Curriculum Vitae

Rosa Angela Cortez de Brito

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeRosa Angela Cortez de Brito
Nome em citações bibliográficasBRITO, R. A. C.;ALMEIDA, R. A. C. B.;BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ;BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE
Endereço profissionalEspaço La Vie.
Rua Eduardo Bezerra - de 971/972 ao fim
São João do Tauape
60130271 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 988871054
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2016 - 2020 Doutorado em Psicologia.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: A Psicoterapia com Crianças na Clínica Humanista-Fenomenológica, Ano de Obtenção: 2020.
Orientador: Virginia de Saboia Moreira Cavalcanti.
Palavras-chave: Psicoterapia com crianças; Humanismo-Fenomenológico; Lebenswelt.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA CLÍNICA / Especialidade: Ludoterapia.
2010 - 2012 Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A criança como Outro: Uma leitura Ética da Ludoterapia Centrada na Criança, Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: José Célio Freire.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ludoterapia; Ludoterapia Centrada na Criança; Ética; Ética da Alteridade Radical; Criança; Outro.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica / Especialidade: Ludoterapia.
2022 Especialização em Novas Abordagens em Saúde Mental Infanto-Juvenil. (Carga Horária: 423h).
Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA, CENSUPEG, Brasil.
2022 Aperfeiçoamento em Formação clínica em Gestalt-terapia. (Carga horária: 360
Instituto Aware, AI, Brasil.
2013 - 2015 Aperfeiçoamento em Formação em Psicoterapia Humanista-Fenomenológica. (Carga horária: 360
Consultório Professora Dra. Virginia Moreira, CPVM, Brasil.
Título: --. Ano de finalização: 2015.
Orientador: Virginia Moreira.
2010 - 2011 Aperfeiçoamento em Formação em Gestalt-terapia com crianças e adolesc. (Carga horária: 180
Centro Gestáltico de Fortaleza, CG, Brasil.
Título: -. Ano de finalização: 2011.
2007 - 2007 Aperfeiçoamento em Curso de Abordagem Centrada na Pessoa. (Carga horária: 200
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: -. Ano de finalização: 2007.
2006 - 2007 Aperfeiçoamento em Formação em Abordagem Centrada na Pessoa. (Carga horária: 344
Consultório Cavalcante Júnior, PhD, CJ, Brasil.
Título: -. Ano de finalização: 2007.
2000 - 2008 Graduação em Psicologia.
Título: Psicoterapia Não-Diretiva de Rogers e Ludoterapia Não-Diretiva de Axline: Relações e Reflexões.
Orientador: Vilma Maria Barreto Paiva.
Voltar

Formação complementar
2022Criando Relações Respeitosas. (Carga horária: 20h).
MAYA EIGENMANN DESENVOLVIMENTO HUMANO LTDA, MEDH, Brasil.
2022Gestalt-terapia e Merleau-Ponty: Conversações. (Carga horária: 32h).
LUDENS PSICOLOGIA LTDA, LP, Brasil.
2021Descortinando o Trauma. (Carga horária: 60h).
DONI E LAVOR LTDA, DL, Brasil.
2021Fundamentos da Terapia de Casal. (Carga horária: 90h).
Instituto Aripe, ARIPE, Brasil.
2021Psicofarmacologia para Profissionais de Saúde. (Carga horária: 14h).
Instituto Aripe, ARIPE, Brasil.
2021 - 2021Luto Grave na Infância. (Carga horária: 4h).
Instituto Beabá, BEABA, Brasil.
2021 - 2021Terapia Online: Tornando-se um psicólogo online. (Carga horária: 40h).
Tornar-se Psi, TP, Brasil.
2014 - 2014Neuropsicologia Infantil. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2013 - 2013Bases Filosóficas da Psicologia existencial. (Carga horária: 60h).
Instituto de Psicologia Fenomenológico Existencial do Rio de Janeiro, IFEN, Brasil.
2012 - 2012Workshop sobre psicoterapia infantil. (Carga horária: 8h).
Consultório Psicóloga Ana Cecília Prado Sousa, CPACPS, Brasil.
2012 - 2012Workshop Administrando a Clínica Psicológica. (Carga horária: 8h).
Consultório Psicóloga Tatiana Marcelino do Carmo, CPTMC, Brasil.
2006 - 2006IV Capacitação em Perda, Luto e Separação. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2005 - 2005Curso de Implantação de RH. (Carga horária: 40h).
Hospital Universitário Walter Cantídio /Universidade Federal do Ceará, HUWC/UFC, Brasil.
2000 - 2000Francês Instrumental. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
INSTITUTO EMPATHIE, EI, Brasil.
Vínculo institucional
2022 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informaçõesProfessora de Formação Clínica em Abordagem Centrada na Pessoa.
Vínculo institucional
2020 - 2021 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informaçõesProfessora de formação clínica em Abordagem Centrada na Pessoa - 2020-2021
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2022 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar-5, Carga horária: 30
Outras informaçõesAtua como professora efetiva, ministrando as disciplinas descritas a seguir: Psicopatologia Fenomenológica, Psicoterapia da Infância e da Adolescência, Teorias 3 - Humanismo, Ética em Psicologia, Psicologia da Infância, Teorias e Técnicas Psicoterápicas Fenomenológicas, Teorias e Técnicas de Intevenção Grupal. 

Atua como supervisora de estágio nas disciplinas Estágio I em Processos Clínicos e Intervenções em Saúde, Estágio II em Processos Clínicos e Intervenções em Saúde e Estágio III em Processos Clínicos e Intervenções em Saúde.
Vínculo institucional
2017 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar-3, Carga horária: 28
Outras informaçõesAtua como professora efetiva, ministrando as disciplinas descritas a seguir: Psicopatologia Fenomenológica, Psicoterapia da Infância e da Adolescência, Teorias 3 - Humanismo, Ética em Psicologia, Teorias Psicológicas 6 - Humanismo, Psicologia da Infância, Teorias e Técnicas Psicoterápicas Fenomenológicas, Práticas Integrativas I, Práticas Integrativas IV, Práticas Integrativas V, Práticas Integrativas VII, Teorias e Técnicas de Intevenção Grupal. 

Atuou como supervisora de estágio nas disciplinas Estágio I em Processos Clínicos e Intervenções em Saúde, Estágio II em Processos Clínicos e Intervenções em Saúde e Estágio III em Processos Clínicos e Intervenções em Saúde.
Vínculo institucional
2016 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessoria de Coordenação, Carga horária: 6
Vínculo institucional
2016 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro Núcleo Docente Estruturante (NDE), Carga horária: 6
Vínculo institucional
2015 - 2017 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informaçõesAtuou como professora substituta, ministrando as disciplinas descritas a seguir: Psicoterapia da Infância e da Adolescência, Teorias 3 - Humanismo, Teorias Psicológicas 6 - Humanismo, Práticas Integrativas I.

Atuou como supervisora de estágio nas disciplinas Estágio I em Processos Clínicos e Intervenções em Saúde, Estágio II em Processos Clínicos e Intervenções em Saúde e Estágio III em Processos Clínicos e Intervenções em Saúde
Vínculo institucional
2012 - 2012 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 35
Outras informaçõesAtuou como professora substituta, ministrando as disciplinas descritas a seguir: Psicoterapia da Infância e da Adolescência, Teorias 3 - Humanismo, Teorias Psicológicas 6 - Humanismo, Práticas Integrativas I.

