Curriculum Vitae

Rafaela Ponte Lisboa Cardoso

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeRafaela Ponte Lisboa Cardoso
Nome em citações bibliográficasLISBOA, R. P.;CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Centro de Ciências Tecnológicas.
Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34773085
URL da Homepage: http://www.unifor.br/index.php
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2011 - 2015 Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: MASF: Modelo de referência para aplicação da Sequência Fedathi na formação de profissional e na produção de conteúdo, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Hermínio Borges Neto.
Palavras-chave: ensino-aprendizagem; Formação de professores; Seqüência Fedathi; Produção de conteúdo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2009 - 2011 Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: INTERATIVIDADE E EDUCAÇÃO: OS USOS DA METODOLOGIA PEDAGÓGICA - SEQUÊNCIA FEDATHI NA TELEVISÃO DIGITAL INTERATIVA, Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Alcides Fernando Gussi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação a Distância; Televisão Digital; Interatividade.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática educativa.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2008 Graduação em Pedagogia.
2003 - 2007 Graduação em Jornalismo.
Título: Um mandato sem voto: a instituição do Ombudsman no jornal O Povo.
Orientador: Alejandro Sepulveda Vivanco.
Voltar

Formação complementar
2018 - 2018Programa de desenvolvimento profissional em educação.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Assessoria pedagógica no ensino superior: a gestão da formação docente. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2017. (Carga horária: 87h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017Metodologia de Análise e Solução de Problemas. (Carga horária: 10h).
Conselho Nacional de Justiça, CNJ, Brasil.
2016 - 2016Programa De Desenvolvimento Profissional Em Educação 2016. (Carga horária: 100h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016NAUTILUS  ­  PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM ­ TURMA I. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015CURSO ELABORAÇÃO DE QUESTÕES DO IDEA 2015. (Carga horária: 12h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2015. (Carga horária: 37h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Ensinando e Aprendendo: os Fundamentos da Docência. (Carga horária: 120h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Liderança e Equipes de Alto Desempenho. (Carga horária: 8h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Encontros de Formação de Assessores Pedagógicos. (Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2012 - 2012Mídias Sociais. (Carga horária: 12h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2012 - 2012Treinamento Tutores em EAD. (Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2016 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora Assistente
Outras informaçõesProfessora do Centro de Ciências Tecnológicas e do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade.
Vínculo institucional
2013 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assessoria Pedagógica
Outras informaçõesAssessora Pedagógica do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza.
Vínculo institucional
2013 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informaçõesLaboratório de Estudos do Usuário e da Qualidade de Uso de Sistemas (LUQs) da Universidade de Fortaleza.
Vínculo institucional
2013 - 2016 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar
Vínculo institucional
2012 - 2013 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora tutora
Outras informaçõesNúcleo de Educação a Distância
Vínculo institucional
2009 - 2013 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informaçõesPesquisadora/ bolsista Capes do Projeto RH-TVD no Laboratório de Estudos do Usuário e da Qualidade de Uso de Sistemas (LUQs) da Universidade de Fortaleza.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2011 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informaçõesMinistrou a disciplina de Avaliação em processos de aprendizagem do curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde ofertado pela Universidade Estadual do Ceará.
Faculdade Sete de Setembro, FA7, Brasil.
Vínculo institucional
2010 - 2010 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informaçõesMinistrou a disciplina de Concepção de portais no Curso de Especialização em Tecnologias Digitais na Educação da Faculdade Sete de Setembro.
Vínculo institucional
2010 - 2010 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 45
Outras informaçõesMinistrou a disciplina de Ensino assistido pelo computador: Linguagem no Curso de Especialização em Tecnologias Digitais na Educação da Faculdade Sete de Setembro.
Banco do Nordeste do Brasil, BNB, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informaçõesParticipou como professora auxiliar no Curso de Noções Básicas de Utilização de Internet, nos dias 22 a 25 de abril, no Programa Biblioteca Virtual, realizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste- Fortaleza.
Vínculo institucional
2009 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informaçõesProfessora da Bibliiotequinha Virtual do Centro Cultural Banco do Nordeste. Desenvolveu atividades no laboratório de informática educativa a partir da utilização de softwares educativos.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2010 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informaçõesParticipiou como bolsista do projeto de extensão: PROBIOE - Portal do Professor e Banco Internacional de Recursos Multimídia, sob orientação do prof. Dr. Hermínio Borges Neto.
Vínculo institucional
2009 - 2009 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: voluntária, Carga horária: 8
Outras informaçõesParticipou do planejamento, ministrou aulas e supervisinou estágio no hospital Walter Cantídio (HUWC) durante o semestre de 2009.2 no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará na disciplina optativa PB158: Pedagogia Hospitalar, sob a orientação do prof.Dr. Nicolino Trompieri Filho (chefe do departamento de fundamentos da Educação) e da profª Drª Helena Claúdia Frota de Holanda (professora titular da disciplina).
Vínculo institucional
2009 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: voluntária, Carga horária: 64
Outras informaçõesDesenvolveu atividades de iniciação a docência como formadora da disciplina PD070 - Educação a Distância 64 h/a do curso de Pedagogia da UFC, sob orientação do Prof.Dr. Hermínio Borges Neto.
Vínculo institucional
2008 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 28, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesBolsista do CNPq na modalidade AT-NM. Desenvolver pesquisas na área de Educação à Distância.
Centro Universitário 7 de setembro, UNI7, Brasil.
Vínculo institucional
2004 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informaçõesIniciou como estágia em 2004 , tornou-se professora regente em 2006.
Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2007 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assessora de imprensa, Carga horária: 20
Outras informaçõesSubstituição temporária com Assessora de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO, SINTSEF, Brasil.
Vínculo institucional
2008 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assessoria de empresa, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesExerceu a função de assessora de imprensa da Chapa 1- Unidade e Luta durante as eleições do SINTSEF/CE.
Vínculo institucional
2007 - 2007 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assessora de imprensa, Carga horária: 20
Outras informaçõesAssessora de imprensa do Sindicato.
Jornal Diário do Nordeste, DN, Brasil.
Vínculo institucional
2006 - 2006 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária em jornalismo, Carga horária: 8
Outras informaçõesTrabalhava duas vezes na semana.

