF, Brasil. |
2009 - 2009 | Saúde Mental - Abordagem Interdisciplinar.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2000 - 2006 | Inglês Avançado.
Curso de Línguas Christus, CLC, Brasil. |
Colégio Janusa Corrêa, CJC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2017 - Atual | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar |
Outras informações | Atividades: Formação de professores, por meio de palestras e metodologias participativas, com foco no trabalho com adolescentes em preparação para o ENEM. Encontros de treinamento com gestores e demais profissionais que compõem a equipe da escola. Palestras e rodas de conversa com alunos da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental I e II sobre temas relativos à ética, cidadania, bullying, dentre outros. Desenvolvimento de um programa de Orientação Profissional com alunos do Ensino Médio, incluindo palestras com temáticas relativas ao Mundo do Trabalho e à construção de um Projeto de Vida. |
Pátio Dom Luis, PÁTIO DOM LUIS, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2014 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Clínica Particular |
Outras informações | Atividades: Atendimento clínico em contexto individual (Psicanálise). |
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2017 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30 |
Vínculo institucional | ||
2017 - Atual | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Núcleo Docente Estruturante Pedagógico, Carga horária: 12 |
Vínculo institucional | ||
2009 - 2010 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Atividades: Realização, como bolsista de Iniciação Científica, da pesquisa "Psicanálise e cultura: sobre os discursos e dispositivos institucionais dirigidos à adolescência". |
Vínculo institucional | ||
2008 - 2008 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora: Teorias Psicológ. II (Psicanálise) |
Outras informações | Atividades: Acompanhamento da disciplina de Teorias Psicológicas II (Psicanálise), auxiliando a professora em suas atividades (planejamento e execução de aulas e elaboração de estudos dirigidos) e os alunos em seu processo de aprendizagem. |
Instituto Aliança (CE), IA - CE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2015 - 2016 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica - Instituto Aliança |
Outras informações | Atividades: Formação (por meio de aulas expositivas e de metodologias participativas) e supervisão de professores das Escolas Estaduais de Ensino Médio no que concerne ao trabalho com adolescentes em preparação para o ENEM e à temática da metodologia do trabalho científico, sendo a pesquisa tomada, nesse contexto, como princípio educativo. |
CLIO - Associação de Psicanálise, CLIO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2015 - 2016 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenação de grupo de estudos |
Outras informações | Atividades: Coordenação do grupo de estudos "A Clínica Psicanalítica da Adolescência". |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2015 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisadora (Mestrado), Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Atividades: Realização, como bolsista Capes, da pesquisa de mestrado "Entre passagens: contribuições do Acompanhamento Terapêutico à clínica psicanalítica da adolescência". |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2014 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária em Docência, Carga horária: 12 |
Outras informações | Atividades: Acompanhamento da disciplina de "Introdução à Clínica do Acompanhamento Terapêutico", ofertada aos alunos do curso de graduação em Psicologia da UFRGS, auxiliando a professora na execução de suas atividades, ministrando aulas em sua companhia e substituindo-a quando necessário, e oferecendo suporte aos alunos em seu processo de aprendizagem. |
J Muniz Rodrigues ME, OÁSIS, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2013 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga |
Outras informações | Atividades: Criação e coordenação do setor de Desenvolvimento Interpessoal, bem como recrutamento e seleção de novos colaboradores. |
Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Universidade de Fortaleza, SPA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2012 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário |
Outras informações | Atividades: Atendimento, em contexto individual, de pacientes encaminhados ao SPA da Unifor. |
Lavanderia Oásis, OÁSIS, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2012 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia |
Outras informações | Atividades: Recrutamento e seleção de novos colaboradores. |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2010 - 2012 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Atividades: Realização, como bolsista de Iniciação Científica, das pesquisas "Arte e subjetivação: um estudo sobre o ato criativo na adolescência" e "Arte e mediação terapêutica: um estudo sobre um dispositivo clínico-institucional com adolescentes". |
Hospital de Saude Mental de Messejana, HSMM, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2009 - 2009 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário |
Outras informações | Atividades: Realização de anamnese com pacientes do HSMM. |
2009 - 2012 | Arte e Mediações Terapêuticas |
