Curriculum Vitae
Renata Regueira Gama
Dados pessoais | Formação acadêmica/Titulação | Formação complementar | Atuação profissional | Projetos de pesquisa | Áreas de atuação |
Prêmios e títulos | Produção científica, tecnológica e artística/cultural | Dados complementares | Indicadores de produção |
Nome | Renata Regueira Gama |
Nome em citações bibliográficas | GAMA, R. R. |
Endereço profissional | Universidade de Fortaleza,
Conselho Universitário.
Av. washington Soares 1321 Edson Queiroz 60811905 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (085) 34773153 Ramal: 3192 Fax: (085) 34773065 |
1997 - 1997 |
Especialização em Marketing.
(Carga Horária: 380h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. Ano de finalização: 1997. |
1980 - 1985 | Graduação em Adnimistração de Empresas. |
2021 - 2021 | Orientação e tutoria EAD para docentes.
(Carga horária: 90h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2021 - 2021 | AMBIENTE MOODLE.
(Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2019 - 2019 | DREAMSHAPER.
(Carga horária: 24h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2018 - 2018 | Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2018.
(Carga horária: 92h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2017 - 2017 | Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2017.
(Carga horária: 48h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2017 - 2017 | Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2017.
(Carga horária: 48h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2016 - 2016 | DREAMSHAPER.
(Carga horária: 24h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2016 - 2016 | Nautilus - Programa de Gestão da Aprendizagem - Turma I.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2016 - 2016 | CANVAS.
(Carga horária: 24h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2016 - 2016 | Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2016.
(Carga horária: 32h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2016 - 2016 | Nautilus - Programa de Gestão da Aprendizagem - Turma I.
(Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2014 - 2014 | MT Coaching.
(Carga horária: 36h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2013 - 2013 | ACS -Programa Atualização e capacitação Sistêmicaa.
(Carga horária: 24h).
Amana-Key, AMANA-KEY, Brasil. |
G Marketing Comunicação, GMC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2009 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Diretora de Planejamento e Marketing, Carga horária: 40 |
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2012 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 32 |
Vínculo institucional | ||
1995 - 2007 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Prof auxiliar hora aula, Carga horária: 10 |
Fábrica Fortaleza, MDB, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2007 - 2009 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketinh, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva. |
Colegio Batista Santos Dumont, CBSD, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
1988 - 1989 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva. |
Mark Propaganda Ltda, MP, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
1988 - 1997 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: assessoria da diretoria, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
1988 - 1988 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contato, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva. |
Banco ABN AMRO Real, ABN AMRO BANK, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
1983 - 1984 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: escriturária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva. |
1998 - 1999 | Desenvolvimento de novos produtos nas grandes empresas cearenses |
Descrição: Projeto desenvolvido durante o curso de mestrado em administração, quando foi pesquisado como as empresas planejam e desenvolvem os novos produtos lançados no mercado, fazendo um paralelo com a teoria publicada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Integrantes: Renata Regueira Gama - Coordenador. . |
2021 - 2021 | BRANDING |
Descrição: Criação da metodologia e unidades de ensino para o desenvolvimento dia disciplinas para professores e alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação ( 60) . Integrantes: Renata Regueira Gama - Coordenador. . |
2021 - 2021 | Marketing Contemporâneo |
Descrição: Projeto da disciplina MKT contemporâneo e suas unidades de ensino.
Situação: Concluído; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação ( 60) . Integrantes: Renata Regueira Gama - Coordenador. . |
2021 - 2021 | Disciplina Marketing Estratégico |
Descrição: Disciplina de Marketing estratégico na Universidade de Fortaleza.
Situação: Concluído; Natureza: Outra. Integrantes: Renata Regueira Gama - Coordenador / Josimar Costa - Integrante. . |
2022 - 2022 | Branding |
Descrição: Criação da metodologia e unidades de ensino para o desenvolvimento dia disciplinas para professores e alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação ( 60) . Integrantes: Renata Regueira Gama - Coordenador. . |
2022 - 2022 | Mercado e Consumidor |
Descrição: Projeto da disciplina de pesquisa de mercado para compreender o mercado e o consumidor.
