Curriculum Vitae

Carlos Eugenio de Alencar Araripe Furtado

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalLinhas de pesquisaProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeCarlos Eugenio de Alencar Araripe Furtado
Nome em citações bibliográficasFURTADO, C. E. A. A.
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2005 - 2007 Mestrado em Administração de Empresas.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: Análise da orientação para o mercado e composto de marketing em relação à performance de empresas no estado do Ceará, Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Alípio Ramos Veiga Neto.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
1999 - 2000 Especialização em Marketing. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: Plano de Marketing para implantação de Bar Temático em Fortaleza (Plano de Marketing). Ano de finalização: 2000.
Orientador: James Edson Young.
1998 - 1999 Especialização em Comunicação Social Propaganda e Publicidade. (Carga Horária: 420h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. Ano de finalização: 1999.
1994 - 1997 Graduação em Comunicação Social Habilitação Jornalismo.
Título: Imagem das mulheres nos Jornais O Povo e Diário do Nordeste.
Orientador: Olga Maria Ribeiro Guedes.
Voltar

Formação complementar
2021 - 2021AGILE - Gestão Ágil. (Carga horária: 9h).
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
2021 - 2021Lean Manufactoring - Pensamento Enxuto. (Carga horária: 9h).
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
2021 - 2021Negociação e Influência. (Carga horária: 15h).
Conquer Holding Educacional SA, CONQUER, Brasil.
2015 - 2015Certificação de Nível Preliminar. (Carga horária: 12h).
União dos Escoteiros do Brasil - Região do Ceará, UEB - CE, Brasil.
2015 - 2015EAD - Proteção Infantojuvenil. (Carga horária: 6h).
União dos Escoteiros do Brasil, UEB, Brasil.
2005 - 2005Regras de Elaboração de Artigos Científicos. (Carga horária: 2h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2004 - 2004Treinamento Em Certificação Mac Os10 3. (Carga horária: 24h).
Tecnoágil, TECNOAGIL, Brasil.
2003 - 2004Qualificação e Formação Docente. (Carga horária: 320h).
Faculdade Católica de Fortaleza, LECRISCE, Brasil.
2003 - 2003Programa de Capacitação Docente. (Carga horária: 32h).
Faculdade Integrada do Ceará, FIC*, Brasil.
2002 - 2002Negociação. (Carga horária: 20h).
Instituto do Software do Ceará, INSOFT, Brasil.
2000 - 2000Produção de Eventos. (Carga horária: 20h).
Central Criativa, CENTRALCRIATIVA, Brasil.
1998 - 1998Estratégias de Comunicação Em Marketing. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Marketing Ce, ABMCE, Brasil.
1997 - 1997Pesquisa de Marketing. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Marketing Ce, ABMCE, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2023 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 24
Vínculo institucional
2023 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestor do Laboratório de Jornalismo NewsLink, Carga horária: 12
Outras informaçõesGestor do Laboratório Núcleo Prático de Comunicação NewsLink
Centro Universitário Estácio do Ceará, ESTÁCIO CE, Brasil.
Vínculo institucional
2017 - 2020 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Jornalismo, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Vínculo institucional
2014 - 2020 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Membro NDE Jornalismo
Vínculo institucional
2014 - 2020 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Membro NDE Publicidade e Propaganda, Carga horária: 40
Outras informaçõesMembro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do Curso de Publicidade e Propaganda
Vínculo institucional
2013 - 2020 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de NDE Publicidade
Vínculo institucional
2013 - 2020 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coord. e Orient. Agência Modelo de Publicidad, Carga horária: 7
Outras informaçõesCoordenação e Orientação de alunos da Agência Modelo de Publicidade e Propaganda Ensaio.
Vínculo institucional
2012 - 2020 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Centro Universitário Estácio do CE, Carga horária: 32
Centro de Educação Infantil SANDBOX, SANDBOX, Brasil.
Vínculo institucional
2008 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consultor de Marketing e Comunicação, Carga horária: 4
Outras informaçõesConsultor de Marketing e Comunicação
Educadora Sete de Setembro Ltda, FA7, Brasil.
Vínculo institucional
2012 - 2012 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof. Orient./coord. Agência de Notícias, Carga horária: 2
Vínculo institucional
2009 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor de Comunicação Social, Carga horária: 14
Outras informaçõesDisciplinas MInistradas:
Editoração Eletrônica
Introdução à Computação Gráfica
Informática Aplicada à Comunicação
Marketing
Planejamento Estratégico de Marketing
Design Gráfico
Vínculo institucional
2009 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho do curso de Jornalismo
Vínculo institucional
2004 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 12
Atividades
04/2012 - 12/2012Extensão universitária , Agência de Notícias FATO FA7, .
