Curriculum Vitae

Monique Andrade Campos

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissional
IdiomasProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeMonique Andrade Campos
Nome em citações bibliográficasCAMPOS, M. A.
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2011 - 2013 Mestrado em Ciências do Comportamento.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O efeito de instruções verdadeiras e falsas sobre o sunk cost., Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Josele Regina de Oliveira Abreu-Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sunk cost; Controle Instrucional; História de Reforçamento.
Grande área: Ciências Humanas.
2005 - 2010 Graduação em Psicologia.
Título: O estudo do comportamento verbal: Uma análise de artigos sobre comportamento verbal a partir das publicações da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva..
Orientador: Denise de Lima Oliveira Vilas Boas.
Voltar

Formação complementar
2021 - 2022Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências. (Carga horária: 160h).
Instituto de Psicologia Baseada em Evidências, INPBE, Brasil.
2021 - 2021Atualização em Terapia de Aceitação e Compromisso. (Carga horária: 96h).
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, HCFMUSP, Brasil.
2021 - 2021Psicologia e Clínica Analítico-Comportamental Antirracista. (Carga horária: 12h).
Instituto Interacta, II, Brasil.
2020 - 2020Primeiros passos para o uso de Linguagem Simples. (Carga horária: 8h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020Ciências Comportamentais Aplicadas. (Carga horária: 30h).
InBehavior Lab, IBL, Brasil.
2020 - 2020Formação em Terapia Comportamental Dialética. (Carga horária: 180h).
Elo Psicologia e Desenvolvimento, ELO, Brasil.
2019 - 2020Curso de formação em ACT e FAP. (Carga horária: 220h).
Instituto Continuum, IC, Brasil.
2019 - 2019Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação. (Carga horária: 55h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Content Teaching in English. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018Ativação Comportamental Aplicada à Depressão Maior No Contexto Clínico. (Carga horária: 16h).
Núcleo Tríplice de Análise do Comportamento, NTAC, Brasil.
2018 - 2018Consultório Digital. (Carga horária: 60h).
Academia do Psicólogo, AP, Brasil.
2017 - 2017Curso de aperfeiçoamento em terapia de casais. (Carga horária: 40h).
Instituto Paulista de Sexualidade, InPaSex, Brasil.
2017 - 2017História das ciências e a investigação da história em psicologia. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017Metodologias e Práticas de Pesquisa em Psicologia. (Carga horária: 15h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017Programa de desenvolvimento profissional em educação 2017. (Carga horária: 56h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016Relações amorosas, conjugais e familiares. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2016 - 2016Onde está o gênero no sexo? Biologia e cultura no estudo da sexualidade hum. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2016 - 2016Programa de desenvolvimento profissional em educação 2016. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015Terapia Sexual na Clínica Comportamental. (Carga horária: 20h).
Instituto de Psicologia Aplicada, INPA, Brasil.
2015 - 2015Programa de desenvolvimento profissional em educação 2015. (Carga horária: 53h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014A infância sob a perspectiv da Análise do Comporta. (Carga horária: 30h).
Instituto de Prevenção à Desnutrição e a Excepcionalidade, IPREDE, Brasil.
2010 - 2010Programas de Habilidades Sociais e análise do Comp. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2010 - 2010?Comportamento verbal e contingências comportament. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009Criatividade e Análise do Comportamento. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2008 - 2009Nível Intermediário Curso Regular de Lígua Frances. (Carga horária: 140h).
fale Mais Centro de Idiomas e Cultura Estrangeira, FALE MAIS, Brasil.
2008 - 2008 Extensão universitária em Formação em Análise do Comportamento. (Carga horária: 224h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2008 - 2008Contingências, metacontingências e macroconting. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2008 - 2008Aquisição da lInguagem: teorias e dados. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2007 - 2008Nível Básico Curso Regular de Língua Francesa. (Carga horária: 140h).
fale Mais Centro de Idiomas e Cultura Estrangeira, FALE MAIS, Brasil.
2007 - 2007 Extensão universitária em Projeto Jovem Voluntário. (Carga horária: 80h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2007 - 2007Equivalência de estímulos e comportamento simbólic. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2007 - 2007Análise do Comportamento e Cultura. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2007 - 2007Introdução a Neuropsicologia. (Carga horária: 20h).
Neuropsy - Consultório de Avaliação e reabilitação neuropsicológica, NEUROPSY, Brasil.
2007 - 2007Tanatologia. (Carga horária: 3h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2005 - 2005Toxicomania. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2000 - 2002Upper Semesters. (Carga horária: 400h).
Curso de Líguas Christus, CLC, Brasil.
1998 - 1999Lower Semesters. (Carga horária: 320h).
Curso de Líguas Christus, CLC, Brasil.
1996 - 1997Basics Semesters. (Carga horária: 320h).
Curso de Líguas Christus, CLC, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
REVISTA PERSPECTIVAS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.
Vínculo institucional
2018 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2015 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30
Vínculo institucional
2008 - 2008 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora institucional da disciplina AEC, Carga horária: 12
Atividades
07/2015 - AtualEnsino, Psicologia, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Prática Integrativa I
Prática Integrativa II
Psicopatologia Comportamental
Teorias e Técnicas Psicoterápicas III: Análise do Comportamento
Teorias e Técnicas de Intervenção Grupal
02/2015 - 06/2015Ensino, Psicologia, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Prática Integrativa I
Prática Integrativa II
Pr´taica Integrativa V
Teorias Psicológicas I: Behaviorismo
Teorias e Técnicas Psicoterápicas III: Análise do Comportamento
Teorias e Técnicas de Intervenção Grupal
Faculdade de Tecnologia Intensiva, FATECI, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - 2015 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Atividades
01/2014 - AtualEnsino, Psicologia, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Processos Psicológicos Básicos
Teoria Comportamental
Análise Experimental do Comportamento
Clínica Comportamental
01/2014 - AtualEstágios , Faculdade de Tecnologia Intensiva - Parnaíba, Faculdade de Tecnologia Intensiva - CE.
Estágio realizado
Estágio profissionalizante em clínica Analítico-comportamental.
Faculdade Católica Rainha do Sertão, FCRS, Brasil.
Vínculo institucional
2013 - 2015 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Atividades
08/2013 - AtualEnsino, Psicologia, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Teorias e Sistemas Comportamentalistas
Teorias e Técnicas Psicoterápicas
Neurociências e Psicologia
Psicologia Aplicada
Hospital Infantil Albert Sabin, HIAS, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

