Curriculum Vitae

João Henrique Viana de Sousa

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeJoão Henrique Viana de Sousa
Nome em citações bibliográficasSOUSA, J. H. V.
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Centro de Comunicação e Gestão (CCG).
Avenida Washington Soares, 1321
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34773000
URL da Homepage: www.unifor.br
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2009 - 2011 Mestrado em Administração e Controladoria.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A influência da marca na decisão de compra de produtos religiosos, Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Produtos religiosos; marca; comportamento do consumidor; Decisão de compra.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas; Publicidade e pesquisa de mercado.
2023 Especialização em Pós-graduação em Gestão da Diversidade nas Organizações. (Carga Horária: 390h).
FACULDADE UNISE, UNISE, Brasil.
2023 Especialização em Pós-graduação em Acessibilidade, Diversidade e Inclusão. (Carga Horária: 390h).
FACULDADE UNISE, UNISE, Brasil.
2021 - 2022 Especialização em MBA em Marketing Estratégico Digital. (Carga Horária: 420h).
Descomplica Cursos Livres Via Web S.A., Des, Brasil.
Título: Projeto Zuão Social Content. Ano de finalização: 2022.
2021 - 2022 Especialização em Pós-graduação em Psicopedagogia. (Carga Horária: 380h).
Descomplica Cursos Livres Via Web S.A., Des, Brasil.
Título: Projeto Zuão Social Content. Ano de finalização: 2022.
Orientador: Sem orientador.
2007 - 2009 Especialização em Gerência Executiva de Marketing. (Carga Horária: 400h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Estratégias de marketing aplicadas à evangelização: um estudo exploratório na cidade de Fortaleza. Ano de finalização: 2009.
Orientador: Sérgio Vitorino Bezerra Nogueira.
2023 Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
2002 - 2007 Graduação em Administração.
Título: O marketing aplicado à Igreja Católica: A utilização da teoria dos 4 P's como ação catalisadora da atividade de evangelização.
Orientador: Sérgio Vitorino Bezerra Nogueira.
1995 - 1997 Ensino Médio (2º grau).
Colégio Farias Brito, CFB, Brasil.
Voltar

