Curriculum Vitae

Carlos Alberto Normando

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeCarlos Alberto Normando
Nome em citações bibliográficasNORMANDO, Carlos Alberto
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Diretoria do Centro de Ciências Humanas.
Av. Washington Soares, 1321 Bloco P
Edson Queiroz
60000000 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34773251
URL da Homepage: http//www.unifor.br
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2013 - 2014 Mestrado em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Em busca do wayfinding design: um estudo propositivo sobre o campus da Universidade de Fortaleza., Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Ana Gabriela Godinho Lima.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Sinalização; Wayfinding Design; Cor; Pictografia; Orientação; Unifor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Atividades de prestação de serviços de informação; Serviços para edifícios e atividades paisagísticas.
1996 - 1997 Especialização em Publicidade e Propaganda. (Carga Horária: 480h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: trabalho. Ano de finalização: 1997.
Orientador: não houve.
Bolsista do(a): Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1984 - 1989 Graduação em Comunicação Social.
Título: não havia.
Orientador: não.
Voltar

Formação complementar
1982 - 1982Stage en France: atelier de documentaires. (Carga horária: 200h).
Ateliers Varan-Centre de Formation à la Réalisation Documentaire, ATELIERS VARAN, França.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2005 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar N1, Carga horária: 24
Outras informaçõesProfessor dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Arquitetura e Urbanismo.
Atividades
3/2005 - AtualEnsino, Audiovisual e Novas Mídias, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Laboratório Experimental I
Tutoria I
2014 - 2014Atividades de Participação em Projeto, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Projetos de pesquisa
Muito mais que sinalização: um projeto de wayfinding design para a Universidade de Fortaleza
Faculdade Cearense, FAC, Brasil.
Vínculo institucional
2010 - 2018 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar nível II, Carga horária: 3
Outras informaçõesProfessor do curso de Publicidade e Propaganda
Faculdade Evolutivo, FACE, Brasil.
Vínculo institucional
2002 - 2010 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar N1, Carga horária: 8
Outras informaçõesA Faculdade Evolutivo encerrou suas atividades.
Atividades
2/2002 - AtualEnsino, Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Redação Publicitária I
Redação Publicitária II
Produção em TV e Cinema I
Iinstituto de Ensino Superior do Ceará, IESC, Brasil.
Vínculo institucional
2003 - 2006 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor assistente I, Carga horária: 5
Atividades
2/2003 - 1/2006Ensino, Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Redação Publicitária I
Tópicos Especiais II
Faculdade Integrada do Ceará, FIC, Brasil.
Vínculo institucional
2001 - 2004 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 0
Atividades
6/2001 - 7/2004Ensino, Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Redação Publicitária I
Redação Publicitária II
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional
1992 - 1992 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 16
Atividades
02/1992 - 12/1992Ensino, Curso de Comunicação Social, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Cinema Brasileiro
Oficina de Vídeo
Telejornalismo I

Voltar

Projetos de Pesquisa
2014 - 2014Muito mais que sinalização: um projeto de wayfinding design para a Universidade de Fortaleza
Descrição: A ideia da pesquisa ?Muito mais que sinalização: propostas do wayfinding design para o campus da Unifor? surgiu a partir da constatação das dificuldades de orientação espacial das pessoas que circulam na Universidade de Fortaleza. Sejam alunos, professores, funcionários ou ainda visitantes. Partimos do princípio de que não se trata de um problema de sinalização (conteúdo e quantidade de peças do sistema) e sim da ausência ou má utilização do wayfinding design, que é um conjunto de ferramentas instaladas em um ambiente aberto ou fechado, para facilitar a orientação espacial dos usuários desse espaço. Pelo wayfinding design, as pessoas terão condições de receber informações corretas e nos locais mais adequados para que seja possível chegar a um destino e, da mesma maneira, também ter condições de retornar ao início do percurso, com a mesma facilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) .
Integrantes: Carlos Alberto Normando - Coordenador / Antônio Leonardo Vieira da Silva - Integrante / Talita Maia Diógenes - Integrante.
.
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
2. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: REALIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS.
3. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Técnicas de Registro e Processamento de Filmes.
4. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
5. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
Voltar

