Curriculum Vitae

Daniel Valente de Macedo

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeDaniel Valente de Macedo
Nome em citações bibliográficasMACEDO, D. V.;MACEDO, DANIEL V. DE;DE MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL;MACEDO, DANIEL VALENTE DE;MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL V.
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Formação acadêmica/Titulação
2012 - 2017 Doutorado em Informática Aplicada.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: Uma Nova Metodologia para Renderização Híbrida a Taxas Interativas Combinando Reflexões em Espaço de Tela com Ray Tracing em GPU, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria Andréia Formico Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2010 Graduação em Ciência da Computacão.
Título: DESENVOLVIMENTO DE JOGOS: Detalhando as Etapas de Construção de um Jogo 3D.
Orientador: Maria Andréia Formico Rodrigues.
2006 - 2006 Graduação em Computer Science.
2004 - 2005 Ensino Médio (2º grau).
Moore High School, MHS, Estados Unidos.
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Formação complementar
2019 - 2019Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2019. (Carga horária: 41h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2018. (Carga horária: 33h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Capacitação em Computação Cognitiva (IBM Watson). (Carga horária: 40h).
International Business Machines, IBM, Brasil.
2017 - 2017Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2017. (Carga horária: 42h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
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Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2017 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Vínculo institucional
2010 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 15
Vínculo institucional
2007 - 2008 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Atividades
02/2020 - AtualEnsino, Ciência da Computação, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Programação para Dispositivos Móveis
Experimentação de protótipos
2019 - AtualAtividades de Participação em Projeto, LAPIN - Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades, .
Projetos de pesquisa
Olhos da Cidade
2018 - AtualAtividades de Participação em Projeto, LAPIN - Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades, .
Projetos de pesquisa
TotalCross
Contrução Civil 4.0
2017 - AtualAtividades de Participação em Projeto, Reitoria, Divisão de Pesquisa.
Projetos de pesquisa
Jogo Sério Adaptativo como Ferramenta Gráfica de Aprendizado e Combate ao Câncer
08/2019 - 12/2019Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Experimentação de protótipos
Programação para Dispositivos Móveis
02/2019 - 06/2019Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Jogos
Programação para Dispositivos Móveis II (iOS)
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC2)
08/2018 - 12/2018Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Jogos
Programação para Dispositivos Móveis II (iOS)
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC1)
02/2018 - 06/2018Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Computação Gráfica
Desenvolvimento de Jogos
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC1)
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC2)
2017 - 2018Atividades de Participação em Projeto, LAPIN - Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades, .
Projetos de pesquisa
VIVER: Uma Nova Ferramenta para Reabilitação Vestibular usando Realidade Virtual
Simulador Virtual para Treinamento de Máquinas de Grande Porte
08/2017 - 12/2017Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Computação Gráfica
Desenvolvimeno de Jogos
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC2)
02/2017 - 06/2017Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Jogos
Programação para Dispositivos Móveis II (iOS)
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC1)
2010 - 2012Atividades de Participação em Projeto, Núcleo de Aplicação Em Tecnologia da Informação, Laboratório de Usabilidade, .
Projetos de pesquisa
iMovBusca: Classificados Imobiliários com adicional de Realidade Aumentada em Telefones Celulares
2007 - 2008Atividades de Participação em Projeto, Núcleo de Aplicação Em Tecnologia da Informação, Laboratório de Usabilidade, .
Projetos de pesquisa
SAMBA System for Advanced interactive digital television and Mobile services in BrAzil
GUASH DESIGN CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA - ME, GUASH, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - 2016 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Computers in Entertainment.
Vínculo institucional
2012 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Instituto Atlântico, IA, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2010 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 30

