Curriculum Vitae

Claudia Maria Carvalho Miranda

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalLinhas de pesquisaProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeClaudia Maria Carvalho Miranda
Nome em citações bibliográficasMIRANDA, Claudia. M. C.
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Centro de Ciências Administrativas.
Av Washington Soares, 1321
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil - Caixa-Postal: 60811905
Telefone: (85) 34773000
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2000 - 2001 Mestrado em Administração de Empresas.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: E-Commerce: Variáveis Comportamentais Determinantes de Compra no Varejo Virtual, Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Danielle Miranda de Oliveira Arruda.
2018 - 2022 Especialização em NUTRIÇÃO APLICADA À GASTRONOMIA. (Carga Horária: 360h).
FACULDADE UNYLEYA, UNYLEYA, Brasil.
Título: NÃO SE APLICA. Ano de finalização: 2022.
1984 - 1988 Graduação em Administração de Empresas.
Voltar

Formação complementar
2021 - 2021Orientação e Tutoria EAD para docentes. (Carga horária: 90h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2021 - 2021Ambiente Moodle. (Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014Coaching Educacional. (Carga horária: 64h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013Seminário Consultoria Amana-Key. (Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2011 - 2011 Extensão universitária em MASP - Metodologia de Análise de Solução de Proble. (Carga horária: 18h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2011 - 2011 Extensão universitária em Programa de Formação Docente. (Carga horária: 15h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2011 - 2011Análise e Solução de Problemas - MASP. (Carga horária: 18h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2007 - 2008 Extensão universitária em metodologia do ensino superior. (Carga horária: 45h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2005 - 2005 Extensão universitária em Ferramentas de Educação à Distância. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2004 - 2004 Extensão universitária em Filosofia e Ética na Ação Docente. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2003 - 2003 Extensão universitária em Atualização Pedagógica Para Docentes Recém Ingress. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2002 - 2002 Extensão universitária em Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 40h).
Faculdade Integrada do Ceará, FIC, Brasil.
1999 - 1999 Extensão universitária em Inglês Instrumental. (Carga horária: 64h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1991 - 1991Tecnologia de Desenvolvimento de Projetos. (Carga horária: 60h).
Informática Ltda Consultoria Assessoria e Serviços, INFORMÁTICALTDA, Brasil.
1989 - 1989Curso Básico de Organização e Métodos. (Carga horária: 30h).
Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Estado do Ceará, CEAG, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
NutriPoint, NUTRIPOINT, Brasil.
Vínculo institucional
2006 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: CEO - Chef Executive Officer, Carga horária: 20
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2021 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora dos cursos em EAD, Carga horária: 20
Vínculo institucional
2003 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24
Vínculo institucional
2014 - 2020 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coord. do Curso de Processos Gerenciais, Carga horária: 20
Vínculo institucional
2014 - 2020 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação do Curso de Recursos Humanos, Carga horária: 20
Vínculo institucional
2013 - 2020 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação Curso de Marketing, Carga horária: 40
Atividades
8/2003 - AtualEnsino, Administração, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Empreendedorismo e Gestão de Negócios
Gestão de Pequenas e Médias Empresas
Desenvolvimento Gerencial
2022 - 2022Atividades de Participação em Projeto, Centro de Ciências Administrativas, .
Projetos de pesquisa
Branding
2021 - 2021Atividades de Participação em Projeto, Centro de Ciências Administrativas, .
Projetos de pesquisa
Marketing Estratégico
Branding
12/2009 - 12/2009Ensino, Marketing, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Estrategias de Marketing
4/2003 - 6/2003Extensão universitária , Extensão, Qualificação Profissional.
Atividade de extensão realizada
Curso Marketing Avançado.
9/2002 - 10/2002Extensão universitária , Extensão, Qualificação Profissional.
Atividade de extensão realizada
Curso E-Business, E-Marketing e E-Commerce.
FFBusiness.
Vínculo institucional
2012 - 2016 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
FFBusiness.
Vínculo institucional
2011 - 2016 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Centro Universitário Farias Brito, FB UNI, Brasil.
Vínculo institucional
2005 - 2016 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Vínculo institucional
2011 - 2012 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora dos Cursos de Administração e Ma, Carga horária: 20
Vínculo institucional
2006 - 2010 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Estagios Supervisionados e TCC, Carga horária: 20
Vínculo institucional
2006 - 2010 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Estagios Supervisionados e TCC, Carga horária: 20
Atividades
08/2011 - AtualEnsino, Administração, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Teoria Geral da Administração
Empreendedorismo
02/2011 - 07/2011Ensino, Administração, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Administração Estratégica
Teoria Geral da Administração
Introdução a Administração
Faculdade Integrada do Ceará, FIC, Brasil.
Vínculo institucional
2002 - 2006 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
8/2004 - AtualPesquisa e desenvolvimento , Iniciação Científica, .
Linhas de pesquisa
Perfil do empreendedor nas empresas de pequena dimensão
2/2002 - AtualEnsino, Administração, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Empreendedorismo
Gestão de Processos Organizacionais
Estágio Supervisionado
Teorias Geral da Administração
Tópicos Básicos em Administração
Cia Brasileira de Moda, DELRIO, Brasil.
Vínculo institucional
1988 - 1994 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Organização, Sistemas e Métodos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Vínculo institucional
1986 - 1988 Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Atividades
7/1988 - 10/1994Serviços técnicos especializados , Osm, Organização Sistemas e Métodos.
Serviço realizado
Mudanças e racionalização dos processos organizacionais; manualização de sistemas, treinameno e implementação de processos; layout organizacional.
3/1987 - 7/1988Estágios , Osm, .
Estágio realizado
Desenvolvimentos atividades referentes à área de organização, sistemas e métodos.
6/1986 - 2/1987Estágios , Recursos Humanos, .
Estágio realizado
Desenvolvimentos das atividades referentes à área de Recursos Humanos.

