Curriculum Vitae
Andréia Moreira Pires
Dados pessoais | Formação acadêmica/Titulação | Formação complementar | Atuação profissional | Projetos de pesquisa | Áreas de atuação |
Idiomas | Prêmios e títulos | Produção científica, tecnológica e artística/cultural | Dados complementares | Indicadores de produção |
Nome | Andréia Moreira Pires |
Nome em citações bibliográficas | PIRES, A. M. |
2016 - 2018 |
Mestrado
em Artes.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Título: Performances e Políticas de um Corpo Criminoso, Ano de Obtenção: 2018. Orientador: Pablo Assumpção Barros Costa. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades de rádio e de televisão; Educação. |
2004 - 2009 | Graduação em Artes Cênicas. |
2009 - 2010 | Técnico em Dança.
(Carga horária: 1316h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil. |
2007 - 2008 |
Extensão universitária em Dança e Pensamento.
(Carga horária: 450h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. |
Atelier REAL, REAL, Portugal. |
Vínculo institucional | ||
2013 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2020 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva. |
CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC SÃO PAULO, CPF-SESC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2017 - 2019 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Teatro, Carga horária: 20 |
Outras informações | Atuei no projeto de Formação do Sesc chamado SESC DRAMATURGIAS, que foi desenvolvido em diversas cidades do Brasil, dentre elas: João Pessoa PB, Exú PE, Parnaíba PI, Fortaleza CE, Caruaru PE, Juazeiro do Norte CE, São Luís MA. |
Porto Iracema das Artes, PIA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2014 - 2022 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de dança, Carga horária: 20 |
Vínculo institucional | ||
2015 - 2015 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de teatro, Carga horária: 20 |
Centro Cultural do Bom Jardim, CCBJ, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2021 - 2021 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Dramaturgista dos trabalhos de conclusão CTD, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Trabalhei nos processos de criação dos estudantes na fase final do Curso Técnico em Dança do Centro Cultural do Bom Jardim. |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2015 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Teatro, Carga horária: 8 |
No Passo do Trilho, PASSO DO TRILHO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2008 - 2015 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenadora do projeto, Carga horária: 10 |
Secretaria de Cultura do Ceará, SECULT-CE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2012 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
2015 - Atual | QUINTAL |
Descrição: Grupo de estudos focado nos estudos das dramaturgias expandidas que envolvem o corpo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Andréia Moreira Pires - Coordenador / Andrei Bessa - Integrante / Thereza ROCHA - Integrante. . |
2015 - Atual | EU ESTOU AQUI | COMPOSIÇÃO EM TEMPO REAL E DANÇA |
Descrição: O Grupo surge na investigação do Modo Operativo de Composição em Tempo Real, pensado por João Fiadeiro de Lisboa, numa relação direta com os estudos de composição para a dança em Fortaleza..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 1) . Integrantes: Andréia Moreira Pires - Coordenador / Renan Pereira - Integrante / João Paulo Barros - Integrante / Leonardo Mouramateus - Integrante / Daniel Pizamiglio - Integrante / Thiago Pinheiro Braga - Integrante. . |
1. | Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Dramaturgia em dança.
|
2. | Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
|
3. | Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.
|
4. | Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Direção Teatral.
|
Compreende | Português (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Fala | Português (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Lê | Português (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Escreve | Português (Bem), Francês (Razoavelmente). |
2017 | Premio Canal Brasil de Melhor Direção / Vando Vulgo Vedita, Canal Brasil. |
2017 | Melhor Direção do Prêmio Samburá / Vando Vulgo Vedita, Fundação Demócrito Rocha. |
2017 | Melhor Direção / Festival MIX Brasil, Prefeitura Municipal de São Paulo. |
2018 | Melhor direção/ filme: Vando,Vulgo,Vedita/ Festival de Brasília do cinema brasileiro, Secretaria de Cultura DF. |
2019 | Prêmio APCA de melhor coreógrafa / espetáculo VAGABUNDOS, APCA. |
2020 | Artista em Foco da MITbr - Plataforma Brasil 2020., Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. |
2022 | Prêmio Unifor de Cinema / Destaque direção, UNIFOR / CINE CE. |
2017 | Prêmio de melhor direção - Goiânia Mostra Curtas / Vando Vulgo Vedita, Secretaria de Cultura de Goiás. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Produção artística/cultural | Orientações concluídas |
Produção bibliográfica |
Textos em jornais de notícias/revistas |
1. | FIRMEZA, Y.; PIRES, A. M.. FORTALEZA PAQUETÁ.