Descrição: Projeto de extensão desenvolvido por uma parceria entre os cursos de graduação de Psicologia, de Terapia Ocupacional e de Belas Artes da Unifor. Tinha como objetivo geral a experimentação e teorização de interseções entre processos psicopatológicos e processos criativos, a partir da criação de um dispositivo institucional que incluísse a arte como mediador terapêutico. Tal dispositivo foi aplicado no acompanhamento de adolescentes que apresentavam graves impasses no campo dos processos de subjetivação. Durante as oficinas de arte oferecidas, o projeto promovia atividades que visavam a facilitar que os participantes empreendessem um deslocamento subjetivo, no sentido de assumirem um posicionamento mais propriamente adolescente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 1) . Integrantes: Lorenna Pinheiro Rocha - Integrante / Maria Celina Peixoto Lima - Coordenador / Paulo Alves Parente Jr. - Integrante / Karla Patrícia Holanda Martins - Integrante. . |
2010 - 2011 | Arte e subjetivação: um estudo sobre o ato criativo na adolescência. |
Descrição: Este sub-projeto objetivava que se pensasse a viabilidade da implementação de novos dispositivos clínicos e sociais que, ao considerarem os processos psíquicos que definem a adolescência, estariam melhor capacitados para produzirem efeitos terapêuticos e de inscrição no campo da cultura. Para tanto, propunha uma análise das implicações subjetivas da criação artística no adolescente, bem como uma reflexão acerca da utilização de oficinas de arte como dispositivo clínico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 1) . Integrantes: Lorenna Pinheiro Rocha - Integrante / Maria Celina Peixoto Lima - Coordenador. Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.. |
2011 - 2012 | Arte e mediação terapêutica: um estudo sobre um dispositivo clínico-institucional com adolescentes. |
Descrição: Encontrando-se vinculado ao projeto de extensão "Arte e Mediações Terapêuticas", tinha como objetivo central problematizar o lugar ocupado pelos estagiários que formavam a equipe profissional desse projeto. Para tanto, a pesquisa propunha, como objetivos específicos, a reflexão sobre a utilização de oficinas de arte como dispositivo clínico e o estudo da prática interventiva do Acompanhamento Terapêutico, bem como da atuação do profissional que se insere num contexto de "prática entre vários"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 1) . Integrantes: Lorenna Pinheiro Rocha - Integrante / Maria Celina Peixoto Lima - Coordenador. Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.. |
2018 - Atual | A juventude no encontro com a pólis: fundamentos filosóficos e psicanalíticos para uma educação política |
Descrição: Este projeto de tese se propõe a problematizar a educação de jovens na contemporaneidade, tendo em vista as profundas transformações que o advento do capitalismo vem imprimindo neste campo. Se, um dia, a escola centrou seus esforços na oferta de uma formação intelectual e cidadã pela transmissão dos valores da cultura e dos referenciais simbólicos da sociedade, promovendo, pela via do saber, a emancipação e a autonomia, hoje, a migração dos valores econômicos para o campo educacional vem transformando-a numa espécie de mera ?antessala? preparatória para a inserção no mercado de trabalho. Neste contexto, as demandas sociais dirigidas aos jovens passam a ser veiculadas em termos de um êxito escolar como condição única para o sucesso profissional e o conhecimento, consequentemente, transforma-se na ferramenta da qual devem servir-se na busca por posições socioeconômicas mais vantajosas, deixando, portanto, de ter valor de uso para ter valor de troca. Focando em estratégias tecnicistas e utilitaristas que se propõem a qualificar a mão de obra necessária para atender as demandas de mercado, as escolas parecem vir excluindo a dimensão subjetiva dos processos educativos e a própria perspectiva coletivizante do conhecimento, além de, não raro, desconsiderarem as especificidades inerentes ao adolescer na construção de propostas educativas voltadas a esse público. Como consequência, observamos, de um lado, a frequente sensação de impotência entre os professores que atuam no ensino médio frente às constantes cobranças por ?resultados positivos?, e, de outro, a dificuldade entre os jovens em encontrar um sentido sólido e discernível naquilo que lhes é transmitido no contexto escolar, que consiste em uma das principais mazelas com que a escola precisa lidar na atualidade. Diante deste cenário e partindo das contribuições da psicanálise, a referida pesquisa de doutorado objetiva tensionar a concepção de educação de jovens vigente na atualidade, propondo fundamentos para a construção de caminhos alternativos às modalidades tradicionais de ensino, que extrapolem os limites de uma formação para o trabalho. Para tanto, buscamos deslocar o epicentro da nossa discussão desde uma perspectiva educacional que visa à adaptação à lógica de mercado, em direção a um posicionamento mais crítico da realidade, onde a subjetividade possa vir a comparecer como motora do processo educativo, implicando, assim, o sujeito-aluno, com vistas a possibilitar-lhe outros modos de inserção no laço social, na cultura e, consequentemente, na pólis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado ( 1) . Integrantes: Lorenna Pinheiro Rocha - Coordenador / Maria Celina Peixoto Lima - Integrante. . |
2019 - Atual | Juventude e a tarefa da transmissão: sobre as interfaces da psicanálise com a educação |
