Curriculum Vitae

Lis Paim Duarte

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeLis Paim Duarte
Nome em citações bibliográficasPAIM, Lis
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Centro de Comunicação e Gestão (CCG).
Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34773000
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2015 - 2017 Mestrado em Artes.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: MONTAR UMA RUÍNA: CLUBE ALAGOINHA, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Antonio Wellington de Oliveira Junior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: alagoas iate clube; montagem; arquivo; ruínas urbanas; arte contemporânea.
2004 - 2008 Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Título: WEBSITE CINEMATIVO: CINEMA ALTERNATIVO, CINECLUBISMO E JORNALISMO CULTURAL.
Orientador: Ronaldo Bispo dos Santos.
2002 - 2002 Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Voltar

Formação complementar
2024 - 2024O Trabalho das Montadoras na História do Cinema: de cortadoras a autoras. (Carga horária: 12h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2023 - 2023Afrofuturismo e Cinema Negro, com Kênia Freitas. (Carga horária: 8h).
Escola de Formação e Criação do Ceará - Porto Iracema das Artes, PORTO, Brasil.
2022 - 2022A montagem como reescrita de um filme, com Thomas van der Osten. (Carga horária: 6h).
Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, OLHAR, Brasil.
2021 - 2021Decupagem e Direção Cinematográfica, com Affonso Uchôa. (Carga horária: 10h).
Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, VILA DAS ARTES, Brasil.
2021 - 2021A Construção da Personagem, com Marcelo Gomes. (Carga horária: 10h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2021 - 2021Montagem Cinematográfica, com Cristina Amaral. (Carga horária: 20h).
Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, VILA DAS ARTES, Brasil.
2021 - 2021Introdução à Edição de Vídeos. (Carga horária: 5h).
Cinemascope, CSP, Brasil.
2020 - 2020Dirigindo a montagem, com Daniel Rezende. (Carga horária: 10h).
Centro Cultural B_arco, B_ARCO, Brasil.
2016 - 2016Intervenção Urbana - Segunda Pele: Percursos de demolição e reconstrução. (Carga horária: 16h).
Escola de Formação e Criação do Ceará (Porto Iracema das Artes), PORTO IRACEMA, Brasil.
2016 - 2016Palestra O homem é o animal que vai ao cinema. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2014 - 2014Oficina Construção de Narrativas. (Carga horária: 16h).
Escola de Formação e Criação do Ceará (Porto Iracema das Artes), PORTO IRACEMA, Brasil.
2014 - 2014Mecanismos de Distribuição de Conteúdos p/ Cine/TV. (Carga horária: 10h).
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, DRAGÃO DO MAR, Brasil.
2014 - 2014História, Estética e Tecnologia do Som, com Thelmo Cristovam. (Carga horária: 30h).
Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, VILA DAS ARTES, Brasil.
2014 - 2014Narrativas e montagem II. (Carga horária: 45h).
Escola de Formação e Criação do Ceará (Porto Iracema das Artes), PORTO IRACEMA, Brasil.
2014 - 2014Narrativas e montagem I. (Carga horária: 45h).
Escola de Formação e Criação do Ceará (Porto Iracema das Artes), PORTO IRACEMA, Brasil.
2013 - 2013Taller de Proyectores Precarios. (Carga horária: 40h).
Espacio Fundación Telefónica, EFT, Argentina.
2013 - 2013Masterclass del director Harun Farocki. (Carga horária: 3h).
Goethe-Institut Buenos Aires, GI, Argentina.
2012 - 2012Dirección de Actores en Cine. (Carga horária: 13h).
Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica, ENERC, Argentina.
2012 - 2012After Effects. (Carga horária: 64h).
Centro de Formación Profesional del Sindicato de la Industria Cinematográfi, SICA, Argentina.
2011 - 2011Dirección Cinematográfica - Módulo II. (Carga horária: 24h).
Centro Cultural Ricardo Rojas, UBA, Argentina.
2011 - 2011Cine Experimental. (Carga horária: 16h).
Centro Cultural Borges, BORGES, Argentina.
2011 - 2011Dirección Cinematográfica - Módulo I. (Carga horária: 24h).
Centro Cultural Ricardo Rojas, UBA, Argentina.
2011 - 2011Sonido II. (Carga horária: 48h).
Centro de Formación Profesional del Sindicato de la Industria Cinematográfi, SICA, Argentina.
2011 - 2011Documental I. (Carga horária: 48h).
Centro de Formación Profesional del Sindicato de la Industria Cinematográfi, SICA, Argentina.
2011 - 2011Montaje I. (Carga horária: 48h).
Centro de Formación Profesional del Sindicato de la Industria Cinematográfi, SICA, Argentina.
2011 - 2011Prácticas de moviola y corte de negativo. (Carga horária: 48h).
Centro de Formación Profesional del Sindicato de la Industria Cinematográfi, SICA, Argentina.
2011 - 2011Guión I. (Carga horária: 48h).
Centro de Formación Profesional del Sindicato de la Industria Cinematográfi, SICA, Argentina.
2011 - 2011Sonido I. (Carga horária: 48h).
Centro de Formación Profesional del Sindicato de la Industria Cinematográfi, SICA, Argentina.
2009 - 2009Capacitação de Instrutores do Cine Mais Cultura. (Carga horária: 24h).
Ministério da Cultura, MC, Brasil.
2008 - 2008Montagem Cinematográfica, com Karen Harley. (Carga horária: 24h).
CANNE - Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2008 - 2008Cenografia e Direção para Cinema, com Carlos Liuzzi. (Carga horária: 48h).
Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE-FUNDAJ) / Núcleo de Produção Dig, CANNE/NPD, Brasil.
2007 - 2007Mini-curso de Videoarte. (Carga horária: 20h).
SESC Alagoas, SESC AL, Brasil.
2007 - 2007O Argumento na Poética do Curta-metragem, com René Guerra. (Carga horária: 20h).
SESC Alagoas, SESC AL, Brasil.
2006 - 2006Oficina Anima Mundi. (Carga horária: 20h).
SESC Alagoas, SESC AL, Brasil.
2006 - 2006Curso de Cinema - Linguagem e Trajetória, com Hermano Figueiredo. (Carga horária: 192h).
SESC Alagoas, SESC AL, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2018 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar-2, Carga horária: 20
Outras informaçõesProfessora das disciplinas de Montagem, Cine Experiência V - Desenvolvimento de Projetos e Cine Experiência VII - Montagem e Pós-Produção do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza.
Atividades
02/2021 - AtualDireção e administração, Cine Experiência Lab - Laboratório de Curtas-metragens da Unifor, .
Cargo ou função
Coordenação.
12/2020 - AtualConselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão - CONCENTRO, .
Cargo ou função
Representante Titular do Corpo Docente do Eixo Poéticas do Audiovisual do Colegiado do Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor).
02/2020 - AtualEnsino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência VII - Montagem e Pós-Produção
08/2019 - AtualEnsino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cine Experiência V - Desenvolvimento de Projetos
08/2018 - AtualEnsino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Montagem
08/2018 - 06/2019Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Tutoria III - Montagem e Edição
Escola de Formação e Criação do Ceará (Porto Iracema das Artes), PORTO IRACEMA, Brasil.
Vínculo institucional
2017 - 2022 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Linguagem, Carga horária: 40
Outras informaçõesCoordenadora do Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) e do Laboratório de Cinema da Escola Porto Iracema das Artes/Instituto Dragão do Mar. Localizado num antigo sobrado histórico da Praia de Iracema, #8203;#8203;em Fortaleza, o CENA 15 é um espaço de formação em dramaturgias para o cinema e a televisão. Realiza o Laboratório de Cinema, que acolhe 4 projetos de roteiro de longa-metragem cearenses, 1 da região Nordeste e 1 Nacional para desenvolvimento a cada ano, sob a tutoria dos cineastas brasileiros Karim Aïnouz, Nina Kopko, Murilo Hauser, Sérgio Machado e Armando Praça.
Atividades
06/2017 - 01/2022Direção e administração, Centro de Narrativas Audiovisuais - CENA 15, .
Cargo ou função
Coordenação do Laboratório de Criação em Cinema.
2017 - 2022Atividades de Participação em Projeto, Centro de Narrativas Audiovisuais - CENA 15, .
Projetos de pesquisa
LABORATÓRIO CENA 15
2019 - 2019Atividades de Participação em Projeto, Centro de Narrativas Audiovisuais - CENA 15, .
Projetos de pesquisa
CIRCUITO MERCI, VARDA!
2017 - 2019Atividades de Participação em Projeto, Centro de Narrativas Audiovisuais - CENA 15, .
Projetos de pesquisa
ARTES DE PROA
CENA CINECLUBE
Tela Tudo Clube de Cinema, TELA TUDO, Brasil.
Vínculo institucional
2008 - 2013 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Curadora, produtora, montadora e diretora
Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, CNC, Brasil.
Vínculo institucional
2008 - 2010 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora Regional Nordeste 2
MinC/Secult Alagoas, MINC/SECULT ALAG, Brasil.
Vínculo institucional
2008 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenadora do NPD/AL (Rede Olhar Brasil), Carga horária: 30
Vínculo institucional
2008 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Produtora Executiva do NPD/AL (Rede Olhar BR), Carga horária: 30
Ideário Comunicação e Cultura, IDEÁRIO, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assessora do setor audiovisual, Carga horária: 20
Secretaria de Educação de Maceió, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional
2006 - 2007 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Voltar

