Curriculum Vitae
Márcio Elísio Carneiro Câmara
Dados pessoais | Formação acadêmica/Titulação | Formação complementar | Atuação profissional | Projetos de pesquisa | Áreas de atuação |
Idiomas | Prêmios e títulos | Produção científica, tecnológica e artística/cultural | Dados complementares | Indicadores de produção |
Nome | Márcio Elísio Carneiro Câmara |
Nome em citações bibliográficas | CÂMARA, M. E. C. |
Endereço profissional | Euphemia Produções,
Produtora de Filmes e Vídeos.
Rua José Vilar 3338C São João do Tauape 60120285 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 21819632 URL da Homepage: www.euphemia.com.br |
1989 - 1994 |
Graduação
em Cinema.
Título: O Bouquet Azul. Orientador: Larry Clark. |
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2021 - Atual | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante |
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2019 - Atual | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante |
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2018 - Atual | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva. |
Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento, ISCD, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2021 - 2021 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Produtor e Técnico de Som no filme Circuito, Carga horária: 10 |
Associação Primeira Chance, APC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2021 - 2021 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva. |
Carambola Produções, CP, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2019 - 2019 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto Alecrim e o Sonho, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Latitude Filmes, LF, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2019 - 2019 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto Série Meninas Benfica, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Left and Right Productions, LRP, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
2019 - 2019 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto Programa The Weekly, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Neo Plastique Entretenimento, NEO PLASTIQUE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2018 - 2018 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto Cine Roliúde - Série 1, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva. |
Garra Productions, GP, Panamá. |
Vínculo institucional | ||
2017 - 2017 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto Human Persons, Carga horária: 64, Regime: Dedicação exclusiva. |
Visagem Produções, VISAGEM, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2017 - 2017 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto Eu, Nirvana, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva. |
Tarddo Filmes, TARDO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2017 - 2017 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto Guerra da Tapioca, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva. |
Batuta Filmes, BATUTA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2015 - 2015 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Fera na Selva, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Rascunhos Culturais. |
Vínculo institucional | ||
2015 - 2015 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Cara de Cão Produções, CARA DE CÃO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2014 - 2014 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Chico na Ilha das Jurubebas, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2014 - 2014 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 48 |
Porta dos Fundos, PORTA DOS FUNDOS, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2013 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Google Creators Camp, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
BBC TV, BBC, Inglaterra. |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2013 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Mundo sem Mulheres, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
LC Barreto, LC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2013 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Consórcio Construtor de Belo M, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Rita Productions, RITA, Suiça. |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2013 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Dirty Gold War, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Shine TV, SHINE, Inglaterra. |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2012 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Campeonato Mundial de Bartende, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vira Lata Filmes, VIRA LATA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2012 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som IBMEC, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Kátia Adler Produções, KÁTIA ADLER, França. |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2012 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Jorge Amado do Brasil, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Emília Silveira Produções, EMÍLIA SILVEIRA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2012 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som 70, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Pietá, PIETÁ, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2012 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Folhas em Pássaros, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Marcélia Cartaxo Produções, MARCÉLIA CARTAXO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2012 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som De Lua, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Panan Filmes, PANAN, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2012 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Farpa, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Corte Seco Filmes, CORTE SECO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2018 - 2018 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto Guerra de Papel, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2011 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Em trânsito entre o começo e, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
TBI Produções, TBI, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2011 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Você Viu Rosinha?, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Septima Filmes, SEPTIMA, Colômbia. |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2011 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som La Playa D.C., Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Anitra Produções, ANITRA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2011 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Olhos Fechados, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Visagem Filmes, VISAGEM, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2011 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Juliana Contra o Jambeiro do D, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Drama Filmes, DRAMA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2010 - 2010 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Eu Receberia as Piores Notícia, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Deberton Entretenimentos, DEBERTON, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2018 - 2018 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto - Pacarrete, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2018 - 2018 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto - Baião de Dois, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2017 - 2017 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto Lana & Carol, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2015 - 2015 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Os Olhos de Arthur, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2012 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som O Melhor Amigo, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2010 - 2010 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Doce de Coco, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Laffilmes, LAFFILMES, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2014 - 2014 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Faróis de Cinema, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2009 - 2009 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Elvis e Madona, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2009 - 2009 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Regatão - o Shopping das Selva, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Urso Filmes, URSO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2010 - 2010 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Mais Educação, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2009 - 2009 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som EJA Hitórias de um Brasil, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Kikim Media, KIKIM, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