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Projetos de Pesquisa
2010 - 2012iMovBusca: Classificados Imobiliários com adicional de Realidade Aumentada em Telefones Celulares
Descrição: Desenvolver o site iMovBusca, que funcionará como um agregador de ofertas imobiliárias, das mais diferentes naturezas e advindos de diversas fontes, os mapeando geograficamente, com grande volume de informação adicional para subsidiar o processo de compra e permitindo acesso por dispositivos móveis, através de aplicativo compatível com múltiplas plataformas, fazendo uso de recursos de Realidade Aumentada...
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Integrantes: Daniel Valente de Macedo - Integrante / Andreia Formico - Integrante / João José Vasco Peixoto Furtado - Coordenador / José Eurico de Vasconcelos - Integrante.
Finaciador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio finaceiro..
2007 - 2008SAMBA System for Advanced interactive digital television and Mobile services in BrAzil
Descrição: O projeto SAMBA tem como objetivo criar um sistema que permita cidadãos terem acesso a conteúdos produzidos pela população pelos serviços dos canais da TV Digital. O sistema proposto é constituído de uma parte na web, o sistema de suporte a produção colaborativa de conteúdo, e de aplicações para TV digital, integrados em uma estrutura para suportar a interatividade, baseada on the Power Line Communication PLC (OPERA, 2007) technology...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Daniel Valente de Macedo - Integrante / Pedro Henrique Seligmann Soares - Integrante / Elizabeth Furtado - Coordenador / Marialia Mendes - Integrante / Patricia Vasconselos - Integrante / João José Vasco Peixoto Furtado - Integrante.
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2017 - AtualVIVER: Uma Nova Ferramenta para Reabilitação Vestibular usando Realidade Virtual
Descrição: Projeto certificado pela empresa VALENTE STUDIO DE PESQUISA DE SOFTWARES E JOGOS LTDA - ME em 22/09/2017..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) .
Integrantes: Daniel Valente de Macedo - Coordenador / Claudio Martins - Integrante / Maria Andréia Formico Rodrigues - Integrante / Magno Eric Barbosa Peixoto - Integrante / Carla Marineli Saraiva do Amaral - Integrante.
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2017 - 2018Simulador Virtual para Treinamento de Máquinas de Grande Porte
Descrição: Desenvolver um simulador virtual para otimizar o processo de treinamento da empresa.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Daniel Valente de Macedo - Coordenador / Ygor Serpa - Integrante / Matheus Batista Nogueira - Integrante.
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2017 - AtualJogo Sério Adaptativo como Ferramenta Gráfica de Aprendizado e Combate ao Câncer
Descrição: Edital R No 30/2017 - Apoio a equipes de pesquisa, DPDI/UNIFOR. Jogo sério adaptativo e evolutivo como ferramenta gráfica de aprendizado dos padrões do câncer e combate à doença, de forma colaborativa...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Daniel Valente de Macedo - Integrante / Maria Andréia Formico Rodrigues - Coordenador / Nabor das Chagas Mendonca - Integrante / Rafael G. Barbosa - Integrante / Rubens Albuquerque Diniz - Integrante / Marina Caldieraro - Integrante / Luigi Queiroz Menezes - Integrante.
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2018 - AtualTotalCross
Descrição: Desenvolver os conceitos do Material Design nos componentes Nativos da plataforma e portar os rotinas de desenho para GPU.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 1) Doutorado ( 1) .
Integrantes: Daniel Valente de Macedo - Coordenador / Ygor Serpa - Integrante.
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2018 - AtualContrução Civil 4.0
Descrição: Edital nº 07/2017 FUNCAP INOVAFIT FASE 1 Adaptar o conceito de indústria 4.0 no contexto da Construção Civil.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Integrantes: Daniel Valente de Macedo - Coordenador / CHAGAS, DANIEL A. - Integrante / Matheus Batista Nogueira - Integrante / Carlos Caminha Neto - Integrante / Raphael Coelho Cavalcanti - Integrante.
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2019 - AtualOlhos da Cidade