Projetos de Pesquisa
2009 - 2009PROJETO ACENDA UMA VELA 4
Descrição: Projeto que promove um cinema muito especial, no qual o piso é a areia branca, o teto é o céu estrelado, o ar refrigerado é a brisa do Atlântico e na embarcação parada, imagens em movimento. - 4ª edição - Céu estrelado, brisa do Atlântico, calmaria do rio ou da lagoa e filmes para todos os tipos de público. Este é o clima do projeto de cinema itinerante Acenda uma Vela na sua quarta edição. Acender uma vela é uma atitude emblemática que chama a atenção para a necessidade de democratizar o audiovisual brasileiro. A ação tem um caráter político, poético e performático, sendo veículo para um cinema que fala da grande vida brasileira, que faz rir e chorar, distrai e faz pensar. A ação proporcionou lazer e debate sobre cinema para diversas localidades de Alagoas. Os eventos foram totalmente gratuitos. A programação composta em sua maioria por filmes enviados por realizadores de todas as regiões do Brasil, cada vez mais interessados em exibir suas produções de forma inusitada e para um público que em sua maioria não tem acesso à produção de curtas-metragens brasileiros. A inovação desse ano ficou por conta da formação cineclubista que o projeto se propôs a fomentar, com atividades para os jovens do Ponto de Cultura Ideário e na parceria com o Circuito em Construção, da Associação Cultural Tela Brasilis, com a realização do seminário para auto-sustentabilidade cineclubista. Os jovens de Ponto de Cultura organizaram uma sessão com sucesso, o que os encheu de orgulho pelo bom trabalho realizado. Através de todo o processo, eles puderam se aproximar e compreender na prática a importância da democratização do acesso à cultura e se sentiram mais seguros para propor ações semelhantes nas comunidades onde moram. O Acenda uma Vela 4 foi promovido pela Ideário, no período de fevereiro a junho de 2009, com recursos do Fundo Nacional de Cultura, pela Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura, Governo Federal, tendo apoios locais de prefeituras municipais e Pontos de Cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Lis Paim Duarte - Integrante / Hermano Figueredo - Coordenador / Regina Célia Barbosa - Integrante / Nataska Veiga Conrado - Integrante / Maria Claudia da Silva - Integrante / Adso Levi Soares de Figueiredo Mendes - Integrante.
.
2010 - 2010PROJETO ACENDA UMA VELA 5
Descrição: Projeto que promove um cinema muito especial, no qual o piso é a areia branca, o teto é o céu estrelado, o ar refrigerado é a brisa do Atlântico e na embarcação parada, imagens em movimento. - 5ª edição - Acender uma vela é uma atitude emblemática que chama a atenção para a necessidade de gerar acesso ao audiovisual com base nos Direitos do Público. As sessões são gratuitas e possuem um caráter político, poético e performático, sendo veículo para um cinema que fala da grande vida brasileira, que faz rir e chorar, distrai e faz pensar. Nessa temporada, o projeto passou pelas cidades de Piaçabuçu, Jequiá da Praia, Japaratinga, Marechal Deodoro e Maceió. A curadoria foi composta por filmes de realizadores de diversas regiões do Brasil, com espaço para todas as vertentes e gêneros ? filmes de iniciantes, experientes, premiados em festivais, pouco exibidos, antigos ou recém-lançados. A proposta foi traçar um panorama da diversidade da produção brasileira para um público que em sua maioria nunca freqüentou uma sala de cinema ou assistiu um curta. Pela primeira vez foi entregue o troféu Vento Nordeste para o filme de melhor avaliação crítica cineclubista e o mais bem votado pelo público em toda a itinerância do projeto. Os escolhidos foram divulgados na sessão de Maceió, última da temporada. O Acenda uma Vela 5 foi promovido pela Ideário, no período de fevereiro a março de 2010, com recursos do Fundo Nacional de Cultura, pela Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura, Governo Federal; Prêmio Areté / Programa Cultura Viva e o apoio do Cine Mais Cultura, Algás, Prefeituras Municipais e Pontos de Cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Lis Paim Duarte - Integrante / Hermano Figueredo - Coordenador / Regina Célia Barbosa - Integrante / Nataska Veiga Conrado - Integrante / Maria Claudia Silva - Integrante / Adso Levi Soares de Figueiredo Mendes - Integrante.
.
2013 - 2013PROJETO ACENDA UMA VELA 6
Descrição: Projeto que promove um cinema muito especial, no qual o piso é a areia branca, o teto é o céu estrelado, o ar refrigerado é a brisa do Atlântico e na embarcação parada, imagens em movimento. - 6ª edição - As velas de embarcações são ícones da cultura nordestina e por isso são as telas para um cinema com a cara da diversidade brasileira. Acender uma vela é uma atitude emblemática que evidencia a necessidade de gerar acesso ao audiovisual com base nos Direitos do Público. As sessões são gratuitas e possuem um caráter político, poético, performático e democratizante, sendo veículo para um cinema que fala da grande vida brasileira, que faz rir e chorar, distrai e faz pensar. Na sexta edição do projeto, comunidades em Piaçabuçu, Barra de Santo Antônio, Paripueira, São Miguel dos Milagres, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro e Maceió tiveram as velas de suas embarcações iluminadas pelo cinema itinerante da ideário. O curador Hermano Figueiredo fez a opção de exibir somente produções audiovisuais alagoanas, dando visibilidade aos criadores locais e gerando um reconhecimento entre público e obra. Para Hermano: ?O móvel dessa escolha foi a intenção de chamar atenção para a qualidade da produção artística alagoana, que floresce em várias modalidades de expressão e faz sucesso além de nossas fronteiras; apesar da carência de fomento e incentivo publico adequado?. O Acenda uma Vela foi aprovado no edital do Programa de Cultura BNB 2012, do Banco do Nordeste do Brasil, em parceria com o BNDES, Governo Federal. O projeto é realizado pela Ideário, contou com o apoio da Algas, Gás de Alagoas S.A. e da Rádio Educativa FM, Instituto Zumbi dos Palmares..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Lis Paim Duarte - Integrante / Alice Mesquita Jardim - Integrante / Hermano Figueredo - Coordenador / Regina Célia Barbosa - Integrante / Nataska Veiga Conrado - Integrante / Marianna Cordeiro Bernardes - Integrante / Camila Cavalcante - Integrante / Maria Claudia Silva - Integrante.
.
2008 - 2008PROJETO ACENDA UMA VELA 3
Descrição: Projeto que promove um cinema muito especial, no qual o piso é a areia branca, o teto é o céu estrelado, o ar refrigerado é a brisa do Atlântico e na embarcação parada, imagens em movimento. - 3ª edição - No início do ano de 2008, o Acenda uma Vela chegou a sua terceira edição e passou pelas cidades alagoanas de Maragogi, Penedo, Piaçabuçu e pela capital, Maceió. Pela ótima safra de animações brasileiras no último ano, o projeto exibiu muitas delas em sua programação, conquistando público das mais diferentes idades. O vencedor do Festival Anima Mundi de 2007, o 3D Até o Sol Raiá, de Fernando Jorge e Leanndro Amorim (PE), assim como Vida Maria, de Márcio Ramos (CE) e Historietas Assombradas (Para crianças mal criadas), de Vitor-Hugo Borges (SP), estiveram entre as animações que mais conquistaram os alagoanos. O documentário Samba de Matuto, de Eliane Macedo (PE), foi lançado sob aplausos no segundo dia da mostra itinerante, 18 de janeiro, na Praia Central de Maragogi. Sob os olhos atentos de um grupo local de samba de matuto. Em Maragogi, a tela utilizada para a mostra infanto-juvenil foi a vela de jangada de Davisson, de 13 anos, filho de pescador em Maragogi. A equipe do Acenda uma Vela produziu um vídeo sobre o garoto em uma de suas saídas para o mar e o exibiu na noite do Acenda uma Velinha sobre sua ?vela-mirim?, utilizada por ele para pescaria somente nas férias escolares. Antes da exibição da série, os atores alagoanos Naeliton Santos e Márcia Mariah, do filme Desalmada e Atrevida, fizeram uma dinâmica de ?contação? de histórias com o livro Histórias da Lia, da escritora alagoana Regina Barbosa. Em seguida, pediram às crianças que contassem suas próprias histórias em voz alta. As crianças receberam pipocas no saquinho personalizado do projeto e muitos bombons ao final dos filmes. O último dia do projeto, 01 de março, no bairro do Jaraguá, foi bastante peculiar. A exposição fotográfica Cinema Itinerante Ideário ocupou o primeiro andar do Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA) com os trabalhos de Nataska Conrado, Lula Castello Branco e Celso Brandão. Do lado de fora do museu, na praça Dois Leões, a vela acesa do projeto exibia curtas-metragens brasileiros para um público que se acomodava onde podia ? deitado no chão, em pé, nas janelas do museu, pela calçada. Na exposição, os três fotógrafos apresentaram diferentes olhares sobre os cinco anos de cinema itinerante da ONG, sendo três anos de Acenda uma Vela, através de fotografias digitais, analógicas, em cores e preto e branco, nos mais diferentes tamanhos. Poesia, sensibilidade, cinema e fotojornalismo se encontraram nas quase 100 fotos selecionadas para o evento..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Lis Paim Duarte - Integrante / Hermano Figueredo - Coordenador / Regina Célia Barbosa - Integrante / Nataska Veiga Conrado - Integrante / Maria Claudia Silva - Integrante / Adso Levi Soares de Figueiredo Mendes - Integrante.
.
2017 - 2018ARTES DE PROA
Descrição: O ARTES DE PROA é um programa de formação e produção supervisionada de série-escola realizado pela Escola Porto Iracema das Artes, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). Composto por um conjunto de oficinas e tutorias direcionadas a estudantes de cinema e audiovisual da cidade de Fortaleza, tem como objetivo reunir os principais espaços de formação em cinema da cidade e os artistas já atuantes nas mais diversas linguagens em torno da produção de uma obra comum: a temporada-piloto de uma série-escola documental com 5 episódios de 22 minutos cada, sobre os processos artísticos dos projetos envolvidos na 5ª edição dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes, uma das principais escolas de arte do Brasil.