Voltar

Projetos de Pesquisa
2009 - 2010Pedagogia Hospitalar: Uma proposta de humanização para saúde-educação
Descrição: O projeto ?Pedagogia Hospitalar: uma proposta de humanização para saúde-educação? pretende promover durante um ano uma vasta pesquisa referente à temática, a partir da formação de um grupo de estudo, que será cadastrado no Conselho Nacional de Pesquisa- CNPq. Pretende-se realizar estudos bibliográficos, com: livros, periódicos e revistas internacionais e nacionais, formar parcerias com grupos que desenvolvem atendimento pedagógico-hospitalar, organizar um banco de dados, produzir textos científicos, além de organizar eventos para divulgação dos trabalhos referentes a temática. Busca-se assim mapear a historicidade da Pedagogia Hospitalar, mantendo contato com grupos que já vem desenvolvido estudos e atividades sobre o assunto. Como também apresentar e participar de congressos científicos. O projeto está cadastro na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, sob a coordenação das professoras Helena Cláudia Frota de Holanda e Rafaela Ponte Lisboa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Rafaela Ponte Lisboa Cardoso - Integrante / Helena Cláudia Frota de Holanda - Coordenador.
.
2009 - 2010PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA EAD: ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA FEDATHI PARA TV DIGITAL
Descrição: Este trabalho busca investigar se Televisão Digital pode ser um meio empregado para a extensão ao acesso às informações, auxiliando no processo de aprendizagem dos sujeitos envolvidos em contextos escolares e educativos brasileiros. Para tanto, vislumbra-se, com a pesquisa, refletir acerca da implementação e uso da televisão digital no cotidiano escolar, principalmente no âmbito EaD.Para atingir tais propósitos, a pesquisa tem como objetivo principal discutir acerca da interatividade por meio da interpretação dos pontos de vistas dos sujeitos, cujo intuito é o de reconhecer e levantar questionamentos sobre as possibilidades de interação, que podem vir a ser favorecidas por meio da elaboração de conteúdo, a partir da Seqüência Fedathi (SF). Trata-se de uma metodologia pedagógica - fundamentada nos pressupostos teóricos da educação matemática elaborados pelo professor Hermínio Borges Neto -que considera a mediação da aprendizagem do aluno como uma imersão cultural com base na resolução de problemas. No momento, realiza-se o levantamento bibliográfico inicial sobre os usos dos meios de comunicação e educação, sobretudo a TV- Telensino, Teleaula, bem como observação participante em um grupo de pesquisa que visa à formação de recursos humanos para trabalhar no contexto da TVD. Embora, a pesquisa ainda esteja em andamento, já podemos apontar, parcialmente, algumas considerações, dentre elas a de que a formação de professores, para atuarem nesse contexto da TVD, tem potencialidade de orientar-se na elaboração de conteúdos, que visem auxiliá-los na mudança da prática pedagógica em que os usos das tecnologias venham a oferecer melhores condições de aprendizagem. Todavia, a maneira em que ocorre a formação dos docentes posta em relação ao desenvolvimento do conteúdo para a TVD ainda será posta em xeque no decorrer da pesquisa, notadamente, por meio da utilização da Seqüência Fedathi..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 1) Doutorado ( 2) .
Integrantes: Rafaela Ponte Lisboa Cardoso - Coordenador / Hermínio Borges Neto - Integrante / Alcides Fernando Gussi - Integrante.
Finaciador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4.
2009 - 2011Formação de Recursos Humanos para o desenvolvimento da Educação a Distância através da TV Digital Interativa Brasileira: Um olhar multidisciplinar que norteia esta nova mídia na educação
Descrição: É um projeto desenvolvimento em consórcio pelas Universidade Federal do Ceará e a Universidade de Fortaleza..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rafaela Ponte Lisboa Cardoso - Integrante / Hermínio Borges Neto - Integrante / Maria Elizabeth Sucupira Furtado - Coordenador.
Finaciador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4.
2008 - 2009Portal do Professor e Banco Internacional de Objetos Educacionais
Descrição: Este projeto tem por objeto pesquisar, localizar, coletar, armazenar, traduzir, produzir, catalogar e disponibilizar recursos educacionais digitais em diferentes mídias (animação/simulação, vídeos, áudios, imagens, mapas, atividades didáticas interativas com uso de recursos digitais, experimentos práticos) e níveis de ensino (infantil, básica, profissional; e superior) nas áreas de matemática, ensino de ciências, química, biologia, meio ambiente bem como em áreas de educação profissional e tecnológica para suprir demanda de professores e laboratórios de informática educativa ? LIEs - das instituições educacionais. Tais recursos terão por foco alimentar o Portal do Professor e o Banco Internacional de Recursos Multimídia da MEC/SEED. O projeto está cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 21) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 4) .
Integrantes: Rafaela Ponte Lisboa Cardoso - Integrante / Hermínio Borges Neto - Coordenador / Dina Mara Pinheiro Dantas - Integrante / Jussara Cristina Cubbo - Integrante / Daniel Campelo - Integrante.
.
2008 - 2009TeleMeios: Ferramentas interativas para o ensino a distância aliada a construções didáticas para o ensino de Matemática
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rafaela Ponte Lisboa Cardoso - Integrante / Hermínio Borges Neto - Coordenador.
.
2009 - 2011Apoio à Capacitação de Recursos Humanos para o Ensino- Aprendizado da Matemática através de um ambiente de Educação a Distância na TV Digital Interativa Brasileira
Descrição: Apoio à Capacitação de Recursos Humanos para o Ensino- Aprendizado da Matemática através de um ambiente de Educação a Distância na TV Digital Interativa Brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rafaela Ponte Lisboa Cardoso - Integrante / Hermínio Borges Neto - Integrante / Maria Elizabeth Sucupira Furtado - Coordenador.
Finaciador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio finaceiro..
2008 - AtualGrupo de pesquisa: Interação Humano-Computador