Voltar

Idiomas
Compreende Inglês (Bem), Francês (Pouco).
Fala Inglês (Bem), Francês (Pouco).
Inglês (Bem), Francês (Pouco).
Escreve Inglês (Bem), Francês (Pouco).
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. ALMEIDA, A. P. L.; CAMPOS, M. A.. Avaliação processual e seu melhor aproveitamento com o uso do laboratório de informática na disciplina de Pratica Integrativa I.. In: XV Encontro de Iniciação à Docência, 2015, Fortaleza. Avaliação processual e seu melhor aproveitamento com o uso do laboratório de informática na disciplina de Pratica Integrativa I., 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6110017]
2. VIEIRA, P. P. M.; CAMPOS, M. A.. Ensino-aprendizagem do conceito de contingências: uso de texto com linguagem regional para facilitação de compreensão.. In: XV Encontro de Iniciação à Docência, 2015, Fortaleza. Ensino-aprendizagem do conceito de contingências: uso de texto com linguagem regional para facilitação de compreensão., 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6095524]
3. ASSUNCAO, K. S.; CAMPOS, M. A.. Processos de ensinagem a partir de uma visão bibliográfica. In: XV Encontro de Iniciação à Docência, 2015, Fortaleza. Processos de ensinagem a partir de uma visão bibliográfica, 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6103931]
4. RAMOS, C. M. O.; HATEAU, N. M. M. T.; CAMPOS, M. A.. DINHEIRO SINÔNIMO DE LIBERDADE: UM ESTUDO DE CASO PELA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.. In: XV Encontro de Iniciação à Docência, 2015, Fortaleza. DINHEIRO SINÔNIMO DE LIBERDADE: UM ESTUDO DE CASO PELA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO., 2015.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6107498]
5. SANTOS, I. F.; CAMPOS, M. A.. A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA.. In: XVI Encontro de Iniciação à Docência, 2016, Fortaleza. A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA., 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6983770]
6. SANTOS, I. F.; CAMPOS, M. A.. A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA.. In: XVI Encontro de Iniciação à Docência, 2016, Fortaleza. A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA., 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6983770]
7. COSCONETTO, C. L.; CAMPOS, M. A.. Educação em Análise do Comportamento e o conceito de Learn Unit. In: XVI Encontro de Iniciação à Docência, 2016, Fortaleza. Educação em Análise do Comportamento e o conceito de Learn Unit, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://file:///C:/Users/User/Downloads/Educacao%20em%20Analise%20do%20Comportamento%20e%20o%20conceito%20de%20Learn%20U.pdf]
8. MADEIRA, A. J. F.; CAMPOS, M. A.. O uso do aplicativo de Whatzapp em apoio ao monitor e discente em sala de aula. In: XVII Encontro de Iniciação à Docência, 2017, Fortaleza. O USO DO APLICATIVO DE WHATZAPP EM APOIO AO MONITOR E DISCENTE EM SALA DE AULA, 2017.
Palavras-chave: Monitor; Ferramenta; Apoio Docente.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=7886329]
9. GARCIA, J. A. P.; CAMPOS, M. A.. O WHATSAPP A FAVOR DA PRÁTICA DE MONITORIA? SUPORTES INSTRUMENTAIS PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS EFICIENTE. In: XVII Encontro de Iniciação à Docência, 2017, Fortaleza. O WHATSAPP A FAVOR DA PRÁTICA DE MONITORIA? SUPORTES INSTRUMENTAIS PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS EFICIENTE, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=7914828]
10. SOUSA, C. N. A.; GARCIA, J. A. P.; LOBO, D. F. V. et al. GED: QUAIS AS VARIÁVEIS MOTIVACIONAIS QUE INFLUENCIAM OS ALUNOS A PARTICIPAREM?. In: XVII Encontro de Iniciação à Docência, 2017, Fortaleza. GED: QUAIS AS VARIÁVEIS MOTIVACIONAIS QUE INFLUENCIAM OS ALUNOS A PARTICIPAREM?, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=7914780]
11. Carvalho, R. O.; CAMPOS, M. A.. O MONITOR E A VALORIZAÇÃO DA COLETIVIDADE PARA A EFICÁCIA DOS MÉTODOS PEDAGÓGICOS. In: XVIII - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018, Fortaleza. XVIII Encontro de Iniciação à Docência, 2018.
Palavras-chave: Monitoria; Aprendizagem; Esperiência.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=8818227]