Cada episódio da temporada-piloto trata de um (1) projeto participante de uma das 5 linguagens artísticas dos Labs - artes visuais, cinema, dança, música e teatro - e dessa forma, documenta o processo criativo dos artistas envolvidos por meio do registro dos ensaios e bastidores de espetáculos de dança e teatro, performances, shows, musicais, pitching de roteiros de cinema e outras formas de produções artísticas. Ao todo foram selecionados 60 estudantes de cinema e audiovisual de Fortaleza, de instituições como a Universidade de Fortaleza (Unifor), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes (Eav), a Casa Amarela Eusélio de Oliveira e a Escola Porto Iracema das Artes. Durante o programa, estes receberam uma formação ministrada por professores-tutores de cinema com reconhecida experiência nas diferentes etapas da produção audiovisual, por meio de quatro (4) oficinas centrais - Narrativa documental e processos Artísticos, Fotografia para Cinema, Captação de Som e Produção de Documentário -, além de tutorias individuais dos documentários nas áreas de roteiro, direção e montagem..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação ( 57) .
Integrantes: Lis Paim Duarte - Coordenador / Ana Elisabete Freitas Jaguaribe - Integrante / Arthur Leite - Integrante.
.
2017 - 2019CENA CINECLUBE
Descrição: Espaço de exibição pública e gratuita de filmes que acontece semanalmente no prédio histórico do Centro de Narrativas Audiovisuais da Escola Porto Iracema das Artes, o CENA 15. Tem como proposta estimular a formação de público e de repertório através do encontro da cena de realizadores e pensadores do cinema cearense e brasileiro, convidados a programar as sessões, com o público da cidade interessado em debater os diversos cinemas pulsantes no mundo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Lis Paim Duarte - Coordenador / Marcos Ferreira - Integrante / YURI PEIXOTO - Integrante.
.
2019 - 2019CIRCUITO MERCI, VARDA!
Descrição: Realizado pela Escola Porto Iracema das Artes, o Circuito MERCI, VARDA! é uma homenagem à cineasta belga radicada na França, Agnès Varda, falecida em 2019, aos 90 anos. A ação ocupou diversos espaços da cidade de Fortaleza entre 8 de junho a 26 de julho de 2019, em quase 50 dias e 21 sessões com os filmes de Varda. Ao todo, foram exibidas 36 obras da cineasta, com debates conduzidos por mulheres do cinema e das artes em geral.
Na programação, foram realizadas sessões semanais em espaços como o Porto Iracema e o Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto, a Vila das Artes, o Centro Cultural Grande Bom Jardim, o Cuca Jangurussu, o Cineclube Ser Ver Luz (na comunidade do Titanzinho), o Cinema do Dragão e a Praia dos Crush (antiga Praia do Lido, numa parceria com o Instituto Iracema e o Centro Cultural Belchior).
Entre as mulheres debatedoras e colaboradoras estão 24 artistas, professoras e pesquisadoras da obra de Agnès, que conduziram as conversas em escolas, praias e nas periferias da cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Lis Paim Duarte - Coordenador / Alessandra Marques Cavalcante da Fontoura - Integrante / Virgínia Pinho - Integrante / Ana Elisabete Freitas Jaguaribe - Integrante / Aline Albuquerque - Integrante / Beatriz Furtado - Integrante / Camila Vieira - Integrante / Carolinne Vieira - Integrante / Carolina Vieira - Integrante / Cláudia Mesquita - Integrante / Fabíola Gomes - Integrante / Flávia Memória - Integrante / Iana Soares - Integrante / Janaína Marques - Integrante / Kamilla Medeiros - Integrante / Luciana Vieira - Integrante / Manoela Ziggiatti - Integrante / Maria Helena Bernardes - Integrante / Marília Oliveira - Integrante / Mona Gadelha - Integrante / Nina Rizzi - Integrante / Nina Kopko - Integrante / Rúbia Mércia - Integrante / Sabrina Araújo - Integrante.
.
2017 - 2022LABORATÓRIO CENA 15
Descrição: O Laboratório CENA 15 tem como proposta desenvolver a escrita dramatúrgica, do argumento ao roteiro, de filmes de longa-metragem de ficção, abordando aspectos da narrativa cinematográfica, como: pesquisa, estrutura dramática, trama e subtrama, criação de personagens, formatação de roteiros, além de outras atividades que tangenciam a criação de histórias para o cinema. O programa de formação do Lab tem a duração de sete meses e abarca tutorias, consultorias, oficinas e aulas abertas com profissionais de referência no campo audiovisual. Além de ampliar as habilidades técnicas e narrativas dos participantes e do público mais amplo da cidade, engajado nas oficinas e aulas abertas gratuitas, o Laboratório visa também contribuir para a atuação profissional de roteiristas no mercado audiovisual nacional e internacional. Trata-se, portanto, de uma experiência inédita e de lançamento exclusivo de novas histórias no circuito do cinema e audiovisual brasileiros, inserida no Nordeste do país..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Lis Paim Duarte - Coordenador / Luciana Vieira - Integrante / Nina Kopko - Integrante / Karim Aïnouz - Integrante / Sérgio Machado - Integrante / Armando Praça - Integrante / Marcelo Gomes - Integrante / Murilo Hauser - Integrante / Pablo Arellano - Integrante.
.
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Audiovisual.
3. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Montagem cinematográfica.
4. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Instalação Audiovisual.
5. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Intervenção Urbana.
6. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cineclubismo.
Voltar

Idiomas
Compreende Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente).
Fala Espanhol (Bem), Inglês (Pouco).
Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente).
Escreve Espanhol (Bem), Inglês (Pouco).
Voltar

Prêmios e títulos
20061° lugar na categoria conto com Azul Turquesa - Concurso Literário Trabalho e Condição Humana, TRT 19ª Região (Maceió/AL).
2007Coletânea Poesia das Alagoas - Textos "pornoite" e "plataforma 29" selecionados para publicação, Edições Bagaço (Recife/PE).
2008Vencedor do III Prêmio Internacional de Poesia ao Vídeo com o vídeo "Boca", Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto).
2010Semifinalista do Claro Curtas com o filme Só na Tecla - Festival Nacional de Curtíssima Metragem, Claro.
2016Temporada de Arte Cearense (TAC) - Programa Ocupação do Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Instituto Dragão do Mar.
2018Edital de Exposições Pinacoteca Universitária - Exposição "Montar uma Ruína: Clube Alagoinha", Universidade Federal do Ceará.
2021Prêmio de Melhor Montagem pelo curta-metragem "Chão de Fábrica", 54º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
2022XIV Edital Ceará Cinema e Vídeo - Realização do Curta-Metragem, Secretaria da Cultura do Ceará.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1. PAIM, Lis. Sobre Alagoas, Cinema, Terra e Água. Revista Filmologia, v. 4, p. 1, 2013. ; Meio de divulgação: Digital; Série: 14; ISSN/ISBN: 22385290.

