Curriculum Vitae
Henrique Codato
Dados pessoais | Formação acadêmica/Titulação | Formação complementar | Atuação profissional | Linhas de pesquisa | Projetos de pesquisa | Áreas de atuação |
Idiomas | Produção científica, tecnológica e artística/cultural | Dados complementares | Indicadores de produção |
Nome | Henrique Codato |
Nome em citações bibliográficas | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE |
Endereço profissional | Universidade de Fortaleza,
Centro de Comunicação e Gestão (CCG).
Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza - UNIFOR Edson Queiroz 60811905 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (043) 33222415 |
2014 - 2018 | Pós-Doutorado. Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema. |
2009 - 2013 |
Doutorado
em Comunicação Social.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Título: Modulações do duplo: o desejo no cinema contemporâneo., Ano de Obtenção: 2013. Orientador: César Geraldo Guimarães. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: cinema; desejo; espectador. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. |
2002 - 2004 |
Mestrado
em Comunicação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil. Título: A Identidade Homossexual no Cinema Contemporâneo: Um Estudo de Recepção no Grupo Estruturação, Ano de Obtenção: 2004. Orientador: Selma Regina Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: homossexual; representação; cinema. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Outro. |
2005 - 2007 |
Especialização em Literatura e Estética.
(Carga Horária: 240h).
Université de Genève, UNIGE, Suiça. Título: La Conception de l'auteur dans le septième art: Le Cinéma de Julio Medem. Ano de finalização: 2007. Orientador: Prof. Dra. Patrizia Lombardo. Bolsista do(a): Unige, UNIGE, Suiça. |
1996 - 2001 |
Graduação
em Relações Públicas.
Título: As Relações Públicas e a Responsabilidade Social como Ferramentas na Formação de Parcerias com a ACALON - Escola Oficina de Londrina. Orientador: Regina Escudero César. |
2010 - 2011 | Estagiário do programa PDEE - Bolsa Sanduíche.
École des hautes études en sciences sociales, EHESS, França. |
1997 - 1997 |
Extensão universitária em Sociologia do Cotidiano - CEAQ - Michel Maffesoli.
Université Paris-Sorbonne, PARIS 4, França. |
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2018 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor e pesquisador, Carga horária: 28 |
Outras informações | Professor para o curso de Cinema e Audiovisual de Teorias do Cinema I e II e Filosofia da Arte. |
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2018 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Vínculo institucional | ||
2016 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Outras informações | Avaliador de projetos PIBIC. |
E-Compós (Brasília). |
Vínculo institucional | ||
2016 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Terra Roxa e Outras Terras. |
Vínculo institucional | ||
2015 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Outras informações | Parecerista para o número 29 da revista. |
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2014 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Professor permanente no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Bolsista PNPD/Capes. |
Atividades |
02/2014 - Atual | Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Cultura e Arte, . | |
Linhas de pesquisa
Pesquisa em Fotografia e Audiovisual |
2014 - 2018 | Atividades de Participação em Projeto, Instituto de Cultura e Arte, . | |
Projetos de pesquisa
Modulações do duplo: a morte no cinema contemporâneo |
2014 - 2018 | Atividades de Participação em Projeto, Instituto de Cultura e Arte, . | |
Projetos de pesquisa
LEEA - Laboratório de Experimentações em Audiovisual |
Estudos da Comunicação. |
Vínculo institucional | ||
2013 - Atual | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Outras informações | Parecerista para a edição de n. 35 da revista. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba. ISSN: 1518-9775. |
Revista Passagens. |
Vínculo institucional | ||
2016 - 2018 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Outras informações | Editor-chefe da Revista Passagens, publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). |
SESSÕES DO IMAGINÁRIO (ONLINE). |
Vínculo institucional | ||
2017 - 2017 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Outras informações | Parecerista para a edição 2017.2 da revista. |
Ciberlegenda (UFF. Online). |
Vínculo institucional | ||
2016 - 2016 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Outras informações | Parecerista para a edição 2016/1 da revista. |
I Estudos de Cinema Intercom. |
Vínculo institucional | ||
2015 - 2015 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Outras informações | Comissão Editorial para a publicação do E-book I Estudos de Cinema Intercom. |
Revista Prelúdios. |
Vínculo institucional | ||
2014 - 2014 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: |
Outras informações | Parecerista ad hoc na 3a edição da Revista Prelúdios. |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2013 - 2013 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12 |
Outras informações | Professor de Teorias da Comunicação para os alunos do curso de Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda. |
Atividades |
10/2013 - 11/2013 | Ensino, Gestão de criatividade e inovação, Nível: Especialização. | |
Disciplinas ministradas Pesquisa em comunicação e artes |
Cooperativa de Crédito de Livre admissão do Norte do Paraná, SICOOB, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2013 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Freelance, Carga horária: 8 |
Outras informações | Elaboração e revisão de material de comunicação e evento corporativo. |
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2012 - 2013 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20 |
Outras informações | Professor substituto para o curso de Relações Públicas. Departamento de Comunicação. |
Gazela Indústria e Comércio LTDA, GAZELA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2011 - 2013 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consultor para o departamento de Comunicação, Carga horária: 4 |
Outras informações | Desenvolvimento de materiais de Comunicação Interna e Externa. Elaboração de um plano de comunicação para a empresa. |
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2008 - 2009 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12 |
Outras informações | Professor de Estética, Cinema e Comunicação para os Cursos de Artes Visuais e Desenho Industrial. |
Atividades |
02/2008 - Atual | Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Métodos e Técnicas de Pesquisa em Desenho Industrial Processos de Comunicação II Linguagem e Expressão para Cinema e Vídeo Estética da Comunicação Visual |
2008 - 2008 | Atividades de Participação em Projeto, Departamento de Artes Visuais, . | |
Projetos de pesquisa
Cinema e Vídeo na Escola |
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2008 - 2009 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20 |
Outras informações | Professor no Departamento de Design para os cursos de Design Gráfico e Design de Moda. |
Aliança Francesa de Londrina, AF, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2008 - 2008 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Francesa, Carga horária: 10 |
Outras informações | Responsável pela aplicação oral das provas de proficiência da CAPES. Professor para vários níveis no aprendizado da língua francesa. |
Atividades |
02/2008 - Atual | Ensino, Nível: Outro. | |
Disciplinas ministradas Francês |
Associação Danse-habile, DANSE-HABILE, Suiça. |
Vínculo institucional | ||
2005 - 2007 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Responável de Comunicação - Relações Públicas, Carga horária: 20 |
Outras informações | Assistente administrativo para a área de Comunicação da associação. Organização de eventos e turnês do grupo. www.danse-habile.ch |
Atividades |
12/2005 - 10/2007 | Direção e administração, Associação Danse-habile, . | |
Cargo ou função Responsável de Comunicação. |
Centro Universitario de Brasilia, CEUB, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2003 - 2005 | Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Ensino na area de lingua portuguesa e teorias da linguagem - Semiotica |
Atividades |
02/2003 - 02/2005 | Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas LP II - Lingua Portuguesa LP III - Semiotica e teorias da linguagem |
Instituto Politécnico de Educação de Brasília, IPEP - BRASÍLIA, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2004 - 2004 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor para Curso Preparatório MPU, Carga horária: 8 |
Outras informações | Professor para curso preparatório da área de Relações Públicas para o concurso do Ministério Público da União. |
Universidade de Brasília, UnB, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2003 - 2003 | Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Colaborador de Projeto, Carga horária: 4 |
Atividades |
2002 - 2004 | Atividades de Participação em Projeto, Departamento de Comunicação, . | |
Projetos de pesquisa
Imagens da Violência: Construções e Representações na Mídia |
02/2003 - 12/2003 | Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação. | |
Disciplinas ministradas Leitura Críica dos Meios de Comunicação |
Casa de Cultura, UEL, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
2002 - 2002 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos Sócio-culturais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva. |
Outras informações | Colaboração na organização do Festival Internacional de Londrina - FILO 2002. |
Atividades |
01/2002 - 05/2002 | Serviços técnicos especializados , AMEN- Associação dos Amigos do Festival Internacional de Londrina, . | |
Serviço realizado Organização de Projetos Sócio-culturais.. |
Outras Língua Escola de Idiomas, OUTRAS LÍNGUAS, Brasil. |
Vínculo institucional | ||
1999 - 2002 | Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Francês, Carga horária: 12 |
Atividades |
02/1998 - 02/2002 | Ensino, Idioma Francês, Nível: Outro. | |
Disciplinas ministradas Francês |
1. | Pesquisa em Fotografia e Audiovisual |
Objetivos: Visa pesquisar os sistemas de representação construídos a partir das linguagens e das narrativas da fotografia e do audiovisual, compreendidos como instauradores de novos modos de ver e pensar a contemporaneidade.
