Curriculum Vitae

Natália Mendes Maia

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalProjetos de pesquisaÁreas de atuação
IdiomasPrêmios e títulosProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeNatália Mendes Maia
Nome em citações bibliográficasMAIA, N. M.;MAIA, Natália Mendes.
Voltar

Formação acadêmica/Titulação
2019 - 2021 Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Fantasmas no cinema de Kiyoshi Kurosawa: desaparecer, reaparecer e presentificar, Ano de Obtenção: 2021.
Orientador: Marcelo Dídimo Souza Vieira.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Kiyoshi Kurosawa; Fantasmas; Cinema japonês; Horror.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Roteiro e Direção Cinematográficos.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2008 - 2012 Graduação em Jornalismo.
Título: Seis Quilômetros entre Nós Dois.
Orientador: Ricardo Jorge de Lucena Lucas.
2008 - 2011 Graduação em Psicologia.
Voltar

Formação complementar
2022 - 2022Grupo de Desenvolvimento de Roteiro #23. (Carga horária: 32h).
Projeto Marieta, MARIETA, Brasil.
2020 - 2020Mulheres Pioneiras do Cinema Brasileiro. (Carga horária: 12h).
Casa Guilherme de Almeida, CGA, Brasil.
2020 - 2020Territórios do Cinema Brasileiro Fantástico, com Fabrício Basílio. (Carga horária: 12h).
Ritornelo Audiovisual, RITORNELO, Brasil.
2018 - 2018Oficina de Beats de Roteiro e Escaleta com Murilo Hauser. (Carga horária: 20h).
Escola Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil.
2018 - 2018Curso O Argumento com Aleksei Abib. (Carga horária: 20h).
Escola Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil.
2018 - 2018Oficina de Cena e Diálogos, com Jaqueline M. Souza. (Carga horária: 20h).
Escola Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil.
2018 - 2018Elementos Básicos do Roteiro Cinematográfico com Pablo Arellano. (Carga horária: 20h).
Escola Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil.
2018 - 2018Laboratório de Cinema. (Carga horária: 240h).
Escola Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil.
2017 - 2017Fábulas de Janeiro II. (Carga horária: 15h).
Escola Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil.
2014 - 2014Curso de Escrita Criativa para Roteirista de Cinema e TV. (Carga horária: 240h).
Escola Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil.
2013 - 2014Laboratório de Cinema. (Carga horária: 670h).
Escola Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil.
2013 - 2013Curso de Escrita Criativa (módulos I e II).
Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
2008 - 2011 Extensão universitária em Casa de Cultura Francesa. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2010Curso de Locução em Rádio e TV. (Carga horária: 20h).
Faculdade 7 de Setembro, FA7, Brasil.
2009 - 2009 Extensão universitária em Projeto Flyins 2009 de jornalismo.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2005 - 2006Inglês - Nível Intermediário. (Carga horária: 120h).
Instituto Brasil Estados Unidos, IBEU, Brasil.
Voltar

Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2024 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 8
Vínculo institucional
2023 - 2023 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Mestre de Ofício, Carga horária: 8
Outras informaçõesMestre de Ofício convidada para a disciplina de Cine Experiência V em 2023, na qual atuou como consultora de projetos e roteiros de curtas-metragens de ficção.
Bordo Filmes Produções Cinematográficas, BORDO FILMES, Brasil.
Vínculo institucional
2016 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Sócio-proprietário
Centro Cultural Bom Jardim, CCBJ, Brasil.
Vínculo institucional
2022 - 2022 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 9
Outras informaçõesMinistrou as aulas do Ateliê Prático de Roteiro Cinematográfico. O ateliê buscou formar profissionais aptos para pesquisar e trabalhar como roteirista em obras audiovisuais, a fim de desenvolver conhecimento teórico e práticos de dramaturgia e de construção de roteiros de curta-metragem. Durante o curso, foram apresentadas técnicas de escrita de roteiro de ficção e documentário. As etapas como a de desenvolvimento de cenas estruturantes do roteiro, a criação de personagens, a utilização de ferramentas de eixo e a sinopse argumentativa e auxílio de exercícios práticos e análises fílmicas que, ao final, foram o ponto de partida das primeiras ideias para a narração de uma história no cinema. O ateliê de roteiro se apresentou a partir de eixos que abrangem sua escrita, desde a ideia inicial ao roteiro final de curta-metragem, percorrendo a análise fílmica, os fundamentos da narrativa e o estudo de gêneros.
Centro Universitário 7 de setembro, UNI7, Brasil.
Vínculo institucional
2021 - 2021 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora e orientadora
Outras informaçõesProfessora visitante da especialização em Cinema e Audiovisual. Ministrou a disciplina de Projeto Experimental, que teve como objetivo fornecer as bases teóricas e metodológicas para a realização de trabalho prático audiovisual, a partir de estratégias que viabilizassem a concretização do projeto. O percurso contemplou desafios que iam desde a criação e desenvolvimento até a montagem e apresentação do filme. Professora orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso.
Rede Cuca (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte), REDE CUCA, Brasil.
Vínculo institucional
2020 - 2020 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de curso livre, Carga horária: 12
Outras informaçõesProfessora do curso Narrativas Cinematográficas: Personagem, Estrutura e Roteiro, na Rede Cuca (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte), com a carga horária de 36 horas/aula. O curso consistiu em aulas remotas a partir de uma metodologia teórico-prática sobre o desenvolvimento de ferramentas de análise e escrita de dramaturgia para o cinema.
Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil.
Vínculo institucional
2013 - 2016 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Reporter, Carga horária: 30
Grupo de Comunicação O Povo, JORNAL O POVO, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2011 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25
Outras informaçõesParticipante da 10ª turma de Novos Talentos do jornal O Povo. Experiência nas editorias de Economia, Cotidiano e Cultura e Arte.
Rádio Universitária FM, RUFM, Brasil.
Vínculo institucional
2018 - 2018 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 25
Vínculo institucional
2010 - 2011 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista do Jornal da Educação, Carga horária: 20
Outras informaçõesExperiência com clipping, apuração, produção de notas e matérias e locução, sob a orientação dos jornalistas Katharine Magalhães, Daniel Fonseca e Raquel Chaves. Locução do Jornal da Educação e do Programa Especial "Conversas de Escritor".
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional
2020 - 2021 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informaçõesBolsista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), linha de Fotografia audiovisual, com a pesquisa "Fantasmas no cinema de Kiyoshi Kurosawa: desaparecer, reaparecer e presentificar", sob orientação do professor Marcelo Dídimo Souza Vieira.
Vínculo institucional
2012 - 2013 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina de Semiótica, Carga horária: 12
Outras informaçõesMonitoria da disciplina da Semiótica, ministrada pela professora Gabriela Reinaldo, na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Vínculo institucional
2009 - 2010 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Voltar