Idiomas
Compreende Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente).
Fala Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco).
Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente).
Escreve Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco).
Voltar

Prêmios e títulos
2007"Lolô S.A." - Prêmio de Melhor Documentário da Mostra Olhar do Ceará, 17º Festival CineCeará.
2008"Lolô S.A." - Melhor vídeo de curta-metragem - Troféu Alcantarea Imperialis, 1º Festival Internacional de Cinema de Nova Friburgo-RJ.
2008"Lolô S.A." - um dos cinco curtas escolhidos pelo júri popular., 2ª Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras - RJ.
2008"Possante Velho de Guerra" - 3º Lugar com o vídeo de curta metragem, 1º Festival Regional Curta Lençóis - Barreirinhas-MA (Universidade Federal do Maranhão).
2009"Lolô S.A." - melhor vídeo de curta-metragem - troféu Cunha de Aço, 6º Festival de Cinema de Maringá.
2009"Tons de Totonho" - melhor vídeo de curta-metragem - Troféu Nêgo Xico, 12ª Mostra Refestança - 32º Festival Guarnicê de Cinema - São Luís-MA.
2009"Tons de Totonho" - 2º lugar categoria documentário no 17º FESTVÍDEO - Teresina, Fundação Cultural Monsenhor Chaves - Prefeitura Municipal de teresina.
2009"Lolô S.A." - menção honrosa no 2º Festival Curta Lençóis - Barreirinhas-MA, Fundação Souzandrade - Universidade Federal do Maranhão.
2010"Babauparatodos" - 3º Lugar na 6ª Mostra do Curta Nordestino, 21º Festival de Cinema de Natal.
2011"Babauparatodos" - Melhor Curta-Metragem Digital - Júri Popular, 2º FestCine Maracanaú - Festival de Cinema Digital e Novas Mídias.
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídasDemais trabalhos

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1. NORMANDO, Carlos Alberto; SILVA, J. V.; ARAGAO, F. E. P.. O AUXÍLIO DA COR NA SINALIZAÇÃO DE GRANDES ÁREAS. O CAMPUS DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA COMO ESTUDO DE CASO.. In: XV - ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2015, Fortaleza. XV - ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2015.
Palavras-chave: Sinalização horizontal; Cor; Wayfinding Design; Unifor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6128503]
2. SILVA, J. V.; NORMANDO, Carlos Alberto; ARAGAO, F. E. P. et al. A FOTOGRAFIA COMO UM MEIO DE REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA.. In: XV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2015, Fortaleza. XV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2015.
Palavras-chave: Fotografia; Artística; Expressão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=6128305]
3. Francisco Edilson P. Aragao; NORMANDO, Carlos Alberto; SILVA, J. V.. A SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL NA PRODUÇÃO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM SOBRAL-CE. In: XV - ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2015, Fortaleza. XV - ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2015.
Palavras-chave: Habitação de interesse social; Segregação sócio-espacial; Estruturação urbana; Sobral - Ce..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://sistemas.unifor.br/encontroscientificos/2015/encontro/918]

Textos em jornais de notícias/revistas
1. NORMANDO, Carlos Alberto. "Padaria Espiritual", um documentário quentinho, saido do forno. Diário do Nordeste, Caderno Vida & Arte, 02 dez. 2006.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Data de publicação: 02/12/2006.

Produção técnica

Trabalhos técnicos
1. NORMANDO, Carlos Alberto; CAPELO, W.; OLIVEIRA, M. B.. Exposição de quatro propostas de intervenções urbanísticas e edilícias para região da micro bacia da Lagoa do Mussum Fortaleza, FAU Mackenzie, fev-mar de 2014.. 2014.
Palavras-chave: intervenção urbana; parque; Unifor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo / Especialidade: Projetos de Espaços Livres Urbanos.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Trabalho prático do Mestrado; Disponibilidade: Restrita; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Funcap.