12. Santos, P. I.; CAMPOS, M. A.. NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E JOGOS DIDÁTICOS. In: XVIII - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018, Fortaleza. XVIII Encontro de Iniciação à Docência, 2018.
Palavras-chave: Monitoria; Jogos Didáticos; Metodologia de ensino.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=8775390]
13. Veras, C. I.; CAMPOS, M. A.. Impressões sobre o treino da escrita de artigos desde o início da graduação. In: XVIII - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018, Fortaleza. XVIII Encontro de Iniciação à Docência, 2018.
Palavras-chave: Trabalho Científico; Metodologia; Escrita.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=8833155]
14. Pessoa, Y. L. R. P.; CAMPOS, M. A.; Cavalcante, L. S.. Flashcards digitais: a importância de metodologias digitais como auxilio para a aprendizagem. In: XVIII - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018, Fortaleza. XVIII Encontro de Iniciação à Docência, 2018.
Palavras-chave: Flashcards digitais; Máquinas de Ensino; Metodologia de ensino.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=8816978]
15. Loureiro, P. C. T.; Medeiros, D. R.; Félix, L. S. O. et al. A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE CASO PARA A PRÁTICA DA ANÁLISE FUNCIONAL. In: XIX Encontro de Iniciação à Docência, 2019, Fortaleza. XIX - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2019.
Palavras-chave: Metodologia Ativa; Análise Funcional; Estudo de caso; Análise do Comportamento.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=9686444]
16. Amarante, D. F.; CAMPOS, M. A.. CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA A CONCEPÇÃO SOBRE SOFRIMENTO PSÍQUICO EM ALUNOS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS V. In: XIX Encontro de Iniciação à Docência, 2019, Fortaleza. XIX - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2019.
Palavras-chave: Sofrimento Psíquico; Aprendizagem; Mediação.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=9670508]
17. JACINTO JUNIOR, F.; GABLER, F.; Pessoa, Y. L. R. P. et al. Tratamento de fobias com o uso de tecnologia e dessensibilização sistemática: uma revisão de literatura.. In: XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2019, Fortaleza. XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2019.
Palavras-chave: Fobia; Ansiedade; Dessensibilização sistemática; Realidade Aumentada; Realidade Virtual.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://www.unifor.br/documents/392172/774970/Encontro-Iniciacao-Pesquisa-2019-Programacao-CV.pdf/07b6aa79-ca74-e6d2-fdd8-e30f5d0de51a]
18. Rodrigues, T. M.; CAMPOS, M. A.. Uma relato de experiência sobre as dificuldades encontradas no modelo de ensino online em tempos de pandemia. In: XX Encontro de Iniciação à Docência, 2020, Fortaleza. XX Encontro de Iniciação à Docência, 2020.
Palavras-chave: Relato de Experiência; Ensino à Distância; COVID-19; Análise do Comportamento.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=10719823]
19. Paiva, T. C. S.; CAMPOS, M. A.. RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA LINGUAGEM ACESSÍVEL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PSICOPATOLOGIA COMPORTAMENTAL. In: XX Encontro de Iniciação à Docência, 2020, Fortaleza. XX Encontro de Iniciação à Docência, 2020.
Palavras-chave: Linguagem; Psicopatologia; Ensino- Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=10706130]
20. Castro, M. M. X.; CAMPOS, M. A.. A PRÁTICA DO PACIENTE SIMULADO NA MONITORIA EM SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XX Encontro de Iniciação à Docência, 2020, Fortaleza. XX Encontro de Iniciação à Docência, 2020.
Palavras-chave: Monitoria; Saúde Mental; Paciente Simulado; Entrevista Clínica.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=10713590]
21. Gomes, B. V. L.; Araújo, L. B.; CAMPOS, M. A.. A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO CONTEXTO DA COVID-19: COMPREENSÕES À LUZ DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. In: XX Encontro de Iniciação à Docência, 2020, Fortaleza. XX Encontro de Iniciação à Docência, 2020.
Palavras-chave: COVID-19; Ensino à Distância; Análise do Comportamento.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Francês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=10714408]