Atuou como supervisora de estágio nas disciplinas Estágio II em Processos Clínicos e Intervenções em Saúde e Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica II
Vínculo institucional
2011 - 2011 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 17
Outras informaçõesAtuou como professora substituta, ministrando as disciplinas descritas a seguir: Psicopatologia Fenomenológica, Psicoterapia da Infância e da Adolescência, Teorias Psicológicas 6 - Humanismo.

Atuou como supervisora de estágio na disciplina Estágio I em Processos Clínicos e Intervenções em Saúde.
Espaço La Vie, ELV, Brasil.
Vínculo institucional
2015 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 20
Outras informaçõesAtua como Psicóloga Clínica em atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Estudos de Psicologia (Campinas).
Vínculo institucional
2020 - 2020 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Outras informaçõesRevisora Ad Hoc da Revista Estudos de Psicologia (Campinas) -QUALIS A-1 - ISSNe 1982-0275
REVISTA DA ABORDAGEM GESTÁLTICA (ONLINE).
Vínculo institucional
2019 - 2019 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Outras informaçõesRevisora Ad Hoc da Revista da Abordagem Gestáltica.
Centro Universitário Fanor Wyden, UNIFANOR WYDEN, Brasil.
Vínculo institucional
2012 - 2018 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre III, Carga horária: 20
Outras informaçõesProfessora das disciplinas: Psicologia: Fundamentos e Historicidade; Teorias e Sistemas: Fenomenologia Existencialismo e Humanismo; Psicologia Geral; Técnicas Psicoterápicas: Fenomenologia e Existencialismo; Psicologia da Percepção; Psicologia e Saúde.
Supervisora em psicologia clínica da disciplina Estágio
Faculdade de Tecnologia Intensiva, FATECI, Brasil.
Vínculo institucional
2012 - 2015 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informaçõesAtuou como professora das disciplinas listadas: Clínica Humanista, Teorias Humanistas, Ludoterapia, Psicologias Fenomenológicas, Aconselhamento Psicológico, Avaliação Psicológica
Ética, Bioética em Psicologia (alterado para matriz posterior para Ética Profissional em Psicologia) e Psicologia da Saúde.
Práticas Integrativas (observação e pesquisa em Psicologia). 
Atuou como supervisora de estágio na disciplina Estágio em Psicologia Clínica.
Instituto Ânima Cristi, IAC, Brasil.
Vínculo institucional
2010 - 2015 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 15
Outras informaçõesAtua como Psicóloga Clínica em atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Faculdade Maurício de Nassau, FMN, Brasil.
Vínculo institucional
2015 - 2016 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Vínculo institucional
2014 - 2014 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Atividades
01/2014 - 07/2014Ensino, Psicologia, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Práticas Integrativas II
Psicologia do Desenvolvimento
Clínica Phoenix, CP, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2010 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20
Outras informaçõesPsicoterapia com crianças, adolescentes, adultos, idosos e Orientação Profissional
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional
2010 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Mestranda
Outras informaçõesMestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Vínculo institucional
2008 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora voluntária, Carga horária: 5
Outras informaçõesDesenvolveu atividades de iniciação a docência como monitora, em 2008.1 e 2008.2, nas disciplinas Técnicas de Exame Psicológico I, Técnicas de Exame Psicológico II e Psicometria, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Veriana Colaço e da Profa. Ms. Andréa Cordeiro. Realizou também Orientação de Alunos participantes do Projeto de Extensão "Atendimento em Orientação Vocacional/Profissional aos alunos do Projeto Novo Vestibular", vinculada a Disciplina Técnicas de Exames Psicológicos II.
Vínculo institucional
2008 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 15
Outras informaçõesEstágio curricular em Psicologia Clínica realizado na Clínica-Escola da Universidade Federal do Ceará para conclusão de graduação em Psicologia
Vínculo institucional
2008 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária voluntária de Psicologia, Carga horária: 3
Outras informaçõesRealizou atendimento psicológico no Projeto de Extensão "Plantão Psicológico da Clínica-Escola da UFC".
Vínculo institucional
2007 - 2007 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Facilitadora em Orientação Profissional, Carga horária: 4
Outras informaçõesRealizou, como voluntária, da facilitação de grupo no Projeto de Extensão "Atendimento em Orientação Profissional a Comunidade do PNV", vinculada a disciplina Técnicas de Exame Psicológico II, ministrada pela Profa. Dra. Veriana Colaço
Atividades
10/2010 - 10/2010Treinamentos ministrados , Centro Acadêmico de Psicologia, .
Treinamentos ministrados
Abordagem Centrada na Pessoa e Ludoterapia Centrada na Criança
08/2008 - 08/2008Treinamentos ministrados , Centro Acadêmico de Psicologia, .
Treinamentos ministrados
Ludoterapia Centrada na Criança
Hospital Universitário Walter Cantídio /Universidade Federal do Ceará, HUWC/UFC, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga voluntária, Carga horária: 3
Outras informaçõesAtuou no Projeto de Extensão "Ambulatório de Transtornos Alimentares" do Centro de Estudos e Tratamento de Transtornos Alimentares - CETRATA , no setor de Saúde Mental do Hospital Universitário Walter Cantídio como Psicóloga com atividade de acompanhamento psicoterápico a pacientes do serviço
Vínculo institucional
2008 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária voluntária de Psicologia, Carga horária: 4
Outras informaçõesAtuou no Projeto de Extensão "Ambulatório de Transtornos Alimentares" do Centro de Estudos e Tratamento de Transtornos Alimentares - CETRATA , no setor de Saúde Mental do Hospital Universitário Walter Cantídio como estagiária de Psicologia com atividade de acompanhamento psicoterápico a pacientes do serviço
Vínculo institucional
2007 - 2007 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária voluntária de Psicologia, Carga horária: 12
Outras informaçõesParticipou do Projeto de Extensão "Atenção Psicológica aos Pacientes do Serviço de Hematologia" exercendo as seguintes atividades: Assistência Psicológica, Elaboração de Plano de Trabalho, Triagem, Acompanhamento ao Paciente e ao Acompanhante, Interconsulta.
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIALCAPS/SERIII/HUWC/UFC, CAPSGERAL SERIII, Brasil.
Vínculo institucional
2008 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 4
Outras informaçõesAtuou no CAPS infantil realizando Acompanhamento Psicoterápico e Avaliação Psicológica aos usuários do serviço.