Atividade de extensão realizada
Coordenação da Agência de Notícias FATO.
8/2004 - 12/2012Ensino, Comunicação Social Com Habilitação Em Publicidade, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Design Gráfico
Informática Aplicada ao Jornalismo
Marketing
Planejamento Estratégico de Marketing
Editoração Eletrónica
Faculdade Integrada do Ceará, FIC*, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Membro do NDE Jornalismo
Outras informaçõesMembro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo.
O NDE é formado pelos professores de maior atuação acadêmica e técnica do curso e é responsável pelo direcionamento acadêmico (projetos, extensões, atividades etc) do curso.
Vínculo institucional
2009 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Membro do NDE Publicidade
Outras informaçõesMembro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade.
O NDE é formado pelos professores de maior atuação acadêmica e técnica do curso e é responsável pelo direcionamento acadêmico (projetos, extensões, atividades etc) do curso.
Vínculo institucional
2009 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Curso de Comunicação, Carga horária: 13
Outras informaçõesDisciplinas MInistradas:
Direção de Arte
Planejamento Gráfico
Administração em Publicidade
Computação Gráfica
Comunicação Digital
Vínculo institucional
2009 - 2012 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do curso de jornalismo
Vínculo institucional
2003 - 2009 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Vínculo institucional
2007 - 2008 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do NUCOM - Núcleo de Comunicação, Carga horária: 12
Outras informaçõesCoordenação do NUCOM - responsável pele gerência acadêmica do uso dos laboratórios de comunicação (Rádio, TV, Fotografia e Computação Gráfica), bem como responsável pela fomentação e gerência de projetos acadêmicos multidisciplinares em comunicação.
Atividades
02/2007 - AtualPesquisa e desenvolvimento , Curso de Publicidade e Propaganda, .
Linhas de pesquisa
Comunicação Visual / Design
Comunicação e marketing
2/2003 - AtualEnsino, Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Editoração Eletrônica
Planejamento Visual
Redação Publicitária I
Redação Publicitária II
1/2005 - 7/2005Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Publicidade e Propaganda, Viacorpvs.
Cargo ou função
Membro de colegiado de professores do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda.
2/2003 - 6/2005Ensino, Comunicação Social Habilitação Jornalismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Editoração Eletrônica
Planejamento Gráfico para Jornalismo
Administração em Empresas de Comunicação
9/2003 - 4/2005Serviços técnicos especializados , Agência Escola de Publicidade e Propaganda, Via Corpvs.
Serviço realizado
Supervisão da Agência Escola de Publicidade e Propaganda FIC.
2/2004 - 12/2004Atividades de Participação em Projeto, Programa de Responsabilidade Social, Viacorpvs.
Projetos de pesquisa
Projeto IVIS
Ce Comunicação e Marketing, CE COMUNICAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional
1997 - 2004 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Sócio Diretor, Carga horária: 40
Outras informaçõesAdministração da Agência de Publicidade, acumulando as funções de diretor de criação e planejamento.
Atividades
1/1997 - 7/2004Direção e administração, Ce Comunicação e Marketing, .
Cargo ou função
Sócio diretor.
1/1997 - 7/2004Serviços técnicos especializados , Ce Comunicação e Marketing, .
Serviço realizado
Direção de Criação e Planejamento de Comunicação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional
1995 - 1996 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Aluno
Outras informaçõesBolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq/PIBIC/UFC, participando da pesquisa intitulada "A imagem das mulheres nos jornais O Povo e Diário do Nordeste", tendo como orientadora a professora Dra. Olfa Maria Ribeiro Guedes.

Voltar

Linhas de Pesquisa
1. Comunicação Visual / Design
2. Comunicação e marketing
Voltar

Projetos de Pesquisa
2004 - 2004Projeto IVIS
Descrição: Professor tutor do projeto IVIS, coordenado pelo aluno Sérgio Lustosa da Costa, que visa prestar serviços voluntários de desenvolvimento de identidade visual para instituições sem fins lucrativos na cidade de Fortaleza..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Carlos Eugenio de Alencar Araripe Furtado - Coordenador.
.
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda / Especialidade: Publicitário.
2. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo / Especialidade: Jornalista.
3. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema.
4. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Locutor Apresentador e Animador.
Voltar

Idiomas
Compreende Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Pouco).
Fala Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Alemão (Pouco).
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Pouco).
Escreve Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Alemão (Pouco).
Voltar

Prêmios e títulos
2018Reconhecimento de desempenho, 2017, Centro Universitário Estácio do Ceará.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1.