Demais tipos de produção bibliográfica
1. PAIM, Lis. Sobre a razão de um cinema2012 (Texto de abertura da sessão "8 filmes curtos de Joaquim Pedro de Andrade"- Tela Tudo Clube de Cinema).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital
2. PAIM, Lis. Oração ao Cadáver Desconhecido, de Sávio Fernandes. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2019 (Texto para o Catálogo da 11ª Mostra de Cinema Unifor).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 9788595740266.
3. PAIM, Lis. A Parte que Falta, de Nicole Nasser. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2023 (Texto para o Catálogo da 13ª Mostra de Cinema Unifor).
Referências adicionais: Brasil/Português; ISSN/ISBN: 9786585314084.
4. PAIM, Lis. Cine Experiência Lab: tempo, fôlego e mudança. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2023 (Texto para o Catálogo da 13ª Mostra de Cinema Unifor).
Referências adicionais: Brasil/Português; ISSN/ISBN: 9788595740266.
5. PAIM, Lis. A Voz do Brasil, de Lucas Sá. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2023 (Texto para o Catálogo da 13ª Mostra de Cinema Unifor).
Referências adicionais: Brasil/Português; ISSN/ISBN: 9788595740266.

Produção técnica

Trabalhos técnicos
1. FERNANDES, S.; PAIM, Lis. ORAÇÃO AO CADÁVER DESCONHECIDO (curta-metragem). Tutoria de Montagem. Universidade de Fortaleza. 2018.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Finalidade: Tutoria de montagem de filme de curta-metragem; Disponibilidade: ; Duração do evento: 5; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
2. TOLEDO, T. R.; PAIM, Lis. OPERAÇÃO CAMANDUCAIA (longa-metragem). Consultoria de Roteiro de Montagem. Cambuí Produções. 2019.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Finalidade: Consultoria de roteiro de montagem de filme de longa-metragem; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 11; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Canal Curta/Cambuí Produções.
3. FERNANDES, A.; PAIM, Lis; ZIGGIATTI, M.. A SEMENTE (curta-metragem). Tutoria de Montagem. Universidade de Fortaleza. 2021.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Finalidade: Tutoria de montagem de filme de curta-metragem; Disponibilidade: ; Duração do evento: 5; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
4. MAICY, M.; IBIAPINA, J.; PAIM, Lis et al. CAIXA DE MEMÓRIAS (curta-metragem). Tutoria de Montagem. Universidade de Fortaleza. 2021.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Finalidade: Tutoria de montagem de filme de curta-metragem; Disponibilidade: ; Duração do evento: 5; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
5. ESTEVAM, L.; PAIM, Lis; ZIGGIATTI, M.. ENTRE O PASSADO (curta-metragem). Tutoria de Montagem. Universidade de Fortaleza. 2021.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Finalidade: Tutoria de montagem de filme de curta-metragem; Disponibilidade: ; Duração do evento: 5; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
6. BRANCO, I.; ARRUDA, E.; PAIM, Lis et al. FEITO FACA (curta-metragem). Tutoria de Montagem. Universidade de Fortaleza. 2021.
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Filme; Finalidade: Tutoria de montagem de filme de curta-metragem; Disponibilidade: ; Duração do evento: 5; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
7. CABRAL, V.; PAIM, Lis; ZIGGIATTI, M.. O HOMEM NO TETO (curta-metragem). Tutoria de Montagem. Universidade de Fortaleza. 2021.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Finalidade: Tutoria de montagem de filme de curta-metragem; Disponibilidade: ; Duração do evento: 5; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
8. NETO, L.; PAIM, Lis; ZIGGIATTI, M.. QUINZE PRIMAVERAS (curta-metragem). Tutoria de Montagem. Universidade de Fortaleza. 2021.
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Filme; Finalidade: Tutoria de montagem de filme de curta-metragem; Disponibilidade: ; Duração do evento: 5; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
9. BRASILEIRO, B.; PAIM, Lis; ZIGGIATTI, M.. DO TANTO DE TELHA NO MUNDO (curta-metragem). Tutoria de Montagem. Universidade de Fortaleza. 2021.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Finalidade: Tutoria de montagem de filme de curta-metragem; Disponibilidade: ; Duração do evento: 5; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
10. NASSER, N.; PAIM, Lis; ZIGGIATTI, M.. A PARTE QUE FALTA (curta-metragem). Tutoria de Montagem. Universidade de Fortaleza. 2022.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Finalidade: Tutoria de montagem de filme de curta-metragem; Disponibilidade: ; Duração do evento: 5; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
11. ARY, N.; PARENTE, M.; PAIM, Lis et al. FIGURAS NO ESPELHO (curta-metragem). Tutoria de Montagem. Universidade de Fortaleza. 2022.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Finalidade: Tutoria de montagem de filme de curta-metragem; Disponibilidade: ; Duração do evento: 5; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
12. FORTE, I.; PAIM, Lis; ZIGGIATTI, M.. EMBAIXO DA ÁRVORE (curta-metragem). Tutoria de Montagem. Universidade de Fortaleza. 2022.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Finalidade: Tutoria de montagem de filme de curta-metragem; Disponibilidade: ; Duração do evento: 5; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.