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal desenvolver uma plataforma que usa técnicas de inteligência artificial e visão computacional capaz de detectar objetos em tempo real, como lixos e buracos em vias públicas de cidades de forma automatizada e de baixo custo..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Integrantes: Daniel Valente de Macedo - Coordenador / Matheus Batista Nogueira - Integrante / Carlos Caminha Neto - Integrante / Rafael P. Bomfim - Integrante / Carlos M. Aderaldo - Integrante.
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2014 - 2016Jogos Eletrônicos Tridimensionais Multiplataforma para a Promoção da Saúde Bucal Entre Crianças e Jovens
Descrição: PAPPE-CE, Edital FUNCAP 06/2013: Desenvolvimento de jogos eletrônicos tridimensionais multiplataforma para a promoção da saúde bucal.. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Daniel Valente de Macedo - Integrante / Andreia Formico - Coordenador / Marco A. M. de O. Silva Junior - Integrante / Isabel M M P Ribeiro - Integrante.
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Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
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Idiomas
Compreende Inglês (Bem).
Fala Inglês (Bem).
Inglês (Bem).
Escreve Inglês (Bem).
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Prêmios e títulos
2008Prêmio Universitário Java (trabalho de Grafos, premiado e divulgado em http://www.rafaelcarneiro.com/2008/08/04/premiacao-do-puj-08-um-programa-do-cejug/), CEJUG - Ceará Java User Group.
2009Prêmio Universitário Felipe Gaucho (trabalho de Computação Gráfica, premiado e divulgado em http://www.cejug.org/2010/07/25/resultados-do-pug-200/), CEJUG - Ceará Java User Group, CEJUG - Ceará Java User Group.
2009Sony Ericsson Content Awards (membro da equipe desenvolvedora do aplicativo Ecomate, trabalho premiado com repercussão internacional e anunciado em www.youtube.com/watch?v=24u7QlEdkAg no tempo 5:20), Sony Ericsson.
20101º Lugar entre os alunos concludentes dos cursos de graduação do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
2010Menção Honrosa: Aluno Destaque UNIFOR 2010 (Divulgado em http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2016:unifor-homenageia-alunos-e-professores-qdestaques-2010q&catid=3:eventos), Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
20122o. Lugar entre os Best Full Papers na trilha de Arte e Design do XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, SBGames 2012, Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
2018Entre os 3 Finalistas no Concurso de Teses e Dissertações do SBGames, com menção honrosa (Categoria TESE DE DOUTORADO), Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
2019Entre os 8 melhores artigos finalistas no Symposium on Virtual Reality and Augmented Reality (SVR), Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
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Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. SOARES, Pedro; MENDES, Marília; VASCONCELOS, Patricia et al. CUICA Uma Ferramenta para Suportar a convergência da TV Digital com a WEB a partir de uma Análise de possíveis Situações de Uso. In: CLEI 2007: XXXIII Conferencia Latino americana de Informática, 2007. Co-patrocinada pelo Centro Latinoamericano de Estudios em Informatica, em parceria com a SBC (Sociedade Brasileira de Computação), 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Costa Rica/ Português; Meio de divulgação: Digital
2. MACEDO, D. V.;MACEDO, DANIEL V. DE;DE MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL;MACEDO, DANIEL VALENTE DE;MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL V.; SOARES, Pedro; FURTADO, Elizabeth. Votação pela TVDi a partir de uma enquete produzida na WEB. In: Mundo Unifor, 2007, Fortaleza. Mundo Unifor, 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
3. RODRIGUES, M. A. F.; MACEDO, D. V.;MACEDO, DANIEL V. DE;DE MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL;MACEDO, DANIEL VALENTE DE;MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL V.; PONTES, H. P. et al. LERDORT: Um Serious Game para Correção de Desvios Posturais e Fixação de Sequências de Alongamento. In: SBGames - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012, Brasília. XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
4. MACEDO, D. V.;MACEDO, DANIEL V. DE;DE MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL;MACEDO, DANIEL VALENTE DE;MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL V.; RODRIGUES, M. A. F.. Experiências com Desenvolvimento Ágil de um Jogo Casual para Plataformas Móveis usando o Motor Gráfico Unity. In: SBGames - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012, Brasília. XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