Descrição: O projeto de pesquisa visa investigar as relações da juventude com o saber, levando em consideração os impasses que se apresentam no cenário escolar atual, em particular no que diz respeito ao ensino médio. Trazendo a psicanálise para compor a discussão, podemos sugerir duas modalidades distintas de sintomas escolares, ambos recorrentes no contexto contemporâneo: os referidos às inibições intelectuais, que aparecem sob o formato do amplamente discutido "fracasso escolar", podendo chegar a impossibilitar que o aluno consiga dar continuidade ao seu processo de escolarização; e aqueles que fazem referência, aqui, a uma certa melancolização que se dá a ver no desinteresse dos alunos pelo estudo, bem como, em situações mais graves, nas tentativas de suicídio e no fenômeno quase epidêmico das automutilações. Tomando como base esse desafiador panorama, é a relação professor-aluno, mediada pela transmissão de um saber, que, aqui, nos surge como questão. Desse modo, a pergunta central que vem nortear o presente estudo poderia ser, assim, enunciada: que impasses se apresentam nas relações que os jovens contemporâneos estabelecem com o saber que lhes é ou tenta ser transmitido via professor no contexto escolar? O projeto adota um triplo delineamento metodológico composto por uma pesquisa arqueogenealógica, uma revisão bibliográfica e uma pesquisa-intervenção. Essa última se dará no formato de oficinas com adolescentes de 14 a 18 anos de uma escola pública de ensino médio localizada na cidade de Fortaleza..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Lorenna Pinheiro Rocha - Integrante / Maria Celina Peixoto Lima - Coordenador / Débora Passos Oliveira - Integrante / Clara Virgínia de Queiroz Pinheiro - Integrante / Carlos Velázquez Rueda - Integrante / Rebeca Oliveira de Carvalho - Integrante / Matheus Costa Lima de Oliveira - Integrante / Gabriel Azevedo Leite - Integrante. Finaciador(es): Universidade de Fortaleza - Auxílio finaceiro.. |
2009 - 2010 | Psicanálise e cultura: sobre os discursos e dispositivos institucionais dirigidos à adolescência |
Descrição: Trata-se de um projeto guarda-chuva que tem como objetivo central a análise, à luz da teoria psicanalítica, das práticas e discursos institucionais dirigidos, em particular, à adolescência. Seus sub-projetos focalizam, de um lado, as práticas sócio-educativas, e de outro, as intervenções clínicas dirigidas a essa população..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) . Integrantes: Lorenna Pinheiro Rocha - Integrante / Maria Celina Peixoto Lima - Coordenador / Paulo Alves Parente Jr. - Integrante. . |
2013 - 2015 | Entre passagens: contribuições do Acompanhamento Terapêutico à clínica psicanalítica da adolescência |
Descrição: O projeto em questão encontra-se vinculado a minha pesquisa de mestrado, que tem como objetivo principal a investigação sobre as contribuições do dispositivo do Acompanhamento Terapêutico à clínica psicanalítica da adolescência no campo da Saúde Mental. Consiste, portanto, numa pesquisa em psicanálise, em que a clínica que entra em cena é a do AT, a partir do acompanhamento de dois adolescentes, durante o período de um ano, no contexto do projeto de extensão "Acompanhamento Terapêutico na Rede Pública - ATnaRede". Nesse projeto, abrimos espaço para uma discussão em torno do que se tem proposto, na saúde mental, para esse público específico, bem como para uma problematização acerca da articulação necessária entre clínica e política nesse campo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lorenna Pinheiro Rocha - Integrante / Analice de Lima Palombini - Coordenador. . |
2013 - 2014 | Acompanhamento Terapêutico na Rede Pública - ATnaRede |
Descrição: O Projeto ATnaRede apresenta-se articulado à experiência de estágio curricular e a atividades de ensino e pesquisa, em parceria com serviços da rede municipal e estadual de saúde, visando, por meio da ferramenta do acompanhamento terapêutico ? entendido como uma modalidade clínica que se propõe a acompanhar um sujeito em seu cotidiano, favorecendo a sua circulação social e a ampliação de seus laços ? à construção de novos modos de encontro entre a instituição de atendimento em saúde mental e seus usuários. A cada ano, o projeto, que se vale de uma perspectiva metodológica que engloba clínica, pesquisa e intervenção, reúne um grupo significativo de estudantes que realizam o acompanhamento terapêutico de usuários de serviços públicos encaminhados ao projeto, contando com um espaço semanal de supervisão do trabalho na universidade, além da participação nas reuniões de equipe, bem como a possibilidade de inserirem-se nas atividades cotidianas do serviço..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Integrantes: Lorenna Pinheiro Rocha - Integrante / Analice de Lima Palombini - Coordenador. . |
1. | Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
|
Compreende | Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente). |
Fala | Inglês (Bem), Espanhol, Francês (Razoavelmente). |
Lê | Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Bem). |
Escreve | Inglês (Bem), Espanhol, Francês (Razoavelmente). |
2011 | Menção Honrosa pelo trabalho "Sublimação e Idealização: Considerações acerca da Articulação entre os Conceitos", Unifor. |
Produção bibliográfica | Produção técnica |
Produção bibliográfica |
Trabalhos completos/resumidos em eventos |
1. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. A Inserção da Psicanálise na Universidade.
