Curriculum Vitae

Andréia Moreira Pires

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeAndréia Moreira Pires
Nome em citações bibliográficasPIRES, A. M.
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2016 - 2018 Mestrado em Artes.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Performances e Políticas de um Corpo Criminoso, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Pablo Assumpção Barros Costa.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades de rádio e de televisão; Educação.
2004 - 2009 Graduação em Artes Cênicas.
Voltar

Formação complementar
2009 - 2010Técnico em Dança. (Carga horária: 1316h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.
2007 - 2008 Extensão universitária em Dança e Pensamento. (Carga horária: 450h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Atelier REAL, REAL, Portugal.
Vínculo institucional
2013 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional
2013 - 2020 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC SÃO PAULO, CPF-SESC, Brasil.
Vínculo institucional
2017 - 2019 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Teatro, Carga horária: 20
Outras informaçõesAtuei no projeto de Formação do Sesc chamado SESC DRAMATURGIAS, que foi desenvolvido em diversas cidades do Brasil, dentre elas: João Pessoa PB, Exú PE, Parnaíba PI, Fortaleza CE, Caruaru PE, Juazeiro do Norte CE, São Luís MA.
Porto Iracema das Artes, PIA, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - 2022 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de dança, Carga horária: 20
Vínculo institucional
2015 - 2015 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de teatro, Carga horária: 20
Centro Cultural do Bom Jardim, CCBJ, Brasil.
Vínculo institucional
2021 - 2021 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Dramaturgista dos trabalhos de conclusão CTD, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesTrabalhei nos processos de criação dos estudantes na fase final do Curso Técnico em Dança do Centro Cultural do Bom Jardim.
Vínculo institucional
2013 - 2015 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Teatro, Carga horária: 8
No Passo do Trilho, PASSO DO TRILHO, Brasil.
Vínculo institucional
2008 - 2015 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenadora do projeto, Carga horária: 10
Secretaria de Cultura do Ceará, SECULT-CE, Brasil.
Vínculo institucional
2012 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:

Voltar

Projetos de Pesquisa
2015 - AtualQUINTAL
Descrição: Grupo de estudos focado nos estudos das dramaturgias expandidas que envolvem o corpo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Andréia Moreira Pires - Coordenador / Andrei Bessa - Integrante / Thereza ROCHA - Integrante.
.
2015 - AtualEU ESTOU AQUI | COMPOSIÇÃO EM TEMPO REAL E DANÇA
Descrição: O Grupo surge na investigação do Modo Operativo de Composição em Tempo Real, pensado por João Fiadeiro de Lisboa, numa relação direta com os estudos de composição para a dança em Fortaleza..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Andréia Moreira Pires - Coordenador / Renan Pereira - Integrante / João Paulo Barros - Integrante / Leonardo Mouramateus - Integrante / Daniel Pizamiglio - Integrante / Thiago Pinheiro Braga - Integrante.
.
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Dramaturgia em dança.
2. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
3. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.
4. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Direção Teatral.
Voltar

Idiomas
Compreende Português (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala Português (Bem), Francês (Razoavelmente).
Português (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve Português (Bem), Francês (Razoavelmente).
Voltar

Prêmios e títulos
2017Premio Canal Brasil de Melhor Direção / Vando Vulgo Vedita, Canal Brasil.
2017Melhor Direção do Prêmio Samburá / Vando Vulgo Vedita, Fundação Demócrito Rocha.
2017Melhor Direção / Festival MIX Brasil, Prefeitura Municipal de São Paulo.
2018Melhor direção/ filme: Vando,Vulgo,Vedita/ Festival de Brasília do cinema brasileiro, Secretaria de Cultura DF.
2019Prêmio APCA de melhor coreógrafa / espetáculo VAGABUNDOS, APCA.
2020Artista em Foco da MITbr - Plataforma Brasil 2020., Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
2022Prêmio Unifor de Cinema / Destaque direção, UNIFOR / CINE CE.
2017Prêmio de melhor direção - Goiânia Mostra Curtas / Vando Vulgo Vedita, Secretaria de Cultura de Goiás.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Textos em jornais de notícias/revistas
1. FIRMEZA, Y.; PIRES, A. M.. FORTALEZA PAQUETÁ. EL PAÍS, EL PAÍS, p. 01 - 02, 09 nov. 2018.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/09/opinion/1541796492_896051.html; Data de publicação: 09/11/2018.
2. PIRES, A. M.; BESSA, Andrei; ROCHA, T. et al. ARQUIVO DO PIOR. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, URI: 	http://www.repositorio.u, p. 01 - 40, 14 dez. 2023.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Homepage: 2017_art_ampiresabscampos.pdf; Data de publicação: 14/12/2023; ISBN: 2594-5491.

