Curriculum Vitae

Liduina Nogueira de Figueiredo

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeLiduina Nogueira de Figueiredo
Nome em citações bibliográficasFIGUEIREDO, L. N.
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza.
Av. Washington Soares, 1321
Edson Queiroz
60811-905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34773304 Fax: (85) 34773055
URL da Homepage: www.unifor.br
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2017 - 2018 Mestrado em Administração de Empresas.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: O Luxo para além do glamour: um estudo sobre a participação das empresas em eventos beneficentes, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Minelle Enéas da Silva.
Palavras-chave: nicho de luxo; marketing societal; promoção; eventos beneficentes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2006 - 2009 Especialização em Design Gráfico. (Carga Horária: 360h).
Faculdade 7 de Setembro, FA7, Brasil.
Título: Do ilegível para o visível: como o design transformou o Diário do Nordeste. Ano de finalização: 2009.
Orientador: Eduardo Nunes Freire.
2001 - 2005 Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Título: USO DO CLICHÊ COMO RECURSO CRIATIVO EM ANÚNCIOS DE JORNAL.
Orientador: Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro.
Voltar

Formação complementar
2017 - 2017Nautilus I - Programa de Gestão da Aprendizagem (turma 3). (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017Programa de desenvolvimento profissional em educação 2017. (Carga horária: 21h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Programa de desenvolvimento profissional em educação 2016. (Carga horária: 12h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015Programa de desenvolvimento profissional em educação 2015. (Carga horária: 12h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2010 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informaçõesNesse semestre, leciono as disciplinas: - Produção Gráfica - Jornalismo (6 créditos) - Produção Gráfica - Publicidade e Propaganda (6 créditos) - E-Commerce - Graduação Executiva em Eventos (2 créditos)
Atividades
02/2016 - 06/2016Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
PRODUCAO GRAFICA
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO
02/2016 - 06/2016Ensino, Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
COMUNICAÇÃO VISUAL PRODUTOS
E-C0MMERCE
02/2016 - 06/2016Ensino, Marketing, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
08/2015 - 12/2015Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
PRODUCAO GRAFICA
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO
08/2015 - 12/2015Ensino, Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
COMUNICAÇÃO VISUAL PRODUTOS
08/2015 - 12/2015Ensino, Marketing, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
02/2015 - 06/2015Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
ETICA/LEGISLACAO PUBLICITARIA
PRODUCAO GRAFICA
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO
02/2015 - 06/2015Ensino, Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
COMUNICAÇÃO VISUAL PRODUTOS
08/2014 - 12/2014Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
ETICA/LEGISLACAO PUBLICITARIA
PRODUCAO GRAFICA
08/2014 - 12/2014Ensino, Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
COMUNICAÇÃO VISUAL PRODUTOS
06/2014 - 12/2014Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .
Cargo ou função
ASSESSORIA TÉCNICA.
02/2014 - 06/2014Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
ETICA/LEGISLACAO PUBLICITARIA
PRODUÇÃO GRAFICA
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO
02/2014 - 06/2014Ensino, Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
COMUNICAÇÃO VISUAL PRODUTOS
08/2013 - 12/2013Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
CRIAÇÃO PUBLICITARIA
ETICA/LEGISLACAO PUBLICITARIA
PRODUÇÃO GRAFICA
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO
08/2013 - 12/2013Ensino, Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
COMUNICAÇÃO VISUAL PRODUTOS
08/2011 - 12/2013Serviços técnicos especializados , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .
Serviço realizado
SUPERVISÃO DO AMBIENTE DE PRATICA.
02/2013 - 06/2013Ensino, Eventos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
COMUNICAÇÃO VISUAL PRODUTOS
08/2012 - 12/2012Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
PRODUÇÃO GRAFICA
CRIAÇÃO PUBLICITARIA
ETICA/LEGISLACAO PUBLICITARIA
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO
MARKETING
02/2012 - 06/2012Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
PRODUÇÃO GRAFICA
CRIAÇÃO PUBLICITARIA
ETICA/LEGISLACAO PUBLICITARIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
2012 - 2012Atividades de Participação em Projeto, Conselho Universitário, .
Projetos de pesquisa
Projeto Gráfico para o Jornal de Bandeja
08/2011 - 12/2011Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
PRODUÇÃO GRAFICA
CRIAÇÃO PUBLICITARIA
ETICA/LEGISLACAO PUBLICITARIA
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO
02/2011 - 06/2011Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
PRODUÇÃO GRAFICA
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO
ETICA/LEGISLACAO PUBLICITARIA
02/2010 - 06/2011Serviços técnicos especializados , Conselho Universitário, Núcleo Integrado de Comunicação - NIC.
Serviço realizado
Supervisão do Laboratório de Jornalismo - LABJOR, uma célula dentro do NIC.
08/2010 - 12/2010Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
PRODUCAO GRAFICA
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO
02/2010 - 06/2010Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
ETICA/LEGISLACAO PUBLICITARIA
MARKETING
Pah Comunicação e Eventos, PAH!, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - Atual Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Proprietária, Carga horária: 20
Outras informaçõesA empresa Pah! Comunicação e Eventos é uma realização pessoal e profissional da minha vida. Nela posso exercer atividades como criação e produção de eventos sociais, como casamentos, aniversários e corporativos. Além disso, outros serviços são oferecidos para implementar os eventos como a produção do material gráfico dos mesmos. É um serviço, que inova e agrega no desenvolvimento de projetos (e de vidas).
Atividades
11/2009 - AtualDireção e administração, Pah Comunicação e Eventos, .
Cargo ou função
Administrador.
Anuário 2013 - Curso de Jornalismo da Unifor.
Vínculo institucional
2013 - 2013 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Outras informaçõesEdição comemorativa dos 10 anos de jornalismo da Unifor.
Faculdades Cearenses, FAC, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2010 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7
Outras informaçõesLeciono a disciplina Oficina de Layout e Criação Publicitária.
Atividades
08/2009 - 12/2009Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Oficina de Layout e Criação Publicitária
02/2009 - 06/2009Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Oficina de Layout e Criação Publicitária
Diário do Nordeste, DIÁRIO DO NORDES, Brasil.
Vínculo institucional
2006 - 2009 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diagramador / Design de Notícias, Carga horária: 42
Outras informaçõesO trabalho desenvolvido no Diário do Nordeste compreendia a capacidade de criar e inovar layouts de páginas no jornal impresso em seus mais diversos cadernos.