2010 - 2010 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Skoll Foundation CDI, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2009 - 2009 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Skoll Foundation Renascer, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Di Carvalho Filmes, DI CARVALHO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2009 - 2009 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Tulipa, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Tiago Penna Produções, TIAGO PENNA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2008 - 2008 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Água Barrenta, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Arcos Digital, ARCOS, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2008 - 2008 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Um Dia de Sorte, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Patrícia Pillar Produções, PATRÍCIA PILLAR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2006 - 2006 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Waldick, sempre no meu coração, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Politheama e Filmes, POLITHEAMA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2006 - 2006 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Técnico de Som O Sol do Meio Dia, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Truques Produções, TRUQUES, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2005 - 2005 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som O Mundo é uma Cabeça, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Movi&Art, MOVI&ART, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2005 - 2005 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Português Academia, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Ursa Maior Produções, URSA MAIOR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2005 - 2005 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Rifa-me, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Toscana Audiovisual, TOSCANA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2007 - 2007 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Salve Geral, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2005 - 2005 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Zuzu Angel, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Trio Filmes, TRIO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2004 - 2004 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Canoa Veloz, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Jason Kohn Productions, JASON KOHN, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
2004 - 2004 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Send a bullet, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Ruptura Cinematográfica, RUPTURA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2004 - 2004 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som lastnote.com, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Gullane Filmes, GULLANE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2003 - 2003 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Cafundó, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Germana Cruxên Produções, GERMANA CRUXÊN, França. |
Vínculo institucional | ||
2003 - 2003 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Antonio e Helene, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Rec Produtores, REC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2003 - 2003 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Cinema, Aspirinas e Urubus, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
CenaPop Produções, CENAPOP, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2011 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Jus, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2002 - 2002 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Formigas, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Acesa Produções, ACESA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2002 - 2002 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Tamboro, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Marta Nassar Produções, MARTA NASSAR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2002 - 2002 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som A Origem dos Nomes, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Crystal Cinematográfica, CRYSTAL, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2002 - 2002 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Amélia, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Total Filmes, TOTAL, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2001 - 2001 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Um Crime Nobre, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
AR Publicidade, AR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2001 - 2001 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Um Olhar Indígena, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Maria Luisa Mendonça Pics, MARIA LUISA, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
2001 - 2001 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Nasci Mulher Negra, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Carlos Dowling Produções, CARLOS DOWLING, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2003 - 2003 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som A Sintomática Narrativa, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2001 - 2001 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Funesto, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Conspiração Filmes, CONSPIRAÇÃO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2013 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Campeonato Mundial de Bartende, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2013 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Instituto Brasileiro de Combat, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2001 - 2001 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som O Homem do Ano, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Aurora Cinematográfica, AURORA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2001 - 2001 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Celeste e Estrela, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Rio Vermelho Filmes, RIO VERMELHO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2001 - 2001 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Deus é Brasileiro, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Pindorama Filmes, PINDORAMA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2000 - 2000 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Que história é essa?, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Cabeça de Cuia Filmes, CABEÇA DE CUIA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2017 - 2017 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto Se Arrependimento Matas, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2000 - 2000 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Cebola Cortada, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Amilcar Claro Produções, AMILCAR CLARO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2000 - 2000 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - O Náufrago, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Cabocla Produções, CABOCLA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2022 - 2022 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto - Terrua Pará, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2015 - 2015 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto - Para ter onde ir, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2009 - 2009 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som- Ribeirinhos do Asfalto, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2007 - 2007 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto - Quando a chuva chegar, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2004 - 2004 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Invisivéis Prazeres Cotidianos, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2000 - 2000 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto - Mulheres Choradeiras, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Bucanero Filmes, BUCANERO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2004 - 2004 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Borracha para Vitória, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2002 - 2002 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Labirinto, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
1998 - 1998 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Milagre em Juazeiro, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Ministério do Trabalho e Emprego, MTE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
1998 - 1998 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som -Projeto Bem-te-vi, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
