Curriculum Vitae
Daniela Dias Furlani Sampaio
Dados pessoais | Formação acadêmica/Titulação | Formação complementar | Atuação profissional | Linhas de pesquisa | Projetos de pesquisa | Áreas de atuação |
Idiomas | Prêmios e títulos | Produção científica, tecnológica e artística/cultural | Dados complementares | Indicadores de produção |
Nome | Daniela Dias Furlani Sampaio |
Nome em citações bibliográficas | FURLANI, D. D. |
2009 - 2012 |
Doutorado
em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Título: Cultura de paz, educação e meditação com jovens em escola pública estadual de Fortaleza Ceará, Ano de Obtenção: 2012. Orientador: Kelma Socorro Lopes de Matos. Palavras-chave: JUVENTUDE; Espiritualidade; Educação. Grande área: Ciências Humanas. |
1999 - 2004 | Graduação em Psicologia. |
2002 |
Extensão universitária.
Centro de Desenvolvimento Humano, CDH, Brasil. |
2015 - 2015 | Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2015.
(Carga horária: 44h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2015 - 2015 | Encontro de Práticas Docentes 2015.
(Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
2013 - 2013 |
Extensão universitária em Programa de Formação Docente Percurso 2013.
(Carga horária: 80h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2011 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de Psicologia, Carga horária: 30 |
Vínculo institucional | ||
2003 - 2004 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária de psicologia, Carga horária: 12 |
Outras informações | Partipação na pesquisa " A fenomenologia da queixa depressiva em adolescentes no Nuspa" como bolsista voluntária e apresentação de trabalhos em eventos científicos |
Vínculo institucional | ||
2003 - 2003 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária de psicologia, Carga horária: 12 |
Outras informações | Realizou atividade de aconselhamento Psicológico junto ao Escritório de Práticas Jurídicas- EPJ. |
Atividades |
3/2003 - Atual | Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de Fortaleza, . | |
Linhas de pesquisa
Depressão- cultura |
3/2003 - Atual | Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de Fortaleza, . | |
Linhas de pesquisa
A fenomenologia da queixa depressiva em adolescentes no Nuspa |
Faculdades Nordeste, FANOR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2010 - 2010 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de psicologia, Carga horária: 20 |
Faculdade Kurius, FAK, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2007 - 2009 | Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora |
Outras informações | Lecion disciplinas no curso de pós graduação da Faculdade Kurios Ministrou a disciplina de PSICOLOGIA SOCIAL com carga horário de 30 horas/aula em novembro de 2007 no curso de especialização em Gestão Escolar. Ministrou a disciplina de PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM com carga horário de 30 horas/aula em setembro de 2007 no curso de especialização em psicopedagogia clínica e Institucional na cidade de Beberibe. Ministrou a disciplina de PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO: ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO com carga horário de 60 horas/aula em março de 2008 no curso de especialização Lato Senso em Supervisão Escolar na cidade de Aquiraz- CE. Ministrou a disciplina de PSICOMOTRICIDADE E CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL na cidade de Beberibe- CE com carga horária de 30 horas/aula em março de 2008 no curso de especialização Lato Senso em Educação Infantil. GESTÃO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS de 30 horas/aula no curso de especialização Lato Sensoo em Gestão Escolar na cidade de Chorozinho- CE em março de 2008 LIDERANÇA EM GESTÃO ESCOLAR de 30 horas/aula no curso de especialização Lato Senso em Gestão Escolar na cidade de Bbeberibe- CE em junho de 2008. OU |
Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará., ESMEC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2007 - 2008 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COLABORADOR PSICOLOGA |
Colégio Ari de Sá Cavalcante, ASC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2004 - 2004 | Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20 |
Organização Educacional Farias Brito, FB, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2007 - 2008 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: psicóloga escolar, Carga horária: 20 |
Vínculo institucional | ||