FURTADO, C. E. A. A.; CAMPOS, Sarah Camargo; MAIA, Ana Rita Rogério. A TEORIA DO JOGO COMO ELEMENTO PARA FORMUAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO PELAS MAIORES INDÚSTRIAS EXPORTADORAS DO SETOR DE CARCINICULTURA DO ESTADO DO CE.. In: V Encontro de Pós-Graduação e Pesquisada UNIFOR, 2005, FORTALEZ. V Encontro de Pós-Graduação e Pesquisada UNIFOR, 2005.
Palavras-chave: Teoria do Jogo; Internacionalização; Carcinicultura.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital

Capítulos de livros publicados
1.

FURTADO, C. E. A. A.. Mapeamento do uso de TI em uma Agência de Publicidade do Ceará. In: Carina Spina de Jordão; Alejandro Sepulveda. (Org.). Comunicação e Cultura. Fortaleza, 2007, v. , p. -.
Palavras-chave: Tecnologia de Informação; Informática; Agência de Publicidade; Publicidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hipertexto; ISBN: 8575655140.

Textos em jornais de notícias/revistas
1. FURTADO, C. E. A. A.. CONFRONTO DAS IDEIAS: PROPAGANDA COMERCIAL PARA CRIANÇAS 18/04/2014 A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República baixou resolução proibindo a veiculação de propaganda comercial tendo como público alvo crianças. O senhor (a) concorda com a medida?. Jornal O Povo, Fortaleza, 18 abr. 2014.
Palavras-chave: Propaganda; Criança.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/confrontodasideias/2014/04/18/notconfrontoideias,3238281/a-secretaria-de-direitos-humanos-da-presidencia-da-republica-baixou-resolucao-proibindo-a-veiculacao-de-propaganda-comercial-tendo-como-publico-alvo-cr; Data de publicação: 18/04/2014.

Produção técnica

Trabalhos técnicos
1.

FURTADO, C. E. A. A.. Planejamento Gráfico do Jornal FIC por Dentro. 2004.
Palavras-chave: Projeto Gráfico; Planejamento Visual.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.fic.br/ficpordentro/index.php?id=11; Finalidade: Reformulação do projeto gráfico do Informativo da Faculdade Integrada do Ceará; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 6; Nº páginas: 4; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Integrada do Ceará - FIC.

Demais tipos de produção técnica
1FURTADO, C. E. A. A.. Direção de Arte. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: Direção de Arte.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 10; Local: Campus Viacorpvs; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Faculdade Integrada do Ceará - FIC.
Curso preparatório necessário para candidatos a vaga de diretor de arte na Agência Modelo ENSAIO, do curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da FIC.
2FURTADO, C. E. A. A.; Godoy, Renato. A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República baixou resolução proibindo a veiculação de propaganda comercial tendo como público alvo crianças. 2014. (Entrevista).
Palavras-chave: Propaganda; Criança.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Finalidade: Confronto de ideias; Local: e-mail; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Jornal O Povo.
3

FURTADO, C. E. A. A.. Introdução aos Estudos de Impolidez Linguística. 2016. (Capa de Livro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Finalidade: Criação de finalização de Capa de Livro; Cidade: Fortaleza - CE; Inst. promotora/financiadora: Centro Universitário Estácio do Ceará.
A capa criada refere-se ao livro :
Introdução aos Estudos de (Im)Polidez Linguística/
Geórgia M. F. e Paiva, Reginaldo G. Moreira, Letícia A. P. F.
dos Santos. ? Fortaleza: Centro Universitário Estácio do Ceará,
2016.

ISBN 978-85-69235-01-9.
4FURTADO, C. E. A. A.. sustentabilidade e cidadania: uma prática educativa. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Palavras-chave: sustentabilidade; responsabilidade social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Duração do evento: 20; Data de apresentação: 17/09/2015.