Descrição: O grupo de pesquisa Interação Humano-Computador proposto aqui, tem sua relevância e pertinência nas linhas de pesquisa engenharia de conhecimento, engenharia de software e computação aplicada do MIA, bem como visa servir de base para organizar os trabalhos realizados pelos grupos envolvidos no PROCAD. O projeto, chamado SISTEMAS AUTO-REPORTÁVEIS, iniciou em 2008 e tem duração de 4 anos. Especificamente as pesquisas serão feitas em projetos e avaliação para TV digital e em Explicações para sistemas auto-reportaveis. Os grupos envolvidos são provenientes de pesquisadores que trabalham em três universidades diferentes; Unifor (proponente do projeto e líder do grupo), PUC-Rio e UFRN. Este grupo proposto se justifica tanto do ponto de vista do tema de pesquisa que reúne e agrega os pesquisadores, quanto do ponto de vista da cooperação acadêmica entre programas. O grupo de pesquisa proposto servirá como a base estrutural e institucional a partir da qual professores organizam-se, engajam-se profissionalmente e permanentemente em atividades de pesquisa em torno do PROCAD e orientam os alunos que estão envolvidos também na pesquisa. Objetivos do grupo: Especificamente, o grupo visa: I. Potencializar os recursos humanos entre os envolvidos no grupo; Isto é potencializar as dimensões de pesquisa em cada linha de pesquisa mencionada II. Facilitar a distribuição dos recursos do PROCAD entre os envolvidos no grupo; III. Intercambiar com instituições e grupos externos de pesquisa, não se limitando somente a pesquisadores dentro do programa do MIA. È o primeiro grupo do MIA em que pesquisadores de instituições tão renomeadas (como o caso da PUC, que tem doutorado nível 7) se envolvem para compor um grupo. IV. Divulgar a área para a comunidade fazendo a ponte entre academia e empresa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rafaela Ponte Lisboa Cardoso - Integrante / Maria Elizabeth Sucupira Furtado - Coordenador / Liádina Camargo Lima - Integrante / Danielly Barboza Guimarães - Integrante / Marília Soares Mendes - Integrante / Alberto Magno Perdigão Silveira - Integrante.
.
2016 - AtualDesenvolvimento de um software para Institucionalizar o MASF: Modelo para Aplicação da Sequência Fedathi na Formação Profissional e na Produção de Conteúdo
Descrição: O projeto tem como objetivo geral desenvolver um software para a produção de conteúdos educativos, como aulas e vídeos educativos; para formação de profissionais para atuar a partir dos preceitos da SF; e para institucionalizar em IES as abordagens da SF. Para tanto, neste trabalho, será feito o levantamento de requisitos para o desenvolvimento do sistema, a definição dos cenários de uso, a validação do sistema junto aos seus usuários. O usuário do software será o professor ou o gestor da IES..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Doutorado ( 3) .
Integrantes: Rafaela Ponte Lisboa Cardoso - Coordenador / Maria Elizabeth Sucupira Furtado - Integrante / Hermínio Borges Neto - Integrante / Davi de Melo Vasconcelos - Integrante / Ana Paula de Oliveira Ximenes - Integrante.
.
2017 - AtualEstudos da interação de um sistema multi-plataforma via web e via interação tátil para o Ensino de programação
Descrição: Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor (DPDI) - Edital 30/2017 O Projeto visa desenvolver e avaliar um sistema multi-plataforma via web e via interação tátil, que viabilize o ensino de programação, sendo a primeira plataforma em formato de cursos para formação pedagógica e a segunda, chamada Code Dominó, baseada em artefatos físicos e pictóricos e no uso de um aplicativo móvel..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 3) .
Integrantes: Rafaela Ponte Lisboa Cardoso - Integrante / Daniel Almeida Chagas - Integrante / Maria Elizabeth Sucupira Furtado - Coordenador / Clarissa Ribeiro Pereira de Almeida - Integrante / Thaís Araújo Silveira - Integrante / Caio Vinicius Pinho Vasconcelos - Integrante / Matheus Timbó Pereira - Integrante.
.
2018 - AtualDesenvolvimento de Um Sistema Interativo para Aplicação da Sequência Fedathi na Formação Profissional e na Produção de Conteúdo
Descrição: O projeto visa desenvolver um sistema interativa para viabilizar a utilização da metodologia pedagógica - Sequência Fedathi promovendo a metaformação de professores usuários do sistema, bem como a elaboração de conteúdos que favoreçam um processo de ensino e aprendizagem mais significativo. A pesquisa está ligada ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação Edson Queiroz ? PROBIC/FEQ/UNIFOR ? Edital 37/2018..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 2) .
Integrantes: Rafaela Ponte Lisboa Cardoso - Coordenador / Maria Elizabeth Sucupira Furtado - Integrante / Daniel Almeida Chagas - Integrante / Marina Medeiros Carvalho - Integrante.
.
2018 - AtualExplorando Os Conceitos de Experiências do Usuário para o Ensino de Programação Com Jogos Interativos
Descrição: Será desenvolvido um sistema interativo do modelo de referência para a definição, implantação e melhoria dos processos desse ?organismo-sala de aula? que está "evoluindo". O professor,a partir dessa perspectiva, não deve ser considerado como um elemento que está fora ou excluído do sistema. Esta perspectiva implica que a avaliação é cíclica, incorporada, espontânea, recursiva, e deve acontecer em diálogo entre alunos e professor,que está aprendendo como os alunos estão; está se transformando à medida que o sistema está se transformando. Nossa proposta metodológica inclui a proposição de uma estratégias para orientar o processo de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva comportamental e transdisciplinar, potencialmente dando ao time alunos-professores a oportunidade de tomarem consciência do caráter auto-organizacional e emergente desse organismo-sala de aula do qual fazem parte. Este projeto visa apoiar o uso de conceitos de duas áreas: Interação Humano-Computador (IHC) com a Educação. De IHC, os conceitos são oriundas das experiências dos usuários (User Experiences, em inglês, UX) com sistemas, aqui em especial, como jogos, em que os usuários alunos tenham a oportunidade de interagir para construção de produtos. Os conceitos de UX perpassam o simples uso de um sistema, e envolvem os aspectos que acontecem antes e depois da experiência, bem como aspectos relativos ao comportamento do usuário, e ao seu contexto de uso (o ambiente, a tecnologia, marketing, etc.). Aspectos como engajamento com a interação, e envolvimento com o conteúdo para construção do conhecimento são também estudados. Acreditamos que devem ser critérios a serem considerados os planos de ensino. Adotaremos aspectos da Sequência Fedathi, combinando duas referências principais na concepção dessa estrutura - as observações relativas ao "Ritual comportamental" em Artes, do Professor Roy Ascott como listado em seu "Seis Aspectos da Tendência Comportamental nas Artes Modernas" - O Ritual Comportamental (Ação, Acaso, Escolha) Evento) combinados aos "Quatro Pilares da Aprendizagem", do Relatório de Delors à UNESCO: "aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser". O Projeto faz do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica ? PBICT/FUNCAP/UNIFOR ? Edital 32/2018..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 2) .
Integrantes: Rafaela Ponte Lisboa Cardoso - Coordenador / Maria Elizabeth Sucupira Furtado - Integrante / Daniel Almeida Chagas - Integrante / Igor Farias Barroso - Integrante.
Finaciador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa..
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática educativa.
3. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Voltar