Voltar

Projetos de Pesquisa
2012 - 2012Projeto Gráfico para o Jornal de Bandeja
Descrição: Projeto Gráfico para o Jornal de Bandeja, periódico quinzenal produzido no Laboratório de Jornalismo (Labjor)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Liduina Nogueira de Figueiredo - Coordenador.
.
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: COMUNICAÇÃO / Especialidade: Publicidade e Propaganda.
2. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
3. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
4. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: COMUNICAÇÃO / Especialidade: Design Gráfico.
5. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN / Especialidade: Design Editorial.
6. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Redes sociais.
Voltar

Idiomas
Compreende Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Voltar

Prêmios e títulos
2005Galo de Bronze - 2º Prêmio Universitário de Comunicação Social e 15º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, ALAP (Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade) e About.
20055ª Mostra de Publicidade da Unifor - Menção Honrosa na categoria Cartaz, UNIFOR.
20055ª Mostra de Publicidade da Unifor - 2º Lugar na categoria Campanha Publicitária, UNIFOR.
20055ª Mostra de Publicidade da Unifor - 1º lugar na categoria Material Promocional - Display, UNIFOR.
2009Prêmio Américo Barreira, ACI - Associação Cearense de Imprensa.
2009Concurso de Criação do Selo da Agricultura Familiar do Ceará, Instituto Agropolos - Governo do Estado do Ceará.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1.

