Curriculum Vitae

Claudio Henrique Nunes de Sena

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisa
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeClaudio Henrique Nunes de Sena
Nome em citações bibliográficasSENA, C. H. N.;SENA, CLAUDIO
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza.
Avenida Washington Soares, 1321
Engenheiro Luciano Cavalcante
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 347734
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2017 - 2021 Doutorado em Sociologia.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: A dor é passageira. A vitória é infinita. A instrumentalização e a mutação dos corpos na prática de MMA., Ano de Obtenção: 2021.
Orientador: Kadma Marques Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2011 Mestrado em Ciências da Comunicação.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
Título: A representação das tribos urbanas pelo cinema ficcional. Uma análise da recepção do filme Red Belt pelo grupo de praticantes de jiu-jitsu, Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Helena Santos.
2006 - 2007 Especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Movimentos artísticos como indutores da cultura local.. Ano de finalização: 2007.
2000 - 2004 Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Título: O Movimento Mangue - Caranguejos com cérebro.
2000 - 2001 Graduação em Pedagogia.
Voltar

Formação complementar
2020 - 2020Ateliê de Conversação⁣. (Carga horária: 12h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2017 - 2017Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Sup.. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO. (Carga horária: 33h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Oficina de Desenvolvimento Curricular CCG. (Carga horária: 22h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores. (Carga horária: 10h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015O texto publicitário com razão e mais emoção.. (Carga horária: 9h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2014 - 2014Curso de Formação Docente para Ensino Superior. (Carga horária: 40h).
Faculdade 7 de Setembro, FA7, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Faculdade 7 de Setembro, FA7, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Vínculo institucional
2014 - 2014 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor - MBA em Marketing Digital
Revista Latinoamericana de Estudios sobre Cuerpo, Emociones y Sociedad.
Vínculo institucional
2020 - 2020 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Outras informaçõesEvaluador Externo de la Revista Latinoamericana de Estudios sobre Cuerpos, Emociones y Sociedad.
Centro Universitário Uninovafapi, UNINOVAFAPI, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - 2014 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informaçõesPós-Graduação em Gestão de Marketing Digital.
Centro Universitário Farias Brito, FB UNI, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - 2014 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor - MBA em Marketing Digital
Faculdade Católica do Ceará, FCC, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2014 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 8
Outras informaçõesDocente das disciplinas de Texto Publicitário II, Texto Publicitário III, Introdução à Publicidade e Propaganda, e Produção Textual II.
Verve Comunicação, VERVE, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2011 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redator Publicitário e Planejamento, Carga horária: 40
Ágil Publicidade, ÁGIL, Brasil.
Vínculo institucional
2005 - 2007 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redator Publicitário, Carga horária: 40
Imagine Comunicação, IMAGINE, Brasil.
Vínculo institucional
2002 - 2005 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redator Publicitário, Carga horária: 40

Voltar

Projetos de Pesquisa
2015 - 2017Observatório de Publicidade
Descrição: Leituras multidisciplinares de peças e campanhas publicitárias. 
O projeto atua a partir dos seguintes eixos: fundamentação teórica, identificação e mapeamento das peças publicitárias, análise das peças a partir do enquadramento teórico. São estudados e debatidos textos que irão proporcionar subsídios para identificação e análise das peças publicitárias. Na perspectiva da criação publicitária e do marketing, serão debatidas as ideias de Al Ries, Jack Trout, Philip Kotler, Paco Underhill, Kurt Enshaw, Mahon Nik, Caroline Bafoot, Lourdes Gabrielli, Tânia Hoff, Zeca Martins e João Anzanello Carrascoza. Para fundamentação teórica pelo viés da representação, da recepção e da subjetivação dos sujeitos-consumidores a partir das peças publicitárias, trabalharemos com as ideias dos autores Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Jesus Martin Barbero e Michel Maffesoli..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) .
Integrantes: Claudio Henrique Nunes de Sena - Coordenador / Icaro Augusto de Sousa Viana - Integrante / Ana Carla Ramos - Integrante / Giovanna Castro - Integrante.
.
Voltar

Idiomas
Compreende Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).
Fala Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).
Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).
Escreve Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).
Voltar

Prêmios e títulos
2014Expocom Nordeste 2014 - Categoria Anúncio Impresso, XVI Intercom Nordeste.
2014Expocom Nordeste 2014 - Categoria Cartaz Publicitário, XVI Intercom Nordeste.
2016Vencedor na etapa Regional Nordeste da XXIII Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação - Edição 2016, Intercom.
2023Honra ao Mérito por produção científico-literária, Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1.

SENA, C. H. N.. As evoluções e transformações da produção artesanal. Um estudo de caso sobre as cidades de Juazeiro do Norte e Barcelos.. In: VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT, 2010, Salvador. Anais do VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - VI ENECULT, 2010. v. 1.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português
2.

