Curriculum Vitae

Olga Lessa

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisa
Produção científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeOlga Lessa
Nome em citações bibliográficasLESSA, O.
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2020 - 2022 Mestrado em Administração de Empresas.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: Subjetividade docente e aprendizagem na prática: o "torna-se' professor para docentes de graduação dos cursos de gestão, Ano de Obtenção: 2022.
Orientador: Marina Dantas de Figueiredo.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Subjetividade; Docente; Formação em gestão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2014 Especialização em MBA em gestão de pessoas. (Carga Horária: 469h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: Artigo : O papel do líder nos tempos atuais. Ano de finalização: 2014.
Orientador: Magna Mariceli Lobo Fernandes Vieira.
2007 - 2011 Graduação em Pedagogia.
Título: A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: as contribuições da escola regular para seu desenvolvimento global.
Orientador: Adriana Limaverde.
Voltar

Formação complementar
2023 - 2023Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação. (Carga horária: 48h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2022 - 2022Engajamento e Evasão em Educação a Distância,. (Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2022 - 2022Orientação e Tutoria EAD para docentes. (Carga horária: 90h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2022 - 2022Orientação e Tutoria EAD para docentes. (Carga horária: 90h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2022 - 2022Desvendando a Tutoria EAD. (Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2022 - 2022Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação. (Carga horária: 92h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2022 - 2022Ambiente MOODLE. (Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2023 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 26
Vínculo institucional
2022 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 32
Outras informaçõesAtividades

08/2022 - Atual 
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplina ministradas:

Atividades de Nivelamento 
Ética e Negócios 
Liderança e Gestão
Gestão Estratégica de Pessoas
Vínculo institucional
2022 - 2022 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora EAD, Carga horária: 20
Outras informaçõesAtuação como tutora nas disciplinas Ciência e Pesquisa, Ética, Cidadania e Gestão e Pessoas, Times e Organizações.
Vínculo institucional
2020 - 2022 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informaçõesLinha de pesquisa: Organização e Sociedade

 Abrange estudos que buscam melhor compreender a origem e a natureza do fenômeno organizacional e a dinâmica da relação entre organização e sociedade. Assume a organização como substantivo e verbo - organizações e organizar -, o que denota uma dada ação social. Enquadram-se nessa linha os seguintes temas: Responsabilidade Social nas Organizações, Desenvolvimento Sustentável, Cultura, Simbolismo e Território, Implicações Organizativas da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Práticas e Discursos Organizacionais, Poder nas Organizações, Trabalho, Ética nas Organizações e Relacionamentos Organizacionais.

Palavras-chave: Liderança e Gestão, Relações do trabalho, Saberes e Práticas docentes.
Vínculo institucional
2020 - 2020 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 20
Outras informaçõesAtuação como estagiária docente nas disciplinas de Gestão Estratégica de Pessoas e Governança Coorporativa.
Revista ANGRAD.
Vínculo institucional
2021 - 2021 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Outras informações? Avaliadora de artigos no evento 32o EnANGRAD.

Voltar

Projetos de Pesquisa
2020 - 2020Reflexões sobre o tornar-se docente na prática entre cursos de gestão
Descrição: Neste projeto, propõe-se, que o olhar para o para a subjetividade seja enquadrada na perspectiva das práticas, a medida em que se deseja falar do tornar-se, na prática, de um tipo de sujeito: o docente. Buscamos compreender esse tornar-se docente no âmbito da gestão, visto ser este um campo de conhecimento em que os componentes práticos são proeminentes e tendem a ser valorizados, na dicotomia entre teoria e prática. Assim, esse projeto se justifica pela necessidade ainda não satisfeita de se compreender o que é ser professor na área de gestão e como se dá esse tornar-se, entremeado de questões subjetivas, tanto quanto coletivas, institucionais e culturais. Espera-se, como resultado, um conjunto de reflexões e evidências empíricas que subsidiem a formação do professor e a compreensão das dificuldades e oportunidades do processo de ensino e aprendizagem na área da gestão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Olga Lessa - Coordenador / Marina Figueiredo Dantas - Integrante.
.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnica

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1.

LESSA, O.; SANTOS, A.; FORTE, S. et al. Capacidade Absortiva e Desempenho das Micro e Pequenas Empresas do Brasil em Tempo de Pandemia da COVID 19. In: XX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIFOR, 2020, FORTALEZA. CAPACIDADE ABSORTIVA E DESEMPENHO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID 19, 2020.
Palavras-chave: TURBULÊNCIA DE MERCADO; PROPENSÃO PARA INOVAR; CAPACIDADE ABSORTIVA; DESEMPENHO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 18088457.
2.