Orientações concluídas

Aperfeiçoamento/Especialização
1. Sérgio Lustosa da Costa. Marketing como ferramenta estratégica: SENAI - CE. 2006. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Administração e Marketing Estratégico) - Faculdade Integrada do Ceará. Orientador: Carlos Eugenio de Alencar Araripe Furtado.
Palavras-chave: Marketing; SENAI-CE.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Graduação
1. Alan dante Cavalcante. Buzzmarketing e Lembrança de Marca. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Publicidade e Propa) - Faculdade Integrada do Ceará. Orientador: Carlos Eugenio de Alencar Araripe Furtado.
Palavras-chave: Marca; Buzzmarketing; Marketing de guerrilha.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Dickson de Castro e Silva. Discurso Negro Presente na Música de Daniela Mercury. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Publicidade e Propa) - Faculdade Integrada do Ceará. Orientador: Carlos Eugenio de Alencar Araripe Furtado.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Natália Alves Alboquerque. A importância das redes sociais no mercado publicitário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Publicidade e Propa) - Faculdade Integrada do Ceará. Orientador: Carlos Eugenio de Alencar Araripe Furtado.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Renata Camerino Oasterno. Identificação das ações socialmente responsáveis na empresa EIM Instalções Industriais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Publicidade e Propa) - Faculdade Integrada do Ceará. Orientador: Carlos Eugenio de Alencar Araripe Furtado.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Sílvia Bezerra Ribeiro. House Organ como ferramenta de endomarketing. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio do Ceará. Orientador: Carlos Eugenio de Alencar Araripe Furtado.
Palavras-chave: Endomarketing; House Organ; Publicidade e Propaganda.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Hansmuller de Oliveira Costa. Composto de Comunicação Aplicado a PME - Estudo de Caso: Casa do Borracheiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio do Ceará. Orientador: Carlos Eugenio de Alencar Araripe Furtado.
Palavras-chave: Publicidade e Propaganda.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Comércio varejista.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Raquel Moreira Felix. Food Trucks em Fortaleza. Fatores que influenciam a escolha do consumidor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio do Ceará. Orientador: Carlos Eugenio de Alencar Araripe Furtado.
Palavras-chave: Food Truck; Comportamento do Consumidor; Marketing de Serviços; Publicidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Setores de atividade: Alimentação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
8. Aline Tomé Frota, Caio Mota Teixeira, Ingrid Fernandes Ferre. AARTE - Associação dos Artesãos e Empreendedores - Projeto Experimental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio do Ceará. Orientador: Carlos Eugenio de Alencar Araripe Furtado.
Palavras-chave: Artesanato.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
9. Clayton Gomes David. Comunicação direcionada ao consumidor de foodtruck. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio do Ceará. Orientador: Carlos Eugenio de Alencar Araripe Furtado.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
10. Yanne Andrade Sousa Dourado. Análise da Marca Solar Basquete Cearense. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio do Ceará. Orientador: Carlos Eugenio de Alencar Araripe Furtado.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1. FURTADO, Carlos Eugenio de Alencar Araripe. Participação em banca de Simone Santos Moura de Paiva. História da evolução da publicidade e propaganda na construção de marcas de sucesso: estudos de casos brasileiros. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração e Marketing) - Fic Viacorpvs.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. FURTADO, Carlos Eugenio de Alencar Araripe. Participação em banca de Laísa C. Pimentel, Mariana Pinheiro e Patrícia F. A. Arruda. Johnson's Disney. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda) - Faculdade Integrada do Ceará.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. FURTADO, Carlos Eugenio de Alencar Araripe. Participação em banca de Ana Carolina Virgínio Bandeira de Melo. A propaganda e promoção de vendas: as práticas de promoção de vendas utilizadas pelas lojas de eletrodomésticos no shopping Iguatemi de Fortaleza. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda) - Faculdade Integrada do Ceará.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. FURTADO, Carlos Eugenio de Alencar Araripe. Participação em banca de Zabrisky Coimbra Holanda. A propaganda de Varejo da Casa Pio.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda) - Faculdade Integrada do Ceará.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. FURTADO, Carlos Eugenio de Alencar Araripe. Participação em banca de Célio Gurgel Neto. Durametal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda) - Faculdade Integrada do Ceará.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Fabricação de Máquinas e Equipamentos, Inclusive Máquinas-Ferramenta.