Projetos de Pesquisa
2019 - 2019Laboratório de Roteiro do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC
Descrição: Orientação de projetos desenvolvidos por estudantes no Laboratório..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Natália Mendes Maia - Integrante / Marcelo Dídimo Souza Vieira - Coordenador.
.
2009 - 2010O Movimento de Educação para Todos e a Crítica Marxista
Descrição: Nas últimas duas décadas, a "Educação para Todos" vem norteando os destinos educacionais do mundo dito globalizado, balizando o conjunto de reformas implementadas na educação brasileira, sob auspícios do Banco Mundial com uma direta vinculação da educação com o projeto atual de gestão do capital; A linha objetiva realizar estudos acerca do referido paradigma, em termos de seus fundamentos histórico-filosóficos e suas implicações na política educacional brasileira à luz da ontologia marxiana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Natália Mendes Maia - Integrante / Josefa Jackline Rabelo - Coordenador / Maria Susana Vasconcelos Jimenez - Integrante / Maria das Dores Mendes Segundo - Integrante.
Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa..
Voltar

Áreas de atuação
1. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
3. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema.
Voltar

Idiomas
Compreende Inglês (Bem), Francês (Bem).
Fala Inglês (Bem), Francês (Bem).
Inglês (Bem), Francês (Bem).
Escreve Inglês (Bem), Francês (Bem).
Voltar

Prêmios e títulos
2010Prêmio Expocom Nordeste pelo radiodocumentário "Padaria Espiritual: Quando a Arte é Alimento", XVII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação.
2016Menção Honrosa pelo roteiro piloto da série "Lana & Carol", Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre.
2018Melhor Pitching pelo júri técnico e júri popular por "A Estranha Familiar", Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes.
2019Melhor Roteiro pelo filme Pacarrete, Festival de Cinema de Gramado.
2019Melhor Roteiro pelo filme "Pacarrete", Los Angeles Brazilian Film Festival.
2019Melhor projeto nacional pelo curta-metragem "Rua Dinorá", Festival Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro.
2019Prêmio de melhor pitching de série de animação por "Clube dos Sonhos", Mercado Audiovisual do Nordeste (MAN).
2020Prêmio do Curso Trilhas pelo roteiro de longa-metragem "Correnteza"., Laboratório de Projetos do NordesteLAB..
2021Melhor Roteiro pelo filme "Pacarrete", SESC Melhores Filmes 2021.
2021Melhor Roteiro Original pelo filme "Pacarrete", Associação Brasileira de Roteiristas Autores (ABRA).
2021Prêmio Encuentros BioBioCine pelo roteiro de "A Estranha Familiar", Brasil CineMundi.
2021Semifinalista do Prêmio Cabíria de Roteiro com "A Estranha Familiar", Prêmio Cabíria de Roteiro.
2021Melhor Roteiro Original pelo filme "Pacarrete" - Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Academia Brasileira de Cinema.
2022Melhor curta-metragem infantil pelo Juri Popular por, Festival de Triunfo.
2022Prêmio ABD/APCI de melhor curta-metragem infanto-juvenil por, Festival de Triunfo.
2023Menção Honrosa de Curta-Metragem na Mostra Competitiva, Festival Taguá de Cinema.
2023Programa de Mentorias do Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM), Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM).
Voltar

Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/cultural

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1.

MAIA, Natália Mendes.; ARAÚJO, P. R. T.. Twitter: interação em 140 caracteres. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: comunicação, educação e cultura na era digital (INTERCOM), 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo : Intercom, 2009.
Palavras-chave: Twitter, Interacionismo Simbólico, Semiótica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.intercom.org.br]; ISSN/ISBN: 21754683.
2.

MAIA, Natália Mendes.; BENTO FILHO, J. C.. Saneamento Básico: o filme-dentro-do-filme e o fazer cinematográfico no Brasil. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: comunicação, educação e cultura na era digital (INTERCOM), 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo : Intercom, 2009.
Palavras-chave: Saneamento Básico, Cinema, Metalinguagem.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.intercom.org.br]; ISSN/ISBN: 21754683.
3.

MAIA, Natália Mendes.. Cirurgia Bariátrica e a Saúde no Ceará. In: XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2010, Campina Grande. Anais do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 10 a 12 de junho de 2010: comunicação, cultura e juventude.. São Paulo : Intercom, 2010.
Palavras-chave: Cirurgia Bariátrica, Obesidade, Saúde, Ceará.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação; Saúde humana e serviços sociais.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.intercom.org.br]; ISSN/ISBN: 2177790.
4.