In: VIII Encontro de Iniciação à Docência da Universidade de Fortaleza,
2008,
Fortaleza.
Anais do VIII Encontro de Iniciação à Docência da Universidade de Fortaleza,
2008.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Outro |
2. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. A Clínica Ampliada: considerações sobre a noção de aplicação e de extensão da psicanálise.
In: XV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza,
2009,
Fortaleza.
Anais do XV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza,
2009.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Outro |
3. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. Sublimação e Idealização: considerações acerca da articulação entre os conceitos.
In: XVII Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza,
2011,
Fortaleza.
Anais do XVII Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza,
2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Outro |
4. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.; PARENTE JR., P. A.. Arte e subjetivação: um estudo sobre o conceito freudiano de sublimação.
In: 7º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia,
2011,
Salvador.
Anais do 7º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia,
2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português |
5. | ROCHA, L. P.; LIMA, I.N.; SOUSA, C.C.. A clínica psicanalítica e as novas formas de subjetivação na contemporaneidade.
In: 7º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia,
2011,
Salvador.
Anais do 7º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia,
2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português |
6. | PARENTE JR., P. A.; LIMA, M. C. P.; ROCHA, L. P.. Psicanálise e narrativa audiovisual: uma experiência escolar com cineclube de adolescentes.
In: 7º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia,
2011,
Salvador.
Anais do 7º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia,
2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português |
7. | ROCHA, L. P.. As Novas Formas de Subjetivação: A clínica psicanpalítica e o sujeito contemporâneo.
In: I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade. VII Simpósio do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ.,
2011,
Rio de Janeiro.
Anais do I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade. VII Simpósio do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ.,
2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Homepage: [http://www.pgpsa.uerj.br/trabalhos%20completos/conlapsa.pdf] |
8. | LIMA, M. C. P.; ROCHA, L. P.. Adolescência e Laço Transferencial: reflexões sobre a 'prática entre vários' no contexto da clínica-escola.
In: I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade e VII Simpósio do Programa de Pós-graduação em Psicanálise na UERJ,
2011,
Rio de Janeiro.
Anais do I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade (Conlapsa),
2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português |
9. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. Adolescência e Instituição: considerações acerca da utilização da arte como mediação terapêutica.
In: XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza,
2012,
Fortaleza.
Anais do XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza,
2012.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários |
10. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. Arte e Mediação Terapêutica: a clínica ampliada na psicanálise a partir de um dispositivo clínico-institucional com adolescentes.
In: 8º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia,
2013,
Fortaleza.
Anais do 8º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia,
2013.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português |
11. | ROCHA, L. P.; PALOMBINI, A. L.; STENERT, F. et al. AT em Rede: tramando o singular no coletivo.
In: 2º Simpósio de Acompanhamento Terapêutico, Saúde Pública e Educação,
2013,
São Bernardo do Campo.
Anais do 2º Simpósio de Acompanhamento Terapêutico, Saúde Pública e Educação,
2013.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português |
12. | ROCHA, L. P.; PALOMBINI, A. L.. O Acompanhamento Terapêutico como dispositivo clínico-político de atenção à adolescência na Saúde Mental.
In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO,
2013,
Florianópolis.
Anais do XVII Encontro Nacional da ABRAPSO,
2013.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português |
13. | ROCHA, L. P.; PALOMBINI, A. L.. Pesquisa em psicanálise na clínica do Acompanhamento Terapêutico: escritas entre vários.
In: VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental,
2014,
Belo Horizonte.
Anais do VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental,
2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Homepage: [http://www.fundamentalpsychopathology.org/uploads/files/Anais%20Congresso%202014/Mesas%20Redondas/20.3.pdf] |
14. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. Pesquisa em psicanálise no Acompanhamento Terapêutico: sobre a construção do caso clínico.