Demais tipos de produção técnica
1. PAIM, Lis. Montar uma ruína: Clube Alagoinha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal do Ceará - Campus do PICI; Cidade: Fortaleza; Evento: I Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará; Inst. promotora/financiadora: Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará.
Esta pesquisa é desenvolvida junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte - LICCA..
2. SOPRANI, A.; PAIM, Lis; PERAZZO, P.. Laboratórios de Roteiro (mesa redonda). 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Rio Grande do Sul; Cidade: Porto Alegre; Evento: Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre - FRAPA; Inst. promotora/financiadora: Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre - FRAPA.
Mesa Redonda sobre os Laboratórios de Roteiro no Brasil, realizada em 03/07//2019 no Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre - FRAPA, onde fiz a apresentação do CENA 15 - Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema das Artes e do Laboratório de Cinema..
3PAIM, Lis; CONRADO, N.. OFICINA DE CINEMA E FORMAÇÃO CINECLUBISTA (Sesc Alagoas). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: SESC Teotônio Vilela; Cidade: Teotônio Vilela, Alagoas; Inst. promotora: SESC Alagoas.
4PAIM, Lis; CONRADO, N.. OFICINA DE CINEMA E FORMAÇÃO CINECLUBISTA (Sesc Alagoas). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Sesc Palmeira dos índios; Cidade: Palmeira dos Índios, Alagoas; Inst. promotora: SESC Alagoas.
5PAIM, Lis; SILVA, M. C.; CONRADO, N. et al. OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO (Ponto de Cultura Ideário). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: dias; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 5; Cidade: Maceió; Inst. promotora: Ideário Comunicação e Cultura.
6PAIM, Lis; CONRADO, N.. MINICURSO DE CINECLUBISMO (UFAL). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: I Semana Internacional de Estudos Midiáticos (SEMÍDIA); Cidade: Maceió; Inst. promotora: Universidade Federal de Alagoas.
7PAIM, Lis; CONRADO, N.. CIRCUITO EM CONSTRUÇÃO / Seminários estaduais para auto-sustentabilidade cineclubista. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Cidade: Maceió; Inst. promotora: Tela Brasilis / Ideário Comunicação e Cultura.
8PAIM, Lis; CONRADO, N.. OFICINA CINE MAIS CULTURA ALAGOAS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Cidade: Maceió; Inst. promotora: Programa Cine + Cultura - Ministério da Cultura.
9PAIM, Lis. MONTAGEM I - CICLO CINEMA E CIDADE (Vila das Artes). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Local: Escola Pública de audiovisual da Vila das Artes; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes.
Curso de Montagem Cinematográfica com orientação de 11 projetos audiovisuais de alunos, entre filmes de ficção, documentários e videoinstalações..
10HOEFEL, Diego; PAIM, Lis. LABORATÓRIO DE REALIZAÇÃO DOCUMENTAL (UFC). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Documentário.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 64; Local: Universidade Federal do Ceará - Campus do Pici; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade Federal do Ceará.
Disciplina de realização documental ministrada em conjunto com o professor Diego Hoefel, durante estágio de docência no Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará..
11PAIM, Lis. TUTORIA DE MONTAGEM - Série-escola Artes de Proa - temporada 1 - 5 episódios. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 200; Local: Escola de Formação e Criação do Ceará - Porto Iracema das Artes; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Escola de Formação e Criação do Ceará - Porto Iracema das Artes.
Tutoria de 8 alunos para a montagem dos 5 episódios da temporada-piloto da serie-escola Artes de Proa..
12PAIM, Lis. MINICURSO DE MONTAGEM (Remonta Criativa). 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de participação: Docente; Local: Google Meet / EAD; Cidade: Vitória (ES); Inst. promotora: Remonta Criativa.
13PAIM, Lis. MONTAGEM DE DOCUMENTÁRIO (Laboratório de Orientação da Convocatória de Aniversário de Fortaleza). 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Vila das Artes; Cidade: Fortaleza (CE); Inst. promotora: Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes.
14PAIM, Lis. JOGOS DE MONTAR: uma introdução criativa à edição audiovisual. Co.Liga / Fundação Roberto Marinho / Fundação dos Estados Iberoamericanos. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso On-line Autoinstrucional de curta duração).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://coliga.digital; Finalidade: Formação teórico-prática em Edição Audiovisual.
A co.liga é uma escola livre, de acesso on-line, que busca promover a inclusão das juventudes no campo da Economia Criativa. Realizada pela Fundação Roberto Marinho (FRM) em parceria com a Fundação dos Estados Iberoamericanos (OEI), oferece cursos gratuitos, autoinstrucionais e de curta duração segmentados em cinco áreas da Economia Criativa ? Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais ? além de temas transversais como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais, que dão suporte à trajetória dos jovens. Acima de tudo, promove um espaço de fortalecimento de redes, com o objetivo de conectar pessoas: estudantes, profissionais e instituições. O curso "Jogos de Montar: uma introdução criativa à edição audiovisual" integra a sua oferta de cursos on-line com a duração de 5 horas. Nele há uma aproximação da dinâmica do jogo à da arte da edição e montagem audiovisual para movimentar o aprendizado de seus fundamentos como ato criativo. A história, a linguagem, a técnica, a criação de ritmo e de sentido, os softwares de edição: tudo isso vira ideia para produzir e ferramenta para jogar criativamente com a edição de suas próprias narrativas audiovisuais..
15PAIM, Lis; BARBOSA, R.. Arco Digital. 2007. (Editoração/Livro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Salvador; Inst. promotora/financiadora: ONG Thydêwás / Instituto Oi Futuro.
16PAIM, Lis; FIGUEREDO, H.; CONRADO, N. et al. Idealizadora e produtora executiva da Mostra infantil "Acenda uma velinha". 2008. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Ideário Comunicação e Cultura.
17PAIM, Lis; BERNARDES, M. C.; CONRADO, N. et al. Produção e Curadoria da mostra "CineZIL 3 - Feito à mão". 2008. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Tela Tudo Clube de Cinema.
18PAIM, Lis; CONRADO, N.; ROCHA, N. et al. Produção e curadoria da mostra "CineZIL 2 - Curtas musicais". 2008. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Tela Tudo Clube de Cinema.
19PAIM, Lis; PAIM, F.; BERNARDES, M. C. et al. Produção e Curadoria da mostra "CineZIL 1 das farsas e das ilusões". 2008. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Tela Tudo Clube de Cinema.
20PAIM, Lis; CONRADO, N.; BERNARDES, M. C. et al. Produção e Curadoria da mostra "CineZIL 4 - Idade moça". 2008. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Tela Tudo Clube de Cinema.
21PAIM, Lis; CONRADO, N.; PAIM, F. et al. Produção e curadoria da mostra "CineZIL 5 - Cores quentes - Projeções eróticas vol. 1". 2008. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Tela Tudo Clube de Cinema.
22PAIM, Lis; CONRADO, N.; PAIM, F.. Produção e Curadoria da "Mostra BOCA". 2008. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Tela Tudo Clube de Cinema / SESC-AL.
23PAIM, Lis; CONRADO, N.; FIGUEREDO, H.. Circuito em Construção ? Seminários estaduais para auto-sustentabilidade cineclubista. 2009. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Local: Espaço Cultural Linda Mascarenhas; Cidade: Maceió; Inst. promotora/financiadora: Tela Brasilis / Ideário Comunicação e Cultura.
24PAIM, Lis. Coordenação estadual do "Dia Internacional da Animação". 2009. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Cinema de Animação / Tela Tudo Clube de Cinema.
25PAIM, Lis; CONRADO, N.. Circuito cineclubista "Pro dia Nascer Feliz" (Coordenação Alagoas). 2010. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Rede Cinesteia / Tela Tudo Clube de Cinema / Ideário Comunicação e Cultura.
26PAIM, Lis; CONRADO, N.. Coordenação estadual do "Dia Internacional da Animação". 2010. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Cinema de Animação / Tela Tudo Clube de Cinema.
27PAIM, Lis; CONRADO, N.. 1º Reunião dos Cineclubes Alagoanos. 2010. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Cidade: Maceió; Inst. promotora/financiadora: Tela Tudo Clube de Cinema / Ideário Comunicação e Cultura.
28PAIM, Lis; CONRADO, N.. Produção da mostra "A máquina virou". 2010. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: ABD Paraíba / Tela Tudo Clube de Cinema.
29PAIM, Lis; CONRADO, N.; JARDIM, A. et al. Produção e Curadoria da mostra "Cores Quentes - Projeções Eróticas vol. 2". 2010. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Tela Tudo Clube de Cinema / Centro Cultural Cine SESI Pajuçara.
30PAIM, Lis; CONRADO, N.; PAIM, F.. Mostra "O cinemágico" do cineasta Georges Méliès. 2010. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Cidade: Maceió; Inst. promotora/financiadora: Tela Tudo Clube de Cinema / Centro Cultural Cine SESI Pajuçara.
31PAIM, Lis; CONRADO, N.; JARDIM, A. et al. Produção e Curadoria da "Mostra do cinesta Jiri Trnka". 2010. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Tela Tudo Clube de Cinema / Centro Cultural Cine SESI Pajuçara.
32PAIM, Lis; CONRADO, N.. 2º Reunião dos Cineclubes Alagoanos. 2011. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Cidade: Maceió; Inst. promotora/financiadora: Tela Tudo Clube de Cinema / Ideário Comunicação e Cultura.
33PAIM, Lis; CONRADO, N.; PAIM, F. et al. Curadoria da mostra "8 Filmes curtos de Joaquim Pedro de Andrade". 2012. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Cidade: Maceió; Inst. promotora/financiadora: Tela Tudo Clube de Cinema / Centro Cultural Cine SESI Pajuçara.
34PAIM, Lis; CONRADO, N.; JARDIM, A. et al. Curadoria da mostra "Cinema da Shoo". 2012. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Tela Tudo Clube de Cinema / Centro Cultural Cine SESI Pajuçara.
35PAIM, Lis; CONRADO, N.; PAIM, F. et al. Mostra cinema à vontade - 3º Festival De Cinema Universitário De Alagoas. 2013. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal de Alagoas / Tela Tudo Clube de Cinema.
36MARINHO, C. T.; MONTEIRO, Altemar di; PAIM, Lis et al. I Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará. 2016. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará.
37PAIM, Lis; COLARES, V.; ANIZ, C. et al. "A Paixão de Joana D'arc", de Carl Theodor Dreyer, com Trilha Sonora ao vivo. 2018. (Organização de evento/Concerto).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: Escola Porto Iracema das Artes; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Escola Porto Iracema das Artes.
38PAIM, Lis. 1º Pitching de Curtas-Metragens do Cine Experiência Lab. 2019. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: Universidade de Fortaleza - Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - Unifor.
39PAIM, Lis. Circuito Merci, Varda!. 2019. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 8; Local: Porto Iracema e o Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto, Vila das Artes, Centro Cultural Grande Bom Jardim, Cuca Jangurussu, Cineclube Ser Ver Luz, Cinema do Dragão e Praia dos Crush (antiga praia do Lido); Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Escola Porto Iracema das Artes - Centro de Narrativas Audiovisuais - Cena 15.
Realizado pela Escola Porto Iracema das Artes, o Circuito MERCI, VARDA! é uma homenagem à cineasta belga radicada na França, Agnès Varda, falecida em 2019, aos 90 anos. A ação ocupou diversos espaços da cidade de Fortaleza entre 8 de junho a 26 de julho de 2019, em quase 50 dias e 21 sessões com os filmes de Varda. Ao todo, foram exibidas 36 obras da cineasta, com debates conduzidos por mulheres do cinema e das artes em geral.
Na programação, foram realizadas sessões semanais em espaços como o Porto Iracema e o Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto, a Vila das Artes, o Centro Cultural Grande Bom Jardim, o Cuca Jangurussu, o Cineclube Ser Ver Luz (na comunidade do Titanzinho), o Cinema do Dragão e a Praia dos Crush (antiga Praia do Lido, numa parceria com o Instituto Iracema e o Centro Cultural Belchior).
Entre as mulheres debatedoras e colaboradoras estão 24 artistas, professoras e pesquisadoras da obra de Agnès, que conduziram as conversas em escolas, praias e nas periferias da cidade..
40PAIM, Lis; OMAR, I.; XIMENES, A. et al. "Um minuto sonoro, uma imagem", de Agnès Varda, com Trilha Sonora ao vivo da banda Sila Crvs A.o.A. 2019. (Organização de evento/Concerto).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: Escola Porto Iracema das Artes; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Escola Porto Iracema das Artes.
41PAIM, Lis. 2º Pitching de Curtas-Metragens do Cine Experiência Lab. 2020. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: Universidade de Fortaleza - Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - Unifor.
42PAIM, Lis. 3º Pitching de Curtas-Metragens do Cine Experiência Lab. 2020. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Local: Universidade de Fortaleza - Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - Unifor.
43PAIM, Lis; MACHADO, S.; VIEIRA, L.. Anatomia do Filme: Cidade Baixa, com Sérgio Machado. 2020. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: YouTube (virtual); Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Escola Porto Iracema das Artes.
44PAIM, Lis; PRACA, A.; CHAVES, C.. Anatomia do Filme: Greta, com Armando Praça. 2020. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: YouTube (virtual); Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Escola Porto Iracema das Artes.
45PAIM, Lis; FILHO, E.; KOPKO, N. et al. Anatomia do filme: Boca a Boca, com Esmir Filho (edição especial). 2020. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: YouTube (virtual); Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Escola Porto Iracema das Artes.
46OLIVEIRA, J.; PAIM, Lis. Com a Alma no Olho: notas sobre o cinema negro brasileiro contemporâneo, com Janaína Oliveira e Lis Paim (mediadora). Semana da Consciência Negra.. 2020. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: YouTube (virtual); Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Escola Porto Iracema das Artes.
47PAIM, Lis; AINOUZ, K.; PEIXOTO, Y.. Anatomia do Filme: O Céu de Suely, com Karim Aïnouz. 2020. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: YouTube (virtual); Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Escola Porto Iracema das Artes.
48PAIM, Lis. 4º Pitching de Curtas-Metragens do Cine Experiência Lab. 2021. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: Universidade de Fortaleza - Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - Unifor.
49PAIM, Lis; ALCANTARILLA, I. P.. Trilogia da Terra: instalação com os filmes de Glauber Rocha. 2021. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: Escola Porto Iracema das Artes; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Escola Porto Iracema das Artes.
50CARDOSO, D.; PAIM, Lis; ALCANTARILLA, I. P.. Anatomia do filme: Cabeça de Nêgo, com Déo Cardoso, Lis Paim (mediadora) e Isaac Pipano (mediador). 2021. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Local: Escola Porto Iracema das Artes; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Escola Porto Iracema das Artes.
51PAIM, Lis; ZIGGIATTI, M.; VIEIRA, H.. Mostra Transversa: Presenças Trans no Cinema Brasileiro. 2021. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Vimeo (mostra virtual); Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Escola Porto Iracema das Artes.
52PAIM, Lis. 5º Pitching de Curtas-Metragens do Cine Experiência Lab. 2022. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
53PAIM, Lis; BARBOSA, R.. Como elaborar projetos culturais. 2007. (Projeto gráfico e design de capa de livro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Inst. promotora/financiadora: Ideário Comunicação e Cultura.
54PAIM, Lis; BARBOSA, R.. Arco digital. 2007. (Projeto gráfico de livro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Cidade: Salvador; Inst. promotora/financiadora: ONG Thydêwás / Instituto Oi Futuro.
55PAIM, Lis; ROSENDO, M.. Moinhos. 2009. (Projeto gráfico, design de capa e diagramação de obra literária).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Cidade: Maceió; Inst. promotora/financiadora: Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).
56PAIM, Lis; ZAMBI, T.. Retráteis. 2009. (Projeto gráfico, design de capa e diagramação de obra literária).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Cidade: Maceió; Inst. promotora/financiadora: Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).
57PAIM, Lis; MALAQUIAS, F.. Coletânea de peças infanto-juvenis. 2009. (Projeto gráfico, design de capa e diagramação de obra literária).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Cidade: Maceió; Inst. promotora/financiadora: Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).
58PAIM, Lis; PAIM, B.. A morte de Paula D.. 2009. (Projeto gráfico, design de capa e diagramação de obra literária).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Cidade: Maceió; Inst. promotora/financiadora: Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).
59PAIM, Lis; RODRIGUEZ, V. B. C.. Além do espelho - Análise de imagens de arte, cinema e publicidade. 2011. (Projeto gráfico, design de capa e diagramação de livro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Salvador; Inst. promotora/financiadora: Casarão do Verbo.
60PAIM, Lis. CULTURE-SE, da TV Ceará. Lançamento da Série-Escola Artes de Proa. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Cinema; Duração do evento: 5; Data de apresentação: 27/06/2020; Emissora: TV Ceará.