2003 - 2003 | Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12 |
Atividades |
08/2003 - 12/2003 | Estágios . | |
Estágio realizado Estágio em Psicologia Escolar. |
Juizado da Infância e da Juventude, JIJ, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2002 - 2003 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 20 |
Atividades |
1/2002 - 1/2003 | Estágios , Juizado da Infância e da Juventude, . | |
Estágio realizado Atendimento psicológico - crianças e adolescentes. |
01/2002 - 01/2003 | Estágios , Juizado da Infância e da Juventude, . | |
Estágio realizado Estágio de psicologia no setor de Liberdade Assistida. |
Banco do Nordeste, BNB, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2001 - 2002 | Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estagiaria, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva. |
Atividades |
11/2001 - 4/2002 | Estágios , Recursos Humanos, Rh. | |
Estágio realizado Facilitadora de Dinâmica de Grupo. |
1. | Depressão- cultura |
2. | A fenomenologia da queixa depressiva em adolescentes no Nuspa |
2006 - Atual | A CIDADE E A ESCOLA |
Descrição: Colaboradora da pesquisa A Cidade e a Esola realizada pelo LOCUS- Laboratório de pesquisa em Psicologia Ambiental.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Integrantes: Daniela Dias Furlani Sampaio - Coordenador. . |
2006 - 2007 | A cidade e a Escola |
Descrição: Colaboradora da pesquisa A cidade e a escola" realizada pelo LOCUS - Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental no período de 2006.1 a 2007.2.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Integrantes: Daniela Dias Furlani Sampaio - Coordenador. . |
2007 - Atual | Projeto cidadão do futuro |
Descrição: Participação desenvolvendo atividades, como voluntária, junto às crianças e seus familiares no Projeto Cidadão do Futuro, de responsabilidade social, realizado pela Associação Cearense de Magistrados (ACM) em parceria com a ESMEC, Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Integrantes: Daniela Dias Furlani Sampaio - Coordenador. . |
1. | Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
|
2. | Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
|
Compreende | Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco). |
Fala | Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco). |
Lê | Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Escreve | Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |
2003 | classificação em terceiro lugar de um trabalho apresentado no encontro de Iniciação à docência, UNIFOR. |
2013 | Primeiro lugar na área de relatos de práticas docente, Universidade de Fortaleza. |
2013 | Primeiro lugar no XII Encontro de Iniciação à docência, Universidade de Fortaleza. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Orientações concluídas |
Produção bibliográfica |
Trabalhos completos/resumidos em eventos |
1. |
FURLANI, D. D.. O Envelhecer e a Sexualidade do Idoso a partir da percepção de estudantes universitários.
In: VIII ENCONTRRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA,
2002,
FORTALEZA.
Encontro de Iniciação à Pesquisa.
Fortaleza
: Universidade de Fortaleza,
2002.
p. 218-218.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso |
2. |
FURLANI, D. D.. A Sexualidade do Idoso.
In: II Encontrto de Iniciação à Docência,
2002,
Fortaleza.
A Sexualidade do Idoso.
Fortaleza
: Universidade de Fortaleza,
2002.
v. II.
p. 97-97.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso |
3. |
FURLANI, D. D.. Privação e Delinquência: Análise da relação entre a perda de vínculos afetivos e a tendência anti-social de crianças e adolescentes em Liberdade Assistida.
In: IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA,
2003,
Fortaleza.
IX ENCONTRTO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.
Fortaleza
: IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA,
2003.
v. 9.
p. 55-55.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso |
4. | FURLANI, D. D.. A Prática do Aconselhamento Psicológico na área Jurídica: dicutindo sua importância.
In: IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA,
2003,
Fortaleza.
IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.
Fortaleza
: Universidade de Fortaleza,
2003.
v. 9.
p. 55-55.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso |
5. | FURLANI, D. D.. A Depressão Adolescente na Contemporaneidade.
In: IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA,
2003,
Fortaleza.
IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.