Formação complementar
2009Francês. (Carga horária: 80h).
Centro de Línguas Estrangeiras do IFCE, CLEC, Brasil.
2009Inglês. (Carga horária: 160h).
Centro de Línguas Estrangeiras do IFCE, CLEC, Brasil.
2022 - 2022 Extensão universitária em Foundations of User Experience (UX) Design. (Carga horária: 60h).
Google Inc., Google, Estados Unidos.
2022 - 2022 Extensão universitária em Introdução ao marketing de mídias sociais. (Carga horária: 60h).
Meta, META, Estados Unidos.
2022 - 2022 Extensão universitária em Design Instrucional: Recursos para o SIGAA. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2022 - 2022Bootcamp Acessibilidade Digital. (Carga horária: 8h).
How Bootcamps, HOW, Brasil.
2022 - 2022Como estruturar uma carreira no marketing em 5 dias. (Carga horária: 10h).
Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologias, EBAC, Brasil.
2022 - 2022Design Instrucional e Tecnologia com Articulate Storyline 360. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2022 - 2022?Se destacar em UX e ainda morar no exterior? A gente te conta como?,. (Carga horária: 2h).
Mentorama, MNTRM, Brasil.
2022 - 20223 Dias de UX Writing: conceitos, boas práticas e ferramentas. (Carga horária: 6h).
Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologias, EBAC, Brasil.
2022 - 2022Produtividade e Gestão do Tempo. (Carga horária: 15h).
Escola Conquer, EC, Brasil.
2022 - 2022Curso gratuito de Diversidade, Equidade e Inclusão na Comunicação do Propag. (Carga horária: 3h).
Propaganda de Responsa, PR, Brasil.
2021 - 2022 Extensão universitária em UX Design. (Carga horária: 60h).
Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologias, EBAC, Brasil.
2021 - 2022 Extensão universitária em Marketing Digital. (Carga horária: 120h).
TERA Treinamentos Profissionais LTDA., TERA, Brasil.
2021 - 2022 Extensão universitária em Conclusão do Marketing de Mídias Sociais do Meta. (Carga horária: 180h).
Coursera, CSR, Estados Unidos.
2021 - 2022 Extensão universitária em Monitoramento e investigação de conteúdos digitais. (Carga horária: 60h).
Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, ABRAJI, Brasil.
2021 - 2022 Extensão universitária em Figma. (Carga horária: 40h).
Mentorama, MNTRM, Brasil.
2021 - 2022Figma Design de interfaces do zero ao profissional. (Carga horária: 18h).
Udemy, UDMY, Estados Unidos.
2021 - 2022ADOBE XD 2021 [UI/UX Design APPs e Sites]. (Carga horária: 8h).
Udemy, UDMY, Estados Unidos.
2021 - 2021 Extensão universitária em Noções Básicas de Metodologias Ativas na Educação. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2021 - 2021 Extensão universitária em Curso de aperfeiçoamento em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovaç. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2021 - 2021 Extensão universitária em Marketing Digital. (Carga horária: 40h).
Udemy, UDMY, Estados Unidos.
2021 - 2021LGPD Zero: Conceitos fundamentais de Proteção Dados Pessoais. (Carga horária: 2h).
Udemy, UDMY, Estados Unidos.
2021 - 2021Pocket Bootcamp Digital Marketing.
TERA Treinamentos Profissionais LTDA., TERA, Brasil.
2021 - 2021Desvendando a Blockchain. (Carga horária: 8h).
Descomplica Cursos Livres Via Web S.A., Des, Brasil.
2021 - 2021Planejamento de Conteúdo para Mídias Sociais. (Carga horária: 3h).
Udemy, UDMY, Estados Unidos.
2021 - 2021Marketing Digital COMPLETO 2021. (Carga horária: 18h).
Udemy, UDMY, Estados Unidos.
2021 - 2021Digital Marketing Essentials. (Carga horária: 10h).
TERA Treinamentos Profissionais LTDA., TERA, Brasil.
2021 - 2021Minicurso de Design UX/UI. (Carga horária: 6h).
Cubos Academy, CA, Brasil.
2018 - 2018 Extensão universitária em Formação em EaD. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2018 - 2018Marketing Digital - Cresça com o Google. (Carga horária: 3h).
Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.
2018 - 2018Especialista em Mídias Sociais. (Carga horária: 16h).
Velozi Cursos, VLZ, Brasil.
2018 - 2018Habilidades Digitais para Professores - Cresça com o Google. (Carga horária: 3h).
Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.
2015 - 2015Introdução ao ensino e Aprendizado Online. (Carga horária: 40h).
Devry Brasil, DEVRY BRASIL, Brasil.
2013 - 2013 Extensão universitária em Treinamento docente na Metodologia Bota pra Fazer. (Carga horária: 16h).
Instituto Empreender Endeavor Brasil, IEE, Brasil.
2012 - 2012 Extensão universitária em English Pro - Top Notch 2. (Carga horária: 48h).
Devry Brasil, DEVRY BRASIL, Brasil.
2010 - 2010Eco-Empreendedorismo e Negócios sustentáveis. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2010Escola de Líderes. (Carga horária: 12h).
Obra Lumen de Evangelização, OLE, Brasil.
2010 - 2010Novas Perspectivas em Gestão. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2010O contexto contemporâneo econômico e ambiental. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2010Teste de Proficiência em Língua Inglesa.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2010Ciclo corto sobre Innovación y Comunicación. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2010Teste ANPAD.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, ANPAD, Brasil.
2008 - 2008Teste ANPAD.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, ANPAD, Brasil.
2006 - 2006Análise e Racionlização de Processos Empresariais. (Carga horária: 15h).
Câmara de Dirigentes Lojista do Ceará, CDL - CE, Brasil.
2006 - 2006Cerimonial e Protocolo. (Carga horária: 15h).
Centro de Treinamento e Desenvolvimento Regional, CETREDE, Brasil.
2005 - 2005Fábrica de Dinâmicas de Grupos. (Carga horária: 8h).
Faculdade Integrada do Ceará, FIC, Brasil.
2002 - 2005 Extensão universitária em Casa de Cultura Hispânica. (Carga horária: 420h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2003 - 2003Organização de Eventos. (Carga horária: 12h).
Sistema Verdes Mares, SVM, Brasil.
2003 - 2003Formação de Executivos. (Carga horária: 6h).
Sistema Verdes Mares, SVM, Brasil.
2003 - 2003O Bê-a-bá do Mercado de Ações. (Carga horária: 6h).
Bolsa de Valores Regional, BVR, Brasil.
2003 - 2003Empresa Junior. (Carga horária: 6h).
Sistema Verdes Mares, SVM, Brasil.
1998 - 1999Operador de Microinformática com Windows e Office. (Carga horária: 70h).
Data Control Informática, DCI, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2024 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informaçõesProfessor do bacharelado e tecnólogo em Marketing
Digital College, DC, Brasil.
Vínculo institucional
2021 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor conteudista e presencial, Carga horária: 20
Outras informaçõesProfessor conteudista e presencial do curso de Marketing Digital
Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
Vínculo institucional
2020 - 2022 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços
Outras informaçõesProfessor nos cursos de Noções de Marketing Digital e e-Commerce, Noções de Marketing e Vendas Digitais e Noções Comunicação Empresarial e Marketing Digital
Descomplica Cursos Livres Via Web S.A., Des, Brasil.
Vínculo institucional
2021 - 2021 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços
Outras informaçõesAtuou como professor autor no período de julho a setembro e foi responsável pela produção de
conteúdo da disciplina de pós-graduação Democracia Digital, tendo carga horária de 30 horas e
sendo responsável pela:
● Construção de plano de curso;
● Produção de materiais de apoio para as aulas;
● Elaboração de exercícios objetivos e discursivos;
● Elaboração de estudos de caso temáticos;
● Gravação de videoaulas.
Centro Universitário Farias Brito, FB UNI, Brasil.
Vínculo institucional
2016 - 2021 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informaçõesProfessor da disciplina de Pesquisa de Marketing, Comportamento do Consumidor, Administração de Canais de Distribuição, Marketing de Relacionamento, Gestão de Produtos e Marcas, Inovação e Empreendedorismo, Administração de Negócios, Fundamentos da Administração I e Logística Reversa e desenvolvimento Sustentável.
Atividades
01/2017 - AtualEnsino, Psicologia, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Inovação e Empreendedorismo
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional
2015 - 2020 Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informaçõesProfessor substituto do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da UECE.
Disciplinas: 
- Logística Empresarial;
- Tecnologia da Informação Gerencial;
- Administração em Serviço;
- Estágio Supervisionado;
- Métodos e Técnicas de Pesquisa;
- Introdução à Administração.
Atividades
03/2017 - AtualOutras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Estudos Sociais Aplicados.
Atividade realizada
Professor monitor da disciplina de Logística Empresarial.
03/2017 - AtualOutras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Estudos Sociais Aplicados.
Atividade realizada
Professor monitor da disciplina de Administração em Serviços.
03/2017 - AtualOutras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Estudos Sociais Aplicados.
Atividade realizada
Professor monitor da disciplina de Estratégia Organizacional.
Consulpam, CPP, Brasil.
Vínculo institucional
2018 - 2019 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços
Outras informaçõesElaboração de provas para concursos públicos
Faculdade Cearense, FAC, Brasil.
Vínculo institucional
2016 - 2016 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informaçõesProfessor da disciplina Administração e Operações Logísticas II
Devry Brasil, DEVRY BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2016 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor M4, Carga horária: 27
Outras informaçõesDisciplinas ministradas:
Teorias da Administração, Administração Mercadológica, Administração Mercadológica Avançada, Empreendedorismo, Negócios na Internet, Gestão do Capital Humano, Processos da Administração, Tecnologia, Gestão Estratégica, Gestão da Informação e Gestão de Custos em RH.
Atividades
08/2013 - AtualEnsino, Publicidade, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Empreendedorismo
08/2013 - AtualExtensão universitária , FANOR - Falculdades Nordeste, .
Atividade de extensão realizada
Curso Bota pra Fazer.
01/2012 - AtualEnsino, Administração, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Administração Mercadológica
Administração Mercadológica Avançada
Teorias da Administração
Gestão Estratégica
Gestão do Capital Humano
01/2012 - AtualEstágios , FANOR - Falculdades Nordeste, Departamento de Administração.
Estágio realizado
Acompanhamento do Estágio Supervisionado da aluna Bruna França no período 2012.1.
01/2012 - AtualConselhos, Comissões e Consultoria, FANOR - Falculdades Nordeste, Departamento de Administração.
Cargo ou função
Membro do Núcleo Doscente do curso de Administração.
2012 - 2016Atividades de Participação em Projeto, FANOR - Falculdades Nordeste, .
Projetos de pesquisa
Branding aplicado às redes sociais
Marketing estratégico nas organizações contemporâneas
07/2011 - 2016Atividades de Participação em Projeto, FANOR - Falculdades Nordeste, Departamento de Administração.
Projetos de pesquisa
Competências em Administração
2013 - 2015Atividades de Participação em Projeto, FANOR - Falculdades Nordeste, .
Projetos de pesquisa
Curso Bota pra Fazer
07/2011 - 12/2011Ensino, Administração, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Administração Mercadológica
Processos da Administração
07/2011 - 12/2011Ensino, Logística, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Gestão e Tecnologia da Informação
07/2011 - 12/2011Ensino, Recursos Humanos, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Custos em Recursos Humanos
11/2011 - 11/2011Ensino, MBA Internacional em Gestão e Marketing, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Pesquisa de Mercado
Faculdade Católica Rainha do Sertão, FCRS, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - 2015 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 20
Outras informaçõesDisciplinas ministradas:
- Marketing I;
- Marketing II;
- Comportamento do Consumidor
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2011 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista FUNCAP, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Faculdade Christus, FCHR, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informaçõesDisciplina de Gestão de Negócios e marketing pessoal na área da Saúde no Curso de Pós-graduação (Lato sensu) em Fisioterapia Dermato-Funcional. Carga-horária: 8 h/a.
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional
2012 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor vistante, Carga horária: 60
Outras informaçõesDisciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II do Curso de Graduação em Administração
Vínculo institucional
2011 - 2011 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor vistante, Carga horária: 60
Outras informaçõesDisciplina de Marketing II no Curso de Graduação em Administração. Carga-horária: 60 h/a.
Vínculo institucional
2009 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor vistante, Carga horária: 60
Outras informaçõesDisciplina de Introdução à Administração no Curso de Graduação em Administração. Carga-horária: 60 h/a.