ComVideo, COMVIDEO, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
1998 - 1998 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - A Árvore da Miséria, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Paraiwa - Coletivo de Assessoria e Documentação, PARAIWA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2001 - 2001 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som A Canga, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
1998 - 1998 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Eu sou o Servo, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Playboy TV, PLAYBOY, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1998 - 1998 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Edição Brasil, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Parabólica Filmes, PARABÓLICA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
1998 - 1998 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Clandestina Felicidade, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
VideoFilmes, VIDEOFILMES, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2002 - 2002 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Peões, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2000 - 2000 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Programa de Êxito, Educação, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
1998 - 1998 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Lavoura Arcaica, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
SciFi Channel, SCIFI, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1997 - 1997 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - The Anti-Gravity room, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Center for the Performing Arts, CENTER FOR ARTS, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1997 - 1997 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Chevron Emergency PSA, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Techne Produções, TECHNE, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
1997 - 1997 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - O Caso Morel, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Disney Channel, DISNEY, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1996 - 1996 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Omega Boys, the street fight, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
California Health Dept, CALIFORNIA, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1996 - 1996 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - El Precio de Alicia, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Susan Morosoli Productions, SUSAN MOROSOLI, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1996 - 1996 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Loners on Wheels, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Luz XXI Produções, LUZ XXI, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
1996 - 1996 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Mário, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Ravina Filmes, RAVINA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2008 - 2008 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Os Desafinados, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
2006 - 2006 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Mutum, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
1996 - 1996 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - A Ostra e o Vento, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Libra SRL, LIBRA, Itália. |
Vínculo institucional | ||
1995 - 1995 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Al Bano USA Tour, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Alliance 2000, ALLIANCE, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1995 - 1995 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - To save a Life Program, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Marine Dominguez Productions, MARINE DOMINGUEZ, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1995 - 1995 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Cada Cabeza es um Mundo, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Sharkskin Productions, SHARKSKIN, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1995 - 1995 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - First Love, Second Planet, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Anhamum Produções, ANHAMUM, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
1995 - 1995 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Durvalina, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Emma Vídeo, EMMA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
1995 - 1995 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Tangerine Girl, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Aquarela Produções, AQUARELA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
1995 - 1995 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - No Coração dos Deuses, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
El Teatro Campesino, EL TEATRO, França. |
Vínculo institucional | ||
1994 - 1994 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Filme El sueño de Elias, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Lisanne Skyler Productions, LISANNE SKYLER, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1994 - 1994 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Filme No Loans Today, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Luz Produções, LUZ, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
1997 - 1997 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Iremos a Beirute, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
1994 - 1994 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Filme O Amor não acaba às 15, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Jorge Oliver Productions, JORGE OLIVER, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1994 - 1994 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Filme Uranus in the 7th hous, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Irving Saraf e Allie Light, IRVING E ALLIE, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1993 - 1993 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Microfonista - Série Shakespeares Children, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Frances Zahiri Productions, FRANCES ZAHIRI, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1993 - 1993 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sound Designer - Filme The Locust, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
NMRK Productions, NMRK, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1993 - 1993 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Filme The Organist, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Flicker Fusion, FLICKER, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1993 - 1993 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Filme Zolis Brain, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Motion Picture Corporation, MPC, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1992 - 1992 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Microfonista - Série de TV The Ring of the Mu, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Tom Schlesinger Productions, TOM SCHLESINGER, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1992 - 1992 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto - Filme The Lady and th, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Cariri Produções, CARIRY, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2000 - 2000 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Nas Escadarias do Palácio, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
1996 - 1996 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - O Auto de Leidiana, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
1994 - 1994 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Filme Corisco e Dadá, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Vínculo institucional | ||
1992 - 1992 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Filme A Saga do Guerreiro Al, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Seamless Pictures, SEAMLESS PICS, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1991 - 1991 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Microfnista - Filme Steal America, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Transa International Films, TRANSA, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1991 - 1991 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Filme Sertão das Memórias, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Stuart Perkin Productions, STUART PERKIN, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1991 - 1991 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Filme No Room to Roam, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Chris Brown Productions, CHRIS BROWN, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1991 - 1991 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som - Filme Jades Next Breath, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Pelemele Pictures, PELEMELE, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1990 - 1990 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Microfonista - Filme Salmonberries, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Lebatchi Pictures, LP, Irã. |