Idiomas
Compreende Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem).
Fala Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve Inglês (Bem), Espanhol (Pouco).
Voltar

Prêmios e títulos
2011Melhores artigos ERCEMAPI-Uma investigação de problemas de Usabilidade, Comunicabilidade e Sociabilidade do Moodle que afetam os objetivos educativos pré-definidos para suas ferramentas colaborativas, Encontro Regional de Computação Ceará, Maranhão e Piauí.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. LISBOA, R. P.; GUSSI, Alcides Fernando; NETO, H. B.. TELENSINO NO CEARÁ: UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA E NOVAS PERSPECTIVAS COM A TV DIGITAL. In: Congresso Internacional da Afirse - V Colóquio Nacional da AFIRSE / Secção Brasileira, 2009, João Pessoa. Livro do Colóquio, 2009.
Palavras-chave: Televisão Digital; Telensino; Interatividade; ensino-aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; ISSN/ISBN: 9788577454389.
ISBN 978-85-7745-438-9.
2. GUSSI, Alcides Fernando; LISBOA, R. P.; FIALHO, Lívia Pontes et al. TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA INTERATIVIDADE. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
ISSN 2177-336X.
3. LISBOA, R. P.; COSTA, I. C. P.; NETO, H. B.. Análise no preenchimento dos metadados: para eficiência na recuperação da informação no repositório Banco Internacional de Objetos Educacionais. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Ciência do Mar: herança para o futuro, 2010.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Homepage: [http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/index.htm]
ISSN 2176-1221.
4. CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; Maria Elizabeth Sucupira Furtado; MENDES, Marília Soares et al. Requisitos para Elaboração e Integração de Conteúdos com Recursos da TV Digital Brasileira aplicados em Experiências de Aprendizado. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010, João Pessoa - Paraíba. Anais do SBIE 2010, 2010.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1505]
5. LISBOA, R. P.; Maria Elizabeth Sucupira Furtado; GUSSI, Alcides Fernando et al. Categorias Comunicacionais para Produção de Conteúdos Educativos para TVD. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju/Sergipe. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011. p. 800-809.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.br-ie.org/sbie-wie2011/#]; ISSN/ISBN: 21764301.
ISSN: 2176-4301.
6. CHAGAS, D. A.; Maria Elizabeth Sucupira Furtado; LISBOA, R. P.. Framework MAAVA Metodologia de Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju/Sergipe. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011. p. 856-859.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.br-ie.org/sbie-wie2011/#]; ISSN/ISBN: 21764301.
ISSN: 2176-4301.
7. NOBRE JÚNIOR, Jouderian Ferreira; Maria Elizabeth Sucupira Furtado; LISBOA, R. P.. T-VILO Maker: Uma ferramenta de autoria para Televisão digital baseada em pré-padrões de interação. In: XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2011, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.unifor.br/encontros]; ISSN/ISBN: 18088449.
8. CHAGAS, D. A.; Maria Elizabeth Sucupira Furtado; LISBOA, R. P. et al. Uma investigação de problemas de Usabilidade, Comunicabilidade e Sociabilidade do Moodle que afetam os objetivos educativos pré-definidos para suas ferramentas colaborativas. In: Encontro Regional de Computação Ceará, Maranhão e Piauí - ERCEMAPI, 2011, Teresina. Anais da V Escola Regional de Informática Ceará - Maranhão ? Piauí, 2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 22373969.
ISSN: 2237-3969.
9. NOBRE JÚNIOR, Jouderian Ferreira; LISBOA, R. P.; Maria Elizabeth Sucupira Furtado et al. Desenvolvimento de Conteúdos Televisivos na Ferramenta de Autoria baseada em pré-padrões de Colaboração, Reuso e de Transição entre mídias. In: II Simpósio Internacional de Televisão Digital, 2011, Bauru. Anais do II Simpósio Internacional de Televisão Digital, 2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital
10. NOBRE JÚNIOR, Jouderian Ferreira; Maria Elizabeth Sucupira Furtado; LISBOA, R. P. et al. Produção de Conteúdos Televisivos em uma Ferramenta de Autoria baseada em pré-padrões de Colaboração, Reuso e de Transição entre mídias. In: I Simpósio Argentina - Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, 2011, Santa Fé - Argentina. Anais do I Simpósio Argentina - Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, 2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.uca.edu.ar/uca/index.php/site/index/po/universidad/facultades/rosario/quimica-ingenieria/congreso/papers/]
11. LISBOA, R. P.; FURTADO, M. E. S.; BORGES NETO, H.. Verification of crossmedia content for interactive digital television, 2012. p. 233-236.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2382636.2382686&coll=DL&dl=GUIDE&CFID=187920891&CFTOKEN=56503573]; ISSN/ISBN: 9781450317.
12. CHAGAS, D. A.; CARVALHO, L. M.; CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa et al. Um modelo de interação para o uso de mapas em aplicações de TV digital Brasileira baseado em perspectivas. In: XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2012, Fortaleza. XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2012.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Homepage: [http://www2.unifor.br/encontros/PDFs/11596%20-%20Resumo.pdf]
13. LISBOA, R. P.; FURTADO, M. E. S.; BORGES NETO, H. et al. Formação de telespectadores para TVD Interativa apoiada na Sequência Fedathi e Aplicada para o Desenvolvimento de Programas Jornalísticos. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) - XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013), 2013, Campinas - São Paulo. Anais do SBIE 2013, 2013. p. 899-903.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/2569/2227]; ISSN/ISBN: 2316-6533O.
Também participou no desenvolvimento deste trabalho a graduada em Comunicação social - Habilitação em Jornalismo Camila Silveira..
14. CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; LIMA, S. F. F.; OLIVEIRA, L. M. B. et al. Gestão da Mudança Organizacional Análise dos impactos e estratégias para minimizar os riscos na condução do Projeto de Reformulação Curricular de Cursos de Graduação. In: VI ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, 2014, Fortaleza. Gestão da Mudança Organizacional ? Análise dos impactos e estratégias para minimizar os riscos na condução do Projeto de Reformulação Curricular de Cursos de Graduação. Fortaleza : Universidade de Fortaleza, 2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 2179-4332.
15. CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; FREIRE, Lucas Saboya. Metodologia Pedagógica Sequência Fedathi: uma proposta para auxiliar o aluno em sua formação e inovar o processo de ensino-aprendizagem. In: XV Encontro de Iniciação à Docência, 2015, Fortaleza. XV Encontro de Iniciação à Docência. Fortaleza : Universidade de Fortaleza, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6112692]; ISSN/ISBN: 21755396.
16. BRITTO, Nathalino Pachêco; FURTADO, M. E. S.; CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa et al. Interdisciplinaridade: Integrando IHC e programação. In: XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2015, Fortaleza. XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza : Universidade de Fortaleza, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6132188]; ISSN/ISBN: 18088449.
17. VASCONCELOS, Mickaelon Belchior; CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa. PROPOSTA PARA FORTALECIMENTO DO CONHECIMENTO HIDROLÓGICO NO CCT-UNIFOR. In: VII Encontro de Práticas Docentes, 2015, Fortaleza. VII Encontro de Práticas Docentes. Fortaleza : Universidade de Fortaleza, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6137936]