Disciplina de Estágio Supervisionado I no Curso de Graduação em Administração. Carga-horária: 105 h/a.

Disciplina de Estágio Supervisionado II no Curso de Graduação em Administração. Carga-horária: 105 h/a.
Organização Nobre Ltda., ALVORADA, Brasil.
Vínculo institucional
2008 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 44
Caixa Econômica Federal, CEF, Brasil.
Vínculo institucional
2005 - 2006 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Associação Cearense de Estudos e Pesquisas, ACEP, Brasil.
Vínculo institucional
2003 - 2005 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Voltar

Projetos de Pesquisa
2012 - 2016Branding aplicado às redes sociais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) .
Integrantes: João Henrique Viana de Sousa - Coordenador.
.
2012 - 2016Marketing estratégico nas organizações contemporâneas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Henrique Viana de Sousa - Coordenador.
.
2013 - 2015Curso Bota pra Fazer
Descrição: A DeVry, reforçando sua posição de educação de qualidade internacional, e a Endeavor, a maior organização de empreendedorismo do mundo, unem-se para trazer o curso Bota pra Fazer pela primeira vez ao Nordeste. 

O Bota pra Fazer é um curso de criação de negócios de alto impacto, utilizando a metodologia Fasttrac da Fundação Kauffman e adaptado para mercado brasileiro pela Endeavor. O objetivo principal é que você seja capaz de se conhecer e desenvolver sua capacidade empreendedora, aprender a identificar oportunidades e criar um novo negócio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: João Henrique Viana de Sousa - Integrante / Pedro Paulo Câmara da Silva - Coordenador / Larissa Cavalcante Albuquerque - Integrante.
.
2011 - 2016Competências em Administração
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) .
Integrantes: João Henrique Viana de Sousa - Coordenador.
.
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
2. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comportamento do Consumidor.
3. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Mídias Sociais.
4. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Teoria Organizacional.
5. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Branding.
6. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: UX Design.
Voltar

Idiomas
Compreende Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem), Francês (Pouco).
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem), Francês (Bem).
Escreve Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem), Francês (Pouco).
Voltar

Prêmios e títulos
2012Concurso Cultural do Café Santa Clara ?É Você quem Faz?, Três Corações Alimentos S/A.
2013Professor Orientador no Desafio Universitário Empreendedor 2013, SEBRAE.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1.

SOUSA, J. H. V.; ROCHA, D. C.; FERRAZ, S. B.. Mídias Sociais e Branding: Estudo Sobre o Uso do Twitter no Brasil. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.
Palavras-chave: mídias sociais; posicionamento da marca ou branding; twitter.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: [http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-3172-1.pdf]
2. SOUSA, J. H. V.; NOGUEIRA, S. V. B.. Estratégias de comunicação aplicadas à evangelização: Um estudo exploratório na cidade de Fortaleza. In: VIII Semana de Humanidades UFC/UECE e II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades, 2011, Fortaleza. Semana de Humanidades- UFC_UECE: 1º Encontro de pesquisa e pós-graduação em humanidades, 2011. v. CD-ROM.
Palavras-chave: comportamento do consumidor; marketing católico; Planejamento de Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Publicidade e pesquisa de mercado.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.semanadehumanidades.ufc.br]; ISSN/ISBN: 21777624.
3.

SOUSA, J. H. V.. A Influência da Marca na Decisão de Compra de Produtos Religiosos. In: Mundo Unifor - XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2011, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2011. v. CD-ROM.
Palavras-chave: Decisão de compra; comportamento do consumidor; Produtos religiosos; marca.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Hipertexto; Homepage: [http://www.unifor.br/encontros]; ISSN/ISBN: 18088449.
4.