Vínculo institucional | ||
1990 - 1990 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto - Filme Nahid, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Edging the Edge Productions, EDGING THE EDGE, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1990 - 1990 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Som Direto - Filme Sydney Byrd P.I, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva. |
Steiner Films, STEINER, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1990 - 1990 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Microfonista - Filme Auntie Leee Meat Pies, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Columbia Broadcasting System, CBS, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1989 - 1989 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Microfonista - Filme Malcom takes a shot, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Bay Films, BAY FILMS, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1989 - 1989 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Microfonista - Filme Best Offer, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
Zoetrope Productions, ZOETROPE, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1989 - 1989 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Microfonista - Filme O Poderoso Chefão III, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Teste de elenco |
Commercial Pictures, COMERCIAL PICS, Estados Unidos. |
Vínculo institucional | ||
1988 - 1988 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Microfonista - Filme The Spirit of 76, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva. |
2019 - Atual | SENSORIA |
Descrição: Núcleo de Pesquisa em Imagem, Som e Texto.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 20) . Integrantes: Márcio Elísio Carneiro Câmara - Integrante / Daniele Ellery Mourão - Coordenador / Joceny de Deus Pinheiro - Integrante. . |
2021 - Atual | LAPIS |
Descrição: Laboratório de Pesquisa de Imagem e Som.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 10) Doutorado ( 10) . Integrantes: Márcio Elísio Carneiro Câmara - Coordenador / Rodrigo Octavio de Azevedo Carreiro - Integrante. . |
1. | Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
|
Compreende | Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Bem). |
Fala | Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Bem). |
Lê | Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Bem). |
Escreve | Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente). |
2001 | II Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo - Rua da Escadinha 162, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. |
2003 | Melhor Filme Júri Popular - Rua da Escadinha 162, 3º Festival de Cinema de Ribeirão Preto. |
2003 | 2o. Lugar Melhor Documentário - Rua da Escadinha 162, XII Festival de Vídeo de Teresina. |
2003 | 2o. Lugar Melhor Curta Metragem Brasileiro - Rua da Escadinha 162, I Curta Pará Cine Brasil. |
2003 | Melhor Documentário - Rua da Escadinha 162, 10º Vitória Cine Vídeo. |
2003 | Melhor Filme Júri Popular - Rua da Escadinha 162, Festival do Rio. |
2003 | Prêmio Casablanca - Rua da Escadinha 162, Festival do Rio. |
2003 | Prêmio Cinemark - Rua da Escadinha 162, Festival do Rio. |
2003 | Melhor Filme Júri Popular - Rua da Escadinha 162, 5º Festival Internacional de Curtas Metragens de Belo Horizonte. |
2003 | Melhor Filme Júri Oficial - Rua da Escadinha 162, 5º Festival Internacional de Curtas Metragens de Belo Horizonte. |
2003 | Melhor Diretor Estreante em 35mm - Rua da Escadinha 162, 5º Festival Internacional de Curtas Metragens de Belo Horizonte. |
2003 | Melhor Documentário - Rua da Escadinha 162, XXX Jornada Internacional de Cinema da Bahia. |
2003 | Prêmio Aquisição do Canal Brasil - Rua da Escadinha 162, 14º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. |
2003 | Prêmio Unibanco de Cinema - Rua da Escadinha 162, 14º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. |
2003 | Prêmio Kinoforum - Rua da Escadinha 162, 14º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. |
2003 | Melhor Som Direto - Rua da Escadinha 162, II Catarina Festival de Documentários. |
2003 | Melhor Filme ABD / MA - Rua da Escadinha 162, 26º Guarnicê de Cinema e Vídeo. |
2003 | Melhor Filme Júri Oficial - Rua da Escadinha 162, 3º Festival Luso-Brasileiro de Curtas Metragens de Sergipe. |
2003 | Melhor Documentário - Rua da Escadinha 162, 7º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM. |
2003 | Melhor Montagem - Rua da Escadinha 162, XIII Cine Ceará. |
2003 | Melhor Documentário - Rua da Escadinha 162, 7º Cine PE Festival do Audiovisual. |
2003 | Melhor Direção - Rua da Escadinha 162, 7º Cine PE Festival do Audiovisual. |
2003 | Melhor Montagem - Rua da Escadinha 162, 7º Cine PE Festival do Audiovisual. |
2003 | Melhor Roteiro - Rua da Escadinha 162, 7º Cine PE Festival do Audiovisual. |
2004 | Melhor Curta Metragem Documentário Brasileiro - Rua da Escadinha 162, Academia Brasileira de Cinema. |
2004 | Menção Honrosa - Rua da Escadinha 162, 32º Festival de Cine de Huesca, Espanha. |
2005 | IV Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo - Identidades em Trânsito, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. |
2005 | Prêmio do Concurso Público à Produção de Obras Audiovisuais Cinematográficas Inéditas de Curta Metragem, dos Gêneros Ficção, Documentário ou Experimental - Identidades em Trânsito, Ministério da Cultura - Secretaria do Audiovisual. |
2005 | IV Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo - Torpedo, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. |
2006 | Melhor Documentário - Identidades em Trânsito, V Festival de Cinema de Maringá. |
2006 | Melhor Música - Identidades em Trânsito, V Festival de Cinema de Maringá. |
2007 | Melhor Fotografia - Torpedo, XXXIV Jornada Internacional de Cinema da Bahia. |
2007 | V Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo - Joaquim Bralhador, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. |
2008 | Melhor Figurino - Torpedo, 1º Festival Nacional de Cinema de Petrópolis. |
2008 | Prêmio do Programa Banco do Nordeste Cultural - Joaquim Bralhador, Banco do Nordeste do Brasil. |
2012 | Melhor Ator - Doido pelo Rio, III Festival de Jericoacoara - Cinema Digital. |
2012 | Melhor Direção de Arte - Doido pelo Rio, III Festival de Jericoacoara - Cinema Digital. |
2013 | X Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo - Do Outro Lado do Atlântico, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. |
2014 | Melhor Produção Cearense - Joaquim Bralhador, 24º Cine Ceará. |
2014 | Melhor Direção - Menção Honrosa - Joaquim Bralhador, 24º Cine Ceará. |
2014 | Melhor Ator - Troféu Oscarito - Joaquim Bralhador, 24º Cine Ceará. |
2014 | Prêmio do Concurso Público à Produção de Obras Audiovisuais Cinematográficas Inéditas de Curta Metragem, dos Gêneros Ficção, Documentário ou Experimental - Quitéria, Ministério da Cultura - Secretaria do Audiovisual. |
2015 | Melhor Curta Mercosul - Júri Oficial - Joaquim Bralhador, 19º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM. |
2015 | Melhor Ficção - Joaquim Bralhador, 19º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM. |
2015 | Melhor Roteiro - Joaquim Bralhador, 19º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM. |
2015 | Melhor Ator - Joaquim Bralhador, 19º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM. |
2015 | Melhor Documentário - Do Outro Lado do Atlântico, II Festival Internacional de Cinema do Plateau - Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde. |
2015 | Melhor Ator - Menção Honrosa - Joaquim Bralhador, Festival Audiovisual de Belém. |
2016 | Melhor Filme - Do Outro Lado do Atlântico, XXXI Black International Cinema Berlin. |
2016 | Melhor Filme - Júri Popular - Joaquim Bralhador, 9º Festival de Cinema de Triunfo, PE. |
2016 | Melhor Direção - Do Outro Lado do Atlântico, 6º Fest Cine Maracanaú, CE. |
2016 | Premio Som Direto no Cinema Brasileiro / 2º edição, Secretaria da Cultura da Prefeitura de Fortaleza - Edital das Artes Categoria Publicação. |
2016 | Prêmio Produção Curta Metragem Douvina, Secretaria da Cultura da Prefeitura de Fortaleza - Edital das Artes/Categoria Audiovisual. |
2017 | Melhor Filme - Do Outro Lado do Atlântico, Mostra Estadual do Sesc Nordeste. |
2017 | Melhor Documentário - Do Outro Lado do Atlântico, Cape Verde American Film Festival, Rhode Island, EUA. |
2019 | Melhor Desenho de Som - Som Direto em Pacarrete, 47º Festival de Cinema de Gramado. |
2018 | Melhor Som - Do Outro Lado do Atlântico, 10º Festival Cine Música - Conservatória, RJ. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Produção artística/cultural | Orientações concluídas |
Produção bibliográfica |
Trabalhos completos/resumidos em eventos |
1. | CÂMARA, M. E. C.. Som Direto no Cinema Brasileiro..
In: XX Encontro SOCINE,
2016,
Curitiba.
