Curriculum Vitae

Daniela Dias Furlani Sampaio

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalLinhas de pesquisaProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeDaniela Dias Furlani Sampaio
Nome em citações bibliográficasFURLANI, D. D.
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2009 - 2012 Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Cultura de paz, educação e meditação com jovens em escola pública estadual de Fortaleza Ceará, Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Kelma Socorro Lopes de Matos.
Palavras-chave: JUVENTUDE; Espiritualidade; Educação.
Grande área: Ciências Humanas.
2005 - 2007 Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Juventude e Afetividade: Tecendo Prjeto de Vida pela construcao dos mapas afetivos, Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Dr. Zulmira Aurea Cruz Bomfim.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1999 - 2004 Graduação em Psicologia.
Voltar

Formação complementar
2002 Extensão universitária.
Centro de Desenvolvimento Humano, CDH, Brasil.
2015 - 2015Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2015. (Carga horária: 44h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015Encontro de Práticas Docentes 2015. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013 Extensão universitária em Programa de Formação Docente Percurso 2013. (Carga horária: 80h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de Psicologia, Carga horária: 30
Vínculo institucional
2003 - 2004 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária de psicologia, Carga horária: 12
Outras informaçõesPartipação na pesquisa " A fenomenologia da queixa depressiva em adolescentes no Nuspa" como bolsista voluntária e apresentação de trabalhos em eventos científicos
Vínculo institucional
2003 - 2003 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária de psicologia, Carga horária: 12
Outras informaçõesRealizou atividade de aconselhamento Psicológico junto ao Escritório de Práticas Jurídicas- EPJ.
Atividades
3/2003 - AtualPesquisa e desenvolvimento , Universidade de Fortaleza, .
Linhas de pesquisa
Depressão- cultura
3/2003 - AtualPesquisa e desenvolvimento , Universidade de Fortaleza, .
Linhas de pesquisa
A fenomenologia da queixa depressiva em adolescentes no Nuspa
Faculdades Nordeste, FANOR, Brasil.
Vínculo institucional
2010 - 2010 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de psicologia, Carga horária: 20
Faculdade Kurius, FAK, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2009 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informaçõesLecion disciplinas no curso de pós graduação da Faculdade Kurios
Ministrou a disciplina de PSICOLOGIA SOCIAL com carga horário de 30 horas/aula em novembro de 2007 no curso de especialização em Gestão Escolar.
Ministrou a disciplina de PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM com carga horário de 30 horas/aula em setembro de 2007 no curso de especialização em psicopedagogia clínica e Institucional na cidade de Beberibe.
Ministrou a disciplina de PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO: ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO com carga horário de 60 horas/aula em março de 2008 no curso de especialização Lato Senso em Supervisão Escolar na cidade de Aquiraz- CE.
Ministrou a disciplina de PSICOMOTRICIDADE E CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL na cidade de Beberibe- CE com carga horária de 30 horas/aula em março de 2008 no curso de especialização Lato Senso em Educação Infantil.
GESTÃO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS de 30 horas/aula no curso de especialização Lato Sensoo em Gestão Escolar na cidade de Chorozinho- CE em março de 2008
LIDERANÇA EM GESTÃO ESCOLAR de 30 horas/aula no curso de especialização Lato Senso em Gestão Escolar na cidade de Bbeberibe- CE em junho de 2008.





OU
Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará., ESMEC, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2008 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COLABORADOR PSICOLOGA
Colégio Ari de Sá Cavalcante, ASC, Brasil.
Vínculo institucional
2004 - 2004 Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Organização Educacional Farias Brito, FB, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: psicóloga escolar, Carga horária: 20
Vínculo institucional
2003 - 2003 Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Atividades
08/2003 - 12/2003Estágios .
Estágio realizado
Estágio em Psicologia Escolar.
Juizado da Infância e da Juventude, JIJ, Brasil.
Vínculo institucional
2002 - 2003 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 20
Atividades
1/2002 - 1/2003Estágios , Juizado da Infância e da Juventude, .
Estágio realizado
Atendimento psicológico - crianças e adolescentes.
01/2002 - 01/2003Estágios , Juizado da Infância e da Juventude, .
Estágio realizado
Estágio de psicologia no setor de Liberdade Assistida.
Banco do Nordeste, BNB, Brasil.
Vínculo institucional
2001 - 2002 Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estagiaria, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
11/2001 - 4/2002Estágios , Recursos Humanos, Rh.
Estágio realizado
Facilitadora de Dinâmica de Grupo.