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1. JACINTO JUNIOR, F.; GABLER, F.; BRASILEIRO, F. N. V. et al. A influência do automonitoramento na escrita literária: uma possibilidade tecnológica. ACTA COMPORTAMENTALIA, v. 30, p. 601-618, 2022.
Palavras-chave: Automonitoramento; Escrita Literária; Comportamento Verbal; Análise do Comportamento; Tecnologia.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/issue/view/6102]; Série: 4; ISSN/ISBN: 01888145.

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1.

LOBO, D. F. V.; CAMPOS, M. A.; RAUPP, J. J. G.. Análise do comportamento e cinema: generalizando os comportamentos aprendidos em sala de aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Avaliação Funcional; Análise de filme; Metodologia de ensino.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Evento: VIII Encontro de iniciação à docência; Inst. promotora/financiadora: UNIFOR.
2.

BEZERRA, G. C. F.; PINTO, H. A.; MAIA, J. P. et al. A manifestação da resiliência em grupos de apoio psicológico em oncologia pediátrica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Resiliência; Grupo de apoio psicológico; Oncologia Pediátrica.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: SPA - UNIFOR; Cidade: Fortaleza CE; Evento: Projeto Formação Continuada; Inst. promotora/financiadora: Serviço de Psicologia Aplicada - UNIFOR.
3.

CAMPOS, M. A.; VILAS BOAS, D. L. O.. O estudo do comportamento verbal: uma análise de artigos sobre comportamento verbal a partir das publicações da Revsta Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Comportamento Verbal; Produção Científica.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Campos do Jordão; Evento: XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Medicina e Psicologia Comportamental.
4.