Som Direto no Cinema Brasileiro: entre a criatividade e a técnica.
São Paulo
: Socine,
2016.
v. 1.
p. 1-1100.
Palavras-chave: Cinema,. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Série: 1; ISSN/ISBN: 9788563552204. |
2. | CÂMARA, M. E. C.. As Escolas Sonoras Americana e Francesa: origem, tradição e hibridismo..
In: XXIV Encontro Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual,
2021,
Rio de Janeiro.
As Escolas Sonoras Americana e Francesa: origem, tradição e hibridismo.,
2021.
Palavras-chave: Cinema,. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital |
Artigos completos/resumidos publicados em periódicos |
1. | CÂMARA, M. E. C.; MOURAO, D. E.. O encontro etnográfico em Do Outro Lado do Atlântico.
LOGOS (UERJ. IMPRESSO),
v. 27,
p. 280-287,
2021.
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. ; Meio de divulgação: Digital; Série: 55; ISSN/ISBN: 01049933. |
Livros publicados/organizados ou edições |
1. | CÂMARA, M. E. C.. Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história.
1. ed.
Fortaleza:
RDS,
2016.
v. 1.
150 p.
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Técnicas de Registro e Processamento de Filmes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788597791594. |
2. | CÂMARA, M. E. C.. 2º Edição Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história.
2. ed.
Fortaleza:
RDS,
2019.
v. 1.
132 p.
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades de prestação de serviços de informação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788579971914. |
Capítulos de livros publicados |
1. | CÂMARA, M. E. C.. O som direto no cinema brasileiro: fragmentos de uma história.
In: Débora Opolsky; Filipe Beltrão; Rodrigo Carreiro. (Org.).
Estilo e Som no Audiovisual.
1 ed.
São Paulo,
2018,
v. 1,
p. 183-202.
Palavras-chave: Som Direto. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: socine.org; Número da revisão: 1; ISBN: 9788563552280. |
Textos em jornais de notícias/revistas |
1. | CÂMARA, M. E. C.. Eles estão surdos.
Jornal O Povo - Seção Vida e Arte,
Fortaleza, Ceará,
p. 4 -
4,
01 jul. 2001.
Palavras-chave: Edição de som. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 01/07/2001. |
2. | CÂMARA, M. E. C.; Guilherme Farkas; SERFARTY, J.. Entrevista com Márcio Câmara.
Sonoridade Cinema,
Rio de Janeiro,
p. 157 -
158,
01 nov. 2015.
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 01/11/2015; ISBN: 9788565564. |
3. | CÂMARA, M. E. C.. Pela Metade do Preço.
Jornal O Povo - Seção Vida e Arte,
Fortaleza, Ceará,
p. 1 -
1,
11 jun. 2003.
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 11/06/2003. |
4. | CÂMARA, M. E. C.. Pegue este ônibus.
Jornal O Povo - Seção Vida e Arte,
Fortaleza, Ceará,
p. 6 -
6,
15 jan. 2004.
Palavras-chave: Cinema,. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 15/01/2004. |
5. |
CÂMARA, M. E. C.. Entre o Institucional Espírita e o Cinema Paradão.
Jonal O Povo,
Fortaleza - Ceará,
p. 5 -
5,
15 out. 2008.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 15/10/2008. |
6. | CÂMARA, M. E. C.. A Fantasia do Sertão.
Jornal O Povo - Seção Vida e Arte,
Fortaleza, Ceará,
p. 1 -
1,
20 fev. 2008.
Palavras-chave: Cinema,. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 20/02/2008. |
Produção técnica |
Demais tipos de produção técnica |
3. | CÂMARA, M. E. C.. Os Miseráveis e a importância de ser direto.
2014.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus da Urca; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: 7º Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Rio de Janeiro. |
4. | CÂMARA, M. E. C.. Os Miseráveis e a importância de ser direto.
2014.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus da Faculdade Casper Líbero; Cidade: São Paulo; Evento: 10º Interprogramas de Mestrado; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Casper Líbero. |
5. | CÂMARA, M. E. C.. Da Morna ao Zouk: a música Cabo-Verdiana entre espaços sociais e lugares transnacionais.
2015.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Execução da Dança. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Casa Rui Barbosa; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: IV Comúsica - Congresso de Comunicação e Música; Inst. promotora/financiadora: PPG Com UFF / PPG Com UERJ / ECO - Pós. |
6. | CÂMARA, M. E. C.. Da morna ao zouk: a música cabo-verdiana entre espaços sociais e lugares transnacionais.
2015.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UERJ; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: IV Congresso de Comunicação e Música; Inst. promotora/financiadora: Programa de Pós Graduação da Universiade Federal Fluminense. |
7. | CÂMARA, M. E. C.. Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história.
2016.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus da UTP; Cidade: Curitiba; Evento: XX Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; Inst. promotora/financiadora: Universidade Tuiuti do Paraná. |
8. | CÂMARA, M. E. C.. O Som Direto no Cinema Brasileiro: entre a criatividade e a técnica.
2016.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus da Universidade; Cidade: Curitiba; Evento: XX Congresso da Sociedade Brasileira dos Estudos de Cinema e Audiovisual; Inst. promotora/financiadora: Universidade Tuiuti do Paraná. |
9. | CÂMARA, M. E. C.. O Som Direto no Cinema Brasileiro: entre a criatividade e a técnica.