Voltar

Linhas de Pesquisa
1. Depressão- cultura
2. A fenomenologia da queixa depressiva em adolescentes no Nuspa
Voltar

Projetos de Pesquisa
2006 - AtualA CIDADE E A ESCOLA
Descrição: Colaboradora da pesquisa A Cidade e a Esola realizada pelo LOCUS- Laboratório de pesquisa em Psicologia Ambiental.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Integrantes: Daniela Dias Furlani Sampaio - Coordenador.
.
2006 - 2007A cidade e a Escola
Descrição: Colaboradora da pesquisa A cidade e a escola" realizada pelo LOCUS - Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental no período de 2006.1 a 2007.2.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Daniela Dias Furlani Sampaio - Coordenador.
.
2007 - AtualProjeto cidadão do futuro
Descrição: Participação desenvolvendo atividades, como voluntária, junto às crianças e seus familiares no Projeto Cidadão do Futuro, de responsabilidade social, realizado pela Associação Cearense de Magistrados (ACM) em parceria com a ESMEC, Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Integrantes: Daniela Dias Furlani Sampaio - Coordenador.
.
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
2. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Voltar

Idiomas
Compreende Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco).
Fala Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco).
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco).
Voltar

Prêmios e títulos
2003classificação em terceiro lugar de um trabalho apresentado no encontro de Iniciação à docência, UNIFOR.
2013Primeiro lugar na área de relatos de práticas docente, Universidade de Fortaleza.
2013Primeiro lugar no XII Encontro de Iniciação à docência, Universidade de Fortaleza.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1.

FURLANI, D. D.. O Envelhecer e a Sexualidade do Idoso a partir da percepção de estudantes universitários. In: VIII ENCONTRRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2002, FORTALEZA. Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza : Universidade de Fortaleza, 2002. p. 218-218.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
2.

FURLANI, D. D.. A Sexualidade do Idoso. In: II Encontrto de Iniciação à Docência, 2002, Fortaleza. A Sexualidade do Idoso. Fortaleza : Universidade de Fortaleza, 2002. v. II. p. 97-97.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
3.

FURLANI, D. D.. Privação e Delinquência: Análise da relação entre a perda de vínculos afetivos e a tendência anti-social de crianças e adolescentes em Liberdade Assistida. In: IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2003, Fortaleza. IX ENCONTRTO DE INICIAÇÃO À PESQUISA. Fortaleza : IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2003. v. 9. p. 55-55.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
4. FURLANI, D. D.. A Prática do Aconselhamento Psicológico na área Jurídica: dicutindo sua importância. In: IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2003, Fortaleza. IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA. Fortaleza : Universidade de Fortaleza, 2003. v. 9. p. 55-55.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
5. FURLANI, D. D.. A Depressão Adolescente na Contemporaneidade. In: IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2003, Fortaleza. IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA. Fortaleza : Universidade de Fortaleza, 2003. v. 9. p. 114-114.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
6.

FURLANI, D. D.. A Utilização de DInâmica de Grupo como recurso metodológico no processo de aprendizagem. In: III ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, 2003, Fortaleza. III ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA. Fortaleza : UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, 2003. v. 3. p. 45-45.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
7. FURLANI, D. D.; ABREU, Desirèe; RANIER, Marcela et al. O método fenomenológico na análise de prontuários de adolescentes. In: X Encontro de iniciação à pesquisa, 2004, Fortaleza. X Encontro de iniciação à pesquisa. Fortaleza : Universidade de Fprtaleza, 2004. v. 10. p. 85-85.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
8.