Produção artística/cultural
1BARBOSA, R.; PAIM, Lis. O DJ DO AGRESTE. Assistência de direção. Ong Ideário. 2007 (Filme de curta-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Cidade: Arapiraca; Inst. promotora: Ideário Comunicação e Cultura
2FIGUEREDO, H.; PAIM, Lis. CALABAR. Assistência de cenografia. DOCTV. 2007 (Telefilme).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Cidade: Maceió; Inst. promotora: Ideário Comunicação e Cultura
3ALGRANTI, N.; PAIM, Lis. DE CORPO INTEIRO - Entrevistas. Direção de produção (etapa Nordeste). 2008 (Telefilme).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Cidade: Salvador; Inst. promotora: -
4PAIM, Lis; CONRADO, N.. DIZER LIVRE. Instrutora da realização do filme por alunos de comunidades periféricas de Maceió. Ong Ideário. 2008 (Filme de curta-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Cidade: Maceió; Inst. promotora: Ideário Comunicação e Cultura
5PAIM, Lis; CONRADO, N.. BOCA. Concepção, montagem, desenho e edição de som. Tela Tudo Clube de Cinema. 2008 (Vídeo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Cidade: Maceió; Inst. promotora: Tela Tudo Clube de Cinema
6PAIM, Lis; PAIM, F.; CERULLO, F. et al. IMAGENS COM BANDA SONORA. 2010 (Espetáculo multimídia).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Local do evento: Overdoze - SESC/AL; Cidade: Maceió; Inst. promotora: SESC Alagoas / Tela Tudo Clube de Cinema
7PAIM, Lis. POPIPARQUE III. 2010 (Cine intervenção).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Cidade: Maceió; Inst. promotora: POPIPARQUE / Tela Tudo Clube de Cinema
8DOWLING, C.; PAIM, Lis. BAPTISTA VIROU MÁQUINA. Assistência de direção. 2010 (Filme de média-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Cidade: Paraíba; Inst. promotora: -
9BARBOSA, R.; FIGUEREDO, H.; PAIM, Lis. UM VESTIDO PARA LIA. Assistência de direção e produção de elenco. 2010 (Filme de curta-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Cidade: Maceió; Inst. promotora: Ideário Comunicação e Cultura
10PAIM, Lis; JARDIM, A.; PAIM, F.. CORES QUENTES. Concepção, montagem, desenho e edição de som. Tela Tudo Clube de Cinema.. 2010 (Vídeo/vinheta).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Cidade: Maceió; Inst. promotora: Tela Tudo Clube de Cinema
11PAIM, Lis; CONRADO, N.; RESENDE, N. et al. CINEMAS - 3º Aniversário do Tela Tudo Clube de Cinema. 2011 (Performance multimídia).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Cidade: Maceió; Inst. promotora: Tela Tudo Clube de Cinema / Centro Cultural Cine SESI Pajuçara
12CONRADO, N.; VASCONCELOS, N.; JARDIM, A. et al. NORMAL É SER FELIZ. Concepção, montagem, desenho e edição de som. Tela Tudo Clube de Cinema. 2011 (Vídeo/vinheta).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Cidade: Maceió; Inst. promotora: Tela Tudo Clube de Cinema / Centro Cultural Cine SESI Pajuçara
13PAIM, Lis; CONRADO, N.; XAVIER, G.. OLHAR CIRCULAR Concepção, montagem e edição de som.. 2012 (Vídeo/Vinheta).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Maceió; Inst. promotora: Rede Olhar Circular
14MAIA, P.; PAIM, Lis. TRANSFIGURAL Assistência de Edição. 2012 (Videodança).
Referências adicionais: Argentina/Espanhol; Meio de divulgação: Filme; Home-page: https://vimeo.com/84924891; Cidade: Buenos Aires; Inst. promotora: Careta Filmes
15PAIM, Lis. CINEMA À VONTADE. Concepção, montagem, desenho e edição de som. Tela Tudo Clube de Cinema. 2013 (Vídeo/vinheta).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Maceió; Inst. promotora: Tela Tudo Clube de Cinema
16PAIM, Lis; JARDIM, A.; CONRADO, N.. CURÍSSIMOS ACENDA UMA VELA. Montagem, animação, desenho e edição de som da série com 8 microfilmes. 2013 (Série de vídeos).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Maceió; Inst. promotora: Ideário Comunicação e Cultura
17VASCONCELOS, N.; PAIM, Lis. A GENTE NÃO COMBINA COM ESSA SALA. Montagem, desenho de som e títulos de abertura. Tela tudo Clube de Cinema e Filmes Atroá. 2014 (Filme de curta-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Maceió; Inst. promotora: -
18PAIM, F.; PAIM, Lis. PASSAGENS. Montagem e desenho de som. 2014 (Filme de curta-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Maceió; Inst. promotora: Universidade Federal de Alagoas
19PAIM, F.; AMORIM, I. M. R.; PAIM, Lis. PRÁTICAS DE FRONTEIRA. Montagem de imagem e som. 2015 (Vídeoinstalação).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Local do evento: Museu de arte contemporânea do Ceará; Cidade: Fortaleza, Ceará; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Escola de Formação e Criação do Ceará
20PRETTI, L.; DIOGENES, P.; PRETTI, R. et al. O ÚLTIMO TRAGO. Logagem Adicional. Alumbramento Filmes. 2015 (Filme de longa-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Fortaleza, Ceará; Inst. promotora: Uma produção Alumbramento Filmes / Co-produção: Bananeira Filmes
21HOEFEL, Diego; PAIM, Lis. PEDRA. Logagem. Tardo Filmes. 2016 (Filme de curta-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Tardo Filmes
22PEIXOTO, Y.; PAIM, Lis. DESPEJADAS. Série-Escola Artes de Proa. Episódio 'Teatro'. Montagem. 2018 (Série de TV).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Fortaleza-Ceará; Inst. promotora: Escola Porto Iracema das Artes/Instituto Dragão do Mar
23

