Curriculum Vitae

Delano Cordeiro Lima

Dados pessoaisFormação acadêmica/TitulaçãoFormação complementarAtuação profissionalÁreas de atuação
IdiomasProdução científica, tecnológica e artística/culturalDados complementaresIndicadores de produção

Dados pessoais
NomeDelano Cordeiro Lima
Nome em citações bibliográficasLIMA, D. C.;LIMA, DELANO CORDEIRO
Endereço profissionalUniversidade de Fortaleza, Centro de Ciências da Comunicação e Gestão.
Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34773000
URL da Homepage: www.unifor.br
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Formação acadêmica/Titulação
2019 - 2021 Mestrado em Administração de Empresas.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: ANÁLISE DA HIPOCRISIA ORGANIZADA COM BASE EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE, NOTÍCIAS E CLASSIFICAÇÃO DE SENTIMENTO EM TEXTO, Ano de Obtenção: 2021.
Orientador: Keysa Manuela Cunha de Mascena.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
2012 - 2014 Especialização em MBA em Marketing. (Carga Horária: 507h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: Plano de Marketing - Dantes Gás Nacional Gás Distribuidora. Ano de finalização: 2014.
Orientador: Manoel Messias da Silva.
2004 - 2009 Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Título: A Indústria Fonográfica e o Advento do MP3.
Orientador: Carlos Eduardo Bittencourt Paiva.
2003 - 2004 Graduação em Ciências Sociais.
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Formação complementar
2017Machine Learning e Data Science com Python. (Carga horária: 100h).
UDEMY, UDEMY, Estados Unidos.
2011 - 2011Wordpress. (Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2011 - 2011Marketing Digital. (Carga horária: 24h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2009 - 2009Excel Avançado. (Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
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Atuação profissional
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional
2019 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14
Outras informaçõesProfessor da disciplina de Planejamento de Comunicação Corporativa do curso de Jornalismo. Pesquisador do NEPCE - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação Empresarial, vinculado ao Centro de Ciências da Comunicação e Gestão, na área de ciência de dados aplicada à comunicação, ao marketing e a inteligência de mercado.
Minining Metrics, MININING METRICS, Brasil.
Vínculo institucional
2013 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Cientista de Dados e Business Developer, Carga horária: 40
Outras informaçõesSou o principal fundador da empresa e atuo como cientista de dados e desenvolvedor de negócios. A oferta da empresa é baseada na análise de dados não estruturados com base em mineração de dados para construir estudos de inteligência de mercado. Atuando na construção de discurso, análise de reputação, análise de mercado e reposicionamento de marcas. Empresa especialista em coletar e categorizar dados da web, para criar estudos de mercado.
DATAIMOBI, DATAIMOBI, Brasil.
Vínculo institucional
2015 - 2018 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Business Developer, Carga horária: 40
Outras informaçõesSou fundador da empresa e responsável pela área de desenvolvimento de negócios. Minhas atribuições incluem fazer parcerias com parceiros-chave, estratégia de vendas para produtos SaaS, desenhar novas funções para a camada de análise de produtos e construir, testar e treinar novos modelos para a concepção de novos indicadores.
Grupo At Work, GRUPO@WORK, Portugal.
Vínculo institucional
2011 - 2013 Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing Sênior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesTrabalhei como analista sênior de mercado, realizando interface entre os mercados europeu e brasileiro, abrindo e desenvolvendo mercados no setor de software e consultoria. Dentre minhas atividades, destaco a produção de estudos de mercado sobre diversos setores para projetos de capitação de investimentos no Brasil, especialmente no estado do Ceará, bem como ações relacionadas à estratégia de comunicação digital para o Brasil e a Europa.
NOIX Software, NOIX, Brasil.
Vínculo institucional
2010 - 2011 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing Digital, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informaçõesFui responsável pela gestão da equipe de marketing digital com nove pessoas, com base em processos de produção de conteúdo, gerenciamento de mídias sociais, web analytics, inteligência de mercado aplicada ao e-commerce e SEO / SEM. Atendemos grandes empresas nacionais, de diversos setores, em uma gestão focada em inteligência de mercado aplicada ao contexto digital.