FURLANI, D. D.. Um avaliação crítica e participativa: A metodologia de ensino da disciplina de Psicologia Social II. In: IV Encontro de Iniciação à Docência, 2004, Fortaleza. IV Encontro de Inicação à docência, 2004.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português
O trabalho foi aceito e vai ser apresentado no perído do encontro 19 a 24 de Outubro de 2004.
9. FURLANI, D. D.. Grupo de Psicoterapia breve focal com crianças no Serviço de psicologia Aplicada-SPA. In: I Mostra de ttrabalhos em Psicologia, 2004, Fortaleza, 2004.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
10. Camila Ramos; FURLANI, D. D.. A evolução tecnológica , um fator influenciador no desenvolvimento e interesse do aluno em sala de aula. In: Encontro de Iniciaçãoca docência, 2016, Fortaleza, Ceará, Brasil. Encontro de Práticas Docentes, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 21755396.
11. Glauciane Cavalcante; FURLANI, D. D.; SAMPAIO, D. D. F. et al. Discentes ingressando na Universidade: a sala de aula como experiência norteadora. In: Encontro de Práticas docentes, 2016, Fortaleza, Ceará, Brasil. Encontro de Práticas Docentes na Unifor, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 21755396.
12. Jurema Silva; FURLANI, D. D.. Um olhar sobre a experiência com a arte no processo de aprendizagem na disciplina de educação inclusiva. In: Encontro de Práticas Docentes, 2016, Fortaleza, Ceará, Brasil. Encontro de Práticas Docentes, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 21755396.
13. Karem Ramos; SAMPAIO, D. D. F.; FURLANI, D. D.. É que não existe ensinar sem aprender : a monitoria como processo de construção e mediação de conhecimentos. In: Encontros de Práticas Docentes, 2016, Fortaleza, Ceará, Brasil. Encontro de Práticas Docentes, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
14. Beatriz Oliveira; Camila Queiroz; Liana Medeiros et al. Nadando no desenvolvimento humano: um estudo sobre a emoção e a linguagem na primeira infância. In: XXI Encontro de Iniciação à pesquisa, 2016, Fortaleza, Ceará, Brasil. XXI Encontro de Iniciação à pesquisa, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 18088449.
15. Danisla Martins; Jurema Silva; FURLANI, D. D.. Programa de Apoio psicopedagógico: uma proposta de inclusão social. In: XXII Encontro de Iniciação â pesquisa, 2016, Fortaleza, Ceará, Brasil. XXII Encontro de Iniciação à pesquisa, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português
16. Denise Rocha; Renata Linhares; Christina Brasil et al. A percepção de obesos sobre o padrão de beleza, mobilidade e inclusão social. In: XVI ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2016, Fortaleza. XVI ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 18088449.

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1. FURLANI, D. D.; Zulmira Aurea Cruz Bomfim. Juventude e afetividade: tecendo projetos de vida pela construção dos mapas afetivos. Psicologia e Sociedade (Impresso), v. 22, p. 50/n.1-59, 2010.
Palavras-chave: Psicologia Social.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [doi:10.1590/s0102-71822010000100007]; ISSN/ISBN: 01027182.