2016.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus da Universidade; Cidade: Porto Alegre; Evento: XIV Encontro Nacional de Criatividade Sonora - ECUN; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. |
10. | CÂMARA, M. E. C.. O Som Direto no Cinema Brasileiro: entre a criatividade e a técnica.
2017.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Rua Dr. Plínio Barreto 285; Cidade: São Paulo; Evento: Palestra sobre o Som Direto no Cinema Brasileiro; Inst. promotora/financiadora: Sesc - Serviço Social do Comércio. |
11. | CÂMARA, M. E. C.. O Som Direto no Cinema Brasileiro: entre a criatividade e a técnica.
2018.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: III Jornanda Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Rio de Janeiro. |
12. | CÂMARA, M. E. C.. Entre Escolas Sonoras - a influência das escolas americana e francesa na sonoridade do cinema brasileiro.
2019.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: IV Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Rio de Janeiro. |
15 | CÂMARA, M. E. C.. Prática com Som Direto na Escola de Realização Cinematográfica.
1999.
(Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: semanas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 2; Local: Instituto Dragão do Mar; Cidade: Fortaleza - Ceará; Inst. promotora: Governo do Estado do Ceará. |
17 | CÂMARA, M. E. C.. Oficina de Especialização de Som Direto para Cinema e Vídeo.
2005.
(Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: semanas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 1; Local: Centro Cultural João Pessoa; Cidade: João Pessoa, Paraíba; Inst. promotora: Ponto de Cultura Urbe Audiovisual. |
21 | CÂMARA, M. E. C.. Oficina de Realização e Pós-produção Não Linear com Som Direto.
2008.
(Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: semanas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 2; Local: Núcleo de Produção Digital do Pará; Cidade: Belém, Pará; Inst. promotora: Instituto de Artes do Pará. |
23 | CÂMARA, M. E. C.. Curso Linguagem do Som no AudioVisual.
2010.
(Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: semanas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 1; Local: Vila das Artes; Cidade: Fortaleza - Ceará; Inst. promotora: Prefeitura de Fortaleza. |
25 | CÂMARA, M. E. C.. Curso de Introdução ao Som Direto.
2011.
(Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: semanas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 1; Local: Sesc - Alagoas; Cidade: Maceió, Alagoas; Inst. promotora: Sesc - Alagoas. |
28 | CÂMARA, M. E. C.. Curso de Captação de Som Direto - nível II.
2012.
(Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: semanas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 1; Local: Vila das Artes; Cidade: Fortaleza - Ceará; Inst. promotora: Prefeitura de Fortaleza. |
29 | CÂMARA, M. E. C.. Oficina de Som Direto: Reflexão e Prática Sonora para o Audiovisual.
2013.
(Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: semanas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 1; Local: Lugar de Cinema; Cidade: Belo Horizonte, Minas Gerais; Inst. promotora: Lugar de Cinema. http://goo.gl/1r32i. |
33 | CÂMARA, M. E. C.. Curso de Som Direto: Reflexão e Prática Sonora para o Audiovisual.
2015.
(Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: semanas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 1; Local: Sesc - Amapá; Cidade: Macapá, Amapá; Inst. promotora: Sesc - Amapá. |
34 | CÂMARA, M. E. C.. Curso Som II: Práticas Técnico Criativas.
2016.
(Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 45; Local: Porto Iracema das Artes; Cidade: Fortaleza - Ceará; Inst. promotora: Centro Dragão do Mar de Educação e Cultura. |
35 | CÂMARA, M. E. C.. Escola de Áudio Rede Globo - Som Direto.
2016.
.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 45; Local: Projac; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora: Rede Globo. |
39 | CÂMARA, M. E. C.. Escola de Áudio Rede Globo - Som Direto.
2016.
(Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hipertexto; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 36; Local: Projac; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora: Rede Globo. |
45 | CÂMARA, M. E. C.. Mostra de Filmes e Vídeos do Brazilian Cultural Movement - BCM -.
1995.
(Organização de evento/Exposição).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Estados Unidos/Português; Meio de divulgação: Filme; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Golden Gate Park; Cidade: São Francisco, Califórnia; Inst. promotora/financiadora: Brazilian Cultural Movement. |
46 | CÂMARA, M. E. C.. Mostra de Filmes e Vídeos do Brazilian Cultural Movement - BCM -.
1996.
(Organização de evento/Exposição).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Estados Unidos/Português; Meio de divulgação: Filme; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Golden Gate Park; Cidade: São Francisco, Califórnia; Inst. promotora/financiadora: Brazilian Cultural Movement. |
47 | CÂMARA, M. E. C.. Mostra de Filmes e Vídeos do Brazilian Cultural Movement - BCM -.
1997.
(Organização de evento/Exposição).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Golden Gate Park; Cidade: São Francisco, Califórnia; Inst. promotora/financiadora: Brazilian Cultural Movement. |
50 | CÂMARA, M. E. C.. Rua da Escadinha vence em Sergipe.
2003.
(Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: 3º Festival de Cinema de Sergipe; Data de apresentação: 11/06/2003; Emissora: O Estado de São Paulo. |
54 | CÂMARA, M. E. C.. Márcio Câmara guarda 'pieguices do povo'.
2003.
(Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Matéria sobre filme Rua da Escadinha 162; Duração do evento: 30; Data de apresentação: 01/09/2003; Emissora: Folha de São Paulo. |
55 | CÂMARA, M. E. C.. Programa Viva Fortaleza.