Voltar

Projetos de Pesquisa
2018 - AtualFenomenologia Clínica da Intersubjetividade no mundo vivido (Lebenswelt) Psicopatológico - PQ - 1D
Descrição: Em pesquisas anteriores sobre fenomenologia clínica tendo como inspiração a fenomenologia filosófica de Maurice Merleau-Ponty (PQ 2015-2017), a questão da intersubjetividade se mostrou como importante tema a ser aprofundado e explorado nos estudos fenomenológicos sobre o mundo vivido (Lebenswelt) nos diferentes quadros psicopatológicos. Este projeto tem como objetivo descrever e compreender a intersubjetividade na experiência vivida psicopatológica como uma experiência do Lebenswelt (mundo vivido), na interseção entre o sujeito e o mundo, com fim de promover uma atenção clínica inovadora do transtorno mental. Justifica-se pesquisar este tema tendo em vista que, apesar dos inegáveis progressos nos tratamentos dos transtornos mentais, o fato é que eles aumentam a cada dia, de forma alarmante. Este projeto, então, inova, retomando a ideia original de Karl Jaspers do foco não apenas no fenômeno objetivo, que é observável no transtorno mental, mas, também, na sua dimensão subjetiva e, portanto, intersubjetiva. Será utilizado o método fenomenológico por meio de diferentes desenhos qualitativos de pesquisa, de acordo com seu objeto de estudo, a saber: pesquisas de campo, estudos de caso e estudos teóricos. Os resultados destas pesquisas serão propostos como estratégias de intervenção e de prevenção em saúde que entendam o transtorno mental como experiência intersubjetiva.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 5) / Mestrado acadêmico ( 3) / Doutorado ( 3) .
Integrantes: Rosa Angela Cortez de Brito - Integrante / Rosa Angela Cortez de Brito Almeida - Integrante / Virginia Moreira - Coordenador / Liliane Brandão - Integrante / Lucas Guimarães Bloc - Integrante / Camila Pereira de Souza - Integrante / juliana pita de albuquerque pereira - Integrante / Anna Karynne da Silva Melo - Integrante / Caroline Vasconcelos - Integrante / João Marcos Leite - Integrante / Márcia Helena Nogueira da Silva - Integrante / Louise Macêdo - Integrante / Victor Monteiro - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1.
2021 - AtualPsicopatologia Fenomenológica Infantil: uma revisão de literatura
Descrição: A realização deste projeto de pesquisa pelo APHETO (Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista- Fenomenológica), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR, contribuirá para a ampliação das tecnologias de atenção e cuidado à saúde mental na infância.
A identificação de literatura científica e a facilitação de seu acesso poderá colaborar para o desenvolvimento novas pesquisas no campo da clínica psicológica com crianças.
Este projeto também pretende ser uma ferramenta de colaboração para o crescimento, em termos de produção científica, da UNIFOR, envolvendo estudantes de iniciação científica, professores da graduação e professores da pós-graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) .
Integrantes: Rosa Angela Cortez de Brito - Integrante / MELO, ANNA KARYNNE - Coordenador / MOREIRA, VIRGINIA - Integrante / Marianna Facó Soares - Integrante.
.
2015 - 2017Fenomenologia Clínica como Intervenção Terapêutica em Psicopatologia -PQ-2
Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver a fenomenologia clínica da ambiguidade, inspirada na fenomenologia filosófica de Maurice Merleau-Ponty. Busca a compreender a experiência de Lebenswelt (mundo vivido) nos distintos processos de adoecer, desenvolvendo estudos sobre o método clínico fenomenológico como intervenção terapêutica em psicopatologia. Utilizando-se da lente fenomenológica ambígua, este projeto entende que a experiência psicopatológica vivida encontra-se no quiasma, ou na interseção doente e mundo, de tal forma que a patologia mental e o mundo em que vivemos se constituem mutuamente. Nesse sentido, a fenomenologia clínica como intervenção terapêutica visa a se construir como reversibilidade, onde subjetividade e objetividade, sintomatologia e experiência vivida são compreendidos em mútua constituição sob esta lente que pretende não se prender à dicotomia sujeito x objeto, sintoma x fenomenômeno na construção do método fenomenológico clínico de inspiração merleau-pontyana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 8) / Mestrado acadêmico ( 5) / Doutorado ( 3) .
Integrantes: Rosa Angela Cortez de Brito - Integrante / Georges Daniel Janja Bloc Boris - Integrante / Ana Karynne Melo - Integrante / Liliane Brandão - Integrante / Camila Pereira de Souza - Integrante / MONTEZUMA, SARAH - Integrante / MOREIRA, VIRGINIA - Coordenador / João Marcos Leite - Integrante / Márcia Helena Nogueira da Silva - Integrante / Louise Macêdo - Integrante / Victor Monteiro - Integrante.
.
2018 - 2020A clínica humanista-fenomenológica como prática psicológica inovadora no cuidado e na atenção à saúde na infância
Descrição: Projeto número 3029 - Financiamento Edital de Pesquisa DPDI Apoio a Grupos de Pesquisa Universidade de Fortaleza. Este projeto tem como objetivo apresentar a clínica humanista-fenomenológica como prática psicológica inovadora no cuidado e na atenção à saúde na infância. Tendo como lente a noção de infância na fenomenologia de Merleau-Ponty como lente para o cuidado e a atenção à infância na clínica humanista-fenomenológica, desenvolte estudos de casos clínicos infantis sob o referencial humanista-fenomenológico, busca compreender a experiência vivida de estagiários na clínica humanista-fenomenológica com crianças, nas modalidades de plantão e psicoterapia, visa a identificar os perfis demográfico, sócio-ambiental e epidemiológico, bem como as queixas das crianças atendidas no período de 2014 a 2018 no Serviço de Psicologia Aplicada do Nami-Unifor, realiza levantamento das taxas de abandono dos atendimentos infantis no Serviço de Psicologia Aplicada do Nami-Unifor no período de 2014-2018, identificar o itinerário terapêutico da criança no Serviço de Psicologia Aplicada do Nami-Unifor, propõe estratégias de promoção de cuidado como vias de prevenção do adoecimento psíquico e inovação na atenção à saúde na infância.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado acadêmico ( 5) / Doutorado ( 3) .
Integrantes: Rosa Angela Cortez de Brito - Integrante / Georges Daniel Janja Bloc Boris - Integrante / Ana Karynne Melo - Integrante / Liliane Brandão - Integrante / Camila Pereira de Souza - Integrante / Sarah Rebeca Viana Barreto - Integrante / MELO, ANNA KARYNNE - Integrante / MOREIRA, VIRGINIA - Coordenador / MOTA, WILLYAN DA COSTA - Integrante / BLOC, LUCAS - Integrante.
.
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA CLÍNICA / Especialidade: Psicoterapia.
2. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA CLÍNICA / Especialidade: Ludoterapia.
3. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Hospitalar.
4. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Plantão Psicológico.
5. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Docência em Psicologia.
6. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Supervisão em Psicologia Clínica.
Voltar