Palavras-chave: cinema; fotografia; Audiovisual. |
2002 - 2004 | Imagens da Violência: Construções e Representações na Mídia |
Descrição: O tema da relação entre violência e os meios de comunicação não é novo. Ambos estão estreitamento vinculados e constituem temática da ordem do dia em várias sociedades, possuindo, portanto um significado cultural. Na atualidade a relação entre violência e meios de comunicação torna-se cada vez mais sólida e freqüente e tem despertado a atenção de diferentes setores da sociedade e de pesquisadores das ciências sociais e da comunicação (Potter: 1999 ; Lira;1996, Gebner;1994; Zaluar :1998), que buscam com diferentes aportes, explicar a intrigante e polemica relação entre o fenômeno da violência e sua construção nos meios de comunicação. Essas pesquisas fundamentadas em diferentes perspectivas teóricas e estratégias metodológicas tem produzido resultados conflitantes e contraditórios. Os pesquisadores coincidem em afirmar que é difícil determinar a forma e magnitude com que os conteúdos violentos que habitam o cotidiano dos meios de comunicação afetam as pessoas, uma vez que a sociedade está composta por grupos, seguimentos sociais e indivíduos, portanto, a generalização dos dados e a interpretação conclusiva dos resultados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 4) . Integrantes: Henrique Codato - Integrante / Sofia Zanforlin - Integrante / Tânia Montoro - Coordenador / Luciano Mendes - Integrante / Luciana Lazarini - Integrante / Selma Regina Oliveira - Integrante. Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Remuneração.. |
2008 - 2008 | Cinema e Vídeo na Escola |
Descrição: O projeto tem, como objetivo maior, divulgar as produções recentes do cinema brasileiro, exibindo-as em escolas da rede pública e privada de ensino médio, fomentando discussões que tenham como elemento comum a maneira utilizada pela sétima arte de representar a realidade brasileira e suas implicações..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação ( 6) . Integrantes: Henrique Codato - Coordenador / Anderson Craveiro - Integrante. . |
2000 - 2001 | A Pesquisa de Opinião como Método de Investigação em Relações Públicas |
Descrição: Projeto de Pesquisa cuja intenção era estabelecer uma complementariedade entre as metodologias dialética e funcional para um melhor aproveitamento de dados em pesquisas na atividade de Relações Públicas. A metodologia dialética pela sua dinâmica possibilita a observação de tendências a partir da movimentação da sociedade, enquanto que a metodologia funcionalista vislumbra atender aos anseios organizacionais, já que sua estrutura exige elementos mensuráveis para aplicação de recursos e análise de resultados. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 5) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: REGINA CÉLIA ESCUDER CÉSAR - Integrante / IVONE GUERREIRO DI CHIARA - Integrante / MARISTELA ROMAGNOLE JURKEVICZ - Integrante / MARIA AMÉLIA MIRANDA PIROLO - Coordenador / NÁDINA APARECIDA MORENO - Integrante / JOSÉ CARLOS DALMAS - Integrante / ALCIDES AMADEU JUNIOR - Integrante / HENRIQUE CODATO - Integrante / BIA YURI SATO MARTINS - Integrante / ANA LÍGIA ROLIM RODRIGUES - Integrante / Carlos Antonio Patrizzi Junior - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Henrique Codato - Integrante / Maria Amélia Miranda Pirolo - Coordenador. . |
2017 - 2019 | Das Passagens ou para uma Partilha do Sensível: experiências entre Literatura e Cinema |
Descrição: O projeto ?Das Passagens ou para uma Partilha do Sensível: experiências entre Literatura e Cinema? é ofertado pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (LET) da Universidade Estadual de Londrina. Ele surge de uma série de inquietações referentes às relações entre Literatura, Cinema e outros meios audiovisuais, que se mostram cada vez mais híbridas na convergência e nos processos de apropriação e remediação de outras linguagens, mídias, suportes e materialidades. Essa é uma discussão que, desde a década de 1960, com o trabalho de McLuhan (1964), e com a virada significativa a partir de 1980 (Gumbrecht, Kittler, Flusser), tem frequentado vigorosamente as reflexões teórico-críticas de inúmeros pesquisadores em domínio interdisciplinar. No campo da Literatura e da Literatura Comparada, essas reflexões, e muitas investigações nessa perspectiva, mostram-se muito apropriadas ou pertinentes a fim de se pensar o texto literário na contemporaneidade a se fazer em camadas com outras linguagens e mídias diversas. Na interface com o cinema, é recorrente encontrarmos, na base de uma teoria a respeito da relação Literatura-Cinema/Cinema-Literatura, discussões voltadas à prática da adaptação. Do ponto de vista da intermedialidade, pensar essas relações de modo a buscar por similitudes ou diferenças entre Literatura e Cinema torna, de saída, o próprio entrecruzamento frustrante, na medida em que não se observam outras situações nas quais Literatura, Cinema e outros media figuram em processos intermediais. Nessa direção, este projeto de pesquisa propõe um estudo dos diálogos possíveis entre Literatura e Cinema de forma a tratar desses objetos crítica e teoricamente em perspectiva transversal, isto é, na dobra entre os estudos literários e a comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 6) / Mestrado acadêmico ( 1) . Integrantes: Henrique Codato - Integrante / Bárbara Cristina Marques - Coordenador. . |
2014 - 2018 | Modulações do duplo: a morte no cinema contemporâneo |
Descrição: Por meio de uma visita a uma série de filmes produzidos entre 1990-2010, propomos pensar a morte como um artifício estético, discursivo e narrativo, buscando analisar suas manifestações no interior dessas obras, não apenas no âmbito da representação, da figuração, mas, também ? e principalmente ? em relação à própria estrutura fílmica. Defendemos a hipótese de que, ao se servirem de estratégias como a repetição, a ruptura, a multiplicação e o espelhamento tais filmes modulam o olhar e o desejo do espectador de forma bastante particular. Ao se servirem do signo da morte como elemento central do drama encenado, alguma coisa da ordem do tempo e do ritmo da narrativa parece se esfacelar, vindo, assim, a ressignificar tanto a história filmada, a ficção, quanto a experiência do filme.
Defendemos que a morte se configura como núcleo temático para essas obras, mas se torna, com igual força, um gesto de suas respectivas escrituras, um artifício estético-narrativo que serve para conduzir a mise en scène do filme, modulada por repetições, quebras, multiplicações, fraturas e espelhamentos. Ainda que qualquer narrativa cinematográfica apresente algum tipo de descontinuidade ? saltos temporais (elipses), rupturas no tempo e no espaço da ação filmada (corte e raccord), retrospectivas (flashbacks) ou antecipações (flashforwards) ? é sua finalidade que muda no que tange ao cinema contemporâneo. O espaço exterior acaba por se confundir com o espaço interior desses sujeitos em meio a uma crise subjetiva que se instala em suas vidas e que se estende para a própria estrutura do filme.
Parece, pois, que estaríamos lidando com uma espécie de sintoma que já começava a despontar com o advento do cinema moderno, e que, agora potencializado, viria atingir nuclearmente o cinema contemporâneo, como aponta Daney (2007). Cremos, pois, que este sentimento de inadequação que toca o homem moderno teria apenas se agravado com o tempo, mostrando uma fratura (do ?eu?) que se ancora sobre a figura da alteridade, (do ?outro?) e que culmina, nessas histórias, com o irromper da morte. Tal inadequação opera como um elemento detonador da estrutura psicológica dos protagonistas, que entra em colapso, promovendo um rearranjo na estrutura narrativa do filme. Relacionada à ordem dos afetos, essa dificuldade trata, como gostaríamos de defender, da impossibilidade de acessar, na alteridade, aquilo que a constitui como uma condicionante na construção do ?eu?.