Voltar

Linhas de Pesquisa
1. Perfil do empreendedor nas empresas de pequena dimensão
Objetivos: Pesquisar o perfil empreendedor cearense.
Palavras-chave: Empreendedorismo.
Voltar

Projetos de Pesquisa
2022 - 2022Branding
Descrição: Projeto de ensino da disciplina G339 - Branding para o CST em Marketing.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Claudia Maria Carvalho Miranda - Coordenador / Renata Regueira Gama - Integrante / Jeimes Aquino de Alencar - Integrante.
.
2021 - 2021Marketing Estratégico
Descrição: Criação do projeto de ensino da disciplina G364 - Marketing Estratégico para o Curso Superior de Tecnologia em Marketing.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Claudia Maria Carvalho Miranda - Coordenador / Renata Regueira Gama - Integrante / Jeimes Aquino de Alencar - Integrante.
.
2021 - 2021Branding
Descrição: Elaboração do projeto de ensino da disciplina G437 -Branding para o curso em Marketing Digital em EAD.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Claudia Maria Carvalho Miranda - Coordenador / Renata Regueira Gama - Integrante / Jeimes Aquino de Alencar - Integrante.
.
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
2. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Comercio Eletrônico.
3. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Empreendedorismo.
Voltar

Idiomas
Compreende Inglês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente).
Fala Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco).
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco).
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídas

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1.

MIRANDA, Claudia. M. C.. Variáveis Comportamentais Determinantes de Compra no Varejo Virtual: um estudo com consumidores brasileiros. In: XXXVII Assembléia do Conselho Latino-americano de Escolas de Administração - CLADEA, 2002, Porto Alegre. XXXVII Assembléia do Conselho Latino-americano de Escolas de Administração - CLADEA, 2002.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor; Compra on-line; Internet.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Magnético
2.

MIRANDA, Claudia. M. C.. E-Shopping: Características Demográficas do Consumidor Brasileiro e Principais Produtos Transacionados. In: XXXVII Assembléia do Conselho Latino-americano de Escolas de Administração - CLADEA, 2002, Porto Alegre. XXXVII Assembléia do Conselho Latino-americano de Escolas de Administração - CLADEA, 2002.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor; Compra on-line; E-Shopping; Produtos on-line.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Magnético
3.

MIRANDA, Claudia. M. C.. A Evolução do Pensamento de Marketing: uma análise do corpo doutrinário acumulado no século XX. In: Encontro Nacional de Pesquisa de Pós-Graduação em Administração - ENANPAD, 2002, Salvador. Encontro Nacional de Pesquisa de Pós-Graduação em Administração - ENANPAD, 2002.
Palavras-chave: Teoria de Marketing; Evolução de Marketing; Escolas de Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Magnético
4.

MIRANDA, Claudia. M. C.. E-Commerce: Variáveis Comportamentais Determinantes na Compra no Varejo Virtual. In: II Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2002, Fortaleza. II Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2002.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor; Internet; E-Commerce.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Magnético
5.