18. ROMCY, C. M. A.; CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa. Abordagem transversal da Inclusão social em projetos arquitetônicos: estratégicas pedagógicas para a promoção de um profissional-cidadão. In: VII Encontro de Práticas Docentes, 2015, Fortaleza. VII Encontro de Práticas Docentes. Fortaleza : Universidade de Fortaleza, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6132881]
Trabalho premiado em 3º lugar no VII Encontro de Práticas Docentes. Link:http://www.unifor.br/images/pdfs/encpratdocentes2015_premiados.pdf.
19. ROMCY, C. M. A.; CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa. Arquitetura hospitalar: práticas e perspectivas para o desenvolvimento do ateliê de projeto. In: XXXIV ENSEA ? Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo, 2015, Natal, RN. Caderno de resumos. XXXIV ENSEA/ XVIII CONABEA 2015. Natal, RN, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
20. VITOR, Raquel Moraes; MARINHO, Juliana Pinheiro; CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa. A experiência de projetos integradores no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza. In: Encontros Científicos 2016, 2016, Fortaleza. VIII Encontro de Práticas Docentes. Fortaleza : Universidade de Fortaleza, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6955741]
ISSN 2179­-4332.
21. CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; PONTES, Maria das Graças Santos Rufino. Projeto Conexão T¬ - Eficiência Energética residencial: a busca do consumo eficiente e sustentável. In: Encontros Científicos 2016, 2016, Fortaleza. VIII Encontro de Práticas Docentes. Fortaleza : Universidade de Fortaleza, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6948345]
ISSN 2179­4332.
22. FALCÃO, José Alzir Bruno; LIMA, Liádina Camargo; OLIVEIRA, Lucia Maria Barbosa et al. Desenvolvimento de Competências em Sala de Aula: Relato de Experiência no Ensino da Disciplina Gestão de Projetos. In: IX - Encontro de Práticas Docentes, 2017, Fortaleza. IX - Encontro de Práticas Docentes. Fortaleza : Unifor, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=7914310]; ISSN/ISBN: 2179-4332.
23. SILVA, C. V. M.; CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; ROCHA, S. M. et al. Técnicas de Estudo para Estudantes da disciplina de Sistemas Lógicos e Digitais do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza. In: IX - Encontro de Práticas Docentes, 2017, Fortaleza. IX - Encontro de Práticas Docentes. Fortaleza : Unifor, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=7912866]; ISSN/ISBN: 2179-4332.
24. ARAUJO, R. L. S.; CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; ARAUJO, G. S. et al. Análise da importância para utilização dos efluentes da máquina de lavar roupas em descarga de vasos sanitários. In: XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2017, Fortaleza. XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. Fortaleza : Unifor, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=7890239]
25. SILVEIRA, D. P.; CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa. A Aplicabilidade da Infraestrutura Verde: Um Instrumento para Requalificar Contextos Urbanos Adensados. In: XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2017. XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. Fortaleza : Unifor, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=7884105]
26. MATOS, D. B. M.; SALOMAO, I. L.; PONTE, E. C. R. et al. Uma análise da utilização do pré-requisito para a adequação do método STEM nas disciplinas de engenharia estrutural. In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2018, 2018, Salvador. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2018. Salvador, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital
27. ROCHA, M. M. S.; ARAUJO, C. B. C.; CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa et al. Avaliação da Aprendizagem da disciplina de Mecânica dos Solos utilizando ferramentas online (Quiz). In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2018, 2018, Salvador. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2018. Salvador, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital
28. ROMCY, CRISTINA MARIA ALEME; CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa. ACESSIBILIDADE EM PROJETOS ARQUITETÔNICOS: ESTRATÉGICAS TRANSVERSAIS E PEDAGÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DE UM PROFISSIONAL-CIDADÃO. In: VII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído / VIII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, 2018, Fortaleza. Blucher Design Proceedings. São Paulo : Editora Blucher, 2018. v. 4. p. 429-439.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/acessibilidade-em-projetos-arquitetnicos-estratgicas-transversais-e-pedaggicas-para-a-promoo-de-um-profissional-cidado-27905]; ISSN/ISBN: 2318-6968.
29. CHAGAS, D. A.; FURTADO, M. E. S.; LISBOA, R. P.. Interfaces adaptativas tangíveis e virtuais para ensino de lógica. In: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2018, Belém. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Belém : Sociedade Brasileira de Computação, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://portaldeconteudo.sbc.org.br/index.php/ihc_estendido/article/view/4223]
30. SILVEIRA, T. A.; CHAGAS, D. A.; FURTADO, M. E. S. et al. Requisitos para o Ensino de Lógica de Programação para Jovens utilizando Computação Tangível. In: XXIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2018, Fortaleza. XXIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA. Fortaleza : Unifor, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital
31. PEREIRA, M. T.; VASCONCELOS, C. V. P.; SILVEIRA, T. A. et al. Ferramenta de Apoio a Sequência Fedathi: construção e avaliação de planos de aula em pares. In: XXIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2018, Fortaleza. XXIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA. Fortaleza : Unifor, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital
32. SILVEIRA, Diego Paim; CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa. OS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS E A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS URBANOS: ESTUDO DE CASO OUC PARQUE FOZ RIACHO MACEIÓ. In: XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2018, Fortaleza. XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. Fortaleza : Unifor, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital
33. AZEVEDO, P. A. B.; SALOMAO, I. L.; CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa. Avaliação do desempenho acadêmico na introdução do ensino híbrido em uma disciplina do ciclo profissional da engenharia civil. In: XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), 2019, Fortaleza. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Outro
34. SALOMAO, I. L.; LIMA, C. R. G.; RIOS, A. S. et al. A INTERDISCIPLINARIDADE NA ENGENHARIA POR MEIO DE UM PROJETO INTEGRADOR: UMA ABORDAGEM PRÁTICA. In: XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), 2019, Fortaleza. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1. Maria Elizabeth Sucupira Furtado; LISBOA, R. P.; MATOS, Italo et al. Soluções Tecnológicas e Metodológicas Aplicadas em Espaços de Conteúdos Digitais, de Produção desse Conteúdo e de Experiências de Aprendizado via Televisão Digital. Revista de Exatas e Tecnológicas, v. 2, p. 8, 2011. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://cpd1.ufmt.br/rondonopolis/retec/index.html]; ISSN/ISBN: 2236739X.
2. LISBOA, R. P.; FURTADO, M. E. S.; BORGES NETO, H.. Processo de planejamento para produção, execução e avaliação de conteúdos crossmidiáticos, educativos e televisivos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-10, 2013. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41618/26399]; Série: 1; ISSN/ISBN: 16791916.
3.