In: XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor,
2018,
fortaleza.
Anais do XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Fortaleza,
2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital |
15. | ROCHA, L. P.; SANTOS, P. L.; LIMA, M. C. P.. Da vivência à experiência: sobre as contribuições da psicanálise à construção de formações docentes.
In: XIX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor,
2019,
Fortaleza.
Anais do XIX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor,
2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português |
16. | MARTINS, D. G.; ROCHA, L. P.. A matéria prima do teu tutano: a obra de Chico Buarque auxiliando no processo de ensino-aprendizagem de psicanálise.
In: XIX Encontro de Iniciação à Docência da Unifor,
2019,
Fortaleza.
Anais do XIX Encontro de Iniciação à Docência da Unifor,
2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 21755396. |
17. | LEITE, G. A.; CARVALHO, R. O.; OLIVEIRA, M. C. L. et al. Da reprodução à criação da imagem: reflexões sobre o uso da fotografia no contexto escolar.
In: XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor,
2019,
Fortaleza.
Anais do XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor,
2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português |
18. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.; OLIVEIRA, D. P.. Da fotografia como tecnologia à experiência do gesto fotográfico: o fio de uma metodologia de pesquisa-intervenção no contexto escolar.
In: 13º Colóquio Internacional do LEPSI,
2019,
Ouro Preto.
Caderno de Resumos do 13º Colóquio Internacional do LEPSI,
2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital |
19. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.; PINHEIRO, C. V. Q.. Biopolítica e regimes educativos: um estudo arqueogenealógico da Educação de jovens no Brasil.
In: VII Coloquio Latinoamericano de Biopolítica: Ontologías del Presente,
2019,
Santiago.
Anais do VII Coloquio Latinoamericano de Biopolítica: Ontologías del Presente,
2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português |
20. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. Das novas técnicas pedagógicas a uma experiência inovadora: uma proposta de prática educativa como resistência ao neoliberalismo escolar.
In: 4rd International Conference on Childhood and Adolescence,
2020,
Lisboa.
Anais do 4rd International Conference on Childhood and Adolescence,
2020.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Portugal/ Português; Meio de divulgação: Digital |
21. | ROCHA, L. P.; SANTOS, P. L.; LIMA, M. C. P.. Juventude e a tarefa da transmissão: os sintomas escolares na relação com o saber.
In: XX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Fortaleza,
2020,
Fortaleza.
Anais do XX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Fortaleza,
2020.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital |
22. | SANTOS, P. L.; LIMA, M. C. P.; ROCHA, L. P.. Psicanálise e Educação: uma leitura do neoliberalismo escolar a partir do discurso do capitalista.
In: XX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Fortaleza,
2020,
Fortaleza.
Anais do XX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa,
2020.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital |
23. | ALVES, T. E. S.; ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. Educa-se um jovem? Sobre as origens históricas do modelo neoliberal de educação.
In: XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor,
2021,
Fortaleza.
Anais do XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor,
2021.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital |
24. | ROCHA, L. P.; SANTOS, P. L.; LIMA, M. C. P.. A transmissão e o desejo de saber na educação de jovens.
In: XXI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor,
2021,
Fortaleza.
Anais do XXI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor,
2021.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; ISSN/ISBN: 1808-8457. |
25. | SANTOS, P. L.; ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. A educação não pode parar? Algumas reflexões sobre o ensino remoto emergencial na pandemia de Covid-19.
In: XXI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor,
2021,
Fortaleza.
Anais do XXI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor,
2021.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; ISSN/ISBN: 1808-8457. |
Artigos completos/resumidos publicados em periódicos |
1. | LIMA, M. C. P.; MARTINS, K. P. H.; ROCHA, L. P. et al. Arte e Mediação Terapêutica: Sobre um Dispositivo com Adolescentes na Clínica- Escola. Revista Mal-Estar e Subjetividade (Impresso), v. XIII, p. 775-796, 2013. ; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.redalyc.org/pdf/271/27131756015.pdf]; Série: 3-4; ISSN/ISBN: 15186148. |
2. |
ROCHA, L. P.; PALOMBINI, A. L.. A clínica do Acompanhamento Terapêutico como pesquisa psicanalítica: uma escrita compartilhada entre vários.
ÁGORA ( PPGTP/UFRJ),
v. xx,
p. 732-742,
2017.
Palavras-chave: Método clínico; Pesquisa em psicanálise; Acompanhamento Terapêutico; Adolescência. Grande área: Ciências Humanas. ; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.scielo.br/pdf/agora/v20n3/1809-4414-agora-20-03-00732.pdf]; ISSN/ISBN: 15161498. |
3. |
ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.; PINHEIRO, C. V. Q.. Neoliberalismo escolar: a educação de jovens na atualidade e seus efeitos subjetivos.