2004.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Cinema,. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Conversa com realizador; Duração do evento: 10; Data de apresentação: 11/04/2004; Emissora: TV O Povo. |
56 | CÂMARA, M. E. C.. Cineasta conta em detalhes a história de um homem que tem mais de 20 mil discos.
2004.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Carreira do filme Rua da Escadinha 162; Duração do evento: 60; Data de apresentação: 06/09/2004; Emissora: Site Cineminha. |
64 | CÂMARA, M. E. C.; SOUZA, J. B. G.; Jorge Saldanha. Som Direto.
2013.
(Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Som Direto; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 06/09/2013; Emissora: I Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro. |
65 | CÂMARA, M. E. C.; MOURAO, D. E.. Do Outro Lado do Atlântico.
2014.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Cabo Verde/Português; Tema: Produção do filme Do Outro Lado do Atlântico; Duração do evento: 30; Data de apresentação: 11/08/2014; Emissora: Rádio Televisão de Cabo Verde. |
66 | CÂMARA, M. E. C.; MOURAO, D. E.. Do Outro Lado do Atlântico filmado em Cabo Verde.
2014.
(Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Filme Do Outro Lado do Atlântico; Duração do evento: 30; Data de apresentação: 27/06/2014; Emissora: Site A Semana. |
67 | CÂMARA, M. E. C.; MOURAO, D. E.. Cabo Verde é palco de filmagens de documentário brasileiro.
2014.
(Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Filme Do Outro Lado do Atlântico; Duração do evento: 30; Data de apresentação: 23/06/2014; Emissora: Site Sapo. |
68 | CÂMARA, M. E. C.; MOURAO, D. E.. Este e o outro lado do Atlântico.
2014.
(Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Filme Do Outro Lado do Atlântico; Duração do evento: 30; Data de apresentação: 26/06/2014; Emissora: Revista A Nação. |
69 | CÂMARA, M. E. C.; MOURAO, D. E.. O cotidiano da África no Brasil.
2014.
(Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Filme Do Outro Lado do Atlântico; Duração do evento: 30; Data de apresentação: 26/05/2014; Emissora: Jornal O Estado. |
70 | CÂMARA, M. E. C.; MOURAO, D. E.. Longa-metragem documental: Do outro lado do Atlântico.
2014.
(Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Filme Do Outro Lado do Atlântico; Duração do evento: 30; Data de apresentação: 11/08/2014; Emissora: Site Notícias do Norte. |
71 | CÂMARA, M. E. C.; MOURAO, D. E.. Do Outro lado do Atlântico com filmagem em Cabo Verde..
2014.
(Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Filme Do Outro Lado do Atlântico; Duração do evento: 30; Data de apresentação: 18/06/2014; Emissora: Site OceanPress. |
72 | CÂMARA, M. E. C.; MOURAO, D. E.. Realizadores e produtor da longa- metragem documental 'O Outro Lado do Atlântico,' em São Vicente.
2014.
(Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Filme Do Outro Lado do Atlântico; Duração do evento: 30; Data de apresentação: 03/07/2014; Emissora: Site OceanPress. |
73 | CÂMARA, M. E. C.. Digressão do filme Do Outro lado do Atlântico.
2015.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Cinema,. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Cabo Verde/Português; Tema: Exibições de Do outro lado do Atlântico em Cabo Verde; Duração do evento: 4; Data de apresentação: 27/11/2015; Emissora: Tv Cabo Verde. |
74 | CÂMARA, M. E. C.; MOURAO, D. E.. Do Outro Lado do Atlântico passa pelas três ilhas onde foi rodado.
2015.
(Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Filme Do Outro Lado do Atlântico; Duração do evento: 30; Data de apresentação: 04/12/2015; Emissora: Site A Nação. |
75 | CÂMARA, M. E. C.; MOURAO, D. E.. Plateau: Zenaida e Do outro lado do Atlântico vencem na categoria de longa- metragem.
2015.
(Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Filme Do Outro Lado do Atlântico; Duração do evento: 30; Data de apresentação: 04/12/2015; Emissora: Site A Nação. |
76 | CÂMARA, M. E. C.. A História de Quitéria.
2015.
(Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Filme Quitéria; Duração do evento: 30; Data de apresentação: 15/04/2015; Emissora: Jornal O Povo. |
77 | CÂMARA, M. E. C.. Lançamento livro no Porto Iracema das Artes.
2016.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Som Direto. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Lançamento do Livro Som Direto no Cinema Brasileiro; Duração do evento: 4; Data de apresentação: 04/11/2016; Emissora: TV Vovó Dedé. |
78 | CÂMARA, M. E. C.. Espelhamentos do Atlântico.
2016.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Filme Do Outro Lado do Atlântico; Data de apresentação: 16/06/2016; Emissora: Jornal O Povo. |
80 | CÂMARA, M. E. C.; MOURAO, D. E.. Do Outro Lado do Atlântico.
2017.
(Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Pensamento Quilombola; Duração do evento: 60; Data de apresentação: 18/10/2017; Emissora: Memórias da África. |
81 | CÂMARA, M. E. C.; MOURAO, D. E.. Do Outro Lado do Atlântico.
2018.
(Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Semana da África; Duração do evento: 60; Data de apresentação: 23/05/2018; Emissora: Cineclube Âncora. |
83 | CÂMARA, M. E. C.. Programa Livros.