FURTADO, ELIZABETH SUCUPIRA; CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; NETO, HERMÍNIO BORGES. An Integrated View of Communicational, Educational and Technological Categories Applied to the Content Production for IDTV and Mobile Devices. International Journal of Information and Communication Technology Education, v. 10, p. 41-52, 2014. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.igi-global.com/article/an-integrated-view-of-communicational-educational-and-technological-categories-applied-to-the-content-production-for-idtv-and-mobile-devices/120615]; Série: 4; ISSN/ISBN: 15501876.

Capítulos de livros publicados
1.

CHAGAS, D. A.; LISBOA, R. P.; Maria Elizabeth Sucupira Furtado. Avaliação da interação face aos objetvos pedagógicos de ambientes virtuais de aprendizagem. In: Maria Elizabeth Sucupira Furtado. (Org.). Qualidade da Interação de Sistemas e Novas abordagens para a avaliação. 1 ed. Curitiba, 2012, v. 1, p. 143-154.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788580422856.
2.

Maria Elizabeth Sucupira Furtado; LISBOA, R. P.; Palácio, Ricardo. Avaliação de produtos crossmidiáticos a partir de critérios de usabilidade, tecnológicos e comunicação. In: Maria Elizabeth Sucupira Furtado. (Org.). Qualidade da Interação de Sistemas e Novas abordagens para a avaliação. 1 ed. Curitiba, 2012, v. 1, p. 103-118.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788580422856.
3. CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; FURTADO, M. E. S.; BORGES NETO, H.. Elementos para extensibilidade da aplicação da metodologia pedagógica Sequência Fedathi. In: Hermínio Borges Neto; Adriana Ferreira Mendonça; Danielle Rodrigues de Oliveira. (Org.). Formação docente: desafios e diálogos contemporâneos. 1 ed. Curitiba, 2017, v. , p. 125-140.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788544415214.