MIRANDA, Claudia. M. C.. Modelos que Regem a Teoria do Comportamento do Consumidor. In: II Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2003, Fortaleza. II Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2003.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor; Teoria de Marketing; Modelos Teóricos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Magnético

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1. MIRANDA, Claudia. M. C.; ARRUDA, Danielle Miranda de Oliveira. Variáveis comportamentais determinantes de compra no varejo virtual: um estudo com consumidores brasileiros. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 5, n. 2, 2003.
Palavras-chave: E-Commerce; Comportamento do consumidor; Internet.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Comercio Eletrônico.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 15173879.
2. MIRANDA, Claudia. M. C.; ARUDA, Danielle Miranda de Oliveira. Behavioral Variables Determinant of Virtual Retail Shopping: a Study of Brazilian Consumers.. WSEAS Transactions on Systems, Piraeus, v. 2, n. 1, p. 235-240, 2003.
Palavras-chave: E-Commerce; Consumer´s Behavior; Internet.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Grécia/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: www.wseas.org; ISSN/ISBN: 11092777.
3. MIRANDA, Claudia. M. C.; ARRUDA, Danielle Miranda de Oliveira. E-Commerce: características demográficas do e-consumidor nordestino e principais variáveis comportamentais determinantes de compra. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 35, n. 2, p. 218-233, 2004.
Palavras-chave: E-Commerce; Consumidor Virtual; Comércio Eletrônico; Varejo Virtual; Internet.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01004956.
4. MIRANDA, Claudia. M. C.; ARRUDA, Danielle Miranda de Oliveira. E-Produtos e variáveis comportamentais determinantes de compra no varejo virtual: um estudo com consumidores brasileiros. REAd. Revista Eletrônica de Administração, Rio Grande do Sul, v. 10, n. 1, 2004.
Palavras-chave: E-Produtos; Comportamento do consumidor; E-Commerce; Internet.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: jan-fev; ISSN/ISBN: 14132311.
5. MOURAO, A. E. S.; MIRANDA, Claudia. M. C.. O processo de compra de serviço de fitness. FFBusiness, v. 11, p. 47-62, 2013.
Palavras-chave: Servicos; Processo Decissório de Compra; Fitness.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades esportivas e de recreação e lazer. ; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISSN/ISBN: 1679723X.
6. JESUS, A. A. S.; MIRANDA, Claudia. M. C.. Componentes da admiistração integrada de serviços: aplicação do modelo de Lovelock e Wright. FFBusiness, v. 11, p. 85-105, 2013.
Palavras-chave: Marketing de Serviços; Modelo dos 8P's; Setor de pesagem.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Comércio varejista. ; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISSN/ISBN: 1679723X.

Livros publicados/organizados ou edições
1. (Org.) MIRANDA, Claudia Maria Carvalho (Org.); VASCONCELOS, Ana Maria Cavalcante de (Org.) et al.Coletânea Didática no Ensino Superior I: didática e casos de ensino. 1a.. ed. Fortaleza - Ce: Universidade de Fortaleza, 2014. v. 1. 252 p.
Palavras-chave: Processo Avaliativo; Processo Ensino Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788598876726.

Produção técnica

Trabalhos técnicos
1. MIRANDA, Claudia. M. C.. Gravações de vídeoaulas da disciplina Marketing de Relacionamento na modalidade em EAD. 2022.
Palavras-chave: Marketing de Relacionamento; Fidelização e retenção de clientes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Para uso na disciplina de Marketing de Relacionamento da modalidade à distância; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 1; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.
2. MIRANDA, Claudia. M. C.. Gravações de vídeoaulas da disciplina Atividades Extensionistas na modalidade em EAD. 2022.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Solução de problemas; Extensão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Para uso na disciplina de Atividades de Extensão da modalidade à distância; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 1; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza.