SOUSA, J. H. V.. O Profissional de RI no Contexto da Governança Corporativa como Estratégia de Comunicação: Uma Análise do Prêmio IR Magazine Awards Brazil. In: Mundo Unifor - XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2011, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2011. v. CD-ROM.
Palavras-chave: Comunicação Corporativa; Estratégias de Comunicação; marketing.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Hipertexto; Homepage: [http://www.unifor.br/encontros]; ISSN/ISBN: 18088449.
5.

SOUSA, J. H. V.. O Progresso Da Comunicação Interna Corporativa Via Intranet: Estudo Em Uma Empresa De Telefonia. In: Mundo Unifor - XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2011, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2011. v. CD-ROM.
Palavras-chave: Governança Corporativa; Estratégias de Comunicação; teoria das organizações.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Hipertexto; Homepage: [http://www.unifor.br/encontros]; ISSN/ISBN: 18088449.
6. SANTOS, A. A.; ALMEIDA, A. C. S.; ARAUJO, A. A. et al. Escola empreendedora da estratégia: o estudo de caso de uma digital influencer maranhense. In: XXI Semana Universitária da UECE, 2016, Fortaleza. Anais 2016 - Universidade Estadual do Ceará, 2016.
Palavras-chave: Escola Empreendedora; Empreendedorismo; líder.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Estratégias.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: EMPREENDEDORISMO.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://semanauniversitaria.uece.br]; ISSN/ISBN: 2236-58.
7. OLIVEIRA, M. K. P.; SOUSA, M. C.; MAGALHAES, R. C. et al. Estratégias de diferenciação da Netflix: da origem à liderança. In: XXI Semana Universitária da UECE, 2016, Fortaleza. Anais 2016 - Universidade Estadual do Ceará, 2016.
Palavras-chave: Netflix; Estratégias; Streaming.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Estratégias.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Homepage: [http://semanauniversitaria.uece.br]; ISSN/ISBN: 2236-58.
8. SAMPAIO, T. S.; SOUSA, J. H. V.. Do Ceará Para o Mundo: Análise do Reposicionamento da Marca Pessoal do Cantor Wesley Safadão. In: XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 2016, São Paulo. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO. São Paulo : Intercom, 2016. v. 39.
Palavras-chave: Comunicação; marca; Imagem; Wesley Safadão.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/trabalhos.htm]; ISSN/ISBN: 2175-4683.
9. OLIVEIRA, A. C.; MOREIRA JUNIOR, J. O.; JUCA FILHO, P. A. et al. Estudo de caso: escola cognitiva e a carreta furacão. In: XXI Semana Universitária da UECE, 2016, Fortaleza. Anais 2016 - Universidade Estadual do Ceará, 2016.
Palavras-chave: carreta furacão; escola cognitiva; marketing viral.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: MARKETING.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Homepage: [http://semanauniversitaria.uece.br]; ISSN/ISBN: 2236-58.

Produção técnica

Trabalhos técnicos
1. SOUSA, J. H. V.. Planejamento de comunicação e marketing para a re-estruturação da empresa Panificadora 7 de Setembro Ltda.. 2010.
Palavras-chave: marca; Planejamento de Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Setores de atividade: Alimentação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Re-leitura da imagem organizacional e das ações mercadológicas; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 10; Nº páginas: 50; Cidade: Quixadá; Inst. promotora/financiadora: BNB.
2. SOUSA, J. H. V.. Comissão de avaliação dos artigos da III Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. 2012.
Palavras-chave: Administração de Empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis / Especialidade: Controladoria.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://www.mct-devry.ufba.br; Finalidade: Fomentar o desenvolvimento da pesquisa enquanto área de produção de conhecimento científico, ampliando o intercâmbio entre os pesquisadores. Criar espaço propício para atualização dos profissionais mais experientes.; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 2; Nº páginas: 30; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: DeVry Brasil.
III Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil

Objetivos:

Fomentar o desenvolvimento da pesquisa enquanto área de produção de conhecimento científico, ampliando o intercâmbio entre os pesquisadores.
Criar espaço propício para atualização dos profissionais mais experientes.
Abrir possibilidades para que pesquisadores divulguem sua prática e produção.
Envolver os estudantes em discussões atuais sobre temas relevantes..
3. SOUSA, J. H. V.. Comissão de avaliação dos artigos do XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2012.
Palavras-chave: Estratégias de Comunicação; mídias sociais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://apps.unochapeco.edu.br/intercomsul; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 2; Nº páginas: 30; Cidade: Chapecó, SC; Inst. promotora/financiadora: Unochapecó.

Demais tipos de produção técnica
1. SOUSA, J. H. V.; FERRAZ, S. B.; ROCHA, D. C.. Mídias sociais e branding: Estudo sobre o uso do Twitter no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: mídias sociais; posicionamento da marca ou branding; redes sociais; twitter.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Humanidades da UFC; Cidade: Fortaleza; Evento: Semana de Comunicação UFC; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
A Semana de Comunicação é um evento tradicional do Curso de Comunicação Social da UFC que não acontece há quatro anos.

Por ser o primeiro curso de Comunicação Social do estado do Ceará, o curso da UFC vê a necessidade de retornar com as atividades da SEMANA no ano em que comemora 45 anos. Durante o evento, serão discutidos diversos assuntos que estão relacionados ao campo da comunicação, indo desde uma análise da retrospectiva dos 45 anos da Comunicação Social da UFC, até as mudanças nas diretrizes curriculares do curso, a regulamentação dos profissionais da área e a função social do comunicador.

Além disso, os projetos de pesquisa e de extensão do curso, as mudanças propostas pelo Instituto de Cultura e Arte (ICA) e o diálogo com os movimentos sociais também serão debatidos. O objetivo principal é, portanto, resgatar os 45 anos que passaram, avaliar o atual panorama do curso e do campo da comunicação e projetar as perspectivas para o futuro.