Demais tipos de produção técnica
1NORMANDO, Carlos Alberto. Edição Eletrônica em Final Cut. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: Edição não-linear.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: dias; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 5; Local: Labomídia - Laboratório de Audiovisual e Novas Mídias; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
2NORMANDO, Carlos Alberto. 50 dicas básicas de edição em Final Cut. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: Edição Eletrônica de Vídeo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: dias; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 5; Local: Labomídia - Laboratório de Audiovisual e Novas Mídias; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Universidade de Fortaleza.
3NORMANDO, Carlos Alberto. Oficina de Titulagem. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: Edição Eletrônica de Vídeo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: dias; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Laboratório de Audiovisual e Novas Mídias.
4NORMANDO, Carlos Alberto. Oficina de Edição de Vídeo em Adobe Premiere. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: Edição Eletrônica de Vídeo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: dias; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 6; Local: Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Laboratório de Audiovisual e Novas Mídias.
5NORMANDO, Carlos Alberto. TV UNIFOR ESPORTES. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Matérias variadas sobre esportes; Duração do evento: 15; Data de apresentação: 01/01/2011; Emissora: TV Unifor; Cidade: Fortaleza.
Sou o professor orientador. O programa é produzido por equipe de quatro alunos do curso de Jornalismo da Unifor..

Produção artística/cultural
1NORMANDO, Carlos Alberto; OLIVEIRA, Wolney Mattos. Metrô Musical. 1982 (filme documentário).
Palavras-chave: Músicos de metrô.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: França/Português; Meio de divulgação: Filme; Local do evento: Paris; Cidade: Paris; Inst. promotora: Varan Ateliers
2NORMANDO, Carlos Alberto. Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará. Polindo a pedra, fazendo história.. 2005 (vídeo documentário).
Palavras-chave: Maçonaria.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Local do evento: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: GLOMEC - Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará
3NORMANDO, Carlos Alberto. Celiomar em dó maior. 2005 (vídeo documentário).
Palavras-chave: Sanfoneiro deficiente visual.
Grande área: Ciências Humanas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Carlos Normando
4NORMANDO, Carlos Alberto. Ele, Ely. 2006 (vídeo documentário).
Palavras-chave: Tele-repórter policial da TV Diário.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Carlos Normando
5

NORMANDO, Carlos Alberto. Lolô S.A.. 2007 (vídeo documentário).
Palavras-chave: Documentário sobre um produtor de raizada.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Outros; Saúde e Serviços Sociais.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Premiação: Melhor curta-metragem do Júri Popular - Mostra Olhar do Ceará - 17º Cine Ceará (2007); Selecionado p/ mostras competitivas nos festivais III Monvia em Vila Velha-ES (2008); III Comunicurtas em Campina Grande-PB (2008) e III Cinefest Ambiental de Pacoti-CE; Local do evento: Fortaleza-CE; Cidade: Fortaleza - CE; Inst. promotora: Coelce e Universidade Federal do Ceará
6

NORMANDO, Carlos Alberto. Possante Velho de Guerra. 2008 (vídeo documentário).
Palavras-chave: veículos velhos.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Comércio; Reparação de Veículos Automotores, Objetos Pessoais e Domésticos; Transporte, Armazenagem e Comunicações.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Premiação: 3º Lugar no 1º Festival Regional dos Lençóis Maranhenses - Curta Lençóis. 11 a 14 de junho de 2008, em Barreirinhas-MA.; Local do evento: Lençóis Maranhenses; Cidade: Barreirinhas-MA; Inst. promotora: Universidade Federal do Maranhão e Banco do Nordeste
7

NORMANDO, Carlos Alberto. Tons de Totonho. 2009 (vídeo documentário).
Palavras-chave: documentário sobre luthier agricultor.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura e Exploração Florestal; Indústrias de Transformação; Comércio; Reparação de Veículos Automotores, Objetos Pessoais e Domésticos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Premiação: Melhor curta em vídeo - 12ª Mostra Refestança - 32º Festival Guarnicê de Cinema; Local do evento: São Luís-MA; Cidade: São Luís-MA; Inst. promotora: Universidade Federal do Maranhão
8