Demais tipos de produção técnica
1. MIRANDA, Claudia. M. C.; JESUS, A. A. S.. Componentes da administração integrada de serviços: aplicação do modelo de Lovelock e Wright. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Marketing de Serviços.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Santa Catarina; Cidade: Florianópolis; Evento: 1o. Congresso Certificadas FGV; Inst. promotora/financiadora: Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC.
2. MIRANDA, Claudia. M. C.; MOURAO, A. E. S.. Processo de compra de serviços de fitness. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Comportamento de Compra; Comportamento do consumidor.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Santa Catarina; Cidade: Florianópolis; Evento: 1o. Congresso Certificadas FGV; Inst. promotora/financiadora: Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC.
3. MIRANDA, Claudia. M. C.. III Congresso Certificadas da Fundação Getúlio Vargas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Empreendedorismo; Plano de Negocio.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Faculdade Farias Brito; Cidade: Fortaleza; Evento: Oficina de Elaboração de Plano de Negócios; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Farias Brito.
4. LOBO, E. A.; MIRANDA, Claudia. M. C.. METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM:UM ESTUDO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: METODOLOGIAS.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIFOR; Cidade: FORTALEZA; Evento: IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCENCIA; Inst. promotora/financiadora: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR.
5MIRANDA, Claudia. M. C.. Administração e Organizações. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de disciplina na modalidade em EAD).
Palavras-chave: Material didático.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Conteúdo para a disciplina Administração e Organizações para a modalidade à distância.

Orientações concluídas

Aperfeiçoamento/Especialização
1. KATIANE FERNANDES MESQUITA. MICROEEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: OS BENEFICIOS GERADOS COM A LEGALIZAÇÃO DO SETOR INFORMAL A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR Nº128 DE 2008. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Centro Universitário Farias Brito. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Palavras-chave: Empreendedorismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. DIMAS HUMBERTO SILVA BARREIRA. IDENTIFICAÇÃO DE MODELOS TEORICOS DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA DE TRANSPORTE COLETIVO PÚBLICO URBANO DE PASSAGEIROS VIAÇÃO VIA MÁXIMA LTDA.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Centro Universitário Farias Brito. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Palavras-chave: Teorias Administrativas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. FRANCISCO FERREIRA DA SILVA FILHO. PLANO DE MARKETING: SERVIS ELTRÔINICA DEFENSIVA LTDA.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - Centro Universitário Farias Brito. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Palavras-chave: Plano de Marketing.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. NAJLA SOARES OLIVEIRA. PLANO DE MARKETING: LEGA DE CONFECÇÕES FEMININAS ALFA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - Centro Universitário Farias Brito. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Palavras-chave: Plano de Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. ESTEVÃO MEDEIROS DOS SANTOS. PLANO DE MARKETING: METALÚRGICA SÓ FERRO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - Centro Universitário Farias Brito. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Palavras-chave: Plano de Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Graduação
1. Rafaela Andrade Gurgel. Ferramentas de marketing utilizadas pelas entidades sem fins lucrativo. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada do Ceará. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Palavras-chave: Marketing; Instituições sem fins lucrativos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. David Moreira Pelúcio. O Comportamento do consumidor na escolha da marca de cerveja. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada do Ceará. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor; Marcas de cerveja.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Raquel Viana Costa. O Estresse dos Atendentes Comerciais: um estudo de caso nos correios. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada do Ceará. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Francisco Flávio Oliveira Carvalho. O uso das ferramentas mercadologicas para conquista e manutenção de clientes: o caso Norsa/Coca-Cola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada do Ceará. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Bruna Caldeira Cordeiro. Empreendedorismo Independente sob a Ótica dos Alunos de Administração da Faculdade Farias Brito. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Palavras-chave: Empreendedorismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Alysson Freire Esmeraldo. Estratégias de marketing sob a ótica dos consumidores da linha esportiva surfware. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Palavras-chave: estrategias competitivas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
7. Aline Bezerra de Menezes Gomes. Criação de Experiências de Consumo por parte de Grandes Marcas através do Marketing de Sensações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Palavras-chave: Marketing de sensações.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades administrativas e serviços complementares.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
8. Camila Lemos. Marketing de Relacionamento Bancário: Estudo de Caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Palavras-chave: Marketing de Relacionamento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
9. Alonso Alcântara dos Santos Jesus. Marketing de Serviços - um Estudo Aplicado à Toledo do Brasil Filial Fortaleza. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Palavras-chave: Marketing de Serviços.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades administrativas e serviços complementares.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
10. Marcela Bandeira Cajazeiras. A Terceirização como Instrumento para Elevação da Competitividade de uma micro-empresa Cearense no Ramo de Confecção: um estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Palavras-chave: terceirização; estrategias competitivas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades administrativas e serviços complementares.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
11. Maria Tereza Gomes Barcelos. Plano de negocio no segmento de bolos e tortas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Palavras-chave: Plano de Negocio.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades administrativas e serviços complementares.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
12. Andressa Eduarda dos Santos. O processo de compra de serviços de fitness. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Centro Universitário Farias Brito. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Palavras-chave: Marketing de Serviços.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Orientações de outra natureza
1. Zenilton Severino da Cruz. Supervisão de Estágio Supervisionado. 2012. Orientação de outra natureza - Centro Universitário Farias Brito. Orientador: Claudia Maria Carvalho Miranda.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventosOrientações em andamento