Entre os dias 4 e 8 de outubro, a comemoração contará com mesas-redondas, atividades de integração com o Curso de Comunicação Social do Cariri, lançamento de livros, mostra audiovisual, apresentação de trabalhos científicos e práticos, oficinas, grupos de discussão e painéis..
2. SOUSA, J. H. V.; XAVIER FILHO, J. L. J.; CABRAL, A. C. A.. As ações do profissional de R.I no contexto da governança como estratégia de comunicação corporativa: Uma análise do prêmio IR Magazine Awards Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: teoria das organizações; Governança Corporativa; Comunicação Corporativa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Teoria Organizacional.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Humanidades da UFC; Cidade: Fortaleza; Evento: Semana de Comunicação UFC; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
A Semana de Comunicação é um evento tradicional do Curso de Comunicação Social da UFC que não acontece há quatro anos.

Por ser o primeiro curso de Comunicação Social do estado do Ceará, o curso da UFC vê a necessidade de retornar com as atividades da SEMANA no ano em que comemora 45 anos. Durante o evento, serão discutidos diversos assuntos que estão relacionados ao campo da comunicação, indo desde uma análise da retrospectiva dos 45 anos da Comunicação Social da UFC, até as mudanças nas diretrizes curriculares do curso, a regulamentação dos profissionais da área e a função social do comunicador.

Além disso, os projetos de pesquisa e de extensão do curso, as mudanças propostas pelo Instituto de Cultura e Arte (ICA) e o diálogo com os movimentos sociais também serão debatidos. O objetivo principal é, portanto, resgatar os 45 anos que passaram, avaliar o atual panorama do curso e do campo da comunicação e projetar as perspectivas para o futuro.

Entre os dias 4 e 8 de outubro, a comemoração contará com mesas-redondas, atividades de integração com o Curso de Comunicação Social do Cariri, lançamento de livros, mostra audiovisual, apresentação de trabalhos científicos e práticos, oficinas, grupos de discussão e painéis..
3. SOUSA, J. H. V.; NOGUEIRA, S. V. B.. Estratégias de comunicação aplicadas à evangelização: Um estudo exploratório na cidade de Fortaleza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Estratégias de Comunicação; marketing católico.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas; Publicidade e pesquisa de mercado; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centros de Humanidades da UFC/ UECE; Cidade: Fortaleza; Evento: VIII Semana de Humanidades UFC/Uece e II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará.
A Semana de Humanidades é a continuidade de um projeto de iniciativa do Centro de Humanidades da UFC, iniciado na primeira gestão da Profª. Maria de Fátima Oliveira Costa à frente daquela unidade acadêmica (2003 - 2007), que vem se consolidando e ampliado seus parceiros a cada ano.

Trata-se de um projeto que a cada ano vem demonstrando ser fundamental para a integração de alunos, professores e técnico-administrativos, num processo de democratização de informações, conhecimentos e oportunidades, buscando a integração do saber universitário com as demais práticas sociais organizadas.