Idiomas
Compreende Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Fala Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. BRITO, R. A. C.;ALMEIDA, R. A. C. B.;BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ;BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE; Aline Freitas de Sousa; Ana Karolina Pessoa Bastos et al. Comunidade do Sossego sob olhar da Psicologia Comunitária. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Comunidade do Sossego sob olhar da Psicologia Comunitária, 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.conpsi5.ufba.br/]
2. BRITO, R. A. C.; Ana Karolina Pessoa Bastos; Aline Freitas de Sousa et al. Representações dos voluntários do Projeto Raio de Sol acerca dos pacientes infanto-juvenis acometidos pelo câncer. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Representações dos voluntários do Projeto Raio de Sol acerca dos pacientes infanto-juvenis acometidos pelo câncer, 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
3. BRITO, R. A. C.; Ana Karolina Pessoa Bastos; Aline Freitas de Sousa et al. Processos de Exclusão/Inclusão na Casa Toca de Assis. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Processos de Exclusão/Inclusão na Casa Toca de Assis, 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários
4. BRITO, R. A. C.; Ana Karolina Pessoa Bastos; Lorena Maria Fidelis Ferreira et al. Mercado Central de Fortaleza: Um estudo sob a visão da Psicologia Ambiental. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Mercado Central de Fortaleza: Um estudo sob a visão da Psicologia Ambiental, 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
5. BRITO, R. A. C.; Aline Freitas de Sousa; Ana Karolina Pessoa Bastos et al. Representações dos Voluntários do Projeto Raio de Sol acerca dos Pacientes Infanto-Juvenis acometidos pelo Câncer. In: IV Semana de Humanidades: Arte, Cultura e Educação na Contemporaneidade, 2007. Representações dos Voluntários do Projeto Raio de Sol acerca dos Pacientes Infanto-Juvenis acometidos pelo Câncer, 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Outro
6. BRITO, R. A. C.; Ana Karolina Pessoa Bastos; Lorena Maria Fidelis Ferreira et al. Mercado Central de Fortaleza: Um estudo sob a Visão da Psicologia Ambiental. In: IV Semana de Humanidades: Arte, Cultura e Educação na Contemporaneidade, 2007. Mercado Central de Fortaleza: Um estudo sob a Visão da Psicologia Ambiental, 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português
7. BRITO, R. A. C.; CORDEIRO, A. C. F.. Contricuições da Prática em Avaliação Psicológica para a Relação Ensimo/Aprendizagem na Formação do Psicólogo. In: XVII Encontro de Iniciação à Docência, 2008, Fortaleza. Contricuições da Prática em Avaliação Psicológica para a Relação Ensimo/Aprendizagem na Formação do Psicólogo, 2008.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Outro
8. ALMEIDA, R. A. C. B.. Ludoterapia Centrada na Criança e Alteridade Radical. In: XV Encontro Latino Americano da Abrodagem Centrada na Pessoa, 2010, Ouro Preto. Anais do XV Encontro Latino Americano da Abrodagem Centrada na Pessoa, 2010.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Outro
Trabalho realizado sob orientação do Prof. José Célio Freire.
9. ALMEIDA, R. A. C. B.. A Ética da Ludoterapia Centrada na Criança. In: III Encontro de Pesquisa / Encontros Universitários 2010, 2010, Fortaleza. Anais dos Encontros Universitários 2010, 2010.
Palavras-chave: Ludoterapia Centrada na Criança; Ética; Alteridade Radical.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.prppg.ufc.br/eu2010.ufc.briz/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=60]
Trabalho realizado sob orientação do Prof. José Célio Freire..
10. BRITO, R. A. C.; FREIRE, J. C.. LUDOTERAPIA CENTRADA NA CRIANÇA ? LEITURA A PARTIR DA ÉTICA DE EMMANUEL LÉVINAS. In: Fórum Internacional da Abordagem Centrada na Pessoa, 2013, Cumbuco. XII International Forum for Person Centered Approach and X Brazilan Forum for Person Centered Approach Abstracts / Anais do XII Fórum Internacional da Abordagem Centrada na Pessoa e X Fórum Brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa. Fortaleza. Fortaleza : IPHe- Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológica do Ceará, 2013. v. 1. p. 1-1.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 9788567054001.
11. BRITO, R. A. C.; FREIRE, J. C.; MOREIRA, V.. An understanding of Child Centered Playtherapy at the perspective of their development phases. In: 11 Conference World Association for Person Centered & Experiential Psychotherapy and Couseling, 2014, Buenos Aires. 11 Conference Beyond the Frontiers... Experiencing Diversity. Buenos Aires : Northgrafic, 2014. v. 1. p. 9-9.
Palavras-chave: Person Centered Approach; Child Centered Play Therapy; Development; Phases.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Argentina/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 9789874553409.
12. BRITO, R. A. C.; TELLES, T. C. B.. Considerações epistemológicas acerca do humanismo e da fenomenologia na psicologia. In: V Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia - DeVry Brasil, 2014, Fortaleza. Anais V Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia - DeVry Brasil, 2014. v. V.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.mct-devry.ufba.br/]; ISSN/ISBN: 22382208.
13. SILVA, M. L.; BRITO, R. A. C.. Plantão Psicológico - As influências de Carl Rogers. In: VI Mostra Pesquisa em CIência e Tecnologia DeVry Brasil, 2015, Fortaleza. Anais VI Mostra Pesquisa em CIência e Tecnologia DeVry Brasil, 2015. v. VI. p. 605-606.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://imagens.devrybrasil.edu.br/wp-content/uploads/2016/02/15184327/Anais-eletr-nico-VI-Mostra-de-Pesquisa-em-Ci-ncia-e-Tecnologia-DeVry-Brasil_Arquivo-1.pdf?_ga=1.254850376.1315175311.1462564601]; ISSN/ISBN: 22382208.
14. SOUZA, A. D. R.; BRITO, R. A. C.. Plantão Psicológico e Análise do Comportamento - Uma nova proposta de intervenção. In: VI Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia, 2015, Fortaleza. VI Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia, 2015. v. VI. p. 545-546.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://imagens.devrybrasil.edu.br/wp-content/uploads/2016/02/15184327/Anais-eletr-nico-VI-Mostra-de-Pesquisa-em-Ci-ncia-e-Tecnologia-DeVry-Brasil_Arquivo-1.pdf?_ga=1.254850376.1315175311.1462564601]; ISSN/ISBN: 22382208.
15. QUEIROZ, R. O.; CAVALCANTI, R. M.; MESQUITA FILHO, J. N. A. et al. Plantão Psicológico e Sistema Único de Saúde brasileiro - Possibilidades de articulação. In: VI Mostra de Pesquisa em CIência e Tecnologia - DeVry Brasil, 2015, Fortaleza. Anais VI Mostra Pesquisa em CIência e Tecnologia DeVry Brasil, 2015. v. VI. p. 601-602.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://imagens.devrybrasil.edu.br/wp-content/uploads/2016/02/15184327/Anais-eletr-nico-VI-Mostra-de-Pesquisa-em-Ci-ncia-e-Tecnologia-DeVry-Brasil_Arquivo-1.pdf?_ga=1.254850376.1315175311.1462564601]; ISSN/ISBN: 22382208.
16. ARAUJO, J. O.; SENA, H. B.; BRITO, R. A. C.. A importância do psicólogo no contexto clínico. In: XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2015. v. XXI.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://sistemas.unifor.br/encontroscientificos/2015/encontro/1013]; ISSN/ISBN: 1808-8449.
17. RIBEIRO, L. C. M.; CONCEICAO, R. M.; NASCIMENTO, N. K. S. et al. Ginástica Cerebral: uma possibilidade de intervenção em processos grupais. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2016, FORTALEZA. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Bretão; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://sistemas.unifor.br/encontroscientificos/2016]; ISSN/ISBN: 18088449.
18. FILGUEIRAS, M. L. P. M.; SILVA, J. J.; BRITO, R. A. C.. PSICOTERAPIA DE GRUPO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2016, FORTALEZA. Anais dos Encontros Científicos, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Bretão; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://sistemas.unifor.br/encontroscientificos/2016]; ISSN/ISBN: 18088449.
19. NOGUEIRA, J. S. L.; BORGES, R. R.; BRITO, R. A. C.. INTERVENÇÃO GRUPAL EM UM CENTRO PARA IDOSOS DE FORTALEZA. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2016, FORTALEZA. Anais dos Encontros Científicos, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Bretão; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://sistemas.unifor.br/encontroscientificos/2016]; ISSN/ISBN: 18088449.
20. OLIVEIRA, R. B.; BRITO, R. A. C.. A IMPORTÂNCIA DO MONITOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE PRÁTICA INTEGRATIVA VII DO CURSO DE PSICOLOGIA. In: XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2016, FORTALEZA. Anais dos Encontros Científicos, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Bretão; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://sistemas.unifor.br/encontroscientificos/2016]; ISSN/ISBN: 21755396.
21. BRITO, R. A. C.; FREIRE, J. C.; MOREIRA, V.. A ampliação da compreensão de adoecimento na Abordagem Centrada na Pessoa a partir da fenomenologia de Lévinas.. In: 18º International Conference of Philosoophy, Psychiatry and Psychology - INPP 2016, 2016, São Paulo. Abstracts 18º International Conference of Philosophy, Psychiatry and Psychology, São Paulo., 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://proceedings.galoa.com.br/inpp?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=inpp-2016]; ISSN/ISBN: 25258737.