Nosso movimento é, portanto, um movimento duplo: ele vai do filme para o espectador ? quando buscamos analisar o que acontece com os personagens na trama, tomando-os como sujeitos desejantes, em completa interrelação ? e do espectador para o filme ? à medida que nos dedicamos a discorrer sobre o investimento do olhar na composição de sua mise-en-scène, levando em consideração a quebra da estrutura clássica da narrativa e os efeitos de sentidos produzidos por essa ruptura. Pois a fragmentação, enquanto estratégia discursiva, sempre constrange a compreensão, complica a visão, embaralha os sentidos Desse modo, nossos objetivos de pesquisa são: 1) entender de que maneira a singularidade da escritura de cada um dos filmes escolhidos vem convocar o desejo e o olhar do espectador a partir do signo da morte; (2) compreender de que forma essas escrituras dialogam entre si, operando como reflexos da condição do homem em nossos dias; e, finalmente, (3) elaborar um modelo de análise fílmica a partir de categorias heurísticas que permitam desenvolver uma leitura crítica da obra..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 1) . Integrantes: Henrique Codato - Coordenador. Finaciador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.. |
2014 - 2018 | LEEA - Laboratório de Experimentações em Audiovisual |
Descrição: Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Audiovisual funciona regularmente desde 2009. É um grupo que tem sido responsável pela organização de grupos de pesquisa, assim como por atividades como seminários, mostras de cinema, exposições fílmicas etc..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Henrique Codato - Integrante / Sylvia Beatriz Bezerra Furtado - Coordenador. . |
2011 - 2014 | O real e a cena: documentário e ficção no cinema contemporâneo |
Descrição: Dedicada a compreender as novas formas de partilha entre os regimes do documentário e da ficção no cinema contemporâneo, esta pesquisa supõe que as transformações que atingiram a estrutura da experiência ? liberando-a do seu lastro no espaço e no tempo, tornando-a liquefeita e fugidia ? bem como as dificuldades trazidas pela redução da entrevista a mera máquina de recolher depoimentos, conduziram alguns criadores contemporâneos a inventar outros dispositivos de escrita para o filme documentário e de ficção, servindo-se, muitas vezes, da mistura ou da hibridação entre os traços estilísticos que definem um e outro. Diante desse novo cenário, a pesquisa se propõe a construir um conjunto de procedimentos heurísticos aptos a explorar as diferentes modalidades de inter-relação entre os gestos documentário e ficcional no cinema contemporâneo e a analisar um conjunto de filmes que constituem casos exemplares dessa nova configuração da relação entre os dois regimes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 2) . Integrantes: Henrique Codato - Integrante / GUIMARÃES, César Geraldo - Coordenador. . |
2019 - Atual | Motivos visuais no cinema: remodulando olhares para reconstruir sentidos |
Descrição: Este projeto surge motivado por um problema bastante notável no campo dos estudos cinematográficos, que trata da falta de uma articulação mais efetiva entre as dimensões teórica e prática do saber. A complexidade do fazer cinema demanda um investimento coletivo da parte de vários sujeitos, organizados em torno de um interesse comum: geralmente, contar uma história, construir uma ficção. Para isso, é necessário que estes sujeitos estejam familiarizados com o funcionamento de aparatos e maquinários diversos, que saibam como colocar em cena um filme; ou seja, é preciso que eles tenham habilidades precisas, um conhecimento que chamamos de técnico. Esse conhecimento torna-se um relevante apêndice quando serve à elaboração de uma reflexão teórica sobre o cinema, uma vez que o conhecimento sobre a sétima arte é sempre interdisciplinar, surge no diálogo construído com outros campos de saber e com outras linguagens artísticas. Assim, gostaríamos de propor, na esteira de Jacques Aumont (2008), pensar que um filme em termos fenomenológicos como um ato de teoria, à medida em que ele aciona e revela em sua própria materialidade algo do próprio gesto de fazer cinema; coloca em cena um tipo de pensamento que se organiza sensivelmente por meio de imagens em movimento. Tais imagens podem operar ? e operam, principalmente no cinema dito clássico ? em nome de uma narrativa sistematizada nos moldes tradicionais; ou seja, como uma organização mais ou menos lógica de eventos que se sucedem a fim de contar uma determinada história, com início, clímax e conclusão, um modelo construído e eternizado pelos gregos. Sabemos, todavia, que o cinema moderno rompe com esse modelo tradicional em nome de uma experiência fílmica marcada pela desdramatização da cena, pela adoção de novas dinâmicas espaciotemporais e representacionais, pela deriva do olhar, pela multiplicidade de pontos de vista, e, sobretudo, pela fragmentação da narrativa. Ao longo do tempo, tais transformações vão então promover o surgimento de um cinema menos preso a regras e normas, tanto em termos técnicos como narrativos, permitindo uma série de experimentações que expandem, tensionam e testam o dispositivo cinematográfico de modo a torná-lo menos dependente da lógica sensório-motora que rege a ação no cinema clássico, ao passo em que se volta para a sensação, assume o sensorial como dimensão primordial no estabelecimento de uma experiência estética junto ao espectador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 8) . Integrantes: Henrique Codato - Coordenador. . |
2018 - 2019 | Modulações do Olhar: Estratégias de fragmentação no cinema contemporâneo |
Descrição: Para este projeto, interessa-nos, de forma precisa, investigar algumas produções do cinema contemporâneo realizadas nos primeiros anos da década de 2000 e consideradas, na perspectiva de Allan Cameron (2008), como Narrativas Modulares: filmes cuja estrutura narrativa mostra-se bastante singular e complexa, apresentando relações muito mais intrincadas entre o tempo, o espaço e os personagens que a compõem do que aquelas defendidas pelo modelo clássico de narrativa. Ao abandonarem a lógica tradicional de contar histórias (geralmente divididos em três tempos, numa organização ainda tributária da tragédia grega), esses filmes modulam o olhar e o desejo do espectador por meio de outras estratégias, oferecendo, com isso, novos desafios ao espectador no exercício da construção de sentidos para a história que lhe é projetada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 12) . Integrantes: Henrique Codato - Coordenador. . |
1. | Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
|
2. | Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
|
3. | Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
|
4. | Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
|
5. | Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas.
|
6. | Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estética.
|
Compreende | Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala | Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Lê | Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve | Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Produção artística/cultural | Orientações concluídas | Demais trabalhos |
Produção bibliográfica |
Trabalhos completos/resumidos em eventos |
1. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE; AMADEU JUNIOR, A.; RODRIGUES, A. L. R. et al. O Ensino da Metodologia de Opinião Pública nas Universidades Brasileiras: Estudo Comparativo.
In: IX Encontro Anual de Iniciação Científica,
2000,
Londrina.
Livro de Resumos do IX Encontro Anual de Iniciação Científica.
Londrina
: Editora UEL,
2000.
v. 4.
p. 171-172.
Palavras-chave: Relações Públicas; Opinião Pública; Pesquisa. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Outro. Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português |
2. | CHIARA, I.; MORENO, N.; PIROLO, M. A. M. et al. Uso da Técnica do Grupo de Discussão na avaliação de bibliotecas: Estudo de caso.
In: XIX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação,
2000,
Porto Alegre.
Anais do XIX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação.
Porto Alegre
: PUCRS,
2000.
v. i.
p. 34-52.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1 |
3. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE; ZANFORLIN, S.. A representação da prática homossexual na televisão e no cinema: Alguns paralelos entre o cinema de Hollywood e o seriado Os Assumidos.
In: II Congresso da ABEH2004 - Imagem e Diversidade Sexual,
2004,
Brasília.
Caderno de Resumos - ABEH 2004.
Brasília
: Universidade de Brasília,
2004.
v. 1.
p. 51-51.
Palavras-chave: homossexual; representação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação. Setores de atividade: Outro. Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Série: 1 |
4. |
CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE; TUFO, Iliana. Genre et Media: un dialogue entre "Queer as folk" et "The L Word".
In: Work in Progress - Etudes de Genre,
2007,
Lausanne.
Revue de Liege - Work in Progress - Etudes de Genre.
Lausanne
: UNIL,
2007.
v. 1.
p. 135-139.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Suiça/ Francês; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1 |
5. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. A questão do autor na sétima arte: O Cinema de Julio Medem.
In: XI Congresso Internacional da ABRALIC,
2008,
São Paulo.
Anais do XI Congresso Internacional da ABRALIC,
2008.
v. XI.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.abralic.org] |
6. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. O Desejo e seus labirintos: Reflexões acerca do cinema contemporâneo.
In: AVANCA / CINEMA. II Conferência Internacional de Cinema ? Arte, Tecnologia, Comunicação.,
2011,
Aveiro.
Livro de Actas AVANCA/CINEMA - Conferência Internacional,
2011.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Portugal/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: [http://www.avanca.org/historico.html] |
7. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Modulações do Duplo: Crise, imagem e olhar no Cinema Contemporâneo.
In: XXIII Encontro Anual da Compós,
2014,
Belém.
Modulações do Duplo: Crise, imagem e olhar no Cinema Contemporâneo,
2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://compos.org.br/encontro2014/anais/Docs/GT04_COMUNICACAO_E_EXPERIENCIA_ESTETICA/modulac_o_esdoduplo-crise,imagemeolharnocinemacontempora_neo_2163.pdf] |
8. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. CORPO E VOZ NO CINEMA CONTEMPORÂNEO: Algumas reflexões sobre o filme ?Ela?, de Spike Jonze.
In: 25o Encontro da Compós,
2016,
Goiânia.
Anais do 25o Encontro da Compós,
2016.
Palavras-chave: cinema; voz; corpo. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.compos.org.br/biblioteca/corpoevoznocinemacontempor%C3%82neo(identificado)_3349.pdf] |
9. | CODATO, H.. CORPO E VOZ NO CINEMA CONTEMPORÂNEO: Algumas reflexões sobre o filme ?Ela?, de Spike Jonze.
In: 25o Encontro da Compós,
2016,
Goiânia.
Anais do 25o Encontro da Compós,
2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.compos.org.br/menu_anais.php?idEncontro=MjU=] |
10. | CODATO, HENRIQUE; OLIVEIRA, E. S.. SENTIR A IMAGEM: performatividade e mise-en-scène no cinema de Naomi Kawase.
In: 26o Encontro Nacional da Compós,
2017,
São Paulo.
Anais do 26o Encontro da Compós,
2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: [http://www.compos.org.br/menu_anais.php?idEncontro=MjY=]; ISSN/ISBN: 2236-4285. |
11. | CODATO, H.; OLIVEIRA, E. S.. SENTIR A IMAGEM: performatividade e mise-en-scène no cinema de Naomi Kawase.
