Curriculum Vitae

Francisco Estevam Martins de Oliveira

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalLinhas de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeFrancisco Estevam Martins de Oliveira
Nome em citações bibliográficasOLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de
Endereço profissionalFederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará, IPDC.
Rua Pereira Filgueiras 1070
Aldeota
60160194 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 32704250
URL da Homepage: https://bit.ly/3WFrmgn
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
1999 - 2001 Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Modelo Multicritério de Apoio à Tomada de Decisão no Parcelamento de Débitos, Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Robert Wayne Samohyl.
Grande área: Engenharias.
1994 - 1995 Especialização em Especialização no Ensino da Matemática. (Carga Horária: 435h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. Ano de finalização: 1995.
1976 - 1981 Graduação em Estatística.
Voltar

Formação complementar
1994 - 1994 Extensão universitária em Saeg 5 0 Sistema para Análises Estatísticas.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1993 - 1993 Extensão universitária em Atualização Pedagógica em Iniciação à Informática.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1981 - 1981Pesquisa Social.
Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, IPDC, Brasil.
Vínculo institucional
2000 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico, Carga horária: 40
Vínculo institucional
1998 - 2000 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estatístico, Carga horária: 20
Outras informaçõesComo Estatístico do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio foi responsável pelo cálculo mensal dos indicadores do comércio varejista de Fortaleza.
Atividades
05/2000 - AtualPesquisa e desenvolvimento , Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio.
Linhas de pesquisa
Indicadores Conjunturais do Comércio
Índice de Confiança do Consumidor
Sondagem Conjuntural do Comércio
Taxas de Endividamento do Consumidor
Índice de Preços do Comércio
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2000 - 2022 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Vínculo institucional
1988 - 2000 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Atividades
4/1998 - AtualEnsino, Administração, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Análise de Dados Estatísticos
Estatística
Estatística Aplicada a Enfermagem
Matemática Financeira
Pesquisa em Publicidade/Propaganda
7/2004 - 8/2004Ensino, Auditoria, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Amostragem Estatística Aplicada a Auditoria
1/2004 - 2/2004Ensino, Controladoria, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Estatística e Probabilidade
4/1998 - 9/2000Direção e administração, Diretoria de Planejamento - DIPLAN, Diretoria de Planejamento.
Cargo ou função
Assessor Técnico.
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional
2001 - 2003 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40
Atividades
1/2001 - 3/2003Direção e administração, Serviço Social do Comércio, Diretoria de Planejamento.
Cargo ou função
Diretor de Planejamento.
F.T. Frota e Companhia Ltda, F.T. FROTA, Brasil.
Vínculo institucional
1983 - 1987 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Financeiro, Carga horária: 40
Outras informaçõesNa função de Gerente Financeiro de F.T. Frota e Cia. Ltda. implantou o Sistema Computadorizado de Análise do Ativo e Passivo, Análise Anual Sobre o Capital, Tendência de Vendas, Controle de Obrigações a Pagar e Receber, Previsão Orçamentária, Controle de Estoque.
Atividades
03/1983 - 09/1987Direção e administração, .
Cargo ou função
Gerente Financeiro.
Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional
1981 - 1983 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estatístico, Carga horária: 20
Outras informaçõesComo Estatístico do Serviço Social da Indústria do Estado do Ceará foi responsável pelo levantamento de pesquisas estatísticas, elaboração de trabalhos estatísticos para o planejamento organizacional da entidade, manutenção de dados informativos das atividades meios e fins, emisssão de pareceres sobre assuntos da especialidade, relatórios mensal e anual de atividades.
Atividades
8/1981 - 2/1983Serviços técnicos especializados , Serviço Social da Indústria, Serviço de Orientação e Controle.
Serviço realizado
Trabalhos Estatísticos.

