Curriculum Vitae

Renata Regueira Gama

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisaÁreas de atuação
Prêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeRenata Regueira Gama
Nome em citações bibliográficasGAMA, R. R.
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Conselho Universitário.
Av. washington Soares 1321
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (085) 34773153 Ramal: 3192 Fax: (085) 34773065
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
1998 - 1999 Mestrado em Administração de Empresas.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: Desenvolvimento de Novos Produtos, Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Professora Doutora Daniele Arruda.
1997 - 1997 Especialização em Marketing. (Carga Horária: 380h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. Ano de finalização: 1997.
1980 - 1985 Graduação em Adnimistração de Empresas.
Voltar

Formação complementar
2021 - 2021Orientação e tutoria EAD para docentes. (Carga horária: 90h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2021 - 2021AMBIENTE MOODLE. (Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2019 - 2019DREAMSHAPER. (Carga horária: 24h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2018. (Carga horária: 92h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2017. (Carga horária: 48h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2017. (Carga horária: 48h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016DREAMSHAPER. (Carga horária: 24h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Nautilus - Programa de Gestão da Aprendizagem - Turma I. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016CANVAS. (Carga horária: 24h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2016. (Carga horária: 32h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Nautilus - Programa de Gestão da Aprendizagem - Turma I. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014MT Coaching. (Carga horária: 36h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013ACS -Programa Atualização e capacitação Sistêmicaa. (Carga horária: 24h).
Amana-Key, AMANA-KEY, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
G Marketing Comunicação, GMC, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Diretora de Planejamento e Marketing, Carga horária: 40
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2012 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 32
Vínculo institucional
1995 - 2007 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Prof auxiliar hora aula, Carga horária: 10
Fábrica Fortaleza, MDB, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2009 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketinh, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Colegio Batista Santos Dumont, CBSD, Brasil.
Vínculo institucional
1988 - 1989 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Mark Propaganda Ltda, MP, Brasil.
Vínculo institucional
1988 - 1997 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: assessoria da diretoria, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Vínculo institucional
1988 - 1988 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contato, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Banco ABN AMRO Real, ABN AMRO BANK, Brasil.
Vínculo institucional
1983 - 1984 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: escriturária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Voltar

Projetos de Pesquisa
1998 - 1999Desenvolvimento de novos produtos nas grandes empresas cearenses
Descrição: Projeto desenvolvido durante o curso de mestrado em administração, quando foi pesquisado como as empresas planejam e desenvolvem os novos produtos lançados no mercado, fazendo um paralelo com a teoria publicada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Renata Regueira Gama - Coordenador.
.
2021 - 2021BRANDING
Descrição: Criação da metodologia e unidades de ensino para o desenvolvimento dia disciplinas para professores e alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação ( 60) .
Integrantes: Renata Regueira Gama - Coordenador.
.
2021 - 2021Marketing Contemporâneo
Descrição: Projeto da disciplina MKT contemporâneo e suas unidades de ensino.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação ( 60) .
Integrantes: Renata Regueira Gama - Coordenador.
.
2021 - 2021Disciplina Marketing Estratégico
Descrição: Disciplina de Marketing estratégico na Universidade de Fortaleza.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Renata Regueira Gama - Coordenador / Josimar Costa - Integrante.
.
2022 - 2022Branding
Descrição: Criação da metodologia e unidades de ensino para o desenvolvimento dia disciplinas para professores e alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação ( 60) .
Integrantes: Renata Regueira Gama - Coordenador.
.
2022 - 2022Mercado e Consumidor
Descrição: Projeto da disciplina de pesquisa de mercado para compreender o mercado e o consumidor.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação ( 60) .
Integrantes: Renata Regueira Gama - Coordenador.
.
2020 - 2020Inteligência e Estratégia de Marketing
Descrição: Projeto de ensino para o desenvolvimento da disciplina durante seu curso.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação ( 60) .
Integrantes: Renata Regueira Gama - Coordenador.
.
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Voltar

Prêmios e títulos
1996Profissional do Ano, Colunistas Norte e Nordeste.
2008Melhor Gerente de Marketing entre as afiliadas Rede Globo, Rede Globo de Televisão.
2010Melhor Gerente de Marketing do segmento industrial do Norte e Nordeste, Editora Referência - Revista Marketing.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Textos em jornais de notícias/revistas
1. GAMA, R. R.. O fenômeno mercadológico “Barbie”. UNIFOR, web, 23 jul. 2023.
Palavras-chave: Marketing Digital; INFLUENCERS; INOVAÇÃO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://www.unifor.br/-/o-fenomeno-mercadologico-barbie; Data de publicação: 23/07/2023.