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. MIRANDA, Claudia Maria Carvalho. Participação em banca de Antonio Benevides Terceiro. A Contribuição dos programas de microcrédito para a sustentabilidade dos micronegócios: os casos Barra Crédito e Fundesol. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada do Ceará.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Microcrédito; Sustentabilidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. CARLOS, Maria das Graças de Oliveira; MIRANDA, Claudia Maria Carvalho. Participação em banca de Patricia Helena Holanda Pascoal. Qualidade de Vida no Trabalho: avaliação do nível de satisfação dos funcionarios da ótica Brasília LTDA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. PINHO, Raimundo Roberto Nobre; MELO, Rodrigo Santos de et al. Participação em banca de Jaqueline de Oliveira Machado. Estrategia de redes de cooperação para promoção de vantagem competitiva em PMEs em Fortaleza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito.
Palavras-chave: estrategias competitivas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. PINHO, Raimundo Roberto Nobre; MELO, Rodrigo Santos de et al. Participação em banca de Jader Pompeu Pequeno. Analise do sistema pós-venda em uma concessionária de veículos: um estudo aplicado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. PINHO, Raimundo Roberto Nobre; ARAUJO, Paolo Giuseppe Lima de et al. Participação em banca de Karine Silva dos Santos. Analise da existência da relação entre lealdade e dispêndios realizados por clientes: o caso de uma loja de produtos de nutrição em Fortaleza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. ROLIM, Francisco Mozart Cavalcante; CALLADO, SANDRA MARIA GUIMARAES et al. Participação em banca de IVAN VARGAS JÚNIOR. PLANO DE NEGÓCIOS ? FONE HITS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito.
Palavras-chave: Plano de Negocio.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. ELIAS, SÉRGIO JOSÉ BARBOSA; ROCHA, ROBERTO EDNÍSIO VASCONCELOS et al. Participação em banca de ELANE CARVALHO FONSECA. O USO DO MRP PARA GESTÃO DE ESTOQUE EM UMA EMPRESA ALIMENTÍCIA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. MARQUES, ANDRÉA MARIA DE SENNA; PIMENTEL, LÍDIA VALESCA BOMFIM et al. Participação em banca de REGINO RAFAEL SILVA QUEIROZ. CAPTAÇÃO E SELEÇÃO DE PESSOAL POR COMPETÊNCIAS NA CONTRATAÇÃO DE LIDERES FORMAIS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito.
Palavras-chave: Recursos Humanos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. ELIAS, SÉRGIO JOSÉ BARBOSA; ALMEIDA, CLEYCIANNE DE SOUZA et al. Participação em banca de DANIEL AUGUSTO FREITAS. DIFICULDADES E OPORTUNIDADES DE ACESSO ÀS COMPRAS PÚBLICAS DO GOVERNO NO ESTADO DO CEARÁ PELAS MEPP. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito.
Palavras-chave: Compra on-line.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. CARNEIRO, JULIANA VIEIRA CORREA; PIMENTEL, LÍDIA VALESCA BOMFIM et al. Participação em banca de JEFFERSON DA SILVA FARIAS. MARKETING EDUCACIONAL: PROSPECÇÃO E RELACIONAMENTO COM FOCO NA ENTREGA DE VALOR AO CLIENTE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário Farias Brito.
Palavras-chave: Marketing de Relacionamento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. CARNEIRO, JULIANA VIEIRA CORREA; AZEVEDO, CAROLINA MAPURUNGA et al. Participação em banca de EMANUELA PEREIRA DE CASTRO CRUZ. A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING UTILIZADAS POR UMA MICRO EMPRESA VAREJISTA DO RAMO DE ARMARINHO EM FORTALEZA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário Farias Brito.
Palavras-chave: Estrategias Mercadologicas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. AZEVEDO, CAROLINA MAPURUNGA; PINHO, Raimundo Roberto Nobre et al. Participação em banca de VICTOR QUEIROZ DE MATTOS BRITO. MARKETING DE RELACIONAMENTO APLICADA A INDÚSTRIA FARMACEUTICA: ESTUDO FEITO COM PROPAGANDISTAS DE FORTALEZA/CE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito.
Palavras-chave: Marketing de Relacionamento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. ELIAS, SÉRGIO JOSÉ BARBOSA; ROCHA, ROBERTO EDNÍSIO VASCONCELOS et al. Participação em banca de ADEILTO PEREIRA CHAGAS. LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-VENDA: UM ESTUDO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DAS PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito.
Palavras-chave: Logistica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. ROCHA, Bruno Leitão; MIRANDA, Claudia Maria Carvalho. Participação em banca de Ágis Loiola Fernandes Lima. Plano de Marketing: Imobiliária J. Aquino Imóveis Ltda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário Farias Brito.