LESSA, O.; SANTOS, A.; NETO, M. et al. CAPACIDADE ABSORTIVA E DESEMPENHO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID19. In: XXIII SEMEAD Seminários em Administração, 2020. XXIII SEMEAD Seminários em Administração.
Palavras-chave: CAPACIDADE ABSORTIVA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2177-3866.
3. OLIVEIRA, O. V.; LIMA, S. T.; LESSA, O. et al. Principais erros cometidos pela perícia contábil trabalhista na realização de cálculos. In: Mundo Unifor, 2021, Fortaleza. Mundo Unifor, 2021.
Palavras-chave: Perícia contábil; Ações; Trabalhistas; Perito-contador.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
4. HOLANDA, K. D. P.; OLIVEIRA, O. V.; LESSA, O.. Uso da contabilidade como ferramenta de gestão na administração de condomínios. In: Mundo Unifor, 2021, Fortaleza. Mundo Unifor, 2021.
Palavras-chave: Contabilidade; Ferramenta de gestão; Administração de condominios.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
5. OLIVEIRA, O. V.; LESSA, O.; PESSOA, R. A. et al. Interfaces entre o trabalho Home Office e a família em tempos de Covid-19. In: ENANGRAD, 2021, Fortaleza. ENANGRAD, 2021.
Palavras-chave: covid 19; docentes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
6. OLIVEIRA, O. V.; LESSA, O.; PONTES, B. P. et al. Perfil empreendedor dos alunos do curso de ciências contábeis. In: ENANGRAD, 2021, Fortaleza. ENANGRAD, 2021.
Palavras-chave: Empreendedor; Perfil Empreendedor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
7.

LESSA, O.; DANTAS, M. F.. Um reflexão sobre o tornar-se docente na prática de cursos de graduação em gestão. In: EnEO - Encontros de Estudos Organizacionais da ANPAD, 2021. EnEO - Encontros de Estudos Organizacionais da ANPAD, 2021.
Palavras-chave: Subjetividade; Professor; Docente; Formação em gestão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital
8. LESSA, O.; FORTE, S.; SANTOS, A. et al. EFEITOS DA TURBULÊNCIA DE MERCADO E DA CAPACIDADE DE INOVAR NA CAPACIDADE ABSORTIVA E NO DESEMPENHO DAS MPES EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID19. In: EMPRAD, 2022, São Paulo. Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração, 2022.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Outro
9. ROCHA, D.; LESSA, O.; CORDEIRO, H. C. et al. PARA UMA EDUCAÇÃO HÍBRIDA: POSSIBILIDADES DE EXPANSÃO DA SALA DE AULA. In: Encontros Científicos 2023, 2023. XV Encontros de Práticas Docentes, 2023.
Palavras-chave: Modelo Híbrido; Prática Docente; Aprendizagem.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Outro; ISSN/ISBN: 21794332.

Capítulos de livros publicados
1. LESSA, O.; DANTAS, M. F.; BENFATTI, X. D.. Tornar-se docente: um olhar sobre a subjetividade nas formas de ser e ensinar nos cursos de gestão da Unifor. Tornar-se docente: um olhar sobre a subjetividade nas formas de ser e ensinar nos cursos de gestão da Unifor. E59 ed. , 2023, v. , p. 217-.
Referências adicionais: Brasil/Português; Número da revisão: E59; ISBN: 9786585314053.

Produção técnica

Trabalhos técnicos
1. LESSA, O.; ROCHA, D.. Laboratório de instrumentalização docente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 2023.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Desenvolver competências docentes para aplicação do modelo híbrido; Disponibilidade: ; Duração do evento: 6; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.

Demais tipos de produção técnica
1.

LESSA, O.; DANTAS, M. F.. Um reflexão sobre o tornar-se docente na prática de cursos de graduação em gestão. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Subjetividade; Formação em gestão; Professor; Docente.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento: EnEO - Encontro Estudos Organizacionais da ANPAD.
2. LESSA, O.. Caminhos para o desenvolvimento da escrita para artigo científico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. LESSA, O.. Saberes e práticas docentes. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Seminário de Integração Docente.
4LESSA, O.. Liderança e engajamento de times. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: ; Duração do evento: 8; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
5LESSA, O.. Saberes e práticas docentes. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Saberes e práticas docentes; Duração do evento: 2; Data de apresentação: 21/05/2022; Emissora: Comunicação institucional.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. HOLANDA, Kamilla Deyanne Pinheiro; OLIVEIRA, Oderlene Vieira de et al. Participação em banca de Kamilla Deyanne Pinheiro Holanda. Uso da contabilidade como ferramenta de gestão na administração de condomínios. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Contabilidade; Administração de condominios; Ferramenta de gestão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. CAPACIDADE ABSORTIVA E DESEMPENHO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID 19. 2020. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
2. CAPACIDADE ABSORTIVA E DESEMPENHO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID 19. 2020. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
3. Perfil empreendedor dos alunos do curso de ciências contábeis. 2021. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaDados complementares

Total
Produção bibliográfica10

Trabalhos em eventos9
Completos9
Livros e capítulos1
Livros publicados ou organizados0
Capítulos de livros publicados1

Total
Produção técnica6

Trabalhos técnicos1
Demais tipos de produção técnica5



Total
Dados complementares4

Participação em bancas examinadoras1
Participação em eventos3
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 19/03/2024 - 19:15