SENA, C. H. N.. A cultura local e as novas tecnologias. A experiência da Fundação Casa Grande.. In: XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2010, Campina Grande. Anais do XII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 2010. v. 1. p. 643.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
3. SENA, C. H. N.. A(s) Identidade(s), As Comunidades e as Relações no Ciberespaço. Um Olhar Transversal Sobre o Comportamento do Sujeito Contemporâneo no Espaço Virtual. In: XIII Congresso de Ciências da Comunicação - Região Nordeste, 2011. A(s) Identidade(s), As Comunidades e as Relações no Ciberespaço. Um Olhar Transversal Sobre o Comportamento do Sujeito Contemporâneo no Espaço Virtual, 2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
4. SENA, C. H. N.. Novos grupos urbanos, novas formas de socialização. Compreendendo o caso dos praticantes de jiu-jitsu.. In: IV Encontro de Ciências Sociais do Estado do Ceará, 2011, Fortaleza. IV Encontro de Ciências Sociais do Estado do Ceará, 2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
5. SENA, C. H. N.. O corpo como elemento comunicativo nos grupos sociais informais. Uma análise sobre os praticantes de jiu-jitsu.. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2013, Mossoró. XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2013.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 2177-790X.
6. VIANA, I. A. S.; DAMASCENO, G. C. C.; RAMOS, A. C. C. et al. Um relatório metodológico de análise aplicada pelo grupo Lupa - Observatório de Publicidade e sua contribuição na graduação.. In: XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa - Unifor, 2015, Fortaleza. XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa - Unifor, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
7. DAMASCENO, G. C. C.; RAMOS, A. C.; VIANA, I. A. S. et al. Processo de criação e conceituação da identidade visual do grupo de pesquisa Lupa - Oberservatório de Publicidade.. In: XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa - Unifor, 2015, Fortaleza. XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa - Unifor, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
8. VIANA, I. A. S.; RODRIGUES, J. S.; SENA, C. H. N.. É do Cariri. É do Ceará.. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII Prêmio Expocom 2016 - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016, Caruaru. Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII Prêmio Expocom 2016 ? Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
9. GOMES, S. W. M.; MARQUES, D.; FREITAS, G. G. M. et al. Uma homenagem a quem sempre contribuiu com a história do Rádio. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII Prêmio Expocom 2016 - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016, Caruaru. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII Prêmio Expocom 2016 - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
10. CHAVES, F. P.; SENA, C. H. N.. Isso é Fortaleza. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII Prêmio Expocom 2016 - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016, Caruaru. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII Prêmio Expocom 2016 - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
11. RAMOS, A. C. C.; LIRA, N. R. B.; GUEDES, G. N. D. et al. A Metalinguagem e o discurso persuasivo. Como a propaganda faz uso da função metalinguística como recurso criativo.. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2016, Caruaru. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
12. MARINHO, M. A. V.; VIANA, I. A. S.; SENA, C. H. N.. Trilha Sonora. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII Prêmio Expocom 2016 - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016, Caruaru. Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII Prêmio Expocom 2016 ? Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
13. GONCALVES, J. S.; RODRIGUES, J. S.; SENA, C. H. N.. Cerveja Mambembe - Viva a Brasilidade. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII Prêmio Expocom 2016 - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016, Caruaru. Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII Prêmio Expocom 2016 ? Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
14. GONZALEZ, E. F.; SENA, C. H. N.. Celular e Direção não Combinam. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXIII Prêmio Expocom 2016 - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXIII Prêmio Expocom 2016 - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
15. MARINHO, M. A. V.; VIANA, I. A. S.; SANTOS, L. M. M. et al. Não dê férias ao mosquito. In: Intercom 2017 - XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2017, Fortaleza. Não dê férias ao mosquito, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
16. LEMOS, I. C. M.; FREIRE, B. M. G.; PEREIRA, I. M. et al. Mídia alternativa da campanha Pacifique-se. In: Intercom 2017 - XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordestes, 2017, Fortaleza. Mídia alternativa da campanha Pacifique-se, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
17. TEXEIRA, L. M.; GADELHA, T. M.; LIMA, L. L. et al. Ligue 180 e Denuncie. In: 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO UNIVERDIDADE POSITIVO- UP - CURITIBA - PR, 2017, Fortaleza. Intercom 2017 - XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
18. ALENCAR, V. C. B.; LEMOS, I. C. M.; FREIRE, B. M. G. et al. Maneiras de salvar o mundo. In: Intercom 2017 - XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2017, Fortaleza. Intercom 2017 - XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
19. FREIRE, B. M. G.; LEMOS, I. C. M.; PEREIRA, I. M. et al. Pacifique-se. In: Intercom 2017 - XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2017, Fortaleza. Pacifique-se, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
20. PAIVA, D. H. O.; GUIMARAES, T. G.; SENA, C. H. N.. Diagnóstico do Departamento de Criação de Agências de Publicidade e Propaganda de Fortaleza/CE. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2017, Fortaleza. Diagnóstico do Departamento de Criação de Agências de Publicidade e Propaganda de Fortaleza/CE, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
21. SENA, C. H. N.; SALES, L. B. M.; SILVEIRA, I. M. M. et al. A relação do homem com a tecnologia: análise crítica do filme ?Ela?, de Spike Jonze. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2017, Fortaleza. Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
22. SENA, C. H. N.. A pesquisa antropológica na compreensão da cidade e dos citatinos. In: II Encontro Internacional de Práticas Urbanas, 2018, Fortaleza. II Encontro Internacional de Práticas Urbanas - Lista de comunicações aprovadas, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português
23. SENA, T. S.; SENA, C. H. N.. Lula Livre: Liderança Carismática, Populismo e Campanha Permanente. In: XLII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), 2019, Belém. Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XLII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
24. OLIVEIRA, I. A. G.; SENA, C. H. N.. Do Rap ao Trap: Uma análise do subgênero no cenário brasileiro. In: XLII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), 2019, Belém. Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XLII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
25. SENA, C. H. N.; RODRIGUES, K. M.. Quando o pesquisador adentra o tatame. Um relato sobre a observação participante realizada entre lutadores de MMA.. In: 44º Encontro Anual da ANPOCS, 2020, São Paulo. SPG37- Pesquisa qualitativa, desafios e potencialidades para a investigação sociológica: subjetividade, reflexividade e o papel do(a) pesquisador(a)., 2020.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
26. SENA, C. H. N.; RODRIGUES, K. M.. Quando o pesquisador adentra o tatame. Um relato sobre a observação participante realizada entre lutadores de MMA.. In: 44º Encontro Anual da ANPOCS, 2020. SPG37- Pesquisa qualitativa, desafios e potencialidades para a investigação sociológica: subjetividade, reflexividade e o papel do(a) pesquisador(a)., 2020.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1. SENA, C. H. N.. GRUPO SOCIAL, UMA CATEGORIA RECORRENTE: INTERLOCUÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE DURKHEIM, SIMMEL E WEBER. REVISTA ALAMEDAS (UNIOESTE. TOLEDO), v. 8, p. 42, 2020. ; Homepage: [http://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/25065][doi:10.48075/ra.v8i2.25065]; Série: n.2 (2020); ISSN/ISBN: 19810253.
2. SENA, CLAUDIO. Saphia Doumenc et Amélie Bridel, Sous-traitées. Parcours Anthropologiques, v. 1, p. 2435, 2023. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://journals.openedition.org/pa/2435][doi:10.4000/pa.2435]; Série: 18; ISSN/ISBN: 16347706.