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1. PIRES, A. M.. CORPO NEGRO E PERFORMANCE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Porto Iracema das Artes; Cidade: Fortaleza; Evento: III Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis; Inst. promotora/financiadora: PPGARTES UFC.
2.

PIRES, A. M.. FORTALEZA 2040. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Porto Iracema das Artes; Cidade: Fortaleza; Evento: II Seminário Interno Transversalizações:Modos de pesquisar e estar no Mestrado em Artes do PPGARTES - UFC; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
3. PIRES, A. M.. Acessibilidade e Cultura - Entre o direito e o acesso. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Porto Dragão; Cidade: Fortaleza; Evento: III Seminário Cultura do Acesso; Inst. promotora/financiadora: SECULT / CE.

Orientações concluídas

Graduação
1. Anna Wladia da Costa Bonfim. Experiências Improvisadas em Dança: Exercícios de conexão entre o corpo e a espiritualidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Dança) - Instituto de Cultura e Arte - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Andréia Moreira Pires.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Raul José Melo Buhama Abreu. À Margem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andréia Moreira Pires.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em bancas de comissões julgadoras

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. LEME, Renata; STAZAK, Tharyn et al. Participação em banca de Clara Monteiro. Uma desmontagem para Camus: técnica e autoria sobre o método de partitura das ações físicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. BRIONES, Hector; ASSUMPÇÃO, Pablo et al. Participação em banca de Gabriella Peixoto. CORPO ESTRANHO NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE ESCRITA EM UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO TEATRAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. BRIONES, Hector; SOUZA, Luiz Roberto de et al. Participação em banca de Bruna Pessoa. "Um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir: o treinamento do ator para o espaço público". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. LEÃO, Fernando; PIRES, Andréia Moreira. Participação em banca de Geane Albuquerque. Reversos do ator no teatro performativo: Um olhar sobre o espetáculo VAGABUNDOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TEATRO) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. TEIXEIRA, Fran; PIRES, Andréia Moreira. Participação em banca de Luana Gondim. Performances de um tempo perdido. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TEATRO) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. DENISE, PARRA,; PIRES, Andréia Moreira. Participação em banca de Radmila da Frota Cabral. EDITH-SE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Dança) - Instituto de Cultura e Arte - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em bancas de comissões julgadoras

Professor titular
1. BESSA, Ricardo André Santana; GONDIM, Raquel Viana et al.Análise do figurino como uma narrativa não verbal do filme Matilda:O musical. 2023. Universidade de Fortaleza.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Avaliação de cursos
1. ARRAES, Joubert; PIRES, Andréia Moreira. Ponto de Encontro de Abandono. 2021. ASSOCIAÇÃO PRODANÇA.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: @_prodanca.

Outras participações
1. MOURA, Silvia ; SALES, Andréa et al.Parecerista EDITAL DAS ARTES SECULT-CE. 2012. Governo do Estado do Ceará.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. MONTE, William Pereira; PIRES, Andréia Moreira. Avaliação de Espetáculos para a programação do Porto Dragao. 2018. Instituto Dragão do Mar.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. CARVALHO, Francis Wilker de; PIRES, Andreia Moreira et al.Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. 2022. Prefeitura Municipal de Guaramiranga.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica2

Textos em jornais ou revistas (magazines)2
Jornal de notícias1
Revistas (Magazines)1

Total
Produção técnica3

Demais tipos de produção técnica3

Total
Produção artística/cultural38

Total
Orientações concluídas2

Graduação2


Total
Dados complementares11

Participação em bancas examinadoras6
Participação em bancas de comissões julgadoras5
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 23/08/2024 - 23:24