22. OLIVEIRA, O. A. P.; BRITO, R. A. C.. Inclusão de um estudante com espectro autista, um relato de experiência. In: XVII Encontro de Iniciação à Docência, 2017, Fortaleza. Anais do XVII Encontro de Iniciação à Docência, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=7887449]; ISSN/ISBN: 2175-5396.
23. NEVES, C. S. C.; BRITO, R. A. C.. A transição do contexto escolar para o universitário: possíveis contribuições da monitoria. In: XVII Encontro de iniciação à docência, 2017, Fortaleza. Anais do XVII Encontro de iniciação à docência, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Bretão; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=7891113]; ISSN/ISBN: 2175-5396.
24. BRITO, R. A. C.; SOUZA, C. P.; MOREIRA, V.. Ansiedade e Angústia: uma condição do Pathos humano?. In: XVII Encontro de Pós-graduação e Pesquisa, 2017, Fortaleza. Anais do XVII Encontro de Pós-graduação e Pesquisa, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Bretão; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=7888488]; ISSN/ISBN: 1808-8457.
25. BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE; MOREIRA, V.. CHEGANDO PERTO DA CASA NA MONTANHA: DESENVOLVIMENTO DO VÍNCULO NA PSICOTERAPIA DE ANDRÉ. In: Congresso Internacional de Fenomenologia existencial [e] Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia ? ANPEPP, 2017, Natal. Anais do Congresso Internacional de Fenomenologia existencial [e do] Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia ? ANPEPP. Natal : CCHLA, 2017. v. 1.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.nucleopoiesis.com/congressos]
26. LIMA, L. S.; FORTES, A. C. P. B.; BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE. A RELEVÂNCIA DO MONITOR NA APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO Á REALIDADE UNIVERSITÁRIA. In: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018, FORTALEZA. ANAIS DO XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Fortaleza : Unifor, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
27. ALMEIDA, L. A.; RABELO, C. A. S.; BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE et al. A INSERÇÃO DO ESTUDANTE DE PSICOLOGIA EM UM HOSPITAL DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADE DE ESCOLHA PARA ATUAÇÃO. In: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018, Fortaleza. ANAIS DO XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
28. QUEIROZ, B. M.; LEITE, J. M.; MELO, ANNA KARYNNE et al. EXPERIÊNCIA DA INFÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HUMANISTA. In: XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2018, Fortaleza. ANAIS DO XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 18088457.
29. LEANDRO, C. E. V. C.; BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE; MOREIRA, V.. Depressão pós-parto e fenomenologia: um possível diálogo. In: XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2018, Fortaleza. ANAIS DO XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 18088457.
30. BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE; BLOC, LUCAS; MOREIRA, V.. A noção de infância em Merleau-Ponty: possível fundamento para a psicoterapia com crianças. In: XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2018, Fortaleza. ANAIS DO XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 18088457.
31. BRASIL, C. L.; RAMOS, C. M. O.; BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE. O PAPEL DO MONITOR COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE AUTONOMIA EM ESTUDANTES DO PRIMEIRO SEMESTRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2019, Fortaleza. ANAIS DO XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
32. MENEZES, A. M. A. B.; BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE. UM OLHAR PARA A ALTERIDADE A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA. In: XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2019, Fortaleza. ANAIS DO XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
33. BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE; MELO, ANNA KARYNNE; MOREIRA, VIRGINIA. O VÍNCULO NA PSICOTERAPIA HUMANISTA-FENOMENOLÓGICA COM CRIANÇAS. In: XIX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2019, Fortaleza. ANAIS DO XIX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2019.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 18088457.
34. BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE; MOREIRA, V.. A RELAÇÃO COM A FAMÍLIA NA PSICOTERAPIA HUMANISTA-FENOMENOLÓGICA COM CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASO. In: II Congresso Internacional de Fenomenologia existencial [e] III Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia ? ANPEPP, 2019, Natal. Anais do II Congresso Internacional de Fenomenologia existencial [e do] III Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia ? ANPEPP. Natal : UFRN, 2019. v. 2.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.nucleopoiesis.com/congressos]
35. MONTEIRO, V.; SILVEIRA, A.; BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE et al. A IDIONOMIA E A ANTAGONOMIA NA EXPERIÊNCIA VIVIDA DE MAURÍCIO. In: II Congresso Internacional de Fenomenologia existencial [e] III Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia ? ANPEPP, 2019, Natal. Anais do II Congresso Internacional de Fenomenologia existencial [e do] III Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia ? ANPEPP. Natal : UFRN, 2019. v. 2.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.nucleopoiesis.com/congressos]
36. MOTA, WILLYAN DA COSTA; BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE; BLOC, LUCAS et al. A NOÇÃO DE LINGUAGEM NA FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY: ELEMENTOS PARA A PSICOTERAPIA COM CRIANÇAS. In: II Congresso Internacional de Fenomenologia existencial [e] III Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia ? ANPEPP, 2019, Natal. Anais do II Congresso Internacional de Fenomenologia existencial [e do] III Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia ? ANPEPP. Natal : UFRN, 2019. v. 2.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.nucleopoiesis.com/congressos]
37. BLOC, LUCAS; BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE; MOREIRA, V.. O SENTIDO DO CUIDADO NA CLÍNICA PSICOLÓGICA INFANTIL. In: II Congresso Internacional de Fenomenologia existencial [e] III Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia ? ANPEPP, 2019, Natal. Anais do II Congresso Internacional de Fenomenologia existencial [e do] III Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia ? ANPEPP. Natal : UFRN, 2019. v. 2.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.nucleopoiesis.com/congressos]
38. TELES, M. F. R. P.; BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE. A IMPORTÂNCIA DA FENOMENOLOGIA PARA O EXERCÍCIO DO MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2020, Fortaleza. ANAIS DO XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2020.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
39. FERREIRA, R. C. S.; BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE. A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE HUMANISMO NO PERIODO DE ISOLAMENTO DA PANDEMIA DO COVID-19. In: XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2020, Fortaleza. ANAIS DO XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2020.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
40. FIGUEIREDO, J. D.; BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE. EXPERIÊNCIA NA MONITORIA EM UMA DISCIPLINA DE ETICA EM 1 PSICOLOGIA. In: XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2020, Fortaleza. ANAIS DO XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2020.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
41. SANTOS, P. V. M.; BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE. O PAPEL DO MONITOR DE FORMA PRESENCIAL E VIRTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2020, Fortaleza. ANAIS DO XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2020.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
42. RODRIGUES, T. H. M.; BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE. LITERATURA FICCIONAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2021, Fortaleza. ANAIS DO XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2021.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
43. GUABIRABA, G. E. F.; BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE. DIÁLOGO ENTRE AS METODOLOGIAS DE CARL ROGERS E PAULO FREIRE: ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2021, Fortaleza. ANAIS DO XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2021.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 21755396.
44. MOTA, WILLYAN DA COSTA; BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE; MOREIRA, V.. COMPREENSÃO DE MERLEAU-PONTY ACERCA DO DESENHO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA PSICOTERAPIA COM CRIANÇAS. In: III Congresso Internacional de Fenomenologia existencial [e] IV Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia ? ANPEPP, 2021, Natal. Anais do III Congresso Internacional de Fenomenologia existencial [e do] IV Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia ? ANPEPP. Natal : UFRN, 2021. v. 3.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.nucleopoiesis.com/congressos]