Livros publicados/organizados ou edições
1. SENA, C. H. N.. Os 3 Pontos da Comunicação. A representação da tribos urbanas pelo cinema ficcional - Uma análise da recepção do filme Red Belt pelo grupo de praticantes de jiu-jitsu.. 1. ed. , 2012.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788575639979.
2. SENA, C. H. N.; OLIVEIRA, I. A. G.; MAIA, C. L. S. et al. Investigação Científica nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 2. 1. ed. , 2019.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/04/E-book-Investigação-Cient%C3%ADfica-nas-Ciências-Humanas-e-Sociais-Aplicadas-2.pdf; ISBN: 9788572472685.
3. SENA, C. H. N.. Crônicas da Quarentena. Relatos de escritores de todos os cantos sobre o isolamento social na pandemia.. 1º. ed. Joinville: Clube de Autores, 2020.
Referências adicionais: Brasil/Português; ISBN: 9786500033434.
Uma das 39 crônicas selecionadas para este projeto que teve 833 textos enviados..
4. SENA, C. H. N.. Agora Voa. 1º. ed. Joinville: Clube de Autores, 2020.
Referências adicionais: Brasil/Português; ISBN: 9786500016864.
5. SENA, C. H. N.. A Segunda Camada - Seleção de Textos Publicados no Bemdito. 1. ed. , 2022. v. 100. 95 p.
Referências adicionais: Brasil/Português; ISBN: 9788547106607.

Textos em jornais de notícias/revistas
1. SENA, C. H. N.. Uma noite cigana na Espanha. Tribuna do Ceará.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/reza-a-lenda/uma-noite-cigana-na-espanha/.
2. SENA, C. H. N.. Marca, escolha sua causa. Jornal O Povo, 21 nov. 2016.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2016/11/21/noticiasjornalopiniao,3670590/marca-escolha-sua-causa.shtml; Data de publicação: 21/11/2016.

Produção técnica

Processos ou técnicas
1. SENA, C. H. N.. IDEA - Teste de Progresso da Unifor. 2012.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: Restrita.

Demais tipos de produção técnica
1.

SENA, C. H. N.. As evoluções e transformações da produção artesanal. Um estudo de caso sobre as cidades de Juazeiro do Norte e Barcelos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Slavador; Evento: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - VI ENECULT; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal da Bahia - UFBA.
2. SENA, C. H. N.. A(s) Identidade(s), As Comunidades e as Relações no Ciberespaço. Um Olhar Transversal Sobre o Comportamento do Sujeito Contemporâneo no Espaço Virtual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Maceió; Evento: XIII Congresso de Ciências da Comunicação - Região Nordeste.
3. SENA, C. H. N.. Novos grupos urbanos, novas formas de socialização. Compreendendo o caso dos praticantes de jiu-jitsu.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. SENA, C. H. N.. A questão ambiental e a comunicação das marcas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Evento: Semana do Meio Ambiente da Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
5. SENA, C. H. N.. Comunicação Integrada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFC; Cidade: Fortaleza; Evento: III Semana de Publicidade e Propaganda da UFC; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
6. SENA, C. H. N.. O que é publicidade?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento: Feira das Profissões; Inst. promotora/financiadora: Colégio Master.
7. SENA, C. H. N.; RODRIGUES, K. M.. Quando o pesquisador adentra o tatame. Um relato sobre a observação participante realizada entre lutadores de MMA.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento: 44º Encontro Anual da ANPOCS - Simpósio de Pesquisa Graduada SPG37- Pesquisa qualitativa, desafios e potencialidades para a investigação sociológica: subjetividade, reflexividade e o papel do(a) pesquisador(a).; Inst. promotora/financiadora: ANPOCS.
8. SENA, C. H. N.. ?Conhecendo o Convênio UECE-Lyon II: realizações e impactos (2015-2020); oportunidades (2022-2026)?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento: o Ciclo Webinário UECE Mundi 2022; Inst. promotora/financiadora: Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual do Ceará (ECINT).
9SENA, C. H. N.. Oficina de Pensamento Criativo. 2011. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 6; Local: Sebrae-CE; Cidade: Aracati; Inst. promotora: Festival Curta Canoa 2011.
10SENA, C. H. N.. Oficina ?A Criação Publicitária em tempos de Comunicação Integrada? na II Semana da Comunicação. 2016. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
11SENA, C. H. N.. Oficina 'Montagem de Portfólio'. 2016. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Unifor.
12SENA, C. H. N.. Revista Conteúdo. 2011. (Editoração/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.catolicaceara.edu.br/conteudo; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Católica do Ceará.
13CARVALHO, G.; SENA, C. H. N.; CAVALCANTE, C. L. C. et al. O gerente endoidou - Ensaios sobre Publicidade & Propaganda no Ceará. 2018. (Editoração/Livro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Nº páginas: 360; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
14SENA, C. H. N.. Debatepapo. 2011. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza - Unifor.
15SENA, C. H. N.. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2012. 2012. (Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Intercom.
16RODRIGUES, K. M.; SENA, C. H. N.. VI Seminário Interfaces ? O Sono e os Sonhos: saúde mental e vida social. 2023. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Local: Museu da Imagem e do Som; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade Estadual do Ceará (UECE).
17SENA, C. H. N.. Publicidade e Internet. 2012. (Palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Para alunos do curso de comunicação e para mercado publicitário; Local: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Cecomil.
18SENA, C. H. N.. Entrevista a Claudio Sena para o Grupo de Apresentações Públicas de Som e Imagem. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Portugal/Português; Tema: Entrevista a Claudio Sena para o Grupo de Apresentações Públicas de Som e Imagem; Data de apresentação: 21/05/2012; Emissora: GAPSI Blog (Grupo de Apresentações Públicas de Som e Imagem - Página Web).
19SENA, C. H. N.; RABELO, L.. III Semana de Publicidade e Propaganda da UFC. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Referências adicionais: Brasil/Português; Data de apresentação: 12/11/2013.
20PAIVA FILHO, G. S.; BITTENCOURT, C.; SENA, C. H. N.. Papo Debate do Curso de Jornalismo: 'Eleições 2014, As Lições'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Referências adicionais: Brasil/Português; Data de apresentação: 20/01/2015.
21SENA, C. H. N.. I Seminário com Profissionais de Comunicação da Rede Cuca - Prefeitura de Fortaleza. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Referências adicionais: Brasil/Português; Data de apresentação: 06/02/2015.
22SENA, C. H. N.. Cláudio Sena: ?A internet está transformando o mercado publicitário cearense?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Brasil/Português; Data de apresentação: 10/02/2015.
23LIMA, H.; SENA, C. H. N.. Planejamento de Mídia: a convergência em on e off. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: O POVO lança projeto Fortalece; Duração do evento: 90; Data de apresentação: 18/04/2016; Emissora: Jornal O Povo.
24SENA, C. H. N.. Uma agenda anticrise no mercado da comunicação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Uma agenda anticrise no mercado da comunicação; Data de apresentação: 19/04/2016; Emissora: Jornal O Povo.
25SENA, C. H. N.. O assunto é: Comunicação Integrada de Marketing. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Comunicação Integrada de Marketing; Duração do evento: 3; Data de apresentação: 23/02/2016; Emissora: Blog 085 Digital.
26SENA, C. H. N.. Marca, escolha sua causa. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Publicidade e causas sociais; Data de apresentação: 21/11/2016; Emissora: Jornal O Povo.
27SENA, C. H. N.. Comunicadores e professores compartilham importância da atuação em universidades e mercado. 2021. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Data de apresentação: 15/04/2021; Emissora: Portal Nosso Meio.
28SENA, C. H. N.. Projeto que divide receitas das big techs aguarda parecer. 2021. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Data de apresentação: 24/06/2021; Emissora: Jornal O Povo.
29SENA, C. H. N.. Conheça a 365Lab, agência júnior de comunicação da UNIFOR. 2021. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Data de apresentação: 22/06/2021; Emissora: Portal Nosso Meio.