Fortaleza
: Universidade de Fortaleza,
2003.
v. 9.
p. 114-114.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso |
6. |
FURLANI, D. D.. A Utilização de DInâmica de Grupo como recurso metodológico no processo de aprendizagem.
In: III ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA,
2003,
Fortaleza.
III ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA.
Fortaleza
: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA,
2003.
v. 3.
p. 45-45.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso |
7. | FURLANI, D. D.; ABREU, Desirèe; RANIER, Marcela et al. O método fenomenológico na análise de prontuários de adolescentes.
In: X Encontro de iniciação à pesquisa,
2004,
Fortaleza.
X Encontro de iniciação à pesquisa.
Fortaleza
: Universidade de Fprtaleza,
2004.
v. 10.
p. 85-85.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso |
8. |
FURLANI, D. D.. Um avaliação crítica e participativa: A metodologia de ensino da disciplina de Psicologia Social II.
In: IV Encontro de Iniciação à Docência,
2004,
Fortaleza.
IV Encontro de Inicação à docência,
2004.
Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português O trabalho foi aceito e vai ser apresentado no perído do encontro 19 a 24 de Outubro de 2004. |
9. | FURLANI, D. D.. Grupo de Psicoterapia breve focal com crianças no Serviço de psicologia Aplicada-SPA.
In: I Mostra de ttrabalhos em Psicologia,
2004,
Fortaleza,
2004.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso |
10. | Camila Ramos; FURLANI, D. D.. A evolução tecnológica , um fator influenciador no desenvolvimento e interesse do aluno em sala de aula.
In: Encontro de Iniciaçãoca docência,
2016,
Fortaleza, Ceará, Brasil.
Encontro de Práticas Docentes,
2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 21755396. |
11. | Glauciane Cavalcante; FURLANI, D. D.; SAMPAIO, D. D. F. et al. Discentes ingressando na Universidade: a sala de aula como experiência norteadora.
In: Encontro de Práticas docentes,
2016,
Fortaleza, Ceará, Brasil.
Encontro de Práticas Docentes na Unifor,
2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 21755396. |
12. | Jurema Silva; FURLANI, D. D.. Um olhar sobre a experiência com a arte no processo de aprendizagem na disciplina de educação inclusiva.
In: Encontro de Práticas Docentes,
2016,
Fortaleza, Ceará, Brasil.
Encontro de Práticas Docentes,
2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 21755396. |
13. | Karem Ramos; SAMPAIO, D. D. F.; FURLANI, D. D.. É que não existe ensinar sem aprender : a monitoria como processo de construção e mediação de conhecimentos.
In: Encontros de Práticas Docentes,
2016,
Fortaleza, Ceará, Brasil.
Encontro de Práticas Docentes,
2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português |
14. | Beatriz Oliveira; Camila Queiroz; Liana Medeiros et al. Nadando no desenvolvimento humano: um estudo sobre a emoção e a linguagem na primeira infância.
In: XXI Encontro de Iniciação à pesquisa,
2016,
Fortaleza, Ceará, Brasil.
XXI Encontro de Iniciação à pesquisa,
2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 18088449. |
15. | Danisla Martins; Jurema Silva; FURLANI, D. D.. Programa de Apoio psicopedagógico: uma proposta de inclusão social.
In: XXII Encontro de Iniciação â pesquisa,
2016,
Fortaleza, Ceará, Brasil.
XXII Encontro de Iniciação à pesquisa,
2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português |
16. | Denise Rocha; Renata Linhares; Christina Brasil et al. A percepção de obesos sobre o padrão de beleza, mobilidade e inclusão social.
In: XVI ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA,
2016,
Fortaleza.
XVI ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA,
2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 18088449. |
Artigos completos/resumidos publicados em periódicos |
1. | FURLANI, D. D.; Zulmira Aurea Cruz Bomfim. Juventude e afetividade: tecendo projetos de vida pela construção dos mapas afetivos.
Psicologia e Sociedade (Impresso),
v. 22,
p. 50/n.1-59,
2010.