Capítulos de livros publicados
1. MATOS, K. S. A. L.; Zulmira Aurea Cruz Bomfim; FURLANI, D. D.. Sustentabilidade e discriminação: alguns olhares sobre o rural e o urbano. In: Kelma Socorro Alves Lopes de Matos. (Org.). Educação Ambiental e sustentabilidade. 1 ed. Fortaleza, 2009, v. 1, p. 30-41.
Palavras-chave: Educação Ambiental.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788572823234.
2. FURLANI, D. D.; MATOS, K. S. A. L.. Espiritualidade e educação: A meditação pela paz com jovens em Fortaleza. In: Kelma Socorro Alvez Lopes de Matos, Raimundo Nonato Junior. (Org.). Cultura de Paz, Ética e Eopiritualidade. 1 ed. Fortaleza, 2010, v. n. 91, p. 50-60.
Palavras-chave: JUVENTUDE.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788572824033.
3. FURLANI, D. D.. Espiritualidade: Uma possibilidade de superação da crise atual. In: Tereza Gláucia Rocha Matos, Verônica Salgueiro do Nascimento, Domingos Arthur Feitosa Petrola. (Org.). Educação e Libertação: A tessitura de saberes pela práxis. 21 ed. Fortaleza, 2010, v. 1, p. 128-140.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 21; ISBN: 9788575645093.
4. FURLANI, D. D.; MATOS, K. S. A. L.. Oficinas de cultura de paz:a construção da paz com jovens em escola pública profissionalizante. In: Kelma Socorro Alves Lopes de Matos. (Org.). Cultura de Paz, ética e espiritualidade. 01 ed. Fortaleza, 2011, v. 01, p. 75-87.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 112; Número da revisão: 01; ISBN: 9788572824811.
5. FURLANI, D. D.; MATOS, K. S. A. L.. Paz Coletiva: A Paz que querem os jovens da Escola Joaquim Antônio Albano. In: Kelma Socorro Lopes de Matos. (Org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade III. 1 ed. Fortaleza, 2012, v. 1, p. 38-54.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 131; Número da revisão: 1; ISBN: 9788572825306.
6. FURTADO, M. E. M. F.; SILVA, N. T. L.; LUCENA, T. S. S. et al. Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz. In: Kelma Socorro Lopes de Matos. (Org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. 1 ed. FORTALEZA, 2014, v. 162, p. 161-176.
Palavras-chave: Educação Inclusiva.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Impresso; Série: 131; Número da revisão: 1; ISBN: 9788572826020.
7. FURLANI, D. D.; BURITI, A.. Tecendo fios e costurando experiências: Disseminando uma práxis dialógica no contexto escolar. In: Kelma Socorro Lopes de Matos. (Org.). Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade. 1 ed. Forltaleza, 2015, v. 1, p. 197-209.
Palavras-chave: psicologia; Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 182; Número da revisão: 1; ISBN: 9788572825610.
8. DUTRA, C.V.; Daniela Furlani; FURLANI, D. D.. Mediar Cultura de Paz no contexto escolar: uma proposta psicoeducatica frente ao corpo docente. In: Kelma Socorro Lopes de Matos. (Org.). Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade II. 1 ed. fortaleza, 2015, v. I, p. 185-198.
Palavras-chave: cultura de paz.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Série: 30; Número da revisão: 1; ISBN: 9788581260945.
9. FURLANI, D. D.; Itamar Fernandes. Possibilidades na caminhada em busca da paz: uma experiência a partir do vivido com alunos da escola de ensino fundamental 15 de outubro. In: Kelma Socorro Lopes de Matos. (Org.). Cultura de paz, Educação e Espiritualidade III. 1 ed. Fortaleza, Ceará, Brasil, 2016, v. , p. 393-415.
Referências adicionais: Brasil/Português; Número da revisão: 1; ISBN: 9788578264376.