EL PAÍS,
EL PAÍS,
p. 01 -
02,
09 nov. 2018.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/09/opinion/1541796492_896051.html; Data de publicação: 09/11/2018. |
2. | PIRES, A. M.; BESSA, Andrei; ROCHA, T. et al. ARQUIVO DO PIOR.
Vazantes Revista do Programa de Pós-graduação em Artes,
URI: 	http://www.repositorio.u,
p. 01 -
40,
14 dez. 2023.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Homepage: 2017_art_ampiresabscampos.pdf; Data de publicação: 14/12/2023; ISBN: 2594-5491. |
Produção técnica |
Demais tipos de produção técnica |
1. | PIRES, A. M.. CORPO NEGRO E PERFORMANCE.
2016.
(Apresentação de Trabalho/Seminário).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Porto Iracema das Artes; Cidade: Fortaleza; Evento: III Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis; Inst. promotora/financiadora: PPGARTES UFC. |
3. | PIRES, A. M.. Acessibilidade e Cultura - Entre o direito e o acesso.
2022.
(Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Porto Dragão; Cidade: Fortaleza; Evento: III Seminário Cultura do Acesso; Inst. promotora/financiadora: SECULT / CE. |
Orientações concluídas |
Graduação |
1. | Anna Wladia da Costa Bonfim.
Experiências Improvisadas em Dança: Exercícios de conexão entre o corpo e a espiritualidade.
2021.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Bacharelado em Dança)
-
Instituto de Cultura e Arte - Universidade Federal do Ceará.
Orientador: Andréia Moreira Pires.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
2. | Raul José Melo Buhama Abreu.
À Margem.
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Andréia Moreira Pires.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Participação em bancas examinadoras | Participação em bancas de comissões julgadoras |
Participação em bancas examinadoras |
Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação |
1. | LEME, Renata; STAZAK, Tharyn et al.
Participação em banca de
Clara Monteiro.
Uma desmontagem para Camus: técnica e autoria sobre o método de partitura das ações físicas.
2014.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | BRIONES, Hector; ASSUMPÇÃO, Pablo et al.
Participação em banca de
Gabriella Peixoto.
CORPO ESTRANHO NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE ESCRITA EM UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO TEATRAL.
2015.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | BRIONES, Hector; SOUZA, Luiz Roberto de et al.
Participação em banca de
Bruna Pessoa.
"Um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir: o treinamento do ator para o espaço público".
2015.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | LEÃO, Fernando; PIRES, Andréia Moreira.
Participação em banca de
Geane Albuquerque.
Reversos do ator no teatro performativo: Um olhar sobre o espetáculo VAGABUNDOS.
2015.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TEATRO)
-
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | TEIXEIRA, Fran; PIRES, Andréia Moreira.
Participação em banca de
Luana Gondim.
Performances de um tempo perdido.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TEATRO)
-
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
6. | DENISE, PARRA,; PIRES, Andréia Moreira.
Participação em banca de
Radmila da Frota Cabral.
EDITH-SE.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Dança)
-
Instituto de Cultura e Arte - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em bancas de comissões julgadoras |
Professor titular |
1. | BESSA, Ricardo André Santana; GONDIM, Raquel Viana et al.Análise do figurino como uma narrativa não verbal do filme Matilda:O musical.
2023.
Universidade de Fortaleza.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Avaliação de cursos |
1. | ARRAES, Joubert; PIRES, Andréia Moreira. Ponto de Encontro de Abandono.
2021.
ASSOCIAÇÃO PRODANÇA.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: @_prodanca. |
Outras participações |
1. | MOURA, Silvia ; SALES, Andréa et al.Parecerista EDITAL DAS ARTES SECULT-CE.
2012.
Governo do Estado do Ceará.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | MONTE, William Pereira; PIRES, Andréia Moreira. Avaliação de Espetáculos para a programação do Porto Dragao.
2018.
Instituto Dragão do Mar.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | CARVALHO, Francis Wilker de; PIRES, Andreia Moreira et al.Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga.
2022.
Prefeitura Municipal de Guaramiranga.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Produção artística/cultural | Orientações concluídas | Dados complementares |
Total | |
Produção bibliográfica | 2 |
Textos em jornais ou revistas (magazines) | 2 |
Jornal de notícias | 1 |
Revistas (Magazines) | 1 |
Total | |
Produção técnica | 3 |
Demais tipos de produção técnica | 3 |
Total | |
Produção artística/cultural | 38 |
Total | |
Orientações concluídas | 2 |
Graduação | 2 |
Total | |
Dados complementares | 11 |
Participação em bancas examinadoras | 6 |
Participação em bancas de comissões julgadoras | 5 |
Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor. |
Última atualização do CV em 23/08/2024 - 23:24 |