Palavras-chave: Psicologia Social. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [doi:10.1590/s0102-71822010000100007]; ISSN/ISBN: 01027182. |
Capítulos de livros publicados |
1. | MATOS, K. S. A. L.; Zulmira Aurea Cruz Bomfim; FURLANI, D. D.. Sustentabilidade e discriminação: alguns olhares sobre o rural e o urbano.
In: Kelma Socorro Alves Lopes de Matos. (Org.).
Educação Ambiental e sustentabilidade.
1 ed.
Fortaleza,
2009,
v. 1,
p. 30-41.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788572823234. |
2. | FURLANI, D. D.; MATOS, K. S. A. L.. Espiritualidade e educação: A meditação pela paz com jovens em Fortaleza.
In: Kelma Socorro Alvez Lopes de Matos, Raimundo Nonato Junior. (Org.).
Cultura de Paz, Ética e Eopiritualidade.
1 ed.
Fortaleza,
2010,
v. n. 91,
p. 50-60.
Palavras-chave: JUVENTUDE. Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788572824033. |
3. | FURLANI, D. D.. Espiritualidade: Uma possibilidade de superação da crise atual.
In: Tereza Gláucia Rocha Matos, Verônica Salgueiro do Nascimento, Domingos Arthur Feitosa Petrola. (Org.).
Educação e Libertação: A tessitura de saberes pela práxis.
21 ed.
Fortaleza,
2010,
v. 1,
p. 128-140.
Grande área: Ciências Humanas. Setores de atividade: Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 21; ISBN: 9788575645093. |
4. | FURLANI, D. D.; MATOS, K. S. A. L.. Oficinas de cultura de paz:a construção da paz com jovens em escola pública profissionalizante.
In: Kelma Socorro Alves Lopes de Matos. (Org.).
Cultura de Paz, ética e espiritualidade.
01 ed.
Fortaleza,
2011,
v. 01,
p. 75-87.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 112; Número da revisão: 01; ISBN: 9788572824811. |
5. | FURLANI, D. D.; MATOS, K. S. A. L.. Paz Coletiva: A Paz que querem os jovens da Escola Joaquim Antônio Albano.
In: Kelma Socorro Lopes de Matos. (Org.).
Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade III.
1 ed.
Fortaleza,
2012,
v. 1,
p. 38-54.
Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 131; Número da revisão: 1; ISBN: 9788572825306. |
6. | FURTADO, M. E. M. F.; SILVA, N. T. L.; LUCENA, T. S. S. et al. Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz.
In: Kelma Socorro Lopes de Matos. (Org.).
Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV.
1 ed.
FORTALEZA,
2014,
v. 162,
p. 161-176.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Impresso; Série: 131; Número da revisão: 1; ISBN: 9788572826020. |
7. | FURLANI, D. D.; BURITI, A.. Tecendo fios e costurando experiências: Disseminando uma práxis dialógica no contexto escolar.
In: Kelma Socorro Lopes de Matos. (Org.).
Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade.
1 ed.
Forltaleza,
2015,
v. 1,
p. 197-209.
Palavras-chave: psicologia; Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 182; Número da revisão: 1; ISBN: 9788572825610. |
8. | DUTRA, C.V.; Daniela Furlani; FURLANI, D. D.. Mediar Cultura de Paz no contexto escolar: uma proposta psicoeducatica frente ao corpo docente.
In: Kelma Socorro Lopes de Matos. (Org.).
Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade II.
1 ed.
fortaleza,
2015,
v. I,
p. 185-198.
Palavras-chave: cultura de paz. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Série: 30; Número da revisão: 1; ISBN: 9788581260945. |
9. | FURLANI, D. D.; Itamar Fernandes. Possibilidades na caminhada em busca da paz: uma experiência a partir do vivido com alunos da escola de ensino fundamental 15 de outubro.
In: Kelma Socorro Lopes de Matos. (Org.).