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1GAMA, R. R.; MACEDO, A.. Gestão de portfólio. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636499/mod_resource/content/10/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD.
https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636499/mod_resource/content/10/percursodeaprendiza.
2GAMA, R. R.; GAMA, C. H. R.. Dificuldades e estratégia na prática para o lançamento de um novo produto. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: Desenvolvimento de produtos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636500/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD.
https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636500/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html.
3GAMA, R. R.. O uso da pesquisa de marketing para análise estratégica de mercado: entender para atender. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: PESQUISA DE MERCADO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022004/mod_resource/content/11/015-PA1.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD.
https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022004/mod_resource/content/11/015-PA1.html.
4GAMA, R. R.. Pesquisa exploratória: o uso de dados secundários. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: PESQUISA DE MERCADO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022005/mod_resource/content/11/015-PA2.html#collapse5; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD.
https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022005/mod_resource/content/11/015-PA2.html#collapse5.
5GAMA, R. R.. Pesquisa descritiva: levantamento e observação, pesquisa causal e experimentação. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: PESQUISA DE MERCADO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022006/mod_resource/content/10/015-PA3.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD.
https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022006/mod_resource/content/10/015-PA3.html.
6GAMA, R. R.; GAMA, C. H. R.. Importância dos KPI's na prática em entrevista com Carlos Gama. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: Estratégia de Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636501/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD.
https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636501/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html.
7

GAMA, R. R.; FEITOSA, M.; GAMA, A.. Uso da Pesquisa de Mercado - Caso Qolor - papelaria Digital. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: PESQUISA DE MERCADO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022004/mod_resource/content/11/015-PA1.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD.
https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022004/mod_resource/content/11/015-PA1.html.
8GAMA, R. R.. Estudo de mercado - Mercado de luxo - Como usar dados secundários. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: PESQUISA DE MERCADO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022004/mod_resource/content/11/015-PA1.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD.
https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022004/mod_resource/content/11/015-PA1.html.
9GAMA, R. R.; FEITOSA, M.; GAMA, A.. Grupo Focal - Case Qolor. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: PESQUISA DE MERCADO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022006/mod_resource/content/10/015-PA3.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD.
https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022006/mod_resource/content/10/015-PA3.html.
10GAMA, R. R.; MACEDO, A.. Dificuldades no desenvolvimento do Produto. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: Estratégia de Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636498/mod_resource/content/12/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: Vídeo PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD.
https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636498/mod_resource/content/12/percursodeaprendizagem.html.
11GAMA, R. R.; FEITOSA, M.; PETRI, A.. PESQUISA QUANTITATIVA. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos parao Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: PESQUISA DE MERCADO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022007/mod_resource/content/10/015-PA4.html; Finalidade: Vídeo Mercado e Consumidor. Pesquisa Quantitativa - Caso Prático: Qolor..
https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022007/mod_resource/content/10/015-PA4.html.
12MACEDO, A.; GAMA, R. R.. O Gestor de Produto – Caso Prático. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: Desenvolvimento de produtos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636498/mod_resource/content/12/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD.
https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636498/mod_resource/content/12/percursodeaprendizagem.html.
13GAMA, R. R.. O Gestor de Produto - Teoria. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: Estratégia de Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636498/mod_resource/content/12/percursodeaprendizagem.htmlhttps://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636498/mod_resource/content/12/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD.
https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636498/mod_resource/content/12/percursodeaprendizagem.html.
14

GAMA, R. R.; GAMA, C. H. R.. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO - Entrevista Carlos Gama. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: EDUCAÇÃO; Desenvolvimento de produtos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3199390/mod_resource/content/4/068-PA2.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD.
httphttps://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3199390/mod_resource/content/4/068-PA2.html.
15

GAMA, R. R.. LANÇAMENTOS DE PRODUTOS. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: Desenvolvimento de produtos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636500/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD.
https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636500/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html.
16GAMA, R. R.. ACOMPANHAMENTO DE PERFORMANCE DE PRODUTO. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: Estratégia de Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636501/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD.
https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636501/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html.
17GAMA, R. R.. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EAD VÍDEO AUA GESZTÃO DE PRODUTOS).
Palavras-chave: Estratégia de Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636501/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: EAD UNIFOR Disciplina Gestão de produto.
https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636501/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html.
18GAMA, R. R.; PETRI, A.; FEITOSA, M.. Tendências e Inovação em Marketing Digital (case Qolor - Papelaria Criattiva. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Marketing Digital.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Tendências e Inovação em Marketing Digital (case Qolor - Papelaria Criattiva; Duração do evento: 60; Data de apresentação: 08/02/2021; Emissora: Web - Youtube.
19

ALBUQUERQUE, N.; GAMA, R. R.; LEOCACIO, A.. Sociedade Consumista: Culpa dos Influencers?. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: INFLUENCERS.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Consumismo; Duração do evento: 40; Data de apresentação: 06/09/2023; Emissora: Jovem Pan.
20

GAMA, R. R.; VASCONCELOS, A.; ALBUQUERQUE, N.. Barbie: estratégia de marketing ou nostalgia? | JJ Debate. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Estratégia de Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Barbie: estratégia de marketing ou nostalgia?; Duração do evento: 45; Data de apresentação: 26/07/2023; Emissora: Rádio Jovem Pan.

Orientações concluídas

Graduação
1. Mirella Pereira de Matos. A utilização do Marketing Esportivo na construção da marca Leão.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Renata Regueira Gama.
Palavras-chave: Marca; Leão 1918.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em eventos

Participação em eventos
1. A força dos mercados regionais. 2009. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica1

Textos em jornais ou revistas (magazines)1
Revistas (Magazines)1

Total
Produção técnica20

Demais tipos de produção técnica20

Total
Orientações concluídas1

Graduação1


Total
Dados complementares1

Participação em eventos1
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 10/06/2024 - 09:54