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Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
2. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.
3. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística / Especialidade: Análise de Dados.
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Idiomas
Compreende Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Fala Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve Inglês (Bem), Espanhol (Pouco).
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Produção científica, tecnológica e artística/cultural
Produção bibliográficaProdução técnica

Produção bibliográfica

Trabalhos completos/resumidos em eventos
1.

LIMA, D. C.; PAIVA, C. E. B.; CHAVES, A. et al. Modelo de Classificação de Dados Não Estruturados para Análise da Competitividade de Mercado / Unstructured data classification model for competitiveness analysis competitiveness. In: VII Encontro de Administração da Informação - EnADI 2020, 2020, São Paulo. VII Encontro de Administração da Informação-EnADI 2020, 2020.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2177-2487.
2. LIMA, D. C.. Construção do discurso de sucesso: do processo criativo à análise de big data. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 43o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020, Virtual. 43o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? VIRTUAL ? 1o a 10/12/2020, 2020.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-1065-1.pdf]
É cada vez mais claro que, hoje, o tipo de discurso e linha de comunicação propostos por uma marca são tão lembrados quanto o produto que a mesma oferece. Com isso, estudar e analisar formas de se chegar ao discurso ideal é imprescindível. Nesta pesquisa, são analisadas como os processos criativos e componentes subjetivos, como o estudo da semiótica, se aplicam ao contexto de marketing. Através do entendimento de como essas definições se interligam, a pesquisa propõe o uso do big data como forma de construir e otimizar discursos de entidades, baseado em um padrão de discursos consagrados..
3. LIMA, D. C.; DE MASCENA, KEYSA MANUELA CUNHA. Divulgação do Desempenho Socioambiental e Hipocrisia Organizada: Uma Proposta Metodológica. In: EnANPAD 2021, 2021, Virtual. EnANPAD 2021, 2021.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://http://anpad.com.br/uploads/articles/article_60ba7170bf5fb_0_.pdf]
Pressões que emergem das relações com os stakeholders fazem parte do dia-a-dia das organizações. Parte do esforço em atender às pressões dos stakeholders pode levar as empresas a criarem fachadas simbólicas, gerando inconsistência entre o discurso, as decisões e as ações, e portanto, à prática da hipocrisia organizada. Considerando-se as lacunas quanto à análise empírica dessa temática, este estudo tem como objetivo propor uma metodologia de análise da hipocrisia organizada utilizando-se ténicas de processamento de big data. O método permite analisar as inconsistências entre a perspectiva das organizações, expresso pelos relatórios GRI, e a perspectiva da mídia, expresso em notícias, desenvolvendo uma métrica de hipocrisia organizada. O método foi aplicado para análise das principais empresas de óleo e gás brasileira e norte-americanas no período de 2013 a 2019. Os conteúdos foram analisados através de técnicas de processamento de linguagem natural, culminando com o desenvolvimento de um classificador léxico para os issues das dimensões econômica, social e ambiental, tendo como referência a Global Initiative Reporting e o uso de classificação de sentimento em texto. Os resultados mostram divergências entre o discurso das companhias e os conteúdos veiculadas na mídia e permitiram o desenvolvimento de um escore de hipocrisia organizada..
4. LIMA, D. C.; CHAVES, A.; DE MASCENA, KEYSA MANUELA CUNHA. ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE BASEADA EM MINERAÇÃO DE TEXTO: EVIDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO ISOMÓRFICO. In: 32º ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2021, Fortaleza. 32º ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2021.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-1255099955a7ee69cdf1be51ff6a8a991251ed54-arquivo.pdf]
Os relatórios de sustentabilidade ocupam espaço importante nas divulgações corporativas, ressaltando através de dados estruturados e não estruturados os fatos relevantes de uma organização com relação às suas práticas e desempenho socioambiental. Essa pesquisa tem o objetivo de analisar o isomorfismo nos relatórios de sustentabilidade aplicando técnicas de processamento de linguagem natural. Para isso, propõe-se uma metodologia de análise de relatórios de sustentabilidade baseada em mineração de texto. A base teórica que fundamenta essa pesquisa considera que as organizações adotam um caminho de isomorfismo, diminuindo a coordenação e o próprio controle interno em prol de garantir ou manter a sua legitimidade. Foram analisadas os relatórios de cinco grandes companhias americanas mais valiosas publicados no ano de 2019. A análise foi realizada em quatro etapas: exploratória, em busca de uma temática transversal; extração de sentenças que citam a temática transversal encontrada; mapeamento dos verbos (ações praticadas) comuns aos cinco relatórios, encontrados nas sentenças que abordam a temática transversal; comparação do nível de similaridade de frequência e distribuição desses verbos nos cinco relatórios. Os resultados mostram que os níveis de semelhança entre os relatórios sugerem a prática isomórfica na produção desses documentos. Essa pesquisa contribui ao empregar a mineração de dados para possibilitar uma análise acurada dos relatórios de sustentabilidade, fornecendo evidências quanto à homogeneização dos discursos socioambientais entre as organizações. Nesse sentido, avanços podem ser feitos quanto à discussão da efetividade do relatório de sustentabilidade para a divulgação e avaliação do desempenho socioambiental..
5. LIMA, D. C.; DE MASCENA, KEYSA MANUELA CUNHA. HIPOCRISIA ORGANIZADA E A DIVULGAÇÃO DO DESEMPENHO SOCIOAMBIENTAL. In: XXIV SEMEAD Seminários em Administração, 2021, Virtual. XXIV SEMEAD Seminários em Administração, 2021.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Homepage: [https://login.semead.com.br/24semead/anais/arquivos/1987.pdf?]; ISSN/ISBN: 2177-3866.