MAIA, Natália Mendes.; ARAÚJO, P. R. T.; SILVA, V. M. et al. Padaria Espiritual: Quando a Arte é Alimento. In: XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2010, Campina Grande. Anais do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 10 a 12 de junho de 2010: comunicação, cultura e juventude.. São Paulo : Intercom, 2010.
Palavras-chave: Padaria Espiritual, Radiodocumentário, Memoria.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Informação e comunicação; Artes, cultura, esporte e recreação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.intercom.org.br]; ISSN/ISBN: 2177790.
5. MAIA, Natália Mendes.. O Fantasma no limiar do espaço e do tempo em Para o Outro Lado, de Kiyoshi Kurosawa. In: XXIX Encontro Anual da Compós, 2020, Campo Grande. Anais do 29° Encontro Anual da COMPÓS, 2020.
Palavras-chave: Fantasmas; Kiyoshi Kurosawa; Horror; Limiar.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://proceedings.science/compos-2020/papers/o-fantasma-no-limiar-do-espaco-e-do-tempo-em-para-o-outro-lado--de-kiyoshi-kurosawa]; ISSN/ISBN: 2236-4285.

Livros publicados/organizados ou edições
1. MAIA, Natália Mendes.; FURTADO, B.; CANECA, R. et al. Contos de Travessia. 1. ed. Fortaleza-CE: EDIÇÕES DEMÓCRITO ROCHA, 2014. 128 p.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788575296707.
Autora do conto "Dia de Noiva. O livro foi orientado pela escritora Socorro Acioli..
2.

MAIA, Natália Mendes.; Paz, Isabel. A distância entre nós dois: história do mercado de ferro de Fortaleza. 1. ed. Fortaleza: Edição do autor e Expressão Gráfica, 2018. 224 p.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788542012392.

Demais tipos de produção bibliográfica
1. MAIA, Natália Mendes.. Os limites da semelhança em O filme de Oki2021 (Ensaio).
Palavras-chave: Cinema Coreano; Hong Sang-Soo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 9786599562501.
Ensaio no catálogo "Encontros à Deriva - Retrospectiva Hong Sang-soo"..
2. MAIA, Natália Mendes.. Feito Faca2022 (Resenha).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 9786599429286.
Texto no catálogo da 12ª MUC Unifor de Cinema..
3MAIA, Natália Mendes.. Tradução dos Comunicados Finais do Grupo de Alto Nível do Movimento Educação Para Todos (EPT), 2010. (Tradução/Outra).
Palavras-chave: Educacao para Todos, UNESCO, Comunicados Finais.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: www.unesco.org.

Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1. MAIA, N. M.; ARAÚJO, P. R. T.. Twitter: interação em 140 caracteres. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Twitter, Interacionismo Simbólico, Semiótica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Paraná; Cidade: Curitiba; Evento: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação; Inst. promotora/financiadora: Universida Positivo.
2. MAIA, N. M.; ARAÚJO, P. R. T.. Interação no Twitter: Possibilidades e Limitações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Twitter, Semiotica, Interação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: XVIII Encontros Universitários da UFC; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
3. MAIA, N. M.. Cirurgia Bariátrica e a Saúde no Ceará. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Cirurgia Bariátrica, Obesidade, Saúde, Ceará.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação; Saúde humana e serviços sociais.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Paraíba; Cidade: Campina Grande; Evento: XII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste; Inst. promotora/financiadora: Universidade Estadual da Paraíba.
4. MAIA, Natália Mendes.. Lana & Carol: processos de criação da série. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Porto Iracema das Artes; Cidade: Fortaleza; Evento: Palestra para o curso Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual.
5MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Workshop sobre como escrever um projeto de série de televisão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Outra; Duração do evento: 3; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Escola Porto Iracema das Artes.
6MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Minicurso de narrativa seriada no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) da Barra do Ceará. 2016. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte.
7MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Oficina de Audiovisual. 2017. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Piauí; Cidade: Parnaíba; Inst. promotora: Sesc Caixeral.
8MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Curso Como Escrever uma Série para a Televisão. 2019. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 18; Local: Juazeiro do Norte; Cidade: Juazeiro do Norte; Inst. promotora: Centro Cultural BNB Juazeiro do Norte.
Professora do curso teórico-prático de roteiro ?Como Escrever uma Série para a Televisão?, no Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB) do Juazeiro do Norte. O curso consistia em compreender o desenvolvimento de um projeto e escrita de roteiro séries de televisão..
9MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Curso Da Ideia ao Argumento. 2019. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Mostra Quimerama.
10MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Curso Documentário e Inventividade. 2021. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Rede Cuca.
11MAIA, Natália Mendes.. Curso de Realização em Animação. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Núcleo de Animação Vila das Artes - NAVA.
12MAIA, Natália Mendes.. Módulo Projeto Audiovisual de Ficção (PREAMAR 2023). 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 21; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Instituto Dragão do Mar.
13MAIA, Natália Mendes.; ARAÚJO, P. R. T.; BENTO FILHO, J. C.. Ciclo de Debates de Assessoria de Comunicação da UFC. 2010. (Organização de evento/Outro).
Palavras-chave: Ciclo de Debates, Assessoria, Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 4; Local: Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
Atuação na produção do debate "Como a Mídia Pauta Crianças e Adolescentes: os desafios para a assessoria de comunicação".
14MAIA, Natália Mendes.. Mediação da mostra Hong Sang-Soo: A repetição da vida. 2019. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Filme; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Instituto Dragão do Mar.
A mostra ocorreu no Centro de Cultura e Arte Dragão do Mar, com a exibição de oito filmes do diretor sul-coreano..
15MAIA, Natália Mendes.; CHAVES, Camila.. Programação e debate do Cena Cineclube. 2019. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Porto Iracema das Artes.
Ciclo "Influências Fílmicas", no Porto Iracema das artes. Debate mediado também por Camila Chaves. Período: fevereiro de 2019..
16MAIA, Natália Mendes.. Mediação da Mostra Percursos 2019. 2019. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Curso de Cinema e Audiovisual da UFC.
Mediação de sessão na Mostra Percursos, de filmes universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC). Período: outubro de 2019..
17MAIA, Natália Mendes.. Estudo de Caso do filme "Pacarrete". 2020. (Organização de evento/Festival).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não.
Participação como convidada em Estudo de Caso sobre o processo do roteiro de Pacarrete durante o FRAPA 2020. Período: setembro de 2020..
18MAIA, Natália Mendes.. Mediação do lançamento do livro Depredador. 2020. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não.
Mediação de lançamento do livro de Tobias Gaede, contemplado pelo edital de incentivo às artes da Secretaria de Cultura do Ceará. Período: outubro de 2020..
19MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Mediação da mesa "Políticas da Ficção, ficção como política". 2020. (Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Inst. promotora/financiadora: Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC.
Mediadora da mesa realizada pelo projeto Ações de Erodir, do PPGCOM-UFC, com a convidada Aline Portugal e a equipe do longa-metragem ?Tremor Iê?. Período: Dezembro 2020..
20MAIA, Natália Mendes.. Natália Maia: cinema, roteiro e escrita criativa. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Perfil sobre Natália Maia; Data de apresentação: 13/05/2014; Emissora: Site da Escola Porto Iracema das Artes.
21MAIA, Natália Mendes.. Roteiros cearenses participam de concurso nacional. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Seleção da série Os Herdeiros para NetlabTV; Data de apresentação: 13/10/2014; Emissora: Jornal Diário do Nordeste.
22MAIA, Natália Mendes.. Estudo da Ancine confirma a desigualdade entre homens e mulheres. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Direção feminina de séries de televisão; Data de apresentação: 10/04/2018; Emissora: Jornal O Povo.
23RABELO, J. J.; SOUSA, N. S.; MAIA, Natália Mendes.. Universalizar o ensino e reproduzir o capital: os fundamentos do Movimento de Educação para Todos na perspectiva da crítica marxista. 2010. (Relatório de pesquisa).
Palavras-chave: Marxismo, Educação para Todos, Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho e Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: O Movimento de Educação para Todos e a Crítica Marxista; Nº páginas: 7; Inst. promotora/financiadora: CNPQ.