Cultura de paz, Educação e Espiritualidade III.
1 ed.
Fortaleza, Ceará, Brasil,
2016,
v. ,
p. 393-415.
Referências adicionais: Brasil/Português; Número da revisão: 1; ISBN: 9788578264376. |
Produção técnica |
Demais tipos de produção técnica |
1. | FURLANI, D. D.. Práticas de Oficinas com Jovens na escola Pública: Uma experiência em debate.
2011.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Faculdade de Educação; Cidade: Fortaleza; Evento: II Seminário de Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará. |
2. | FURLANI, D. D.. Práticas de Cultura de paz na Escola: Dialogando com os jovens.
2011.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Estadual do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: Programa de Extensão Em Sintonia com a Saúde; Inst. promotora/financiadora: Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde. |
3. | FURLANI, D. D.. Psico-educação no contexto hospitalar.
2012.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Science; Cidade: Fortaleza; Evento: II Curso de Assistência psicológica à criança com câncer; Inst. promotora/financiadora: Associação Peter Pan Núcleo mais vida. |
4. | FURLANI, D. D.. A Educação e a Paz na Cura do Corpo e do Espírito.
2012.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Faculdade de Educação; Cidade: Fortaleza; Evento: III Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará. |
5. | FURLANI, D. D.. Técnicas de respiração, relaxamento e meditação: Minimizando a ansiedade em prol da qualidade de vida.
2012.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: ACEPY; Cidade: Fortaleza; Evento: X Jornada Norte Nordeste de Yoga; Inst. promotora/financiadora: Associação Cearense de Estudos e Pesquisas de Yoga. |
6. | Daniela Furlani; FURLANI, D. D.. Formação de Monitores: preparando-os para iniciação à docência.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: docência. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Evento: V Encontro de Práticas Docentes na Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
7. | BARBOSA, S. A. C.; BARROS, L. B.; PEREIRA, H. T. A. et al. O portador de transtorno mental no mercado de trabalho:apenas uma possibilidade?.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Evento: XIX Encontro de Iniciação à pesquisa da Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
8. | SANTOS, R. B.; OLIVEIRA, G. M.; FURLANI, D. D.. Projeto Educação e Saúde na Descoberta do aprender: Uma prática de Educação Inclusiva.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Evento: XIX Encontro de Iniciação à pesquisa da Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
9. | PADILHA, L. A. T.; FURLANI, D. D.. Os caminhos da formação, atuação e contexto escolar de um educador físico:inclusão ou integração.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Evento: XIX Encontro de Iniciação à pesquisa da Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
10. | LUCENA, T. S. S.; SILVA, N. T. L.; FURTADO, M. E. M. F. et al. Escolarização De Pessoas em Cumprimento de Penas Alternativas: uma prática Inclusiva.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Evento: XIX Encontro de Iniciação à pesquisa da Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
11. | SAMPAIO, R. B.; FURLANI, D. D.. O papel do monitor na disciplina de Educação Inclusiva.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Evento: XIII Encontro de Iniciação a docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
12. | PADILHA, L. A. T.; FURLANI, D. D.. O papel da arte na educação inclusiva no contexto do espaço cultural da Universidade de Fortaleza.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Evento: XIII Encontro de Iniciação a docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
13. | CAMPOS, R. G.; FURLANI, D. D.. Percepção dos psicólogos em formação sobre ferramenta da entrevista.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: docência. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: FORTALEZA; Evento: XIII Encontro de Iniciação a docência; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
14. | FURLANI, D. D.. Espiritualidade e Saúde Integral.
2013.
(Apresentação de Trabalho/Seminário).
Palavras-chave: Educação. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: FORTALEZA; Evento: IV Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará. |
15. | FURLANI, D. D.. A Psico-Educação e suas controbuições ao Contexto Hospitalar.
2014.
(Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão; Cidade: Fortaleza; Evento: Encontro de Psicólogos da Rede de Hospitais da SESA; Inst. promotora/financiadora: Hospital Albert Sabin. |
16. | FURLANI, D. D.; Daniela Furlani; BASTOS, R. A.. Monitoria como uma experiência intermediadora de motivação ao ensino e aprendizagem do aluno.
2014.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: monitoria; Educação. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XIV Encontro de Iniciação a docência; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza. |
17. | Daniela Furlani; FURLANI, D. D.; LOPES, L. M. V. R.. Natação paraolímpica: Re-significando vidas.
2014.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XX Encontro de Iniciação a docência; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza. |
18. | FERREIRA, D. G. C.; FURLANI, D. D.. Psicoeducação: Uma experiência com mães de crianças com paralisia cerebral.
2014.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XX Encontro de Iniciação á pesquisa; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza. |
19. | FURLANI, D. D.; ROCHA, S. G.; BEZERRA, F. M. D. H. et al. Programa Tutorial Acadêmico ( PTA): Contribuições à proposta de universidade Inclusiva.
2014.
(Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: VI Envontro de Práticas Docentes; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza. |
20. | FURLANI, D. D.; BEZERRA, F. M. D. H.; FALCAO, C. S. V. et al. Uso de Tencologias Leves como ferramenta de orientações sobre estágio nas áreas da saúde.
2014.
(Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: VI Envontro de Práticas Docentes; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza. |
21. | FURLANI, D. D.; BEZERRA, F. M. D. H.; ROCHA, S. G. et al. Conexão centro de ciências da saúde uma estratégia de fomento à aprendizagem.
2014.
(Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: VI Envontro de Práticas Docentes; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza. |
22. | FURLANI, D. D.; FALCAO, C. S. V.; ROCHA, S. G. et al. O rendimento acadêmico e as estratégias que promovem a aprendizagem para alunos da área da saúde.
2014.
(Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: VI Envontro de Práticas Docentes; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza. |
23. | Daniela Furlani; FURLANI, D. D.; CAMPOS, R. G.. A percepção de psicólogos e estudantes de psicologia sobre a ferramenta de entrevista e sua prática profissional e acadêmica.
2014.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: psicologia. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XX Encontro de Iniciação a pesquisa; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza. |
24. | FURLANI, D. D.; TEIXEIRA, L. M.. Contribuições de skinner para o desenvolvimento da aprendizagem e linguagem em crianças aos 4 anos de idade.
2015.
(Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FORTALEZA; Cidade: Fortaleza; Evento: XXI Encontro de iniciação à pesquisa na UNIFOR; Inst. promotora/financiadora: Univerisdade de Fortaleza. |
Orientações concluídas |
Graduação |
1. | Odiléia Regina Campos Amananjás e Jaqueline Mariano da Silva.
Transtornos Alimentares: Interações entre a Psicologia e as Terapias Complementares.
2015.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Palavras-chave: Transtorno Alimentar. Grande área: Ciências da Saúde. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
2. | Andrea Chagas Pinheiro e Laisa Grazielle Vieira Sampaio.
O sorriso será sempre o melhor remédio: o lúdico como ferramenta de humanização no contexto hospitalar.
2015.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Palavras-chave: Psicologia Hospitalar. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
3. | Gileno Campos.
Intersecções Gestálitcas entre o Zen e a fenomenologia no filme: Primavera, Verão, Outono, Inverno e Primavera.
2015.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Palavras-chave: fenomenologia. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Iniciação científica |
1. | Raquel Lima Rocha; Caroline Bitar da Cunha Olegario.
Não há docência sem discência ::a utilização dos seminários como recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem.
2012.
Iniciação Científica.
(Graduando em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Palavras-chave: docência. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
2. | Ana Priscila Barroso Araújo, Lais Mororo Correa.
Educação Inclusiva e o Sistema Prisional.
2015.
Iniciação Científica -
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
3. | Luan Mendes Teixeira.