RESENDE, N.; PAIM, Lis. A BARCA. Montagem. La Ursa Cinematográfica. 2019 (Filme de curta-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Maceió, Alagoas; Inst. promotora: La Ursa Cinematográfica; VTK
Sinopse: Na noite de Natal, duas mulheres dialogam dentro de uma barca que desliza sobre as águas de uma lagoa escura e gelada. Um acontecimento inesperado deixará sua marca no término dessa travessia. Baseado no conto Natal na Barca, de Lygia Fagundes Telles. O filme acumula participações em mais de 80 festivais nacionais e internacionais de 17 países, mais de 30 prêmios e 5 menções honrosas..
24MAGALHAES, N.; PAIM, Lis. SOMBRA DO TEMPO. Montagem. 2019 (Filme de curta-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Fortaleza, Ceará; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes; Galeria Multiarte
Sinopse: Durante o ano de 2016, acompanhamos a pesca artesanal no estado do Ceará, Brasil. Sob a pergunta norteadora: ?Depois que a jangada sai, o que acontece??, nos lançamos ao alto mar acompanhando os pescadores, mas, ao entrar no mundo da pesca, também entramos nos conflitos entre a pesca artesanal e o modo de vida gentrificador e capitalista das grandes cidades litorâneas..
25PAIM, F.; PAIM, Lis. VORAGEM. Montagem. 2019 (Filme de curta-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Lisboa, Portugal; Inst. promotora: Independente
26

KOPKO, N.; PAIM, Lis. CHÃO DE FÁBRICA. Montagem. Boulevard Filmes. 2021 (Filme de curta-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: São Paulo; Inst. promotora: Boulevard Filmes
Sinopse: Chão de Fábrica se passa em 1979, dentro do banheiro de uma fábrica metalúrgica onde quatro operárias interagem na hora do almoço, um dia antes de eclodir a grande greve no ABC Paulista. Produzido pela Boulevard Filmes, o filme faz parte da pesquisa da diretora e preparadora de elenco Nina Kopko sobre o trabalho de criação dramatúrgica a partir dos processos da sala de ensaio. No elenco estão Alice Marcone, Carol Duarte, Helena Albergaria e Joana Castro..
27PAIM, F.; PAIM, Lis. NENHUM LUGAR DESAPARECE. Montagem Assistente e Finalização. Programa Residir. 2021 (Videoinstalação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Porto; Inst. promotora: Programa Residir
28SOUSA, A.; NETO, L.; PAIM, Lis. CIRCUITO. Montagem. Veneta Filmes e Unifor. 2023 (Filme de curta-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza e Veneta Filmes
29SIQUEIRA, T.; PAIM, Lis. IRACEMAS. Roteiro e montagem. República Pureza Olinda. 2023 (Filme de longa-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora: República Pureza Olinda