Orientações concluídas

Graduação
1. Rodrigo Parente de Andrade. Compra coletiva na Internet: um novo modelo de negócio para as empresas.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Suyanne Oliveira dos Santos. Campanha Publicitária - Linha Fast Nestlé. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Católica do Ceará. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Fabiele Lacerda Maia. Campanha Publicitária - Panfleteria. Oportunidade todo dia.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Católica do Ceará. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Mayara Chacon Sampaio. Natura: o convencional é contemporâneo - Como a marca utiliza a mídia impressa revista como plataforma de inovação e fidelização de consumo.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Mychael Weynn Gomes Rodrigues. Publicidade nos games e para gamers. A eficácia do In Game Advertising ? IGA na comunicação.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Thatiana Cristina Soares Macêdo. Planejamento de Comunicação - Ana Cabeleireiros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Larissa Luciane Campelo Diógenes. A utilização do marketing 3.0 como estratégia de marca. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
8. Mayara Maia Rocha. Merchandising: uma análise da mensagem publicitária nas telenovelas brasileiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
9. Denys Pinheiro Pinto. Plano de comunicação para empresa Gaiatta.com Jeans. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
10. Lilian Ávila Miranda. Imagens do Brasil: cultura e propaganda na criação da identidade nacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
11. Lívia Alcântara Freire. Análise da comunicação do novo posicionamento da marca Maresia, por meio de campanhas publicitárias.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
12. Jonathan Ytalo Delfino da Cruz. Planejamento de campanha publicitária para o Centro de Recuperação Leão de Judá.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
13. Stefanie Campelo de Sousa. As técnicas persuasivas na linguagem publicitária: um estudo de caso da fan-page "Tamos juntos hub da Tam Fortaleza".. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
14. Andréa Veras de Abreu. Uma análise da marca a partir da responsabilidade social. Uma pesquisa exploratória sobre a Unifor.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade 7 de Setembro. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
15. Marina Araújo Gurgel. O uso da publicidade como ferramenta na construção da imagem do Estado do Ceará: análise de peças publicitárias da Secretaria de Turismo do Governo do Estado entre 2010 a 2014.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
16. Bybyanne Adienev Matias Lopes Lemos. Marketing Viral como Estratégia Publicitária. Um estudo de caso sobre o marketing viral do filme Deadpool. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
17. Milena de Lima Fassanaro Ricci. Rebranding e Campanha de Relacionamento do Brechó Dona Bella. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
18. Ícaro Augusto de Sousa Viana. A Originalidade na criação publicitária nos anúncios de oportunidade: um estudo de caso sobre o Aniversário de Fortaleza. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
19. Davi Ribeiro de Senna Soares. What a Wonderful Word: A Relação entre Música, Imagem, Televisão e Publicidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
20. Hayana Diniz Farias Feijó. A razão e a emoção na publicidade: um estudo de caso da campanha "Viva Tudo". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
21. Ana Carla Caetano Ramos. Quando a propaganda fala da propaganda: uma análise da metalinguagem na campanha "Antarctica Subzero". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
22. Sarah Fortaleza Mamede Aguiar. A importância do marketing esportivo para construção da marca: um estudo de caso da campanha "Surpertitions" da Bud Light. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
23. Felipe Alves Macedo. Estratégias de comunicação no mercado de Food Trucks em Fortaleza. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade 7 de Setembro. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
24. Germano Nottingham de Carvalho Rocha. Campanha para a Praia do Uruaú. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade 7 de Setembro. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
25. Renata Tavares de Jesus. Marketing Digital como estratégia de evangelismo: um estudo de caso da Jornada Mundial da Juventude 2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
26. Luiza Martins Maropo. A Questão de Gênero nas Agências de Publicidade do Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
27. Ellen Christina Silva de Mesquita. Livro-canção Adeus Sr. TOC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
28. Ana Beatriz de Matos Faria. Planejamento de Comunicação e Campanha The Biz - Escola de Artes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
29. Clara Macedo Santos. A intertextualidade na obra audiovisual Unbreakable Kimmy Schmidt. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
30. Elis Priscila Rodrigues Vieira. O gênero na publicidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
31. Gabriella Oliveira Freitas Campelo. Planejamento de comunicação - Espaço Shakti Yoga & Terapias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
32. Nicácio Ramon Braga Lira. A comunicação como permissiva das múltiplas identidades: um estudo de caso do aplicativo GROWLrcativo GROWLr. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
33. Ítalo Antônio Gonçalves Oliveira. Batalha do Dragão: a propagação do conhecimento através do Rap. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Palavras-chave: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
34. Brenda de Menezes da Silva. Empoderamento Feminino e Posicionamento na Comunicação: Uma Análise sobre a Marca Ahazando. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Palavras-chave: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
35. Sarah Saunders de Barros Bezerra. Campanha Publicitária para o combate à violência contra mulher no Município de Fortaleza - CE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Palavras-chave: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
36. Aristides Santos Grangeiro. Marketing digital como ferramenta de campanha : uma análise do instagram de Camilo Santana na eleição para governo do Ceará em 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
37. Ádrian Felipe Meneses Teixeira. O corpo poderia se chamar aqui: uma análise do filme Aquarius. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Claudio Henrique Nunes de Sena.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em bancas de comissões julgadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. RIOS, José Riverson Araújo Cysne; VIEIRA, Rodrigo Meireles et al. Participação em banca de Sérgio Gonçalves Carvalho Fortaleza - Ceará 2010. Buzz Marketing: uma nova ordem na relação anunciante-consumidor?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. MAGALHÃES, Wladimir Capelo; SAMPAIO, Aderson dos Santos et al. Participação em banca de Caroline Parente Tavares. Hope, Change, Progress: a influência dos movimentos Construtivismo Russo e Pop Art nos pôsteres de Shepard Fairey da campanha presidencial de Barack Obama. 2011 - Faculdade Católica do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. LEITE, Kelma Lima Cardoso; MENDES, Edilberto Silva et al. Participação em banca de Lívia Lago Gadelha. Internet e solidão na terceira idade: um estudo de caso.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Católica do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. MENDES, Edilberto Silva; JÚNIOR, Pedro et al. Participação em banca de Débora Lúcia da Silva Lima. A utilização da beleza feminina na propaganda de cerveja: um estudo de recepção da campanha "Todo mundo tem um lado Devassa".. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Católica do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. FIGUEIREDO, Liduína Nogueira de; SILVA, Jari Vieira et al. Participação em banca de Victor Arruda Magalhães. Relatório de evento: "Publicidade para não publicitário".. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. FIGUEIREDO, Liduína Nogueira de; SILVA, Jari Vieira et al. Participação em banca de Paulo Francisco Reis Barahuma Filho. O mercado publicitário para os demais profissionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. MARTINS, José Wilton Lima; GADANHA, Alberto Dias et al. Participação em banca de Igor Dantas Freitas Guimarães. Sonorização da imagem: uma análise acerca da tradução da linguagem visual para a auditiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. GADANHA, Alberto Dias; MARTINS, José Wilton Lima et al. Participação em banca de João Luiz de Castro Neto. As Imaginárias: um ensaio de transparências. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. LEITE, Kelma; LISBOA, Pedro et al. Participação em banca de Everardo de Sousa Ferreira Filho. Arte e Matemática - A beleza científica proporcionada pela matemática aplicada à comunicação visual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Católica do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. MENDES, Edilberto Silva; SENA, Claudio Henrique Nunes de. Participação em banca de Felipe de Sousa Grangeiro. O consumo na campanha Give Earth a Hand, do Greenpeace: uma análise hermenêutica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Católica do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. MAGALHÃES, Wladimir Capelo; GADANHA, Alberto Dias et al. Participação em banca de Nathália de Siqueira Ehl. Relatório de análise: a ascenção das Havainas através do trabalho com cores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. BITTENCOURT, Carlos; FIGUEIREDO, Liduina et al. Participação em banca de Tainá Côrtes Rodrigues. Navegar é preciso: uma análise sobre a deficiência de patrocínio do iatismo cearense. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. COSTA, Roberta; CAPELO, Wladimir et al. Participação em banca de Antônio Mailton Mendonça Nunes. Marca Marista: sentidos e significados para a sociedade cearense. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Católica do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. SILVA, Jari Vieira; BITTENCOURT, Carlos et al. Participação em banca de Aline Cavalcante Gurgel. Criação de uma marca de valor: The Burgers on The Table. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. GONÇALVES, Janayde; NETO, Joaquim Francisco Cordeiro et al. Participação em banca de Suelene de Paula Filgueiras. Comunicação Ambiental: um estudo comparativo de recepção do consumidor Natura / O Boticário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. CAPELO, Wladimir; SENA, Claudio Henrique Nunes de. Participação em banca de Ninon Quentin Pires. Um análise da evolução da aplicação tipográfica na editoração das capas de Revista Elle Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. BITTENCOURT, Carlos; JÚNIOR, José Edson Ferreira et al. Participação em banca de Gustavo Pereira Fonteles. O discurso publicitário na programação religiosa televisionada da Igreja Universal do Reino de Deus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. CAPELO, Wladimir; MENDES, Edilberto Silva et al. Participação em banca de Francisco José Martins Pessoa. Análise da guerra de marketing da Mega Drive e Nintendo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Católica do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. MAGALHÃES, Wladimir Capelo; MOURÃO, Maria Fabíola Fonseca et al. Participação em banca de Francisco Antônio Oliveira Gomes. O processo de criação e produção das indumentárias nos Maractus de Fortaleza. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade Católica do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. FILHO, Glauber Santos Paiva; CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de et al. Participação em banca de Layara de Fátima Leite Gama, Mariana Câmara Barros Pinto. Pink Elephant: ostentação na noite de Fortaleza. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
21. MAGALHÃES, Wladimir Capelo; MENDES, Edilberto Silva et al. Participação em banca de Leony Paula Souza. Jogos Digitais. Estudo de caso, History Chanel: Civil War.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Católica do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
22. LEITE, Kelma; MORAES, Valdenir Máximo de et al. Participação em banca de Jéssica Fernandes Carneiro. PontoCE: um estudo da cena musical alternativa de Fortaleza. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Católica do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
23. ALCÂNTARA, Alessandra Oliveira Carlos; FEITOSA, Ricardo Augusto Sabóia et al. Participação em banca de Saullo Pontes Leitão. Efemeridades das relações pós-modernas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
24. FILHO, Glauber Santos Paiva; CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de et al. Participação em banca de Layara de Fátima Leite Gama, Mariana Câmara Barros Pinto. Pink Elephant: ostentação na noite de Fortaleza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
25. ALCÂNTARA, Alessandra Oliveira Carlos; OLIVEIRA, Alessandra et al. Participação em banca de Ariza Torquato Rocha Cruz. A infância como público-alvo da propaganda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
26. MACIEL, Regina Heloísa; ALCÂNTARA, Alessandra Oliveira Carlos et al. Participação em banca de Ana Carolina Pacheco de Figueiredo. Jogos Eletrônicos em Smartphones: uma pesquisa sobre hábitos de consumo e vício. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
27. GUIMARÃES, Talita Garcez; SOUZA, Leonilia Gabriela Bandeira de et al. Participação em banca de Gabriel Moaco Silva Chaves. Brand Equity: um estudo do filme publicitário "Por mais laços de carinho" de O Boticário. 2014 - Faculdade 7 de Setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
28. BITTENCOURT, Carlos; OLIVEIRA, Alessandra et al. Participação em banca de José Nelson Oliveira Rocha. Reposicionamento de branding. Estudo de caso - Beach Park. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
29. MAGALHÃES, Wladimir Capelo; BRASIL, Aléxia Carvalho et al. Participação em banca de Thaís Esmeraldo de Freitas. Uma análise da evolução visual do brasão da cidade de Fortaleza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
30. BITTENCOURT, Carlos; JÚNIOR, José Edson Ferreira et al. Participação em banca de Aline Caldas de Sousa. Branding e Moda: um estudo sobre o processo de construção de relações entre consumidores e as marcas de luxo femininas do mercado de Fortaleza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
31. NASCIMENTO, Lizie Sancho; BITTENCOURT, Carlos et al. Participação em banca de Beatriz Turri de Alencar Araripe. Plano de comunicação da edição comemorativa de três anos da "Fertinha". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
32. TAVARES, Lucinda Maria Martins; JÚNIOR, José Edson Ferreira et al. Participação em banca de Ana Débora Lima de Vasconcelos. Marketing 3.0: um estudo de caso sobre o Facebook do Bradesco. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
33. CAVALCANTE, Fernando Luiz Nobre; ALBUQUERQUE, Paulo Germano Barrozo de et al. Participação em banca de Joêmili Queiroz Gomes. Comunicação institucional e publicidade infantil: um estudo de caso da campanha Amil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade 7 de Setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
34. BITTENCOURT, Carlos; SENA, Claudio Henrique Nunes de. Participação em banca de Monique Enéas Lourenço. Marketing farmacêutico no âmbito televisivo: estudo de caso do programa Sempre Bem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
35. BITTENCOURT, Carlos; ARAÚJO, Alessandra Oliveira et al. Participação em banca de Jose Carlos Memória Muniz Filho. Agência Social: uma análise crítica sobre as mudanças da comunicação da agência publicitária frente às mídias sociais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