Artigos completos/resumidos publicados em periódicos
1. LIMA, DELANO CORDEIRO; PAIVA, CARLOS EDUARDO BITTENCOURT; CHAVES, ANDREY et al. Modelo de classificação de dados não estruturados para análise da competitividade de mercado / Unstructured data classification model for competitiveness analysis competitiveness. Brazilian Journal of Development, v. 7, p. 91838-91848, 2021. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: [doi:10.34117/bjdv7n9-377]; Série: 9; ISSN/ISBN: 25258761.

Produção técnica
1.

LIMA, D. C.. Big data para o mercado imobiliário | www.dataimobi.com.br. 2015.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Ferramenta de big data e analytics para o mercado imobiliário nacional.; Plataforma: Ruby on Rails e outras; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Financiamento próprio..
Desenvolvimento de algoritmo para avaliação de imóveis usando coleta de dados da web. Construção de aplicação de analytics para exibição dos indicadores definidos..

Processos ou técnicas
1. LIMA, D. C.. Are Positive or Negative Tweets More ?Retweetable? in Brazilian Politics?. 2017.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: https://www.rosette.com/blog/are-positive-or-negative-tweets-more-retweetable-in-brazilian-politics/; Finalidade: Modelo de análise de comunicação baseado em processamento de linguagem natural.; Disponibilidade: Irrestrita.
No ano de 2017 ganhei um desafio global proposto pela empresa norte-americana Rosette, em torno da construção de um modelo baseado em dados não estruturados, usando o Rosette Text Analytics e o RapidMiner..