5. MACEDO, D. V.;MACEDO, DANIEL V. DE;DE MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL;MACEDO, DANIEL VALENTE DE;MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL V.; PONTES, H. P.; RODRIGUES, M. A. F.. Criação de Arte usando um Dispositivo Háptico para Pintura Digital Interativa. In: XV Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2013, Cuiabá. SVR 2013, 2013.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português
6. MACEDO, D. V.;MACEDO, DANIEL V. DE;DE MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL;MACEDO, DANIEL VALENTE DE;MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL V.; SERPA, Y.; SERPA, Y. R. et al. IntEducaTrânsito: Um Jogo 3D Interativo e Educativo Sobre as Normas de Trânsito Controlado por Dispositivos Não Tradicionais. In: XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2013, São Paulo. XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2013.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Homepage: [http://https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCoQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.sbgames.org%2Fsbgames2013%2Fproceedings%2Fartedesign%2F06-dt-paper.pdf&ei=PzqDU_SkDsy-sQSo3YH4Dg&usg=AFQjCNFEbcWc7qPKSQT6rPBhcfqdblJK]
7. OLIVEIRA, A. E.; SERPA, Y. R.; SERPA, Y. et al. Visualização Interativa 3D e Simulação de Dinâmica de Acidentes de Trânsito em Forense Utilizando a Blender Game Engine em um Serious Game. In: XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2013, São Paulo. XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2013.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Homepage: [http://https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCoQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.sbgames.org%2Fsbgames2013%2Fproceedings%2Fartedesign%2F29-dt-paper.pdf&ei=4j-DU7TcKIXJsQSj1YD4Cw&usg=AFQjCNHgdtAwblzOxAPG4sEnFuQlh7I7]
8. RODRIGUES, M. A. F.; MACEDO, D. V.; SERPA, Y. et al. Combatendo a Halitose: Um Serious Game Multiplataforma em Saúde Bucal. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, Trilha de Arte e Design, 2014, Porto Alegre, RS, Brasil. Proceedings of the SBGames 2014. Porto Alegre: SBC, 2014. v. 1. p. 210-219.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital
9. MACEDO, D. V.; RODRIGUES, M. A. F.. A Hybrid Rendering Engine for Generating Real-Time Dynamic Shadows in Computer Games. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, Trilha de Computação, 2014, Porto Alegre, RS, Brasil. Proceedings of the SBGames 2014. Porto Alegre: SBC, 2014. v. 1. p. 938-941.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital
10. MACEDO, D. V.; RODRIGUES, MARIA ANDRÉIA F.. Realistic Rendering in 3D Walkthroughs with High Quality Fast Reflections. In: XIV Sympósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina. XIV Sympósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015. v. 1. p. 9-15.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Digital
11. RODRIGUES, M. A. F.; MACEDO, D. V.; SERPA, Y. et al. Beyond Fun: An Interactive and Educational 3D Traffic Rules Game Controlled by Non-traditional Devices. In: The 30th ACM Symposium On Applied Computing, 2015, Salamanca, Spain. Proceedings of the ACM SAC 2015. New York, USA, 2015. v. 1. p. 239-246.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Digital
12. RODRIGUES, M. A. F.; MACEDO, D. V.; SERPA, Y. et al. Um Serious Game em Saúde Bucal Contra o Tártaro. In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Porto Alegre, RGS. Proceedings of the XIV SBGames. Porto Alegre, RGS: SBC, 2015. v. 1. p. 699-702.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital
13. RODRIGUES, MARIA ANDRÉIA F.; MACEDO, D. V.; PONTES, H. P. et al. A Serious Game to Improve Posture and Spinal Health While Having Fun. In: IEEE SeGAH 2016 (4th International Conference on Serious Games and Applications for Health), 2016, Orlando. IEEE SeGAH 2016 (4th International Conference on Serious Games and Applications for Health), 2016. v. 1. p. 1-8.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês
14. RODRIGUES, M. A. F.; SERPA, Y.; MACEDO, D. V. et al. Tangram de Cordel: Geometria e Poesia em Um Jogo Sério sobre a Cultura Nordestina. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017), 2017, Curitiba, Paraná. SBC Proceedings of SBGames 2017, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português