36. ARAÚJO, Adriana Santiago; ARAÚJO, Alessandra Oliveira et al. Participação em banca de Samuel Rodrigues de Oliveira. Felicidade a crédito: valores construídos na campanha publicitária "Go. Mais pessoas vão com Visa.". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
37. JÚNIOR, José Edson Ferreira; TAVARES, Lucinda Maria Martins et al. Participação em banca de Naiara Martins Pereira. Rotinas produtivas do marketing de varejo com foco na análise de filmes da Sapataria Nova. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
38. ARAÚJO, Alessandra Oliveira; FILHO, Tarcísio Bezerra Medeiros et al. Participação em banca de Renata Moreira de Araújo. Campanha publicitária de incentiva ao cultivo de árvores e jardins em calçadas e residências. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
39. KURy, Glaura Brilhante; FREIRE, Eduardo Nunes et al. Participação em banca de Luana Silva de Oliveira. Status: sendo observado. O marketing de permissão na Internet na busca pelo sucesso com o consumidor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
40. SOUZA, Leonilia Gabriela Bandeira de; CAVALCANTE, Fernando Luiz Nobre et al. Participação em banca de Wanderson do Amaral Souza. Gerenciamento de crise em comunicação: o acidente do voo 3054 da TAM Linhas Aéreas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade 7 de Setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
41. CAVALCANTE, Fernando Luiz Nobre; PAIVA, Leonardo Macêdo de et al. Participação em banca de Francisco Wanderson Bezerra de Almeida. Extensão de marca e segmentação de mercado: um estudo de caso do Sal e Brasa.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade 7 de Setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
42. CAVALCANTE, Fernando Luiz Nobre; PAIVA, Leonardo Macêdo de et al. Participação em banca de Jéssica Piorski Ferreira. O universo de Mad Men: product placement e a indústria tabagista na televisão.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade 7 de Setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
43. BOUTy, Alessandra Marinho; FILHO, Tarcísio Bezerra Medeiros et al. Participação em banca de Kethyna Freitas Bezerra. Visual mershandising como ferramenta essencial no ponto de venda: um estudo de caso da loja Farm.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
44. BITTENCOURT, Carlos; SILVA, Jari Vieira et al. Participação em banca de José Clayton Vasconcelos Ponte. Ótica Boris como Top of Mind. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
45. TAVARES, Lucinda Maria Martins; SILVA, Jari Vieira et al. Participação em banca de Letícia Lima Verde Brito. Análise do marketing de guerrilha da Coca-Cola na ação "The Friendly Twist".. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
46. CAVALCANTE, Carmen Luisa Chaves; PINHEIRO, Stéphanie Olegário et al. Participação em banca de Tayane Barbosa de Sousa. Homosexualidade na propaganda "Casais" da Boticário: uma análise de conteúdo a partir de blogues.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
47. BITTENCOURT, Carlos; OLIVEIRA, Wellington Gabriel Freitas de et al. Participação em banca de Márcio Almeida Martins. Planejamento de comunicação de uma clínica popular na cidade de Fortaleza. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
48. BOUTy, Alessandra Marinho; BITTENCOURT, Carlos et al. Participação em banca de Daniel Bruno Lima da Costa. Campanha publicitária sobre a importância da propaganda no Município de Aquiraz.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
49. BITTENCOURT, Carlos; JÚNIOR, José Edson Ferreira et al. Participação em banca de Manuel Florêncio Pompeu de Carvalho. Planejamento de comunicação: Casa Plaza Pães de Doces. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
50. ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; RUEDA, Carlos Velazquez et al. Participação em banca de Antônio Josivan Peixoto Alves. O Masculino na Contemporaneidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
51. JÚNIOR, José Edson Ferreira; BITTENCOURT, Carlos et al. Participação em banca de Felipe Moraes Costa. Eventos como fortalecimento de imagem da marca Red Bull - Um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
52. SILVA, Jari Vieira; FILHO, Glauber Santos Paiva et al. Participação em banca de Marcos Felipe Duarte Aquino. Relatório de Fundamentação Técnica e Teórica do Documentário "De Cá pra Lá": Projeto Rivera na Internet. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
53. BOUTy, Alessandra Marinho; NASCIMENTO, Lizie Sancho et al. Participação em banca de Helene Christine Queiroz da Silva. Publicidade na Internet: Análise da Relação entre Marca e Consumidor nas Redes Sociais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
54. CAVALCANTE, Fernando Luiz Nobre; DIÓGENES, Ana Márcia et al. Participação em banca de Paulo Henrique Freire Guerra Reginaldo. O Jogo do Tempo: Alianças Partidárias no Horário Político Eleitoral em 2014. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade 7 de Setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
55. SILVA, Jari Vieira; PATROCÍNIO, Katia Regina Azevedo et al. Participação em banca de Raquel Craveiro Rocha. Mareting de serviços do Longslide Skate Bar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade 7 de Setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
56. ARAÚJO, Alessandra Oliveira; PATROCÍNIO, Katia Regina Azevedo et al. Participação em banca de Davi Ribeiro de Senna Soares. What a Wonderful Word: A Relação entre Música, Imagem, Televisão e Publicidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
57. CASTRO, Márcia Maria Alves Pereira Osório de; ARAÚJO, Alessandra Oliveira et al. Participação em banca de Felipy Procópio Chaves. "Alô, alô, vocês sabem quem sou eu?", Uma análise sobre a identificação dos memes da Inês Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
58. BITTENCOURT, Carlos; JÚNIOR, José Edson Ferreira et al. Participação em banca de Milena de Lima Fassanaro Ricci. Rebranding e Campanha de Relacionamento do Brechó Dona Bella. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
59. ARAÚJO, Alessandra Oliveira; BITTENCOURT, Carlos et al. Participação em banca de Ícaro Augusto de Sousa Viana. A Originalidade na criação publicitária nos anúncios de oportunidade: um estudo de caso sobre o Aniversário de Fortaleza. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
60. JÚNIOR, José Edson Ferreira; BITTENCOURT, Carlos et al. Participação em banca de Bybyanne Adienev Matias Lopes Lemos. Marketing Viral como Estratégia Publicitária. Um estudo de caso sobre o marketing viral do filme Deadpool. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
61. CAVALCANTE, Fernando Luiz Nobre; SILVA, Jari Vieira et al. Participação em banca de Felipe Olieveira da Silva e Igor Augusto dos Santos Silva. Mídia Mall no Ceará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade 7 de Setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
62. FILHO, Tarcísio Bezerra Medeiros; OLIVEIRA, Alessandra et al. Participação em banca de Júlio Silva Rodrigues. Gutten: um projeto de inovação voltado para nativos digitais realizado a partir da abordagem do design thinking. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
63. SILVA, Jari Vieira; PATROCÍNIO, Katia Regina Azevedo et al. Participação em banca de Germana Gomes Barroso. Marking of Donadel Foodtruck. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade 7 de Setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
64. SILVA, Jari Vieira; NORMANDO, Carlos Alberto et al. Participação em banca de Thiago Gadelha Paula. Sabor através das lentes: catálogo gastronômico do Ceará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
65. ROCHA, Davi de Castro; SILVA, Jari Vieira et al. Participação em banca de Aline Heluany Khoury e Oscar Nonato da Silva Filho. Youtubers: um panorama sobre a nova relação fã e ídolo na plataforma de vídeos Youtube. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade 7 de Setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