Desde sua sexta edição (2009) vem sendo realizada em parceria com o Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE), proporcionando o encontro das duas maiores universidades públicas do Estado do Ceará, que atentas ao seu papel político e acadêmico na sociedade cearense, destacam a produção acadêmica de pesquisadores (alunos, técnicos e professores) dos diversos campos do conhecimento que integram a área de Humanidades..
4. SOUSA, J. H. V.. A Influência da Marca na Decisão de Compra de Produtos Religiosos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: marca; Decisão de compra; comportamento do consumidor; Produtos religiosos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado; Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Evento: Mundo Unifor; Inst. promotora/financiadora: Unifor.
5. SOUSA, J. H. V.. O Profissional de RI no Contexto da Governança Corporativa como Estratégia de Comunicação: Uma Análise do Prêmio IR Magazine Awards Brazil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Governança Corporativa; Estratégias de Comunicação; teoria das organizações; marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Teoria Organizacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis / Especialidade: Controladoria.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado; Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Evento: Mundo Unifor; Inst. promotora/financiadora: Unifor.
6. SOUSA, J. H. V.. O Progresso Da Comunicação Interna Corporativa Via Intranet: Estudo Em Uma Empresa De Telefonia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Comunicação Corporativa; Estratégias de Comunicação; marketing; Planejamento de Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Teoria Organizacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação; Atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Evento: Mundo Unifor; Inst. promotora/financiadora: Unifor.
7. SOUSA, J. H. V.. A Influência da Marca na Decisão de Compra de Produtos Religiosos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: comportamento do consumidor; Decisão de compra; Produtos religiosos; marca.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FANOR Dunas; Cidade: Fortaleza; Evento: XI Semana de Administração FANOR; Inst. promotora/financiadora: FANOR.
8. SOUSA, J. H. V.. Diversidades em Direitos Humanos: olhares interdisciplinares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FANOR; Cidade: Fortaleza; Evento: Diversidades em Direitos Humanos: olhares interdisciplinares; Inst. promotora/financiadora: FANOR.
9. SOUSA, J. H. V.; SIQUEIRA, G. Q.. Atendimento ao público: ética e comprometimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Ética; Atendimento.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Romanos Hotéis e Eventos; Cidade: Fortaleza; Evento: II Treinar; Inst. promotora/financiadora: CREA/ CE.
10. SOUSA, J. H. V.; SANTOS, A. A.; ALMEIDA, A. C. S. et al. Escola Empreendedora Da Estratégia: O Estudo De Caso De Uma Digital Influencer Maranhense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Escola Empreendeora; Estratégias; Digital Influencer.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: EMPREENDEDORISMO.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UECE - Campus do Itaperi; Cidade: Fortaleza; Evento: XX Semana Universitária da UECE; Inst. promotora/financiadora: Universidade Estadual do Ceará.
11. SOUSA, J. H. V.; OLIVEIRA, M. K. P.; SOUSA, M. C. et al. Estratégias De Diferenciação Da Netflix: Da Origem À Liderança. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Estratégias; Liderança; Netflix.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: UECE - Campus do Itaperi; Cidade: Fortaleza; Evento: XX Semana Universitária da UECE; Inst. promotora/financiadora: Universidade Estadual do Ceará.
12. SOUSA, J. H. V.; MOREIRA, C. O.; COSTA, G. B. L. et al. A Abordagem Das Escolas Da Administração Estratégica De Poder E Configuração: Estudo De Caso Sobre O Núcleo De Inovação Tecnologica Da Universidade Estadual Do Ceará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Inovação; Empreendedorismo; NIT.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: EMPREENDEDORISMO.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: UECE - Campus Itaperi; Cidade: Fortaleza; Evento: XX Semana Universitária da UECE; Inst. promotora/financiadora: Universidade Estadual do ceará.
13. SOUSA, J. H. V.; OLIVEIRA, A. C.; MOREIRA JUNIOR, J. O. et al. Estudo De Caso: Escola Cognitiva E A Carreta Furacão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Inovação; Empreendedorismo; Entretenimento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Comportamento do Consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: EMPREENDEDORISMO.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus do Itaperi - UECE; Cidade: Fortaleza; Evento: XX Semana Universitária da UECE; Inst. promotora/financiadora: Universidade Estadual do Ceará.
14. ARRUDA, S. C.; MATEUS, A. L. S.; ARAUJO, A. P. D. et al. Endomarketing como ferramenta de implantação de sistemas de gestão empresarial em um supermercado varejista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Endomarketing; Sistema de gestão empresarial; Varejo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro Universitário Fanor; Cidade: Fortaleza; Evento: VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil; Inst. promotora/financiadora: Devry Brasil.
15. LIMA, K. L.; SOUSA, J. H. V.. Brand love: estudo dos vínculos emocionais e afetivos que ligam a marca nubank aos seus clientes. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Palavras-chave: Brand love; Endomarketing; Fintechs.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de São Paulo; Cidade: São Paulo; Evento: XXIII SEMEAD - Seminários em Administração; Inst. promotora/financiadora: Universidade de São Paulo.
16SOUSA, J. H. V.. MBA Internacional em Gestão e Marketing. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Faculdades Nordeste; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Devry Brasil.
Ministrou a disciplina de Pesquisa de Mercado.
17SOUSA, J. H. V.. Curso Canva Básico. 2021. .
Palavras-chave: Educação; Design; Marketing Digital.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Organizador; Duração do evento: 4; Local: On-line; Inst. promotora: Sympla.
18SOUSA, J. H. V.. Curso Canva Intermediário. 2021. .
Palavras-chave: Educação; Design; Marketing Digital.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Organizador; Duração do evento: 6; Local: On-line; Inst. promotora: Sympla.
19SOUSA, J. H. V.. Democracia Digital. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de conteúdo didático para a Faculdade Descomplica).
Palavras-chave: Democracia digital.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.descomplica.com.br; Finalidade: Aula de pós graduação no MBA de Jornalismo Digital.
20SOUSA, J. H. V.. III Seminário de Estudos Organizacionais. 2009. (Organização de evento/Outro).
Palavras-chave: teoria das organizações.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Teoria Organizacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis / Especialidade: Controladoria.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Auditório Waldyr Diogo - FIEC; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
O III Seminário de Estudos Organizacionais, realizado pelo Núcleo de Estudos Organizacionais (NEO) do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), busca estabelecer um vínculo entre a teoria e a prática da gestão, por meio da estruturação, apresentação e discussão de temas relevantes no atual contexto organizacional, em especial: Estudo Organizacional, Governança Corporativa, Oportunidades do Ensino e da Pesquisa em Administração e Controladoria, Ética e Responsabilidade Social nas organizações, entre outros relevantes para o contexto organizacional..
21SOUSA, J. H. V.. XXVIII encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Pesquisa e Pós-graduação. 2009. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
22SOUSA, J. H. V.. III Seminário de Pensamento Estratégico de Marketing. 2010. (Organização de evento/Outro).
Palavras-chave: marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas - CDL; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
O Seminário de Pensamento Estratégico de Marketing, que teve suas duas primeiras versões realizadas em 2008 e 2009, caracteriza-se como um evento artístico cultural, com palestras de escritores e empresários, apresentações teatrais, musicais, de dança e orientação corporal, que tem como OBJETIVOS:

1. Proporcionar, a profissionais e estudantes de áreas diversas, atualização dos conhecimentos mercadológicos além da troca de experiências e ampliação de network;
2. Promover o contato da comunidade acadêmica e empresarial com escritores da área Mercadológica.

A realização desse evento tem como JUSTIFICATIVAS:

1. A necessidade de disseminar a atividade de marketing como parte da gestão estratégica da organização, e não apenas como decisão tática de comunicação;
2. A importância da interação entre professores do Estado do Ceará com os de outras escolas do Brasil;.
23SOUSA, J. H. V.. Professor cearense fica querido por alunos por incorporar memes ao dia a dia das aulas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Educação; Memes; Internet.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Professor cearense fica querido por alunos por incorporar memes ao dia a dia das aulas; Duração do evento: 25; Data de apresentação: 08/06/2017; Emissora: Jornal Tribuna do Ceará.

Orientações concluídas

Mestrado
1. Francisco Adriano Saraiva Maciel. A publicidade como ferramenta de educação: um estudo de caso sobre a Universidade Federal do Ceará. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de Trás-os-Montes- Alta Douro, . Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Publicidade; Educação; marketing; Universidade; Campo comunicacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Co-orientador; Homepage: https://catalogo.biblioteca.utad.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=82517.