SUBJETIVIDADES,
v. 20,
p. 1-11,
2020.
Palavras-chave: Educação; Juventude; Psicanálise; Neoliberalismo Escolar. Grande área: Ciências Humanas. ; Meio de divulgação: Digital; Série: Especial 2; ISSN/ISBN: 23590777. |
4. |
ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. A Juventude En-Cena na Escola: a educação no encontro com a cidade.
EDucação e Realidade Edição eletrônica,
v. 46,
p. 1-22,
2021.
Palavras-chave: Educação; Psicanálise; Formação cultural; Formação profissional; Oficina de fotografia. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise. ; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://https://www.scielo.br/j/edreal/a/Rv7sfhMPhk5dTxgyVBMw8mD/?lang=pt&format=pdf]; Série: 1; ISSN/ISBN: 21756236. |
5. |
ROCHA, L. P.; SANTOS, P. L.; LIMA, M. C. P.. O amor pedagógico e o romance escolar: outras reflexões sobre a psicologia do colegial.
ESTILOS DA CLÍNICA,
v. 28,
p. 1-12,
2023.
Palavras-chave: Psicanálise; Educação; Juventude; Amor pedagógico; Romance escolar. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/199398/193666]; Série: 1; ISSN/ISBN: 19811624. |
Livros publicados/organizados ou edições |
1. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.; MARTINS, K. P. H. et al. Temas em psicologia III: infância e adolescência em cena.
1. ed.
Fortaleza:
Universidade de Fortaleza,
2015.
327 p.
Referências adicionais: Brasil/Português; ISBN: 1808844999999. |
Produção técnica |
Trabalhos técnicos |
1. | ROCHA, L. P.. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.
2017.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Gestão do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza; Disponibilidade: ; Duração do evento: 32. |
Demais tipos de produção técnica |
1. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. O Ensino da Psicanálise na Universidade.
2008.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Av. Washington Soares, 1321.; Cidade: Fortaleza; Evento: VIII Encontro de Iniciação à Docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
2. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. A Clínica Ampliada: considerações sobre a noção de aplicação e de extensão da psicanálise.
2009.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
3. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. Psicanálise e educação: considerações acerca da ampliação da clínica psicanalítica.
2009.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Estadual do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: XIV Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará; Inst. promotora/financiadora: Universidade Estadual do Ceará - UECE. |
4. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.; JÚNIOR, paulo alves parente. Arte e subjetivação: um estudo sobre o conceito freudiano de sublimação.
2011.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Psicanálise; sublimação; Subjetivação; Arte. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Bahia; Cidade: Salvador; Evento: 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal da Bahia. |
5. | ROCHA, L. P.; LIMA, I.N.; SOUSA, C.C.. A clínica psicanalítica e as novas formas de subjetivação na contemporaneidade.
2011.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Clínica psicanalítica; Novas formas clínicas; Perversão comum; Neo-sujeito. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Bahia; Cidade: Salvador; Evento: 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal da Bahia. |
6. | JÚNIOR, paulo alves parente; LIMA, M. C. P.; ROCHA, L. P.. Psicanálise e narrativa audiovisual: uma experiência escolar com cineclube de adolescentes.
2011.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Adolescência; Psicanálise; Cinema; Arte; Educação. Grande área: Ciências Humanas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Bahia; Cidade: Salvador; Evento: 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal da Bahia. |
7. | LIMA, M. C. P.; ROCHA, L. P.. Adolescência e Laço Transferencial: reflexões sobre a 'prática entre vários' no contexto da clínica-escola.
2011.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UERJ; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade e VII Simpósio do Programa de Pós-graduação em Psicanálise na UERJ; Inst. promotora/financiadora: Universidade Estadual do Rio de Janeiro. |
8. | ROCHA, L. P.. Formação do Psicólogo: possibilidades e impasses.
2011.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
9. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. As novas formas de subjetivação: a clínica psicanalítica e o sujeito contemporâneo.
2011.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Rio de Janeiro; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade e VII Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ; Inst. promotora/financiadora: Universidade Estadual do Rio de Janeiro. |
10. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. Sublimação e Idealização: considerações acerca da articulação entre os conceitos.
2011.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XVII Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
11. | LIMA, M. C. P.; ROCHA, L. P.. Adolescência e Instituição: sobre duas versões do laço transferencial.