NORMANDO, Carlos Alberto. Babauparatodos. 2010 (vídeo documentário).
Palavras-chave: documentário sobre cantor popular.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Premiação: 3º Lugar na 6ª Mostra do Curta Nordestino - FestNatal 2010; Cidade: Natal-RN; Inst. promotora: Associação dos Amigos do Festival de Cinema de Natal
9

NORMANDO, Carlos Alberto. Aerodinâmicos. 2013 (vídeo documentário).
Palavras-chave: avião caseiro; aeronáutica; mecânica de avião.
Grande área: Engenharias.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: REALIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Local do evento: Fortaleza-CE; Cidade: Fortaleza - CE; Inst. promotora: Carlos Normando Produções Videográficas

Orientações concluídas

Graduação
1. Ligiane Alves dos Santos. Marketing de guerrilha: estudo de caso da divulgação do evento Alternativa 2007.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Carlos Alberto Normando.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
2. Lucas Bezerra Costa. A evolução da mídia impressa no Brasil: a direção de arte diante da inclusão digital sob a ótica da indústria cultural.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Carlos Alberto Normando.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
3. Ramon Ferreira Fialho Filho. O marketing e o patrocínio como alavanca de sucesso do evento Exposição do Crato. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Carlos Alberto Normando.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
4. Diogo Barbosa Cardoso. A propaganda institucional, o marketing institucional e as ações de relações públicas como ferramentas de aproximação, fidelização de clientes e reposicionamento de marca: estudo de caso do grupo Pão de Açúcar.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Carlos Alberto Normando.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
5. Rafael Ribeiro Coelho. Simplicidade, Lógica e Design para o fácil manuseio de aparelhos eletrônicos portáteis.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Carlos Alberto Normando.
Palavras-chave: Design; Interface.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
Setores de atividade: Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
6. Andréia Braga e Sousa; Carolina Saraiva da Costa; Elba AntaF. Associação dos Amigos do Ferroviário Atlético Clube. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cearense. Orientador: Carlos Alberto Normando.
Palavras-chave: time de futebol; Associação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Demais trabalhos
1. NORMANDO, Carlos Alberto. Laboratório de Audiovisual e Novas Mídias. 2009 (Edição eletrônica de vídeos).
Palavras-chave: video; Edição Eletrônica de Vídeo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Administração e Produção de Filmes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: REALIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Orientar alunos no processo de edição eletrônica de vídeos; Local de Evento: Labomídia - Universidade de Fortaleza (Bloco Q - Sala 28).
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em eventos