Produção artística/cultural
1MAIA, Natália Mendes.. Biquini Paraíso. 2015 (Curta-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Home-page: https://vimeo.com/110198223; Local do evento: Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Praia à Noite
2MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Os Herdeiros. 2016 (Série de Televisão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Premiação: Edital de Cinema e Vídeo da Secretraria de Cultura do Ceará; Local do evento: Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Corte Seco Filmes e Praia à Noite
3MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel; FILIPE, D. et al. Lana & Carol. 2018 (Série de Televisão).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Premiação: Menção Honrosa FRAPA; Local do evento: Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Deberton Filmes
4MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Para Cada Pessoa, Um Livro. 2018 (Documentário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Home-page: https://www.instagram.com/p/BoMYie0HGFg/?taken-by=entrelinhas.literatura; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Livraria Cultura
5BRASILEIRO, Samuel; MAIA, Natália Mendes.. O Tempo do Olhar e o Olhar no Tempo. 2019 (Filme).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Filme; Local do evento: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Bordo Filmes
6MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel; ARAUJO, A. et al. Pacarrete. 2020 (Roteiro de Cinema).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Premiação: B.O - Edital de Longa-Metragem de Baixo-Orçamento; Local do evento: Ceará; Cidade: Russas; Inst. promotora: Deberton Filmes
7MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Muxarabi. 2021 (Filme).
Referências adicionais: Brasil/Francês; Meio de divulgação: Filme; Local do evento: Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Bordo Filmes
8MAIA, N. M.. Mundo-Imagem. Eixo 1: Montagem e Cotidiano. Episódio 1.. 2022 (Roteirista de Programa educativo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Instituto Dragão do Mar
?Mundo-Imagem? é uma ação formativa proposta pela Escola de Formação e Criação do Ceará/Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar e dedicada à partilha de saberes e técnicas relacionadas à edição audiovisual, por meio da exposição de conceitos e obras e o encontro com artistas, pesquisadores, professores e técnicos do campo audiovisual. A espinha dorsal do percurso é orientada por um programa educativo de 12 episódios. Cada episódio corresponde a uma aula com a qual estão relacionados diversos objetos de aprendizagem e atividades. O programa educativo "Mundo-Imagem" tem quatro eixos, cada um com três episódios. Iniciamos com ?Montagem e Cotidiano?, que parte do pressuposto:como a montagem aparece no cotidiano? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a identificar conceitos e práticas relacionadas à montagem numa perspectiva histórica, dentro da diversidade de linguagens artísticas e suportes midiáticos. Em seguida, ?Montagem e Território?: como propor uma montagem para os espaços habitados? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a compreender como a montagem pode ocupar e fazer territórios, nas esferas privadas e públicas. O terceiro eixo, ?Montagem e Memória?, tem como questão principal: como reimaginar os arquivos? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a acessar e fabular com as imagens do passado, tecendo montagens que imaginam outras proposições de presente e futuro. No último eixo, ?Montagem e Corpo?, a pergunta norteadora é: ?como a montagem pode ser interativa?? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a questionar a mediação entre corpo e imagem, por meio da reflexão sobre gestos de montagem que propõem realidades imersivas..
9MAIA, N. M.. Mundo-Imagem. Eixo 1: Montagem e Cotidiano. Episódio 2.. 2022 (Roteirista de Programa educativo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Instituto Dragão do Mar
?Mundo-Imagem? é uma ação formativa proposta pela Escola de Formação e Criação do Ceará/Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar e dedicada à partilha de saberes e técnicas relacionadas à edição audiovisual, por meio da exposição de conceitos e obras e o encontro com artistas, pesquisadores, professores e técnicos do campo audiovisual. A espinha dorsal do percurso é orientada por um programa educativo de 12 episódios. Cada episódio corresponde a uma aula com a qual estão relacionados diversos objetos de aprendizagem e atividades. O programa educativo "Mundo-Imagem" tem quatro eixos, cada um com três episódios. Iniciamos com ?Montagem e Cotidiano?, que parte do pressuposto:como a montagem aparece no cotidiano? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a identificar conceitos e práticas relacionadas à montagem numa perspectiva histórica, dentro da diversidade de linguagens artísticas e suportes midiáticos. Em seguida, ?Montagem e Território?: como propor uma montagem para os espaços habitados? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a compreender como a montagem pode ocupar e fazer territórios, nas esferas privadas e públicas. O terceiro eixo, ?Montagem e Memória?, tem como questão principal: como reimaginar os arquivos? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a acessar e fabular com as imagens do passado, tecendo montagens que imaginam outras proposições de presente e futuro. No último eixo, ?Montagem e Corpo?, a pergunta norteadora é: ?como a montagem pode ser interativa?? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a questionar a mediação entre corpo e imagem, por meio da reflexão sobre gestos de montagem que propõem realidades imersivas..
10MAIA, N. M.. Mundo-Imagem. Eixo 1: Montagem e Cotidiano. Episódio 3.. 2022 (Roteirista de Programa educativo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Instituto Dragão do Mar