Demais tipos de produção técnica
1. LIMA, D. C.. DATA SCIENCE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística / Especialidade: Análise de Dados.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIFOR - Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: DATA SCIENCE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO; Inst. promotora/financiadora: UNIFOR - Universidade de Fortaleza.
Palestra ministrada para os alunos da Universidade de Fortaleza, UNIFOR, promovida pelo do curso de Ciências Econômicas, no semestre 2015.1..
2. LIMA, D. C.. A DOR E A DELÍCIA DE SER STARTUP DE SUCESSO DO NORDESTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: SEDE BANCO DO NORDESTE; Cidade: FORTALEZA; Evento: A DOR E A DELÍCIA DE SER STARTUP DE SUCESSO DO NORDESTE; Inst. promotora/financiadora: BANCO DO NORDESTE.
Palestra ministrada à convite do HUBINE ? Hub de Inovação do Nordeste, do Banco do Nordeste, no semestre 2016.2..
3. LIMA, D. C.. OS CAMINHOS A SEREM PECORRIDOS, OS DESAFOS DE UMA STARTUP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: ESTÁCIO / FIC; Cidade: FORTALEZA; Evento: OS CAMINHOS A SEREM PECORRIDOS, OS DESAFOS DE UMA STARTUP; Inst. promotora/financiadora: ESTÁCIO / FIC.
Palestra ministrada à convite da Reitora da Estácio/FIC , no semestre 2016.2..
4. LIMA, D. C.. MINERAÇÃO DE DADOS APLICADA AO MARKETING E À COMUNICAÇÃO COM A FERRAMENTA RAPIDMINER. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, UNIFOR; Cidade: FORTALEZA; Evento: MINERAÇÃO DE DADOS APLICADA AO MARKETING E À COMUNICAÇÃO COM A FERRAMENTA RAPIDMINER; Inst. promotora/financiadora: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, UNIFOR.
Palestra realizada para alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, UNIFOR..
5. LIMA, D. C.. DATA SCIENCE APLICADA À INTELIGÊNCIA DE MERCADO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, UNIFOR; Cidade: FORTALEZA; Evento: DATA SCIENCE APLICADA À INTELIGÊNCIA DE MERCADO; Inst. promotora/financiadora: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, UNIFOR.
Palestra ministrada para os alunos do MBA em Inteligência de Mercado da Universidade de Fortaleza, UNIFOR, no módulo de Métodos Quantitativos..
6. LIMA, D. C.. MINERAÇÃO DE DADOS COM A FERRAMENTA RAPIDMINER. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, UNIFOR; Cidade: FORTALEZA; Evento: MINERAÇÃO DE DADOS COM A FERRAMENTA RAPIDMINER; Inst. promotora/financiadora: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, UNIFOR.
Palestra promovida para os alunos do MBA em Negócios Internacionais da Universidade de Fortaleza, UNIFOR, no módulo "Inteligência de Negócios: aplicação em bases de dados..
7LIMA, D. C.. Ideias que podem valer muito. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Inovação, startups; Data de apresentação: 02/10/2016; Emissora: O Povo.
8LIMA, D. C.. Inova Nordeste. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Brasil/Português; Data de apresentação: 01/11/2017; Emissora: O Povo.
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Dados Complementares
Participação em eventos

Participação em eventos
1. Modelo de Classificação de Dados Não Estruturados para Análise da Competitividade de Mercado. 2020. (Participações em eventos/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.anpad.org.br/eventos.php?cod_evento=17&cod_evento_edicao=103&cod_edicao_subsecao=1710&cod_edicao_trabalho=27722.
2. ANÁLISE DE POSICIONAMENTO DE MERCADO: PROPOSIÇÃO DE MODELO DE CLASSIFICAÇÃO DE DADOS NÃO ESTRUTURADOS. 2019. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br/web/pesquisa-inovacao/anais-dos-encontros-cientificos#tabs.
3. COMUNICAÇÃO CORPORATIVA EM REDE SOCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. 2020. (Participações em eventos/Encontro).
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: https://www.unifor.br/web/pesquisa-inovacao/anais-dos-encontros-cientificos#tabs.
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Indicadores de produção
Produção bibliográficaProdução técnicaDados complementares

Total
Produção bibliográfica6

Artigos publicados em periódicos1
Completos1
Trabalhos em eventos5
Completos5

Total
Produção técnica10

Softwares1
Softwares sem registro ou patente1
Processos ou técnicas1
Processos ou técnicas sem registro ou patente1
Demais tipos de produção técnica8



Total
Dados complementares3

Participação em eventos3
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Última atualização do CV em 29/01/2024 - 15:17