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Márcia Joseanne Xerex Martins Brasil. Dreamarketing e as ferramentas de comunicação utilizados pela Ferrari. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Adriano da Cunha Paiva. Programação neurolingüística. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Kamille Gonçalves de Farias. Campanha de informação em incentivo aos portadores do vírus HIV na busca de seus direitos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Eliane Vieira da Silva. Campanha: teste da orelinha. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Cristine Amora Santos. As ações que reposicionaram e revolucionaram a marca Havaianas junto ao consumidor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. SÉRGIO, TEMÓTEO, Paulo; AMÉLIA, MAMEDE, Maria et al. Participação em banca de Francisca Ivanilde Ferreira da Silva. A influência da imagem institucional no processo de desenvolvimento social, político e econômico das localidades: um estudo de caso do município de Guaramiranga.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Iinstituto de Ensino Superior do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. GARCIA, Camila Grangeiro Rodrigues; NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Camila Grangeiro Rodrigues Garcia. O Marketing direto e suas ferramentas na divulgação e captação de clientes na empresa GRAF. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. FERREIRA, Felipe Martins de Almeida; NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Felipe Martins de Almeida Ferreira. O uso de celebridades para a valorização de marcas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. SARAIVA, Marúsia Aguiar; NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Marusia Aguiar Saraiva. Campanha de Incentivo ao Consumo Consciente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. BARBOSA, Soraya Guimarães; NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Soraya Guimarães Barbosa. A promoção como fator influente na decisão de compra e consolidação da marca - o exemplo da Nestlé. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
11. ARAÚJO, Wladir Vasconcelos de; NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Wladir Vasconcelos de Araújo. A intertextualidade na linguagem publicitária para outdoor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. PETER, BARBOSA, Antonieta; JOSÉ, JR. MELO, et al. Participação em banca de Ligiane Alves dos Santos. Marketing de Guerrilha. Estudo de caso: divulgação do evento Alternativa 2007. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Faculdade Evolutivo.
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. ERNESTO, SERPA, Paulo; NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Myrna Paes Falcão. O sensacionalismo no programa Rota 22. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. TORRES, Ricardo Romcy; LENILDO, GOMES, et al. Participação em banca de Arenusa Barros Goulart. Mídia Digital: os formatos de publicidade na internet. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Face.
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. CORREIA, Daniel de Sá; NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Daniel de Sá Correia. Campanha de prevenção à transmissão vertical do HIV. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
16. TEIXEIRA, Erica Maria; NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Erica Maria Teixeira. Propaganda eleitoral do PSOL no CE em 2006: um estudo de caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
17. SILVA, Jonathan Farias e; NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Jonathan Farias e Silva. O pensamento sistêmico na agência de publicidade. Um estudo de caso da EBM Novo Tempo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. FÉLIX, Lívia Gadelha; NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Lívia Gadelha Félix. MEX - Medicamentos Expressos, planejamento de campanha. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Nathália D'antônio Pedroso. Intelectualidade e peças publicitárias. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. BIZARRIA, Raquel; NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Raquel Bizarria. Outdoor, as duas faces da moeda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
21. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Ligiane Alves dos Santos. Marketing de guerrilha: estudo de caso da divulgação do evento Alternativa 2007.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
22. JOSÉ, JR. MELO,; PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt et al. Participação em banca de Rafaela de Oliveira Melo. A Vaquejada de Itapebussu: um olhar sobre a publicidade do evento e seu reflexo na comunidade.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
23. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Rômulo de Almeida Girão. Os fatores que influenciam o consumidor na escolha da marca do óleo para motor.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
24. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Roberto Burgos Macedo Farias. Campanha eleitoral de Moroni Torgan para a Prefeitura de Fortaleza em 2008 - Estudo de caso.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
25. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Lívia Maranhão Carolino. Análise sobre responsabilidade social ligada a Rede Globo. Um estudo de caso: Campanha Criança Esperança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
26. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Felipe Ximenes Nogueira. Carro popular: posicionamento e segmentação. Lançamento do Celta Nova Geração.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
27. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Mirla Kélvia Teixeira Bastos. A contrapropaganda sob a visão publicitária.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
28. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Leonilda Lima Cidrack do Vale. O uso da web 2.0 e suas ferramentas na construção de relacionamentos comerciais.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
29. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Ana Maria Mendes Ribeiro. As estratégias de marketing da cervejaria Skol: O P de promoções.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
30. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Karine Virgínia da Páscoa Freitas. Campanha eleitoral: atividades pré-eleitorais desenvolvidas por vereadores visando à reeleição municipal.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
31. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Shirley Sabriny Leite Costa Pinheiro. Percepção do eleitorado diante das novas restrições legais impostas à propaganda eleitoral.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
32. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Alexandre de Sousa Rodrigues. A prática do Endomarketing na Unimed: um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
33. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Lucas Bezerra Costa. A evolução da mídia impressa no Brasil: a direção de arte diante da inclusão digital sob a ótica da indústria cultural.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
34. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Ramon Ferreira Fialho Filho. O marketing e o patrocínio como alavanca de sucesso do evento Exposição do Crato. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
35. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Ana Karolina Sobrinho Pereira. Campanha de incentivo ao turismo local cearense. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
36. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Antônio Bruno Bastos Barbosa. Campanha publicitária. Bares, boates, estabelecimentos fechados de uso coletivo advertem: é proibido fumar.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
37. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Bruno de Aguiar Oliveira. Projeto campanha inverno Couro & Cia.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
38. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Keite Letícia de Vasconcelos Spessirits. Ensaio fotográfico: a transformação do artesanato de rendas em produto de luxo.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
39. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Miche Nóbrega Furtado. Animê e Mangá no Ceará. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
40. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Renato Lima Frota Gomes. Campanha de incentivo à inclusão de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda no mercado de trabalho.. 2009 - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
41. NORMANDO, Carlos Alberto. Participação em banca de Diogo Barbosa Cardoso. A propaganda institucional, o marketing institucional e as ações de relações públicas como ferramentas de aproximação, fidelização de clientes e reposicionamento de marca: estudo de caso do grupo Pão de Açúcar.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
42. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt; SANTOS, Helena Cláudia Fernandes et al. Participação em banca de Cristina Paiva Martins Ribeiro. Um estudo chamado Outdoor.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
43. SILVA, Jari Vieira; ALCÂNTARA, Júlio Sérgio Brasileiro de et al. Participação em banca de Rebecca Santiago Linhares. A utilização cíclica dos sapatos ao longo das décadas no século XX.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
44. SILVA, Jari Vieira; ALCÂNTARA, Júlio Sérgio Brasileiro de et al. Participação em banca de Melina Melo Crokidakis Peregrino. A evolução da maquiagem na fotografia publicitária: anos 30 a 2000.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
45. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt; MARTINS, José Wilton Lima et al. Participação em banca de Lívia Dias Sampaio. Construção de marca: um estudo de caso Mar Del Castro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
46. PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt; ALCÂNTARA, Alessandra Carlos et al. Participação em banca de Patrícia Lobão Telles. Lançamento de produto: Ypioca Ice. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
47. SILVA, Jari Vieira; ALCÂNTARA, Júlio Sérgio Brasileiro de et al. Participação em banca de Amanda Estanislau Assunção. A valorização do artesanato local de rendas associado a um ambiente de luxo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
48. PAIVA, Paulo Augusto dos Santos; OLIVEIRA, Klycia Fontenele de et al. Participação em banca de Simara Figueredo do Nascimento. Documentário "Sérgio Alves, o carrasco".. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade Cearense.
Referências adicionais: Brasil/Português.
49. SINVAL, Maria Julianna Formiga Moura; SAMPAIO, Gilles Passos Ribeiro et al. Participação em banca de Lais Moita Costa. Programa Movimente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
50. SINVAL, Maria Julianna Formiga Moura; SAMPAIO, Gilles Passos Ribeiro et al. Participação em banca de Marjori Teixeira Pinho Pereira. Programa Movimente: programa de audiovisual para a web.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
51. LENILDO, GOMES,; PAIVA, Paulo Augusto dos Santos et al. Participação em banca de Brauly Pascoal Silva. Relação da publicidade no cinema - análise de caso dos filmes Bonequinha de Luxo e o Diabo Veste Prada.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cearense.