Situação: Concluído; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação ( 60) . Integrantes: Renata Regueira Gama - Coordenador. . |
2020 - 2020 | Inteligência e Estratégia de Marketing |
Descrição: Projeto de ensino para o desenvolvimento da disciplina durante seu curso.
Situação: Concluído; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação ( 60) . Integrantes: Renata Regueira Gama - Coordenador. . |
1. | Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
|
2. | Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
|
1996 | Profissional do Ano, Colunistas Norte e Nordeste. |
2008 | Melhor Gerente de Marketing entre as afiliadas Rede Globo, Rede Globo de Televisão. |
2010 | Melhor Gerente de Marketing do segmento industrial do Norte e Nordeste, Editora Referência - Revista Marketing. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Orientações concluídas |
Produção bibliográfica |
Textos em jornais de notícias/revistas |
1. | GAMA, R. R.. O fenômeno mercadológico Barbie.
UNIFOR,
web,
23 jul. 2023.
Palavras-chave: Marketing Digital; INFLUENCERS; INOVAÇÃO. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências Adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://www.unifor.br/-/o-fenomeno-mercadologico-barbie; Data de publicação: 23/07/2023. |
Produção técnica |
Demais tipos de produção técnica |
1 | GAMA, R. R.; MACEDO, A.. Gestão de portfólio.
2022.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636499/mod_resource/content/10/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD. https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636499/mod_resource/content/10/percursodeaprendiza. |
2 | GAMA, R. R.; GAMA, C. H. R.. Dificuldades e estratégia na prática para o lançamento de um novo produto.
2022.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: Desenvolvimento de produtos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636500/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD. https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636500/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html. |
3 | GAMA, R. R.. O uso da pesquisa de marketing para análise estratégica de mercado: entender para atender.
2023.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: PESQUISA DE MERCADO. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022004/mod_resource/content/11/015-PA1.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD. https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022004/mod_resource/content/11/015-PA1.html. |
4 | GAMA, R. R.. Pesquisa exploratória: o uso de dados secundários.
2023.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: PESQUISA DE MERCADO. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022005/mod_resource/content/11/015-PA2.html#collapse5; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD. https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022005/mod_resource/content/11/015-PA2.html#collapse5. |
5 | GAMA, R. R.. Pesquisa descritiva: levantamento e observação, pesquisa causal e experimentação.
2023.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: PESQUISA DE MERCADO. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022006/mod_resource/content/10/015-PA3.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD. https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022006/mod_resource/content/10/015-PA3.html. |
6 | GAMA, R. R.; GAMA, C. H. R.. Importância dos KPI's na prática em entrevista com Carlos Gama.
2023.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: Estratégia de Marketing. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636501/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD. https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636501/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html. |
7 |
GAMA, R. R.; FEITOSA, M.; GAMA, A.. Uso da Pesquisa de Mercado - Caso Qolor - papelaria Digital.
2023.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: PESQUISA DE MERCADO. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022004/mod_resource/content/11/015-PA1.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD. https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022004/mod_resource/content/11/015-PA1.html. |
8 | GAMA, R. R.. Estudo de mercado - Mercado de luxo - Como usar dados secundários.
2023.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: PESQUISA DE MERCADO. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022004/mod_resource/content/11/015-PA1.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD. https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022004/mod_resource/content/11/015-PA1.html. |
9 | GAMA, R. R.; FEITOSA, M.; GAMA, A.. Grupo Focal - Case Qolor.
2023.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: PESQUISA DE MERCADO. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022006/mod_resource/content/10/015-PA3.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD. https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022006/mod_resource/content/10/015-PA3.html. |
10 | GAMA, R. R.; MACEDO, A.. Dificuldades no desenvolvimento do Produto.