15. LUSTOSA, E. B. S.; MACEDO, D. V.; RODRIGUES, M. A. F.. Simulador Virtual para Treinamento em Empilhadeira. In: 20th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR 2018), 2018, Foz do Iguaçu. 20th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR 2018), 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português
16. ANDRADE FILHO, F. H. G.; FACO, D. T.; LIMA, B. R. L. et al. Do Cinema à Realidade Virtual: Questões de Linguagem e Realização Audiovisual. In: XXIV - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA - UNIFOR, 2018, Fortaleza. XXIV - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA - UNIFOR, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Homepage: [http://https://sistemas.unifor.br/encontroscientificos/2018/encontro/2593/area/1#]
17. OLIVEIRA, L.; MARTINS, F. S.; NOGUEIRA, M. et al. Geração De Base De Treinamento Automática Com Ambientes Virtuais Para Aprendizagem Profunda Em Visão Computacional. In: XXV - Encontro de Iniciação à Pesquisa - Unifor, 2019, Fortaleza. XXV - Encontro de Iniciação à Pesquisa - Unifor, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Homepage: [http://https://www.unifor.br/web/pesquisa-inovacao/encontro-de-iniciacao-a-pesquisa#tabs]
18. SOUSA, F. R. L.; MACEDO, D. V.. Análise Automática De Jogadas De Poker Online Usando Visão Computacional. In: XXV - Encontro de Iniciação à Pesquisa - Unifor, 2019, Fortaleza. XXV - Encontro de Iniciação à Pesquisa - Unifor, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Homepage: [http://https://www.unifor.br/web/pesquisa-inovacao/encontro-de-iniciacao-a-pesquisa#tabs]
19. NOGUEIRA, M. B.; CHAGAS, D. A.; ROCHA, H. et al. Desenvolvimento De Um Protótipo De Capacete Inteligente para Construção Civil. In: XIX - Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa - Unifor, 2019, Fortaleza. XIX - Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa - Unifor, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Homepage: [http://https://www.unifor.br/web/pesquisa-inovacao/encontro-de-pos-graduacao-e-pesquisa#tabs]
20. CUNHA NETO, J. S.; CHAGAS, D. A.; CARVALHO, L. M. et al. Experiência Do Compartilhamento De Uma Disciplina Com Múltiplos Professores. In: XI - Encontro de Práticas Docentes - Unifor, 2019, Fortaleza. XI - Encontro de Práticas Docentes - Unifor, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Homepage: [http://https://www.unifor.br/web/pesquisa-inovacao/encontro-de-praticas-docentes#tabs]
21. MACEDO, D. V.; Lustosa, E.B.S.; NOGUEIRA, M. B. et al. Uma Plataforma Baseada em Realidade Virtual para Diagnóstico de Transtornos do Equilíbrio e Reabilitação Vestibula. In: 21st Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR 2019), 2019, Rio de Janeiro. 21st Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR 2019), 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1. MACEDO, D. V.;MACEDO, DANIEL V. DE;DE MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL;MACEDO, DANIEL VALENTE DE;MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL V.; RODRIGUES, M. A. F.. Experiences with rapid mobile game development using unity engine. COMPUTERS IN ENTERTAINMENT, v. 9, p. 1-12, 2011. ; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 15443574.
2. MACEDO, DANIEL V. DE; RODRIGUES, MARIA ANDRÉIA F.; FURTADO, JOÃO J.V.P. et al. USING AND EVALUATING AUGMENTED REALITY FOR MOBILE DATA VISUALIZATION IN REAL ESTATE CLASSIFIED ADS. International Journal of Computers and Applications, v. 36, p. 1, 2014. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.actapress.com/PaperInfo.aspx?paperId=44501][doi:10.2316/journal.202.2014.1.202-3737]; Série: 1; ISSN/ISBN: 19257074.
3. MACEDO, D. V.; SERPA, Y.; RODRIGUES, MARIA ANDRÉIA F.. Desenvolvimento de Aplicações Gráficas Interativas com a Unreal Engine 4. Revista de Informática Teórica e Aplicada: RITA, v. 22, p. 181, 2015.
Palavras-chave: Jogos; 3D.; Meio de divulgação: Digital; Série: 2015; ISSN/ISBN: 21752745.
4. MACEDO, D. V.;MACEDO, DANIEL V. DE;DE MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL;MACEDO, DANIEL VALENTE DE;MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL V.; SERPA, Yvens R.; RODRIGUES, M. A. F.. Desenvolvimento de Aplicações Gráficas Interativas com a Unreal Engine 4. Revista de Informática Teórica e Aplicada: RITA, v. 22, p. 181-202, 2015.
Palavras-chave: jogo digital; unreal engine.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra. ; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21792518.
5.