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1. LISBOA, R. P.; TEIXEIRA, S. A.; CAMARA, Marina Valente Marins. Um mandato sem voto: a instituição do Ombudsman no jornal O Povo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus do Itaperi; Cidade: Fortaleza; Evento: IX Semana Universitária, dentro da programação da Feira de Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação do Estado do Ceará; Inst. promotora/financiadora: Universidade Estudual do Ceará.
2. LISBOA, R. P.; TEIXEIRA, S. A.. Um mandato sem voto: a instituição do Ombudsman no jornal O Povo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Faculdade Integrada do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: III Seminário de Pesquisa do Programa de Iniciação Científica da Faculdade Integrada do Ceará; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Integrada do Ceará.
3. LISBOA, R. P.. Projeto Interdisciplinar de Língua Portuguesa e História do Ensino Fundamental I: As minha, as nossas memórias. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: ensino-aprendizagem; Produção textual.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Museu; Cidade: Fortaleza; Evento: Encontro de Práticas Docentes 2007; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
O trabalho teve a orientação da Profª Ana Paula Sancho Diogo..
4. LISBOA, R. P.; GUSSI, Alcides Fernando. PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA EAD: ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA FEDATHI PARA TV DIGITAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Televisão Digital; Educação a Distância; Interatividade; Telensino.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal do Ceará- Campus Pici; Cidade: Fortaleza; Evento: II Encontro de Pesquisa - Encontros Universitários 2009; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
5. LISBOA, R. P.; CUBBO, J. C.; NETO, H. B.. APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E SOFTWARES EDUCATIVOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: ensino-aprendizagem; Matemática; Software educativo.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal do Ceará- Campus Pici; Cidade: Fortaleza; Evento: XVIII Encontro de Extensão - Encontros Universitários 2009 - UFC; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
6. LISBOA, R. P.; GUSSI, Alcides Fernando; NETO, H. B.. TELENSINO NO CEARÁ: UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA E NOVAS PERSPECTIVAS COM A TV DIGITAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal da Paraíba; Cidade: João Pessoa - PB; Evento: Congresso Internacional da Afirse - V Colóquio Nacional da AFIRSE / Secção Brasileira; Inst. promotora/financiadora: Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação - Secção Brasileira.
ISBN 978-85-7745-438-9.
7. MORAIS, Ana Paula Saraiva; ALMEIDA, G. C.; LISBOA, R. P. et al. PEDAGOGIA HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O EQUILÍBRIO DAS EMOÇÕES E DA INTELIGÊNCIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS A LUZ DA TEORIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE HENRY WALLON. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Pedagogia hospitalar; Wallon.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal do Ceará- Campus Pici; Cidade: Fortaleza; Evento: XVIII Encontro de Extensão - Encontros Universitários 2009 - UFC; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
8. LISBOA, R. P.; MENDES, Marília Soares; Maria Elizabeth Sucupira Furtado et al. Requisitos para Elaboração e Integração de Conteúdos com Recursos da TV Digital Brasileira aplicados em Experiências de Aprendizado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Hotel Tropical Tambaú; Cidade: João Pessoa; Evento: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE); Inst. promotora/financiadora: Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
9. LISBOA, R. P.; NETO, H. B.; COSTA, I. C. P.. Análise no preenchimento dos metadados: para eficiência na recuperação da informação no repositório Banco Internacional de Objetos Educacionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Cidade: Natal; Evento: 62ª Reunião Anual da SBPC; Inst. promotora/financiadora: SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA.
ISSN 2176-1221.
10. LISBOA, R. P.; Maria Elizabeth Sucupira Furtado; GUSSI, Alcides Fernando et al. Categorias Comunicacionais para Produção de Conteúdos Educativos para TVD. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Palavras-chave: Interatividade; Televisão Digital.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Hotel Parque dos Coqueiros - Aracaju/Sergipe; Cidade: Aracaju/ Sergipe; Evento: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação; Inst. promotora/financiadora: Sociedade Brasileira de Computação.
11. CHAGAS, D. A.; Maria Elizabeth Sucupira Furtado; LISBOA, R. P.. Framework MAAVA Metodologia de Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Hotel Parque dos Coqueiros - Aracaju/Sergipe; Cidade: Aracaju/ Sergipe; Evento: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação; Inst. promotora/financiadora: Sociedade Brasileira de Computação.
12. CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; FURTADO, M. E. S.; BORGES NETO, H. et al. FORMAÇÃO DE TELESPECTADORES PARA TVD INTERATIVA APOIADA NA SEQUÊNCIA FEDATHI E APLICADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS JORNALÍSTICOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNCAMP - Campinas; Cidade: Campinas; Evento: XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação; Inst. promotora/financiadora: UNICAMP.
13. CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; Maria Elizabeth Sucupira Furtado; XIMENES, Ana Paula de Oliveira et al. DESENVOLVENDO UM SOFTWARE PARA INSTITUCIONALIZAR O MODELO PARA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA FEDATHI,. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Faculdade de Educação (FACED); Cidade: Fortaleza; Evento: I ENCONTRO NACIONAL DA SEQUÊNCIA FEDATHI,; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará (UFC),.
14. NAZARENO, J. P.; CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; ROMCY, C. M. A.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NORTEANDO PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS DE FORTALEZA/CE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: 4º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Avaliação de Impacto.
15. CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; FURTADO, M. E. S.; VASCONCELOS, D. M. et al. Desenvolvendo um software para Institucionalizar o Modelo para aplicação da Sequência Fedathi. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Faculdade de Educação (FACED); Cidade: Fortaleza; Evento: I Encontro Nacional da Sequência Fedathi; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará (UFC).
16LISBOA, R. P.; NETO, H. B.; Maria Elizabeth Sucupira Furtado et al. T- VILO 1- Video interactive learning object for television/ operaçoes básicas da matemática - adição e subtração. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Conteúdo educativo para Televisão Digital - Ensino da matemática Conteúdo: Operações básicas da matemática -adição e subtração.
17LISBOA, R. P.; NETO, H. B.; Maria Elizabeth Sucupira Furtado et al. T- VILO 3- Video interactive learning object for television/ conceito de fração. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Conteúdo educativo para Televisão Digital - Ensino da matemática Conteúdo: Conceito de fração.
18LISBOA, R. P.; NETO, H. B.; Maria Elizabeth Sucupira Furtado et al. T- VILO 4- Video interactive learning object for television/ conservação de volume. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Conteúdo educativo para Televisão Digital - Ensino da matemática - conservação de volume.
19LISBOA, R. P.; NETO, H. B.; Maria Elizabeth Sucupira Furtado et al. T- VILO 5- Video interactive learning object for television/ conceito de fração. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Conteúdo educativo para Televisão Digital - Ensino da matemática Conteúdo: Conceito de fração.
20LISBOA, R. P.; NETO, H. B.; Maria Elizabeth Sucupira Furtado et al. T- VILO 2- Video interactive learning object for television/ conservação de volume. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Conteúdo educativo para Televisão Digital - Ensino da matemática - conservação de volume.
21LISBOA, R. P.; SOUSA, A.; Maria Elizabeth Sucupira Furtado et al. II Workshop de Televisão digital: Interatividade e Educação. 2010. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Faculdade de Educação; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
II WORKSHOP DE TELEVISÃO DIGITAL: INTERATIVIDADE E EDUCAÇÃO A Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade de Fortaleza - UNIFOR promoverão nos dias 17 e 18 de agosto de 2010 de 14h00min às 18h30min horas no auditório Prof. Valnir Chagas da Faculdade de Educação/UFC, o II Workshop de Televisão digital: interatividade e educação.O evento tem como objetivo divulgar e discutir conceitos sobre a televisão digital brasileira e perspectivas de sua utilização no contexto educacional. O Workshop é uma iniciativa das duas instituições parceiras, que há um ano em conjunto desenvolvem projetos sobre Televisão Digital (TVD). São eles: i) ?Formação de Recursos Humanos para o desenvolvimento da Educação a Distancia através da TV Digital Interativa Brasileira: Um olhar MultiDisciplinar que norteia esta nova mídia na educação?, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - - Capes e; ii) ?Apoio à Capacitação de Recursos Humanos para o Ensino-Aprendizado da Matemática através de um ambiente de Educação a Distância na TV Digital Interativa Brasileira?, financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico ? Funcap. O 1° projeto desenvolve conteúdos educativos sob orientação de metodologias pedagógicas - Sequência Fedathi e o estudo de novos conceitos e formas de interação com a TVD; O 2° projeto objetiva proporcionar o desenvolvimento de uma estrutura tecnológica para a produção de aplicações para TVD, incluindo a elaboração de conteúdos pedagógicos, voltados para o ensino da Matemática. Presenças confirmadas: ? Prof. Dr. Hermínio Borges Neto - Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, professor da UFC; ? Profª Dra. Elizabeth Furtado - Laboratório de Estudos do Usuário e da Qualidade de uso de Sistemas da Unifor, professora da UECE e UNIFOR; ? Prof. Dr. Fernando Carvalho - Professor da UFC e atualmente Presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do.
22LISBOA, R. P.; PETIT, Sandra Haydée. Entrelugares: Revista de Sociopoética e Abordagens Afins/ VOLUME I N°1. 2008. (Revista Eletrônica).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital
Endereço eletrônico da Revista http://www.entrelugares.ufc.br. VOLUME 1- Nº1-SETEMBRO 2008/FEVEREIRO2009 ISSN: 1984-1787.
23