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1. FURLANI, D. D.. Práticas de Oficinas com Jovens na escola Pública: Uma experiência em debate. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Faculdade de Educação; Cidade: Fortaleza; Evento: II Seminário de Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
2. FURLANI, D. D.. Práticas de Cultura de paz na Escola: Dialogando com os jovens. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Estadual do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: Programa de Extensão Em Sintonia com a Saúde; Inst. promotora/financiadora: Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde.
3. FURLANI, D. D.. Psico-educação no contexto hospitalar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Science; Cidade: Fortaleza; Evento: II Curso de Assistência psicológica à criança com câncer; Inst. promotora/financiadora: Associação Peter Pan Núcleo mais vida.
4. FURLANI, D. D.. A Educação e a Paz na Cura do Corpo e do Espírito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Faculdade de Educação; Cidade: Fortaleza; Evento: III Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
5. FURLANI, D. D.. Técnicas de respiração, relaxamento e meditação: Minimizando a ansiedade em prol da qualidade de vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: ACEPY; Cidade: Fortaleza; Evento: X Jornada Norte Nordeste de Yoga; Inst. promotora/financiadora: Associação Cearense de Estudos e Pesquisas de Yoga.
6. Daniela Furlani; FURLANI, D. D.. Formação de Monitores: preparando-os para iniciação à docência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: docência.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Evento: V Encontro de Práticas Docentes na Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
7. BARBOSA, S. A. C.; BARROS, L. B.; PEREIRA, H. T. A. et al. O portador de transtorno mental no mercado de trabalho:apenas uma possibilidade?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Educação Inclusiva.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Evento: XIX Encontro de Iniciação à pesquisa da Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
8. SANTOS, R. B.; OLIVEIRA, G. M.; FURLANI, D. D.. Projeto Educação e Saúde na Descoberta do aprender: Uma prática de Educação Inclusiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Educação Inclusiva.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Evento: XIX Encontro de Iniciação à pesquisa da Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
9. PADILHA, L. A. T.; FURLANI, D. D.. Os caminhos da formação, atuação e contexto escolar de um educador físico:inclusão ou integração. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Educação Inclusiva.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Evento: XIX Encontro de Iniciação à pesquisa da Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
10. LUCENA, T. S. S.; SILVA, N. T. L.; FURTADO, M. E. M. F. et al. Escolarização De Pessoas em Cumprimento de Penas Alternativas: uma prática Inclusiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Educação Inclusiva.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Evento: XIX Encontro de Iniciação à pesquisa da Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
11. SAMPAIO, R. B.; FURLANI, D. D.. O papel do monitor na disciplina de Educação Inclusiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Educação Inclusiva.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Evento: XIII Encontro de Iniciação a docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
12. PADILHA, L. A. T.; FURLANI, D. D.. O papel da arte na educação inclusiva no contexto do espaço cultural da Universidade de Fortaleza. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Educação Inclusiva.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Evento: XIII Encontro de Iniciação a docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
13. CAMPOS, R. G.; FURLANI, D. D.. Percepção dos psicólogos em formação sobre ferramenta da entrevista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: docência.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Evento: XIII Encontro de Iniciação a docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
14. FURLANI, D. D.. Espiritualidade e Saúde Integral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Palavras-chave: Educação.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: FORTALEZA; Evento: IV Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
15. FURLANI, D. D.. A Psico-Educação e suas controbuições ao Contexto Hospitalar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão; Cidade: Fortaleza; Evento: Encontro de Psicólogos da Rede de Hospitais da SESA; Inst. promotora/financiadora: Hospital Albert Sabin.
16. FURLANI, D. D.; Daniela Furlani; BASTOS, R. A.. Monitoria como uma experiência intermediadora de motivação ao ensino e aprendizagem do aluno. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: monitoria; Educação.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XIV Encontro de Iniciação a docência; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza.
17. Daniela Furlani; FURLANI, D. D.; LOPES, L. M. V. R.. Natação paraolímpica: Re-significando vidas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XX Encontro de Iniciação a docência; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza.
18. FERREIRA, D. G. C.; FURLANI, D. D.. Psicoeducação: Uma experiência com mães de crianças com paralisia cerebral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XX Encontro de Iniciação á pesquisa; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza.
19. FURLANI, D. D.; ROCHA, S. G.; BEZERRA, F. M. D. H. et al. Programa Tutorial Acadêmico ( PTA): Contribuições à proposta de universidade Inclusiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: VI Envontro de Práticas Docentes; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza.
20. FURLANI, D. D.; BEZERRA, F. M. D. H.; FALCAO, C. S. V. et al. Uso de Tencologias Leves como ferramenta de orientações sobre estágio nas áreas da saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: VI Envontro de Práticas Docentes; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza.
21. FURLANI, D. D.; BEZERRA, F. M. D. H.; ROCHA, S. G. et al. Conexão centro de ciências da saúde uma estratégia de fomento à aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: VI Envontro de Práticas Docentes; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza.
22. FURLANI, D. D.; FALCAO, C. S. V.; ROCHA, S. G. et al. O rendimento acadêmico e as estratégias que promovem a aprendizagem para alunos da área da saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: VI Envontro de Práticas Docentes; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza.
23. Daniela Furlani; FURLANI, D. D.; CAMPOS, R. G.. A percepção de psicólogos e estudantes de psicologia sobre a ferramenta de entrevista e sua prática profissional e acadêmica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: psicologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XX Encontro de Iniciação a pesquisa; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza.
24. FURLANI, D. D.; TEIXEIRA, L. M.. Contribuições de skinner para o desenvolvimento da aprendizagem e linguagem em crianças aos 4 anos de idade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Evento: XXI Encontro de iniciação à pesquisa na UNIFOR; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza.