Referências adicionais: Brasil/Português.
52. PAIVA, Paulo Augusto dos Santos; ARAGÃO, Sérgio et al. Participação em banca de Hercules da Rocha Almeida; Georgia de Almeida Antunes et all. Campanha publicitária da Madereira Maraponga. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cearense.
Referências adicionais: Brasil/Português.
53. SILVA, Jari Vieira; ALCÂNTARA, Júlio Sérgio Brasileiro de et al. Participação em banca de Juliana de Holanda Roque Pires. Projeto editorial da revista Manjar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
54. SILVA, Jari Vieira; ALCÂNTARA, Júlio Sérgio Brasileiro de et al. Participação em banca de Ricardo Augusto Barrocas Praça. O editorial de moda: ensaio Haras Canindé. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
55. SILVA, Jari Vieira; ALCÂNTARA, Júlio Sérgio Brasileiro de et al. Participação em banca de Rafael Teles de Souza. Documentário "Memória Moderna - as mudanças sofridas pelas memórias fotográficas na atualidade".. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
56. SILVA, Jari Vieira; MARTINS, José Wilton Lima et al. Participação em banca de Sasha Diniz Ibiapina. Documentário "Tapeba Guerreiro, armas digitais". A alteração do real através de documentários expositivos e observativos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
57. SILVA, Jari Vieira; MARTINS, José Wilton Lima et al. Participação em banca de Thaís Naziozeno dos Santos. Documentário "Tapeba Guerreiro, armas digitais". Um estudo sobre as diversas possibilidades formais de um documentário.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
58. PAIVA, Paulo Augusto dos Santos; OLIVEIRA, Klycia Fontenele de et al. Participação em banca de Gean dos Santos Amorim. Rádio comunitária como utilidade pública: uma análise da Radcom de Maracanaú.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade Cearense.
Referências adicionais: Brasil/Português.
59. SILVA, Jari Vieira; ALCÂNTARA, Júlio Sérgio Brasileiro de et al. Participação em banca de Afonso Monte Pimentel. De passagem: um olhar artístico para o mundano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português.
60. MARTINS, José Wilton Lima; SEPULVEDA, Alejandro Vivanco et al. Participação em banca de Fernanda de Jesus Brito Siebra. Documentário "Severina". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
Grande área: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Fabricação de Produtos Alimentícios.
Referências adicionais: Brasil/Português.
61. SILVA, Jari Vieira; ALCÂNTARA, Júlio Sérgio Brasileiro de et al. Participação em banca de Gabriel Gondim Gripp. Ensaio Fotográfico: a prática do Jiu-Jitsu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Jiu-Jitsu; Fotografia.
Grande área: Outros.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português.
62. SILVA, Jari Vieira; ALCÂNTARA, Júlio Sérgio Brasileiro de et al. Participação em banca de Gabriel Bessa Silva Menezes. Ensaio Fotográfico: a representação estética da prática do Yoga. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Yoga; Fotografia.
Referências adicionais: Brasil/Português.
63. SILVA, Jari Vieira; SENA, Cláudio Henrique Nunes de et al. Participação em banca de Thiago Gadelha Paula. Sabor através das lentes: catálogo gastronômico do Ceará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
64. SILVA, Jari Vieira; PATROCÍNIO, Kátia Regina Azevedo et al. Participação em banca de Giovani Albuquerque Garcez. Extramuros: Abordagem sobre política, divisão de culturas, opiniões e formas de ver a vida.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
65. SILVA, Jari Vieira; PATROCÍNIO, Kátia Regina Azevedo et al. Participação em banca de Beatriz Vasconcelos Muniz Deusdara. Pau de Arara: Fotografia artística e documental da cultura popular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. . 2008. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
2. 7º Encontro de Vídeo na Educação promovido pela ABT-SP e ECA-SP, realizado de 13 a 14/10/1992. 1992. (Participações em eventos/Encontro).
Palavras-chave: video; educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/.
3. documentário "Possante Velho de Guerra" - 3º lugar. 2008. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.festivalguarnice.com.br.
4. documentário "Lolô S.A." - menção honrosa. 2008. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.comunicurtas.com.
5. "Lolô S.A." - prêmio de melhor curta-metragem do 1º Fricine. 2008. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.fricine.com.br.
6. "Lolô S.A.". 2009. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.festcinemaringa.com.br.
7. documentário "Babauparatodos". 2010. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
8. Premiado na 6ª Mostra do Curta Nordestino. 2010. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.festnatal.com.br.
9. documentário "Babauparatodos". 2011. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
10. documentário "Babauparatodos". 2012. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalOrientações concluídasDemais trabalhosDados complementares

Total
Produção bibliográfica4

Trabalhos em eventos3
Completos3
Textos em jornais ou revistas (magazines)1
Jornal de notícias1

Total
Produção técnica6

Trabalhos técnicos1
Demais tipos de produção técnica5

Total
Produção artística/cultural9

Total
Orientações concluídas6

Graduação6

Total
Demais trabalhos 1

Total
Dados complementares75

Participação em bancas examinadoras65
Participação em eventos10
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 10/02/2019 - 14:52