FIGUEIREDO, L. N.. Pokémon, inocente?! Uma abordagem sobre as imagens de violência no jogo eletrônico Pokemon. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Palavras-chave: Relação Infância e Mídia; Pokemon.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
Setores de atividade: Educação; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Evento: IX Encontro de Iniciação a Pesquisa; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
O Trabalho foi orientado pela Professora Doutora Inês Silvia Vitorino Sampaio.
2. FIGUEIREDO, L. N.. Marketing Digital para profissionais de eventos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: marketing societal.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Marketing Digital para profissionais de eventos; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
3. FIGUEIREDO, L. N.. Marketing Digital para profissionais de eventos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: marketing digital.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Marketing Digital para profissionais de eventos; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
4. FIGUEIREDO, L. N.. Marketing Digital para negócios de turismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reservas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Auditório da Fecomércio do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: Turismo.Com; Inst. promotora/financiadora: Senac Ceará.
5FIGUEIREDO, L. N.. Ministrou Workshop de Diagramação de Jornal Impresso. 2010. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: dias; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 5; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
6FIGUEIREDO, L. N.. Ministrou Workshop de Design de Notícias. 2011. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: dias; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 5; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
7FIGUEIREDO, L. N.. Ministrou Workshop Layout de Jornal Impresso com a utilização da Ferramenta In Design CS5. 2011. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: dias; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 5; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
8FIGUEIREDO, L. N.. Ministrou Workshop de Desenho com a Ferramenta Illustrator CS5. 2012. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: dias; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
9FIGUEIREDO, L. N.. Teste de progresso da Unifor. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Questões).
Palavras-chave: teste de progresso.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Elaboração de questões.
10FIGUEIREDO, L. N.. Caderno do Estudante de Comunicação Visual e Produtos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Palavras-chave: Comunicação visual; Comunicação para eventos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Criar uma rotina de leitura e pensamento crítico..
11FIGUEIREDO, L. N.. Caderno do Estudante de Comunicação Visual e Produtos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Palavras-chave: material didático, apostila.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Material didático em sala de aula.
12FIGUEIREDO, L. N.. Caderno do Estudante de Comunicação Visual e Produtos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Caderno do Estudante.
13FIGUEIREDO, L. N.. Caderno do Estudante de Comunicação Visual e Produtos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Caderno do Estudante.
14FIGUEIREDO, L. N.; GONDIM, J. W. B.; SAMPAIO, A. et al. Anuário 2013 - Curso de Jornalismo. 2013. (Editoração/Anais).
Palavras-chave: Jornalismo; Anuário; Gondim, José Wagner Borges.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN / Especialidade: Design Editorial.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Editora: Universidade de Fortaleza; Nº páginas: 40; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
A tiragem foi de 5.000 exemplares..
15

FIGUEIREDO, L. N.. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2012. (Organização de evento/Congresso).
Palavras-chave: Intercom 2012.
Setores de atividade: Atividades de organizações associativas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Inst. promotora/financiadora: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
Membro da Comissão Organizadora Local..
16FIGUEIREDO, L. N.. Orientação de trabalhos gráficos. 2010. (Orientação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Orientação de trabalhos gráficos dos alunos do Laboratório de Jornalismo (Labjor); Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
17FIGUEIREDO, L. N.. Liduina Figueiredo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: promoção.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Entrevista com Liduina Figueiredo; Duração do evento: 60; Data de apresentação: 14/09/2015; Emissora: TV Cidade - Coluna Frisson.
18FIGUEIREDO, L. N.. Novas mudanças na atualização do Instagram. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: instagram.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: IT GIRLS FALA SOBRE AS MUDANÇAS DO INSTAGRAM; Duração do evento: 25; Data de apresentação: 28/05/2016; Emissora: Grupo Cidade de Comunicação.
A entrevista foi cedida à TV Cidade após as mudanças e atualizações no instagram..
19FIGUEIREDO, L. N.. Brides Palatium movimenta noivas de Fortaleza. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: marketing digital.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Evento para noivas; Duração do evento: 60; Data de apresentação: 04/12/2017; Emissora: Portal R7 - TV cidade - Coluna Frisson.