In: XXVI Encontro da Compós,
2017,
São Paulo.
Anais 2017 - XXVI COMPÓS: SÃO PAULO/SP,
2017.
v. 1/2017.
p. 1-16.
Palavras-chave: cinema; performance; Naomi Kawase. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.compos.org.br/data/arquivos_2017/trabalhos_arquivo_MSOB82SUNN792GFPMMNM_26_5466_15_02_2017_12_53_20.pdf]; Série: 1; ISSN/ISBN: 2236-4285. |
Artigos completos/resumidos publicados em periódicos |
1. | CESAR, R. C. E.; ARAUJOJURKEVICZ, M. R.; PIROLO, M. A. M. et al. Um jeito novo de fazer política: o caso das eleições municipais de Londrina.
Geografia (Londrina),
v. 11,
p. 229-240,
2002.
Palavras-chave: Eleições Municipais; Pesquisa; Opinião Pública.; Meio de divulgação: Impresso; Série: 2; ISSN/ISBN: 01023888. |
2. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE; ZANFORLIN, S.. ?Sobrou pra Você?: Um Estudo de Gênero. A Representação da mulher e do homossexual no cinema. Thesis (São Paulo. Online), v. I, p. 56-61, 2002. ; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISSN/ISBN: 1806762X. |
3. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Identidade e Representação: Um estudo de gênero no cinema de Hollywood.
Revista Universitas. Comunicação (UNICEUB),
v. 2,
p. 191-207,
2004.
Palavras-chave: cinema; homossexual; comunidades; representação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Setores de atividade: Outro. ; Meio de divulgação: Impresso; Série: 2; ISSN/ISBN: 16799658. |
4. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. O cinema de Julio Medem: Na Busca de uma construção de sentidos..
Revista Universitas. Comunicação (UNICEUB),
v. 3,
p. 23-32,
2005.
Palavras-chave: cinema; estética; semiótica visual. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. ; Homepage: [http://www.sumarios.org/listarRevistaN03.php?idSumario=125]; Série: 3; ISSN/ISBN: 16799658. |
5. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. O desejo como lei: uma análise do cinema de Pedro Almodóvar.
Eco (UFRJ),
v. 10,
p. 212-232,
2007.
Palavras-chave: Almodóvar; cinema; desejo. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual. Setores de atividade: Outro. ; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.e-papers.com.br/ecopos/]; Série: 2; ISSN/ISBN: 01046160. |
6. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Imagem, Tempo e Memória: Uma leitura benjaminiana do filme Sans soleil, de Chris Marker.
Ícone (Recife) (Cessou em 2006. Cont. ISSN 2175-215X Ícone (Recife. Online)),
v. 11,
p. 01-13,
2009.
Palavras-chave: cinema; Benjamin; Imagem; Marker. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.icone-ppgcom.com.br/index.php/icone/article/viewFile/37/38]; Série: 1; ISSN/ISBN: 15166082. |
8. | Miguel Heitor Braga Vieira; CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. O incesto no livro e no filme Lavoura Arcaica.
Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online),
v. 02,
p. 76-93,
2011.
Palavras-chave: cinema; incesto; Literatura; Transgressão. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. ; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.todasasmusas.org/04Henrique_Miguel.pdf]; Série: 02; ISSN/ISBN: 21751277. |
9. | SAMPAIO, S.; LIMA, E. R.; CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. O Cinema Ventríloquo de ?UPP : a pacificação das favelas?.
Revista Eco-Pós (Online),
v. 14,
p. 98-115,
2011.
Palavras-chave: cinema; ventróloquo; UPP; RIo de Janeiro. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. ; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.pos.eco.ufrj.br/ojs-2.2.2/index.php?journal=revista&page=article&op=view&path%5B%5D=414&path%5B%5D=424]; Série: 01; ISSN/ISBN: 21758689. |
10. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. O desejo e seus labirintos: Reflexões acerca do cinema contemporâneo.
Contracampo (UFF),
v. 23,
p. 235-248,
2011.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. ; Meio de divulgação: Vários; Homepage: [http://www.uff.br/contracampo/index.php/revista/article/view/101]; ISSN/ISBN: 14147483. |
11. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. O Espectador em "Copie Conforme" de Abbas Kiarostami..
Imagofagia,
v. 5,
p. 9-23,
2012.
Palavras-chave: cinema; desejo; espectador; Kiarostami. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.asaeca.org/imagofagia/sitio/index.php?option=com_content&view=article&id=182%3Ao-espectador-em-copie-conforme-de-abbas-kiarostami-2010&catid=44&Itemid=105]; ISSN/ISBN: 18529550. |
12. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. A Ambiguidade Homem/Animal em Mal dos Trópicos e a dimensão xamânica da Imagem. E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 17, p. 1-16, 2014. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/1064/791]; Série: 3/2014; ISSN/ISBN: 18082599. |
13. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. O Desejo projetado: Uma visita às teorias do cinema em diálogo com a psicanálise.
Rebeca,
v. 4,
p. 272,
2015.
Palavras-chave: cinema; psicanalise; desejo.; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: [http://www.socine.org.br/rebeca/pdf/7/REBECA%207.pdf]; Série: 7; ISSN/ISBN: 23169230. |
14. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Notas sobre o queer nos filmes Tatuagem e Praia do Futuro..
Iberic@l: Revue d´études ibériques et ibéro-américaines,
v. 9,
p. 51-58,
2016.
Palavras-chave: homossexual; cinema; Tatuagem; Praia do Futuro.; Homepage: [http://iberical.paris-sorbonne.fr/]; ISSN/ISBN: 22602534. |
15. |
CODATO, HENRIQUE. O corpo e a voz no cinema contemporâneo: reflexões sobre o filme Ela (Her, 2013), de Spike Jonze.
Significação: Revista de Cultura Audiovisual,
v. 44,
p. 106,
2016.
Palavras-chave: corpo; voz; cinema; jonze.; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/120992/121181]; Série: 46; ISSN/ISBN: 15164330. |
16. | CODATO, HENRIQUE; GOMES PEREIRA, LEONARDO. A Vozibilidade e a emergência de um sujeito midiático no The Voice Brasil: o caso Deena Love / The Voicebility and the emergence of a mediatic self at The Voice Brasil: the Deena Love case. In Texto (UFRGS. Online), v. 1/2017, p. 80-97, 2017. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/55544/40225][doi:10.19132/1807-8583201738.80-97]; Série: 38; ISSN/ISBN: 18078583. |
17. | CARMO, I.; CODATO, H.. Rosto e morte em Gritos e Sussurros, de Ingmar Bergman. REVISTA CONTRACAMPO, v. 36, p. 23-39, 2017. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/view/1026/Rosto%20e%20morte%20em%20Gritos%20e%20sussurros%2C%20de%20Ingmar%20Bergman]; Série: 2; ISSN/ISBN: 22382577. |
19. | CODATO, HENRIQUE. Mise en abyme e reflexividade em Mulholland Drive, de David Lynch.
REVISTA IMAGOFAGIA,
v. 16,
p. 29-50,
2017.
Palavras-chave: cinema; mise-en-abyme; reflexividade; David Lynch. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Interpretação Cinematográfica. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/1285]; Série: 2/2017; ISSN/ISBN: 18529550. |
20. | CODATO, H.; OLIVEIRA, E. S.. O Arquivo Cine-performativo de Naomi Kawase.
REVISTA PASSAGENS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO UFC,
v. 8,
p. 135-151-151,
2017.
Palavras-chave: cinema; performance; Naomi Kawase.; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30964]; Série: 2/2017; ISSN/ISBN: 21799938. |
21. | CODATO, H.; MARQUES, B. C.. Estratégias de fragmentação no cinema contemporâneo: Short Cuts: Cenas da Vida, de Robert Altman, e Elefante, de Gus Van Sant.
ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE),
v. 17,
p. 75-90,
2018.
Palavras-chave: cinema; fragmentação; altman; Gus Van Sant.; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/26277]; Série: 34; ISSN/ISBN: 21754977. |
22. | CODATO, HENRIQUE. Notas sobre a ausência: um diálogo entre 'A Aventura', de Antonioni, e 'Sem Amor', de Zvyagintsev. CIBERLEGENDA (UFF. ONLINE), v. 36, p. 77-90, 2019. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [http://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/37989]; ISSN/ISBN: 15190617. |
Capítulos de livros publicados |
1. |
CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE; LOPES; Flor Marlene E.. Semiologia e Semiótica como ferramentas metodológicas.
In: DUARTE, Jorge; BARROS; Antonio. (Org.).
Métodos e técnicas de Pesquisa em Comunicação.
2 ed.
São Paulo,
2005,
v. 1,
p. 206-214.
Palavras-chave: Semiótica; Semiologia. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 2; ISBN: 852244062X. Este livro reúne alguns dos mais destacados professores e pesquisadores em Comunicação do Brasil. Os organizadores buscaram cobrir todos os principais métodos e técnicas de pesquisa utilizados na área de Comunicação Social e convidaram profissionais com larga experiência acadêmica e no mercado profissional para produzirem capítulos específicos sobre cada tema.. |
2. |
CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Identidade e Representação: a personagem homossexual dentro e fora das telas.