DE MACEDO, DANIEL VALENTE; RODRIGUES, MARIA ANDRÉIA FORMICO. Real-time dynamic reflections for realistic rendering of 3D scenes. The Visual Computer (Internet), v. n/a, p. 1-10, 2016. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [doi:10.1007/s00371-016-1335-8]; ISSN/ISBN: 14322315.
6. MACEDO, D. V.; RODRIGUES, M. A. F.. Comparison of Acceleration Data Structures for High Quality Fast Reflections of Static and Deformable Models in Walkthrough Animations. SBC JOURNAL ON 3D INTERACTIVE SYSTEMS, v. 7, p. 28-37, 2016. ; Meio de divulgação: Digital; Série: 2016; ISSN/ISBN: 22363297.
7.

RODRIGUES, MARIA ANDRÉIA F.; SERPA, Yvens R.; MACEDO, DANIEL et al. A Serious Game to Practice Stretches and Exercises for a Correct and Healthy Posture. ENTERTAINMENT COMPUTING, v. 1, p. 1, 2017. ; Meio de divulgação: Digital; Série: 1; ISSN/ISBN: 18759521.
8.

MACEDO, DANIEL VALENTE DE; SERPA, YGOR REBOUÇAS; RODRIGUES, MARIA ANDREIA FORMICO. Fast and Realistic Reflections Using Screen Space and GPU Ray Tracing-A Case Study on Rigid and Deformable Body Simulations. COMPUTERS IN ENTERTAINMENT, v. 16, p. 1-18, 2018. ; Meio de divulgação: Digital; Série: 4; ISSN/ISBN: 15443574.
9.