Orientações concluídas

Graduação
1. Pedro Emílio Themotheo Guilhon e Sá. CONSTRUIR A SONORIDADE FÍLMICA: OS CASOS DE TOMMY BRILHO E ORAÇÃO AO CADÁVER DESCONHECIDO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Lis Paim Duarte.
Palavras-chave: Cinema; Curta-metragem; Som Direto; Edição de Som; Mixagem.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Viviane Sacramento Ferreira Gomes. FARTAS: UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A PRESSÃO ESTÉTICA ENFRENTADA PELAS MULHERES GORDAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Lis Paim Duarte.
Palavras-chave: Documentário; Padrão de Beleza; Pressão Estética; Empoderamento Feminino.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Alexia Holanda Vasconcellos. FEELS LIKE HOME: UM VIDEOCLIPE DO GÊNERO DE FANTASIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Lis Paim Duarte.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Vitória Régia Cunha Aderaldo. QUIMERA: UMA INSTALAÇÃO VIRTUAL EM AUTORRETRATO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Lis Paim Duarte.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Alan de Sousa Oliveira. CIRCUITO: A CONSTRUÇÃO DE UM PRIMEIRO FILME (livro). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Lis Paim Duarte.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Antônio Leão de Souza Neto. QUINZE PRIMAVERAS: UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O REAL E O FABULAR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Lis Paim Duarte.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Esther Meyre de Lima Arruda. A IMAGEM DO PAI: UMA INVESTIGAÇÃO FÍLMICA DA IMAGEM-AUSÊNCIA (curta-metragem). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Lis Paim Duarte.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
8. Nathan Ary de Souza Farias. OLHOS ABERTOS: O RETORNO À IMAGEM DO OLHO NO CINEMA DE HORROR (filme-ensaio). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Lis Paim Duarte.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
9. Vinícius Cabral de Oliveira. CANDIRU VILLAGE (roteiro de longa-metragem). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Lis Paim Duarte.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
10. Nicole Ponte Nasser. ANÉSIAS: MONTAGEM DE ARQUIVOS E MEMÓRIAS NA CONSTRUÇÃO DO CURTA-METRAGEM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Lis Paim Duarte.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Orientações de outra natureza
1. Nicole Ponte Nasser. Monitoria Voluntária da Disciplina Montagem. 2021. Orientação de outra natureza. (Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Lis Paim Duarte.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Lara Frota Sousa. Monitoria Institucional da disciplina Cine Experiência VII. 2021. Orientação de outra natureza. (Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Lis Paim Duarte.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Nicole Ponte Nasser. Monitoria Institucional da disciplina Cine Experiência VII. 2022. Orientação de outra natureza. (Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Lis Paim Duarte.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em bancas de comissões julgadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. CODATO, Henrique; CAMPOS, Marília Romero et al. Participação em banca de Débora Tomasi de Souza. VOLTO JÁ: A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA INTERSUBJETIVIDADE CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA SÉRIE BLACK MIRROR (artigo). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. MüLLER, Marcelo Rodrigo Mingoti; CÂMARA, Márcio Elisio et al. Participação em banca de Letícia Rodrigues Belo. O SOM DIRETO DE LANA & CAROL, GRETA E VESTIDO BRANCO, VÉU E GRINALDA (monografia). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. SILVA, Jari Vieira; DIÓGENES, Eliane Vasconcelos et al. Participação em banca de Beatriz Britto Sales. A CASA É O CORPO (Fotolivro). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. JAGUARIBE, Ana Elisabete Freitas; CODATO, Henrique et al. Participação em banca de Viviane Sacramento Ferreira Gomes. FARTAS: UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A PRESSÃO ESTÉTICA ENFRENTADA PELAS MULHERES GORDAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. CODATO, Henrique; ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira et al. Participação em banca de Arthur Almeida de Melo. TRANSARTÍSTICA: UM DOCUMENTÁRIO SOBRE ARTISTAS TRANSEXUAIS EM FORTALEZA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. MARTINS, José Wilton Lima; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al. Participação em banca de Marcelo marques Assis das Chagas Machado. DOMINAÇÃO, SUBMISSÃO E CINEMA NOIR (ensaio fotográfico). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. CÂMARA, Márcio Elisio; MüLLER, Marcelo Rodrigo Mingoti et al. Participação em banca de Pedro Emílio Themotheo Guilhon e Sá. CONSTRUIR A SONORIDADE FÍLMICA: OS CASOS DE TOMMY BRILHO E ORAÇÃO AO CADÁVER DESCONHECIDO (monografia). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. OLIVEIRA, DANIEL TAVARES DE; MüLLER, Marcelo Rodrigo Mingoti et al. Participação em banca de Beatriz Oliveira Sousa. LONGA ESTRADA (roteiro de longa-metragem). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. FILHO, Glauber Santos Paiva; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al. Participação em banca de Alexia Holanda Vasconcellos. FEELS LIKE HOME: UM VIDEOCLIPE DO GÊNERO DE FANTASIA (videoclipe). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. DIÓGENES, Eliane Vasconcelos; FILHO, Glauber Santos Paiva et al. Participação em banca de Vitória Régia Cunha Aderaldo. QUIMERA: UMA INSTALAÇÃO VIRTUAL EM AUTORRETRATO (instalação audiovisual). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. OLIVEIRA, DANIEL TAVARES DE; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al. Participação em banca de RAFAEL RAMIRES ALENCAR. OLHOS NOS OLHOS (roteiro de longa-metragem). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. MüLLER, Marcelo Rodrigo Mingoti; SILVA, Adriana Helena Santos Moreira da et al. Participação em banca de Hannah Troccoli Vitorino Ximenes Ponte. A ARTE EXISTE PORQUE A VIDA NÃO BASTA OU PROCESSO EM PANDEMIA: INFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE SÉRGIO HELLE APÓS O LOCKDOWN DE 2020 (artigo). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. MüLLER, Marcelo Rodrigo Mingoti; JAGUARIBE, Ana Elisabete Freitas et al. Participação em banca de Tiago Araújo Silva Barros. MULHER MELANCIA: A FIGURA FEMININA OBJETIFICADA PELO OLHAR MACHISTA DOS DIRETORES DA PORNOCHANCHADA (monografia). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. OLIVEIRA, DANIEL TAVARES DE; DIÓGENES, Eliane Vasconcelos et al. Participação em banca de Gabriela de Castro Nogueira. ESTILHAÇOS (curta-metragem). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. OLIVEIRA, DANIEL TAVARES DE; MüLLER, Marcelo Rodrigo Mingoti et al. Participação em banca de João Vitor Abreu. O DESCONHECIDO (roteiro de longa-metragem). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. OLIVEIRA, DANIEL TAVARES DE; MüLLER, Marcelo Rodrigo Mingoti et al. Participação em banca de Rodrigo Tabosa Facundo. CRIATURAS ABISSAIS (roteiro de longa-metragem). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. OLIVEIRA, DANIEL TAVARES DE; ALCANTARILLA, Isaac Pipano et al. Participação em banca de Antônio Leão de Souza Neto. QUINZE PRIMAVERAS: UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O REAL E O FABULAR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira; FILHO, Glauber Santos Paiva et al. Participação em banca de José Ibiapina Siqueira Bisneto. O FANTASMA SEM ROSTO (roteiro de longa-metragem). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. ALCANTARILLA, Isaac Pipano; FREITAS, Kênia Cardoso Vilaça de et al. Participação em banca de Larissa Karla Estevam da Silva. PELES PRETAS EM TELAS: A INFÂNCIA NEGRA NOS CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS (monografia). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. GONDIM, Raquel Viana; SENA, Claudio Henrique Nunes de et al. Participação em banca de Larissa de Oliveira Perdigão. A CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN NO MODELO DE PRODUÇÃO DO AUDIOVISUAL: ESTUDO DE CASO DO FILME TURMA DA MÔNICA - LIÇÕES (monografia). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
21. ALCANTARILLA, Isaac Pipano; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al. Participação em banca de Mariana Monteiro de Maicy. O AVESSO DA IMAGEM: A VIGILÂNCIA COMO DISPOSITIVO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO (monografia). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
22. MAIA, Natália Mendes; ALCANTARILLA, Isaac Pipano et al. Participação em banca de Esther Meyre de Lima Arruda. A IMAGEM DO PAI: UMA INVESTIGAÇÃO FÍLMICA DA IMAGEM-AUSÊNCIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
23. VASCONCELLOS, Diego Hoefel de; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al. Participação em banca de Fabienne Maia Leite. VISTA-MAR: MEMORIAL DE UM ROTEIRO DE LONGA-METRAGEM. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
24. MüLLER, Marcelo Rodrigo Mingoti; ALCANTARILLA, Isaac Pipano et al. Participação em banca de Nathan Ary de Souza Farias. OLHOS ABERTOS: O RETORNO À IMAGEM DO OLHO NO CINEMA DE HORROR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
25. SAMPAIO, Aila Maria Leite; ALCANTARILLA, Isaac Pipano et al. Participação em banca de Alan Sousa Oliveira. CIRCUITO: A CONSTRUÇÃO DE UM PRIMEIRO FILME (livro). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
26. BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira; ALCANTARILLA, Isaac Pipano et al. Participação em banca de Antônio Augusto Vasconcelos de Moura. DO QUE VEM ANTES: CINEMA EMANCIPADO E A ESTÉTICA DA LENTIDÃO NO FILME DE LAV DIAZ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
27. ALCANTARILLA, Isaac Pipano; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al. Participação em banca de Arthur Bezerra Agostinho. TRÓPICOS DE CAPRICÓRNIO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
28. ALCANTARILLA, Isaac Pipano; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al. Participação em banca de Nicole Ponte Nasser. ANÉSIAS: MONTAGEM DE ARQUIVOS E MEMÓRIAS NA CONSTRUÇÃO DO CURTA-METRAGEM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
29. MüLLER, Marcelo Rodrigo Mingoti; ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira et al. Participação em banca de Renato Barros de Oliveira. A MÁGICA: CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
30. MüLLER, Marcelo Rodrigo Mingoti; ALCANTARILLA, Isaac Pipano et al. Participação em banca de Vívian Vasconcelos Frota Vitoriano. DISCOS VOADORES NÃO VOLTAM: A CONSTRUÇÃO DA VIDEOINSTALAÇÃO A PARTIR DO CINEMA CASEIRO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
31. MüLLER, Marcelo Rodrigo Mingoti; ALCANTARILLA, Isaac Pipano et al. Participação em banca de Vinicius Studart de Menezes. O PROCESSO DE REALIZAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO ?NO MEIO DE CAMPO?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
32. OLIVEIRA, DANIEL TAVARES DE; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al. Participação em banca de Vinicius Cabral de Oliveira. CANDIRU VILLAGE (roteiro de longa-metragem). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em bancas de comissões julgadoras

Concurso público
1. VASCONCELLOS, Diego Hoefel de; MüLLER, Marcelo Rodrigo Mingoti et al.Concurso para Professor Substituto de Edição e Montagem - Curso de Cinema e Audiovisual. 2023. Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Outras participações
1. CARIRI, Rosemberg; DANTAS, Geyson et al.Júri do II Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco. 2009. Fundarpe.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. ALBINATI, Mariana; SILVA, Cleonilson Alves da et al.Júri do Edital Cine + Cultura Alagoas. 2010. MinC/Secult Alagoas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. FIGUEIRAS, Roni; FIGUEROA, Alexandre et al.Júri Oficial - Longas-Metragens do IV Cine Jardim - Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim. 2018. Pontilhado Cinematográfico.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://pontilhadocinematografico.com.br/cinejardim/.
4. AZEVEDO, Ana Luiza; CARVALHO, Eduardo et al.Júri da Mostra Competitiva de Curtas-metragens da 7ª edição do FRAPA - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre. 2019. Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. GUILHERME, EMILLY; CARIRY, BÁRBARA et al.Júri da Mostra "Cenas de Quarentena". 2020. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. . 2013. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Argentina/.
2. . 2016. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
3. . 2016. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
4. . 2016. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
5. . 2016. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
6. . 2016. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
7. O ensino (nunca é somente) técnico: limites e desafios pedagógicos. 2021. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
8. . 2007. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/.
9. . 2004. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
10. . 2008. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
11. . 2009. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
12. . 2010. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
13. . 2010. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
14. . 2012. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
15. . 2016. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
16. . 2014. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
17. . 2016. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
18. Debatedora da sessão com o filme A Hora da Estrela (1985). 2019. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
19. Debatedora da sessão com o filme Jacquot de Nantes (1991). 2019. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica6

Artigos publicados em periódicos1
Completos1
Demais tipos de produção bibliográfica 5

Total
Produção técnica72

Trabalhos técnicos12
Demais tipos de produção técnica60

Total
Produção artística/cultural36

Total
Orientações concluídas13

Graduação10
Orientações de outra natureza3


Total
Dados complementares57

Participação em bancas examinadoras32
Participação em bancas de comissões julgadoras6
Participação em eventos19
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 31/03/2024 - 22:28