?Mundo-Imagem? é uma ação formativa proposta pela Escola de Formação e Criação do Ceará/Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar e dedicada à partilha de saberes e técnicas relacionadas à edição audiovisual, por meio da exposição de conceitos e obras e o encontro com artistas, pesquisadores, professores e técnicos do campo audiovisual. A espinha dorsal do percurso é orientada por um programa educativo de 12 episódios. Cada episódio corresponde a uma aula com a qual estão relacionados diversos objetos de aprendizagem e atividades. O programa educativo "Mundo-Imagem" tem quatro eixos, cada um com três episódios. Iniciamos com ?Montagem e Cotidiano?, que parte do pressuposto:como a montagem aparece no cotidiano? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a identificar conceitos e práticas relacionadas à montagem numa perspectiva histórica, dentro da diversidade de linguagens artísticas e suportes midiáticos. Em seguida, ?Montagem e Território?: como propor uma montagem para os espaços habitados? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a compreender como a montagem pode ocupar e fazer territórios, nas esferas privadas e públicas. O terceiro eixo, ?Montagem e Memória?, tem como questão principal: como reimaginar os arquivos? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a acessar e fabular com as imagens do passado, tecendo montagens que imaginam outras proposições de presente e futuro. No último eixo, ?Montagem e Corpo?, a pergunta norteadora é: ?como a montagem pode ser interativa?? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a questionar a mediação entre corpo e imagem, por meio da reflexão sobre gestos de montagem que propõem realidades imersivas..
11MAIA, N. M.. Mundo-Imagem. Eixo 2: Montagem e Território. Episódio 4.. 2022 (Roteirista de Programa educativo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Instituto Dragão do Mar
?Mundo-Imagem? é uma ação formativa proposta pela Escola de Formação e Criação do Ceará/Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar e dedicada à partilha de saberes e técnicas relacionadas à edição audiovisual, por meio da exposição de conceitos e obras e o encontro com artistas, pesquisadores, professores e técnicos do campo audiovisual. A espinha dorsal do percurso é orientada por um programa educativo de 12 episódios. Cada episódio corresponde a uma aula com a qual estão relacionados diversos objetos de aprendizagem e atividades. O programa educativo "Mundo-Imagem" tem quatro eixos, cada um com três episódios. Iniciamos com ?Montagem e Cotidiano?, que parte do pressuposto:como a montagem aparece no cotidiano? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a identificar conceitos e práticas relacionadas à montagem numa perspectiva histórica, dentro da diversidade de linguagens artísticas e suportes midiáticos. Em seguida, ?Montagem e Território?: como propor uma montagem para os espaços habitados? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a compreender como a montagem pode ocupar e fazer territórios, nas esferas privadas e públicas. O terceiro eixo, ?Montagem e Memória?, tem como questão principal: como reimaginar os arquivos? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a acessar e fabular com as imagens do passado, tecendo montagens que imaginam outras proposições de presente e futuro. No último eixo, ?Montagem e Corpo?, a pergunta norteadora é: ?como a montagem pode ser interativa?? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a questionar a mediação entre corpo e imagem, por meio da reflexão sobre gestos de montagem que propõem realidades imersivas..
12MAIA, N. M.. Mundo-Imagem. Eixo 2: Montagem e Território. Episódio 5.. 2022 (Roteirista de Programa educativo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Instituto Dragão do Mar
?Mundo-Imagem? é uma ação formativa proposta pela Escola de Formação e Criação do Ceará/Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar e dedicada à partilha de saberes e técnicas relacionadas à edição audiovisual, por meio da exposição de conceitos e obras e o encontro com artistas, pesquisadores, professores e técnicos do campo audiovisual. A espinha dorsal do percurso é orientada por um programa educativo de 12 episódios. Cada episódio corresponde a uma aula com a qual estão relacionados diversos objetos de aprendizagem e atividades. O programa educativo "Mundo-Imagem" tem quatro eixos, cada um com três episódios. Iniciamos com ?Montagem e Cotidiano?, que parte do pressuposto:como a montagem aparece no cotidiano? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a identificar conceitos e práticas relacionadas à montagem numa perspectiva histórica, dentro da diversidade de linguagens artísticas e suportes midiáticos. Em seguida, ?Montagem e Território?: como propor uma montagem para os espaços habitados? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a compreender como a montagem pode ocupar e fazer territórios, nas esferas privadas e públicas. O terceiro eixo, ?Montagem e Memória?, tem como questão principal: como reimaginar os arquivos? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a acessar e fabular com as imagens do passado, tecendo montagens que imaginam outras proposições de presente e futuro. No último eixo, ?Montagem e Corpo?, a pergunta norteadora é: ?como a montagem pode ser interativa?? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a questionar a mediação entre corpo e imagem, por meio da reflexão sobre gestos de montagem que propõem realidades imersivas..
13MAIA, N. M.. Mundo-Imagem. Eixo 2: Montagem e Território. Episódio 6.. 2022 (Roteirista de Programa educativo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Instituto Dragão do Mar