CAMPOS, M. A.; VILAS BOAS, D. L. O.. Estudo de caso sobre TOC: olhando para além do diagnóstico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Terapia analítico-comportamental; Transtorno obsessivo-compulsivo; Estudo de caso.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Analítico - comportamental.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: SPA - UNIFOR; Cidade: Fortaleza CE; Evento: Projeto de Formação Continuada; Inst. promotora/financiadora: Serviço de Psicologia Aplicada - UNIFOR.
5.

CAMPOS, M. A.; ABREU-RODRIGUES, J.. Sunk cost: Variáveis que influenciam na tomada de decisão.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Economia Comportamental; Sunk cost; Escolha.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Expo UNIMED; Cidade: Curitiba - PR; Evento: Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.
6. CAMPOS, M. A.. A pesquisa científica na Análise do Comportamento: Tipos, delineamentos e análises. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: XVII Encontro Cearense de Análise do Comportamento; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
7. CAMPOS, M. A.; ABREU-RODRIGUES, J.. The role of false and true instructios upon the sunk cost effect. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Sunk cost; instructional control; reinforcement history.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Brasil/Inglês; Local: Hotel Fiesta Americana; Cidade: Mérida - México; Evento: 7th Conference of Association for Behavior Analysis International; Inst. promotora/financiadora: Association for Behavior Analysis International.
8. CAMPOS, M. A.. A atuação da Análise do Comportamento com transtornos mentais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Análise do Comportamento; Psicopatologia; Transtornos mentais.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Estratégias de ações integradas em saúde; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
9. ARAGAO, Y. M.; VITORINO, G. T.; CAMPOS, M. A.. A IDENTIFICAÇÃO DE PRATICAS CULTURAIS, DE GÊNERO E DAS ONDAS DO FEMINISMO NAS PRINCESAS DA DISNEY. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Práticas Culturais; Feminismo; Princesas.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Convenções de Goiânia; Cidade: Goiânia; Evento: XXVIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.
10. CAMPOS, M. A.. Simpósio de Psicologia Hospitalar Estácio. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Palavras-chave: Psicologia Hospitalar; Análise do Comportamento.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Francês; Local: Estácio-Via Corpvus; Cidade: Fortaleza; Evento: Simpósio de Psicologia Hospitalar Estácio; Inst. promotora/financiadora: Estácio.
11. BRASILEIRO, F. N. V.; CAMPOS, M. A.; MELO, J. E. et al. Tecnologia e Análise do Comportamento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Tecnologia; Análise do Comportamento.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Convenções de Goiânia; Cidade: Goiânia; Evento: XXVIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.
12. LIMA, A.; BRASILEIRO, F. N. V.; JACINTO JUNIOR, F. et al. O tratamento de fobias com o uso de tecnologias e dessensibilização sistemática: uma revisão de literatura.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Palavras-chave: Tecnologia; Tratamento; Fobia; Dessensibilização sistemática.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: Encontros Científicos Unifor; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
13. ARAGAO, Y. M.; CAMPOS, M. A.. SAUDÁVEL ATÉ QUE PONTO? UM ESTUDO SOBRE RELACIONAMENTO ABUSIVO NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Relacionamento Abusivo; Análise do Comportamento.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Parnaíba; Evento: I Encontro Norte e Nordeste de Análise do Comportamento; Inst. promotora/financiadora: Grupo de Estudos de Análise do Comportamento da UFPI.

Orientações concluídas

Graduação
1. José Kleidir de Castro Feitosa. POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO NO CAPS-AD. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Tecnologia Intensiva. Orientador: Monique Andrade Campos.
Palavras-chave: Análise do Comportamento; Acompanhamento Terapêutico; Reforma Psiquiátrica.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica / Especialidade: Intervenção Terapêutica.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Iniciação científica
1. Asheley Chiara Costa Arruda. ENTRE O LABORATÓRIO E AS TECNOLOGIAS SOCIAIS: A APLICAÇÃO DA INSTRUÇÃO PROGRAMADA NA VERIFICAÇÃO DE CONCEITOS EM ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - FFaculdade Católica Rainha do Sertão. Orientador: Monique Andrade Campos.
Palavras-chave: Aprendizagem; Metodologia; Instrução programada; Análise do Comportamento.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventosOrientações em andamento