Contribuições de Vygotsky para o desenvolvimento da aprendizagem e linguagem aos 4 anos.
2015.
Iniciação Científica.
(Graduando em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Palavras-chave: psicologia. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
4. | Andressa Onofre T Hoen, Lara Raquel de Almeida Mota.
Linguagem e aprendizagem no ambiente escolar.
2015.
Iniciação Científica.
(Graduando em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
5. | Bruna Cavalcante Menezes, Priscila Fonseca Teófilo.
Distonia Focal e a importância para o seu diagnóstico: um olhar para inclusão.
2015.
Iniciação Científica -
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
6. | Laisa Grazielle Vieira Sampaio.
O Passo a passo da acessibilidade no transporte público.
2015.
Iniciação Científica.
(Graduando em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Orientações de outra natureza |
1. | Allan Dirac Siqueira Chaves, Ilana Camurca Landim, Manuella.
A escola, a família, e o Processo de Inclusão: Reflexões Teórico- Crítica.
2012.
Orientação de outra natureza.
(Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
2. | DANIELA DIAS FURLANI SAMPAIO.
seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade.
2013.
Orientação de outra natureza.
(Psicologia)
-
Universidade Federal do Ceará.
Orientador: Daniela Dias Furlani Sampaio.
Palavras-chave: Educação. Referências adicionais: Brasil/Bretão; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Participação em bancas examinadoras | Participação em eventos | Orientações em andamento |
Participação em bancas examinadoras |
Dissertações |
1. | CARVALHO, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de; VASCONCELOS, Mardênia Gomes Ferreira et al.
Participação em banca de
Verônica Maria Gomes de Carvalho.
Construção de uma tenologia educativa sobre o uso de jogos elerônicos.
2016 -
Universidade Estadual do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | CARVALHO, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de; VASCONCELOS, Mardênia Gomes Ferreira et al.
Participação em banca de
Verônica Maria Gomes Carvalho.
Jogos eletrônicos: conecte-se adequadamente. Construção de uma tecnologia educativa sobre o uso de jogos eletrônicos.
2018.
Dissertação (Mestrado em Curso de mestrado profissional em saúde da criança e do adolescente)
-
Universidade Estadual do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Qualificações de doutorado |
1. | MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de; SALES, Celecina de Maria Veras et al.
Participação em banca de
Elizangela Lima do Nascimento.
Ruah, O Sopro da Vida. Paz, sonhos, esperanças das juventudes do Lar Fabiano de Cristo.
2016.
Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação |
1. | ALMEIDA, Susana Ramos de; BOMFIM, Zulmira Aurea Cruz et al.
Participação em banca de
Susana Ramos de Almeida.
Casa, um ambiente topofílico: um estudo em psicologia ambiental.
2009.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia)
-
Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: psicologia ambiental. Grande área: Ciências Humanas. Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | BENFATI, Xênia Diógenes; SAMPAIO, Daniela Dias Furlani.
Participação em banca de
Suzana Aguiar e Ginna Moreira da Costa.
A aplicação da Psicologia do Esporte em atletas de alto rendimento no TandupbPaddle.
2014.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | BENFATI, Xênia Diógenes; SAMPAIO, Daniela Dias Furlani.
Participação em banca de
Renata Pinheiro Linhares.
Depressão Pós Parto Paterna:um articulação teórica sobre fatores psicológicos e culturais.
2015.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | CASTRO, Alice Siebra de; QUESADA, Dra Andrea Amaro et al.
Participação em banca de
Alice Siebra de Catro.
Um olhar para quem pouco se olha, os efeitos da psicoeducação nos níveis de estresse e qualidade de vida em cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em eventos |
1. | .
2011.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Argentina/. |
2. | A Psiquiatrria/Psicologia criada do mercado global.
2001.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | XXIV Jornada cearense de psquiatrtia.
2001.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | Universidade de Fortaleza na direção do futuro.