?Mundo-Imagem? é uma ação formativa proposta pela Escola de Formação e Criação do Ceará/Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar e dedicada à partilha de saberes e técnicas relacionadas à edição audiovisual, por meio da exposição de conceitos e obras e o encontro com artistas, pesquisadores, professores e técnicos do campo audiovisual. A espinha dorsal do percurso é orientada por um programa educativo de 12 episódios. Cada episódio corresponde a uma aula com a qual estão relacionados diversos objetos de aprendizagem e atividades. O programa educativo "Mundo-Imagem" tem quatro eixos, cada um com três episódios. Iniciamos com ?Montagem e Cotidiano?, que parte do pressuposto:como a montagem aparece no cotidiano? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a identificar conceitos e práticas relacionadas à montagem numa perspectiva histórica, dentro da diversidade de linguagens artísticas e suportes midiáticos. Em seguida, ?Montagem e Território?: como propor uma montagem para os espaços habitados? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a compreender como a montagem pode ocupar e fazer territórios, nas esferas privadas e públicas. O terceiro eixo, ?Montagem e Memória?, tem como questão principal: como reimaginar os arquivos? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a acessar e fabular com as imagens do passado, tecendo montagens que imaginam outras proposições de presente e futuro. No último eixo, ?Montagem e Corpo?, a pergunta norteadora é: ?como a montagem pode ser interativa?? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a questionar a mediação entre corpo e imagem, por meio da reflexão sobre gestos de montagem que propõem realidades imersivas..
14MAIA, N. M.. Mundo-Imagem. Eixo 3: Montagem e Memória. Episódio 7.. 2022 (Roteirista de Programa educativo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Instituto Dragão do Mar
?Mundo-Imagem? é uma ação formativa proposta pela Escola de Formação e Criação do Ceará/Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar e dedicada à partilha de saberes e técnicas relacionadas à edição audiovisual, por meio da exposição de conceitos e obras e o encontro com artistas, pesquisadores, professores e técnicos do campo audiovisual. A espinha dorsal do percurso é orientada por um programa educativo de 12 episódios. Cada episódio corresponde a uma aula com a qual estão relacionados diversos objetos de aprendizagem e atividades. O programa educativo "Mundo-Imagem" tem quatro eixos, cada um com três episódios. Iniciamos com ?Montagem e Cotidiano?, que parte do pressuposto:como a montagem aparece no cotidiano? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a identificar conceitos e práticas relacionadas à montagem numa perspectiva histórica, dentro da diversidade de linguagens artísticas e suportes midiáticos. Em seguida, ?Montagem e Território?: como propor uma montagem para os espaços habitados? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a compreender como a montagem pode ocupar e fazer territórios, nas esferas privadas e públicas. O terceiro eixo, ?Montagem e Memória?, tem como questão principal: como reimaginar os arquivos? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a acessar e fabular com as imagens do passado, tecendo montagens que imaginam outras proposições de presente e futuro. No último eixo, ?Montagem e Corpo?, a pergunta norteadora é: ?como a montagem pode ser interativa?? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a questionar a mediação entre corpo e imagem, por meio da reflexão sobre gestos de montagem que propõem realidades imersivas..
15MAIA, N. M.. Mundo-Imagem. Eixo 3: Montagem e Memória. Episódio 8.. 2022 (Roteirista de Programa educativo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Instituto Dragão do Mar
?Mundo-Imagem? é uma ação formativa proposta pela Escola de Formação e Criação do Ceará/Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar e dedicada à partilha de saberes e técnicas relacionadas à edição audiovisual, por meio da exposição de conceitos e obras e o encontro com artistas, pesquisadores, professores e técnicos do campo audiovisual. A espinha dorsal do percurso é orientada por um programa educativo de 12 episódios. Cada episódio corresponde a uma aula com a qual estão relacionados diversos objetos de aprendizagem e atividades. O programa educativo "Mundo-Imagem" tem quatro eixos, cada um com três episódios. Iniciamos com ?Montagem e Cotidiano?, que parte do pressuposto:como a montagem aparece no cotidiano? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a identificar conceitos e práticas relacionadas à montagem numa perspectiva histórica, dentro da diversidade de linguagens artísticas e suportes midiáticos. Em seguida, ?Montagem e Território?: como propor uma montagem para os espaços habitados? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a compreender como a montagem pode ocupar e fazer territórios, nas esferas privadas e públicas. O terceiro eixo, ?Montagem e Memória?, tem como questão principal: como reimaginar os arquivos? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a acessar e fabular com as imagens do passado, tecendo montagens que imaginam outras proposições de presente e futuro. No último eixo, ?Montagem e Corpo?, a pergunta norteadora é: ?como a montagem pode ser interativa?? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a questionar a mediação entre corpo e imagem, por meio da reflexão sobre gestos de montagem que propõem realidades imersivas..
16MAIA, N. M.. Mundo-Imagem. Eixo 3: Montagem e Memória. Episódio 9.. 2022 (Roteirista de Programa educativo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Instituto Dragão do Mar
?Mundo-Imagem? é uma ação formativa proposta pela Escola de Formação e Criação do Ceará/Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar e dedicada à partilha de saberes e técnicas relacionadas à edição audiovisual, por meio da exposição de conceitos e obras e o encontro com artistas, pesquisadores, professores e técnicos do campo audiovisual. A espinha dorsal do percurso é orientada por um programa educativo de 12 episódios. Cada episódio corresponde a uma aula com a qual estão relacionados diversos objetos de aprendizagem e atividades. O programa educativo "Mundo-Imagem" tem quatro eixos, cada um com três episódios. Iniciamos com ?Montagem e Cotidiano?, que parte do pressuposto:como a montagem aparece no cotidiano? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a identificar conceitos e práticas relacionadas à montagem numa perspectiva histórica, dentro da diversidade de linguagens artísticas e suportes midiáticos. Em seguida, ?Montagem e Território?: como propor uma montagem para os espaços habitados? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a compreender como a montagem pode ocupar e fazer territórios, nas esferas privadas e públicas. O terceiro eixo, ?Montagem e Memória?, tem como questão principal: como reimaginar os arquivos? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a acessar e fabular com as imagens do passado, tecendo montagens que imaginam outras proposições de presente e futuro. No último eixo, ?Montagem e Corpo?, a pergunta norteadora é: ?como a montagem pode ser interativa?? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a questionar a mediação entre corpo e imagem, por meio da reflexão sobre gestos de montagem que propõem realidades imersivas..