In: Montoro, Tânia; Caldas, Ricardo. (Org.).
De olho na imagem.
1 ed.
Brasília,
2006,
v. ,
p. 47-63.
Palavras-chave: cinema; homossexual; representação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 8589216071. Tais relexões são fruto da dissertação apresentada como requisito para a obtenção do grau de mestre, defendida em 2004 pelo autor.. |
3. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. O espectador seduzido: algumas reflexões sobre o desejo incestuoso no cinema de Julio Medem.
In: PAIVA, Samuel; CÁNEPA,Laura; SOUZA, Gustavo. (Org.).
XI Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE.
11 ed.
São Paulo,
2010,
v. 11,
p. 403-419.
Palavras-chave: cinema; desejo; espectador; Julio Medem. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Magnético; Homepage: O espectador seduzido: algumas reflexões sobre o desejo incestuoso no cinema de Julio Medem; Número da revisão: 11; ISBN: 9788563552010. |
4. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. O espectador de cinema e a experiência da imagem.
In: PAIVA, Carla Conceição da Silva; ARAÚJO, Juliano José; BARRETO, Rodrigo Ribeiro. (Org.).
PROCESSOS CRIATIVOS EM MULTIMEIOS Tendências contemporâneas no audiovisual e na fotografia.
1 ed.
Campinas,
2013,
v. 1,
p. 149-169.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=54542‎; Número da revisão: 1; ISBN: 9788585783280. |
Textos em jornais de notícias/revistas |
1. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Onde os Fracos não têm vez.
Folha Norte de Londrina,
Londrina - PR,
01 mar. 2008.
Palavras-chave: cinema; Crítica. Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 01/03/2008. |
2. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Revista Geni.
Revista Geni,
Online,
01 jul. 2014.
Palavras-chave: cinema; desejo; homossexual. Referências Adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://revistageni.org/07/desejo-de-estar-junto/; Data de publicação: 01/07/2014. |
3. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Stéréotypes: Arrête ton cinéma.
360°,
Genebra - Suíça,
p. 18 -
21,
01 out. 2006.
Palavras-chave: cinema; Estereótipo; homossexual. Referências Adicionais: Suiça/Francês; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 01/10/2006. |
4. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Homoerotismo e cinema: notas sobre três produções recentes do cinema cearense.
Cine Caolho,
Fortaleza,
p. 3 -
6,
02 nov. 2015.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 02/11/2015. |
5. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Deixe a luz brilhar.
Folha Norte de Londrina,
Londrina - PR,
03 maio 2008.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 03/05/2008. |
6. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Cinema e Homossexualidade.
Folha Norte de Londrina,
Londrina - PR,
05 abr. 2008.
Palavras-chave: cinema; Crítica. Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 05/04/2008. |
7. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Menos Sexo e mais Cidade.
Folha Norte de Londrina,
Londrina - PR,
07 jun. 2008.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Data de publicação: 07/06/2008. |
8. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. E a Diablo veste Dior.
Folha Norte de Londrina,
Londrina -PR,
08 mar. 2008.
Palavras-chave: cinema; Crítica. Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 08/03/2008. |
9. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Cinema, gêneros e Julio Medem.
Folha Norte de Londrina,
Londrina - PR,
10 maio 2008.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 10/05/2008. |
10. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Não é Tropa de Elite.
Folha Norte de Londrina,
Londrina - PR,
14 mar. 2008.
Palavras-chave: cinema; Crítica. Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 14/03/2008. |
11. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Festa Lusófona em Solo Francês.
Folha Norte de Londrina,
Londrina - PR,
17 maio 2008.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Data de publicação: 17/05/2008. |
12. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Novos Filmes para Velhos heróis.
Folha Norte de Londrina,
Londrina - PR,
19 abr. 2008.
Palavras-chave: Crítica; cinema. Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 19/04/2008. |
13. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Apaixonado pelo Cinema.
Folha Norte de Londrina,
Londrina - PR,
21 mar. 2008.
Palavras-chave: cinema; Crítica. Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 21/03/2008. |
14. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. A Volta de Indiana Jones.
Folha Norte de Londrina,
Londrina - PR,
24 maio 2008.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Data de publicação: 24/05/2008. |
15. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Uma era de ouro e um filme de bronze.
Folha Norte de Londrina,
Londrina - PR,
26 abr. 2008.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 26/04/2008. |
16. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. A Religião do Petróleo.
Folha Norte,
Londrina - PR,
29 mar. 2008.
Palavras-chave: cinema; Crítica. Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 29/03/2008. |
17. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Homossexualidade nas Telas.
Correio Braziliense,
Brasília - DF,
p. 30 -
30,
29 ago. 2004.
Palavras-chave: cinema; homossexual; representação. Referências Adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 29/08/2004. |
18. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Adeus a Sidney Pollack.
Folha Norte de Londrina,
Londrina - PR,
31 maio 2008.
Referências Adicionais: Brasil/Português; Data de publicação: 31/05/2008. |
Demais tipos de produção bibliográfica |
1. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. O Espectador de Cinema e a Experiência da Imagem.
Porto:
ESAP,
2013
(Revista Científica Labcom - Universidade do Porto).
Referências adicionais: Portugal/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.labcom.ubi.pt/publicacoes/201310231428-persona_1.pdf |
2. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Homoerotismo e cinema: notas sobre três produções recentes do cinema cearense2015
(Resenha critica de filmes).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso |
3 | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. A Perseguição no Cinema: um ensaio sobre Tropical Malady de Apichatpong Weerasethakul.
Belo Horizonte: UFMG,
2011.
(Tradução/Artigo).
Palavras-chave: cinema; desejo; perseguição; metamorfose; Weerasethakul. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://www.fafich.ufmg.br/~devires/v7n2/download/12-mondzain-180-199.pdf; Autor traduzido: Marie-José Mondzain; Título da obra original: La Poursuite au cinéma: Tropical Malady de Apichatpong Weerasethakul; ISSN/ISBN: 16798503. |
4 | PEREIRA, L. G.; CODATO, H.. Da imagem-traço à imagem-ficção: O movimento das teo- rias da fotografia de 1980 aos nossos dias.
Londrina: Universidade Estadual de Londrina,
2017.
(Tradução/Artigo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/30295/21457; Autor traduzido: Philippe Dubois; Título da obra original: From trace-image to fiction-image: the movement of theories of photography from the ?80s to present; Número da revisão: 22; ISSN/ISBN: 1984-7939. |
5 | CODATO, H.; MONDZAIN, M-J.. Hoje, o que ver o que mostrar frente ao terror - reflexões acerca da produção e difusão das imagens relacionadas ao terror, ao gozo e à morte.
Belo Horizonte,
2018.
(Tradução/Artigo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: https://issuu.com/revistadevires/docs/devires_vol_13._n.1_-_como_se_engaj; Série: 2016; Autor traduzido: Marie-José Mondzain; Título da obra original: Aujourdhui, que voir, que montrer, face à la terreur? Quelques réflexions autour de la creation et de la diffusion des images en relation avec la terreur, la jouissance et la mort; Número da revisão: 1; ISSN/ISBN: 2179-6483. |
Produção técnica |
Trabalhos técnicos |
1. | CODATO, H.. 25o Encontro da COMPÓS.
2016.
Referências adicionais: Brasil/Português; Disponibilidade: . |
2. | CODATO, H.. 4o Seminário de Pesquisa do programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC.
2016.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Parecer de trabalho.; Disponibilidade: . |
3. | CODATO, H.. 26o Encontro Anual da COMPÓS.
2017.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Parecerista de trabalho.; Disponibilidade: . |
Demais tipos de produção técnica |
1. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE; CASTRO, J.. Sistema Brasileiro de Televisão Digital: Marketing, Tendências e Aplicabilidade do Audiovisual..
2008.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Audiovisual; Marketing; TV digital. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Evento: 7o Encontro Nacional de Arte e Tecnologia: para compreender o momento atual e pensar no contexto futuro da arte.. |
2. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. A Doença de Eros: O desejo no cinema contemporâneo.
2010.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: cinema; desejo; espectador. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Cidade: Recife, Pernambuco; Evento: XIV Encontro da SOCINE; Inst. promotora/financiadora: Sociedade de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE. |
3. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. V Mostra de Cinema - Faculdade Estácio de Sá.
2010.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Estácio BH, Campus Prado; Cidade: Belo Horizonte; Evento: V Mostra de Cinema - Faculdade Estácio de Sá; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Estácio de Sá. Palestrante. |
4. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. O Desejo e seus Labirintos: Algumas reflexões sobre o cinema contemporâneo.
2011.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: cinema; desejo; Labirinto. Grande área: Lingüística, Letras e Artes. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação. Referências adicionais: Portugal/Português; Local: Portugal; Cidade: Porto; Evento: AVANCA | CINEMA Conferência Internacional Cinema ? Arte, Tecnologia, Comunicação; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Aveiro - Porto. |
5. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Elefante, de Gus Van Sant.