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1. BRITO, R. A. C.; PAIVA, V. M. B.. Psicoterapia de Rogers e Ludoterapia de Axline: Convergências e Divergências. Revista do NUFEN, v. 4, p. 102-114, 2012.
Palavras-chave: Psicologia Humanista; Ludoterapia; Terapia Centrada no Cliente.
Grande área: Ciências Humanas. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rnufen/v4n1/a09.pdf]; Série: 1; ISSN/ISBN: 21752591.
2. BRITO, R. A. C.; FREIRE, J. C.. Ludoterapia Centrada na Criança - Leitura a partir da Ética de Emmanuel Lévinas. Revista da Abordagem Gestáltica (Online), v. XX, p. 118-127, 2014.
Palavras-chave: Abordagem Centrada na Pessoa; Ludoterapia; Ética.; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672014000100015]; Série: 1; ISSN/ISBN: 19843542.
3.

BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ; MONTEZUMA, SARAH; MELO, ANNA KARYNNE et al. A Psicoterapia Infantil no Setting Clínico: Uma Revisão Sistemática de Literatura. CONTEXTOS CLÍNICOS, v. 13, p. 696-721, 2020. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [doi:10.4013/ctc.2020.132.15]; Série: 2; ISSN/ISBN: 19833482.
4.

BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE; MOTA, WILLYAN DA COSTA; BLOC, LUCAS et al. Linguagem e relação com os outros: contribuições da fenomenologia de Merleau-Ponty para a psicoterapia infantil. Psicologia-Universidade de SP-USP (Impresso), v. 32, p. 1-9, 2021.
Palavras-chave: linguagem; intersubjetividade; fenomenologia; psicoterapia humanista-fenomenológica; Ludoterapia.; Meio de divulgação: Digital; Série: 1; ISSN/ISBN: 16785177.
5. BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ; FREIRE, J. C.; BLOC, L. et al. DA LUDOTERAPIA NÃO-DIRETIVA À LUDOTERAPIA CENTRADA NA CRIANÇA ?DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO. REVISTA DA ABORDAGEM GESTÁLTICA (IMPRESSO), v. 27, p. 213-226, 2021.
Palavras-chave: Psicologia Humanista; Terapia Centrada no Cliente; Psicoterapia da criança; Ludoterapia.; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [doi:10.18065/2021v27n2.8]; Série: 2; ISSN/ISBN: 18096867.

Capítulos de livros publicados
1. BRITO, R. A. C.. Alienígena e criatura: a relação pais e filhos no filme. In: CURY, B. M.. (Org.). Humanismo em cena 2 - comentários de filmes à luz do referencial teórico da abordagem centrada na pessoa.. 2 ed. Curitiba, 2012, v. 2, p. 173-184.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 15019; Número da revisão: 2; ISBN: 9788580423426.
2. COSTA, A. J. A.; MIRANDA, C. S. N.; LEMOS, P. M. et al. Tessitura da Prática Docente em Pinceladas da LDB (9.394/96) e do Estágio em Docência. In: Jesus Garcia Pascual; Verônica M. Ximenes; James F. Moura Jr.; Lis Albuquerque Melo. (Org.). Experiências Entrelaçadas no Mestrado: Forma(ta)ção para a Docência. 1 ed. Curitiba, 2012, v. 1, p. 71-88.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788580425444.
3. BRITO, R. A. C.; LIMA, D. M. A.. Compreendendo as emoções de Divertida Mente: reflexões a partir da Abordagem Centrada na Pessoa e da Gestalt-terapia. In: Bruno Morais Cury. (Org.). Humanismo em Cena - Volume 3 - Comentários de filmes à luz do referencial da Abordagem Centrada na Pessoa. 1 ed. Curitiba, 2018, v. 3, p. 67-85.
Referências adicionais: Brasil/Português; Número da revisão: 1; ISBN: 9788544425671.
4. MESQUITA, I. L. A.; BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE; GONDIM, M. S. et al. A Arte-terapia como possibilidade de atuação na clínica da Abordagem Centrada na Pessoa. In: Liliany Loureiro Pontes; Márcia Duarte Medeiros; Márcio Silva Gondim; Rebeca Cavalcante Fontgalland. (Org.). Estudos e Práticas em Psicologia: Alguns Processos Terapêuticos e Interventivos. 1 ed. Fortaleza, 2019, v. 1, p. 43-61.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9786565599696.
5. BRITO, R. A. C.; MOREIRA, VIRGINIA. Psicoterapia Humanista-Fenomenológica Infantil com Manoel. In: Elza Dutra; Vera Engler Cury. (Org.). Pesquisas Fenomenológicas em Psicologia. 1 ed. Curitiba, 2021, v. 1, p. 69-91.
Referências adicionais: Brasil/Português; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9786525109999.

Textos em jornais de notícias/revistas
1. BRITO, R. A. C.. Opinião Maternidade. Diário do Nordeste, Fortaleza,Ceará, 06 mar. 2016.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/opiniao/maternidade-1.1505229; Data de publicação: 06/03/2016.
2. BRITO, R. A. C.. Tango e Psicologia. Diário do Nordeste, Fortaleza, 25 jun. 2016.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/opiniao/tango-e-psicologia-1.1572796; Data de publicação: 25/06/2016.

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1.

BRITO, R. A. C.. Como trabalhar com a ACP em um Hospital? Um olhar sobre minha experiência como estagiária de Psicologia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento: I Seminário Carl Rogers:.
2. BRITO, R. A. C.;ALMEIDA, R. A. C. B.;BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ;BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE; Aline Freitas de Sousa; Ana Karolina Pessoa Bastos et al. Representações dos voluntários do Projeto Raio de Sol acerca dos pacientes infanto-juvenis acometidos pelo câncer. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento: IV Semana de Humanidades: Arte, Cultura e Educação na Contemporaneidade.
3. BRITO, R. A. C.;ALMEIDA, R. A. C. B.;BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ;BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE. Contribuições da Prática em Avaliação Psicológica para a Relação Ensino/Aprendizagem na Formação do Psicólogo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Fortaleza; Evento: XVII Encontro de Iniciação à Docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
4. ALMEIDA, R. A. C. B.. Ludoterapia Centrada na Criança e Alteridade Radical. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Ouro Preto; Evento: XV Encontro Latino Americano da Abrodagem Centrada na Pessoa; Inst. promotora/financiadora: Pontifícia Universidade Católica - Minas Gerais / Centro de Psicologia Humanista - Minas.
5. ALMEIDA, R. A. C. B.. A Ética da Ludoterapia Centrada na Criança. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: III Encontro de Pesquisa / Encontros Universitários 2010; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
Trabalho realizado sob orientação do Prof. José Célio Freire.
6. BRITO, R. A. C.. Ludoterapia Centrada na Criança e Ética Radical. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica / Especialidade: Ludoterapia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus do Pici; Cidade: Fortaleza; Evento: IV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação; Inst. promotora/financiadora: universidade Federal do Ceará.
7. BRITO, R. A. C.. Infância na Contemporaneidade: Desafios da Prática Clínica Humanista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FATECI; Cidade: Fortaleza; Evento: V Semana de Psicologia: As Psicologias e suas Abordagens; Inst. promotora/financiadora: Faculdade de Tecnologia Intensiva.
8. BRITO, R. A. C.. Diagnóstico Psicológico na Infância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: Diálogos Sobre a Infância; Inst. promotora/financiadora: Programa de Educação Tutorial em Psicologia.
9. BRITO, R. A. C.. Sonhos e Abordagem Centrada na Pessoa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FATECI; Cidade: Fortaleza; Evento: VI Semana de Psicologia da Fateci; Inst. promotora/financiadora: Faculdade de Tecnologia Intensiva.
10. BRITO, R. A. C.. Versão de Sentido como instrumento para a supervisão de psicoterapeutas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Fortaleza; Cidade: Ceará; Evento: I Jornada do Serviço de Psicologia Aplicada; Inst. promotora/financiadora: Faculdade de Tecnologia Intensiva - FATECI.
11. BRITO, R. A. C.. A criança como Outro: desafios em Ludoterapia Centrada na Criança. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Fortaleza; Cidade: Ceará; Evento: Atuali(z)ações em Psicologia Humanista; Inst. promotora/financiadora: Faculdades Nordeste - FANOR/DeVry.
12. BRITO, R. A. C.; FREIRE, J. C.. Ética e Ludoterapia Centrada na Criança - A criança como Outro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Fortaleza; Cidade: Ceará; Evento: XII Fórum Internacional da Abordagem Centrada na Pessoa e X Fórum Brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa; Inst. promotora/financiadora: Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológica do Ceará - IPHE/CE.
13. BRITO, R. A. C.; FREIRE, J. C.; MOREIRA, V.. A ampliação da compreensão de adoecimento na Abordagem Centrada na Pessoa a partir da fenomenologia de Lévinas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
14BRITO, R. A. C.;ALMEIDA, R. A. C. B.;BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ;BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE; Carmen Silvia Nunes de Miranda; Mayra Lobato Pequeno. Ludoterapia Centrada na Crianca. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: Abordagem Centrada na Pessoa; Psicoterapia; Ludoterapia.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Outra; Duração do evento: 8; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade Federal do Ceará.
15Carmen Silvia Nunes de Miranda; ALMEIDA, R. A. C. B.. Abordagem Centrada na Pessoa e Ludoterapia Centrada na Criança. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Centro Acadêmico de Psicologia.
16