Voltar

Linhas de Pesquisa
1. Indicadores Conjunturais do Comércio
Objetivos: A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista tem o objetivo de produzir indicadores de curto prazo, normalmente mensais, que permitam acompanhar e avaliar o desempenho do comércio varejista na região metropolitana de Fortaleza. Efetuada com apoio do SEBRAE, a pesquisa Conjuntural do Comércio, apresenta todos os meses mais de 23 indicadores do desempenho de micro, pequenas, médias e grandes empresas do setor, na região metropolitana de Fortaleza..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra.
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
2. Índice de Confiança do Consumidor
Objetivos: O Índice de Confiança do Consumidor é um dos indicadores de nível de atividades mais utilizados nos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, seu uso é generalizado tanto pelo setor privado, quanto pelo governo e pela mídia. Este indicador poderá ser largamente utilizado pelo setor privado no seu planejamento de estoques e investimentos. Seu uso pode ser particularmente importante para o comércio varejista..
3. Sondagem Conjuntural do Comércio
Objetivos: A metodologia adotada para auferir a Sondagem Conjuntural parte de um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do consumidor. Tais perguntas qualitativas são transformadas em uma Escala Semântica que projete a tendência da percepção do consumidor quanto a seu poder aquisitivo na Região Metropolitana de Fortaleza..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra.
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
4. Taxas de Endividamento do Consumidor
Objetivos: O objetivo deste trabalho é dar resposta às questões colocadas no domínio da investigação na área do endividamento definindo conceitos estatísticos e metodologias para caracterização e avaliação do endividamento dos consumidores, visando, em particular, facilitar comparações a nível comunitário com base nas taxas que se seguem: Taxa de Consumidores com Contas ou Dívidas em Atrasos, Taxa de Comprometimento da Renda do Consumidor, Taxa de Inadimplência em Potencial..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra.
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
Palavras-chave: Índice de Preços do Comércio; Índice de Preços do Turismo.
5. Índice de Preços do Comércio
Objetivos: Índices de preços são elementos essenciais em economias sob efeito de inflação, acompanhada ou não de dispersão significativa de preços relativos, para que se possa comparar de modo adequado valores entre diferentes momentos de tempo. Ademais, na atividade empresarial um problema recorrente é o de comparar custos e receitas ao longo do tempo. Custos e receitas, no âmbito de empresas, devem ser deflacionados por índices representativos de suas composições de preferência à utilização de índices gerais, tais como IPCs e IGPs Esses indicadores são componentes importantes para o gerenciamento de empresas em geral, uma vez que são elementos indispensáveis no processo de fixação de margens, política de compras, estratégias de vendas e avaliação de rentabilidade, além do monitoramento da conjuntura setorial..
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística / Especialidade: Análise Multivariada.
2. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística / Especialidade: Análise de Dados.
3. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística / Especialidade: Inferência Paramétrica.
4. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Pesquisa / Especialidade: Pesquisa de Mercado.
5. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Pesquisa / Especialidade: Pesquisa de Opinião.
Voltar

Idiomas
Compreende Inglês (Razoavelmente), Português (Bem).
Fala Inglês (Pouco), Português (Bem).
Inglês (Bem), Português (Bem).
Escreve Inglês (Pouco), Português (Bem).
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnica

Produção bibliográfica

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1.

OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Considerações Sobre a Filosofia Just-in-Time (JIT). Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), Fortaleza, v. 6, p. 235-250, 2000.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14140896.
2.

OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Processo de Melhoramento Contínuo Utilizando Análise de Valor. Revista do Centro de Ciências Administrativas (UNIFOR), Fortaleza, v. 8, p. 179-182, 2002.
Palavras-chave: clima organizacional; melhoramento contínuo; qualidade.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14140896.
3.

OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Considerações sobre o sistema Kanban. Revista do Centro de Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 11, p. 103-110, 2005.
Palavras-chave: systems; Computer simulation; Learning organization.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14140896.

Livros publicados/organizados ou edições
1.

OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Estatística e Probabilidade. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1996. v. 1. 224 p.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 9; ISBN: 852242103X.
Este livro apresenta tópicos de estatística elementar em que cada capítulo inicia-se por um resumo da teoria seguido de problemas resolvidos, bem como de uma lista suplementar de problemas não resolvidos, porém com respostas ou sugestões. O conjunto de exercícios resolvidos e propostos, juntamente com o resumo teórico sobre o assunto abordado, dará oportunidade ao estudante de aclarar e completar suas idéias, como também adquirir técnicas subjacentes, não menos importantes..
2.

OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. SPSS Básico para Análise de Dados. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008. v. 1. 192 p.
Palavras-chave: SPSS; Multivariada.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788573936438.
Habilitar o aluno na exploração eficaz do SPSS - Statistical Package for the Social Scienses tanto nas necessidades elementares de análise de dados e interpretação dos resultados quanto nas técnicas mais complexas do domínio da análise multivariada é o objetivo desse livro. 
Diferencia-se de outras obras que estudam as medidas estatísticas pela ênfase dada à interpretação dos resultados em detrimento dos cálculos, embora se presuma que os leitores já tenham sido expostos às técnicas estatísticas normalmente fornecidas em cursos de caráter introdutórios de curta duração..
3. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Estatística e Probabilidade. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2017. v. 1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: https://www.grupogen.com.br/exatas/estatistica/estatistica-e-probabilidade-com-enfase-em-exercicios-resolvidos-e-propostos; ISBN: 9788521633648.

Produção técnica

Trabalhos técnicos
1. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Responsabilidade Social do Empresário: Papel da Empresa Cidadã no Ceará. 1999.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Cidade: Brasília; Inst. promotora/financiadora: Fundação Grupo Esquel-Brasil.
2. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Necessidades de Formação Profissional para Área de Turismo e Hotelaria. 1999.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 1; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/AR/CE.
3. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Causas da Retração da Clientela nos Cursos do SENAC-CE. 1999.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 1; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/AR/CE.
4. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Expectativa dos Empresários em Relação às Vendas para o Dia dos Pais. 1999.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 1; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Fecomércio/Ce.
5. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Utilização das Tecnologias nas Empresas de Comércio e Serviços de Fortaleza. 1999.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.
6. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Efeito da Construção do METROFOR na Av. Tristão Gonçalves. 1999.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Fecomércio/CE.
7. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Sondagem das Condições de Negociação com Cartão de Crédito. 1999.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 1; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza - CDL.
8. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Nível de Satisfação da Feira do Empreendedor. 1999.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 2; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: SEBRAE/CE.
9. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Definição de Foco. 1999.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Moda Mania Ltda.
10. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Tendências do Mercado por Educação Profissional em Fortaleza. 2000.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/AR/CE.
11. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Sondagem para Aferir Imagem de Mercado do SESC Sobral. 2000.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 1; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Nacional De Aprendizagem Comercial - SENAC/AR/CE.
12. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Demanda de Educação Profissional para os Municípios de Crato e Juazeiro do Norte-CE. 2000.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 1; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/AR/CE.
13. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Fluxo para Investigar a Quantidade de Pessoas que Transitam pelo Shopping Iguatemi de Fortaleza. 2000.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Ágil Publicidade.
14. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Necessidade de Assistência Médica e Plano de Saúde da População dos Bairros da Área da Av. Bezerra de Menezes. 2000.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: UNIMED.
15. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Satisfação dos Clientes do Restaurante do SESC Centro. 2001.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: ; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Social do Comércio - SESC/CE.
16. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Satisfação dos Clientes do SESC Iparana. 2001.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: ; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Social Do Comércio - SESC/CE.
17. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Avaliação do Programa Criança Fora da Rua Dentro da Escola. 2001.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Secretaria do Trabalho e Ação Social - SETAS.
18. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. VI Bike Day. 2001.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Social do Comércio - SESC/CE.
19. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Avaliação do Festival SESC da Música Cearense. 2001.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Social do Comércio - SESC/CE.
20. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Avaliação do II Encontro Nacional de Idosos. 2001.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Social Do Comércio - SESC/CE.
21. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Perfil Sócio-Econômico dos Freqüentadores da Ponte dos Ingleses (Metálica) na Praia de Iracema. 2001.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Social do Comércio - SESC/CE.
22. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Demanda de Educação Profissional para o Município de Sobral/CE. 2001.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/AR/CE.
23. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Conhecimento da Marca SENAC e Repercussão das Ações Político-Institucionais do SENAC. 2001.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/AR/CE.
24. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Satisfação de Clientes do SESC e levantamento do Potencial de Mercado da Cidade de Fortaleza. 2001.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Social do Comércio - SESC/CE.
25. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Satisfação dos Clientes do SESC Iguatu. 2001.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: ; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Social do Comércio - SESC/CE.
26. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Cosmética Nordeste 2001. 2001.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Social do Comércio - SESC/CE.
27. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Avaliação da XVIII Minimaratona SESC Fortaleza. 2001.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: ; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Social do Comércio - SESC/CE.
28. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Nível de Satisfação dos Clientes da Rede SESC Restaurante. 2001.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: ; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Social do Comércio - SESC/CE.
29. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Nível de Satisfação dos Leitores do Jornal Bandeja. 2001.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: ; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Social do Comércio - SESC/CE.
30. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Satisfação do Cliente COELCE. 2002.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: ; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Companhia Energética do Ceará - COELCE.
31. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Pesquisa de Mercado no Mercado São Sebastião. 2002.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Sindicato de Frutas e Verduras de Fortaleza - FECOMÉRCIO/CE.
32. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Situação do ICMS do Estado do Ceará no Comércio. 2002.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Irrestrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Fecomércio/Ce.
33. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Demanda de Educação Profissional para os Municípios de Sobral, Iguatu e Região do Cariri. 2002.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/AR/CE.
34. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Levantamento de Demanda por Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional entre os Lojistas e Comerciários dos principais Shopping Center de Fortaleza. 2002.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/AR/CE.
35. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Nível de Satisfação dos Usuários das Farmácias de Fortaleza. 2003.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: SINCOFARMA.
36. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Pesquisa Future - uma Feira de Rumos e Atitudes. 2003.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Social do Comércio/ SESC-CE.
37. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Avaliação do Ceará Music. 2003.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Social do Comércio - SESC-CE.
38. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. V Mostra Sesc Cariri de Teatro.. 2003.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Social do Comércio/ SESC-CE.
39. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Acompanhamento de ex-alunos do SENAC. 2003.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Nº páginas: 0; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/AR/CE.
40. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Pesquisa de Demanda de Mercado por Área de Atuação do Senac. 2006.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Cidade: Fortaleza.
41. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Pesquisa Sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense Durante o Carnaval. 2007.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Federação dp Comércio do Estado do Ceará.
42. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Pesquisa Sobre a Intenção de Compra da População de Fortaleza Para o Dia das Mães. 2007.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Federação do Comérico do Estado do Ceará.
43. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de; TROMPIERI NETO, N.. Impacto Econômico do Turismo de Eventos Realizado em Fortaleza. 2018.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 12; Nº páginas: 80; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: UNIFOR/FECOMERCIO CEARÁ/IPECE/FORTALEZA CONVENTION & VISITORS BUREAU.
44. OLIVEIRA, Francisco Estevam Martins de. Pesquisa Emprego de Atividades de Turismo. 2019.
Palavras-chave: Índice de Preços do Turismo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://www.fecomercio-ce.com.br/ipdc/pesquisa-ipdc/; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 24; Nº páginas: 10; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: FECOMERCIO CEARÁ.
Voltar

Dados Complementares
Participação em eventos

Participação em eventos
1. Metodologia do Trabalho Científico. 1999. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
2. Produtividade Sistêmica. 1999. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
3. Pesquisa e Pós-Graduação. 1999. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
4. Universidade de Fortaleza na Direção do Futuro. 2013. (Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaDados complementares

Total
Produção bibliográfica6

Artigos publicados em periódicos3
Completos3
Livros e capítulos3
Livros publicados ou organizados3
Capítulos de livros publicados0

Total
Produção técnica44

Trabalhos técnicos44



Total
Dados complementares4

Participação em eventos4
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 01/01/2023 - 16:53