2014.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: cinema; Gus Van Sant; Elefante. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Livraria Cultura; Cidade: Fortaleza; Evento: Ciclo Psicanálise e Arte; Inst. promotora/financiadora: Grupo de Estudos Psicanalíticos de Fortaleza. |
6. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. A adolescência perdida: corpo, desejo e perversão no cinema de Larry Clark.
2016.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Adolescência; cinema; Larry Clark; Perversão. Referências adicionais: Brasil/Bretão; Local: Universidade Federal do Ceará; Cidade: FORTALEZA; Evento: I Colóquio Multidões Queer; Inst. promotora/financiadora: PPGArtes UFC. |
7. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Corpo e Voz no Cinema Contemporâneo: Algumas reflexões sobre o filme ?Ela?, de Spike Jonze.
2016.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: corpo; voz; cinema; jonze; Ela. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal de Goiás; Cidade: Goiânia; Evento: 25o Encontro da Compós; Inst. promotora/financiadora: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. |
8. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE; COSTA, P. A. B.. Homoerotismo e cinema: notas sobre o recente cinema cearense.
2016.
(Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: cinema; homossexual; Ceará; contemporâneo. Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Escola das Artes da Católica do Porto; Cidade: Porto; Evento: VI Encontro da AIM; Inst. promotora/financiadora: Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. |
10. | CODATO, HENRIQUE. Notas sobre o cinema de Kurosawa: a chuva como leitmotiv visual.
2019.
(Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro Cultural da Caixa; Cidade: Fortaleza; Evento: O CINEMA SAMURAI DE AKIRA KUROSAWA; Inst. promotora/financiadora: Caixa Cultural. |
11. | CODATO, H.. Motivos visuais do realismo fantasmagórico no cinema de Weerasethakul.
2019.
(Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus da Unisinos - Porto Alegre; Cidade: Porto Alegre; Evento: XXIII Encontro da Socine; Inst. promotora/financiadora: Unisinos. |
13 | CODATO, H.. Imagem: Teoria e Experimentação.
2019.
(Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Galeria Imagem Brasil; Cidade: Fortaleza - Ceará; Inst. promotora: Galeria Imagem Brasil. Curso modular de curta duração sobre a imagem e a palavra e suas transversalidades. http://www.imagembrasilgaleria.com/cursointensivo2019/. |
14 | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Revista Passagens.
2016.
(Editoração/Periódico).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.periodicos.ufc.br/index.php/passagens; Cidade: FORTALEZA; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará. |
15 | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. II Congresso Brasileiro de Estudos da Homocultura.
2004.
(Organização de evento/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Brasília - Câmara Federal dos Deputados Brasília DF; Cidade: Brasília - DF; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Brasília. |
16 | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. III Festival Danse-habile.
2006.
(Organização de evento/Festival).
Referências adicionais: Suiça/Francês; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 2; Local: Genebra - Suíça; Cidade: Genebra; Inst. promotora/financiadora: Association danse-habile. Recebimento de companhias nacionais e internacionais.. |
17 | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Garden-Party 2007.
2007.
(Organização de evento/Festival).
Referências adicionais: Suiça/Francês; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade de Genebra; Cidade: Genebra - Suíça; Inst. promotora/financiadora: Université de Genève. Organizador e curador da sesão Cinema. Exibição dos filmes de Julio Medem.. |
18 | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. IV ENCART: Encontro de Arte e Tecnologia: A Convergência das Mídias.
2008.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade Norte do Parana; Cidade: Londrina; Inst. promotora/financiadora: Universidade Norte do Parana. |
19 | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE; CRAVEIRO, A.; SANTOS, T.. Oficina de Direção de Fotografia Digital.
2008.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade Norte do Parana; Cidade: Londrina; Inst. promotora/financiadora: Universidade Norte do Parana. |
20 | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. RP em Foco - Gestão da Comunicação.
2013.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Escola de Comunicação e Artes - PUCPR; Cidade: Curitiba; Inst. promotora/financiadora: Pontifícia Universidade Católica do Paraná. |
21 | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. Pós-cinema, Pós-Fotografia.
2014.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará e Université Sorbonne 3 (France). |
22 | CODATO, H.. I Mostra UNIFOR de Cinema Expandido.
2018.
(Organização de evento/Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Centro de Comunicação e Gestão - UNIFOR; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Universidade de Fortaleza. |
23 | CODATO, H.. 'Mal dos Trópicos', de Apichatpong Weerasethakul. Cine Refluxus, UFC.
2015.
(Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Palavras-chave: cinema; Mal dos Trópicos; Weerasethakul. Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Análise de "Mal dos Trópicos", de Apichatpong Weerasethakul; Duração do evento: 60; Data de apresentação: 01/03/2015; Emissora: Youtube. |
Produção artística/cultural |
Orientações concluídas |
Mestrado |
1. | Sabrina Barros Ximenes.
Viajo porque preciso, volto porque te amo: uma Análise Fílmica a partir da Narrativa Amorosa do Personagem e dos Estudos sobre a Voz no Cinema.
2018.
Dissertação
(Mestrado em Pós-graduação em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará,
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Orientador: Henrique Codato.
Palavras-chave: cinema; análise fílmica; Viajo porque preciso, volto porque te amo; narrativa; voz. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
2. | Eduardo dos Santos Oliveira.
De um corpo para outro: o arquivo cine-performativo de Naomi Kawase.
2018.
Dissertação
(Mestrado em Pós-graduação em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará,
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Orientador: Henrique Codato.
Palavras-chave: cinema; Naomi Kawase; arquivo; performance. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Aperfeiçoamento/Especialização |
Graduação |
1. | BARBOSA, Ana Paula Cabral de Medeiros.
Propaganda e Pessoas com necessidades especiais.
2004.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Centro Universitário de Brasília.
Orientador: Henrique Codato.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
2. | CHARCHAR, Alessandro.
Cinema Brasileiro e Petrobrás: A Troca de Benefícios.
2004.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Centro Universitário de Brasília.
Orientador: Henrique Codato.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
3. | EID, Vinícius Karim Domingues.
A Importância da Internet como forma de estreitar a relação entre cliente e empresa: Caso Chilli Beans.
2004.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Centro Universitário de Brasília.
Orientador: Henrique Codato.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
4. | GUIMARÃES, Ricardo Coelho.
The Beatles ? Antes e Depois: Uma Análise.
2004.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Centro Universitário de Brasília.
Orientador: Henrique Codato.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
5. | NICOLAU, Mariana.
Voyeurismo na TV: Um estudo de caso do Programa Big Brother.
2004.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Centro Universitário de Brasília.
Orientador: Henrique Codato.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
6. | SILVA, Carlos Eduardo.
Uma nova Identidade Visual para a G-Buster.
2004.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Centro Universitário de Brasília.
Orientador: Henrique Codato.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
7. | OLIVEIRA, Diego.
Um estudo sobre o Manual de Identidade Visual Corporativa.
2004.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Publicidade e Propaganda)
-
Centro Universitário de Brasília.
Orientador: Henrique Codato.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
8. | Jobert Marssola Castro.
Sistema Brasileiro de Televisão Digital: Marketing, Tendências e Aplicabilidade do Audiovisual..
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Artes Visuais)
-
Universidade Norte do Paraná.
Orientador: Henrique Codato.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
9. | Rony Lafaiete do Vale.
VÍDEO PORTFÓLIO NA WEB: UMA APRESENTAÇÃO DO ARTISTA VISUAL..
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Artes Visuais)
-
Universidade Norte do Paraná.
Orientador: Henrique Codato.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
10. | Jorge R. Martins.
Fotografia e Sensualidade: A Matemática da Beleza Fabricada.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Artes Visuais)
-
Universidade Norte do Paraná.
Orientador: Henrique Codato.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
11. | Rafael B. Oliveira.
Vídeo: Uma releitura da obra de Nam June Paik.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Artes Visuais)
-
Universidade Norte do Paraná.
Orientador: Henrique Codato.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
12. | Ártemis Brant, Laryssa Mariano e Mariana Congo..
Revista eletrônica: Mulher de película ? o feminino no cinema.
2009.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Jornalismo)
-
Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Henrique Codato.
Palavras-chave: cinema; mulher; representação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: http://www.fafich.ufmg.br/mulherdepelicula. Co-orientação do trabaho, orientado pelo Prof. Dr. César Guimarães. |
13. | Debora Tomasi de Souza.
VOLTO JÁ: A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA INTERSUBJETIVIDADE CONTEMPOR NEA A PARTIR DA SÉRIE BLACK MIRROR.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
Orientador: Henrique Codato.
Palavras-chave: humano; máquina; Black Mirror. Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal. |
Demais trabalhos |
1. | CODATO, H.;CODATO, HENRIQUE. IRN - International Resource Network.
2011
(Concurso de Ensaio IRN).