LISBOA, R. P.. Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Superior. 2008. (Página eletrônica).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital
Endereço eletrônico: http://www.multimeios.ufc.br/rides.
24LISBOA, R. P.. VIII Encontro Cearense de Historiadores da Educação. 2008. (Página eletrônica).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital
Endereço eletrônico: http://www.faced.ufc.br/eche2009/.
25PETIT, Sandra Haydée; LISBOA, R. P.. Entrelugares: Revista de Sociopoética e Abordagens Afins / VOLUME II. 2009. (Revista Eletrônica).
Palavras-chave: Sociopoética.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital
Endereço eletrônico da Revista http://www.entrelugares.ufc.br. ISSN: 1984-1787 VOLUME 2- Nº1-SETEMBRO 2009/FEVEREIRO2010.
26PETIT, Sandra Haydée; LISBOA, R. P.. Entrelugares: Revista de Sociopoética e Abordagens Afins/ VOLUME I N° 2. 2009. (Revista Eletrônica).
Palavras-chave: Sociopoética.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital
Endereço eletrônico da Revista http://www.entrelugares.ufc.br. VOLUME 1- Nº2-MARÇO/AGOSTO 2009 ISSN: 1984-1787.
27LISBOA, R. P.; ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. Laboratório de Brinquedos e Jogos - Labrinjo. 2010. (Página eletrônica).
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Divulgação das pesquisas do Labrinjo; Inst. promotora/financiadora: Labrinjo.
28CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; BARROSO, Natália Maria Cordeiro; BATISTA, Janete Barroso. I ENCONTRO NACIONAL DA SEQUENCIA FEDATHI - I ENSF. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Mesa redonda do Eixo Temático 4 ? Sequência Fedathi e outras ciências; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 28/08/2018; Emissora: http://blogs.multimeios.ufc.br/ensf/programacao-do-evento/.

Orientações concluídas

Aperfeiçoamento/Especialização
1. Luciana Matos Alves. HUMANIZAÇÃO DO GESTOR DE SAÚDE ? ATOR FUNDAMENTAL NA RELAÇÃO DE TRABALHO COM O PROFISSIONAL DE SAÚDE. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde) - Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz - Ceará. Orientador: Rafaela Ponte Lisboa Cardoso.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; NETO, Hermínio Borges et al. Participação em banca de Maria Giselle Pereira Leal. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DOS EDUCADORES EM FORMAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA COM RELAÇÃO A EAD E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; SALOMÃO, Ítalo Linhares et al. Participação em banca de Pedna Aline Baltazar de azevedo. Avaliação do desempenho acadêmico na introdução do ensino híbrido em uma disciplina do ciclo profissional da engenharia civil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. TELENSINO NO CEARÁ: UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA E NOVAS PERSPECTIVAS COM A TV DIGITAL. 2009. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.afirsebrasil.com.br/congresso/.
2. . 2015. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
3. . 2007. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
4. . 2009. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
5. . 2013. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
6. . 2004. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
7. . 2005. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
8. . 2005. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
9. . 2008. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
10. Requisitos para Elaboração e Integração de Conteúdos com Recursos da TV Digital Brasileira aplicados em Experiências de Aprendizado. 2010. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.ccae.ufpb.br/sbie2010/.
11. . 2010. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://virtualabtv.lavid.ufpb.br..
12. Projeto Interdisciplinar de Língua Portuguesa e História no Ensino Fundamental I: As minhas, as nossas memórias. 2007. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
13. PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA EAD: ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA FEDATHI PARA TV DIGITAL. 2009. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.prppg.ufc.br/eu2009.ufc.br.
14. APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E SOFTWARES EDUCATIVOS. 2009. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.prppg.ufc.br/eu2009.ufc.br.
15. V Encontro de Práticas Docentes da UNIFOR. 2013. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
16. A monitoria como formação inicial de professores. 2014. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6200:encontro-de-professores-orientadores-de-monitoria-sera-nesta-segunda&catid=220:eventos-capa&Itemid=71.
17. . 2014. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
18. . 2015. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
19. . 2004. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
20. . 2004. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
21. . 2005. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
22. . 2007. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
23. . 2007. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
24. . 2009. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
25. Metodologias de ensino: Técnicas para otimização das aulas. 2014. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6264:i-semana-pedagogica-do-cct-convida-docentes-a-avaliar-e-planejar-o-semestre&catid=220:eventos-capa&Itemid=71.
26. Planejamento didático e construção do plano de ensino 2015.1. 2014. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6264:i-semana-pedagogica-do-cct-convida-docentes-a-avaliar-e-planejar-o-semestre&catid=220:eventos-capa&Itemid=71.
27. Metodologia pedagógica e produção de conteúdo. 2014. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6264:i-semana-pedagogica-do-cct-convida-docentes-a-avaliar-e-planejar-o-semestre&catid=220:eventos-capa&Itemid=71.
28. . 2015. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica40

Artigos publicados em periódicos3
Completos3
Trabalhos em eventos34
Completos29
Resumos4
Livros e capítulos3
Livros publicados ou organizados0
Capítulos de livros publicados3

Total
Produção técnica28

Demais tipos de produção técnica28

Total
Produção artística/cultural5

Total
Orientações concluídas1

Aperfeiçoamento/Especialização 1


Total
Dados complementares30

Participação em bancas examinadoras2
Participação em eventos28
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 16/07/2019 - 16:33