66. SILVA, Adriana Helena S M da; PATROCÍNIO, Katia Regina Azevedo et al. Participação em banca de Lana Marília Alves Barroso. O marketing cultural e sua aplicabilidade nas empresas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
67. ROCHA, Davi de Castro; OLIVEIRA, Francisco Estavam Martins de et al. Participação em banca de Ângela Letícia Cunha Brasil. A experiência de marca e atitude dos consumidores perante a marca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
68. ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; ARAÚJO, Alessandra Oliveira et al. Participação em banca de Melissa Almeida Viana Marinho. Internet: a atualização das relações afetivas na contemporaneidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
69. ROCHA, Davi de Castro; BITTENCOURT, Carlos et al. Participação em banca de Luiz Henrique Farias Feijó. Esforços promocionais de marketing aplicados a projetos de financiamento coletivo de jogos no Catarse. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
70. GUIMARÃES, Talita Garcez; PAIVA, Leonardo Macêdo de et al. Participação em banca de Beatriz Delnero. A associação do Sport Club Corinthians Paulista à Nike na campanha #vivemosdecorinthias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade 7 de Setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
71. PAIVA, Leonardo Macêdo de; GUIMARÃES, Talita Garcez et al. Participação em banca de Camylla Maria da Costa Souza. Panorama do profissional de atendimento publicitário em Fortaleza. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade 7 de Setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
72. SAMPAIO, Aíla Maria Leite; BITTENCOURT, Carlos et al. Participação em banca de Hayana Diniz Farias Feijó. A razão e a emoção na publicidade: um estudo de caso da campanha "Viva Tudo". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
73. BOUTy, Alessandra Marinho; JÚNIOR, José Edson Ferreira et al. Participação em banca de Renata Tavares de Jesus. Marketing Digital como estratégia de evangelismo: um estudo de caso da Jornada Mundial da Juventude 2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
74. GUIMARÃES, Talita Garcez; CAVALCANTE, Fernando Luiz Nobre et al. Participação em banca de Germano Nottingham de Carvalho Rocha. Campanha para a Praia do Uruaú. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade 7 de Setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
75. GUIMARÃES, Talita Garcez; JÚNIOR, Lima et al. Participação em banca de Felipe Alves Macedo. Estratégias de comunicação no mercado de Food Trucks em Fortaleza. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
76. BOUTy, Alessandra Marinho; JÚNIOR, José Edson Ferreira et al. Participação em banca de Sarah Fortaleza Mamede Aguiar. A importância do marketing esportivo para construção da marca: um estudo de caso da campanha "Surpertitions" da Bud Light. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
77. SAMPAIO, Aíla Maria Leite; BITTENCOURT, Carlos et al. Participação em banca de Ana Carla Caetano Ramos. Quando a propaganda fala da propaganda: uma análise da metalinguagem na campanha "Antarctica Subzero". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
78. BITTENCOURT, Carlos; JÚNIOR, José Edson Ferreira et al. Participação em banca de Ana Beatriz de Matos Faria. Planejamento de Comunicação e Campanha The Biz - Escola de Artes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
79. PATROCÍNIO, Katia Regina Azevedo; BITTENCOURT, Carlos et al. Participação em banca de Clara Macedo Santos. A intertextualidade na obra audiovisual Unbreakable Kimmy Schmidt. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
80. BRAGA, Mariana Fontenele; ARAÚJO, Alessandra Oliveira et al. Participação em banca de Cristiano Gomes de Castro. Cultura e Publicidade: Um estudo de caso do regionalismo na marca Ypióca e os aspectos de sua globalização.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
81. FILHO, Tarcísio Bezerra Medeiros; MACHADO, Camile Farias et al. Participação em banca de Ellen Christina Silva de Mesquita. Adeus Sr. TOC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
82. ARAÚJO, Alessandra Oliveira; BITTENCOURT, Carlos et al. Participação em banca de Luiza Martins Maropo. A Questão de Gênero nas Agências de Publicidade do Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
83. RUEDA, Carlos Velazquez; CAMPOS, Marília Romero et al. Participação em banca de Nathalia Vasconcelos Saraiva. O Papel Publicitário no Mal-Estar Contemporâneo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
84. CAVALCANTE, Fernando Luiz Nobre; PATROCÍNIO, Katia Regina Azevedo et al. Participação em banca de Elis Priscila Rodrigues Vieira. O gênero na publicidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário 7 de setembro.
Referências adicionais: Brasil/Português.
85. ALCÂNTARA, Alessandra Carlos; RUEDA, Carlos Velazquez et al. Participação em banca de Victória Régia Barros Silva. Consumo infantil: identificando os elementos persuasivos na publicidade infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
86. PAIVA, Diego Henrique Oliveira; FILHO, Tarcísio Bezerra Medeiros et al. Participação em banca de Talita Abreu Lima. Manual de sobrevivência do calouro de Publicidade e Propaganda da Unifor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
87. BITTENCOURT, Carlos; SAMPAIO, Aderson dos Santos et al. Participação em banca de Felipe Magalhães Sousa. Análise de marketing da websérie 01.09 com a utilização da plataforma digital Youtube. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
88. ARAÚJO, Alessandra Oliveira; BRAGA, Mariana Fontenele et al. Participação em banca de Nicácio Ramon Braga Lira. A comunicação como permissiva das múltiplas identidades: um estudo de caso do aplicativo GROWLr. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
89. ARAÚJO, Alessandra Oliveira; BITTENCOURT, Carlos et al. Participação em banca de Gabriella Oliveira Freitas Campelo. Planejamento de comunicação - Espaço Shakti Yoga & Terapias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
90. ARAÚJO, Alessandra Oliveira; BRAGA, Mariana Fontenele et al. Participação em banca de Ana Beatriz de Oliveira Bezerra. Do morro ao asfalto: uma análise da trajetória do funk no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
91. ARAÚJO, Alessandra Oliveira; BRAGA, Mariana Fontenele et al. Participação em banca de Priscilla Oliveira Nascimento. A corrida da sociedade de controle: imperativo biográfico no trabalho publicitário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
92. BRAGA, Mariana Fontenele; SILVA, Jari Vieira et al. Participação em banca de Sarah Saunders de Barros Bezerra. Campanha Publicitária para o combate à violência contra mulher no Município de Fortaleza - CE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
93. ARAÚJO, Alessandra Oliveira; BRAGA, Mariana Fontenele et al. Participação em banca de Ítalo Antônio Oliveira. Batalha do Dragão: a propagação do conhecimento através do Rap. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
94. BRAGA, Mariana Fontenele; ARAÚJO, Alessandra Oliveira et al. Participação em banca de Brenda de Menezes da Silva. Empoderamento Feminino e Posicionamento na Comunicação: Uma Análise sobre a Marca Ahazando. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
95. BITTENCOURT, Carlos; BORGES, Wagner et al. Participação em banca de Aristides Santos Grangeiro. Marketing digital como ferramenta de campanha : uma análise do instagram de Camilo Santana na eleição para governo do Ceará em 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
96. ARAÚJO, Alessandra Oliveira; BOUTy, Alessandra Marinho et al. Participação em banca de Ádrian Felipe Meneses Teixeira. O corpo poderia se chamar aqui: uma análise do filme Aquarius. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em bancas de comissões julgadoras