Orientações concluídas

Graduação
1. Odiléia Regina Campos Amananjás e Jaqueline Mariano da Silva. Transtornos Alimentares: Interações entre a Psicologia e as Terapias Complementares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Palavras-chave: Transtorno Alimentar.
Grande área: Ciências da Saúde.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Andrea Chagas Pinheiro e Laisa Grazielle Vieira Sampaio. O sorriso será sempre o melhor remédio: o lúdico como ferramenta de humanização no contexto hospitalar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Palavras-chave: Psicologia Hospitalar.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Gileno Campos. Intersecções Gestálitcas entre o Zen e a fenomenologia no filme: Primavera, Verão, Outono, Inverno e Primavera. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Palavras-chave: fenomenologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Iniciação científica
1. Raquel Lima Rocha; Caroline Bitar da Cunha Olegario. Não há docência sem discência ::a utilização dos seminários como recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Palavras-chave: docência.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Ana Priscila Barroso Araújo, Lais Mororo Correa. Educação Inclusiva e o Sistema Prisional. 2015. Iniciação Científica - Universidade de Fortaleza. Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Luan Mendes Teixeira. Contribuições de Vygotsky para o desenvolvimento da aprendizagem e linguagem aos 4 anos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Palavras-chave: psicologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Andressa Onofre T Hoen, Lara Raquel de Almeida Mota. Linguagem e aprendizagem no ambiente escolar. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Bruna Cavalcante Menezes, Priscila Fonseca Teófilo. Distonia Focal e a importância para o seu diagnóstico: um olhar para inclusão. 2015. Iniciação Científica - Universidade de Fortaleza. Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Laisa Grazielle Vieira Sampaio. O Passo a passo da acessibilidade no transporte público. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Orientações de outra natureza
1. Allan Dirac Siqueira Chaves, Ilana Camurca Landim, Manuella. A escola, a família, e o Processo de Inclusão: Reflexões Teórico- Crítica. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Palavras-chave: Educação Inclusiva.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. DANIELA DIAS FURLANI SAMPAIO. seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Palavras-chave: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventosOrientações em andamento