Palavras-chave: cinema; homossexual; Imagem. Grande área: Outros. Setores de atividade: Informação e comunicação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Home-page: http://www.irnweb.org/en/resources/articles/view/a-dificuldade-de-ser-homosexual-; Finalidade: Concurso de Ensaio IRN; Local de Evento: América Latina e Caribe. |
Participação em bancas examinadoras | Participação em bancas de comissões julgadoras | Participação em eventos | Orientações em andamento |
Participação em bancas examinadoras |
Dissertações |
1. | DUMARESQ, Daniela; FURTADO, Sylvia Beatriz Bezerra et al.
Participação em banca de
Leila Maria Lopes Terceiro.
Ao Caminhar Entrevi Lampejos de Beleza: Jonas Mekas e uma vida escrita por imagens..
2014.
Dissertação (Mestrado em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: Jonas Mekas; Escrita de Si; cinema; cotidiano. Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | FURTADO, Sylvia Beatriz Bezerra; GADELHA, Rosa Maria et al.
Participação em banca de
Marcos Oliveira Lopes.
Formas de (R)Exisitr Cinema: O cinema como acontecimento no corpo em Álbum de Família e em CC5 hendrix-war.
2015.
Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | CODATO, Henrique; FURTADO, Sylvia Beatriz Bezerra et al.
Participação em banca de
Alan Góes.
A Representação da experiência cinematográfica na obra de David Lynch: um estudo da reflexividade de Mulholland Drive e Inland Empire.
2016.
Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | CODATO, Henrique; FILHO, Osmar Gonçalves Reis et al.
Participação em banca de
Julio Pio Monteiro.
NOMADISMO SENSÍVEL: ESTÉTICA DO VIDEOCLIPE E TENSIONAMENTOS EM STONEMILKER E BLACK LAKE.
2017.
Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: videoclipe; Bjork; estética. Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | CODATO, Henrique; REINALDO, Gabriela et al.
Participação em banca de
Isabel Paz Sales Ximenes do Carmo.
(Des)aparições do rosto em Os Olhos sem Rosto.
2017.
Dissertação (Mestrado em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
6. | CODATO, Henrique; COSTA, Pablo Assumpção Barros da et al.
Participação em banca de
Eduardo dos Santos Oliveira.
De um corpo para outro: o arquivo cine-performativo de Naomi Kawase.
2018.
Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
7. | CODATO, Henrique; OLIVEIRA, Marcelo Dídimo de et al.
Participação em banca de
André Araújo Rodrigues.
Ser Arquivo, Sertão: a constituição de um arquivo cinematográfico sobre o Sertão brasileiro..
2018.
Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
8. | CODATO, Henrique; GUIMARÃES, Cesar Geraldo et al.
Participação em banca de
Luciano Viegas da Silveira.
Realismo Heterocrônico: uma abordagem ao cinema de Apichatpong Weerasethakul.
2018.
Dissertação (Mestrado em Comunicação Social)
-
Universidade Federal de Minas Gerais.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
9. | CODATO, Henrique; REINALDO, Gabriela et al.
Participação em banca de
Sabrina Barros Ximenes.
Viajo porque preciso, volto porque te amo: uma Análise Fílmica a partir da Narrativa Amorosa do Personagem e dos Estudos sobre a Voz no Cinema.
2018.
Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
10. | CODATO, Henrique; REINALDO, Gabriela et al.
Participação em banca de
Antonia Marília dos Santos Oliveira.
Ficcionar Histórias Reais: Autobiografia, Imagem e Palavra na obra de Sophie Calle.
2019.
Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
11. | CODATO, Henrique; REINALDO, Gabriela et al.
Participação em banca de
Davi Moreira Lopes.
Garganta Grite: Arthur Bispo do Rosário e o silenciamento produzido pelos regimes de autorização discursiva.
2019.
Dissertação (Mestrado em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Qualificações de doutorado |
1. | FURTADO, Sylvia Beatriz Bezerra; GADELHA, Rosa Cristina Primo et al.
Participação em banca de
Marcos Oliveira Lopes.
Formas de (R)Existir Cinema: O Cinema como acontecimento do corpo em "Albúm de Família" e em "CC5 Hendriz War".
2014.
Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | FURTADO, Sylvia Beatriz Bezerra; ROGÉRIO, FERRARAZ, et al.
Participação em banca de
Alan Eduardo dos Santos Góes.
A Representação da experiência cinematográfica na obra de David Lynch: um estudo da reflexividade de Mulholland Drive e Inland Empire.
2015.
Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | REINALDO, Gabriela; RUEDA, Carlos Velázquez et al.
Participação em banca de
Isabel Paes Sales Ximenes.
Rostos Ausentes.
2016.
Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | FURTADO, Sylvia Beatriz Bezerra; CARDOSO, Daniel et al.
Participação em banca de
Hector Rocha Isaías.
O Cinema é um Só? Planejamento, subversão e insurgência em Adirley Queiros.
2016.
Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | CODATO, Henrique; FILHO, Osmar Gonçalves Reis et al.
Participação em banca de
Julio Pio Monteiro.
Nomadismo Sensível: Estética do Videoclipe e Tensionamentos em "Stonemilker e Black Lane".
2017.
Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: estética; videoclipe; Bjork. Referências adicionais: Brasil/Português. |
6. | CODATO, Henrique; COSTA, Pablo Assumpção Barros da et al.
Participação em banca de
Eduardo dos Santos Oliveira.
De um corpo para outro: O arquivo cine-performativo de Naomi Kawase.
2017.
Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: cinema; Naomi Kawase; performance. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Referências adicionais: Brasil/Português. |
7. | CODATO, Henrique; REINALDO, Gabriela et al.
Participação em banca de
Sabrina Barros Ximenes.
Viajo porque preciso, volto porque te amo: uma análise fílmica a partir dos estudos sobre a voz e o sujeito no cinema.
2017.
Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
8. | CODATO, Henrique; REINALDO, Gabriela et al.
Participação em banca de
Antônia Marília dos Santos Oliveira.
Ficcionar Histórias Reais: autobiografia, imagem e palavra em Sophie Calle.
2018.
Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: autobiografia; Imagem; palavra; Sophie Calle. Referências adicionais: Brasil/Português. |
9. | CODATO, Henrique; REINALDO, Gabriela et al.
Participação em banca de
Davi Moreira Lopes.
Unidas por um fio: Notas sobre o estandarte Eu Preciso Destas Palavras Escritas, de Arthur Bispo do Rosário.
2019.
Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação |
1. | NASCIMENTO, Cristianne Cordeiro; CAVALCANTE, Ana Luisa Boavista Lustosa et al.
Participação em banca de
Francisco Iuri de Franco Maciel.
Design para a Sustentabilidade - apontamentos críticos.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico)
-
Universidade Estadual de Londrina.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
2. | FAGIOLLI, Julia; GUIMARÃES, Laura et al.
Participação em banca de
Camila Rodrigues de Faria, Jéssica Costa e Lorena Ribeiro.
No escurinho do cinema - Planejamento de Comunicação para o Usiminas Belas Artes.
2013.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social)
-
Universidade Federal de Minas Gerais.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
3. | MOGNON, Francieli; PRADO, Tarcis et al.
Participação em banca de
Ana Clara Torres Biscaia; Bruna Boldin Rossi.
Estudo e Aperfeiçoamento da Comunicação Interna com foco na motivação dos colaboradores do Hospital N.S. das Graças.
2013.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas)
-
Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
4. | MOGNON, Francieli; PRADO, Tarcis et al.
Participação em banca de
Bárbara Thaís de Lima; Luene Ohane Alves Ferreira.
Buffet 1,2,3 e Já.
2013.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas)
-
Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
5. | MOGNON, Francieli; PRADO, Tarcis et al.
Participação em banca de
Nicole Ponczeck; Vitória Gutierrez; Nathália Calura.
I-Cherry.
2013.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas)
-
Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
6. | FURTADO, Sylvia Beatriz Bezerra; FIRMEZA, Yuri et al.
Participação em banca de
Gilberto Caetano Manea.
A câmera-jazz de Johan van der Keuken.
2014.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
7. | PAULA, Silas de; JUNIOR, Osmar Gonçalves et al.
Participação em banca de
Taís Marques Monteiro.
Trânsitos na fotografia contemporânea: a dialogia na obra Wonderland, de Álvaro Ruiz como construção.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
8. | FURTADO, Sylvia Beatriz Bezerra; MARTINS, Shirley et al.
Participação em banca de
Breno Reis.
Dos documentários pessoais: confissão e fabulação em Arirang, de Kim Ki-duk.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
9. | DUMARESQ, Daniela; OLIVEIRA, Marcelo Dídimo de et al.
Participação em banca de
David Terão.
Bárbara e o suspense no cinema contemporâneo.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
10. | FURTADO, Sylvia Beatriz Bezerra; FIRMEZA, Yuri et al.
Participação em banca de
Juliana Siebra.
Os Insetos estão Vivos! Vestígios de uma narrativa.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)
-
Universidade Federal do Ceará.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
11. | CODATO, Henrique; LUCAS, RIcardo Jorge de Lucena et al.