Aperfeiçoamento/Especialização
1. Tammy de Melo Martins. O fortalecimento do marketing horizontal com o advento das mídias sociais. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Internacional em Gestão e Marketing) - Devry Brasil. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Gerardo de Araújo Carneiro. O novo papel da empresa diante da necessidade de sustentabilidade ambiental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração de Empresas) - Devry Brasil. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Danúsio Pinheiro Sartori. Análise de mercado dos estabelecimentos varejistas de produtos farmacêuticos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Internacional em Gestão e Marketing) - Devry Brasil. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Pâmela Karine Pinheiro Andrade. Marketing de luxo e sua influência no comportamento de consumo: um estudo aplicado. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Internacional em Gestão e Marketing) - Devry Brasil. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Natália Ferreira de Oliveira. Gestão de assistência farmacêutica do Brasil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Internacional em Gestão e Marketing) - Devry Brasil. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Marcio Gomes de Menezes. Licitações públicas: uma análise crítica das exceções previstas nos artigos 24 e 25 da Lei 8.666/ 1993. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Licitações; Licitações Públicas.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Emidio Diniz Batista. Fatores de influência obre o crescimento da utilização do pregão na Administração Pública. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Pregão; Pregão público; Administração Pública.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Graduação
1. Dýse de Melo Ferreira. O Marketing de relacionamento como diferencial em uma cafeteria: um estudo aplicado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Devry Brasil. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: marketing; Marketing de relacionamento; Cafeterias.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Gabryella Girão Coelho. Marketing na era digital: a utilização do Facebook como ferramenta de comunicação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Devry Brasil. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: marketing; Marketing Digital; Estratégias de Comunicação; Facebook.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Giovanna Feitosa Bezerra. Motivações e comportamentos de compra dos consumidores de bens de luxo: um estudo aplicado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Devry Brasil. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: marketing; Marketing de Luxo; comportamento do consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Jackson Sales de Araújo. A gestão da qualidade e o planejamento estratégico de vendas de peças industriais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Devry Brasil. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Teorias da Administração; Gestão da Qualidade; Planejamento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Emanuella Maria de Barros. Sites de compras coletivas: uma análise do perfil do consumidor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Devry Brasil. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: marketing; Marketing Digital; E-commerce; comportamento do consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Filipe Veras Firmiano. Patrocínio de atletas como ferramenta de marketing na industria surfwear. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Devry Brasil. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Marcelo Bezerra Maques. A pesquisa como uma ferramenta necessária para o marketing e o trade marketing. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Devry Brasil. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
8. Myrcea Helen Rodrigues Dupret. Um novo olhar do grafite pela publicidade: um estudo aplicado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Devry Brasil. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
9. André Luis Vasconcelos Mendes Borges. Planejamento estratégico de micro e pequenas empresas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Administração de Empresas; Planejamento; Teorias da Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Teoria Organizacional.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: www.uece.br.
10. Neemias Carneiro de Farias. A crescente demanda por operadores logísticos no Brasil e a. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Operadores Logísticos; Logística; Contratos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Logística.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: www.uece.br.
11. Thayro Victor Oliveira do Nascimento. Perfil dos consumidores do mercado varejista on-line. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: comportamento do consumidor; Decisão de compra; Varejo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: MARKETING.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: www.uece.br.
12. Lucas Costa Rodrigues dos Santos. O Marketing competitivo como vantagem competitiva: um estudo sobre as ações de marketing executadas pelos principais clubes de futebol cearense. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
13. Juhliana Magalhães Cordeiro. Facebook e MArketing no terceiro setor: um estudo de caso do Programa Fiel Doador da ONG da UPAC Fortaleza. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
14. Renata Dias dos Santos. Renata Dias dos Santos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdades Cearenses. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
15. Carlos Alberto Oliveira Dantas Filho. Planjeamento estratégico como ferramenta geradora de competitividade em uma instituição financeira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdades Cearenses. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
16. Lucas Emanuel Santos Lima. We are young and free: a marca da fé experimentada pela Hillsong Megachurch. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
17. Anna Beatriz Carneiro Sales. A utilização dos caixas do auto atendimento bancário pela terceira idade: um estudo de caso no Banco Bradesco S. A.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Autoatendimento bancário; Idosos; Tecnologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=86653.
18. Ana Beatriz Vasconcelos Rebouças. Marketing digital e o marketing de influência: micro influenciadores e seus impactos em empresas locais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Marketing Digital; Marketing de Influência; Micro Influenciadores.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=88553.
19. Bruna Beserra Gomes. O consumo colaborativo em Fortaleza no aplicativo Uber. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Consumo Colaborativo; Uber; Percepção dos usuários.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=86957.
20. Francisco Roberto Eleuterio Monteiro Filho. A relevância da universidade corporativa nas organizações: estudo de caso no Banco do Nordeste do Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Universidade Corporativa; Banco do Nordeste do Bra.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=87870.
21. José Amaury dos Santos Teixeira Filho. Um estudo da viabilidade do inbound marketing nas organizações cearenses. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Inbound Marketing; Marketing Digital; Marketing de Conteúdo; Persona; Internet.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=86993.
22. João Paulo Uchôa Leite. Marketing digital: um estudo acerca do processo de venda de conhecimento e habilidades técnicas pela internet. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Marketing Digital; Vendas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=86992.
23. Mariana Fonseca Marques. A inovação como fator determinante na decisão de compra dos consumidores em tempos de crise. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Inovação; Decisão de compra; Crise.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=87805.
24. Pedro Alves Jucá Filho. A importância do marketing de relacionamento para a fidelização dos clientes e a comunicação corporativa nas mídias sociais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Marketing de relacionamento; Comunicação Corporativa; mídias sociais.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=86785.
25. Tony Alan Ferreira Cajazeiras. A relação entre a mudança de gestão e motivação organizacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Mudança de Gestão; Motivação Organizacional; Qualidade de Vida.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=86789.
26. Victória Alcântara Ponte. Compartilhar é o novo negócio: o que leva os pequenos empreendedores a se associarem as lojas colaborativas em Fortaleza?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Consumo Colaborativo; Loja colaborativa; Consumo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=87882.
27. Victor de Paula Araújo Silva. Buzz marketing versus digital influencers: estudo sobre as estratégias de marketing. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Palavras-chave: Buzz marketing; Digital Influencers; Marketing Digital.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=87871.
28. Josai Fernandes Barros. A influência da psicologia das cores para os clientes de fintechs brasileiras na percepção dos benefícios da marca: um estudo comparativo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Centro Universitário Farias Brito. Orientador: João Henrique Viana de Sousa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventosOrientações em andamento