ALMEIDA, R. A. C. B.. Grupo de Estudos e Extensão em Ludoterapia Centrada na Criança. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Abordagem Centrada na Pessoa; Ludoterapia; Ludoterapia Centrada na Criança.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica / Especialidade: Ludoterapia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 146; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Núcleo de Práticas Clínicas.
Curso de Extensão em Ludoterapia Centrada na Criança. Previsto em carga horária encontros teóricos e vivenciais..
17BRITO, R. A. C.. Ludoterapia Centrada na Criança. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica / Especialidade: Ludoterapia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Centro Acadêmico de Psicologia.
18BRITO, R. A. C.; LIMA, D. M. A.. Oficina de Ludoterapia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 2; Local: FATECI; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Faculdade de Tecnologia Intensiva.
19BRITO, R. A. C.. Oficina de Ludoterapia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Fortaleza; Cidade: Ceará; Inst. promotora: Faculdade de Tecnologia Intensiva - FATECI.
20BRITO, R. A. C.. Curso Introdutório em Abordagem Centrada na Pessoa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 45; Local: Espaço Viver Psicologia; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológica do Ceará - IPhe-CE.
21BRITO, R. A. C.; LIMA, D. M. A.. Psicoterapia Infantil - A Ludoterapia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 2; Local: Fortaleza; Cidade: Ceará; Inst. promotora: Faculdade Maurício de Nassau.
22BRITO, R. A. C.; TELLES, T. C. B.. Humanismo-Fenomenológico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 6; Local: Fortaleza; Cidade: Ceará; Inst. promotora: Faculdades Nordeste - FANOR/DeVry.
23BRITO, R. A. C.. II Curso Introdutório em Abordagem Centrada na Pessoa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 45; Local: Instituto Anima Cristi; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológica do Ceará - IPhe-CE.
24BRITO, R. A. C.;ALMEIDA, R. A. C. B.;BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ;BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE. Seminário Atual(iz)ações em Psicologia Humanista. 2013. (Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Faculdades Nordeste (FANOR); Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Faculdades Nordeste (FANOR).
25MOREIRA, V.; BORIS, G. D. J. B.; BARBOSA, A. S. et al. XII Fórum Internacional da Abordagem Centrada na Pessoa e X Fórum Brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa. 2013. (Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Fortaleza; Cidade: Ceará; Inst. promotora/financiadora: Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológica do Ceará - IPHE/CE.
26BRITO, R. A. C.;ALMEIDA, R. A. C. B.;BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ;BRITO, ROSA ANGELA CORTEZ DE. II Seminário Atual(iz)ações em Psicologia Humanista. 2014. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Faculdades Nordeste (FANOR); Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Faculdades Nordeste (FANOR).