2019.
(Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Som Direto. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Lançamento do Livro Som Direto no Cinema Brasileiro; Duração do evento: 5; Data de apresentação: 22/02/2019; Emissora: TV Ceará. |
Orientações concluídas |
Graduação |
1. | Daniel das Neves Monteiro.
A Inovação nas Trilhas Musicais de Jogos Indie.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Márcio Elísio Carneiro Câmara.
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
2. | Henrique Ramos Cavalcante de Vasconcelos.
A importância da dublagem na tradução de referências culturais no filme As branquelas..
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Márcio Elísio Carneiro Câmara.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
3. | Julliana Magalhães Braga.
Sinestesia.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Márcio Elísio Carneiro Câmara.
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
4. | Isaac Marx Freitas Guedes.
Eduardo Coutinho: A construção do personagem.
2021.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Márcio Elísio Carneiro Câmara.
Palavras-chave: Cinema,; Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Participação em bancas examinadoras | Participação em bancas de comissões julgadoras | Participação em eventos | Orientações em andamento |
Participação em bancas examinadoras |
Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação |
1. | CÂMARA, Márcio Elísio Carneiro.
Participação em banca de
Letícia Rodrigues Belo.
O som direto de Lana & Carol, Greta e Vestido branco, véu e grinalda.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | PAIM, Liz; MULLER, Marcelo et al.
Participação em banca de
Pedro Emílio Guilhon e Sá.
Construir a sonoridade fílmica: os casos de Tommy Brilho e Oracão ao cadáver desconhecido.
2019.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Cinema,; Som Direto; Edição de som. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | OLIVEIRA, Daniel Tavares de; JAGUARIBE, Ana Elisabete Freitas et al.
Participação em banca de
Glaylton Rodrigues Martins.
Cacau: um filme reencontrado e seus processos de construção narrativa.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Cinema,. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | FREIRE, Eduardo Nunes; FILHO, Glauber Santos Paiva et al.
Participação em banca de
Julliana Magalhães Braga.
Sinestesia.
2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em bancas de comissões julgadoras |
Concurso público |
1. | COSTA, Mannuela; CAVALCANTE, Camilo et al.Edital Audiovisual Walfrido Rodrigues.
2015.
Fundação Cultural de João Pessoa.
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Outras participações |
1. | CÂMARA, Márcio Elísio Carneiro. 10º Cine Ceará - Festival Nacional de Cinema e Vídeo.
2000.
Cine Ceará.
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português. Jurado dos filmes e vídeos. |
2. | CÂMARA, Márcio Elísio Carneiro. 3º Mostra Curta Goiamum.
2012.
Mostra Goiamum.
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português. Juri dos Filmes e Vídeos. |
Participação em eventos |
1. | Os Miseravéis e a importância de ser direto.
2014.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
2. | Da morna ao zouk: a música cabo-verdiana entre espaços sociais e lugares transnacionais.
2015.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
3. | Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história.
2016.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
4. | Entre Escolas Sonoras - a influência das escolas americana e francesa na sonoridade do cinema brasileiro.
2019.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.facebook.com/somdiretonocinemabrasileiro/. |
5. | As Escolas Sonoras Americana e Francesa: origem, tradição e hibridismo..
2021.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
6. | Som Direto no Cinema Brasileiro..
2019.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.facebook.com/events/sebrae-rn/i-semin%C3%A1rio-audiovisual-mercado/367702190809815/. |
7. | Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história.
2018.
(Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/. |
8. | Os Miseravéis e a importância de ser direto.
2014.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
9. | Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história.
2016.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
10. | Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história.
2017.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
Orientações em andamento |
Graduação |
1. | Bruno Brasileiro.
Doc em curso.
Início: 2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Cinema,. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | Mariana Vieira.
Remanence: Sonorizando o entrelace entre o tempo e a memória..
Início: 2021.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Edição de som. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos. Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | Isaac Marx Freitas Guedes.
Eduardo Coutinho: A construção do personagem.
Início: 2021.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Audiovisual. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos. Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | Esther Arruda.
A figura da ausência paterna no cinema brasileiro.
Início: 2021.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Audiovisual; Cinema,. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | Larissa de Oliveira Perdigão.
A Ressignificação da Função do Designer de Produção no Audiovisual Brasileiro.
Início: 2021.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
(Orientador).
Palavras-chave: Cinema,. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música. Referências adicionais: Brasil/Português. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Produção artística/cultural | Orientações concluídas | Dados complementares |
Total | |
Produção bibliográfica | 12 |
Artigos publicados em periódicos | 1 |
Completos | 1 |
Trabalhos em eventos | 2 |
Completos | 1 |
Livros e capítulos | 3 |
Livros publicados ou organizados | 2 |
Capítulos de livros publicados | 1 |
Textos em jornais ou revistas (magazines) | 6 |
Jornal de notícias | 5 |
Revistas (Magazines) | 1 |
Total | |
Produção técnica | 83 |
Demais tipos de produção técnica | 83 |
Total | |
Produção artística/cultural | 6 |
Total | |
Orientações concluídas | 4 |
Graduação | 4 |
Total | |
Dados complementares | 22 |
Participação em bancas examinadoras | 4 |
Participação em bancas de comissões julgadoras | 3 |
Participação em eventos | 10 |
Orientações em andamento | 5 |
Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor. |
Última atualização do CV em 30/01/2022 - 12:56 |