LOPES, ANDRÉ SOARES; MACEDO, DANIEL VALENTE; BRITO, ANDERSON YAGO SAMPAIO et al. Assessment of urban cultural-heritage protection zones using a co-visibility-analysis tool. COMPUTERS ENVIRONMENT AND URBAN SYSTEMS, v. 76, p. 139-149, 2019. ; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 01989715.
10.

SERPA, YGOR R.; NOGUEIRA, MATHEUS B.; ROCHA, HERBERT et al. An Interactive Simulation-Based Game of a Manufacturing Process in Heavy Industry. ENTERTAINMENT COMPUTING, v. 02, p. 100343, 2020. ; Meio de divulgação: Digital; Série: 2020; ISSN/ISBN: 18759521.

Produção técnica
1. Fabricio Fava; JJ Marreiro; MACEDO, D. V.;MACEDO, DANIEL V. DE;DE MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL;MACEDO, DANIEL VALENTE DE;MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL V.. Jogo Só Soprando (Publicado no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica 2007). 2007.
Referências adicionais: Brasil/; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Usabilidade diferente em jogos; Plataforma: WEB.

Trabalhos técnicos
1. MACEDO, D. V.;MACEDO, DANIEL V. DE;DE MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL;MACEDO, DANIEL VALENTE DE;MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL V.. Revisor de artigo para o WUW (Workshop of Undergraduate Works) do 26th Conference on Graphics, Patterns, and Images (SIBGRAPI'13). 2013.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: .

Demais tipos de produção técnica
1MACEDO, D. V.;MACEDO, DANIEL V. DE;DE MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL;MACEDO, DANIEL VALENTE DE;MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL V.; André Sales Fonteles. Introdução a Jogos em Java. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: Java; Jogos; Unifor.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas; Tipo de participação: ; Duração do evento: 8; Local: Avenida Washington Soares, 1321; Cidade: Fortaleza - CE; Inst. promotora: Unifor (Universidade de Fortaleza).
Mini-Curso Realizado no Mundo Unifor no ano de 2007.
2MACEDO, D. V.;MACEDO, DANIEL V. DE;DE MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL;MACEDO, DANIEL VALENTE DE;MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL V.. Introdução ao Blender. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: 3D; Jogos; Unifor.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas; Tipo de participação: ; Duração do evento: 4; Local: Avenida Washington Soares, 1321; Cidade: Fortaleza - CE; Inst. promotora: Unifor (Universidade de Fortaleza).
Oficina realizada na Unifor no ano de 2010.
3MACEDO, D. V.;MACEDO, DANIEL V. DE;DE MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL;MACEDO, DANIEL VALENTE DE;MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL V.; MOURÃO, E.. Criação de Aplicativos para a Plataforma iOS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: iOS; iPad; Dispositivos Móveis; iPhone.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Local: Art e Cia Animation School; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Art e Cia Animation School.
4MACEDO, D. V.;MACEDO, DANIEL V. DE;DE MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL;MACEDO, DANIEL VALENTE DE;MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL V.. Curso de Games 3D. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Art&Cia.
5MACEDO, D. V.;MACEDO, DANIEL V. DE;DE MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL;MACEDO, DANIEL VALENTE DE;MACEDO, DANIEL VALENTE;MACEDO, DANIEL V.. Curso de Games 3D - Do Blender ao Unity. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 120; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Art&Cia.