2012.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: III Congresso Sul-Americano de Psicanálise sobre Violência, Culpa e Ato: causas e efeitos subjetivos; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
12. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. Adolescência e Instituição: considerações acerca da utilização da arte como mediação terapêutica.
2012.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Evento: XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
13. | ROCHA, L. P.; CUNHA, T. C. M. C.; PARENTE JR., P. A.. Arte e Mediação Terapêutica: a clínica ampliada na psicanálise a partir de um dispositivo clínico-institucional com adolescentes.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Eventos do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: 8º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. |
14. | ROCHA, L. P.; PALOMBINI, A. L.; STENERT, F. et al. AT em Rede: tramando o singular no coletivo.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Metodista de São Paulo; Cidade: São Bernardo do Campo; Evento: Simpósio de Acompanhamento Terapêutico, Saúde Pública e Educação. |
15. | ROCHA, L. P.; PALOMBINI, A. L.. O Acompanhamento Terapêutico como dispositivo clínico-político de atenção à adolescência na Saúde Mental.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFSC; Cidade: Florianópolis; Evento: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal de Santa Catarina. |
16. | ROCHA, L. P.; PALOMBINI, A. L.. O Acompanhamento Terapêutico na clínica psicanalítica da adolescência no campo da Saúde Mental.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Instituto de Psicologia da UFRGS; Cidade: Porto Alegre; Evento: Interlocuções Metodológicas; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. |
17. | ROCHA, L. P.; PALOMBINI, A. L.. A pesquisa em psicanálise na clínica do Acompanhamento Terapêutico: escritas entre vários.
2014.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Belo Horizonte; Cidade: Belo Horizonte; Evento: VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental Pathos&Saúde; Inst. promotora/financiadora: Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. |
18. | ROCHA, L. P.. As contribuições da Psicologia ao trabalho com adolescentes no campo da Educação: o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS).
2015.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Unifor. |
19. | ROCHA, L. P.. Novas perspectivas sobre a Psicologia Escolar-Educacional: a reorganização curricular para o Ensino Médio no Estado do Ceará.
2015.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Unifor. |
20. | ROCHA, L. P.. O Acompanhamento Terapêutico e as práticas de Saúde Mental.
2016.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Fa7; Cidade: Fortaleza; Evento: I Semana de Psicologia da Faculdade 7 de setembro; Inst. promotora/financiadora: Fa7. |
21. | ROCHA, L. P.. Roda de Conversa: a atuação do psicólogo clínico.
2019.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Feira das Profissões da Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
22. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.; PINHEIRO, C. V. Q.. Biopolítica e regimes educativos: um estudo arqueogenealógico da Educação de jovens no Brasil.
2019.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Chile; Cidade: Santiago; Evento: VII Colóquio Latinoamericano de Biopolítica; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Santiago. |
23. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.; OLIVEIRA, D. P.. Da fotografia como tecnologia à experiência do gesto fotográfico: o fio de uma metodologia de pesquisa-intervenção no contexto escolar..
2019.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Minas Gerais; Cidade: Ouro Preto; Evento: 13º Colóquio Internacional do LEPSI; Inst. promotora/financiadora: UFOP. |
24. | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.. Das novas técnicas pedagógicas a uma experiência inovadora: uma proposta de prática educativa como resistência ao neoliberalismo escolar.
2020.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Portugal; Cidade: Lisboa; Evento: 4rd International Conference on Childhood and Adolescence; Inst. promotora/financiadora: ICCA. |
25 | ROCHA, L. P.. Programa de desenvolvimento profissional em educação da Unifor de 2019.
2019.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Unidade: horas; Tipo de participação: Outra; Duração do evento: 45; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
26 | ROCHA, L. P.. Explorando o Questionário como ferramenta da avaliação no AVA Unifor.
2021.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Unidade: horas; Tipo de participação: Outra; Duração do evento: 40; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
27 | ROCHA, L. P.. Explorando o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem.
2021.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Unidade: horas; Tipo de participação: Outra; Duração do evento: 40; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
28 | ROCHA, L. P.. Recursos Interativos em Ambiente Remoto.
2022.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza. |
29 | ROCHA, L. P.. Interlocuções Metodológicas.
2013.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Local: Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Cidade: Porto Alegre; Inst. promotora/financiadora: UFRGS. |
30 | ROCHA, L. P.. Íntimas Utopias: Loucura, Arte e Política. Encontros com Jean-Claude Polack.
2013.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Local: Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Cidade: Porto Alegre; Inst. promotora/financiadora: UFRGS. |
31 | ROCHA, L. P.. Jornada de Psicologia.
2017.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Unifor. |
32 | ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P.; OLIVEIRA, D. P.. I Encontro do GT da ANPEPP "Psicanálise e Educação".