Participação em banca de
Amanda Venâncio Fontenelle.
Além do reflexo no espelho: uma análise do protagonista do Mangá Oyasumi Punpun.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo)
-
Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: quadrinhos; mangá; Oyasumi Punpun. Referências adicionais: Brasil/Português. |
12. | CODATO, Henrique; SAMPAIO, Aila Maria Leite et al.
Participação em banca de
Romero Caio Leandro.
De Shakespeare a Orson Welles: A adaptação como pressuposto criativo.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
13. | CODATO, Henrique; ACSELRAD, Márcio et al.
Participação em banca de
Pedro Henrique Azevedo Moreira.
Percursos da Prática Curatorial: por uma noção expandida da curadoria de artes.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
14. | CODATO, Henrique; MULLER, Marcelo Rodrigo Mingoti et al.
Participação em banca de
Larissa Queiroz da Silva.
A importância da mulher na música cearense..
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
Palavras-chave: música; mulher; Ceará. Referências adicionais: Brasil/Português. |
15. | CODATO, Henrique; RUEDA, Carlos Velázquez et al.
Participação em banca de
Diego Villarim Araujo de Siqueira.
Representação: a voz da rua.
2018.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Áudio Visual e Novas Mídias)
-
Universidade de Fortaleza.
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Participação em bancas de comissões julgadoras |
Outras participações |
1. | CODATO, Henrique; SOUZA, Cida de et al.17o Festival do Audiovisual Universitário.
2018.
Ministério da Cultura.
Palavras-chave: Festival; cinema; universitário. Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://www.festivalnoia.com.br/2018/site/jurados-17o-festival-noia.html. Membro do júri oficial da 17a edição do Festival Noia de Cinema, Fortaleza, CE.. |
Participação em eventos |
1. | Integrante da Comissão Organizadora.
1996.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
2. | A representação da prática homossexual na televisão e no cinema: alguns paralelos entre o cinema de Hollywood e o seriado "Os assumidos".
2004.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
3. | A questão do autor na sétima arte: O cinema de Julio Medem.
2008.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.abralic.org. br. |
4. | A Ambiguidade Homem-animal em Mal dos Trópicos.
2013.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/. |
5. | Modulações do Duplo: Crise, Imagem e Olhar no Cinema Contemporâneo..
2014.
(Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.compos.org.br/biblioteca/modulac_o_esdoduplo-crise,imagemeolharnocinemacontempora_neo_2163.pdf. |
6. | Como filmar o desejo? Um diálogo entre os filmes "O Fantasma" e "O Estranho do Lago".
2015.
(Participações em eventos/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.desfazendogenero.ufba.br/. |
7. | Relações Públicas no Terceiro Milênio.
1996.
(Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/. |
8. | .
2000.
(Participações em eventos/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/. |
9. | A Representação da Mulher e do Homossexual no Cinema.
2002.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
10. | Por uma estética do silêncio: Algumas reflexões sobre a obra de Andrey Zvyagntsev.
2008.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: www.socine.org.br. |
11. | Sistema Brasileiro de Televisão Digital: Marketing, Tendências e Aplicabilidade do Audiovisual..
2008.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://arte.unb.br/7art/7ART_folder_duplo.pdf. |
12. | Os Amantes do Círculo Polar: O cinema de Julio Medem.
2008.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
13. | O Corpo Revisitado: A Imagem da Figura Humana na escritura do videoclipe..
2009.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.fav.ufg.br/8art/resumos/resumoHenriqueCodato.html. |
14. | .
2009.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.compos.org.br/. |
15. | O espectador seduzido: Por uma representação do desejo no cinema de Julio Medem.
2009.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://socine.org.br/. |
16. | A Doença de Eros: O desejo no cinema contemporâneo.
2010.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.14socine.com.br/imagens/programacao_14SOCINE_salas.pdf. |
17. | Gestão da Comunicação.
2013.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
18. | Por uma estética da fragmentação: uma leitura de shortcuts, de Robert Altman, e Elefante , de Gus Van Sant..
2013.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/2013/apresentacao.php. |
19. | A Crise do Desejo: Modulações da Morte no Cinema de Gus Van Sant.
2014.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://xviiisocine.com.br/. |
20. | Homoafetividade e Cinema: notas sobre o recente cinema cearense.
2015.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://ebpc.ufca.edu.br/. |
21. | Modulações do Duplo: a crise de sujeito e a fragmentação da narrativa.
2015.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
22. | Corpo, desejo e perversão no cinema de Larry Clark.
2016.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.utp.edu.br/xxsocine2016/Caderno-de-resumos.pdf. |
23. | A MEMÓRIA DAS ÁRVORES - ENCENAÇÃO E PERFORMANCE NO CINEMA DE NAOMI KAWASE.
2016.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://periodicos.ufc.br/eu/article/view/14522/12522. |
24. | Corpo e Voz no Cinema Contemporâneo: Algumas reflexões sobre o filme ?Ela?, de Spike Jonze.
2016.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.compos.org.br/biblioteca/corpoevoznocinemacontempor%C3%82neo(identificado)_3349.pdf. |
25. | .
2016.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
26. | Homoerotismo e Cinema: notas sobre o recente cinema cearense.
2016.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Portugal/; Homepage: http://aim.org.pt/encontro/index.php. |
27. | Vida e Morte em ?Cemitério do Esplendor?, de Apichatpong Weerasethakul.
2017.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www2.socine.org.br/page/3/. |
28. | .
2017.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/. |
29. | SENTIR A IMAGEM: PERFORMATIVIDADE E MISE-EN-SCÈNE NO CINEMA DE NAOMI KAWASE.
2017.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2017/05/Caderno_de_resumos_Compos2017.pdf. |
30. | Da ausência: um diálogo entre os cinemas de Antonioni e Zvyagintsev.
2018.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.socine.org/2018/09/1145/. |
31. | Entre a vida e a morte: uma visita ao cinema de Apichatpong Weerasethakul.
2018.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.eiic.ufc.br/2018/palestrantes. |
32. | Motivos visuais do realismo fantasmagórico no cinema de Weerasethakul.
2019.
(Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.socine.org/encontros/programacao-completa-de-trabalhos-2019/#dia3. |
33. | .
2000.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
34. | .
2001.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
35. | .
2001.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
36. | .
2007.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Suiça/; Homepage: http://www.saussure.ch/. |
37. | Elefante, de Gus Van Sant.
2010.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
38. | O Desejo e seus Labirintos: Reflexões acerca do Cinema Contemporâneo.
2011.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Portugal/; Homepage: http://www.avanca.com/. |
39. | Para além da representação:notas sobre o queer no cinema contemporâneo brasileiro.
2014.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.institutemilieduchatelet.org/files/soutien/Manifestations-scientifiques/MS2014/2014-11-Queeriser.pdf. |
40. | A adolescência perdida: corpo, desejo e perversão no cinema de Larry Clark.
2016.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
41. | Em Seus Braços, de Naomi Kawase..
2017.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
42. | .
2018.
(Participações em eventos/Outra).
Referências adicionais: Brasil/. |
Orientações em andamento |
Mestrado |
1. | Mariana Pitombeira Lage.
STEVEN UNIVERSO, UMA SÉRIE ATRAVESSADA POR FRONTEIRAS.
Início: 2019.
Dissertação (Mestrado em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará,
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
(Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Doutorado |
1. | Samuel Macêdo do Nascimento.
O CINEMA E AS MASCULINIDADES DESVIADAS NO NORDESTE CONTEMPORÂNEO.
Início: 2019.
Tese (Doutorado em Pós Graduação em Comunicação)
-
Universidade Federal do Ceará.
(Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português. |
Produção bibliográfica | Produção técnica | Produção artística/cultural | Orientações concluídas | Demais trabalhos | Dados complementares |
Total | |
Produção bibliográfica | 60 |
Artigos publicados em periódicos | 22 |
Completos | 22 |
Trabalhos em eventos | 11 |
Completos | 7 |
Resumos | 4 |
Livros e capítulos | 4 |
Livros publicados ou organizados | 0 |
Capítulos de livros publicados | 4 |
Textos em jornais ou revistas (magazines) | 18 |
Jornal de notícias | 15 |
Revistas (Magazines) | 3 |
Demais tipos de produção bibliográfica | 5 |
Total | |
Produção técnica | 27 |
Trabalhos técnicos | 3 |
Demais tipos de produção técnica | 24 |
Total | |
Produção artística/cultural | 3 |
Total | |
Orientações concluídas | 16 |
Mestrado | 2 |
Orientador principal | 2 |
Aperfeiçoamento/Especialização | 1 |
Graduação | 13 |
Total | |
Demais trabalhos | 1 |
Total | |
Dados complementares | 80 |
Participação em bancas examinadoras | 35 |
Participação em bancas de comissões julgadoras | 1 |
Participação em eventos | 42 |
Orientações em andamento | 2 |
Página gerada pelo sistema Lattes - CNPq/UNIFOR. As informaçoes acima são de responsabilidade do professor. |
Última atualização do CV em 19/12/2019 - 13:50 |