2023.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: Estratégia de Marketing. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636498/mod_resource/content/12/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: Vídeo PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD. https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636498/mod_resource/content/12/percursodeaprendizagem.html. |
11 | GAMA, R. R.; FEITOSA, M.; PETRI, A.. PESQUISA QUANTITATIVA.
2023.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos parao Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: PESQUISA DE MERCADO. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022007/mod_resource/content/10/015-PA4.html; Finalidade: Vídeo Mercado e Consumidor. Pesquisa Quantitativa - Caso Prático: Qolor.. https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3022007/mod_resource/content/10/015-PA4.html. |
12 | MACEDO, A.; GAMA, R. R.. O Gestor de Produto Caso Prático.
2023.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: Desenvolvimento de produtos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636498/mod_resource/content/12/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD. https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636498/mod_resource/content/12/percursodeaprendizagem.html. |
14 |
GAMA, R. R.; GAMA, C. H. R.. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO - Entrevista Carlos Gama.
2023.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: EDUCAÇÃO; Desenvolvimento de produtos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3199390/mod_resource/content/4/068-PA2.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD. httphttps://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/3199390/mod_resource/content/4/068-PA2.html. |
15 |
GAMA, R. R.. LANÇAMENTOS DE PRODUTOS.
2023.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: Desenvolvimento de produtos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636500/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD. https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636500/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html. |
16 | GAMA, R. R.. ACOMPANHAMENTO DE PERFORMANCE DE PRODUTO.
2023.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeos para o Curso em EAD de Marketing).
Palavras-chave: Estratégia de Marketing. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636501/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: VÍDEO PARA O CURSO DE MARKETING EM EAD. https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636501/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html. |
17 | GAMA, R. R.. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO.
2023.
(Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EAD VÍDEO AUA GESZTÃO DE PRODUTOS).
Palavras-chave: Estratégia de Marketing. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636501/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html; Finalidade: EAD UNIFOR Disciplina Gestão de produto. https://ead.unifor.br/ava/pluginfile.php/2636501/mod_resource/content/8/percursodeaprendizagem.html. |
18 | GAMA, R. R.; PETRI, A.; FEITOSA, M.. Tendências e Inovação em Marketing Digital (case Qolor - Papelaria Criattiva.
2021.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Marketing Digital. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Tendências e Inovação em Marketing Digital (case Qolor - Papelaria Criattiva; Duração do evento: 60; Data de apresentação: 08/02/2021; Emissora: Web - Youtube. |
19 |
ALBUQUERQUE, N.; GAMA, R. R.; LEOCACIO, A.. Sociedade Consumista: Culpa dos Influencers?.
2023.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: INFLUENCERS. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Consumismo; Duração do evento: 40; Data de apresentação: 06/09/2023; Emissora: Jovem Pan. |
20 |
GAMA, R. R.; VASCONCELOS, A.; ALBUQUERQUE, N.. Barbie: estratégia de marketing ou nostalgia? | JJ Debate.
2023.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Estratégia de Marketing. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Barbie: estratégia de marketing ou nostalgia?; Duração do evento: 45; Data de apresentação: 26/07/2023; Emissora: Rádio Jovem Pan. |
Orientações concluídas |
Graduação |
1. | Mirella Pereira de Matos.
A utilização do Marketing Esportivo na construção da marca Leão..
2023.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Renata Regueira Gama.
Palavras-chave: Marca; Leão 1918. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Participação em eventos |
Participação em eventos |
1. | A força dos mercados regionais.
2009.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Orientações concluídas | Dados complementares |
Total | |
Produção bibliográfica | 1 |
Textos em jornais ou revistas (magazines) | 1 |
Revistas (Magazines) | 1 |
Total | |
Produção técnica | 20 |
Demais tipos de produção técnica | 20 |
Total | |
Orientações concluídas | 1 |
Graduação | 1 |
Total | |
Dados complementares | 1 |
Participação em eventos | 1 |
Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor. |
Última atualização do CV em 10/06/2024 - 09:54 |