Orientações concluídas

Graduação
1. Maria Nizaura Correira Urtiga. A importância do brincar para o processo terapêutico na abordagem da Gestalt-terapia com crianças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Tecnologia Intensiva. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Ravena Torres Silva. A construção do Self e a Alienação Parental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Tecnologia Intensiva. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Danielle Campos Pacheco. Compreensão Diagnóstica na Psicoterapia Infantil em Gestalt-terapia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Tecnologia Intensiva. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Daniella Ábblica Cruz Lessa. As possíveis implicações decorrentes de dificuldades na formação de apego - um estudo sobre a psicopatologia de Gerard de Nerval em 'Aurélia'. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Tecnologia Intensiva. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Francisca Meiriane de Oliveira Sampaio. A influência dos afetos no processo de envelhecimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Tecnologia Intensiva. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Orientações de outra natureza
1. Larissa Barros. Supervisão em Psicologia Clínica II. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Naiana Mesquita. Supervisão em Psicologia Clínica II. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Renata Lessa. Supervisão em Psicologia Clínica II. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Rosana Luz Costa. Supervisão em Psicologia Clínica. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade de Tecnologia Intensiva. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Francisca Vieira de Sousa Vieira. Supervisão em Psicologia Clínica. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade de Tecnologia Intensiva. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Patrícia do Nascimento Castro. Supervisão em Psicologia Clínica. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade de Tecnologia Intensiva. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Leila Ribeiro Lima. Supervisão em Psicologia Clínica. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade de Tecnologia Intensiva. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
8. Isabela Rocha de Sousa. Supervisão em Psicologia Clínica. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade de Tecnologia Intensiva. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
9. Maria Nizaura Correia Urtiga. Supervisão em Psicologia Clínica. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade de Tecnologia Intensiva. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
10. Larissa Gomes Magalhães. Supervisão em Psicologia Clínica II. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
11. Raphaelly Costa Monteiro. Supervisão em Psicologia Clínica III. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
12. Mariana Oliveira Morel Lopes de Souza. Supervisão em Psicologia Clínica III. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
13. Lívia Maria de Oliveira Braga. Supervisão em Psicologia Clínica II. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
14. Sofia Souza de Araújo Alves. Supervisão em Psicologia Clínica II. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
15. Maria Lélia da Silva. Supervisão em Psicologia Clínica II. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
16. Marília Goya. Supervisão em Psicologia Clínica II. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
17. Marianna Mancuso Morano. Programa de Monitoria da UNIFOR. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Título artigo: As implicações do uso das Redes Sociais no processo de ensino e aprendizagem.
18. Renata Brasil de Oliveira. Programa de Monitoria da UNIFOR. 2016. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Título artigo: A Importância do Monitor no processo de aprendizagem dos alunos de Prática Integrativa VII do curso de Psicologia.
19. Cecília Sernache de Castro Neves. Programa de Monitoria da UNIFOR. 2017. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Título artigo: A transição do contexto escolar para o universitário: possíveis contribuições da monitoria..
20. Othon Albuquerque Pontes de Oliveira. Programa de Monitoria da UNIFOR. 2017. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
21. Larissy Seixas Lima. Programa de Monitoria da UNIFOR. 2018. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Título artigo: A RELEVÂNCIA DO MONITOR NA APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO Á REALIDADE UNIVERSITÁRIA
Coorientado por: Ana Carolina Pacheco Bittencourt Fortes.
22. Luana Araújo Almeida. Programa de Monitoria da UNIFOR. 2018. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
23. Camila Lambert Brasil. Programa de Monitoria da UNIFOR. 2019. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Título artigo: O PAPEL DO MONITOR COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE AUTONOMIA EM ESTUDANTES DO PRIMEIRO SEMESTRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Coutora: Camila Maria de Oliveira Ramos.
24. Aline Maria Araújo Bezerra de Menezes. Programa de Monitoria Institucional da UNIFOR. 2019. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Título artigo: UM OLHAR PARA A ALTERIDADE A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA.
25. Monalisa de Fatima Rodrigues Pimenta Teles. Programa de Monitoria Institucional da UNIFOR. 2020. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Título artigo: A IMPORTÂNCIA DA FENOMENOLOGIA PARA O EXERCÍCIO DO MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA..
26. Raíssa Cerqueira Sousa Ferreira. Programa de Monitoria da UNIFOR. 2020. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Título artigo: A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE HUMANISMO NO PERIODO DE ISOLAMENTO DA PANDEMIA DO COVID-19..
27. Júlia Daniel de Figueiredo. Programa de Monitoria da UNIFOR. 2020. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Título artigo: EXPERIÊNCIA NA MONITORIA EM UMA DISCIPLINA DE ETICA EM PSICOLOGIA ..
28. Paulo Vitor Miranda dos Santos. Programa de Monitoria da UNIFOR. 2020. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Título artigo: O PAPEL DO MONITOR DE FORMA PRESENCIAL E VIRTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA..
29. Gustavo Erick Ferreira Guabiraba. Programa de Monitoria da UNIFOR. 2021. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Título artigo: DIÁLOGO ENTRE AS METODOLOGIAS DE CARL ROGERS E PAULO FREIRE: ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19..
30. Tatiana Holanda Muniz Rodrigues. Programa de Monitoria Institucional da UNIFOR. 2021. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Rosa Angela Cortez de Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Título artigo: LITERATURA FICCIONAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA..
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. BRITO, Rosa Angela Cortez de. Participação em banca de Francisca Ferreira de Sousa Vieira. Perdas e Ganhos na Velhice e a contribuição da Gestal-terapia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Tecnologia Intensiva.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. LIMA, Deyseane Maria Araújo; DIÓGENES, Juliana Maria Pereira et al. Participação em banca de Gerlena Correia Lima. O brincar como meio facilitador da expressão da criança sob a perspectiva da Gestalt-terapia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Tecnologia Intensiva.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. LIMA, Deyseane Maria Araújo; DIÓGENES, Juliana Maria Pereira et al. Participação em banca de Lorena Araújo Paz. Psico-Educação: O grupo como estratégia de amparo às famílias no hospital. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Tecnologia Intensiva.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. KARYNNE, MELO, ANNA; SOUZA, Camila Pereira de et al. Participação em banca de ROXANNE PUCCI DE MESQUITA IBIAPINA. A EXPERIÊNCIA VIVIDA DE ADOLESCENTES COM O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DA FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. QUESADA, Andrea Amaro; BRITO, Rosa Angela Cortez de et al. Participação em banca de ALICE SIEBRA DE CASTRO. ?UM OLHAR PARA QUEM POUCO SE OLHA?: OS EFEITOS DA PSICOEDUCAÇÃO NOS NÍVEIS DE ESTRESSE E QUALIDADE DE VIDA EM CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2018.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. TEÓFILO, Magno Cezar Carvalho; LUCAS, BLOC, et al. Participação em banca de THIAGO DA CRUZ GOMES. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA: UMA PERSPECTIVA HUMANISTA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. LUCAS, BLOC,; GURGEL, Elton Alves et al. Participação em banca de NICOLLE CAVALCANTI COLARES. O SOFRIMENTO DO POLICIAL MILITAR NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. 2020 - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. TEÓFILO, Magno Cezar Carvalho; BRITO, Mariana Aguiar Alcântara de et al. Participação em banca de MARILENE SANTANA DE ALBUQUERQUE. UMA PERSPECTIVA GESTÁLTICA SOBRE ARTETERAPIA NOS AJUSTAMENTOS PSICÓTICOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. LUCAS, BLOC,; BRANDÃO, Liliane et al. Participação em banca de ISABELLE DE FREITAS ACÁCIO. OS SIGNIFICADOS DO COMER PARA PACIENTES COM COMPULSÃO ALIMENTAR PÓS CIRURGIA BARIÁTRICA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. LUCAS, BLOC,; BORIS, Georges Daniel Janja Bloc et al. Participação em banca de MONALISA DE FATIMA RODRIGUES PIMENTA TELES. A EXPERIÊNCIA VIVIDA DA ANOREXIA NERVOSA: UMA COMPREENSÃO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL DOS BLOGS PRÓ-ANA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. CORREIA, KARLA CARNEIRO ROMERO; BRITO, Rosa Angela Cortez de et al. Participação em banca de SARAH REBECA VIANA BARRETO. A EXPERIÊNCIA DE SER PSICOTERAPEUTA INFANTIL: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. Processos de Exclusão/Inclusão na Casa Toca de Assis. 2007. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
2. Ética e Ludoterapia Centrada na Criança - A criança como Outro. 2013. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
3. An understanding of Child Centered Playtherapy at the perspective of their development phases. 2014. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Argentina/.
4. Infância e noção de adoecimento: elementos para uma discussão.. 2015. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
5. Como trabalhar com a ACP em um Hospital? Um olhar sobre minha experiência como estagiária de Psicologia. 2007. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
6. Desenvolvimento da Ludoterapia na Abordagem Centrada na Pessoa. 2014. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
7. . 2005. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
8. . 2006. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
9. Diagnóstico Psicológico na Infância. 2013. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
10. Ludoterapia. 2015. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
11. Ludoterapia Centrada na Criança e Alteridade Radical. 2010. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
12. A Ética da Ludoterapia Centrada na Criança. 2010. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
13. . 2005. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
14. . 2005. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
15. Representações dos voluntários do Projeto Raio de Sol acerca dos pacientes infanto-juvenis acometidos pelo câncer. 2007. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
16. . 2007. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
17. Contribuições da Prática em Avaliação Psicológica para a Relação Ensino/Aprendizagem na Formação do Psicólogo. 2008. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
18. Mercado Central de Fortaleza: Um estudo sob a visão da Psicologia Ambiental. 2008. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
19. Ludoterapia Centrada na Crianca. 2008. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
20. Infância na Contemporaneidade: desafios da prática clínica humanista. 2011. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
21. Sonhos e Abordagem Centrada na Pessoa. 2012. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
22. Versão de Sentido como instrumento para a supervisão de psicoterapeutas. 2013. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
23. Oficina de Ludoterapia. 2013. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
24. Psicoterapia Infantil - A Ludoterapia. 2013. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
25. Humanismo-Fenomenológico. 2014. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica56

Artigos publicados em periódicos5
Completos5
Trabalhos em eventos44
Completos25
Resumos19
Livros e capítulos5
Livros publicados ou organizados0
Capítulos de livros publicados5
Textos em jornais ou revistas (magazines)2
Jornal de notícias2

Total
Produção técnica26

Demais tipos de produção técnica26

Total
Orientações concluídas35

Graduação5
Orientações de outra natureza30


Total
Dados complementares36

Participação em bancas examinadoras11
Participação em eventos25
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 11/07/2022 - 13:34