Orientações concluídas

Aperfeiçoamento/Especialização
1. Tiago Lima Venâncio. Arquitetura para Desenvolvimento de Jogos Utilizando Padrões de Projeto. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis) - Centro Universitário 7 de setembro. Orientador: Daniel Valente de Macedo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Graduação
1. Fernando Pessoa Ciarlini Teixeira. Animações 3D em Tempo Real: Detalhando as Ferramentas e Etapas de Produção de uma Animação 3D em Tempo Real. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Daniel Valente de Macedo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Fernando Matheus Castro Landim. Sharpy: Uma Ferramenta de Apoio ao Gerenciamento de Mídias em Smartphones no Ambiente Acadêmico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Daniel Valente de Macedo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Henrique de Lima Florindo. Uma Ferramenta para Analisar a Visibilidade de Patrimônios Utilizando Ray Casting 3D. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computacão) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Daniel Valente de Macedo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Francisco Robson Lopes de Sousa. Uma Ferramenta para Analisar Jogadas de Poker Usando Visão Computacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Daniel Valente de Macedo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
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Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Dissertações
1. MACEDO, Daniel Valente de; FORMICO, Andreia et al. Participação em banca de Joyce Horn Fonteles. Criação e Avaliação de um Sistema de Regência por Controle Gestual para Visualização de Estruturas Musicais. 2017. Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. MACEDO, Daniel Valente de; FORMICO, Andreia et al. Participação em banca de Yvens Rebouças Serpa. Uma nova solução para visibility culling de cenas genéricas, baseada em replicação, heurísticas e redução de draw calls. 2017. Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. MACEDO, Daniel Valente de; CARVALHO, Windson Viana de et al. Participação em banca de Artur de Oliveira da Rocha Franco. Modelagem de Ações em Jogos pro meio de Análise de RPGs. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. MACEDO, Daniel Valente de; FORMICO, Andreia et al. Participação em banca de Ygor Rebouças Serpa. Detecção de Colisão Broad Phase: Nova Solução e Metodologia Implementadas para Análise Padronizada de Algoritmos. 2019. Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Qualificações de doutorado
1. MACEDO, Daniel Valente de. Participação em banca de Caroline de Souza Almeida. Tecnologia educativa para crianças com Diabetes Mellitus. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. MACEDO, Daniel Valente de; FORMICO, Andreia et al. Participação em banca de Ygor Rebouças Serpa. Algoritmos Eficientes e Escaláveis para Detecção de Colisão Broad Phase em CPU. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. MACEDO, Daniel Valente de; FORMICO, Andreia et al. Participação em banca de Maria Stephanie de Souza Fernandes. Treinamento em Libras de Sinais Estáticos via Reconhecimento Gestual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. MACEDO, Daniel Valente de; NETO, Carlos De Oliveira Caminha et al. Participação em banca de Guilherme de Queiroz Shiki. CACIFOR - Integração de Registros de Bases de Dados Utilizando Técnicas de Pareamento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. MACEDO, Daniel Valente de; FORMICO, Andreia et al. Participação em banca de Eduardo Bruno Silva Lustosa. Simulador Virtual para Treinamento em Empilhadeira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. MACEDO, Daniel Valente de; FORMICO, Andreia et al. Participação em banca de Cecilia Silvestre Carvalho. Design, Modelagem e Animação de Personagens para Jogos em Saúde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. MACEDO, Daniel Valente de; VASCONCELOS, José Eurico de et al. Participação em banca de Kariny Castelo Cavalcante Mota. Estudo e Aplicação de Tecnologias Mobile no Desenvolvimento de Ferramentas mhealth: Um Estudo de Caso no Apoio à Adesão ao Tratamento do Paciente Diabético. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. MACEDO, Daniel Valente de; VASCONCELOS, José Eurico de et al. Participação em banca de Antônio Plínio Feitosa Bastos. EXPHOBIA: Realidade Aumentada e Tecnologias mHealth de Apoio ao Enfrentamento de Aracnofobia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. MACEDO, Daniel Valente de; S., FURTADO, ELIZABETH et al. Participação em banca de Vitor Marques Carvalho. C.L.I.P.S - An Evaluation Framework For User Experience in Games. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. MACEDO, Daniel Valente de; CHAGAS, Daniel Almeida et al. Participação em banca de Allan Araújo Pinheiro. Aplicação da Realidade Aumentada no Desenvolvimento Para Dispositivos Móveis Multi Plataforma. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. MACEDO, Daniel Valente de; NETO, Joel Sotero da Cunha et al. Participação em banca de André Vitor Alves Tavares. Simulação da Movimentação de um Veículo Autônomo Utilizando uma Rede Neural Convolucional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. MACEDO, Daniel Valente de; FORMICO, Andreia et al. Participação em banca de Pedro Paulo Macêdo Neto. Um Protótipo de um Sistema Virtual para Treinamento em Acupuntura. 2018.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. MACEDO, Daniel Valente de; CHAGAS, Daniel Almeida et al. Participação em banca de Ian Nunes Santiago. Desenvolvimento de Protótipo de Comunicação RF para Veículos de Transporte Público: Automação do Espaço Urbano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. MACEDO, Daniel Valente de; BARBOSA, Rafael G. et al. Participação em banca de Rafael Fróes Monteiro Carvalho. Uma Proposta de Aplicação de Um Modelo de Gamificação em uma Disciplina de Graduação em Ciência da Computação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. MACEDO, Daniel Valente de; BARBOSA, Rafael G. et al. Participação em banca de Erick Tomé de Lima. Desenvolvimento de um modelo para Gamificação de uma Disciplina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. MACEDO, Daniel Valente de; VASCONCELOS, José Eurico de et al. Participação em banca de Saulo de Melo Macambira. Ferramenta Mhealth de Coleta de Dados para Análise Quantitativa da Variedade Nutricional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. MACEDO, Daniel Valente de; FORMICO, Andreia et al. Participação em banca de Germano Pessoa Ciarlini Teixeira. ATIVA MENTE: Uma Plataforma de Jogos Transformacionais para Estímulo Cognitivo em Casos de Transtorno Neurocognitivo Maior. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. MACEDO, Daniel Valente de; NETO, Carlos De Oliveira Caminha et al. Participação em banca de Haniel Gomes Cavalcante. Estudo Comparativo de Aplicações Web Utilizando Serverless Computing. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. MACEDO, Daniel Valente de; VASCONCELOS, José Eurico de et al. Participação em banca de Arthur Uchoa Gomes. TeenTX - Jogo Sério para a Educação em Saúde de Jovens Transplantados Renais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. MACEDO, Daniel Valente de; SEGUNDO, Afonso Henrique Fontes Neto et al. Participação em banca de Pedro Benevides Cavalcante. Inteligência Artificial Aplicada a Plataforma Robótica Jaguar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. MACEDO, Daniel Valente de; SEGUNDO, Afonso Henrique Fontes Neto et al. Participação em banca de Dalton Almeida Bezerra. Desenvolvimento de Software Simulador de Braço Robótico Utilizando Unity. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. . 2008. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Bélgica/; Homepage: http://www.devoxx.com.
2. . 2010. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Bélgica/.
3. . 2006. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
4. VIVER: Uma nova ferramenta para reabilitação vestibular usando realidade virtual. 2018. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br/web/pesquisa-inovacao/-/workshop-na-unifor-apresenta-solucoes-de-inovacao-para-o-campo-da-saude.
5. . 2006. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
6. . 2006. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
7. . 2007. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
8. Conhecendo e usando o Blender para produção de jogos. 2010. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.fatene.edu.br/blog/fatene-momento-fatene/categoria/sem-categoria/semana-de-gestao-e-informatica.
9. Usando o Blender para desenvolver Jogos. 2010. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://comtec.secrel.com.br/Agenda.aspx.
10. Desenvolvendo Jogos com Unity 3D e Blender. 2010. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://blender.pro.br/blenderpro2010/.
11. Organização. 2011. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.blender.pro.br/.
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Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica31

Artigos publicados em periódicos10
Completos10
Trabalhos em eventos21
Completos17
Resumos1

Total
Produção técnica7

Softwares1
Softwares sem registro ou patente1
Trabalhos técnicos1
Demais tipos de produção técnica5

Total
Orientações concluídas5

Aperfeiçoamento/Especialização 1
Graduação4


Total
Dados complementares36

Participação em bancas examinadoras25
Participação em eventos11
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Última atualização do CV em 14/03/2020 - 00:14