17MAIA, N. M.. Mundo-Imagem. Eixo 4: Montagem e Corpo. Episódio 10.. 2022 (Roteirista de Programa educativo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Instituto Dragão do Mar
?Mundo-Imagem? é uma ação formativa proposta pela Escola de Formação e Criação do Ceará/Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar e dedicada à partilha de saberes e técnicas relacionadas à edição audiovisual, por meio da exposição de conceitos e obras e o encontro com artistas, pesquisadores, professores e técnicos do campo audiovisual. A espinha dorsal do percurso é orientada por um programa educativo de 12 episódios. Cada episódio corresponde a uma aula com a qual estão relacionados diversos objetos de aprendizagem e atividades. O programa educativo "Mundo-Imagem" tem quatro eixos, cada um com três episódios. Iniciamos com ?Montagem e Cotidiano?, que parte do pressuposto:como a montagem aparece no cotidiano? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a identificar conceitos e práticas relacionadas à montagem numa perspectiva histórica, dentro da diversidade de linguagens artísticas e suportes midiáticos. Em seguida, ?Montagem e Território?: como propor uma montagem para os espaços habitados? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a compreender como a montagem pode ocupar e fazer territórios, nas esferas privadas e públicas. O terceiro eixo, ?Montagem e Memória?, tem como questão principal: como reimaginar os arquivos? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a acessar e fabular com as imagens do passado, tecendo montagens que imaginam outras proposições de presente e futuro. No último eixo, ?Montagem e Corpo?, a pergunta norteadora é: ?como a montagem pode ser interativa?? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a questionar a mediação entre corpo e imagem, por meio da reflexão sobre gestos de montagem que propõem realidades imersivas..
18MAIA, N. M.. Mundo-Imagem. Eixo 4: Montagem e Corpo. Episódio 11.. 2022 (Roteirista de Programa educativo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Instituto Dragão do Mar
?Mundo-Imagem? é uma ação formativa proposta pela Escola de Formação e Criação do Ceará/Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar e dedicada à partilha de saberes e técnicas relacionadas à edição audiovisual, por meio da exposição de conceitos e obras e o encontro com artistas, pesquisadores, professores e técnicos do campo audiovisual. A espinha dorsal do percurso é orientada por um programa educativo de 12 episódios. Cada episódio corresponde a uma aula com a qual estão relacionados diversos objetos de aprendizagem e atividades. O programa educativo "Mundo-Imagem" tem quatro eixos, cada um com três episódios. Iniciamos com ?Montagem e Cotidiano?, que parte do pressuposto:como a montagem aparece no cotidiano? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a identificar conceitos e práticas relacionadas à montagem numa perspectiva histórica, dentro da diversidade de linguagens artísticas e suportes midiáticos. Em seguida, ?Montagem e Território?: como propor uma montagem para os espaços habitados? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a compreender como a montagem pode ocupar e fazer territórios, nas esferas privadas e públicas. O terceiro eixo, ?Montagem e Memória?, tem como questão principal: como reimaginar os arquivos? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a acessar e fabular com as imagens do passado, tecendo montagens que imaginam outras proposições de presente e futuro. No último eixo, ?Montagem e Corpo?, a pergunta norteadora é: ?como a montagem pode ser interativa?? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a questionar a mediação entre corpo e imagem, por meio da reflexão sobre gestos de montagem que propõem realidades imersivas..
19MAIA, N. M.. Mundo-Imagem. Eixo 4: Montagem e Corpo. Episódio 12.. 2022 (Roteirista de Programa educativo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Porto Iracema das Artes - Instituto Dragão do Mar
?Mundo-Imagem? é uma ação formativa proposta pela Escola de Formação e Criação do Ceará/Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar e dedicada à partilha de saberes e técnicas relacionadas à edição audiovisual, por meio da exposição de conceitos e obras e o encontro com artistas, pesquisadores, professores e técnicos do campo audiovisual. A espinha dorsal do percurso é orientada por um programa educativo de 12 episódios. Cada episódio corresponde a uma aula com a qual estão relacionados diversos objetos de aprendizagem e atividades. O programa educativo "Mundo-Imagem" tem quatro eixos, cada um com três episódios. Iniciamos com ?Montagem e Cotidiano?, que parte do pressuposto:como a montagem aparece no cotidiano? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a identificar conceitos e práticas relacionadas à montagem numa perspectiva histórica, dentro da diversidade de linguagens artísticas e suportes midiáticos. Em seguida, ?Montagem e Território?: como propor uma montagem para os espaços habitados? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a compreender como a montagem pode ocupar e fazer territórios, nas esferas privadas e públicas. O terceiro eixo, ?Montagem e Memória?, tem como questão principal: como reimaginar os arquivos? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a acessar e fabular com as imagens do passado, tecendo montagens que imaginam outras proposições de presente e futuro. No último eixo, ?Montagem e Corpo?, a pergunta norteadora é: ?como a montagem pode ser interativa?? Ao fim do bloco, o estudante deve se sentir apto a questionar a mediação entre corpo e imagem, por meio da reflexão sobre gestos de montagem que propõem realidades imersivas..
20MAIA, Natália Mendes.; BRASILEIRO, Samuel. Rua Dinorá. 2022 (Curta-metragem).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Filme; Cidade: Tiradentes; Inst. promotora: Universo Produções
Voltar