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. FURTADO, Carlos Eugenio de Alencar Araripe. Participação em banca de Ana Rúbia Medeiros de Freitas. A propaganda na construção de uma marca. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda) - Faculdade Integrada do Ceará.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. FURTADO, Carlos Eugenio de Alencar Araripe. Participação em banca de Gray Nóbrega Sampaio. Uma análise da qualificação profissional do atendimento publicitário em Fortaleza.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda) - Faculdade Integrada do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. FURTADO, Carlos Eugenio de Alencar Araripe. Participação em banca de Emílio Amaral Pimentel. Marcas Próprias do Grupo Pão de Açúcar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda) - Faculdade Integrada do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. FURTADO, Carlos Eugenio de Alencar Araripe. Participação em banca de Juliana Soares Primo et al.. Number One Idiomas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda) - Faculdade Integrada do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Outros autores do TCC:
Lívia de Souza Gurgel, Silvandira de Oliveira, Tereza Junqueira Neta e Tereza Stela Lima..
9. FURTADO, Carlos Eugenio de Alencar Araripe. Participação em banca de Alynne Girão de Carvalho Kassouf. Comunicação Visual em Ambientes Temáticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda) - Fic Viacorpvs.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. FURTADO, Carlos Eugenio de Alencar Araripe. Participação em banca de Alan Dante Cavalcante. BUZZMARKETING e lembrança de marca. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda) - Fic Viacorpvs.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. SALES, Lígia de Oliveira; HOLANDA, Ana Patrícia Maciel et al. Participação em banca de Isabella Cavalcanti Nascimento. Plano de Assessoria de Comunicação:"NOAR TV". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Jornalismo) - Faculdade Integrada do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. BRAGA, Lauriberto Carneiro; ANDRADE, Demétrio et al. Participação em banca de Manuella Salles de Vianna. TCC Manuella Salles de Vianna. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará.
Palavras-chave: Livro reportagem; ICASA; Jornalismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. SILVA, Maurício Jacques Barbosa da; ARAÚJO, Fernanda Maria de et al. Participação em banca de Edward de Oliveira. Endomarketing e construção de marcas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio do Ceará.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marcas.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. Caravana da Comunicação. 2004. (Participações em eventos/Seminário).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/.
2. XV Festival Mundial de Publicidade de Gramado. 2005. (Participações em eventos/Seminário).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/.
Seminário de Propaganda..
3. Direção de Arte (Professor 8 h/a). 2005. (Participações em eventos/Oficina).
Palavras-chave: Direção de Arte; Design.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria em Publicidade.
Referências adicionais: Brasil/.
4. Criatividade na Publicidade e Propaganda (Professor 8 h/a). 2005. (Participações em eventos/Oficina).
Palavras-chave: Criatividade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria em Publicidade.
Referências adicionais: Brasil/.
5. Encontro Geral de Professores FIC. 2005. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
Palestra: O ensino superior no Brasil, proferida pelo Prof. Dr. Roberto Cláudio Bezerra Frota.
6. MAXI MÍDIA 2006. 2006. (Participações em eventos/Encontro).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/.
7. Teste ANPAD. 2004. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
A finalidade da ANPAD é promover o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da criação do conhecimento no campo das ciências administrativas, em nível de pós-graduação, contribuindo com a sua parcela de esforço para o exercício competente da democracia e da cidadania no Brasil. 
O Teste ANPAD é um exame de proficiência utilizado nos processos de seleção de 82 Cursos de Pós-Graduação em Administração e Contabilidade das mais Importantes Instituições de Ensino Superior do Brasil.

Pontuação: 338,79 (64,4%).
8. Tendências da Publicidade na Área Social (Palestrante - Pós-graduação em Responsabilidade Social). 2005. (Participações em eventos/Outra).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria em Publicidade.
Referências adicionais: Brasil/.
9. A Comunicação Jornalística e Publicidade nas Instituições de Ensino Superior. 2005. (Participações em eventos/Outra).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria em Publicidade.
Referências adicionais: Brasil/.
10. . 2009. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica3

Trabalhos em eventos1
Completos1
Livros e capítulos1
Livros publicados ou organizados0
Capítulos de livros publicados1
Textos em jornais ou revistas (magazines)1
Jornal de notícias1

Total
Produção técnica5

Trabalhos técnicos1
Demais tipos de produção técnica4

Total
Orientações concluídas11

Aperfeiçoamento/Especialização 1
Graduação10


Total
Dados complementares24

Participação em bancas examinadoras14
Participação em eventos10
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 07/03/2023 - 17:25