2013.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.unifor.br. |
5. | Simpósio Internacional o Brasil no fluxo das migrações Internacionais.
2005.
(Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/. |
6. | Grupo de apoio as mães da unidade neonatal do hospital Gonzaga Mota de Messejana.
2014.
(Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/. |
7. | Psicologia financeira- compreendendo e saneando a relação com o dinheiro.
2008.
(Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/. |
8. | .
2013.
(Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/. |
9. | .
2013.
(Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/. |
10. | I Encontro de Tanatologia do Ceará.
2000.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
11. | I Encontro de Psiquiatria, Psicologia, e psicoterapia da Infância.
2000.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
12. | I Encontro de profissionais do conselho de psicologia 11 região.
2000.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/Português. Participante do minicurso de Psicodrama. |
13. | II Encontro de Tanatologia do Ceará.
2001.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso. |
14. | III Encontro Nacional das Regionais de Medicina Psicossomática e do curso Agústias da Vida Moderna: Depressão, pânico e fobia.
2001.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
15. | VIII Semana de Psicolgia.
2001.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
16. | XXVII Jornada Cearense de Psiquiatria.
2004.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
17. | I Mostra de Psicologia da Unifor.
2004.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
18. | Violência Juvenil.
2005.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
19. | Educação dos filhos: a questão dos limites.
2008.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
20. | Articulações entre o Público e o Privado na Psicologia Escolar.
2008.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
21. | Cultura de paz: a prática da meditação com jovens na escola pública.
2011.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
22. | .
2015.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
23. | .
2015.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
24. | Desenvolvendo Habilidades Sociais.
2016.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
25. | .
2016.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
26. | II Jornada de Psicanálise do Núcleo Psicanalítico de Fortaleza.
2000.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
27. | Curso oito lições de psicanálise.
2001.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português. 15 horas aula. |
28. | IV Curso "Assistência Psicológica à criança com câncer".
2001.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
29. | Curso de Formaçãode facilitadores para os laboratórios vivenciais do programa qualificar nordeste.
2001.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
30. | Curso de Fotografia Básica.
2002.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
31. | Curso : O desenvolvimento psicomotor na infância.
2002.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
32. | I Jornada de Psicologia " Psicologia em ação: áreas de atuação do psicólogo".
2002.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
33. | I Jornada de Psicologia " Psicologia em ação: áreas de atuação do psicólogo".
2002.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
34. | Curso: Estratégias de Implantação e Implementação da área de recursos humanos.
2003.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português. 30 horas aula. |
35. | Curso : Interlocuções com Winicott.
2003.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português. 16 horas aulas. |
36. | Curso: A Psicologia na Escola: conhecendo e refletindo sua ação.
2003.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português. 18 horas aula. |
37. | A diversidade da prática psicológica.
2008.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
38. | Curso intensivo de Práticas de Mindfulness Presencial.
2016.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
Orientações em andamento |
Iniciação científica |
1. | Bruna Cavalcante Menezes, Priscila Fonseca Teófilo, Barbara.
Distonia Focal e a importância para o seu diagnóstico: um olhar para inclusão.
Início: 2015 -
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Orientações concluídas | Dados complementares |
Total | |
Produção bibliográfica | 26 |
Artigos publicados em periódicos | 1 |
Completos | 1 |
Trabalhos em eventos | 16 |
Completos | 7 |
Resumos | 9 |
Livros e capítulos | 9 |
Livros publicados ou organizados | 0 |
Capítulos de livros publicados | 9 |
Total | |
Produção técnica | 24 |
Demais tipos de produção técnica | 24 |
Total | |
Orientações concluídas | 11 |
Graduação | 3 |
Iniciação científica | 6 |
Orientações de outra natureza | 2 |
Total | |
Dados complementares | 46 |
Participação em bancas examinadoras | 7 |
Participação em eventos | 38 |
Orientações em andamento | 1 |
Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor. |
Última atualização do CV em 18/05/2023 - 19:38 |