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. SIQUEIRA, Germana Queiroz; SILVA, Pedro Paulo Câmara da et al. Participação em banca de Dyse de Melo Ferreira. O Marketing de relacionamento como diferencial em uma cafeteria: um estudo aplicado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. SINVAL, Maria Julianna Formiga Moura; ARAÚJO, Osvaldo Euclides de et al. Participação em banca de Gabryella Girão Coelho. Marketing na era digital: a utilização do Facebook como ferramenta de comunicação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. SIQUEIRA, Germana Queiroz; SILVA, Marilene Gondim da et al. Participação em banca de Giovanna Feitosa Bezerra. Motivações e comportamentos de compra dos consumidores de bens de luxo: um estudo aplicado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. SINVAL, Maria Julianna Formiga Moura; MONTENEGRO, Marildo Maciel et al. Participação em banca de Emanuella Maria de Barros. Sites de compras coletivas: uma análise do perfil do consumidor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. SILVA, Pedro Paulo Câmara da; FILHO, Wanderley Gomes et al. Participação em banca de Jackson Sales de Araújo. A gestão da qualidade e o planejamento estratégico de vendas de peças industriais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. ARAUJO, Osvaldo Euclides de; FILHO, Oliver Cunha Sampaio et al. Participação em banca de Gerardo de Araújo Carneiro. O novo papel da empresa diante da necessidade de sustentabilidade ambiental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. FREIRE, Cristina Gomes; SINVAL, Maria Julianna Formiga Moura et al. Participação em banca de Pedro Miguel da Costa. Comercializando marcas e produzindo lixo: panfletagem no centro urbano de Fortaleza. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade) - Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. DUCH, Thiago Costa; PINTO, Polyanna Ervedosa et al. Participação em banca de Louise Souto de Vasconcelos Pereira. Artesanato como produto turístico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. FARIAS, Vanessa Ester Silva; BRAGA, Mariana Fontenele et al. Participação em banca de Bruna Vieira Gondim. Marketing vurtual e publicidade: os desafios das agências publicitárias cearenses na produção online. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade) - Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. NETO, Joaquim Francisco Cordeiro; SILVA, Soraya Madeira da et al. Participação em banca de Julihana Magalhães Cordeiro. Facebook e Marketing no Terceiro Setor: um estudo de caso do programa Fiel Doador da ONG da UPAC Fortaleza. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: Facebook; marketing; ONG; Terceiro Setor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: MARKETING.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: www.ufc.br.
11. MENEZES, Leonardo mendes Lacerda de; MIRANDA, Claudia Maria Carvalho et al. Participação em banca de Lucas Costa Rodrigues dos Santos. O Marketing competitivo como vantagem competitiva: um estudo sobre as ações de marketing executadas pelos principais clubes do futebol cearense. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito.
Palavras-chave: marketing; Marketing esportivo; Futebol.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: MARKETING.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Competitividade.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: www.ffb.edu.br.
12. SANTOS, Renata Dias dos; OLIVEIRA, Rosangela Soares de et al. Participação em banca de Renata Dias dos Santos. Empreendedorismo e estratégia de diferenciação: um estudo de caso da Gelateria Trevo localizada em Fortaleza/ CE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ensino Superior do Ceará.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Estratégias; Sorveterias.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: MARKETING.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: www.fac.edu.br.
13. FILHO, Carlos Alberto Oliveira Dantas; OLIVEIRA, Rosangela Soares de et al. Participação em banca de Carlos Alberto Oliveira Dantas Filho. Planejamento Estratégico como ferramenta geradora de competitividade em uma instituição financeira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ensino Superior do Ceará.
Palavras-chave: Competitividade; Planejamento; Estratégias.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração Financeira.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Competitividade.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: www.fac.edu.br.
14. SILVA, Soraya Madeira da; LIMA, Lucas Emanuel Santos et al. Participação em banca de Lucas Emanuel Santos Lima. We are youg and free: a marca da fé experimentada pela Hillsong Megachurch. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: comportamento do consumidor; Empreendedorismo; Estratégias; Produtos religiosos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: www.ufc.br.
15. ROCHA, Bruno Leitão; BONADIES, Gabriel Renê Maia et al. Participação em banca de Leonel Barros Freire. Estudo da satisfação do consumidor nos serviços prestados por uma instituição financeira cooperativa no ceará. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. Mídias Sociais e Branding: Estudo Sobre o Uso do Twitter no Brasil. 2010. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.intercom.org.br.
2. Estratégias de comunicação aplicadas à evangelização: Um estudo exploratório na cidade de Fortaleza. 2011. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.semanadehumanidades.ufc.br/.
3. O Profissional de RI no Contexto da Governança Corporativa como Estratégia de Comunicação: Uma Análise do Prêmio IR Magazine Awards Brazil. 2011. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.unifor.br/encontros.
4. O Progresso Da Comunicação Interna Corporativa Via Intranet: Estudo Em Uma Empresa De Telefonia. 2011. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.unifor.br/encontros.
5. A Influência da Marca na Decisão de Compra de Produtos Religiosos. 2011. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.unifor.br/encontros.
6. . 2021. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
7. . 2003. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
8. . 2008. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
9. . 2009. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.seoufc.com.br.
10. . 2009. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
11. . 2010. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.spemufc.com.br.
12. . 2022. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
13. . 2004. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
14. Avaliação de trabalhos orais apresentados. Área: Direito. 2009. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.prppg.ufc.br/eu2009.ufc.br/.
15. . 2011. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.petcom.ufc.br/.
16. Oficina Segurança e Marketing Pessoal nas Redes Sociais. 2012. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.fanor.edu.br.
17. Plugcitários No Ar. 2016. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://plugcitarios.com/.
18. . 2003. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
19. . 2003. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
20. A Influência da Marca na Decisão de Compra de Produtos Religiosos. 2011. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
21. . 2021. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
22. . 2021. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.

Orientações em andamento

Aperfeiçoamento/Especialização
1. Marcelo Marques. A importância da pesquisa dentro do processo de marketing e execução de mercado. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração de Empresas) - Devry Brasil. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. Jean Paulo Costa Freire. O marketing de serviços percebido pelos usuários de transporte público em Fortaleza: um estudo aplicado. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração de Empresas) - Devry Brasil. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica9

Trabalhos em eventos9
Completos9

Total
Produção técnica26

Trabalhos técnicos3
Demais tipos de produção técnica23

Total
Orientações concluídas36

Mestrado 1
Co-Orientador1
Aperfeiçoamento/Especialização 7
Graduação28


Total
Dados complementares39

Participação em bancas examinadoras15
Participação em eventos22
Orientações em andamento2
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 26/04/2024 - 08:09