Professor titular
1. QUEZADO, Ana; CAMPOS, Danielle et al.Banca de seleção de docente. 2010. Faculdade Católica do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. BITTENCOURT, Carlos; RUEDA, Carlos Velazquez et al.Banca de seleção de docente. 2014. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Outras participações
1. SENA, Claudio Henrique Nunes de. Jurado da etapa local da EXPOCOM, 2013.. 2013. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. SENA, Claudio Henrique Nunes de. Avaliador da apresentação oral do Encontro Iniciação à Pesquisa - Unifor. 2014. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. SENA, Claudio Henrique Nunes de. Jurado do Prêmio Juan Vazquez ACADi (Associação Cearense de Agentes Digitais). 2021. Associação Cearense de Agentes Digitais.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. SENA, Claudio Henrique Nunes de. Jurado do Prêmio Juan Vazquez ACADi (Associação Cearense de Agentes Digitais). 2023.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. . 2008. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Portugal/.
2. . 2009. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Portugal/.
3. A(s) Identidade(s), As Comunidades e as Relações no Ciberespaço. Um Olhar Transversal Sobre o Comportamento do Sujeito Contemporâneo no Espaço Virtual. 2011. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
4. O corpo como elemento comunicativo nos grupos sociais informais. Uma análise sobre os praticantes de jiu-jitsu.. 2013. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
5. Intercom Jr.. 2017. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
6. . 2017. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
7. . 2011. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
8. . 2013. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
9. . 2020. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
10. ?Conhecendo o Convênio UECE-Lyon II: realizações e impactos (2015-2020); oportunidades (2022-2026)?. 2022. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
11. . 2023. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
12. . 2023. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
13. . 2010. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
14. Quando o pesquisador adentra o tatame. Um relato sobre a observação participante realizada entre lutadores de MMA.. 2020. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
15. . 2006. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/.
16. As evoluções e transformações da produção artesanal. Um estudo de caso sobre as cidades de Juazeiro do Norte e Barcelos. 2010. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
17. Novos grupos urbanos, novas formas de socialização. Compreendendo o caso do grupo social dos praticantes de jiu-jitsu.. 2011. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
18. Publicidade e Internet. 2012. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
19. . 2014. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
20. . 2015. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
21. . 2015. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
22. . 2016. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
23. A pesquisa antropológica na compreensão da cidade e dos citatinos. 2018. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
24. . 2010. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
25. . 2011. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
26. Jurado da etapa local da EXPOCOM. 2013. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
27. INFLUX ? Facebook: Tribunal Social. 2017. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
28. . 2017. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
29. . 2018. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
30. . 2021. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
31. UECE-Lyon II: realizações e impactos PDSE. 2023. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
32. . 2023. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
33. . 2023. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica35

Artigos publicados em periódicos2
Completos2
Trabalhos em eventos26
Completos23
Resumos2
Livros e capítulos5
Livros publicados ou organizados5
Capítulos de livros publicados0
Textos em jornais ou revistas (magazines)2
Jornal de notícias2

Total
Produção técnica30

Processos ou técnicas1
Processos ou técnicas sem registro ou patente1
Demais tipos de produção técnica29

Total
Produção artística/cultural1

Total
Orientações concluídas37

Graduação37


Total
Dados complementares135

Participação em bancas examinadoras96
Participação em bancas de comissões julgadoras6
Participação em eventos33
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 11/04/2024 - 12:16