Palavras-chave: Plano de Marketing; Estrategias Mercadologicas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. PINHO, Raimundo Roberto Nobre; MIRANDA, Claudia Maria Carvalho. Participação em banca de Aurélia Rodrigues Ferreira de Mesquita. Internacionalização de Marcas de Empresas Exportadoras Cearenses. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário Farias Brito.
Palavras-chave: Estrategias Mercadologicas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. PINHO, Raimundo Roberto Nobre; MENDES, Bertha Marusa Nunes et al. Participação em banca de Cinthia Maria Venâncio Mendes. A relação entre as ações mercadológicas desenvolvidas pela empresa e o grau de recomendação dos produtos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário Farias Brito.
Palavras-chave: Estrategias Mercadologicas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. ROLIM, Francisco Mozart Cavalcante; MIRANDA, Claudia Maria Carvalho. Participação em banca de Felipe Cidrão Cavalcante Passos. Plano de Negócio: Fazenda Carnaúba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito.
Palavras-chave: Plano de Negocio.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. MENDES, Bertha Marusa Nunes; PINHO, Raimundo Roberto Nobre et al. Participação em banca de Wagner Pires da Silva. Uma abordagem do mix de marketing para serviços funerários e cemiteriais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Farias Brito.
Palavras-chave: Marketing de Serviços.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. SOUSA, Antônia Márcia Rodrigues; ALMEIDA, CLEYCIANNE DE SOUZA et al. Participação em banca de ANTONIA FRANCIELLY DO NASCIMENTO MOURA. O PAPEL DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE MARKETING E PROSPECÇÃO DE CLIENTES, ANTES E APÓS A PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO NA LOJA CHARME.COM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Finanças) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. XXXVII Assembléia do Conselho Latino-americano de Escolas de Administração. 2002. (Participações em eventos/Congresso).
Palavras-chave: Comportamento do consumidor; Compra on-line; E-Shopping; Produtos on-line.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/; Meio de divulgação: Magnético.
2. VIII Encontro Nacional de Pesquisa de Pós-Graduação em Administração. 2002. (Participações em eventos/Congresso).
Palavras-chave: Teoria de Marketing; Evolução de Marketing; Escolas de Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Referências adicionais: Brasil/; Meio de divulgação: Magnético.
3. Processo de compra de serviços de fitness. 2012. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/.
4. . 2011. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
5. . 2011. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
6. II Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Fortaleza. 2002. (Participações em eventos/Encontro).
Palavras-chave: E-Commerce; Internet; Comportamento do consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/; Meio de divulgação: Magnético.
7. III Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. 2003. (Participações em eventos/Encontro).
Palavras-chave: Modelos Teóricos; Comportamento do consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/.
8. IV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. 2004. (Participações em eventos/Encontro).
Palavras-chave: Shopping Virtual; Comportamento de Compra.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/.
9. Avaliador de sessão oral. 2011. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
10. Encontros Científicos 2011. 2011. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.

Orientações em andamento

Aperfeiçoamento/Especialização
1. João Candido Rodrigues Junior. Habilidades e Caracteristicas do Líder Organizacional: uma abordagem secular. Início: 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Centro Universitário Farias Brito. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaOrientações concluídasDados complementares

Total
Produção bibliográfica12

Artigos publicados em periódicos6
Completos6
Trabalhos em eventos5
Completos5
Livros e capítulos1
Livros publicados ou organizados1
Capítulos de livros publicados0

Total
Produção técnica7

Trabalhos técnicos2
Demais tipos de produção técnica5

Total
Orientações concluídas18

Aperfeiçoamento/Especialização 5
Graduação12
Orientações de outra natureza1


Total
Dados complementares30

Participação em bancas examinadoras19
Participação em eventos10
Orientações em andamento1
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 17/02/2024 - 16:54