Participação em bancas examinadoras

Dissertações
1. CARVALHO, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de; VASCONCELOS, Mardênia Gomes Ferreira et al. Participação em banca de Verônica Maria Gomes de Carvalho. Construção de uma tenologia educativa sobre o uso de jogos elerônicos. 2016 - Universidade Estadual do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. CARVALHO, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de; VASCONCELOS, Mardênia Gomes Ferreira et al. Participação em banca de Verônica Maria Gomes Carvalho. Jogos eletrônicos: conecte-se adequadamente. Construção de uma tecnologia educativa sobre o uso de jogos eletrônicos. 2018. Dissertação (Mestrado em Curso de mestrado profissional em saúde da criança e do adolescente) - Universidade Estadual do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Qualificações de doutorado
1. MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de; SALES, Celecina de Maria Veras et al. Participação em banca de Elizangela Lima do Nascimento. Ruah, O Sopro da Vida. Paz, sonhos, esperanças das juventudes do Lar Fabiano de Cristo. 2016.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. ALMEIDA, Susana Ramos de; BOMFIM, Zulmira Aurea Cruz et al. Participação em banca de Susana Ramos de Almeida. Casa, um ambiente topofílico: um estudo em psicologia ambiental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: psicologia ambiental.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. BENFATI, Xênia Diógenes; SAMPAIO, Daniela Dias Furlani. Participação em banca de Suzana Aguiar e Ginna Moreira da Costa. A aplicação da Psicologia do Esporte em atletas de alto rendimento no TandupbPaddle. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. BENFATI, Xênia Diógenes; SAMPAIO, Daniela Dias Furlani. Participação em banca de Renata Pinheiro Linhares. Depressão Pós Parto Paterna:um articulação teórica sobre fatores psicológicos e culturais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. CASTRO, Alice Siebra de; QUESADA, Dra Andrea Amaro et al. Participação em banca de Alice Siebra de Catro. Um olhar para quem pouco se olha, os efeitos da psicoeducação nos níveis de estresse e qualidade de vida em cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. . 2011. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Argentina/.
2. A Psiquiatrria/Psicologia criada do mercado global. 2001. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. XXIV Jornada cearense de psquiatrtia. 2001. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. Universidade de Fortaleza na direção do futuro. 2013. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br.
5. Simpósio Internacional o Brasil no fluxo das migrações Internacionais. 2005. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
6. Grupo de apoio as mães da unidade neonatal do hospital Gonzaga Mota de Messejana. 2014. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
7. Psicologia financeira- compreendendo e saneando a relação com o dinheiro. 2008. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/.
8. . 2013. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/.
9. . 2013. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/.
10. I Encontro de Tanatologia do Ceará. 2000. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. I Encontro de Psiquiatria, Psicologia, e psicoterapia da Infância. 2000. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. I Encontro de profissionais do conselho de psicologia 11 região. 2000. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/Português.
Participante do minicurso de Psicodrama.
13. II Encontro de Tanatologia do Ceará. 2001. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.
14. III Encontro Nacional das Regionais de Medicina Psicossomática e do curso Agústias da Vida Moderna: Depressão, pânico e fobia. 2001. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. VIII Semana de Psicolgia. 2001. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. XXVII Jornada Cearense de Psiquiatria. 2004. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
17. I Mostra de Psicologia da Unifor. 2004. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
18. Violência Juvenil. 2005. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
19. Educação dos filhos: a questão dos limites. 2008. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
20. Articulações entre o Público e o Privado na Psicologia Escolar. 2008. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
21. Cultura de paz: a prática da meditação com jovens na escola pública. 2011. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
22. . 2015. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
23. . 2015. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
24. Desenvolvendo Habilidades Sociais. 2016. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
25. . 2016. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
26. II Jornada de Psicanálise do Núcleo Psicanalítico de Fortaleza. 2000. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
27. Curso oito lições de psicanálise. 2001. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
15 horas aula.
28. IV Curso "Assistência Psicológica à criança com câncer". 2001. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
29. Curso de Formaçãode facilitadores para os laboratórios vivenciais do programa qualificar nordeste. 2001. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
30. Curso de Fotografia Básica. 2002. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
31. Curso : O desenvolvimento psicomotor na infância. 2002. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
32. I Jornada de Psicologia " Psicologia em ação: áreas de atuação do psicólogo". 2002. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
33. I Jornada de Psicologia " Psicologia em ação: áreas de atuação do psicólogo". 2002. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
34. Curso: Estratégias de Implantação e Implementação da área de recursos humanos. 2003. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
30 horas aula.
35. Curso : Interlocuções com Winicott. 2003. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
16 horas aulas.
36. Curso: A Psicologia na Escola: conhecendo e refletindo sua ação. 2003. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português.
18 horas aula.
37. A diversidade da prática psicológica. 2008. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
38. Curso intensivo de Práticas de Mindfulness Presencial. 2016. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.

Orientações em andamento

Iniciação científica
1. Bruna Cavalcante Menezes, Priscila Fonseca Teófilo, Barbara. Distonia Focal e a importância para o seu diagnóstico: um olhar para inclusão. Início: 2015 - Universidade de Fortaleza. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica26

Artigos publicados em periódicos1
Completos1
Trabalhos em eventos16
Completos7
Resumos9
Livros e capítulos9
Livros publicados ou organizados0
Capítulos de livros publicados9

Total
Produção técnica24

Demais tipos de produção técnica24

Total
Orientações concluídas11

Graduação3
Iniciação científica6
Orientações de outra natureza2


Total
Dados complementares46

Participação em bancas examinadoras7
Participação em eventos38
Orientações em andamento1
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 18/05/2023 - 19:38