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. SOARES, Juliana Reis; SOUSA, Alex da SIlva et al. Participação em banca de Juliana Reis Soares. A utilização do baralho dos pensamentos com recurso lúdico na clínica cognitiva comportamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Tecnologia Intensiva.
Palavras-chave: Terapia Cognitivo Comportametnal infantil; Baralho dos Pensamentos; Ludoterapia.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. LIMA, Amanda Barroso de; DOURADO, Larissa Façanha de Mattos et al. Participação em banca de Francisca Daiane Rodrigues Pinho. Clínica analítico-comportamental e desenvolvimento de habilidades sociais: desafios da prática em uma clínica-escola a partir de um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. LIMA, Amanda Barroso de; DOURADO, Larissa Façanha de Mattos et al. Participação em banca de Larissa Pereira Monte. As contribuições da clínica analítico-comportamental para o enfrentamento do medo: um relato de experiência em uma clínica-escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Devry Brasil.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. FARIAS, Ângela Freitas Secundo; RODRIGUES, Érika Caroline Cisne et al. Participação em banca de Ângela Freitas Secundo Farias; Érika Caroline Cisne Rodrigu. Estratégias de enfrentamento para prevenção de recaída em clínicas terapêuticas.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Abuso de substâncias.; Estratégias de enfrentamento; Análise do Comportamento.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. BOAS, Denise Lima de Oliveira Vilas; LIMA, Maira Gondim de Oliveira et al. Participação em banca de Carlo Lima Cesconetto; Krisia de Sousa Assunçao. Uma Análise da produção de verdade a partir de um continuum médico-jurídico na constituição dos anormais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. BOAS, Denise Lima de Oliveira Vilas; VITORINO, Grace Troccoli et al. Participação em banca de Jarbas Ângelo Peroba Garcia. Feita para Sangrar? ?Travestilidade? a Luz do modelo de Seleção por Consequências.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. . 2009. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
2. The role of false and true instructionsupon the sunk cost effect. 2013. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: México/.
3. . 2014. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
4. . 2016. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
5. As contribuições das neurociências e da psicofarmacologia no transtorno afetivo bipolar:um relato de caso. 2016. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
6. As contribuições das neurociências e da psicofarmacologia no transtorno afetivo bipolar: um estudo de caso.. 2016. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/.
7. . 2005. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
8. . 2005. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
9. . 2007. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
10. . 2007. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
11. . 2008. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
12. . 2009. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
13. . 2009. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
14. O estudo do comportamento verbal: uma análise de artigos sobre comportamento verbal a partir das publicações da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. 2010. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
15. Sunk Cost: Variáveis que influenciam na tomada de decisão. 2012. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
16. Comportamento psicótico: O que Skinner tem a dizer?. 2016. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
17. . 2016. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
18. O papel de instruções veradeiras e falsas sobre o efeito Sunk Cost. 2017. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
19. Psicoeducação e atenção à família. 2017. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
20. . 2017. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
21. Atuação da Análise do Comportamento com Transtornos Mentais. 2015. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.

Orientações em andamento

Graduação
1. Herleny Moreira Rios. ?O QUE SERÁ QUE ME DÁ, QUE ME QUEIMA POR DENTRO...? UMA COMPREENSÃO ANALÍTICO - COMPORTAMENTAL DO CIÚME NOS RELACIONAMENTOS CONJUGAIS. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Católica Rainha do Sertão. (Orientador).
Palavras-chave: Análise do Comportamento; Cuíme; Psicopatologia.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica22

Artigos publicados em periódicos1
Completos1
Trabalhos em eventos21
Completos21

Total
Produção técnica13

Demais tipos de produção técnica13

Total
Orientações concluídas2

Graduação1
Iniciação científica1


Total
Dados complementares28

Participação em bancas examinadoras6
Participação em eventos21
Orientações em andamento1
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 08/01/2024 - 20:33