Dados Complementares
Participação em bancas examinadorasParticipação em bancas de comissões julgadorasParticipação em eventosOrientações em andamento

Participação em bancas examinadoras

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação
1. MAIA, Natália Mendes; VIEIRA, Marcelo Dídimo Souza et al. Participação em banca de SARA BEATRIZ JALES DE SANTANA. O Aroma dos Espinhos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. MAIA, Natália Mendes; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. Participação em banca de Mário Lucas Silva. Conexão Fortal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. MAIA, Natália Mendes; VIEIRA, Marcelo Dídimo Souza et al. Participação em banca de MARLEY HENRIQUE CRUZ ZARANZA. Ao Redor. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. MAIA, Natália Mendes; FILHO, Osterne Nonato Maia et al. Participação em banca de JOÃO VICTOR BEZERRA CASTRO BORGES. O MUNDO DE TRAVIS: UMA ANÁLISE SOBRE TÁXI DRIVER, INADEQUAÇÃO E MARGINALIZAÇÃO SOCIAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. MAIA, Natália Mendes; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al. Participação em banca de Isaac Branco. SOMBRA SOB AS ÁGUAS. 2022 - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. MAIA, Natália Mendes; PIPANO, Isaac et al. Participação em banca de ESTHER M. DE LIMA ARRUDA. A IMAGEM DO PAI: UMA INVESTIGAÇÃO FÍLMICA DA IMAGEM-AUSÊNCIA. 2022 - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. MAIA, Natália Mendes; PIPANO, Isaac et al. Participação em banca de ALIAN DE SOUSA MINERVA. FORA DA MEMÓRIA. 2022 - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. MAIA, Natália Mendes; BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira et al. Participação em banca de Raul de Vasconcelos Felipe. CARCAÇA. 2024 - Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em bancas de comissões julgadoras

Outras participações
1. MAIA, Natália Mendes. Júri do 1º Pitching do Cine Experiência Lab. 2019. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. MAIA, Natália Mendes. Júri do Festival For Rainbow. 2019. Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero.
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. MAIA, Natália Mendes. Júri do 2º Pitching do Cine Experiência Lab. 2020. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. MAIA, Natália Mendes. Júri do 3º Pitching do Cine Experiência Lab. 2020. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. MAIA, Natália Mendes. Júri do 4º Pitching do Cine Experiência Lab. 2021. Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Participação em eventos
1. Twitter: interação em 140 caracteres. 2009. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.intercom.org.br.
2. Cirurgia Bariátrica e a Saúde no Ceará. 2010. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.intercom.org.br.
3. O fantasma no limiar do espaço e do tempo em Para o Outro Lado de Kiyoshi Kurosawa. 2020. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://proceedings.science/compos-2020/papers/o-fantasma-no-limiar-do-espaco-e-do-tempo-em-para-o-outro-lado--de-kiyoshi-kurosawa.
4. O fantasma palpável no cinema de Kiyoshi Kurosawa. 2021. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.socine.org/encontros/trabalhos-aprovados-2021/?id=21502.
5. . 2008. (Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.midianordeste.org.br.
6. Participação no PANLAB (Laboratório de Montagem do Panorama). 2022. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/.
7. Cine debate: A jornada do (a) roteirista: a construção de um mercado promissor. 2023.. 2023. (Participações em eventos/Oficina).
Referências adicionais: Brasil/.
8. . 2009. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.eiic.ufc.br/.
9. Interação no Twitter: Possibilidades e Limitações. 2009. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.ufc.br.
10. TOCAR OS MORTOS: APARIÇÕES DE FANTASMAS NO CINEMA DE KIYOSHI KUROSAWA. 2021. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://periodicos.ufc.br/eu/article/view/67653.
11. CONSTRUÇÃO DE ATMOSFERAS FANTASMAGÓRICAS NO ROTEIRO DE LOS SILENCIOS. 2022. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/.
12. Apresentação do projeto de longa-metragem "A Estranha Familiar". 2021. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://brasilcinemundi.com.br/.
13. Apresentação do projeto de longa-metragem "A Estranha Familiar". 2022. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.3continents.com/en/produire-au-sud/se-former/recife/.
14. Apresentação do projeto de longa-metragem "A Adoção". 2023. (Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://labnovashistorias.sescsp.org.br/.

Orientações em andamento

Aperfeiçoamento/Especialização
1. Nyna Sany. Documentário Rancho Fundo. Início: 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema e Audiovisual) - Centro Universitário 7 de setembro. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. Marina Ratis. Documentário "Maria Luiza - Em Movimento". Início: 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema e Audiovisual) - Centro Universitário 7 de setembro. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. Leandro Kemps. Curta-metragem de ficção "O que foi que eu te fiz?". Início: 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema e Audiovisual) - Centro Universitário 7 de setembro. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. INGRIDY HOLANDA OLIVEIRA. IMAGENS QUE ARDEM E CURAM: REMEMORAÇÃO ATRAVÉS DAS FOTOGRAFIAS DE FAMÍLIA NOS CURTAS-METRAGENS CEARENSES CONTEMPORÂNEOS ICARUS (2018) E DESGUARDAR (2020). Início: 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema e Audiovisual) - Centro Universitário 7 de setembro. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. Thiago Sampaio Barros. Documentário "Maria Luiza - Em Movimento". Início: 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema e Audiovisual) - Centro Universitário 7 de setembro. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.
Voltar

Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaProdução artística/culturalDados complementares

Total
Produção bibliográfica10

Trabalhos em eventos5
Completos5
Livros e capítulos2
Livros publicados ou organizados2
Capítulos de livros publicados0
Demais tipos de produção bibliográfica 3

Total
Produção técnica23

Demais tipos de produção técnica23

Total
Produção artística/cultural28



Total
Dados complementares32

Participação em bancas examinadoras8
Participação em bancas de comissões julgadoras5
Participação em eventos14
Orientações em andamento5
Voltar

Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor.
Última atualização do CV em 17/02/2024 - 16:23