Orientações concluídas

Graduação
1. Ygor Barroso Caiado Fraga. Ecologicamente correto, por quê? Uma análise de conteúdo da campanha "Florestas do Brasil".. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Filipe Rocha Gadelha. Uh é cearamor! A música das torcidas como ação de Marketing.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Jáder Rodrigues Carvalho. O evento como ferramenta do markeding social.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Viviane Bessa Gomes. A cultura no processo de formação educacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Ana Leticia Bezerra Giovannini. Do Groupon ao peixe urbano: compra coletiva como ferramenta do Marketing digital. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Paulo Francisco Reis Barahuna Filho. O mercado publicitário para os demais profissionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Victor Arruda Magalhães. Mercado publicitário para interessados e profissionais de outras áreas.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
8. Cristina Vasconcelos Linheiro. Misaki: um estudo sensorial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
9. Ana Luiza Angelim Gomes da Silva Ribeiro. Evento social como ferramenta disseminadora de cultura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
10. Deyse Mesquita Pinto. Três Marias em Missão da Moda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
11. Marianni Pereira Gomes. Três Marias em Missão da Moda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
12. Amanda Freire Quinderé. Três Marias em Missão da Moda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
13. Saulo Prudente. Mercy Fashion House. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
14. Taissa Rodrigues Mendes. Mercy Fashion House. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
15. Maíra Barbosa Costa. Mercy Fashion House. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
16. Bruno Barbosa Araújo. Redefinição do projeto gráfico do Jornal da Glória.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
17. Thiago de Assis Rocha. Revista Boa Vida. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
18. Lúcia Cristina Azocar Pedazo Nunes. Evento beneficente: batalha de ritmos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Liduina Nogueira de Figueiredo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Qualificações de doutorado
1. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt; JUNIOR, Edson et al. Participação em banca de André Lima Gress. Capacitação do cliente interno baseado nos principios da cultura Disney.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. PATROCÍNIO, Kátia Regina; MARTINS, José Wilton Lima et al. Participação em banca de Maira de Caldas Machado. Corpo, discurso e ressignificação: análise do corpo feminino em anúncios publicitários impressos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. JÚNIOR, José Edson Ferreira; BITTENCOURT, Carlos Eduardo et al. Participação em banca de Rosalya Melo Guimarães Medeiros. Análise dos 4CS de Robert Lauterborn em supermercado de bairro: o caso do Medeiros Supermercado.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. TAVARES, Lucinda Maria Maia Martins; KURy, Glaura Brilhante et al. Participação em banca de Camila Malravina Mota dos Santos. Endomarketing: como ferramenta estratégica de reconhecimento de mercado.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. KURy, Glaura Brilhante; FIGUEIREDO, Liduina Nogueira de. Participação em banca de André Camargo Lima de Aquino. Plano de comunicação integrada de Marketing (CIM) para lançamento de Sorvete de Soja no Ceará.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. BOUTy, Alessandra Marinho; SILVA, Adriana Helena Santos Moreira da et al. Participação em banca de Iana Arruda da Luz. "Vida animal: faça um amigo feliz, adote" Planejamento estratégico de evento.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. KURy, Glaura Brilhante; OSÓRIO, Márcia et al. Participação em banca de Gabriela Maia Cavalcante. As ações de Marketing móvel nos EUA, Europa e Brasil com base na literatura especializada mais recente.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. GADANHA, Alberto; SAMPAIO, Aderson et al. Participação em banca de Ticiane Tomaz Rocha. A percepção dos consumidores sobre as embalagens sustentáveis da marca TAEQ.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. SILVA, Adriana Helena Santos Moreira da; FIGUEIREDO, Liduina Nogueira de. Participação em banca de Ana Hilda Randal Pompeu Sidrim. Fura Pauta: a menor distância entre você e o mercado de trabalho.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. TAVARES, Lucinda Maria Maia Martins; OSÓRIO, Márcia et al. Participação em banca de Jessica Martins Carneiro. Análise de hábitos de consumo dos jovens de Fortaleza pertencentes à Classe C.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. PATROCÍNIO, Kátia Regina; TELES, Solange Maria Morais et al. Participação em banca de Andreza Cacau Martins Karl. O marketing multinível na empresa Forever Living Products.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. TAVARES, Lucinda Maria Maia Martins; JÚNIOR, José Edson Ferreira et al. Participação em banca de Larissa Barbosa Pinho Barroso. Sites de compra coletiva em Fortaleza: canal de comunicação ou canal de vendas?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. BOUTy, Alessandra Marinho; TAVARES, Lucinda Maria Maia Martins et al. Participação em banca de Mariana Brandl Barbosa de Freitas. Sites de compra coletiva em Fortaleza: uma nova ferramenta de comunicação.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. TAVARES, Lucinda Maria Maia Martins; JÚNIOR, José Edson Ferreira et al. Participação em banca de Djóy Mendes de Castro Goiana. A importância do profissional de atendimento: análise da influência do profissional de atendimento do Sistema Verdes Mares no crescimento da empresa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. BOUTy, Alessandra Marinho; TAVARES, Lucinda Maria Maia Martins et al. Participação em banca de Thaisa Mara Maia Moreira. Relacionamento 2.0: Um estudo de caso do shopping Via Sul.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. TAVARES, Lucinda Maria Maia Martins; SENA, Claudio Henrique Nunes de et al. Participação em banca de Thatiana Cristina Soares Macêdo. Planejamento de comunicação: Diva cabeleireiros.