2019.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
33 | ROCHA, L. P.. Avaliadora online do XIX Encontro de Iniciação à Docência da Unifor do ano de 2019.
2019.
(Avaliação de trabalhos).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Avaliação de trabalhos; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
34 | ROCHA, L. P.. Avaliadora de apresentações orais no XIX Encontro de Iniciação à Docência da Unifor do ano de 2019.
2019.
(Avaliação de trabalhos).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Avaliação de trabalhos; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
35 | ROCHA, L. P.. Avaliadora online do XX Encontro de Iniciação à Docência da Unifor do ano de 2020.
2020.
(Avaliação de trabalhos).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Avaliação de trabalhos; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
36 | ROCHA, L. P.. Avaliadora online do XXI Encontro de Iniciação à Docência da Unifor do ano de 2021.
2021.
(Avaliação de trabalhos).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Avaliação de trabalhos; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
37 | ROCHA, L. P.. Avaliadora online do XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor do ano de 2021.
2021.
(Avaliação de trabalhos).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Avaliação de trabalhos; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
38 | ROCHA, L. P.. Avaliadora online do XXII Encontro de Iniciação à Docência da Unifor.
2022.
(Avaliação de trabalhos).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital |
39 | ROCHA, L. P.. Avaliadora online do XXVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor.
2022.
(Avaliação de trabalhos).
Referências adicionais: Brasil/Português |
Participação em bancas examinadoras | Participação em eventos |
Participação em bancas examinadoras |
Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação |
1. | ROCHA, Lorenna Pinheiro.
Participação em banca de
Aryane Ferreira Araújo Rosa.
O conceito de amor na teoria psicanalítica.
2017.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | ROCHA, Lorenna Pinheiro.
Participação em banca de
Ellen Rina Cardoso.
Um estudo sobre o suicídio na metapsicologia de Freud.
2017.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | LIRA, Aline Nogueira de; BENFATTI, Xênia Diógenes et al.
Participação em banca de
Adriana Maia Carneiro de Albuquerque.
Intervenção precoce na primeiríssima infância e seus benefícios em crianças no espectro do autismo.
2022.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Autismo; Intervenção precoce; Acompanhamento Terapêutico; Desenvolvimento infantil; Relato de experiência. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em eventos |
1. | .
2009.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
2. | .
2009.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
3. | Adolescência e Laço Transferencial: reflexões sobre a "prática entre vários" no contexto da clínica-escola.
2011.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
4. | Arte e subjetivação: um estudo sobre o conceito freudiano de sublimação.
2011.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
5. | Adolescência e Instituição: sobre duas versões do laço transferencial.
2012.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
6. | Arte e Mediação Terapêutica: a clínica ampliada na psicanálise a partir de um dispositivo clínico-institucional com adolescentes.
2013.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
7. | A pesquisa em psicanálise na clínica do Acompanhamento Terapêutico: escritas entre vários.
2014.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
8. | .
2011.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/. |
9. | .
2012.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/. |
10. | AT em Rede: tramando o singular no coletivo.
2013.
(Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/. |
11. | .
2007.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
12. | O Ensino da Psicanálise na Universidade.
2008.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
13. | .
2009.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
14. | A Clínica Ampliada: considerações sobre a noção de aplicação e de extensão da psicanálise.
2009.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
15. | Sublimação e Idealização: considerações acerca da articulação entre os conceitos.
2011.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
16. | O Acompanhamento Terapêutico como dispositivo clínico-político de atenção à adolescência na Saúde Mental.
2013.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
17. | .
2007.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
18. | .
2007.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
19. | .
2008.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
20. | .
2008.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
21. | Psicanálise e educação: considerações acerca da ampliação da clínica psicanalítica.
2009.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
22. | .
2009.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
23. | .
2009.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
24. | .
2012.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
25. | O Acompanhamento Terapêutico na clínica psicanalítica da adolescência no campo da Saúde Mental.
2013.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Dados complementares |
Total | |
Produção bibliográfica | 31 |
Artigos publicados em periódicos | 5 |
Completos | 5 |
Trabalhos em eventos | 25 |
Completos | 18 |
Resumos | 5 |
Livros e capítulos | 1 |
Livros publicados ou organizados | 1 |
Capítulos de livros publicados | 0 |
Total | |
Produção técnica | 40 |
Trabalhos técnicos | 1 |
Demais tipos de produção técnica | 39 |
Total | |
Dados complementares | 28 |
Participação em bancas examinadoras | 3 |
Participação em eventos | 25 |
Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor. |
Última atualização do CV em 10/05/2023 - 14:04 |