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. JÚNIOR, José Edson Ferreira; PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt et al. Participação em banca de Antônio Hélio de Araújo Júnior. Planejamento de marketing do mercadinho Hiper Nayara. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Marketing; planejamento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. MARTINS, José Wilton Lima; ARAÚJO, Alessandra Oliveira et al. Participação em banca de Nathália Magalhães Sampaio. Bazar Moda à Porter: Elo da moda com solidariedade - Planejamento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: moda beneficente; Comunicação para eventos; evento beneficente.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. MARTINS, José Wilton Lima; ARAÚJO, Alessandra Oliveira et al. Participação em banca de Luiza Martins Guerra de Almeida Santos. Bazar Moda à Porter: Elo da moda com solidariedade - Patrocínio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Marketing; Comunicação para eventos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. MARTINS, José Wilton Lima; FERNANDES, Janayde de Castro Gonçalves et al. Participação em banca de Marcela Pontes Marques. Plano de comunicação da Loja Tipo Assim, uma boutique de papel e design. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: design; planejamento de comunicação.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. TAVARES, Lucinda Maria Maia Martins; JÚNIOR, José Edson Ferreira et al. Participação em banca de Ronaldo de Albuquerque Mendes Júnior. A relação do marketing 3.0 com a creche escola Casa da Tia Léa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Marketing; planejamento de comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português.
21. MARTINS, José Wilton Lima; ARAÚJO, Alessandra Oliveira et al. Participação em banca de Scarlett Priscila do Prado Vasconcelos. Bazar Moda à Porter: Elo da moda com solidariedade - Comunicação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Marketing; evento beneficente; Comunicação para eventos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português.
22. TAVARES, Lucinda Maria Maia Martins; JÚNIOR, José Edson Ferreira et al. Participação em banca de Raquel Aragão Lima. Chilli Beans: um estudo de caso da marca mais quente do Brasil, baseado nas 5 forças de Michael Porter. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Marketing; michael porter.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado.
Referências adicionais: Brasil/Português.
23. TAVARES, Lucinda Maria Maia Martins; NASCIMENTO, Lizie Sancho et al. Participação em banca de Hilana de Paula Cunha. Blog de moda em Fortaleza: o uso do marketing digital como estratégia de comunicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: blog; moda.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português.
24. CASTRO, Márcia Maria A P O de; ARAÚJO, Alessandra Oliveira et al. Participação em banca de João Victor Fileira Cartaxo. Beach Park: uma marca cearense, um estudo exploratório. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: beach park; Marketing.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português.
25. SENA, Claudio Henrique Nunes de; PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt et al. Participação em banca de Tainá Cortês Rodrigues. Navegar é preciso: uma análise sobre a deficiência de patrocínio no iatismo cearense. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: patrocínio; iatismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: evento esportivo.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades esportivas e de recreação e lazer.
Referências adicionais: Brasil/Português.
26. SENA, Claudio Henrique Nunes de; BITTENCOURT, Carlos Eduardo et al. Participação em banca de Denys Pinheiro Pinto. Plano de comunicação da loja Gaiatta.com. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Marketing; planejamento de comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado.
Referências adicionais: Brasil/Português.
27. CASTRO, Márcia Maria A P O de; ARAÚJO, Alessandra Oliveira et al. Participação em banca de Thais Mota Loiola. Tracta e a mudança de perspectiva de sua imagem pelas consumidoras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
28. OSÓRIO, Márcia; FARIAS, Ana Cláudia Silva et al. Participação em banca de Laila Oria de Alencar Teixeira. Consumo de moda no vestuário feminino da marca Zara. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
29. JÚNIOR, José Edson Ferreira; KURy, Glaura Brilhante et al. Participação em banca de Clarissa Dias Moura. A informação como estratégia de comunicação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. Membro da Comissão Organizadora Local. 2012. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
2. Organização dos Gps. 2012. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
3. Universidade de Fortaleza na direção do Futuro - Consultoria Amana-Key. 2013. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
4. . 2002. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
5. Pokemon, Inocente?! Uma abordagem sobre as imagens de violência no jogo eletrônico Pokemon. 2003. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
6. Encontro Pedagógico CCG 2016.1 / Encontro de Gestão Acadêmica / Encontro Pedagógico CCG 2016.2. 2016. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
7. Programa de desenvolvimento profissional em educação. 2017. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
8. Encontro Pedagógico Integrado 2017 / Promoção Docente 2017 / Encontro de Gestão Acadêmica.. 2017. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
9. Gestão de Eventos Sociais: Transformando sonhos em espetáculo. 2017. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
10. Visita Técnica ao Banco Palmas. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
11. Práticas e mensuração de práticas sociais. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
12. Sessão debate sobre pesquisas atuais do Ness. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
13. Responsabilidade Social e seu impacto na sociedade. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica0


Total
Produção técnica19

Demais tipos de produção técnica19

Total
Orientações concluídas18

Graduação18


Total
Dados complementares43

Participação em bancas examinadoras30
Participação em eventos13
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 28/09/2018 - 10:59